Sunteți pe pagina 1din 29

A Terra, um planeta com vida

A Terra formou-se h cerca de 4600 milhes de anos. Durante este longo perodo, aconteceram fenmenos interessantes: formou-se o mar, formaram.se e desapareceram montanhas, apareceu a Vida e a atmosfera sofreu alteraes ao nvel da sua composio. A Terra tem-se revelado um planeta com vida.

O que faz da Terra um planeta com Vida?


A Terra possui caractersticas prprias que permitem a existncia de Vida: A distncia da Terra em relao ao Sol a distncia ideal para permitir que a energia solar proporcione luz e calor ao plante, necessrios Vida; A existncia no planeta de uma crusta slida que resultou, essencialmente, da erupo de vulces que expeliram para a

superfcie matria do seu interior. A crusta move-se mantendo a estabilidade trmica necessria Vida. A existncia de gua nos seus trs estados: solido, gasoso e lquido; A existncia de uma atmosfera rica em oxignio, a partir do qual se formou a camada de ozono, que protege a Terra dos nocivos raios ultravioleta.

A clula - unidade bsica da Vida


A teoria celular- segundo esta teoria, formulada pelo botnico Scleiden e o zologo Schwann, todos os seres vivos so constitudos por clulas e, apesar da enorme biodiversidade existente na Terra, a clula a unidade bsica dos seres vivos. Citologia- cincia que se ocupa do estudo da estrutura e funo da clula. Atualmente, a Teoria Celular engloba ainda os seguintes princpios fundamentais: A clula a unidade mais pequena dos seres vivos que realiza os processos vitais; A clula a unidade morfolgica e fisiolgica do ser vivo; A clula a unidade gentica do ser vivo, isto , cada clula resulta da diviso de outras pr-existentes.

Organizao celular

Nota: As bactrias so os nicos seres vivos da Terra que

apresentam esta organizao celular.

Semelhanas
Vegetal Animal
Citoplasma

Diferenas
Vegetal
Cloroplasto Parede celular

Animal
No tem cloroplasto No tem parede celular

Ncleo

Membrana citoplasmtica

Os animais, as plantas, os fungos e os protistas so seres vivos da Terra que apresentam este tipo de organizao celular.

Onde se encontra o centro do universo?


Na tentativa de responder a esta questo formularam-se duas teorias que marcaram a Histria da Astronomia- a Teoria Geocntrica e a Teoria Heliocntrica.

Teoria Geocntrica

At Idade Mdia, acreditava-se que a Terra era o centro esttico do Universo; a Lua, o Sol, os planetas e as estrelas giravam em seu redor em rbitas concntricas e circulares. Esta teoria surgiu na Antiguidade, tendo sido retomada e defendida pelo astrnomo Cludio Ptolomeu, no Sculo II. Apoiada pela Igreja Catlica, a Teoria Geocntrica perdurou at ao Sculo XVI, altura em que Nicolau Coprnico, notvel astrnomo e cnego da Igreja Catlica, a colocou em causa.

Teoria heliocntrica
Nicolau Coprnico fez renascer uma hiptese colocada no passado; utilizando instrumentos rudimentares, concluiu sero o Sol, e no a Terra, o centro do Universo. A Terra e os outros corpos celestes giravam em rbitas uniformemente circulares em redor do Sol, sendo este considerado fixo. Na tentativa de compreender o mundo de um modo mais racional, Galileu Galilei desenvolveu, no sculo XVII, um telescpio. Ao observar o Universo com mais um pouco de preciso Galileu concordou com a teoria a de Coprnico. Porm este foi perseguido pela Igreja, sendo mesmo obrigado a negar as concluses dos seus estudos para salvar a vida.

Atualmente, as Teorias Geocntrica e Heliocntrica assumem apenas uma importncia histrica. Devido ao progresso cientfico, apoiado pelos avanos tecnolgicos, o Universo considerado, uma imenso de galxias e continuamos sem saber onde est o seu centro e at se ele existe.

Instrumentos de pesquisa espaciais:


Satlites- veculos colocados em rbita, volta da Terra ou de outros corpos celestes, que permitem a investigao de inmeros fenmenos no mbito da cincia, das telecomunicaes, da meteorologia, da luta contra a poluio da navegao e do estudo dos recursos terrestres e marinhos. Sondas Espaciais- naves interplanetrias no tripuladas que enviam para a Terra informaes de interesse cientfico. No entanto estes instrumentos tm o inconveniente de no regressarem Terra. Telescpios- instrumentos de observao astronmica para estudar, sobretudo, os astros. Naves tripuladas- veculos espaciais pilotados, mas no totalmente recuperveis. Vaivns espaciais- naves espaciais tripuladas reutilizveis, com forma aerodinmica, que permitem o transporte de astronautas, satlites, sondas e outros instrumentos para experiencias, ou mesmo laboratrios completos. Robs de Explorao- veculos mveis de investigao, que funcionam a energia solar, capazes de explorar a superfcie dos planetas.

Estaes espaciais- laboratrios orbitais que permanecem no espao onde os astronautas vivem e investigam.

Nota: Apesar dos benefcios que humanidade, o desenvolvimento


cientfico e tecnolgico envolve, tambm, consequncias ambientais e socias. A poluio orbital um exemplo das consequncias ambientais do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, que corresponde a um conjunto de dimenses variadas, que orbitam em torno da Terra. A pesquisa espacial proporciona o desenvolvimento da cincia e da tecnologia, que contribuem para o progresso das sociedades modernas.

Os fsseis e a sua importncia para a reconstituio da histria da terra


Paleontologia- a Cincia que estuda os fsseis. Um paleontlogo , portanto, um cientista que se dedica ao estudo dos fsseis.

Conceito de fssil
So restos de animais ou de plantas que viveram outrora na superfcie terrestre, ou provas da sua existncia, que ficaram conservados principalmente nas rochas sedimentares.

Processo de fossilizao
Fossilizao- o conjunto de fenmenos fsicos e qumicos que permitem a formao de um fssil. Na fossilizao os compostos orgnicos que constituem o organismo morto so substitudos por outros mais estveis nas novas condies. Estes podem ser calcite, slica, pirite, carbono, entre outros. A fossilizao um processo muito lento e complexo! Para que se d a fossilizao necessrio que o organismo fique rapidamente ao abrigo dos agentes de eroso, o que acontece quando este ou algumas das suas partes constituintes ou os seus restos so rapidamente cobertos por sedimentos. Este processo desenvolve-se em quatro fases: 1- Quando morreram os animais depositaram-se no fundo do mar sendo rapidamente cobertos por sedimentos; 7

2- Ao ficarem incorporados nos sedimentos sofreram os mesmos fenmenos de diagnese e metamorfismo, fossilizando; 3- As rochas onde os fsseis se encontram incorporados sofrem modificaes que fazem elevar alguns estratos; 4- Os fsseis, devido eroso ou a outros fatores aparecem a superfcie alguns milhes de anos mais tarde.

Tipos de fossilizao
De acordo com as condies do ser vivo e do meio, podem ocorrer diversos tipos de fossilizao. Podemos classificar, simplificadamente, estes processos em trs grupos: Moldagem - as partes duras dos organismos acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas (impresses). Mineralizao - os materiais originais que compem o ser vivo so substitudos por outros mais estveis. Conservao ou mumificao - o material original do ser vivo conserva-se parcial ou totalmente nas rochas ou em outros materiais (mbar).

Em alguns casos excecionais conservam-se organismos completos. Estas situaes ocorrem quando os seres ficam includos em materiais que os preservam do contacto com o ambiente (em especial dos microorganismos). So exemplos destes materiais o petrleo, a resina (mbar) e o gelo (neve).

Fsseis vivos
So seres que existem desde h muitos milhes de anos. Mantiveram ao longo do tempo, pois adaptaram-se bem aos variados ambientes que a Terra atravessou. Atualmente existem fsseis desses seres e tambm existem exemplares vivos.

Fsseis de Fcies
So fsseis, que tal como os corais, permitem reconstituir o seu ambiente de formao. Para alm de nos indicarem o seu ambiente de formao, alguns fsseis tambm nos informam sobre a idade das rochas onde se encontram.

Fsseis de Idade

Os fsseis de idade so aqueles que permitem datar a rocha onde se encontram com alguma preciso. Estes fsseis possuem as seguintes caractersticas: Viveram durante um curto perodo de tempo geolgico; Tiveram uma grande disperso geogrfica; Existiram em grande nmero.

Importncia dos fsseis na reconstituio da histria da Terra


O estudo dos organismos de grande importncia para a compreenso e estudo da histria da terra e permitem datar rochas e determinar ambientes antigos. Assim, a paleontologia interessa biologia pois permite estudar a evoluo dos seres vivos. Para o estudo dos animais que outrora habitaram o planeta no so s os seus fsseis que so importantes mas tambm as marcas deixadas da sua atividade ou seja, os rastos, as pegadas e as pistas.

Princpio da idade paleontolgica


A atribuio de uma idade relativa a um estrato (ou a um conjunto de estratos) e a comparao de ambientes de sedimentao s se tornou possvel a partir do sculo XIX, quando William Smith enunciou o princpio da identidade paleontolgica, onde mencionava se os estratos possurem os mesmos fsseis, ento formaram-se mais ou menos ao mesmo tempo e em reas com ambientes semelhantes. com base neste princpio que se procura estudar aprofundada mente a histria da Terra.

Como datar os principais acontecimentos da histria da Terra?


No sculo XVII, Steno, um gelogo da poca, concluiu que os sedimentos se dispem em estratos (ou camadas) e que os mais recentes se depositam sobre os mais antigos- Principio da sobreposio dos Estratos. Atualmente o Principio da Sobreposio dos Estratos s vlida para estratos no deformados. As alteraes nos estratos rochosos so uma consequncia de movimentos e foras da crusta terrestre. 10

A datao relativa
Aplicando o Principio da Sobreposio dos Estratos, podemos afirmar que o estrato III mais antigo que o estrato I. Logo, os fsseis das camadas inferiores so mais antigos do que os que so encontrados nas camadas superiores. Partindo do princpio que estratos com o mesmo conjunto de fsseis tm a mesma idade, podemos, ento, concluir que estratos de rochas sedimentares, localizados em zonas por vezes muito distantes entre si e que apresentam o mesmo tipo de fsseis, so estratos que se formaram na mesma idade geolgica.

datao absoluta
Para saberem a idade exata dos estratos, os gelogos tm que ter acesso data da sua formao, isto , a sua idade absoluta. No caso das rochas, a idade absoluta determinada atravs de clculos, utilizando instrumentos, que medem a radioatividade de certos minerais. Quando se determina a idade absoluta das rochas, entramos na geocronologia e a escala usada o milho de anos.

As extines em massa
11

Na histria da Terra ocorreram grandes extines, a maior das quais h 250 M.a. existem inmeras teorias que tentam explicar as extines que tentam explicar as extines em massa, particularmente a que vitimou os dinossauros h 65 M.a.

Transgresses e regresses
Atravs dos fsseis e outros registos geolgicos sabe-se que o mar no esteve sempre confinado s reas que atualmente ocupa. Locais que so agora florestas e cidades j estiveram cobertos pelo mar em perodos diferentes da sua existncia. Estes fenmenos ocorrem ciclicamente em todo o planeta desde que existem continentes. Numa determinada poca geolgica, o mar avana sobre a linha de costa; diz-se, por isso, que ocorre uma transgresso. Quando o mar volta a recuar, d-se uma regresso.

As eras geolgicas
A historia da Terra encontra-se dividida em: Pr-Cmbrico, Paleozico, Mesozico e Cenozico. Nota: existem fsseis de espcies que viveram apenas no decurso de cada uma das Eras geolgicas, caracterizando-as.

Teoria da Deriva dos Continentes


Na tentativa de explicar como se processava o movimento dos continentes , em 1914, um meteorologista alemo, Alfred Wegener, publicou o livro A Origem dos Continentes e Oceanos. Segundo Wegener, as massas continentais pouco densas flutuam sobre as massas ocenicas mais densas, de modo idntico ao dos icebergues sobre a gua. Este modelo ficou conhecido por Teoria da Deriva dos Continentes.

Wegener admitiu, tambm, que, h cerca de 245 M.a., os continentes fizeram parte de um nico supercontinente, a que chamou Pangeia, rodeado por um nico oceano, que designou Pantalassa.

H cerca de 180 M.a., a Pangeia ter-se- fragmentado em dois grandes continentes: Laursia (Amrica do Norte, Europa e sia) e Gondwana (Amrica do Sul, frica, Austrlia, ndia e Antrtida). 12

Wegener defendia que, h cerca de 70 M.a., a Amrica do Sul, comeou a separar-se de frica. As restantes massas continentes ter-se-iam movimentado, progressivamente, at s posies atuais.

Quais os argumentos apresentados por Wegener?


Argumentos morfolgicos
Wegener, ao observar no mapa a configurao dos bordos da costa oriental da Amrica do Sul e da costa ocidental de frica, concluiu que se ajustavam como peas de um puzzle.

Argumentos geolgicos
Wegener encontrou correspondncia entre as rochas que se encontravam de um e do outro lado do Oceano Atlntico. Verificou que a natureza, a idade e as semelhanas estruturais das rochas da frica do Sul so idnticas s existentes nas orlas de Buenos Aires, na Argentina.

Argumentos paleoclimticos
Wegener observou a existncia de depsitos sedimentares, como, por exemplo, vestgios de glaciares (frequentes em regies de climas frios) ou de carvo (frequentes em regies de climas quentes), hoje presentes em regies com climas onde no usual a sua existncia. Estes dados, apoiavam, tambm, a Teoria da Deriva dos Continentes. Nota: A Paleoclimatologia a cincia que estuda os antigos climas da Terra.

Argumentos paleontolgicos
Atravs do estudo dos fsseis, Wegener encontrou vrios exemplares dos mesmos fsseis em continentes que, atualmente, se encontram muito afastados.

Apesar de todos os argumentos que Wegener tinha apresentado, os geofsicos (cientificas que estudam as propriedades fsicas da Terra) e muitos gelogos da poca no estavam convencidos que os continentes se tinham deslocado.

13

No se conhecia, por exemplo, o fator essencial para a aceitao geral da Teoria da Deriva dos Continentes: qual o mecanismo capaz de gerar fora suficiente para deslocar as gigantescas massas continentais? Segundo Wegener, essas foras resultavam do movimento de rotao da Terra e do movimento das mars provocado pela fora de atrao exercida pela Lua e pelo Sol.

Teoria da Tectnica de Placas


O pela Deriva interesse Teoria da Continental reacendeu-se por volta de 1950, quando se comeou a analisar os resultados de estudos no considerados nas discusses anteriores: a explorao do fundo dos oceanos e o magnetismo das rochas. Estes novos conhecimentos abriram caminho para a formulao de uma nova teoria, a Teoria de Tectnica de Placas, baseada na Teoria de Wegener. A Teoria da Tectnica de Placas divide a litosfera em placas que se movimentam.

Os cientistas descobriram que as placas tectnicas ou litosfricas so constitudas por rochas da crusta terrestre e da parte superior do manto superior. Este conjunto rochoso forma a litosfera.

14

Enquanto que a Teoria da Deriva Continental admitia o movimento dos continentes, a Teoria da Tectnica de Placas um modelo que admite o movimento da litosfera, que flutua sobre um manto quente e semifluido.

Tipos de limites para as placas tectnicas


Limites divergentes

Ocorre quando as placas se movimentam para direes contrrias entre si. Esse processo acontece principalmente nas reas ao longo das cadeias meso-ocenicas. Essas cadeias so extensas elevaes submarinas, cuja topografia muito mais acentuada e exuberante do que as tradicionais zonas montanhosas existentes nos continentes - podem alcanar mais de 1.000 km de largura e 20.000 km de extenso e sua crista marcada por profundas fendas ou fissuras. Quando as placas se afastam uma da outra, o material em estado de fuso o magma- existente no topo da astenosfera, sobe atravs das fendas, situadas na crista das cadeias submarinas, e extravasa-se formando um novo fundo ocenico.

Estrutura de um vulco

15

Relao entre os materiais emitidos pelos vulces e respectiva actividade vulcnica


Erupes Efusivas: A lava fluida (pouco viscosa), a libertao de gases fcil e a erupo calma, com derramamento de lava abundante a altssima temperatura. A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distncias. Se houver declive acentuado, pode formar rios de lava, denomina das correntes de lava ou tambm escoadas lvicas. Cones vulcnicos so baixos, pois a lava espalha-se por grandes superfcies.

Erupes Explosivas: As lavas so muito viscosas (pouco fluida), fluem com dificuldade e impedem a libertao de gases, ocorrendo por isso, violentas exploses. Devido sua viscosidade, a lava, por vezes, no chega a derramar constituindo estruturas arredondadas, chamadas domos. Noutras situaes a lava solidifica mesmo dentro da chamin, formando agulhas vulcnicas, que podem mais tarde ficar a descoberto, por processos naturais. Nas erupes explosivas os cones so essencialmente formados pela acumulao de piroclastros. Erupes Mistas: Assumem aspectos intermdios entre os descritos, observando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas; Nas erupes intermdias formam-se cones mistos, em que alternam camadas de lava com camadas de piroclastros; As escoadas de lava so curtas; A lava apresenta grau intermdio de viscosidade.

16

Manifestaes secundrias de vulcanismo


Vulcanismo secundrio, atenuado ou residual - fenmenos vulcnicos que ocorrem entre erupes vulcnicas ou aps uma erupo vulcnica. Tipo de actividade Estado Substncia fsico da emitida substnci a emitida Temperatura (C)

1- Fumarola quente Compostos ricos em cido clordrico

Gasoso

Elevada (900)

2- Sulfatara Actividade fumarlica.

Compostos ricos em enxofre

Gasoso

Elevada (100-300)

3- Mofeta 4- Giser

Compostos ricos em dixido de carbono

Gasoso

Elevada (100)

gua

Lquido (jactos intermitent es)

Elevada

17

5- Nascente termal/ Fonte termal gua rica em sais minerais Lquido Por vezes elevada

Consequncias da actividade vulcnica


Os vulces podem tornar-se realmente perigosos, uma vez que anulamente continuam a matar cerca de 300 pessoas. Como no podemos control-los, resta ao Homem minimizar os seus efeitos negativos e aprender a beneficiar das suas vantagens. Vantagens 1-Solos frteis, bons para a agricultura; 2-Explorao de materiais valiosos (ouro, ferro, enxofre, diamantes); 3-Atraco turstica (paisagem, vegetao); 4-Produo de energia elctrica (converso de energia geotrmica); 5-Utilizao para fins medicinais (termas). Desvantagens Catstrofes naturais, com perdas de vidas e alteraes climticas (efeito de estufa, chuvas cidas).

Como minimizar os danos causados pela atividade vulcnica


Vigilncia dos vulces: Observao de deformaes do cone vulcnico; Atividade ssmica; Subida da temperatura Libertao anormal de gases perto do vulco.

Estrutura interna da terra


Atravs do estudo dos dados obtidos pelos mtodos diretos e indiretos, os cientistas elaboraram dois modelos da estrutura interna da Terra.

18

A constatao das caractersticas apresentadas pelos constituintes das diferentes camadas da Terra permitiu que os cientistas chegassem s seguintes concluses: Crusta constituda pela crusta continental (essencialmente de natureza grantica), com cerca de 20 a 70 km de profundidade, e pela crusta ocenica (essencialmente de natureza basltica), com cerca de 5 a 10 km de

profundidade. A crusta mais espessa sob os continentes e mais fina sob os oceanos.

19

20

Manto a camada que se segue crusta, estendendo-se at uma profundidade com cerca de 2900 km. O manto dividido em duas camadas: o manto superior e o manto inferior. O manto superior constitudo, essencialmente, por material slido. Estende-se at a uma profundidade com cerca de 700 km e as ondas ssmicas mostraram que esta camada apresenta valores de rigidez diferentes. A parte superior desta camada forma, com a crusta, a litosfera. Os cientistas admitem que, por baixo da litosfera, existe uma camada menos rgida e parcialmente fluida. Esta camada chama-se astenosfera. sobre a astenosfera que as placas tectnicas "flutuam". Por baixo da astenosfera, o manto superior novamente rgido.

O manto inferior estende-se abaixo do manto superior. constitudo por material rochoso. O manto inferior e a parte rgida do manto superior, situada por baixo da

astenosfera, formam uma camada que se chama mesosfera.

21

Ncleo Ocupa o centro da Terra, a partir dos 2900 km de profundidade. dividido em duas camadas: o ncleo externo e o ncleo interno. O ncleo externo lquido, devido s enormes temperaturas que se fazem sentir nesta camada, e constitudo por ferro e nquel. Estende-se at uma profundidade com cerca de 5170 km. O ncleo interno slido, devido s enormes presses que est sujeito. constitudo, essencialmente, por ferro e nquel e tem um raio aproximado de 1200 km. O ncleo interno e o ncleo externo formam uma camada designada endosfera.

22

Componentes de um ecossistema
Os componentes do ecossistema so os factores abiticos e biticos. Factores abiticos so factores ausentes da presena de seres vivos ou suas relaes, mas sim pelas propriedades fsicas e qumicas da biosfera (factores ambientais) Factores biticos so factores ocasionados pela presena de seres vivos ou suas relaes

Influncia dos factores abiticos no ecossistema


Os seres vivos podem viver em dois grandes ambientes: expostos ao ar (seres terrestres) ou imersos na gua (seres aquticos). Existem, ainda, aqueles que vivem, em certas fases da sua vida, em ambos os ambientes. Em qualquer destes ambientes esto sujeitos s condies fsicas. A temperatura, a humidade, a luminosidade e os ventos so os principais factores fsicos ambientais. Em conjunto, determinam o clima de uma regio. Uma espcie que no tolere as condies fsicas de um ecossistema no conseguir sobreviver nele. Em consequncia, a comunidade, que o conjunto das espcies que ocupam a mesma rea, tem a sua estrutura e limites controlados pelos factores fsicos. Na realidade, estes factores so interdependentes, o que torna difcil o seu estudo isolado. A luz (radiao solar) um dos principais factores que agem como determinantes do clima. Actua directamente sobre os organismos, sendo a sua absoro pelas plantas fotossintticas de importncia vital para a comunidade. A energia luminosa, transformada pelos fotossintticos em energia qumica, ser distribuda pelos heterotrficos. Os ambientes pouco iluminados tm poucas plantas (produtores) e so ocupados pelos animais e pelos decompositores. o caso das grandes 23

cavernas e das grandes profundidades ocenicas. A energia solar tambm responsvel pela manuteno da temperatura ambiental, que representa um dos factores limitantes da distribuio dos organismos na Terra. As actividades metablicas so fortemente afectadas pela temperatura ambiental. S os mamferos e as aves so homeotrmicos. Existem animais e plantas que esto adaptados a regies frias, outros a regies quentes e ainda os que suportam grandes variaes da temperatura e conseguem sobreviver em regies com diferentes climas. A temperatura decorrente da radiao solar afecta a evaporao da gua. Esta, evaporando-se, mantm a humidade do ar e constitui um ponto-chave no ciclo da gua dos ecossistemas. O vapor da gua, ao encontrar regies frias em altitude, condensa e origina a chuva. Normalmente as regies quentes apresentam alta pluviosidade, muita humidade e muita luz. Estas condies so ptimas para o desenvolvimento de grandes florestas ricas em vegetais e animais, como acontece nas florestas tropicais. Um factor que pode alterar a temperatura ambiental e a distribuio das chuvas o vento. Os ventos podem estar relacionados directamente com o ciclo dos organismos vivos, principalmente com os vegetais, que dele se utilizam para a polinizao e tambm para a disseminao das sementes. Um outro factor ambiental que exerce influncia nos organismos o solo. Este a base de fixao das razes das plantas, e dele que estas retiram a gua e os nutrientes inorgnicos essenciais para a vida de todo o ecossistema. Encontramos tambm no solo substncias resultantes da decomposio dos organismos mortos. O solo ainda o nicho ecolgico de muitos seres vivos subterrneos.

Relaes entre os seres vivos


Relaes Biticas Nas relaes que se estabelecem entre os seres vivos de uma comunidade, podemos considerar relaes intra-especficas, entre seres vivos da mesma espcie, e relaes interespecficas, entre seres vivos de espcies diferentes. So exemplos de relaes intra-especficas a cooperao e competio. Como relaes interespecficas consideram-se: cooperao (mutualismo e simbiose), comensalismo, parasitismo, preda o e competio.

24

Relaes interespecficas Benefcio (+), Relao prejuzo) ou obrigatri indiferente(0) a (0) ou para as facultativa espcies em (F) presena A/B

Tipos de relao

Exemplo

Lquen Simbiose +/+ Coopera o Mutualism o +/+ 0 Associao entre uma alga e um fungo, na qual o fungo beneficia dos alimentos que a alga produz e a alga beneficia da gua que o fungo absorve. Paguro-anmona Ao fixar-se na concha ocupada pelo paguro, a anmona beneficia de transporte gratuito e de alimento (restos deixados pelo paguro), enquanto o paguro beneficia da camuflagem e da defesa da anmona. Tubaro - rmora Comensalismo +/0 F A rmora beneficia de restos de alimento, transporte e proteco, enquanto o tubaro no prejudicado nem beneficiado

Planta - planta Competio -/Explora (predador) +/ o Predao (presa) 0 (para a Gato - rato espcie predadora) Na predao, uma espcie - a predadora - mata outra - a presa para se alimentar. 25 F As plantas que crescem nos bosques competem pela luz.

0 (parasita)-/Parasitism (hospedeiro) o (para a Co - carraa espcie parasita) No parasitismo, um ser vivo - o parasita - vive custa de outro - o hospedeiro.

Relaes Intra-especficas Relao Benefcio (+), prejuzo obrigatria (-) ou indiferente (0) (0) ou para as espcies em facultativa presena A/B (F)

Tipos de relao

Exemplo

Formigas - formigas Cooperao Social +/+ 0 As relaes de cooperao social podem ocorrer a propsito do alimento, da defesa, do territrio ou da reproduo. Veados - veados As relaes de competio incidem sobre o territrio, a chefia, o alimento e a luta pela fmea. S ocorrem em algumas espcies e so, geralmente, ocasionais. Competio 0 Em situaes extremas de competio entre indivduos da mesma espcie, por territrio ou alimento, podem ocorrer situaes de canibalismo. Numa relao de canibalismo, h indivduos mortos e comidos por indivduos da mesma espcie

-/-

Distino entre produtores, consumidores e decompositores

26

Cada um dos elos componentes de uma cadeia alimentar constitui um nvel trfico. Os produtores constituem o primeiro nvel trfico de qualquer cadeia alimentar. Os seres que se alimentam directamente dos produtores, como os herbvoros, so chamados de consumidores primrios e constituem o segundo nvel trfico; os que compem os nveis seguintes, formados por organismos que se alimentam dos consumidores primrios, so s consumidores secundrios e constituem o terceiro nvel trfico, e assim por diante. Ao morrer, produtores e consumidores dos diversos nveis trficos servem de alimento a bactrias e fungos. Estes seres decompem a matria orgnica de partes mortas, resduos e excrees de outros seres para obter nutrientes e energia, sendo denominado decompositores. A decomposio importante pois permite a reciclagem dos elementos qumicos. tomos que fizeram parte de molculas orgnicas de um ser que morreu voltam ao ambiente graas aos decompositores.

Cadeia alimentar e teia alimentar


Uma cadeia alimentar uma sequncia linear de seres vivos, uns servindo de alimento a outros, e tambm uma simplificao do que acontece nos ecossistemas e, portanto, artificial. Em uma cadeia alimentar cada ser vivo alimento para o seguinte, como as plantas para o coelho e o coelho para a raposa. Uma teia alimentar pode incluir seres vivos de diversos ecossistemas, complexa e expressa o que realmente ocorre. Na teia alimentar alguns animais e plantas vivem na gua e outros na terra. A origem (produtores) da cadeia alimentar as plantas aquticas e plncton, comidos por herbvoros (comedores de plantas). Os herbvoros so comidos por carnvoros (comedores de carne), como peixes e mamferos. Temos vrias espcies por nvel. Uma mudana no nmero de espcies em um dos elos afecta toda a teia.

3 Nvel 2 Nvel 2 Nvel Trfico

3 Nvel trfico

1 Nvel Trfico

Nveis trficos na cadeia alimentar

4 Nvel Trfico

Todos os outros seres vivos do ecossistema so seres heterotrficos ou consumidores. Alimentam-se directa ou indirectamente dos produtores:4 Nvel
Trfico

27

Os herbvoros que se alimentam de plantas ou de algas so consumidores primrios ou de primeira ordem. Representam o 2 nvel trfico. Ex.: ovelha, cabra, boi, coelho, esquilo, zebra, ... Os carnvoros que se alimentam dos consumidores de 1 ordem so consumidores secundrios ou de 2 ordem. Representam o 3 nvel trfico. Ex.:lobo, raposa, lince, leo, ... Os que se alimentam destes so consumidores de 3 ordem e representam o 4 nvel trfico e assim sucessivamente at ao ltimo nvel de consumidores. Ex.: A guia ao comer o lobo ou a raposa, ...

Fluxo de energia num ecossistema


Todos os organismos requerem energia para se manterem vivos, para crescerem, para se reproduzirem e, no caso de muitas espcies, para se movimentarem. Os produtores usam a energia luminosa para sintetizar molculas orgnicas ricas em energia qumica a partir das quais produzem energia biolgica (ATP). Os consumidores usam a energia qumica que est acumulada nas substncias orgnicas que utilizam na alimentao.

Da resulta um fluxo de energia que, partindo do Sol, atinge todos os nveis trficos dos ecossistemas.

Fluxo de matria

Causas da perturbao do equilbrio dinmico de um ecossistema

28

Factores naturais de desequilbrio So eventos muito espordicos, imprevisveis, como grandes furaces, terramotos, tempestades, maremotos, vendavais, etc., os quais tendem a gerar intensa destruio nos ambientes onde ocorrem. Dependendo do tipo de ecossistema atingido, os danos na comunidade biolgica podem ser intensos, sendo necessrios vrios anos para a sua plena recuperao. Em alguns casos, eventos espordicos, mas cclicos (voltam a ocorrer em perodos de tempo longos, mas relativamente regulares), induzem as comunidades ao desenvolvimento de adaptaes, como por exemplo nos cerrados, onde o fogo um factor stressante peridico, que ocorre em intervalos de alguns anos. Neste exemplo, muitas rvores e plantas j se encontram adaptadas ao fogo, algumas inclusive necessitando dele em alguns processos reprodutivos. Neste caso, o fogo do cerrado um factor de desequilbrio para alguns componentes do ecossistema, mas para outros no. Factores de desequilbrio induzidos pelo homem Nesta categoria encontram-se todos os tipos de stress produzido pelo homem na natureza: poluio atmosfrica, poluio dos rios e lagos, poluio dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas, depredao e captura de espcies para comrcio, macacos, aves, focas, sobrepesca (captura excessiva de peixes, captura de peixes muito jovens e peixes em poca reprodutiva), aquecimento global (efeito estufa), reduo na camada de ozono, exploso demogrfica, etc.. Estes e outros factores, ligados s actividades humanas causam perturbaes nos ecossistemas, que vo desde efeitos imperceptveis a curto prazo at a total destruio de ecossistemas inteiros, como ocorre com os aterros de manguezais, queimadas na Amaznia, derrames de petrleo, etc.. Um aspecto muito importante no que diz respeito aos factores de desequilbrio ecolgico que, estando todas as espcies interligadas em um ecossistema e dependendo do ambiente fsico para viver, as perturbaes ocorridas em uma espcie ou um compartimento ecolgico (por exemplo, animais herbvoros), reflectiro em toda a teia trfica, causando danos muito maiores, em todo o ecossistema.

29

S-ar putea să vă placă și