Sunteți pe pagina 1din 10

As cidades e o ambiente Sinopse para uma concepo integrada Fausto Simes, arquitecto

orbis@netcabo.pt

Sumrio
A urbanizao , porventura, a maior transformao social do mundo em que vivemos. A sustentao das cidades induz uma presso ambiental sobre o exterior que vai hoje at escala global. Por outro lado, a vida urbana perturba o ambiente da prpria cidade. Urge associar a qualidade de vida urbana a um ambiente saudvel, adoptando uma concepo integrada, no sentido ecolgico e no s visual.

As cidades e o ambiente Alexandre Herculano defendeu a importncia decisiva dos municpios medievais na histria de Portugal e Alberto Sampaio revelou o histrico enraizamento das vilas e cidades no norte de Portugal. Ainda em meados do sculo passado prevalecia a interligao cidade-campo num territrio repartido por concelhos encabeados por cidades e vilas. Mesmo a metrpole lisboeta mantinha ainda um forte vnculo ao campo circunvizinho.

As cidades s so sustentveis se integradas num territrio que largamente ultrapassa o permetro urbano que, com a difuso urbana, cada vez mais dificil de definir. forte a dependncia da economia urbana em relao a ecossistemas mesmo longnquos, mais ou menos humanizados, porventura a partir das cidades. A histria de grandes cidades como Roma dominada por esta forte interdependncia. A presso das cidades sobre esses ecossistemas compreende no s a que directamente se consuma na urbanizao, mas tambm a que indirectamente se associa aos fluxos que nelas entram e delas saiem: fluxos de gua, energia, matrias primas, produtos e desperdcios (lixos, efluentes, poluio do ar). Aliadas a uma profunda injustia social, estas presses ambientais tm a mais pungente expresso nos subrbios de imensos e informes aglomerados, em que se acumula a populao rural que expulsa dos campos e depois regeitada pelas cidades do terceiro mundo (Figura 1).

Figura 1 Aqueduto para um bairro rico atravessa os pobres subrbios de Bombam

A presso das cidades sobre o exterior vai hoje at escala global, como atesta a sua contribuio directa e indirecta para o aquecimento global por via da emisso de gases com efeito de estufa.

Por outro lado, os riscos naturais que ameaam as cidades so acrescentados pela inconsiderada aplicao da tcnica que tem efeitos contraditrios no ambiente da prpria cidade: torna-o porventura mais atractivo mas tambm mais inseguro e insano, porque mais poludo e ruidoso. Geram-se recorrentes e perturbadoras alteraes microclimticas que, nas maiores urbes, as convertem numa extensiva ilha de calor. Portanto, a interferncia ambiental das cidades carece hoje de uma aprofundada ateno dos arquitectos num sentido ecolgico e no s visual, porque vai muito alm do escasso territrio que ocupam e porque directamente sentida na vida quotidiana da maior parte da populao portuguesa que nelas se concentra. Impactes ambientais da mecanizao da cidade De todas as actividades mecanizadas que compem a vida urbana, a circulao urbana que tem implicaes mais importantes nos indicadores ambientais e nas medidas a tomar para conter os seus efeitos dentro da capacidade de carga dos ecossistemas at escala global e incluindo o prprio ecossistema urbano. Nos casos mais gritantes, a fisionomia do espao urbano completamente desfigurada pelos imperativos do trnsito motorizado. Outrora domnio pleno do peo, ruas e praas agora pejadas de carros, ameaam a segurana, a sade, o conforto e a convivncia dos cidados (Figuras 2 e 3).

Figuras 2 e 3 Rua Joo de Deus em Leiria, antes e depois

A conteno das deslocaes e da sua mecanizao mais energvora, obriga a reconsiderar o padro de crescimento e o zonamento urbano. A circulao urbana envolve a mobilidade e a acessibilidade. Ora se a primeira se relaciona com os modos de transporte (pedestre, bicicleta, automvel, transportes pblicos) e, por esta via, com o padro urbano de disperso-concentrao, j a segunda envolve a origem-destino das deslocaes e, portanto, o padro do uso do solo (zonamento-mistura de usos).
3

Assim, as medidas ambientais que envolvem a mobilidade e a acessibilidade, remetem para solues multimodais (Figura 4) e pem em causa a forma de crescimento da cidade e a sua organizao no espao (designadamente, o crescimento difuso, em mancha de azeite e o zonamento), a qual transcende a simples afectao de reas circulao urbana, envolvendo todo o uso do solo para aproximar a habitao, o trabalho e o lazer.

Figura 4 Optimizao das distncias modais para uma conjugao multimodal

A generalizao dos elevadores, dos equipamentos de AVAC e da iluminao artificial, associados ao beto armado, permite a construo e a utilizao de edifcios altos e espessos. Estes edifcios, agrupados em zonas de alta densidade, alm de criarem dependncias e riscos tecnolgicos excessivos, so problemticos quanto qualidade do ambiente interior e do espao urbano intersticial, bem como tm impactes globais por serem energvoros. Assim, a densificao a que somos conduzidos, com o propsito de reduzir os impactes ambientais da circulao urbana, dever ser contida (Figura 5), para se evitar a concentrao de edifcios altos e espessos em zonas de alta densidade, facilitar a generalizao de solues bioclimticas e da instalao de colectores fotovoltaicos e trmicos e favorecer a convivncia e a saudvel penetrao da natureza numa rede de ruas, praas e jardins escala humana.

Figura 5 Densificao contida: o caso das habitaes baixas agrupadas

A conteno dos consumos de energia nos transportes e edifcios passa, complementarmente, pela substituio dos combustveis fosseis por energias renovveis, pelo aumento da eficincia energtica dos equipamentos electromecnicos, pelos veculos hbridos, bem como pela substituio dos transportes por comunicaes recorrendo s novas tecnologias. As novas tecnologias deram lugar a um espao virtual, tecido margem do espao fsico tradicional, cada vez mais frequentado por cibernautas sedentrios que podem habitar em qualquer lugar sem perder a sua ligao ao mundo dos negcios ou dos amigos. Em sntese, discorrendo sobre a forma de resolver os problemas ambientais associados mecanizao, somos levados a imaginar a transmutao da cidade hoje difusa, numa cidade-outra, em que os diversos fragmentos periurbanos, se desurbanizariam ou se qualificariam. Desurbanizar-se-iam os fragmentos vetustos e decrpitos, no limiar do abandono, em perda de populao para outros nascentes mais aptos, afigurando-se portanto incapazes de justificar a sua recuperao urbana. Atente-se, por exemplo em tantos dormitrios mal construidos, insalubres e inqualificaveis, existentes na AML. Pe-se neste caso um problema de reconverso, no excluindo a possibilidade de recuperao da estrutura ecolgica afectada. Mas pe-se tambm um difcil problema de demolio. Duplo problema de recuperao de stios degradados e de

encaminhamento de resduos de que se tratar adiante, em lugar prprio. Qualificar-se-iam os outros, ganhando carcter e alguma autonomia, sem comprometer a vitalidade do centro urbano tradicional. O centro histrico poderia cumprir o seu papel congregador e identitrio, incluido na vasta rede urbana policntrica que integraria todos os fragmentos qualificados. Impactes ambientais no directamente imputveis mecanizao As presses ambientais a considerar seguidamente, associam-se mais a condies regionais de cariz mediterrneo e resultam da urbanizao e da dependncia ecolgica das cidades, ambas potenciadas pela capacidade tcnica desenvolvida no seio da sociedade de consumo. A presso da urbanizao compreende a que exercida directamente sobre a estrutura ecolgica, pela cidade que alastra mecnicamente por montes e vales outrora verdejantes, ou se projecta a distncia em longnquas parcelas de natureza. Nem a estrutura ecolgica nem, especialmente, o fundo de fertilidade parece terem sido bem defendidos pela REN reduzida a um zonamento num apressado processo de delimitao por ocasio da primeira leva de PDMs, nem pela RAN condicionada por critrios de aptido ultrapassados que no entram devidamente com as necessidades das culturas agricolas de cariz mediterrneo. Urge pois rever a REN e a RAN em vigor e integr-las, juntamente com a Rede Natura e o Domnio Publico Hdrico, numa figura de planeamento que salvaguarde a estrutura ecolgica e, nesta, os solos que constituem o nosso fundo de fertilidade. Esta figura dever ser escrupulosamente respeitada Ordenamento do Territrio. O respeito pela estrutura ecolgica conduz a urbanizar selectivamente os terrenos degradados e abandonados (brownfield) e as vertentes de acordo com a sua aptido habitacional, evitando os terrenos com maior aptido agricola e sensibilidade ecolgica. Mas sobretudo prefervel conter a disperso urbana, favorecendo a densificao e a qualificao do tecido urbano, bem como a recuperao de stios degradados por efeito da presso urbano-industrial. Neste sentido, assume relevncia ponderar a j referida transmutao da cidade hoje difusa, numa cidade-outra, em que os diversos fragmentos periurbanos, se desurbanizariam ou se qualificariam. escala nacional, o Ordenamento de Territrio que tarda dever questionar seriamente, no s em termos ambientais mas tambm sociais, o zonamento em curso que contrape a urbanizao litoral a um hinterland desertificado, entregue a monoculturas agroflorestais. A presso resultante da dependncia ecolgica das cidades refere-se que

acompanha as suas trocas com o exterior. A cidade um sistema aberto, o que se pode traduzir num diagrama de fluxos. O diagrama da Figura 6 inclui todos os fluxos, incluindo os que so gerados pela mecanizao da vida urbana.

Figura 6 Fluxograma de uma cidade dependente de combustveis fsseis

Estes fluxos podem ser contabilizados. A economia classica contabiliza o servios pblicos e privados neles envolvidos a montante e a juzante do consumo urbano, mas ignora praticamente os servios prestados pela Natureza. Teremos que os valorizar, sob pena de termos que nos substituir a ela, na ciclpica tarefa de prestar esses servios fundamentais para a nossa sobrevivncia. Estaremos altura? A deriva do projecto Biosfera II mostra que estamos, porventura, bem longe disso. "Biosphere 1 is still the best!" de admitir que o abuso da tcnica associado ao menosprezo pelo capital natural estejam na base da sobrepresso resultante da dependncia ecolgica das cidades. Esta presso tem-se acentuado progressivamente, quer quanto aos recursos e produtos que a cidade vai buscar a outros ecossistemas prximos ou longnquos, sobrecarregando a sua capacidade de regenerao, quer quanto aos desperdcios que rejeita, sobrecarregando a capacidade de absoro dos ecossistemas naturais. Esto no caso dos fluxos que entram na cidade: os gneros, a energia e a gua indispensveis vida e construo da cidade. Esto tambm neste caso os materiais de construo obtidos custa da destruio da paisagem, como nas
7

encostas mais dilaceradas do macio calcreo estremenho, em que continuam a alastrar as chagas abertas pela explorao das suas entranhas (Figura 7).

Figura 7 Escombreira no Parque Nacional das Serra de Aire e Candeeiros

As medidas a tomar, com incidncia na organizao e flexibilidade do tecido urbano, implicam inflexes significativas na corrente gesto da gua e da energia, bem como uma construo muito atenta a todas as suas implicaes a montante, no ciclo de vida dos materiais. As presses sobre as redes de abastecimento e destas sobre o exterior podero ser aliviadas, aproveitando as potencialidades da concentrao e do tecido urbano. Pode-se ponderar seriamente a produo de frescos nos espaos semi-pblicos e privados, incluir pequenas centrais de cogerao em unidades de vizinhana, integrar paineis fotovoltaicos e colectores planos no desenho das fachadas e coberturas com assegurado acesso ao sol, bem como generalizar a recolha das guas pluviais que caiem nas coberturas e nos terraos para lavagens e rega de espcies adaptadas ao clima, atenuando do mesmo passo os caudais de enxurrada nas redes de drenagem. Avultam no caso dos fluxos que saiem: as redes de saneamento bsico, as pluviais e os sistemas de recolha e tratamento de lixos, em que se inclui o lixo da construo. As medidas a tomar incluem inflexes significativas na concepo corrente destas redes, bem como nos sistemas e nos processos de construo, tendo em devida conta todas suas implicaes a juzante, no ciclo de vida dos materiais. Quanto s guas pluviais, podero ser aliviados os caudais de ponta e a poluio que sobrecarregam os colectores gerais e as linhas de gua, retardando o
8

escoamento das guas superficiais, pelo aumento das reas permeveis e pela criao de bacias de reteno temporria. Estas formas de retardar, em vez de acelerar o escoamento, tm outras vantagens: tomando as devidas precaues, podem contribuir para a recarga de aquferos e, preferivelmente incorporadas num continuum naturale, moderam o clima urbano e criam mais oportunidades de convivncia ou de isolamento em contacto com a natureza. Quanto ao esgotos, a soluo actual a de enviar rapidamente, mais uma vez, os resduos diludos para fora da cidade. Consome-se para o efeito grandes mananciais de gua potvel(!) numa falsa soluo, pois apenas se remete o encargo de absorver os efluentes gerados na cidade para outros ecossistemas circunvizinhos. No dever o planeamento do teritrio, contemplar estudos de viabilidade de solues integrais que aumentem a capacidade de absoro dos sapais e de outras zonas hmidas naturais, com zonas hmidas construidas por exemplo, ou que reduzam a diluio nas redes de esgotos e descentralizem o tratamento de efluentes em pequenas unidades urbanas, onde se poderia processar o seu aproveitamento? Parte das guas usadas pode ser reutilizada em sistemas de abastecimento separativos, contendo-se no s a diluio nos esgotos, mas tambm o desperdcio de grande quantidade de gua potvel em lavagens e outros usos que no a requerem.

Figura 8 Integrao ecolgica do espao edificado

Quanto aos lixos, a soluo envolve a coordenao de instituies pblicas e


9

privadas e de todos os cidados na seleco dos lixos, no seu transporte e tratamento diferenciado com vista reciclagem, prevendo as condies para o fazer, condignamente, de forma integrada nas cozinhas e outros espaos em que se produz lixo, nas partes comuns dos edifcios, nas ruas e praas. Os lixos da construo merecem acrescida ponderao, na prespectiva da desurbanizao de fragmentos urbanos perifricos no limiar do abandono. Em suma, a sustentabilidade do desenvolvimento das cidades pode traduzir-se liminarmente no respeito pela capacidade de carga do meio ambiente, o que implica reduzir os consumos e fechar os ciclos (Figura 8), ligando os inputs aos outputs, isto , reutilizando e reciclando. Um desafio a vencer, se no reduzirmos o desenvolvimento aos mecanismos abstractos de um crescimento econmico que enredam a sociedade e o ambiente numa iluso de progresso; isto , se nos empenharmos colectivamente em colocar os frutos do progresso cientfico-tecnolgico ao servio de toda a humanidade, vivendo com a Natureza e no contra ela. Fontes das figuras Figura 1: Robb Kendrick (1997). Bombai (Mumbai, India). National Geographic. com Figuras 2 e 3 : Jorge Estrela e outros (1977). Exposio O Saque da Cidade de Leiria. Actualmente no arquivo da Cmara Municipal de Leiria. Figura 4 : Lewis, O e outros (2001). A Green Vitruvius Princpios e Prticas para uma Arquitectura Sustentvel. Verso portuguesa. Ordem dos Arquitectos. Lisboa Figura 5: Schwangenscheidt, W. (1957). Ein Mensch Wandert Durch die Stadt. H. Mller-Welborn. Bad Godsberg Mehlen, GER Figura 6: Odum, H. T. e E. C. Odum (1981). Energy Basis for Man and Nature. McGraw-Hill Book Company. N.Y. Figura 7: Projecto de recuperao da rea degradada localizada na Pia do Jos Gomes, freguesia da Mendiga, Concelho de Porto de Ms (2002). PNSAC Figura 8: Lewis, O e outros (2001). A Green Vitruvius Princpios e Prticas para uma Arquitectura Sustentvel. Verso portuguesa. Ordem dos Arquitectos. Lisboa

10

S-ar putea să vă placă și