Sunteți pe pagina 1din 15

A vida aps a morte

INTRODUO 1 - Como pode haver algo depois da morte? Se o corpo morreu, como pode restar alguma coisa de ns? 2 - As objees daqueles que creem que no h nada depois da morte,os "materialistas". 3 - No corao do homem, no h um temor secreto diante do mistrio de Deus e da eternidade: medos e feridas dos ateus? 4 - Mas a reincarnao, no tambm uma vida depois da morte? possvel ter vrias vidas sucessivas? 5 - que a vida eterna? Como viveremos? Que relao podemos ter com aqueles que esto no cu? 6 - O que podemos fazer por aqueles que morreram?
"Ele enxugar toda a lgrima de seus olhos : j no haver morte porque o mundo velho passou".
Apocalypse 21, 4

INTRODUO

A vida aps a morte? uma questo que todo o mundo se coloca.


Talvez no hoje... mas um dia, necessariamente. Amanh talvez, devido a um conhecido, um amigo que est em vias de nos deixar. Alguns dizem: "Talvez haja qualquer coisa, veremos quando estivermos l. Por que me inquietar agora?" Outros passam a vida inteira preparando esse encontro do alm, preparando a eternidade, tal sua importncia. Mas sem dvida todos sentimos repugnncia ao pensar na morte porque somos feitos para a vida. Eis porque muito til esclarecer o que podemos saber sobre a vida depois da morte. Entre as respostas to diferentes que nos so propostas, o que crer? Em quem acreditar? Os materialistas, os "ateus" dizem: "tudo acaba com a morte, no h seno o mundo que continua a girar". Os defensores da reincarnao dizem: "h vrias vidas sucessivas, at que nos tornamos o Grande Todo e que no respiramos mais a vida (nirvana)". Os judeus, os muulmanos e os cristos acreditam que depois desta vida h uma vida eterna de felicidade com Deus. Os cristos, em particular, dizem que ns ressuscitaremos com nosso corpo, como Jesus Cristo.

Nesta brochura, vamos dar um resumo claro destas questes e das respostas que podemos trazer aqui legitimamente.
Jesus diz : Quanto ao que diz respeito ressurreio dos mortos, no lestes as palavras de Deus que diz: "Eu sou o Deus de Abrao, o Deus de Isaac e o Deus de Jac". Ele no o Deus dos mortos, mas Deus dos vivos.
(Evangelho de S. Mateus, Cap 22 vers. 31 e 33)

1 - Como pode haver algo depois da morte? Se o corpo morreu, como pode restar alguma coisa de ns?

A primeira questo com efeito saber como podemos continuar


alguma espcie de vida depois que nosso corpo morreu, que ele permanece na terra; e logo este corpo ter desaparecido, todos os seus elementos se perdendo na terra ou no ar. Nestes ltimos anos muitos livros falam de experincias da "vida depois da morte". Mdicos americanos at mesmo publicaram teses sobre este assunto. De acordo com testemunhos recolhidos nesses livros certas pessoas doentes, muitas vezes em fase ps operatria, num estado muito crtico, morrem e isso constatado biologicamente. E depois de algum tempo percebemos que elas retomam a vida. E elas foram interrogadas para saber o que experimentaram no tempo em que pareciam mortas. Ficamos espantados ao constatar uma grande semelhana. Em geral essas pessoas experimentaram uma existncia fora de seu corpo que podiam contemplar como espectadores. E o que revela a maioria daqueles que fizeram essa experincia que eles tiveram uma confrontao com um ser luminoso e misericordioso. A imagem e identidade deste ser variam mas ela tanto menos precisa quanto as pessoas sejam pouco ou nada crentes. E entretanto, a confrontao com um julgamento misericordioso, com uma bondade, parece a mesma. preciso reconhecer no entretanto, seja qual for o interesse e o valor destes testemunhos, que eles se relacionam com uma experincia "nas fronteiras da vida e da morte". Com efeito, todas essas pessoas recomearam a viver como ns e por isso que elas podem falar. Assim, podemos pensar que o Ser misterioso deste encontro "talvez lhes tenha dado um aviso, feito uma interrogao, dado uma nova chance, um estmulo para viver a bondade e o bem; mas se trata da

retomada, da continuao idntica da mesma vida que essas pessoas tinham anteriormente entre ns". H portanto algo a talvez aceitar desses testemunhos: nos limites extremos da vida do corpo pode se revelar de modo mais evidente que nosso corpo no tudo o que somos, que um fino ponto de nosso ser capaz de se interrogar sobre seu corpo, sobre sua vida, sobre seu destino. Ser a alma? Eis a uma pergunta essencial. Contrariamente ao que creem os materialistas, veremos por quais razes ditas ou no ditas certo que nossa existncia "material biolgica" no pode exprimir tudo de ns mesmos. No lgico reduzir nossa vida aos limites prprios da biologia naquilo que ela tem de mais profundo, nossas aspiraes mais verdadeiras, e o sentido que temos de um ltimo destino. Isso no to difcil de compreender. Tomemos um exemplo: Um homem pode amar uma mulher com seu corpo. Mas falso dizer que somente com seu corpo que ele pode amar. E aqueles que limitam o amor ao corpo esto equivocados. O verdadeiro amor vai mais longe, mais profundo. E mais duradouro. Amar de verdade amar no somente com todo o seu corpo mas de todo o seu corao, com todo o poder de sua alma. amar ao outro pelo outro. querer sua felicidade mais que tudo. esquecer-se para amar, e amar para sempre. Sim, "o amor mais forte do que a morte" do livro "O Cntico dos
Cnticos" na Bblia.

A felicidade tambm. O homem feito para a felicidade; como seramos infelizes se no tivssemos nenhuma idia, nenhum desejo de felicidade! E se experimentamos a felicidade, que mais desejaramos? No somente que continue a ocasio que nos obteve a felicidade mas que o fato de ser feliz dure sempre qualquer que seja a razo. H pois qualquer coisa em ns que vai alm do corpo, que feita para desejar a felicidade sem fim, o que os cristos e muitos outros chamam de alma. E a morte um obstculo. Somos feitos para ser felizes, desejamos uma felicidade eterna, e no que acabe com a morte. Esta felicidade sem fim, ns a desejamos todos para ns mesmos, para aqueles que amamos, porque temos uma alma no nos consolamos com a morte, temos como que um desejo natural, irreprimvel da eternidade, a alma no feita para desaparecer na terra.

2 - As objees daqueles que creem que no h nada depois da morte,os "materialistas".

Eles tm objees de ordem exterior e outras que so de ordem


interior, em si mesmas: as primeiras so de raciocnio objetivo, que se pode discutir, as outras so reaes interiores, feridas ou medos internos inteiramente pessoais a cada um. Nem sempre temos conscincia mas podemos acalm-las, cur-las quando essas feridas vem luz. A objeo principal dos materialistas simples, eles declaram que no h nada fora do mundo fsico (fsico-qumico), o mundo que se pode observar pelos sentidos e medir. E eles creem nisso como os outros creem em Deus, o que bastante surpreendente. Esta objeo considerada "cientfica", e ela tem sido efetivamente a opinio daqueles que chamamos "cientistas". Estes cientistas, na segunda metade do sculo XIX e primeira metade do sculo XX, diziam no acreditar na cincia, e eles impressionavam as pessoas menos instrudas buscando proteo seno na Cincia. Eles estavam persuadidos de que o mtodo cientfico iria explicar tudo. Eles rejeitavam como irracional qualquer outra fonte de saber, de conhecimento ou de sabedoria. Fora da cincia todo o resto era coisa v, bolhas de sabo. Mais ou menos como se um especialista em grego vos declarasse que tudo o que no estivesse escrito em caracteres gregos no teria nenhuma significao. No se podendo medir a alma nem p-la em equao, eles concluiam que ela no existe. Estas teorias materialistas so ditas "reducionistas" porque elas reduzem o homem a quantidades, clculos, reaes qumicas, esquemas fisiolgicos. O pensamento, o amor, a vida so reduzidos a ser somente a "superestrutura" de reaes fsico-qumicas. Com isso os cientistas no eram menos que os outros sucetveis a julgamentos "anti-cientficos" para salvaguardar suas teorias. Assim os adversrios do grande Pasteur, o sbio que descobriu os micrbios e as vacinas, acreditavam na gerao espontnea. Por que? No pelas verdadeiras causas cientficas, mas pelo atesmo, porque eles pensavam: se no h gerao espontnea de animais pelo meio, onde os encontramos habitualmente, seremos obrigados a crer na Criao e no Criador.

Por outro lado o prprio Pasteur, to exigente em matria cientfica, acreditava na existncia da alma e da eternidade. Ele agradecia a Deus por suas descobertas (por exemplo, em seu discurso durante a inaugurao do Instituto Pasteur). E ele escreveu a propsito da morte de um de seus filhos a mais bela declarao de esperana. Encontrar-se na eternidade? Porque bem a que est a questo. E ela est inteiramente fora da qumica, da astronomia ou da fsica: meu filho que morreu est absolutamente morto? Para sempre? Ou tem ou ter ele parte em uma felicidade viva onde eu poderei encontr-lo? E contemplar de novo seu sorriso. As promessas de Deus so to absurdas?
"Ele agradou a Deus e foi por ele amado, assim (Deus) o transferiu do meio dos pecadores onde vivia. Tendo chegado rapidamente ao termo, percorreu uma longa carreira. Sua alma era agradvel ao Senhor, e por isso que ele o retirou depressa do meio da perversidade... Mas os justos vivero eternamente, Sua recompensa est no Senhor".
(Livro da Sabedoria Cap 4, vers. 10 e 15; Cap 5, vers. 15)

3 - No corao do homem, no h um temor secreto diante do mistrio de Deus e da eternidade : medos e feridas dos ateus?

Muitos de nossos amigos ateus ou pessoas que dizem que no h nada


depois da morte tm objees de uma outra natureza do que dizer "no h nada fora das cincias fsicas". Suas dificuldades em crer na vida da alma e na eternidade do Cu, so de ordem muito pessoal. Estas so questes que tocam a liberdade, a moral, a justia, o amor dos outros, nossa histria pessoal. Vamos tentar mostrar que estas questes so verdadeiras mas que so muitas vezes colocadas de forma m por causa de nossa histria pessoal. Ento no podemos ter a boa resposta; ns a rejeitamos por antecipao porque temos medo. No queremos escutar por medo de ouvir algo que nos far mal: tapamos os ouvidos. E, no entanto, se escutssemos a verdadeira resposta, que alegria, que libertao! H ateus que no conseguem aceitar a idia de que h uma vida eterna; eu conheo isso muito intimamente porque seu pai, sua me, sua amiga, seu marido... morreu descrente aparentemente. Ento se diz: esta pessoa amada, admirada, no pode ir para o Cu com Deus, se h um Deus, porque ela no acreditava. Ou ento, essa pessoa fez coisas que no

esto conforme ao que imagino ser a moral desejada por Deus. Em todos os casos prefiro que no exista Deus nem vida eterna, porque eles seriam excludos e isso triste demais. Mas o Evangelho (quer dizer a "Boa Nova") de Jesus Cristo responde a isso :
"ao homem impossvel, mas a Deus tudo possvel"
(Evangelho segundo S. Mateus Cap. 19, ver 26)

"Deus quer que todos sejamos salvos"


(So Paulo, 1 Carta a Timteo, Cap 2 vers. 4)

"Com efeito de tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho nico para que todo o que nele crer tenha a vida eterna". "Pois Deus no enviou o Filho ao mundo para conden-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele"
(Evangelho S. Joo Cap 3 16 e 17)

Podemos pois crer com segurana que Deus um Deus de bondade, de


misericrdia. Aos que o desconhecem de boa f, ele est pronto a abrir as portas da salvao. Antes de tudo ele olha sua justia. Basta que seu corao, o fundo de sua alma diga sim Sua misericrdia. Isso foi manifestado no Evangelho quando Jesus morre na cruz, ao lado de dois criminosos que so igualmente crucificados. E um deles se volta para Jesus, tem piedade dele dizendo : "Para ns se faz justia, pagamos por nossos pecados, mas ele no fez nada de mal. Lembra-te de mim logo que chegues ao teu Reino". E Jesus lhe responde: "Em verdade eu te digo, ainda hoje estars comigo no Paraso".

Eis o que podemos pedir a Deus por esta ou aquela pessoa amada que
morreu sem aparentemente ter conhecido a Deus: que como o bom ladro ela seja tocada pela inocncia de Deus no momento de o reencontrar e que ela lhe pea ento que Jesus Cristo se lembre dela em seu Reino. E ento, Deus, a quem nada impossvel tornar nosso amigo capaz de entrar com ele no Paraso". No ltimo face a face da pessoa no momento de sua morte, num momento que no testemunhamos, Deus que todo amor se revela de uma forma particular como amor e misericrdia. Ento todos os medos de Deus, as falsas imagens dele desaparecem como nuvens carregadas pela tempestade.

O amor, a verdadeira face de Deus no Cristo aparece como ao bom ladro. E ento suficiente dizer sim ao Amor de Deus, Ele faz o resto. Quanto a ns que estamos vivos, talvez hoje tenhamos medo de Deus justamente por que temos uma falsa imagem. Por exemplo, por causa da moral. Ser que eu devo abandonar hoje determinada coisa que me agrada por uma felicidade futura que no conheo? Deus quer me impor coisas austeras para me mostrar seu poder? Ele verdadeiramente inimigo de minha felicidade? Ele quer fazer de mim um escravo? A resposta a mesma que j demos mais atrs : "Se Deus deu seu Filho para que eu tenha a vida eterna, Ele me ama ainda mesmo que eu no o conhea, eu no o ame, que eu talvez o combata; se ele me ama a este ponto, por que eu deveria ter medo de que ele queira para mim outra coisa que no a felicidade?"

Podemos ter dificuldades em compreender isso. Por que no lhe pedir


em nome do amor que ele nos declara, que esclarea essas dificuldades? O Deus de Jesus Cristo no nos impe seu amor. Ele veio no meio de ns como uma criana no Natal, todo fraqueza, sem poder. Foi para nos derrotar? Este amor, ele no impe, ele o prope; ele o mendiga. Ele no espera de mim seno uma resposta livre, mesmo que eu no compreenda tudo imediatamente posso comear a olh-lo de outra forma. No meu esprito pouco a pouco vo se apagar as imagens falsas que eu tinha de Deus. Ele no quer impedir minha felicidade aqui nesta vida. Ele vai me mostrar os caminhos de uma felicidade que vai mais longe, que ir me satisfazer completamente. Uma felicidade que corresponde aos desejos mais profundos do meu ser. Ento eu poderei descobrir este Deus de amor e aceitar suas promessas extraordinrias. Na alegria e na liberdade, curado de minhas feridas profundas terei desejo de lhe dizer sim, quero amar de toda a minha alma. Depositarei a seus ps tudo aquilo que no est de acordo. Receberei com alegria seu perdo que me far totalmente novo. E eu entrarei em uma nova esperana, um sentido de amor pelo qual estarei pronto a mudar qualquer coisa em minha vida. 4 - Mas a reincarnao, no tambm uma vida depois da morte? possvel ter vrias vidas sucessivas?

Em nossos dias muita gente diz que acredita na reincarnao. Muitas


vezes no se sabe bem o que quer dizer isso, mas parece moderno. Por que alguns so fascinados por esta idia de reincarnao, o que vale

ela? H dois pedidos profundos nesta atrao pela reincarnao.

1 - Sinto forte em mim que minha vida profunda no foi feita


para acabar. O nada me repugna. preciso de qualquer modo que minha vida, meu ser, dure alm da morte numa certa forma de vida. Em verdade, o que procuramos de um lado sob o nome de reincarnao a eternidade. Mas na verdade, ser a teoria da reincarnao a boa resposta, o caminho que leva verdadeira felicidade?

2 - As pessoas sentem que esse no o caminho do Paraso.


Tanto uns como os outros tm conscincia de que temos necessidade de ser purificados. No fomos um dia um pouco ou muito cmplices do mal no mundo por um mal que praticamos? As doutrinas da reincarnao sugerem que de uma vida para outra (recomeadas na terra) iremos nos purificar e nos livrar do mal que nos cola pele. Esta idia profunda e muito respeitvel. Mas a soluo que ela prope ao problema vlida?
( A idia de que a alma se destaca de corpo em corpo de modo independente reduz o corpo a no ser mais que uma priso passageira. Em realidade, o corpo a carteira de identidade da alma. A alma no chega existncia seno atravs do corpo que lhe d sua aparncia e do qual ela a vida espiritual. Cada um de ns apenas uma nica pessoa com uma s alma, um s corpo, uma nica histria, uma nica eternidade.)

Portanto, a reincarnao no a vida eterna. A reincarnao, seja qual for a teoria que seguimos (h numerosas:
doutrinas orientais, Nova Era, budismo) no verdadeiramente a vida eterna. uma soma de pequenas vidas como os limites da vida daqui, at que de repente no h mais vida por completo, o "nirvana". A felicidade proposta no fim do caminho, no uma felicidade estranha? Se admitimos a etimologia da palavra nirvana, o ltimo estado depois das reincarnaes, uma ausncia de sopro, de respirao. Esta purificao por vias sucessivas consiste em se desprender do desejo dos bens materiais, do poder, das afeies e relaes com os outros, da amizade. E depois de todo o lao com a prpria vida: no mais pensar, no mais respirar. Ento a pessoa se confunde enfim com o universo, o grande todo. No se mexe, no se pensa mais, no se ama mais. No se tem mais identidade nem personalidade.

essa a felicidade que aspiramos: para ser Tudo no somos mais ns mesmos? Ao contrrio, na Ressurreio, viveremos ns mesmos sempre. Em companhia do Deus vivo e de todos aqueles que vivem com ele no seu amor e sua felicidade que ele nos d. Falamos com ele. Continuamos a amar aqueles que esto na terra, e rezamos para que eles cheguem mesma felicidade.

Os problemas da purificao atravs das reincarnaes. Outro aspecto da reincarnao o modo de purificao que ela prope:
atravs de vidas sucessivas iremos subir ou descer a escada que conduz do mal, a matria, ao bem o Todo imaterial e impessoal. Assim a vida arrisca perder muito de seu valor prprio: de um lado, adiamos os problemas para mais tarde, em outra vida hipottica agiremos melhor. uma irresponsabilidade, a vida no levada a srio: no se tem certeza de que as coisas se decidem agora, eu poderei me recuperar em outra vida. Se isso fosse verdade! Por que no procurar a felicidade da vida para sempre desde agora? Que estranho inimigo do homem e da grandeza de seu destino lhe insufla essa anestesia? Arranca-lhe o sentido e o valor de sua vida? Ser sempre necessrio repetir a aula? E depois, medimos mal os prejuzos que esta doutrina opera por vezes: se em minha vida presente eu carrego o peso das faltas de uma vida anterior, eu pago por uma vida da qual no tenho nenhuma lembrana. Nela eu tinha o corpo de uma outra pessoa, ou de um animal. Que culpabilidade pesa sobre mim e que esforos a despender! Talvez deverei multiplicar vidas e vidas para subir a escada. No haver pois algum que possa vir em minha ajuda? Sobre que me apoiar para tornar-me bom e parar esta cadeia fatal? As promessas do Deus vivo so completamente diferentes. Sim, Deus nosso Pai nos quer bons e perfeitos. Mas ele sabe do que somos feitos. Deus amor, dom e perdo. Ele no exige vidas e vidas. Ele envia seu Filho para nos perdoar, nos purificar, nos fazer chegar ao bem, ele a fonte de todo o bem. Ele nos d sua prpria vida e sua prpria bondade. Por sua misericrdia ele nos arranca do mal e do que imperfeito, e nos d acesso verdadeira vida. Ele respeita nossa liberdade e a leva a srio. Ele ama nossa liberdade ele no-la deu para que pudssemos amar. E se livremente dizemos

"sim" sua mo estendida, ou a seu amor, para sempre que entramos na vida. 5 - que a vida eterna? Como viveremos? Que relao podemos ter com aqueles que esto no cu?

s vezes imaginamos que a vida depois da morte como um


cemitrio: um longo repouso adormecido, muito longo e montono. Um dia um menininho de cinco anos perguntou: "No cu todo o mundo vive em sua cama?" Ele dizia isso porque tinha entendido bem que a tia que ele tinha visto doente em seu leito estava agora no cu. Foi-lhe ento explicado que no cu no h mais nem doena, nem morte, estamos ainda mais vivos que antes. Teresa de Lisieux dizia ao morrer: "Entro na vida". E ela tinha declarado: "Quero passar meu cu fazendo o bem sobre a terra". Todos aqueles inumerveis que rezam a ela faz 100 anos (ela morreu em 1897) podem testemunhar que isso bem verdade. Gostaria de dar aqui um testemunho pessoal. Minha mulher e eu perdemos um filhinho, Dominique, com a idade de seis anos. Meu pai, seu av, ficou muito triste. Alguns dias aps o acidente, ele se levantava noite de tristeza, e chorava. Ento ele ouviu uma vozinha que lhe dizia: "No preciso chorar, querido av". Ele adormeceu, depois acordou chorando uma segunda vez. A mesma vozinha que ele reconheceu como a de Dominique. E uma terceira vez, e a voz lhe diz: "No chore, querido av, se voc soubesse como sou feliz". E desta vez o av viu desaparecer sua tristeza. Acontece tambm s vezes, com a permisso de Deus, que tal ser querido falecido nos faa sentir de uma certa forma sua presena, sua intercesso por ns junto a Deus porque aqueles que esto junto a Deus no so inativos. Eles so vivos como Deus vivo. Eles contemplam sem cessar a face de Deus e eles se maravilham. E eles intercedem sem cessar por aqueles que caminham sobre a terra. como uma grande corrente de solidariedade. porque eles esto junto a Deus, porque eles tem o corao voltado para Deus que eles recebem dele, por amor, a possibilidade de rezar por ns; de pedir para ns a luz e a ajuda de Deus; de nos dar s vezes um sinal pela graa de Deus para nos orientar em direo ao Caminho da Vida, em direo a Jesus Cristo que "o Caminho, a Verdade e a Vida".

Mas no se trata de interrogar os mortos para utiliz-los de modo a nos desviar do cu e de Deus, por exemplo, para praticar a adivinhao, o pressgio. Esta relao com os mortos, considerados como mortos para "utilizar seu esprito" uma forma de culto idlatra quer dizer, desvio do verdadeiro Deus . Ns o chamamos necromancia, espiritismo, etc... perigoso. Pode alterar nossas faculdades e nos conduzir a atos lamentveis e mesmo muito maus. Ao contrrio, para aqueles que esto perto de Deus, tudo o que ele teve de bom e belo em suas afeies terrestres, a vida divina o transfigura, o aumenta. E o que no era justo purificado, ajustado para o bem; amamos ento com um amor perfeito todos aqueles que conhecemos. E com Deus queremos sua felicidade, pedimos a Deus dar-lhes a mesma felicidade na qual entramos. Nossos corpos ressuscitaro A plenitude da vida no toca apenas a vida. Jesus no evangelho nos anuncia a ressurreio do corpo : "Eu sou a Ressurreio, quem cr em mim, mesmo se morre viver e quem cr em mim jamais morrer".
(Evangelho segundo S. Joo, cap. 11, vers. 25 e 26)

Cristo ressuscitou com seu corpo. Seus discpulos viram as chagas de suas mos e ps e de seu lado. Ele comeu e bebeu com eles. Mas ele no retomou o curso de sua vida terrestre. Ele ressuscitou com um corpo glorioso. H dois mil anos os cristos so todos testemunhas disso. Ns tambm, no final dos tempos, ressuscitaremos com um corpo transfigurado, um corpo glorioso. So Paulo, em sua primeira carta aos Corntios (Cap 15, 35 a 53) explica que ser o mesmo corpo, a mesma pessoa, mas assim como o gro que vai crescer o mesmo que a planta que brotou, nosso corpo, reunido ento nossa alma, no viver mais da vida terrena mas transfigurado viver na vida de Deus, o que chamamos de modo figurado, o cu. "E se o Esprito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vs, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, tambm dar a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Esprito que habita em vs"
(Carta de S. Paulo aos Romanos Cap 8,11)

No h pois no universo dissoluo no grande todo como pensam os reincarnacionistas, porque eles no conhecem as promessas de Deus. Deus que nos d outra vez vida perfeita, e ns permanecemos ns mesmos em nossa identidade. Verdadeiros participantes de Deus, convidados Sua mesa como a um banquete. Ele secar toda a lgrima de seus olhos, segundo a frase do Apocalipse que citamos no incio. Mas podemos comear a viver esta vida eterna desde agora de uma certa forma. Porque Deus se d a conhecer j nesta vida. por isso que a podemos descobrir, escutar, acolher. Como? Pela leitura do Evangelho, da palavra de Deus, pela vida dos "Sacramentos" : o Batismo pelo qual nascemos para a vida divina. A Eucaristia, quer dizer a missa, onde recebemos Deus na hstia; ele quer nos nutrir com sua prpria vida, com seu amor vivificante, com seu Esprito Santo. Depois a Reconciliao, onde pedimos perdo de nossas faltas,"nossos pecados" contra o amor de Deus e dos outros. E onde Deus atravs do sacerdote, sopra seu perdo sobre ns e nos purifica. H ainda o Sacramento dos Enfermos, o Matrimnio, a Ordem para os padres. Pela orao tambm acolhemos a vida eterna j em nossa vida presente. Se damos a Deus de nosso precioso tempo, Ele vem j fazer Sua morada em nosso corao e vem nos abrir para as coisas do alto. Ento nossa vida matrimonial se transforma: amamos com um amor renovado. Nossas relaes com os outros mudam, ns os olhamos com outro olhar, um olhar de amor e de esperana. Isso a caridade: Deus vem a ns e realizamos obras de amor. Conhecemos a alegria porque temos esperana.
"Fizeste-nos para ti Senhor, e nosso corao no repousa enquanto no permanece em Ti".
Sto Agostinho

6 - O que podemos fazer por aqueles que morreram?

Dans le credo, ce rsum de ce que croient les chrtiens depuis 2000


ans, nous disons "Je crois la communion des Saints." Cela veut dire qu'il y a une grande relation entre tous ceux qui sont au ciel auprs de Dieu, "les saints" et nous qui vivons sur la terre. No Credo, este resumo daquilo que os cristos creem h 2000 anos, dizemos "Creio na Comunho dos Santos". Isso quer dizer que h uma grande relao entre todos aqueles que esto no Cu junto a Deus, "os Santos", e ns

que vivemos na terra. necessrio precisar, no so somente aqueles declarados como tal pela Igreja e aos quais chamamos santos canonizados, os Santos do Calendrio. Todos os que morreram dizendo sim ao amor de Deus esto, aps uma purificao por vezes, com ele e so "Santos". Mas para entrar no fogo do amor, preciso estar quente, queimar de amor. por esta razo que, se temos necessidade de ser reaquecidos, esta purificao se chama Purgatrio. E nossas oraes podem acelerar esta marcha para o amor. Para Deus no existe tempo. Se hoje pensamos neste ou naquele de nossos defuntos e rezamos por ele, Deus j viu nossa orao. A melhor das oraes oferecer uma missa e assist-la se possvel. Mas todas as nossas pobres palavras tm um grande poder junto a nossos amigos defuntos: elas tocam o Corao de Deus.
Senhor. Eis aqui a oferenda que apresentamos diante de ti, teus servidores e tua famlia inteira: por tua benevolncia, aceite-a. Garante a paz em nossa vida, afasta-nos da condenao e recebenos entre teus eleitos.
(Orao da Missa)

Tambm preciso rezar por aqueles que vo morrer, o momento em que vamos dizer sim ou no ao amor.
Pequena Orao com a Virgem Maria. Alegra-te Maria, cheia de graa, O Senhor contigo. s bendita entre as mulheres E Jesus, o fruto de teu seio, bendito Santa Maria, me de Deus Roga por ns, pecadores, Agora e na hora de nossa morte. Amm.

E o inferno, existe? Sim, Jesus nos advertiu no Evangelho, em particular na parbola do pobre Lzaro e do rico perverso. E sobretudo na parbola do julgamento final. "No podemos estar unidos a Deus a menos que escolhamos livremente am-lo", diz o Catecismo da Igreja Catlica. As palavras de Cristo so srias :

"Aquele que no ama permanece na morte. Quem odeia seu irmo assassino. E sabeis que a vida eterna no permanece em nenhum assassino"
(Primeira Carta de S. Joo, Cap. 3, vers 15)

Jesus fala "da Geena" do "fogo que no se apaga jamais".


(Evangelho de S. Marcos, Cap 9 vers. 43 e 48)

Ele anuncia que ele "enviar seus anjos que apanharo os promotores de iniquidades e os lanaro no fogo ardente". O inferno existe e a Igreja nos ensina sobre isso o que o prprio Jesus disse. Por que? O amor de Deus nos previne do drama de faltar ao amor, de passar de lado pelo cu, de perder a vida eterna. um apelo responsabilidade com a qual o homem pode usar de sua liberdade em vista de seu destino eterno. um apelo converso. Mas o Inferno, no uma rejeio da parte de Deus. Deus no predestina ningum a ir para o Inferno como falsamente acreditaram os jansenistas. Para ir para o Inferno seria preciso que ns negssemos Deus voluntariamente e que assim persistssemos at o fim. Que negssemos sua misericrdia. Deus, com efeito, quer que todo o homem seja salvo. Pedir sinceramente seu perdo, obt-lo: sabemos pelo Bom Ladro.
"Deus no quer que ningum perea, mas que todos se arrependam".
(II Pedro, Cap. 3 vers. 9)

Podemos pois esperar que todos os nossos falecidos tero pedido esta misericrdia de Deus, e rezar por eles nesse sentido. o prprio Deus que nos inspira a rezar por eles e que quer se deixar vencer por nosso apelo Sua misericrdia. Portanto, para eles e para ns, nossa esperana o Cu, graas misericrdia de Deus temos a firme esperana de que eles e ns nos reencontraremos no Cu de Deus.
"Eis aqui o tabernculo de Deus com os homens. Habitar com eles, e sero o seu povo, e Deus mesmo estar com eles. Enxugar toda a lgrima de seus olhos, e j no haver morte, porque o mundo velho passou."

(Texto cristo no Apocalipse de S. Joo Cap 21, ver. 3 a 4)

Pre Yves de Boisredon et Herv-Marie Catta

S-ar putea să vă placă și