Sunteți pe pagina 1din 30

TEXTOS DISSERTATIVOS

Flvia Sarmento

ASPECTOS AVALIADOS EM UM TEXTO


BLOCO A: Aspectos da leitura Falta de entendimento do enunciado ( tema, modalidade, tipologia ). Tratamento perifrico do tema. BLOCO B: Aspectos estticos Grafia ininteligvel. Desrespeito s margens. Pequeno recuo de pargrafo.

BLOCO C: Aspectos enunciativos Vocabulrio inadequado para o contexto. Objetividade inadequada para a proposta. Subjetividade inadequada para a proposta. Ausncia de clareza inadequada para a proposta. Repetio vocabular ou de idias inadequada. Incoerncia interna e / ou externa. Estratgias ineficazes para a enunciao. Inadequao do texto ao interlocutor 1. Inadequao do texto ao interlocutor 2. Inadequao do texto aos objetivos. Argumentao frgil. Variante lingstica equivocada. Ambigidade inadequada de idias. Repetio inadequada de idias-ausncia de progresso.

BLOCO D: Aspectos sintticos Pontuao e/ou paragrafao incorretas. Perodo longo. Ausncia de articulao sinttica. Uso incorreto de conectivos para estabelecimento de relao lgica. Ausncia de conectivos. Uso de gerndio para evitar conectivos ou outros fins. Perodo/idia incompleto. Inverso de termos sintticos. Intercalao excessiva e confusa de oraes. Uso equivocado de preposio ( reg. Verbal e/ou nominal ) Ausncia de termos sintticos ( sujeito, objeto, etc. )

CONDIES DE NULIDADE
So condies de nulidade da prova de Redao: a) Ser ilegvel; b) Fugir totalmente ao tema proposto; c) Abordar superficialmente, evasiva e inadequadamente o tema; d) Evidenciar desconhecimento do tema escolhido; e) Conter dois ou mais pargrafos agramaticais; f) No obedecer aos tipos de composio propostos; g) Ter um nmero de palavras inferior ao exigido.

Estrutura do texto dissertativo O texto dissertativo contm trs partes: Introduo: Nela, o autor formula uma tese, assume um ponto de vista, que ser discutido e provado no desenvolvimento.

Desenvolvimento: a parte da argumentao propriamente dita. Nela, o autor comprovar a tese, de forma consistente ao dar informaes, apresentar dados, exemplos, justificativas de forma gradual e progressiva. O tema retornado a cada informao acrescentada. Os pargrafos e as frases vm amarrados um ao outro por conectores e anafricos (conjunes, pronomes, advrbios, tempos verbais, sinnimos, hipnimos).

Concluso: um resumo do que est no desenvolvimento. Ele retoma e condensa o contedo do texto amarrado ao pargrafo anterior. Possibilidades: resumo, expectativas futuras ou possveis solues.

Tema e ttulo Tema uma afirmao contida numa frase sobre o assunto do texto. [No se deve confundir tema com ttulo]. Ttulo , geralmente, uma expresso curta que contm uma simples referncia ao assunto. O ttulo no deve ser genrico e deve antecipar o posicionamento do autor.

DICAS FINAIS

No use abreviaturas. Evite ser prolixo. No use rimas e/ou aliteraes. Diferencie maisculas de minsculas. Evite clichs e jarges. No use parnteses ou expresses explicativas. No use coloquialismos ou ditados populares.

No use termos de baixo calo. Nunca generalize. Evite repetir a mesma palavra no mesmo pargrafo. No abuse das citaes. Frases incompletas podem causar prejuzos interpretao do texto. No faa perodos muito longos.

No seja redundante, no preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes. Seja mais ou menos especfico em suas colocaes. Frases com apenas uma palavra? Jamais! A voz passiva deve ser evitada. Use a pontuao corretamente. No use perguntas no desenvolvimento e/ou concluso do texto.

Nunca use siglas desconhecidas. Exagero prejudicial argumentao. Evite mesclises. Analogias alegricas no devem ser empregadas. Evite estrangeirismos e/ou neologismos. Evite o gerndio. Prefira frases na ordem direta.

No escreva com letras separadas. Evite frases longas. Evite palavras vagas. Faa pargrafos entre 05 e 08 linhas. Construa pelo menos dois perodos em cada pargrafo. S coloque ttulo na redao quando solicitado. No pontue o ttulo. O ttulo deve ser nominal.

CONCEITOS
Fatores de Textualidade A textualidade consiste num conjunto de procedimentos ou critrios que transformam uma sequncia de palavras ou de oraes num texto. A sequncia lingustica considerada texto quando pode ser entendida pelo receptor como uma unidade que traz uma mensagem completa dentro de um determinado contexto, sem o qual no h texto. a coerncia que proporciona a eficincia dos mecanismos da textualidade.

APRESENTAREMOS AQUI ALGUNS FATORES DE TEXTUALIDADE:


1.Coeso referencial por substituio A coeso o processo de ligao entre elementos da textura ou tessitura textual: oraes entre si formando perodos; perodos entre si formando pargrafos; pargrafos entre si formando um texto, como ocorre em uma dissertao. A coeso pode ser considerada um mecanismo da coerncia, porque pode ser gramatical, lexical ou semntico.

A coeso referencial por substituio tem elemento coesivo (ou referido) que remete a um termo ou idia anteriores denominada referente, de forma que o texto deve prosseguir coerente. O referido quase sempre pronome ou advrbio. Ex: " O governo investe pouco em educao. Isso obriga a populao a recorrer a escolas particulares.". Isso o referido que remete a expresso anterior. Ainda se pode ter um referido zero, ou elptico. Ex: No oferece, portanto, condies para o desenvolvimento do pas.

2. Coeso referencial por reiterao Ocorre com sinnimo, hipernimo, nome genrico ou expresso nominal. Ex: O governo temeu a crise. O pavor foi to grande que a economia se desaqueceu. Pavor (referido) remete a temer (referente). - Coeso referencial sinonmia. Agora vejamos a hipernimo: " Chamaram o governo para uma negociao. O nosso representante legal tentou recusar o convite.

3. Coeso sequencial A coeso sequencial mais complexa, todavia daremos aqui alguns exemplos sem especificla. Adiantamos que a coeso sequencial pode ocorrer quando o elo entre os segmentos acrescenta, por exemplo, uma ideia nova, sem recorrncia alguma. Ela marcada por conectores. (a seguir) Ex: O governo s se posicionar quando for solicitado." O elemento coesivo quando deu prosseguimento ao texto, acrescentando-lhe a ideia de tempo.

4. Conhecimento lingustico A Lingustica de Texto uma cincia que estuda o texto, a textualidade e a coerncia numa viso diferente da gramaticalidade que at h pouco tempo regia a produo textual. Os elementos gramaticais so vistos como instrumentos dos critrios da textualidade, no campo semntico, sem necessariamente se ter que nome-los ou enquadr-los em regras gramaticais. Logo, h erros diferenciados em provas objetivas e discursiva.

5. Conhecimento de mundo Um texto transmite informaes ou conhecimentos que permeiam o mundo do produtor (falante ou leitor) que deve pertencer igualmente ao mundo do receptor (ouvinte ou leitor) para que haja decodificao, incluindo aqui interpretao em nveis mais profundos. 6. Conhecimento compartilhado justamente esse intercmbio de conhecimentos que dever interagir no ato da leitura, quando produtor e receptor dominam a mesma rea de conhecimentos.

7. Inferncias Quando o ouvinte ou leitor tenta decodificar ideias que lhe parecem profundas ou inatingveis utilizando seus conhecimentos de mundo e cognitivos. 8. Situacionalidade Compreende as condies que contribuiro para o entendimento do texto com a quem dirigido, que nvel de linguagem ser usado, que grau de conhecimento o receptor tem para poder interagir etc.

9. Intencionalidade e aceitabilidade So conceitos complementares. O que se pretende escrever, o que se quer comunicar, adapt-lo ao entendimento do ouvinte ou leitor, se a terminologia adotada pertence ao seu vocabulrio, sua profisso, sua viso de mundo. Essa preocupao do produtor do texto com o poder de decodificao do receptor define muito bem os dois critrios.

10. Informatividade Diz respeito s informaes implcitas que esto nas entrelinhas do texto. Os erros mais grosseiros relacionados informatividade so redundncia e incoerncia por contradio.

CONECTIVOS Os conectivos ou elementos de coeso so importantes para a compreenso do texto, uma vez que toda estrutura do mesmo depende destes. Destacam-se aqui alguns elementos capazes de ampliar a viso interpretativa do aluno.

ELEMENTOS DE COESO COORDENATIVOS 01. de adio: e, nem, no s... mas tambm, no apenas... como ainda... Ex.:A economia no apenas se fortaleceu nas ltimas dcadas como ainda ampliou seus indicadores scio-econmicos. 02. de adversidade (contraste/oposio): mas, contudo, entretanto, todavia, porm, no entanto... Ex.: A economia se desenvolveu muito nas ltimas dcadas, mas h ainda precariedades nesse setor.

03. de explicao: que, porque, pois (anteposto ao verbo)... Ex.: Os cidados so responsveis pela forma com que seus governantes conduzem o pas, pois so livres para escolherem seus dirigentes. 04. de alternncia: ou, ou...ou, ora...ora, j...j, quer...quer... Ex.: Ou o mundo parte para um lado mais social, ou no sobreviveremos ao individualismo capitalista. 05. de concluso: portanto, logo, ento, por isso, pois (posposto ao verbo)... Ex.: Os cidados so responsveis pelos candidatos que elegem, so, pois, tambm responsveis pela forma com que os mesmos conduzem o pas.

ELEMENTOS DE COESO SUBORDINATIVOS 06. de concesso (exceo regra): embora, apesar de, ainda que, mesmo que... Ex.:Embora os indicadores econmicos revelem relativa melhora, os sociais se mostram estagnados. 07. de causa: visto que, j que, porque, como (s no incio de frase), porquanto... Ex.: Como os brasileiros se preocupam pouco com poltica, julgam-se no direito de no se responsabilizarem pela corrupo institucionalizada no pas.

08. de consequncia: tal que, tanto que, to que... Ex.: As causas das desigualdades sociais no Brasil so tantas que nem possvel enumerlas. 09. de conformidade: como, conforme, segundo, de acordo com... Ex.: Todos agiam segundo os prprios objetivos polticos. 10. de condio: se, caso, desde que, somente se, apenas se... Ex.: Se os representantes brasileiros no fossem cleptocratas, haveria menor desigualdade social.

11. de tempo: j, agora, desde que, logo, assim que, quando, enquanto... Ex.: Desde que a imunidade parlamentar foi regulamentada, ficou fcil ser corrupto no Brasil. 12. de comparao: como, igual , tanto quanto, mais...que, menos...que... Ex.: Assim como nossos cidados, nossos polticos no se julgam responsveis pelo Brasil. 13. de finalidade: a fim de , para, para que... Ex.: Para que o Brasil se torne um pas desenvolvido, necessrio se ater a questes sociais. 14. de proporcionalidade: medida que, proporo que, quanto mais...mais, quanto mais...menos... Ex.: A pobreza no Brasil cresce, medida que a urbanizao evolui.

S-ar putea să vă placă și