Sunteți pe pagina 1din 30

AUTOCONTROLE

COM

MEDITAO DINMICA

ORIENTAO BSICA SOBRE AUTOCONTROLE

COM

MEDITAO DINMICA

INFORMAES SOBRE NOSSOS CURSOS E PALESTRAS EM TODO O BRASIL Com Julio J. Golin (63) 3441 1109 Deste trabalho, na sua origem, participaram os seguintes Orientadores: Antonio Ucha, Baltazar M. de Melo, Evandro N. da Mota, Ernesto F. Mandelli, Jlio J. Golin.
3

A CAUSA
A NOSSA CAUSA OFERECER CONDIES A NOSSOS SEMELHANTES PARA QUE POR SI, BUSQUEM EQUILBRIO E COM ELE ENCONTREM PAZ, E NELA TENHAM ACESSO AO MANANCIAL DE CONHECIMENTO E SABEDORIA CSMICA.

MEDITAO DINMICA
UMA NOVA EXPERINCIA QUE VOC SEMPRE USOU MAS SEM CONTRLE...
Em ocasies especiais, que marcavam pocas de grande importncia na vida das pessoas, os antigos efetuavam cerimnias, davam festas eram os RITOS DE PASSAGEM - dos quais ainda nos restam as cerimnias de casamento de formatura, as iniciaes esotricas,...etc. O certo que a importncia de determinados acontecimentos ao que parece deve ser marcada, de forma indelvel, para que sempre seja lembrada a grandiosidade da mudana na vida de cada um. Ao participar de NOSSOS TREINAMENTOS, voc estar preste a ingressar em uma fase nova em sua vida, em que certamente inmeras mudanas positivas acontecero. Trata-se de importante RITO DE PASSAGEM, de uma virada em direo a uma vida mais feliz. Voc est preste a conhecer melhor uma pessoa de importncia capital em sua existncia VOC MESMO. Ao explorar seu consciente interior encontrar formas de se auto melhorar, de transformar problemas em projetos de vida, de desenvolver intuio e criatividade... BASTA QUERER! Certa vez perguntaram a BUMKER HUNT, o milionrio do petrleo americano, o que ele fazia para alcanar sucesso, muito fcil, retrucou, Escolho um objetivo, avalio o preo que devo pagar por ele e, finalmente pago o preo. Se voc no fizer esta terceira parte, o sucesso no ser seu companheiro. No existem varinhas de condo e nada cai do cu. Tudo tem preo o que voc pagar aqui se chama: PERSISTNCIA!

Venha, vamos caminhar juntos, rumo a um novo mundo de oportunidades.

O DOM DE VIVER, E NO APENAS EXISTIR.


Uma coisa comum a toda humanidade de viver e no apenas existir viver e ser feliz. Este um objetivo comum a todos ns, mas inmeras pessoas no vivem apenas existem, apenas suportam suas vidas. Muitas dessas pessoas tm tudo, no lhes falta sade, educao, amigos oportunidades, s que elas no percebem nada disto e continuam apenas existindo, vo levando a vida. Muitas outras pessoas arrastam-se confusamente pela vida perguntando-se por que as coisas nunca melhoram para elas. So situaes fceis de serem encontradas no dia a dia e que geralmente ocorrem pelo desconhecimento dessas pessoas de como usar mais e melhor o seu prprio potencial interior. Viver e deixar viver no o suficiente, viver e ajudar a viver no demais. (Orion E. Madison) Desde criana sempre fomos condicionados a colocar toda a nossa ateno para fora de ns, para o mundo exterior. Esta uma das razes porque a maioria dos seres humanos funciona muito abaixo de suas reais condies, por nunca terem recebido uma orientao adequada de como utilizar a dimenso mais importante de todas a nossa dimenso interior. Para preencher esta lacuna, vrias correntes filosficas e disciplinas, foram aparecendo ao longo dos anos, numa tentativa de buscar uma utilizao mais apropriada da nossa capacidade mental. Muitas foram as pessoas que dedicaram o seu tempo compilando informaes j conhecidas e elaborando metodologias que pudessem levar o ser humano a conhecer um pouco mais desta dimenso interior e seus benefcios. Desde o psiquiatra alemo, o Dr. Johanes Schultz, na dcada de 30, com seu treinamento autgeno; em 36 o mdico Edmundo Jacobson, criador do atual conceito de relaxamento; como tambm Earl Nightingale, Emille Cou, Jos Silva, Zig Ziglair e Paul Reilly, apenas para citarmos alguns. Inmeros outros pesquisadores deixaram tambm suas valiosas contribuies nesta rea, como por exemplo: o psiquiatra austraco Dr Hans Berger, o Dr. Bruno Furst, Dale Carnegie, o psiclogo William James, o hipnoanalista Dr. Milton Erickson, Dr J.B.Rhine, Dr. Elmer Green, etc. Outras centenas de pessoas deram suas contribuies, na forma de livros, para despertar o interesse e um maior conhecimento e utilizao do nosso mundo interior Og Mandino, Joseph Murphy, Napoleon Hill, Harold Sherman, Richard Bach, para citar apenas os mais conhecidos. Outras pessoas foram exemplos vivos de funcionamento efetivo e cujas mensagens e realizaes resistiram aos testes de tempo e aplicao prtica, como os exemplos mais recentes de Thomas Edison, Henry Ford, Einstein e Walter Russell. O que ser que todas estas pessoas at aqui citadas tm em comum? Alm de terem desenvolvido a habilidade de usar melhor a dimenso interior, elas tiveram o desejo intenso de compartilhar com as outras pessoas as suas experincias bem sucedidas de utilizao adequada de algo que um privilgio de todos os seres humanos a nossa dimenso interior.
6

O que est atrs e o que est nossa frente so coisas insignificantes em comparao com o que temos dentro de ns. (Ralph Waldo Emerson) Com um desejo sincero de tambm dar a sua parcela de contribuio nesta rea, um grupo de orientadores, de DESENVOLVIMENTO PESSOAL com muitos anos de experincia neste assunto, reuniram-se e elaboraram o Mtodo de Treinamento com MEDITAO DINMICA, que combina algumas antigas e novas informaes com as descobertas, nos campos do comportamento humano e atividades cerebral. Assim firmemente convencidos de que a evoluo existe, de que ela age sobre toda a humanidade e no e privilegio, nem propriedade exclusiva e nem fica restrita a uma pessoa apenas. Estes orientadores reuniram-se para atender aos objetivos da Associao Azul de Pesquisas e Estudos da Mente para transmitir em nosso pas a MEDITAO DINMICA. A MEDITAO leva as pessoas a se interiorizarem, se conhecerem um pouco mais e saberem quais so os instrumentos de que elas dispem para utilizar no seu dia-dia. Como resultado de voltarmos a ateno para dentro de ns, durante o treinamento, percebemos entre outras coisas como pequenas alteraes internas nos levam a grandes alteraes externas e que a maioria das portas fechadas s esto realmente trancadas na nossa mente. Nada podes ensinar a um homem, podes somente ajud-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo. (Galileu) O crebro um centro dinmico de funcionamento que determina muito de nossa vida. Um dos objetivos de nossa vida e um dos objetivos do AUTOCONTROLE consiste em obter um maior controle deste centro, pois aprender a regular parte do nosso crebro nos possibilita direcionar nossa vida. De todos os dons que a natureza nos d, sem dvida o dom de escolher como queremos ser um dos maiores. No fomos dotados com mentes prprias para abdicarmos do controle do nosso destino. No faz sentido acreditar que somos, de alguma forma, planejados para sermos conduzidos. Estamos equipados com a habilidade e o poder de conduzir nossa prpria vida ao invs de sermos levados pela vida, colhendo apenas uma pequena frao da colheita que a vida tem a oferecer, infelizmente so poucas os que sabem fazer uso adequado deste poder incrvel que nos foi dado. E claro que nem tudo depende de ns, mas ao voltarmos a ateno para dentro, constatamos que muito mais coisas do que pensvamos antes dependem unicamente de ns. Verificamos que o nosso mundo exterior conseqncia do nosso mundo interior. Por esta razo, a criao de uma atmosfera positiva que reformular o mundo interior um ponto importante do AUTOCONTROLE com Meditao Dinmica. O programa de AUTOCONTROLE um mtodo de treinamento que habilita a pessoa a se tornar mais saudvel, mais produtiva, melhor solucionadora de problemas. Solucionar um problema implica em termos que mudar nossa atitude, ou encontrar um modo de mudar as condies que constituem a situao
7

problemtica. Durante o treinamento desenvolvemos o interesse nos participantes de investirem o seu tempo em criar condies favorveis para resoluo de seus prprios problemas e no na preocupao com os mesmos. A preocupao nada mais que a forma de expressar os nossos temores. Na realidade s existem dois tipos de preocupaes. O primeiro consiste em preocupar-se com algo que inevitvel, algo que voc no pode mudar. Nada poder mudar o resultado final. Assim, a angstia da sua preocupao s levar voc a se desgastar inutilmente. O segundo consiste em preocupar-se por coisas que voc pode mudar. A melhor forma de combater a preocupao atravs de uma atitude adequada.

No h situaes desesperadoras. H sim, quem se desespere em certas situaes.


(Clarice Luce) A MEDITAO DINMICA voltada para o AUTOCONTROLE, nos leva ao controle consciente dos nveis mentais mais profundos. Aprendemos como alcanar, em minutos, um nvel no qual a mente consegue uma extraordinria habilidade para controlar a vitalidade. Sem tenses ou sobrecargas. Aprendemos a usar melhor nossos nveis mentais, seus efeitos e relaes subseqentes. A conseqncia deste funcionamento que podemos obter uma serie de benefcios em varias reas. Aprendemos a canalizar esta energia para nos ajudar a superar hbitos indesejveis, fobias, o stress e a ansiedades. Mas aprendemos acima de tudo a construir melhor a nossa auto-imagem, que o nosso melhor carto de visita.

Nenhuma vida e to difcil que no possa se tornar mais fcil pelo modo como for conduzida. (Ellen Glasgow)

Sendo apresentado com uma nova e aperfeioada dinmica o AUTOCONTROLE um treinamento natural e revitalizante, de valor inestimvel para as pessoas ocupadas dos dias de hoje, que esto constantemente sob tenso. A metodologia constituda de algumas leis mentais, regras tcnicas, filosficas, exerccio de relaxamento e princpios bsicos que transformam a MEDITAO DINMICA num mtodo de vida. Nos nveis interiores de cada um de ns sempre residiu mais sabedoria do que em nosso intelecto. Voc nunca mais ser a mesma pessoa se propuser a experimentar este Mtodo de Vida. Dentro de voc mesmo esto a habilidade e o poder de fazer tudo que precisa para ser feliz.

Voc ter descoberto uma fonte que jamais secar quando aprender a sintonizar-se com o seu mundo interior. Voc no tem nada a perder e uma vida inteira a ganhar.

Se atravessarmos nossas vidas convencidos de que a nossa a melhor forma de agir no mundo, vamos acabar deixando passar todas as novas idias que aparecem diariamente. (Akio Morita)

E ento! Vamos comear a praticar?... Se voc realmente est disposto a mudar sua vida para melhor, comece... O lugar aqui!... Vire a pagina e siga em frente!...

RELAXAMENTO PROGRESSIVO
POR QUE RELAXAR?

O estado de tenso em nada contribui para melhorar a qualidade de vida, mas ao contrrio ele acelera o consumo das nossas energias vitais. Podemos aprender como alcanar, em minutos, um nvel no qual a mente consegue uma extraordinria habilidade para controlar a vitalidade e a energia do corpo, bem como para trabalhar em problemas, sem tenses ou sobrecargas. Relaxamento progressivo um processo completamente natural, revitalizante e de valor inestimvel para as pessoas ocupadas, que nos dias de hoje esto constantemente sob tenso. Adquirimos a habilidade de promover relaxamentos nas diversas partes do corpo, e ao desenvolver continuamente esta sensao de relaxamento progressivo, ela alcanar nosso sistema nervoso passando assim a fazer parte integralmente da atividade cerebral. O relaxamento fsico e mental a condio bsica usada nos exerccios e na aplicao das tcnicas. Assim como quando uma pessoa vai desenvolver uma atividade fsica intensa (uma aula de ginstica, por exemplo), ela precisa preparar o seu organismo, com um aquecimento, para os movimentos que sero realizados, da mesma forma para utilizar as tcnicas mentais precisamos de uma pequena preparao, que o relaxamento.

AQUECIMENTO

EXERCCIOS FSICOS

MEDITAO DINMICA
RELAXAMENTO FSICO E MENTAL TCNICAS MENTAIS

Vivemos num mundo onde o STRESS uma constante. As pessoas vivem preocupadas, e como a palavra mostra, vivem se ocupando previamente. Isto acaba se transformando em TENSO, o que gera um profundo desgaste. Preocupar-se diferente de precaver-se. Quem se preocupa se ocupa com idias que geralmente so desgastantes e nada representam no nvel de soluo. Quem se precav se ocupa com atitudes ou medidas que solucionam ou evitam complicaes e conseqentemente se tranqilizam com isto. possvel, atravs de um treinamento, aprender a eliminar as preocupaes, controlar o stress e evitar as tenses desnecessrias.
10

No nvel fsico, relaxamento significa liberao das tenses; no nvel mental significa acalmar excitaes nervosas (ansiedades, preocupaes, etc.). Para o crebro isto significa um ritmo regular e profundo de ondas lentas, que pulsam de maneira repousaste. Alcanamos, assim, um estado de calma e completo relaxamento, tanto mental como fsico.

NVEL LIBERAR FSICO


TENSES
RELAXAMENTO

ONDAS LENTAS E REGULARES


NVEL
ACALMAR EXCITAES MENTAL

APROFUNDAMENTO: Sempre que desejarmos entrar em nveis mentais mais profundos e mais saudveis, poderemos praticar respiraes profundas soltando o ar lentamente ou exerccios de contagem regressiva. Na prtica da contagem regressiva, primeiro relaxamos e depois comeamos a contar, vagarosamente, para ento sentir os efeitos relaxantes dos exerccios de aprofundamento. Podemos contar regressivamente de 20 a 1 ou mesmo de 10 a 1. Ao chegar no numero 1, estaremos em um nvel mental mais profundo, mais saudvel do que o anterior. Esta prtica, se usada continuamente, tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso.

ATMOSFERA POSITIVA INTERIOR


A criao de uma atmosfera positiva que reformular o mundo interior um ponto importante da MEDITAO DINMICA. Alm de fortalecer todas as programaes que tm lugar neste nvel mental, o mais importante ainda que, atravs do processo gradual de programao e desenvolvimento interior, criamos novos padres que se manifestam no mundo exterior.

11

SAIDA DE NIVEL:
Nosso retorno conscincia exterior deve ser uma ascenso lenta e suave. Para sair de nvel, tudo que precisamos fazer desejar e vagarosamente comear a movimentar o corpo, fazendo respiraes profundas soltando o ar rapidamente, para ativar a oxigenao a circulao e o tato. Ao adquirirmos conscincia do corpo abrimos os olhos e dizemos mentalmente em melhor estado de sade. Se formos utilizar o nvel nos momentos que antecedem ao sono, no h necessidade de sairmos deste estado. Podemos assim permanecer e adormecer neste nvel saudvel e revitalizante.

INCIO Respiraes e Relaxamento

Exterior

Aprofundamento

10 a 1
NVEL

ALFA

Atmosfera Positiva ou Tcnicas

Dormir

12

QUANDO E QUANTO PRATICAR?


A melhor hora para praticar o relaxamento pela manh quando voc acorda. Permanea na cama por alguns minutos praticando exerccios de relaxamento. A Segunda melhor hora noite, antes de dormir. A terceira melhor hora quando voc acha que pode ou deve.

Cinco minutos de prtica Dez minutos muito bom. Quinze minutos excelente. Duas vezes por dia Trs vezes por dia por dia bom
muito bom.

excelente.

Se sua mente tende a divagar durante os exerccios, talvez seja til a utilizao espordica de fitas de relaxamento. Este hbito pode tornar-se parte de um ritual relaxante e tranqilizador.

LIMPEZA MENTAL
Todos ns, seres humanos, temos uma forma de energia que nada consegue deter; nem o tempo, nem barreiras, cofres, etc... Nada consegue deter esta forma de energia que chamamos de pensamento. O que que voc tem feito com os seus pensamentos? Tudo que existe hoje se originou de um pensamento. O pensamento sempre anterior ao, por isso mesmo, muitos afirmam que o pensamento o mundo das causas e a matria o mundo dos efeitos. Segundo Walter Russell, a substncia real de qualquer produto no esta em absoluto no produto, mas se encontra apenas no pensamento que est por trs do produto. Assim, enquanto um indivduo no souber que a energia pensamento a CAUSA que se encontra por trs de todas as coisas, e que o produto apenas o EFEITO ele permanece ligado ao efeito e conseqentemente limitado por ele. Esse indivduo pertence ao mundo da imitao, e apenas a esse mundo. Como um imitador, seu processo de educao na vida foi o mesmo de um papagaio; ele encosta-se aos demais; ele copia, porm no cria. Mas quem realmente conhece esse princpio, e vive de acordo com ele, aquele que cria, colocando esse conhecimento em ao atravs das ondas de pensamento, com o propsito de expressar sua imaginao dinamicamente na forma de pensamento.
13

Cada um de ns a soma de nossos pensamentos. Desta forma, o que pensamos a cada dia moldar nossa vida e determinar o nosso futuro. Nossa situao fortemente influenciada pelas opes que fizemos no passado, atravs dos nossos pensamentos. por isto que afirmamos que a melhor maneira de melhorar o padro de vida de uma pessoa est em melhorar, primeiro, o padro dos pensamentos dessa pessoa. Cada um de ns est envolto por um campo energtico que corresponde ao tipo de pensamento que prevalece no momento, e este campo energtico influencia pessoas, coisas e acontecimentos, atraindo-os ou repelindo-os.

EM LEIS MENTAIS + + + OS SEMELHANTES SE ATRAEM OS CONTRRIOS SE REPELEM

O destino do homem neste mundo se manifesta de acordo com a sua atitude mental, isto a maneira como ele pensa, sente e cr. Portanto, enquanto a pessoa no ordenar a si mesma, seu destino nunca poder melhorar, pois o mundo exterior no uma existncia alheia ao mundo interior e sim conseqncia do nosso mundo interior. Os pensamentos e as palavras (que so as manifestaes dos pensamentos), so foras que determinam nossos hbitos de vida. So ferramentas que voc deve aprender a utilizar para criar o voc novo e vitorioso que deseja ser. So instrumentos vitais para voc controlar seu subconsciente e aprender a dominar a si mesmo e seu futuro. Embora muitos no percebam, fazem seu subconsciente trabalhar contra eles.

LEI DO EFEITO OPOSTO


Ao pensar no que no se deseja, alimentamos aquilo que no queremos que acontea.
OU Quando a sua vontade e a imaginao esto em conflito, a imaginao invariavelmente ganha esta batalha (Emille Cou)

14

O QUE SE TEME, SE ATRAI!


Assim, podemos notar que essa lei faz com que acontea sempre o contrario do que se espera, se ficarmos com ansiedade ou medo de no conseguirmos. Sempre que temos pnico ou pavor estaremos atraindo isso para nossa vida...

OBSERVE O EXEMPLO:
No pense num Volks azul. Notou como voc fez exatamente o contrrio do que a frase pede? Mas, o responsvel pelo fracasso do propsito no foi voc, e sim quem formulou a frase. Assim, use como referencia para suas afirmaes e manifestaes futuras. Em lugar de dizer No se esquea, diga Lembre-se, pois alm de economizar uma palavra muito mais positivo. Porm o propsito verdadeiro no economizar mas sim criar um clima de expectativa positiva. No bata a porta, uma forma seca e incisiva: no entanto, Por favor feche a porta bem devagar, alm de mais educado, atinge muito melhor o nosso propsito. Isto Limpeza Mental. Ao invs do no, procure dizer o que quer... Existe um principio segundo o qual para compreender a mensagem, sua mente cria a imagem que a representa, quer seja uma coisa desejvel o indesejvel. Assim, as negativas devem ser abandonadas. importante construir frases no sentido positivo, cultivando a expectativa positiva e enfatizando o que queremos, dedicando nossa ateno s metas, aspiraes e objetivos. Quando se aprende a escrever mquina ou dirigir um carro, os mesmos movimentos tm de ser repetidos muitas vezes, antes que seu subconsciente os assuma e passe a faz-lo por voc. Da mesma forma, a repetio desta atitude interior positiva vai imprimindo fortemente este novo padro de pensamentos e palavras, tornando-o to natural que se transformar num hbito. A maior descoberta de minha gerao a de que os seres humanos podem mudar suas vidas se mudarem as suas atitudes mentais. (William James) (Obs.: William James considerado o pai da psicologia moderna.)

15

PROGRAMAO
O AUTOCONTGROLE com MEDITAO DINMICA um mtodo de treinamento mental que habilita a pessoa a se tornar mais saudvel, mais produtiva, melhor solucionadora de problemas e, conseqentemente, uma pessoa de maior sucesso. A MEDITAO DINMICA nos leva ao controle consciente dos nveis mentais mais profundos. Podemos aprender a usar melhor a produo das ondas cerebrais, nveis mentais e seus efeitos e relaes subseqentes. Podemos obter um profundo controle centralizado no crebro, pois este a sede reguladora e controladora. O crebro um centro dinmico de funcionamento que como um bio computador determina o rumo de nossas vidas. O nosso objetivo consiste em desenvolver a capacidade de controlar este centro, pois aprender a programar este bio computador adquirir a capacidade de direcionar nossas vidas.

TODOS OS PROBLEMAS ENCONTRAM SUAS RESPOSTAS DENTRO DE NS MESMOS:


A prpria existncia de um problema significa que enfrentamos uma situao que consideramos difcil. Solucionar o problema implica em termos que mudar nossa atitude, ou encontrar um modo de mudar as condies que constituem a situao problemtica. Podemos muitas vezes conseguir isto, de maneira muito eficiente, pelo uso dos nveis interiores, ou dos nveis Alfa, utilizando tcnicas que vo alterar o nosso mundo subjetivo e, conseqentemente, o mundo exterior, ou seja, aprendendo a linguagem do crebro podemos aprender a reestruturar nosso mundo. Um conceito chave do TREINAMENTO o de PROGRAMAO. O fator bsico do sucesso da programao encontra-se na sua qualidade positiva. Chegamos mesmo a substituir a palavra problema por projeto, de modo que toda a programao seja efetuada numa atmosfera positiva. atravs da programao que aprendemos a formar hbitos, reaes ao mundo, padres de personalidade e outras estruturas que compe o nosso estilo de vida.

O QUE PROGRAMAR?
Programa assumir compromissos, estabelecer metas, objetivos, fazer propsitos. Por exemplo: podemos programar uma festa e assim, marcamos uma data, um local e um horrio; as ferias de trabalho so programadas de acordo com a melhor convenincia de cada um, funo de ferias escolares, viagens, etc...: as empresas programam ferias coletivas de acordo com a maior convenincia econmica; ou as frias normais, de acordo com um certo critrio, para evitar o acmulo de pessoas em frias no mesmo perodo; e assim por diante. Parece incrvel, mas existem estatsticas hospitalares que demonstram queda de internaes ou do nmero de cirurgias em vsperas de grandes eventos ou de feriados prolongados. Isto leva a crer que at as doenas de forma consciente ou
16

inconsciente so mais ou menos programadas. Pois bem, partindo deste princpio, voc pode fazer um propsito de vida de acordo com seus objetivos e valores, e assim trabalhar para ter uma vida melhor.

COMO SE PROGRAMA?
No dia-a-dia, de uma forma inconsciente e automtica, estamos constantemente nos programando, conforme acaba de ser demonstrado. Mas, como tudo aquilo que feito no mundo subjetivo influencia o mundo objetivo, temos como meta saber criar atitudes interiores saudveis, que possam da mesma forma e na mesma direo influenciar o mundo objetivo. Para isto, usamos os recursos das tcnicas de programao.

O QUE SO AS TCNICAS?
Tcnicas so artifcios mentais, atravs dos quais procuramos, num certo nvel de concentrao, caracterizar nossas metas, nosso objetivo, nossos anseios, etc. Assim, tudo o que importa que, ao atingir o seu nvel, voc procure sintonizar o pensamento, a imaginao naquilo que representa realmente a sua meta. Como os artifcios so simblicos, voc pode dar forma a eles. Assim, as diferentes tcnicas que aprendemos, tm como objetivo: diversificar ou ampliar o nmero de opes, para que voc possa trabalhar no seu projeto. No entanto, alguns elementos so de suma importncia para o sucesso da programao, como veremos a seguir.

ELEMENTOS BSICOS DE UMA PROGRAMAO:


Os trs elementos bsicos de uma programao bem sucedida fazem parte de uma atitude e so eles: DESEJO: o ponto de partida de toda realizao. a fora motivadora de vida. Se no temos um desejo sincero pela realizao do que estamos programando sinal de que ela no to importante para ns. Quando maior for o nosso desejo, melhor resultado ter a nossa programao, pois a fora com que imprimimos em nosso crebro depende da fora do nosso desejo! Por outro lado, voc s se esfora para alcanar aquilo que deseja, nunca o oposto. CRENA: H uma grande diferena entre querer uma coisa e estar pronto para receb-la. Quando algum esta realmente pronto para alguma coisa, esta no deixa de aparecer. Ningum est pronto, at que comece a acreditar que pode conseguir aquilo que quer. Uma atitude de crena nas suas possibilidades inicia a atividade de nossos processos de programao. Uma atitude ctica perturba nosso crebro com uma mensagem contraditria, que por um lado diz que queremos realizar
17

algo e por outro diz que no vamos tentar. Uma vez que nosso crebro processa informaes que lhe so fornecidas pela mente, parte dessa informao no pode ser; no sou capaz dessa tarefa. A informao deve sim conter uma afirmao de crena que ir estimular e colocar em ao os processos fsicos e nervosos. A crena uma atitude sria que procura realmente obter resultados e no umas atitudes divididas, medrosas e fracas. Lembre-se que vencem aqueles que acreditam poder vencer e que todos ns podemos fazer muito mais do que pensamos, mas inicialmente, temos que acreditar nisto. Tambm aqui, voc s se esfora para alcanar aquilo que acredita ser possvel alcanar. EXPECTATIVA: A expectativa que mantm a programao em atividade. Sem esse fator na programao, o objetivo se torna longnquo e deixamos de aguardar os resultados. A atitude continua de expectativa de resultados, ou seja, o aguardar o resultado favorvel, uma fonte da qual a programao retira energia. A programao continua ativa e energizada na medida em que continuamos a esperar o resultado favorvel. Lembre-se que coisas boas acontecem para as pessoas que esperam coisas boas. Voc s se esfora por alcanar aquilo que espera alcanar.

No e suficiente termos idias, transform-las em imagens, e esperar que automaticamente o crebro as realize. Precisamos ter um forte desejo de que aquilo que programamos acontea, e precisamos acreditar e esperar o resultado favorvel. Sem esses trs fatores a nossa programao torna-se sem vida e vazia de significado. A efetividade da programao depende de uma correta combinao de sentimentos, atitudes e tcnicas. Aprendemos aliar a vontade com a imaginao. Estamos habituados a dizer que enquanto h vida, h esperana. Mas, Richard Bach nos coloca uma nova idia muito mais lgica e racional, comparada com esta, que estimula uma postura bastante passiva. Assim de acordo com ele, enquanto h esperana, h vida. Dando um enfoque mais amplo, poderamos dizer que enquanto h esperana h chance de que qualquer coisa se realize, porque enquanto voc espera, voc luta; e quem luta sempre tem chances de ganhar.

18

FREQUNCIAS CEREBRAIS
A atividade eletroqumica do crebro produz uma energia eltrica de corrente continua de caracterstica pulstil, que pode ser medida em micro volts. Convencionou-se que o nmero de pulsaes por segundo seria chamado de ciclos por segundo ou frequncia.

FREQUNCIAS CEREBRAIS ASSOCIADAS A ATIVIDADES

19

ESPAO MENTAL
Uma analogia que normalmente utilizada, a de um computador com a do crebro humano. Podemos usar esta analogia mais uma vez aqui para explicar a linguagem do nosso crebro. Assim como existem varias linguagem de computao, o nosso biocomputador (computador vivo, que o nosso crebro) tambm tem a sua prpria linguagem. Ele programado basicamente atravs das imagens e dos pensamentos. Por que as imagens so to importantes para uma programao eficiente? Porque a forma mais simples de armazenar informaes. A quantidade de informaes que podemos ter numa imagem to grande que os orientais dizem que um quadro vale mais do que mil palavras. Devido importncia que as imagens tomam em nossas programaes, precisamos desenvolver no nosso mundo interior um lugar para projetarmos imagens de qualquer natureza. Este lugar, naturalmente ns j temos e utilizamos. O que faremos a partir daqui, ser desenvolve-lo ainda mais, alm de batiz-lo com o nome de Espao Mental. Espao Mental apenas um nome de referncia que usaremos daqui em diante ao nos referimos a esta rea da mente onde as imagens se formam. mais um dispositivo interno para nos auxiliar, colocando ordem na nossa casa interior e separando imagens vazias das que sero teis na hora de resolver os problemas. Usaremos esta posio interior para mudar o presente e modelar o futuro, comeando o controle dentro de ns mesmos, de forma que ele cresa e se exteriorize em nossas vidas. .

ONDE SE LOCALIZA O CENTRO DO SEU ESPAO MENTAL

20

CHAVES DE MEMRIA
O primeiro exerccio que fazemos estabelecer a associao de palavras atravs de imagens. Isto desenvolve a capacidade de usar o espao mental. A pratica deste exerccio alm de ajudar a desenvolver a capacidade de formar imagens mentais, ajuda no desenvolvimento da memria. E sabido que o processo de memorizao , na sua essncia um processo associativo; tambm sabido que, quanto maior o nmero de imagens mentais que voc forma em torno de uma informao, mais facilidade voc ter de lembrar no futuro. em funo disso que empregamos recursos audiovisuais nos processos de ensino treinamento. Estamos aprendendo que a criao de imagens tanto pode ser realizada com recursos externos (audiovisual), como internos (imagens mentais). Como ilustraes, poderamos analisar esta pesquisa realizada pela SOCOND-VACUUM OIL CO STUDIES. APRENDEMOS 1,0% pelo paladar 1,5% pelo tato 3,5% pelo olfato 11,0% pela audio 83,0% pela viso RETEMOS 10% do que lemos 20% do que ouvimos 30% do que vemos 50% do que vemos e ouvimos 70% do que ouvimos e logo discutimos 90% do que ouvimos e logo realizamos DADOS RETIDO DEPOIS DE 3 DIAS 10% 20% 65%

METODO DE ENSINO Somente oral Somente visual Audiovisual

DADOS RETIDOS DEPOIS DE 73 HORAS 70% 72% 85%

Este exerccio teve origem no trabalho do Dr. Bruno Furst, chamado Meio Prtico para uma Memria Melhor. O objetivo do trabalho original era o desenvolvimento da memria. O nosso objetivo bsico o desenvolvimento da capacidade de trabalhar com imagens conscientemente em nveis interiores. Por este motivo o trabalho original foi adaptado pelo Dr. Baltazar Melo e apresentado no treinamento, como veremos a seguir: Para formar as chaves de memria, voc deve escolher dez letras, que sero chamadas de letras chaves. Estas por sua vez sero associadas a algarismos, de um a zero, numa escala crescente, como por exemplo: 1 T; 2 N; 3 M; 4 R; 6 J; 7 C; 8 F; 9 B; 0 S. Uma vez feita a associao letra/numero, inicia-se a criao das chaves de memria obedecendo seguinte regra: a) Cria-se uma ordem numrica, correspondente ao nmero de palavras que se deseja criar. Ex.: 1000 palavras, escrevem-se 1 a 1000. b) Cada palavra dever ter tantas slabas quantos forem os algarismos que constituam o seu nmero. Ex. as palavras de 1 a 9 devero ter uma
21

silaba as de 10 a 99 devero ter duas silabas; as de 100 a 999 devero ter trs silabas; assim por diante. c) A primeira slaba de cada palavra dever ser iniciada pela letra correspondente ao primeiro algarismo do seu nmero; a Segunda silaba devera ser iniciada pela letra correspondente ao segundo algarismo; e assim por diante. Ex.: Para o n. 347, temos as letras M, R e C. Assim, poderamos usar como chance a palavra MaRaCa; para o n. 131 temos as letras T, M e T poderamos usar como chave a palavra ToMaTe; etc.

UM SEGREDO:
Se voc observar bem as Imagens das associaes das quais se lembrou rapidamente no exerccio de Associao e ento, usar estes modelos de imagens nas programaes que fizer, ter descoberto o segredo da autoprogramao.

LEMBRE-SE:
Se voc lembra com facilidade Programao forte. Se voc no lembra com facilidade Programao mdia. Se voc no lembra Programao fraca. EXERCICIO DE MEMRIA CDIGO NUMRICO PARA ASSOCIAO DE PALAVRAS 1.TREM 2.N 3.MAR 4.REI 5.LUZ 6.J 7.CU 8.FLOR 9.BAR 10.TESE 1 T 2 N 3 M 4 R 11.TETO 12.TNEL 13.TIME 14.TOURO 15.TELA 16.TRAJE 17.TACO 18.TUFO 19.TUBO 20.NASA 5 L 6 J 7 C 21.NATA 22.NEN 23.NORMA 24.NORA 25.NILO 26.NAJA 27.NUCA 28.NINFA 29.NABO 30.MESA 8 F 9 B 0 S

LEMBRE-SE AINDA QUE


1) O objetivo bsico deste exerccio desenvolver a capacidade de trabalhar com imagens. 2) Quanto mais cmicas, exticas ou absurdas forem s imagens de associaes criadas, mais fcil ser a recordao futura. 3) A utilizao de imagens, junto com a idia da associao sendo feitos no estado de tranqilidade leva a uma melhor fixao das informaes.
22

DISPARO POR ASSOCIAO


Durante toda a nossa vida, e por um processo que na grande maioria das vezes praticamente inconsciente, temos desenvolvido a habilidade a de associar coisas. s vezes isto se torna um hbito, e em certos casos procuramos conscientemente tirar proveito desta caracterstica que natural em ns. Quantas vezes, ao passar por um lugar onde h mais de cinco anos voc no passam, e num determinado ponto, voc se recorda com nitidez e em detalhes de algo que ali ocorreu h muito tempo. Este um tpico exemplo de associao, de um fato com determinada paisagem. sabido que todo o mecanismo de memria , na sua essncia, associativa. Quantas pessoas voc conhece que, eventualmente, colocam um pedao de papel no boto da camisa com o propsito de despertar a lembrana de alguma coisa? Ou ainda trocar o relgio de brao, o anel ou aliana de dedo, etc. Como estes muitos outros exemplos poderiam ser dados, mas certamente voc tambm tem suas referncias similares. O que realmente esperamos despertar voc para este fato, e principalmente estimular em voc uma forma consciente de explorar esta nova dimenso para os mais diversos propsitos, como por exemplo: para gravar melhor um texto, uma lio, uma aula ou conferncia, para estimular o equilbrio e a tranqilidade, numa determinada hora ou momento especifico, simplesmente para se acalmar, etc. Como o disparo por associao, esta convencionada de acordo com a convenincia ou os valores de cada um. Pode ser, por exemplo, um simples gesto que voc estabelece, ou como o que se aprende no treinamento. A prtica desta tcnica certamente estimula e agua a sua percepo e muito til. Tanto no dia a dia, como no seu Desenvolvimento Mental. Com a prtica, voc vai descobrir, ainda, que o disparo por associao pode tambm ser utilizado como referncia de nvel, possibilitando assim a voc atingir rapidamente e sem perda de tempo um nvel de concentrao.

23

QUADROS MENTAIS
No espao mental, voc desenvolve uma referencia infinita de espao tridimensional, nos nveis mentais interiores. Este foi o ponto de partida para o nosso desenvolvimento posterior, pois a partir da, esta referncia passa a ser constantemente solicitada. A tcnica dos Quadros Mentais, na realidade, pertence a esta mesma dimenso, s que neste caso estamos delimitando uma rea especificada onde vamos atuar. Portanto, ela uma sofisticao do espao mental e representa um modo pelo qual podemos, de forma direta, centralizar a nossa ateno naquilo que realmente representa o nosso verdadeiro propsito. E to impossvel chegar a um destino que voc no tem, como voltar de um lugar onde voc nunca foi. O homem sempre teve conscincia de que sua grande fora em todos os tempos a sua META. Voc no pode fazer planos ou traar um roteiro se voc no tem meta. Os Quadros Mentais tem como caracterstica dar a voc a oportunidade de trabalhar em cima de matas. Com esta tcnica, voc pode criar um propsito e trabalhar no sentido de impregnar o seu interior com aquela expectativa. O interior, por sua vez impregnado, comea a moldar o comportamento exterior naquela direo. Todos ns temos uma certa caracterstica de vida e de comportamento. Existem certos hbitos que fazem parte de uma certa cultura. No entanto, logo ns nascemos sem a grande maioria destes elementos mencionados. Porem, com o passar dos tempos, na medida em que vamos nos acostumando com as coisas, convivendo com elas, eventualmente sendo levados a faz-las, elas acabam sendo incorporadas em ns e passam a representar nossas caractersticas individuais. Da mesma forma, por um processo consciente e voluntrio, voc pode trabalhar em si mesmo para implantar novas caractersticas desejveis e substituir as indesejveis. Os Quadros Mentais representam o incio de uma nova etapa: a etapa do automelhoramento pessoal. Com eles, voc pode trabalhar a autoimagem e buscar um maior equilbrio e harmonia. Este um dos pontos de maior importncia, porque se voc no se harmoniza consigo mesmo, muito pouco provvel que possa se harmonizar com o mundo, ou com as outras pessoas. muito importante, para se utilizar os Quadros Mentais, que voc saiba exatamente o que quer, pois esta a imagem que voc deve criar e projetar nesta dimenso. O que quer que o homem tenha feito ou criado, primeiro o fez na imaginao. O pensamento o mundo das causas, e a matria o mundo dos efeitos.

PONTOS IMPORTANTES:
123456Os semelhantes se atraem e os contrrios se repelem. O mundo exterior o reflexo do interior. A importncia das imagens nas nossas programaes. Em Alfa temos mais ateno disponvel. A soluo intuitiva jamais se manifesta num crebro cansado. O nvel consciente interior mais rico em informaes do que o nvel consciente exterior.

24

QUANDO USAR?

Entre as inmeras aplicaes dos Quadros Mentais, podemos citar:

1-Resolver problemas que se conhea a soluo 2- Atingir objetivo e metas 3-Autoenergizao e melhorar a autoimagem 4-Preparao para enfrentar uma nova situao 5-Ajudar a superar fobias 6-Ajudar outras pessoas 7-Energizar e equilibrar ambientes 8-Melhorar o relacionamento inter pessoal 9-Etc. 10 Etc. LEMBRE-SE Anos de pesquisas em vrios paises vem revelando a importncia das reprises mentais no desempenho subsequente da pessoa. Tudo aquilo que podemos aprender numa experincia vivida, tambm podemos aprender numa experincia imaginada.

25

COMO USAR? S DA 1 VEZ: COMO USAR?

OTRAS VEZES:

26

HBITOS
Hbitos so padres fixos de comportamento que seguimos de forma automticas ou semi-automticas e que so aprendidos atravs de situaes ou programaes vivenciadas. Os hbitos podem ser desejveis ou indesejveis. Normalmente, os indesejveis so de fcil aquisio, mas de difcil convivncia; enquanto que os bons hbitos so de difcil aquisio, mas de fcil convivncia. Os hbitos so desenvolvidos de forma lenta e gradativa. Em geral, antes que voc perceba que est cultivando um hbito, ele j dominou voc. Como a palavra vcio tem uma carga emocionalmente maior, vamos empreg-la mais freqentemente. As pessoas viciadas (ou habituadas) normalmente se tornam escravas do vcio, o que caracteriza uma forma de dependncia. Na grande maioria das vezes, esta dependncia puramente psicolgica, embora convenientemente muitos no admitam, numa forma de justificar ou encontrar uma razo que justifique a continuidade do vcio. curioso como as pessoas no geral, procuram sempre encontrar mil razes que justifiquem um procedimento que sabem no ser saudvel. Ao mesmo tempo, encontram uma tremenda dificuldade, ou no tm interesse em encontrar uma razo sequer, que justifique a eliminao de um vcio. No caso das chamadas drogas pesadas, temos uma situao, mais delicada, pois passa a haver uma dependncia fsica, ou seja, o organismo passa a depender da droga para viver. Neste caso sempre necessrio um tratamento especial, s vezes sendo necessria at mesmo a internao. Como os hbitos so adquiridos, normalmente vm preencher uma necessidade psicolgica da pessoa, por mais sutil que esta possa parecer. Assim, de uma forma simblica e figurada, podemos afirmar que um hbito no pode ser eliminado, mas pode ser facilmente substitudo. Assim, a idia bsica de que devemos trabalhar no sentido de adquirir bons hbitos, que certamente substituiro os maus. Por exemplo, o habito de fumar, se o processo funciona na base da substituio, deveramos criar um novo hbito para ocupar o lugar deste no futuro. Como a colocao figurada, voc deve na realidade criar o hbito de no fumar. Partindo deste principio, voc pode trabalhar os seus hbitos alimentares e os vcios propriamente ditos, no sentido de sempre substitui-los por bons hbitos. Por exemplo: procure desenvolver o hbito de sorrir, de dizer bom dia de ser mais amigo, de ser mais socivel, de participar ativamente da vida, de praticar esportes ou atividades fsicas, etc. Enfim, procure desenvolver o habito de VIVER UMA VIDA PLENA E FELIZ.

27

HBITOS DESEJAVEIS
Para adquirir ou reforar um habito, muito importante levar em conta contra trs pontos: 1) Estabelecer de maneira bem clara as razes pelas quais se deseja adquirir o hbito; 2) Estabelecer os benefcios e vantagens que sero recebidos em decorrncia do novo comportamento; 3) Visualizar-se, imaginar-se, j com o novo padro de comportamento, e recebendo todos os benefcios e vantagens que decorrem dele. IMPORTANTE: de suma importncia, trabalhar diariamente com a terceira fase, at que o novo padro de comportamento se torne realmente um hbito de vida.

HBITOS INDESEJVEIS
Para controlar ou eliminar hbitos indesejveis, observaremos cinco pontos: 1) Estabelecer de maneira bem clara as razes pelas quais se deseja eliminar o hbito: 2) Determinar as razes que levaram criao e manuteno do hbito; 3) Encontrar um modo mais saudvel de satisfazer, ou se possvel, de eliminar as necessidades atendidas atravs do hbito; 4) Estabelecer os benefcios e as vantagens que sero recebidos em decorrncia da eliminao do hbito; 5) Visualizar-se, imaginar-se, j com um novo padro de comportamento, livre do hbito, e recebendo todos os benefcios e vantagens que decorrem desta nova atitude. IMPORTANTE: de suma importncia, trabalhar diariamente com a Quinta fase, at que o novo padro de comportamento se torne realmente um hbito de vida. OBSERVAO: Em ambas as situaes a pessoa se apega aos benefcios e vantagens, ou em outras palavras, s recompensas que sero recebidas em funo da mudana do padro de comportamento. O ser humano, por natureza carente de recompensas, assim, estes sero os fatores motivadores, que justificaro o verdadeiro empenho em se atingir o objetivo desejado.

28

DIMENSO CRIATIVA
Depois de todo o treinamento at aqui desenvolvido, chegamos ao ponto mais importante de todo o trabalho. O desenvolvimento da Dimenso Criativa. Este nome deve-se ao fato de que neste nvel, voc tem total liberdade para pensar, imaginar, enfim, criar o que quiser para atingir seus objetivos. Na realidade, a Dimenso Criativa representa o nosso local de trabalho psquico. Toda a atividade do ser humano desenvolvida em ambientes especficos. Assim, seria normal desenvolver a nossa dimenso; , como nossa atividade de natureza psquica, nenhuma dimenso seria mais adequada a este desenvolvimento do que uma dimenso interior. A Dimenso Criativa, em sua essncia voc mesmo numa dimenso interior. o artificio mais eficaz e preciso, atravs do qual voc entra em sintonia direta consigo mesmo e ativa todo o seu potencial interior. Como na Dimenso Criativa, voc no est preso a nada e tem total liberdade para seguir seus prprios passos de acordo com sua imaginao, voc ter uma certa tendncia a se prender por mais tempo e com muito maior concentrao aquilo que est fazendo. Desta forma, voc se torna mais dinmico e atinge uma profundidade de concentrao muito maior, tornando mais efetivo o resultado do seu trabalho.

DESENVOLVIMENTO A DIMENSO CRIATIVA

29

LEMBRETE
Com certeza voc j viu ouviu falar de um iceberg, aquela montanha gelada que aparece flutuando no mar. Alguns desses blocos de gelo elevam-se a dezenas de metros acima de linha dgua, mas a maior parte do iceberg est submersa, e tudo o que se v o topo, cerca da 10 a 20% do seu todo. Podemos fazer um paralelo entre nosso potencial mental e o iceberg. Seno vejamos: De todo o imenso potencial da mente humana, uma percentagem mnima utilizada, e isso independente do Q.I. que possumos. O restante, que a maior parte, fica submerso, escondido no mar das limitaes e bloqueios que nos impomos. Muitos de ns atravessamos toda a vida sofrendo privaes e nos limitando a migalhas por utilizarmos to pouco do nosso potencial. Contudo, se ultrapassarmos essas limitaes, poderemos nos tornar verdadeiros gigantes, capazes de muito mais do que se quer ousamos imaginar. Em outras palavras, podemos aprender a ser mais saudveis, produtivos e eficientes na soluo de problemas, basta que encontremos a chave, que nos abra as portas para tudo isto. O tempo o seu investimento, portanto, procure a partir de agora, trabalhar para que possa, muito em breve, se no levantar seu iceberg ao nvel da gua, pelo menos tirar dele o maior proveito. O futuro seu. Pense bem nisto. Pois ESTE O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA SUA VIDA. Procure viver com MAIS AMOR.

30

S-ar putea să vă placă și