Sunteți pe pagina 1din 7

Projeto Redigir FALE/UFMG Atividade proposta por Carla Coscarelli e Daiane Evelyn

Totonha
(Material do aluno) 1) Voc acha importante saber ler e escrever? Por qu? 2) Quem voc acha que precisa saber ler e escrever? Todo mundo? Explique. 3) Escute agora o vdeo de Totonha, personagem criada pelo escritor Marcelino Freire e veja o que ela pensa a respeito disso.

Totonha - Marcelino Freire


Capim sabe ler? Escrever? J viu cachorro letrado, cientfico? J viu juzo de valor? Em qu? No quero aprender, dispenso. Deixa pra gente que moo. Gente que tem ainda vontade de doutorar. De falar bonito. De salvar vida de pobre. O pobre s precisa ser pobre. E mais nada precisa. Deixa eu, aqui no meu canto. Na boca do fogo que fico. T bem. J viu fogo ir atrs de slaba? O governo me d o dinheiro da feira. O dente o presidente. E o vale-doce e o vale-lingia. Quero ser bem ignorante. Aprender com o vento, ta me entendendo? Demente como um mosquito. Na bosta ali, da cabrita. Que ningum respeita mais a bosta do que eu. A qumica. Tem coisa mais bonita? A geografia do rio mesmo seco, mesmo esculhambado? O risco da poeira? O p da gua? Hein? O que eu vou fazer com essa cartilha? Nmero? S para o prefeito dizer que valeu a pena o esforo? Tem esforo mais esforo que o meu esforo? Todo dia, h tanto tempo, nesse esquecimento. Acordando com o sol. Tem melhor b--b? Assoletrar se a chuva vem? Se no vem? Morrer, j sei. Comer, tambm. De vez em quando, ir atrs de pre, caru. Roer osso de tatu. Adivinhar quando a coceira s uma coceira, no uma doena. Tenha santa pacincia! Ser que eu preciso mesmo garranchear meu nome? Desenhar s pra mocinha a ficar contente? Dona professora, que valia tem o meu nome numa folha de papel, me diga honestamente. Coisa mais sem vida um nome assim, sem gente. Quem est atrs do nome no conta? No papel, sou menos ningum do que aqui, no Vale do Jequitinhonha. Pelo menos aqui todo mundo me conhece. Grita, apelida. Vem me chamar de Totonha. Quase no mudo de roupa, quase no mudo de lugar. Sou sempre a mesma pessoa. Que voa. Para mim, a melhor sabedoria olhar na cara da pessoa. No focinho de quem for. No tenho medo de linguagem superior. Deus que me ensinou. S quero que me deixem sozinha. Eu e minha lngua, sim, que s passarinho entende, entende? No preciso ler, moa. A mocinha que aprenda. O doutor. O presidente que precisa saber o que assinou. Eu que no vou baixar minha cabea para escrever. Ah, no vou. (FREIRE, Marcelino, In Contos Negreiros, pp79-81. Record, 2005)

Projeto Redigir FALE/UFMG Atividade proposta por Carla Coscarelli e Daiane Evelyn

Com base na leitura do texto e aps escutar o vdeo, responda as seguintes perguntas: 4) Para Totonha, a leitura/escrita importante para quem? 5) Para ela importante? Por que ela no quer aprender? 6) O fato de ser analfabeta no torna Totonha ignorante. Em alguns momentos, a personagem mostra justamente o contrrio. Encontre algumas passagens e/ou expresses no texto que comprovem isso. 7) Por que ela diz que o pobre tem que ser pobre? 8) Com quem Totonha parece estar falando? Comprove sua resposta com passagens no texto 9) O que a personagem quis dizer com os seguintes questionamentos: O que eu vou fazer com essa cartilha? Nmero? S para o prefeito dizer que valeu a pena o esforo?? 10) No trecho Todo dia, h tanto tempo, nesse esquecimento. a que esquecimento a personagem se refere? 11) Quando a personagem diz Tem melhor b--b?, a que b--b ela est se referindo? 12) O que Totonha quis dizer com a seguinte passagem: Coisa mais sem vida um nome assim, sem gente. Quem est atrs do nome no conta? No papel, sou menos ningum do que aqui, no Vale do Jequitinhonha.? 13) No trecho Para mim, a melhor sabedoria olhar na cara da pessoa., que substantivos poderiam ser usados para nomear essa sabedoria? 14) O que seria propriamente a linguagem superior quando a personagem diz No tenho medo de linguagem superior.? 15) A expresso baixar minha cabea, nesse texto, ambgua. Explique os possveis sentidos que ela expressa. 16) Se voc fosse um(a) professor(a), o que responderia a Totonha? Ser que voc conseguiria convenc-la a adentrar no mundo da leitura e da escrita? 17) Totonha representa muitas outras pessoas que vivem os mesmos problemas que ela. Ao dar voz a essa personagem, quais foram as intenes de Marcelino Freire? 18) Agora a sua vez. Em grupos, criem a histria de uma outra Totonha, de outras regies do Brasil, que tambm sofra com os efeitos da desigualdade social. Se possvel, tentem montar vdeos, teatros ou outras representaes para a histria que criaram.

Projeto Redigir FALE/UFMG Atividade proposta por Carla Coscarelli e Daiane Evelyn

Totonha
(Material do professor) 1) Voc acha importante saber ler e escrever? Por qu? 2) Quem voc acha que precisa saber ler e escrever? Todo mundo? Explique. Nessa parte inicial, o professor deve promover uma breve discusso para saber o que os alunos pensam sobre saber ler e escrever. Isso, para que, posteriormente, verifiquem se as respostas deles entraro em conflito com o pensamento de Totonha, personagem criada por Marcelino Freire. 3) Escute agora o vdeo de Totonha, personagem criada pelo escritor Marcelino Freire e veja o que ela pensa a respeito disso. O vdeo est disponvel no link: http://www.youtube.com/watch?v=WIv1KfwIstQ. Caso no haja internet na sala de aula, o professor pode salvar o vdeo em casa e levar para a sala. Ou ento pode apenas gravar a voz do autor contando a histria de Totonha, j que as imagens do vdeo no so to importantes para a compreenso do texto. E os aluno devem acompanhar a narrao em primeira pessoa juntamente com o texto, que est abaixo. Outra opo pedir que os alunos leiam o texto escolhendo o tom que melhor caracteriza a personagem Totonha.

Totonha - Marcelino Freire


Capim sabe ler? Escrever? J viu cachorro letrado, cientfico? J viu juzo de valor? Em qu? No quero aprender, dispenso. Deixa pra gente que moo. Gente que tem ainda vontade de doutorar. De falar bonito. De salvar vida de pobre. O pobre s precisa ser pobre. E mais nada precisa. Deixa eu, aqui no meu canto. Na boca do fogo que fico. T bem. J viu fogo ir atrs de slaba? O governo me d o dinheiro da feira. O dente o presidente. E o vale-doce e o vale-lingia. Quero ser bem ignorante. Aprender com o vento, ta me entendendo? Demente como um mosquito. Na bosta ali, da cabrita. Que ningum respeita mais a bosta do que eu. A qumica. Tem coisa mais bonita? A geografia do rio mesmo seco, mesmo esculhambado? O risco da poeira? O p da gua? Hein? O que eu vou fazer com essa cartilha? Nmero? S para o prefeito dizer que valeu a pena o esforo? Tem esforo mais esforo que o meu esforo? Todo dia, h tanto tempo, nesse esquecimento. Acordando com o sol. Tem melhor b--b? Assoletrar se a chuva vem? Se no vem? Morrer, j sei. Comer, tambm. De vez em quando, ir atrs de pre, caru. Roer osso de tatu. Adivinhar quando a coceira s uma coceira, no uma doena. Tenha santa pacincia! Ser que eu preciso mesmo garranchear meu nome? Desenhar s pra mocinha a ficar contente? Dona professora, que valia tem o meu nome numa folha de papel, me diga honestamente? Coisa mais sem vida um nome assim, sem gente. Quem est atrs do nome

Projeto Redigir FALE/UFMG Atividade proposta por Carla Coscarelli e Daiane Evelyn

no conta? No papel, sou menos ningum do que aqui, no Vale do Jequitinhonha. Pelo menos aqui todo mundo me conhece. Grita, apelida. Vem me chamar de Totonha. Quase no mudo de roupa, quase no mudo de lugar. Sou sempre a mesma pessoa. Que voa. Para mim, a melhor sabedoria olhar na cara da pessoa. No focinho de quem for. No tenho medo de linguagem superior. Deus que me ensinou. S quero que me deixem sozinha. Eu e minha lngua, sim, que s passarinho entende, entende? No preciso ler, moa. A mocinha que aprenda. O doutor. O presidente que precisa saber o que assinou. Eu que no vou baixar minha cabea para escrever. Ah, no vou. (FREIRE, Marcelino, In Contos Negreiros, pp79-81. Record, 2005) Com base na leitura do texto e aps escutar o vdeo, responda as seguintes perguntas: 4) Para Totonha, a leitura/escrita importante para quem? Segundo a personagem, so apenas pessoas bem sucedidas que precisam saber ler e escrever. Como ela mesma exemplifica: o doutor, a professora, o presidente. Enfim, irnica e criticamente, ela diz que saber ler e escrever, apenas, no representa o que uma pessoa , de verdade. 5) Para ela importante? Por que ela no quer aprender? Totonha no d importncia para isso. Pelo contrrio, refora o tempo todo que pode viver muito bem no sabendo ler nem escrever, como por exemplo na passagem: Quero ser bem ignorante.. A personagem no quer aprender porque acha que existem coisas na vida muito mais valiosas do que a leitura e a escrita. Saber viver, de fato, saber contornar os percalos da vida o que verdadeiramente importa para ela. 6) O fato de ser analfabeta no torna Totonha ignorante. Em alguns momentos, a personagem mostra justamente o contrrio. Encontre algumas passagens e/ou expresses no texto que comprovem isso. Algumas passagens e expresses mostram que Totonha analfabeta, no entanto no ignorante pois tem uma percepo aguada da realidade e menciona expresses do universo letrado, alm de se expressar muito bem, como se pode ver nos seguintes exemplos: - A qumica. - A geografia do rio mesmo seco... - O risco da poeira? - O p da gua? - Coisa mais sem vida um nome assim, sem gente. 7) Por que ela diz que o pobre tem que ser pobre?

Projeto Redigir FALE/UFMG Atividade proposta por Carla Coscarelli e Daiane Evelyn

Porque, segundo ela, o governo fornece o que ela precisa para suprir suas necessidades bsicas de sobrevivncia, como podemos verificar na seguinte passagem: O governo me d o dinheiro da feira. O dente o presidente. E o vale-doce e o vale-lingia.. 8) Com quem Totonha parece estar falando? Comprove sua resposta com passagens no texto. Totonha, de fato, est falando com uma professora, como podemos perceber no trecho: Dona professora, que valia tem o meu nome numa folha de papel, me diga honestamente?, em que a personagem indaga a professora. No entanto, os alunos podem verificar outras possibilidades de interlocuo, podem falar, por exemplo, que ela est falando consigo mesma, num desabafo. Ou ento que ela est falando para quem quiser ouvir, fazendo uma espcie de crtica, enfim, possibilidades que so aceitveis dado o universo do texto. 9) O que a personagem quis dizer com os seguintes questionamentos: O que eu vou fazer com essa cartilha? Nmero? S para o prefeito dizer que valeu a pena o esforo?? Com essa fala a personagem faz uma verdadeira crtica ao governo. Aqui, o professor pode fazer tambm o seguinte questionamento aos alunos: De que adianta aprender a ler e a escrever, conforme prope o governo, se, muitas vezes, a pessoa continua no semianalfabetismo, o que chamamos hoje de analfabetismo funcional (aquele em que a pessoa sabe ler, mas no entende o que l)?Ou ainda uma possvel crtica a respeito da inteno de governos em ensinar uma pessoa a ler e a escrever, isto , quem sabe ler e escrever pode votar, portanto, analfabeto funcional ou no, um eleitor a mais na sociedade. 10) No trecho Todo dia, h tanto tempo, nesse esquecimento. a que esquecimento a personagem se refere? A personagem diz ser do Vale do Jequitinhonha, regio do norte de Minas assaz esquecida pelas autoridades. Portanto, esse esquecimento vem do governo, que deixa a desejar com a educao, alimentao, sade, enfim, que literalmente se esquece dos problemas que essa regio enfrenta, principalmente por conta da constante seca que h muito castiga esse lugar. 11) Quando a personagem diz Tem melhor b--b?, a que b--b ela est se referindo? Refere-se ao b--b da vida, ou seja, a saber enfrentar os problemas e ainda assim sobreviver diante deles. Como a prpria personagem exemplifica, saber se a chuva vem, se no vem, se o filho est doente ou no, enfim, esse b--b a que ela se refere o saber viver e sobreviver. 12) O que Totonha quis dizer com a seguinte passagem: Coisa mais sem vida um nome assim, sem gente. Quem est atrs do nome no conta? No papel, sou menos ningum do que aqui, no Vale do Jequitinhonha.? Ela quis dizer que no saber ler, escrever ou assinar seu nome que vai o tornar uma pessoa de verdade. Segundo ela, personalidade, sabedoria, carter vo muito alm de uma

Projeto Redigir FALE/UFMG Atividade proposta por Carla Coscarelli e Daiane Evelyn

assinatura. L no Vale do Jequitinhonha, por exemplo, ela no precisa de nada disso para ser reconhecida. Nome sem gente, apenas um nome, nada mais. Gente o que a pessoa realmente , independente do seu grau de instruo. 13) No trecho Para mim, a melhor sabedoria olhar na cara da pessoa., que substantivos poderiam ser usados para nomear essa sabedoria? Nessa parte, o professor pode ser bem flexvel, desde que haja coerncia nas explicaes dos alunos. Os substantivos poderiam ser, por exemplo: humildade, simplicidade, verdade, honestidade, sinceridade, entre outros. 14) O que seria propriamente a linguagem superior quando a personagem diz No tenho medo de linguagem superior.? Seria a linguagem dos bem instrudos, das pessoas de influncia, de poder. Como por exemplo a linguagem de quem fala bem, como a professora, o presidente, o doutor. 15) A expresso baixar minha cabea, nesse texto, ambgua. Explique os possveis sentidos que ela expressa. De acordo com o contexto, ela pode se referir ao ato de baixar a cabea para, de fato, escrever, ou ento pode se referir ao ato de se colocar como inferior diante dos bem instrudos, dos no ignorantes, que esto acima dela. 16) Se voc fosse um(a) professor(a), o que responderia a Totonha? Ser que voc conseguiria convenc-la a adentrar no mundo da leitura e da escrita? Nessa parte o professor pode pedir aos alunos para fazerem uma resposta breve a tudo isso que Totonha declarara. Eles podem responder em forma de carta, de um texto dissertativo, ou at mesmo com o mesmo tom que Marcelino Freire usou no texto para construir Totonha. 17) Totonha representa muitas outras pessoas que vivem os mesmos problemas que ela. Ao dar voz a essa personagem, quais foram as intenes de Marcelino Freire? Marcelino Freire, antes mesmo de criar uma personagem, deve ter pensado em fazer uma crtica. E foi por meio dela que ele construiu toda a histria e o contexto de vida de Totonha. Portanto, por trs dessa histria engraada e encantadora, h uma crtica s ms intenes governamentais, ao desleixo do governo com determinadas questes sociais, enfim, ausncia de educao, sade, alimentao, infra-estrutura aonde deveria haver, ausncia de autoridade aonde deveria ter autoridade. 18) Agora a sua vez. Em grupos, criem a histria de uma outra Totonha, de outras regies do Brasil, que tambm sofra com os efeitos da desigualdade social. Se possvel, tentem montar vdeos, teatros ou outras representaes para a histria que criaram.

Projeto Redigir FALE/UFMG Atividade proposta por Carla Coscarelli e Daiane Evelyn

Aqui, eles podem pensar em regies como por exemplo: as favelas do Rio de Janeiro, as cabanas precrias em que muitos ainda vivem no interir do Amazonas, a zona rural em que muitos so explorados no interior de So Paulo, enfim, representar uma Totonha que sofra com outros problemas. Podem retratar, por exemplo: a violncia urbana, a explorao infantil, o trabalho escravo (ou semi escravo) que at hoje ocorre em muitas regies do Brasil. Assim, uma vez definida a personagem, eles devem criar uma histria por escrito e depois tentar montar os vdeos.

S-ar putea să vă placă și