Sunteți pe pagina 1din 5

Princpios Gerais do Direito Processual:

A experincia jurdica, segundo conhecidssimo pensamento jurisfilosfico, pode ser estudada por trs aspectos: Norma, valor e fato. Sob o ngulo da norma, constri-se a epistemologia (cincia do Direito positivo), qual pertence a dogmtica jurdica, que estuda o direito como ordem normativa. Os valores ticos do direito so objetos da Deontologia jurdica. O fato estudado pela culturologia. Alguns dos princpios gerais do Direito processual colocam-se entre a epistemologia e a deontologia, ou seja, no limiar da norma e o valor tico. A doutrina distingue os princpios gerais do Direito processual das normais ideais que representam uma aspirao de melhoria no aparelhamento processual e sob tal ngulo de diferenciao denominam-se os princpios informativos, princpios constitucionais e infraconstitucionais. Princpios Informativos: Tais aspectos por se tratarem de aspectos de tica e de carter geral do processo, so encontrados de forma global como inspirao para diversos ordenamentos ocidentais mesmo com matrizes diferentes nos sistemas processuais (Pases do common Law e os ligados tradio jurdica romanogermnica).

Common Law: Sistema jurdico desenvolvido por meio de decises judiciais; jurisprudncia x Civil Law ou romano-germnico: Sistema jurdico baseado nas legislaes e leis. Vale ressaltar que os dois sistemas utilizam tanto de leis ou jurisprudncias, divergindo no aspecto do que preferencialmente, de regra, adotado. a) Princpio Lgico: Seleo dos meios mais eficazes e rpidos de procurar e descobrir a verdade e de evitar o erro. b) Princpio Jurdico: Igualdade no processo e justia na deciso. c) Princpio Poltico: O mximo de garantia social com o mnimo de sacrifcio individual da liberdade. d) Principio econmico: Processo acessvel a todos com vista ao seu custo e sua durao. Princpios Constitucionais e infraconstitucionais: sobretudo, nos princpios constitucionais que se embasam todas as disciplinas processuais, encontrando na Lei Maior a plataforma comum que permite a elaborao de uma teoria geral do processo. OBS: Alguns princpios gerais tm aplicao diferente nos campos processuais: Civil e Penal, um exemplo o principio da disponibilidade (verdade formal) no campo Civil e o principio da indisponibilidade (verdade real) no mbito Penal. a) Principio da imparcialidade do juiz e Juiz Natural: Fala-se em imparcialidade do juiz para que a justia seja alcanada atravs de uma analise imparcial da situao. O juiz coloca-se entre as partes e acima delas: esta a primeira condio para que possa exercer a sua funo dentro do processo.

A imparcialidade do juiz pressuposto para que a relao processual se instaure validamente. nesse sentido que se diz que o rgo jurisdicional deve ser subjetivamente capaz. um principio infraconstitucional. A verificao da parcialidade do juiz pode ser causa de suspeio ou impedimento (Art. 134 a 138, CPC). J a garantia do Juiz Natural desdobra-se em trs conceitos: - S so rgos jurisdicionais os institudos pela constituio; Ningum pode ser julgado por rgo constitudo aps a ocorrncia do fato; Entre os juzes prconstitudos vigora uma ordem taxativa de competncias que exclui qualquer alternativa deferida discricionariedade de quem quer que seja. importante ressaltar que se assegura a garantia de que a causa no pode ser julgada por juzo ou tribunal de exceo, o que diferente da criao de rgos que integram o poder judicirio, porm, fracionam a competncia que so as justias especializadas ou especiais. A competncia estabelecida no art. 92 da CF complementada por normais processuais e regimentais, atribuindo-se aos tribunais a prerrogativa de fracionar a competncia que lhes foi delegada entre os rgos que os integram. um principio constitucional. Incisos: XXXVII (no haver juzo ou tribunal de exceo) e LIII (ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente) do art. 5 da CF.

b) Principio da Igualdade ou isonomia das Partes:


O processo deve ser dialtico com oportunidades iguais tanto ao ru quanto ao autor. O princpio da igualdade contm o aspecto da isonomia, tratando os substancialmente iguais de forma igual e os desiguais nas medidas de suas diferenas de forma a propiciar relativa igualdade de oportunidades no processo, logo, as excees de tratamento existentes tanto no CC como no CP no ferem este princpio, ao contrrio, objetivam de fato a aplicao da isonomia constitucionalmente assegurada (Art. 5 CF Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade). um principio constitucional. Assim como podemos verificar no art. 125, I do CPC: assegurar s partes igualdade de tratamento.

c) Principio do contraditrio e da ampla defesa:


Direito a contradizer; Receber a informao Que permite a reao. Utilizar de todos os meios possveis para se defender (legais ou meramente aceitos).

Conferem-se as partes do processo, de forma isonmica, o direito de produzir todas as provas que entendam necessrias ao convencimento do juiz, sendo de aplicao extensiva aos processos administrativos. O contraditrio assegurado pela cincia dos atos processuais a ambas as partes, que pode se dar por citao, notificao ou intimao, mas no somente por esses institutos, suficiente que se identifique, sem sombra de duvida, a cincia bilateral dos atos contrariveis. O contraditrio em sntese constitudo por dois elementos: A informao e a reao (que meramente possibilitada nos casos de direitos disponveis). A constituio de 88 previu o contraditrio e ampla defesa no Art.5, inc. LV: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. um principio constitucional. Misael ainda disserta sobre a problemtica de interpretar esse principio (especificamente a ampla defesa) sem as devidas limitaes, na verdade, as provas tanto nominadas quanto as inominadas, tem o seu momento de produo, numa linha de raciocnio logico-sistemtica dentro do processo. Um exemplo o direito a juntada de documentos aos autos, que garantida em decorrncia da aplicao do principio do contraditrio e ampla defesa, porm, limitada e condicionada as especificaes da Lei de Ritos.

d) Princpio do Devido Processo Legal:


-Formal ou procedimental: o processo que acompanhou as formalidades da lei. -Substancial ou Material: advm do Direito norte-americano (due process of law). Princpios da proporcionalidade e razoabilidade. Art. 5, inc. LIV da CF: LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; um supra principio, envolvendo todos os demais, j que todos os demais analisados derivam da exigncia de que o processo deve ser conduzido de acordo com a forma prevista em lei. um principio constitucional. e) Princpio da motivao das decises judiciais: Esse princpio constitucionalmente assegurado afirma que todas as decises (gnero) devem ser fundamentadas, onde o magistrado revela quais os argumentos articulados pelo autor o convenceram do preenchimento dos requisitos especficos, apoiando sua deciso em fatos do processo, alm de documentos atados petio inicial, sob consequncia, de ser considerada nula de pleno jure, alm de afrontar tambm o principio do devido processo legal, o que pode e deve ser reconhecido de oficio pelo tribunal, por se qualificar como matria de ordem publica, transpassando o interesse meramente particular das partes. um principio constitucional.

Art 93, inc. IX da CF de 88: IX - todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao. Todas as decises devem ser fundamentadas, com especial enfoque para as de natureza interlocutria, sobrelevando ressaltar as liminares deferidas em medidas cautelares, mandados de segurana, possessrias e aes civis publicas, alm das antecipaes de tutelas. OBS: as formas de prestao jurisdicional de cunho acautelatrio (medidas cautelares) ou satisfativo ( antecipao da tutela), exigem a coexistncia de requisitos semelhantes: fumus boni juris e periculum in mora, no caso das cautelares, e prova inequvoca da verossimilhana da alegao (muito parecida com o fumus boni juris) e periculum in mora, no caso da antecipao da tutela.

f) Princpio da razovel durao do processo:


Principio que vai de encontro com a famosa morosidade do sistema processual brasileiro e dita que os protagonistas do processo devem visualiza-lo como meio e no como fim, evitando a pratica de atos exageradamente burocratizados e procrastinatrios. um principio constitucional. A emenda constitucional n 45 de 2004 acrescentou o inciso LXXVIII ao art. 5 da CF: a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.

g) Princpio da publicidade do processo e dos atos processuais:


Por esse princpio, as partes, bem como seus advogados tem acesso a todas as informaes do processo, sendo-lhes garantida a presena em todos os atos processuais. H casos em que devido a necessidade de sigilo (em ateno as partes e prpria instituio familiar, que goza de especial proteo do Estado), o principio da publicidade e dos atos processuais restringido. OBS: o fato de o processo ter tramitado em segredo de justia, quando no era hiptese, nulifica a relao processual, conforme jurisprudncia. um principio constitucional. Art. 93 da CF, inc. IX: todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao.

S-ar putea să vă placă și