Sunteți pe pagina 1din 88

AGNCIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO LOCAL- ADELs DE MOAMBIQUE

Sistematizao de uma Experincia

Maputo Moambique, Maio 2003

INDICE PREFCIO DE S.EXCA O MINISTRO DA ADMINISTRACAO ESTATAL PREFACIO DE S.EXCA. A REPRESENTANTE RESIDENTE DO PNUD EM MOAMBIQUE Introducao CAP. I: CONTEXTO POLITICO E SOCIAL DE MOAMBIQUE NO DESENVOLVIMENTO ECONMICO LOCAL (DEL) O DEL COMO ESTRATEGIA PARA O COMBATE A POBREZA 2.1. Introduo 2.2. As dimenses da interveno do DEL na proposta das ADELs 2.3. Os conceitos guia e estratgicos da estratgia DEL proposta pelas ADELs 18 20 22 8 10

pg.

12

CAP. II:

CAP. III:

INSTRUMENTOS DE IMPLEMENTAO DA ESTRATEGIA DEL: O MODELO DAS ADELs 3.1. As ADELs e o seu quadro conceitual 3.2. As ADELs em Moambique 3.2.1. Os objectivos 3.2.2. As estruturas 3.2.3. A representatividade 3.2.4. O modelo de interveno 3.2.5. A sustentabilidade 3.2.6. As funes e os servios 3.2.7. A funo de apoio aos governos locais 3.2.8. A mobilizao de recursos e as parcerias 3.3. Fases de implementao de uma ADEL 3.4. O financiamento do DEL realizado pelas ADELs 3.4.1. As polticas de financiamento 27 31 31 33 34 35 36 39 41 44 49 56 56

3.4.2. Mecanismos de credito 3.5. As Redes territoriais de apoio ao DEL e a Rede Nacional das ADELs moambicanas 3.6. ADEL Maputo 3.7. ADEL Sofala 3.8. ADEL Manica (ADEM)

60

64 67 69 71

CAP. IV:

INSTRUMENTOS E ESTRATEGIAS PARA O FUTURO DAS ADELs EM MOAMBIQUE 4.1. Instrumentos facilitadores: a Commisso Inter-Ministerial e a Unidade Tcnica de apoio ao DEL 4.2. Consideraes estratgicas

74 78

NOTA FINAL

84

BIBLIOGRAFIA

86

GLOSSARIO

88

Os textos foram produzidos por: Marina Lo Giudice, Assessora Tcnica Principal PDHL Samuel Saete Manjanguice, Director da Unidade Tcnica DEL/MAE Walter Urbina, Perito Snior OIT/PDHL

Nesta publicao colaboraram tambm: Ana Paola Machado, assessora Unidade Tcnica DEL/MAE; Amlia Mnica Siti, perito PDHL Feliciano Rosrio, director tcnico Rede Nacional ADELs de Moambique Jos Coelho, presidente ADEM (ADEL Manica) ngelo Palalane, presidente ADEL Sofala Norberto Mahalambe, presidente ADEL Maputo Manuel Queiroz, director tcnico ADEM (ADEL Manica) Hamid Taybo, director tcnico ADEL Sofala Olegrio Banze, director tcnico ADEL Maputo Wilson Chafinya, tcnico ADEM (ADEL Manica) Membros das ADELs de Manica, Sofala e Maputo

As opinies e as avaliaes expressas nesta publicao no reflectem necessariamente os pontos de vista do Governo de Moambique, do PNUD, da OIT e da Cooperao Italiana em Mocambique.

permitida a reproduo do texto, citando a fonte

PREFCIO DE S.EXCA O MINISTRO DA ADMINISTRACAO ESTATAL Esta brochura faz parte do lanamento da primeira srie da coleco "Desenvolvimento Econmico Local em Moambique, Rumo eliminao da Pobreza.

O lanamento desta brochura coincide com a apresentao pblica nacional de trs Agncias moambicanas de Desenvolvimento Econmico Local . O contedo da brochura trata com profundidade e seriedade necessrias a questo fundamental de desenvolvimento, isto , o acesso aos recursos vitais sobretudo pela maioria da populao vivendo ainda margem dos processos e capacidades locais de construo da riqueza, da equidade e da justia.

Pretende-se com esta iniciativa valorizar a dimenso "local" como aquela atravs da qual se criam oportunidades de desenvolvimento, identificando e organizando os recursos existentes para o beneficio das camadas ainda mais empobrecidas.

As iniciativas locais que nascem a partir das provncias e da concertao entre os actores em presena (governos locais, sociedade civil, comunidades, sector privado, organizaes no governamentai) representam uma alternativa vivel e sustentvel para a promoo do desenvolvimento de um modelo replicvel a nvel nacional.

Para o caso de Moambique, as experincias locais de desenvolvimento econmico local em disseminao, representam um grande insumo muito importante para alimentar o trabalho de elaborao de polticas e estratgias de combate pobreza e desenvolvimento do pas.

A realidade de desenvolvimento que surge das experincias realizadas no "local" a expresso mais elevada das capacidades reais de resposta aos problemas de crescimento econmico equilibrado. 5

Os forum de discusso sobre o desenvolvimento econmico local promovidos nas provncias de Maputo, Manica e Sofala desde 1999 desencadearam um debate sobre a realidade local para planificao com vista criao das Agncias de desenvolvimento. O enfoque das Agncias a dinamizao das potencialidades locais para a superao da pobreza das camadas mais pobres das comunidades rurais, sobretudo.

As Agncias de Desenvolvimento Econmico Local j criadas em Moambique, devem ser entendidas como instrumentos de promoo da economia e do empresariado local. Devem tambm ser entendidas como instrumentos de promoo do dilogo social, da equidade e do emprego.

As Agncias moambicanas so uma realidade em evoluo, a sua criao obedece o princpio de gradualismo devido a constrangimentos de ordem material, humana e financeira.

A actual fase de consolidao das Agncias est sendo acompanhada de um amplo processo de disseminao da sua viabilidade e pertinncia em todas as provncias moambicanas.

As Agncias de Desenvolvimento Econmico Local so os principais protagonistas no presente livro que pretende mostrar um longo percurso para entender o seu contedo, incluindo as potencialidades e limitaes existentes na presente fase da sua implantao.

As ADEL's representam uma alternativa vivel na busca de solues face aos desequilbrios scio-econmicos que criam obstculos ao desenvolvimento local em todo o territrio nacional.

As Agncias apresentam passos concretos rumo aos objectivos da estratgia nacional de combate pobreza que se pretende estabelecer sobretudo a nvel local.

Em ltima anlise deve entender-se que as Agncias de Desenvolvimento Econmico Local surgem como resultado do processo de descentralizao em curso no pas, no mbito de devoluo do poder econmico s comunidades locais.

Aqui trata-se da Descentralizao no captulo econmico, e como tal, trata-se de um processo gradual rumo reduo de ndices de pobreza extrema sobretudo a nvel local.

Este processo est sendo conduzido e coordenado pelo Ministrio da Administrao Estatal luz do Acordo Tripartido assinado pelos Governos de Moambique, da Itlia e o PNUD, em Dezembro de 1997, a quando da criao do Programa de Desenvolvimento Humano a Nvel Local (PDHL).

Na hora do seu encerramento, o PDHL deixa um valioso legado para Moambique que o Programa de Desenvolvimento Econmico Local (PDEL) que tem a misso de criar e disseminar as Agncias de Desenvolvimento Econmico Local (ADEL's) de Moambique.

Maputo, Mayo de 2003

O MINISTRO

Jos Antnio da Conceio Chichava

PREFACIO DE S.EXCA. A REPRESENTANTE RESIDENTE DO PNUD EM MOCAMBIQUE

Moambique

est

actualmente

empenhado

em

desenvolver

estratgias

nacionais para a erradicao da pobreza, baseadas nas necessidades e prioridades locais. O apoio a esse esforo parte da agenda prioritria do

PNUD atravs da promoco de iniciativas inovadoras e de debates sobre o conhecimento adquirido contribuindo assim para a definio ou melhoramento de politicas e estratgias nacionais eficazes e inclusivas no combate pobreza.

Atravs desta brochura de apresentao pblica das ADELs pretendemos iniciar o debate em torno do desenvolvimento econmico local, um conceito e um processo relativamente recentes na busca de alternativas locais abrangentes de combate pobreza. Um conceito e um processo que encerram uma relao inequvoca entre a boa governao e o desenvolvimento scio econmico atravs da promoo da parceria entre os sectores pblico e privado e as comunidades, para optimizao da utilizao dos recursos locais ao nvel

comunitrio com objectivo de facilitar crescimento econmico global, equitativo e sustentvel.

Este o conceito e o processo de desenvolvimento econmico local corporizado pelas Agncias de Desenvolvimento Econmico Local nas provincias de

Manica, Maputo e Sofala (ADELs) em Moambique, uma experincia inovadora no contexto da reduo da pobreza ao nvel local. As ADELs surgem no mbito do Programa de Desenvolvimento Humano Local (PDHL), resultado da cooperao entre o Governo Moambicano, Governo Italiano e o PNUD. So um mecanismo local de implementao do desenvolvimento econmico local, que tm como funo garantir a participao dos actores locais na definio de estratgias para a promoo de emprego e a gerao de rendimentos familiares, dinamizando o tecido econmico a partir da valorizao dos recursos e considerao dos desafios existentes ao nivel local.

A abordagem de desenvolvimento local implementada pelas ADELs fundamental pois incorpora questes chaves que o Governo e o PNUD esto empenhados em promover com vista reduo da pobreza humana, tais como a segurana alimentar, gesto das calamidades e a mitigao do impacto do HIV/SIDA.

As ADELs, apesar de serem um mecanismo relativamente novo, tem vindo a afirmar-se como um elemento catalizador do desenvolvimento econmico ao nvel local nas provincias onde se encontram implantadas. Num periodo de rpidas mudanas econmicas, tecnolgicas e sociais, as ADELs podem ser instrumentais na promoo do desenvolvimento das economias locais e incluso das camadas mais vulnerveis. Por isso, acreditamos e ousamos partilhar a convico de que tm um papel importante na busca de alternativas nacionais sustentveis para o combate pobreza em Moambique.

Ao partilharmos esta experincia, pretendemos estimular o debate em torno desta proposta de alternativa estratgica no combate pobreza e obter contribuies, dos diversos actores comprometidos com o desenvolvimento sustentvel do pas, que nos permitam enriquec-la.

Maputo, Mayo de 2003

A Representante Residente do PNUD

Marylne Spezzati

INTRODUO

No processo de trabalho que vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo Programa de Desenvolvimento Humano a Nvel Local -PDHL Moambique (Programa financiado pelo Governo da Itlia e implementado pelo UNDP, sendo a UNOPS a entidade executora e o Ministrio da Administrao Estatal a instituio moambicana de contraparte), foram desenvolvidos processos complementares em diferentes componentes, que incluiram o trabalho com as populaes das provncias de Maputo, Manica e Sofala, nos respectivos Distritos de interveno.

Entre tais processos, uma das experincias que teve maior xito foi implementao da estratgia de Desenvolvimento Econmico Local (DEL) e das Agncias de Desenvolvimento Econmico Local-ADELs como instrumentos de implementao, contando-se com o assessoramento tcnico da OIT.

O desenvolvimento econmico local o processo sobre o qual os interlocutores locais constrem e partilham decises estratgicas para o futuro econmico, produtivo e laboral do territrio. um processo participativo que estimula o relacionamento entre interlocutores locais, facilita a implementao conjunta de estratgias e projectos, principalmente orientados para a criao de condies de compectividade para os recursos locais, com o objectivo de criar empregos decentes e actividades econmicas sustentveis.

A hiptese inicial do DEL consiste no pressuposto de que os territrios dispem de recursos econmicos, humanos, institucionais locais e de economias de escala que no so usadas e por outro lado a convico de que existe um consenso geral de que o capital humano a verdadeira riqueza local, e ao

mesmo tempo factor de competitividade e de vantagem diferencial.

10

O processo DEL inicia-se atravs de um debate que se estabelece entre a populao local, as institues, o sector privado, com o intuito de definir estratgias comuns necessrias para o alcance de objectivos relacionados com o emprego e a gerao de rendimento, o combate pobreza e excluso social e ainda o melhoramento da competitividade territorial. A partir destas primeiras experincias de discusso conjunta, marcam-se os passos para constituir as estruturas organizadas de participao activa do territrio em torno do desenvolvimento econmico local. Estas estruturas podem evoluir at representatividade de um verdadeiro instrumento de implementao do desenvolvimento local. No obstante, tem de se tomar em considerao a evoluo de tal conceito, na medida em que este um processo dinmico, que responde as modificaes das caractersticas territoriais.

As Agncias de Desenvolvimento Econmico Local (ADEL) so um exemplo de tais mecanismos locais, nos quais participam os sectores pblicos, privados e as representaes das formas organizadas das comunidades para definir, juntamente com os governos locais, as estratgias para o Desenvolvimento Econmico Local, e implementar os projectos necessrios promoo de gerao de riqueza do territrio e das suas comunidades. As ADELs so, portanto, instrumentos que implementam o desenvolvimento econmico local, junto dos seus actores principais.

Portanto, o presente documento descreve o contexto no qual as ADELs surgem e se inserem em Moambique e quais so os princpios fundamentais sobre os quais se baseiam. O documento um instrumento de trabalho, til para contribuir no debate sobre o desenvolvimento econmico local e a sua implementao.

11

CAPITULO I

CONTEXTO

POLTICO

SOCIAL

DE

MOAMBIQUE

NO

DESENVOLVIMENTO ECONMICO LOCAL

Actualmente, o desenvolvimento econmico e a reduo da pobreza so os grandes projectos e objectivos polticos de Moambique. A reduo sustentvel da pobreza est estritamente ligada ao crescimento econmico local do pas assim como criao de instituies pblicas responsveis e idneas que incentivam a participao das populaes vivendo na periferia nos processos decisrios e de criao da riqueza, jogando assim um papel de grande relevo neste cenrio.

Muitos especialistas em desenvolvimento acreditam que a promoo da descentralizao poltica e econmica pode ter um impacto maior no desenvolvimento local e na reduo da pobreza, se as polticas definidas forem efectivas atravs do fornecimento de condies e instalaes infra-estruturais que sirvam para a produo de resultados, que satisfaam as necessidades bsicas dos residentes locais, no apoio criao de novos empregos e no aumento e alargamento do nvel de participao pblica no processo decisrio.

Neste mbito, as autoridades locais podem tambm jogar um papel mais directo na promoo do sector privado e melhoramento de equidade, por exemplo, atravs de programas comunitrios de micro finanas. Sendo assim, vrios elementos de programas de descentralizao podem colectivamente promover o desenvolvimento local, distribuio mais equitativa dos benefcios, e estimular o progresso para o melhoramento da qualidade de vida das populaes mais enfraquecidas.

Muitas

polticas

de

descentralizao

esto

baseadas

no

modelo

de

desenvolvimento herdado no cenrio acima descrito, mas o apoio emprico para

12

essas relativamente limitado. Realmente, no existe um consenso claro de como a descentralizao apia de facto o desenvolvimento econmico e a reduo da pobreza em Moambique. Talvez a questo central dos analistas polticos e estudiosos se centre na identificao de circunstncias e formas sobre as quais a descentralizao pode jogar um papel produtivo no apoio ao desenvolvimento econmico e reduo da pobreza.

A primeira questo que se coloca relaciona-se com o questionamento sobre o porqu da importncia de desenvolvimento econmico local?

O contexto de desenvolvimento econmico local mudou radicalmente desde 1980 nos pases de baixa renda. At um pouco antes de 1990 as condies de desenvolvimento local eram moldadas por instituies do governo central que, atravs de instituies paraestatais, fornecia apoios chaves como sementes, fertilizantes e servios de extenso. O Governo determinava os preos dos produtos e comprava esses mesmos atravs das suas empresas de comercializao. O tipo de culturas a praticar era largamente influenciado pela poltica agrria do governo e pela presena local no terreno dos depsitos de venda, etc.

As pequenas empresas nas reas urbanas, tidas como informais no eram sujeito de ateno a nvel local pelas instituies vocacionadas de apoio e prestao de servios.

No entanto, essas pequenas e micro empresas que abasteciam os mercados locais comearam a sentir uma imensa competio. Como muita gente optou por uma poltica de auto emprego, as pequenas e micro empresas tornaram-se a grande base de sobrevivncia pelos ncleos familiares.

O desenvolvimento econmico fora da agricultura e das pequenas e micro empresas indgenas foram largamente assunto de empresas paraestatais e da

13

maioria de investidores estrangeiros ou corporaes transnacionais, atravs de empresas geralmente grandes e integradas verticalmente. Tal significa que mais tarde, a produo de resultados e servios aliados passou a ser feita internamente e desse modo a procura desses resultados e servios foi minimizada a partir de produtores locais.

A moeda externa para aquisio de matria prima era escassa e extremamente racionalizada. As poucas empresas que tinham acesso moeda externa podiam facilmente vender os seus produtos. Havia pouca competio nesse tipo de mercado de produtos.

Os servios bsicos em Moambique e na maioria dos pases do Sul do Sahara eram geralmente fornecidos livres de cobrana por instituies do sector pblico.

Em muitos pases, as iniciativas existentes dos sectores pr-privados e no governamentais foram reduzidas logo depois da independncia.

Os Fundos de Assistncia ao Desenvolvimento, (atravs de crditos ou donativos) tornaram-se continuamente importantes para financiar e organizar os investimentos nos servios bsicos e infra-estruturas fsicas.

O investimento infra-estrutural dependia de um processo decisrio adhoc do governo central e da disponibilidade do projecto com base no financiamento de doadores.

Na situao acima descrita, o desenvolvimento econmico dependia da interveno do governo central. Por exemplo, as decises sobre a

disponibilizao de oramento para empresas paraestatais de agricultura eram largamente baseadas nas consideraes gerais ou sectoriais.

14

Em relao s agncias e programas de ajuda, as suas contribuies eram dirigidas a reas com base em critrios gerais sobre a poltica de ajudas ao pas. As decises governamentais sobre investimentos industriais de larga escala eram tambm discricionrias e ad hoc. As polticas de desenvolvimento regional serviam apenas como linhas gerais indicativas de alocao espacial de investimento pblico.

Tais tendncias econmicas em Moambique mudaram a partir da dcada dos 90 com a aprovao da nova Constituio: foram mudanas fundamentais na poltica de desenvolvimento local e na poltica de liberalizaes e de ajustamento estrutural.

Relativamente questo de ajustamento estrutural e a liberalizao do mercado, tal significou o fim da interveno do estado no mercado como sua agncia principal reguladora. Assim, o ambiente de negcios mudou radicalmente de situao, em quanto j no era o governo central o nico agente regulador sob a superviso de instituies pblicas.

Uma das lies do ajustamento estrutural relaciona se com a reaco do investimento do sector privado sobre a qual se aguardava grandes expectativas ao nvel mais alto da superestrutura por no ter sido espontaneamente receptivo devido a existncia de uma grande dose de burocracia. As instituies econmicas chaves ajudam a reduzir os custos de fazer negcios (o que os economistas chamam de custos de transaco). Se os custos de criao de empresas forem bastante altos, muita pouca gente estar interessada em comear ou expandir negcios.

O estado de direito e os direitos de propriedade so instituies fundamentais para o funcionamento de uma economia de mercado, estando at inserido na legislao nacional e internacional. Contudo, existem outras instituies locais importantes que formam mercados. Refere-se aqui as prticas, novas e padres

15

que so especficos para produtos particulares, industrias e ocupaes. Essas instituies propagam informaes, reduzem os riscos e em geral contribuem para a existncia de custos baixos de transaces. Os mercados no nascem um e outro espontaneamente. As oportunidades de investimento no se revelam elas prprias de serem to fceis. bastante difcil colher informaes e os riscos ainda podem ser maiores.

No obstante existir uma estratgia de desenvolvimento econmico territorial baseado em actividades mltiplas necessrio ter em conta uma poltica agrcola, agroindustrial e indstrial em geral. Em Moambique o

desenvolvimento econmico local no poderia ignorar a actividade agrcola no emprego e rendimento da populao rural. Se bem que as principais vias para aumentar a gerao de emprego e rendimento no meio rural no so necessariamente actividades agro-pecurias as quais, pelo contrrio, tendem a diminuir relativamente agricultura o ponto de partida para uma certa capacidade de trabalho e investimento no campo e para o desenvolvimento de actividades nos sectores agroindustriais, e industriais, de servios directa ou indirectamente a elas ligados.

O desenvolvimento econmico local deveria basear-se na construo de uma competitividade sistemtica a partir da cadeia produtiva, incluindo diversas formas de integrao sectorial e de articulao territorial. Por outro lado, o desenvolvimento econmico local pressupe uma diversificao nas fontes de emprego e rendimento, uma maior integrao vertical das actividades econmicas das reas rurais assentando de maneira crescente na articulao com os centros urbanos .

A estratgia de desenvolvimento econmico local requer um modelo de mudana social e produtiva que complemente a capacidade de trabalho dos camponeses e fortalea o poder de negociao das suas organizaes. A autonomia na orientao dos processos exige que os camponeses tenham a

16

capacidade de participar no processo de desenvolvimento econmico local num meio rural, o que seria difcil em condies de deteriorao da pequena produo agrcola.

Tambm necessria uma ampla participao da poltica social sobretudo na educao, sade, segurana alimentar e dotao de servios bsicos. Em paralelo com o investimento em estruturas fsicas deve considerar-se tambm o investimento no capital humano em termos de educao, sade e condies de vida; em capital natural, como suporte ambiental de todo o desenvolvimento, e em capital social em termos de normas de confiana e relaes interpessoais nas quais elas se baseiam e que permitem desenvolver a sinergia nas aces dos diversos agentes, diminuindo a incerteza e aumentando a eficincia.

17

CAPTULO II: O DESENVOLVIMENTO ECONMICO LOCAL (DEL) COMO ESTRATGIA PARA O COMBATE A POBREZA.

2.1. Introduo

A possibilidade de elaborar uma viso alternativa de desenvolvimento e uma sociedade diferente que procure como objectivo primrio melhorar os nveis de vida da populao moambicana, constitui o objectivo do Desenvolvimento Econmico Local (DEL), Isto, implica discutir uma srie de consideraes crticas e propostas de transformao em relao problemtica estrutural agrcola, rural e urbana como um todo, a partir da economia local. Requer-se assim uma estratgia que procure romper as assimetrias e que volte a colocar o meio rural, a populao camponesa, a empresa agrcola e a sustentabilidade dos recursos naturais (a partir da economia local), no centro da discusso, onde a economia e os seus instrumentos macro-econmicos sejam apenas os meios que possibilitem um desenvolvimento nacional.

Uma nova viso estratgica como a do DEL toma em considerao a ampliao do quadro sectorial e as inter-relaes fundamentais que a agricultura possu com as possibilidades de transformao e revalorizao do desenvolvimento econmico local, do meio rural, e urbano-rural, tendo como fim a

sustentabilidade ambiental e o combate pobreza.

Falar de uma estratgia para o desenvolvimento do sector rural a partir da economia local, de forma que esta jogue um papel importante no

desenvolvimento do pas, no pode estar enquadrada num esquema de desenvolvimento de uma viso meramente agrcola, a partir de uma matriz agroexportadora, mas sim deve buscar um processo de utilizao do espao territorial no quadro de uma estratgia onde o recurso natural, a famlia rural, o capital, a instituio rural-urbano, permitam optimizar o espao e os recursos em

18

funo da famlia rural, da famlia urbana, do desenvolvimento nacional e regional a partir do desenvolvimento da economia local.

a partir destas premissas que se considerou que a estratgia para o desenvolvimento local a desenvolver-se, e a nova ruralidade deviam ser consideradas dentro de um esquema geoeconmico, ou seja onde a economia local e a ruralidade se expliquem a partir das suas dependncias e independncias face ao urbano e o nacional, no contexto actual de globalizao da economia, a partir da qual se faz um balano real dos recursos e suas potencialidades bem como a sua possibilidade de contribuio para o desenvolvimento da economia no seu todo quer seja na indstria, no comrcio, etc.

Por outro lado tem de se avaliar a institucionalidade do estado e o baixo grau de industrializao existente no meio rural e o potencial desta no espao rural urbano. Assim sendo deve-se construir o dispositivo geoeconmico do territrio e analisar os mecanismos necessrios para a sua adopo e desenvolvimento.

A geoeconomia do local e do rural devem construir-se a partir das suas potencialidades internas e a sua integrao com o urbano e nacional como um todo. Para tal deve estabelecer-se uma estratgia de desenvolvimento em rede, tanto no contorno econmico bem como em termos de desenvolvimento das empresas, o que implica a democratizao da acumulao e especialidade de redes no sector produtivo, nos servios, no comrcio, nas finanas, no turismo, no artesanato, etc.

Antes requer conhecer a realidade actual quanto aos diferentes actores rurais: a mulher, o homem, a juventude, a famlia, a unidade produtiva familiar, a empresa rural, agro-industrial, o comrcio, os servios, etc., as organizaes de produtores, comerciantes, etc., o estado local, os nveis de desenvolvimento

19

institucional e a presena do estado nacional, a realidade cultural e o grau de desenvolvimento dos recursos humanos, a situao dos recursos naturais, etc.

Esta anlise da geoeconomia rural um processo metodolgico que visa portanto, sobrepor a mega discusso da mundializao ao que os da cultura anglofona chamam de globalizao, a interpretao da realidade a partir da relao entre a geografia e a economia, na qual, a historia geogrfica e a histria econmica jogam um papel importante.

Mobilizar os recursos para reas desfavorecidas sem duvida, uma actividade importante para um pas como Moambique que quer democratizar os processos de desenvolvimento e a reduo da pobreza. De facto, as experincias centradas nos plos de desenvolvimento, no conseguiu produzir os resultados de crescimento econmico esperados, pelo contrario contribuiu para um grande aumento da pobreza, do desemprego e da marginalizao, particularmente das zonas rurais. A concentrao dos investimentos nas zonas de maior potencial, deixando a margem s reas mais isoladas, produz aparentes aumentos dos indicadores das economias nacionais, mas implica maior pobreza nas reas mencionadas.

Fenmenos como a urbanizao macia das cidades capitais, o aumento da delinquncia, a devastao dos recursos ambientais nas reas rurais, o aumento dos conflitos, constituem as consequncias directas do aparente abandono de vastas reas do pas e boas razes para se resolver esse problema, para garantir a segurana de toda a populao.

2.2.

As dimenses de interveno do DEL na proposta das ADELs

O contexto sobre o qual as ADELs iniciaram as suas actividades em Moambique caracterstico de um pais em perodo de transio de uma fase

20

ps-conflicto, tendo como objectivo final e prioritrio a recomposio do tecido social severamente atingido pela guerra e ainda a garantia do desenvolvimento econmico e social equilibrado.

O DEL foi desenvolvendo-se em trs nveis de interveno nomeadamente:

Nvel internacional: permitiu a troca de experincias com outros pases com processos e histrias similares, possuidores de elementos que podiam servir de inputs para a construo de um modelo prprio. Ademais permitiu estabelecer relaes com possveis parceiros de cooperao tcnica e financeira, mediante o mecanismo da cooperao descentralizada.

Nvel Nacional: serviu para projectar as experincias realizadas ao nvel local numa dimenso onde foi possvel interagir com as polticas do pas, facilitando-se tambm o relacionamento com parceiros nacionais e estrangeiros. O fim em vista foi garantir a sustentabilidade poltica institucional das aces em curso.

Nvel Local: mediante a ao directa nos territrios de interveno das Agencias de Desenvolvimento Econmico Local, isto , em 3 provncias de Moambique, nomeadamente Maputo, Manica e Sofala, abrangendo os distritos que so o verdadeiro alvo da interveno territorial onde se identificam e promovem-se as actividades do DEL, com enfoque estratgico de sustentabilidade e de articulao ao nvel provincial. Os primeiros distritos de interveno das ADELs nestas provncias, foram os distritos de interveno do programa PDHL, nomeadamente na provncia de Maputo o Distrito de Matutuine; na Provncia de Sofala os Distritos de Caia, Chemba e Maringue; na Provncia de Manica os Distritos de Guro, Tambara e Macossa.

21

As

reas

geogrficas

onde

operam

as

ADELs

caracterizam-se

principalmente por um grande isolamento devido e sobretudo insuficincia de vias de acesso ou deficientes condies das j existentes e uma baixa densidade populacional, aliada a um elevado grau de disperso dos aglomerados populacionais.

Estas caractersticas dificultam a ligao das comunidades entre elas e com os centros urbanos, no s na comercializao de produtos, mas tambm na obteno de gneros de primeira necessidade e de servios essenciais.

As dificuldades acima mencionadas foram acrescidas pelos mtodos e formas tradicionais de produo ainda prevalecentes que se praticam nos territrios de interveno, aliadas a inexistncia de novas formas de organizao de servios agrrios e de mercados ou feiras comunitrias.

Sem resolver estes problemas impensvel que se possa promover o desenvolvimento econmico nesses distritos, j que a organizao dos processos produtivos comunitrios base da construo da economia dos camponeses.

2.3.

Os conceitos guia e estratgicos da estratgia DEL proposta pelas ADELs

A abordagem do DEL proposto e implementado pelas ADELs, baseou-se em conceitos guia considerado como parte fundamental da estratgia de

interveno das Agencias no seio da promoo do desenvolvimento econmico local, para alm de que constituem as bases conceptuais do modelo DEL proposto como se descrevem a seguir:

22

O desenvolvimento de um territrio fortemente condicionado pela vontade e capacidade dos actores locais, isto , quanto mais eles forem capazes de identificar metas especificas possveis para a sua prpria regio; instrumentos e recursos para as atingir, mais prximos esto de estratgias de xito. Portanto quanto maior for o consenso sobre os objectivos e a coordenao das aces de apoio, maior xito tero essas estratgias.

O desenvolvimento de um territrio gira em torno das capacidades endgenas. No existe rea que no possua pelo menos um recurso explorvel, mas o problema consiste na identificao desses recursos; na poltica para a sua valorizao; e nos instrumentos para o seu desenvolvimento.

Uma das fontes mais eficazes de desenvolvimento econmico o emprego que representado pela pequena e mdia empresa, mais precisamente, pelo desenvolvimento e consolidao de redes no casuais de pequenas empresas. Isto quer dizer que se a iniciativa empresarial pode representar uma resposta criao de oportunidades, no contudo suficiente para colocar as bases de um desenvolvimento de longo prazo, mas sim sobretudo necessrio apostar em sectores produtivos homogneos, capazes de se auto-alimentar e de se autoreproduzir.

O desenvolvimento econmico local depende da capacidade de integrar as iniciativas empresariais num ambiente que facilite o seu nascimento e o seu crescimento. Sendo assim as infra-estruturas produtivas, os instrumentos financeiros especficos, o marketing territorial para atrair recursos externos, so elementos estratgicos que garantem o ptimo uso das potencialidades locais.

23

O territrio deve dotar-se de instrumentos adequados para pr em prtica s polticas e estratgias de desenvolvimento local. Estes instrumentos so geralmente estruturas de servios territoriais. As suas caractersticas consistem na coordenao de muitos actores e na contnua adaptao dos servios s estratgias de desenvolvimento desejadas, sob uma capacidade flexvel de resposta s condies em mudana de contexto.

Deve existir uma capacidade de interaco activa entre as economias locais e os processos de deciso que tm lugar a nvel nacional e internacional.

Sendo assim a estratgia do desenvolvimento econmico local teve como uma das linhas principais de actuao o estabelecimento de consensos a todos os nveis de interveno (nacional, provincial, distrital), com os principais protagonistas (governo, poderes pblicos, sociedade civil, sector privado, comunidade internacional, incluindo organizaes no governamentais, etc.) para atacar o problema fundamental que a pobreza.

A nvel local, isto provincial e distrital, a estratgia procurou reforar as capacidades locais existentes e promover as oportunidades de desenvolvimento, atravs de processos de organizao de camponeses, mulheres, jovens e produtores, com vista identificao, formulao e implementao de projectos geradores de rendimento nos territrios de interveno.

Nestas circunstncias, as ligaes entre os grupos de trabalho distritais, proporcionaram o estabelecimento de um elo de ligao entre os nveis de interveno comunitrio, distrital e provincial, com vista definio de objectivos comuns na criao de consensos entre as foras do mercado e da sociedade civil. Tais Grupos de Trabalho, que representam a concertao entre as foras vivas daquele territrio, comeando pelos Administradores distritais, representantes

24

das comunidades, das autoridades comunitrias e de todos os actores locais, podem ter responsabilidade activa na definio do rumo que o distrito prev para o seu desenvolvimento econmico.

Para fazer face aos problemas da pobreza e o desemprego foi necessria promoo de polticas integradas de desenvolvimento numa nica dimenso metodolgica, as necessidades econmicas com as sociais, a dimenso nacional com a local.

No componente em referncia, foram, estabelecidas importantes linhas estratgicas de interveno, que se basearam no seguinte:

Construo e fortalecimento de capacidades locais de gesto. Este exerccio consistiu no fortalecimento de processos organizativos a nvel institucional e comunitrio local, atravs da formao de quadros tcnicos bem como da identificao de projectos estratgicos de impacto territorial;

Promoo de oportunidades de desenvolvimento tendo para o efeito sido identificado parceiros e fontes de financiamento, elaborados estudos de viabilidade e anlise de sustentabilidade de projectos, que culminaram com a formao e capacitao dos donos dos projectos, isto as comunidades, associaes, pequenos produtores, os grupos de mulheres etc.

Conduo

de

processos: de

Foram

definidos s

os

modelos e

de os

implementao

projectos,

identificadas

entidades

mecanismos de execuo, organizando administrativa e tecnicamente a execuo dos projectos.

25

Dando sequncia ao mencionado anteriormente e tendo como objectivos a dotao dos territrios de um mecanismo que garantisse a sustentabilidade dos princpios e das linhas estratgicas implementadas, foi promovida a discusso em torno do seguinte: que mecanismo podia efectivamente facilitar a implementao da abordagem estratgica que privilegiasse as parcerias activas entre instituies pblicas e privadas, entre representaes polticas,

econmicas e da sociedade civil de um territrio para defender interesses mtuos e desenvolver as economias locais?

A forte identidade social que se exprime na definio de um modelo de desenvolvimento adequado s condies histricas, econmicas e sociais prprias do territrio, passa por uma abordagem cooperativa, mesmo entre estruturas em competio, para o estabelecimento de objectivos comuns. Isto quer dizer, estruturas de parceria localmente definidas, executivas, capazes e flexveis como so as Agncias de Desenvolvimento Econmico Local ADEL.

26

CAPITULO III

INSTRUMENTOS

DE

IMPLEMENTACAO

DA

ESTRATEGIA

DE

DESENVOLVIMENTO ECONMICO LOCAL: O MODELO DAS ADELs

3.1. As Agncias de Desenvolvimento Econmico Local - ADELs e o seu quadro conceitual

As ADELs representam uma estratgia de implementao do Desenvolvimento Econmico Local no existindo um modelo nico relativo a sua implementao: elas so de facto mecanismos flexveis, que se adaptam as caractersticas polticas, sociais, econmicas e culturais do contexto e do pas no qual se implementam. fundamentais: No obstante tm algumas caractersticas comuns e

1. So mecanismos que viabilizam o combate pobreza e a excluso social na medida em que pem disposio dos grupos vulnerveis tradicionalmente excludos dos processos de desenvolvimento, os instrumentos tcnicos e organizativos para, progressivamente,

transformarem-se em sujeitos activos do prprio desenvolvimento. Mediante os servios que as ADELs proporcionam aos grupos alvo, (apoio organizao, capacitao, assistncia tcnica, estudos de viabilidade dos projectos, apoio ao financiamento dos projectos, apoio comercializao) estes constroem as prprias capacidades de competitividade no territrio e no mercado, numa lgica de incluso nos processos de desenvolvimento. Sendo assim, uma fora fundamental das ADELs constituda pelos seus scios ou membros, que podem ser entidades ou instituies que respondem a demanda de servios por parte dos grupos alvo. Portanto, as ADELs racionalizam os recursos que tais membros representam, de maneira

27

que optimizado a sua presena no territrio eles possam oferecer o apoio s demandas, sob coordenao da equipa tcnica das ADELs.

2. So estruturas que facilitam os processos de descentralizao promovidos pelos governos nos seus territrios. Seguindo uma lgica poltico-estratgica que pretende conferir aos territrios progressivas autonomias no processo de tomada de decises mais adequadas para o prprio desenvolvimento e favorecendo o dialogo e a concertao entre os actores de tais territrios, as ADELs constituem um instrumento facilitador, que visa construir capacidades locais de planificao e gesto de estratgias de desenvolvimento local, neste caso, desenvolvimento econmico.

As ADELs de facto, respeitando a sua prpria autonomia, coadjuvam os governos locais na planificao estratgica territorial e na identificao das necessidades e potencialidades presentes num determinado territrio, favorecendo uma estratgia de

desenvolvimento equilibrada e equitativa que aponta ao mximo o envolvimento de todas as foras participantes directa ou

indirectamente no processo.

3. So

estruturas

organizadas,

independentes

juridicamente

legalizadas. Em Moambique, as ADELs adoptaram a forma jurdica de Associaes sem fins lucrativos: esta caracterstica depende

tambm da convenincia de cada pais, onde a legislao vigente e dependendo da sua capacidade, pode conferir a Agncia uma maior flexibilidade.

A representatividade das ADELs em Moambique constitu um dos elementos fundamentais da sua sustentabilidade social. Os seus membros representam um conjunto de pessoas naturais como

28

associaes de produtores/comerciantes legalmente constitudas, ONGs, Universidades ou centros de educao, federaes de cooperativas, sindicatos, empresas privadas, municpios, etc.

O Conselho Consultivo das ADELs tem representatividade das instncias pblicas, embora segundo a lei, no tenham legitimidade para serem membros inscritos. A independncia jurdica das ADELs, confere-lhes a autonomia para acessar a financiamentos, contratos para fornecimento de servios, programas de cooperao

internacional, sendo ao mesmo tempo sujeitos institucionais no contexto poltico local e nacional.

4. So

estruturas

territorialmente

definidas:

em

Moambique

as

provncias e os respectivos distritos, constituem o mbito territorial de interveno das ADELs. Estas definem como mbito de actuao as Provncias porque constituem uma dimenso intermdia capaz de articular o nvel distrital/comunitrio com o nvel nacional. Uma dimenso demasiado reduzida como poderia ser um Distrito, no foi considerada adequada para gerar iniciativas econmicas com impacto significativo no territrio, ficando ademais viciada por uma ptica demasiado localizada. A dimenso provincial refere-se, portanto ao fortalecimento das capacidades tcnicas dos actores locais, a promoo e organizao do desenvolvimento econmico, e a criao de mecanismos operativos que contribuam na execuo das polticas e estratgias de desenvolvimento definidas no territrio, com o objectivo principal de desenvolver o potencial endgeno; recursos humanos e naturais; melhorar as capacidades de gesto dos diferentes actores locais (dos sectores pblico e privado); promover o investimento atravs da identificao de eixos de desenvolvimento e definio de planos de curto, mdio e longo prazo.

29

Nas Provncias de interveno, as ADEL promovem janelas ao nvel distrital segundo as quais pode-se ter um maior contacto com o territrio. Esta integrao ADEL-distrito facilitada quando nos Distritos existem Grupos de Trabalho ou mecanismos similares o elo de ligao entre os actores do territrio. Outra via de articulao no territrio feita atravs das organizaes membros das ADEL, que tm presena a nvel distrital e comunitrio e que ademais so executoras de actividades atravs das ADEL nas diferentes provncias e distritos.

5. So instncias de concertao e dilogo entre o sector pblico e privado: as ADEL so o resultado de um processo de concertao entre diferentes actores pblicos e privados, econmicos e sociais a nvel provincial e distrital. A concertao com os diferentes actores locais, nacionais e internacionais uma das caractersticas principais das Agncias. Os contedos da concertao referem-se a uma viso comum do desenvolvimento em concordncia com as linhas polticas do pas e do mbito de interveno, identificando as limitaes e as potencialidades do territrio, a definio de objectivos comuns de desenvolvimento econmico sustentvel e a procura de mecanismos e instrumentos de combate da pobreza e a excluso social.

6. So

instncias

sustentveis:

esta

caracterstica

assume

uma

importncia especifica, porque enfatiza o facto de os benefcios produzidos pelas Agencias tenham tambm como beneficirios o territrio no qual intervm, trabalhando para que estes sejam constantes e reproduzveis ao longo do tempo.

O grfico a seguir mostra como as ADELs promovem e articulam no territrio com a rede de servios e mecanismos que viabilizam as suas operaes e valorizam os mesmos recursos territoriais existentes.

30

Estratgia de organizao das ADELs

Sistema financeiro das ADELs

Servios: empresas da rede

ADELS

Sistema comercial da Rede insumos, bens de capital e sua Produo

Rede de Alianas Estratgicas


Fonte: Salvador Arias (modificado por Walter Urbina)

3.2. As ADELs em Moambique

3.2.1 Os objectivos

Tal como consta nos Estatutos das Agncias de Desenvolvimento Econmico Local, objectivo geral das ADELs em Moambique contribuir para o desenvolvimento econmico auto-sustendado da Provncia (de interveno), com vista a potenciar o desenvolvimento humano, com enfoque na reduo da pobreza, na equidade social, no gnero e na salvaguarda do meio ambiente. Estes podem ser alcanados atravs duma ampla participao e concertao dos actores locais, nomeadamente do sector pblico e privado.

31

Entre os objectivos especficos, sublinha-se a promoo das

ADEL-Manica ADEL-Sofala

potencialidades das Provncias de interveno e as suas

oportunidades econmicas; a proviso de assistncia tcnica e financeira na promoo de micro e pequenas empresas, dando prioridade aos sectores

ADEL-Maputo

mais desfavorecidos; apoiar a criao e desenvolvimento de

estruturas associativas nas comunidades; negociar e canalizar recursos tcnicos e financeiros para o apoio de projectos atravs dos quais as ADELs favorecem a identificao, realizao de estudos, formulao e acompanhamento na execuo; favorecer a concentrao no territrio de recursos externos.

Estes objectivos devem estar de acordo com a viso de desenvolvimento econmico local contempladas nas polticas nacionais e locais.

32

3.2.2 As estruturas

Estrutura organizacional das ADELs

Assembleia Geral

Conselho Consultivo Conselho de Direco Conselho Fiscal Direco Executiva

Depart. de Admin. e Finanas

Depart. de Assist. Tcnica e Financeira

Depart. de Planificao, Monitoria e Avaliao

Depart. de Promoo e Informao

As ADELs em Moambique tm o estatuto legal de Associaes, sendo formadas por uma estrutura de tomada de decises e por um equipa tcnica operacional.

A estrutura de tomada de decises constituda por uma Assemblia Geral, Conselho de Direco, Junta de Vigilncia e Mesa de Assemblia Geral. Contam ainda com um Conselho Consultivo alargado, que uma estrutura assessora das linhas estratgicas e dos projectos concretos das ADELS. Neste conselho participam os membros do governo, instituies envolvidas nos temas de discusso, etc. Os integrantes dos rgos Sociais das ADELs so democraticamente eleitos entre os membros inscritos nas Agncias.

33

A equipa tcnica contratada pelas ADELs, sendo integrada por um director executivo, um tcnico em planificao e projectos, um tcnico em promoo e informao e um tcnico em crdito. Uma secretria administrativa e um motorista servem como pessoal de apoio administrativo. Esta equipa pode ser reforada dependendo das necessidades e do nmero de projectos que se tenham.

A ADEL no deve sobrecarregar a prpria estrutura tcnica mediante uma excessiva contratao de pessoal, mas sim pode e deve contar com os seus membros activos na implementao das actividades. Portanto a equipa tcnica um reforo especifico, que coadjuva os membros, racionaliza a realizao das intervenes e confere assistncia nos sectores em que h lacunas tcnicas ou de programao.

3.2.3. A representatividade

A representatividade das ADELs est ligada principalmente as caractersticas dos seus scios: quanto mais representativas sejam a base social ou institucional e ligada s problemticas e aos interesses do desenvolvimento econmico local, mais a ADEL ter representatividade no territrio e contar com a possibilidade de canalizar os servios a prestar at os beneficirios.

Nas ADELs de Moambique os scios so pessoas colectivas, quer sejam do sector pblico (municpios, universidades) quer do sector privado (ONGs ou federaes de ONGs, associaes de camponeses, centros de estudo ou universidades privadas, empresas, etc.).

Todos os scios esto ligados por vocao ao sector DEL: atravs deles que a ADEL pode implementar com maior facilidade os projectos ou garantir a criao de condies para a sua implementao. Para mencionar um exemplo: A ADEL Maputo, tem identificado a produo e comercializao de mel como um projecto

34

estratgico no s para a provncia de Maputo mas tambm em conexo com as outras ADEL. O projecto vivel e rentvel em curto prazo. Uma das componentes do projecto a organizao dos produtores. Por exemplo um dos scios da ADEL Maputo a Unio Geral das Cooperativas que est envolvida nos aspectos de organizao requeridos, por outro scio (Frutisul que agrupa fruticultores e apicultores privados) que pode cooperar para garantir a capacitao tcnica dos futuros pequenos apicultores. Deste modo, o servio tcnico que a ADEL deve fornecer valorizado de dois pontos de vista: uma economia de recursos e uma responsabilizao dos scios, que esto envolvidos directamente na construo do projecto e da sua viabilidade.

Este enfoque ademais particularmente vlido considerando a presena das ADELs nos distritos: neste caso estratgico que as ADELs confiem a gesto das Janelas a scios que tenham presena no territrio distrital: mais uma vez existe uma maior economia de recursos e maior impacto e coordenao se tomar em conta os referentes que esto ligados a ADEL.

3.2.4 O modelo de interveno Tendo em vista a promoo do desenvolvimento econmico local, os principais objectivos do componente e das ADELs consistem na gerao de rendimentos e promoo de emprego, de modo que se poa alcanar o auto financiamento do desenvolvimento. Para alcana-lo devem-se criar condies de activao e desenvolvimento das capacidades endgenas do territrio.

Sendo assim, o modelo de interveno das ADELs centra-se principalmente na identificao dos ns de estrangulamento da estrutura produtiva existente. Assim, as ADELs devem actuar sobre estes ns (organizao, crdito, capacitao, transporte, comercializao, etc.), e ainda no input e no output do modelo, como apresentado no mapa a seguir.

35

Um outro factor que as ADELs tambm devero actuar sobre a prpria estrutura produtiva, atravs de projectos estratgicos, com diferentes formas de promoo do investimento, principalmente joint venture, fundos de pr-investimento, comunitrios, etc.

RENDIMENTO E EMPREGO

CRDITO, ASSISTNCIA TCNICA, FORMAO E CAPACITAO, ORGANIZAO

INPUT

ESTRUTURA DA PRODUO (culturas, gado, pesca, silvicultura, etc.)

OUTPUT

-TRANSPORTE -COMERCIALIZAO -PROCESSAMENTO -EMPACOTAMENTO -ETC.

MECANISMO DE PARTICIPAO E CONCERTAO ADEL Fonte:Elaborado por Walter Urbina

3.2.5 A sustentabilidade

A sustentabilidade das ADEL passa principalmente por alcanar trs condies: a) Uma legitimidade poltica; b) Um reconhecimento no sentido de pertena dos actores econmicos a nvel local a) Autonomia de funcionamento (sustentabilidade econmica)

A definio de uma estratgia que contemple as condies mencionadas implica vrios aspectos tais como uma interveno simultnea nos nveis, poltico,

36

tcnico e operativo; a identificao de aliados estratgicos que sigam a mesma direco estratgica do processo; uma clara identificao do papel que as ADEL devem jogar na promoo do desenvolvimento econmico local.

Para pr em marcha uma estratgia de sustentabilidade deste tipo necessrio:

a) Homogeneizar o conceito de Desenvolvimento Econmico Local assumido pelas ADELs

A concepo de Desenvolvimento Econmico Local deve ser compartilhada no s pelas ADELs, quer sejam aquelas actualmente existentes, como outras que se possam promover nas provncias. Isto , a concepo do DEL tem que ser partilhada tambm pelos territrios (provncias e distritos) nos quais as ADEL actuam, de modo a identificarem-se as potencialidades e os limites para o desenvolvimento; os elementos para formular polticas que possam reforar

aquelas iniciativas j em aco, bem como a implementao de novas iniciativas que reforcem os processos de desenvolvimento econmico local.

Numa lgica consequente, os conceitos e as estratgias que se definem e implementam-se nos territrios devem estar de acordo com a poltica nacional de combate extrema pobreza e a excluso social: as ADEL devem fazer parte da estratgia nacional de implementao do combate a pobreza, tal como o PARPA em Moambique.

b) Utilizar todos os recursos disponveis

Quer seja no mbito local ou nacional deve-se identificar os parceiros estratgicos mais importantes com os quais pode-se realizar alianas e parcerias que fortaleam os processos no mbito poltico, tcnico e de gesto dos recursos econmicos. Por exemplo, programas de cooperao internacional

37

de diferentes doadores, iniciativas contra a pobreza promovidas pelas Naes Unidas, a Cooperao Descentralizada, as iniciativas nacionais, etc.

c) Promover actividades rentveis

As ADEL criam o prprio mecanismo de sustentabilidade econmica atravs da:

1) Prestao de servios: formao, capacitao, assistncia tcnica, realizao de estudos, venda de outros servios;

2) Identificao, formulao e execuo de projectos. Neste sentido, as ADELs em Moambique promovem trs tipos de projectos:

Os projectos estratgicos so aqueles com uma importante possibilidade de integrao vertical ou horizontal, apoiando os grupos mais

desfavorecidos com uma lgica de desenvolvimento de mdio e longo prazo. Nestes estabelecem-se parcerias entre grupos significativos de beneficirios, (as ADELs e capitais de investimento locais ou

estrangeiros) de forma a garantir retornos econmicos que possam tambm garantir a sustentabilidade das ADEL e melhorar a distribuio dos rendimentos aos beneficirios.

Os projectos vitrina, que tm como objectivo dar visibilidade as actividades das ADEL, de tal forma que se possa mostrar resultados concretos, que sirvam para a promoo das prprias Agncias e ainda que incentivem a outros parceiros para financiar actividades de desenvolvimento. Estes projectos tm a caracterstica de ser de fcil execuo e de impacto rpido.

Os projectos comunitrios tm por objectivo melhorar as formas de organizao e promoo da participao comunitria, buscando fortalecer

38

as capacidades de identificao de alternativas para o desenvolvimento econmico das comunidades.

3) Gesto financeira do fundo de crdito. Os juros acumulados sobre os crditos concedidos representam tambm uma importante fonte de autosustento das ADELs, cobrindo parte dos custos da estrutura (ver cap.3.4)

d) Funcionar em rede

A forma de funcionamento das ADEL j um exemplo de rede expandida pelo territrio atravs das diferentes organizaes que fazem parte dela. A estrutura organizativa das ADELs permite as organizaes e seus membros, a troca de informaes sobre as necessidades e potencialidades do territrio,

aproveitando-se as capacidades e o fortalecimento de cada uma delas, a sua representatividade no tecido local institucional e social, acrescentando-se a capacidade de negociao e partilha de custos de gesto para a implementao de iniciativas e projectos.

Assim, respeitando a estrutura de cada uma das ADELs, a Rede deve ser vista como uma forma de optimizar as potencialidades de cada Agncia, sem que isto represente uma superestrutura que incremente custos de operao e sobreponha funes e actividades que podem ser desenvolvidas individualmente pelas ADEL.

3.2.6. As funes e os servios

Como claramente foi demonstrado, as ADELs tm a principal funo de dinamizar o territrio na sua dimenso econmica local: esta funo de dinamizao implica no s uma srie de servios que as ADELs fornecem para tal propsito, mais especificamente um enfoque metodolgico de funcionamento que se baseia principalmente na concertao e na optimizao dos recursos

39

existentes. No se trata, portanto, de considerar as intervenes das ADELs como uma listagem de actividades a realizar, mas tambm de considerar-se o processo que leva a tais realizaes e a sua conduo.

A dinamizao econmica do territrio que uma ADEL pode promover, est ligada aos seus actores: as comunidades em primeiro lugar, as instituies de apoio e aos governos locais. Relacionado a estes ltimos, as ADEL visam oferecer um servio de consultoria e suporte s necessidades de planificao e definio dos rumos estratgicos que a Provncia pretende definir para orientar o prprio desenvolvimento. fundamental que as ADELs sintam esta

responsabilidade como uma das mais importantes, assim como estratgico que os governos locais reconheam nas ADELs um interlocutor privilegiado e vlido para concertar estratgias e polticas.

Naturalmente que as ADELs tm a responsabilidade de ganhar tal credibilidade perante as autoridades locais, a qual passa atravs de uma excelente oferta de servios e na elaborao de propostas.

Os servios oferecidos pelas ADELs nas provncias de interveno so catalogveis nas seguintes reas:

-Promoo do territrio: identificando as oportunidades econmicas das Provncias, elaborando e implementando estratgias de atraco de investimentos; potencialidades estratgicos, elaborando locais ou que estudos se de viabilidade atravs 3.1.1); de sobre as

expressam (ver

projectos a

vitrina

comunitrios

promovendo

constituio de micro e pequenas empresas locais. -Assistncia planificao local do desenvolvimento econmico: assessorando os governos locais na planificao estratgica do DEL; organizando uma base de dados acessvel a quem esteja interessado na promoo de actividades econmicas no territrio e, particularmente, para

40

os governos locais; formulando planos de negcios; fornecendo informao tecnicamente qualificada sobre o uso dos recursos naturais e da terra; aconselhando e assessorando organizaes e instituies do territrio sobre orientaes estratgicas para o DEL e na facilitao dos mecanismos de promoo do associativismo. -Capacitao e formao para a micro e pequena empresa local: seja em tcnicas de gesto de negcios e micro-pequenas empresas. -Assistncia financeira aos projectos: no fund-raising e na preparao de documentos necessrios para ter acesso ao fundo de crdito; elaborando estudos de viabilidade dos projectos; formulando planos de

financiamento; facilitando os crditos atravs do fundo e de outras fontes financeiras. -Implementao de projectos: de acordo com as linhas estratgicas de projectos indicadas no cap. 3.1.1.

Como mencionado anteriormente, os servios prestados dependem da qualidade do pessoal tcnico de apoio a ADEL: portanto uma responsabilidade das Agncias dedicarem-se particularmente a seleco do pessoal, tendo em conta as suas qualidades tcnicas e humanas, e que estejam de acordo princpios das prprias Agncias.

3.2.7 A funo de apoio aos governos locais

As ADELs constituem instrumentos idneos para facilitar o dialogo social e a concertao, bem como proporcionam um espao para a tomada de decises, onde os actores locais podem promover e determinar os seus prprios processos de desenvolvimento econmico. Tanto o sector pblico como o privado tm um claro interesse em participar nela.

O sector pblico tem a vantagem poltica de se aproximar da sociedade civil, das necessidades das pessoas e de se autopromover ao nvel dos cidados. A

41

segunda vantagem para o sector pblico representada pela possibilidade de delegar a uma estrutura tcnica e especializada, os aspectos operacionais necessrios a concretizao das suas prprias escolhas polticas. Tambm o sector pblico encontra na ADEL o espao onde o sector privado da voz a sua prpria procura de desenvolvimento, sem intermediaes complicadas,

dialogando directamente com os seus rgos de gesto, apresentando idias, projectos e propostas. Este aspecto tem uma importncia relevante nas polticas de pases que procuram ter um dialogo entre pblico e privado, particularmente naqueles mbitos, (como o desenvolvimento econmico local) em que aos polticos cabe ditar as linhas normativas e estratgicas e no a execuo de actividades, que so se competncia da esfera privada, sejam elas micro, pequenas ou mdias e grandes empresas ou comunidades organizadas ou ainda produtores individuais.

O carcter autnomo e democrtico das Agncias tornam ademais possvel uma concertao independente das divergncias polticas ou sociais, mesmo que nela participem as instituies e as associaes locais. A estrutura da Agncia tem a sua prpria dimenso jurdica e organizativa, respondendo as suas prprias decises que se expressam atravs da Assemblia no seu todo. E neste nvel colectivo que se recompem os interesses particulares. Em situaes de pases ou economias de ps-conflicto, onde a polarizao social ainda evidente, as ADELs podem contribuir para a reconstruo do tecido social local e facilitar a utilizao eficiente e integrada dos recursos disponveis.

Outro aspecto importante relativo ao papel das Agncias no territrio perante os governos locais, refere-se ao papel de recomposio e racionalizao da presena das instituies pblicas no territrio. O processo de descentralizao seguido pelas polticas do pas foi conduzido de forma a que os Ministrios descentralizassem os seus servios em diferentes nveis territoriais (Provncias, Distritos) com dificuldades de se considerar o principio da reciprocidade: a

42

debilidade destas estruturas descentralizadas (particularmente evidente a nvel distrital) acrescenta o problema da colaborao entre si.

E, contudo, evidente que o desenvolvimento econmico dificilmente pode prescindir de toda uma srie de factores que permitam manter no territrio um maior valor acrescentado, como a melhoria da comercializao, da produo e da agroindstria local, ou das infra-estruturas de comunicao. Neste contexto, as Agncias permitem facilitar uma gesto unitria e integrada das iniciativas, aumentando o impacto das instituies e das polticas pblicas a nvel local. Reforando o nvel decisrio a nvel local, as ADELs representam no territrio um referente poltico, enquanto mbito de construo de consensos sociais e institucionais, e um referente tcnico, garantindo a realizao de intervenes programadas a diferentes nveis.

Desde as perspectivas das Agncias, aliana com os governos locais as suas possibilidades de serem consideradas referentes idneos na gesto de programas e recursos de instituies ou organizaes financeiras e de cooperao internacional so reforadas. Se um governo provincial sugere que seja a ADEL a implementar um determinado programa de cooperao, este um elemento de vantagem para o governo local, porque delega a responsabilidade a uma instncia (a Agncia) dotada de capacidades tcnicas e de integrao inter-sectorial, constituindo uma vantagem para a Agncia que acrescenta a sua sustentabilidade social, econmica e institucional.

E evidente que a credibilidade da ADEL em relao aos governos locais depende da excelente prestao dos seus servios, bem como da prioridade dada para a construo com os governos do dialogo necessrio: as ADELs tm a responsabilidade de criar um contexto de confiana perante os governos dos territrios onde operam. E tarefa dos Presidentes das ADELs criar o dilogo com os Governadores provinciais, sendo que compete aos directores executivos e as

43

equipas tcnicas garantir que o dialogo poltico possa ser traduzido em produtos de impacto.

3.2.8. A mobilizao de recursos e as parcerias

A mobilizao de recursos em apoio ao desenvolvimento econmico local a tarefa chave do trabalho de uma ADEL no territrio: as consideraes relativas a sua excelncia na prestao de servios, a credibilidade perante os governos locais, a auto-monitoria rigorosa, os resultados concretos da actuao, esto ligados consolidao de uma instncia capaz de convencer parceiros nacionais e internacionais de que vale a pena investir no territrio daquela provncia. Tal investimento dever-se-ia relacionar ao territrio mediante uma parceria que interessasse a ADEL.

Frequentemente, a falta de capacidade de programao e gesto a nvel descentralizado, indicada pelas instncias nacionais, como um impedimento para orientar nessa direco investimentos e recursos. Se for bvio acreditar nesta posio, tambm certa a necessidade de quebrar o crculo vicioso que ela mesma representa: mais longe das limitaes, tambm certo que recursos e potencialidades existem em todos os territrios, mas o problema reside principalmente na sua identificao e organizao. Por essa razo, a constituio de uma ADEL nos territrios mais desfavorecidos representa uma forma de reorganizar e racionalizar os seus recursos criando no territrio uma presena institucional de referncia que abre um caminho para se ultrapassar as limitaes mencionadas, conferindo Provncia a capacidade de apresentar-se como um terreno frtil para o investimento.

A mobilizao de recursos externos uma estratgia importante, mas no exclusiva e suficiente para dar sustentabilidade ao desenvolvimento econmico local: o resultado deve ser atingido comeando-se por organizar os recursos endgenos do prprio territrio que devem ser oportunamente identificados,

44

organizados e potenciados, sendo esta uma das tarefas das ADELs. O desenvolvimento econmico do territrio passa portanto por mobilizar tais recursos locais, criar sistemas de financiamento para as iniciativas do DEL, orientar os fundos de investimento pblico e canalizar fundos nacionais e internacionais para o pr-investimento e o investimento no sector.

As actividades que uma ADEL deve promover para conseguir canalizar tais recursos at ao seu territrio de interveno, assim como para organizar aqueles internos referem-se ao investimento que a Agncia pode fazer de si prpria e no marketing do territrio. E importante que as ADELs possam dotar-se de tais instrumentos de marketing e para elabora-los contam com a participao dos scios e com a assistncia do pessoal da sua equipa tcnica. Os instrumentos tm que ser flexveis e actualizveis, mostrando uma imagem positiva apesar das problemticas que afectam o territrio.

As parcerias devem ter um caracter estratgico para as ADELs: assim como se evidenciou o valor estratgico dos scios, (cap. 3.2.4) o mesmo critrio deve gerir o estabelecimento de parcerias com entidades nacionais ou de cooperao externa.

Em Moambique, no mbito das iniciativas nacionais, so estratgicas, s para mencionar alguns exemplos, as parcerias com os Corredores de

Desenvolvimento, com instncias como o Gabinete para o Vale do Rio Zambze, com a iniciativa IDEL (Iniciativa de Desenvolvimento Espacial dos Libombos). Essas iniciativas tm como mbito de aco a resoluo de

problemas relacionadas com grandes projectos ou grandes investimentos produtivos. Em parceria com tais iniciativas, as ADELs podem encontrar um espao de articulao a favor de investimentos para as micro, pequenas e mdias empresas, numa estratgia conjunta de promoo de desenvolvimento econmico local.

45

Os mapas a seguir demostram as potencialidades que as Iniciativas acima mencionadas representam no mbito de fluxos comerciais, de prestao de servios, possibilidades de investimentos, desenvolvimento de sectores tais como o turismo, a agro-indstria, o transporte e as comunicaes, etc.

Articulao territorial das ADELs com Iniciativas Nacionais Provncias de Manica e Sofala

Rio Zambeze

Desenvolvimento do Vale do Zambeze

ZIMBABWE

Chimoio

Corredor de Desenvolvimento da Beira

P o rto d a B e ira

LEGENDA
ADEL PORTO INTERNACIONAL ESTRADA NACIONAL

Fonte: Elaborado por Walter Urbina 46

LINHA FRREA

Articulao Territorial das ADELs com Iniciativas Nacionais Provncia de Maputo

Corredor de Desenvolvimento de Maputo

FRICA DO SUL Porto do Maputo IDEL

SWAZILNDIA
LEGENDA
ADEL PORTO INTERNACIONAL

Fonte: Elaborado por Walter Urbina

ESTRADA NACIONAL

LINHA FRREA

No caso das ADELs moambicanas, tm-se realizado parcerias com programas e instituies que depositam confiana nas Agncias para implementar determinados projectos ou programas. Este pode ser um bom ponto de partida, mas o passo estratgico tem de basear-se num aspecto pontual, isto , chegarse realizao de acordos com as entidades ligadas aos parceiros, de modo a garantir o futuro de ulteriores vnculos. Este passo estratgico um dos

47

fundamentais ligados fase de consolidao das ADELs em Moambique, quer seja com parceiros nacionais ou internacionais. A Rede Nacional das ADELs moambicanas pode jogar um papel importante na facilitao do

estabelecimento de tais acordos (cap. 3.3.9)

Do lado das parcerias de iniciativas nacionais ou cooperaes bilaterais e internacionais, existem outras estratgicas, que so as inter-agnciais e a cooperao descentralizada

No primeiro caso, considerando e como j foi mencionado, que as ADELs so um instrumento activo em muitos pases, e enfatizando aqueles que hoje so considerados desenvolvidos ou do primeiro mundo, o aspecto estratgico de tais parcerias consiste na possibilidade de estabelecer conexes comerciais e de suporte tcnico que abrem uma perspectiva internacional as actividades das Agncias e facilitam relacionamentos positivos para os seus beneficirios. Existem Redes internacionais das ADELs as quais as Agncias moambicanas podem associar-se (ver anexo 1) assim como, existem instituies

patrocinadoras das ADELs como o caso da International Liaison Services for Local Economic Development Agencies ILSLEDA, um programa

UNDP/UNOPS de assistncia as ADELs em todo o mundo, que facilita as trocas de experincias entre Agncias scias.

A cooperao descentralizada uma modalidade de cooperao que permite criar condies de parcerias entre territrios homlogos, como os existentes em Moambique e que so acordos estipulados entre, por exemplo, a Provncia de Sofala e a Provncia Autnoma de Trento (Itlia) e outros. Os acordos interessam sectores de cooperao com interesse dos territrios envolvidos, mediante adjudicao de recursos que as autonomias locais atribuem no mbito das suas carteiras oramentais (como o caso das autonomias italianas). Os acordos so territoriais e sendo assim as ADELs podem ser envolvidas como interlocutores operativos e serem por sua vez, beneficiarias do acordo

48

relativamente a aces de reforo institucional beneficiando de programas de treino, consolidao das estruturas operativas etc. (caso da ADEL Sofala Agncias SOPRIP da Provncia de Parma Itlia).

3.3. Fases de implementao de uma ADEL

Tal processo em Moambique configura-se em quatro fases: a promoo; a constituio e legalizao; a consolidao; o desenvolvimento.

Fase de promoo

Durante o ano de 1999, por iniciativa do Programa de Desenvolvimento Humano a Nvel Local PDHL Moambique, iniciou-se o trabalho de promoo das ADELs, tendo e considerando outros pases onde se implementaram programas de desenvolvimento humano em situaes de ps-conflicto e recuperao do tecido social e econmico de uma certa regio. Tais experincias produziram resultados de impacto na reactivao das economias locais e nos processos de descentralizao promovidos pelos governos.

A promoo das Agncias de Desenvolvimento Econmico Local pode ser realizada no s mediante um programa de cooperao internacional mas tambm por iniciativa dos actores do territrio ou de um governo.

Esta fase consistiu basicamente num processo de identificao e consulta dos parceiros da ADEL activos no terreno e que esto envolvidos no processo de desenvolvimento econmico local. Trata-se portanto de instituies pblicas e privadas, bem como de grupos de interesse de beneficirios que, com o devido suporte, podem organizar-se e futuramente constiturem membros de uma

49

ADEL. Alis uma das actividades iniciais destes Grupos de Consulta propriamente a identificao de um mapa de sujeitos que interessem a uma ADEL, a sua localizao e descrio do que podem oferecer para o funcionamento da Agncia.

A possibilidade de que os Grupos de Consulta ou promotores tm de conhecer directamente o que uma ADEL leva a concretizar a imagem das Agncias, que muitas vezes, por serem uma experincia ainda muito nova no pas, no so entendidas profundamente no que se refere a sua natureza e propsitos.

As primeiras Agncias moambicanas representam hoje o laboratrio para os territrios que ainda no possuem uma ADEL. No caso da constituio das Agncias de Sofala, Manica e Maputo e porque os actuais membros no tinham a possibilidade de encontrar no pas um exemplo prtico, foram realizadas viagens de estudo Amrica Central com o objectivo de observar e comparar pases com condies diversas de Moambique, mas similares em termos de problemticas ps-conflicto e pobreza e ainda o servio prestado na reconstruo do contexto econmico local, quer seja em condies rurais ou peri-urbanas.

Do mesmo modo, importante tambm saber que existem ADELs nos pases Europeus assim como em outros pases industrializados e que actualmente so caracterizados por uma relativa acumulao da riqueza mas que no inicio da experincia possuam ndices de pobreza elevado, migraes, disperso populacional, isto tinham todos aqueles indicadores que manifestam a vulnerabilidade territorial na promoo do desenvolvimento local, mas que constituem os factores que justificam a presena de circuitos de concertao e planificao local como so as ADELs.

O resultado destas primeiras actividades de promoo um esboo documentado sobre o que o territrio em referncia e os seus actores entendem

50

do que uma ADEL, adaptando o conceito filosfico e conceptual que est expresso em muita documentao escrita, tendo em conta o contexto real, social, econmico e cultural local. Isto porque como j foi mencionado, as ADELs no so estruturas rgidas mas flexveis mediante todas as

possibilidades e caractersticas do seu futuro territrio de interveno. O documento inclui as propostas de enquadramento legal que a ADEL pode ter, bem como idias a serem tomadas em conta nos estatutos das futuras

Agncias e uma hiptese de estratgia a seguir para o seu funcionamento no territrio.

No caso das primeiras ADELs promovidas em Moambique, vrios destes passos foram realizados conjuntamente, quer seja para reduzir custos (particularmente no que se refere legalizao) ou para optimizar os espaos de debate.

Para as futuras ADELs a constiturem-se em Moambique, a Rede Nacional de ADELs j constituda pode ser um referente assessor, sendo este um dos seus aspectos fundamentais que justificam a sua existncia

Tal esboo partilhado e discutido entre os sujeitos interessados e outros que possam identificar-se atravs do mapa de recursos territoriais produzido nesta fase: o processo pode ter um tempo prolongado, j que no de interesse forar-lhe. desde momento que se afirma que a primeira condio de sustentabilidade social de uma ADEL, manifesta-se atravs do sentido de pertena que tm os seus potenciais membros fundadores, a qual no imediata mas sim fruto de um debate profundo sobre a oportunidade e as caractersticas do mecanismo.

Um dos contedos chave deste primeiro documento a identificao do eixo estratgico para o DEL e que a ADEL pode promover no territrio de interveno: esta definio orienta (ainda nesta fase de uma forma geral, logo na

51

fase de consolidao de uma forma mais profunda e sustentada) o rumo da interveno da Agncia. Para citar alguns exemplos, a Agncia de Manica identificou como seu eixo estratgico de desenvolvimento o sector agrcola e da transformao agro-industrial, enquanto que a ADEL de Maputo identificou o desenvolvimento agro-pecurio e turstico como as suas reas estratgicas nas quais deve concentrar o conjunto de aces e servios para a sua interveno. A identificao de tais eixos estratgicos deriva de uma rpida anlise das potencialidades da Provncia pelo DEL, e uma anlise que vem a ser aprofundada mediante os primeiros diagnsticos territoriais que as ADEL tm que realizar, at (uma vez adquirida uma experincia tcnica adequada) poderem chegar a formular um Plano Mestre para o desenvolvimento econmico local da Provncia a ser referida. O eixo estratgico orienta tambm a definio da equipa que a ADEL necessita para poder funcionar, qualificando a contratao do pessoal tendo em conta a optimizao de recursos.

Fase de constituio e legalizao

Tendo-se identificado os membros fundadores das ADEL e o rumo da interveno de uma ADEL no territrio, factvel iniciar o processo legal de constituio.

A este propsito importante tomar em considerao dois aspectos chave: o primeiro relativo ao enquadramento das instncias dos governos locais nas estruturas legais que governam as ADELs. No caso da experincia em Moambique, instncias de governo subordinadas aos ministrios, ou mesmo governos provinciais e distritais no podem ser scios ou membros fundadores das ADELs. Por essa razo constituiu-se um Conselho Consultivo, instncia de apoio poltico s ADEL com funes de orientao e garantia de coerncia entre as estratgias das Agncias e as polticas nacionais/territoriais do sector.

52

Tal Conselho no representa portanto um rgo social das ADELs, mas de importncia fundamental para garantir um outro aspecto importante concernente a sustentabilidade das Agncias, que a sustentabilidade poltica. Ora, se as Agncias operam fora das linhas polticas e estratgias do governo, carecem necessariamente do seu apoio, perdendo espao institucional para

desempenhar uma das tarefas que lhe caracterizam e que aquela que lhe permite ser um referente para os governos locais na definio das estratgias a seguir na promoo do DEL (ver cap. 3.2.5). O oposto o caso dos Conselhos Municipais, que pela sua prpria estrutura jurdica podem ser membros legais das ADELs.

O segundo aspecto chave a considerar-se na fase de constituio a legalizao e o envolvimento activo dos governadores provinciais: estas autoridades devem poder entender as Agncias como um instrumento de importncia para os governos provinciais na definio das estratgias do territrio no que se refere ao desenvolvimento econmico local. Constituem portanto um dos sujeitos fundamentais desde a fase de promoo das Agncias e, nas fases a seguir. So deste modo as garantias da sustentabilidade institucional das ADELs. Os governadores tm tambm um papel a desempenhar no processo de legalizao, facilitando-lhe os passos jurdicos.

Como j mencionado, a existncia de trs ADELs em Moambique facilita o processo de constituio de novas, quer seja mediante o assessoramento que a Rede Nacional pode fornecer, quer mediante a experincia adquirida.

No caso das primeiras Agncias, uma assistncia legal especializada facilitou a redaco dos Estatutos (que incluem o conjunto de regras fundamentais que asseguram o funcionamento das Agncias) e os passos necessrios at chegarse constituio e a legalizao da instncia, que como mencionado anteriormente tm estatuto de Associao com um mnimo de 10 membros fundadores.

53

Uma vez legalizada a ADEL, possvel realizar a primeira assemblia geral para constiturem-se os rgos sociais.

Fase de consolidao

Esta fase caracteriza-se pela realizao de um trabalho de definio dos instrumentos bsicos para o funcionamento da Agncia, nomeadamente:

um Plano de Trabalho coerente com as prioridades estratgicas de interveno definidas. O Plano inclui a definio das actividades de formao dos scios e os primeiros projectos que tm como propsito fundamental dar credibilidade a ADEL no seu territrio de interveno (ver projectos vitrina cap. 3.1.1), assim como as primeiras aces estratgicas de parceria que devem contemplar a preocupao relativa a sustentabilidade econmica das Agncias.

um oramento indicativo para os custos fixos, de funcionamento e de operao;

elaborao de manuais de funcionamento interno definio de critrios para a seleco do director executivo e sua contratao;

contratao do pessoal e constituio da equipa tcnica; equipamento da sede.

Fase de desenvolvimento

A fase de desenvolvimento est ligada, por um lado, a uma srie de iniciativas que a ADEL toma e implementa a favor dos seus scios e do seu corpo tcnico para melhorar a prestao de servios. Neste caso, as ADELs de Moambique beneficiaram-se de vrios cursos de formao em matria de formulao estratgica de projectos, sistemas de apoio financeiro, e do curso DEL-NET,

54

oferecido pela Organizao Internacional do Trabalho e dirigido particularmente aos directores executivos das Agncias.

Por outro lado, a fase de desenvolvimento relaciona-se com a plena execuo das actividades da ADELs no territrio, e a avaliao dos resultados atingidos.

Os resultados concretos da dinamizao econmica do territrio so mensurveis em nmero de micro ou pequena empresas criadas, associaes promovidas, estudos realizados e transformados em projectos, projectos em implementao e tambm quanto tais actividades forem sustentveis e consolidadas, para poder abrir novas vertentes relativas ao DEL do territrio.

A avaliao do impacto da ADEL no territrio relaciona-se com a sua capacidade de auto-monitorizao das actividades implementadas ou promovidas: este processo passa por uma anlise cuidadosa dos custos-benefcios da ADEL, isto , o que se relaciona com a sua auto-sustentabilidade. E importante evidenciar que uma Agncia pode atingir bons resultados, mas se o custo exageradamente elevado isto significa que a estrutura de conduo no eficiente. Portanto a avaliao no pode ser positiva, isto pode ser considerado um indicador de que a auto-sustentabilidade no considerada como factor prioritrio para a subsistncia da prpria Agncia. Sendo assim, fundamental proceder a uma rectificao ou substituio do pessoal tcnico ineficiente.

Na fase de desenvolvimento, abrem-se novas perspectivas para estabelecer parcerias estratgicas com os governos locais e parceiros internacionais: nesta fase, as ADELs tm a possibilidade de propr o prprio marketing baseando-se em resultados concretos, os quais so implicitamente os maiores atractivos para criar-se credibilidade e serem considerados como um elemento de referncia e excelncia num territrio. As relaes que as Agncias podem estabelecer com entidades de cooperao externa contam tambm com a promoo que os mesmos governos provinciais podem fazer diante de doadores que a eles se

55

dirigem com propostas de actividades e iniciativas: serem consideradas pelos governos provinciais como um ponto de referncia para a implementao de tais actividades est ligado a credibilidade que as ADEL tm perante os governos dos territrios de interveno. A autonomia de gesto dos recursos externos centra-se na procura dos parceiros e deriva da sustentabilidade social e institucional da ADEL na Provncia.

3.4. O financiamento do DEL promovido pelas ADELs

3.4.1. As polticas do financiamento

As ADELs tm uma proposta de polticas de financiamento e de crdito que definem o quadro bsico no qual as Agncias actuam no mbito dos servios financeiros, em apoio s iniciativas produtivas e empresariais nas suas reas de interveno. Entende-se que estas polticas so dinmicas e de aplicao progressiva, em funo do desenvolvimento institucional das mesmas ADELs, a acumulao de experincias na questo e as mudanas no quadro legal institucional de Moambique. As polticas so as seguintes:

a) Integralidade

Considerando que as iniciativas do desenvolvimento econmico produtivo requerem a dotao de diferentes servios empresariais, as ADELs

desenvolvem as suas aces de Servios Financeiros (SF), entendendo-se com nveis diferentes de inter-relao e sequncia com os Servios no Financeiros (SNF) do ciclo produtivo, que so a organizao produtiva, capacitao, assistncia tcnica, gesto empresarial, apoio comercializao, etc.

Em cada projecto ou iniciativa produtiva as ADELs estabelecem os diferentes graus de prestao de servios requeridos sob um enfoque integral.

56

Transversalmente, as ADELs consideram as aces de gnero, planificao territorial estratgica e conservao do meio ambiente.

b) Alcance da interveno em financiamento

Os servios financeiros promovidos pelas ADELs desenvolvem-se em segundo nvel, isto as Agncias no so executoras directas de aces financeiras e de crdito para com os beneficirios, mas estas so levadas a cabo atravs de instituies especializadas existentes. As modalidades de financiamento e de crdito identificadas pelas Agncias de Moambique so as seguintes:

Crditos convencionais atravs de instituies intermedirias de primeiro nvel;

Participao permanente ou transitria em empresas financeiras e de servios;

Recursos complementares de fortalecimento institucional e financeiro de intermedirias no - convencionais que operam com capital de raiz prprio;

Fundos de garantia; Fundos de pr - investimento produtivo.

c) Caracterizao dos grupos alvos

Em funo da sua planificao estratgica e operativa, assim como a disponibilidade de recursos, as ADELs efectuam uma seleco permanente dos sectores de ateno prioritria no mbito urbano-rural e/ou sectorial (agricultura, agroindstria, comrcio, servios, etc.) assim como o tratamento requerido a serem negociados para as diferentes categorias de usurios: micro-empresrios, camponeses, pequenos e mdios empresrios, macro-investidores, etc.

57

d) Fortalecimento institucional

So planificadas actividades que incrementem as capacidades de gesto financeira da prpria Agncia, tais como capacitaes especializadas para quadros tcnicos e de gesto; montagem de sistemas de registos e informao de crditos; introduo de novas tecnologias de gesto financeira;

melhoramento das capacidades de negociao, etc.

De igual forma, nos casos em que se justifique, as ADELs desenvolvem actividades pontuais de fortalecimento institucional de instituies intermedirias, com o intuito de incrementar a eficincia da ateno aos grupos alvos. Isto principalmente nas zonas em que no existe actualmente uma capacidade institucional para a gesto do crdito.

e) Harmonizao das intervenes

As Agncias desenvolvem um trabalho permanente de coordenao das diferentes iniciativas de financiamento e crdito presentes no territrio com entidades de Cooperao Internacional, projectos, instituies especializadas e entidades governamentais. Este ltimo com o intuito de proporcionar um ordenamento das condies em termos de ateno nas diferentes iniciativas e harmonizar alguns critrios bsicos de ateno comum.

f) Consistncia das aces inter-ADEL

Estabelece-se como norma o intercmbio permanente de informao via Rede Nacional de Agncias de Desenvolvimento Local, a fim de discriminar as actividades que sero sujeitas a financiamento/crdito nos diferentes projectos e dos servios complementares que iro ter cobertura total e ou parcial de custos. Como princpio geral as ADELs prestam igual ateno por sectores e ou actividades desenvolvidas.

58

g) Actividades de subsistncia As actividades de subsistncia que no geram lucros so descriminadas da mesma forma das de crditos propriamente ditas. Para estas, e nos casos em que se justifique, so definidos mecanismos de especial ateno com uma abordagem diferente do manejo convencional dos programas de crdito, mas com uma perspectiva de transformao progressiva para actividades rentveis.

h) Aspectos regulatrios e de polticas nacionais

Com o objectivo de articular melhor a sua participao nos servios financeiros, as ADELs procuram manter-se actualizadas em questes que dizem respeito aos aspectos legais de regulao nacional sobre crditos de desenvolvimento, dos mercados financeiros, de condies institucionais de iniciativas empresariais produtivas, de abertura de linhas de financiamento, aspectos macroeconmicos, etc.

i) Taxas de juro e contribuio da cobertura de custos das ADELs Considerando que na maioria dos casos ir haver recursos invertidos em cada projecto de qualidade de Servios no Financeiros,(formao de capital humano, apoio organizao, etc) no retornveis ou parcialmente retornveis, as ADEL promovem como princpio geral cobrana das taxas de juro do mercado, isto em consonncia com as polticas de crdito das intermedirias.

Caso as ADEL invistam recursos prprios dever-se- reconhecer uma comisso fixa para a Agncia, a ser negociada com as intermedirias. Com tal ingresso a Agncia cobrir pelo menos os seus custos bsicos de administrao e gesto dos Programas.

59

l) Co-financiamento e manejo de riscos

Na medida do possvel a ADEL negocia oramentos da Intermediria na definio de qualquer Linha de Financiamento (Esquemas 80%/20%; 70%/30% por exemplo) a fim de incrementar a disponibilidade dos recursos para os usurios e maximizar a cobertura de beneficirios nos diferentes Programas.

Assim, fica estabelecida a co-responsabilidade de riscos em caso de perdas, ou as medidas alternativas de correco (refinanciamentos, ampliao de prazos, execuo legal, etc.) procurando que os riscos sejam sempre equitativamente compartilhados.

m) Maneio de recursos ociosos

Todos os recursos postos disposio das ADELs destinados a servios financeiros ou no financeiros so administrados sob o critrio de maximizar o seu rendimento, o qual pode fazer-se atravs do maneio de depsitos num prazo fixo ou outros investimentos de baixo risco.

3.4.2. Mecanismos de crdito

No quadro da filosofia das ADEL em Moambique, um aspecto fundamental consiste na criao ou o fortalecimento de um tecido institucional para o desenvolvimento econmico a nvel local atendendo a que a agricultura familiar, as micro, pequenas e mdias empresas no tm acesso aos recursos financeiros nem aos servios necessrios para o seu desenvolvimento.

As ADELs operam como uma estrutura de segundo nvel fortalecendo e promovendo instituies financeiras a nvel local como estruturas de primeiro nvel, ou executoras directas do crdito. Estas aplicam tambm critrios de seleco de instituies intermedirias, tais como a congruncia com a poltica

60

de sustentabilidade das ADELs; a experincia em projectos similares aos projectos implementados pelas agncias; suporte parcial de recursos prprios; cobertura territorial e infra-estrutura disponvel; categorias de clientes atendidos; resultado do seu desempenho em relao aos crditos;

procedimentos/requisitos de financiamento e abertura sua negociao.

O tipo de actividades financeiras e no financeiras promovidas pelas ADELs, assim como o tipo de intermedirios financeiros (instituies de primeiro nvel) a utilizar, depende principalmente do tipo de cliente a atender (camponeses, mulheres, micro, pequenas e mdias empresas).

As ADEL em parceria com o GAPI (Sociedade de Apoio a Pequenos Projectos de Investimento, s.r.l.), criaram o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento do Empresariado Local (FADEL), como Mecanismo de Crdito para promoo da economia local atravs da prestao de servios financeiros e no financeiros.

Sendo assim o GAPI representa para as ADEL um parceiro estratgico porque, por um lado, trabalha juntamente com as Agncias para o fortalecimento institucional das instituies operadoras do micro-crdito a nvel local, que atravs do FADEL so identificadas para a execuo do programas e projectos de micro crdito e por outro o GAPI uma instituio de primeiro nvel executora directa do pequeno e mdio crdito O FADEL constitudo atravs de um acordo de implementao entre as ADELs e o GAPI. O Fundo de propriedade das ADELs e, para garantir uma eficincia operativa, gerido atravs do GAPI, que o responsvel pela gesto financeira dos crditos concedidos para o financiamento dos projectos identificados como viveis.

61

ESTRUTURA DO FADEL

Comit de Administrao do Programa ADELs / GAPI

Comit de Aprovao de Crdito de Maputo

Comit de Aprovao de Crdito de Sofala

Comit de Aprovao de Crdito de Manica

Outros Comits de Aprovao de Crdito nas outras Provncias

Executivos Locais de Micro, Pequeno e Mdio Crdito

Executivos Locais de Micro, Pequeno e Mdio Crdito

Executivos Locais de Micro, Pequeno e Mdio Crdito

Executivos Locais de Micro, Pequeno e Mdio Crdito

Fonte: Elaborado por Walter Urbina

O Fundo opera mediante Comits de Crdito constitudos nas Provncias em que as ADELs operam. Estes Comits avaliam as propostas de projectos que derivam das janelas ADELs nos Distritos e a sua aprovao recomendada com base em estudos de viabilidade dos projectos realizados pelas mesmas ADELs. Tambm sua funo a coordenao das actividades de financiamento e de assistncia tcnica bem como a deliberao sobre a execuo da recuperao dos emprstimos efectuados. Os Comits provinciais so constitudos pelos representantes das ADELs e do GAPI.

Constituiu-se tambm um Comit de Administrao do Fundo, integrado pelo Presidente da Rede Nacional de ADELs, o Director Executivo da Rede e o Director Executivo do GAPI. O Comit de Administrao do Fundo tem funes de apoio implementao do Fundo, assistncia e monitoria. Este Comit deve garantir a coerncia geral da utilizao do Fundo, assegurando que as actividades promovidas sejam concordantes com os princpios estatutrios das ADELs.

62

As ADELs tm acesso ao fundo de uma forma eqitativa. No obstante este tem o valor acrescentado na medida em que pode ser gerido negociavelmente e de uma forma global por cada uma das Agncias, dando assim um maior poder de negociao atravs de uma estratgia de acrscimo do valor do Fundo.

O Fundo tinha um capital inicial de 300,000 USD, que mediante negociao com o GAPI foi acrescentado no valor de 100.000 USD por esta instituio. Esta lgica pode-se aplicar a outros parceiros intervenientes no Fundo, negociando com uma quantidade que actualmente de 400,000 USD.

E possvel que os parceiros tenham prioridades na indicao da execuo dos financiamentos: por exemplo, podem privilegiar projectos para mulheres ou do meio ambiente, etc. No caso em que tais priorizaes no interfiram com os princpios gerais de gesto do Fundo e com os Estatutos das ADELs, possvel orientar tais contribuies de acordo com a preferncia do parceiro, criando linhas especificas de utilizao e implementao dos crditos.

Executores de micro crdito Provncia de Sofala Micro crdito Urbano: A executora do micro crdito urbano a SOCREMO, que tambm membro da ADEL, tendo ainda uma larga experincia na gesto de micro crdito. Actualmente trabalha-se na Beira, Dondo e Mafambisse . Micro crdito rural : Nesta fase o micro crdito rural executado nos distritos de Caia e Maringue. Os seus implementadores so a Unio de Camponeses de Caia (UDAC) e a Associao Amigos de Maringue (LIMANE). Estas instituies sero capacitadas e acompanhadas de modo a que as suas capacidades de gesto creditcia sejam fortalecidas. Pequeno e mdio credito: gerido directamente pelo GAPI de acordo com a filosofia concordada em conjunto com as ADELs.

63

Provncia de Manica

Micro credito urbano : Nesta fase de implementao do FADEL a executora financeira do micro crdito Urbano a Socremo, sendo as reas seleccionadas para o inicio desta parceria os distritos que se encontram ao longo do corredor da Beira. Micro crdito rural :Para esta fase as executoras do FADEL so a Unio de Camponeses de Manica (UCAMA) e as associaes de poupana e crdito. Estas ltimas so actualmente constitudas por 10 grupos de mulheres que se * encontram na fase de acumulao de poupana e capacitao, para mais tarde se dedicarem a gesto de micro crdito. Estas duas associaes continuaro com a sua capacitao na gesto do micro crdito. Pequeno e mdio crdito: gerido directamente pelo GAPI de acordo com a filosofia concordada em conjunto com as ADELs. Provncia de Maputo Micro credito urbano: Nesta fase de implementao do FADEL a executora financeira do micro credito urbano Tchuma. Micro credito rural: Para esta fase a executora do FADEL o CCDR (Cooperativa de Credito para o Desenvolvimento Rural), quem depende da Associaco Moambicana para o Desenvolvimento da Mulher Rural. Pequeno e mdio crdito: gerido directamente pelo GAPI de acordo com a filosofia concordada em conjunto com as ADELs.

3.5. As Redes territoriais de apoio ao DEL e a Rede Nacional das ADELs moambicanas

Um mecanismo que facilita a implementao de uma estratgia de desenvolvimento econmico local representado pelas redes territoriais de estruturas organizadas, que operam como sujeitos do DEL.

As associaes de produtores que se constituem numa comunidade so exemplos de redes territoriais, assim como as estruturas superiores

64

(federaes). As ADELs so assim, exemplos de redes locais de instituies pblicas e privadas vocacionadas ao DEL.

A vantagem das Redes evidente, sendo que a optimizao dos recursos disponveis talvez seja a mais evidente, assim como outras como a possibilidade de criar coligaes, a representatividade, a aquisio de meios de produo a condies mais favorveis, os investimentos realizveis, etc.

Um passo importante que as ADELs moambicanas deram para projectarem-se a novos espaos foi constituio da Rede Nacional de ADELs Moambicanas, formalizada a 20 de Fevereiro de 2003.

Esta tendncia de relacionamento em rede no apenas uma caracterstica ou uma exigncia das ADELs dos pases em vias de desenvolvimento, mesmo na Europa e com a mesma finalidade, 150 Agncias de Desenvolvimento Econmico Local associaram-se constituindo a Rede EURADA, com sede em Bruxelas. Nos Estados Unidos e Canad existem duas redes de ADELs. As redes de Agncias dos pases industrializados estabelecem conexes com as homlogas dos pases no-industrializados, colaboram na criao de novas Agncias, fornecendo materiais informativos e formativos, promovendo a tutela das Agncias, facilitando conexes comerciais e de programas. Portanto estes exemplos testemunham uma forte tendncia das Agncias para coligar-se e no s nasce das funes que as ADELs desempenham nos respectivos territrios mas tambm de uma identidade de interesses e desafios.

A Rede no representa uma estrutura superior s Agncias, nem se caracteriza por ser um corpo autnomo em relao a ela: a Rede sim um servio construdo pelas ADELs com o objectivo de melhorar as aces de coordenao, ultrapassar limites geogrficos e logsticos no acesso a informaes e recursos (muitas vezes concentrados na capital do pas por ser

65

onde se situam as instncias de deciso) e para represent-las em espaos de discusso ou negociao.

A Rede deve ser sustentada pelas prprias ADELs. Portanto, esta no deve representar um custo insustentvel do ponto de vista de custos fixos e de gesto e sendo assim ela pode instalar-se na sede mais oportuna duma das ADELs associadas, contando com um ponto focal que agiliza a execuo do plano de aco. Este plano deve ser concertado entre as vrias Agncias associadas na Rede, de forma que se responda eficazmente a sua exigncia. A presidncia da Rede rotativa, entre os vrios presidentes das ADELs.

O objectivo geral da Rede fornecer as Agncias associadas um servio de front office e representao perante o governo nacional, as cooperaes externas e aos interlocutores de outras redes internacionais e nacionais de outros pases.

A rede facilita o dialogo entre as ADELs e tais interlocutores mediante a preparao de documentos e materiais de divulgao das Agncias em Moambique, abrindo e actualizando um pgina web para facilitar a circulao das actividades e iniciativas das Agncias associadas, organizando e actualizando um banco de projectos das ADELs, facilitando as ADELs informaes e indicaes sobre oportunidades e recursos nacionais e internacionais que possam apoiar o sector do desenvolvimento econmico local, mantendo o relacionamento com interlocutores nacionais e estrangeiros numa estratgia de marketing das Agncias e ainda na procura de novos parceiros.

66

3.6 ADEL Maputo

Nome: Agncia de Desenvolvimento Econmico Local de Maputo ADEL Maputo Sede e endereo: Cidade da Matola, Av. Eng. Trigo de Morais 88 Email: adelmap@virconn.com Data de constituio: 20/06/2001 Janelas distritais ADEL: distritos de Matutuine Nmero de membros: 11

MEMBRO
FRUTISUL INSTITUTO AGRARIO DE BOANE

DESCRIO
Associao que rene cerca de 70 scios fruticultores.

Instituio nacional autnoma que se dedica formao tcnica superior de agrnomos

CONSELHO MUNICIPAL DA MATOLA

Matola a cabeceira da Provncia de Maputo. O Conselho Municipal representa uma populao de cerca de 600,000 habitantes. Matola ademais o local no qual se concentra o maior parque industrial da Provncia e do pas.

ASMA

(Associao para a Sade e o Ambiente): ONG nacional que promove projectos no sector da sade comunitria, educao e segurana alimentar.

INFRESON

(Industrias Florestais e Reabilitao Social e Econmica de Mabote): empresa florestal nacional que dedica-se a explorao comercial da madeira.

ABIODES

(Agricultura Biologia, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentvel). ONG nacional que dedica-se a promoo da

67

agricultura biolgica e uso racional dos recursos naturais. COOPERATIVA DE APICLTORES DE MAPUTO Cooperativa que rene 10 productores de mel.

COLGIO AMBIENTAL DE SALAMANGA

Iniciativa privada que se ocupa da gesto racional dos recursos naturais no mbito do desenvolvimento

comunitrio. UNIO GERAL DAS COOPERATIVAS Nasceu nos 80 como cooperativa de servios e apoio, formao e assistncia tcnica as cooperativas agrcolas. Rene 87 cooperativas, representando 6,000 scios. AMODEG CREDICOOP Principais projectos Projectos estratgicos Agrotransformao de fruta Comercializao agrcola Produo e comercializao do mel Associao de desmobilizados de guerra, promove

iniciativas para a reinsero social e laboral Cooperativa de poupana e credito, conta com

aproximadamente 2,500 scios na Provncia de Maputo.

Projectos marketing

Promoo de micro empresas tursticas (restaurantes), Artesanato, (servios) em apoio ao Distrito de Matutune

Projectos comunitrios

Produo e comercializao de ovos Produo e comercializao de po Produo e comercializao de peixe seco

68

3.7 ADEL Sofala

Nome: Agncia de Desenvolvimento Econmico Local de Sofala ADEL Sofala Data de constituio: 23/10/2000 Sede e endereo: Beira, Rua lvaro Cabral 133, Ponta Ga, Email: adel-sofala@teledata.mz Janelas distritais ADEL: distritos de Caia, Chemba e Maringue

Nmero de membros: 15
MEMBRO ASSOCIAO DE COMERCIANTES DA BEIRA DESCRIO Rene 500 scios para promover o comrcio na Provncia de Sofala. membro da Associao Nacional de Comerciantes. UPAC (Unio Provincial de Camponeses). Membro da Unio Nacional, rene cerca de 1,000 associados dos Distritos da Provncia de Sofala, defendendo os seus interesses e promovendo iniciativas para o desenvolvimento deste sector. ORAM (Organizao Rural de Ajuda Mutua): promove a associao dos camponeses, a legalizao das

associaes e a promoo dos direito terra, conforme as disposies da nova lei. CONSELHO MUNICIPAL DA BEIRA o segundo conselho municipal em ordem de

importncia no pas, representado cerca de 1 milho de pessoas quem residem na Beira e o seu interland.

A MAI APA BANDA

Organizao que rene 500 mulheres camponesas, fornecendo apoio na promoo da sade, educao e desenvolvimento econmico.

69

MULEIDE

(Mulheres, Lei e Desenvolvimento). ONG moambicana que rene cerca de 100 mulheres, promovendo o gnero e projectos de desenvolvimento econmico.

EUROMOZ ASSOCIAO AMIGOS DE MARINGUE

Empresa

privada

nacional

para

explorao

comercializao da madeira. Organizao comunitria do Distrito de Maringue, com 150 membros. Dedica-se a promoo do

[desenvolvimento do Distrito]. COMPANHIA NACIONAL DO ALGODO UNIVERSIDADE PEDAGGICA GAPI Eempresa privada que promove o cultivo, transformao e comercializao do algodo, fornecendo assistncia tcnica e financeira aos productores

(Escritrio para a Promoo Industrial e sociedade de Crdito). Entidade autnoma para a promoo e financiamento da pequena e mdia empresa.

ASSAPEMO

(Associao

de

Armadores

Pescadores

de

Moambique): rene 50 pescadores artesanais Instituio de apoio a micro e pequena empresa urbana, fornecendo servios de formao, assistncia tcnica e financeira. PROGRAMA DE APOIO AO SECTOR DE CRIAO DO GADO Entidade de assistncia tcnica e apoio a organizao de pequenos criadores de gado na Provncia de Sofala.

SOCREMO

Principais projectos: Projectos estratgicos: Projectos marketing: Produo e comercializao do mel Produo e transformao do tomate Produo de sal Produo de sumo de anans

Construo do mercado para venda de mobilirio na cidade da Beira

70

Centro de promoo de artesanato Centro de promoo de servios de apoio micro, pequena e mediana

Projectos comunitrios:
Produo de gros para segurana alimentar Produo e comercializao do alho Produo e comercializao de caprinos

3.8 ADEL Manica (ADEM)

Nome: Agncia de Desenvolvimento Econmico Local de Manica ADEM Data de constituio: 13/11/2000 Sede e endereo: Chimoio, Rua dos Operrios, edifcio INSS, Email: adel.chimoio@teledata.mz Janelas distritais ADEM: distritos de Guro, Tambara e Macossa.

Nmero membros: 17
MEMBRO CONSEHLO MUNICIPAL DE CHIMOIO DESCRIO Representa o municpio de Chimoio, com 152,000 habitantes

Representa o municpio de Catandica com 12,000 habitantes.

CONSELHO MUNICIPAL DE CATANDICA

Rrepresenta

municpio

de

Manica,

com

42,000

71

CONSELHO MUNICIPAL DE MANICA ESTAO EVA OMM

habitantes.

Empresa privada agrocomercial (Organizao da Mulher Moambicana): ONG que tutela os direitos das mulheres. Promove a organizao de Crculos de Interesse de mulheres, realizando actividades de alfabetizao, formao, promoo do emprego. Na Provncia de Manica representa cerca de 26,000 mulheres. (Associao de Agricultores de Manica): com 60 scios

ASAM UCAMA

(Unio de Camponeses de Manica): grmio provincial que representa Unio cerca de 1.500 camponeses, associado de Camponeses UNAC. Promove

Geral

associaes e cooperativas de camponeses, fornecendo assistncia tcnica para os projectos e a legalizao das associaes. FOCAMA (Frum de Coordenao das Associaes de Manica): Organizao que rene 42 associaes locais de diferentes sectores, fornecendo assistncia tcnica e legal. ADAMA FFPI METALRGICA DE CHIMOIO PAC Associao Distrital Dos Agricultores Do Distrito De Manica que integrada por 100 membros (Fundo de Fomento da Pequena Indstria): instituio financeira para o apoio a pequena indstria rural. Empresa privada do ramo metalomecnico

Associao de Chimoio, promove actividades de desporto nas escolas. (Programa Actividades Culturais): associao privada que promove a valorizao da cultura local. Realiza

SPORT CLUB

actividades comunitrias, divulgao de leis e direitos, campanhas de sensibilizao. ACTIVA LE MUSICA: Associao de 160 mulheres empresrias. Associao de promoo das mulheres chefes de famlia

72

nos Distritos. ICM SAGREV (Instituto de Cereais de Moambique): empresa para a comercializao dos cereais. (Sociedade Agrcola de Rvue): empresa privada para a transformao de plantas oleaginosas.

Principais projectos: Projectos estratgicos: Comercializao agrcola Produo e comercializao de ch Cooperativa de transportes comerciais Produo, transformao e comercializao de girassol e productos derivados Produo e comercializao de mel

Projectos marketing:

Centro de promoo de servios de apoio micro, pequena e mdia empresa Promoo da produo e comercializao do artesanato

Projectos comunitrios:

Formao de mulheres na gesto do microcrdito e poupana Produo e transformao do tomate Produo e comercializao da banana

73

CAPITULO IV

INSTRUMENTOS E CONSIDERAES ESTRATGICAS PARA O FUTURO DAS ADELs EM MOAMBIQUE

4.1. Instrumentos facilitadores: a Commissao Interministerial e a Unidade Tcnica de promoo do DEL

Existem dois instrumentos facilitadores, numa perspectiva que visa a projeco das ADELs a nvel nacional: a Comisso Inter-Ministerial e a Unidade Tcnica Nacional de promoo do DEL. Estes instrumentos so funcionais na implementao das seguintes consideraes estratgicas:

A coordenao inter-ministerial para garantir a participao integrada dos diferentes sectores da rea econmica

Tendo em vista a divulgao das ADELs e de uma estratgia nacional de desenvolvimento econmico local, foi promovida a Comisso Interministerial de Desenvolvimento Econmico Local, que procura providenciar para as ADELs um ponto de entrada efectiva nas polticas e sistemas vigentes no pas, mais especificamente as que representam as percepes e propsitos do sector pblico.

Para que a Comisso inter-ministerial seja de facto um frum produtivo e representativo deve revestir-se de muita importncia. Tal importncia legitimada pela participao dos referentes dos diferentes ministrios em todos os processos a que so chamados a contribuir. Sendo assim esta comisso assegura os interesses de um sector, a no excluso, considerao pelas diferenas, traduzindo-se numa organizao que se pretende que produza a harmonizao de princpios e interesses.

74

Esta ao integrar representantes de diversos ministrios e outros sectores economicamente estratgicos demonstra a vontade poltica dos rgos centrais pela institucionalizao das ADELs. Demonstra ainda a disponibilidade sectorial em assegurar uma coordenao, gesto e implementao da estratgia DEL.

A Comisso inter-ministerial procura nesta sua diversidade um amplo consenso orgnico, de polticas e de procedimentos que possam funcionar como uma mais valia para as ADEL que, por sua vez se apresentam como um sistema de recursos que na sua filosofia procura englobar estrategicamente as vises institucionais tendentes a impulsionar o desenvolvimento local a partir do nacional e ainda conciliar os interesses particulares das diversas comunidades nas estratgias nacionais atravs de incrementos ganhos a nvel local.

O Estado desenha programas e define tarefas econmicas, sociais e culturais que se traduzem em realizaes de interesse nacional; contudo a

implementao de tais programas e tarefas pode chamar a si instituies especificas para reas tambm especificas, legando ao estado o papel de monitoria, busca de recursos e prestao de servios que no so fornecidos por outros agentes de desenvolvimento.

Contudo o que acima se descreve procura ilustrar o quo importante a partilha de interesses que por sua vez aumenta a eficincia de respostas as comunidades e, ainda rentabiliza tempo e recursos. Sobre a articulao entre os vrios organismos e as ADEL o que se procura o estabelecimento de uma relao que tem como base:

- O papel do estado - O papel das ADELs -Fluxo de informao -Como fomentar capacidades a nvel local -Prestao de servios as comunidade

75

-Facilitaco do acesso a parcerias etc.

O aumento das oportunidades para um desempenho das Agncias de modo articulado e coerente traduzir-se- num processo de implementao de estratgias de reduo da pobreza apropriadas para as populaes e seus territrios. Assim a tendncia do enquadramento das Agncias numa estratgia territorial implica levar a cabo uma planificao que considere os objectivos e aces a desenvolver como resultado de uma integrao das vrias estratgias sectoriais.

As Agncias devem assim receber da Comisso Interministerial inputs que permitam prever e orientar a concentrao de recursos e ainda a localizao estratgica das aces de desenvolvimento.

A comisso interministerial do DEL presidida actualmente pelo MAE e integra :

-O Ministrio do Plano e Finanas -O Ministrio da Agricultura e Desenvolvimento Rural -O Ministrio da Indstria e Comrcio -O Ministrio do Trabalho -O Ministrio do Turismo -O Ministrio das Pescas -O Ministrio da Mulher e Coordenao da Aco Social

Um dos objectivos da Comisso consiste na preparao da estratgia e da poltica do DEL, que posteriormente ser submetida a discusses e aprovao. Ainda cabe-lhe coordenar a gesto e implementao da estratgia DEL numa perspectiva articulada e harmonizada dos diversos programas sectoriais.

76

Assim

Comisso

promover,

sempre

que

necessrio,

reunies

de

coordenao com pessoas ou outras instituies cujo contributo pode ser vlido para garantir o desenvolvimento local.

O suporte as ADELs para o enquadramento institucional e legal no contexto nacional

Como parte do processo de enquadramento das ADELs num quadro legal, foi promovida a Unidade Tcnica de Promoo do Desenvolvimento Econmico Local cuja funo consiste na articulao das abordagens sectoriais num marco de dilogo entre os objectivos e as actividades de cada instituio que integra o grupo inter-ministerial e os objectivos e actividades das Agncias.

A Unidade Tcnica, actualmente instalada no MAE, assegura a informao retroactiva em curso e encoraja a comunicao nos dois sentidos

providenciando as bases para novos incrementos de que as ADELs necessitam e cheguem at elas. Mais ainda, permite a percepo total sobre o papel das ADELs, da sua relao com outras instituies e o benefcio de ambas.

O funcionamento da Unidade Tcnica garante que a gesto e o desempenho das ADELs sejam utilizados para o desenvolvimento dos territrios atravs do reconhecimento das foras e trabalho conjunto, na busca de resposta s necessidades das populaes, assegurando que os indivduos intervenientes nos diversos processos no alcancem somente os seus objectivos imediatos mas sim um potencial mais amplo, tendo um efeito de curto, mdio e longo prazo.

As ADELs so de caracter global contudo o cometimento de descentralizao implica que as prioridades das aces ocorram ao nvel local.

77

Para dar vazo ao fluido de interaces a Unidade Tcnica procura manter o elo de ligao entre a Rede das ADEL e as instituies pblicas nacionais, atravs da Comisso inter-ministerial no quadro de uma Estratgia Nacional e da Poltica do Desenvolvimento Econmico Local; procura ainda, manter o elo de ligao da Rede das ADEL com instituies e parceiros internacionais no quadro da Cooperao Descentralizada.

Junto dos Governos provinciais, entidades privadas e sociedade civil a Unidade Tcnica tem o objectivo de apresentar o pacote e natureza das ADEL; representar as entidades pblicas nacionais na preparao de eventos nacionais e internacionais sobre o Desenvolvimento Econmico Local e as ADELs.

Para as ADELs, a Unidade Tcnica suporta a divulgao das suas experincias junto de instncias nacionais e internacionais, na promoo de estratgias de desenvolvimento econmico local; e, ainda na sistematizao, publicao e difuso das experincias realizadas a nvel local, colocando-as num quadro estratgico nacional e regional.

4.2. Consideracoes estratgicas

Outras

consideraes

estratgicas

so

fundamentais

para

as

futuras

perspectivas das Agncias em Moambique. Tais concluses derivam da experincia realizada pelas primeiras ADELs moambicanas nas Provncias de Maputo, Sofala e Manica.

A transformao do modelo de acumulao e das empresas em rede

O conceito das Empresas em Rede que pode ser promovido pelas ADELs, implica os seguintes aspectos:

78

A competitividade e a sustentabilidade de qualquer empresa na economia de mercado passa pela acumulao.

A acumulao permite relaes favorveis entre a empresa e o mercado. As empresas que no possuem capacidade de acumular, como a imensa maioria das micro, pequenas e mdias empresas da economia local no espao rural, s excepcionalmente conseguem ser sustentveis.

A democratizao da acumulao, ou seja de investimento. A criao de uma Empresa em Rede, a partir de vrias empresas micro, pequenas e mdias, implica a organizao das mesmas, permitindo abrirlhes possibilidades de acumulao de capital a nveis que individualmente no podem fazer; concentrar a oferta do que produzem e a demanda do que necessitam para produzir, o que facilita relaes mais favorveis com o mercado, melhores preos e um incremento na rentabilidade. A concentrao de representatividade leva a uma maior incidncia nas esferas do poder poltico e institucional, e consequentemente a uma maior representatividade associativa.

O incremento na rentabilidade conduz a acumulao, e esta por sua vez a uma sustentabilidade no mercado; a maior incidncia leva a um melhor desempenho da empresa e desta forma ao melhoramento da capacidade de insumos e servios.

Como mencionado neste documento, as polticas econmicas actuais, no permitem o cumprimento dos requisitos impostos pela mundializao e a geoeconomia, pelo que o desafio principal dos diferentes sectores sociais e econmicos (como o caso das micro, pequenas e mdias empresas rurais e urbanas), consiste em desenvolver todas aquelas aces que possam abrir espao para introduzir as mudanas necessrias na poltica econmica actual, podendo assim, enfrentar com xito a globalizao no quadro da geoeconomia rural, tomando em considerao os interesses destas empresas, e ainda que

79

possam conseguir relaes positivas com o resto da economia, tais como possuir capacidade de incidncia nos mecanismos de mercado, integrao vertical e horizontal com os mega projectos e outras cadeias produtivas, nas polticas do estado, no tipo, qualidade e preo dos servios que recebe, etc.

A organizao como factor de incidncia e viabilidade das empresas em rede

A organizao um requisito fundamental para que o processo ampliado de acumulao e gesto econmica, poltica e social da economia do sector rural possa realizar-se. Sem este requisito as empresas em rede no so viveis.

Este princpio que apresenta as ADEL como um instrumento de promoo do desenvolvimento econmico local em Moambique sustenta uma replanificao da relao sociedade civil e movimento social na esfera poltica, na medida em que sugere a necessidade de desenvolver e harmonizar diferentes nveis e expresses da organizao camponesa, artesanal, agro-industrial, de servios, de comercializao, etc., que lhe permitam fazer incurses em espaos econmicos, polticos e sociais, que tradicionalmente lhes haviam sido negados.

Este aspecto preconiza o desenvolvimento e exerccio de uma capacidade crescente do espao rural e todos os seus agentes econmicos e associativos, para concertar e negociar respostas com diversos actores e em diferentes cenrios institucionais. Tais propostas devem ultrapassar planos sectoriais, a esfera puramente econmica. Os marcos institucionais existentes, inclusive espaos geogrficos (onde o rural urbano devem complementar-se como estratgia), a soluo dos seus problemas, como o caso da organizao dos mercados passa necessariamente por uma dimenso local no rural, no urbano, no nacional, no regional e internacional.

Os nveis de organizao e concentrao de camponeses alcanados at ao momento, no so insuficientes para que possam incidir como actores

80

associativos e polticos activos, atravs das suas prprias foras econmicas e poltica, mas at ao momento tem uma participao passiva definida fora da prpria organizao dos camponeses. As organizaes e agremiaes de concertao que nasam devem passar a concertar com os sectores agroindustriais, grandes produtores, comerciantes que operam nas zonas rurais, as ONGs que desenvolvem servios, assistncia tcnica, instituies de crdito, etc. As ADELs representam este espao de concertao disponvel para os agrupamentos dos pequenos productores.

A introduo da produo camponesa no processo de acumulao e a soluo para o desemprego estrutural e a pobreza

Na medida que a produo da micro, pequena e mdia produo dos camponeses e artesos requer menos unidades de capital adicional para gerar emprego, e conta com estruturas territoriais de apoio tais como as ADELs, pode ter impactos mais significativos na produtividade a partir do uso de tecnologias bsicas j existentes o que se quer torn-las mais acessveis a estes sectores e pode gerar impactos importantes no emprego e no rendimento, e aumentar a produtividade mdia do pas e das diferentes regies, contribuindo para tornar o sistema econmico nacional mais competitivo.

A famlia rural organizada sob os princpios anteriores pode manejar de forma construtiva as suas relaes com o ambiente econmico, institucional e poltico.

A participao dos camponeses, de forma privilegiada no processo de acumulao nacional, um factor chave e insubstituvel para a sua transformao em sector econmico dinmico e gerador de excedentes. Romper as limitaes estruturais e modificar as polticas econmicas tradicionais no sector rural, para que os produtores camponeses, possam aceder a dinmicas de acumulao, que lhes permitam conseguir um desenvolvimento das suas

81

capacidades de produo e uma condio imprescindvel para a transformao deste sector de produtores num sector competitivo.

O sistema financeiro e de comercializao para o desenvolvimento econmico local proposto pelas ADEL.

No quadro das polticas actuais e a filosofia de funcionamento da banca privada em Moambique, a agricultura familiar e a micro, pequena e mdia empresa no contam com o acesso aos recursos financeiros, nem aos servios necessrios para o seu desenvolvimento. A banca privada no atende a estes sectores; em primeiro lugar, por ser de alto risco e em segundo porque a sua poltica de alocao de recursos definida por uma lgica de alta rotao, o que faz com que de uma forma geral no financiem projectos que tenham um perodo de recuperao de mdio ou longo prazo, perodos requeridos por muitos projectos de desenvolvimento econmico e social.

necessrio criar um crculo vicioso de gerao de riqueza a partir da famlia rural e da micro, pequena e mdia empresa rural e urbana, tendo como base a economia local. Neste crculo, o Estado, atendendo os sectores sociais (educao, sade, assistncia tcnica) e dando recursos ao sistema financeiro e de comercializao para o desenvolvimento local, o Sistema Financeiro ad hoc financiando a estratgia de desenvolvimento local e das ADEL como o mecanismo promotor do desenvolvimento econmico local, criar-se-ia um processo de gerao de riqueza, de emprego, ataque estrutural pobreza, gerao de empresas em rede, o desenvolvimento de um sistema agroindustrial, que romperia o crculo vicioso da pobreza que se vive atualmente em 70% das famlias rurais e das micros, pequenas e mdias empresas rurais e urbanas.

Para criar tal Sistema Financeiro ad hoc, para apoiar a estratgia e poltica nacional de promoo do DEL, necessrio envolver diferentes instncias, a

82

partir do Estado; as diferentes fontes de apoio ao desenvolvimento rural, pesqueiro, micro, pequena e mdia empresa, fundo de apoio reabilitao econmica; fundos da cooperao externa; fundos das associaes de produtores e comits locais de crdito.

A estratgia de financiamento do Sistema deveria ser determinada pelo desenvolvimento das cadeias agro-industriais na sua fase produtiva de matria prima e industrializao, de servios, de comercializao, incluindo capital de operao, de capitalizao incluindo a formao de recursos humanos e a transferncia de tecnologia.

O actual Fundo de Apoio ao Desenvolvimento do Empresariado Local (FADEL) gerido pelas ADELs poderia ser considerado como o embrio do Sistema Financeiro de apoio ao DEL: os princpios que governam o Fundo, as perspectivas de incremento dos capitais, a gesto administrativa e a progressiva presena no territrio (distritos) como garantia de acessibilidade para os beneficirios podem ser estudados e avaliados em termos de eficcia para se transformar numa proposta abrangente a poltica DEL no pas.

83

NOTA FINAL

As mudanas que vm ocorrendo na vida poltica, social e econmica do Pas apresentam um quadro que mostra claramente os esforos sectoriais tendentes a contribuir para o desenvolvimento scio econmico e reduo da pobreza.

O enfoque DEL e o instrumento ADEL encontram seu enquadramento de mdio e longo prazo atravs de uma analise do seu impacto actual que os apresentam como mecanismos vlidos e sustentveis para a promoo do desenvolvimento.

De salientar que o sucesso do desenvolvimento econmico local com enfoque para o sector rural depende de aces e proviso de servios que transcendem o campo restrito institucional. Esta tese encontra sustentao nas experincias realizadas nas provncias de Maputo, Manica e Sofala e que agora encontram espao para serem replicadas em outras provncias do pas.

de vital relevo o espao que as ADELs foram conquistando a nvel provincial ao servir de referentes dos governos locais na definio de estratgias territoriais de dinamizao do DEL, bem como de referente de outros actores que interagem no territrio como as associaes, empresas, comunidades, na identificao de alternativas econmicas que providenciam insumos e absorvam a produo de excedentes, garantindo o impulso e manuteno do aumento da produtividade e a inovao, impulsionando mudanas na economia local mais especificamente na familiar. Por outro lado, mostrou-se igualmente imprescindvel a criao de um mecanismo financeiro adequado s economias rurais, incentivando a poupana e providenciando o crdito. Com base neste cenrio justifica-se a elaborao de uma estratgia e poltica compreensivas de desenvolvimento econmico local, denominada DEL, sendo as ADELs um instrumento de implementao a nvel territorial, nas Provncias do 84

pas. A meta do DEL, em combinao com outras iniciativas, criar as condies apropriadas para impulsionar, a nvel local, um crescimento sustentvel e equitativo, garantindo a reduo do nvel da pobreza.

Num horizonte temporal de curto, mdio e longo prazo o enfoque DEL e o instrumento ADEL encontram coerncia com as estratgias de desenvolvimento em curso no Pas como o PARPA e iniciativas regionais como o NEPAD e, mais ainda so coerentes com as estratgias locais de desenvolvimento (os planos estratgicos provinciais e distritais de desenvolvimento).

85

BIBLIOGRAFIA

Arias, S., Linhas estratgicas do desenvolvimento econmico local em Moambique, Maputo 2002

Barzelay, M., Managing local development. Lesson from Spain. Policy Sciences, (1991).

Baumol, Entrepreneurship: unproductive and destructive. Journal of Political Economy, 1990.

Canzanelli, G., Desarrollo econmico local, desarrollo humano y trabajo decente, Programa ILO UNIVESITAS, Ginebra, 2003.

Centro Internacional de Formao da OIT, Grupo Maro 2001, Instrumentos para o Desenvolvimento Local.

Dario, G. e outros, As Agencias de Desenvolvimento Econmico Local, Roma 2001

Governo de Moambique, Plano de Ao para a Reduo da Pobreza e Promoo do Crescimento Econmico (PARPA), Maputo 2001.

Helmsing, A.H.J., Institute of Social Studies, The Hague, Netherlands. Government enablement and planning, A.H.J & Guimares, J.P.eds (1997) Locality, State and Development;

Manjanguice, Samuel; LED expert, Dissertao sobre os Mecanismos de Desenvolvimento Econmico Local, Maputo, 2001.

86

Rodriguez,M.

El

fortalecimiento

scio

institucional

del

territrio

como

metodologia de desarrolo local en El Salvador.San Salvador: FUNDE. San Salvador, 1997.

Urbina, W., ILO Expert, Relatrio de Actividades (1997 2001) Componente de Desenvolvimento Local do PDHL MOZ, Maputo 2002.

87

GLOSSARIO

ADEL DEL GAPI PDHL OIT UNDP

Agencia de Desenvolvimiento Econmico Local Desenvolvimento Econmico Local Sociedade de Apoio a Pequenos Projectos de Investimento, s.r.l. Programa de Desenvolvimento Humano a Nvel Local Organizao Internacional do Trabalho United Nation Development Program

UNOPS United Nation Office for Project Services

88

S-ar putea să vă placă și