Sunteți pe pagina 1din 5

29 CONFERNCIA MATURIDADE 05 A 09/01/09 CHRISTIAN CHEN

O SEGREDO DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

PARTE 1 - 06/01/09
Jo 2:11 Jesus principiou assim os seus sinais em Can da Galilia, e manifestou a sua glria; e os seus discpulos creram nele. Aqui o Sr. Revela sua glria. Jo 21:1 Depois disto manifestou-se (revelar-se novamente) Jesus outra vez aos discpulos junto do mar de Tiberades; e manifestou-se assim: aqui o Sr. Revelou-se a si mesmo Sinal = milagre + misso. Para entender os 8 sinais temos que entender o contexto, que todo o ev, de Joo. Pra entender o ev. De Joo temos 2 chaves: a palavra SEIO que aparece 2 vezes, no cap. 1 e no 13. Jo 1:18 Deus nunca foi visto por algum. O Filho unignito, que est no seio do Pai, esse o revelou. Jo 13:23 Ora, um de seus discpulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. Jesus sempre esteve no seio de Seu pai e ns, a igreja (representada por Joo) estamos no seio do filho. No ev, de Joo aparece a palavra Pai e a palavra Eu 120 vezes. O Pai habita no Filho e o Filho no Pai. Neste ev. Cristo nos apresentado com Filho de Deus e ainda mais, estando no Seio do Pai. Ele muito diferente do outros 3. totalmente espiritual. Tudo que objetivo pode se tornar subjetivo. Em Joo 15 jesus nos diz para permanecermos Nele e Ele permaneceria em ns. Somos os ramos e estamos no Seu seio. Neste ev. h 3 palavras muito importantes: VIDA, LUZ, AMOR. Nos primeiros 7 caps a palavra VIDA muito proeminente. Nos caps 8 a 12 > LUZ e nos caps 13 a 21 > AMOR.

Joo descobriu que Deus esprito, luz e amor. O amor se fez carne. Joo foi o nico que viu a cena de Jesus ali na cruz. Aquele quadro sempre esteve em sua mente. Por isso ele pode escrever: Deus amor. - Primeiros 7 caps. > Esprito e Vida. Temos que andar no esprito e adorar no esprito. - Caps 8 a 12 > Luz. Eu sou a luz do mundo... receber a luz da Vida. Essa luz produzir vida. Temos que andar na luz. - Caps 13 a 21 > quando Jesus morreu por ns na cruz o AMOR se fez carne. O caminhar do cristo da VIDA para a LUZ para o AMOR. Do cap. 1 ao 21 temos um caminho. Por isso Ele diz: Segue-me. No apenas 1 caminho, mas um caminho de crescimento. VIDA > LUZ > AMOR. Esse amor no tem a ver com a nossa emoo mas com a nossa vontade. Ama os seus inimigos. O segredo do crescimento espiritual est relatado nos 8 sinais do ev. de Joo. Cristo trabalhando e no ns. Esses 8 milagres tm uma simetria de espelho.

PARTE 2 - 07/01/09
Jo 5:1 Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalm. Jo 5:3 Nestes jazia grande multido de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da gua. Jo 5:4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a gua; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da gua, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. Jo 5:5 E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. Jo 5:6 E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar so? Jo 5:7 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, no tenho homem algum que, quando a gua agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jo 5:8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Jo 5:9 Logo aquele homem ficou so; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sbado.

Nesses 2 pares vemos que so doenas crnicas.ambos aconteceram no sbado, dia em que eles deveriam descansar. O sbado o primeiro dia de descanso para o homem. Tudo que vc tem que fazer receb-lo e aceit-lo como Senhor e Salvador. Nesses pares esses enfermos no tinham descanso, mas Jesus queria traz-los para o descanso. Quando no ramos capazes de ver ou de andar, Deus moveu seu dedo e o milagre aconteceu nas nossas vidas. Crebro de um garoto e de um macaco... Quando recebemos o Senhor naquela cruz escolhemos a rvore da vida, uma vida de dependncia... Quando temos 1 milho de dlares dificimente oramos, mas quando nosso bolso est vazio, nosso joelho se dobra facilmente. No devemos construir uma orao, mas falar ao Senhor o que est em nosso corao. Ex.: ABC, ABC Na escola de Cristo, quando crescemos aprendemos a enxergar e a caminhar por um milagre. No livro de Efsios temos: SENTAR, ANDAR E No cap. 5 temos 1 paraltico em Betesda, fora mas no distante do templo. Havia ali muitos enfermos, os cegos, paralticos e coxos. De acordo com a compreensao deles um anjo agitaria as guas e eles seriam curados. Arquelogos estudaram o tanque de Betesda e viram que sob ele h uma fonte que de tempos em tempos jorra. O primeiro que entrasse seria curado. O paraltico h 38 anos chegava atrasado. Ele sabia o caminho da salvao mas no era salvo. Se compararmos essa situao com o cego de nascena, ambos foram realizados no sbado. Houve um protesto das pessoas do livro, as religiosas; tinham o AT nas mos. Falavam de acordo com a palavra deles. Em ambos os casos perguntaram: quem ele? Para sabermos quem esse paraltico representa, temos que ler todo o cap. 5.

PARTE 3 - 08/01/09

Mesmo aps o Sr. Ter curado aquele paraltico, de acordo com todo o cap. 5, especificamente no v. 21, levanta (ressuscita) e anda. V. 25 de acordo com Jesus aquele paraltico era uma pessoa morta. Quando a comunho do crebro e das pernas foi interrompida, a pessoa se tornou uma pessoa morta. Quando a vida entrou, as 2 partes (crebro e pernas) voltaram a ficar conectadas. Durante 38 anos os israelitas peregrinaram no deserto em crculo, eles tinham a palavra no livro, mas no podiam andar. Paulo que era fariseu disse que a letra mata mas o esprito vivifica. No cap.9 temos o 6 milagre. Aqui os disc. Estavam interessados em estudar um caso para tese de teologia, mas o Senhor estava interessado no cego. O testemunho do cego foi: v. 11 um homem chamado Jesus fez lodo e ungiu-me os olhos e disseme. Temos que juntar isso tudo em 1 s ato. Porque o Senhor no o curou apenas com uma palavra? Ento fui, lavei-me e estou vendo. v. 15 aplicou lodo nos meus olhos, lavei-me e estou vendo. Silo = enviado. Quando uma pessoa enviada significa que ela obediente. O Senhor colocou a f do cego sob um teste muito severo. Para que possamos ver > apenas creia. Obedecemos o ev. de Cristo. Temos que ir ao tanque de Silo. Muitas pessoas observaram a cura. Depois ele foi levado aos fariseus que o fizeram muitas perguntas e no podiam negar o fato que se tornou muito ameaador aos fariseus. No v. 32 mostra que esse evento foi um evento histrico. Quando isso aconteceu foi para mostrar que Jesus era o Messias, o Salvador do mundo. Isso incomodou muito os fariseus. Ele nos salvou dos nossos pecados e mais, abriu os nossos olhos. No ramos capazes de ver as coisas espirituais. ramos cegos de nascena. I Ts 5 fal do nosso corpo, alma e esprito. Pelo corpo vc conhece o mundo; pela alma vc conhece a si mesmo e pelo esprito vc conhece a Deus. PV: 20; 27 por isso Paulo disse que antes de sermos salvos o nosso homem interior estava em trevas. Os olhos so a lmpada do corpo. Se a luz que em ti h so trevas ...

Quando Eva comeu do fruto seus olhos foram abertos e descobriram que estavam nus (foram desvestidos da luz), a sua alma foi ativada como um software de um computador e a lmpada do Senhor foi apagada, ou seja, o seu esprito morreu e se tornou cega. Por isso antes de nascermos de novo, sabemos tudo a respeito de ns mesmos, tudo sobre o mundo, mas nada de Deus.

PARTE 4 - 09/01/09
J 6 Quando entramos na fase adulta, Cristo move seu dedo. Fomos salvos para servi-lo. So podemos servi-lo se formos maduros. No campo missionrio muita colheita foi realizada, mas a glria do Senhor Ele

S-ar putea să vă placă și