Sunteți pe pagina 1din 33

CADstones 4

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Apresentao

Ol Agradecemos a aquisio do CADstones 4, o software completo para desenhar e ilustrar ordens de execuo (Ordens de Servio) e muito mais. Conta com uma grande ferramenta de desenho, lbum de Fotos, Corte de Chapas, Conversor de Medidas e dezenas de figuras prontas de Pias, Lavatrios, Tampos, Soleiras, Degraus, etc. A Verso 4.0 permitir a criao de um "Oramento" ou "Pedido" a partir de um desenho pronto. Foram includos nesta verso, o cadastramento completo de um cliente (todos os dados), o cadastro de uma tabela de preos e algumas ferramentas novas que permitiro mais rapidez na criao de Ordens de Servios. O CADstones 4 um software completo e totalmente em portugus para desenhar e ilustrar Ordens de Execuo ("Ordens de Servio") nas Marmorarias. Permite desenhar em escala usando uma das unidades: metro, centmetro, milmetro ou polegada. A interface grfica do CADstones 4 totalmente amigvel facilitando o aprendizado para o usurio que tambm poder utilizar os manuais e vdeos que compem o programa. Alm disso, o software vem com um assistente que faz passo a passo uma Ordem de Execuo (Ordem de Servio). Dezenas de desenhos prontos de Pias, Lavatrios, Tampos, Soleiras, Degraus, Molduras, etc., esto disponveis para utilizao automtica, bastando inserir as medidas, alm disso, a plataforma do CADstones 4 permite importar e exportar os formatos de arquivos mais utilizados pelos softwares de desenhos (jpg, bmp e wmf), inclusive desenhos do AutoCAD no formato DXF. O CADstones 4 foi projetado para desenhar de forma simples e rpida, porm no est limitado a s esta tarefa, conta com muito mais recursos que se imagina. O CADstones 4 permite desenhar com texturas de granitos e mrmores, alm de criar ambientes completos com efeitos espetaculares. Conta tambm com mdulos acessrios como o lbum de Fotos e o Corte de Chapas. O programa indicado para Marmorarias, Serrarias, Lojas, Arquitetos, Designers e Profissionais do ramo.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Primeiros Passos

Primeiros Passos Aps a instalao do software CADstones 4, voc dever ler este manual, assistir os vdeos (Menu Ajuda/Vdeos) e criar o logotipo da sua Empresa para ser impresso nos formulrios. Na instalao do programa ser inserido no diretrio principal da Instalao (C:\srcm\CADstones4) um arquivo de logotipo de exemplo do programa. Poder aproveitar este arquivo como modelo de tamanho, bastando editar este arquivo e salva-lo novamente com o mesmo nome (Cabecalho.BMP e/ou Rodape.BMP), note que os nomes no tem acento. Alterando o Logotipo: -Abra o Cabecalho.BMP no Paint do Windows e logo entrar no modo de edio, esta figura dever ser gravada com o mesmo tamanho original (500x100 pixels), com o mesmo nome e com a mesma qualidade (256 cores). A utilizao do software no necessitar de grandes conhecimentos e instrues, porm importante ler o Manual e assistir os vdeos que acompanham este software.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Configurao

Configurando O CADstones 4 no precisar de grandes configuraes para ser operado por qualquer usurio. O software j ser instalado com todas as configuraes padres (Medidas em cm, Pgina A4, etc.) e se for necessrio ou o usurio quiser mud-las, poder fazer de forma simples e rpida. Alterando as Configuraes da Pgina - Para alterar as configuraes da pgina, basta o usurio acessar o menu principal Pgina / Configurar Pgina e caso queira poder alterar um dos seguintes itens: 1) Medidas Onde voc poder selecionar qual escala de medida deseja utilizar o programa, em Metros, Centmetros, Milmetros ou Polegadas. 2) Orientao Onde voc poder selecionar qual a orientao do papel, Retrato ou Paisagem. 3) Tamanho do Papel Onde voc poder selecionar qual o tamanho do papel utilizado. Est opo tambm define o tamanho da rea de trabalho para seus desenhos, pois se escolher A4, ter uma rea de trabalho do tamanho de 210 x 297mm e se escolher A2, ter uma rea de 594x420mm e assim sucessivamente.

Logotipo

Cabealho O CADstones 4 permite ao usurio criar o seu prprio cabealho para ser inserido nos formulrios. Para criar um novo cabealho, voc dever editar o arquivo de cabealho j existente no programa, aproveitando sua configurao original e mantendo-a. Alterando o Arquivo Para alterar o arquivo, v at o diretrio da instalao do programa na pasta Cadstones4 (se voc no alterou a configurao original durante o processo de instalao, ser: C:\srcm\Cadstones4) e dentro desta pasta, d um duplo clique na imagem com o nome cabecalho.bmp para edit-la no Paint do Windows. Selecione tudo, delete

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

o contedo e crie novamente o arquivo de imagem, agora com seus dados. Salve com o mesmo nome, local e a mesma qualidade de cores (256).

Formulrio

Formulrios O CADstones 4 permitir criar quantos formulrios desejar, porm dois destes so criados automaticamente a criao de um oramento ou pedido (Figura A) e da Ordem de Servio do desenho que gerou o oramento/pedido (Figura B).

Figura A

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Figura B

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Menus

Menus do Programa

Arquivo
Novo Para criar um novo desenho. Abrir Aqui voc poder abrir desenhos, formas prontas e formulrios para editar ou imprimir. Vale lembrar que as edies de novos desenhos seguiro regras prprias para cada tipo. Salvar Salvar o arquivo ou desenho editado. Salvar como Salvar com outro nome. Importar AutoCAD Abre a opo Importar Desenho com o formato DXF de programas como AutoCAD e Corel DRAW. O desenho dever ser salvo como DXF R14 ou o mais prximo desta verso. Os limites do desenho devero ser compatveis com o papel do CAD Stones. Os objetos devero estar no LAYER 0 no AutoCAD antes de salvar como DXF. Ao se importar um desenho em algumas verses no traz elipse e cotas. Exportar Neste item, iremos exportar desenhos nos formatos jpg,bmp e wmf. Configuraes Neste item, configurar o sistema nas questes de estrutura. a) Geral - Configura a moeda padro, o pas padro e o estado padro. b) Desenho - Configura o modo de desenho de parede (hachurado ou no hachurado). Tambm configura o modo de desenho do fronto (hachurado, no hachurado e espaamento entre os desenhos). c) Acabamentos - Configura a associao entre o smbolo utilizado com um acabamento e totalizao de acabamentos iguais.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Imprimir Imprimir todo documento ou uma figura selecionada.

Editar
Desfazer, Refazer, Apagar, Recortar, Copiar e Colar Funes bsicas de edio.

Organizar
Girar, Trazer, Avanar, etc Funes bsicas de movimento.

Pgina
Configurar Pgina Configurao do padro da pgina, incluindo as configuraes de medidas. Malha Insere na pgina atual, uma malha (Pontilhado) para orientao do desenho manual. Vale lembrar que esta malha poder no ser vista caso a visualizao da pgina estiver no modo Pgina Inteira, utilize o zoom para visualizar a malha. Alinhar pela Malha Ao desenhar manualmente, esta opo define que os traos seguiro exatamente o pontilhado da malha. Inserir Margem Insere uma margem na pgina selecionada. Inserir Cabealho Insere na pgina a figura de um cabealho contida no arquivo chamado Cabecalho.bmp criado previamente conforme dados da sua empresa. Inserir Rodap Insere na pgina a figura de um rodap contida no arquivo chamado Rodape.bmp criado previamente conforme dados da sua empresa.

Exibir
Mostrar Pgina Inteira, Largura da Pgina, Mais Zoom, Menos Zoom, Zoom Janela Funes bsicas de visualizao da pgina.

Cadastro
Pessoas Cadastro completo de clientes e futuros clientes com todos os dados. Produto ou Servio Cadastro completo da tabela de preos sua estrutura. Endereos Cadastro completo de endereos. Estamos usando uma base de dados de CEP pr-cadastrados, porm permitir a incluso de novos.

Acessrios
lbum de Fotos Exibe um lbum com vrias fotos cadastradas em alguns ttulos, permitindo exibir tambm qualquer foto do computador. Corte de Chapas Grfico para o melhor aproveitamento no corte de chapas. Conversor de Unidades Converte medidas e reas. Ex.: metro para polegada, m para cm , etc. Veja tambm Acessrios (Pg.15).

Ajuda
Assistente Inicia o Assistente de utilizao da criao da Ordem de Execuo (Ordem de Servio). Ajuda Disponibiliza trs opes de Ajuda. 1) Este Manual. 2) Vdeos - Busca os vdeos que foram enviados ao Youtube, com acesso pelo nosso site.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

3) On Line - Permite o acesso ao site do CADstones e seus arquivos de ajuda. Sobre Mostra informaes sobre o software e permite o acesso ao site do CADstones e seus arquivos de ajuda.

Barras Laterais
A esquerda da tela aparecer uma barra lateral com duas lingetas disponveis: Formas Prontas e Desenhar. Outras lingetas tambm aparecero com a utilizao do programa, como a Preencher e a Medidas que s estaro ativas quando forem necessrias ao desenho em execuo. Formas Prontas Uma das lingetas existentes na lateral esquerda da tela que permitir um acesso direto ao Assistente, Formulrios, Dados ou as Formas Prontas (Pias, Lavatrios, Tampos, Soleiras, Acabamentos e Rodopias) propriamente dita, onde o acesso ser direto, sem passar pelo Assistente. Para usar qualquer item, basta clicar no desejado e j estar disponvel. Desenhar Esta lingeta sempre estar disponvel na lateral esquerda da tela e permitir um acesso direto a rea de desenho livre. Para usar qualquer item, basta clicar no desejado e marque na pgina, utilize tambm outras lingetas para auxiliar a confeco do desenho, como a Medidas e a Preencher. Alm das ferramentas de desenho (Retngulo, Linha, etc.), nesta lingeta voc encontrar tambm o item Parede que permitir marcar com um hachurado (////) a parte do desenho que ter parede e o item Smbolos de Acabamentos que permitir marcar com um smbolo a parte do desenho que ter acabamentos (Molduras, Frentes, etc). Vale lembrar que na utilizao do Assistente, este processo ser seqencial a utilizao. Preencher - Esta lingeta s estar disponvel na lateral esquerda da tela se a utilizao for necessria. Esta opo permite o preenchimento dos desenhos com cor, formas e texturas de granitos e mrmores. Para utilizar, basta clicar no desenho e clicar no tipo de preenchimento desejado. Medidas - Esta lingeta s estar disponvel na lateral esquerda da tela se a utilizao for necessria. Esta opo permite inserir o valor correto da medida da figura e seu posicionamento dentro da pgina. Para utilizar, basta clicar no desenho e digitar o valor desejado. Alm da rea de medidas, nesta lingeta voc encontrar tambm um item que permitir colar as cotas de medidas nas figuras. Para utilizar, basta clicar na figura e clicar no sentido da cota. Propriedades do Objeto - A direita da tela aparecer uma barra lateral "Propriedades do Objeto", que ser acionada quando desenharmos algo na tela. Esta barra pedir informaes ao usurio para criao automtica do oramento ou pedido.

Paletas

Paletas Automaticamente a abertura do sistema, sero criadas duas paletas de acesso (Formas Prontas e Desenhar). Logo aps a insero de um desenho, sero criadas mais duas paletas automaticamente ao desenho pronto e selecionado (Preencher e Medidas).

Formas Prontas

Formas Prontas Criamos no CADstones 4 uma variedade de Formas Prontas para facilitar e agilizar sua utilizao. Formas Prontas so

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

to somente, desenhos de vrios modelos padres de pias, lavatrios, tampos, soleiras, degraus e peitoris. Pias Neste item, voc encontrar dezenas de modelos prontos de Pias de Cozinha para to somente inserir as medidas. Este item no permitir criar novos modelos para utilizao direta nas Formas Prontas ou pelo Assistente, sendo necessrio uma atualizao do sistema para incluir novos desenhos. Caso isso seja necessrio contate o representante para saber os provveis custos de atualizao do software. Lavatrios Neste item, voc encontrar vrios modelos de Lavatrios (Pias de Banheiro) prontos para to somente inserir as medidas. Este item no permitir criar novos modelos para utilizao direta nas Formas Prontas ou pelo Assistente, sendo necessrio uma atualizao do sistema para incluir novos desenhos. Caso isso seja necessrio contate o representante para saber os provveis custos de atualizao do software. Tampos Neste item, voc encontrar vrios modelos de Tampos prontos para to somente inserir as medidas. Este item no permitir criar novos modelos para utilizao direta nas Formas Prontas ou pelo Assistente, sendo necessrio uma atualizao do sistema para incluir novos desenhos. Caso isso seja necessrio contate o representante para saber os provveis custos de atualizao do software. Soleiras Neste item, voc encontrar vrios modelos de Soleiras, Degraus e Peitoris prontos para to somente inserir as medidas. Este item no permitir criar novos modelos para utilizao direta nas Formas Prontas ou pelo Assistente, sendo necessrio uma atualizao do sistema para incluir novos desenhos. Caso isso seja necessrio contate o representante para saber os provveis custos de atualizao do software. Acabamentos Neste item, voc encontrar vrios modelos de Acabamentos (Molduras) prontos para serem utilizados na Ordem de Execuo exemplificando o tipo do acabamento e voc poder criar novos modelos. Rodopias Neste item, voc encontrar vrios modelos de Soleiras, Degraus e Peitoris prontos para to somente inserir as medidas e voc poder criar novos modelos. Vale lembrar que as medidas devero ser inseridas na configurao previamente selecionada (metros, centmetros, metros ou polegadas), sendo como padro de instalao, foi configurado para utilizao em centmetros. Criando Formas Prontas Vrios desenhos foram previamente criados no CADstones 4, permitindo uma utilizao simples e rpida, bastando selecion-las e inserir as medidas. Novos modelos podero ser criados a qualquer momento para suprir sua necessidade, porm s os modelos de Acabamentos e Rodopias podero ser usados automaticamente pelo sistema, pois as Formas Prontas do tipo: Pia, Lavatrio, Tampo e Soleira/Degrau, necessitam de programao especifica para ser utilizado automaticamente, caso tenha essa necessidade, entre em contato com o representante para solicitar uma atualizao (Com Custos) do software, entretanto voc poder criar novos desenhos de Acabamentos e Rodopias/Rodaps (Espelhos, Rodapia ou Frontispcio) para serem utilizados pelo sistema automaticamente ou quaisquer novos modelos para serem utilizados manualmente. Acabamentos e Rodopias Para criar um novo Acabamento ou Rodopia, simplesmente abra um arquivo j pronto, apague seu contedo, desenhe novamente no mesmo espao e salve o arquivo com outro nome no mesmo diretrio. Para criar um novo item no grupo Acabamentos, abra um arquivo qualquer diretamente no programa da seguinte forma: a) Escolha ABRIR no menu Arquivo ou diretamente no cone na barra de ferramentas. b) Ao escolher ABRIR, voc ir diretamente para pasta Desenhos. Esta subpasta faz parte da pasta CADStones4 constante na instalao original, onde havero outras pastas. Voc dever subir um nvel para acessar a pasta CADStones4 e poder acessar as demais pastas. Ao subir de nvel, escolha a pasta Formas Prontas e selecione novamente a pasta Acabamentos. c) Agora, estando na pasta Acabamentos, selecione qualquer item desta pasta e clique no boto Abrir. d) Ao selecionar um item qualquer o programa lhe mostrar a figura escolhida onde poder ser editada. e) Aps a edio (Novo desenho) desta figura, escolha no menu Arquivo a opo Salvar como. Suba novamente um nvel e selecione a pasta Formas Prontas e por sua vez Acabamentos. f) Crie um nome diferente dos j existentes e clique no boto Salvar. Pronto voc ter mais um item para ser usado automaticamente no sistema. Para criar um novo item repita o mesmo processo e para criar um novo item para

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Rodopias, repita o mesmo processo simplesmente observando o nome da pasta que agora dever ser Rodopias. Novos Desenhos e Modelos Manuais Para criar um novo Desenho ou Modelo para ser utilizado de forma manual, simplesmente abra um arquivo j pronto, apague seu contedo, desenhe novamente no mesmo espao e salve o arquivo com outro nome no mesmo diretrio ou crie diretamente na tela e salve na pasta Desenhos ou em qualquer outra criada por voc. Siga os mesmo passos do item anterior.

Desenhar

Desenhar Esta lingeta se encontra na barra lateral da tela principal do CADstones, pronto para ser utilizada. Permitir ao usurio o acesso a parte de desenho livre do programa, bastando clicar no item de desenho e inserir na pgina. Cada ferramenta criar um desenho de acordo com a necessidade, podendo ser assessorado pelas outras lingetas de Medidas e Preencher. Desenhe o desejado, insira as medidas, as cotas, os preenchimentos e salve o arquivo ou imprima.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Ferramentas Linha Clique neste item e poder desenhar uma linha na pgina. Se desejar desenhar reto, segure a tecla shift enquanto arrasta com o mouse a linha. Retngulo - Clique neste item e poder desenhar um quadrado ou retngulo na pgina. Se desejar desenhar quadrado perfeito, segure a tecla shift enquanto arrasta com o mouse o quadrado. Voc poder utilizar ainda as ferramentas de Malha e Alinhar pela Malha que permitir um desenho mais proporcional e alinhado. Retngulo Arredondado - Clique neste item e poder desenhar um quadrado ou retngulo com cantos arredondados na pgina. Se desejar desenhar quadrado perfeito (com cantos arredondados), segure a tecla shift enquanto arrasta com o mouse o quadrado. Elipse - Clique neste item e poder desenhar uma elipse ou um circulo na pgina. Se desejar desenhar crculo perfeito, segure a tecla shift enquanto arrasta com o mouse o crculo. Arco - Clique neste item e poder desenhar um arco, semi-arco, circulo, etc. Setor - Clique neste item e poder desenhar um setor (Uma espcie de meia lua com rea para preenchimento) na pgina. Curvas - Clique neste item e poder desenhar uma linha em curvas na pgina. Torta - Clique neste item e poder desenhar uma torta na pgina. Se desejar desenhar torta perfeita (90 graus), segure a tecla shift enquanto arrasta com o mouse a torta. Polgono - Clique neste item e poder desenhar um polgono com possibilidade para preenchimento na pgina. Linhas continuas - Clique neste item e poder desenhar um polgono, atravs de linhas continuas, com possibilidade para preenchimento e sem necessidade do fechamento das linhas na pgina. Esta ferramenta proporciona uma interao

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

com outras ferramentas, permitindo a criao de desenhos mais complexos. Linha de Cota - Clique neste item e poder inserir uma linha de cota manualmente, com a medida e unidade nas figuras desenhadas na pgina. Texto - Clique neste item e poder inserir um texto de uma linha s auto-ajustvel na pgina. Caixa de Texto - Clique neste item e poder inserir um texto normal de vrias linhas na pgina. Fotos ou Figuras - Clique neste item e poder inserir fotos ou figuras na pgina. Estas imagens j estaro disponveis na pasta do sistema chamada Fotos (no seguinte caminho: C:\srcm\CAD_Stones3\Fotos), divididas em sete subpastas (Diversos, Figuras, Lavatrios, Pias, Pisos, Soleiras e Tampos), permitindo tambm a criao de outras pastas ou at selecionar imagens nos formatos BMP, JPG ou WMF de qualquer lugar dentro do seu computador. Boto "Info" - Clique neste item e poder inserir vrias informaes rpidas no desenho. Parede Este item permitir inserir um hachurado (////) no desenho, informando onde ter parede na figura. Clique no desenho e clique diretamente no boto que representar a localizao da parede. Fronto / Acabamento Este item permitir inserir um fronto ou um acabamento no desenho, informando a altura e onde ser inserido na figura. Clique no desenho e clique diretamente no boto que representar a localizao do "Fronto" e sua medida de altura. Smbolos de Acabamento Este item permitir inserir uma marca (Smbolo) e sua altura no desenho, informando onde ter acabamento na figura. Clique no desenho e clique diretamente no boto que representa a localizao do Acabamento e insira a altura. Acessrios Este item permitir inserir vrios acessrios no desenho, tipo: Cubas, Coifas, foges Cooktop e diversos.

Preencher

Preencher O CADstones, criou uma rea de preenchimento das figuras desenhadas com texturas de Granitos, Mrmores ou cores. Esta lingeta da barra lateral de ferramentas s ser exibida se alguma figura for desenhada na pgina e estiver selecionada, permitindo ento inserir as texturas. Os preenchimentos dos desenhos podero ser feitos de 3 formas: Cor Poder ser usado a cor fixa ou gradiente de duas cores. Hachuras Podero ser usadas hachuras em preto ou colorida. Texturas Poder ser usada texturas de Granitos, Mrmores, Quartzitos ou qualquer outra textura que esteja no seu computador, no formato BMP ou JPG.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Paginao de Pisos Desenhando um quadrado ou retngulo, o usurio poder criar uma paginao de pisos ao clicar neste item. A paginao ter uma sequncia onde o usurio dever selecionar e preencher para concluir a paginao.

Medidas

Medidas O CADstones, criou uma rea de medidas das figuras desenhadas onde poderemos dimensionar os desenhos, girar em ngulo e inserir as cotas de medidas. Esta lingeta da barra lateral de ferramentas s ser exibida se alguma figura for desenhada na pgina e estiver selecionada, permitindo ento inserir as medidas e redimensionar na escala estes desenhos. Os preenchimentos dos desenhos podero ser feitos de 3 formas: Angulo Onde voc poder determinar o ngulo do desenho, girando automaticamente para posio informada. Insira o ngulo e pressione a tecla TAB e a figura se alinhar nova instruo. Comprimento Aqui voc informar uma das dimenses da figura. Insira a medida e pressione a tecla TAB para redimension-la. Largura Aqui voc informar a outra dimenso da figura. Insira a medida e pressione a tecla TAB para redimension-la. Alm dos controles acima, ainda ter a possibilidade de alinhar seu desenho pela borda Esquerda e Superior da pgina. Cotar Este utilitrio permitir inserir uma cota de medida no desenho, bastando selecionar o desenho e clicar no boto correspondente ao posicionamento desejado da cota de medida.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Uma caixa de medidas aparece ao lado da figura desenhada, toda vez que iniciarmos um desenho. Nesta caixa, poderemos inserir as medidas e as cotas.

Acessrios

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Acessrios Foram adicionadas ao programa, trs ferramentas que ajudaram exibir, ilustrar e conferir cortes e medidas, que so: lbum de Fotos Este lbum foi criado para poder exibir fotos de servios prontos em seis categorias: Pias, Lavatrios, Tampos, Soleiras/Degraus, Pisos e Diversos. Alm das figuras j inseridas, voc poder incluir quantas mais quiser nos formatos BMP ou JPG, podendo tambm visualizar qualquer foto que esteja no seu computador. Estas fotos sero apresentadas no seu tamanho original, permitindo uma apresentao automtica e ampliadas. Estar disponvel a edio de qualquer foto e a impresso da mesma.

Corte de Chapa O utilitrio Corte de Chapa foi criado para auxiliar e informar o melhor aproveitamento do corte de chapas. Para utilizar basta inserir as medidas solicitadas nos campos e clicar na calculadora. Existem trs opes neste utilitrio: - Corte com o Tamanho Definido Onde o programa ir informar a disposio de corte das peas solicitadas na chapa e sua provvel perda. - Corte com Aproveitamento Total Onde deveremos informar em quantas partes deveremos dividir a chapa na vertical e quantas na horizontal. - Aproximao de Tamanho Fornecido Onde o programa ir informar o melhor tamanho e mais prximo do fornecido pelo usurio, mostrando a disposio de corte das peas solicitadas na chapa e sua provvel perda. Os grficos resultantes destas solicitaes podero ser inseridos numa pgina em branco ou num formulrio.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Conversor de Unidades Este utilitrio permitir uma converso de medidas do tipo metros x polegadas e de rea do tipo m2 x ps2.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Utilizao

A utilizao do sistema CADstones4 muito simples, bastando desenhar e relacionar o desenho com um item da tabela de preos j cadastrada. Iremos detalhar esta utilizao nos tpicos abaixo: Oramento Pedido Ordem de Servio

Oramento

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Passo a passo da criao de um Oramento ou Pedido


Aps criar o desenho, o usurio poder vincular cada parte do desenho com um item de sua tabela de preos. Para isso, basta clicar no desenho e preencher os campos da palta "Propriedades do objeto", conforme sequncia abaixo:

1) Clicar no "Sim" de calcular. 2) Dar um nome a figura para identificao. 3) Escolher o "Tipo" (Produto, Servio, Material, Outros). Para cada tipo, o sistema criar uma opo diferente, sendo: a) Produto - Permitir buscar da tabela de preos algum produto pronto como uma cuba inox, cuba de loua, etc. b) Servio - Permitir buscar da tabela de preos algum servio cadastrado como acabamento, furao de cuba, etc. Quando cadastramos um servio, ser possvel indicar se um acabamento ou um servio genrico. Definindo que um acabamento o sistema entende que dever usar sua maior medida para cobrana linear do valor deste acabamento. c) Material - Permitir buscar da tabela de preos algum material como mrmore, granito, silestone, etc. d) Outros - Esta opo permitir incluir o nome completo do item e seu preo unitrio no momento da venda. 4) Clicar no boto "Gerar Oramento".

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

5) Clicar na lingueta "Informaes do Oramento" e inserir os dados solicitados como: Cliente, Vendedor, Pagamento, etc.

6) Clicar em "Salvar". 7) Clicar no boto "Visualizar" para ver e imprimir o oramento.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Independentemente do automatismo existente na criao de um oramento ou pedido a partir de um desenho, o usurio poder inserir novos itens a este oramento/pedido, manualmente. Alm dos itens aleatrios, o usurio poder inserir outras informaes adicionais como "Instalao", "Descontos", etc.

Pedido

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

O Pedido tem a mesma sequncia de criao de um Oramento. Aps a criao de um Oramento, o usurio poder transformar o Oramento em Pedido simplesmente clicando no boto "Gerar Pedido" constante na tela do Oramento.

Poder tambm criar diretamente um pedido, sem passar pela fase do Oramento. Para isso, basta clicar no boto "Gerar Pedido" na tela principal do sistema. A partir do pedido gerado, haver uma identificao do oramento que originou o pedido no cadastro.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Veja tambm Oramento

Ordem de Servio

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Aps a criao de um Oramento ou Pedido, partindo de um desenho, o usurio poder criar sua "Ordem de Servio", salvar e imprimir. Siga as instrues abaixo: 1) Crie o desenho, gere o oramento ou pedido e volte ao desenho principal. 2) Centralize o desenho na pgina. 3) Clique no boto "Inserir Dados" da paleta Oramento Associado. Todos os dados inseridos no Oramento/Pedido sero inseridos aqui neste formulrio de O.S. Caso os dados sejam inseridos em cima do desenho, clique na borda do formulrio de dados (selecionando-o) e delete-o. Depois realinhe o desenho no centro da pgina e clique novamente no boto "Inserir Dados". 4) Salve este desenho para referncias futuras. Caso queira usar este desenho futuramente para outro oramento, depois de busc-lo no seu arquivo, clique no boto "Remover Associao" e crie um novo oramento a partir deste mesmo desenho.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Backup

Backup da Base de Dados Verso Local Para fazer o backup da Base de Dados, basta fechar o programa e copiar a pasta "Dados" na instalao do programa (C:\srcm\CADstones4\Dados). Depois grave num CD e guarde sua cpia dos dados para ser utilizado em uma situao de emergncia, onde ter que reinstalar o programa, entre outras. Verso Rede Para fazer o backup da Base de Dados, o usurio ter que parar o banco de dados (Firebird) e copiar a pasta "Dados" na instalao do programa. Veja o Passo a Passo: 1) V at o Painel de Controle do Windows e selecione o cone do Firebird, d um duplo clique e selecione "STOP". 2) Copie a pasta "Dados" onde contem a Base de Dados da sua empresa no programa SM2007-Full. 3) Volte ao Painel de Controle e selecione "START" para reiniciar o Banco de Dados Firebird. 4) Depois grave num CD e guarde sua cpia dos dados para ser utilizado em uma situao de emergncia, onde ter que reinstalar o programa, entre outras.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Vdeos

Vdeos Esta opo far uma conexo com o site, permitindo a execuo de vdeos aulas inseridas no YouTube, podendo ser visualizados diretamente do site. Clique neste link para acessar os vdeos www.sergiorcmiranda.com.br

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Suporte

Suporte O suporte ser oferecido sem cobrana de manuteno mensal por 01 ano a partir da aquisio do software, por telefone, por MSN, Skype ou e-mail.

Site www.sergiorcmiranda.com.br E-mail vendas@sergiorcmiranda.com.br MSN sergiorcmiranda@hotmail.com Skype: sergiorcmiranda Tel.: (27)3082-5678 Cel.: (27)9971-3700 / 9291-1854

Instalao e Desinstalao

Instalao
*

Ao inserir o CD em seu compartimento de CD-ROM, voc ir automaticamente para a tela apresentao e instalao do programa. Aguarde a execuo e finalizao do Vdeo e clique no boto Instalar.
*

Dentro do instalador o assistente trar orientaes da instalao.


*

O Assistente iniciar a instalao do programa onde sero solicitados alguns dados que devero ser preenchidos com ateno. 1) Durante a Instalao - Leia com ateno as mensagens que aparecero e responda-as para poder dar continuidade a instalao. Quando for solicitado o Nome e Companhia preencha os dados conforme exemplo: Nome: (Insira o seu nome) Ex. Maria. Companhia: (Insira o nome da firma) Ex.: Construtora Prova Ltda. - Geralmente os dados de Nome e Companhia j estaro preenchidos pelo padro de instalao do Windows, verifique e altere se for necessrio. - Confirme os demais dados e ser iniciada a cpia dos arquivos para seu computador. 2) Finalizando a instalao. - Aps o trmino da instalao o programa criar automaticamente uma pasta com cones, um atalho na tela principal do Windows e um caminho no menu iniciar, Informar o trmino da instalao e pedir para reinicializar o Windows para gravar todas as alteraes feitas com a instalao. - Conecte o dispositivo de proteo (Plugue) na sada da porta USB. A instalao do dispositivo de proteo (Plugue) ser automtica. VERSO PARA REDES

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

- Deve-se instalar o banco de dados firebird na verso 2.5.1 (Vai junto com o programa, tanto na instalao como no CD). 3) Para Desinstalar. - Faa uma cpia da pasta Dados que est no diretrio da instalao: C:\srcm\Cadstones4\DADOS. - V at o Painel de Controle, pasta Adicionar ou Remover Programas, escolha na lista o CADstones4 e clique no boto "Adicionar/Remover" . Responda sim para todas as perguntas e aguarde que o programa ser totalmente desinstalado. - No reinstale o programa, sem antes ter desinstalado o programa anterior. Caso esteja reinstalando para corrigir algum problema, certifique-se aps a desinstalao se todos os arquivos constantes na pasta CADSTONES4 foram apagados. - Para verificar a pasta CADSTONES4, v at o Windows Explorer e procure no seguinte caminho: C: \srcm\CADstones4 - Reinicie o computador, logo aps qualquer processo de reinstalao.

Ajuda

Ajuda Pretendendo um total entendimento e integrao com o programa, criamos vrias opes de ajuda: Ajuda - Este item, foi subdividido em trs partes: Manual - Poder visualizar um manual completo s/o sistema (Este Manual). Vdeos - Sero exibidos vdeos com udio orientando sobre a melhor utilizao do sistema. On line - Acesso direto ao site na Internet. Sobre - Aqui voc encontrar informaes sobre o CADstones4, sua instalao, verso e um Link de acesso direto a pgina na Internet.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Participe

Participe das novas verses do CADstones. Para enviar sugestes e possveis melhoramentos, mande um e-mail para ns. E-mail vendas@sergiorcmiranda.com.br Agradecemos sua participao.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Licena de Uso

Licena de Uso CONTRATO LICENA DE USURIO FINAL P/ O PROGRAMA CADstones 4 IMPORTANTE - LEIA COM ATENO: Este Contrato de Licena de Usurio Final CADstones 4 um acordo legal entre Voc (pessoa fsica ou jurdica) e Srgio R.C. Miranda. para o programa de computador para Marmoraria indicado acima, que inclui o programa de computador, meios fsicos e materiais impressos relacionados e poder incluir documentao "on-line" ou eletrnica ("PRODUTO" ou "SOFTWARE"). Ao instalar, copiar ou de qualquer outra forma utilizar o SOFTWARE, voc est concordando em vincular-se aos termos deste acordo. Caso voc no esteja de acordo com os termos deste Contrato, devolva imediatamente o SOFTWARE no utilizado ao lugar onde voc o obteve para receber um reembolso. LICENA DO SOFTWARE Este SOFTWARE protegido pelas leis de copyright e tratado internacionais, bem como por outras legislaes e tratados sobre propriedade intelectual. O SOFTWARE licenciado e no vendido. 1. CONCESSO DA LICENA. Este Contrato concede voc os direitos a seguir: Software CADstones 4 Voc poder instalar e utilizar uma cpia do SOFTWARE em um computador individual. Caso o SOFTWARE contenha uma funo que permita que seu computador individual atue como um servidor de rede, qualquer nmero de computadores ou estaes de trabalho poder acessar ou de qualquer outra forma utilizar os servios bsicos de rede daquele servidor. Os servios bsicos de rede esto descritos mais detalhadamente nos materiais impressos que acompanham o SOFTWARE. Armazenamento/Utilizao de Rede. Voc tambm poder armazenar ou instalar uma cpia do SOFTWARE em um dispositivo para armazenamento, tal como um servidor de rede, utilizado somente para instalar ou executar o SOFTWARE nos seus outros computadores em uma rede interna; todavia, Voc dever adquirir uma licena dedicada para cada computador no qual o SOFTWARE seja instalado ou executado a partir do dispositivo de armazenamento. vedado compartilhar ou utilizar a licena do SOFTWARE simultaneamente em computadores diferentes. 2. DESCRIO DE OUTROS DIREITOS E LIMITAES. - vedada a Engenharia Reversa, Descompilao ou Desmontagem do SOFTWARE, exceto e somente se esta atividade for expressamente permitida pela legislao aplicvel, inobstante tal limitao. Separao de Componentes. O SOFTWARE licenciado como um produto individual. Seus componentes no podero ser separados para utilizao em mais de um computador.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

Aluguel. vedado o aluguel ou arrendamento do SOFTWARE. Transferncia do Software. Voc poder transferir permanentemente todos os seus direitos sob este programa, desde que Voc no mantenha cpias, transfira todo o SOFTWARE (incluindo todos os componentes, meios fsicos e materiais impressos, quaisquer atualizaes e este Contrato) e o adquirente concorde com os termos deste Contrato. Caso o SOFTWARE seja uma atualizao, qualquer transferncia dever incluir todas as verses anteriores do SOFTWARE. Resciso. Sem prejuzo de quaisquer outros direitos, o Srgio R.C. Miranda. poder rescindir este Contrato caso Voc no cumpra com seus termos e condies. Neste caso, Voc dever destruir todas as cpias do SOFTWARE e de seus componentes. 3. ATUALIZAES ("UPGRADES"). Caso o SOFTWARE seja uma atualizao de outro produto, Srgio R.C. Miranda ou de outro fornecedor, Voc somente poder utilizar ou transferir o SOFTWARE em conjunto com o produto atualizado, a menos que Voc destrua o produto atualizado. Caso o SOFTWARE seja uma atualizao de um produto CADstones, Voc somente poder utilizar o produto atualizado de acordo com este Contrato. Caso o SOFTWARE seja uma atualizao de um componente de um pacote de programas de computador licenciado por Voc como um produto individual, o SOFTWARE somente poder ser utilizado e transferido como parte de tal produto individual e no poder ser separado para utilizao em mais de um computador. 4. COPYRIGHT. Todos os ttulos e direitos autorais relativos ao SOFTWARE (incluindo quaisquer imagens, fotografias, animaes, vdeos, udios, msicas, textos e "applets" incorporados ao SOFTWARE), os materiais impressos que o acompanham, e quaisquer cpias do SOFTWARE so de propriedade do Srgio R.C. Miranda ou seus fornecedores. O SOFTWARE protegido pelas leis de copyright e tratados internacionais. Assim, Voc dever tratar o SOFTWARE como qualquer outro material protegido por direito autoral, exceto que Voc poder (a) efetuar uma cpia do SOFTWARE unicamente para fins de salvaguarda ou arquivo, ou (b) instalar o SOFTWARE em um computador individual, desde que Voc mantenha o original unicamente para fins de salvaguarda ou arquivo. vedada a reproduo dos materiais impressos que acompanham o SOFTWARE. 5. SUPORTE. Voc poder receber o SOFTWARE em mais de um meio fsico. Independentemente do tipo ou tamanho dos meios fsicos que Voc receba, somente poder utilizar o meio fsico adequado para o seu computador individual. Voc no poder utilizar ou instalar o outro meio fsico em outro computador, bem como emprestar, alugar, arrendar ou de qualquer outra forma transferir o outro meio fsico para outro usurio, exceto como parte de uma transferncia permanente do SOFTWARE (conforme indicado acima). 6. MDIA. O usurio ter um prazo de 30 dias para testar e/ou verificar problemas com a mdia (CD, DVD, arquivos baixados da Internet, etc.). Aps este prazo, fica o mesmo, sujeito cobrana de taxas (Conforme Tabela Vigente). O SOFTWARE GARANTIDO POR PROBLEMAS DE PROGRAMAO E DESENVOLVIMENTO, POR TEMPO INDETERMINADO. SENDO QUE, O USURIO TER UM PRAZO DE 30 DIAS (A PARTIR DE SUA AQUISIO) PARA TESTAR DEVIDAMENTE O PROGRAMA E VERIFICAR QUALQUER OUTRO PROBLEMA DE UTILIZAO SEM QUE HAJA ACRSCIMO NO VALOR DO SOFTWARE. A PARTIR DESTA DATA O USURIO

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

SUBMETE-SE A COMPRAR UMA ATUALIZAO FUTURA PARA RESOLVER QUAISQUER PROBLEMAS.

Created with the Freeware Edition of HelpNDoc: Easily create HTML Help documents

S-ar putea să vă placă și