Sunteți pe pagina 1din 8

MANUAL DE INSTRUES E CERTIFICADO DE GARANTIA

ROADEIRA ELTRICA MODELO: GR-1200E

Leia atentamente todas as informaes contidas neste manual a fim de ter um melhor aproveitamento do equipamento e evitar acidentes

Agradecemos sua escolha. A GARTHEN garante roadeiras resistentes, eficientes e de fcil manuseio. Antes de utiliz-la, leia atentamente este manual, tirando eventuais dvidas. Observe as orientaes para um melhor aproveitamento deste equipamento. Este manual serve para todos os modelos de Roadeiras Eltricas do tipo lateral GARTHEN. Portanto, observe qual modelo voc adquiriu para facilitar sua compreenso e utilizao.

CARACTERSTICAS BSICAS
13 12 7 6 5 10 11

4
2

8 1

Legenda
3
1 - Trava Fio 2 - Corpo 3 - Plugue 4 - Engate do Cinto de Sustentao 5 - Interruptor 6 - Guido Direito 7 - Guido Esquerdo 8 - Tubo de Alumnio 9 - Saia de Proteo 10 - Caixa de Transmisso 11 - Lmina 12 - Cinto de Sustentao 13 - Carretel (Opcional)

ESPECIFICAES TCNICAS
Modelo Motor Tipo Tenso Corrente Freqencia Rotao Potncia Transmisso GR-1200E Monofsico Universal 110 ou 220 Volts Alternada 50/60 Hz 9000 Rpm 1200 Watts Eixo card com reduo

ORIENTAES
- Aps ler o Manual de Instrues guarde-o para eventuais consultas. - Guarde a roadeira em local seco e protegido das intempries, sempre com o motor para o lado de cima. - Certifique-se que a tenso eltrica da sua rede eltrica, coincida com a da roadeira antes de lig-la (a ligao na tenso eltrica diferente ocasiona a queima imediata do motor e a conseqente perda da garantia ). - Estude com ateno o funcionamento do interruptor, antes de iniciar a operao. - Antes de iniciar o trabalho , examine rea retirando todos os objetos estranhos , tais como pedras, arames, fios, madeiras, brinquedos etc..., eles podem ser arremessados e/ou no caso de arames e fios enroscar na lmina causando acidente. - O motor da roadeira est equipado com sistema de desligamento automtico (Protetor Trmico), para casos de sobreaquecimento. Caso ocorrer, deve-se desligar imediatamente o interruptor, pois quando a temperatura voltar ao normal a roadeira ir ligar-se automaticamente. Obs.: Aconselha-se nestes casos, um intervalo de desligamento da roadeira de pelo menos 30 minutos. - O desligamento automtico evidncia o uso excessivo da roadeira. Observar o uso adequado do equipamento. - Somente utilize as lminas recomendadas neste manual. O operador deve assegurar-se que a lmina est bem firme, afiada e travada. Os fundos dos dentes devem ser bem arredondados. - Verifique a lmina constantemente. Substitua-a caso apresente rachaduras em reas de fragilidade. - Verifique diariamente a saia de proteo da lmina, observe se a mesma no est trincada e se est firme ao cabo de transmisso. - Durante o trabalho a roadeira deve sempre estar presa ao cinto de sustentao. - Percebendo qualquer anormalidade no funcionamento da roadeira, procure a Assistncia Tcnica GARTHEN mais prxima. - Para manter a parte externa do equipamento limpa, use apenas um pano levemente umedecido. Jamais lave com gua. - Aps o trabalho limpe a saia de proteo e a parte inferior da roadeira com uma escova mole ou pano seco. Jamais utilize produtos lquidos para limpeza.

NORMAS BSICAS DE SEGURANA


- No deixe pessoas inexperientes operarem a roadeira sem antes lerem o manual de instrues. - Reaperte freqentemente os parafusos da roadeira, principalmente o da lmina. - Desligue a roadeira da rede eltrica sempre que efetuar qualquer manuteno ou limpeza. - No utilize extenso do tipo fio paralelo. O recomendado do tipo cabo PP (duplamente isolado). - Trabalhe sempre com calados fechados com sola isolante, tipo tnis ou botas de borracha para evitar descargas eltricas. - No manuseie o plugues da extenso da roadeira sem antes deslig-la da rede eltrica. - No opere a roadeira sem fixar a extenso ao trava fio. - No deixe a roadeira ser operada por menores, idosos, pessoas no aptas fsica ou mentalmente, alcoolizadas ou drogadas, pois a roadeira pode provocar graves ferimentos. - Respeite seus limites fsicos de trabalho. O cansao e horrios imprprios de trabalho diminuem os reflexos do operador, aumentando o risco de acidentes. - No opere a roadeira em terrenos alagados, muito midos, aps regar o gramado ou em dias chuvosos. O uso nestas ocasies pode ocasionar forte descarga eltrica. - Mantenha afastados a uma distncia mnima de 20 metros, crianas, pessoas que no tenham nenhuma afinidade ao trabalho e animais. No opere prximo a objetos como janelas, carros, etc..., pois pequenos objetos podem ser arremessados violentamente provocando danos materiais e gerando riscos de ferimentos a terceiros. - Quando vrias pessoas estiverem trabalhando com a roadeira no mesmo lugar, a rea de segurana ao redor da mesma, deve ser de no mnimo 20 metros. - Durante o transporte da roadeira a lmina deve ser desmontada ou muito bem protegida para no causar acidentes. Ao operador a roadeira utilize sempre o EPI (Equipamento de Proteo Individual), como culos, botas, luvas e etc.

SIMBOLOGIA
Observe com ateno os smbolos que constam no adesivo fixado no tubo de alumnio da roadeira. Eles resumem os principais cuidados que o operador deve ter, antes de ligar e durante a operao do equipamento.

ALERTA DE SEGURANA

LEIA O MANUAL

ELETRICIDADE

PROTEO PARA MO

PROTEO P/ OLHOS E OUVIDOS

BOTAS

MANTENHA SECO

MONTAGEM DOS GUIDES


Com a mquina apoiada em segurana, solte os quatro parafusos (1) e afaste a presilha do guido (2) encaixe o guido direito (3), observando o furo (4). Acomode o cabo eltrico (5) conforme figura, aproxime a presilha (2) e aperte levemente os dois parafusos deste lado. Em seguida encaixe o guido esquerdo (6) no outro lado, observando tambm o furo (7), e aperte levemente os respectivos parafusos. Somente ento d o aperto final em ambos os lados. Finalmente com a roadeira colocada no cinto de sustentao em posio de trabalho regule a distncia entre o suporte do guido (8) e o corpo do motor (9) conforme a posio mais cmoda para o trabalho.

9 1 5 2 3 7 4 8 6

MONTAGEM DA LMINA E SAIA DE PROTEO


Certifique-se de que o interruptor, esteja desligado e a extenso desconectada da rede eltrica. Apoie a roadeira com segurana em uma superfcie plana, deixando a lmina para cima e os guides ou pegamo para baixo. Seguindo a seqncia do desenho abaixo, primeiramente encaixe a saia de proteo (1). Fixe-a com os parafusos (2). Encaixe a arruela de encosto (3), e em seguida a lmina (4). Encaixe a arruela concava (5), depois a proteo (6). Coloque a arruela (7) e a porca (8). Para dar o aperto final preciso utilizar o pino de travamento, encaixando-o nos dois furos indicados, evitando que o eixo gire.
Chave 8 7 1 6 5 4 2 3 Pino de Travamento

Furos

MONTAGEM DO CARRETEL DE FIO DE NYLON E SAIA DE PROTEO


Certifique-se de que o interruptor, esteja desligado e a extenso desconectada da rede eltrica. Apoie a roadeira com segurana em superfcie plana, deixando o carretel para cima e os guides ou pegamo para baixo. Seguindo a seqncia do desenho abaixo, primeiramente encaixe a saia de proteo (1). Fixe-a com os parafusos (2). Encaixe a arruela de encosto (3), e em seguida o carretel (4), rosqueando o mesmo no eixo da caixa de engrenagem.
Chave 8 7 1 6 5 4 2 3 Pino de Travamento

Furos

INSTRUES DE USO
O operador da roadeira deve ter conscincia dos riscos de acidente nos quais est sujeito. Deve sempre ter a certeza de estar realizando as operaes com segurana e jamais realiz-las em caso de dvida (Consultar a GARTHEN ou a Assistncia Tcnica).

UTILIZAO DO CINTO DE SUSTENTAO


Uma roadeira bem adaptada ao seu suspensrio facilita consideravelmente o trabalho. Ajustando-a corretamente voc evitar dores lombares ou nos braos. Aproveite as possibilidades de ajuste que o cinto permite adaptando-o individualmente. Observe que os braos devero estar ligeiramente curvados. A altura da roadeira depende das condies de trabalho. Em terrenos de difcil acesso, a posio dever ser mais alta.
Antes de operar a roadeira deve-se estudar o funcionamento do interruptor. O interruptor utilizado do tipo gatilho com trava, permitindo duas formas de acionamento. Uma, apenas apertando o gatilho e mantendo-o nesta posio. A outra, travando o gatilho na posio apertado, acionando para isto, o boto trava no momento do aperto do gatilho. A GARTHEN, PARA SUA MAIOR SEGURANA, recomenda a primeira opo, apertando o gatilho de forma continuada sem trava-lo. Assim, em caso de emergncia ou necessidade de rpido desligamento, basta soltar o gatilho para parar o equipamento.

OPERAO
- Antes de iniciar a operao, observe as normas de segurana da pginas 3 - Estude com ateno os movimentos de corte. Antes de iniciar o trabalho com a roadeira, ligue a mquina e simule os movimentos. O movimento correto da direita para esquerda. - Deixe o motor atingir rotao antes de iniciar o primeiro corte. - Organize a rea de trabalho, deixando sempre a extenso para atrs da roadeira evitando - Antes de iniciar a operao, observe as normas de segurana da pginas 3.

- Estude com ateno os movimentos de corte. Antes de iniciar o trabalho com a roadeira, ligue a mquina e simule os movimentos. O movimento correto da direita para esquerda. - Deixe o motor atingir rotao antes de iniciar o primeiro corte. - Organize a rea de trabalho, deixando sempre a extenso para atrs da roadeira evitando danific-la com a lmina de corte, o que poder ocasionar um grave acidente. - Segure de maneira firme a roadeira e sempre com as duas mos. Mantenha o seu corpo bem equilibrado. No se incline demasiadamente. - Esta roadeira admite o uso de qualquer lmina de corte que tenha 01(uma polegada) de dimentro no furo de encaixe, respeitando o limite da saia. - O uso de lmina tipo hlice no aconselhado. As mesmas provocam esforo excessivo no motor e desgaste prematuro no eixo card flexvel. - No corte vegetao com caules grossos. Isto poder ocasionar danos no eixo e tambm no motor Quando se utilizar o acessrio o carretel de nylon, deve-se concentrar o corte somente no gramado ou em reas de acabamento. O impacto do fio sobre as bordas, pedras, guias, muros, ocasiona o desgaste excessivo do fio de nylon. - No utilize o acessrio o carretel de nylon, para cortar toda extenso do gramado, mas, somente para acabamento a fim de no forar o motor.

COMO DETERMINAR O COMPRIMENTO DO FIO DE NYLON


A regulagem do comprimento do fio de nylon do carretel utilizado nas roadeiras GAM-100 feita manual-mente. Para isso, com ao equipamento desligado e desconectado do plug da tomada, puxe a tampa do carretel, conforme o desenho. Gire a cabea do carretel (parte de baixo) para a esquerda, para aumentar o comprimento do fio, ou para a direita, para encurt-lo.

AUMENTAR FIO

REDUZIR FIO

COMO RECARREGAR O CARRETEL


Recarregar o carretel uma operao rpida e simples. Use somente fio de nylon na bitola 2,4mm. Um fio mais fino se desgasta com facilidade, enquanto fios mais grossos foram o equipamento e tem risco de no adaptar-se ao carretel.

1 - Solte o parafuso da cabea do carretel abrindo a cpsula.

2 - Retire a bobina

3 - Coloque o fio de nylon nos orifcios da bobina.

CERTO

ERRADO

4 - Aps encaixar o fio, coloque- 5 - Os fios de nylon devem ser o na parte interna da bobina e d enrolados de modo que fiquem voltas com o fio na bobina no paralelos e no se cruzem. sentido indicado pelas setas.

6 - Quando terminar de enrolar o fio, coloque-o na fenda trava, para evitar que desenrole.

Obs.: O carretel opcional e no est incluso no contedo da caixa.


Mnimo 10cm Mnimo 10cm

7 - Recoloque a bobina na cpsula. Deixe pelo menos 10cm de fio para facilitar a etapa seguinte.

8 - Passe as pontas do fio pelos furos e aparte novamente o parafuso concluindo a operao.

COMO PRENDER A EXTENSO NO TRAVA FIO


Para proporcionar maior durabilidade a extenso e evitar que um eventual puxo desligue a roadeira, utilize o trava fio da extenso. Antes de encaixar o plug da extenso na tomada, passe o fio da extenso no trava fio, conforme desenho acima. Depois encaixe a plugue da roadeira na tomada da extenso e, ento, aperte a laada.

PLUGUE

CERTIFICADO DE GARANTIA
Termo de Garantia. A GARTHEN Indstria e Comrcio de Mquinas Ltda, oferece cobertura da garantia a todos os produtos por ela comercializada contra defeito de fabricao pelos perodos complementares conforme descritos a seguir. Pelo perodo de 6(seis) meses sendo 3 (trs) meses como garantia legal (lei 8.078 artigo 26) e mais 3 (trs) meses de garantia complementar (lei 8.078 art.50), vlidos a partir da data de compra, devidamente comprovada pela nota fiscal de venda ao consumidor final, sujeitos as excluses e limitaes abaixo descritas. Obs. Esta garantia vlida somente para produtos originais GARTHEN. Esta garantia no cobre eventuais danos e prejuzos decorrentes da operao inadequada e da utilizao incorreta deste produto. Pessoas Cobertas pela garantia. O consumidor final todo aquele que no tenha o propsito de revender o produto. Pessoa a quem foi transferida a propriedade do produto dentro do perodo de garantia, mas somente pelo saldo de perodo de garantia (as pessoas identificadas nesses itens so denominadas de consumidores). Excluso da Garantia Este produto perder a garantia se sofrer danos provocados por acidente, agente da natureza, aplicao fora do especificado, ligado a rede eltrica imprpria ou submetida a grandes oscilaes de energia ou, ainda, no caso do aberto por pessoa ou oficina no autorizada pela GARTHEN. No so cobertos pela garantia os defeito de: Sobrecarga, falta de fase, tenso fora do especificado, capacitores, rolamentos, eixos quebrado ou torto, carcaa quebrada ou amassada ou aqueles ocasionados por descuido no transportes, armazenagem, acoplamento ou energizao do motor em rede impropria, no utilizao da saia de proteo. Para informaes ou esclarecer dvidas, entre em contato com a GARTHEN pelo fone: (47)2103-4150 ou consulte nosso site: www.gmeg.com.br e-mail: sac@gmeg.com.br.

A GARTHEN reserva-se o direito de alterar este produto sem aviso prvio.

www.gmeg.com.br

TIRE SUAS DVIDAS - FALE CONOSCO


duvidas@gmeg.com.br Atendimento de Segunda a Sexta-Feira em Horrio Comercial

0800 723 4150

GARTHEN IND. E COM DE MQ. LTDA. Rod. BR 470 - KM 04, n 4001 - Machados CEP: 88375-000 - Navegantes - Santa Catarina.
Fone/Fax: (47) 2103-4150

Manual GR-1200E-REV 03/OUT/2010

S-ar putea să vă placă și