Sunteți pe pagina 1din 13

PosPos-Escrito

Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro

Mudanas no campo religioso... Mudanas na sociedade civil: religio, assistncia e cidadania

Flvio Conrado Resumo:

As transformaes sociais que ocorreram nas ltimas dcadas no Brasil como decorrncia da redemocratizao tiveram mltiplos efeitos na esfera religiosa. O papel do protestantismo na esfera social vem se redefinindo em confronto com as novas e antigas modalidades de reconstruo da cidadania. O artigo sugere a presena de distncias, aproximaes e complementaridades entre diferentes modelos de ao social nos jogos de identidade social assumidas pelo protestantismo nesse novo cenrio.

Palavras-chaves: protestantismo, ativismo social, cidadania, sociedade civil

Introduo

Nos ltimos 30 anos, as cincias sociais da religio vm tentando dar conta, atravs de diversas aproximaes e estratgias, do que s vezes tem sido denominado de um excesso de religio nas sociedades ocidentais com a emergncia de novos movimentos religiosos, a revitalizao de tradies diversas expresses de fundamentalismo - e novas configuraes do sagrado. Isso pode ser atestado pelo conjunto de pesquisas e temas no qual os estudiosos brasileiros tm investido, cujos questionamentos parecem ir em direo de uma reviso das relaes entre a religio e a modernidade e seus pressupostos. Sob noes como secularizao, retorno da religio, reconfiguraes do campo religioso, estatuto do religioso, destradicionalizao, mercado religioso, sincretismo e outras idias afins,
1 Doutor em Antropologia pelo Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador associado do Instituto de Estudos da Religio (ISER) e da Ctedra Isl, Pluralismo e Globalizao da Universidade de Montreal, Canad, no qual realizou estgio ps-doutoral em 2008/2009.

1 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
delineiam-se anlises a propsito do lugar, do papel e das fronteiras da religio e do religioso na sociedade brasileira. Pode ser atestado tambm, como j foi apontado guisa de outras asseres, pelas seguidas controvrsias a atrair diversos atores, inclusive estudiosos, e mobilizar diferentes aparatos institucionais . Controvrsias sob as quais se inscrevem pesquisas e estudos a examinar o rearranjo ou redesenho na estrutura do campo religioso e seu impacto sobre a esfera pblica. Nessa direo se discute, tambm, como a desnaturalizao da identidade catlica como garantia nica da base moral e simblica da nao brasileira vem sendo articulada e visibilizada. O campo religioso brasileiro diversificou-se interiormente e foi gestando novas modalidades de articulaes e relaes entre os seus diferentes componentes. Agentes e agncias religiosas foram assumindo uma presena mais marcante e ruidosa na esfera pblica, alterando sensivelmente o equilbrio do chamado padro sincrtico brasileiro . amplamente reconhecido que a consolidao do pluralismo religioso no pas est relacionada ao fenmeno da emergncia dos evanglicos, sobretudo dos grupos pentecostais que, engendrando um novo padro de competio religiosa, forou a reconfigurao do campo religioso. No incio da dcada de 1990, quando os estudos de religio se deslocavam do catolicismo de libertao para o protestantismo pentecostal, o Instituto de Estudos da Religio - ISER realizou uma pesquisa chamada Censo Institucional Evanglico a fim de captar as dinmicas institucionais do protestantismo. Confirmando o que se supunha, os pentecostais eram a face mais ativa do dinamismo protestante, ou seja, eram as igrejas pentecostais que estavam trazendo novos elementos que desafiavam os esquemas interpretativos e os diagnsticos do senso comum acadmico. Com efeito, no seria a presena, por si s, destes novos atores religiosos que estaria provocando certo incmodo em setores da sociedade brasileira (mdia, intelectuais, etc), mas o modo como eles estariam desenvolvendo sua performance. Eles estariam desrespeitando o arranjo moderno, pela via da contaminao das esferas sociais, e o arranjo religioso brasileiro, rompendo com a tolerncia por meio do confronto e pela demarcao identitria exclusivista. Intencionalmente ou no, a competio religiosa que
2 Paula MONTEIRO. Religies e dilemas na sociedade brasileira. Em: MICELLI, S. (org.), O que ler na Cincia Social Brasileira (1970-1995). Antropologia (Volume I). So Paulo/Braslia: Sumar/ANPOCS/ CAPES, 1999. Emerson GIUMBELLI, A presena da Igreja Universal do Reino de Deus no espao pblico brasileiro: liberdade religiosa fora do lugar? XXVI Conferncia da Sociedade Internacional de Sociologia das Religies, Mxico, 20-24 agosto 2001. 3 Pierre SANCHIS, Religio, religio... Alguns problemas do sincretismo no campo religioso brasileiro. Em: SANCHIS et all, Fiis e Cidados. Percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. 4 Rubem Csar FERNANDES, Censo Institucional Evanglico 1992. Rio de Janeiro: ISER, 1992.

2 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
de forma agonizante deslocou a hegemonia catlica, parece ter deslocado tambm os sentidos e lugares do religioso na nossa sociedade, transbordando para esferas como a poltica, a mdia e a ao social .
5

I J se passaram pouco mais de 20 anos desde que Antnio Gouva Mendona escreveu seu trabalho, j clssico, sobre a insero do protestantismo no Brasil, quando suas preocupaes se voltavam para entender porque a presena, j sensvel, do protestantismo em terras brasileiras no correspondia uma participao ideolgica, cultural e poltica. Naquele momento, as principais referncias de trabalhos sociolgicos ou antropolgicos sobre o protestantismo resumiam-se a pouqussimos nomes como Emlio Willems, mile Leonard, Waldo Csar, Rubem Alves, Cndido Procpio de Camargo e Peter Fry, para citar os mais conhecidos. Desde ento, os trabalhos se multiplicaram embora tenham se focalizado, sobretudo, sobre os pentecostais e os desdobramentos da sua presena na vida social brasileira. J no preciso chamar ateno, ou se espantar, com uma suposta ausncia de participao do protestantismo na poltica e na cultura brasileira. Antes, as perguntas buscam compreender como estes atores articulam essa presena e participao, seu modus operandi, os discursos especficos por eles acionados e suas representaes, bem como os efeitos sobre o campo religioso e sobre a vida social, cultural e poltica do pas. Aqui, como alhures, o protestantismo j no mais visto como invaso cultural mas como parte dos processos sociais constitutivos das sociedades onde conseguiu enraizar-se, ainda que como religio minoritria . Os evanglicos passaram a performatizar, nos anos 1980 e 1990, uma presena emblemtica no espao pblico, sobretudo pela fora miditica e ascenso poltica vazada no crescimento dos pentecostais. Essa presena suplantou, por um lado, as igrejas histricas de sua representao do protestantismo brasileiro, e, por outro lado, provocou um movimento de desfiliao catlica e das religies afro-espritas e a adeso a novas formas de construo da crena e representaes do mundo que articulam rupturas morais e comportamentais em relao ao conjunto da sociedade brasileira. Consoante com essa emergncia no
5 Alerto, de sada, que este termo, ao social, ilustra um caso comum de apropriao por parte dos prprios atores sociais de conceitos e categorias acadmicas, utilizando-as para instituir ou remodelar prticas e crenas descritas pelos intelectuais, demonstrando o contexto de alta reflexividade em que se situa a produo das cincias sociais. Este o caso deste termo que ser colocado sempre entre aspas quando designado como termo nativo. Emerson GIUMBELLI, O fim das religies: controvrsias acerca das seitas e da liberdade religiosa no Brasil e na Frana. Tese de Doutorado: PPGAS/MN/UFRJ, 2000. 6 Antnio Gouva de MENDONA, O Celeste Porvir: a insero do protestantismo no Brasil. So Paulo: ASTE/ Pendo Real/ IEPG. Srie: Teologia e Cincias da Religio, 1995. 7 Peter FRY, Uma Carta de Moambique. Em: Religio e Sociedade, v. 18, n. 2, p. 29-42, 1997.

3 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
cenrio religioso, aguou-se o interesse em descobrir os impactos desse associativismo religioso na cultura cvica do pas, na presena dos movimentos sociais de novo tipo que vinham se constituindo na redemocratizao. Ser evanglico faria alguma diferena quanto participao cvica? A prtica religiosa traz conseqncias perceptveis para a cidadania? Essas eram questes que alguns estudiosos se faziam no incio da dcada de 1990 . Obviamente que essa pergunta nos remete, em alguma medida, s formas como a religio em geral e o protestantismo brasileiro, em particular, articula um discurso e uma prtica de ajuda e assistncia , ou ainda sua incidncia sobre o campo das escolhas e comportamentos polticos. Neste ltimo caso, existe uma abundante literatura que vem tentando analisar o impacto da entrada dos evanglicos na poltica partidria e seus efeitos na democracia brasileira . No primeiro caso, o aparecimento de novos movimentos cvicos a partir da redemocratizao motivou alguns estudos sobre as relaes entre religio e o terreno da filantropia e das prticas correlatas no tecido associativo brasileiro a partir do reenquadramento deste campo no contexto das recentes transformaes que colocaram na agenda poltica e social a existncia de um terceiro setor no Brasil.
10 9 8

II

Na ltima dcada no Brasil, solidariedade, cidadania, terceiro setor, filantropia empresarial, ONG so palavras que pouco a pouco foram se tornando corriqueiras no vocabulrio da mdia e do senso comum, assim como se multiplicaram publicaes e pesquisas de carter acadmico nos quais estas categorias concorrem para incrementar ainda mais o debate acerca do papel da sociedade civil no mundo contemporneo. Este debate no Brasil e na Amrica Latina tem assumido contornos complexos j que referidos a processos de longo curso nessas sociedades tais como a gestao de um campo plural de
8

Rubem Csar FERNANDES, Novo Nascimento: os evanglicos em casa, na igreja e na poltica. Rio de Janeiro: Mauad,

1998.

Na dcada de 1990, atividades do campo da assistncia, especialmente aquelas desenvolvidas por grupos religiosos (que anteriormente eram qualificadas como assistencialistas e vistas como prticas que evocavam hierarquia, favor e clientela), ligam-se ao discurso da cidadania por meio de campanhas de apelo solidariedade cvica. Isso na esteira da reviso de velhas antinomias como assistncia x poltica, emergencial x estrutural, ao imediata x projeto histrico ver Leila LANDIM, (org.) Aes em Sociedade: Militncia, caridade, assistncia etc. Rio de Janeiro: NAU, 1998. 10 Para as relaes entre evanglicos e poltica, ver ente outros: Regina NOVAES, Crenas religiosas e convices polticas: fronteiras e passagens. Em: Luiz Carlos FRIDMAN (org), Poltica e Cultura: sculo XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumar/ Alerj, 2002. Paul FRESTON, Protestantes e poltica no Brasil: da Constituinte ao Impeachment. Tese de Doutorado. Campinas - UNICAMP, 1993. Joanildo BURITY; Maria das Dores Campos MACHADO, Os votos de Deus: evanglicos, poltica e eleies no Brasil. Recife: Fundao Joaquim Nabuco/Massangana, 2006. Alexandre Brasil FONSECA, Secularizao, pluralismo religioso e democracia no Brasil: um estudo sobre evanglicos na poltica nos anos 90. Tese de Doutorado. So Paulo - USP. Ari Pedro ORO. A poltica da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religioso e poltico brasileiros. Em: Revista Brasileira de Cincias Sociais, v.18, n. 53, p. 53-69, 2003.

4 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
interaes entre grupos sociais distintos, de parcerias e de levantamento de recursos na ao social; a resemantizao, ou publicizao do campo da ao assistencial; a visibilidade e valorizao de organizaes e iniciativas voluntrias da sociedade, formalizadas ou no, diante de problemas sociais; a revisitao s formas de sociabilidade referidas a valores como solidariedade, confiana, gratuidade, ou a prticas baseadas na reciprocidade; a conformao e disseminao de uma idia de sociedade civil e de novas relaes com o Estado, entre outros. A complexidade tambm acentuada no que diz respeito elaborao sociolgica, j que o chamado campo das organizaes sem fins lucrativos permeada por diferentes valores, prticas, discursos, interesses, posies, alianas institucionais configurando redes e subconjuntos de ao social que recorrem aos mais diferentes operadores de legitimao : desde a caridade judaico-crist de diferentes grupos religiosos ligados ao universo do cristianismo ao ativismo politizado das ONGs, do associativismo cvico moderno das campanhas em prol de cidadania filantropia tradicional das elites. Esse "caudal" de aes sociais desembocam em um esforo de anlise cada vez maior em que preciso lidar com a clareza intelectual, de um lado, e com a diversidade emprica, por outro, gerando certo nervosismo acadmico com a indiferenciao vocabular
12 11

As mudanas descritas acima so o pano de fundo sobre o qual atores religiosos buscam redefinir o seu lugar na sociedade brasileira a fim de influir sobre a religio civil do pas. E essa redefinio no nos permite supor uma nica direo j que no to simples como geralmente se supe traar fronteiras claras entre assistencialismo e poltica ou entre caridade crist e solidariedade social. Isto porque, como lembra Novaes , as motivaes e as representaes que delas fazem os seus agentes permitem muitos arranjos entre lgicas de reciprocidade (humanitrias ou religiosamente motivadas) e a lgica da cidadania.
13

11 Quiroga recorre noo de operador de legitimao como recurso analtico dos diferentes conceitos que embasaram e deram sentido existncia de instituies e ao de sujeitos sociais constituindo um universo simblico que ampara estratgias de interveno e operao de distintas funes sociais. Destaca trs conceitos que funcionaram como operadores de legitimao de prticas de interveno social junto aos grupos empobrecidos no Brasil: a caridade, a filantropia e a justia. Ana Maria QUIROGA, Caridade, filantropia e justia e os modelos de ao social. Em: Praia Vermelha, n. 5, 2001, p.40-59. 12 Um bom exemplo do esforo em tentar dar conta desta diversidade foi o Projeto Filantropia e Cidadania, do Instituto de Estudos da Religio, coordenado por Leilah Landim, que se dedicou a investigar diferentes subconjuntos e momentos na recente histria brasileira. Alguns dos resultados de pesquisa saram em Landim, op.cit.. 13 Regina NOVAES; Ana Maria QUIROGA; P. CAPPELIN; M GIULIANNI. Hbitos de doar: motivaes pessoais e as mltiplas verses do esprito da ddiva. Em: Mrcia BRITO e Maria Emlia MELO (Org.). Hbitos de doar e captar recursos no Brasil. So Paulo: Peirpolis, 2007, p. 15-56.

5 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
III

Buscando caracterizar as novas formas de solidariedade e ativismo social na Amrica Latina, Rubem Cesar Fernandes
14

reconhecia que as chamadas organizaes no-governamentais que corresponderiam

sociedade civil organizada, mobilizadoras de aes privadas, porm com forte interesse pblico, comporiam apenas a ponta do iceberg social. Existiriam outras articulaes e formas de solidariedade que estariam abaixo da linha dgua principalmente em contextos de religiosidade e magia, dinmicas religiosas associadas aos servios de cura e ajuda mtua. Relaes de reciprocidade, obras de caridade catlica e esprita, uma densa rede social com suporte institucional dos evanglicos; enfim, um campo pleno de vida simblica e de dinmicas criativas que precisam ser levadas srio abrindo-se para suas linguagens e valores. A religio aparece muitas vezes como um lugar a partir do qual se constroem aes solidrias e voluntrias, oferecendo noes que funcionam como operadores de legitimao prtica de ao social. Segundo Landim , a religio uma das variveis mais marcantes no terreno da doao e do voluntariado enquanto fenmenos e expresses que ganham novos enquadramentos na sociedade brasileira. De acordo com a pesquisa recente, a prtica religiosa efetiva conta, e muito, na propenso a se fazer doaes. Quanto maior a freqncia a cultos religiosos, maior seria a propenso a se fazerem doaes, tanto em dinheiro quanto em bens: 54% dos que doam algum dinheiro para instituies freqentam algum culto religioso uma ou mais vezes por semana. 50% das doaes so feitas atravs de igrejas, parquias ou outros centros religiosos. Os evanglicos se destacam: 65% doam atravs dos espaos religiosos. No caso do voluntariado, so as instituies religiosas que arregimentam a maioria do trabalho voluntrio (57%). Segundo Landim, conforme a freqncia religiosa, h um aumento contnuo de pessoas que exercem trabalhos voluntrios, conforme cresce a assiduidade com que comparece a cultos religiosos (27,8% dos que freqentam cultos mais de uma vez por semana doa algum tempo de trabalho voluntrio). A pesquisa Novo Nascimento , realizada pelo ISER em 1994, j tinha detectado um alto ativismo religioso entre os evanglicos onde se destacava a evangelizao. Ganhar almas para Jesus uma atividade que mobiliza os evanglicos em vrios espaos diariamente. Em mdia, 24% dos evanglicos participavam de alguma ao evangelizadora por semana, subindo para 40% no ms. Entretanto, o servio
14

15

para a

16

17

Rubem Csar FERNANDES,. Privado porm pblico: o terceiro setor na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumar,

1994.

15 16

QUIROGA, Op.cit. Leilah LANDIM, Generosidades brasileiras e os tempos que correm. Em: Praia Vermelha, n. 5, p. 88-117, 2001. 17 FERNANDES, 1998. Op.Cit.

6 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
ao prximo tambm apareceu como uma atividade relevante na tradio protestante. Segundo a pesquisa, 20% dos evanglicos do Rio de Janeiro se envolviam em trabalho voluntrio de assistncia social aos necessitados semanalmente. No ms, o percentual aumentava para 35%. Comparando as denominaes, a pesquisa revelou que as mais ativas em servios sociais voluntrios eram a Batista (40%) e as Renovadas (42%), seguidas da Assemblia de Deus (37%), das Histricas (36%) e das Outras Pentecostais (32%). A Universal apareceu com a menor participao (26%), o que pode ser atribudo ao fato da pesquisa ter sido feita antes da criao da Associao Beneficente Crist (ABC), a entidade assistencial da Universal. Estes primeiros estudos empricos do fenmeno corroboram a afirmao de Burity , de que durante os anos 1990, houve uma paulatina abertura para a aceitao e estmulo contribuio da ao conduzida por grupos religiosos na rea social e que houve significativa alterao nas relaes entre Estado e sociedade, bem como na configurao da ao coletiva, combinando elementos tradicionais e elementos inovadores. Especialmente em um contexto em que a desregulamentao e despolitizao das polticas sociais recolocaram na agenda a relevncia das aes filantrpicas. Esse processo de intensificao da incurso dos atores religiosos na constelao de redes e estratgias de enfrentamento da pobreza traz uma srie de questes: Quais as modalidades de engajamento social atualizadas pelos evanglicos e suas organizaes? As formas contemporneas de ao social dos evanglicos se comunicam (e como?) com outros modelos de ao social, particularmente aquele associado s noes de solidariedade e direitos constitutivos das novas modalidades de interveno social materializadas pelos novos movimentos cvicos no Brasil?
18

IV

Ao social um tema gerador de controvrsias entre os evanglicos, em graus variados, nos diferentes momentos de sua trajetria histrica. No contexto protestante, em geral, um dos mais destacados fatores de sua identidade evanglica a defesa da autoridade da bblia como regra fundamental de f e de conduta. Entretanto, embora possamos destacar o lugar da bblia na constante inveno de novas formas de religiosidade com efeitos polticos , ainda assim este assunto jamais foi consenso entre os evanglicos. Com efeito, para os evanglicos, mesmo junto queles que advogam a favor de uma leitura bblica que reformule a agenda de misso para alm de sua tradicional nfase na evangelizao e salvao
Joanildo BURITY, Redes sociais e o lugar da religio no enfrentamento de situaes de pobreza. Em: Cadernos de Polticas Sociais de Recife, v.16, n. 1, 2000, p. 29-53, 19 Christopher HILL, A Bblia inglesa e as revolues do sculo XVII. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. Michael LWY, A guerra dos deuses: religio e poltica na Amrica Latina. Petrpolis: Vozes, 2000.
18

19

7 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
espiritual, a ao social assume vrios significados. Alguns autores utilizam trs categorias distintas para se referir ao social: 1) assistncia social; 2) servio social; 3) ao social. O primeiro termo, assistncia social, estaria referido ao socorro dado a algum para minorar uma carncia premente, uma ajuda para resolver uma dificuldade emergencial sem solucionar o problema em si. Servio social, por sua vez, seria compreendido como um tipo de ajuda voltado para a resoluo do problema de uma pessoa ou grupo de pessoas mantendo-se, entretanto, as estruturas causadoras da situao de injustia social. A qualificao profissional de pessoas desempregadas e, em seguida, a criao de uma cooperativa para resolver seu problema bsico de subsistncia, seria um exemplo de servio social. E ao social, que seria o trabalho de reduo e at eliminao de causas estruturais que geram desigualdade social e as mais profundas necessidades humanas. Estaria aqui a busca da justia por meio, inclusive, de uma atuao poltica transformadora . O paradoxo de ter como base de sua f e prtica religiosa um livro atravs do qual se pode expressar convices sociais e polticas e no faz-lo, em muitos casos, poderia ser explicado, por um lado, pela necessidade de firmar uma identidade evanglica pela contraposio a outros grupos religiosos. Sendo assim, evanglicos no se envolveriam em ao social por sua radical compreenso doutrinria da salvao pela graa, em oposio aos catlicos e espritas kardecistas que praticam boas obras dentro de suas perspectivas religiosas de salvao e de melhoria no processo de reencarnao. Outra justificativa para o no-envolvimento em ao social durante parte do sculo XX estaria relacionada idia de que a ateno deliberada aos pobres e injustiados denotaria uma perspectiva de tendncias comunistas ou esquerdistas. Em suma, no cenrio religioso e social brasileiro, os evanglicos vinham estabelecendo sua identidade distanciando-se de prticas que eram associadas a catlicos, espritas e em certo sentido, aos comunistas. Tais reticncias, entretanto, perderam seu vigor devido a alguns fatores: o crescimento vertiginoso do nmero de evanglicos no Brasil que fez aumentar sua responsabilidade diante dos diferentes problemas sociais que a sociedade brasileira enfrenta; o declnio do comunismo aps a Queda do Muro que torna polarizaes antigas desprovidas de base emprica; e as transformaes mais gerais na cultura cidad, que conclama todos os segmentos da sociedade a participarem dos esforos de superao das injustias e desigualdades seculares.
20

Hlcio da Silva LESSA, Ao social crist. Rio de Janeiro: Movimento Diretrizes Evanglicas, 1966. Evangelizao e Responsabilidade Social. Srie Lausanne. So Paulo/Belo Horizonte: ABU/ Viso Mundial, 1982. Carlos Pinheiro QUEIRS, Cristo e a transformao social do Brasil: o compromisso do povo de Deus com os pobres. Belo Horizonte: Misso, 1991. Ziel MACHADO, Sim Deus, sim vida: igreja evanglica redescobrindo sua cidadania. So Paulo: Dissertao de Mestrado. PUC-SP, 1997.

20

8 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
Em determinados momentos da histria brasileira, o protestantismo assume uma perspectiva religiosa que incorpora as demandas e expectativas sociais e polticas mais amplas relendo a Bblia e/ou seu papel no campo religioso e na conformao de um projeto que desafia a hegemonia catlica. Nesse sentido, uma das formas de canalizar o desejo de renovao da vida cultural brasileira tem sido o investimento em prticas assistenciais e educacionais aliado s demandas por igualitarismo estatal no tratamento das religies. V-se, portanto, que estamos diante de prticas que remontam chegada dos missionrios no sculo XIX com sua verso de modernizao liberal e republicana, segundo o modelo norte-americano. Pode-se, por outro lado, perceber certos paralelismos com o que poderamos chamar de modelos fundamentais de ao social, conceitos fundantes de modelos histricos e atuais de interveno social na histria do pas. Analisando os diferentes modelos de interveno social no Brasil, Quiroga
21

destaca trs

conceitos que funcionaram como operadores de legitimao de prticas de interveno social junto aos grupos empobrecidos: a caridade, a filantropia e a justia. Parece-nos possvel identificar tambm na atuao social evanglica alguns modelos que foram se constituindo ao longo da histria e coexistem atravs de sua ressignificao luz de situaes atuais. Segundo Quiroga, a caridade crist vai se tornar a base de um padro assistencial que domina todo o perodo colonial at as vsperas do perodo republicano, operando em nome de compromissos espirituais, cujo smbolo principal encontrava-se nas Santas Casas de Misericrdia e nas inmeras irmandades e confrarias que sustentavam tal modelo. A caridade, afirma Quiroga, constituiu a pedra fundamental sobre o qual foi erigido todo um complexo institucional abrangendo hospitais, asilos e casas de recolhimento, educandrios e institutos educacionais, alm da superviso e assistncia s cadeias pblicas e administrao de enterros e cemitrios . Quando o conceito de filantropia passa a ser o conceito hegemnico que legitima outras formas e utopias de intervenes sociais, d-se uma laicizao do campo social com a introduo de novos segmentos dominantes (mdicos e juristas), produzindo uma nova forma de interveno social que mantm antigos valores e justificaes morais. Entretanto, apresenta novos elementos que vo combinar a crtica aos esquemas de interveno tradicional, articulao de conhecimentos tcnico-cientficos, prtica social como estatsticas, debates e referenciais de anlise, novas tecnologias de administrao da pobreza e dos problemas mdico-sociais (isolamento, reduo de contgios, especializao de atendimento e
21 22

22

QUIROGA, Op.Cit. Idem: p. 45.

9 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
preveno). A filantropia higienista aproxima as intervenes sociais das esferas estatais e, em sintonia com os ideais republicanos, contribuem na construo de um Brasil moderno . Mais recentemente, um novo operador de legitimao passa a organizar novas prticas e aes, o conceito de justia, associado por sua vez com a noo de solidariedade e direitos. Sendo assim, determinadas categorias de indivduos normalmente objetos da caridade tradicional e alvos da ao disciplinar da filantropia indigenista passam a ser incorporados como sujeitos de direitos e objetos do dever jurdico. A estrutura de regulamentaes a qual a noo de justia passa a constituir termina por deslocar a hegemonia dos modelos caritativos e filantrpicos de interveno social , passando, estes, a atuar em mbitos privados ao mesmo tempo sendo regulados pela ordem do Estado, na categoria de entidades de utilidade pblica. Os atores que protagonizaro este novo modelo, apoiados no trabalho dos profissionais do Direito, sero: o movimento sindical, acompanhado pelos movimentos rurais e urbanos, as novas formas de associativismo e os partidos polticos de esquerda. Depois, as Organizaes No-Governamentais e os movimentos cvicos postularo a constituio de uma agenda pblica de democratizao radical e universalizao de direitos sociais. Estes modelos, que tiveram seu momento de implementao e hegemonia numa dada conjuntura e correlao de foras sociais, encontram-se renovados e superpostos diante das determinaes econmicas, polticas e culturais vividas pelo pas nas duas ltimas dcadas. A persistncia de prticas assistenciais segundo a lgica caritativa continua a orientar a atuao de variadas instituies no contexto de acentuada crise e permanncia da desigualdade, embora j no se possa dizer que elas permaneam assim avessas ao discurso da cidadania e da atuao no espao pblico atravs dos Conselhos e fruns da sociedade civil. O reaparecimento da filantropia empresarial no repe iderios, discursos, prticas e estratgias tradicionais, ou seja, trata-se de novos agentes e novas redes de relaes que, embora associados a uma lgica de mercado na ao social (eficincia, resultados, competitividade, marketing, etc.), incorporam valores cvicos e ideais de responsabilidade social .
25 24 23

Atualmente, as igrejas evanglicas envolvem-se crescentemente no campo da ao social, atravs de uma enorme diversidade de prticas, seja sob as lgicas da caridade/assistncia, da filantropia ou da
23 24 25

Idem, p. 47 e 48. QUIROGA, Ibidem, p. 50. Idem, p. 54 e 55.

10 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
justia. H distncias, aproximaes e complementaridades entre essas diferentes lgicas que no podem ser vistas a partir de uma evoluo linear de uma lgica de assistncia para uma lgica pautada na justia e na transformao social. preciso reconhecer diferentes dinmicas na sociedade brasileira nas quais igrejas e organizaes religiosas constroem e ampliam espaos de solidariedade e proteo aos pobres na medida em que, sem deixar de investir na caridade e no assistencialismo, se apropriam e ressignificam os novos discursos cvicos emergentes. As implicaes desses processos e dinmicas que envolvem a presena das igrejas no campo da ao social apenas comeam a ser completamente compreendidas, reconhecendo-se que vm se tornando cada vez mais plurais, diferenciadas e indicadoras de uma maior complexidade acerca do papel e lugar do religioso na nossa sociedade. Podemos afirmar que as lgicas se entrecruzam e os novos cruzamentos ganharam legitimidade a partir da dcada de 1990, quando os movimentos cvicos redescreveram o assistencialismo, conferindo-lhe valor positivo, do ponto de vista poltico, valorizando as iniciativas cvicas solidrias de efeito prtico imediato . No entanto, no significa que diferentes lgicas no se oponham e que discursos sejam acionados na disputa intra-campo de modo a legitimar para toda a sociedade as diferenas de projetos hegemnicos no campo religioso. Creio, portanto, ser possvel pensar no crescente envolvimento de determinados segmentos evanglicos em causas sociais como uma das formas mais dinmicas de participao deste segmento no espao pblico. Estes atores buscam construir uma esfera religiosa que re-semantiza velhos valores para dar suporte a um novo tipo de engajamento social alinhado com o iderio democrtico republicano de direitos sociais, cidadania, solidariedade e justia, engrossando, desse modo, as fileiras dos que vem na solidariedade uma das portas abertas para a radicalizao da democracia brasileira. A visibilidade cada vez maior que as organizaes voluntrias ou sem fins lucrativos vem ganhando nos ltimos anos tambm tem contribudo para uma reorientao na perspectiva de vrias igrejas, agncias e organizaes, que passam a investir expressivamente em aes sociais mais profissionalizadas e na perspectiva da luta por direitos e pela justia social.
26

26 Luiz Eduardo SOARES, Sociedade civil e movimentos sociais no mundo globalizado. Em: Comunicaes do ISER, v. 17, n. 49, p. 25-45, 1998.

11 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
Concluso

Pode-se afirmar que a exclusiva ateno que se deu nas ltimas duas dcadas ao fenmeno pentecostal acabou por ocultar a emergncia de outros segmentos evanglicos como mais uma das foras ativas no campo religioso brasileiro. Ou seja, j consolidado e incrementado por novas expresses, o crescimento da alternativa protestante em solo brasileiro est provocando, como diz Novaes , certa alterao na equao histrica entre Catolicismo (religio oficial e dominante) como a agncia supletiva e o Estado, em relao assistncia social. E no so principalmente, ou exclusivamente, os grupos pentecostais que esto preenchendo esse espao, mas as igrejas histricas e as organizaes evanglicas que se consolidam como um movimento aglutinador e desempenham um papel significativo na transformao do pas. fundamental, ademais, chamar a ateno para tais processos cuja configurao e significao ganham inteligibilidade considerando-se o papel que diversas organizaes paraeclesisticas tm jogado neles. Na verdade, tais organizaes s tm sido consideradas quando componentes constitutivos da disputa religiosa. Com efeito, no fato recente o aparecimento de uma mirade de organizaes paraeclesisticas margem dos contextos estritamente denominacionais, embora tambm possam nascer gravitando ao redor do denominacionalismo. J na primeira metade do sculo XIX encontramos a proliferao de sociedades missionrias, agncias missionrias femininas e de juventude, boards denominacionais (batistas, metodistas, episcopais, congregacionais, presbiterianos) e interdenominacionais de misses, federaes e unies nacionais e mundiais de estudantes mobilizando-se em torno da cristianizao do mundo pago. No caso brasileiro, como em outras partes da Amrica Latina, so as sociedades bblicas e as juntas de misses estrangeiras as principais agncias que vo iniciar a propagao missionria. Mas mesmo para quem acompanha o desenvolvimento do protestantismo brasileiro, no deixa de ser surpreendido pela proliferao de novas organizaes e novos ministrios. verdade que parte desse boom organizacional est relacionada estreitamente com o ciclo de crescimento explosivo das chamadas misses de f e agncias paraeclesisticas no ps-guerra, que significou um novo esforo missionrio de expanso do protestantismo norte-americano na Amrica Lati27

27

Regina NOVAES, Apresentao. Em: Comunicaes do ISER, Rio de Janeiro, v.17, n. 49, p. 5-12, 1998.

12 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

PosPos-Escrito
Revista Eletrnica da Faculdade Batista do Rio de Janeiro
na , e que ainda hoje mantm uma presena, com certo peso, em determinadas reas como educao teolgica, treinamento missionrio e misses indgenas. No entanto, grande parte do novo ativismo eclesial protestante no Brasil vem de igrejas, organizaes e movimentos autctones que surgiram nas ltimas trs dcadas. A diviso anterior entre igrejas e agncias paraeclesisticas/ misses de f parece ter chegado ao fim nos dois sentidos: as igrejas reconhecem as inovaes e os avanos das paraeclesisticas cooperando com elas; e as paraeclesisticas passam a reconhecer que as igrejas locais e as denominaes so espaos insubstituveis de reproduo dos bens de salvao. Estabelece-se assim um terreno frtil de entendimento para a cooperao e engajamento mtuo nos processos de ampliao de fronteiras de misso. Nesse sentido, o protestantismo est diante do desafio de construir novos scripts que potencializem sua reserva de engajamento cvico, atualizando diferentes e complementares modalidades de presena. Isso tambm se aplica s mediaes institucionais e discursivas para construir pontes entre ser evanglico e ser cidado, onde esto presentes todas as ambigidades que essas duas identidades comportam no Brasil contemporneo, seja nos seus efeitos para o campo religioso como os estudos sobre o protestantismo e pentecostalismo demonstram seja nos seus efeitos no campo da participao cvica.
28

Flvio Conrado flconrado@gmail.com http://lattes.cnpq.br/0903360512571039

28 Um livro que provocou certa polmica, engrossando a reao catlica no continente a respeito do crescimento das seitas, foi Os Demnios Descem do Norte de Dlcio Monteiro de Lima, na dcada de 80, que chamava a ateno para uma grande quantidade de agncias missionrias e organizaes protestantes norte-americanas estabelecidas no Brasil. Dcio Monteiro de LIMA,. (1987), Os demnios descem do Norte. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

13 Pos-Escrito, Ano I, n 3, abr - jun/2009 ISSN: 1808-0154

S-ar putea să vă placă și