Sunteți pe pagina 1din 18

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

Ol, Pessoal! um prazer integrar a equipe de professores do Pacote de Exerccios para o concurso do Ministrio Pblico da Unio, voltado ao cargo de analista administrativo, na disciplina Legislao Aplicada ao MPU. Primeiro, vamos a uma breve apresentao: sou Flvia Bozzi Costa, advogada formada pela UFRJ com dignidade acadmica Cum Laude, ps-graduada em Direito Pblico e mestranda em Sociologia e Direito pela UFF. Atuo desde 2005 na edio, reviso, anlise e preparao de livros e apostilas para concursos pblicos, j tendo publicado os seguintes ttulos: Estatuto dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (em coautoria com Cludio Jos Silva) e Direito Processual Civil Provas Comentadas do Cespe/UnB, pela Ed. Ferreira. Alm desses, em breve publicarei meu terceiro livro: Direito Processual Civil Provas Comentadas da FCC. Exero tutoria na Faculdade Direito Rio da Fundao Getulio Vargas, ministro aulas em cursos preparatrios para concursos online e presenciais e sou coordenadora editorial do segmento de concursos pblicos do Selo GEN/Forense/Mtodo/Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino. Como nosso curso desenvolvido? Nosso contedo programtico, delimitado pelo edital, o seguinte: Ponto 1 Ministrio Pblico da Unio (Constituio Federal de 1988 e Lei Complementar n 75, de 20/5/1993); Perfil constitucional; Conceito; Princpios e funes institucionais Ponto 2 A autonomia funcional, administrativa e financeira; A iniciativa legislativa; A elaborao da proposta oramentria Ponto 3 Os vrios Ministrios Pblicos Ponto 4 O Procurador-Geral da Repblica e demais ProcuradoresGerais do MPU: requisitos para a investidura e procedimento de destituio; Funes exclusivas e concorrentes Ponto 5 Membros: ingresso na carreira, promoo, aposentadoria, garantias, prerrogativas e vedao
PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR Pgina 1

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

Ponto 6 Servios Auxiliares: Regime Jurdico (Lei n 8.112/1990 e suas alteraes); Carreiras de Analista e Tcnico do MPU (Lei n 9.953, de 4/1/2000 e Lei n 10.476, de 27/6/2002) Ponto 7 Lei de Improbidade Administrativa (Lei n 8.429, de 2/6/1992) Ponto 8 Normas sobre o Processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal (Lei n 9.784, de 29/1/1999) Ponto 9 Conselho Nacional do Ministrio Pblico (Disposies Constitucionais) Como nosso pacote de exerccios, imprescindvel que o candidato tenha um prvio conhecimento da matria. Como no foi definida a banca organizadora do concurso, traremos questes acerca da matria aplicadas em provas oficiais por bancas diversas (FCC e Cespe/UnB principalmente). As questes sero formatadas no estilo mltipla escolha, com cinco opes (A, B, C, D e E) e uma nica resposta correta, e no estilo certo e errado. Em nossas aulas, apresentamos inicialmente apenas o enunciado das questes, para que o aluno tente resolv-las como se estivesse no dia da prova; depois, h o gabarito seco, para o aluno confrontar sua resposta com o resultado oficial; em seguida, apresentamos o enunciado da questo e os nossos comentrios, para que o aluno possa confrontar o texto da questo e a resoluo proposta por ns para se chegar ao gabarito correto. Sugesto: faa a questo antes de olhar nossos comentrios. Isso muito importante para voc simular o dia da prova e verificar como est o seu aprendizado na matria. Quais so os prazos? Aula 1 19 de maio (quinta-feira) Aula 2 24 de maio (segunda-feira) Aula 3 31 de maio (segunda-feira) Aula 4 03 de junho (quinta-feira) Aula 5 25 de junho (sexta-feira)
PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR Pgina 2

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

AULA 1 Em nossa aula 1, abordamos os seguintes pontos do edital: Ponto 1 Ministrio Pblico da Unio (Constituio Federal de 1988 e Lei Complementar n 75, de 20/5/1993); Perfil constitucional; Conceito; Princpios e funes institucionais Ponto 2 A autonomia funcional, administrativa e financeira; A iniciativa legislativa; A elaborao da proposta oramentria

PARTE 1 QUESTES
Ponto 1 Ministrio Pblico da Unio (Constituio Federal de 1988 e Lei Complementar n 75, de 20/5/1993); Perfil constitucional; Conceito; Princpios e funes institucionais.

1. O Ministrio Pblico instituio que compe o Poder Judicirio, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 2. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. 3. (Tcnico administrativo/MPU/FCC/2007) Dentre os princpios institucionais do Ministrio Pblico, a indivisibilidade significa que seus membros podem ser substitudos uns pelos outros, no arbitrariamente, mas conforme a forma estabelecida na lei. 4. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) O Ministrio Pblico da Unio exercer o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais tendo em vista, dentre outros, a incolumidade do patrimnio privado. 5. (Tcnico processual/MPU/Cespe/1999) funo institucional privativa do Ministrio Pblico a promoo de ao penal pblica.

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 3

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

6. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) No mbito das funes institucionais do Ministrio Pblico da Unio, nos termos da Lei Complementar n 75/93, no se inclui expressamente a competncia de zelar pelo efetivo respeito dos Poderes da Unio quanto aos direitos assegurados na Constituio Federal relativos s aes e aos servios de sade, educao e habitao. 7. (Tcnico administrativo/MPU/Esaf/2004.2) A proteo dos direitos constitucionais do cidado, conferida ao procurador dos Direitos do Cidado, compreende o poder de promover em juzo a defesa de direitos individuais lesados. 8. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, o pedido de arquivamento de inqurito policial pelo procurador-geral da Repblica no pode ser objeto de retratao por novo titular do cargo. 9. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, o princpio da independncia funcional significa, entre outras consideraes, que cada membro e cada rgo do Ministrio Pblico gozam de independncia para exercer suas funes em face dos outros membros e rgos da mesma instituio. 10. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, no Ministrio Pblico, existe hierarquia funcional entre a chefia do Ministrio Pblico e seus membros, devendo os pareceres e pronunciamentos ministeriais ser aprovados pela chefia da instituio. 11. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, pelo princpio da unidade, todo e qualquer membro do Ministrio Pblico pode exercer quaisquer das atribuies previstas na legislao constitucional e infraconstitucional. 12. (Tcnico processual/MPU/Cespe/1996) As vias normativas adequadas para a veiculao dos estatutos dos Ministrios Pblicos da Unio e Estaduais so as leis complementares federal e estaduais, respectivamente.

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 4

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

13. (Tcnico processual/MPU/Cespe/1999) Suponha que, na data marcada para a realizao de um julgamento pelo jri, em que imprescindvel a participao do membro do Ministrio Pblico, o juiz tenha tido cincia de que o nico promotor da comarca est enfermo e no pode comparecer ao tribunal do jri. Nessas circunstncias, o juiz deve nomear trs advogados, indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil, para atuarem, naquele caso, como membros do Ministrio Pblico. 14. (Tcnico administrativo/MPU/Esaf/2004.2) No corresponde a nenhuma das atribuies e poderes conferidos pela lei ao Ministrio Pblico da Unio promover a responsabilidade disciplinar dos servidores pblicos lotados no Executivo. 15. (Tcnico administrativo/MPU/Esaf/2004.2) O membro do Ministrio Pblico que deixa de se manifestar em processo judicial, embora solicitado pelo juiz, por entender que o interesse envolvido na causa no justifica sua interveno, pode ser obrigado a faz-lo, por determinao do procurador-geral da Repblica.

Ponto 2 A autonomia funcional, administrativa e financeira; A iniciativa legislativa; A elaborao da proposta oramentria Questo 16 a 25.

16. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da autonomia constitucional do Ministrio Pblico e da legislao infraconstitucional, podemos afirmar que h trs modalidades de autonomias para o Ministrio Pblico: funcional, administrativa e financeira. 17. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) Todos os ramos do Ministrio Pblico gozam da autonomia funcional, administrativa e financeira, inclusive o Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas. 18. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) A capacidade de gerir e aplicar os recursos oramentrios destinados instituio destaca uma expresso da autonomia financeira do Ministrio Pblico. 19. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) Cabe exclusivamente ao Ministrio Pblico o projeto de criao de cargos e fixao de subsdios.
PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR Pgina 5

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

20. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) Os recursos correspondentes s dotaes oramentrias do Ministrio Pblico da Unio ser-lhe-o entregues at o dia 30 de cada ms. 21. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional, patrimonial e funcional do Ministrio Pblico da Unio ser exercida pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. 22. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) O Ministrio Pblico da Unio no se submete ao controle interno quanto sua autonomia financeira. 23. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) As contas referentes ao exerccio anterior sero prestadas, anualmente, dentro de 90 dias da abertura da sesso legislativa do Congresso Nacional. 24. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) A elaborao da proposta oramentria do Ministrio Pblico da Unio dever se vincular aos limites previstos na Lei de Diretrizes Oramentrias. 25. Durante a execuo oramentria do exerccio, poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias ainda que no sejam abertos crditos suplementares ou especiais.

Gabarito Ponto 1 1. E 2. C 3. C 4. E 5. C 6. C 7. E 8. C 9. C 10. E 11. E 12. C 13. E 14. C 15. E

Ponto 2 16. 17. 18. 19. C E C E 20. 21. 22. E E E 23. 24. E C

25. E

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 6

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

PARTE 2 QUESTES COMENTADAS


Ponto 1 Ministrio Pblico da Unio (Constituio Federal de 1988 e Lei Complementar n 75, de 20/5/1993); Perfil constitucional; Conceito; Princpios e funes institucionais.

1. O

Ministrio

Pblico

instituio

que

compe

Poder

Judicirio, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Errado. O Ministrio Pblico uma instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado (art. 127 da CF), que no integra a estrutura do Poder Judicirio. Trata-se de um rgo autnomo e independente, no subordinado a qualquer dos Poderes da Repblica.

2. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. Certo (art. 127, 1, da CF). So princpios institucionais do Ministrio Pblico: (1) a unidade: os membros do MP agem como se fossem um s corpo, uma s vontade, ou seja, a manifestao de um deles representa a manifestao de todo o rgo (vale destacar que s existe unidade dentro de cada Ministrio Pblico); (2) a indivisibilidade: os membros do MP no se vinculam aos processos nos quais atuam, podendo ser substitudos uns pelos outros de acordo com as normas legais; e (3) a independncia ou autonomia funcional: os membros do MP so independentes no exerccio de suas funes; eles no devem subordinao intelectual ou ideolgica a ningum, podendo atuar

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 7

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

conforme suas convices pessoais, desde que respeitos os preceitos legais.

3. (Tcnico

administrativo/MPU/FCC/2007)

Dentre

os

princpios

institucionais do Ministrio Pblico, a indivisibilidade significa que seus membros podem ser substitudos uns pelos outros, no arbitrariamente, mas conforme a forma estabelecida na lei. Certo. O princpio da indivisibilidade significa que quando um membro do Ministrio Pblico atua, ele o faz em nome do rgo, e no em nome prprio. Ou seja: os membros do MP no se vinculam pessoalmente aos processos em que atuam, podendo ser substitudos uns pelos outros, de acordo com as regras legais, sem nenhum prejuzo para o processo. A substituio poder ocorrer, por exemplo, nas hipteses de impedimento ou vacncia do cargo.

4. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) O Ministrio Pblico da Unio exercer o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais tendo em vista, dentre outros, a incolumidade do patrimnio privado. Errado. O Ministrio Pblico da Unio exercer o controle externo da atividade policial tendo em vista a incolumidade (segurana) do patrimnio pblico (e no privado). Trata-se de questo muito cobrada em provas, portanto vale a pena a leitura dos arts. 3 e 9 da LC n 75/93.

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 8

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

5. (Tcnico

processual/MPU/Cespe/1999)

funo

institucional

privativa do Ministrio Pblico a promoo de ao penal pblica. Certo. As funes institucionais do Ministrio Pblico (Ministrio Pblico da Unio e Ministrio Pblico dos Estados) esto estabelecidas no art. 129 da CF. Ateno: o art. 5 da LC n 75/93 apresenta uma lista mais ampla das funes institucionais do Ministrio Pblico da Unio (que compreende o Ministrio Pblico Federal, o Ministrio Pblico do Trabalho, o Ministrio Pblico Militar, e o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios). Vale a pena reler esses dispositivos.

6. (Analista

processual/MPU/Esaf/2004) n 75/93, no se

No

mbito

das

funes a

institucionais do Ministrio Pblico da Unio, nos termos da Lei Complementar inclui expressamente competncia de zelar pelo efetivo respeito dos Poderes da Unio quanto aos direitos assegurados na Constituio Federal relativos s aes e aos servios de sade, educao e habitao. Certo. Nos termos do art. 5, V, a), da LC n 75/93, cabe ao MPU zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos da Unio e dos servios de relevncia pblica quanto aos direitos assegurados na Constituio Federal relativos s aes e aos servios de sade e educao (no se incluindo aqui os direitos relativos habitao).

7. (Tcnico administrativo/MPU/Esaf/2004.2) A proteo dos direitos constitucionais do cidado, conferida ao procurador dos Direitos do Cidado, compreende o poder de promover em juzo a defesa de direitos individuais lesados. Errado. vedado aos rgos de defesa dos direitos constitucionais do cidado promover em juzo a defesa de direitos individuais lesados (art.
PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR Pgina 9

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

15 da LC n 75/93). Sempre que o titular do direito lesado no puder constituir advogado e a ao cabvel no incumbir ao Ministrio Pblico, o caso, com os elementos colhidos, ser encaminhado Defensoria Pblica competente.

8. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, o pedido de arquivamento de inqurito policial pelo procurador-geral da Repblica no pode ser objeto de retratao por novo titular do cargo. Certo. Divergncias de opinies e de posicionamentos entre os sucessivos ocupantes da chefia do MP no podem afetar a unicidade da instituio. Portanto, por esse princpio, o pedido de arquivamento de inqurito policial pelo procurador-geral da Repblica no pode ser objeto de retratao por novo titular do cargo.

9. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, o princpio da independncia funcional significa, entre outras consideraes, que cada membro e cada rgo do Ministrio Pblico gozam de independncia para exercer suas funes em face dos outros membros e rgos da mesma instituio. Certo. O princpio da independncia funcional deve ser considerado entre os membros e entre cada rgo do Ministrio Pblico, por exemplo: h independncia entre o procurador e o procurador-geral, entre o MPU e o MP-RJ, entre o Ministrio Pblico Federal e o Ministrio Pblico do Trabalho.

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 10

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

10.

(Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio

Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, no Ministrio Pblico, existe hierarquia funcional entre a chefia do Ministrio Pblico e seus membros, devendo os pareceres e pronunciamentos instituio. Errado. Pelo princpio da independncia funcional, o Ministrio Pblico, no exerccio de suas competncias constitucionais, no se sujeita a ordens de nenhum dos Poderes do Estado; seus membros no se subordinam a nenhuma autoridade pblica, nem mesmo a seus superiores hierrquicos (Procurador-Geral, por exemplo). A hierarquia existente dentro de cada Ministrio Pblico, dos seus membros em relao ao Procurador-Geral, meramente administrativa e no de ordem funcional. ministeriais ser aprovados pela chefia da

11.

(Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) luz da Constituio

Federal e da Lei Orgnica do Ministrio Pblico da Unio, pelo princpio da unidade, todo e qualquer membro do Ministrio Pblico pode exercer quaisquer das atribuies previstas na legislao constitucional e infraconstitucional. Errado. O princpio da unidade significa que os membros do MP integram um s rgo, sob nica direo de um procurador-geral. Contudo, esse princpio deve ser visto como unidade dentro de cada Ministrio Pblico. No existe, em face do tratamento constitucional, unidade entre o Ministrio Pblico Federal e os Ministrios Pblicos dos Estados, tampouco entre o Ministrio Pblico de um Estado e o de outro, e nem mesmo entre os diferentes ramos do Ministrio Pblico da Unio.
PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR Pgina 11

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

12.

(Tcnico

processual/MPU/Cespe/1996)

As

vias

normativas

adequadas para a veiculao dos estatutos dos Ministrios Pblicos da Unio e Estaduais so as leis complementares federal e estaduais, respectivamente. Certo. Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico (art. 128, 5, CF).

13.

(Tcnico processual/MPU/Cespe/1999) Suponha que, na data

marcada para a realizao de um julgamento pelo jri, em que imprescindvel a participao do membro do Ministrio Pblico, o juiz tenha tido cincia de que o nico promotor da comarca est enfermo e no pode comparecer ao tribunal do jri. Nessas circunstncias, o juiz deve nomear trs advogados, indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil, para atuarem, naquele caso, como membros do Ministrio Pblico. Errado. O art. 129, 2, da CF traz expressamente a proibio de se nomear membro do Ministrio Pblico ocasionalmente (ad hoc), pois as funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao ou em comarca distinta mediante autorizao do chefe da instituio.

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 12

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

14.

(Tcnico administrativo/MPU/Esaf/2004.2) No corresponde a das atribuies da e poderes conferidos a pela lei ao Pblico Unio promover responsabilidade

nenhuma Ministrio

disciplinar dos servidores pblicos lotados no Executivo. Certo. O Ministrio Pblico poder requisitar autoridade competente a instaurao de procedimentos administrativos, ressalvados os de natureza disciplinar (art. 38, III, da LC n 75/93). A lei que regulamenta o regime jurdico dos servidores pblicos (por exemplo, a Lei n 8.112/90, no caso dos servidores federais; o Decreto-Lei n 220/75, no caso dos servidores do estado do Rio de Janeiro) estabelece quem ir promover a responsabilizao disciplinar de seus servidores pblicos lotados no Executivo.

15.

(Tcnico

administrativo/MPU/Esaf/2004.2)

membro

do

Ministrio Pblico que deixa de se manifestar em processo judicial, embora solicitado pelo juiz, por entender que o interesse envolvido na causa no justifica sua interveno, pode ser obrigado a faz-lo, por determinao do procurador-geral da Repblica. Errado. Nesse caso, o membro do MP age amparado por sua independncia funcional. O membro do MP pode manifestar-se em qualquer fase do processo, acolhendo solicitao do juiz ou por sua iniciativa, quando entender existente interesse em causa que justifique a interveno (art. 6, XV, LC n 75/93). A hierarquia existente em relao ao Procurador-Geral meramente administrativa e no de ordem funcional.

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 13

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

Ponto 2 A autonomia funcional, administrativa e financeira; A iniciativa legislativa; A elaborao da proposta oramentria.

16.

(Analista

administrativo/MPU/Esaf/2004)

luz

da

autonomia constitucional do Ministrio Pblico e da legislao infraconstitucional, podemos afirmar que h trs modalidades de autonomias para o Ministrio Pblico: funcional, administrativa e financeira. Certo. O art. 127, 2, da CF prev autonomia funcional e administrativa ao Ministrio Pblico, enquanto o art. 22 da LC n 75/93 acrescentou a essas duas a financeira. A autonomia funcional significa que os membros do MP submetem-se unicamente aos limites determinados pela Constituio, pelas leis e pela sua prpria conscincia, no estando subordinados a nenhum outro Poder nem a qualquer chefia interna. A autonomia administrativa permite ao MP praticar atos prprios de gesto, como: propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, bem como a fixao dos vencimentos de seus membros e servidores; prover os cargos de suas carreiras; organizar os servios auxiliares. A autonomia financeira traduz-se na prerrogativa do rgo de elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias (art. 127, 2, da CF).

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 14

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

17. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) Todos os ramos do Ministrio Pblico gozam da autonomia funcional, administrativa e financeira, inclusive o Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas. Errado. O art. 73, 2, I, da CF prev a existncia de um Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio, sendo-lhe aplicveis os direitos, vedaes e forma de investidura previstas aos demais Ministrios (art. 130 da CF). Muito se discutiu acerca da configurao desse MP, mas o Supremo Tribunal Federal pacificou a questo entendendo que o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio instituio vinculada administrativamente ao prprio TCU, que no integra o Ministrio Pblico da Unio e no possui as mesmas autonomias (funcional, administrativa e financeira).

18. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) A capacidade de gerir e aplicar Pblico. Certo. A autonomia financeira revela-se em duas facetas: (1) na capacidade de elaborao da proposta oramentria e (2) na capacidade de autogesto e aplicao dos recursos destinados a prover as atividades e servios do rgo. os recursos oramentrios destinados instituio destaca uma expresso da autonomia financeira do Ministrio

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 15

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

19. (Analista administrativo/MPU/Esaf/2004) Cabe exclusivamente ao Ministrio Pblico o projeto de criao de cargos e fixao de subsdios. Errado. O MP dever propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, bem como a fixao dos vencimentos de seus membros e servidores (art. 22, I, da LC n 75/93). Ademais, ao elaborar a sua proposta oramentria, dever faz-lo dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias LDO (CF, art. 127, 3).

20. (Analista

processual/MPU/Esaf/2004)

Os

recursos

correspondentes s dotaes oramentrias do Ministrio Pblico da Unio ser-lhe-o entregues at o dia 30 de cada ms. Errado. Os recursos correspondentes s dotaes oramentrias do MPU, compreendidos os crditos suplementares e especiais, ser-lhe-o entregues at o dia 20 de cada ms, e no 30 (art. 23, 1, LC n 75/93).

21. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional, patrimonial e funcional do Ministrio Pblico da Unio ser exercida pelo Congresso Nacional, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Errado. O controle externo do Ministrio Pblico da Unio no inclui a fiscalizao funcional, mas apenas a contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial (art. 23, 2, LC n 75/93).

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 16

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

22. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) O Ministrio Pblico da Unio no se submete ao controle interno quanto sua autonomia financeira. Errado. A fiscalizao financeira ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, e por sistema prprio de controle interno (art. 23, 2, LC n 75/93).

23. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) As contas referentes ao exerccio anterior sero prestadas, anualmente, dentro de 90 dias da abertura da sesso legislativa do Congresso Nacional. Errado. As contas referentes ao exerccio anterior sero prestadas, anualmente, dentro de 60 dias da abertura da sesso legislativa do Congresso Nacional, e no 90 dias (art. 22, 3, da LC n 75/93).

24. (Analista processual/MPU/Esaf/2004) A elaborao da proposta oramentria do Ministrio Pblico da Unio dever se vincular aos limites previstos na Lei de Diretrizes Oramentrias. Certo. O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias (art. 127, 3, CF).

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 17

PACOTE DE EXERCCIOS MPU ANALISTA ADMINISTRATIVO AULA 1 LEGISLAO APLICADA AO MPU PROF FLVIA BOZZI

25. Durante a execuo oramentria do exerccio, poder haver a realizao extrapolem de os despesas limites ainda ou que a assuno na sejam de lei obrigaes de que estabelecidos no diretrizes crditos

oramentrias

abertos

suplementares ou especiais. Errado. Durante a execuo oramentria do exerccio, no poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de crditos suplementares ou especiais (art. 127, 6, CF).

Muito bem, pessoal! Por hoje s. Estarei disponvel no frum do Ponto dos Concursos para sanar dvidas no entendimento das questes. At a prxima aula!

Professora Flvia Bozzi

PONTO DOS CONCURSOS CURSOS ONLINE WWW.PONTODOSCONCURSOS.C M.BR

Pgina 18

S-ar putea să vă placă și