Sunteți pe pagina 1din 2

Quanto voc paga pela falta de foco?

21 de outubro de 2010, s 11h15min

Pgina 1 de 2

Quanto voc paga pela falta de foco?


A tecnologia e o ambiente de trabalho tm sido fatores determinantes para todo mundo deixar de manter a concentrao de determinadas tarefas
Por Christian Barbosa

Se te perguntassem hoje, neste exato momento, quantas vezes voc perdeu o seu foco com outras atividades, ligaes, e-mails, redes sociais ou pessoas, provavelmente diria que foram inmeras as pausas, no mesmo? Um ingrediente que est em falta no dia-a-dia das pessoas, cada vez mais, o foco. A tecnologia e o ambiente de trabalho tm sido fatores determinantes para todo mundo deixar de manter a concentrao de determinadas tarefas. Essa "desateno" cria, consequentemente, o modelo de "multi-tarefao", ou seja, as pessoas preferem adotar esse mtodo para correr atrs do tempo perdido e realizar todas as pendncias em curto prazo. Feito alguns clculos, consegui avaliar que "multitarefar" pode custar de 1 3 horas por dia. Isso quer dizer que, se cumprssemos apenas uma atividade por vez economizaramos algumas horas dirias, produzindo o mesmo volume de atividades, em um menor espao de tempo. De acordo com pesquisa realizada pela Workplace Options, empresa especializada em servios de Estrutura Analtica de Projetos (EAP) para analisar o resultado da perda de foco, ao serem questionados, 53% dos entrevistados afirmaram que as distraes no ambiente de trabalho afetam sua produtividade. Segundo Jonathan Spira, co-autor do estudo, estas distraes chegam a custar US$ 650 bilhes por ano! muito dinheiro gasto de maneira improdutiva, no mesmo? A pesquisa ainda questionou os profissionais sobre o uso da tecnologia nas empresas. Para 60% dos trabalhadores, ter um smartphone auxilia no aumento da produtividade. J 35% afirmaram que esses equipamentos aumentam o nvel de distraes durante o dia e, para 50% dos participantes esse padro se replica na vida pessoal. Agora, somando o problema dos aparelhos tecnolgicos com as redes sociais, a situao se agrava. No estudo, 55% dos entrevistados sentem que acessar esses meios de comunicao no trabalho aumenta um pouco ou de forma significante o volume de distrao. Imagine mais da metade de sua empresa deixando de prospectar novos clientes, criar os relatrios do ms ou pensar em novas aes por terem dedicado tempo s atividades circunstanciais, aquelas que no trazem resultados efetivos. Provavelmente toda a produtividade do seu negcio seria comprometida. Outro resultado importante divulgado na pesquisa remete ao que todos ns j percebemos: 42% dos entrevistados estendem o seu horrio de expediente para poder trabalhar sem serem interrompidos. Isso a traduo de que as pessoas esto precisando de mais tempo para fazer as mesmas atividades que fariam durante um dia normal de trabalho, caso no fossem interrompidas com todas essas demandas. E esse problema no fica s na pesquisa, h consequncias: cerca de 1/4 dos entrevistados conhecem algum que foi demitido por perder tempo no escritrio com esses tipos de distraes. E voc, anda perdendo o seu foco? Veja algumas aes que podem auxiliar para voc cumprir suas atividades mais concentrado:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/quanto-voce-paga-pela-falta-de-foco/49... 24/10/2010

Quanto voc paga pela falta de foco?


E-mail Ficar com e-mail aberto faz o nvel de interrupes crescer e aumenta a sensao de atividades por fazer. Defina perodos para lidar com as suas mensagens; Redes Sociais Voc usa twitter, facebook, orkut, etc? Controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes. Utilize em eventuais intervalos do dia ou no horrio de almoo. Pessoas Se muita gente interrompe voc, pode ser porque sua comunicao no anda muito adequada. Faa uma reviso de como redige os e-mails, concede informaes e delega atividades. Ainda est com falta de foco? Comea uma atividade e em pouco tempo salta para outras tarefas? Se a atividade for grande, quebre em pequenas atividades, feche qualquer outro software que no esteja usando, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para voc, oua msica. E lembre-se: no ter foco para cumprir suas atividades dirias pode custar bilhes de dlares! E mais, o problema s tende a se agravar. Ento, v atrs da concentrao e seja mais produtivo!

Pgina 2 de 2

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/quanto-voce-paga-pela-falta-de-foco/49160/

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/quanto-voce-paga-pela-falta-de-foco/49... 24/10/2010

S-ar putea să vă placă și