Sunteți pe pagina 1din 6

Manuteno

onserto de C lmpadas fluorescentes compactas

Josenir Silvrio

escentes compactas o das lmpadas fluor O us vido ao seu baixo dia mais freqente de cada e para substituir de energia e a facilidad consumo vez que ambas incandescentes, uma as lmpadas m quete. Elas tambm t am o mesmo tipo de so us e as incandescentes. til mais longa do qu vida ram de funcionar, ando estas lmpadas pa Mas, e qu ia recicl-las? Eis no seria uma boa id ser que dem ntagem delas, que po a mais uma grande va to r a funcionar por mui r consertadas e volta se mais tempo.

Esse tipo de lmpada opera com tenses elevadas. A menos que voc tenha experincia com esse tipo de equipamento, no tente consert-las sem a ajuda de algum experiente.

Ateno!

uando uma lmpada fluorescente comum pra de funcionar, logo se pensa em verificar os soquetes, reator ou starter. Mas no caso das lmpadas fluorescentes compactas no existem todos estes componentes, embora o princpio de funcionamento seja exatamente o mesmo de uma lmpada fluorescente comum, apenas usa-se um circuito eletrnico para substituir o reator e o starter. Neste caso, a reparao parece ser muito mais complexa. Agora, se analisarmos o circuito de uma delas vamos observar que 6

todas seguem um mesmo padro, com pequenas variaes de uma marca para outra, e o circuito relativamente simples. Vamos analisar trs circuitos de diferentes lmpadas fluorescentes compactas, comeando pelo tipo mais simples, que fabricado por vrias marcas, a maioria made in China.

Ferramentas necessrias
Antes de iniciar o reparo de qualquer aparelho eltrico ou eletrnico, necessrio ter em mos as ferramen-

tas adequadas. No caso da lmpada compacta precisamos apenas de uma chave de fenda mdia para abrir a lmpada, um ferro de solda, um multmetro para medir tenso e testar componentes, e uma lmpada em srie. Uma lmpada ligada em srie com uma tomada um equipamento fcil de construir e muito til para a reparao de qualquer tipo de aparelho que funcione ligado rede de energia eltrica. Use uma lmpada de 60 W ou menos para esta finalidade, pois o consumo da lmpada
ELETRNICA TOTAL - N 119 / 2006

Manuteno

compacta muito baixo. Isso porque para funcionar outros tipos de aparelho, usa-se uma lmpada com 2,5 vezes o consumo do aparelho em teste e, em alguns casos, necessrio usar duas lmpadas. Em caso de curto-circuito esta lmpada apenas acender, e em caso de funcionamento normal ela ficar apagada ou com um leve brilho. Veja na figura 1 o esquema de ligao da lmpada em srie com uma ou duas lmpadas. No esquea tambm que, devido a estar trabalhando diretamente com a tenso da rede h risco de choque, portanto tome algumas precaues como: 1 ) Tra b a l h a r c a l a d o c o m u m bom sapato para se isolar do cho; 2) No tocar com a mo no circuito enquanto ele estiver ligado na rede de energia; 3) Antes de fazer a troca ou teste de algum componente, desligue tudo da tomada.

Figura 1 - Esquema de ligao da lmpada em srie com uma ou duas lmpadas

Circuito 1
O primeiro circuito que analisaremos est mostrado na figura 2. Como este o circuito mais simples e mais compacto, o mais fcil de entender. Os diodos D2 e D3 e os capacitores C 8 e C 9 formam uma pequena fonte de tenso contnua na configurao de dobrador convencional de tenso, que recebe a tenso alternada de 127 V da rede e produz uma tenso de aproximadamente

280 VCC. Esta tenso alimenta um oscilador de alta freqncia com dois transistores em configurao push-pull que energiza os filamentos da lmpada com uma tenso de aproximadamente 350VCA em alta freqncia atravs dos capacitores C 5 e C 6. O capacitor C1 e o resistor R4 so responsveis pelo primeiro pulso que faz a partida do oscilador. Durante este primeiro pulso o oscilador produz um pico de tenso que ultrapassa os 600 V, para que ocorra

Tato

Vidal

ELETRNICA TOTAL - N 119 / 2006

Manuteno

Figura 2 Circuito 1

Tabela 1 Caractersticas dos transistores

a ionizao do gs no interior da lmpada, em seguida a tenso se estabiliza. A bobina T1 de extrema importncia para o funcionamento do oscilador e consiste de trs enrolamentos (2 a 10 espiras) em um pequeno anel de ferrite que fazem a correta polarizao dos transistores e impedindo que os dois conduzam ao mesmo tempo. A nica proteo que existe para evitar danos maiores em caso de falha o fusvel F1, que na maioria deles apenas uma trilha de circuito impresso mais fina em forma de V.

Falhas mais comuns


Um componente muito crtico e que pode causar problemas o 8

capacitor C5, devido alta tenso a que submetido durante a partida. muito comum que ele entre em curto, sendo um dos primeiros componentes a ser testado. Pode ser medido com um multmetro analgico diretamente na placa, pois est ligado em srie com os filamentos da lmpada que apresentam alta resistncia, logo, se o multmetro acusar baixa resistncia sinal de que ele est em curto. O prximo ponto a ser verificado a fonte de 280 VCC, formada pelos diodos D2 e D3 e os capacitores C8e C9. Com a lmpada ligada na rede faa a medio da tenso entre os pinos positivo de C8 e o negativo de C9, que devido lmpada no estar funcionando, dever apresentar uma

tenso um pouco maior que 280VCC. Muito cuidado com esta operao: extremamente importante usar uma lmpada incandescente ligada em srie com a alimentao da lmpada em teste para segurana, como j foi indicado na figura 1. O ltimo ponto a ser verificado so os transistores, e aqui cabem algumas consideraes sobre eles: em geral so usados os MJE13001, MJE13002, MJE13003 e MJE13007, que so fabricados justamente para esta finalidade. O maior problema encontrlos no mercado para comprar, ento temos que recorrer a equivalentes, o que no muito fcil, uma vez que eles foram projetados para esta finalidade especfica. Normalmente os transistores encontrados com caractersticas parecidas no tm boa vida til. Um transistor equivalente que tem bom desempenho e que serve perfeitamente na maioria das lmpadas menores, at 11W, em substituio ao MJE13001 um transistor muito comum e de custo muito baixo, o BF 422. Veja as caractersticas dos dois na tabela 1. Para as lmpadas maiores deve-se recorrer a um manual de transistores e localizar um transistor bipolar com tenso de trabalho de 500 V ou mais com corrente de 3 A ou mais. No devem ser usados transistores MOS-FET, pois o oscilador projetado para transistor bipolar. Um outro detalhe observar a pinagem do substituto, que s vezes no igual do original.

Circuito 2
Agora vamos analisar o segundo tipo de circuito, que apresentado na figura 3. Observe que este circuito muito semelhante ao anterior, com pequenas diferenas nos valores dos componentes. Mas, a diferena principal que este possui um filtro na entrada da fonte formado pelo capacitor C 7 e a bobina T R1. Alm disso, possui um circuito de proteo melhorado, composto pelo resistor R7 na entrada e pelos resistores R9 e R 10 no emissor de cada um dos transistores. A partida feita pelo
ELETRNICA TOTAL - N 119 / 2006

Manuteno

Metaltex

ELETRNICA TOTAL - N 119 / 2006

Manuteno

apenas a verificao dos resistores R7, R9 e R10, que fazem a proteo contra curto-circuito.

Circuito 3
Veja o circuito na figura 4. Este um pouco mais complexo, apenas pelo circuito de partida que formado pelos componentes que esto delimitados pelo retngulo vermelho. A bobina TR1 est colocada em outra posio, mas se voc desmembr-la em 3 bobinas, como nos dois circuitos anteriores, vai observar que a configurao do oscilador exatamente a mesma. O resistor R6, o capacitor C2 e o DIAC fazem o primeiro pulso de partida, em seguida C 2 descarregado pelo transistor Q 2 e os transistores so excitados pela bobina TR1. Os filamentos so alimentados por C3, C6, TR1 e L1.
Figura 4 Circuito 3

Falhas mais comuns


Como a diferena entre este circuito e os demais est apenas nos componentes responsveis pela partida, vale para ele as mesmas recomendaes que j foram vistas para os dois anteriores, uma vez que os componentes responsveis pela partida normalmente no sofrem avarias.

Concluso
Enfim, a reciclagem das lmpadas fluorescentes compactas realmente uma possibilidade muito real, economicamente vivel, um excelente hobby, e o meio ambiente agradece, pois se trata de um daqueles dispositivos que usam mercrio na sua composio, e quanto menos material txico chegar ao lixo, melhor para a natureza. Alm de se tratar de um dispositivo eletrnico de consumo atual e bastante comum entre ns.
Figura 3 Circuito 2

T
Falhas mais comuns
Para este circuito vale o que j foi dito sobre o primeiro, acrescentando
ELETRNICA TOTAL - N 119 / 2006

capacitor C1. Este circuito usado por algumas das marcas mais conceituadas no mercado. 10

Manuteno

I. Monitor

ELETRNICA TOTAL - N 119 / 2006

11

S-ar putea să vă placă și