Sunteți pe pagina 1din 15

O valor no capitalismo cognitivo e a cultura hacker

Fbio Malini

Resumo Este trabalho busca organizar os principais debates sobre o conceito de valor no interior da crtica ao capitalismo cognitivo, sobretudo na obra de Antonio Negri e Andr Gorz. Parte-se dessa crtica para se chegar anlise da cultura hacker como um novo campo de antagonismo social, marcado pela renovao do conceito de resistncia, onde a valorizao da mercadoria se associa cada vez mais ao aumento da quantidade de cooperao social e inteligncia incorporadas aos bens/servios, sem que necessariamente passe por processos de explorao capitalista. Palavras-chave capitalismo cognitivo; valor; conhecimento; informao

Value in cognitive capitalism and the hacker culture

Abstract This study attempts to organize the main debates about the concept of value within the critique of cognitive capitalism, especially in the work of Antonio Negri and Andr Gorz. It is of critical analysis to reach the hacker culture as a new field of social tension, marked by the renewal of the concept of resistance, where the recovery of the goods is even more associated to the increased amount of cooperation and social intelligence embedded in products/services, without necessarily passing through processes of capitalist exploitation. Keywords cognitive capitalism; value; knowledge; information

Se o conhecimento , por certo, fonte de valor, ele destri muito mais valor do que serve para criar. Andr Gorz

A desmaterializao dos meios de produo requer outro tempo produtivo. Um tempo ligado a uma dimenso virtual, como ento possibilidade de tudo vir a ser. nele que reside a forainveno do trabalho. Por estar espraiada pela infinita produo das singularidades, essa forainveno descontnua e aleatria. Manifesta-se, portanto, como um devir. Essa virtualidade acarreta uma alterao profunda no tempo produtivo, medida que ele agora um conceito completamente estendido, pois um tempo coextensivo e sobreposto prpria vida.

Doutor em Comunicao e Cultura pela UFRJ e Professor Adjunto do Departamento de Comunicao da Universidade Federal do Esprito Santo. Travessa Lucio Bacelar 100/201, Praia da Costa, Vila Velha- Esprito Santo. CEP. 29101035. E-mail: fabiomalini@gmail.com 191 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

Ser evidente, por exemplo, que se torna muito mais importante o tempo dos processos de formao do que o tempo de aplicao imediata produo; tornar-se- sempre mais importante o tempo das relaes externas que alimentam o conhecimento e o empurram para atos e decises mentais, mais do que acumulao de pequenas quantidades temporais de trabalho que no constituem, como ocorria no passado, a condio de decolagem da realizao capitalista do valor. (Negri, 2003, p. 93)

No s o tempo aplicado produo direta da mercadoria que explica a prpria gerao de riqueza e, conseqentemente, de explorao. Somente uma inovao cientfica e a fora-crebro inventiva do trabalho so capazes de reduzir o tempo no qual o capital circula, imputando nele esse tempo virtual que faz a prpria vida.

Se antes, para produzir uma mercadoria, era necessrio um certo nmero maior de horas de trabalho simples (...) ou, de qualquer maneira, se para produzir um nmero maior de mercadorias era necessrio um aumento da massa de trabalho, hoje, observamos, ao contrrio, que cada aumento de produo nasce da expresso de atividades intelectuais, da fora produtiva da descoberta cientfica e sobretudo da estreita aplicao da cincia e da tecnologia elaborao da atividade de transformao da matria. (Negri, 2003, p. 92-3)

O valor-mercadoria altera-se, dado que no composto majoritariamente do tempo do trabalho, mas do tempo da formao do trabalho. E esse tempo, contnuo e virtual, impossvel de ser medido, embora seja possvel de ser capturado. Mas essa captura nunca completa, porque o capital no pode controlar por inteiro a inteligncia, as capacitaes afetivas, a produo de linguagem e os conhecimentos tcnicos da multido. Alm disso, como salienta Gorz (2005), o conhecimento recobre uma grande diversidade de capacidades heterogneas. No se trata de ter um trabalho cujo valor uma medida de um tempo homogneo, que medido em horas. Esse um trabalho que no tem uma medida comum. Ele julgamento, intuio, senso esttico, nvel de formao e informao, a faculdade de aprender e de se adaptar a situaes imprevistas (idem, p.29). So heterogeneidades de atividades ditas cognitivas, que formam o capital imaterial do trabalho. Capturar as virtualidades ser sempre ento controlar os fluxos da prpria vida. A noo de rede trazida da realidade das conexes telemticas explicita exatamente a forma organizada de extrao desses fluxos. Nas redes virtuais, a vida se processa como interao em tempo real e se mantm sempre registrada na forma de informao. Todo contato com o outro (seja o sujeito ou a prpria mquina), na forma de cooperao, acaba por resultar em um conhecimento registrado, ento acessvel a todos, inclusive aos dispositivos do comando. Mas o comando, nesse caso, uma funo da rede e no o sujeito dela. O capital quer ser to nmade como a cooperao social.

O desenvolvimento capitalista, a criao capitalista do valor se baseia, cada vez mais, no conceito de captao social do prprio valor. A captao da novidade,
192 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

expresso da atividade criadora, o resultado de uma socializao crescente da produo. O que significa, ainda: a empresa deve poder valorizar a riqueza produzida pelas redes que no lhes pertencem; a empresa, e portanto a organizao do capitalismo cognitivo, se baseia cada vez mais em uma capacidade de apropriao privada, imposta por meio da captao dos fluxos sociais do trabalho cognitivo. (Negri, 2003, p. 94)

A diferena de outros tempos para agora que antes o valor estava dentro de uma relao de comando, e hoje o comando que est dentro de uma relao de valor. Em outros termos, o operrio existia dentro do capital, pois eram os patres que detinham a propriedade dos instrumentos de produo. Mas, no capitalismo cognitivo, a fora-crebro torna-se o principal instrumento da produo. E o capital se encontra dentro do trabalho, e no mais o seu contrrio. Da que ambas as categorias se encontram clivadas e confundidas, produzindo, afinal, relao antagnica que redunda em trabalho contra trabalho. O conhecimento torna-se o bem primordial do capitalismo contemporneo; significa que a produo ser ligada ao grau de socializao e circulao de saberes que constituem as foras produtivas.

Quando hoje, ao contrrio, a Inteligncia Coletiva se torna hegemnica na produo capitalstica, ou seja, quando o trabalho imaterial e cognitivo se torna imediatamente produtivo, ento a fora de trabalho intelectual se libera dessa relao de dependncia e o sujeito produtivo se apropria ele mesmo desses instrumentos de trabalho outrora pr-constitudos pelo capital. Em outras palavras, o capital varivel se representa como capital fixo. O sujeito produtivo traz ento consigo, ao nvel de Inteligncia Coletiva, uma extraordinria energia em condies de romper a relao capitalstica, isto , a estrutura que faz o operrio existir no interior do capital. Concluso: sou produtivo fora da minha relao com o capital, e o fluxo de capital cognitivo e social no tem mais nada a fazer com o capital como estrutura fsica nas mos dos patres. (Negri, 2006, p.12-5)

O fato do comando se localizar dentro das relaes de autovalorizao acaba por produzir uma crise na funo progressista, modernizadora, do capital: o instrumento do trabalho j no propriedade dele exclusiva, mas difuso nas prprias redes virtuais e territoriais, que tornadas fbrica, produzem a partir de instrumentos tambm socializados (o saber, a cultura, a inteligncia, a tcnica, os processos, etc). Assim, a velha dialtica se despedaa medida que o trabalho produzido por uma fora-crebro que deve ser de todos, como garantia para gerao de intelectualidades de massa, que so as bases para a produo do valor. Neste caso, a liberdade, e no o comando, que funda o valor. O dilema ganha contornos de crise para o capital, e de catstrofe para a sociedade. Sem a possibilidade de produzir comando sobre os instrumentos, o capital opta pela guerra como uma mediao fundamental para o exerccio do controle sobre as populaes. catstrofe social porque o capital para manter a sua produtividade captura o valor ao mesmo tempo em que bloqueia o acesso e a socializao do conhecimento, da informao, da cooperao e da comunicao. A guerra ento ser tambm de cunho biopoltico: privatizar o conhecimento ser uma forma de extrair parte do valor que constitui a prpria potncia das novas foras de trabalho.
193 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

O capital torna-se produtivo somente na medida em que capta valores prconstitudos do trabalho social. Aqui, ento, a funo do comando se organiza como ameaa de bloquear a informao, como interrupo dos processos cognitivos, em suma, o capital parasitrio aquele que extrai o valor sobretudo da interrupo dos movimentos de conhecimento, de cooperao, de linguagem. Para viver e reproduzir-se o capitalismo obrigado a chantagear a sociedade e a bloquear os processos sociais de produo toda vez que apresentem excedente no que concerne a seu comando. (Negri, 2003, p.95)

Essa resposta do comando capitalista s ocorre porque, no processo de autovalorizao, o trabalho e o conhecimento dele derivado mostra-se como algo pouco dcil, j que se forma a partir de leis econmicas que diferem profundamente daquelas criadas pelo pensamento liberal, provocando algo que Enzo Rullani (2004) denomina de mismacthings: um apanhado de incoerncia no processo de valorizao, pois:

... o processo de transformao do conhecimento em valor no , assim, linear e estvel no tempo. Ao contrrio, implica instabilidade, pontos de descontinuidade, catstrofes, uma multiplicidade de caminhos possveis. justamente quando nos situamos em um ponto de vista ps-fordista que os obstculos encontrados pela valorizao do conhecimento tornam-se claramente espaos de crise. Entretanto, nesses espaos, que so tambm espaos de liberdade, podem ser inseridas solues novas e transformaes institucionais originais. Da que, com toda razo, se fala tanto de capitalismo cognitivo. (Rullani, 2004, p.101)

Para Rullani (2004) o espao da crise gerado pelo processo de transformao do conhecimento em valor ocorre porque o conhecimento tem certamente um valor de uso para usurios e para a sociedade - mas no tem um valor de custo que possa ser empregado como referncia para determinar o valor de troca, de forma que tanto o trabalho quanto o capital, tem ambos, pela primeira vez, o poder de autovalorizao.

O custo de produo do conhecimento enormemente incerto o processo de aprendizagem por sua natureza aleatrio e, sobretudo, radicalmente diferente do custo de sua produo. Uma vez que uma primeira unidade foi produzida, o custo necessrio para reproduzir as demais unidades tende a zero se o conhecimento digitalizado. Em nenhum caso esse custo tem haver com o custo de produo inicial. (Rullani, 2004, p.102)

Essa qualidade de reproduo a custo zero ocorre porque o conhecimento um bem coletivo indivisvel, logo, no-concorrencial (ele pode ser meu e seu ao mesmo tempo). Se o conhecimento no tem valor de troca, ele se deixa compartilhar ao bel prazer, segundo a vontade de cada um e de todos, gratuitamente, especialmente na Internet (Gorz, 2005, p.36).
194 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

A transmisso de um conhecimento em nada empobrece aquele que o possui; ao contrrio, sua difuso [...] contribui para aumentar o valor prprio do conhecimento. [...] O consumo no destrutivo, mas criador de outros conhecimentos. Consumo e produo coincidem na produo de conhecimentos. (Lazzarato, 2003, p.69)

H situaes, como no caso dos servios relacionais (educao, cuidados, assistncia, moda, design, publicidade, marketing), em que o valor assume um carter ainda maior de incomensurabilidade, porque quanto maior for a parcela de doao e de produo de si, maior ser a marca pessoal contida nesse servio; assim, lhe confere um valor intrnseco que prevalece sobre seu valor de troca normal (Gorz, 2005, p.33). O clculo do valor de troca se complexifica no capitalismo cognitivo porque, no tendo o conhecimento um ponto fixo de onde partiria uma estimativa financeira e possuindo um custo de reproduo que tende a ser nulo, o valor de troca s existir graas capacidade do comando de limitar a sua difuso livre. A possibilidade de imitar, copiar, reinventar, de apreender conhecimentos de outros, ficaria ento bloqueada por uma atuao de um poder institucional ou legal. O valor de troca ento se revela como a quantidade de tempo que o comando consegue produzir para ficar longe da imitao. No a escassez que cria o valor de troca, mas um poder que impe um tempo para que o conhecimento no circule. Sendo assim, segundo as anlises de Enzo Rullani, essa new economy uma economia da velocidade. A operao para produzir esse novo valor das mercadorias passa primeiro pela acelerao da difuso dos bens, o que garante um valor (ainda de uso) advindo do ineditismo de quem o produz. Mas, do ponto de vista do capital, o valor de troca s acontece, quando quem difunde tambm consegue impor uma desacelerao da socializao. O valor de troca se encontra nesse gap entre acelerao da difuso e desacelerao da socializao. Veja bem, a difuso de um bem deve possibilitar que o conhecimento contido nele seja socializado para todos os concorrentes e todos os usurios potenciais. Mas num ritmo lento de socializao, at que possa difundir uma outra inovao que substitua a tempo o seu conhecimento que acabara de ser incorporado pela concorrncia e pelos usurios potenciais. O up to date , na verdade, um dispositivo que j oferecido tardiamente do ponto de vista do capital, mas entendendo isto como base para o progresso do capital. Gorz (2003) tal como Virno e outros autores identifica a publicidade e o marketing como a maior indstria do capitalismo cognitivo e, portanto, a que mais utiliza essa estratgia de subtrao do valor. uma indstria que confere s mercadorias qualidades nicas e incomparveis e, por conta disso, acaba vendendo os produtos, pelos menos por algum tempo, com preos elevados. [A publicidade e o marketing] detm uma espcie de monoplio e buscam assim uma renda monopolista, contornando temporariamente a lei do valor. Em outras palavras, freiam a baixa do valor de troca das mercadorias ainda que seu custo de produo seja cada vez menor em termos de horas de trabalho e de pessoal alocado (Gorz, 2003, p.36). Essa estratgia de acelerar a difuso e desacelerar a socializao faz com que a riqueza deva ser difusa (pblica) ao mesmo tempo que no possa ser socializada (comum). O que pblico tornase aqui antagnico daquilo que comum.

195 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

O pblico e o comum so mantidos separados. Esta a fora (o pblico, a difuso: celulares para todo mundo; a internet grtis) [...] e a fraqueza (a discriminao na base do poder de compra do uso real dos servios; os obstculos proliferao criativa dos usos das informaes e de suas ferramentas impostas pela lgica proprietria do copyright). (Cocco & Malini, 2003, p. 9-11)

A partir desse antagonismo entre pblico e comum, no mnimo, duas tendncias de distribuio de conhecimento sero encontradas no interior do capitalismo cognitivo. A primeira focada no modelo do collecting que reala o ponto de vista da publicizao. Nessa forma de distribuio, os conhecimentos possuem um carter fixo e intransfervel. A segunda forma de distribuio indica o movimento da socializao do comum e surgiu no interior do campo tecnolgico, sendo depois socializado para outras esferas da produo, principalmente a cultural. Graas a um trabalho coletivo, foram criadas dezenas de tecnologias que possibilitaram a transferncia de textos, imagens, udio, vdeos de um computador para outro, os chamados programas peer-to-peer. Estes permitiram a implantao de um modelo alternativo ao collecting, intitulado de downloading, de carter mvel e transfervel, que distribui bens e conhecimento de forma livre, sem intermedirios. A tentativa de libertao do conhecimento dos aparatos que o confinam acaba demandando desses sujeitos a criao de um modo de comunicar prprio e um meio de comunicao prprio. O modelo do downloading nos permite especular que, bem diferente do capital, o trabalho cognitivo traz a possibilidade de sujeitos comunicativos tomar a produo miditica para si. Essa talvez seja a ao que est no ncleo da inverso do processo de desigualdade social no campo do conhecimento: tomar a produo de miditica para si. E faz-lo circular, para ento comear a produo. O plano da resistncia vai operar a de dupla forma: ou cpia, ou sistema livre de produo. A primeira acelera a socializao por meio da imitao. A segunda, por meio de dispositivos cooperativos e pblicos, difunde e socializa toda a produo. Ambas tm de idntico o efeito de no ameaar a propriedade, mas destruir seu carter privado (Negri & Hardt, 2005). Esses dois planos do antagonismo fazem reduzir o valor de troca, mas possibilitam que haja aumento de riqueza, medida que muitos desses produtos so a base para se criarem outros, porm, livres, por meio de um mtodo primrio da socializao do trabalho, marcado pela abundncia das trocas e doaes e no pela escassez do conhecimento. O que ocorre nos setores da dita nova economia ilustra muito bem a disputa entre essas duas lgicas de gesto do conhecimento. Num lado do comando capitalista, todo um sistema proprietrio privado transforma cada inovao tecnolgica em propriedade intelectual (copyright). De outro, no plano da resistncia, um sistema proprietrio pblico (copyleft) transforma o saber em um bem comum, resguardando a sua autoria, e exige legalmente que qualquer alterao desse bem ou mesmo qualquer obra derivada dele se converta tambm em bem comum. Isso acaba fazendo com que toda a produo se mantenha livre de apropriaes privadas, o que considera o saber, antes de tudo, como o resultado de um trabalho social e coletivo. Comando e resistncia so formas antagnicas que denotam propriedade intelectual e criao coletiva, respectivamente. Negri & Hardt (2005) demonstram que a difuso a baixo custo dos bens imateriais por meio de tecnologias de reproduo (computador, mquina de fotocpia, gravao digital, etc) a principal utilidade social e econmica da economia cognitiva.
196 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

Naturalmente, a reproduo muito diferente das formas tradicionais de roubo, pois a propriedade original no tomada de seu proprietrio; simplesmente passa a haver mais propriedade para algum mais. A propriedade privada baseia-se tradicionalmente numa lgica de escassez a propriedade material no pode estar em dois lugares ao mesmo tempo; se voc a tem, eu no posso t-la , mas a infinita reprodutibilidade que um elemento central dessas formas imateriais de propriedade solapa diretamente qualquer concepo de escassez como esta. (Negri e Hardt, 2005, p.235)

A relao entre valor e conhecimento permanece ento complexa porque a difuso possui sempre efeitos multiplicadores uma inovao sempre copiada ou adaptada rapidamente em outras inovaes, portanto, a difuso sempre potencialmente produo de riqueza. E a socializao possui sempre efeitos divisores a multiplicidade de cpias e reinvenes diminui o valor de troca. Essa tenso entre a forma-dinheiro e a forma-conhecimento conserva-se, para o capital, como distintas entre si, produzindo toda uma srie de incoerncias. (Negri e Hardt, 2005, p.104).

A causa dessa incoerncia: (a) o valor que pode ser extrado dos conhecimentos produzidos no maximizado, j que sua difuso segue sendo inferior aquela potencialmente possvel; (b) se devido precisamente a esta falta de difuso no h suficiente garantias sobre os rendimentos, no se realiza novos investimentos em conhecimentos; ou bem se realizam em quantidade menor em relao ao que teria sido possvel e desejvel para a sociedade. (Negri e Hardt, 2005, p.235)

Para Rullani (2004), a valorizao do conhecimento, no mbito do capitalismo cognitivo, acaba por ser um paradoxo, pois danoso a trabalhadores e empresrios. Em primeiro lugar, essa valorizao pode conduzir a uma perda social, pois os recursos cognitivos disponveis no so plenamente utilizveis, j que o regime do copyright limita a sua apropriao coletiva. Em segundo lugar, como h uma sub-acumulao, derivada do fato de a difuso no permitir que os lucros sejam obtidos em um tempo mais alargado, o investimento de aprendizagem no se torna a preocupao central nem as empresas, nem o trabalho. Em suma, essas questes s emergem na atualidade, porque o conhecimento gera valor se difuso, mas a difuso tende a reduzir seu grau de apropriabilidade (Negri e Hardt, 2005, p.105). Esse impasse, para o socilogo Andr Gorz, s ocorre porque a economia cognitiva e o capitalismo seriam inconciliveis, pois a principal fora produtiva o saber no quantificvel, quer dizer, no pode ser medida por horas de trabalho. Alm disso, para Corsani (2003) o fato do saber ser difuso faz com que o capital saia de uma lgica de valorizao baseada em um controle direto do processo de produo. Por conta disso, provoca uma crise de fundo no capitalismo e antecipa uma outra economia, de tipo novo e ainda a ser fundada (Gorz, 2003, p.35). Essa outra economia a ser fundada estaria, para Gorz, j se constituindo no espao liso das redes (freenets); as empresas j estariam trabalhando nas redes para unir-se nos momentos da tomada de deciso e consumo. Os usurios, atravs de mecanismos de auto-organizao, autocoordenao e a livre troca de saber, estariam produzindo um emaranhado de produtos e servios criados a partir da colaborao em rede sem a necessidade de uma intermediao do mercado.

197 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

Os produtores, que se relacionam entre si em redes, colocam-se em comum acordo preventivamente e de maneira pactuada para produzir em funo das necessidades, desenvolvendo sua funo produtiva como um complexo de atividades essencialmente coletivas, promovendo um intercmbio de bens e servios sem que tenha sido previamente acertado o carter dessas mercadorias. O dinheiro torna-se suprfluo, e o capital teria assim sua prpria base capturada. (Gorz, 2003, p.38)

Seguindo a mesma direo, Franco Bifo analisa que o valor torna-se um desafio para os estudos contemporneos porque o capital, a terra e o trabalho j no so mais os fatores decisivos do campo econmico. A medida do que seja riqueza no se explica somente por esses trs componentes. Se antes essa relao pautava-se num tempo quantificvel, hoje se processa em um tempo descontnuo e aleatrio.

O tempo de trabalho necessrio para reproduzir um sinal de mercadoria pode ser uma quantidade irrisria (como no caso do trabalho necessrio a copiar um programa informtico) e pode ser uma quantidade enorme (como no caso do trabalho necessrio a produzir um programa informtico). (Bifo, 2005, p.100)

Tendencialmente, com o ingresso cada vez maior de empresas e trabalhadores na economia da informao, o valor torna-se impossvel de ser medido apenas com o tempo do trabalho, j que a fora de trabalho est fora de uma relao dialtica com o capital, que no mais a comanda com seus dispositivos disciplinares, tal como ocorria com o modelo fabril fordista, em que a riqueza era produto mais do automatismo da fora de trabalho.

A cultura hacker e um novo desejo produtivo

Esse plano de novas subjetivaes assentou experincias que se tornaram fundamentais para criar processos de singularizao que se mostrassem a base para a construo de estilos de vida, de formas inovadoras de produo de empreendimentos econmicos e sociais, de tecnologias inteligentes de produo; enfim, de todo um conjunto renovado de atividade rica em valor. Talvez a cultura hacker ilustre muito bem isto que queremos dizer. A motivao para criao de inovaes tecnolgicas reside na construo de meios para que haja circulao de saberes que possam tornar a sociedade mais desenvolvida e mais aproximada. No se trata, em nenhuma hiptese, de altrusmo. O hacker busca o reconhecimento social, o que se torna o seu principal instrumento de valorao do prprio trabalho. Quanto maior o seu reconhecimento social, maior o seu acmulo de capital humano, o que obviamente traduzido em ofertas crescentes de trabalhos e atividades. A economia poltica da cultura hacker faz residir o valor na circulao (dos seus conhecimentos, mas tambm dos valores da sua prpria vida). A internet, como inveno mxima da cultura hacker, expressa bem essa nova configurao da produo do valor: o espao de distribuio, mas tambm de produo de novos processos, produtos e servios, que eventualmente se tornam valores para a produo de outros processos, produtos e servios. A circulao torna-se eminentemente produtiva.
198 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

Penso que os hackers valorizam antes de tudo uma relao com o trabalho que no se baseia no dever e sim na paixo intelectual por uma determinada atividade, um entusiasmo que alimentado pela referncia a uma coletividade de iguais e reforada pela questo da comunicao em rede. So vrios os autores que explicam essa tica hacker e que insistem em pensar que o esprito hacker consiste na recusa das idias de obedincia, de sacrifcio e de dever que sempre foram associadas tica individualista, tica protestante do trabalho. Os hackers substituem essa tica no de uma maneira egosta, mas, ao contrrio, por um novo valor que prega que o trabalho mais alto quanto maior seja a paixo que esse trabalho desperte. Falamos de paixo, aderncia, interesse e continuidade. Essa maneira de pensar o trabalho une, fundamentalmente e de maneira indissocivel, o prazer intelectual a fora pragmtica e ao compromisso social. (Negri, mimeo)1

A cultura hacker exemplifica como hoje o sujeito constri o prprio mundo para alm de uma definio do valor como tempo, portanto, como repetitividade. Ela expressa um novo modo de viver e gozar o tempo, diz Negri. Por isso que o trabalho ser desmedido, j que a informao e a cultura imputadas num bem ou num processo so algo impossvel de se mensurar em quantidade de tempo. algo que est alm da medida. O valor de um modem2, essa inveno hacker fantstica, no se expressa somente pelo tempo despendido para a sua produo, j que um acmulo de trabalho (na forma de saberes) constitudo por mltiplas subjetividades em contato: da cultura universitria ao hackerativismo. O bem da nova economia no tem gentica. Como diz Lazzarato, o trabalho inunda o tempo da vida. Nossos valores, nossas experincias, nossas comunidades, nossos gostos, nossos posicionamentos ticos, tornam-se bases para que o trabalho possa ser processado. O tempo do trabalho que se localiza a cultura high tech, mas tambm na cultura do precariado urbano, um kairs: tempo como fonte de criao contnua de imprevisveis novidades, aquilo que faz com que tudo se faa (Lazzarato, 1998, p.95). A vida e trabalho tornam-se ento cada vez mais processos sociais sobrepostos.

O trabalho considerado fadiga e condenao, hoje podemos comear a falar do trabalho de todos como atividade e expresso. Isso significa, ento, que no se poder mais falar do trabalho como uma quantidade, como uma repetio, como uma simples alienao, em suma, como uma entidade fsica. Certamente, a atividade laboral quantificvel, ela expressa maiores ou menores intensidades, mensurvel (e, nessa medida, alienada), mas no poder ser simplificada at o ponto de ser reduzida a uma quantidade temporal (e a uma relao fixa atividade-tempo) e portanto a uma dimenso de pura alienao. Para diz-lo de outra forma, o trabalho que produz valor antes atividade criativa; depois poder ser, eventualmente, medido e/ou alienado. Conseqentemente, o trabalho real, ou seja, complexo, no poder mais ser considerado um assemblage de cotas de trabalho simples, mas uma concatenao de atividades criativas, isto , cooperao produtiva. (Negri, 2003, p.254)
1 2

Palestra ministrada no Palcio Capanema em 2003, sob o ttulo de A Constituio do Comum. O modem foi inventado por dois estudantes de Chicago nos primeiros anos da dcada de 70. Na poca, eles sentiam a necessidade de enviar informaes pelo telefone, j que, por conta do inverno da cidade, se viam inviabilizados de se encontrar com mais freqncia. Criaram juntos aquilo que possibilitou trocas de informao, produo de encontros, criao de processos, bens e servios, etc. 199 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

Paolo Virno chega a afirmar que h, no esprito do novo capitalismo, uma desproporo entre tempo de trabalho e tempo de produo. E essa desproporo se apresenta primeiro na jornada laboral: O operrio vigia e coordena (tempo de trabalho) o sistema automtico de mquinas (cujo funcionamento define o tempo de produo); a atividade do trabalhador se resume, freqentemente, em uma espcie de manuteno (Virno, 2003, on-line). Para Virno, o tempo do trabalho seria o momento de interrupo do tempo da produo. A segunda desproporo se associa ao fato de o tempo de produo conter o tempo do no-trabalho, momento em que a cooperao produtiva se radica. Nesse contexto em que a produo do valor passa cada vez mais pela captao de elementos que esto fora da jornada laboral, o econmico depende intensamente das externalidades positivas, como afirmam os economistas. Em suma, aquilo que est no mbito da reproduo social, a riqueza social (informao, conhecimentos, cultura, esttica, gostos, estilos, processos, os territrios etc) o fundamento do econmico.

A revoluo tecnolgica das novas tecnologias da informao e comunicao opunha a capacidade criativa e cooperativa das foras sociais coerncia do modelo fordista de organizao do trabalho, que se pretendia cientfico universal, e apostava na massificao-padronizao das necessidades e desejos, bem como na cooperao somente entre as grandes empresas e o Estado. Essa revoluo faz a cultura, a comunicao, a produo lingstica e a produo social de saber emergirem como meios de produo e como produtos, exatamente o que a economia tinha excluda do seu campo de investigao (Corsani, 2003, p.14).

Por isso que no faz mais sentido opor trabalho produtivo e improdutivo. Como diz Negri, o trabalho produtivo j no de fato o que produz diretamente capital, mas sim o que reproduz o social. Ele se apresenta como uma relao de comando, exatamente, quando busca bloquear o fluxo socializador da cooperao, da informao e do conhecimento. Isso implica em afirmar que o trabalho produz a partir do acesso a um excedente que ele prprio constituiu.

O lugar da resistncia no capitalismo turbinado


A experincia da fuga como um treinamento para o desejo de liberdade. Antonio Negri

O ato de resistncia possui duas faces. Ele humano e tambm um ato artstico. Somente o ato e resistncia resiste morte, seja sob a forma de uma obra de arte, seja sob a forma de uma luta dos homens. Gilles Deleuze
200 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

Ao fazer a anlise da questo do valor no capitalismo cognitivo, chegamos concluso que as mesmas foras produtivas e relaes sociais que mantm a base do capital tornam-se, ainda mais, condies para explodi-las. Isto porque numa economia informacional o trabalho que define o capital e no o contrrio; e o processo de produo de subjetividade se constitui fora da relao de um comando capitalista. A resistncia vem antes do poder, a luta antes do comando. O comando (o Estado, o Capital e seus respectivos dispositivos do poder) uma resposta s lutas contnuas dos sujeitos polticos. Para Negri, a cooperao no determinada pelo econmico, porque se trata da prpria vida da sociedade. Os elementos criativos, da inovao, so ligados queles que s as formas de vida produzem. O econmico tenta (mas tendo muitas resistncias) se apropriar das formas e dos produtos dessa cooperao, normatiz-los e padroniz-los, gerir e regular as atividades do trabalho imaterial: criar dispositivos de controle e de criao do pblico atravs do controle das tecnologias da informao e da comunicao (TICs) e seus processos organizativos.

(...) o que seja a resistncia o sabemos com certa preciso, uma vez que na vida cotidiana uma grande maioria de sujeitos sociais se encontra exercendo-a. Nas atividades produtivas, contra um patro; nas atividades da reproduo social, contra as autoridades que regulam e contra a vida (na famlia, o paternalismo...); na comunicao social, contra os valores e os sistemas que fecham a experincia e a linguagem na repetio e os empurram para a ausncia de sentido. A resistncia interage duramente, mas tambm criativamente, com o comando, em quase todos os nveis da vida social vivenciada (Negri, 2003, p.97).

O trabalho, entendido como imaterial, capaz ento de gerar um novo enfrentamento poltico, uma fora de trabalho alternativa e no dialtica ao capitalismo, j que sua genealogia externa ou atravessada pelo modo de produo capitalista. Na economia da informao, a crtica radical se manifesta ento como autonomia da constituio dos sujeitos.

Preferimos ler o tempo livre e as atividades culturais, relacionais, cognitivas, etc no como uma exterioridade dada s relaes de mercado e espao que deveramos defender contra a extenso a todos os mbitos da economia capitalista de mercado, mas como novo terreno de enfrentamento poltico. A exterioridade ao capitalismo necessita ser construda atravs de formas de recusa, de cooperao e de organizao que atravessem de modo antagnico o tempo de vida colonizado pela produo de mercado (idem, p.26).

Quando essa corrente terica insiste na afirmao de que a resistncia vem antes do poder, no significa que o trabalho se constitui fora de uma relao de capital; quer dizer apenas que o trabalho produtivo independente dos dispositivos disciplinares que o capital transformou em comando: a disciplina fabril e o capital fixo. Mesmo a disciplina tornou-se um bloqueador da
201 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

criatividade, tendo ento que ser substituda por outros mecanismos de comando que possibilitem a liberao dos fluxos de criao ao mesmo tempo que os capturam. O que ento percebemos que, por possuir uma capacidade de produzir riqueza, os sujeitos sociais atualizam a dinmica dos conflitos sociais, agora estabelecida entre um comando que quer privatizar as formas de vida e seus conhecimentos singulares, e uma resistncia que busca torn-las comuns. Por isso que a explorao torna-se uma experincia de antagonismo, marcada por um novo tipo de trabalho (o imaterial) e uma nova apropriao do valor.

No estamos querendo dizer que o paradigma da produo imaterial uma espcie de paraso no qual podemos produzir livremente em comum e igualmente compartilhar a riqueza social comum. O trabalho imaterial ainda explorado sob as regras do capital, como o trabalho material (Negri, 2003, p.98).

Essa noo de valor logo, de explorao no interior do capitalismo cognitivo, conduziu os tericos a renovar os conceitos de riqueza e de pobreza. Quanto ao primeiro, tal como Bifo (2005) analisou, a riqueza no pode ser interpretada apenas luz de uma perspectiva econmica, que a conceitua como meios que nos permitem consumir. Nesse sentido, riqueza seria a disponibilidade de dinheiro, de crdito e de poder. Contudo, uma outra resposta associa riqueza a qualidade do gozo que a experincia est em condies de produzir em nosso organismo. A primeira uma riqueza objetivada em bens. A segunda subjetivada na experincia. Ambas aparentemente protagonizam mais uma relao de tenso do que de complementaridade. Contudo, ambas repercutem o mesmo efeito sobre a vida: o aumento da esfera econmica coincide com uma reduo da esfera ertica, refora Franco Bifo. Quanto ao conceito de pobreza, nas anlises de Antonio Negri, este aparecer como o simples fato de no conseguir dar valor atividade. Essa definio resulta em um raciocnio duplo. O primeiro remete idia de que os pobres no devem ser considerados como excludos, visto que as suas atividades produtivas (a cultural a mais expressiva delas) e seus movimentos polticos provocam, em todo coletivo, quando se tornam concretos, um amplo desejo de apropriao, seja na forma de apoio s lutas, seja na forma de aquisio dos seus modos de vida (da culinria msica, da dana religio, da economia solidria s redes de solidariedade, da formao de novas lideranas polticas ao trabalho informal, etc). Os pobres so, junto a todos os outros estratos populacionais, portadores do comum3. Por conseqncia, o segundo raciocnio conduz interpretao da pobreza como uma condio geral, e no somente que acomete aquela franja populacional miservel conhecida como exrcito industrial de reserva, que, antes, na sua existncia material e conceitual na economia
3

Cabe aqui uma explicao metodolgica. Toni Negri e Michael Hardt no aceitam a interpretao terica que a hegemonia de uma forma de trabalho implica um domnio daquela classe na luta poltica. Quer dizer, o fato de o pobre no ter acesso a meios e bens coletivos no o faz alheio do movimento de construo da Histria. Ao contrrio, em muitos casos o portador da potncia de mutao da prpria histria, por carregar consigo um desejo de ruptura com as formas de domnio sob eles exercido. Pensar fora dessa perspectiva levaria, no mbito das lutas, a superdimensionar as reivindicaes daquela classe mas formalizada nas relaes produtivas. Pensem em todas as tragdias a que essa lgica levou no passado: colocando a prioridade poltica dos trabalhadores industriais por sobre os camponeses, assalariados homens sobre o trabalho domstico feminino e assim por diante. Nossas noes dos pobres e do que comum nos levam, pelo contrrio, a uma concepo expansiva e aberta do proletariado (Negri & Hardt, 2006, p.105). 202 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

capitalista, servia como uma chantagem, a classe operria para faz-la produzir a partir de presses institudas pelo regime disciplinar do comando. Negri & Hardt (2005) ressaltam que no possvel usar o termo exrcito industrial de reserva para descrever a pobreza. Em primeiro lugar porque o industrial j no se trata mais de uma unidade, j que o trabalho cada vez menos industrial e multifacetado em diferentes setores econmicos, particularmente, o de servios. E quem possui um emprego industrial est subsumido sua flexibilidade, o que significa dizer que nenhum emprego seguro. Em segundo lugar, porque, como vimos, o conceito de reserva significaria que h aqueles que no fazem nada. E no fazer nada, no capitalismo cognitivo, apenas a qualidade de um sujeito em coma, sujeito sem vida social. No entanto, aqueles que no esto nessa situao e, portanto, produzindo sua atividade social (a cultura, os modos de vida, a subjetividade social) so potencialmente vidas a produzir. A criatividade dos pobres torna-se uma potncia de produo de valor, independente se isto s faa reproduzir a sua prpria condio de excluso social. Os pobres, os desempregados e os subempregados de nossas sociedades esto na realidade ativos na produo social, mesmo quando no ocupam uma posio assalariada (idem, p.178). O conhecimento dos indgenas do uso medicinal das plantas; a diversidade cultural das manifestaes populares, a organizao poltica comunitria; os estilos de vida das mulheres, jovens, dos negros, dos moradores da periferia e dos centros, das tribos, etc, so exemplos gerais da capacidade produtiva de valor daquilo que seria classificado como o improdutivo, o pobre. Contudo, a pobreza precisa ser extensa a um conceito que a tome como incapacidade de produzir a prpria vida. Porque, no cenrio contemporneo do capitalismo, a pobreza o avesso da liberdade (de criar, de se expressar, de produzir em comum, de constituir mercados, de se associar, de se deslocar, etc). E sendo avesso da liberdade, a pobreza significa a limitao da produo do comum a linguagem, a cultura, o pensamento, as idias, o conhecimento, a cincia etc. Por isso que a encarnao da resistncia ser a prpria insistncia desses pobres em produzir a prpria vida, mesmo correndo risco do lucro pela produo ir para o outro lado, como dizem Negri & Hardt (2005). Temos percebido, no s nas inovaes tecnolgicas criadas e alimentadas pelos usurios das redes virtuais, mas tambm no tecido social, que a novidade do cenrio da produo contempornea a multiplicidade, com visibilidade global, da criao realizada pelos sujeitos sociais precrios aquilo que mal ou bem denominamos h algum tempo de produo independente, nas artes, na poltica, na economia, na cincia, na comunicao. Em todos esses setores, h uma diversidade de iniciativas alternativas ao modo vigente de construo desses campos, que se expressam em experincias como o oramento participativo, a medicina alternativa, a produo do precariado da cultura, as tecnologias colaborativas da Web 2.0, para ficar em exemplos triviais. Em comum, tm o fato de serem tentativas de construir um outro mundo, tal como reza o lema do Frum Social Mundial. Um mundo do comum. A tendncia cada vez mais a ampliao e valorizao da produo das bordas. A desgraa que esta se realiza das bordas da produo. Vive com computador doado, vive com a cmera usada, vive com o celular pr-pago, vive com o teatro com goteira, enfim, produzem na lgica da gambiarra. Vive num espao da precariedade, mas que insiste em produzir. O que faz com que essa realidade no seja somente a das periferias pobres; uma situao real de todos.

203 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

A pobreza tambm resultado do no-acesso ao excedente que a cooperao social produz, seja porque necessrio compr-lo, seja porque no se d acesso infra-estrutura que possibilita produo do e no comum. A realidade da ontologia do ser imaterial que mesmo pobre no um exrcito industrial de reserva, mas uma condio geral daqueles que se vem impossibilitados de produzir porque h a privatizao do comum. Alm disso, a explorao no se conforma em tomar para si o comum, mas ainda os processos de cooperao produtiva do comum. Tanto o produto, quanto o processo, desde que inovadores, so objetos de captura e de domnio dos dispositivos do comando capitalista. Se a funo da explorao a de sufocar, reduzir espao, mobilidade, alm da capacidade de cooperao e criao do valor, ento o pobre no somente um excludo, mas o sujeito exemplar da explorao (Negri & Hardt, 2005, 111).

Artigo recebido em 07/06/2009 e aprovado em 15/07/09.

Referncias

BIFO, Franco. A fbrica da infelicidade. Rio de Janeiro: DPA, 2005 COCCO, Giuseppe e MALINI, Fbio. Circular para produzir: novos mecanismos de socializao do conhecimento. In: Revista Rio de Janeiro: Trabalho e Sociedade. Rio de Janeiro: IETS, 2003, pp 9-11 CORSANI, Antonela. Elementos de uma ruptura: a hiptese do capitalismo cognitivo. In: COCCO et al. Capitalismo Cognitivo: trabalho, redes e inovao. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 GORZ, Andr. Metamorfoses do Trabalho. So Paulo. Annablume, 2003 ____________, O imaterial: conhecimento, valor e capital. So Paulo: Annablume, 2005. LAZZARATO, Maurizio. Trabalho e capital na produo dos conhecimento: uma leitura atravs da obra de Gabriel Tarde. In: COCCO, Giuseppe; GALVO, Alexandre Patez; SILVA, Gerardo. Capitalismo cognitivo: trabalho, redes e inovao. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. _____________________. Por uma definio do conceito de biopoltica. In Revista Lugar Comum. Rio de Janeiro: Nepcom/Labtec UFRJ, n 5-6. Maio a dezembro de 1998. NEGRI, Antonio. De volta abecedrio biopoltico. So Paulo: Record, 2006. ______________. Cinco lies sobre o Imprio. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Imprio. Rio de Janeiroo: Record, 2006. _____________________________. Multido. Rio de Janeiro: Record, 2005.

204 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

RULLANI, Enzo. El capitalismo cognitivo: Un djavu? In: BLONDEAU, Olivier et al. Capitalismo Cognitivo, propriedad intelectual y creacin coletiva. Madrid: 2004, p.99-128. VIRNO, Paolo. La Gramatica de La Multitude. http://es.wikipedia.org/wiki/Paolo_Virno. Acesso em 20/07/2009 2003. Disponvel em

205 Liinc em Revista, v.5, n.2, setembro, 2009, Rio de Janeiro, p.191-205 - http://www.ibict.br/liinc

S-ar putea să vă placă și