Sunteți pe pagina 1din 19

INTRODUO A PSICOPEDAGOGIA

Professora: Ms. Samantha Dias de Lima E-mail: samanthalima06@gmail.com

DISCIPLINA: INTRODUO A PSICOPEDAGOGIA CARGA HORRIA: 20h/a EMENTA: Introduo abordagem das teorias que embasam a prtica psicopedaggica, o histrico, o objeto de estudo, os campos de atuao, a identidade, a formao e a tica em Psicopedagogia. Apresentar a Associao Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e a regulamentao da profisso. As relaes e diferenas entre Psicopedagogia Clnica e Institucional, bem como as formas de atuao. Introduo do conceito de aprendizagem e da interdisciplinaridade na Psicopedagogia.
1

TEXTOS PARA LEITURA: Conhecendo a Psicopedagogia1 Samantha Dia de Lima

A Psicopedagogia enquanto campo de estudo que tem como objeto os problemas de aprendizagem, preocupa-se com a aprendizagem em toda sua extenso, entendendo esta como um processo intrnseco na educao. Percebe-se que o surgimento da Psicopedagogia segundo por Kiguel nasce na fronteira entre a Pedagogia e a Psicologia, a partir das necessidades de atendimento de crianas com distrbios de aprendizagem, consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional (1991, p.22), ou seja, sistema onde todos deveriam aprender igualmente e ao mesmo tempo, ignorando o fato de que cada indivduo nico. Porm a preocupao com os problemas de (no) aprendizagem, pois o problema na aprendizagem, e a inexistncia de uma aprendizagem bem sucedida, que fez com a Psicopedagogia ganhasse espao prprio, pesquisas e representantes em vrias partes mundo. No incio do sculo XX o enfoque orgnico orientou os mdicos, educadores e terapeutas na definio dos problemas de aprendizagem, neste perodo foram estimulados os estudos neurolgicos, neurofisiolgicos e neuropsiquitricos, desenvolvidos em laboratrios junto a hospcios que classificavam rigidamente os pacientes como anormais. Aos poucos os conceitos de anormalidade foram inseridos nas escolas, conseqentemente a criana que no conseguia aprender era taxada como anormal, devida a causa do seu fracasso escolar ser atribuda a alguma anomalia anatomofisiolgica.

Anteriormente a Psicopedagogia significava o conhecimento e o estudo do sujeito individual, enquanto a educao significava o conhecimento da sociedade. A ampliao no mbito da Psicopedagogia permitiu aprofundar o estudo, enquanto sujeito individual quanto trabalhar esses conceitos no macrossistema (VISCA, 1991, p.16-17). Abre-se um novo campo de abrangncia, que ao contrrio do que se imaginava usualmente, a Psicopedagogia no se restringe apenas ao estudo das dificuldades e distrbios de aprendizagem (pensamento esse fundamentado pelo fato da Psicopedagogia surgir como uma alternativa de interveno para as dificuldades de aprendizagem), e sim em todo o processo envolvido na aprendizagem, seja no seu estudo normal ou patolgico, seguido de tratamento preventivo ou teraputico. A aprendizagem est presente em vrios momentos da vida, e com ela as dificuldades que podem surgir em qualquer etapa da educao, posteriormente do ensino formal. A Psicopedagogia no Brasil

A Psicopedagogia vem sendo estudada e trabalhada no Brasil a cerca de 30 anos, seu histrico nos remete a Psicopedagogia na Argentina, devido a proximidade geogrfica, a
1

Texto elaborado pela professora Samantha Dias de (Mestre em Educao, Especialista em Currculo e Educao Crtica e Humanizadora, Especialista em Psicopedagogia).
2

literatura de fcil acesso (pela similaridade da linguagem), e influencias argentinas que tem influenciado a prtica no Brasil.

Apesar de termos sidos fortemente influenciados pela Psicopedagogia Argentina, a mesma no nasceu l. Ao investigarmos a literatura sobre o assunto, verificamos que a preocupao com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, no sculo XIX, mais precisamente na Frana.

Segundo Bossa, a Literatura francesa influenciou as idias sobre Psicopedagogia na Argentina, a qual influencio a Psicopedagogia brasileira. Cita-se os trabalhos de Janine Mery (psicopedagoga francesa) que apresenta algumas consideraes sobre o termo psicopedagogia e sobre a origem dessas idias na Europa. Segundo consta na literatura Geoge Mauco foi o fundador do primeiro centro mdico-psicopedaggico (onde se percebem as primeiras tentativas de articulao entre Medicina, Psicologia, Psicanlise e Pedagogia) na Frana, onde se procurava solues para os problemas de aprendizagem e de comportamento.

O campo de atuao da Psicopedagogia

Percebemos que as concepes de formao dos profissionais de Psicopedagogia podem ser distintas, at mesmo em nosso pas, mas que no perdem a essncia do seu objetivo, o trabalho no processo de aprendizagem, em toda a sua extenso e complexidade.

A Psicopedagogia vem atuando em diversas instituies organizadas (escolas, clnicas, empresas, ongs, hospitais, etc.), sendo seu papel acompanhar a aprendizagem sistmica e assistmica, analisando os fatores que favorecem ou prejudicam esta aprendizagem.

Entendendo que a Psicopedagogia preocupa-se em entender o fenmeno da aprendizagem, o Psicopedagogo torna-se uma profissional indicada para atuar neste meio: assessorando e esclarecendo dvidas sobre os diversos aspectos pertencentes a este processo.

A Psicopedagogia ocupa-se da aprendizagem humana que adveio de uma demanda o problema de aprendizagem, colocado num territrio pouco explorado, situado alem dos limites da Psicologia e da prpria Pedagogia e evolui devido existncia de recursos, ainda que embrionrios, para entender a essa demanda, constituindo-se assim, numa prtica. Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem. Portanto, vemos que a Psicopedagogia estuda as caractersticas da aprendizagem humana: como se aprende, como essa aprendizagem varia evolutivamente e esta condicionada por vrios fatores, como se produzem as alteraes na aprendizagem, como reconhec-las, trat-las e preveni-las (BOSSA, 2000, p.21).

Ou seja, o psicopedagogo alm de outros procedimentos faz intervenes que permitam a criana entrar em contato com o sentido inconsciente das suas dificuldades, sejam elas de qualquer dimenso (biolgica, cognitiva, social).

Ao delimitar qual ser o campo de atuao do psicopedagogo, deve-se perceber as diferentes modalidades de atuao. A prxis psicopedaggica entendida como o conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, sociais e biolgicos. Pressupe tambm a atuao tanto no processo normal da aprendizagem, como na percepo de dificuldades (diagnstico) e na interferncia no planejamento das instituies, nas relaes professor-aluno, escola-famlia, entre outras. Vivenciar e construir projetos, buscando operar na prtica clnica individual e grupal. TEXTO 2: Psicopedagogia: ao e parceria (Marlei Adriana Beyer) Resumo: A Psicopedagogia, rea de conhecimento interdisciplinar, tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. papel fundamental do psicopedagogo potencializ-la e atender as necessidades individuais, no decorrer do processo. O trabalho psicopedaggico pode adquirir carter preventivo, clnico, teraputico ou de treinamento, o que amplia sua rea de atuao, seja ela escolar - orientando professores, realizando diagnsticos, facilitando o processo de aprendizagem, trabalhando as diversas relaes humans que existem nesse espao; empresarial - realizando trabalhos de treinamento de pessoal e melhorando as relaes interpessoais na empresa; clnica - esclarecendo e atenuando problemas; ou hospitalar atuando junto equipe multidisciplinar no ps-operatrio de cirurgias ou tratamentos que afetem a aprendizagem. importante salientar que a Psicopedagogia uma rea que vem para somar, trabalhando em parceria com os diversos profissionais que atuam em sua rea de abrangncia. Palavras-chave: Psicopedagogia: escolar, clnica, hospitalar, empresarial.

01. INTRODUO Um questionamento breve sobre "o que a Psicopedagogia" poderia trazer tona uma resposta imediatista, identificando facilmente a constituio da palavra: Psicologia e Pedagogia. Essa anlise reducionista do real significado, omite a perspectiva de interdisciplinaridade da mesma. A Psicopedagogia uma rea de conhecimento e de atuao dirigida pelo e para o processo de aprendizagem humana. Seu objeto de estudo o ser, que apreende da realidade, e constri o seu conhecimento, aprendendo. Visto que o conhecimento construdo natural e continuamente pelo sujeito, no seu viver, no sendo exclusividade do ambiente escolar, j que ocorre simultaneamente com o processo de vida, a Psicopedagogia pode auxiliar vrias reas da atividade humana. As relaes dela com o conhecimento, vinculado aprendizagem e as significaes do ato de aprender, fazem parte do seu foco de estudo a fim de contribuir para a anlise e reformulao de prticas educativas, ressignificando hbitos e atitudes.

As teorias vinculadas a ela so relacionadas prtica pedaggica, envolvendo o atendimento s necessidades individuais de aprendizagem, o fracasso escolar e a apropriao do conhecimento; prtica clnica, integrando compreenso, preveno e mtodos teraputicos ao analisar o aprender; rea hospitalar, no que diz respeito continuidade do processo de aprendizagem, aliada Fonoaudiologia, Neurologia, Fisioterapia, Psicologia, e Medicina em geral, fazendo deste processo doloroso, um momento mais humano; e finalmente, rea empresarial - trabalhando com os processos de aprendizagem individual e organizacional, em parceria com o psicolgo organizacional e o profissional de Recursos Humanos no que se refere ao recrutamento de pessoal, treinamento, melhorando a qualidade do trabalho, da produtividade e as relaes intra e interpessoais, administrando conflitos. Em suma, o psicopedagogo um profissional envolvido com a aprendizagem humana, que congrega conhecimentos de diversas reas intervindo neste processo, seja para potencializ-lo ou para amenizar dificuldades, atendendo as necessidades individuais de aprendizagem. Neste sentido pretende-se divulgar o carter trandisciplinar da Psicopedagogia, suas aes e parcerias, nas diversas reas de atuao do psicopedagogo.

02. EVOLUO HISTRICA Definida a rea de atuao da Psicopedagogia, uma breve anlise sobre seus primrdios nos remete Europa do sculo XIX. Conforme Bossa, as primeiras tentativas de articulao entre a Medicina, a Psicologia, a Psicanlise e a Pedagogia deram-se na Frana. Onde h documentos de Janine Mery, apresentando consideraes sobre o termo Psicopedagogia Curativa, termo utilizado para definio da ao teraputica sobre as crianas que experimentavam dificuldade ou lentido, em relao aos colegas e s aquisies escolares. L se encontram, tambm, os trabalhos de George Mauco, fundador do primeiro centro mdicopsicopedaggico na Frana. As idias francesas influenciaram a ao psicopedaggica argentina, de grandes nomes como Sara Pan, Alcia Fernandez e Jorge Visca. Foi a Psicopedagogia argentina, que influenciou a prxis brasileira. Os estudos referentes a Psicopedagogia, no Brasil, tm uma histria de aproximadamente 30 anos, inicialmente dedicados pesquisa - em forma de grupos de estudos, que refletiam sobre a prtica educacional. Na dcada de 70 os primeiros cursos na rea de Psicopedagogia foram oferecidos. Mas, foi nos anos 90, que estes cursos proliferaram pelo Brasil - que tm nas Regies Sul e Sudeste, maior demanda de especializao e trabalhos realizados. A ABPp (Associao Brasileira de Psicopedagogia), teve seu incio atravs de um grupo de estudos, formados por profissionais preocupados com os problemas de aprendizagem. Este grupo tornou-se a APp (Associao Paulista de Psicopedagogia), para a partir de 1980 conquistar mbito nacional. Atualmente, a ABPp, busca o reconhecimento da profisso. Conforme divulgado no site da mesma, em 1997, o Deputado Federal Barbosa Neto, atendendo ao pedido de algumas
5

psicopedagogas, criou o Projeto de Lei no. 3124/97 que dispe sobre a regulamentao da profisso de Psicopedagogo, cria os Conselhos Regionais de Psicopedagogia e determina outras providncias. Este projeto foi encaminhado Comisso de Trabalho no dia 15/5/97 e aprovado pela mesma Comisso no dia 3/9/97. Aps esta aprovao este Projeto de Lei foi encaminhado Comisso de Educao, Cultura e Desporto onde permaneceu por quatro anos e tambm foi aprovado, com algumas emendas, no dia 12/9/01. Atualmente este P.L. est na Comisso de Constituio e Justia e de Redao esperando pela sua aprovao. Caso seja aprovado, este P.L. ir para o Senado para a sua apreciao e, depois ser sancionada pela Presidente da Repblica. O que certamente acontecer, pois, avanos j podem ser contabilizados nesta rea. Em 20/9/01, o projeto de lei n 108/01 foi aprovado no Estado de So Paulo, autorizando o poder Executivo a implantar assistncia psicolgica e psicopedaggica em todos os estabelecimentos de ensino bsico pblicos. A funcionalidade desta profisso que espera ser reconhecida, aqui tratada de acordo com as habilidades que podem ser desenvolvidas, nas respectivas reas de atuao. 03. PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR A escola mudou com o passar dos tempos. Novas tecnologias e metodologias ingressaram no cotidiano escolar. Professores e planos de curso tornam-se defasados, necessitando de atualizao. Paradigmas ultrapassados ou esgotados perdem espao para paradigmas emergentes ou inovadores - o que no diminuiu consideravelmente o compartimento e isolamento da escola em relao realidade de cada educando. Muitas vezes desmotivado e amedrontado pela reprovao, num local em que as necessidades individuais de aprendizagem no so atendidas. neste contexto atual que o Psicopedagogo conquista espao. Uma observao minuciosa e uma escuta atenta sem "pr conceitos", assinalada pela imparcialidade, pode detectar a real problemtica da instituio escolar. "Esse o papel do psicopedagogo nas instituies: olhar em detalhe, numa relao de proximidade, porm no de cumplicidade", afirma Csaris (2001); facilitando o processo de aprendizagem Afinal, a Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreenso do processo da aprendizagem humana e assim estar resolvendo as dificuldades da mesma, ou mesmo prevenindo-as, visando o interesse e o prazer do aluno e do professor pelo processo de ensinar e aprender, garantindo o sucesso escolar para todos. Com vasto cabedal terico, a Psicopedagogia tem diversos e diferentes fatores nos quais se basear para tentar explicar eventuais entraves no processo de aprendizagem, passando a assumir um papel mais abrangente, "cujo principal objetivo a investigao sobre a origem da dificuldade de, bem como a compreenso de seu processamento,considerando todas as variveis que intervm neste processo", como afirma Rubinstein (1992, p. 103). Ou seja, a linha de trabalho definida pelo psicopedagogo, a forma de ao e investigao para identificar as possveis defasagens no processo de aprender. Tamanha a complexidade deste ato, todas as variveis devem ser consideradas, desde uma disfuno orgnica ou uma falha no processo de compreenso, que pode estar comprometendo a aprendizagem. Assim, as necessidades individuais de aprendizagem no podem ser definidas por apenas um

fator, estando ele na prpria criana, no meio familiar ou no ambiente escolar. Exatamente por isso, Ferreira (2002), ressalta: Devido a complexidade dos problemas de aprendizagem, a Psicopedagogia se apresenta com um carter multidisciplinar, que busca conhecimento em diversas outras reas de conhecimento, alm da psicologia e da pedagogia. necessrio ter noes de lingstica, para explicar como se d o desenvolvimento da linguagem humana e sobre os processos de aquisio da linguagem oral e escrita. Tambm de conhecimentos sobre o desenvolvimento neurolgico, sobre suas disfunes que acabam dificultando a aprendizagem; de conhecimentos filosficos e sociolgicos, que nos oferece o entendimento sobre a viso de homem , seus relacionamentos a cada momento histrico e sua correspondente concepo de aprendizagem.

A Psicopedagogia Educacional pode assumir tanto um carter preventivo bem como assistencial. Na funo preventiva, segundo Bossa (2000) cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbaes no processo de aprendizagem, participar da dinmica da comunidade educativa, favorecendo a integrao, promovendo orientaes metodolgicas de acordo com as caractersticas e particularidades dos indivduos do grupo, realizando processos de orientao . J no carter assistencial, o psicopedagogo participa de equipes responsveis pela elaborao de planos e projetos no contexto terico/prtico das polticas educacionais, fazendo com que professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docncia e s necessidades individuais de aprendizagem da criana ou, da prpria "ensinagem".

Participando da rotina escolar, o psicopedagogo interage com a comunidade escolar, participando das reunies de pais - esclarecendo o desenvolvimento dos filhos; dos conselhos de classe - avaliando o processo didtico metodolgico; acompanhando a relao professoraluno - sugerindo atividades ou oferecendo apoio emocional e, finalmente acompanhando o desenvolvimento do educando e do educador no complexo processo de aprendizagem que esto compatilhando. Apesar desta dinmica, Ferreira (2002), adverte: (...) Mesmo que a escola passe a se preocupar com os problemas de aprendizagem, nunca conseguiria abarc-los na sua totalidade, algumas crianas com problemas escolares apresentam um padro de comportamento mais comprometido e necessitam de um atendimento psicopedaggico mais especializado em clnicas. Sendo assim, surge a necessidade de diferentes modalidades de atuao psicopedaggica; uma mais preventiva com o objetivo de estar atenuando ou evitando os problemas de aprendizagem dentro da escola e outra, a clnicoteraputica, onde seriam encaminhadas apenas as crianas com maiores comprometimentos, que no pudessem ser resolvidos na escola. 04. PSICOPEDAGOGIA CLNICA A procura de um profissional fora do espao escolar apresenta outras alternativas s propostas e condies existentes na escola. O atendimento diferenciado pode ir alm das questes-problema vinculadas aprendizagem podendo trazer tona, mais facilmente, as razes que desencadeiam as necessidades individuais - s vezes alheias ao fator escola, que fazem com que as crianas e adolescentes sintam-se excludos, ou excluam-se a si mesmos do sistema educacional. O papel do profissional est caracterizado, conforme Fernndez (1991), por uma atitude que
7

envolve o escutar e o traduzir, transformando-se em uma testemunha atenta que valida a palavra do paciente; completamente inerente s relaes entre ele e sua famlia. Nesta perspectiva, a imparcialidade sem preceitos ou preconceitos na escuta, interpretao, reflexo e interveno, criando e recriando espaos, fundamental. Podendo assim a psicopedagogia, ser considerada como uma forma de terapia. importante ressaltar que nessa modalidade clnica, o psicopedagogo tambm no trabalha sozinho, dependendo de parcerias com profissionais de outras reas como: a Psicologia, a Neurologia, a Medicina e quais outras se fizerem necessrias pra o caso a ser atendido Se terapeuta aquele que no cura, mas cuida do outro, tentando amenizar o seu sofrimento, esta idia ganha fora. O psicopedagogo um terapeuta ao trabalhar com a aprendizagem, uma caracterstica humana. Gonalves (1997), defende esta afirmao: "todo trabalho psi clnico, seja realizado numa instituio ou entre as quatro paredes de um consultrio. Clnica a nossa atitude de respeito pelas vivncias do outro, de disponibilidade perante seus sofrimentos, de olhar e de escuta alm das aparncias que nos so expostas". Vai alm, quando sobre os cuidados do corpo: "caber ao terapeuta a funo de dialogar com o corpo, desatando os ns que se colocam como impelidos vida e inteligncia criativa". E, a esta vida deve-se dar ateno, cuidando do ser. Afinal, no somente o problema que existe e vive. preciso "olhar para aquilo que vai bem, para o ponto de luz que pode dissipar as trevas, aquilo que escapa ao homem, abrindo espaos para mudanas, um espao onde o homem possa se recolher e descansar, encontrando seus prprios caminhos para aprender". O que no ensinar, mas possibilitar aprendizagens.

Essa relao promove um processo de crescimento para ambas as partes, criando "ensinantes e aprendentes", numa interao sem papis fixos e independentes, direcionada para o interior ou exterior de cada envolvido. Deixando de lado particularidades, o prprio ponto de vista e seus condicionamentos, para ver as coisas a partir delas mesmas, como so. Isso cria uma interdependncia ativa que faz com que um complemente o outro e ambos cresam construindo novos conhecimentos. O olhar do psicopedagogo, alm de lcido deve ser esclarecedor, sem julgamentos ou depreciaes. Diante de um olhar assim, a aceitao flui naturalmente. E esta aceitao a condio primeira, a mais necessria para que se inicie o caminho de cura, aliando a teoria prtica. 05. PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR A educao hospitalar da criana e do adolescente representa um novo desafio educao, especificamente ao psicopedagogo, que, devido sua formao interdisciplinar um dos profissionais mais aptos a esta modalidade. A alternativa de apoio educacional psicopedaggico ao paciente interno interessante para assegurar-lhe uma boa recuperao em meio inquietao oriunda da preocupao sobre o tratamento recomendado recuperao e o tempo de hospitalizao. Em suma, o ambiente hospitalar um local que emana diversos sentimentos e sensaes: ora de doena ou sade, de imensa tenso ou angstia ou ento de alvio, cura ou consolo. Extremamente tcnico, aos poucos o local se abriu a outros profissionais que no so da rea da sade. No caso do psicopedagogo necessrio conectar-se com a equipe, criando um elo de ligao entre as especialidades.

De acordo com Vasconcelos (2000), as doenas tratadas no hospital podem ser classificadas em: - Acidentes, sejam acidentes domsticos (queimaduras, quedas, feridas), ou acidentes externos. Para esta categoria, junte-se tentativa de suicdio, estupros e espancamentos (casos de maustratos). Esta primeira classificao constitui o que se chama traumatologia e internaes gerais. - Enfermidades de m formao congnita, como afeces sseas, nefrolgicas, hepticas, neurolgicas ou musculares: m-formao de membros ou do esqueleto, escolioses, luxaes congnitas das articulaes do quadril, miopatias, etc. - Finalmente, enfermidades adquiridas ao nascimento ou de crescimento: debilidade motora cerebral, poliartrite, poliomielite, tumores musculares ou sseos, cnceres.

As equipes mdicas agrupam cirurgies, mdicos, anestesistas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psiclogos, assistentes sociais, bem como, psicopedagogos. Ainda pode-se contar com visitas voluntrias, com intenes diversas, sejam elas recreativas, religiosas ou humanitrias. Toda esta equipe acompanha, direta ou indiretamente, todas as etapas de uma internao, que em geral so enfrentadas de forma diferente por cada indivduo hospitalizado.

A sensao de dor, por exemplo, sentida diferentemente de acordo com a idade do paciente e de acordo com diferenas individuais. Nessa hora, nossa interveno ganha uma razo de ser, mas no ainda, necessariamente aquilo que traz a cura, logo, no essencial. Ainda no fcil de distinguir entre a dor e outras agresses de que a criana a vtima (separao da me, mudana de quadro, rostos e procedimentos desconhecidos) (...) Nossa interveno leva em conta o estado emocional da criana que pede socorro quando se nega a uma atividade ou quando agressiva (...) Em nossa escuta de Psicopedagogo, devemos agir por uma atividade que possa transpor o sofrimento de angstia, de solido - Vasconcelos (2000) Mesmo assim, muitas vezes as crianas no so capazes de expressar nem de reproduzir o que as faz temer, desenvolvendo angstias, fazendo surgir depresso, revolta ou desespero, ou ainda a possibilidade de regresso no nvel de desenvolvimento. Mais uma vez, o psicopedagogo aquele que faz diferena, trazendo o sentimento de valorizao da vida, amor prprio, auto-estima, aceitao e segurana - recuperar estes prazeres e garantir a construo dos conhecimentos que estariam acontecendo em ambiente escolar, funo do trabalho psicopedaggico que se insere na esfera hospitalar. Afinal, a aprendizagem um processo to amplo e grandioso que ocorre atravs de interaes, em qualquer lugar. 06. PSICOPEDAGOGIA EMPRESARIAL Muitas mudanas esto acontecendo no desenvolvimento das organizaes, determinadas ora pelas imposies do mercado, ora pela necessidade de reorganizao do ambiente interno organizacional. O conhecimento humano surge como principal fonte de vantagem competitiva para as organizaes. Isso pede uma srie de mudanas organizacionais que possibilitem o compartilhamento do conhecimento por meio de adaptao do ambiente e, principalmente pela mudana de comportamento das pessoas. Um dos grandes desafios das organizaes do futuro o de saber usar o conhecimento de cada colaborador, saber som-los e criar um ambiente de sinergia que lhes garanta o
9

sucesso. As organizaes passam a ser, portanto, espaos de processos de aprendizagem efetivos e, saber a forma individual como as pessoas constroem conhecimentos e como os utilizam para explicar a realidade e resolver problemas do cotidiano da organizao passa a ser imprescindvel. Stewart (1998) define o processo de aprendizagem organizacional como uma continuao do processo individual, caracterizando-a como: "a capacidade de gerar novas idias multiplicada pela capacidade de generliz-las por toda a empresa. A aprendizagem organizacional corresponde, assim, forma pela qual as organizaes constrem, mantm, melhoram e organizam o conhecimento e a rotina em torno de suas atividades e culturas, a fim de utilizar as aptides e habilidades de sua fora de trabalho de modo cada vez mais eficiente." nesse cenrio, acompanhando o aprender a aprender contante no ambiente organizacional, que o psicopedagogo assume papel significativo ao lado dos profissionais de recursos humanos. Sua ao se d no sentido de facilitar a construo e o compartilhamento do conhecimento, incentivando novas formas de relacionamentos, criando sinergia entre o comportamento de gestores e colaboradores. Sua contribuio no planejamento, gesto, controle e avaliao de aprendizagens, pode favorecer a qualidade dos processos de recrutamento, seleo e organizao de pessoal, bem como os de diagnstico organizacional, dando subsdios significativos e perfis especficos aos treinamentos que se efetivam no interior da organizao. importante ressaltar que a Psicopedagogia uma rea multidisciplinar que no atua sozinha, dependendo e enriquecendo outras reas de atuao e trabalhando em parceria com os diversos profissionais da organizao.

TEXTO 3: Objeto de estudo da Psicopedagogia A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, como se d o aprender, suas variaes e os fatores implicados, como ocorrem as alteraes na aprendizagem e como preveni-las, ou trat-las, Bossa (2000). O objeto de estudo o processo de aprendizagem, o processo utilizado pelo sujeito enquanto construtor de seu conhecimento. Algumas pessoas ao estudarem aprendizagem entendem que o contrrio da aprendizagem a dificuldade da aprendizagem, mas no entendo desta forma, o contrrio da aprendizagem a no aprendizagem. A Psicopedagogia avalia a aprendizagem e a percebe no apenas como um ato intelectual e passivo, mas coloca em p de igualdade aspectos cognitivos, afetivos e sociais. A partir das contribuies tericas de Piaget, Pichon-Rivire, Freud, Vigotsky e outros, a psicopedagogia se prope a facilitar o processo de aprendizagem, intervindo preventiva, teraputica e institucionalmente. Nesse sentido, a psicopedagogia o processo pelo qual se proporcionam condies que facilitam o desenvolvimento do indivduo, do grupo, da instituio e da comunidade, bem como preveno e soluo de dificuldades existentes, de modo a atingir objetivos educacionais e pedaggicos (Masini, 1984, Jornal do CRP).
10

As causas da no aprendizagem podem ser de naturezas distintas, como: No aprenderam porque no passaram por um processo sistemtico de ensino; Foram ensinadas, mas por algum motivo externo ao sujeito (didtica do professor, filosofia da escola, nmero de alunos por classe, problemas sociais, culturais, etc.), no aprenderam; Finalmente no aprenderam por dificuldades individuais especficas (orgnicas e emocionais). Cabe ao psicopedagogo inicialmente diferenciar as situaes facilitadoras/dificultadoras pelas quais as pessoas passaram resgatando seu processo (incluindo na histria de vida a aprendizagem) Exemplo: Como andou? Como falou? Como se adaptou escola? Como reagiu frente s tarefas escolares... Posteriormente identificar o quando e o porqu.

2.1 Tratamento Psicopedaggico Preventivo O tratamento psicopedaggico preventivo consiste na preveno, ou seja, no acompanhamento, promovendo a assistncia psicopedaggica. O tratamento psicopedaggico preventivo indicado para o trabalho institucional, pois neste ambiente a psicopedagoga poder detectar possveis perturbaes no processo de aprendizagem, promovendo orientaes equipe pedaggica, a famlia, e ao aluno, procurando estar sempre atenta ao processo de aprendizagem deste com intuito de prevenir possveis problemas. Este trabalho tem como objetivo detectar falhas no decorrer de todo o processo de aprendizagem, orientando e acompanhando todos os sujeitos envolvidos, bem como percebendo e trabalhando nas dimenses envolvidas. Para Bossa, proposta da Psicopedagogia, numa ao preventiva, adotar uma postura crtica frente ao fracasso escolar, numa concepo mais totalizante, visando propor novas alternativas de ao voltadas para a melhoria da prtica pedaggica nas escolas (2000, p.31).

2.2 Tratamento Psicopedaggico Teraputico O tratamento psicopedaggico teraputico consiste numa etapa, possivelmente posterior ao tratamento psicopedaggico preventivo, que visa tratar este aluno que apresenta reais problemas de aprendizagem, que j foi acompanhado na escola, onde recebeu um diagnstico, ou seja, foi acompanhado no mdulo coletivo e agora ser acompanhado individualmente. Isto no quer dizer que o tratamento psicopedaggico teraputico no possa ser realizado juntamente com o preventivo, apenas tem uma indicao mais especfica para os casos de problemas de aprendizagem que j foram trabalhados preventivamente, no tendo sido resolvido o problema.

Nesta etapa do tratamento, a psicopedagoga far uso de tcnicas como provas (psicomtricas, projetivas, especficas), jogos, entre outras para tratar o aluno de forma contextualizada, pessoal e principalmente respeitando o indivduo.

11

TEXTO 4: CDIGO DE TICA DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA ABPp A versatilidade e a seriedade da Psicopedagogia, est amparada pelo Cdigo de tica da Categoria, reformulado pelo Conselho Nacional e Nato do binio 95/96, disponvel no site da Associao Brasileira de Psicopedagogia, a ABPp., como se segue: CAPTULO I: DOS PRINCPIOS Artigo 1 - A psicopedagogia um campo de atuao em Sade e Educao que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padres normais e patolgicos, considerando a influncia do meio _ famlia, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos prprios da psicopedagogia. Pargrafo nico: A interveno psicopedaggica sempre da ordem do conhecimento relacionado com o processo de aprendizagem. Artigo 2 - A Psicopedagogia de natureza interdisciplinar. Utiliza recursos das vrias reas do conhecimento humano para a compreenso do ato de aprender, no sentido ontogentico e filogentico, valendo-se de mtodos e tcnicas prprios. Artigo 3 - O trabalho psicopedaggico de natureza clnica e institucional, de carter preventivo e/ou remediativo. Artigo 4 - Estaro em condies de exerccio da Psicopedagogia os profissionais graduados em 3 grau, portadores de certificados de curso de Ps-Graduao em Psicopedagogia, ministrado em estabelecimento de ensino oficial e/ou reconhecido, ou mediante direitos adquiridos, sendo indispensvel submeter-se superviso e aconselhvel trabalho de formao pessoal. Artigo 5 - O trabalho psicopedaggico tem como objetivo: (i) promover a aprendizagem, garantindo o bem-estar das pessoas em atendimento profissional, devendo valer-se dos recursos disponveis, incluindo a relao interprofissional; (ii) realizar pesquisas cientficas no campo da Psicopedagogia.

CAPTULO II: DAS RENPONSABILIDADES DOS PSICOPEDAGOGOS Artigo 6 - So deveres fundamentais dos psicopedagogos: A)Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos cientficos e tcnicos que tratem o fenmeno da aprendizagem humana; B) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras reas, mantendo uma atitude crtica, de abertura e respeito em relao s diferentes vises de mundo; C) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competncia psicopedaggica; D) Colaborar com o progresso da Psicopedagogia;E) Difundir seus conhecimentos e prestar servios nas agremiaes de classe sempre que possvel; F) Responsabilizar-se pelas avaliaes feitas fornecendo ao cliente uma definio clara do seu diagnstico; G) Preservar a identidade, parecer e/ou diagnstico do cliente nos relatos e discusses feitos a ttulo de exemplos e estudos de casos; H) Responsabilizar-se por crtica feita a colegas na ausncia destes;
12

I) Manter atitude de colaborao e solidariedade com colegas sem ser conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilcito ou calnia. O respeito e a dignidade na relao profissional so deveres fundamentais do psicopedagogo para a harmonia da classe e manuteno do conceito pblico. CAPTULO III: DAS RELAES COM OUTRAS PROFISSES Artigo 7 - O psicopedagogo procurar manter e desenvolver boas relaes com os componentes das diferentes categorias profissionais, observando, para este fim, o seguinte: A) Trabalhar nos estritos limites das atividades que lhes so reservadas; B) Reconhecer os casos pertencentes aos demais campos de especializao; encaminhando-os a profissionais habilitados e qualificados para o atendimento; CAPTULO IV: DO SIGILIO Artigo 8 - O psicopedagogo est obrigado a guardar segredo sobre fatos de que tenha conhecimento em decorrncia do exerccio de sua atividade. Pargrafo nico -No se entende como quebra de sigilo, informar sobre cliente a especialistas comprometidos com o atendimento. Artigo 9 - O psicopedagogo no revelar, como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exerccio de seu trabalho, a menos que seja intimado a depor perante autoridade competente. Artigo 10 - Os resultados de avaliaes s sero fornecidos a terceiros interessados, mediante concordncia do prprio avaliado ou do seu representante legal. Artigo 11 - Os pronturios psicopedaggicos so documentos sigilosos e a eles no ser franqueado o acesso a pessoas estranhas ao caso.

CAPTULO V: DAS PUBLICAES CIENTFICAS Artigo 12 - Na publicao de trabalhos cientficos, devero ser observadas as seguintes normas: A) A discordncia ou crticas devero ser dirigidas matria e no ao autor; B) Em pesquisa ou trabalho em colaborao, dever ser dada igual nfase aos autores, sendo de boa norma dar prioridade na enumerao dos colaboradores quele que mais contribuir para a realizao do trabalho; C) Em nenhum caso, o psicopedagogo se prevalecer da posio hierrquica para fazer publicar em seu nome exclusivo, trabalhos executados sob sua orientao; D) Em todo trabalho cientfico deve ser indicada a fonte bibliogrfica utilizada, bem como esclarecidas as idias descobertas e ilustraes extradas de cada autor. CAPTULO VI: DA PUBLICIDADE PROFISSIONAL Artigo 13 - O psicopedagogo ao promover publicamente a divulgao de seus servios, dever faz-lo com exatido e honestidade.

13

Artigo 14 - O psicopedagogo poder atuar como consultor cientfico em organizaes que visem o lucro com venda de produtos, desde que busque sempre a qualidade dos mesmos. CAPTULO VII: DOS HONORRIOS Artigo 15 - Os honorrios devero ser fixados com cuidado, a fim de que representem justa retribuio aos servios prestados e devem ser contratados previamente. CAPTULO VIII: DAS RELAES COM SADE E EDUCAO Artigo 16 - O psicopedagogo deve participar e refletir com as autoridades competentes sobre a organizao, implantao e execuo de projetos de Educao e Sade Pblica relativo s questes psicopedaggicas. CAPTULO IX: DA OBSERVNCIA E CUMPRIMENTO DO CDIGO DE TICA Artigo 17 - Cabe ao psicopedagogo, por direito, e no por obrigao, seguir este cdigo. Artigo 18 - Cabe ao Conselho Nacional da ABPp orientar e zelar pela fiel observncia dos princpios ticos da classe. Artigo 19 - O presente cdigo s poder ser alterado por proposta do Conselho da ABPp e aprovado em Assemblia Geral. CAPTULO X: DAS DISPOSIES GERAIS Artigo 20 - O presente cdigo de tica entrou em vigor aps sua aprovao em Assemblia Geral, realizada no V Encontro e II Congresso de Psicopedagogia da ABPp em 12/07/1992, e sofreu a 1 alterao proposta pelo Congresso Nacional e Nato no binio 95/96, sendo aprovado em 19/07/1996, na Assemblia Geral do III Congresso Brasileiro de Psicopedagogia da ABPp, da qual resultou a presente soluo.

TEXTO 5: Por que regulamentar a Psicopedagogia como profisso? A formao do Psicopedagogo, no Brasil, vem ocorrendo em carter regular e oficial, desde a dcada de setenta em instituies universitrias. Esta formao foi regulamentada pelo MEC em cursos de ps-graduao e especializao, com carga mnima de 360 horas, sendo que a maioria dos cursos so oferecidos com 720 horas ou mais. Atualmente existem cursos oficiais nos estados: Amazonas, Par, Bahia, Cear, Gois, Minas Gerais, Paran, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, So Paulo, Distrito Federal, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte. - A clientela desses cursos constituda por profissionais que buscam especializar-se no estudo do processo de ensino-aprendizagem, objetivando atuar nos seguintes campos: clnico , institucional (seja escola, hospital ou empresa) e pesquisa . - Os problemas de aprendizagem foram inicialmente pesquisados na rea mdica e tratados por educadores especializados. A Psicopedagogia formaliza atualmente a rea que lida com a compreenso e o tratamento dos problemas de aprendizagem ampliando o foco atravs da contribuio de outras reas do conhecimento como a Didtica, Lingstica, Psicanlise, Psicologia, Filosofia, Sociologia, entre outras.

14

- Nenhuma das graduaes existentes atualmente contempla a especificidade da formao deste profissional e nenhuma das graduaes alcana a totalidade da dimenso do processo de aprendizagem. - Em vista disto, a comunidade cientfica criou cursos de ps-graduao e especializao em Psicopedagogia para atender demanda do mercado. - Portanto, o que se pretende neste momento, oficializar o que j existe de fato, atravs da regulamentao da profisso: isto permitiria a normatizao da formao e exerccio profissional, alm de estender este atendimento populao de baixa renda, atravs de convnios de assistncia mdica e sistemas pblicos de sade e educao. Conselho Nacional da Associao Brasileira de Psicopedagogia So Paulo, 01 de setembro de 1997. ct. 33/97 Revisto pela Comisso de Divulgao do trinio 2002/04 So Paulo, 19 de agosto de 2002

TEXTO 6: ALGUMAS QUESTES 1. O que a psicopedagogia? A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um carter preventivo e teraputico. Preventivamente deve atuar no s no mbito escolar, mas alcanar a famlia e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas caractersticas evitando assim cobranas de atitudes ou pensamentos que no so prprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir atravs das etapas de diagnstico e tratamento. 1. Quem so os psicopedagogos?So profissionais preparados para atender crianas ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua preveno, diagnstico e tratamento clnico ou institucional. 2. Onde atuam?O psicopedagogo poder atuar em escolas, empresas, clnicas, associaes, ONGs, hospitais e outras instituies. 3. Como se d o trabalho na rea clnica?O psicopedagogo, atravs do diagnstico clnico, ir identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usar instrumentos tais como, provas operatrias (Piaget), provas projetivas (desenhos), histrias, material pedaggico etc. Na clnica, o psicopedagogo far uma entrevista inicial com os pais ou responsveis para conversar sobre horrios, quantidades de sesses, honorrios, a importncia da freqncia e da presena e o que ocorrer. Neste momento no recomendvel falar sobre o histrico do
15

sujeito, j que isto poder atrapalhar a investigao. O histrico do sujeito, desde seu nascimento, ser relatado ao final das sesses numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsveis. 4. O diagnostico composto de quantas sesses? Geralmente faz-se o diagnstico entre 8 a 10 sesses. O ideal que haja duas sesses por semana.Mas cada caso dever ser estudado individualmente, no havendo um padro. 5. E depois do diagnstico?O diagnstico poder confirmar ou no as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poder identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele indicar um tratamento psicopedaggico, mas poder tambm identificar outros problemas e a ele poder indicar um psiclogo, um fonoaudilogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso. Ele poder perceber tambm, que o problema esteja na escola, poder fazer visitas escola e professora, e em ltima instncia, ento possivelmente ele recomendar uma troca de escola. 6. E o tratamento psicopedaggico? O tratamento poder ser feito com o prprio psicopedagogo que fez o diagnstico, ou poder ser feito com outro psicopedagogo. Neste caso, este ltimo solicitar o informe psicopedaggico para anlise. Durante o tratamento so realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poder estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizar recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histrias, computador e outras coisas que forem oportunas. A criana, muitas vezes, no consegue falar sobre seus problemas e atravs de desenhos, jogos, brinquedos que ela poder revelar a causa de sua dificuldade. atravs dos jogos que a criana adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocnio, aprende a se concentrar, adquire maior ateno. O psicopedagogo solicitar, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organizao e os possveis erros, ajudando-o a compreender estes erros. Ir ajudar a criana ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem. O profissional poder ir at a escola para conversar com o(a) professor(a), afinal ela que tem um contato dirio com o aluno e pode dar muitas informaes que possam ajudar no tratamento. O psicopedagogo precisa estudar muito. E muitas vezes ser necessrio recorrer a outro profissional para conversar, trocar idias, pedir opinies.

7. Como se d o trabalho na Instituio? O psicopedagogo na instituio escolar poder: - ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender melhor as aulas; - ajudar na elaborao do projeto pedaggico; - orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
16

- realizar um diagnstico institucional para averiguar possveis problemas pedaggicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem; - encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psiclogo, fonoaudilogo etc) a partir de avaliaes psicopedaggicos; - conversar com os pais para fornecer orientaes; - auxiliar a direo da escola para que os profissionais da instituio possam ter um bom relacionamento entre si; - Conversar com a criana ou adolescente quando este precisar de orientao. 8. O que fundamental na atuao psicopedaggica? A escuta fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, e como diz Ndia Bossa, perceber o interjogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar. O psicopedagogo tambm deve estar preparado para lidar com possveis reaes frente a algumas tarefas, tais como: resistncias, bloqueios, sentimentos, lapsos etc. E no parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianas ou adolescentes j to criticados por no corresponderem s expectativas dos pais e professores.

TEXTO 7: Complementando ...

A Psicopedagogia ocupa-se, assim, de todo o contexto da aprendizagem, seja na rea clnica, preventiva e assistencial, envolvendo elaborao terica no sentido de relacionar os fatores envolvidos nesse ponto de convergncia em que opera. O curso promover estudos e debates sobre esse universo multifacetado, no qual, nosso Curso tem como meta, contribuir com pesquisas na rea da aprendizagem e do desenvolvimento humano, bem como capacitar o especialista para atual nos dois enfoques institucional e clnico. Na rea da sade, o trabalho feito em consultrios privados e/ou em instituies de sade (como hospitais), no sentido de reconhecer e atender s alteraes da aprendizagem sistemtica e/ou assistemtica, de natureza patolgica. Existe tambm uma proposta de atuao nas empresas, onde o objetivo seria favorecer a aprendizagem do sujeito para uma nova funo, auxiliando-o para um desenvolvimento mais efetivo de suas atividades. No enfoque clnico: Desenvolver competncias e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificao, anlise, e na elaborao de uma metodologia de diagnstico e de interveno/orientao (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questes que envolvem a aprendizagem humana. No enfoque institucional: Considerando-se que o objeto de estudo a pessoa em desenvolvimento e as alteraes de tais processos, buscar-se- desenvolver competncias e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, no deve se restringindo a uma s agncia isto , a educao formal, mas

17

possibilitando a atuao preventiva do psicopedagogo na comunidade (Ongs, hospitais, empresas, creches, famlia)

Como outrora lembrado, o fundamento da Psicopedagogia o estudo da aprendizagem humana, que se constitui a cada momento em qualquer tempo. Intrnseca ao ser humano, que se d em todos os sentidos, em qualquer local e continuamente. Justamente por ser to ampla e complexa, essa habilidade, surgiu a necessidade de um profissional com perfil especfico para dedicar-se a ela, seja potencializando-a ou fortalecendo-a perante as adversidades encontradas ou criadas. Podemos afirmar que, devido interdisciplinaridade de sua formao, o psicopedagogo um profissional apto para inserir-se nesta cadeia de conhecimento e informao a que estamos expostos. A contribuio do psicopedagogo ao complexo ato de aprender pode se concretizar em diferentes instituies, sejam elas escolares, clnicas, hospitalares ou organizacionais. Ainda muito jovem no cenrio a que se presta, vem construindo sua histria atravs de intensas pesquisas que envolvem teoria e prtica, mostando-se sria e comprometida em sua atuao, construindo parcerias com diversas reas do conhecimento e da atividade humana. A versatilidade e competncia deste profissional certamente sero reconhecidas, tornando-o um parceiro imprescindvel no atual e futuro mercado de trabalho.

COMBINAES PARA AULA & AVALIAO:

1)Procure em revistas e jornais (impressos ou virtuais) uma matria relacionada a Psicopedagogia e traga para nosso segundo encontro. 2) Traga folha de ofcio, tesoura, cola, folhas, canetas hidrocores. Combinaremos em aula os critrios e pesos das avaliaes.

Toda experincia de aprendizagem se inicia com uma experincia afetiva. a fome que pe em funcionamento o aparelho pensador. Fome afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. No confundir afeto com beijinhos e carinhos. Afeto, do latim affecare, quer dizer ir atrs. O afeto o movimento da alma na busca do objeto de sua fome (Rubem Alves - 2004).

Desejo a voc que comea mais uma etapa pela sua qualificao profissional e pessoal, sucesso, disciplina e muito afeto. Da sua professora, Samantha Dias de Lima samanthalima06@gmail.com
18

Referencial: Bsico BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: Contribuies a partir da prtica. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. VISCA, Jorge. Psicopedagogia Novas contribuies. 4 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. KIGUEL, Sonia Moojem. Reabilitao em Neurologia e Psiquiatria Infantil Aspectos Psicopedaggicos. Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil a criana e o adolescente da Dcada de 80. Porto Alegre, Abenepe, vol.2, 1983. Complementar ABPp Associao Brasileira de Psicopedagogia. www.abpp.com.br ANGELONI, M. T. Organizaes do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. So Paulo: Saraiva, 2003. CSARIS, Delia Maria de. O Psicopedagogo nas Instituies. Hoje. Disponvel em www.psicopedagogiaonline.com.br. Acesso em : 27 de abril de 2003. CDIGO DE TICA E ESTATUTO DA ABPp. Disponvel em www.abpp.com.br . Acesso em: 14 de julho de 2003. FERNNDEZ, Alcia. A inteligncia aprisionada - abordagem psicopedaggica clnica da criana e sua famlia. 2 reed. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1991.

FERREIRA, Renata Tereza da Silva. A importncia da psicopedagogia no ensino fundamental 1 a 4sries. Disponvel em www.psicopedagogiaonline.com.br. Publicado em 25 de junho de 2002. Acesso em: 27 de abril de 2003. GONALVES, Jlia Eugnia. Competncia do Psicopedagogo. Disponvel em www.aprenderai.com.br. Texto apresentado por ocasio do II ENCONTRO MINEIRO DE PSICOPEDAGOGIA Belo Horizonte, MG, 1997. Acesso em: 02 de maio de 2003. HOLTZ, Maria Luiza Marins. A Pedagogia Empresarial e as Relaes Humanas. Disponvel em www.sorocaba.com.br . Publicado em 06 de outubro de 2001. Acesso em: 02 de maio de 2003. MORGAN, G. Imagens da Organizao. So Paulo : Atlas,1996. RUBINSTEIN, Edith. In SCOZ et al. Psicopedagogia: Contextualizao, Formao e Atuao Profissional. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1992. RUBSTEIN, Edith. (Org.) Psicopedagogia: Uma prtica, diferentes estilos. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999. SCOZ, Beatriz J. L. et alli (Org.). Psicopedagogia: o carter interdisciplinar na formao e atuao profissional. 1a reimpresso. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1990. STWART, T.A. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
19

S-ar putea să vă placă și