Sunteți pe pagina 1din 12

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art.

1043, 2011.

PUBVET, Publicaes em Medicina Veterinria e Zootecnia. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos1

Alexsandro Holanda de Oliveira2, Maria Socorro de Souza Carneiro3, Ronaldo de Oliveira Sales4, Elznia Sales Pereira3, Jaime Miguel de Arajo Filho5, Maria Socorro de Caldas Pinto6, Joo Avelar Magalhes7, Newton de Lucena Costa8
1

Parte da dissertao apresentada pelo primeiro autor ao curso de Mestrado

em Zootecnia da UFC. Fortaleza, Cear


2 3 4 5 6 7 8

Eng. Agrnomo, M.Sc. Fortaleza, Cear. Professora do Programa de Ps-Graduao em Zootecnia da UFC. Professor Curso de Zootecnia da UFC. Zootecnista, Doutorando em Zootecnia, UFC. Zootecnista, Ps-Doutoranda, UFRPE. Recife, Pernambuco.

Med. Veterinrio, D.Sc., Embrapa Meio Norte, Parnaba, Piau. Eng. Agrnomo, M.Sc., Embrapa Roraima. Doutorando em

Agronomia/Produo Vegetal, UFPR, Curitiba, Paran.

Resumo Foram testadas raes utilizando diferentes nveis de substituio de milho por resduo de panificao. Foram utilizados 16 ovinos machos, sem raa definida, com peso vivo mdio inicial de 24,65 kg. O perodo experimental teve durao de 21 dias, sendo 14 dias para adaptao e 7 dias para coleta de amostras. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos (substituio de 20; 40; 60 e 80% do milho por resduo

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

de panificao) e quatro repeties. No foram observadas diferenas significativas entre os tratamentos para os parmetros: digestibilidade de matria seca, protena bruta, matria orgnica, extrato etreo, energia bruta e FDN, ao nvel de 5% de probabilidade pelo teste de Tukey. O resduo de panificao pode ser utilizado em at 80% em substituio ao milho em raes para ovinos em fase de terminao. Termos para indexao: digestibilidade, nutrio, ruminantes.

Value nutritive of bakery waste in the sheep feeding

Abstract The research aimed to test diets, using different levels of substitution of maize by residue of bakery. Were used 16 male sheep, mixed breed, with body weight medium initial of 24,65 kg. The experiment lasted 21 days, 14 days for adaptation and 7 days to collect samples. The experimental design was completely randomized with 4 treatments (replacement of 20, 40, 60 and 80.0% maize by the residue of bakery), with 4 repetitions. There were no significant differences between treatments for the parameters:

digestibility of dry matter, crude protein, organic matter, ether extract, crude energy and neutral detergent fiber, to level of 5% probability by the Tukey test. The residue of bread can be used in up to 80% in place of maize in rations for sheep in the finishing phase. Index terms: digestibility, nutrition, ruminants.

Introduo No semi-rido brasileiro ainda predomina a criao extensiva de pequenos e grandes ruminantes, caracterizada pelos baixos ndices de produtividade. Ademais, as condies climticas locais promovem expressiva variao na oferta de alimentos, com grande oferta de forragem no perodo das chuvas e baixa disponibilidade no perodo de estiagem, implicando na reduo dos nveis produtivos e reprodutivos dos animais.

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

Uma das tecnologias indicadas para reduzir as conseqncias da estiagem na atividade pecuria e aumentar a produtividade do rebanho a suplementao alimentar dos animais durante este perodo, mediante o fornecimento de volumosos (feno ou silagem) e de concentrados proticos ou energticos. No entanto, o fornecimento de rao concentrada para ruminantes uma prtica bastante eficiente do ponto de vista nutricional, porm, eleva consideravelmente os custos de produo (VILELA et al., 1996 apud CARVALHO, 2004), tornando-se necessrio buscar outras fontes alternativas para alimentao animal. Por outro lado, na Amrica Latina, so produzidos mais de 500 milhes de toneladas de subprodutos e resduos agroindustriais, tendo o Brasil contribudo com 50% dessa produo, j que as suas agroindstrias representam mais de 30% da sua economia e compreende a maior parte dos setores econmicos onde o pas detm competitividade internacional, destacando-se os segmentos de abate e preparo de carnes, fabricao e refino de acar, laticnios, leos vegetais, indstrias de sucos, panificao e fabricao de massas (ALVES et al., 2007). Atualmente, muitos destes resduos esto sendo testados para diferentes espcies animais, tanto pelo aspecto nutricional quanto econmico, visando reduzir os custos de produo e melhorar a produtividade, e, de forma indireta, reduzir os problemas ambientais. Desta forma os mais diversos tipos de resduos ou subprodutos agroindustriais, quando empregados de forma racional podem contribuir para tanto, como o caso do resduo da panificao. Os concentrados, geralmente, so os alimentos mais caros no contexto alimentar dos animais confinados para terminao, representando at 70% do custo da alimentao consumida ao longo de todo o processo. Logo, a utilizao de alimentos de baixo custo e que forneam os nutrientes requeridos pelos animais, ou seja, que no influenciem negativamente o seu desempenho produtivo surge como uma alternativa para a reduo dos custos de produo de ovinos deslanados (BARROS et al., 2003).

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

Embora seja difcil quantificar, considerveis quantidades de resduos de panificao esto disponveis para utilizao na alimentao animal, incluindo-se nestas as sobras de bolos, restos de pes, biscoitos doces e salgados, produtos no comercializados ou que ultrapassaram o prazo de validade, alm das perdas por quebras, excesso ou falta de cozimento durante o processamento. Anlises relatadas por Bath et al. (1999) classificaram o resduo de panificao como um alimento altamente energtico e relativamente protico. Miller et al. (1994), referiram-se ao resduo de panificao como um subproduto similar ao milho no teor protico e composio de aminocidos, com um valor para energia metabolizvel de 3.666 kcal/kg, devido ao seu elevado teor de gordura. Desta forma, por ser um produto com elevado teores de extrato etreo, a sua utilizao poder influenciar o consumo voluntrio dos animais, limitando a sua participao na formulao de raes. Trabalhando com bfalos, Spers (1996) fez referncia aos elevados teores de extrato etreo presentes no resduo de panificao. Esse autor reportou que quando o milho foi substitudo por resduo de panificao nos nveis 66% e 100%, ocorreu reduo na mdia diria de ganho de peso sugerindo, assim, que o aumento de energia nas raes tenha causado reduo do consumo de alimentos, e, conseqentemente, dos ganhos de peso. Todavia, alguns trabalhos tm mostrado eficincia na substituio parcial do milho pelo resduo de panificao visando baixar os custos da alimentao de rebanhos (PASSINI et al., 2001a), j que este possui valor alimentar de 75% em relao ao milho e outros cereais, alm de apresentar composio qumica similar aos gros (GARCIA, 1998; 2001b). GARCIA et al. (1998) avaliando o PASSINI et al., de ovinos

desempenho

alimentados com resduos de panificao, relataram ganho de peso de 258g com o nvel de 33%, a converso alimentar de 3,89 e a digestibilidade da MS de 69,28%. Assim, a utilizao de resduos agroindustriais em especial o resduo de panificao surge como uma alternativa para reduzir os custos de

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

produo animal, alm de contribuir para reduo dos impactos ambientais. Desta forma esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar o valor nutritivo da dieta de ovinos alimentados com raes contendo quatro nveis de substituio do milho pelo resduo de panificao.

Material e Mtodos A pesquisa foi realizada no perodo de 21 de maio a 11 de junho de 2005, no Setor de Digestibilidade do Departamento de Zootecnia, da Universidade Federal do Cear (UFC), em Fortaleza, Cear. Foram utilizados 16 ovinos machos, caudectomizados, sem raa definida, com peso mdio inicial de 24,65 kg. Os animais foram tratados com vermfugos e colocados em gaiolas individuais de metabolismo de digestibilidade. Todos os animais foram equipados com sacolas para coleta total de fezes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repeties. Os tratamentos consistiram de quatro nveis de substituio do milho pelo resduo de panificao (20; 40; 60 e 80%, com base na matria seca). As raes experimentais foram compostas de 50% de concentrado, ajustados de modo a atender as recomendaes do NRC (1985) para um ganho de peso mdio dirio de 200 g e 50% de volumoso, constitudo de feno de capim-elefante (Pennisetum purpureum cv. Mineiro), cortado aos 80 dias de idade. A composio centesimal das raes experimentais bromatolgicas encontra-se do feno, na do Tabela resduo 1 de e as composies e das qumicoraes

panificao

experimentais na Tabela 2.

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

Tabela 1. Composio centesimal das raes experimentais, com nveis crescentes de substituio do milho pelo resduo de panificao (RP).
Ingredientes Feno de capim-elefante Milho Resduo de panifica o Farelo de soja Minerais Sal Fosfato biclcico To tal Nveis de substituio do milho pelo RP (%) 20 40 60 80 50,0 50,0 50,0 50,0 13,32 9,99 6,66 3,33 3,33 28,57 4,00 0,78 100,00 6,66 28,58 4,00 0,77 100,00 9,99 28,59 4,00 0,76 100,00 13,32 28,58 4,00 0,74 0,03 100,00

Tabela 2. Composio qumico-bromatolgica do feno de capimelefante, do resduo de panificao e das raes experimentais.
Variveis Feno Resduo de panificao Raes experimentais* 20% 88,60 80,66 16,05 16,79 3,26 7,94 3,07 40% 88,80 80,84 16,08 16,75 3,70 7,96 3,1 60% 89,24 81,27 16,11 16,72 4,15 7,97 3,13 80% 89,60 81,61 16,13 16,68 4,60 7,99 3,15

Matria seca (%) 90,57 94,36 Matria orgnica 79,40 92,37 (%) Protena bruta (%) 3,49 9,87 Fibra em detergente neutro 34,77 0,74 (%) Extrato etreo (%) 4,14 17,69 Matria mineral 11,17 1,99 (%) Energia bruta 4,07 4,61 (kcal/kg) *Nveis (%) de substituio do milho por resduo de

panificao (RP).

Os alimentos (feno e concentrado) foram misturados por ocasio do fornecimento, duas vezes ao dia (s 8:00 e s 16:00 h). As sobras, mantidas em torno de 10,0% do alimento fornecido, eram coletadas imediatamente antes de cada um dos fornecimentos. As amostras do alimento fornecido e das sobras coletadas durante os sete dias perfizeram amostras compostas de 400,0 g por unidade experimental.

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

As sacolas para coleta de fezes eram esvaziadas duas vezes ao dia. Aps cada coleta, as fezes dos animais foram quantificadas e alquotas dirias de 10% foram acondicionadas em sacos e armazenadas em congelador a -5C para posterior realizao das anlises laboratoriais. As anlises qumico-bromatolgicas foram realizadas no Laboratrio de Nutrio Animal do Departamento de Zootecnia da UFC. Os teores de matria seca (MS), matria mineral, protena bruta (PB), extrato etreo, fibra em detergente neutro (FDN) e energia bruta foram determinados segundo metodologias descritas em Silva & Queiroz (2002). Foram avaliados os coeficientes de digestibilidade aparente da MS, da matria orgnica, da PB, da FDN e do extrato etreo, alm da energia digestvel das dietas. Tambm foi determinado o consumo de MS das dietas em quilograma por ovino/dia, em porcentagem do peso vivo e em gramas por unidade de tamanho metablico. O experimento teve durao de 21 dias, sendo 14 para adaptao dos animais s dietas, s gaiolas e s sacolas, e sete dias de perodo de coleta. Os dados foram analisados atravs da anlise de varincia e teste de comparao entre mdias, utilizando-se o teste de Tukey, ao nvel de 5% de probabilidade, utilizando-se o programa estatstico SAS (SAS INSTITUTE, 2000).

Resultados e Discusso Os animais atingiram peso final mdio (P>0,05) de 29,12 kg; 24,50 kg; 24,00 kg e 27,30 kg para os nveis de substituio de 20, 40, 60 e 80% do milho pelo resduo de panificao, respectivamente. O consumo de MS (expresso em kg/an/dia, % do peso vivo e g de MS/kg de PV0,75) no apresentou diferenas significativas (P>0,05) entre os diferente nveis de resduos panificao utilizados (Tabela 3).

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

Tabela 3. Consumo de matria seca por ovinos alimentados com raes contendo quatro nveis de substituio do milho pelo resduo de panificao (RP).
Nveis de substituio do milho pelo RP (%) CV (%) 20 40 60 80 Kg/animal x dia 1,15 1,14 1,08 1,18 9,96 % do peso vivo 3,95 4,65 4,50 4,30 19,20 g/UTM 91,67 103,52 99,60 98,80 13,50 Mdias, na mesma linha, seguidas de letras distintas diferem (P<0,05), pelo teste de Tukey. *g/UTM = gramas por Unidade de Tamanho Metablico (g/kg0,75). Consumo de matria seca

O elevado consumo foi resultante alta aceitabilidade das raes pelos animais. O consumo voluntrio uma dos principais indicadores da qualidade de um alimento (WALLACE, 1965). Geralmente, altos consumos implicam em maiores ganhos de peso por animal, desde que no afetem o seu estado sanitrio. Passini et al. (2001a) estudaram a incluso do resduo de panificao na dieta de novilhos da raa holandesa substituindo o milho na ordem de 10%, 20% e 30% e no encontraram diferena significativa no desempenho, consumo de MS e converso alimentar dos animais. De modo semelhante, Combs et al. (1964) e Peo (1965) observaram uma maior ingesto de MS em raes contendo resduo de panificao, em relao s formuladas com ingredientes tradicionais, quando substituram soro de leite da dieta de leites pelo resduo de panificao. Tambm, McConnell & Williams Junior (1966), trabalhando com sunos em fase de cria, utilizando 10% de resduo de panificao obtiveram os mesmos resultados. Vieira et al. (2008) avaliaram a incluso de 60% de resduo de padaria ou de 30% de resduo de padaria + 30% de milho modo ao feno de Tifton na alimentao de ovinos deslanados. Houve melhora significativa na digestibilidade da MS quando se adicionou concentrado (milho ou resduo de padaria) s dietas dos animais, quando comparado ao grupo cuja nica fonte alimentar foi o feno. A incluso de resduos de padaria, associada ou no ao milho, implicou em reduo significativa nos coeficientes de digestibilidade da PB das dietas.

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

O consumo de MS e de PB foram semelhantes em todos os tratamentos. Os resultados indicaram a possibilidade do uso de resduo seco de padaria como alimento alternativo para ovinos, mediante a adio de fonte suplementar de protena. Contudo, Champe & Church (1980) reportaram aumento da digestibilidade de todos os componentes da dieta com a adio de 20 ou 40% de resduos de panificao (P<0,05), havendo inclusive um acrscimo marcante sobre a digestibilidade do extrato etreo. Os dados referentes ao consumo de MS, em porcentagem de peso vivo, obtidos neste experimento foram superiores aos descritos por Villela et al. (1996), apud Carvalho (2004) que encontraram valores entre 2,8 e 3,0% para consumo de MS, em ovinos alimentados com incluso nas dietas de at 30% de caroo de algodo como fonte energtica. Vale destacar que neste experimento, o teor de extrato etreo das dietas aumentou gradativamente com os nveis crescentes de substituio do milho pelo resduo de panificao, porm, no foi observada diferena significativa (P>0,05) entre tratamentos em relao ao consumo de MS. Embora, o mais alto nvel de substituio do milho pelo resduo de panificao ter superado em 41,10% o teor de extrato etreo em relao ao menor nvel, este ficou dentro do limite crtico de gordura na dieta, que de 5,0% com base na MS (PALMQUIST, 1994; RODRIGUES, 2000). Diferenciando dos resultados observados por Milton & Brandt (1993), que, aps trabalhar com garrotes em fase de terminao, utilizando dietas com incluso de 15% e 30% de resduo de panificao seco em substituio ao milho, reportaram que o maior nvel de substituio implicou num decrscimo de 6,5% na ingesto de MS em relao ao tratamento controle, causado pelo aumento do teor de gordura da dieta. O aumento dos nveis de substituio do milho pelo resduo de panificao na dieta dos ovinos no promoveu alteraes (P>0,05) no coeficiente de digestibilidade aparente da MS, da PB, do extrato etreo, da FDN, da energia bruta e matria orgnica (Tabela 4).

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

Tabela 4. Digestibilidade aparente da matria seca e dos nutrientes de raes com quatro nveis de substituio do milho pelo resduo de panificao (RP).
Variveis Matria seca Protena bruta Extrato etreo Fibra em detergente neutro Energia bruta Matria orgnica Nveis de substituio do milho pelo RP (%) 20 61,17 72,50 50,61 30,24 62,10 70,86 40 58,93 72,80 50,93 30,94 59,68 70,93 60 56,02 71,77 49,27 31,51 59,50 69,01 80 60,02 71,75 53,89 32,71 60,15 72,30 3,98 2,11 5,45 3,01 2,93 2,20
CV (%)

Mdias, na mesma linha, seguidas de letras distintas diferem (P<0,05) pelo teste de Tukey.

Possivelmente, o aumento na quantidade de extrato etreo, em funo da adio de nveis crescentes do resduo de panificao, poderia ter envolvido as partculas do alimento, dificultando a ao das bactrias, impedindo incrementos na digestibilidade das diferentes fraes da dieta, notadamente da FDN (DAHIA et al., 1990). Comportamento semelhante foi observado por Passini et al. (2001a,b) e Morenz et al. (2009) quando avaliaram a substituio de milho por resduo de panificao na alimentao de novilhos e ovinos, respectivamente. No entanto, os valores encontrados para digestibilidade da MS nesta pesquisa foram inferiores aos obtidos por Garcia (1998) quando utilizou resduo de panificao na dieta de ovinos, encontrando valores entre 67,9% e 72,28%. De acordo com os resultados, pode-se inferir que a incluso de resduo de panificao em substituio ao milho, no afetou o consumo voluntrio de MS, nem a digestibilidade dos nutrientes. Todavia, apesar do potencial do resduo de panificao para alimentao de ruminantes, a sua composio qumico-bromatolgica bastante varivel, podendo, em muitos casos, refletir negativamente desempenho animal.

Concluses A incluso do resduo de panificao, em substituio ao milho, no afetou o consumo voluntrio de matria seca, nem a digestibilidade dos nutrientes, porm a digestibilidade da matria seca apresentou uma

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

tendncia de reduo com o nvel de substituio de 60%. O resduo de panificao pode substituir em at 80,0% o milho na rao para ovinos em fase de terminao, sendo a relao volumoso:concentrado na dieta de 50:50.

Referncias Bibliogrficas
ALVES, A.C.N.; MATTOS, W.R.S.; SANTOS, F.A.P. et al. Substituio parcial de silagem de milho por farelo de glten de milho desidratado na alimentao de vacas holandesas em lactao. Revista Brasileira de Zootecnia, v.36, n.5, p.1590-1596, 2007. BATH, D.B.; DUNBRAR, J.; KING, J. et al. Byproducts and unusual feedstuffs. Feedstuffs, v.71, n.4, 1999. BARROS, N.N.; ALVES, J.U.; VASCONCELOS, V.R. Produzindo cordeiros de qualidade para o abate. Sobral: Embrapa Caprinos, 2003. 8p. (Circular Tcnica 28). CARVALHO, R.E. Valor nutritivo de dietas para ovinos base de cana-de-acar (Saccharum officinarum L.) + uria e raspa de mandioca, suplementadas com diferentes nveis de farelo de castanha de caj. Fortaleza: UFC, 2004. 68f. Dissertao de Mestrado em Zootecnia. CHAMPE, K.A.; CHURCH, D.C. Digestibility of dried bakery product by sheep. Journal of Animal Science, v.51, n.1, p.25-27, 1980. COMBS, G.E.; WALLACE, H.D.; BERRY, T.H. Dried bakery product as a replacement for dried skim milk in starter rations. Gainesville: Florida Agricultural Experiment Station, 1964. p.1-4. (Animal Science Department Mimeograph Report, AN65-1). DAHIA, S.S.; MUDGAL, V. D.; GRUPTA, R. Nutrient utilization, quantity and quality of milk produced by buffaloes fed treated wheat straw based rations. Journal of Animal Science, v.5, n.8, p.215-220, 1990. GARCIA, C.A. Avaliao do resduo de panificao biscoito na alimentao de ovinos e nas caractersticas quantitativas e qualitativas da carcaa. Jaboticabal: UNESP, 1998. 63f. Dissertao de Mestrado em Zootecnia. GARCIA, C.A.; SILVA SOBRINHO, A.G.; LBO, R.N.B. Desempenho e caracterstica de carcaa de ovinos alimentados com resduo de panificao biscoito. Revista Brasileira de Zootecnia, v.28, n.2, p.352-360, 1998. McCONNELL, J.C.; WILLIAMS JUNIOR, W.P. Cookie meal for young pigs. Cold Spring Griffln Saies, Bakery Feeds/Clemson University-Food Science Department, 1966. p.13. MILLER, E. R.; HOLDER, P. J.; LEIBBRANDT, V . D. By-products in swine diets. Pork Industry Handbook (n. 108), Coop. Ext. Ser., Purdue Univ., West Lafayette (IN), USA. 1994. MILTON, C.T.; BRANDT, R.T. Utilization of dried bakery product by finishing beef steers. Cattlemens Day, v.1, p.104-106, 1993. MORENZ, D.A.; FRANA, A.B.; MOSCAT, B. de F. et al. Efeito da substituio do milho pelo resduo de panificao sobre o consumo de matria seca e a digestibilidade aparente dos nutrientes em ovinos. In: REUNIO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maring. Anais... Maring: SBZ, 2009. 3p. NRC. NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Nutrients requirements of sheep. 6th Ed. Washington, D.C. National Academy of Sciences, 1985. 99p.

OLIVEIRA, A.H. et al. Valor nutritivo do resduo de panificao na alimentao de ovinos. PUBVET, Londrina, V. 5, N. 8, Ed. 155, Art. 1043, 2011.

PALMQUIST, D.L. The role of dietary fats in efficiency of ruminants. Journal of Nutrition, v.124, p.1377, 1994. PASSINI, R.; SPERS, A.; LUCCI, C.S. Efeitos da substituio parcial do milho na dieta pelo resduo de panificao sobre o desempenho de novilhos da raa Holandesa. Pesquisa Agropecuria Brasileira, v.36, n.4, p.689-694, 2001a. PASSINI, R.; SPERS, A.; LUCCI, C.S. Efeitos da substituio do milho pelo resduo de panificao sobre as caractersticas de carcaa de novilhos da raa holandesa. Revista Brasileira de Zootecnia, v.30, n.5, p.1550-1557, 2001b. PEO, E.R. Bakery product fed as skim milk replacement. Feedstuffs, v.37, n.12, p.9, 1965. RODRIGUES, M.M. Utilizao do farelo de castanha de caju na terminao de ovinos em confinamento. Fortaleza: UFC, 2000. 58f. Dissertao de Mestrado em Zootecnia. SAS INSTITUTE. SASISTAT Users Guide. Cary, NC: SAS Institute, 2000. SILVA, D.J.; QUEIROZ, A.C. Anlises de alimentos: mtodos qumicos e biolgicos. Viosa, MG: UFV, 165p. 2002. SPERS, R.C. Efeito da substituio do milho e do farelo de soja pelo resduo de panificao no desempenho de bubalinos em crescimento. Botucatu: UNESP, 1996. 27f. Dissertao de Mestrado em Zootecnia. VIEIRA, P.F.; CALDARA, F.R.; ANDRADE, G.A. et al. Digestibilidade da matria seca e protena bruta do resduo de padaria em ovinos. ARS Veterinria, v.24, n.1, p.53-58, 2008. WALLACE, H.D. Dried bakery product as a feed for swine. Feedstuffs, v.37, n.25, p.52-53, 57, 1965.

S-ar putea să vă placă și