Sunteți pe pagina 1din 24

Ao monitria: natureza jurdica dos embargos e coisa julgada.

Em consonncia com as alteraes introduzidas pela Lei n 11.232/2005


A Ao Monitria um procedimento de cognio sumria que possui um rito especial e tem como principal objetivo alcanar o ttulo executivo, de forma antecipada sem as delongas naturais do processo de conhecimento, que necessita do proferimento de uma sentena de mrito transitada em julgado para que o processo executivo tenha incio. A natureza jurdica dessa ao muito discutida. Alguns autores dizem tratar-se de uma ao de conhecimento porque sua finalidade fazer com que o Poder Judicirio tome cincia do ttulo que o credor possui e a ele reconhea e atribua o carter de executvel. Dizem, ainda, ter fins condenatrios porque o objetivo do autor a condenao do ru e, consequentemente, proporcionar a interposio da execuo sem as delongas naturais do procedimento ordinrio. E, por fim, um procedimento de cognio sumria posto que o juiz, mediante a apresentao pelo autor de uma prova escrita desde que seja suficiente para formar o seu convencimento acerca da legalidade, defere a expedio do mandado inaudita altera parts, ou seja, sem ouvir a parte contrria. Antnio Carlos Marcato [01], por sua vez, aduz que " um processo misto, integrado por atos tpicos de cognio, em alguns aspectos parecidos com tantos outros que permeiam o sistema processual, bastando lembrar, a ttulo de ilustrao o processo de despejo e os processos possessrios, nos quais, esgotada a fase de cognio e obtida a sentena de mrito, passa-se imediatamente execuo (execuo lato senso), sem a necessidade de instaurao de um novo processo. Trata-se, em suma, de um processo que se desenvolve segundo a postura assumida pelo ru." O nosso Cdigo de Processo Civil, em seu artigo 1.102-A giza: "A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel" (grifo nosso). Ultrapassados os requisitos genricos exigidos por todas as aes, preciso atender aos pressupostos especficos necessrios propositura de uma demanda monitria, quais sejam: prova escrita; desprovimento de eficcia executiva e que tenha por objeto pagamento de quantia em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. Estando a inicial em ordem, o juiz expede o mandado monitrio. No procedimento da ao monitria, o ru pode adotar uma das trs posies a seguir: o demandado cumpre o mandado, ficando isento do pagamento de custas e honorrios; o ru fica inerte ou pode o demandado oferecer embargos. Esta ltima hiptese abordaremos agora.

Discute-se muito na doutrina a natureza jurdica dos embargos na ao monitria. Alexandre Freitas Cmara [02], em sua obra Lies de Direito Processual Civil, V.III, aborda trs correntes que tratam do tema. A primeira corrente afirma que os embargos tm natureza jurdica de ao autnoma. Segundo os defensores dessa corrente, o ajuizamento dos embargos d vida a um novo processo, de conhecimento, incidente ao procedimento monitrio. Alegam, ainda, que o prprio artigo 1.102-C, caput, do CPC diz que o mandado ficar suspenso, quando os embargos forem interpostos. Ademais, previu que, julgados improcedentes os embargos, o mandado inicial converte-se de pleno direito em "ttulo executivo", independentemente de sentena final, descartando, assim, a possibilidade dos embargos serem "contestao". Essa corrente doutrinria afirma que os embargos constituem, nitidamente, forma incidental de desconstituio do provimento inicial e/ou de reconhecimento da inexistncia do dbito, o que, no sistema processual brasileiro, feito atravs de nova demanda, geradora de outro processo. Vicente Greco Filho [03] e Liebman so adeptos dessa teoria. Todavia, essa corrente equivoca-se em afirmar que a natureza jurdica dos embargos de uma ao autnoma, uma vez que, segundo Alexandre Cmara, no se pode desconstituir algo que nem eficcia executiva tem, diferentemente do que ocorre nos embargos execuo. A segunda corrente doutrinria, por sua vez, considera a natureza jurdica dos embargos como contestao. Significa dizer que os embargos so uma resposta do demandado, de natureza idntica de uma contestao. Tem-se, ainda, uma terceira corrente. Esta atribui aos embargos a natureza de recurso. Porm, a mesma equivocada, face o Princpio da Taxatividade dos recursos, segundo o qual s recurso aquilo que recebe da lei tal natureza. Assim, tendo em vista que a lei no atribui aos embargos natureza recursal, no h que se cogitar nessa possibilidade. Dessa maneira, a discusso acerca da natureza jurdica dos embargos funda-se nas duas primeiras correntes. No entanto, Alexandre Cmara e Ada Pellegrini [04] defendem que a corrente mais aceita a que considera os embargos como contestao, porque, de acordo com esse primeiro autor, caso se afirmasse que os embargos ao mandado tm natureza de demanda autnoma, estar-se-ia dificultando o acesso justia, j que no se pode imaginar a necessidade do demandado instaurar um processo visando desconstituir algo que no possui eficcia executiva. E o direito ampla defesa? Em qual momento processual da ao monitria o demandado teria oportunidade de se defender, caso fossem os embargos verdadeira ao? Alm disso, a instaurao de um novo processo implicaria a necessidade de recolhimento de custas processuais, pagamento de tributos, como a taxa judiciria, sem

contar com o risco do indeferimento da inicial, o que, na prtica, implicaria na formao do ttulo executivo judicial, sem que houvesse nova oportunidade de ajuizamento da mesma demanda. Aqueles que defendem a natureza de ao autnoma justificam esse entendimento na posio adotada pelo CPC. A lei processual afirma que os embargos tramitam nos mesmos autos do procedimento monitrio (afirmao que s seria necessria se os embargos tivessem natureza de ao autnoma, uma vez que a contestao sempre processada nos mesmos autos da petio inicial), pelo procedimento ordinrio (sabe-se que a contestao no segue procedimento nenhum), e no dependem de segurana do juzo. Todavia, esse entendimento no deve prevalecer. Percebe-se que a lei processual cometeu certas impropriedades terminolgicas. Alexandre Cmara alega que o fato dos embargos serem processados nos mesmos autos no capaz de permitir que se determine sua natureza jurdica, j que existem processos autnomos que tramitam nos mesmos autos, como ocorre com a liquidao de sentena, e incidentes que, embora no dem origem a processo autnomo, levam formao de autos apartados, a exemplo da impugnao ao valor da causa. Afirma tambm que quanto afirmao de que os embargos seguem o procedimento ordinrio, preciso ter em mente que o verdadeiro sentido da norma o de afirmar que, com o oferecimento dos embargos, o procedimento monitrio se converte em ordinrio. No que pertine segurana do juzo, o ilustre doutrinador diz que no se pode confundir os embargos ao mandado e os embargos do executado. Dessa maneira, o nosso entendimento coincide com a corrente mais aceita, que aquela que admite os embargos como meio de defesa, uma verdadeira contestao, haja vista que nesse momento que o contraditrio ir se instaurar, no havendo limitao na matria dos embargos, diferentemente do que ocorre com os embargos do executado. Tanto assim que cabe reconveno, interveno de terceiros e declaratria incidente. O juzo pleno e exauriente, podendo o juiz examinar profundamente as alegaes das partes. Dirimida a questo da natureza jurdica dos embargos, parte-se, agora, para o seu processamento. Os embargos podem ser acolhidos ou rejeitados. Na primeira hiptese, eles podem, ainda, ser acolhidos parcial ou totalmente. Caso os embargos sejam acolhidos parcialmente a sentena liminar (expresso utilizada por Ada Pellegrini ao se referir ao mandado monitrio) perde eficcia na parte atacada, sendo confirmada no resto. H sentena declaratria com improcedncia na parte reformada e os efeitos condenatrios no restante se perfazem. Na hiptese dos embargos serem acolhidos totalmente a sentena liminar no se aperfeioou por causa da condio atendida, ou seja, os embargos. H sentena declaratria de improcedncia do pedido monitrio.

J na rejeio dos embargos tambm h sentena declaratria, uma vez o mandado teve seus efeitos efetivados. A sentena liminar (mandado) do procedimento monitrio continha condenao, com condio suspensiva (embargos), mas no continha declarao.

Sumrio: Introduo - 1 Origem Da Ao Monitria - 2 Da Ao Monitria - 3 Do procedimento da Ao Monitria - 4 Do cabimento da Ao Monitria - 4.1 Foro Competente - 4.2 Da Legitimidade Ativa e Passiva - 4.3 Casos de Cabimento - 5 Documento de Transao e do Documento Particular - 6 Letra De Cmbio, Nota Promissria, Duplicata, e o Cheque - 7 Honorrios de Advogado - 8 Requisitos da Ao Monitria - 9 Objetos da Ao Monitria - 9.1 Do pagamento da Soma em Dinheiro - 9.2 Da entrega de coisa Fungvel - 9.3 Da Entrega De Determinado Bem Mvel - 10 Concluso - 11 Referncias Bibliogrficas. INTRODUO A Lei 5.869, de 11 de janeiro de 1973 que institui o Cdigo de Processo Civil Brasileiro exige como requisitos necessrios toda execuo a existncia de ttulo executivo judicial ou extrajudicial (art. 583) e o inadimplemento do devedor (art. 580), ou seja, quando o devedor no satisfaz espontaneamente o direito reconhecido pela sentena, ou a obrigao, a que a lei atribuir a eficcia de ttulo executivo (pargrafo nico do art. 580).

O Princpio do Ttulo, um dos princpios que regem o processo de execuo, prev que toda execuo deve ter por base um ttulo executivo, seja ele judicial ou extrajudicial, sendo que este ttulo deve ser sempre lquido, certo e exigvel (art. 586).

No existindo um ttulo executivo, lquido, certo e exigvel, o processo aplicvel o de conhecimento, tambm conhecido como cognitivo, processo este em que se objetiva uma sentena de mrito, que d

uma resposta pretenso formulada pelo autor em sua pea inicial. O procedimento monitrio ou injuntivo, considerado um procedimento intermedirio entre o cognitivo e o executivo, um antigo remdio processual largamente utilizado no direito europeu, tendo sido introduzido ao Captulo XV, Ttulo I do Livro IV do Cdigo de Processo Civil Brasileiro atravs da Lei n 9.079, de 14 de julho de 1995. Tal procedimento exige que a parte demandante tenha um documento que revele certeza relativa e possvel segurana de seu direito, o que, teoricamente, inviabilizaria oposio ou impugnao por parte do demandado pretenso do autor, apesar deste no ter um documento que esteja includo no rol previsto no texto da lei, o que obstaria o acesso direto via executiva.

A no utilizao de uma ao monitria com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, revelaria a necessidade da parte interessada ter de utilizar do processo de conhecimento, em tese mais moroso e menos eficaz, para obter a sentena de mrito, documento indispensvel ao processo de execuo, enumerado no art. 584 do CPC.

Dinmica cincia do mundo moderno e contemporneo, o Direito sempre se adapta as necessidades da evoluo dos fenmenos sociais. Preocupados com a adaptao correta, os estudiosos desta cincia, em especial os processualistas, evoluram uma "ao", um "processo", que nos dizeres do sbio voto proferido pelo juiz Wander Marotta, do TAMG, nos autos da Ap. Cv. 254.532-2, j. 0104-98 donde se extrai que: "A ao monitria, instituda pela Lei n. 9.079 de 14 de julho de 1995, veio preencher o vazio que existia entre a ao ordinria, de cognio demorada, e a de execuo, despida de cognio..."

inegvel a importncia da ao monitria para qualquer cientista do direito que busca um bom xito em sua profisso, alm dos demais interessados que podem, a qualquer momento, necessitar de uma informao embasada para resolver qualquer litgio da forma mais prtica e conclusiva possvel. E o objetivo principal do presente trabalho enriquecer o conhecimento dos interessados sobre essa mpar problemtica do mundo jurdico, tratando, em especial, dos requisitos e objetos da ao monitria.

Como todas as aes e procedimentos dos direitos, requerem certos requisitos e objetos para sua propositura, aceitao e perfeita soluo, nos propomos aqui a discorrer basicamente sobre "Os Requisitos e Objetos da Ao Monitria", sem claro deixar de mencionar sua origem, conceitos e outros tpicos, sem os quais seria complexa a compreenso deste instituto. Passemos a origem. 1 ORIGEM DA AO MONITRIA

Segundo o Doutor J. E. Carreira Alvim, "as origens do procedimento monitrio ou injuncional, sem dvida, remontam-se Idade Mdia". Acerta o douto professor, pois tinha-se no Direito Portugus, mais especificamente nas Ordenaes Manoelinas, a Ao de Assinao de Dez Dias (ou decendiria), que no passara de uma demanda ajuizada pelo credor para reaver do devedor quantia certa ou coisa determinada mediante escritura pblica ou alvar feito e assinado, a qual no se permitia execuo imediata, mas sim uma ao de rito sumrio, ou seja para de forma rpida alcanar a futura execuo conforme o crdito no fosse pago pelo ru at a prolao da sentena. Prosseguindo no feito, assim dizia as Ordenaes Filipinas em seu pr. 3.25 "... passados os dez dias, no mostrando, nem provando o ru paga, ou quitao, ou outra tal razo, que o desobrigue de paga, seja logo condenado por sentena, que pague ao

autor

tudo

aquilo,

em

que

assim

se

mostrar

se

obrigado".

Deriva a ao de assinao de dez dias do procedimento medieval italiano, o que esclarece Chiovenda que "para determinados crditos, posto que no constante de documentos, estabeleceu-se no direito medieval italiano o uso de no citar em juzo o devedor, mas de obter diretamente do juiz a ordem de prestao que ensejava a execuo, isto , o mandatum ou praeceptum de solvendo. No obstante, esse mandatum de solvendo era acompanhado e justificado pela clusula de que, se o devedor se propusesse a alegar excees, podia op-las dentro de certo prazo, clusula que se qualificou de clusula iustificativa. Modernamente, o Cdigo de Processo Civil Italiano regula o

procedimento monitrio ou injuncional em seus arts. 633 a 656. Nosso direito j conhecia o procedimento decendirio ou assinao de dez dias, que foi introduzido pelas Ordenaes Filipinas e pela Consolidao das Leis do Processo Civil arts. 719 e seguintes, bem como pelo regulamento 737, que denotava um procedimento monitrio semelhante que foi introduzia ao Cdigo de Processo Civil, por fora da Lei n. 9.079 de 14 de julho de 1995 com vacatio legis de 60 dias.

O Cdigo de Processo Civil de 1939 aboliu a ao de assinao de dez dias, ou seja a ao que trazia em si um procedimento monitrio, vindo to somente a restaura-lo em 14 de julho de 1995, com o advento da lei supra mencionada. Note-se que nesses mais de 50 anos, ficou a parte reservada aos procedimentos previstos no Diploma Processual de 1939.

DA

AO

MONITRIA

Etimologicamente falando, segundo o Aurlio, a palavra monitria significa advertncia.

Mas j no "Vocabulrio Jurdico" DE PLCIDO E SILVA, Ed. Forense, 1987, p. 205, define a palavra monio como:

"Do latim monitio, de monere (advertir, avisar) na significao jurdica, e em uso antigo, era o aviso ou o convite para vir depor a respeito de fatos contidos na monitria. A monitria, assim era a carta de aviso ou intimao para depor. Na terminologia do Direito Cannico, a advertncia feita pela autoridade eclesistica a uma pessoa, para que cumpra certo dever ou no pratique um ato, afim de que evite a sano ou a penalidade a que est sujeita, pela omisso ou ao indicadas".

Ento, a Ao Monitria tem por escopo conferir a executoriedade a ttulos e documentos que no a possuem, bastando a pessoa que queira interpor a ao, o faa por meio de prova escrita e certeza da obrigao a cumprir, observando o que lei processual diz a respeito de sua propositura e processamento, salientando-se a obteno do mandado de pagamento ou entrega de coisa inaudita altera part. A ao monitria um expediente que visa eliminar, praticamente, o processo de conhecimento, permitindo ao credor substituir a comum ao de cobrana por um procedimento que atraia o devedor a preferir o pagamento do seu dbito morosidade e ao debate judicial. Tal procedimento no uma imposio, tendo em vista que o credor poder escolher entre a via injuntiva (mais clere e descomplicada) e

a de cognio ou de conhecimento (revestida h muito tempo do manto da morosidade) para se chegar ao objetivo final, que o processo de execuo, considerado por HUMBERTO HUMBERTO THEODORO JNIOR como sendo o meio de realizar de forma prtica a prestao a o que corresponde art. o direito do da parte. CPC:

Prescreve

1.102a

Art. 1102a. A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. A prova escrita, exigida pelo art. 1.102a do CPC, todo documento que, embora no prove, diretamente, o fato constitutivo, permite ao rgo judicirio deduzir, atravs de presuno, a existncia do direito alegado (RJ 238/67).

O entendimento de que o detentor de prova escrita sem eficcia de ttulo executivo poder intentar uma ao monitria para receber uma determinada soma em dinheiro, coisa fungvel ou determinado bem mvel, j categoricamente firmado entre os diversos Tribunais do nosso pas, seno vejamos:

PROCESSUAL CIVIL - AO MONITRIA - ADMISSIBILIDADE PRESSUPOSTOS OBRIGAES BILATERAIS CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIO - CAUSA DE PEDIR - INADIMPLEMENTO DA OBRIGAO DE PAGAR - CUMPRIMENTO DA CONTRAPRESTAO PROVA - Constitui pressuposto especfico de admissibilidade da ao monitria a existncia de prova escrita. Para que o documento injuncional sirva ao processamento da ao monitria preciso que dele se extraia a identificao do crdito alegado pelo autor, mas no

que se revista da executoriedade, tpica do ttulo executivo. O contrato bilateral de prestao de servios, acompanhado da prova do cumprimento da contraprestao do autor perfaz esta exigncia. , pois, ttulo hbil a viabilizar o ajuizamento da ao monitria. Recurso Especial no conhecido .

AO MONITRIA - CHEQUE QUE PERDEU A EFICCIA EXECUTIVA EM FACE DO TRANSCURSO DO PRAZO PRESCRICIONAL - PROVA ESCRITA - ADMISSIBILIDADE DA VIA ELEITA - hbil a ensejar a ao monitria o cheque que tenha perdido a natureza executiva em face do transcurso do prazo prescricional. Recurso no conhecido . PROCESSUAL CIVIL - AO MONITRIA - PRESSUPOSTOS - PROVA ESCRITA - CONTRIBUIO SINDICAL - CABIMENTO DA VIA ESPECIAL DA MONITRIA - No procedimento da monitria documental a prova escrita, sem eficcia de ttulo executivo, condio especial de admissibilidade da respectiva ao. Se o documento que aparelha a ao monitria, no emana do devedor, mas goza de valor probante, revelando o convencimento plausvel da obrigao, ttulo hbil a viabilizar o processamento da ao monitria. A guia de recolhimento da contribuio Sindical Rural, acompanhada do Demonstrativo da Constituio do Crdito por Imvel, porque atende a estas exigncias e exterioriza obrigao contida em Lei, prova escrita apta a ensejar a cobrana do valor total nela consubstanciando, pela via especial, do procedimento monitrio. Recurso especial no conhecido .

PROCESSUAL CIVIL - AO MONITRIA - CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO EXTRATOS BANCRIOS DOCUMENTAO SUFICIENTE A INSTRUIR A LIDE - EXTINO INDEVIDA - CPC, ARTS. 1.102A E 1.102B - I. O contrato de abertura de crdito rotativo, acompanhado dos respectivos extratos de movimentao financeira no perodo em que configurada a dvida, constitui documento

suficiente ao embasamento de ao monitria, nos termos dos arts. 1.102a e 1.102b da Lei Adjetiva Civil. II. Precedentes do STJ. III. Recurso conhecido e provido, para determinar o prosseguimento da ao indevidamente extinta na instncia ordinria .

O procedimento monitrio faz parte dos procedimentos especiais de jurisdio contenciosa, sendo caracterizado, portanto, como uma especial modalidade de procedimento de cognio superficial, com resqucios do processo de execuo .

O mandado inicial na ao monitria no de citao para que o ru venha contestar o pedido, mas para que venha solver a dvida demonstrada documentalmente pelo autor. Para incentivar o devedor a no discutir a pretenso do credor, a lei dispensa dos nus normais da sucumbncia, aquele que, citado, cumpra, no prazo que lhe foi assinado no mandado, a prestao reclamada na inicial.

Quando a petio inicial apresentada estiver devidamente instruda, o juiz deferir mandado para que no prazo de 15 (quinze) dias o ru efetue o pagamento da quantia pedida na inicial, ou entregue a coisa (art. 1.102b CPC). Caso o ru cumpra de pronto o mandado, ficar isento de custas processuais e honorrios advocatcios (art. 1102c, 1 do CPC).

Por outro lado, se o ru entende que no est obrigado prestao reclamada pelo autor, poder produzir embargos, tambm dentro de 15 (quinze) dias, transformando o procedimento em contraditrio, com toda a amplitude da ao ordinria, independentemente de penhora ou depsito (art. 1.102c CPC, 1 parte). Os embargos podero ser interpostos independente de prvia segurana do juzo e sero processados nos prprios autos, pelo procedimento ordinrio (art. 1102c, 2 do CPC).

Se, porm, no pagar nem embargar, no referido prazo, no haver instruo nem sentena. A ao converter-se-, automaticamente, em execuo forada, expedindo-se o mandado de penhora ou de apreenso, conforme se trate de dvida de dinheiro ou de coisa (art. 1.102c CPC, 2 parte).

Assim, no se elimina propriamente o contraditrio do processo de conhecimento, mas transfere-se do autor para o ru a faculdade de instaur-lo. Se este no o suscita, pelos embargos, tudo ser resolvido pelas vias executivas, sem necessidade de prvio acertamento. O que se obtm, portanto, um facilitamento do acesso do credor execuo, o que, sem dvida, , modernamente, um constante anseio da teoria da instrumentalidade e da efetividade, como a maior preocupao da doutrina do processo. 3 DO PROCEDIMENTO DA AO MONITRIA

Para algum com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo ou algum documento com certeza e liquidez da obrigao, pudesse obter de plano um mandado de pagamento ou de entrega de coisa, no prazo de 15 (quinze) dias (arts. 1.102a e 1.102b) a petio inicial deve estar instruda. Caso no esteja, ou no preencha os requisitos do art. 282, ou por ventura haja algum defeito ou irregularidade capaz de dificultar o julgamento do mrito, o juiz determinar que o autor a emende ou a complete, no prazo de 10 (dez) dias (art. 284), caso em que se no fizer, o juiz indeferir a petio inicial com base no artigo 295 do Cdigo de Processo Civil, e julgar extinto o processo sem julgamento do mrito (art. 267, I). Acontecendo, o recurso cabvel da sentena que julgar o processo

extinto sem o julgamento do mrito, ser apelao, prescrito no artigo 513 e seguintes do CPC.

Diz a doutrina que o ajuizamento de ao monitria proposta por credor com base em ttulo executivo extrajudicial, ensejar em inpcia da petio inicial, por ser um pedido juridicamente impossvel, alm de ferir os propsitos da ao (Parg. nico do art, 295, III do CPC). Deferida a ordem de pagamento, o ru tem duas opes, pagar ou oferecer embargos, caso em que se satisfizer a obrigao, o processo deve ser extinto.

No prazo do art. 1.102b, o ru poder oferecer embargos, que suspendero a eficcia do mandado inicial. Se os embargos no forem opostos, constituir-se- de pleno direito, o ttulo executivo judicial, convertendo-se o mandado inicial, em mandado executivo, e prosseguindo-se como execuo para entrega de coisa ou execuo de quantia certa contra devedor solvente (art. 1.102c).

Oferecendo embargos e suspendendo o mandado inicial, o ru discutir a liquidez e a certeza da obrigao do ttulo, isentando-se o ru de segurar o juzo, estando nesta altura do processo os embargos j correndo em processo ordinrio ( 2 do art. 1.102c) apensado ao processo da ao monitria.

Rejeitados os embargos, constituir-se- de pleno direito, o mandado de pagamento (ou de entrega de coisa) em ttulo executivo judicial, intimando-se o devedor e prosseguindo-se na forma prevista no Livro II, Ttulo II, Captulo II e IV ( 3 do art. 1.102c).

Entendimento h, que rejeitados os embargos, seria como se os

mesmos no tivessem sido opostos, diferenciando-se neste caso da intimao do devedor a responder no processo de execuo j existindo um ttulo executivo judicial, do mandado de pagamento do art. 1.102b que tambm uma intimao, ainda no convertida em ttulo executivo judicial.

Feito todo o procedimento, o juiz ao publicar a sentena de mrito, cumpre e acaba ofcio jurisdicional, caso em que poder altera-la por meio de embargos de declarao ou para lhe corrigir, de ofcio ou a requerimento da parte inexatides materiais, ou lhe retificar erros de clculo (art. 463, I e II do CPC). 4 DO CABIMENTO DA AO MONITRIA

Como falar de Cabimento da Ao Monitria, sem antes analisar rapidamente onde e por quem pode ser proposta. 4.1 FORO COMPETENTE

Escrita no artigo 94 do Cdigo de Processo Civil, a prpria norma diz que a ao fundada em direito pessoal e a ao fundada em direito real sobre bens mveis, sero propostas, em regra, no foro do domiclio do ru, mas nada impede que a ao seja ajuizada em outro foro estabelecido pelas partes (art. 111 do CPC). Quanto as excees, podero ser argidas a exceo de incompetncia, que na sua forma relativa no poder ser declarada de ofcio, de harmonia com a Smula liquidez 33 da do STJ. Sua forma de argio ento, ser no de oferecimento dos embargos, onde o ru alm de discutir a certeza e obrigao, tambm poder colocar no mbito julgamento do juiz a incompetncia. J na sua forma absoluta, no h que se preocupar o ru com sua argio, pois a lei processual clara onde fala que a incompetncia absoluta poder ser alm de

declarada de ofcio pelo juiz, alegada em qualquer tempo e grau de jurisdio (art. 113 do CPC). 4.2 DA LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA

Quanto a legitimidade ativa, no h muito o que discorrer, pois toda pessoa que se achar no exerccio dos seus direitos tem capacidade para estar em juzo (art. 7 do CPC), salientando que os incapazes e a Administrao Pblica s podero figurar no plo ativo da ao, j que a pessoa absolutamente incapaz no poder contratar (art. 145, I do Cdigo Civil), e a Administrao Pblica, segundo entendem diversos autores, entre eles o renomado Humberto Theodoro Jnior, "seria invivel sua figurao no plo passivo, pois tem garantia de duplo grau de jurisdio obrigatrio em qualquer sentena que lhe seja adversa (art. 475 do CPC), alm da revelia no produzir os efeitos de confisso ficta que produz para os demais demandados" . Como o procedimento monitrio visa por fim obter um ttulo judicial para o recebimento de determinada obrigao, no caberia a Administrao Pblica precatrio sem prvia sentena. Sendo assim, o procedimento monitrio de nada se aproveitaria como menciona o louvvel Segundo Ao a Humberto mesma Theodoro matria, decidiu o Jnior o poder TJSP pblico . : -

monitria

Propositura

contra

Inadimissibilidade - Fazenda Pblica que goza do direito execuo especial, ante a subsino do pagamento ao precatrio previsto no art. 100 da CF - Extino do processo, sem julgamento do mrito a teor do art. 267, VI do CPC.

Tratando-se de Legitimidade Ativa para Ao Monitria, temos que tanto a pessoa jurdica de direito pblico ou privado, quanto a pessoa

fsica so legitimadas para propor ao monitria, observado o dito acima. Legitimado passivo na ao monitria, aquele que na relao obrigacional, figure como devedor de coisa fungvel, determinado bem mvel ou pagamento de soma em dinheiro. Como vimos, a Administrao Pblica no pode figurar no plo passivo, mas podem figurar neste plo o autor de crdito decorrente de obrigao solidria, e em tela, entende a melhor doutrina sobre o assunto que a ao torna-se manejvel contra todos os devedores ou contra cada um deles isoladamente, visto que litisconsrcio no in casu necessrio. Propondo a demanda em face de todos os devedores, e se apenas um ou alguns deles se manifestar quanto ao oferecimento dos embargos, a deciso passa a valer como ttulo judicial para os inertes. 4.3 CASOS DE CABIMENTO

Como dito, para o ajuizamento da ao monitria, deve-se observar quanto a certeza da obrigao, e a liquidez do ttulo em questo para sua propositura.

Como so inmeros os casos de cabimento da ao monitria quanto aos diversos tipos de documentos e ttulos, falaremos sucintamente sobre os mais comuns deles e para embasarmos nossas colocaes, extramos nossas opinies das melhores doutrinas, acrdos e jurisprudncias. Alis, importante frisar neste tpico de "Casos de Cabimento", o constado na ementa de julgado da 8 Cmara do 1 Tribunal de Alada Civil de So Paulo, onde foi relator o Juiz Jos Araldo da Costa Telles, quanto a escolha do procedimento a ser usado pelo credo de

ttulo no executivo que: "ao credor que no possui ttulo executivo facultado o uso da ao monitria; porm, nada o impede que se utilize da ao de cobrana para a satisfao de seu crdito, sendo injustificvel a exigncia de adaptao ao rito (...)", ou seja, segundo entendimento no pode em ao monitria ou de cobrana, exigir o procedimento contrrio ao proposto pelo credor, contanto haja no documento os requisitos comuns para a propositura da ao no procedimento ordinrio ou da ao monitria.

Em discusso sobre os documentos abaixo, vamos mencionar por vezes o artigo 585 do Cdigo de Processo Civil, por tratar o mesmo das espcies de ttulos executivos extrajudiciais. Vale salientar que esses ttulos que menciona o artigo, no so hbeis para a propositura de ao monitria, pois entraria em conflitos com os princpios da prpria ao. Portanto, chegamos a concluso de que quando o ttulo no estiver elencado no artigo 585 e nem expresso em lei, admitir o ajuizamento da monitria com base em prova escrita, de consonncia com o artigo 1.102a do CPC.

Abaixo, alguns dos documentos de nosso dia-a-dia hbeis ou no para o incio da demanda. 5 DOCUMENTO DE TRANSAO E DOCUMENTO PARTICULAR

O documento de transao, que no estiver referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores, hbil para a propositura da demanda, uma vez que no est constituindo ttulo executivo extrajudicial, como reza o artigo 585, Nesse II sentido, do tem Cdigo entendido de os Processo nossos Civil. Tribunais:

EMBARGOS DO DEVEDOR - COBRANA COM BASE EM CONTRATO PARTICULAR SEM TESTEMUNHAS INEXISTNCIA DE TTULO EXECUTIVO - Consoante o disposto no art. 585, II do CPC, o documento particular para ter fora executiva exige que dele constem duas testemunhas. Se, no caso, o documento no contem assinatura de testemunha, no se caracteriza como ttulo executivo extrajudicial. Por outro lado, letra de cmbio emitida e aceita por procurador vinculado ao mutante nula, conforme Smula 60 do STJ .

J o documento particular assinado pelo devedor e por duas testemunhas no possvel sua propositura em ao monitria, por se tratar de ttulo executivo extrajudicial, de acordo com os ditames do artigo supramencionado. 6 LETRA DE CMBIO, NOTA PROMISSRIA, DUPLICATA, E O CHEQUE Tm-se que a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque, perdem seu carter de ttulos executivos extrajudiciais, se por algum defeito em sua emisso ou qualquer outro que venha a resultar a perda de um de seus requisitos essenciais, ser hbil portanto para a propositura da ao monitria. No caso da Letra de Cmbio sem aceite por exemplo, perde sua caracterstica executria, sendo cabvel ajuizamento da ao.

Em se tratando de nota promissria, poderia falar na mesma sem data de emisso. Mas e quanto a nota promissria que tem seu prazo de prescrio de trs anos a partir do vencimento esgotado? Sobre este assunto, assim tem entendido o Tribunal de Justia do Rio de Janeiro:

AO MONITRIA - NOTA PROMISSRIA - PRESCRIO - DVIDA PROVA - Civil. Promissria prescrita. Cobrana. Possibilidade. 1. A ao monitria tem por finalidade precpua favorecer o credor, munido de prova que assegure relativa certeza de seu direito, mas privado de ttulo executivo extrajudicial. 2. A nota promissria prescrita perde a condio de ttulo executivo extrajudicial, mas serve como "prova escrita" de dvida para embasar ao monitria. 3. Recurso a que se nega provimento. (CLG)

A situao das duplicatas protestadas, decidida pelo Tribunal de Alada de Minas Gerais:

AO MONITRIA - PROVA ESCRITA - REQUISITO ESSENCIAL PROCEDIMENTO DUPLICATA SEM ACEITE ASSINATURA PROTESTO DE TTULOS - O documento escrito requerido para o procedimento monitrio no necessariamente aquele do qual consta a assinatura do devedor, bastando que dele se extraia o convencimento da existncia da dvida, independentemente da formalizao do ttulo. Duplicatas protestadas por no devoluo dos originais, falta de aceite ou de pagamento, presentes as notas fiscais ou faturas que as originaram, levam ao convencimento da existncia da dvida, no tendo a eficcia de ttulos executivos, sendo, portanto, hbeis a instruir o procedimento monitrio .

J mencionado anteriormente, os requisitos essenciais devem estar presentes nos ttulos executivos extrajudiciais; no cheque, a situao a mesma, porm ocorre que s vezes o credor cai na inrcia e perde o prazo de ajuizamento da ao em decorrncia do que diz a Lei Uniforme sobre o tempo de prescrio do cheque, que de 07 (sete) meses contados da emisso, desde que pagvel na mesma praa, ou 08 (oito) meses, quando for de outra praa. Contudo, nos dizeres do Desembargador Salles de Toledo, em julgamento na 1

Cmara do 1 Tribunal de Alada Civil de So Paulo, no julgamento da Apelao n. 589.009-3: "perde-se o ttulo executivo extrajudicial. No se perde da contudo o ttulo de crdito", concluindo-se a possibilidade monitria. 7 HONORRIOS DE ADVOGADO demanda contra o devedor atravs da ao

O artigo 585 do Cdigo de Processo Civil e seu inciso VII, diz que so ttulos executivos extrajudiciais, todos os demais ttulos, a que, por disposio expressa, a lei atribuir fora executiva. Menciona o referido artigo a respeito de lei que atribua fora executiva a determinado ttulo, visto que a lei 8.906/94 em seu artigo 24, que a deciso judicial que fixar ou arbitrar honorrios advocatcios e o contrato escrito que os estipular so ttulos executivos e ainda mais, constituem crdito privilegiado na falncia, concordata, concurso de credores, insolvncia civil e liquidao extrajudicial. Pode ocorrer tambm, do advogado cair em inrcia e perder o prazo de 05(cinco) anos estipulados no artigo 25 e incisos da referida lei para ao de cobrana, perdendo esse prazo, e parafraseando o Ilustre Desembargador mencionado, perde-se o ttulo executivo extrajudicial e no o ttulo de crdito, hiptese em que ter que ser ajuizada a demanda para o devido recebimento, no se fazendo exigvel o determinado procedimento para ressarcimento da obrigao (ao de cobrana ou monitria) . 8 REQUISITOS DA AO MONITRIA

O procedimento monitrio, para a concesso da ordem liminar de pagamento de soma em dinheiro ou de entrega de coisa mvel determinada, impe ao demandante, conforme preceitua o art. 1.102a do CPC, a exibio de prova escrita (qualquer prova escrita de obrigao de pagamento em dinheiro ou entrega de coisa fungvel ou

determinado

bem

mvel)

pr-constituda:

Art. 1.102a. A ao monitria compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficcia de ttulo executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungvel ou de determinado bem mvel. Prova escrita pr-constituda aquela confeccionada anteriormente ao nascimento de um direito ou obrigao e tem a finalidade de demonstrar a existncia do fato que se pretende provar.

Essa prova escrita apesar de no possuir a eficcia de ttulo executivo, permite a identificao de um crdito, gozando de valor probante, sendo merecedor de f, quanto sua autenticidade e eficcia probatria. Na hiptese da existncia de ttulo, obviamente, o que se teria execuo, faltando interesse processual para o provimento monitrio.

A apresentao de prova escrita pr-constituda necessria porque o sistema brasileiro adotou a forma do procedimento monitrio documental, que exige que a petio inicial seja instruda com prova incontestvel do crdito, que por si s forme uma convico direta. AO MONITRIA - PROVA ESCRITA - ASSINATURA DO DEVEDOR BOLETA BANCRIA - MENSALIDADE ESCOLAR - ESTABELECIMENTO DE ENSINO - A ao monitria possui como requisito essencial documento escrito. Se este, apesar de no ter a eficcia de ttulo executivo, permite a identificao de um crdito, gozando de valor probante, sendo merecedor de f quanto a sua autenticidade e eficcia probatria, possibilita o procedimento monitrio. Embora o documento escrito mais comum do ttulo monitrio seja o que vem assinado pelo prprio devedor, a restrio daquele procedimento a

esse caso no traduziria em toda a extenso o alcance da referida prova. Pode a lei, ou o prprio contrato, fazer presumir que certas formas escritas, embora no contenham assinatura do devedor, revelem certeza e liquidez da obrigao. A boleta bancria, expedida em favor de estabelecimento de ensino, relativa a cobrana de mensalidades, acompanhada da prova do contrato de prestao de servio, enquadra-se no conceito de prova escrita do art. 1102a do CPC .

Qualquer outro tipo de prova que no seja escrita, no servir para o ajuizamento da ao monitria. No necessariamente o instrumento do negcio jurdico. Podemos citar, entre outras: o documento assinado pelo devedor, mas sem testemunhas; os ttulos cambirios aps o prazo de prescrio; a duplicata no aceita antes do protesto ou a declarao de venda de um veculo, por exemplo.

O usucapio a aquisio da propriedade ou da servido predial decorrente da posse mansa e pacfica pelo prazo legal. A ao de procedimento especial de usucapio, descrita nos artigos 941 a 945 do CPC, tem por finalidade a declarao da propriedade ou da servido predial daquele que preenche os requisitos legais de posse, tempo e outros. O objeto da ao a declarao da propriedade de terras particulares. As terras pblicas no podem ser adquiridas por usucapio. A aquisio da propriedade por usucapio de natureza originria e pode ser tambm, alegada em defesa. Por conseguinte, uma ao de conhecimento, de jurisdio contenciosa, classificada como procedimento especial, com particularidades que a diferenciam do procedimento ordinrio. Aplica-se o presente procedimento para a busca do reconhecimento (ou a declarao) da aquisio do domnio de imvel ou da servido predial, por fora de usucapio ordinria, prevista no Cdigo Civil, no artigo 1.242 (a posse contnua e incontestada, com justo ttulo e boa-f, pelo perodo de dez anos) ou a usucapio extraordinria, esta prevista no cdigo civilista, no artigo 1.238 (posse sem interrupo ou oposio, independentemente de ttulo e boa-f, por quinze anos).

Trata-se de um procedimento que a doutrina chama de procedimento edital, em que predomina a citao de terceiros interessados por edital e no qual a formalidade dessa citao solenidade essencial sua validade. A legitimidade ativa para a propositura da ao pertence do possuidor do imvel (no necessariamente o atual). Se o autor da ao for casado, sua esposa dever figurar junto a ele no plo ativo da ao ou prestar-lhe o consentimento, por caracterizar a posse direito real. Para os que entendem que a posse direito pessoal e no real, seria dispensvel a outorga do consentimento do cnjuge ou companheiro nas aes possessrias. No entanto, como a ao de usucapio de terras particulares objetiva um ttulo e o registro do imvel no nome do possuidor, oponvel erga omnes, restam configurada a necessidade, no caso de composse. A composse ocorre quando duas ou mais pessoas exercem posse ao mesmo tempo sobre a mesma coisa. composse pro indiviso. Ou ambos fazem parte do plo ativo ou uma tem autorizao da outra. Se no houver composse pelos cnjuges ou companheiros, bastar um deles. No plo passivo, se o ru casado, devem figurar ambos os cnjuges. Como produz efeitos erga omnes, toda a coletividade, a princpio, tem capacidade de figurar no plo passivo, desde que demonstre interesse, justificadamente. So litisconsortes passivos necessrios os rus certos: o proprietrio, registrado na matrcula do imvel, e os confrontantes. Os rus incertos e eventuais interessados sero citados por edital. A ao de usucapio ser proposta no foro onde est situado o imvel. Se existir juzo especializado na Comarca, perante ele ser processada (Vara de Registros Pblicos). Caso a Unio ingresse justificadamente no feito, a competncia para process-lo e julg-lo ser da Justia Federal. Nas Comarcas que possuam varas especializadas da Fazenda, municipal ou estadual, como o caso da Comarca de So Paulo e de So Bernardo do Campo, cabe a elas o processamento e julgamento da ao de usucapio, sempre que ingressem no feito, justificadamente, a Fazenda Municipal ou a Estadual O autor, expondo na petio inicial o fundamento do pedido e juntando planta do imvel, requerer a citao daquele em cujo nome esteja transcrito o imvel usucapiendo e por edital, dos rus em lugar incerto e dos eventuais interessados, observados os prazos da citao por edital. O prazo para contestao o ordinrio, de 15 dias, bem como os demais termos do procedimento. Havendo contestao, o perdedor arcar com os nus da sucumbncia. No havendo, o autor arca com todas as despesas processuais. Intervm obrigatoriamente em todos os atos do processo o Ministrio Pblico. Em razo da segurana das relaes jurdicas, tendo em vista a natureza de exceo s formas de

aquisio da propriedade que caracteriza a usucapio, tem-se por necessria a interveno do rgo ministerial. A sentena que julgar procedente a ao transitada em julgado ser transcrita mediante mandado, no registro de imveis, satisfeitas as obrigaes fiscais, conforme descrito no artigo 945 do CPC. Da sentena declaratria cabe apelao, nos efeitos suspensivo e devolutivo. Se julgado improcedente o pedido, a sentena transitar em julgado, impedindo nova discusso a respeito da demanda decidida. No entanto, se surgir causa nova a ensejar a declarao do domnio, nada impede que o possuidor promova nova ao de usucapio, reivindicando o domnio sobre o mesmo imvel. o caso, por exemplo, de o autor no ter demonstrado que se encontra na posse do imvel, na primeira lide. Se julgada improcedente e aps, completar ele os requisitos legais para a obteno do ttulo, pode, novamente, pleitear em juzo a declarao.

S-ar putea să vă placă și