Sunteți pe pagina 1din 7

Curso: Educao de Jovens e Adultos Disciplina: Organizao do Trabalho Pedaggico em Jovens e Adultos Professora: Adriana Regina de Jesus Cursista:

Clia Datas: 22 e 23/10/2011

AVALIAO PARA OS ALUNOS QUE FALTARAM De acordo com o texto: "Educao de jovens e adultos - repensando a EJA: da prtica tradicional prtica transformadora", responda as questes das pginas 32 e 33 presentes no referido texto.

Questes 1) As polticas pblicas ao longo de sua trajetria tm oferecido atendimento adequado queles que buscam essa modalidade de ensino para concluir sua formao escolar? 2) O que julga ser necessrio para que se cumpram as disposies legais? 3) De que forma o seu trabalho como docente pode atender formao do educando no mbito da EJA? 4) O texto trata da necessidade de uma prtica transformadora na EJA. Descreva como deve ser essa prtica transformadora. 5) Conforme Matu (1998), a qualidade do ensino se mede pela qualidade do cidado que a escola forma. Como tal posicionamento pode ser tratado no contexto da EJA? 6) Comente sobre o papel do professor (na EJA) numa perspectiva crtica. 7) Anote as dvidas e questionamentos que no seu entendimento o texto apresenta e discuta com os seus colegas.

8) Entreviste um professor da EJA e aponte as suas principais dificuldades para direcionar o ensino nesta modalidade.

Respostas

1) No. A iniciativa pioneira do poder pblico para resolver o problema da escolarizao nessa modalidade de ensino no Brasil, o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetizao) constituiu-se num verdadeiro equvoco poltico-pedaggico. Equvoco poltico, para no dizer m-f, pois foi uma iniciativa da ditadura militar e, portanto, visava apenas atender s necessidades do regime autoritrio, dando uma satisfao sociedade para que a mesma acreditasse que os militares se preocupavam com a EJA, ou seja, foi apenas uma propaganda enganosa do regime militar. Equvoco na sua concepo pedaggica, pois no Mobral a EJA tinha um carter estritamente compensatrio, com metodologia inadequada e nenhuma preocupao com a formao do docente, reflexos da verdadeira importncia da EJA para os militares. Aps a extino do Mobral, em 1985, surgiu a Fundao Educar em 1986, a qual marcou um avano das polticas pblicas para a modalidade, com uma sensvel melhoria na conduo da formao do educador e na concepo poltico-pedaggica da EJA. O curto perodo de existncia da Fundao Educar (1986-1990) foi marcado pelos conflitos entre o Estado e os movimentos sociais originados pelo atraso no repasse dos recursos e pela falta de autonomia pedaggica reivindicada pelos educadores. O ento Presidente da Repblica Fernando Collor de Mello entinguiu a Fundao Educar em pleno Ano Internacional da Alfabetizao (1990)

2) A meu ver basta que os nossos governantes deixem de "fazer cena" e atuem, de fato, como verdadeiros representantes do povo respeitando os anseios populares por uma educao de qualidade, inclusive para aqueles que no puderam ou no tiveram a oportunidade de concluir seus estudos bsicos na "idade regular" possibilitando a esses jovens e adultos, na sua grande maioria trabalhadores, a oportunidade de no s concluir o ensino bsico, assim como progredir profissionalmente e em seus estudos posteriores, garantindo-lhes o exerccio da sua plena cidadania.

3) O meu trabalho como docente s atender a formao dos meus educandos no mbito da EJA, se eu puder ser uma profissional que trabalhe para a sua formao integral, desenvolvendo suas capacidades tendo em vista os novos saberes que a sociedade contempornea, altamente tecnolgica e globalizada exige, assegurando-lhes, assim, a formao bsica indispensvel para a aquisio e o exerccio da cidadania e fornecendo-lhes os meios para progredir profissionalmente e em seus estudos posteriores. Para tanto, espero, sinceramente, que o presente curso de ps-graduao possa contribuir para que, na minha prtica docente cotidiana, eu possa ser a profissional que descrevi acima.

4) Para uma prtica pedaggica transformadora na EJA preciso entender que toda e qualquer prtica pedaggica uma prtica social e, dessa forma, tambm uma prtica poltica, pois no se pode conceber a educao desvinculada do seu contexto scio-histrico. Sendo assim, para uma prtica pedaggica transformadora na EJA torna-se necessrio compreender o contexto scio-histrico onde esto inseridos os principais

atores do processo ensino/aprendizagem: educadores e educandos. Conhecendo a realidade social dos educandos e o momento histrico no qual a educao deva acontecer, cabe ao educador que atua na EJA decidir que tipo de aluno quer formar e, ao tomar essa deciso, o educador estar definindo sua prtica poltica: se ela ser comprometida com a transformao social ou no. Para transformar a sociedade preciso a formao de aprendizes autnomos, capazes de gerar e no somente consumir conhecimento, desenvolvendo, desse modo, competncias e habilidades para poder continuar a aprender ao longo da vida, uma vez que o ato de aprender a aprender , sem sombra de dvida, uma das principais funes do ato de educar. Um aprendiz mais autnomo no processo de aprender torna-se mais autnomo na sua vida e, certamente, ser um cidado crtico, consciente e capaz de agir sobre a sua realidade, transformando-a. Assim, a pedagogia (a prtica pedaggica) capaz de formar indivduos autnomos, crticos, conscientes e, portanto, sempre capazes de agir para transformar a sua realidade social a pedagogia crtico-social dos contedos (ou histrico-crtica), a qual busca construir uma realidade histrica e social, a fim de tornar possvel o papel mediador da educao no processo de transformao social, uma vez que a democratizao da sociedade se faz de forma mediatizada, ou seja, por meio da transformao das conscincias individuais, transforma-se a conscincia coletiva (social). Porm, para que tal pedagogia transformadora possa acontecer, cabe ao docente da EJA buscar uma prtica diversificada, embasada em contedos compatveis com a realidade vivenciada pelo aluno, favorecendo o processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o professor

precisa usar metodologias que propiciem o processo de aprender, desenvolvendo a autonomia do sujeito, o sentimento de segurana em relao s suas prprias capacidades para que o aluno, interagindo com seus pares num trabalho de equipe, seja capaz de atuar em nveis de interlocuo mais complexos e diferenciados. O docente da EJA, atravs de sua atuao mediadora, faz com que o aprendiz encontre as ferramentas e os mtodos de sistematizao do conhecimento, aumentando, assim, a responsabilidade e a importncia do seu trabalho de educador. Para tanto, fundamental que este educador, comprometido politicamente com a cidadania de seus aprendizes (jovens, adultos e/ou idosos), compreenda que a atuao da EJA consiste na preparao de seus aprendizes para atuar num campo social em constante transformao e contradies, fornecendo-lhes um instrumental, por meio da aquisio de contedos e da socializao, para uma participao organizada e ativa na democratizao da sociedade e aquisio da cidadania.

5) No contexto da EJA, assim como em qualquer outra modalidade de atendimento educacional, quanto melhor for o cidado formado, melhor ter sido o ensino ministrado. Uma vez que a educao a chave indispensvel para o exerccio da cidadania na sociedade contempornea, s teremos bons cidados, oriundos das salas de aula da EJA, se o ensino oferecido aos mesmos for capaz de possibilitar a esses indivduos retomarem seus potenciais, desenvolverem suas habilidades, confirmando competncias adquiridas na educao extra-escolar e na prpria vida. Assim, se a EJA puder cumprir o papel scio-educacional que dela se espera, teremos

alunos

(verdadeiros

cidados)

que

exercem

seus

direitos

responsabilidades, resolvendo os problemas que lhes so colocados, individual e coletivamente, sempre com atitudes de crtica e repdio qualquer forma de discriminao e/ou injustia que s favorecem a reproduo da pobreza e da desigualdade, as quais devero ser combatidas com atitudes de respeito, de solidariedade e de cooperao.

6) O grande especialista, inovador na educao de jovens e adultos, Paulo Freire, h dcadas atrs j condenava a utilizao de mtodos infantilizados na alfabetizao dos educandos. Ser que um educando, depois de um dia de trabalho cansativo e de uma volta para casa, muitas vezes longa e estressante, ao chegar na escola vai se interessar em saber se vov viu ou no viu a uva ? A qualidade do educador e dos mtodos utilizados na educao de jovens e adultos influencia muito na permanncia ou no do aluno em sala de aula. Abordar temas pertinentes realidade do aluno, fazer conexes entre as disciplinas e suas relaes culturais, econmicas e sociais, primordial para prender a ateno do mesmo, pois torna o aprendizado mais atraente, despertando o interesse e fazendo com que o aluno da EJA descubra na educao um verdadeiro significado, um poder transformador da sociedade e de sua prpria vida. Podemos sintetizar a perspectiva crtica do papel do professor na EJA na mediao da aprendizagem, priorizando-se nesse processo, a bagagem de

conhecimentos trazida pelos estudantes, ajudando-os a transpor esse conhecimento informal, no sistematizado para o "conhecimento letrado", auxiliando-os no processo de aquisio de conhecimentos,

tornando-os, dessa forma, sujeitos de sua prpria histria e no apenas um objeto dela.

7) Anote as dvidas e questionamentos que no seu entendimento o texto apresenta e discuta com os seus colegas. Esse item da atividade no pde ser realizado, pois no houve interao com meus colegas de curso, uma vez que no estive presente nos encontros nos quais o texto foi trabalhado.

8) Alguns professores da EJA, os quais conheo e com os quais trabalho, apontaram as duas principais dificuldades para direcionar o ensino nesta modalidade: a falta de material didtico adequado realidade dos alunos e a heterogeneidade das salas de aula (numa mesma sala de aula, renem-se jovens, adultos e idosos de idades, gneros, religiosidades, etnias, trajetrias de vida, saberes acumulados e concepes de mundo muito diferentes), o que implica em prticas

pedaggicas que, evidentemente, no podem ser as mesmas para todos.

S-ar putea să vă placă și