Sunteți pe pagina 1din 11

ESCOLA E.B. 2,3 EL-REI D.

MANUEL I ALCOCHETE

Alunos: Alexandra Garrett Bruna Batista Carolina Leito Molnar Loureno

N 2 N 10 N11 N 27

Professora: Cludia Natureza

Disciplina: Cincias da

Data de Entrega: 14 de Maio de 2010

Introduo

As trocas gasosas nas plantas 4

Transpirao nas plantas

As plantas e a qualidade do ar

As plantas - fonte de alimento 7

As plantas - fonte de matria-prima 8

Concluso

Bibliografia 10
2

O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia (Vegetal) um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra (com cerca de 350.000 espcies conhecidas, incluindo uma grande variedade de ervas, rvores, arbustos, plantas microscpicas, etc). So, em geral, organismos autotrficos cujas clulas incluem um ou mais organelos especializados na produo de material orgnico a partir de material inorgnico e da energia solar, os cloroplastos. No entanto, o termo planta, ou vegetal, muito mais difcil de definir do que se poderia pensar. Lineu definiu o seu reino Plantae incluindo todos os tipos de plantas "superiores", as algas e os fungos. Depois de se descobrir que nem todas eram verdes, passou-se a definir planta como qualquer ser vivo sem movimentos voluntrios. Aristteles dividia todos os seres vivos em plantas (sem capacidade motora ou rgos sensitivos), e em animais - esta definio foi aceite durante muito tempo.

As trocas gasosas da plantas


A planta capaz de absorver o oxignio do meio ambiente e expulsar o dixido de carbono e vapor de gua. As clulas vegetais podem, portanto, produzir a energia necessria para realizar suas funes vitais: crescer e reproduzir-se, entre outros. As plantas absorvem o oxignio e expulsam o dixido de carbono, isto a respirao de dia e de noite. As plantas de dia e de noite transpiram libertando vapor de gua.

Fotossntese
A fotossntese o processo atravs do qual as plantas convertem a energia da luz em energia qumica, transformando o dixido de carbono (CO2), a gua (H2O) e sais minerais (retirados do solo atravs da raiz da planta), em compostos orgnicos e oxignio gasoso (O2). A luz do sol absorvida pelas folhas das plantas atravs da clorofila, substncia que lhes d a caracterstica cor verde. S de dia, as plantas realizam a fotossntese libertando oxignio e absorvendo dixido de carbono. De noite no ocorre fotossntese devido falta de luz.

Transpirao nas plantas


As folhas so os principais rgos da planta em que se realizam as trocas gasosas com o ambiente. A camada externa da folha tem numerosas aberturas. atravs dos estomas que a planta perde gua, sob a forma de vapor. E, a, dse a transpirao.

As plantas e a qualidade do ar
A poluio pode levar a desequilbrios que provocam a diminuio ou extino dos elementos de uma espcie, causando uma perda da biodiversidade. As variaes da temperatura da gua do mar, levam a dificuldades da adaptao de certas espcies de peixes, igualmente uma das causas da invaso de guas salinas em ambientes tradicionalmente de gua doce, causando assim uma presso
2

adicional nesses ecossistemas, e potenciando a diminuio ou extino das espcies at ento a presentes. O vapor de gua libertado na transpirao das plantas tem a principal funo de aumentar a humidade do ar atmosfrico e ajudar a regular o clima, evitando perodos secos.

As plantas fonte de alimento


Felizmente para os seres vivos que as plantas produzem mais alimento do que aquele que necessitam. Por isso podem armazen-lo em determinados rgos, que so utilizados por todos na alimentao. O alimento armazenado para ser utilizado em pocas do ano em que as condies de vida das plantas so mais desfavorveis.
2

Sem suficiente luz do sol, como acontece muitas vezes no Inverno, as plantas no podem usar a fotossntese para produzirem alimento e tm de utilizar as reservas que armazenaram durante as estaes do ano mais favorveis. atravs da fotossntese que as plantas produzem o seu prprio alimento. Parte deste alimento armazenado em rgos de reserva, como as razes, caules e folhas que so utilizados como recurso alimentar pelo ser humano.

As plantas fonte de matria prima


Alm dos alimentos, as plantas tambm fornecem matrias primas: madeiras, fibras, borracha, resina, leo e corantes. O ltex uma substncias branca usada no fabrico da borracha e das pastilhas elsticas, e extrado da rvore da borracha.

Durante a fotossntese, as plantas consomem dixido de carbono e libertam oxignio, assegurando a qualidade do ar. O equilbrio entre os gases constituintes do ar alterado, com o aumento da poluio e a diminuio de zonas verdes. As plantas tm um papel essencial na vida dos seres vivos. Alm de melhorarem a qualidade do ar, tambm intervm no ciclo da gua, ao aumentarem a humidade atmosfrica. Contribuem, tambm, para a diminuio da eroso e desertificao dos solos. As plantas so fundamentais na alimentao dos seres vivos, quer sejam utilizadas directamente ou transformadas industrialmente. So tambm utilizadas em vrias indstrias txtil, farmacutica, cosmtica, mobiliria, construo civil e do papel ao servirem de matria-prima.

Motta, Lucinda; Viana, Maria dos Anjos; Isaas, Emdio; Bioterra Parte 2; Cincias da Natureza 6 Ano; Porto Editora.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantae

http://www.scribd.com/doc/12922167/Importancia-Das-PlantasPara-o-Mundo-Vivo

S-ar putea să vă placă și