Sunteți pe pagina 1din 6

GUIA DE ESTUDO PARA PEQUENO GRUPO

SRIE CRISTO AUTNTICO Tema 1: Baseado na Palavra

CURIOSIDADE
Voc sabe como os bancrios so treinados para o reconhecimento de cdulas falsas? Os novos funcionrios recebem muita informao e contato com as cdulas verdadeiras ou autnticas. Deste modo, conhecendo muito bem as marcas de uma cdula verdadeira, fica mais fcil identificar uma falsa.

ONDE QUEREMOS CHEGAR


Um dos propsitos da primeira carta escrita por Joo demonstrar as marcas de um cristo autntico. Neste primeiro Guia de estudo para Pequeno Grupo, voc vai entender o que significa ser cristo Baseado na Palavra. Faremos um Caminhada usando como mapa a primeira parte do livro de 1 Joo (1 Joo 1.1 2.6). O apstolo Joo demonstra que um cristo autntico, baseado na Palavra de Deus, conhece a Cristo, confessa em nome de Cristo e caminha como Cristo.

ALONGAMENTO
O que lhe parece quando algum diz uma coisa e age completamente contrrio ao que diz? Por qu isso parece estranho?

ANALISANDO O MAPA
Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos" (1 Joo 2:3).

EXPLORANDO O CAMINHO
>> 1 Joo 1.1-3

O CRISTO AUTNTICO CONHECE O CRISTO


Logo no comeo, Joo descreve quem Jesus Cristo : Eterno - O que era desde o princpio (verso 1) Uma Pessoa distinta do Pai estava com o Pai (verso 2) Encarnado a vida se manifestou (verso 2) Uma Pessoa real e histrica proclamamos o que vimos e ouvimos (verso 3) Joo escolheu suas palavras com muito carinho para rebater um grupo de pessoas que acreditava que Jesus no era o Cristo (veja 1 Joo 2.22) e que no se manifestara em foma humana (veja 1 Joo 4.2-3). Os verbos vimos e ouvimos (em 1 Joo 1:3), as frases verbais o que contemplamos e as nossas mos apalparam (em 1 Joo 1:1), demonstram que Joo viu e ouviu Messias encarnado, como tambm viu e tocou o corpo ressurreto de Cristo. Veja o que diz em Lucas 24:39b: Toquem-me e vejam; um esprito no tem carne nem ossos, como vocs esto vendo que eu tenho. >> 1 Joo 1.3-4 O verdadeiro conhecimento de Cristo pode ser comprovado pela comunho, vida ntima que se tem com o Pai, o Filho Jesus e com os irmos em Cristo no contexto de comunidade. No h como declarar comunho com Deus sem termos comunho uns com os outros. >> 1 Joo 1.5

O CRISTO AUTNTICO CONFESSA EM NOME DE CRISTO


A luz e a escurido no podem existir juntas. Em Deus no h nenhum trao de escurido; El Luz, e sua essncia pura, justa e verdadeira. Uma cristo autntico no tem como permanecer nas trevas da imoralidade, da mentira e do erro deliberado. Numa srie de cinco frases condicionais (todas comeando com a palavra se), Joo descreve a relao entre o discpulo de Jesus e a realidade do pecado. >> 1 Joo 1.6-10

1 Se afirmarmos que temos comunho com ele, mas andarmos nas trevas, mentimos e no praticamos a verdade (1 Joo 1.6). Ningum que est conscientemente (propositadamente) andando em pecado tem plena comunho com Deus. 2 Se, porm, andarmos na luz, como ele est na luz, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Joo 1.7). Quando um crente est em comunho com Deus, uma purificao de pecados no declarados est acontecendo. 3 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a ns mesmos, e a verdade no est em ns (1 Joo 1.8). A pessoa que pensa que no tem mais uma natureza pecaminosa est se enganando. 4 Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustia (1 Joo 1.9). A comunho com Deus restaurada quando o crente confessa os seus pecados e experimenta perdo e restaurao. 5 Se afirmarmos que no temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra no est em ns (1 Joo 1.10). Algum que afirma no ter pecado rejeita a verdade da Palavra de Deus, que assegura que cada ser humano pecador.

DESAFIO NA TRILHA
Leia o trecho de 1 Joo 1.6-10. 1. Qual a relao entre nossa conduta e nossa comunho com Deus? 2. O que a nossa negao ou confisso revela sobre o nosso relacionamento com Deus?

EXPLORANDO O CAMINHO (continuao)


>> 1 Joo 2.1-2 O discpulo de Jesus no caracterizado pela ausncia absoluta de pecado, mas pela confisso que reconhece o pecado e acredita na proviso perdoadora do sacrifcio de Cristo em nosso lugar. >> 1 Joo 2.3-6

O CRISTO AUTNTICO CAMINHA COMO CRISTO


Autenticidade crist no significa capacidade de obedecer a todos os mandamentos o tempo todo, porm, o genuno cristo tem um estilo de vida obediente aos mandamentos da Palavra de Deus. Por exemplo: Davi andou nos caminhos do Senhor e obedeceu seus decretos (1 Reis 3.14), embora tenha cometido pecados terrveis que foram depois confessados. Um autntico discpulo de Cristo ter sua vida claramente marcada pelas atitudes e pelo carter do Senhor Jesus, por andar com Jesus e como Jesus.

DESAFIO NA TRILHA
Leia todo o trecho de 1 Joo 1.1 at 2.6. 3. A partir do que est escrito neste trecho, o que significa ter comunho com Deus e uns com os outros?

4. Descubra qual palavra (substantivo e verbo) mais se repete neste trecho. 5. Neste trecho, Joo apresenta dois motivos (para que) pelos quais escreveu a carta. Quais so? Existe relao entre um motivo e outro?

REVISANDO O CAMINHO
O Cristo Autntico, baseado na Palavra de Deus, conhece o Cristo que se fez carne, confessa seus pecados em nome de Cristo e caminha como Cristo caminhou. Ter uma vida baseada na Palavra de Deus uma evidncia de autenticidade. O verdadeiro discpulo deve assumir um estilo de vida ntegro, confessando regularmente seus erros e confiando no perdo de Deus para purificao de todo pecado.

ABRINDO A MOCHILA
Como tem sido sua caminhada com Cristo at aqui? Voc tem enfrentado muitas dvidas? O que a Palavra de Deus significa pra voc? Qual espao ela ocupa em sua mente/corao? Existe algo no confessado? At quando vai caminhar carregando esse fardo? O que seus amigos diriam sobre o tipo de cristo que voc ?

CAMINHANDO MAIS
Para um maior aprofundamento no estudo de 1 Joo, damos duas dicas: - Consulte o livro Descobrindo a Bblia, de Bruce Wilkinson e Kenneth Boa (Editora Candeia, 2000), pginas 526 a 533; - Confira a pagina Cristo Autntico em nosso site (www.ibc.org.br). 4. Descubra qual palavra (substantivo e verbo) mais se repete neste trecho. 5. Neste trecho, Joo apresenta dois motivos (para que) pelos quais escreveu a carta. Quais so? Existe relao entre um motivo e outro?

RESPOSTAS DESAFIO NA TRILHA


Desafio na Trilha 1 O desejo do corao de Joo era que os cristos conhecessem a realidade de Cristo e mantivessem comunho com Ele e uns com os outros. No possvel um cristo ter comunho com Deus enquanto vive no pecado (trevas). Isso equivale a viver uma mentira. Tambm mentira ensinar que um crente no pode pecar ou no peca nunca. Desafio na Trilha 2 A nossa confisso do pecado revela uma atitude coerente com a Bblia. Quem nega o pecado est fora de sintonia com o que a Bblia ensina. Um discpulo de Jesus no est totalmente isento de pecar e nem livre do pecado. Os crentes pecaro, sim, mas devero confessar seus pecados e tomar posse do perdo j suprido atravs do sangue derramado por Cristo, que purifica continuamente do pecado. Viver uma vida livre de pecado, entretanto, no tudo que se pede de um cristo. Desafio na Trilha 3 Essa pergunta tem vrias respostas possveis, mas a ideia central tem a ver com compartilhar o verdadeiro conhecimento de Cristo. Para o apstolo Joo, comunho com Deus inclua participao na experincia de ouvir, ver e tocar no Cristo encarnado. Ento, a comunho (do grego koinonia) a unio espiritual entre o crente e Jesus Cristo. Essa conexo com Cristo transborda em nossos relacionamentos dentro da igreja, para criar laos entre os que amam Jesus. Desafio na Trilha 4 O substantivo pecado(s) e o verbo pecar. Aparecem 9 vezes (conforme NVI). Os trechos so: 1.7; 1.8; 1.9 (2 vezes); 1.10; 2.1(2 vezes); 2.2 (2 vezes). Desafio na Trilha 5 Veja 1 Joo 1.4 e 2.1. ... para que nossa alegria seja completa e ... para que vocs no pequem. Para que exista alegria e no exista pecado. Joo entendia que sua alegria s seria plena se todos os destinatrios da carta compartilhassem o verdadeiro conhecimento de Cristo. O verdadeiro conhecimento produz obedincia (veja 1 Joo 2.3).

S-ar putea să vă placă și