Sunteți pe pagina 1din 16

Ideologia nacional e discurso geogrfico sobre a natureza brasileira

Rogata Soares Del Gaudio**

Resumo: Esse texto analisa a contribuio da geografia e seu ensino para a construo da ideologia nacional, tendo por base, a organizao discursiva em torno tanto de sua natureza dadivosa e ednica, quanto de sua natureza infernal. Discute que, para o Brasil, na quase ausncia de mitos fundadores oriundos da histria, o discurso geogrfico de sua extenso territorial, natureza exuberante e de seu povo pacfico e ordeiro que mais contribuio tem dado para a (re)construo de nossa ideologia nacional.

Introduo Para a consolidao do estado e da nao brasileira, algumas disciplinas escolares assumiram uma posio fundamental, como a histria, o estudo da lngua nacional, de canto orfenico1 e da geografia. nosso interesse, nesse artigo, discutir o carter estratgico do ensino de geografia, pois uma de suas funes como disciplina escolar reportava-se criao, fortalecimento ou mesmo construo da ideologia nacional (Almeida, 1996) ou do nacionalismo patritico (Vlach, 1988). Pessanha, Daniel e Menegazzo (2004), fizeram um levantamento das pesquisas realizadas no campo da histria das disciplinas escolares, e apontaram a geografia como uma disciplina estratgica na escola bsica, sobretudo a partir do Governo Vargas.
* Este texto baseia-se em minha tese de doutorado Concepes de nao e estado nacional dos docentes de Geografia Belo Horizonte no final do segundo milnio, defendida junto ao Programa de Ps-Graduao em Educao da UFMG, sob orientao da Profa. Dra. Rosalina Batista Braga. ** Professora de Geografia do Coltec/UFMG, doutora em Educao e pesquisadora do NEILS 1. A criao da disciplina canto orfenico, considerada explicitamente uma disciplina estratgica, sob inspirao e regncia de Villa-Lobos, teve como objetivo realizar com a msica o que as tropas no haviam conseguido: unir multides de brasileiros cantando a uma s voz, seguindo as instrues do maestro. (Feliz, 1998, apud Pessanha, Daniel e Menegazzo, 2004: 60)

48 Lutas Sociais 17/18

De acordo com Rocha (1996: 247), a partir da dcada de 1930 ligado ao ensino escolar, temos a obrigatoriedade do ensino de geografia em todas as sries de escolarizao, paralelamente a uma exacerbao da funo ideolgica dessa disciplina (difundir a ideologia do nacionalismo patritico). Assim, a instituio dessa disciplina escolar acontece no mbito de uma crescente necessidade de se construir a identidade nacional, calcada na extenso do territrio, na sua natureza, no carter pacfico e ordeiro de seu povo. Desse modo, a geografia foi chamada a dar sua contribuio constituio imaginada da nao brasileira como disciplina escolar, sobretudo na medida em que a Geografia (e aquilo que ela se prope como objeto de estudo: a terra e o homem, ou, mais modernamente, a sociedade e a natureza) que acaba por fornecer a matriz para a construo de nosso orgulho e identidade nacional (a natureza, a extenso territorial, o povo). Assim, quando ao Estado cabe a funo de fundar a nao, o ensino de geografia convocado a contribuir para esta construo, tanto do ponto de vista simblico (as matas, o verde, o futuro, a grandeza, o povo, as riquezas), quanto a conferir-lhe um desenho que a destaque, a partir de ento, no cenrio das naes mundiais. Mitos fundadores brasileiros: histria e geografia Um mito fundador, segundo Chau (2000: 9), aquele que no cessa de encontrar novos meios para exprimir-se, novas linguagens, novos valores e idias, de tal modo que, quanto mais parece ser outra coisa, tanto mais a repetio de si mesmo. Para o Brasil, na ausncia de uma revoluo nacional fundadora, ou mesmo, de um grande mito poltico nacional, acreditamos que a construo da ideologia nacional assenta-se, sobretudo, no discurso sobre sua natureza veiculado, principalmente, mas no exclusivamente, pela geografia2. Segundo Carvalho (2003), a historiografia brasileira carece de mitos nacionais plenamente aceitos como tais por todos os brasileiros. Ele afirma que foram feitas tentativas de se criarem tais figuras, mas sem sucesso, o que atestado, por exemplo, pelo fato de as rebelies regionais aps a abdicao de Pedro I,

2. Destaque-se que a repetio desse mito pode ser encontrada na histria (em que o territrio palco para os acontecimentos histricos, haja vista o destaque ao rio Ipiranga), na msica (de pocas e compositores distintos inclusive, como por exemplo Pas tropical, Aquarela do Brasil, O Guarani, Que pas este?, Meu pas entre outros), no cinema (Caramuru, a inveno do Brasil, Carlota Joaquina por exemplo) e na literatura (Iracema, Os sertes, Viva o povo brasileiro entre outros).

Rogata Soares Del Gaudio 49

em 1831, terem gestado mitos regionais ou provinciais, no necessariamente um heri nacional. Nem a proclamao da repblica pode gestar esses mitos histricos - como, por exemplo, Napoleo Bonaparte para a Frana. Mesmo Getlio Vargas que descobriu um caminho para o corao do povo foi incapaz de unir todas as classes, como um heri nacional deve fazer. (Carvalho, 2003: 410). Assim,
a nica figura que se aproxima do status de heri nacional no Brasil Tiradentes. [...] Tiradentes foi transformado num heri cvico pela incorporao da imagem de um mrtir religioso. [...] Ele foi um heri-mrtir que nunca havia derramado sangue algum, que foi uma vtima e no um praticante da violncia. Certamente, essa foi a caracterstica que o tornou aceitvel como heri para todos os setores da populao e para todas as correntes polticas. [...] O fascnio exercido como mrtir cvico e religioso evitou que sua imagem fosse desmembrada e possibilitou a transformao de Tiradentes no nico heri nacional aceito por todos. (Carvalho, 2003: 411-412)

Mas mesmo Tiradentes, como o nico heri nacional no necessariamente deve essa identificao a sua atuao poltica e sim, a uma identificao de natureza religiosa. Logo e apesar de Tiradentes, a historiografia oficial brasileira parece carecer de mitos fundadores cujos papis e atuao sejam essencialmente polticos e nacionais. Carvalho (2003) comenta ainda as dificuldades em se criarem heris nacionais polticos, pois estes, em geral, no despertam a confiana do povo brasileiro. Segundo o autor, tem mais chances de ser alado categoria de mito nacional aquele cuja vida marcada por tragdias - assim o com Tiradentes, Ayrton Senna, Tancredo Neves, Herbert de Souza (Betinho). Em contrapartida, heris militares e polticos tendem a ser rejeitados posto que figuras agressivas, conquistadoras ou mesmo jurdicas, comuns entre os heris nacionais em todo lugar, inclusive nos Estados Unidos, no se qualificam como heris no pas. (Carvalho, 2003: 413) Desse modo, a crena no Brasil como den, como Paraso aberto todos e cujos heris so principalmente mrtires, abalizar a construo de nosso nacionalismo patritico. Talvez por isso, Carvalho (2003) tenha associado essa ausncia de nao a certa incapacidade do Estado em criar mitos, em suma, em instituir a nao. Mas estes esto presentes e reafirmados continuamente: uma terra em que se plantando tudo d, um imenso territrio, cuja natureza alm de exuberante prdiga, um povo pacfico e ordeiro, que fala a mesma lngua, o pas do futuro e que segue at hoje, pelo menos como a maior nao catlica do mundo.

50 Lutas Sociais 17/18

A geografia, a partir do estudo, mapeamento, caracterizao, individuao do territrio brasileiro frente a outros estados nacionais, fornecer a base efetiva da construo da ideologia nacional brasileira. No apenas pelo discurso da grandeza territorial a geografia auxilia a construir essa relao entre ideologia nacional e territrio.
O ponto mais evidente desta relao [entre nacionalismo e geografia] a contribuio dos gegrafos para a definio geogrfica e cultural de um territrio ou de uma paisagem regional determinada, de forma tal que os membros da comunidade nacional, possam sentir-se identificados com ele. A busca incessante de elementos fsicos e humanos, com base nos quais se tem procurado definir o espao regional, tem constitudo boa parte do saber geogrfico contemporneo. Este apenas tem conseguido dissimular por trs de suas pretenses culturais e cientficas, o objeto explicitamente nacionalista de encontrar e ressaltar as caractersticas geogrficas particulares, que definem e conferem identidade ao territrio. De modo similar a outros aspectos da cultura humana, a leitura da paisagem regional, que pode ser feita de modo ideogrfico ou nomottico, oferecer ao gegrafo, elementos tanto sobre a diferenciao territorial, como sobre a uniformidade subjacente aos espaos regionais. (Nadal, 1990, Traduo nossa)3

Desse modo, relativa ausncia de um mito fundador assentado na histria, apresenta-se o mito fundador assentado na natureza,4 na extenso territorial, nas benesses do clima e das guas, nas riquezas naturais (minerais) brasileiras, em suma, em sua geografia. Portanto, a geografia, notadamente a escolar (em sua singularidade que inclui certa perenidade temtica), contribui para a conformao do que Vlach (1988) e Chau (1983) denominam de nacionalismo patritico.
O nacionalismo patritico, que varrer a Europa a partir de Napoleo, dos fracassos de 1848 e da via prussiana para o capitalismo com Bismarck, encontra na idia revolucionria da ptria e nas elaboraes de Herder, no final do sculo XVIII, os elementos para produzir, por meio do Estado nacional, o sentimento nacional como conscincia patritica, o que permitir, por seu turno, um duplo tratamento do

3. Nadal traa uma similitude entre movimentos regionalistas e nacionalistas. Para ele, os movimentos nacionalistas contemporneos, muitas vezes, constituem uma radicalizao de movimentos regionalistas anteriores, sendo que ambos tm em comum a defesa de interesses particulares e polticas e estratgias territoriais tambm comuns. No entanto, ele diferencia tambm os nacionalismos dos regionalismos na medida em que os primeiros pretendem no apenas independncia poltica, mas consideram impossvel manter-se como parte de outra (mais ampla) comunidade nacional, coisa que os regionalismos aceitam com maior tranqilidade. 4. Natureza esta j completamente alterada. Assim, essa natureza ela mesma algo idlico, que continua se remetendo, em alguma medida, ao mito ednico.

Rogata Soares Del Gaudio 51

popular: como resduo tradicional da nao (folclore) e como perigo contnuo para a ptria (as classes populares). (Chau, 1983: 30)

Entrecruzamento entre povo, territrio e natureza, com ntida inspirao romntica (em busca do volkgeist, ou o esprito do povo), o nacionalismo patritico, ao associar esses aspectos sob a gide da soberania nacional instituda sobre um territrio precisamente demarcado (e reconhecido por outros estados nacionais) contribuir para a demarcao especfica do cenrio mundial em estados nacionais. Estes estados nacionais sero ao mesmo tempo com base na ideologia nacional - diferentes e singulares para fora e homogneos para dentro a despeito de todas as suas diferenas. Tais caractersticas sero reforadas pelo ensino de geografia na escola bsica, ou, nas palavras de Vlach,
O ensino de geografia (limitamo-nos a ele), ao caracterizar-se pela nfase dada descrio do quadro natural da nao, devidamente mapeado e, cujos recursos (principalmente os minerais) eram enaltecidos, produzia uma imagem instantnea da ptria, entendida como terra, ainda que a presena dos homens (mas no das classes sociais) tambm fosse considerada. (1988: 66)

De certo modo, estas caractersticas, apesar de algumas mudanas efetivas a partir da renovao da geografia,5 permanecem como essenciais ao ensino de geografia na escola bsica. Em outro texto, Vlach afirma que
a geografia [...] foi entendida [no processo de constituio das disciplinas escolares no Brasil] como ferramenta poderosa da educao do povo. De um lado, porque fazia do territrio brasileiro o elemento central de seu contedo, porque sua descrio valorizava sua dimenso, suas riquezas, sua beleza; de outro, porque a idia de territrio por ela veiculada permitia a substituio do sujeito pelo objeto. Em outras palavras: a idia de territrio dissimulou as aes concretas dos lderes (polticos, intelectuais, etc.) que conduziam, de cima para baixo, a construo da nao e do cidado para consolidar o Estado brasileiro, dissimulando mesmo o fato de que o estado construa a nao brasileira. (2004: 195)

Acrescentemos: no apenas dissimulava. Fornecia e ainda fornece - a base sobre a qual poderia ser possvel na quase ausncia de mitos fundadores polticos oriundos da histria nacional construir a ideologia nacional, que

5. Por renovao da geografia entendemos, neste momento, principalmente sua aproximao com o materialismo histrico-dialtico que, no Brasil, iniciou-se com a insatisfao de alguns professores da escola bsica com os rumos do ensino desta disciplina entre o final da dcada de 1970 e o incio de 1980. (Vesentini, 2004; Vlach, 2004)

52 Lutas Sociais 17/18

reverbera em seus distintos perodos histricos como desenvolvimentismo, integrao nacional, Brasil grande, gigante pela prpria natureza, impvido colosso, etc. Desse modo, instituiu-se, ao mesmo tempo, a identidade nacional e o sentimento de pertena nao brasileira, calcado na valorizao do territrio ele mesmo abstrato6 - de seus recursos, de suas dimenses. No caso do Brasil, a geografia, mais que a histria, a responsvel pelos grandes mitos fundadores da identidade nacional a natureza prdiga, a extenso territorial, a crena na democracia racial e o mito ednico so fornecidos muito mais pelo discurso geogrfico escolar que pelo oriundo do ensino de histria7. Tal constatao, embora aparentemente nova (pelo menos no mbito da discusso acerca do discurso geogrfico) j foi apresentada por Carvalho (2003, 2005a, 2005b), Chau (2000) e Oliveira (2000). Na quase ausncia de um mito fundador nacional poltico via histria, a construo da identidade nacional (a partir da ao do Estado) ser efetivada pelo recurso discursivo sua natureza. Esta permite abstrair o povo (em uma sociedade marcada profundamente pela escravido) e, ao mesmo tempo, criar um imaginrio comum capaz de conferir uma comunho profunda entre os nacionais (a despeito de suas efetivas desigualdades). A nao brasileira e sua natureza ednica/infernal Em grande parte, no Brasil, a constituio da ideologia nacional e do sentimento de pertencimento nao brasileira associa-se aos mitos fundadores que tm na geografia, e em certo discurso preponderante sobre a natureza, o corolrio e o receptculo para tal construo. De acordo com Jos Murilo de Carvalho (2003: 404) a histria nacional parece ser algo estranho para muitos brasileiros, como se eles no tivessem nada a ver com ela. O orgulho pela natureza poderia ser interpretado como um indcio da alienao dos brasileiros pela sua prpria histria. Segundo o autor, essa associao entre nacionalidade e territrio tem sua raiz no mito ednico, que integra, por sua vez, natureza e extenso territorial idia de paraso que, na tradio luso-brasileira, tinha um carter puramente natural.

6. Consideramos aqui o territrio como abstrao na medida em que por esta palavra, entendese, de modo geral, apenas a terra, abstraindo-se, portanto, sua construo efetiva com base em relaes de poder (seja simblico, seja material). (Rafestin,1993) 7. E so discusses colocadas em pauta, sobretudo pela geopoltica, onde limites, acessos, barreiras, extenso territorial, populao so elementos importantes para vencer uma guerra, por exemplo.

Rogata Soares Del Gaudio 53

Um aspecto do mito ednico tem a ver com o tamanho do pas. O Brasil lindo e rico, mas tambm grande, enorme, um pas continental. [...] O Baro W. L. von Eschwege [...] observou que os brasileiros costumavam falar utilizando hiprboles: tudo no Brasil deve ser grande, a natureza deve ser diferente, mais gigantesca e mais maravilhosa do que em outros pases. Ns sempre queremos ter o maior do mundo. O Rio Amazonas o maior rio, a Floresta Amaznica a maior floresta tropical, Iguau a maior e mais bonita catarata, o carnaval o maior espetculo da Terra, nosso time de futebol o melhor do mundo, e assim por diante. (Carvalho, 2003: 406)

Em relao ao mito ednico, Carvalho (2003) destaca o fato de os primeiros europeus a desembarcarem na Amrica se encantarem com a natureza, admirada por todos e, em contrapartida, apresentarem sentimentos no to admirativos ou condescendentes para com os habitantes da nova terra. Para Carvalho (2003: 402), a viso ednica da nova terra foi reiterada muitas e muitas vezes pelos portugueses, brasileiros e estrangeiros, at se tornar um importante ingrediente do imaginrio nacional. E este autor vai alm, demonstrando como, ao longo do tempo, essa sagrao da natureza ir se constituir no grande mito fundador da nao brasileira.
No sculo XVII, o padre jesuta Simo de Vasconcelos escreveu que poderia ser feita uma comparao de partes da terra com aquele paraso terrestre onde Deus, nosso Senhor, como se em um jardim, colocou nosso pai Ado. [...] Um sculo mais tarde, no que na poca era a primeira histria conhecida do Brasil escrita por um brasileiro, Rocha Pita produziu a verso mais detalhada do mito. [...] Na poca da independncia, em 1822, os brasileiros insistiram no argumento da enormidade, da beleza, da riqueza de sua terra para convencer os portugueses de que poderiam e mereciam ser independentes do antigo poder imperial. L pela metade do sculo, o romantismo literrio reviveu mais uma vez o mito. [...] A letra do hino nacional [...] ele prprio, uma bvia celebrao da natureza brasileira. [...] Em 1900 [...] Afonso Celso [...] publicou um livro intitulado Por que me ufano de meu pas. Escrito para crianas na fase escolar, ele se tornou o exemplo-padro desse tipo de patriotismo ednico e ingnuo. (Carvalho, 2003: 401 ss)

Desse modo, na quase insuficincia de mitos de origem baseados em sua histria, na relativa ausncia e atuao de heris nacionais, a natureza prdiga ser o grande mito unificador, a possibilidade de uma comunho profunda entre os nacionais no Brasil.

54 Lutas Sociais 17/18

A esse respeito, Oliveira (2000) destaca a importncia da natureza para a construo dos mitos nacionais, seja no Brasil, seja nos EUA.8
Foi a compreenso da importncia do espao territorial como elemento constitutivo da construo da identidade nacional no Brasil que me levou a pensar num projeto comparativo entre o Brasil e os Estados Unidos, pases onde a questo territorial e o alargamento das fronteiras foram fundamentais. [...] Minha hiptese de investigao era a de que, nesses dois pases, a geografia teria fornecido o mais forte embasamento para a construo dos modelos de identidade nacional que tiveram maior xito. (Oliveira, 2000: 11)

Posteriormente, Oliveira (2000) ir destacar o que ela considera como os grandes mitos fundadores da identidade nacional no Brasil:
[No sculo XIX] a construo da nao foi atribuda existncia e permanncia do governo imperial. [...] Assim, o tamanho do pas e a unidade lingstica e religiosa teriam sido conseguidos pela ao poltica do governo imperial que, alm disso, representava a continuidade do sistema poltico europeu nos trpicos. Essa construo simblica, plenamente disseminada entre a elite brasileira, teve no Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (IHGB) sua principal agncia de elaborao e representava, de certo modo, o excepcionalismo brasileiro. ramos o nico governo monrquico no meio das republiquetas da Amrica Latina. [...] No incio do sculo XX, assistiu-se emergncia de outro grande mito nacional o da democracia racial ou da fbula das trs raas, na conceituao de Roberto DaMatta. Esta foi e a grande ideologia nacional que junta nao e povo. (Oliveira, 2000: 35-36)

Portanto, acreditamos que o discurso geogrfico escolar contribui, ainda que de modo sutil na atualidade, para a construo e reiterao desses mitos fundadores assentados no territrio, na populao e na natureza brasileira. Sobre essa presena da natureza como mito fundador da identidade nacional, Oliveira (2000) destaca a percepo luso-brasileira sobre a terra, que fala da natureza como dadivosa e ednica.
Feita para deleite, desfrute e explorao desde a Carta de Caminha, essa natureza boa para viver, boa para devastar supe ser natural colher os frutos da terra, o que justifica o extrativismo imediatista e predatrio. [...] A viso do paraso e a noo do descobrimento produz uma naturalizao da histria. O Brasil no foi fundado, mas descoberto. [...] A aventura da explorao, atravs do extrativismo predatrio, se far
8. Ainda que, para esta autora, os mitos de origem associados natureza e fronteira no Brasil e nos EUA tenham conhecido outras possibilidades e (re)construes ao longo da histria nesses dois pases.

Rogata Soares Del Gaudio 55

atravs do controle e do patrocnio do Estado, mas com base em coletividades masculinas movidas pelo desejo de enriquecimento rpido e pelo desejo de subir na escala social em sua prpria terra. [...] Este desenho da natureza marca a histria econmica do Brasil, baseada em ciclos, onde se destacam produtos e regies logo a seguir, esgotadas e decadentes. (Oliveira, 2000: 40-41)

Nesse trecho, evidenciam-se a existncia e atuao do Estado em nossa construo territorial (e nacional); o processo de ocupao territorial, e certa perenidade dos mitos e seleo daquilo que deve ser considerado marcante no processo de construo da nao brasileira. Isso cria um ciclo que explica a pobreza das regies e, apenas de forma abstrata, das populaes. Porm, no se discute e no se abordam os mecanismos de resistncia, outros modelos e possibilidades de construo e ocupao territorial ou mesmo, os diversos conflitos associados a tal constituio. Lembramo-nos de uma expresso muito conhecida de E. Renan: para se construir a nao, h que se lembrar muitas coisas, mas, sobretudo, h que se esquecer muitas coisas. E isso parece valer tambm para a construo do discurso geogrfico escolar, em sua reiterao (e re-inveno) da nao brasileira - ou, pelo menos, de alguns de seus mitos fundadores, assentados em seu territrio e, sobretudo, em sua natureza. Destacamos que, em relao discusso sobre a natureza brasileira h, pelo menos, duas percepes dominantes. Uma que afirma ser a natureza brasileira ednica, e o Brasil, um paraso terreal. Outra, associada muitas vezes construo discursiva das primeiras misses jesutas sobre o Brasil, afirma ser este um lugar abandonado por Deus, um lugar infernal. Se ambas se confrontam na constituio do imaginrio e na literatura, por que perdura mais a primeira percepo que a segunda? Porque acreditamos, ela auxilia a construir uma imagem nacional positiva, na ausncia de um passado histrico mtico e permeada por heris nacionais e na relativa ausncia de povo, j que a sociedade encontravase cindida entre senhores e escravos. Acreditamos ainda que, mesmo a segunda percepo (natureza infernal) auxilia a construir nossa identidade, na medida em que se torna a natureza, e no a sociedade a grande vil e causa de nossas mazelas econmicas e sociais. Desistoriciza-se e naturaliza-se, com a percepo da natureza infernal, processos econmicos, polticos e sociais, enquanto o paraso terreal fornece uma imagem positiva e esperanosa para o porvir desta sociedade. O tom idlico conferido natureza, o destaque de sua beleza e potencial vo, de modo sutil, construindo as futuras imagens que daro embasamento ao nacionalismo patritico veiculado pela geografia escolar, sobretudo a partir de 1930. Ou seja, ainda que no se possa falar que havia uma geografia escolar brasileira no perodo imperial ou mesmo no incio da Repblica, a Geografia das riquezas
56 Lutas Sociais 17/18

e belezas brasileiras, dos montes e vales, dos rios e mares, do povo pacfico, ordeiro, sem preconceitos, mestio e seu destaque na literatura, por exemplo, fornecero a matria-prima para a construo posterior dos estudos de geografia brasileira. Estes em geral, at hoje, apesar das mudanas, assentam-se em discusses acerca do estudo dos limites e extenso do Brasil, passam por suas caractersticas fsicas suas belezas? desembocam no seu povo/populao e desguam na riqueza econmica e na crena no pas do futuro. O enaltecimento da natureza, da extenso territorial, do carter ordeiro e pacfico do povo brasileiro comeou a ser forjado na literatura com o romantismo, por exemplo, que retirava da geografia os elementos capazes de conferir unidade ao Brasil, e passou para os livros de leituras dedicados ao ensino primrio9. Em seguida, simultaneamente, num movimento de inverso, estes temas foram incorporados geografia como disciplina escolar e de certo modo, se apresentam at hoje na formalizao dos programas que tm por objetivo, estudar a geografia brasileira. Em suma, estamos afirmando que o enaltecimento da natureza brasileira desde o perodo colonial forneceu as bases de construo para o nacionalismo patritico. Tal enaltecimento foi incorporado geografia escolar, principalmente a partir da dcada de 1930, e, associados aos livros de leituras para crianas ainda na Primeira Repblica contriburam decisivamente para a construo da ideologia nacional. Ora, se em Frana a geografia era chamada auxiliar na construo de uma identidade francesa (sobretudo entre povo e territrio, apesar e devido s suas diversidades), estas concepes no teriam influenciado o prprio entendimento do que deveria ser e quais as funes a desempenhar a geografia escolar no Brasil, por sua vez, influenciada por Delgado de Carvalho10?

9. Dentre os quais merece destaque o livro Atravs do Brasil, de Olavo Bilac e Manoel Bomfim, publicado pela primeira vez em 1910. Na introduo da re-edio deste livro pela Companhia das Letras, em 2000, a organizadora, Marisa Lajolo afirma: obra despretensiosa, editada sem luxo pela Livraria Francisco Alves, era um livro barato e, sobretudo, de leitura fcil e envolvente. Sua circulao tinha endereo certo: a escola. O livro narra as viagens de dois irmos, Carlos e Alfredo que, em busca do pai, percorrem o Brasil de Norte a Sul. Na ausncia de Atlas sobre o Brasil, que outra leitura poderia ser mais indicada para dar a conhecer nosso territrio, ainda que nas aulas de leitura? H que se destacar tambm o fato de os autores instigarem os professores da poca, a trabalharem as demais disciplinas escolares (matemtica, lgebra, geografia) a partir desse livro. 10. Delgado de Carvalho, lente de Geografia no Colgio Pedro II, no Rio de Janeiro, formou-se nas academias francesas, sendo por elas influenciado. A importncia desse pensador para a consolidao da Geografia no Brasil imensa, considerando-se, por exemplo, que o programa adotado pelo Colgio Pedro II servia de referncia s demais escolas do Brasil.

Rogata Soares Del Gaudio 57

De acordo com Rocha, a partir das dcadas de 1930/40,


exacerbou-se na geografia escolar um carter de difuso da ideologia do nacionalismo patritico, motivo que levou essa disciplina a receber, enquanto componente curricular, o maior prestgio oficial a ela atribudo em toda sua trajetria. (Rocha, 1996: 246)

A geografia escolar, ao trabalhar diretamente com a construo de uma espcie de retrato do Brasil11 em que se destacam sua extenso, suas riquezas minerais e naturais, suas belezas tropicais, seu povo pacfico e ordeiro muito tem contribudo para a manuteno dessa ideologia. Postulamos que para a construo da nossa ideologia nacional, a geografia, seu ensino, sua pesquisa, seu reconhecimento foram mais importantes que a histria,12 na medida em que, nas palavras de Chau,
Na escola, todos ns aprendemos o significado da bandeira brasileira: o retngulo verde simboliza nossas matas e riquezas florestais, o losango amarelo simboliza nosso ouro e nossas riquezas minerais, o crculo azul estrelado simboliza nosso cu, onde brilha o Cruzeiro do Sul, indicando que nascemos abenoados por Deus, e a faixa branca simboliza o que somos: um povo ordeiro em progresso. Sabemos por isso que o Brasil um gigante pela prpria natureza, que nosso cu tem mais estrelas, nossos bosques tm mais flores e nossos mares so mais verdes. Aprendemos que por nossa terra passa o maior rio do mundo e existe a maior floresta tropical do planeta, que somos um pas continental cortado pela linha do Equador e pelo Trpico de Capricrnio, o que nos faz um pas de contrastes regionais cuja riqueza natural e cultural inigualvel. Aprendemos que somos um dom de Deus e da natureza porque nossa terra desconhece catstrofes naturais (ciclones, furaces, desertos, nevascas, terremotos) e que aqui, em se plantando tudo d. (2000: 5)

Em que contedo escolar aprendemos a definir, diferenciar e especificar o Brasil da forma descrita por Chau, seno nas aulas de geografia? Onde esto nossos mitos fundadores via histria? Eles prprios parecem apoiar-se na exuberncia de nossa geografia. Em sntese: os elementos de justaposio, contradio, superposio das ideologias presentes na configurao da ideologia nacional, tendo, principalmente, mas no exclusivamente, a geografia e seu ensino como corolrio e permanncia.

11. At porque um dos princpios da geografia seria aquele da sntese, que parece manter-se na geografia escolar. 12. Para outros estados nacionais, como a Frana, por exemplo, parece-nos que o ensino de histria exerceu um papel mais central.

58 Lutas Sociais 17/18

Em relao ao Brasil, esse processo pode ser constatado em diversos momentos, como por exemplo, na construo mtica de nossa natureza, cantada em prosa e verso; na ideologia do desenvolvimentismo; naquela do Brasil Grande e da integrao nacional da ditadura militar. Em suma, no que Chau denomina de verdeamarelismo13 apesar de, segundo Therborn (1991), as ideologias no serem exclusivamente de classe, e mais, modificaremse no processo mesmo de sua (re)produo e, neste processo, transformarem as subjetividades dos sujeitos a elas submetidos/qualificados. O prprio verdeamarelismo que, segundo Chau (2000), um mito fundador, na medida em que no cessa de encontrar novos meios para exprimir-se e, quanto mais parece outra coisa, mais a repetio do mesmo, mantm sua essncia e altera sua aparncia (como desenvolvimentismo, Brasil grande, integrao nacional). Da a importncia da concepo de Therborn (1991) das ideologias como processos sociais e no como idias possudas. De acordo com Almeida (1995: 57), muitas formaes sociais capitalistas apresentam uma tendncia especfica a produzirem nacionalismos que enfatizam aspectos tnicos na representao da ideologia nacional. No caso do Brasil, falta desse componente pelo menos nos anos iniciais do princpio da nacionalidade constri-se o mito da democracia racial e da miscigenao. E mais, a matriz espao-territorial torna-se o grande mito fundador da nao brasileira, razo e singularidade apoiados na extenso e manuteno de seu imenso territrio, que no cessam de encontrar outros meios para exprimir-se. Assim, o potencial homogeneizador da ideologia nacional consubstancializase na sua relativa autonomia, na absolutizao do igualitarismo, na fetichizao da comunidade nacional (Almeida, 1995: 64-65) Pode-se afirmar que a ideologia nacional uma dimenso estrutural bsica para uma interpelao que nos feita cotidianamente: aquela que nos constitui como cidados, ou seja, como membros de uma coletividade cuja soberania se expressa no Estado nacional. Porm, como cada classe, frao de classe ou categoria social vivencia a ideologia nacional de um modo peculiar, a tese de que esta ideologia estruturalmente burguesa e que tem sido fundamental para a legitimao do Estado capitalista no deve [...] ser um ponto de chegada para

13. O verdeamarelismo foi elaborado no curso dos anos pela classe dominante brasileira como imagem celebrativa do pas essencialmente agrrio e sua construo coincide com o perodo em que o princpio da nacionalidade era definido pela extenso do territrio e pela densidade demogrfica. (Chau, 2000: 32)

Rogata Soares Del Gaudio 59

a anlise concreta de nacionalismos.14 Apenas por intermdio do estudo das variantes da ideologia nacional que se pode apreender os processos especficos pelos quais esta ideologia contribui para a legitimao do Estado burgus (ou mesmo para a crise de legitimao da forma deste Estado). (Almeida, 1995: 153-154) Consideraes finais Indagamos-nos por que essa questo parece ser to pouco discutida no mbito da geografia. Talvez porque, em primeiro lugar, ela no seja vislumbrada com tanta clareza. Em nossa tese de doutorado, constatamos que, para a maioria dos docentes que entrevistamos a discusso da problemtica associada s naes considerada uma atribuio afeita aos professores de histria 15 - algo aparentemente consensual na escola bsica, no necessariamente constituindo uma questo para os professores que entrevistamos quando da realizao daquela pesquisa. Por fim, parece-nos que a prpria discusso da geografia acadmica ignora essa problemtica (pelo menos em Belo Horizonte), contribuindo para a permanncia de certo vazio em relao pergunta para que serve a geografia (seu ensino e seu discurso). Desse modo, praticamente desde a Carta de Pero Vaz de Caminha de acordo com Chau, constri-se o mito do paraso tropical,16 com matas exuberantes, guas cristalinas e em grande quantidade, tanto que, nesta terra, em se plantando, tudo d. Certo poema de Olavo Bilac, decantando a nao brasileira, no deixa de ser uma retomada deste mito ednico, posto que a ptria brasilis caracteriza-se por seus cus, matas, rios, florestas, sempre em festa, seio de me a transbordar carinhos, e que no nega a quem trabalha, o po que mata a fome, o teto que agasalha. Os homens concretos, a vida presente, as contradies sociais, a prpria sociedade inexistem neste mito ednico, pois, a natureza, sempre em festa, fornece

14. O nacionalismo, por sua vez, remete-nos a um processo que, do ponto de vista da estrutura da ideologia nacional, mais especfico, pois se trata de um determinado tipo de apropriao desta ideologia. (Almeida, 1995: 50) 15. E isso, para ns, associa-se a outra caracterstica da constituio das disciplinas escolares e acadmicas: a geografia foi concebida (pelo menos nos modelos francs e alemo que nos servem de exemplo) como auxiliar da histria. De certo modo, at hoje a histria parece ter mais poder simblico que a geografia na escola bsica. 16. De acordo com Chau (2000: 61), o que o Paraso Terrestre? Antes de tudo, o jardim perfeito: vegetao luxuriante e bela (flores e frutos perenes), feras dceis e amigas (em profuso inigualvel), temperatura sempre amena (nem muito frio, nem muito quente, repete toda a literatura), primavera eterna contra o outono do mundo.

60 Lutas Sociais 17/18

qual seio de me, tudo que os homens necessitam. Retomamos assim, o mito do paraso perdido e reencontrado em 1500, a reproduzir-se na literatura e nas aulas de geografia - uma vez que, ao se descrever o Brasil, considera-se em especial a ausncia de terremotos, maremotos, grandes desertos, chuvas inclementes, grandes perodos de frios, sua dimenso territorial, o carter pacfico e ordeiro de seu povo em suma, as ddivas da natureza brasileira17. E, por que no? Certa crena no fato de o Brasil ser o pas do futuro. Bibliografia ALMEIDA, L.F. (1993). Espao e capitalismo: algumas reflexes sobre a territorialidade burguesa. Revista Margem, n. 2. ______. (1995). Ideologia nacional e nacionalismo. So Paulo: Educ. ______. (1996). O Estado em questo: reordenamento do poder. In: GADELHA, R.M.A. (org.). Globalizao, metropolizao e polticas neoliberais. So Paulo: Educ. ANDERSON, B. (1989). Nao e conscincia nacional. So Paulo: tica, 1989. BILAC, O. e BOMFIM, M. (2000). Atravs do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras. CARVALHO, J. M. (2005a). A formao das almas:o imaginrio da repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras. ______. (2005b). Pontos e bordados: escritos de histria e poltica. Belo Horizonte: UFMG.

17. Fazendo parte do anedotrio nacional, h aquela famosa piada, em que Deus questionado: por que deu ao Brasil tantas benesses... E Deus responde: mas aquele povinho... Essa piada sobre a questo da natureza x povo retomada em Oliveira (2000), ao discutir um texto de Roberto DaMatta: DaMatta faz uso de uma conhecida anedota brasileira para desenvolver sua interpretao [acerca das representaes da natureza brasileira] dizem que quando Deus criou o mundo e fez o Brasil, ouviu uma srie de reclamaes. Habitantes de outros pases disseram que Ele tinha sido injusto, criando uma terra rica, dotada de extraordinria beleza. Um pas banhado pelo sol de eterno vero, que, ademais, no tinha terremotos, tufes, tempestades de neve e furaces, desertos e animais selvagens. - Isto no justo, disseram em coro para Deus, que com divina indiferena, calou a inveja dos reclamantes, replicando ! Mas esperem o tipo de gente (povo, povinho ou gentinha) que Eu vou colocar l... Essa anedota permite falar de um princpio geral segundo o qual, quanto mais prdiga a natureza, pior o povo. Supe uma relao inversa entre a natureza e a vida social e traz uma associao entre uma natureza inspita, que apresenta obstculos, e sua superao pelo carter (esforo e trabalho) do povo. (2000, p.40). Ou o inverso: justamente por termos uma natureza dadivosa, nosso povo preguioso, bonacho, relaxado. Qualquer relao com o determinismo geogrfico seria ainda mera coincidncia?

Rogata Soares Del Gaudio 61

______. (2003). Nao Imaginria: memria, mitos e heris. In: NOVAES, A. (org). A crise do Estado-nao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. CHAU, M. (1983). Seminrios: o nacional e o popular na cultura brasileira. So Paulo: Brasiliense. ______. (2000). Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Fundao Perseu Abramo. DEL GAUDIO, R. S. (2006). Concepes de nao e estado nacional dos docentes de Geografia : Belo Horizonte no final do segundo milnio. Belo Horizonte: UFMG. (Tese de Doutorado em Educao). ______. (2006a). O mapa do discurso e o discurso do mapa: algumas questes. Revista Espao Acadmico, n.56, jan. Disponvel em: http://www.espacoacademico.com.br FICHTE, J.G. (1994). Segundo discurso nao alem. In: VICENTI, L. (org.) Educao e liberdade Kant e Fichte. So Paulo: Unesp. GUIBERNAU, M. (1997). Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no sculo XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. HOBSBAWM, E. (1991). Naes e nacionalismos desde 1780 : programa, mito e realidade. So Paulo: Paz e Terra. LACOSTE, Y. (1997). A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. 14.ed. Campinas: Papirus. ______. (1997). Vive la nation : destin dune ide gopolitique. Paris: Fayard. LONGHI, R.S.D.G. (1997). Unidade e fragmentao: o movimento separatista do Tringulo Mineiro. So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica. (Mestrado em Cincias Sociais). LWY, M. (2002). Ideologias e cincia social: elementos para uma anlise marxista. 15a. ed. So Paulo: Cortez. MARX, K. e ENGELS, F. (1986). A ideologia alem. So Paulo: Hucitec. MCLELLAN, D. (1987). A ideologia. Lisboa: Editorial Estampa. NADAL, F. (1990). Los nacionalismos y la geografa. Geo Crtica: cuadernos crticos de geografa humana, ano 7, n. 86, mar. Disponvel em: http://www.ub.es/ geovrit/geo84.htm. Acesso em 12/04/2005.

62 Lutas Sociais 17/18

OLIVEIRA, L. L. (2000). Americanos: representaes da identidade nacional no Brasil e nos EUA. Belo Horizonte: UFMG. PCHEUX, M. (1996). O mecanismo do (des)conhecimento ideolgico. In: ZIZEK, S. (org.) Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto. PESANHA, E.C., DANIEL, M.E.B. e MENEGAZZO, M.A. (2004) Da histria das disciplinas escolares histria da cultura escolar: uma trajetria de pesquisa. Revista Brasileira de Educao, n. 27, set./out./nov./dez. Disponvel em: http://www.anped.org.br/rbe27/anped-n27-art04.pdf. Acesso em 19/06/2005. RAFFESTIN, C. (1993). Por uma geografia do poder. So Paulo: tica. ROCHA, G.O.R. (1996). A trajetria da disciplina geografia no currculo escolar brasileiro (1837 1942). So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica. (Mestrado em Educao). SANTOS, M. (1999). A natureza do espao tcnica e tempo, razo e emoo. 3.ed. So Paulo: Hucitec. SCHWARCZ, L.M. (2003) Estado sem nao: a criao de uma memria oficial no Brasil do Segundo Reinado. In: NOVAES, A. (org.). A crise do Estado-nao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. THERBORN, G. (1987). La ideologa del poder y el poder de la ideologa. 3.ed. Mxico: Siglo Veintuno. THIESSE, A.M. (1995) La petit patrie enclose dans la grande: regionalismo e identidade nacional na Frana durante a Terceira Repblica (1870 1940). Revista Estudos Histricos, v. 8, n. 15. VESENTINI, J.W. (2004) Realidades e perspectivas do ensino da Geografia no Brasil. In: VESENTINI, J.W. (org). O ensino de geografia no sculo XXI. Campinas: Papirus. VICENTI, L. (1994). Educao e liberdade Kant e Fichte. So Paulo: Unesp. VLACH, V.R.F. (1988). A propsito do ensino de geografia: em questo, o nacionalismo patritico. So Paulo: USP. (Mestrado em Geografia humana). ______. (2004). O ensino de geografia no Brasil: uma perspectiva histrica. In:VESENTINI, J.W. (org). O ensino de geografia no sculo XXI. Campinas: Papirus.

Rogata Soares Del Gaudio 63

S-ar putea să vă placă și