Sunteți pe pagina 1din 12

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ)

DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF) ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP)


DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

CONCURSO PBLICO Aplicao: 19/1/2002

CARGO:

PERITO CRIMINAL FEDERAL


REA 1 CINCIAS CONTBEIS CADERNO DE PROVA: CONHECIMENTOS ESPECFICOS

LEIA COM ATENO AS INSTRUES NO VERSO.

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ) / DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF)


ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP) / DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002

CARGO: PERITO

REA 1 CINCIAS CONTBEIS

CRIMINAL FEDERAL

INSTRUES
1 2 Este caderno constitudo da prova objetiva de Conhecimentos Especficos. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, o candidato dever solicitar ao fiscal de sala mais prximo que tome as providncias cabveis. Recomenda-se no marcar ao acaso: cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial definitivo acarretar a perda de 0,20 ponto, conforme consta no Edital n.o 45/2001 ANP/DRS DPF, de 31/10/2001. No permitida a consulta a livros, dicionrios, apontamentos, apostilas, rguas, calculadoras ou qualquer outro material. Durante a prova, o candidato no dever levantar-se ou comunicar-se com outros candidatos. A durao da prova de trs horas e trinta minutos, j includo o tempo destinado identificao que ser feita no decorrer da prova e ao preenchimento da Folha de Respostas. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes nas presentes Instrues, na Folha de Rascunho ou na Folha de Respostas poder implicar a anulao da prova do candidato.

5 6

AGENDA
I 22/1/2002 Divulgao dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas na Internet no endereo eletrnico http://www.cespe.unb.br ; nos quadros de avisos do CESPE/UnB, em Braslia; nas Superintendncias Regionais da Polcia Federal das cidades em que foram aplicadas as provas e na Academia Nacional de Polcia, em Braslia. II 23 e 24/1/2002 Recebimento de recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas exclusivamente nos locais que sero informados na divulgao desses gabaritos. III 1.o/3/2002 Data provvel da divulgao (aps a apreciao de eventuais recursos), no Dirio Oficial e nos locais mencionados no item I, do resultado final das provas objetivas e do resultado provisrio da prova discursiva.

Observaes: No sero objeto de conhecimento recursos em desacordo com o estabelecido no item 9 DOS RECURSOS do Edital n.o 45/2001 ANP/DRS DPF, de 31/10/2001. Informaes relativas ao concurso podero ser obtidas pelo telefone 0(XX)614480100. permitida a reproduo deste material, desde que citada a fonte.

MINISTRIO DA JUSTIA (MJ) / DEPARTAMENTO DE POLCIA FEDERAL (DPF)


ACADEMIA NACIONAL DE POLCIA (ANP) / DIVISO DE RECRUTAMENTO E SELEO (DRS)

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002

CARGO: PERITO

REA 1 CINCIAS CONTBEIS

CRIMINAL FEDERAL

Nas questes de 21 a 50, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS na coluna C; itens ERRADOS na coluna E. Na Folha de Respostas, a indicao do campo SR servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta; portanto, a sua marcao no implicar apenao ao candidato. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 21 QUESTO 23

Art. 175. O exerccio social ter durao de um ano e a data do trmino ser fixada no estatuto. Pargrafo nico. Na constituio da companhia e nos casos de alterao estatutria o exerccio social poder ter durao diversa. Julgue os seguintes itens, considerando o texto acima, extrado da Lei das S.A. 1 Apesar de o exerccio social normalmente ter a durao de um ano, a companhia pode preparar balanos semestrais, os quais podem servir de base para a distribuio de dividendos intermedirios. 2 A companhia no pode ter um exerccio social com perodo diferente do anual (12 meses). 3 O trmino do exerccio social, quando no estiver previsto no estatuto social da companhia, deve coincidir com o ano civil. 4 Aps o encerramento do exerccio social, indispensvel a preparao e publicao do balano patrimonial da data final do perodo contbil. 5 A demonstrao do resultado deve ser publicada com a indicao dos valores correspondentes da demonstrao do exerccio anterior.
QUESTO 22

Art. 1. O investimento permanente de companhia aberta em coligadas, suas equiparadas e em controladas, localizadas no pas e no exterior, deve ser avaliado pelo mtodo da equivalncia patrimonial, observadas as disposies desta instruo. Pargrafo nico. Equivalncia patrimonial corresponde ao valor do investimento determinado mediante a aplicao da percentagem de participao no capital social sobre o patrimnio lquido de cada coligada, sua equiparada e controlada. Art. 2. Consideram-se coligadas as sociedades quando uma participa com 10% ou mais do capital social da outra, sem control-la. Considerando as disposies da Instruo CVM n. 247/1996 e o texto acima, dela extrado, julgue os itens subseqentes. 1 S podem ser considerados como permanentes os investimentos assim classificados no balano patrimonial. 2 Equiparam-se s coligadas as sociedades quando uma participa indiretamente da outra com 10% ou mais do seu capital votante, sem control-la. 3 O patrimnio lquido de uma controlada de companhia aberta que tenha se elevado de 1 milho para 2 milhes, de um exerccio social para o outro, com a manuteno do percentual de participao acionria de todos os acionistas, estar gerando, certamente, um ganho de equivalncia patrimonial para a sua controladora de 100% do valor do seu investimento. 4 O registro pelo mtodo de equivalncia patrimonial na investidora faz que esta reconhea o ganho havido na coligada ou controlada e aumenta o seu lucro tributvel pelo imposto de renda e pela contribuio social sobre o lucro. 5 Uma sociedade pode controlar outra empresa, mesmo que possua menos de 10% do capital social desta.

Art. 177. A escriturao da companhia ser mantida em registros permanentes, com obedincia aos preceitos da legislao comercial e desta lei e aos princpios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar mtodos ou critrios contbeis uniformes no tempo e registrar as mutaes patrimoniais segundo o regime de competncia. 1. As demonstraes financeiras do exerccio em que houver modificao de mtodos ou critrios contbeis, de efeitos relevantes, devero indic-la em nota e ressaltar esses efeitos. 2. A companhia observar em registros auxiliares, sem modificao da escriturao mercantil e das demonstraes reguladas nesta lei, as disposies da lei tributria, ou de legislao especial sobre atividade que constitui seu objeto, que prescrevam mtodos ou critrios contbeis diferentes ou determinem a elaborao de outras demonstraes financeiras. 3. As demonstraes financeiras das companhias abertas observaro, ainda, as normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios, e sero obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na mesma comisso. 4. As demonstraes financeiras sero assinadas pelos administradores e por contabilistas legalmente habilitados. A respeito da escriturao contbil e dos princpios de contabilidade e com base no texto acima, retirado da Lei das S.A., julgue os itens a seguir. 1 Em consonncia com o disposto no 2., em epgrafe, a legislao tributria criou o Livro de Apurao do Lucro Real, para a apurao do lucro tributvel segundo normas e critrios diferenciados dos princpios de contabilidade. 2 A auditoria de uma companhia aberta, segundo normas da Comisso de Valores Mobilirios, s pode ser feita por um auditor independente por, no mximo, dois exerccios sociais consecutivos, para garantia de independncia. 3 A uniformidade de critrios exigida pela citada lei obriga a manuteno de um mesmo critrio de rateio na apurao do custo dos produtos fabricados, ainda que pudesse haver uma alterao para melhor. 4 O regime de competncia pode deixar de ser utilizado em determinados casos, especialmente quando for do interesse da companhia elevar os seus lucros, pagando mais impostos e dividendos. 5 Segundo os princpios de contabilidade, a avaliao dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposio destes.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 1 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 24

QUESTO 26

DOAR do perodo encerrado em 31 de dezembro de 2000 (em R$ mil) origens recursos gerados pelas operaes emprstimos de longo prazo aumento do capital social total aplicaes investimentos aquisio de ativo imobilizado aplicaes financeiras de longo prazo total variao do capital circulante lquido 215.275 125.375 150.000 490.650 125.000 250.000 25.000 400.000 90.650

Julgue os itens abaixo, referentes a oramento empresarial e a noes sobre mercado de capitais. 1 O oramento de capital uma pea bsica do oramento empresarial aplicado atividade privada e deve ser formado por projetos que adicionem riqueza empresa, a curto ou a longo prazo, ou que devam ser executados por determinao legal ou estratgica. 2 Na avaliao de projetos de capital, so utilizados a taxa interna de retorno, o payback descontado e o valor presente lquido, entre outros. 3 O oramento de receita normalmente elaborado pela rea de marketing e vendas das empresas, que deve responder pela sua realizao. 4 As sociedades constitudas sob a forma de responsabilidade limitada podero emitir ttulos ou contratos de investimento coletivo para distribuio pblica. 5 Em bolsas de valores no permitida a negociao de ttulos de dvida consolidada emitidos por governos estaduais e por companhias cujo controle acionrio seja detido por esses governos.
QUESTO 27

Julgue os itens a seguir, acerca da demonstrao das origens e aplicaes de recursos (DOAR) acima apresentada e da legislao pertinente. 1 Considerando que houve variao positiva do capital circulante lquido, correto afirmar que, no perodo considerado, os passivos circulantes cresceram mais que os ativos circulantes. 2 O valor apresentado como recursos gerados pelas operaes d a evidncia absolutamente certa de que a empresa gerou lucro lquido no perodo. 3 Na preparao da DOAR, considerada como aplicao de recursos a transferncia de emprstimos ativos de longo prazo para o circulante. 4 As aplicaes havidas no perodo considerado foram financiadas por recursos prprios e de terceiros. 5 As aplicaes financeiras de longo prazo se referem a um aumento havido no ativo realizvel a longo prazo.
QUESTO 25

No que se refere a fuso, ciso e incorporao de empresas, julgue os itens seguintes. 1 Na incorporao de uma sociedade annima fechada por sua controladora, tambm fechada, os acionistas minoritrios da controlada no tm direito de retirar-se dela. 2 Se a incorporao, fuso ou ciso envolver companhia aberta, as sociedades que a sucederem no sero, obrigatoriamente, abertas. 3 As aes integralizadas com parcelas de patrimnio da companhia cindida sero, em princpio, atribudas a seus titulares, em substituio s extintas, na proporo das que possuam. 4 No balano de ciso de companhia aberta, a participao dos acionistas no-controladores no patrimnio lquido e no lucro do exerccio ser destacada, respectivamente, no balano patrimonial e na demonstrao do resultado do exerccio. 5 Na ciso com verso parcial do patrimnio, a empresa cindida continua existindo.
QUESTO 28

demonstrao dos lucros/prejuzos acumulados do perodo encerrado em 31 de dezembro de 2000 (em R$ mil) saldo anterior lucro lquido do perodo 235.258 reserva legal (11.763) reserva de lucros a realizar (85.000) reserva de contingncias (25.000) reserva estatutria (23.526) reverso da reserva de lucros a realizar 161.000 dividendos declarados (250.000) reteno de lucros 969 saldo final

Quanto consolidao de demonstraes contbeis, julgue os itens que se seguem. 1 Na preparao das demonstraes contbeis consolidadas, os lucros registrados de operaes entre controladora e controladas devem ser eliminados. 2 Na elaborao da demonstrao do resultado consolidado, o ganho ou a perda de equivalncia patrimonial da controladora, proveniente do resultado da controlada, eliminado. 3 mantido o investimento de participao acionria de controle indireto no balano consolidado envolvendo toda a cadeia de empresas, controladas direta e indiretamente. 4 A demonstrao do resultado da controladora, individualmente, no pode apresentar o mesmo resultado que se verificar na demonstrao do resultado consolidada. 5 Quando h elevao do percentual de participao da controladora no capital social da controlada, no h, necessariamente, reduo no valor da participao minoritria, referente controlada, no balano consolidado.

Julgue os itens subseqentes, relativos demonstrao acima apresentada e legislao de regncia desse assunto. 1 H incorreo na demonstrao apresentada, j que no pode haver distribuio de dividendo com valor superior ao lucro lquido gerado no perodo. 2 A reverso da reserva de lucros a realizar poderia ser feita com crdito direto conta de capital social, sem trnsito na conta de lucros ou prejuzos acumulados e sem formar a base de clculo de dividendos obrigatrios. 3 A reserva estatutria tem de limitar-se a 10% do lucro lquido e deve ter como finalidade nica reter recursos para o financiamento do capital de giro de uma companhia. 4 A reverso da reserva de contingncias deve ser feita obrigatoriamente a crdito de lucros acumulados. 5 A companhia poder deixar de constituir a reserva legal no exerccio em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital, exceder a 30% do capital social.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 2 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 29

QUESTO 32

A respeito da anlise econmico-financeira de empresas, julgue os itens seguintes. 1 Se houver elevao do ativo permanente em R$ 1 milho e do patrimnio lquido em R$ 2 milhes, ocorrer um aumento da liquidez geral da empresa. 2 A companhia com o quociente de liquidez corrente abaixo de 1 que eleva tanto o ativo circulante como o passivo circulante em R$ 1 bilho (valor relevante) apresentar um aumento nesse ndice de liquidez corrente. 3 A taxa de remunerao do capital prprio de determinada companhia tender a ser afetada positivamente caso a rentabilidade proveniente de novos ativos seja superior ao custo da dvida assumida para financi-los. 4 O prazo mdio de recebimento de vendas de um ano, de R$ 360.000,00, para um contas a receber mdio, lquido da proviso para devedores duvidosos, de R$ 30.000,00, estar em torno de 30 dias. 5 O aumento do prazo de renovao de estoques, com a elevao de vendas e do custo das mercadorias vendidas, no requerer, necessariamente, capital para o financiamento desse ativo acrescido.
QUESTO 30

No que se refere a contabilidade tributria, julgue os itens abaixo. 1 As aplicaes de disponibilidades pelas companhias mercantis, no mercado financeiro, sofrem a reteno do imposto de renda na fonte sobre os rendimentos produzidos, a qual registrada como despesa, em confronto com a receita financeira, em respeito ao regime de competncia. 2 O PIS/PASEP e a COFINS so tributos federais e incidem apenas sobre a receita de vendas de bens e servios das empresas. 3 Nas aquisies de ativo imobilizado proveniente de outros estados por empresas com sadas sujeitas a esse tributo, devido o imposto referente ao diferencial de alquotas na maioria dos estados brasileiros, e o crdito passvel de compensao, em 48 parcelas mensais, com o ICMS devido sobre as sadas. 4 Na apurao do efeito marginal no resultado lquido, de uma transao que envolva receitas tributadas e despesas dedutveis, devem ser consideradas as despesas de imposto de renda de pessoa jurdica e a contribuio social sobre o lucro lquido incidentes sobre o resultado antes desses tributos. 5 O ICMS incidente na importao de mercadorias para revenda sujeita a esse tributo deve entrar no custo das unidades estocadas.
QUESTO 33

A respeito de custos, julgue os itens a seguir. 1 Determinada empresa intensiva em custos fixos, operando a 50% da capacidade instalada, que tenha um custo unitrio de R$ 5,00 no conceito por absoro, no poder aceitar encomenda para ocupar a capacidade ociosa por preo abaixo de R$ 5,00, sob pena de registrar prejuzo na operao. 2 Revelada uma margem de contribuio de determinado produto menor ou igual a zero, ele deve obrigatoriamente ser eliminado da linha de produo, mesmo que participe da formao da margem de contribuio de outro produto da mesma empresa. 3 Conceitualmente, o ponto de equilbrio de determinado produto atingido quando a margem de contribuio total dele atinge os custos fixos. 4 Os estoques de mercadorias, produtos e matrias-primas devem ser avaliados pelo custo de aquisio ou produo, deduzido de proviso para ajust-lo ao valor de mercado, quando este for inferior. 5 No sistema de custeio RKW, os custos de depreciao de equipamentos e outros bens de produo devem ser apropriados aos produtos.
QUESTO 31

H diversas classificaes possveis para custos. Entre as mais relevantes, de acordo com sua funo administrativa, esto custos de fabricao (produo) vinculados ao processo produtivo , que podem ser divididos em material direto, mo-de-obra direta e custos indiretos; custos no-vinculados fabricao (administrativos) decorrentes das atividades de apoio , que podem ser as despesas de vendas (despesas associadas obteno de vendas e entrega do produto) ou despesas gerais e administrativas.

Com referncia aos princpios internacionais de contabilidade, julgue os itens que se seguem. 1 Segundo os princpios contbeis norte-americanos, as demonstraes contbeis geralmente refletem transaes e eventos aos valores pagos ou ao valor justo, atribudos quando ocorrerem. 2 As demonstraes contbeis presumem que a entidade reportada continuar a existir e a realizar seus ativos e a liquidar seus passivos no curso normal das operaes. 3 geralmente prefervel a apresentao das demonstraes contbeis comparativas para mais de um exerccio, sendo esta uma regra obrigatria a ser seguida pelas companhias de capital aberto registradas na Securities and Exchange Commission (SEC). 4 A demonstrao de fluxos de caixa fornece informaes sobre entradas e sadas de dinheiro em um determinado perodo, classificando-as em origens e aplicaes operacionais, nooperacionais e extraordinrias, evidenciando, obrigatoriamente, o fluxo de entradas das operaes pelo mtodo direto. 5 Os ajustes de exerccios anteriores so registrados diretamente no resultado do perodo, e a reelaborao das demonstraes contbeis de exerccios anteriores no requerido.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 3 / 10

Acerca do assunto objeto do texto acima, julgue os itens a seguir. 1 O sistema de custeio direto ou varivel considera, no custo dos produtos e servios, os custos diretos e indiretos, fixos e variveis. 2 O sistema de custeio por absoro considera, no custo dos produtos e servios, os custos de fabricao e os administrativos. 3 A energia eltrica consumida pelos pontos de luz da fbrica normalmente considerada como um custo direto. 4 Utilizar melhor a capacidade instalada ou reduzir a ociosidade significa reduzir o custo fixo por produto (unitrio). 5 O custo de processamento de dados de uma indstria de calados deve ser considerado como um custo de fabricao.

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 34

QUESTO 35

Considerando a legislao pertinente, julgue os itens a seguir, relativos s contabilidades em moeda constante, fiscal e societria. 1 Uma mercadoria cujo valor de venda lquida tenha de ser R$ 100,00 ter como preo de venda R$ 125,00, caso o ICMS a ser includo no preo seja de 25%. 2 Na converso de demonstraes contbeis para moeda estrangeira, todos os princpios contbeis do pas a que se destinam as demonstraes devem ser considerados sempre que a sua noadoo trouxer efeitos relevantes na avaliao da empresa e do seu resultado. 3 Pelas novas disposies da Lei das S.A., os lucros que no forem destinados, em cada exerccio, para lucros retidos ou reservas legal, estatutria, para contingncias e lucros a realizar devero ser distribudos como dividendos. 4 Considerando as vendas e os ndices de preos apresentados abaixo, o valor total de vendas do primeiro semestre, em moeda de junho de 2001, seria de R$ 63.708,80.
vendas do primeiro semestre de 2001 (em R$) janeiro fevereiro 10.000 10.200 maro 11.000 abril 9.800 maio 9.500 junho 11.000 total 61.500

Considerando a Lei das S.A. e as alteraes nela recentemente introduzidas, julgue os itens a seguir. 1 O dividendo mnimo obrigatrio de uma S.A., caso o estatudo seja omisso, ser de 50% do lucro lquido do exerccio, deduzido da reserva legal e da reserva de contingncias e acrescido da reverso da reserva de contingncias que tiver sido realizada. 2 Os lucros registrados na reserva de lucros a realizar, quando realizados e se no tiverem sido absorvidos por prejuzos, devero ser acrescidos ao primeiro dividendo declarado aps a realizao. 3 O resultado lquido positivo da equivalncia patrimonial no base para a formao da reserva de lucros a realizar. 4 Nenhuma companhia aberta pode distribuir dividendos em valor inferior ao mnimo obrigatrio. 5 A reserva de contingncias objetiva compensar, em exerccio futuro, a diminuio do lucro decorrente de perda julgada provvel, cujo valor possa ser estimado.
QUESTO 36

ndice geral de preos janeiro 100 fevereiro 101 maro 102 abril 104 maio 105 junho 107

5 Os componentes do ativo e passivo, as receitas e as despesas de uma sociedade controlada em conjunto, em funo de operao de joint venture ou no, devero ser agregados s demonstraes contbeis consolidadas das investidoras, na proporo da participao de cada uma dessas investidoras no capital social da sociedade controlada em conjunto.

RASCUNHO

A Instruo Normativa n. 1, de 6 de abril de 2001, que define diretrizes, princpios, conceitos e aprova normas tcnicas para a atuao do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal estabelece que Procedimento de auditoria o conjunto de verificaes e averiguaes previstas em um programa de auditoria, que permite obter evidncias ou provas suficientes e adequadas para analisar as informaes necessrias formulao e fundamentao da opinio por parte do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Trata-se, ainda, do mandamento operacional efetivo, so as aes necessrias para atingir os objetivos nas normas auditoriais. Tambm chamado de comando, o Procedimento representa a essncia do ato de auditar, definindo o ponto de controle sobre o qual se deve atuar. A citada instruo define como tcnicas de auditoria o(a) 1 confirmao externa, que consiste na verificao junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informaes obtidas internamente. 2 anlise documental, que consiste na verificao dos registros constantes de controles regulamentares, relatrios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. 3 observao das atividades e condies, exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos segurana de quantidades fsicas ou qualidade de bens tangveis; a evidncia coletada sobre itens tangveis. 4 corte das operaes, que se efetua mediante o corte interruptivo das operaes ou transaes para apurar, de forma seccionada, a dinmica de um procedimento, representando a fotografia do momento-chave de um processo. 5 rastreamento, investigao minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, rgos e procedimentos interligados, visando dar segurana opinio do responsvel pela execuo do trabalho sobre o fato observado.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 4 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 37

QUESTO 39

A contabilidade pblica est estruturada dentro dos princpios fundamentais de contabilidade e dos princpios especficos do oramento. Os atos e fatos so escriturados de forma automtica pelo Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), a partir da indicao do cdigo numrico que representa o evento. Associado a cada evento, existe um roteiro para a contabilizao dos atos e fatos, em que esto definidas antecipadamente todas as contas a serem debitadas e creditadas nas unidades gestoras envolvidas, relacionadas ao registro especfico que se est por escriturar. Como praxe, a escriturao segue totalmente o mtodo das partidas dobradas: a cada dbito corresponde um crdito de igual valor e vice-versa. Alm disso, no mbito dos lanamentos da contabilidade pblica e de acordo com a metodologia utilizada pelo SIAFI, 1 o sistema oramentrio, dada a similaridade com o sistema de compensao, funciona da mesma forma que o compensado tradicional existente em outros ramos da Contabilidade. No registro de qualquer ato ou fato administrativo, dever ser debitada a conta de ativo compensado, tendo como contrapartida uma conta de passivo compensado. 2 Sempre que se tiver de registrar a receita e a despesa oramentrias, devero ser feitos registros contbeis nos sistemas financeiro, oramentrio e patrimonial. 3 O ativo compensado controla a realizao da receita oramentria (subgrupo 1.9.1) e a dotao da despesa oramentria (subgrupo 1.9.2). O passivo compensado controla a previso da receita oramentria (subgrupo 2.9.1) e a realizao da despesa oramentria (subgrupo 2.9.2). 4 As variaes passivas sero debitadas tendo sempre um passivo como contrapartida. 5 As contas de ativo, despesa e variaes passivas sero creditadas a cada aumento do seu saldo, bem como debitadas a cada diminuio.
QUESTO 38

De acordo com as normas vigentes relativas ao inventrio no governo federal, julgue os itens abaixo. 1 O inventrio fsico o instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade, que ir permitir, entre outras aes: a anlise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado a partir dos resultados obtidos no levantamento fsico; o levantamento da situao dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques. 2 Quando da mudana do dirigente de uma unidade gestora, deve ser realizado inventrio analtico. 3 Nos inventrios destinados a atender as exigncias de rgo fiscalizador do sistema de controle interno, os bens mveis sero agrupados segundo as categorias patrimoniais constantes do plano de contas nico. 4 O material de pequeno valor econmico que tiver seu custo de controle evidentemente superior ao risco da perda poder ser controlado por meio do simples relacionamento de material, denominado relao-carga. 5 O bem mvel cujo valor de aquisio ou custo de produo for desconhecido ser avaliado tomando como referncia o valor de outro, semelhante ou sucedneo, no mesmo estado de conservao e a preo de mercado.
QUESTO 40

D despesa oramentria C fornecedores D crdito empenhado a liquidar C crdito empenhado liquidado D empenhos a liquidar C empenhos liquidados D valores em liquidao C valores liquidados a pagar

(334XXXXXX) (212XXXXXX) (292XXXXXX) (292XXXXXX) (292XXXXXX) (292XXXXXX) (292XXXXXX) (292XXXXXX)

O auditor deve documentar todas as questes que forem consideradas importantes para proporcionar evidncia, visando fundamentar o parecer da auditoria e comprovar que ela foi executada de acordo com as normas de auditoria independente das demonstraes contbeis. Os papis de trabalho constituem a documentao preparada pelo auditor ou fornecida a este na execuo da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidncias da auditoria, por intermdio de informaes em papel, filmes, meios eletrnicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam. A partir do texto acima, adaptado das normas brasileiras de Contabilidade que versam a respeito de papis de trabalho e documentao da auditoria, julgue os itens seguintes. 1 Os papis de trabalho destinam-se, entre outros objetivos, a facilitar a reviso do trabalho da auditoria. 2 Os papis de trabalho devem incluir o juzo do auditor acerca de todas as questes significativas, juntamente com a concluso a que chegou. Nas reas que envolvem questes de princpio ou de julgamento difcil, os papis de trabalho devem registrar os fatos pertinentes que eram do conhecimento do auditor no momento em que ele chegou s suas concluses. 3 A extenso dos papis de trabalho assunto de julgamento profissional, visto que no necessrio nem prtico documentar todas as questes de que o auditor trata; entretanto, qualquer matria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papis de trabalho que apresentem as indagaes e concluses do auditor. 4 No caso de auditorias realizadas em vrios perodos consecutivos, nenhum papel de trabalho poder ser reutilizado. 5 O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custdia dos papis de trabalho pelo prazo de dez anos, a partir da data de emisso do seu parecer.
Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

D direitos e obrigaes contratadas (299XXXXXX) C contratos de servios (199XXXXXX) Considerando a contabilidade pblica, julgue os itens que se seguem, relativos ao roteiro simplificado de lanamentos acima. 1 Foram efetuadas partidas dobradas em trs sistemas da contabilidade pblica. 2 Trata-se do registro da apropriao de despesas com aquisio de servios vinculada a contrato. 3 O documento do SIAFI que embasa esses lanamentos uma nota de movimentao de crdito. 4 O evento que origina esses lanamentos da classe 53. 5 Existe um lanamento com inverso de contas a dbito e a crdito.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 5 / 10

QUESTO 41

QUESTO 43

Em determinado estado da federao, o presidente de uma entidade da administrao federal foi formalmente comunicado pelo controle interno de que ocorrera desvio de R$ 50.000,00 de recursos pblicos em um processo de compras. Como o responsvel pelo desvio fora nomeado por indicao pessoal do governador do estado, o presidente da entidade chamou o funcionrio e disse-lhe que o ato praticado por ele tinha sido descoberto e que ele deveria devolver o dinheiro. O funcionrio alegou que tinha cometido o ato para pagar uma cirurgia urgente de sua me e que, to logo possvel, iniciaria a devoluo do dinheiro, mas o faria em parcelas pequenas, de acordo com suas possibilidades. Diante dessas alegaes, o presidente da entidade e o responsvel pelo controle interno decidiram silenciar sobre o fato e aguardar a devoluo dos recursos. Transcorrido um ano, o funcionrio que desviou os recursos foi morar em outro pas, em local ignorado. O presidente da entidade, ento, instaurou sindicncia para apurar os fatos, que concluiu pela abertura de processo de tomada de contas especial. Acerca dessa situao hipottica e da legislao pertinente, julgue os itens subseqentes. 1 O responsvel pelo controle interno, ao tomar conhecimento da ilegalidade, deveria ter adotado as medidas necessrias para assegurar o exato cumprimento da lei; como no o fez, passou a ser solidariamente responsvel pelo dbito perante o Tribunal de Contas da Unio (TCU). 2 O presidente da entidade deveria, ao tomar conhecimento do fato, ter instaurado imediatamente processo de tomada de contas especial. 3 O TCU poderia, a qualquer tempo, determinar a instaurao de tomada de contas especial, independentemente de quaisquer medidas administrativas internas e judiciais, adotadas, se entendesse que o fato motivador possua relevncia para ensejar a apreciao por seus rgos colegiados. 4 A tomada de contas especial, quando concluda, tem de ser independentemente da extenso do dbito envolvido, imediatamente encaminhada ao TCU. 5 Os valores a serem ressarcidos ao Tesouro Nacional, em caso de condenao de responsveis, sero atualizados monetariamente e acrescidos de juros de mora e de atualizao monetria a contar do dia primeiro de janeiro do exerccio financeiro subseqente ao da data do prprio evento ou, se desconhecida, da cincia do fato pela administrao.
QUESTO 42

A administrao pblica prev, em determinadas situaes, a utilizao de uma sistemtica especial para realizar despesas que, por sua natureza ou urgncia, no possam aguardar o processo normal da execuo oramentria. Denomina-se suprimento de fundos a modalidade de pagamento de despesa permitida em casos excepcionais e somente quando sua realizao no possa subordinar-se ao processo normal de atendimento por via de ordem bancria. Acerca dessa modalidade de pagamento de despesa, julgue os itens a seguir. 1 Essa modalidade de execuo de despesa consiste na entrega de numerrio a servidor para a realizao de despesa precedida de empenho na dotao prpria, que, por sua natureza ou urgncia, no possa subordinar-se ao processo normal da execuo oramentria e financeira. o equivalente ao fundo de caixa das empresas privadas para fazer frente s pequenas despesas do dia-a-dia. 2 Admitir-se-, na hiptese de concesso de suprimento de fundos para atender a aquisio de material de consumo e obteno de servios simultaneamente, que a despesa seja classificada no elemento econmico de maior predominncia dos gastos. 3 No podem ser atendidas por meio de suprimento de fundos as despesas com servios que exijam pronto pagamento em espcie. 4 O ato de concesso do suprimento de fundos dever conter, entre outras informaes, nome, CPF, cargo ou funo do servidor a quem ser entregue o numerrio, bem como a indicao da unidade oramentria ou administrativa de sua lotao. 5 Atendendo ao princpio de segregao de funes, vedada a concesso de suprimento de fundos a servidor que, em qualquer hiptese, tenha a seu cargo a guarda ou utilizao do material a adquirir.
QUESTO 44

A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) o instrumento que a Constituio da Repblica de 1988 instituiu para fazer a transio entre o planejamento estratgico e as leis oramentrias anuais. Acerca do processo de elaborao da LDO no governo federal, julgue os itens abaixo. 1 O Congresso Nacional dever devolv-la para sano at o encerramento da sesso legislativa, que no ser concluda sem a aprovao do projeto. 2 No Congresso, o projeto de LDO poder receber emendas, desde que compatveis com o plano plurianual, que sero apresentadas na Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao (CMPOF), onde recebero parecer, sendo apreciadas pelas duas Casas, na forma do regimento comum. 3 O presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificaes no projeto de LDO, enquanto no tiver sido iniciada a votao, no plenrio daquela Casa legislativa, da parte cuja alterao proposta. 4 No Congresso, o projeto de LDO poder receber emendas apenas dos parlamentares que so membros titulares da CMPOF. 5 O presidente da Repblica deve enviar o projeto anual de LDO at seis meses antes do encerramento do exerccio financeiro.

O Programa Combate ao Crime Organizado parte do Plano Plurinaual para o perodo 2000-2003 e suas principais aes so as seguintes: sistema nacional de controle de armas de fogo; formao de quadros da polcia federal; campanhas para a preveno e represso do crime organizado; operaes de carter sigiloso.

No contexto da tcnica oramentria brasileira, esse um programa 1 de gesto de polticas pblicas. 2 que tem como rgo responsvel o Ministrio da Justia. 3 que se tem desdobrado nas leis oramentrias anuais em quatro programas, correspondentes s suas aes previstas na Lei do Plano Plurianual. 4 que deve constar da lei oramentria anual de todos os entes federativos do pas no perodo de 2000 a 2003. 5 que ser desdobrado em subttulos no oramento.

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 6 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 45

QUESTO 47

No que concerne s responsabilidades dos dirigentes e demais usurios de recursos pblicos, bem como quanto ao julgamento e s penalidades aplicveis s infraes previstas na legislao pertinente, julgue os seguintes itens. 1 Deixar de ordenar a reduo do montante da dvida consolidada, nos prazos estabelecidos em lei, quando o montante ultrapassar o valor resultante da aplicao do limite mximo fixado pelo Senado Federal, tornou-se crime punvel com at dois anos de recluso. 2 Constitui crime de responsabilidade contra as leis de finanas pblicas deixar de divulgar ou de enviar ao Poder Legislativo e ao tribunal de contas o relatrio de gesto fiscal, nos prazos e condies estabelecidos em lei. 3 Constitui infrao administrativa contra as leis de finanas pblicas ordenar ou autorizar a assuno de obrigao, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano do mandato ou legislatura, cuja despesa no possa ser paga no mesmo exerccio financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exerccio seguinte, que no tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa. 4 Prestar garantia em operao de crdito sem que tenha sido constituda contragarantia em valor igual ou superior ao valor da garantia prestada, na forma da lei, crime punvel com pena de trs meses a um ano de deteno. 5 A lei prev que aos presidentes e respectivos substitutos, quando no exerccio da Presidncia dos tribunais superiores, dos tribunais de contas, dos tribunais regionais federais, dos tribunais do trabalho e eleitorais, dos tribunais de justia e de alada dos estados e do Distrito Federal e aos juzes diretores de foro ou com funo equivalente no primeiro grau de jurisdio aplicam-se as mesmas normas acerca de crimes de responsabilidade aplicveis ao presidente do Supremo Tribunal Federal.
QUESTO 46

Julgue os seguintes itens. 1 Se de uma mistura homognea formada por 102 L de gasolina e 30 L de lcool retira-se uma certa quantidade contendo 10 L de lcool, ento, em litros, a quantidade retirada da mistura igual metade da que sobrou. 2 Se uma pessoa adquire uma mercadoria dando R$ 3.000,00 de entrada e, 45 dias aps, quita a dvida pagando R$ 1.080,00 de juros taxa anual de juros simples de 96%, ento essa mercadoria foi vendida por mais de R$ 13.500,00. 3 Se um banco paga uma taxa nominal de juros compostos de 10% a.a. e a capitalizao semestral, ento a taxa efetiva anual superior a 10%. 4 Considere que, utilizando o desconto comercial simples (por fora), um ttulo de valor final de R$ 20.000,00 foi descontado por um cliente faltando 4 meses para seu vencimento, em um banco que cobra a taxa de juros de 60% a.a. Nessa situao, a taxa real de custo para o cliente foi de 25% ao quadrimestre. 5 Sabe-se que aplicando R$ 10.000,00 por 3 anos a uma taxa de juros compostos de 30% a.a. obtm-se um montante igual a R$ 21.970,00. Nesse caso, para se obter o mesmo montante aplicando-se a mesma quantia pelos mesmos 3 anos, mas com os juros sendo compostos semestralmente, a taxa de juros semestral deve ser de 15%.

RASCUNHO

O SIAFI o principal instrumento de gesto da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A STN, por intermdio do SIAFI, realiza o acompanhamento e o controle de toda a execuo oramentria e financeira do governo federal. Esse sistema, com a utilizao de tcnicas eletrnicas de tratamento de dados, busca a realizao da execuo oramentria, financeira e patrimonial, de forma integrada, procurando minimizar custos, a par de incrementar a eficincia na gesto dos recursos alocados no Oramento Geral da Unio. Os princpios e instrumentos de segurana do SIAFI incluem 1 procedimento que permite identificar os operadores que efetuaram qualquer acesso base de dados, mantendo registrados o nmero do CPF do operador, a hora e a data de acesso, a unidade a que ele pertence, o nmero do terminal utilizado, as informaes consultadas e o cadastrador que o habilitou. 2 a inalterabilidade das informaes de todos os documentos nele includos, aps sua contabilizao. 3 determinao para que o acesso s suas informaes seja feito por usurios devidamente cadastrados e habilitados, por meio do Sistema SENHA, de acordo com o que determina norma especfica. 4 a responsabilizao integral do operador pelo uso do sistema sob a sua senha, obrigando-o a responder, em todas as instncias, pelas conseqncias das aes ou omisses de sua parte que possam pr em risco ou comprometer a exclusividade de conhecimento de sua senha, ou das transaes a que tenha acesso. 5 conformidade de operadores, a ser realizada pela STN, com periodicidade mensal.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 7 / 10 Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 48

RASCUNHO

No sistema de juros compostos, julgue os itens que se seguem. 1 Considere que uma nota promissria com valor de face de R$ 10.000,00, cujo termo de 3 anos a juros compostos de 3% a.m., foi descontada 1 ano antes do seu vencimento, usando-se o desconto racional composto (por dentro) a uma taxa corrente de 60% a.a. Nesse caso, supondo que (1,03)36 = 2,9, conclui-se que o valor do desconto foi de R$ 12.745,00. 2 Se, em um determinado perodo, a taxa de juros aparente foi de 23,20% a.a. e a taxa real de juros foi de 10% a.a., ento a taxa de inflao do perodo foi de 12%. 3 Considere que uma mercadoria seja vendida em prestaes bimestrais de R$ 2.000,00, vencendo a primeira no fim de um ano aps a compra e a ltima no fim de dois anos e meio aps a compra, taxa de juros bimestrais de 10%. Nessa situao, supondo (1,1)!5 = 0,6209 e (1,1)!15 = 0,2394, o valor atual da mercadoria (valor vista) superior a R$ 7.000,00. 4 Suponha que um comprador dispe de duas propostas para adquirir um produto de R$ 1.296,00. Proposta A: pagamento a vista, com desconto de 20% sobre o valor do produto. Proposta B: uma entrada de R$ 432,00 e duas prestaes mensais e consecutivas de R$ 432,00. Se o comprador tem a opo de aplicar o dinheiro no usado na compra a prazo (proposta B) em um banco que paga juros taxa de 20% a.m., ento a opo economicamente mais vantajosa para o comprador a proposta B. 5 Suponha que para uma mercadoria cujo custo de fabricao de R$ 650,00, paga-se, sobre o preo de venda, 15% de impostos e 10% referente propaganda. Para se obter um lucro de 10% sobre o preo de venda, essa mercadoria dever ser vendida por mais de R$ 1.200,00.
QUESTO 49

Para um emprstimo de R$ 100.000,00 a ser pago em 5 parcelas anuais e postecipadas, com juros compostos de 12% a.a., julgue os itens abaixo. 1 Se for adotado o sistema americano de amortizao, ento o valor total do pagamento, incluindo os juros e o principal, ser maior que R$ 170.000,00. 2 Se o tomador do emprstimo pretende formar um fundo por meio de 5 depsitos anuais, ao final de cada ano, em uma instituio financeira que paga juros compostos de 10% a.a., de tal forma que no fim do financiamento ele possua R$ 100.000,00 para quitar o principal pelo sistema americano, ento, considerando (1,1)5 = 1,6105, ele dever fazer um depsito anual maior que R$ 17.000,00. 3 Se for usado o sistema francs (tabela price), ento, considerando (1,12)!5 = 0,5674, a prestao anual ser menor que R$ 28.000,00. 4 Pela tabela price, a primeira amortizao ter um valor menor que R$ 16.000,00. 5 Pela tabela price, o total de juros pagos ao trmino da amortizao ser igual a R$ 60.000,00.
UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 8 / 10 Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002
permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 50

Ttulo: Balano oramentrio Subttulo: Administrao direta Gesto: Oramentos fiscal e da seguridade social

Exerccio: 2000 Ms: Dezembro Emisso: 31/12/2000

Receitas Ttulos
receitas correntes receita tributria receita de contribuies receita patrimonial receita agropecuria receita industrial receita de servios transferncias correntes outras receitas correntes receitas de capital operaes de crdito alienao de bens amortizao e emprstimos transfrencia de capital outras receitas de capital

Despesas Diferena
16.156.873.222,42
!533.013.637,60

Previso
198.417.067.611,00 77.237.117.581,00 86.415.301.353,00 7.090.001.911,00 1.139.600,00 0,00 10.259.870.506,00 97.243.765,00 17.316.392.895,00 762.599.276.550,00 704.999.709.024,00 19.529.958.556,00 10.556.823.026,00 13.807.349,00 27.498.978.595,00

Execuo
182.260.194.388,58 77.770.131.218,60 82.252.519.422,89 6.466.627.380,81 478.969,94 23.333.028,42 8.814.275.337,45 38.546.811,09 6.894.282.219,38 395.920.068.196,62 347.983.444.055,80 14.501.853.478,71 11.701.888.964,68 10.597.507,55 21.722.284.189,88

Ttulos
crditos inicial e suplementares despesas correntes pessoal e encargos sociais juros/encargos da dvida interna outras despesas correntes despesas de capital

Fixao
880.890.928.667,00 164.678.831.991,00 38.028.954.356,00 77.327.276.425,00 49.322.601.210,00 716.209.813.879,00 5.300.474.162,00 3.536.233.160,00 707.373.106.557,00 2.282.797,00 218.668.937,00 37.720.302,00 37.720.302,00 180.948.635,00 159.648.635,00 21.300.000,00 459.432.665,00 72.600.128,00 463.214,00 72.136.914,00 386.832.537,00 252.000.000,00 881.569.030.269,00

Execuo
470.342.363.271,64 121.091.337.238,33 37.619.864.619,04 38.305.118.390,98 45.166.354.228,31 349.251.026.033,31 2.945.584.056,32 2.517.482.601,65 343.787.959.375,34 0,00 164.120.000,00 35.869.302,00 35.869.302,00 128.250.698,00 128.250.698,00 0,00 414.553.061,18 36.267.032,24 0,00 36.267.032,24 378.286.028,94 251.999.214,00 470.921.036.332,82 107.259.226.252,38

Diferena
410.548.565.395,36 43.587.494.752,67 409.089.736,96 39.022.158.034,02 4.156.246.981,69 366.958.787.845,69 2.354.890.105,68 1.018.750.558,35 363.585.147.181,66 2.282.797,00 54.548.937,00 1.851.000,00 1.851.000,00 52.697.937,00 31.397.937,00 21.300.000,00 44.879.603,82 36.333.095,76 463.214,00 35.869.881,76 8.546.508,06 786,00 410.647.993.936,18

4.162.781.930,11 623.374.530,19 660.630,06


!23.333.028,42

1.445.595.168,55 investimentos

inverses financeiras amortizao da 10.422.110.675,62 dvida interna reserva de 366.679.208.353,38 contingncia


58.696.953,91 357.016.264.968,20 crditos especiais 5.028.105.077,29 despesas correntes
!1.145.065.938,68

outras despesas correntes

3.209.841,45 despesas de capital 5.776.694.405,12 investimentos

subtotal ( 1 ) dficit parcial

961.016.344.161,00

578.180.262.585,20

inverses financeiras crditos extraordinrios despesas correntes pessoal e encargos sociais outras despesas correntes despesas de capital inverses financeiras 382.836.081.575,80 subtotal ( 1 ) supervit parcial

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 9 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Receitas Ttulos
movimentao de crdito repasse autorizado descentralizado sub!repasse
!82.631.602.949,93 !69.322.772.042,10 !13.308.830.907,83 !79.447.313.892,00 !3.184.289.057,93

Despesas Diferena Ttulos


movimentao de crdito crditos inicial e suplementares despesas correntes pessoal e encargos sociais juros/encargos da dvida inerna outras despesas correntes despesas de capital investimentos inverses financeiras amortizao da dvida interna crditos especiais despesas correntes outras despesas correntes despesas de capital investimentos crditos extraordinrios despesas correntes pessoal e encargos sociais outras despesas correntes despesas de capital investimentos subtotal (2) supervit parcial total (1 + 2) supervit total

Previso

Execuo

Fixao

Execuo

Diferena

!3.211.020.430,86 !2.526.938.817,23 !10.085.188,99 !37.681.985,08 !2.479.171.643,16 !684.081.613,63 !12.550.462,33 !623.455.193,04 !48.075.958,26

1.209.002.575,04 312.203.181,76 101.503.255,56 28.366.074,30 182.333.851,90 896.799.393,28 697.461.949,42 179.175.806,96 20.161.636,90 17.044.929,68 14.028.829,68 14.028.829,68 3.016.100,00 3.016.100,00 49.298.346,72 42.533.296,61 463.214,00 42.070.082,61 6.765.050,11 6.765.050,11 1.275.345.851,44 472.196.382.184,26 36.780.958.994,79

!4.420.023.005,90 !2.839.141.998,99 !111.588.444,55 !66.048.059,38 !2.661.505.495,06 !1.580.881.006,91 !710.012.411,75 !802.631.000,00 !68.237.595,16

0,00 !79.447.313.892,00 0,00 119.850.635,95


!3.184.289.057,93 !119.850.635,95

0,00

17.044.929,68 14.028.829,68 14.028.829,68 3.016.100,00 3.016.100,00 9.686.443,25 8.675.077,89 0,00 8.675.077,89 1.011.365,36 1.011.365,36
!3.184.289.057,93

0,00 0,00 0,00 0,00 0,00


!39.611.903,47 !33.858.218,72 !463.214,00 !33.395.004,72 !5.753.684,75 !5.753.684,75 !4.459.634.909,37

subtotal (2) dficit parcial total (1 + 2) dficit total

!82.631.602.949,93 !69.202.921.406,15 !13.428.681.543,78

70.478.267.257,59 878.384.741.211,07 508.977.341.179,05 369.407.400.032,02

878.384.741.211,07

406.188.359.026,81

No balano oramentrio apresentado, 1 2 3 4 5 a classificao das receitas est em desacordo com a definida pela legislao vigente poca da elaborao do balano. est faltando a apresentao das despesas sob a ptica da classificao funcional. est faltando a apresentao das receitas sob a ptica da classificao por fontes. h erros de clculo no item referente a crditos especiais de movimentao de crdito. h erros de valores no item referente execuo de despesas correntes de crditos inicial e suplementares.

RASCUNHO

UnB / CESPE MJ / DPF / ANP / DRS Cargo: Perito Criminal Federal / rea 1 Cincias Contbeis 10 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 19/1/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

S-ar putea să vă placă și