Sunteți pe pagina 1din 47

1

ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA INSTITUTO ECUMNICO DE PS-GRADUO EM TEOLOGIA ESPECIALIZAO EM ACONSELHAMENTO E PSICOLOGIA PASTORAL

DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO

Trabalho apresentado ao INSTITUTO ECUMNICO DE PS-GRADUAO EM TEOLOGIA em cumprimento parcial das exigncias para a obteno do grau de Especializao em Aconselhamento e Psicologia Pastoral

por

Edson Elmar Mller

Setembro, 2007.

SUMRIO

SUMRIO ................................................................................................................ 02 INTRODUO ......................................................................................................... 03 1. ALGUNS CONCEITOS SOBRE ALCOOLISMO ................................................. 05 1.1 - O que o lcool? ........................................................................................ 09 1.2 - Origem do lcool . ....................................................................................... 10 1.3 - Padres de consumo de lcool na populao brasileira ............................ 12 2. DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO NA VIDA PESSOAL, FAMILIAR E SOCIAL ................................................................................................................ 2.1 - Danos causados pelo alcoolismo na vida pessoal - reaes no organismo 2.1.1 - Prejuzos orgnicos do alcoolismo ..................................................... 20 2.1.2 - Prejuzos psquicos do alcoolismo .................................................... 21 2.2 - Danos causados pelo alcoolismo na vida familiar ........................................ 22 2.2.1 - Relacionamento familiar ..................................................................... 22 2.2.2 - Danos em filhos de alcoolistas ........................................................... 25 2.2.3 - Danos causados pelo lcool na adolescncia .................................... 27 2.2.4 - Violncia relacionada ao lcool .......................................................... 30 2.2.5 - Violncia domstica ............................................................................ 31 2.3. Danos causados pelo alcoolismo na sociedade ............................................ 32 3. PROPOSTAS PARA A REDUO DE DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO ..................................................................... 37 CONCLUSO ..................................................................................................... ... 42 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................ 46 19

INTRODUO

Neste trabalho abordaremos um tema envolvendo um costume que todos aceitam com naturalidade, e que apoiado por um constante bombardeio de mensagens publicitrias. Referimo-nos ao consumo de bebidas alcolicas.

Atravs dos sculos, a humanidade vem celebrando a vida, brindando ao amor, a alegria e o xito, com um copo na mo.

Mas o lcool tem o poder de arruinar silenciosamente e sem misericrdia a vida de homens, mulheres, jovens e at crianas. Por tudo isso, um dos problemas mais graves de sade pblica em nosso pas, o alcoolismo.

O trabalho que segue, trata do alcoolismo, uma dependncia causada pelo consumo exagerado de lcool, que age na pessoa, trazendo resultados nem sempre desejveis.

O alcoolismo no atinge unicamente as pessoas dependentes do lcool, mas tem tambm repercusses na famlia, no seu conjunto, nas relaes profissionais e privadas, assim como na sociedade em geral.

4 Para nos aprofundarmos um pouco mais no tema alcoolismo, propomos o trabalho que segue e que ser desenvolvido em trs captulos.

O primeiro captulo tratar de conceitos e algumas informaes sobre o alcoolismo, a idia apresentar algumas informaes gerais sobre o lcool e o alcoolismo.

O segundo captulo tratar ento especificamente dos danos causados pelo alcoolismo na vida pessoal, familiar e na sociedade como um todo. Onde procuraremos mostrar os graves danos causados pelo consumo de lcool.

No terceiro captulo procuraremos apresentar algumas propostas que esto sendo feitas pelo prprio governo federal em relao aos danos causados pelo lcool, e tambm o que pode ser feito a nvel de Igreja crist e pessoalmente tambm.

O trabalho ser elaborado atravs de pesquisas bibliogrficas referentes ao tema proposto. Ser muito utilizado material extrado na internet sobre pesquisas e dados estatsticos referentes a questo do alcoolismo.

1. ALGUNS CONCEITOS SOBRE ALCOOLISMO

O lcool, a pior de todas as drogas, abre as portas a tragdias familiares e sociais". Annimo

Alcoolismo uma doena de natureza complexa, na qual o lcool atua como fator determinante sobre causas psicossomticas preexistente no indivduo, e para cujo tratamento preciso recorrer a processos profilticos de grande amplitude.

Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o lcool tambm considerado uma droga psicotrpica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudana no comportamento de quem o consome, alm de ter potencial para desenvolver dependncia.

O lcool uma das poucas drogas psicotrpicas que tem seu consumo admitido e at incentivado pela sociedade. Nos meios de comunicao de massa, especialmente a televiso, o lcool endeusado. A veiculao de propagandas de bebidas alcolicas no tem limite. Em todos os horrios, as casas so bombardeadas pelas inseres de cervejas e outros produtos que, praticamente, obrigam o espectador - mesmo que nunca tenha tido acesso a um copo na vida a consumir. Engraadinhas e bem-humoradas, protagonizadas por belas mulheres e personagens caricatos da vida nacional, as propagandas atraem crianas e adolescentes e os familiarizam, desde cedo, ao gosto pela bebida. Como resultado,

6 formamos uma legio de alcoolistas. Aquele sujeito que no bebe excludo do grupo, discriminado. A moda beber... e matar... e morrer... e ferir... e chorar...

As autoridades e a sociedade do muito pouca ateno s tragdias provocadas, diariamente, pelo lcool. Insistem no combate ao trfico de entorpecentes ilegais, mas esquecem que o perigo est, mesmo, na esquina de casa, no bar mais prximo... no enxergam que o grande risco mora nas festas juvenis dominadas pela bebedeira, em que o importante, o bacana, o barato sair arrastando-se (ou arrastado) de bbado. Esse um dos motivos pelo qual ele encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas.

Apesar de sua ampla aceitao social, o consumo de bebidas alcolicas, quando excessivo, passa a ser um problema. Alm dos inmeros acidentes de trnsito e da violncia associada a episdios de embriaguez, o consumo de lcool a longo prazo, dependendo da dose, freqncia e circunstncias, pode provocar um quadro de dependncia conhecido como alcoolismo. Desta forma, o consumo inadequado do lcool um importante problema de sade pblica, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando altos custos para sociedade e envolvendo questes mdicas, psicolgicas, profissionais e familiares.

Segundo Krger o alcoolismo no um simples problema de cifras, nmeros, percentagens ou quantidade de pessoas. um profundo problema humano, familiar, social e espiritual. Implica a destruio das pessoas afetadas, todas elas criaturas de Deus, feitas sua imagem e semelhana. Por isso ningum e menos ainda o membro de uma igreja - poder dizer: Esse problema no me

7 afeta, pois no sou alcoolista nem tenho membros da famlia que so alcoolistas. Eles que se virem1.

Gierus afirma que a medicina considera o alcoolismo uma doena progressiva que sempre provoca morte prematura. A enfermidade muito complexa, pois afeta no somente organismo, mas tambm a mente da pessoa alcoolista quer dizer, toda sua personalidade2.

Alcoolistas so bebedores excessivos, cuja dependncia do lcool chega a ponto de acarretar-lhes perturbaes mentais evidentes, manifestaes afetando a sade fsica e mental, suas reaes individuais, seu comportamento scioeconmico e suas relaes familiares 3.

Ainda segundo Krger,


O alcoolismo pertence s adies. Uma adio a necessidade imperiosa de consumir regularmente alguma substncia, ou seja, no ter condies de moderar o consumo e, menos ainda, de abandon-lo totalmente. Toda adio inclui uma multiplicidade de fatores. ... Na verdade, as adies no apenas causam doenas, mas so doenas de fato. Para muitas delas, h possibilidades de recuperao, e quase todas podem ser previnidas4.

Alcoolismo qualquer uso de bebidas alcolicas que ocasionam prejuzo ao indivduo, a sociedade ou a ambos. Portanto podemos definir alcoolismo, como sendo uma dependncia orgnica e emocional do lcool que causada pela ingesto mais ou menos prolongada de bebidas alcolicas, que se manifesta num desejo ou compulso pelo consumo de bebida alcoolica5.

1 2

KRGER, Ren. Voltar do abismo: uma abordagem pastoral do alcoolismo. p. 8-9 GIERUS, Friedrich. Enfrentando o alcoolismo. p. 8. 3 GIERUS, Friedrich. Enfrentando o alcoolismo. p. 8. 4 KRGER, Ren. Voltar do abismo: uma abordagem pastoral do alcoolismo. p. 9 5 Ibidem. p. 10.

8 Krger diz,

A dependncia da bebida tanta que a pessoa alcoolista, aps beber o primeiro copo, costuma no parar at chegar ao estado de embriaguez. Ou seja, perde o controle sobre a quantidade que bebe; ingere maior quantidade do que o "normal" (por exemplo, o copo que algum bebe junto com o almoo ou numa festa). Ambas as caracterizaes a dependncia e a falta de controle depois de comear a beber 6 constituem os sinais principais e inconfundveis do alcoolismo .

Alm da dependncia, o lcool fator inequvoco de criminalidade. Ignorando as leis e as recomendaes feitas pelos meios de comunicao, so muitas as pessoas que assumem a direo de veculos automotores embriagadas, provocando acidentes, no raro, muito graves. H os que ficam agressivos sob efeito de bebidas alcolicas e as conseqncias so percebidas nas Delegacias de Polcia: mulheres espancadas por seus companheiros, brigas em bares, leses corporais graves, homicdios. Tudo provocado por bebidas alcolicas, vendidas sem nenhum controle.

De acordo com o II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrpicas no Brasil de 2005, realizado pelo CEBRID/UNIFESP, 12,3% das pessoas com idades entre 12 e 65 anos apresentam risco para a dependncia do lcool e cerca de 75% j beberam alguma vez na vida. Os dados tambm indicam o consumo de lcool em faixas etrias cada vez mais precoces.

Alm disso, grande parte dos acidentes de trnsito com vtimas est associado ao uso de bebidas alcolicas pelo condutor do veculo ou pelo pedestre vtima de atropelamento. Uma pesquisa do ano passado, realizada pela Associao Brasileira de Medicina do Trafego (ABRAMET) em quatro grandes capitais
6

Ibidem. p. 10.

9 brasileiras (Curitiba, Braslia, Salvador e Recife) aponta que 61% dos acidentados haviam ingerido bebida alcolica antes do acidente. A pesquisa tambm revelou que o jovem sempre a maior vtima.

Os gastos pblicos do Sistema nico de Sade (SUS), com tratamento de dependentes de lcool e outras drogas em unidades extra-hospitalares, como os Centros de Ateno Psicossocial - lcool e Drogas (CAPS-ad), somaram, entre 2002 e junho de 2006, R$ 36.887.442,95. Alm disso, outros R$ 4.317.251,59 foram gastos em procedimentos hospitalares de internaes relacionadas ao uso de lcool e outras drogas no mesmo perodo. Vale salientar que esses valores incluem apenas os custos com o tratamento hospitalar e extra-hospitalar para o uso ou dependncia de lcool e outras drogas, estando excludas, portanto, as doenas e agravos sade decorrentes do consumo e dependncia destas substncias. Estudos internacionais estimam em 6% do PIB os custos sociais, diretos e indiretos, do uso nocivo de bebidas alcolicas7.

1.1 O QUE O LCOOL?

O lcool uma substncia lcita, obtido a partir fermentao ou destilao da glicose presente em cereais, razes e frutas. O lcool est presente em quase todas as culturas e participa plenamente do cotidiano da humanidade. tambm a substncia que mais causa danos sade, causa dependncia e possui um quadro de abstinncia que pode levar ao bito, se no tratada.

SILVA, Ruben. Governo lana Poltica Nacional sobre Bebidas Alcolicas. http://www.saude.gov.br em

23/05/07.

10 Ele se encontra em vrias substncias. Apresenta-se como combustvel, lcool hospitalar e lcool ingervel (etanol), o qual ser abordado neste trabalho.

Apesar de seu livre e generalizado uso, o lcool ingervel o mais degradante de todos os txicos, sendo capaz de reduzir o homem a uma condio inferior a das criaturas irracionais, tornado suas atitudes inconscientes, pois uma substncia psicoativa, que produz alteraes no funcionamento do crebro, alterando o comportamento das pessoas.

O maior problema o fato de o lcool ser visto como bem vindo em qualquer lugar e ocasio, bem como o fato de que h muitas idias errneas a respeito de seu valor, pois traz conseqncias alarmantes, devendo preocupar a todos.

Na verdade o lcool uma droga, como outra qualquer, e que modifica o estado de nimo e altera o organismo de maneira cumulativa. O lcool ataca o crebro, o fgado, o corao, o estmago, o duodeno, o pncreas, os nervos, e a longo prazo, a maioria dos rgos e sistemas do corpo humano8.

1.2. ORIGEM DO LCOOL

A verdade que jamais saberemos exatamente como ocorreu descoberta do lcool. Certo que ele, bem como os problemas de seu uso inadequado so antigos conhecidos do Homem. Beber certamente um dos costumes mais antigos,

KRGER, Ren. Voltar do abismo: uma abordagem pastoral do alcoolismo. p. 11

11 que persiste a milhares de anos, apesar de que sempre se soube de seus perigos potenciais. Incontveis costumes vieram e se foram. Contudo, este permaneceu.

As primeiras informaes sobre o uso do lcool datam de 6000 a.C., e a sua difuso generalizada permite que conjeture-se a respeito e se formulem hipteses de por que o lcool a droga de eleio, qual outros psicotrpicos vm se sobrepor, mas no para substitu-lo. Em primeiro lugar deve ser considerado a grande disponibilidade do lcool, que sempre persistiu, sendo um produto de fermentao de acares, pode ser facilmente obtida em qualquer regio, enquanto que outros psicoativos sofrem limitaes devido a sua origem vegetal. A maior disponibilidade se traduz no seu baixo custo.

A cerveja e o vinho foram as primeiras bebidas alcolicas a serem consumidas, pois dependiam exclusivamente do processo de fermentao. Na idade mdia, as bebidas alcolicas comeam a ser utilizadas na sua forma destilada, surgindo ento o whisky, conhaque, run, cachaa, gim e vodka, as quais contm uma concentrao de lcool em 40% 50%, muito superior aos 4% da cerveja e dos 12% do vinho.

O incio da era dos destilados, causam uma revoluo na histria das bebidas alcolicas, j que dissipam as preocupaes mais rapidamente do que o vinho e a cerveja, assim como produzem alvio mais eficiente na dor, bem como a euforia mais prolongada. Entretanto, logo se percebeu que no s os efeitos positivos aumentam com os destilados, mas tambm os problemas relacionados ao

12 lcool, como a embriagues e o alcoolismo. Portanto, temos ai os dois lados da moeda.

1.3.

PADRES

DE

CONSUMO

DE

LCOOL

NA

POPULAO

BRASILEIRA9

A Secretaria Nacional Anti-drogas (SENAD) do Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica, em parceria com a Unidade de Pesquisa em lcool e Drogas (UNIAD), do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), realizou o I Levantamento Nacional sobre os Padres de Consumo de lcool na Populao Brasileira. O principal propsito consistiu no oferecimento do panorama nacional sobre os padres de consumo de bebidas alcolicas pelos brasileiros.

A Metodologia utilizada para este levantamento foram entrevistas. Realizaram-se 3007 entrevistas, 2346 com adultos de faixa etria superior a 18 anos e 661 entrevistas com adolescentes de 14 a 17 anos em 143 municpios brasileiros.

Os Resultados gerais obtidos por este levantamento foram os seguintes:

- 52% dos brasileiros beberam pelo menos uma vez no ltimo ano e os 48% restantes relataram estar abstinentes, de tal forma que no fizeram uso na vida e tampouco nos 12 meses anteriores entrevista.

http://cisa.org.br/UserFiles/cartilha_alcool.pdf, Acesso em 27/08/07.

13 - As mulheres apresentam maior prevalncia de abstinncia (59%) e os homens bebem mais frequentemente, ou seja, 39% dos homens bebem pelo menos 1 vez/semana, dos quais 11% bebem diariamente. A quantidade de bebida por ocasio de consumo tambm difere conforme o sexo, ou seja, enquanto a maioria das mulheres (68%) bebeu at 2 doses de lcool na ltima ocasio, 38% dos homens beberam 5 ou mais doses, dos quais 11% beberam 12 ou mais doses na ltima ocasio.

- Por faixa etria os entrevistados com idade superior a 60 anos so frequentemente abstmios (68%) e ao beberem fazem-no em pequenas

quantidades, sendo que a maioria (70%) bebeu at 2 doses na ltima ocasio de consumo. Em freqncia, cerca de 30% dos brasileiros, com idade at 44 anos, consumiram 5 ou mais doses de bebidas na ltima ocasio de consumo, sendo que, dentro dessa mesma faixa etria, cerca de 23% dos jovens beberam de forma freqente, ou seja, de 1 a 4 vezes/semana.

- Os dados tambm foram analisados por regies. O Sul a regio que apresentou maiores freqncias de consumo (36% dos entrevistados beberam pelo menos 1 vez/semana, dos quais 11% fazem-no diariamente). Porm, o consumo na Regio Sul o mais leve em termos de quantidade (66% da populao bebeu at 2 doses na ltima ocasio), sendo maior entre os entrevistados das regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

- Quando a questo classe socioeconmica verificou-se que as classes A, B e C so as de uso mais freqente, sendo que os ndices de abstinncia so

14 maiores para as classes D e E (de prevalncia entre 55 e 60%). Porm, dois teros dos entrevistados da classe socioeconmica A fizeram-no de forma leve, ou seja, at 2 doses, enquanto que 45% dos entrevistados da classe E beberam mais de 5 doses alcolicas na ltima ocasio, relatando um padro de beber mais pesado.

- Quanto aos tipos de bebida consumida, a cerveja e o chope so os mais consumidos (61% do total), sendo que o vinho e destilados ocupam,

respectivamente a segunda (25%) e terceira (12%) colocaes.

- J na questo da diferena entre os sexos por tipo de bebida, no h diferena para o uso de cerveja, mulheres bebem mais vinho que os homens, em contrapartida, os homens bebem mais destilados que as mulheres. No que concerne ao uso de destilados, feito preferentemente na forma de cachaa (66%) e prevalentemente nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste e por pessoas de baixa condio socioeconmica (31%).

A pesquisa tambm levantou dados sobre o padro de consumo entre os jovens brasileiros, e os resultados foram os seguintes10:

Verificou-se que entre os adolescentes, 66% so abstmios, 35% consomem bebidas alcolicas pelo menos uma vez/ano e 24% pelo menos uma vez/ms.

10

Ibidem.

15 Na questo ltima ocasio de consumo os homens beberam maiores quantidades, sendo que um tero deles relatou ter consumido de 5 a mais doses.

O padro binge de consumo (definido como o consumo de 4 ou 5 doses de lcool, respectivamente, entre mulheres e homens) mais prevalente entre os homens (21%) que mulheres (12%).

A cerveja a bebida mais consumida pelos adolescentes (52%), seguida do vinho (35%), destilados (7%) e bebidas do tipo ice (6%). Os homens apresentaram tendncia de beber mais destilados que mulheres.

O incio do uso de lcool na vida e do uso regular deram-se, respectivamente, para as idades de 13,9 e 14,6 anos. Em contraposio, entre os adultos, as idades para as respectivas variveis foram 15,3 e 17,3 anos.

Este levantamento tambm apresentou dados sobre o comportamento de beber de risco entre adultos, e verificou-se o seguinte11:

28% da populao brasileira, equivalente a 33,6 milhes de pessoas, j bebeu em binge pelo menos uma vez no ltimo ano, com prevalncia maior entre os homens (40% homens e 18% mulheres), porm, o uso em binge diminui com o avanar da idade;

11

Ibidem.

16 73% de todas as doses consumidas por aqueles que beberam em binge, no ltimo ano, foram feitas na forma de cerveja, seguida dos destilados (13%), vinho (12%) e bebidas ice (1%)

27% dos adultos que beberam em binge nos ltimos 12 meses beberam na balada ou no bar

45% dos brasileiros adultos que beberam, tiveram problemas relacionados ao lcool, mais prevalente entre homens (58% homens; 26% mulheres) e mais comuns na regio Centro-Oeste. Dentre os que relataram ter sofrido problemas relacionados ao lcool, problemas fsicos so os mais freqentes.

3% dos brasileiros relataram ter feito uso nocivo e 9% so dependentes de lcool, prevalncia quatro vezes maior entre os homens.

Um dos problemas mais graves que podemos verificar tambm neste levantamento a perigosa combinao bebida e direo, os dados so os seguintes12:

Dentre os indivduos que consumiram lcool nos ltimos 12 meses e dirigem (tem carteira de habilitao e costumam dirigir, n=1152, 599 homens e 553 mulheres), 53,5% dos homens e 86,4% das mulheres nunca beberam e dirigiram.

12

Ibidem

17 Dentre os adultos que dirigem alcoolizados (38,40% dos que bebem e dirigem), 17,6% nunca dirigiu e bebeu depois de beber 3 doses, 23,7% dirigiu 2 ou 3 vezes depois de beber 3 doses, 18,3% dirigiram quase todas as vezes depois de beber 3 doses de lcool.

43% dos indivduos beberam na balada e em festas antes de dirigir (depois de consumir 3 doses)

Os entrevistados neste levantamento demonstraram grande apoio s polticas pblicas sobre o lcool13.

A imensa maioria da populao geral adulta apia o aumento de programas preventivos ao uso do lcool em escolas (92%), programas de tratamento para o alcoolismo (91%) e campanhas governamentais de alerta sobre os riscos do lcool (86%).

Quanto aos programas de tratamento aos dependentes de lcool, 96% acha que deveriam ser gratuitos e obrigatrios em postos de sade, ambulatrios da rede pblica e Hospitais Gerais.

56% defende o aumento dos impostos sobre as bebidas alcolicas.

55% da populao defende o aumento da idade mnima de 18 anos para a venda de bebidas alcolicas.

13

Ibidem.

18 Para 89% dos entrevistados, os estabelecimentos no deveriam servir bebidas alcolicas para clientes que j estivessem bbados. As padarias, confeitarias e mercearias, na opinio de 74%, deveriam ser proibidas de vender bebidas alcolicas.

76% defende restrio do horrio de venda de bebidas alcolicas14.

14

http://cisa.org.br/UserFiles/cartilha_alcool.pdf, Acesso em 27/08/07

19

2. DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO NA VIDA PESSOAL, FAMILIAR E SOCIAL

J vimos acima que o uso de lcool pode prejudicar o indivduo em diversas esferas de sua vida social. O uso indevido de lcool est relacionado a inmeras conseqncias negativas tanto na vida do cnjuge daquele que bebe quanto na vida de seus filhos. Exemplos dessas complicaes na vida do filho so: Sndrome Fetal Alcolica, abuso infantil e impacto nas esferas social, psicolgica e econmica.

Como afirma Streck e Harpprecht, o alcoolismo contribui para o aumento da violncia domstica, da criminalidade, dos acidentes no trnsito, dos abusos sexuais e estupros15.

Neste capitulo, queremos apresentar alguns danos que so causados pelo alcoolismo tanto na vida pessoal como familiar, e na sociedade como um todo, no iremos abordar todos os danos causados pelo alcoolismo, mas alguns que no momento julgamos mais relevantes.

2.1. DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO NA VIDA PESSOAL REAES NO ORGANISMO

15

STRECK, Valburga Schmiedt; SCHNEIDER-HARPPRECHT, Christoph. Imagens da famlia: dinmica, conflitos e terapia do processo familiar, p. 131.

20 Abraham J. Twerski, diz que dificilmente h um tecido no corpo humano que no seja danificado pelo abuso de lcool16. Devemos, por isso, ter tambm em mente a parte fsica do alcoolista, pois no podemos ignorar o corpo da pessoa. Portanto vejamos alguns danos que so causados pelo alcoolismo na parte fsica do sujeito alcoolista.

2.1.1. PREJUZOS ORGNICOS DO ALCOOLISMO

O alcoolismo causa comprometimento do sistema nervoso, aparelho digestivo e cardiovascular17. Sistema nervoso: Causa tremores, polineurite (sensibilidade presso dos troncos nervosos, dores nas extremidades e outras). Aparelho digestivo: Falta de apetite, gastrite com vmitos matinais, cirrose heptica que pode levar o indivduo morte, degenerao ao cncer esofgico e gstrico e outros18. Aparelho cardiovascular: Insuficincia circulatria e a vasodilatao que faz com que a pele se torne mais vermelha do que o normal, insuficincia cardaca e aumento da presso arterial19 .

O lcool tambm altera o sono causando insnia e fazendo com que o indivduo sinta necessidade de beber a noite, alterando assim o ritmo sono-viglia favorecendo o aparecimento de ataques epilpticos.

16 17

TWERSKI, M.D., Abraham J. Como proceder com o alcolatra, p. 35 KRUSKE, Manfred. s um pouquinho. In: Vida e Sade. Casa Publicadora Brasileira, Ano 69, no 6, junho 2007, p.16. 18 TWERSKI, M.D., Abraham J. Como proceder com o alcolatra, p. 35. 19 Ibidem, p.16.

21 Em casos avanados causa impotncia sexual, onde os testculos se atrofiam, e diminuem a excreo hormonal. O atrofiamento e a leso heptica provocam queda dos pelos pubiano e axilares20.

2.1.2. PREJUZOS PSQUICOS DO ALCOOLISMO

A alterao mais evidente sua labilidade emocional, unida a uma acentuao efetiva de todas as vivncias causando falta de domnio emocional.

A susceptibilidade emotiva faz com que os alcolatras desconfiem de tudo e de todos, fazendo idias delirantes de cime e perseguio, como por exemplo, sem base real acreditam ter provas de infidelidade conjugal21. Em virtude da disposio emocional, muitos alcolatras so sugestionveis, o que faz com que as certas pessoas se aproveitem disso.

Compromete as funes intelectuais, a memria, a percepo e a crtica, que com o passar dos anos causa a decadncia do carter.

Eduardo Kalina, afirma que drogar-se como suicidar-se um ato psictico22. Para Griffth Edwards, a bebida alcolica causa muitos problemas mentais, que no podem ser ignorados a fim de evitar o agravamento do problema. Alm do que, o lcool uma droga lenitiva, que suaviza muitos tipos de desconforto mental23. E uma constatao final: O uso abusivo e a de dependncia do lcool so

20 21

Ibidem, p.17. EDWARDS, Griffth. O tratamento do alcoolismo. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 86. 22 KALINA, Eduardo. Viver sem drogas. p. 41. 23 EDWARDS, Griffth. op. cit. p. 105.

22 os transtornos psiquitricos mais prevalentes, sendo responsveis pela maioria das internaes psiquitricas.... O lcool age diretamente sobre o Sistema Nervoso Central24.

2.2. DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO NA VIDA FAMILIAR

2.2.1. RELACIONAMENTO FAMILIAR

A famlia continua sendo de fundamental importncia na vida de cada ser humano, e esta sofre muitas conseqncias com a alcoolizao de um de seus membros. A falta de amor, principalmente se for precoce, pode levar ou gerar a adico s drogas, segundo Eduardo Kalina25.

O comportamento, a conduta, as atitudes de um indivduo dentro da famlia, e do ambiente familiar, est relacionada com a dos demais membros desta famlia. E quando ocorre uma mudana de comportamento de um dos membros isto provoca mudanas nos demais membros.

Quando uma ou mais pessoas de um grupo familiar usam lcool, estabelece-se, inegavelmente, uma tenso intensa com elevado limiar de ansiedade, provocando o incio de desorganizao familiar. Pois, o alcoolismo dificilmente afetar somente um membro da famlia, normalmente todos sero afetados. Griffth

24

RAMOS, Srgio de Paula; BERTOLOTE, Jos Manuel et al. Alcoolismo hoje. 3 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997, p. 111. 25 KALINA, Eduardo. Drogadio II. p. 26 e 27.

23 Edwards, afirma que a bebida frequntemente afeta a famlia com a mesma intensidade que afeta o alcoolista26.

Habitualmente, o chefe da famlia a primeira vitima da alcoolizao. Antes mesmo que o alcoolismo chegue fase decisiva, o bebedor excessivo comea a negligenciar suas obrigaes, no seu duplo aspecto de pai e provedor da famlia.

Na medida em que se acentua a desagregao do alcoolismo, e se a tolerncia familiar fraca em relao a esta conduta desviada, no tarda a isol-lo ou amputar aquele que tem esta patologia, para tornar a encontrar seu equilbrio.

Segundo RAMOS e BERTOLOTE, um dos muitos efeitos ou danos que atingem a famlia por causa do alcoolismo o estresse, que acaba levando todo o grupo familiar a adoecer27.

Se evidente o papel do lcool na desorganizao da famlia, resta saber se ele um fator desencadeante ou resultante de outra causa, sendo a alcoolizao secundria ou primria desorganizao familiar.

Uma das pessoas que mais sofre com as conseqncias do alcoolismo na famlia o cnjuge. E um dos problemas que muitas vezes a esposa de um

26 27

EDWARDS, Griffth. O tratamento do alcoolismo. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 43. RAMOS, Srgio de Paula; BERTOLOTE, Jos Manuel et al. Alcoolismo hoje. 3 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997, p. 209.

24 alcoolista enfrenta o cime, pois no h duvida que exista uma relao entre cime e alcoolismo28.

No caso do cnjuge daquele que faz uso indevido de lcool, o lcool pode danificar a performance deste indivduo como pai ou me, como marido ou mulher ou ainda como provedor da casa.

O casamento mais facilmente rompido quando o alcoolismo est presente, do que no grupo dos que usam ou usavam pouco lcool. Estes alcoolistas uma vez divorciados custam mais a tornar a casar-se do que o grupo dos que usam pouco lcool. As necessidades materiais da famlia servem freqentemente para consumar a separao, constituindo-se os alcoolistas em dependncia da Previdncia Social ou dos rgos de Higiene Mental.

Em muitas sociedades, o consumo de lcool se d fora do ambiente familiar e faz com que o tempo e o dinheiro gasto com esta prtica desfalquem a famlia em suas necessidades bsicas.

Quando o doente um filho, os pais, muitas vezes, no sabem como agir frente situao, descriminam-no, ento, ou at fingem no estarem preocupados, ao invs de ajud-lo, o que indispensvel quando chegar a este ponto.

28

EDWARDS, Griffth. op. cit p. 86.

25 Algumas experincias, em decorrncia da embriaguez alcolica, podem deixar seqelas permanentes na famlia: acidentes no ambiente familiar, violncia domstica e doenas.

O uso abusivo do lcool pode levar ao desenvolvimento de transtornos psiquitricos e infeco por HIV, prejudicando a sade fsica e financeira da famlia, especialmente das famlias mais carentes.

2.2.2. DANOS EM FILHOS DE ALCOOLISTAS

Algumas pesquisas mostram que uma em cada quatro crianas menores de 18 anos est exposta ao abuso de lcool no ambiente familiar. Associado a componentes biolgicos, psicolgicos e sociais, a influencia parental (pais, cuidadores, responsveis) corrobora para o desenvolvimento do abuso e dependencia de lcool29.

Vrios pesquisadores tm feitos estudos com filhos de alcoolistas, pois esses tm grande chance de vivenciar eventos negativos durante o seu desenvolvimento. O ambiente familiar e a maneira como os familiares se relacionam podem afetar muito a vida dos jovens. Muitos estudos mostram que filhos de pais alcoolistas apresentam elevadas taxas de psicopatologias (doenas psicolgicas) e muitos desenvolvem problemas com uso abusivo de lcool. Alm disso, a

29

REVISTA ELETRNICA SADE MENTAL LCOOL E DROGAS. Estudo mostra que pais alcoolistas podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos. Disponvel em <http://www2.eerp.usp.br/resmad/resmad2/artigo_titulo.asp?rmr=58> Acesso em: 20 out. 2006.

26 ansiedade, a depresso e a desordens comportamentais so mais comuns em filhos de pais alcoolistas30.

A Revista Eletrnica Sade Mental lcool e Drogas publicou um artigo de reviso com o intuito de identificar as reais condies de vulnerabilidade e de proteo criana e ao adolescente expostos ao alcoolismo familiar. A coleta de dados deu-se atravs de artigos sobre o tema filhos de alcoolistas com delimitao do perodo de busca de 1995 a 2000 e foi dividida em duas fases: na primeira etapa a pesquisa bibliogrfica foi efetuada e na segunda realizou-se a anlise e distribuio dos artigos de acordo com os objetivos propostos pelo estudo em questo31.

Aps uma reviso minuciosa os artigos selecionados foram dispostos em trs categorias diferentes visando a apresentao dos resultados: alcoolismo parental e caractersticas afetivas e comportamentais da criana ou do adolescente; co-ocorrncia de alcoolismo com outro distrbio e caractersticas da criana ou do adolescente e fatores que podem funcionar como protetores criana/adolescente.

Os resultados mostram que crianas de pais alcoolistas apresentam problemas escolares, como notas baixas e mau comportamento quando comparadas aos filhos de no-alcoolistas. Demonstram tambm maior vergonha e sentimento de inferioridade, sendo mais agressivos e hiperativos. Quanto ao ambiente familiar, a relao dos filhos com os pais ruim e com pouca conversa e carinho32.

30 31

Ibidem. Ibidem. 32 Ibidem.

27 Outro ponto que chama ateno que muitos estudos mostram que essas crianas se envolvem mais cedo com as drogas e acabam se tornando dependentes, mas isso no um consenso. Outras pesquisas defendem resultados diferentes, mostrando que jovens que possuem pais alcoolistas observam o sofrimento dos mesmos e acabam criando uma imagem negativa do lcool e se afastam no perpetuando os padres parentais em relao ao alcoolismo. Alguns fatores podem ajudar filhos de pais alcoolistas, como um familiar que no faa uso do lcool e pode proporcionar um ambiente melhor, incentivando rotinas familiares, sendo carinhoso e conversando bastante com a criana.

O estudo evidenciou que o uso abusivo de lcool no afeta somente o alcoolista, mas todos aqueles que fazem parte da famlia principalmente os filhos que esto em fase de desenvolvimento e so muito mais sensveis.

Explicita a questo da incidncia freqente do alcoolismo na famlia e a falta de estudos nacionais sobre o tema e conclui enfatizando a importncia de atentar-se para os aspectos do funcionamento psicolgico dessas crianas e adolescentes33.

2.2.3 - DANOS CAUSADOS PELO LCOOL NA ADOLESCNCIA

Acabamos de ver os danos que o lcool pode trazer para filhos de pais alcoolistas, analisemos agora um pouco dos danos que o lcool causa quando usado pelo prprio adolescente.

33

Ibidem.

28 O lcool a substancia psicoativa mais consumida precocemente pelos adolescentes, sendo que a idade de incio do uso tem sido cada vez menor, o que aumenta o risco de dependncia, problemas no desenvolvimento e no futuro. Aumenta tambm as chances de envolvimento em acidentes, violncia sexual e participao em gangues. Estudos mostram que o lcool na adolescncia est associado com mortes violentas, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizagem e prejuzo no desenvolvimento34.

Os danos causados pelo uso de lcool ao adolescente so diferentes daqueles causados nos adultos, seja por questes existenciais desta etapa da vida, seja por questes relacionadas ao amadurecimento do crebro. O consumo de lcool pode trazer prejuzos para a memria, dificultar a aprendizagem e o controle de impulsos. Os profissionais que trabalham com adolescentes devem ter um preparo para avaliar corretamente o possvel uso abusivo ou a dependncia, conhecendo bem as caractersticas singulares dos adolescentes para que possam adaptar os instrumentos disponveis para diagnstico, uma vez que foram desenvolvidos para adultos35.

O artigo publicado pela Revista Brasileira de Psiquiatria descreveu aspectos sociais associados ao consumo de bebidas alcolicas por adolescentes, visando orientar o profissional no especialista no trabalho com essas difceis questes e alertar para as conseqncias do uso do lcool nessa idade, bem como os prejuzos no futuro. Os autores tambm citam dados onde o uso na vida de drogas
34

PECHANSKY, Flvio & SZOBOT, Claudia Maciel et. a. Uso de lcool entre adolescentes: conceitos, caractersticas epidemiolgicas e fatores etiopatognicos. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462004000500005&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 20 ago. 2007. 35 Ibidem.

29 psicotrpicas entre jovens de 12 a 17 anos de 48,3% em 107 grandes cidades brasileiras, sendo o maior no ndice de uso na vida de lcool na regio Sul, 54,5%.

Pinsky e Silva, estudando comerciais de bebidas alcolicas, demonstraram que a freqncia destes era, em mdia, maior do que a freqncia de comerciais sobre outros produtos, como bebidas no alcolicas, medicamentos ou cigarros. Dos cinco temas mais freqentemente encontrados nesses comerciais, trs deles (como relaxamento, camaradagem e humor) eram diretamente relacionveis s

expectativas dos jovens. Para uma mente tipicamente sugestionvel como a de um adolescente, a prtica de propagandas que estimulam o uso de bebidas alcolicas, apoiadas na posio da sociedade e a falta de firmeza no cumprimento de leis, um caldo de cultura ideal para a experimentao tanto de drogas como de lcool, contribuindo para a precocidade da exposio de jovens ao consumo abusivo.

lcool na adolescncia um tema bastante controverso, pois a Lei brasileira probe a venda de bebida alcolica a menores de 18 anos, embora muitos jovens faam uso em casa, em festas e s vezes at em ambientes pblicos. A sociedade age de forma diferente frente a esse problema, onde por um lado condena o abuso de lcool, mas por outro aceita propagandas que estimulam o uso36.

O adolescente gosta de desafio e de burlar regras, acredita estar protegido mesmo envolvendo-se em situaes de risco que podem ter conseqncias graves. Mesmo sem um diagnstico de abuso ou dependncia de lcool, pode se prejudicar com o seu consumo, medida que se habitua a passar por uma srie de situaes

36

Ibidem.

30 apenas sob efeito de lcool. Vrios adolescentes costumam, por exemplo, associar o lazer ao consumo de lcool, ou s conseguem tomar iniciativas em experincias afetivas e sexuais se beberem37.

O artigo procurou demonstrar que o consumo de lcool por adolescentes tem elementos controversos que dificultam a compreenso do problema. Apesar de trazer claras conseqncias orgnicas, comportamentais e na estrutura de desenvolvimento da personalidade do jovem, o uso de lcool nesta faixa etria ainda combatido e valorizado, dependendo do ngulo em que o fenmeno observado: para a mdia, o consumo de lcool favorecido. Para a lei e para os programas de sade pblica, ele combatido38.

No meio deste embate est o jovem com a personalidade em formao, navegando entre correntes opostas. Entretanto, independentemente das foras em questo, um ponto inquestionvel em relao ao consumo de lcool por adolescentes: quanto mais precoce o incio de uso, maior o risco de surgirem conseqncias graves, cabendo aos profissionais que lidam com jovens alert-los para esses riscos39.

2.2.4 - VIOLNCIA RELACIONADA AO LCOOL

Outro problema fortemente relacionado ao consumo exagerado de lcool so os comportamentos agressivos. Este fato pode ser observado tanto em um ambiente criminal como nos lares. No fcil interpretar relevncia das palavras
37 38

Ibidem. Ibidem. 39 Ibidem.

31 violncia, agresso, crime, principalmente se elas se referem inteno de machucar outra pessoa. No entanto, muitos estudos indicam que o consumo de lcool pode provocar comportamentos violentos acima do que se considera acidental40.

Outro fato importante que deve ser levado em considerao a porcentagem de pessoas que abusam do lcool entre reincidentes na priso (em todos os pases onde se levantaram as estatsticas). interessante notar que no s o agressor como tambm a vtima podem ter consumido lcool antes ou durante o crime. Tambm foi detectado lcool na maioria das investigaes de casos de estupro violento e tambm em outros crimes sexuais41.

2.2.5 - VIOLNCIA DOMSTICA

Vrios estudos demonstram que mais de 50% dos casos de espancamento de esposas tm relao direta com consumo de lcool pelo espancador. Uma anlise dos casos investigados de abuso ou negligncia de crianas no Canad revelou que o agressor havia consumido lcool em 87% dos casos. Abusos sexuais e atos incestuosos contra crianas tambm foram comprovadamente cometidos sob a influncia do lcool. Estudos e dados estatsticos destacam os efeitos fsicos mais comuns do abuso do lcool. No entanto, problemas psicolgicos e doenas pstraumticas no devem ser minimizados ou ignorados. Vtimas de um estilo de vida

40

Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas. lcool e reduo de danos: uma abordagem inovadora para pases em transio / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas. - 1. ed. em portugus, ampl. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. p. 44. 41 Ibidem, p. 44.

32 baseado na violncia domstica podem apresentar problemas de longo prazo ou at incurveis como doenas de natureza afetiva, neurtica e de desenvolvimento 42.

2.3. DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO NA SOCIEDADE

O problema social do alcoolismo cresce assustadoramente no mundo. No Brasil, 12,3% das pessoas com idades entre 12 e 65 anos so dependentes de lcool, de acordo com a ltima pesquisa da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) sobre uso de drogas no pas, feita em 2005. O nmero subiu mais de 1% em relao pesquisa anterior, de 2001. A produo de bebidas alcolicas se expande a cada ano e tudo indica que o consumo cresce em toda a Amrica Latina43.

Pode-se tranqilamente afirmar que o nmero de alcolatras sempre maior que aparece nas estatsticas de todas as comunidades onde o uso do lcool um trao social.

No h dvida de que a prevalncia do alcoolismo parece marcadamente afetada por fatores sociais e culturais. Ele um fato universal e tambm um comportamento transcultural; quase todas as sociedades o usaram ou o usam ainda, como conseqncia de um costume socialmente aceito44.

42 43

Ibidem, p. 44. RETRATO DO ALCOOLISMO. Disponvel em <http://72.21.62.210/alcooledrogas/atualizacoes/cl_275a.htm > Acesso em: 20 mar. 2007. 44 KRGER, Ren. op. cit. p.12.

33 A evidncia de sua ao scio-cultural est demonstrada pela proporo varivel dos usurios do lcool, segundo grupos profissionais, sociais, religiosos, sexo, idade, e outros.

Segundo Ren Krger:


A sociedade cultua o hbito prejudicial de beber "socialmente". Vivemos numa cultura alcoolizada e sexualizada. H um paralelo interessante entre ambos os problemas. A "sexualizao" tira da sexualidade seu componente fundamental do amor, reduzindoa simples produo egosta e mecnica do prazer sem compromisso, embora depois se reclame dos problemas da gravidez precoce, da infidelidade, das crianas abandonadas ou da AIDS. Da mesma maneira, a alcoolizao sugere que o lcool tem o prestgio da "boa vida", mas ao mesmo tempo rebaixa moralmente o doente 45 alcoolista .

Segundo Krger, o que est por detrs dessa sociedade alcoolizada e que incentiva o beber socialmente so os enormes interesses econmicos, cujos lucros vm, em grande parte, do bebedor social e do alcoolista46.

E o mais triste desta realidade alcolica que a sociedade (de maneira geral) que antes incentivou o indivduo a beber, agora ignora o alcolatra, no vendo-o como um doente, mas como um simples desvinculado da sociedade, pois considerado um desnorteado, perturbado, que s prejuzos a sociedade47.

Entre os muitos danos que existem na sociedade por causa do alcoolismo podemos destacar:
... sofrimento e complicaes fsicas e mentais, desemprego, violncia e criminalidade, mortalidade, morbidade, entre outros. Todos estes problemas acarretam, significativamente, um elevado custo econmico para a sociedade. Pouco tem sido feito, portanto, para mensurar, quantitativamente, suas conseqncias em nosso pas. Uma constatao da necessidade de ampliao desta discusso est no fato de que, atualmente, elementos fundamentais - como os custos indiretos - no 48 esto sendo considerados nas estimativas de custos da dependncia do lcool .

45 46

Ibidem, p. 13. Ibidem, p. 13. 47 Ibidem, p. 13. 48 LARANJEIRA, Ronaldo et al. Impacto social do abuso do lcool e economia da sade. Disponvel em < http://www.alcoolismo.com.br/impacto_social.html> Acesso em: 20 jul. 2007.

34 Alm destes destaca-se ainda


o fim da harmonia entre vizinhos; os problemas no ambiente de trabalho (e tambm acidentes); conflitos com a lei, como dirigir embriagado, crimes violentos cometidos aps ou durante o consumo de lcool, delitos relacionados a comportamentos 49 agressivos ou anti-sociais conseqentes do abuso de lcool .

Podemos observar com isto que os danos causados pelo alcoolismo a sociedade so enormes, pois as vtimas saem dos bares, de dentro de casa, da turma de amigos. As estatsticas aparecem nos acidentes de trnsito, nas internaes hospitalares, nas consultas por dependncia. E todos estes problemas geram custos enormes aos cofres pblicos.

De acordo com estudos realizados, o lcool no Brasil responsvel por 85% das internaes decorrentes do uso de drogas; 20% das internaes em clnica geral e 50% das internaes masculinas psiquitricas. Somente entre os anos de 1995 e 1997, as internaes decorrentes do uso abusivo e dependncia de lcool e outras drogas geraram um gasto de 310 milhes de reais. Alm disso, estudo realizado em Recife, Braslia, Curitiba e Salvador detectou ndice de 61% de casos de alcoolemia em pessoas envolvidas em acidentes de trnsito. Visto que o aumento do consumo de lcool eleva tambm a gravidade dos problemas decorrentes, conseqentemente, o custo social ser maior50.

De acordo com reportagem do jornal o GLOBO, os gastos pblicos do Sistema nico de Sade (SUS) com tratamento de dependentes de lcool e outras drogas em unidades extra-hospitalares somaram, entre 2002 e junho de 2006, R$ 36.887.442,95.
49

Outros

R$

4.317.251,59

foram

gastos

em

procedimentos

Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas, op. cit. p.39. 50 LARANJEIRA, Ronaldo et al. Impacto social do abuso do lcool e economia da sade. op. cit.

35 hospitalares de internaes relacionadas ao uso de lcool e outras drogas no perodo. Estudos internacionais estimam em 6% do PIB os custos sociais, diretos e indiretos, do uso nocivo de lcool51.

Cada vez mais, a sociedade brasileira vem sentindo o impacto do custo social gerado pelo uso abusivo de lcool, ao mesmo tempo em que percebe que os investimentos realizados no esto conseguindo reduzir os problemas decorrentes, tais como criminalidade, acidentes, violncia domstica, absentesmo, desemprego e outros. A razo para isso pode estar na m alocao dos recursos, uma vez que, no Brasil, ainda no existem parmetros, baseados em evidncias cientficas, que sustentem uma correta tomada de deciso52.

Em alguns pases desenvolvidos, onde tambm existe a preocupao com os custos sociais gerados pelo abuso e/ou dependncia qumica, tal deciso vem sendo respaldada pela realizao de estudos nesta rea. Resultados j obtidos por estes estudos demonstram a importncia deste tipo de avaliao na tomada de deciso quanto alocao de recursos em intervenes que possam vir a minimizar, de forma comprovadamente custo-efetiva, a incidncia desses custos para a sociedade53.

Para termos uma noo dos danos causados pelo alcoolismo a nvel mundial vejamos os dados a seguir apresentados pela OMS (Organizao Mundial da Sade):

51

DAM, Luiza. Governo lana plano para combater males do lcool. O Globo Online. Disponvel em <http://www.abert.org.br/D_mostra_clipping.cfm?noticia=105362> Acesso em: 20 jun. 2007 52 LARANJEIRA, Ronaldo et al. Impacto social do abuso do lcool e economia da sade. op. cit. 53 Ibidem.

36
... o lcool o terceiro maior fator de risco tanto de morte como de incapacidade na Europa, embora entre os jovens j tenha se transformado no primeiro, com 55.000 mortes ao ano de pessoas entre 15 e 29 anos, especialmente devido aos acidentes de trnsito. No mundo todo, o quinto fator de morte prematura e de incapacidade e provoca 4,4% da carga mundial de morbidade, j que at 60 doenas so associadas a seu consumo . Alm disso, seu consumo esteve relacionado com 6,1% das mortes de homens ocorridas no mundo todo em 2002, uma percentagem que entre as mulheres foi de 1,1%, o que representa uma mdia para ambos os sexos de 3,7%. O efeito nocivo do lcool tem uma relao especial com os transtornos neuropsiquitricos (entre eles o alcoolismo), que chegam a 34,3% das doenas e mortes ligadas ao hbito. Seguem os traumatismos involuntrios como os associados aos acidentes de trnsito, queimaduras, afogamentos e quedas (25,5%); os propositais como o suicdio (11%); a cirrose heptica (10,2%), as doenas cardiovasculares (9,8%) e o cncer (9%). Se forem consideradas apenas as mortes, as trs categorias principais correspondem a traumatismos involuntrios (25%), doenas cardiovasculares (22%) e cncer (20%). Alm disso, o relatrio da OMS defende que em muitas doenas, entre elas o cncer de mama, o risco aumenta em funo da quantidade de lcool consumido, ao tempo que "a acumulao de indcios sugere uma relao entre o consumo e doenas infecciosas tais como a AIDS e a tuberculose, embora essa relao ainda precise ser demonstrada e quantificada54.

E ainda de acordo com a OMS o custo conjunto do consumo nocivo de lcool chegou a US$ 665 bilhes, no ano de 200255.

Com estes dados podemos verificar o grande impacto social negativo, ou os grandes danos e prejuzos causados pelo alcoolismo.

54

OMS vai preparar plano para reduzir efeitos nocivos do consumo de lcool. Disponvel em <http://www.alcoolismo.com.br/oms_alcool.html> Acesso em: 10 set. 2007. 55 Ibidem.

37

3. PROPOSTAS PARA A REDUO DE DANOS CAUSADOS PELO ALCOOLISMO

Aps termos destacado at aqui os enormes danos causados pelo alcoolismo tanto na vida pessoal, familiar como na sociedade, precisamos nos preocupar agora em como tentar reverter este quadro, ou ao menos reduzir os danos.

A preveno do alcoolismo, ou a reduo de danos, deve basear-se em objetivos realistas. A esperana de erradic-lo ou suprimi-lo totalmente utpica e irrealizvel. Por isso, importante procurar-se dentro da realidade scio-cultural e econmica de regies e pases; estabelecer objetivos prioritrios para diminuir os riscos e as conseqncias que se avolumam na sociedade alcolica de nossa poca.

Apesar das dificuldades previsveis, a profilaxia do alcoolismo figura entre as atividades preventivas das mais importantes e frutferas. necessrio insistir na idia de preveno e assistncia que se encontra centrado no mesmo objetivo, constituindo em realidade uma misso unitria.

A Organizao Mundial de Sade sugere que as seguintes medidas de sade pblica sejam implementadas a fim de dar combate aos danos causados pelo lcool:

38
1 - Taxao das bebidas alcolicas: quanto maior o preo, menor o consumo: H evidncias claras na literatura cientfica de que o preo das bebidas alcolicas exerce influencia no consumo dessa substncia. Nessa lgica, quanto menor o preo, maior o consumo de lcool e quanto maior o preo, menor o consumo. 2 - Regulao da disponibilidade fsica do lcool: diminuio do acesso bebida: A maioria dos pases apresenta leis restringindo tanto quem pode consumir quanto quem pode vender lcool. Os estudos mostram que quanto menor o acesso s bebidas alcolicas, menor ser o consumo e os problemas relacionados ao uso dessa substncia. No entanto, as restries no acesso s bebidas alcolicas trazem tambm conseqncias adversas: h o aumento na produo caseira de lcool e no contrabando dessa substncia. 3 - Modificao do contexto de consumo de bebidas alcolicas: H intervenes que buscam atuar na mudana de contexto dos locais onde as bebidas alcolicas so servidas. Tais medidas incluem a co-responsabilizao dos estabelecimentos que vendem lcool e do staff que serve (barman e garons) essa substncia de maneira abusiva. A venda responsvel de bebidas alcolicas inclui mudana de atitudes dos estabelecimentos e treinamento do staff de funcionrios visando preveno ao uso abusivo de lcool. A venda responsvel de bebidas uma medida que pode ajudar no combate ao uso abusivo de lcool e na preveno dos problemas decorrentes desse uso. 4 - Medidas de combate ao beber e dirigir: Tradicionalmente, as leis relacionadas ao combate do beber e dirigir buscam penalizar os infratores respaldadas pela idia de que essas punies iro precaver o indivduo de fazer o uso associado de lcool e direo. H, contudo, poucas evidncias na literatura que apiem s leis. A exceo a essa regra parece ser a suspenso das licenas de motorista, medida eficiente no combate tanto do beber e dirigir quanto de infraes automobilsticas em que o uso de lcool no esteve associado. Uma outra estratgia de combate ao beber e dirigir o aumento na visibilidade de medidas de avaliao do consumo de lcool, tais como a presena constante e aleatria de bafmetros pelas ruas e avenidas. Somado a essas medidas, a reduo nos limites permitidos de alcoolemia parece tambm ser 56 uma medida efetiva no combate do beber e dirigir .

Ewa Oslatynska, d as seguintes recomendaes para que aja uma reduo de danos no consumo de lcool:
necessrio informar (permanentemente) aos potenciais consumidores de lcool sobre fatos reais baseados em pesquisas acerca dos efeitos nocivos do consumo irresponsvel do lcool; O governo deve priorizar a educao das equipes mdicas (clnicos gerais ou mdicos de famlia, residentes, ginecologistas, equipe de emergncia e enfermeiros) na rea de preveno e avaliao precoce dos danos causados pelo abuso ou uso prejudicial de lcool; Programas no ambiente de trabalho sobre preveno de abuso de lcool devem ser implementados por todas as empresas com grande nmero de funcionrios. Devem ser oferecidos treinamento a gerentes e supervisores visando o reconhecimento precoce de problemas com lcool; Motoristas embriagados envolvidos em acidentes devem receber, alm das punies legais, a oportunidade de participar de programas de educao sobre os efeitos do lcool no corpo e na mente humanos; Criminosos violentos, inclusive agressores domsticos, devem receber educao especial (com a possibilidade de tratamento de vrios nveis de alcoolismo no local de trabalho), em todos os casos onde o lcool tiver sido o fator contribuinte da violncia;

56

Combatendo o uso nocivo de lcool. Disponvel <http://www.oboulo.com/search.php?q=combatendo+o+uso+nocivo+de+alcool&start=0&topConsult=0 Acesso em: 20 jun. 2007

em >

39
A publicidade de bebidas alcolicas considerada um fator importante que influencia os jovens a se tornarem consumidores em potencial. Ela deve ser fiscalizada e, conseqentemente, obrigada a obedecer s regulamentaes legais 57 para reduzir eventuais danos .

Como podemos observar as recomendaes acima so mais em termos de aes governamentais, mas diante dos grandes danos ocasionados pelo lcool no podemos esperar que o governo faa tudo.

Precisamos como Igreja de Cristo, que est aqui para pregar as boas-novas da salvao, levar a vida em abundncia s pessoas e nos preocupar tambm com este grande flagelo que assola a vida pessoal, familiar e a sociedade como um todo.

Segundo Krger:
Diante das consequncias desastrosas do alcoolismo altamente contraditrio que a sociedade no tenha tomado conscincia da gravidade do problema. As igrejas, as instituies intermedirias, as organizaes populares e todas as pessoas de boa vontade devem denunciar e, principalmente, inverter esse mecanismo. H motivos suficientes para dizer: "Neste caso precisamos fazer algo, e urgentemente". Cabe propor a necessidade de um trabalho em duas frentes: por um lado, com as pessoas 58 que sofrem o alcoolismo e, por outro, com a sociedade em geral .

E ainda de acordo Krger:


No que se refere sociedade em geral, essencial apontar claramente a falsidade do corpo social alcoolizado, denunciar profeticamente o comrcio com a morte, desmascarar a propaganda que vende uma imagem enganosa do que significa a bebida, acusar publicamente os hbitos prejudiciais do beber "social" e criar espaos de conteno comunitria, nos quais se possa provar que uma vida alternativa 59 possvel .

Precisamos, portanto, conhecer cada vez mais sobre o problema do alcoolismo e ai sim tomar medidas concretas e realizveis.

57

Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Aes Programticas Estratgicas, op. cit. p. 45. 58 KRGER, Ren. op. cit. p.19. 59 Ibidem, p. 19.

40 Tais como: - campanhas de conscientizao sobre o problema do alcoolismo e sobre onde encontrar ajuda; - campanhas de informao dirigidas aos freqentadores da igreja ( e por extenso, para a sociedade em geral) sobre os problemas que o lcool pode trazer; Localizao e individualizao dos casos concretos de alcoolismo,

tomando muito cuidado com as fofocas e diz-que-diz-que, por um lado, e com a ocultao e a dissimulao, por outro; - Conversas com os familiares e com a pessoa alcoolista (preferencialmente nessa ordem) para explicar-lhes a natureza do problema; - Estabelecimento de relaes diretas entre os afetados e os grupos de auto-ajuda, vinculando as pessoas dispostas a tratar-se com integrantes

especializados desses grupos e/ou acompanhando os afetados para a sua primeira reunio; - Acompanhamento pastoral de cada pessoa e de cada famlia; - Campanhas e medidas de preveno; - Organizao de grupos de leitura e estudo sobre o assunto60.

Alm destas medidas e recomendaes, no podemos nos esquecer que a preveno tem seu incio na famlia, pois bem sabemos que a famlia como clula de origem da sociedade, o lugar mais importante para a formao da personalidade. Porque dentro dela que aprendemos as coisas bsicas da vida.

60

Ibidem, p.20-21.

41 Portanto, uma grande mudana na situao atual do alcoolismo vai comear a aparecer quando a famlia assumir o seu papel, e como famlia procurar informao sobre os problemas causados pelo lcool e claro tambm comear a mudar o seu modo de ver a questo do uso do lcool.

A mudana comea em casa, pais que participam da vida de seus filhos, que procuram conversar abertamente sobre os problemas do uso de lcool, que participam da vida escolar de seus filhos, que escutam seus problemas, fazem com que diminua e muito a possibilidade deste adolescente fazer uso do lcool.

42

CONCLUSO

O alcoolismo , indiscutivelmente, uma doena com a qual necessrio muita cautela. Como foi visto, fica claro de que o lcool traz inmeras conseqncias drsticas, no sendo uma forma aconselhvel de fugir ou enfrentar os problemas. O beber como um simples prazer ou mero relaxante perde-se de vista no meio de tanta destruio que o lcool traz em nossa sociedade.

Como pudemos verificar enormes so os danos causados pelo lcool na vida pessoal, familiar e na sociedade como um todo. Precisamos urgentemente rever conceitos e atitudes com relao ao consumo de bebida alcolica, para evitar que a situao se agrave mais ainda.

A verdade que a melhor maneira de diminuir os nmeros nas estatsticas, prevenindo e conscientizando a sociedade, atravs dos rgos pblicos de sade, ou outras instituies, como por exemplo o ALCOOLICOS ANNIMOS, AL-ANON e outras. Para que o alcolatra deixe de beber necessrio, acima de tudo, que ele realmente tenha muita fora de vontade para se conscientizar que est em um grande problema. A questo central a motivao.

O alcoolismo preocupa cada vez mais as autoridades, e lderes (em geral), pois o seu consumo aumenta a cada dia, e respectivamente as suas conseqncias desastrosas. Uma simples proibio no vai resolver o problema (at mesmo porque

43 de fcil fabricao - de aucares). Assim, o mais adequado e imediato a fazer uma conscientizao da sociedade, de forma intensa e coerente.

Cuidado! O lcool uma droga que nos faz trilhar o caminho que leva ao abismo!

preciso tambm rever nosso papel de igreja em face desta doena terminal... - Nas igrejas, lamentavelmente, no muito diferente do que na sociedade em geral. Na maioria h muitas festas, com jogos, rifas, bingos etc, fazendo com que cada vez mais aumente o uso e consumo de bebida alcolica.

Numa reunio para organizao de uma festa de igreja, um membro insistia em que se contratasse um conjunto de msica. Perguntado sobre a razo do mesmo, sua resposta no foi outra: Sem msica o pessoal no bebe!

Jesus disse: Vs sois o SAL da terra e a LUZ do mundo (Mt 5.13-14). Que espcie de luz e sal uma igreja que estimula as pessoas bebedeira, ou que da bebedeira obtm o seu sustento? Com que autoridade uma igreja poder tratar com alcolatras se ela mesma promove a bebedeira?

Conclumos com um texto denominado: POR QUE DIZER NO AO ALCOOLISMO, a autoria do mesmo desconhecida, mas bastante relevante para o momento.

POR QUE DIZER NO AO ALCOOLISMO O lcool prejudica funes fsicas e mentais;

44 O lcool danifica o crebro; O lcool envelhece o crebro; O lcool causa uma diminuio na funo sexual; O lcool pode contribuir para a obesidade; O lcool pode levar desnutrio; O lcool aumenta a disposio para doenas contagiosas; O lcool causa cirrose heptica; O lcool aumenta o risco de cncer; O lcool aumenta o risco de ataque cardaco; O lcool rouba o autocontrole; O lcool encoraja o comportamento violento e criminoso; O lcool aumenta a perda de vidas nas estradas; O lcool pode levar ao suicdio; O lcool pode provocar violncia contra familiares; O lcool causa danos ao feto; O lcool abala a economia e o trabalho... O lcool escraviza, destri e mata! O lcool rouba a Herana Eterna (Glatas 5.21) O lcool fere e abala o templo e morada do Esprito Santo (1 Co 6.19): O corpo humano foi criado por Deus O corpo a habitao do Esprito Santo No matars... (5 Mandamento) O corpo foi comprado por alto preo O corpo humano, figura da Igreja de Cristo.

45 O corpo do alcolatra PRECISA SER PURIFICADO para ser santurio de Deus.

Em todos esses esforos, talvez a nossa ao mais eficaz seja a de ajudarmos uns aos outros e ensinarmos nossos filhos a enfrentar dificuldades e experimentar jbilo sem lanarem no de reforo qumico. medida que a nossa cultura se torna cada vez mais dedicada busca do prazer e cada vez mais acostuma ao alvio instantneo da dor, precisamos reafirmar nosso compromisso de viver como filhos de Deus. No gozo e conforto do seu Esprito Santo, podemos render-lhe servio sbrio, enquanto esperamos na f pela restaurao final de toda a criao.

Esperei com pacincia pela ajuda do Deus Eterno. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poo de lama. Ele me ps seguro em cima da rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova cano, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temero ao Deus Eterno e aprendero a confiar nele (Salmo 40.1-3)

46

BIBLIOGRAFIA

1. BBLIA DE ESTUDO ALMEIDA. Barueri: Sociedade Bblica do Brasil, 1999. 2. BRASIL. MINISTRIO DA SADE. SECRETARIA DE ATENO SADE. DEPARTAMENTO DE AES PROGRAMTICAS ESTRATGICAS. lcool e reduo de danos: uma abordagem inovadora para pases em transio / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas. - 1. ed. em portugus, ampl. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. p. 44. 3. Combatendo o uso nocivo de lcool. Disponvel em <http://www.oboulo.com/search.php?q=combatendo+o+uso+nocivo+de+alcool &start=0&topConsult=0 > Acesso em: 20 jun. 2007 4. DAM, Luiza. Governo lana plano para combater males do lcool. O Globo Online. Disponvel em <http://www.abert.org.br/D_mostra_clipping.cfm?noticia=105362> Acesso em: 20 jun. 2007 5. EDWARDS, Griffth. O tratamento do alcoolismo. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1995. 6. GIERUS, Friedrich. Enfrentando o alcoolismo: Anlise e Respostas a partir da F Evanglica. So Leopoldo: Sinodal, 1991. 7. KRGER, Ren. Voltar do abismo: uma abordagem pastoral do alcoolismo. / traduo Beatriz Affonso Neves. So Leopoldo: Sinodal, 2005 8. KALINA, Eduardo. Viver sem drogas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. 9. ____________. Drogadio II. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. 10. KRUSKE, Manfred. s um pouquinho. In: Vida e Sade. Casa Publicadora Brasileira, Ano 69, n 6, junho 2007. 11. LARANJEIRA, Ronaldo et al. Impacto social do abuso do lcool e economia da sade. Disponvel em <

http://www.alcoolismo.com.br/impacto_social.html> Acesso em: 20 jul. 2007.

47 12. MINISTRIO DA SADE GOVERNO FEDERAL - I levantamento nacional sobre os padres de consumo de lcool na populao brasileira. Disponvel em: <http://cisa.org.br/UserFiles/cartilha_alcool.pdf> Acesso em: 27 ago. 2007. 13. OMS vai preparar plano para reduzir efeitos nocivos do consumo de lcool. Disponvel em <http://www.alcoolismo.com.br/oms_alcool.html> Acesso em: 10 set. 2007. 14. PECHANSKY, Flvio & SZOBOT, Claudia Maciel et. a. Uso de lcool entre adolescentes: conceitos, caractersticas epidemiolgicas e fatores etiopatognicos. Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151644462004000500005&lng=pt&nrm=iso> Acesso em 20 ago. 2007. 15. RAMOS, Srgio de Paula; BERTOLOTE, Jos Manuel et al. Alcoolismo hoje. 3 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. 16. RETRATO DO ALCOOLISMO. Disponvel em <http://72.21.62.210/alcooledrogas/atualizacoes/cl_275a.htm > Acesso em: 20 mar. 2007. 17. REVISTA ELETRNICA SADE MENTAL LCOOL E DROGAS. Estudo mostra que pais alcoolistas podem prejudicar o desenvolvimento dos filhos. Disponvel em <http://www2.eerp.usp.br/resmad/resmad2/artigo_titulo.asp?rmr=58> Acesso em: 20 out. 2006. 18. SILVA, Ruben. Governo lana Poltica Nacional sobre Bebidas Alcolicas. Disponvel em <http://www.saude.gov.br > Acesso em: 23 fev. 2007. 19. STRECK, Valburga Schmiedt & SCHNEIDER-HARPPRECHT, Christoph. Imagens da famlia: dinmica, conflitos e terapia do processo familiar. So leopoldo: Sinodal, 1996. 20. TWERSKI, M.D., Abraham J. Como proceder com o alcolatra. So Paulo: Edies Paulinas/Reindal, 4 ed, 1990.

S-ar putea să vă placă și