Sunteți pe pagina 1din 5

O que um Ecomuseu? Qual a sua importncia para a comunidade de Sepetiba/RJ?

ECOMUSEU uma ao museolgica consciente da COMUNIDADE com o objetivo de desenvolver o TERRITRIO que habita, a partir da valorizao da Histria Local e do PATRIMNIO (natural e cultural) nele existente. (ngelo, Carvalho e Louvise; 2005 -

Ecomuseu de Santa Cruz-Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro).

Sepetiba foi palco de importantes acontecimentos durante as trs principais fases da histria do pas: Brasil Colnia, imprio e repblica; povoado pelos corajosos ndios Tamoios, foi aldeamento jesutico, cenrio da batalha naval contra os holandeses, sua baa e praias serviram de local de desembarque para o quinto do ouro, trfico do mesmo, trfico de escravos,de pau-brasil, cenrio da luta dos corsrios dentre outros muitos acontecimentos. Personagens histricos passaram pelo bairro de Sepetiba e navegaram pela baa reconhecendo sua beleza e tranqilidade, como D. Joo VI, D. Pedro I, D. Leopoldina, Jos Bonifcio, o Visconde de Sepetiba, Jean Baptiste Debret dentre muitos outros; abrigou republicanos e antirepublicanos; foi cenrio da tragdia ocorrida durante o perodo de transio Imprio/Repblica: o fuzilamento dos marinheiros na ilha da pescaria (Ilha dos marinheiros) dentre muitos outros acontecimentos no disseminados ou com sua veracidade ainda no comprovada.

H indcios de que at mesmo os holandeses estiveram no local, alm dos franceses claro, que inclusive utilizaram a falta de monitoramento na Bahia de Sepetiba para invadirem a cidade, motivo pelo qual algum tempo depois D. Joo VI mandaria construir ali trs fortes temendo uma outra invaso.

Algumas reas do bairro possivelmente j eram habitadas por ndios antes mesmo da chegada do homem branco, a prova disso encontra-se no fato de existirem trs sambaquis no bairro devidamente descritos e registrados por arquelogos, para nos assegurar da veracidade de tal afirmao basta consultar o livro Pr-histria do estado do Rio de Janeiro de Maria da Conceio Moraes Coutinho Beltro de 1978, alm disso existem alguns relatos de que foram construdos pelos jesutas tneis para facilitar fugas, transportes etc. na regio, o que poderia ter sido preservado no caso de confirmada a informao. Estes so apenas alguns dos fatos que colocam Sepetiba em notria evidencia histrica.

Alm da importncia histrica Sepetiba ainda tem seus atributos naturais, por isso mesmo tantas personagens importantes na histria do pas encantaram-se com o lugar,alm de artistas e naturalistas mas Sepetiba vem sendo vtima de um rpido processo de degradao h muitos anos, que vem se configurando desde o inicio do processo de crescimento da cidade, da indstria do Rio de Janeiro, enfim da expanso do capitalismo, a praia maravilhosa que era descrita em livros dos naturalistas e cientistas, pintada por artistas e da qual nossos avs tanto falavam em nada se parece hoje com as descries que faziam dela.

As obras do Atual de Itagua no estavam concludas em meados do sculo XX mas o estrago ocasionado pela ING, dentre outros problemas como o crescimento populacional desordenado etc. j era impressionante, reas de vegetao j haviam sido devastadas para construo de casas a vegetao nativa caracterstica da regio desapareceu, a mistura de esgoto despejado nas praias sem tratamento, lixo de todo tipo, material qumico dentre outros elementos malficos para a sade dos humanos e dos animais, da vida em geral j era rotina no inicio na dcada de 1990.

A criao de um Ecomuseu em Sepetiba encaixa-se perfeitamente nas necessidades da comunidade e do meio ambiente da regio, o Ecomuseu vai alm da ecologia, seu conceito muito mais complexo, o termo est ligado a numerosos outros conceitos como o de territrio, espao como objeto de interpretao, sistema museogrfico, instituio administrativa, reserva ambiental dentre outros, lugar de memria viva. Sepetiba rica em histrias e memrias, havia no bairro diversos tipos de manifestaes culturais, ocorriam saraus, cirandas, rodas de vrios tipos, tambm h indcios da existncia de um folclore local, mitos e lendas que eram contados para as crianas e que felizmente ainda perduram em alguns poucos discursos e relatos que precisam ser documentados e transmitidos para as futuras geraes.

Segundo Thompson (1992) por meio da histria que as pessoas comuns procuram compreender as revolues e mudanas por que passam em suas prprias vidas:

transformaes sociais, culturais, guerras, mudanas comportamentais, econmicas, mudanas tecnolgicas, degradao ambiental etc. Atravs da histria local, um bairro ou uma cidade procura um sentido para sua prpria natureza em mudana, em constante transformao e assim estabelecem-se os vnculos, foi isso o que aconteceu com muitos moradores que no so o que se pode chamar de naturais de Sepetiba, mas atravs do

conhecimento da histria local, do relato de moradores antigos, de velhos pescadores aprenderam a respeitar e a amar o bairro e resolveram ento reagir quanto a isso, publicando textos na internet, criando blogs, perfis e comunidades em sites de relacionamento e, finalmente aps o contato com os representantes do NOPH e do Ecomuseu Quarteiro Cultural do Matadouro ns, moradores entendemos o significado de Ecomuseu e percebemos como a criao do nosso seria primordial para que no deixemos acabar com o pouco que ainda nos resta de nossa memria e de nossa histria.

Atravs das aes que vem ocorrendo na regio a populao local foi apresentada a sua histria e tomou de volta suas memrias, coletando relatos dos moradores mais antigos, pesquisando em arquivos etc, e com a realizao da Roda de Lembranas viabilizada pela I Jornada de Formao em Museologia Comunitria que nos colocou em contato direto com outras regies do pas que passaram por problemas semelhantes aos nossos, com o Ecomuseu Quarteiro Cultural do Matadouro, o NOPH e etc. , a nossa indignao foi transformada em ao e ento partimos para a elaborao do projeto para o reconhecimento da comunidade como processo ecomuseolgico.

Do vnculo com o passado se extrai a fora para a formao da identidade (Bosi, 2004), o que ocorria em Sepetiba era um conflito identitrio grave e a ausncia de vnculo dos moradores mais jovens para com seu bairro e atravs da orientao dada pelo Ecomuseu de Santa Cruz e pelo NOPH essa situao vem se transformando.De acordo com Pacano (2005), a memria enquanto reconstruo do passado no presente, ou enquanto determinaes do passado sobre o presente, pode tanto escravizar como libertar ; os moradores de Sepetiba haviam at ento acomodado-se a uma viso central, interpretao dominante da histria nacional que sempre os excluiu e os esqueceu ou (manipulou os registros) e entenderam que era preciso criar um novo conhecimento que valorizasse seu territrio, seu bairro, sua terra , sua histria e ainda no acreditavam em sua prpria fora para a transformao.

O Ecomuseu deve ser uma expresso do homem e da natureza. Por isso, o objeto neste contexto no apenas o homem ou o meio ambiente que o cerca, mas a relao que se d entre os dois e todas as possveis relaes entre o homem e o Real que acontecem no territrio determinado.Este museu uma expresso do tempo, quando a interpretao remonta desde o momento da apario do homem dividindo-se atravs dos tempos prhistricos e histricos para chegar no tempo do homem do presente.

O Ecomuseu, em sua multiplicidade comunitria constitui-se de uma comunidade e um objetivo: o desenvolvimento desta comunidade. Devido a todo o processo de degradao ambiental famlias inteiras viram-se desamparadas economicamente, pois viviam da pesca, do turismo, e de todo o resto de atividades econmicas relacionadas com o meio ambiente, com a baa de Sepetiba.Com a degradao da baa o nico meio de subsistncia dessas famlias foi tirado, j no podiam viver da pesca, de seus bares e restaurantes que vendiam o famoso peixe frito de Sepetiba, o delicioso camaro etc., toda a comunidade era voltada para atividades relacionadas com o turismo e a pesca, conseqentemente dependia das temporadas de veraneio, h uma necessidade imensa de resgatarmos a auto-estima desses homens e mulheres que se sentiram impotentes diante da drstica transformao que ocorreu em suas vidas.

O Movimento Ecomuseu Sepetiba inicia uma luta para que a auto-estima dos moradores to castigados com todo esse processo de degradao, com a precariedade e a excluso social, cultural e econmica a que foram expostos voltem a sentir orgulho de si mesmos, de seu bairro, de sua histria e de sua baa.

O Ecomuseu ao labutar em favor do desenvolvimento da comunidade, deve levar em conta os problemas e questes colocadas em seu mago tratando-os de maneira crtica analtica estimulando o processo de conscientizao e a criatividade da populao, para isso utilizando as informaes do seu passado e presente para que ela venha a pensar o futuro de forma questionadora e esperanosa. Nas palavras de Odalice Priosti de acordo com a sua experincia no Ecomuseu de Santa Cruz o Ecomuseu um espao de relaes entre uma comunidade e seu ambiente natural e cultural, onde se desenvolve, atravs das aes de iniciativa comunitria, um processo gradativamente consciente e pedaggico de patrimonializao, apropriao e responsabilizao dessa comunidade com a transmisso, cuidado e transformao do patrimnio comum e, conseqentemente, com a criao do patrimnio do futuro.

A partir dessa prtica, a comunidade se conscientiza do seu papel e responsabilidade com o patrimnio, usando-o como um dos recursos para o desenvolvimento local. Uma educao para a libertao e no para a dominao plantar a semente, despertar o amor, o desejo de preservao e a conscientizao dessas geraes mister para o desenvolvimento da comunidade.

Nessa atuao pedaggico-museolgica criam-se situaes de pesquisa, leitura e interpretao do espao/ territrio e das mudanas que nele ocorrem em funo do tempo, de identificao e preservao de bens simblicos coletivos, de construo de memria e identidade, de documentao. Sepetiba est viva, tem histria e aqui existe muita vontade e amor, desejo de renovao e anseio de transformao, estamos prontos para comear essa empreitada, obrigada Odalice Priosti , Walter Priosti, Bruno Cruz , a todos do NOPH, a Hugue de Varine pelo apoio e orientao e estmulo que vem nos dando e a todos os moradores de Sepetiba, esse s o comeo.

Bibliografia:

SOARES, Bruno Csar Brulon. Revista Eletrnica Jovem Museologia - Estudos sobre museus, museologia e patrimnio. Entendendo o Ecomuseu: uma nova forma de pensar a Museologia Volume I Nmero 2 ,Agosto de 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2004.

--------------------------------------------------------------------------------

. Pedagogia da Esperana - Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2004.

CLAIR, Jean. As origens da noo de ecomuseu. Cracap Informations, no. 2-3, 1976. p: 2-4. Trad: Tereza Scheiner.

MAGALDI, Monique Batista. Revista Eletrnica Jovem Museologia - Estudos sobre museus, museologia e patrimnio. O Ecomuseu do Quarteiro Cultural do Matadouro de Santa Cruz: estrutura e propostas. Ano I, nmero 1, Janeiro de 2006.

S-ar putea să vă placă și