Sunteți pe pagina 1din 7

Malu Arago Direito Constitucional

Curso Completo de Direito Constitucional para o TRE

1. (FCC/2009 TRT/MA Analista Execuo de Mandados) Em tema de Poder Constituinte Originrio, INCORRETO afirmar que

(A) limitado pelas normas expressas e implcitas do texto constitucional vigente, sob pena de inconstitucionalidade. (B) incondicionado, porque no tem ele que seguir qualquer procedimento determinado para realizar sua obra de constitucionalizao. (C) autnomo, pois no est sujeito a qualquer limitao ou forma prefixada para manifestar sua vontade. (D) caracteriza-se por ser ilimitado, autnomo e incondicionado. (E) se diz inicial, pois seu objeto final - a Constituio, a base da ordem jurdica.

PODER CONSTITUINTE

1.0. Conceito de poder constituinte.

o poder de elaborar ou atualizar uma Constituio, manifestao soberana da vontade poltica de um povo, social e juridicamente organizado, por isso a titularidade do poder constituinte pertence ao povo, embora seja exercido ou por uma assembleia nacional constituinte (conveno) ou outorgada por um movimento revolucionrio. No se pode esquecer que o percussor do Poder Constituinte, o abade Emmanuel Joseph Sieys, apontava como titular do poder constituinte a nao.

2.0. Espcies de poder constituinte. 2.1. Originrio (inicial, inaugural, instituidor, ou de 1 grau).

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Pode ser subdividido em histrico (o primeiro) ou revolucionrio (todos os posteriores ao histrico) e caracteriza-se por ser inicial, j que a sua obra, a constituio, a base da ordem jurdica, por ser ilimitado juridicamente e autnomo porque no est de modo algum limitado pelo direito anterior, no tendo que respeitar os limites postos pelo direito positivo antecessor, por ser incondicionado, pois no est sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade e por ser permanente porque no desaparece com a realizao de sua obra, continua latente, manifestando-se novamente mediante uma nova assembleia nacional constituinte ou um ato revolucionrio.

2.2. Derivado (institudo, constitudo, secundrio, ou de 2 grau).

Caracteriza-se por ser derivado, uma vez que retira sua fora do poder constituinte originrio, por ser subordinado, pois se encontra limitado pelas normas explcitas e implcitas do texto constitucional e por ser condicionado, porque seu exerccio deve seguir regras previamente estabelecidas no texto da constituio federal. Subdivide-se em: Poder constituinte derivado revisor (competncia de reviso), Poder constituinte derivado reformador (competncia reformadora) e Poder constituinte derivado decorrente.

Artigo 3. do ADCT: A reviso constitucional ser realizada aps cinco anos, contados da promulgao da Constituio, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sesso unicameral.

Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. (...) 2 A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios desta Constituio.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Art. 11. Cada Assembleia Legislativa, com poderes constituintes, elaborar a Constituio do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgao da Constituio Federal, obedecidos os princpios desta. Pargrafo nico. Promulgada a Constituio do Estado, caber Cmara Municipal, no prazo de seis meses, votar a Lei Orgnica respectiva, em dois turnos de discusso e votao, respeitado o disposto na Constituio Federal e na Constituio Estadual.

& Jurisprudncia relacionada ao tema:


ADI 3.756/DF, Rel. Min. Carlos Britto, DJ 19.10.2007. EMENTA: (...) 3. Conquanto submetido a regime constitucional diferenciado, o Distrito Federal est bem mais prximo da estruturao dos Estados-membros do que da arquitetura constitucional dos Municpios.

2. (FCC/2007 TRE/MS - Tec. Jud.) A repblica federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. Assim, NO constitui fundamento constitucional do Brasil

(A) a livre iniciativa e o pluralismo poltico. (B) o pluralismo poltico e a soberania. (C) a cidadania e a dignidade da pessoa humana. (D) os valores sociais do trabalho e a cidadania. (E) a interveno e a soluo blica dos conflitos.

3. (FCC/2009 Analista da Infraero) Sobre os princpios fundamentais na Constituio Federal brasileira de 1988, INCORRETO afirmar:

(A) Dentre os fundamentos da Repblica no se incluem os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

(B) Erradicar a pobreza constitui um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. (C) Os princpios da cidadania e da dignidade das pessoas so princpios relativos vida poltica. (D) Construir uma sociedade livre, justa e solidria, e garantir o desenvolvimento nacional, constituem, dentre outros, objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. (E) A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outros, pelos princpios da prevalncia dos direitos humanos e da defesa da paz.

4. (FCC/2010 Juiz Substituto TJ/MS) Relativamente aos princpios fundamentais da Constituio brasileira de 1988, INCORRETO afirmar que

(A) a Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. (B) todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio dos seus representantes nos Poderes Executivo (Presidente da Repblica, Governadores de Estado e Prefeitos municipais), Legislativo (parlamentares) e Judicirio (juzes). (C) constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidria, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. (D) a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: independncia nacional, prevalncia dos direitos humanos, autodeterminao dos povos, no interveno, igualdade entre os Estados, defesa da paz, soluo pacfica dos conflitos, repdio ao terrorismo e ao racismo, cooperao entre os povos para o progresso da humanidade, concesso de asilo poltico. (E) a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes.

5. (FCC/2011 - TRE/SC Tcnico Judicirio) No Ttulo I da Constituio da Repblica Federativa do Brasil esto institucionalizados princpios fundamentais que devem reger a

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

organizao poltica, social e econmica do Pas. Qual o princpio que indica que o regime econmico protegido pela Constituio a economia de mercado? a) Princpio da livre iniciativa. b) Princpio da solidariedade. c) Princpio da dignidade da pessoa humana. d) Princpio da garantia do desenvolvimento nacional.

TTULO I DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I a soberania; II a cidadania; III a dignidade da pessoa humana; IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V o pluralismo poltico. Pargrafo nico: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I construir uma sociedade livre, justa e solidria; II garantir o desenvolvimento nacional; III erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I independncia nacional; II prevalncia dos direitos humanos; III autodeterminao dos povos; IV no interveno V igualdade entre os Estados; VI defesa da paz; VIl soluo pacfica dos conflitos; VIII repdio ao terrorismo e ao racismo; IX cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

6. (FCC/2010 TRF 4 R. - Anal Jud - rea Jud Execuo de Mandados) So direitos fundamentais classificados como de segunda gerao (A) os direitos econmicos e culturais. (B) os direitos de solidariedade e os direitos difusos. (C) as liberdades pblicas. (D) os direitos e garantias individuais clssicos. (E) o direito do consumidor e o direito ao meio ambiente equilibrado

Direitos de primeira gerao (dimenso): so os direitos civis e polticos, e compreendem as liberdades clssicas (liberdade, propriedade, vida, segurana). So direitos do indivduo perante o Estado, so limites impostos atuao do Estado, resguardando direitos considerados indispensveis a cada pessoa humana. Significa uma prestao negativa, um no fazer do Estado, em prol do cidado. Direitos de segunda gerao (dimenso): correspondem aos direitos sociais, que so direitos de contedo econmico e cultural que visam melhorar as condies de vida e de trabalho da populao. Significa uma prestao positiva, um fazer do Estado em prol dos menos favorecidos pela ordem social e econmica. Esses direitos nasceram em razo de lutas de uma nova classe social, os trabalhadores. Direitos de terceira gerao (dimenso): corresponde aos direitos difusos e coletivos, so os direitos de solidariedade e fraternidade, considerados transindividuais, os direitos de pessoas coletivamente consideradas. So direitos coletivos, como a proteo ao meio ambiente, qualidade de vida saudvel, ao progresso, paz, autodeterminao dos povos e a defesa do consumidor, da infncia e da juventude.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

& Jurisprudncia relacionada ao tema:


MS 22.164, 17/11/95. Enquanto os direitos de primeira gerao (direitos civis e polticos) que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais realam o princpio da liberdade e os direitos de segunda gerao (direitos econmicos, sociais e culturais) que se identifica com as liberdades positivas, reais ou concretas acentuam o princpio da igualdade, os direitos de terceira gerao, que materializam poderes de titularidade coletiva atribudos genericamente a todas as formaes sociais, consagram o princpio da solidariedade e constituem um momento importante no processo de desenvolvimento, expanso e reconhecimento dos direitos humanos, caracterizados, enquanto valores fundamentais indisponveis, nota de uma essencial inexauribilidade.

GABARITO AULA 01 01 A 02 E 03 A 04 B 05 A 06 A AULA 02 01 D 02 D 03 A 04 D 05 D 06 E 07 A 08 A 09 B 10 C 11 E 12 D 13 E 14 E 15 A 16 E 17 E 18 D 19 C 20 B 21 B 22 C AULA 03 01 A 02 E 03 B 04 A 05 A 06 C 07 C 08 A 09 D 10 B AULA 04 01 A 02 B 03 D 04 B 05 B 06 C 07 C 08 D 09 D 10 A 11 D 12 D 13 E AULA 05 01 D 02 A 03 A 04 E 05 E 06 B 07 B 08 E 09 E 10 D 11 A 12 E 13 B 14 A 15 B 16 A 17 D

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

S-ar putea să vă placă și