Sunteți pe pagina 1din 5

Universidade Catlica de Braslia UCB

Curso: Letras Disciplina: Literatura Comparada Prof : Maurcio Lemos Izolan

Literatura e Construo Labirntica em Grande Serto: Veredas e Avalovara


*Milka Fonseca Lima Digo: o real no est na sada nem na chegada ele se dispe para a gente no meio da travessia. G. Rosa

Esse ensaio tem por finalidade refletir terica e criticamente sobre os romances Grande Serto: Veredas de Guimares Rosa e Avalovara de Osman Lins. Nosso estudo abordar as narrativas labirnticas constitudas por seus autores durante o processo de construo dos romances. Nesse sentido, centraremos ateno na narrativa labirntica estabelecida no decorrer desses romances. Como base terica, estaremos fazendo uso dos textos lidos e discutidos em sala de aula, tais como: A unidade potica do caos e dos cosmos de Ronaldo de Melo e Souza, e Grande Serto: Veredas, Roteiro de Leitura de Kathrim Holzermayr Rosenfield, entre outros. Nessa perspectiva, observaremos como o universo da narrativa labirntica comunica-se com a natureza catica das personagens e porque no dizer tambm do leitor das obras, que acaba por tentar desmistificar a existncia labirntica de constante mistrio, movimento e transformao, retratando assim, a representao csmica do caos humano, do talvez entender-se estar-no-mundo.

*aluna do Curso de Letras da UCB. (Ensaio apresentado na disciplina Literatura Comparada, ministrada pelo professor Msc. Maurcio Lemos Izolan).

Souza (1993) afirma que sempre comemoramos o desvelamento do que e nunca o misterioso velamento do que no . Somente suportamos a claridade da forma e a regularidade da norma. Notamos e veneramos a evidente onipotncia da luz, mas no suportamos a escurido que nos remete morte. Os deuses olmpicos cultuam somente a vitalidade que se perpetua na perene juventude da imortalidade. Para Souza (1993) Divino o destino que se perfaz imortal e jamais se desfaz. A lenda herica da vida recusa a legenda trgica da morte.Talvez por isso que em GR, Riobaldo consiga operar a travessia interior, porque a mente aguada, inquieta, o mantm num estado dinmico de contnua descoberta. um homem apaixonado pelo desconhecido que se extasia ante a descoberta do vasto mundo e a constatao de que nele as pessoas no foram ainda terminadas, passando do no-saber inicial para um saber. Uma abertura que nos permite observar o quanto estamos pisando em matria movedia quando se trata do homem no mundo. GR em sua narrativa cultiva a epopia da linguagem descrevendo a existncia herica e dramtica existncia de suas personagens que esto em constante transformao. No monodilogo de Riobaldo existem vrias narrativas que se bifurcam, passam por variadas veredas, mas que ao final se reencontram, existncias que se renovam todos os dias. A representao da existncia no tempo que s se reconhece no tempo. Nessa perspectiva podemos entrever que a narrativa labirntica no representa confuso, mas uma construo arquitetnica que simboliza o sentido da vida, assim como em GR e Osman Lins, o homem nada mais que um humano atravessando seus rios e buscando um sentido para sua vida, assim o estranhamento na narrativa labirntica que nos revela que narrar desvelar as foras imanentes das existncias que j foram esquecidas pelo conhecimento ocidental. Para Joyce, a narrativa um cosmos (caos + cosmos) que realiza a fuso verbi-foco-visual do sentido em epifania no horizonte da narrativa. A narrativa revela o sentido da histria que em si, perdeu o sentido. Assim, os autores jogam com o enredamento e subvertem a escrita tradicional ao construrem narrativas cuja preocupao central no o desenrolar do enredo, mas o seu encaracolar, rompendo com a expectativa do leitor que busca a narrativa de fcil digesto. Na literatura de GR e OL, as linguagens no se articulam de fora para dentro e sim de dentro para fora. Portanto, a obra e os artifcios narrativos, oferecem a oportunidade de leituras no-lineares, que desembocam em vrias direes.

Essas estratgias de explorao da linguagem colaboram para a idia do romance aberto, resultado de pensamentos descontnuos que formam uma viso multifacetada e provisria do mundo. No se trata de romper o fio da narrativa, mas de desfi-lo, multiplicando suas possibilidades. Sair do labirinto no deve ser soluo final, mas uma alternncia na contnua ao do jogo de entrar e sair do labirinto. Essa idia j foi explorada literariamente por Borges em O Jardim de Veredas:
Em todas as fices, cada vez que um homem se defronta com diversas alternativas, opta por uma e eliminar as outras; na do quase inextricvel Tsui Pen, opta simultaneamente por todas. Cria, assim, diversos futuros, diversos tempos, que tambm proliferam e se bifurcam. Da as contradies do romance. [...] todos os desfechos ocorrem; cada um o ponto de partida de outras bifurcaes.(Borges, 1998: p. 531)

Segundo Neitzel (2002), A narrativa labirntica exprime o caos, a quebra da continuidade e totalidade de uma obra, a casualidade, o intervalo, alm de evitar a ordem das conexes. Trata-se sempre de uma perda de valores contextuais; o prazer consiste na extrao dos fragmentos dos contextos os quais pertencem, para serem recompostos com outro valor e, uma vez isolados das procedncias, tornam-se autnomos. Em "Avalovara" Osman Lins inspira-se no Nouveau Roman francs, construindo uma narrativa cerebral que possibilita diferentes maneiras de leituras e interpretaes. A narrativa no segue uma seqncia narrativa linear, muda o tempo todo de perspectiva. A idia que a construo do mundo precisa de dois princpios antagnicos, macho e fmea, elementos fundamentais para a formao do mundo, representando o amor mitolgico. Vejamos o que nos diz Antnio Candido sobre o romance:
No universo sem gneros literrios da literatura contempornea, o livro de Osman Lins se situa numa ambigidade ilimitada. A comear pela linguagem, que varia tambm com o movimento da espiral, indo da simplicidade das expresses correntes at parfrase do Cntico dos Cnticos, [...] Para se encontrar nessa ambigidade, o leitor deveria munir-se de um sentimento duplo, sentimento do todo, ou da espiral, e sentimento da parte, ou dos quadrados. H uma viso do todo, que se desvenda lentamente, custando a ganhar forma em nosso esprito. No faz mal, porque o livro parece feito para ser lido tambm nas suas partes .(Antonio Candido, A
Espiral e O Quadrado).

A representao grfica do ficcional, a espiral e o quadrado. A espiral simbolizando o caos e o quadrado o cosmos. A luta de elementos contrrios, tentando dar uma forma a dimenso humana como tambm dar forma ao disforme, ao catico e ao desregrado. A metalinguagem e inveno, qualquer iluso da realidade est banida. Com uma rigorosa construo da estrutura narrativa representa no a singular existncia, mas a humanidade e suas certezas e contradies. Homem e mundo no se distinguem, pensar o mundo pensar o homem que est mergulhado nele. Enfim, afirma Neitzel que GR e Osman Lins so estudiosos do ser humano e questionam o homem ao nvel do ser, e a sua trgica denncia esconde-se silenciosamente na pele das palavras.[...] Assim, em suas narrativas nos apontam um labirinto, ou seja, a existncia da precariedade nas coisas, em que as aparncias no bastam, precisamos estar atentos para sair do lugar comum e no somente suportamos a claridade da forma e a regularidade da norma, mas desvendarmos os significados ocultos da obscuridade humana, participando deste jogo que retoma o tema central de Grande Serto: Veredas: os perigos da existncia humana, que encontra respaldo no paradoxo, na reconstruo desse universo confuso em que estamos inseridos "Tudo e no ".

Bibliografias:

BORGES, Jorge Luis. Obras completas. Vol 1. So Paulo: Globo. 1998. CANDIDO, Antonio. A Espiral e O Quadrado So Paulo: Companhia da Letras. 1995 LINS, Osman. Avalovara. 5. Ed. So Paulo:Companhia da Letras. 1995. NEITZEL, Adair de Aguiar. O jogo das construes hipertextuais. Publicado em maio de 2002. www.ciberliteratura/disserta/ acesso em 17/06/2005. SOUZA, Ronaldo de Melo. A unidade potica do caos e dos cosmos Rv. TB, RJ. 1993. ROSA, Joo Guimares. Grande serto: veredas. 20 Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. ROSENFIELD, Kathrim H. Grande Serto: Veredas, Roteiro de Leitura. tica. So Paulo. 1992.

S-ar putea să vă placă și