Sunteți pe pagina 1din 12

Formadora: Maria do Carmo Costa Formanda: Milene Medeiros

O Jogo AEste Jogo equipa que Deveram Sobre os consiste em 9 Bem Vindo acertar em consiste em formar se 3 Processos Perguntas, mais perguntas ao a de testarBuzz 6 Equipas vossa Migratrios com duas ser a Migraes cultura geral pessoas em Portugal opes de vencedora escolha

BOM JOGO

Pergunta 1

Pergunta 2
Pergunta 3

Perguntas

Pergunta 4 Pergunta 5 Pergunta 6 Pergunta 7 Pergunta 8 Pergunta 9

Uns dos assuntos mais polmicos e mediticos do mundo contemporneo so as migraes. Pois devido a questes de ordem poltica, econmica e social o Homem sente Pergunta 1 necessidade de se deslocar das suas razes e origens e embarca so os principais fim desconhecido, plenao de Quais numa aventura de factores pelos quais riscos e de incertezas.

Homem sente necessidade de sair das suas Razes?

A
B

Situaes de riqueza extrema, desemprego, desagregao ambiental, guerra, violncia, represso poltica, religiosa e cultural. Situaes de pobreza extrema, desemprego, desagregao ambiental, guerra, violncia, represso poltica, social, religiosa e cultural.

Portugal at meados dos anos 60 era um pas de emigrantes. Pois a Pergunta 2 falta de oportunidades e o clima de pobreza que reinava no antigo regime portugus, foram os factores que fizerem com que os portugueses atravessassem o atlntico Quais os pases que acolherem os portugueses? a procura de meios para fazerem as suas vidas.

A
B

Canada, EUA, Venezuela e Brasil.

Canada, EUA, Brasil e Alemanha.

A entrada de Portugal para a CEE (Comunidade Econmica Europeia) foi um incentivo para a sada de trabalhadores nacionais para um espao comum europeu, que continuava a Pergunta 3 necessitar de mo de obra, esta integrao de Portugal na CEE tornou o nosso pais atractivo para emigrantes de outros Quais os pases que escolheram Portugal para pases.

seu pas de acolhimento?

A
B

Imigrantes oriundos do Brasil dos Palop (Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa) e Europa Central e Oriental. Imigrantes Oriundos do Palop, Europa e Asia.

Segundo os manuais de sociologia e de antropologia as populaes imigrantes distinguem se em trs modelos de integrao:

Pergunta 4

A
B

A Integraodestescontempla a inevitavelmente um e assimilao que imigrantes perda de identidade cultura originais a favor da identidadeestes participam na processo gradual, atravs do qual e cultura dominantes nesse caso a cultura portuguesa. e cultural do pais que os vida econmica, social, cvica acolhe. Esta nem sempre ocorre devido a factores como: pot em que as diferentes culturas se fundem e melting assimilam se umas as outras formando uma cultura e Pobreza, ilegalidade, desestruturao familiar, explorao e abuso laboral, identidades novas.

desconhecimento da lngua e xenofobia, falta de trabalho/assistncia mdica e social.

Riqueza, racismo, clivagens onde diferentes culturas no cedem a pluralismo cultural culturais. outras e convivem de forma igual e equilibrada, formando um mosaico multicultural.

A
B

Pergunta 5 Os emigrantes africanos vem para Portugal sem qualquer garantia no que se refere a sua integrao no mercado de Os africanos submetem-se a condies de semitrabalho, submetendo-se frequentemente a condies de indigncia e sem habitao dignas so sujeitas a: trabalhos precria e a salrios muito baixo. Mas ainda assim, estes escolhem Portugal porque, um destino muito atractivo graas a falta de mo de obra e a falta de eficcia por parte do sistema de fiscalizao, que para os imigrantes A boas condies salariais, a viverem em boas condies e a terem habitao muito benfico devido a sua situao de ilegalidade.
prpria. explorao salarial, excluso permanente, a viverem em bairros pobres ou em estaleiros de construo civil, em abrigos ou na rua.

Nos anos 90 a imigrao volta a ter uma grande mudana Pergunta 6 com a desiluso do modelo econmico actual na Europa de leste. Pois devido a este factores, a guerras civis e a As barreiras lingusticas e a falta de reconhecimento movimentos repressivos, os fluxos migratrios dos europeus das suas competncia, profissionais fez com que: de leste acelerarem e comeam a espalhar se por toda a Europa. A maior parte destes novos emigrantes chegaram a Portugal com um elevado nvel de habilitaes literrias.

A
B

Estes imigrantes tivessem empregos de acordo com as suas habilitaes literrias. A maioria destes imigrantes tivesse tido pouco mais oportunidades que as que foram dadas aos imigrantes dos palop.

Na viragem do sculo assiste se uma nova vaga de imigrao Pergunta 7 vinda do Brasil, mais a heterognea do ponto de vista das qualificaes literrias e profissionais que as populaes Que benefcios tiveram leste. africanas e da Europa doos imigrantes brasileiros?

A
B

Beneficiaram da abertura das autoridades portuguesas relativamente sua origem e tornaram se a comunidade mais importante do pas. Beneficiaram da abertura das autoridades portuguesas relativamente sua origem e tornaram se a comunidade menos importante do pas.

Mesmo com todas as dificuldades a comunidade brasileira Pergunta 8 teve um acolhimento diferente das restantes. Isso deve se de facto as grandes afinidades culturais entre Brasil e Portugal Quais so as razes que podem tornar uma populao tambm porque os portugueses no vem nos brasileiros imigrante ameaadora? razoes pelas quais estes podem se tornar numa populao ameaadora.

A
B

Os preconceitos racistas e a economia. Os preconceitos racistas e securitrios, a estabilidade econmica e o conservadorismo social.

Contudo, apesar dos juzos de valor que se possa fazer, no que diz Pergunta imigrao, est bem presente que o respeito 9 objectivo dos imigrantes em Portugal no de todo roubar oQual aos o objectivo dos imigrantes que sua vida. em po Portugueses, mas sim melhorar a residem Portugal?

A
B

Estabilizao e melhoria das suas condies de vida mediante a aquisio de plenos direitos de cidadania. Riqueza, direito a reforma.

S-ar putea să vă placă și