Sunteți pe pagina 1din 16

Agosto/2010

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SERGIPE

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista do Ministrio Pblico rea Biblioteconomia


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 80 questes, numeradas de 1 a 80.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 001


A questo de fundo, como se v, no simples: os CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Na balana da dor e da alegria Como ocorre a cada quatros anos, neste houve mais uma Copa Mundial de Futebol. Mudam os jogadores, muda o pas-sede, entra uma seleo, sai outra, variam os esquemas tticos, mas uma coisa no muda: h sempre grandes prazeres junto a grandes sofrimentos nacionais. As pessoas mais sensatas procuram convencer as outras de que se trata apenas de (C) um jogo, de que o esporte s um entretenimento, mas o consolo parece intil: os gritos subiro, as lgrimas descero. Na balana emocional de um torcedor, incalculvel alegria da vitria deve corresponder, necessariamente, a incalculvel desgraa da derrota. Talvez tenha que ser assim mesmo. As grandes paixes nos movem sempre para muito perto do desequilbrio, quando j no o so, em sua fria. margem da paixo ficariam apenas os seres extremamente ponderados, os grandes indiferentes, os irrecuperveis entediados. O poeta Carlos Drummond de Andrade formulou, num poema, esta admirvel considerao sobre o sentimento do tdio: Que tristes so as coisas, consideradas sem nfase. isso: o poeta, num momento doloroso de apatia e desnimo, experimentou a sensao do valor ausente, da falta do tnus vital. Nesta Copa de 2010, muitos brasileiros experimentaram uma estranha sensao: a de que uma grande dor pode, subitamente, dar lugar a um grande prazer. A complicao dessa anttese est no fato de que ela foi gerada por uma perverso: o sentimento da vingana. Desclassificados, tornamo-nos objetos das piadas argentinas; desclassificados em seguida, os argentinos tornaram-se piadas nossas. Nada que compensasse, por certo, a perda de uma Copa (que vemos como nossa propriedade privada), mas mais uma vez uma grande dor e um grande prazer alternaram-se, na balana das paixes. 3. (E) (D) reticente quanto a valer a pena sofrer por um jogo, pois talvez no haja alegria que compense tal sofrimento. taxativo quanto possibilidade de que, no jogo das paixes, correspondam-se a dor e o prazer mximos. taxativo quanto vantagem que h em se poupar dos excessos de qualquer tipo de emoo. 1. Esse texto (A) (B) conclusivo quanto ao fato de que todo jogo no constitui mais que um simples entretenimento. conclusivo quanto ao fato de que a capacidade de amar acaba excluindo a possibilidade de odiar. grandes moderados seriam capazes do risco de um grande amor? A sensatez sente cimes? A tentao entra na bolsa de valores? A quem acha que o futebol afinal de contas no mais que um simples jogo haver quem retruque: A vida tambm o . E tudo recomea.
(Bonifcio de Arruda, indito)

_________________________________________________________

2.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. No 1o pargrafo, o autor mostra como as pessoas


sensatas podem dissuadir um torcedor de sofrer por conta de um simples jogo de futebol.

II. No 2o pargrafo, a citao do verso de Carlos


Drummond de Andrade sustenta os argumentos de quem prefere um frio distanciamento de qualquer paixo.

III. No 3o pargrafo, a situao referida sustenta a tese, apresentada no 1 paragrafo, da compensao das paixes em uma balana emocional. Em relao ao texto est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)
o

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Na construo dos segmentos "se trata apenas de um jogo" e "o esporte s um entretenimento", o elemento comum a (A) (B) (C) (D) (E) nfase no aspecto restritivo. relao de causa e efeito. expresso de condicionalidade. contradio interna de cada afirmao. formulao de ambiguidades.
MPSEA-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova A01, Tipo 001


4. No 4 pargrafo, as interrogaes desdobram-se todas de uma mesma questo de fundo, qual seja: (A) (B) (C) (D) (E) melhor arriscar-se nas mais variadas emoes ou perder-se em uma nica paixo? como admitir que a retaguarda cautelosa da prudncia leve s emoes intempestivas? por que ningum admite que todo amor implica o risco da mais selvagem irracionalidade? quem duvidar de que melhor manter a serenidade que apostar no desequilbrio dos sentimentos? possvel saber se as pessoas tomadas pela paixo sentem falta do antigo equilbrio? (B)
o

8.

Est inteiramente adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) As grandes paixes nos movero, assim, para muito perto do desequilbrio, quando j no o fossem, em sua fria. Experimentramos a certeza de que aquela grande e nica alegria no pudesse compensar as muitas tristezas que sobrevieram. Se desclassificados, tornar-nos-emos alvo da galhofa dos argentinos, e s nos resta esperar que tambm eles no se classificaro. Os que nunca vierem a sentir o peso trgico de uma derrota tambm no seriam capazes de ter experimentado o jbilo de uma vitria. Quem se exalta com um simples jogo de futebol habilita-se, tambm, a vir a se exaltar com outros prazeres simples da vida.

(C)

_________________________________________________________

(D)

5.

A complicao dessa anttese est no fato de que ela foi gerada por uma perverso: o sentimento da vingana. (3o pargrafo) Na frase acima, (A) (B) (C) (D) (E) a criao de uma anttese considerada uma perverso moral. a complicao est no sentimento da vingana. o que acabou gerando uma perverso foi um ato vingativo. a complicao da anttese est no fato de ela gerar uma vingana. a palavra anttese refere-se relao entre dor e prazer. 9. (E)

_________________________________________________________

Est inteiramente correta a transposio para a voz passiva em: (A) As grandes paixes nos movem sempre / Tm-nos movido sempre as grandes paixes. O poeta formulou esta considerao / Tinha formulado esta considerao o poeta. Muitos brasileiros tero experimentado tal sensao / Tal sensao ter sido experimentada por muitos brasileiros. Essa perverso gerar uma anttese / Uma anttese ter sido gerada por essa perverso. A alegria compensaria a dor / A dor teria sido compensada pela alegria.

(B)

_________________________________________________________

(C)

6.

H uma transgresso das normas de concordncia verbal na frase: (A) No variao dos esquemas tticos que se deve imputar o fato de conviverem, em uma Copa do Mundo, a tristeza e a exaltao. Entre paixes opostas costumam movimentar-se, nos dramticos jogos da Copa, o sentimento dos torcedores mais fanticos. Sempre haver nos versos de Carlos Drummond de Andrade reflexes poticas que se enrazam nas experincias da vida. No coube aos brasileiros, na Copa de 2010, vivenciar os dramas que caracterizam as partidas a que leva o emparelhamento final. A alternncia entre paixes intensas e opostas, como ocorre ao longo da Copa do Mundo, no faz bem aos cardacos.

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

10.

A pontuao est inteiramente correta na frase: (A) Nosso admirvel poeta Carlos Drummond de Andrade, em um poema antolgico, foi capaz de definir em um nico verso um atributo do tdio: esse sentimento mortal que, se descuidarmos, pode tomar conta de ns. Nosso admirvel poeta, Carlos Drummond de Andrade, em um poema antolgico foi capaz de definir em um nico verso: um atributo do tdio; esse sentimento mortal que se descuidarmos, pode tomar conta de ns. Nosso admirvel poeta Carlos Drummond de Andrade em um poema antolgico, foi capaz de definir em um nico verso, um atributo do tdio, esse sentimento mortal, que se descuidarmos pode tomar conta de ns. Nosso admirvel poeta, Carlos Drummond de Andrade, em um poema antolgico foi capaz de definir em um nico verso, um atributo do tdio; esse sentimento mortal, que se descuidarmos pode tomar conta de ns. Nosso admirvel poeta Carlos Drummond de Andrade, em um poema antolgico foi capaz, de definir em um nico verso, um atributo do tdio, esse sentimento mortal que, se descuidarmos pode tomar conta de ns. 3

(C)

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

7.

Est inteiramente correta a construo da seguinte frase: (A) O tnus vital, de cuja falta associa o poeta ao estado do tdio, imprescindvel para a experincia de uma paixo. Do jeito burocrtico em que hoje muitas partidas se disputam, h menos necessidade de precisar se equilibrar as paixes opostas. O excesso de sensatez acaba promovendo uma certa frieza, prxima do estado dos minrios, dos quais ningum gosta de se comparar. As interrogaes do autor dizem respeito perplexidade humana, cujo trao essencial a indeciso entre a segurana fcil e o risco tentador. O temor de um desequilbrio emocional, em que todos estamos sujeitos, afasta-nos de experincias que poderamos ter prazer. (C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

MPSEA-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 11 a 20 referem-se ao texto seguinte. 12. Atente para as seguintes afirmaes:

I. J no 1o pargrafo, o autor localiza com preciso os


Um velho amor Quando meus pais morreram, eu morava longe, e meu irmo se ocupou de esvaziar o apartamento de nossa infncia. Acedi a seu desejo de guardar consigo nossos antigos brinquedos. Nestes dias (depois de tantos e tantos anos), passando duas semanas em sua casa, na Itlia, explorei, pela primeira vez, um armrio de trs portas, onde encontrei nossos velhos jogos, um quebra-cabeas, um porta-avies sem avies, um Pequeno qumico, caminhes etc. Atrs desse amontoado esbarrei num helicptero, bem guardado em sua caixa original. Eu o ganhei no Natal dos meus sete ou oito anos. Ameio primeira vista: levantara-me secretamente na madrugada e fora vasculhar os presentes, dando com ele. No era teleguiado (era o comeo dos anos 50), mas voava; era ligado por um cabo a um comando (no eltrico): ao girar (freneticamente) uma manivela, o movimento era multiplicado e transmitido at s ps do rotor, de forma que, efetivamente, o helicptero se levantava at o brao da gente cansar. Amei o helicptero. Amei a sensao de que ele voava no por alguma mgica, mas pelo meu esforo. Brinquei com ele mais ou menos uma hora, at que, inexplicavelmente, ele se quebrou: eu acionava a manivela, ouvia um rudo de engrenagens infelizes, e as ps permaneciam paradas. Eu no aguentava a ideia de que meus pais tivessem notcia da morte precoce de seu presente, que tinham escolhido com carinho. Em suma, eu precisava proteger meus pais. No disse nada: coloquei o helicptero de volta na caixa e o levei para a cama comigo. De manh, consegui convencer a todos de que aquele era meu presente preferido, por isso no queria que ningum mais o tocasse. Mantive essa fico durante os dias seguintes. De fato, ningum nunca mais brincou com ele. E agora o helicptero est aqui, na sua caixa de origem smbolo da minha vontade sofrida e um pouco louca de fazer e proteger a felicidade de meus pais. Tem cara de novo, mas um pouco tarde para invocar a garantia.
(Adaptado de Contardo Calligaris, Folha de S.Paulo, 01/07/2010)

dias em que tiveram lugar todas as aes desenvolvidas ao longo do texto.

II. No 2o pargrafo, o autor se vale de expresses


entre parnteses para contrastar os brinquedos modernos e os que havia em sua infncia.

III. Ao dizer, no 3o pargrafo, que, quando menino, decidiu que iria proteger os pais, o narrador sugere uma curiosa modalidade de paternalismo. Em relao ao texto, est correto que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 13.

I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. III, apenas.

_________________________________________________________

Ser um equvoco de interpretao admitir que, por sugesto do narrador, o menino mostrou-se (A) (B) (C) (D) (E) reconhecido, em que tinham escolhido com carinho. pressuroso, em levantara-me secretamente na madrugada. compassivo, em fazer e proteger a felicidade de meus pais. persuasivo, em consegui convencer a todos. caprichoso, em no queria que ningum mais o tocasse.

_________________________________________________________

14.

No contexto do ltimo pargrafo, o autor emprega expressivamente a palavra smbolo porque o helicptero reencontrado (A) (B) (C) (D) (E) lembrou-lhe outros tantos brinquedos que havia em sua poca. evocou-lhe um sentimento que fora desencadeado pelo brinquedo. pareceu-lhe agradavelmente mais tosco que os jogos eletrnicos. passou a representar sua capacidade de criar ficcionalmente. revelou um gesto de sua infncia do qual ele jamais se dera conta.

_________________________________________________________

15.

Preserva-se o sentido e a correo de um segmento do texto na nova redao indicado em: (A) meu irmo se ocupou de esvaziar o apartamento de nossa infncia = meu irmo dedicou-se desocupao do apartamento em que moramos quando meninos. Atrs desse amontoado esbarrei num helicptero = em meio de tal monturo palpei num helicptero. ele voava no por alguma mgica, mas pelo meu esforo = no lhe fazia voar uma magia, mas quando eu o forcejava. tivessem notcia da morte precoce de seu presente = soubessem prematuramente que ali se extinguira seu presente. mas um pouco tarde para invocar a garantia = mas inoportuno de reivindicar a cauo.
MPSEA-Conhecimentos-Gerais1

11.

Ao reencontrar, j adulto, o helicptero de que tanto gostara, o autor tambm se lembra da (A) (B) (C) (D) (E) sensao possessiva que lhe despertou o brinquedo predileto. decepo profunda que sentiu pelo desgaste to precoce. preocupao que teve em no frustrar a expectativa dos pais. gratido confusa que o levara a disfarar sua frustrao com o presente. providncia prtica que tomou para explorar a ingenuidade dos pais.

(B) (C)

(D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


16. Est apropriado o emprego e correta a flexo de todos os verbos na frase: (A) Tnhamos ganho vrios presentes, e eu j tinha eleito o meu favorito: um belo helicptero, que deporam junto rvore de Natal. O helicptero alava o ar pela fora dos meus braos, sem que intervisse qualquer tipo de dispositivo eletrnico. Seria preciso que eu retivesse o helicpero em sua caixa, para que ningum viesse a suspeitar do que lhe ocorrera. Meu irmo refreiou por um momento sua curiosidade, ao passo que eu, como no detesse a curiosidade, passei a abrir os presentes. Meus pais se manteram para todo o sempre margem do que ocorrera com meu helicptero e do pequeno ardil que lhes impigira. 21. 20. O verbo entre parnteses dever flexionar-se em uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: (A) (B) (C) (D) Aos sentimentos do menino ...... (corresponder) um gesto bonito, pelo qual se materializou o amor filial. No se ...... (atribuir) ao gesto do menino quaisquer intentos que no tivessem raiz em sua generosidade. A nenhum dos parentes ...... (ocorrer) alimentar suspeitas acerca das preocupaes do menino. No ...... (faltar) aos brinquedos antigos a magia que as engenhocas eletrnicas exercem hoje sobre os pequenos. ...... (ter) ocorrido aos pais que os gestos do filho estariam ocultando algum segredo?

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

Matemtica e Raciocnio Lgico-Matemtico A menor quantidade de algarismos que compem a parte decimal do nmero racional expresso por 0,02 . 0,0012615 : 300 . 0,004

_________________________________________________________

17.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) sempre delicado quando se precisa desfazer os bens dos nossos mortos queridos, tal como se refere o autor a seu irmo, nesse texto. Antigamente, ou nem tanto assim, os brinquedos no apresentavam dispositivos mirabolantes, mas contavam com a argcia do manejo. Nenhum dos parentes ou amigos iria supor que o helicptero to bem guardado tinha um segredo de cujo o dono fazia questo de manter. Ao reencontrar o velho helicptero na mesma caixa em que o deixara, o autor reviveu um comovente e generoso gesto de sua infncia. Com a passagem do tempo, mesmo os detalhes que poca pareciam insignificantes, readquirem um brilho especial e ratificam-se.

(A) (B) (C) (D) (E) 22.

5. 6. 7. 8. 9.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

(E)

_________________________________________________________

Sabe-se que as quantidades de pareceres e relatrios tcnicos, emitidos por um Analista ao longo de certo ms, eram inversamente proporcionais aos nmeros 2 e 5, respectivamente. Para tirar cpias desses documentos, ele usou duas mquinas: X, em que tirou uma nica cpia de cada parecer, e Y, na qual tirou uma nica cpia de cada relatrio. Considerando que a capacidade operacional de Y era 60% da de X, ento, se ele gastou 24 minutos para tirar as cpias dos pareceres, o tempo que gastou para tirar as cpias dos relatrios, em minutos, foi: (A) (B) (C) (D) (E) 12. 15. 16. 24. 30.

18.

Ao dar com o helicptero, o menino ps o helicptero para funcionar, o que significava manipular o helicptero acionando uma manivela at que a fora desse movimento conferisse ao helicptero a propriedade de voar. Evitam-se as viciosas repeties do perodo acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) p-lo o ps lhe ps ps-lhe p-lo manipul-lo manipular-lhe o manipular manipul-lo lhe manipular lhe conferisse conferisse-lhe lhe conferisse o conferisse o conferisse

_________________________________________________________

23.

_________________________________________________________

19.

Ao girar uma manivela, o movimento era multiplicado, pelo que o helicptero se levantava e s se detinha quando o brao da gente cansava. Reescrevendo-se a frase acima, reiniciando-a com o segmento Se eu girasse uma manivela, as outras formas verbais devero ser, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) seria fosse seria fora seria levantara levantasse levantasse levantara levantaria detera deteria detesse detivesse deteria cansara cansara cansasse cansar cansasse

Sabe-se que, das 120 pessoas que assistiam a uma palestra sobre Processo Civil, 40% eram do sexo feminino. Em um dado momento, antes do trmino da palestra, observou-se que alguns participantes do sexo masculino se retiraram e, assim, a porcentagem dos homens que permaneceram se reduziu a 52% do total de participantes ainda presentes. Considerando que todas as mulheres permaneceram at o final da palestra, ento, se X a quantidade de homens que se retiraram, verdade que: (A) (B) (C) (D) (E) X 20. 15 X < 20. 10 X < 15. 5 X < 10. 0 < X < 5.
5

MPSEA-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova A01, Tipo 001


24. O piso de um salo de formato retangular, que tem 36 m de comprimento por 18 m de largura, dever ser revestido por lajotas quadradas, cada qual com 25 cm de medida do lado. Se cada lajota custa R$ 1,75 e, para o seu assentamento, o material e a mo de obra, juntos, saem por R$ 5,00 o metro quadrado de piso, a quantia mnima a ser gasta para revestir totalmente o piso de tal salo : (A) (B) (C) (D) (E) 25. R$ 16 286,00. R$ 18 354,00. R$ 20 448,00. R$ 21 384,00. R$ 22 828,00. 27. Considere que os termos da sucesso seguinte so obtidos segundo determinado padro.

(112, 1 114, 11 118, 1 111 116, 11 111 132, . . . )

A soma dos dgitos que compem o dcimo termo dessa sequncia um nmero (A) (B) (C) (D) (E) 28. quadrado perfeito. divisvel por 4. mltiplo de 6. mpar. primo.

_________________________________________________________

sabido que o Real, moeda oficial brasileira, operacionalizado no sistema decimal de numerao, ou seja,
375 reais = 3 . 10 2 + 7 . 101 + 5 . 10 0 reais .

_________________________________________________________

Em meio a uma conversa com seu amigo Astolfo, Pablo comentou:

Suponha que a moeda oficial de certo pas o Sun, que operacionalizado em um sistema de numerao de base 5. Assim, por exemplo, 273 reais equivalem a

meia noite de ontem meu relgio marcava a hora certa


e, a partir de ento, passou a atrasar 12 minutos por hora, at que, h 8 horas atrs, quando marcava 4 horas e 48 minutos, parou por completo. Voc pode me dizer que horas so agora? Considerando que, nesse instante, o relgio de Astolfo marcava a hora certa e ele respondeu corretamente pergunta feita, a resposta que Pablo recebeu foi: (A) (B) (C) (D) (E) 12 horas e 48 minutos. 13 horas. 13 horas e 24 minutos. 14 horas. 14 horas e 36 minutos.

(2.5

+ 0.5 + 4.5 + 3.5

) suns = 2 043 suns.

Considerando que, em visita a esse pas, uma pessoa gastou 12 432 suns em compras diversas, ento, para que ela possa gastar a quantia equivalente em reais so suficientes (A) (B) (C) (D) (E) 18 cdulas de 50 reais. 16 cdulas de 50 reais e 20 de 10 reais. 16 cdulas de 50 reais e 5 de 20 reais. 5 cdulas de 100 reais e 92 de 5 reais. 3 cdulas de 100 reais, 20 de 20 reais e 29 de 10 reais.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

29.

26.

Relativamente aos candidatos inscritos num dado Concurso, sabe-se que o total supera 10 000 unidades e a razo entre o nmero de mulheres e o de homens, nesta ordem, 4 . Assim sendo, se o total de candidatos for o igual a 5 menor possvel, de quantas unidades o nmero de homens inscritos exceder o de mulheres inscritas? (A) (B) (C) (D) (E) 1 112. 1 118. 1 124. 1 128. 1 132.

Certo dia, trs bibliotecrias foram incumbidas de catalogar os livros de um lote recebido. Ao final do trabalho, duas delas fizeram as seguintes declaraes: Aline: Bia catalogou livros do lote, mas Cacilda no os catalogou. Bia: Se Aline no catalogou livros do lote, ento Cacilda os catalogou.

Considerando que as duas declaraes so verdadeiras, ento os livros desse lote foram catalogados: (A) (B) (C) (D) (E) pelas trs bibliotecrias. por uma nica bibliotecria. apenas por Bia e Cacilda. apenas por Aline e Cacilda. apenas por Aline e Bia.
MPSEA-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova A01, Tipo 001


30. Com relao a 13 Analistas do Ministrio Pblico do Estado de Sergipe que participaram de uma mesma reunio, sabe-se que: todos eram da rea de Informtica: uns responsveis por Projetos de Infraestrutura e os demais por Projetos de Sistema; havia representantes dos dois sexos; havia mais responsveis por Projetos de Infraestrutura do que por Projetos de Sistema; das mulheres participantes, o nmero de responsveis por Projetos de Sistema era maior que o de responsveis por Projetos de Infraestrutura; entre os responsveis por Projetos de Infraestrutura, o nmero de homens era menor que o de mulheres; apenas um dos responsveis pelos Projetos de Sistema era do sexo masculino. Nessas condies, participaram dessa reunio: (B) (A) (B) (C) (D) (E) 6 homens. 9 mulheres. 4 homens responsveis por Projetos de Infraestrutura. 6 mulheres responsveis por Projetos de Sistema. 2 homens responsveis por Projetos de Sistema. (E) Organizao do Ministrio Pblico Ateno: Para responder s questes de nmeros 31 a 37 o considere a Lei n 8.625/1993, que dispe sobre a Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico. 31. A destituio do Procurador-Geral de Justia, por iniciativa (A) do Conselho Superior do Ministrio Pblico, dever ser precedida de autorizao de dois teros dos membros do Colgio de Procuradores de Justia. do Colgio de Procuradores, dever ser precedida de autorizao de um tero dos membros da Assembleia Legislativa. dos integrantes da Instituio, dever ser precedida de autorizao de metade mais um dos membros da Assembleia Legislativa Estadual. do Governador do Estado, dever ser precedida de autorizao de metade mais um dos membros do Colgio de Procuradores de Justia. da Assembleia Legislativa Estadual, dever ser precedida de autorizao de dois teros dos integrantes do rgo Especial do Colgio de Procuradores de Justia. (D) (C) (C) (D) 33. Compete ao Colgio de Procuradores de Justia, alm de outras atribuies, (A) (B) aprovar os pedidos de remoo por permuta entre membros do Ministrio Pblico. aprovar a proposta oramentria anual do Ministrio Pblico, elaborada pela Procuradoria-Geral de Justia, bem como os projetos de criao de cargos e servios auxiliares. indicar o nome do mais antigo membro do Ministrio Pblico para remoo ou promoo por antiguidade. autorizar o afastamento de membro do Ministrio Pblico para frequentar curso ou seminrio de aperfeioamento e estudo, no Pas ou no exterior. indicar ao Procurador-Geral de Justia, Promotores de Justia para substituio por convocao.

(E)

_________________________________________________________

34.

Em relao ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, correto afirmar: (A) Suas decises sero motivadas e publicadas, por extrato, vedada qualquer hiptese de sigilo. So elegveis, para esse Conselho, dentre outros, os Procuradores de Justia da ativa ou afastados da carreira. Poder recusar o membro do Ministrio Pblico mais antigo pelo voto de um tero de seus integrantes, em votao nica. Ter como membros natos apenas o ProcuradorGeral de Justia e o Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. o rgo orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

35.

Quanto a Carreira do Ministrio Pblico, considere:

I. requisito para o ingresso na carreira, dentre outros, ser brasileiro.

II. obrigatria a abertura do concurso de ingresso


quando o nmero de vagas atingir a trs quintos dos cargos da carreira.

III. No se suspende, em qualquer hiptese, o exerccio funcional de membro do Ministrio Pblico quando, antes do decurso do prazo de 1 (um) ano, houver impugnao de sua estabilidade.

(B)

IV. A Lei Orgnica disciplinar o procedimento de impugnao de vitaliciamento, cabendo ao Conselho Superior do Ministrio Pblico decidir, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, sobre o no vitaliciamento e ao Colgio de Procuradores, em 30 (trinta) dias, eventual recurso.

(C)

(D)

V. Assegurar-se-o ao candidato aprovado a nomeao e a escolha do cargo, de acordo com a ordem de classificao no concurso. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 36.

(E)

_________________________________________________________

32.

Aos membros do Ministrio Pblico, aps a promulgao do CF de 1988, NO vedado (A) (B) (C) (D) (E) exercer advocacia. receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais. exercer, ainda que em disponibilidade, uma funo pblica de Magistrio. exercer o comrcio ou participar de sociedade comercial, exceto como cotista ou acionista. exercer atividade poltico-partidria, ressalvada a filiao e as excees previstas em lei.

I, IV e V. II, III e V. III e IV. II e IV. I e II.

_________________________________________________________

O retorno do membro do Ministrio Pblico ao cargo, em decorrncia de sentena transitada em julgado, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens deixados de perceber em razo do afastamento, inclusive a contagem do tempo de servio, chamado de (A) (B) (C) (D) (E) reconduo. aproveitamento. reverso. reintegrao. remoo. 7

MPSEA-Conhecimentos-Gerais1

Caderno de Prova A01, Tipo 001


37. Quanto s funes dos rgos de Execuo do Ministrio Pblico, INCORRETO afirmar: (A) vedado o exerccio das funes do Ministrio Pblico a pessoas a ele estranhas, sob pena de nulidade do ato praticado. Toda representao ou petio formulada ao Ministrio Pblico ser distribuda entre os membros da instituio que tenham atribuies para apreci-la, observados os critrios fixados pelo Colgio de Procuradores. O membro do Ministrio Pblico ser responsvel pelo uso indevido das informaes e documentos que requisitar, inclusive nas hipteses legais de sigilo. Cabe ao Ministrio Pblico exercer a defesa dos direitos assegurados nas Constituies Federal e Estadual, sempre que se cuidar de garantir-lhe o respeito, alm de outros pelos concessionrios e permissionrios de servio pblico estadual ou municipal. As notificaes e requisies, quando tiverem como destinatrios o Governador do Estado e os membros do Poder Legislativo, sero encaminhadas diretamente pelo Membro do Ministrio Pblico oficiante, em conjunto com o respectivo Secretrio Executivo de Promotoria ou Procuradoria de Justia. 39. Os membros do Ministrio Pblico devero entrar no exerccio de suas funes, dentro de (A) 30 (trinta) dias, contados da data da promoo, para o Promotor de Justia Substituto.

(B)

(B)

15 (quinze) dias, contados da data da nomeao, para todos os Promotores de Justia.

(C)

10 (dez) dias, contados da data da posse, para o Promotor de Justia recm-nomeado.

(C)

(D)

10 (dez) dias, contados da data da nomeao, para o Promotor de Justia em estgio probatrio.

(D)

(E)

15 (quinze) dias, contados da data da publicao do ato de nomeao, mediante novo compromisso, para todos os Promotores de Justia.

_________________________________________________________

40.

Quanto aos procedimentos disciplinares a que esto sujeitos os Membros do Ministrio Pblico, analise:

(E)

I. Das decises condenatrias, caber recurso, sem


efeito suspensivo, ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, que poder, inclusive, agravar a pena imposta.

_________________________________________________________

Ateno: Para responder s questes de nmeros 38 a 40, o considere a Lei Complementar n 02/1990 que dispe sobre a Organizao e Atribuies do Ministrio Pblico do Estado de Sergipe. 38. A Comisso de Concurso, rgo (A) auxiliar de natureza transitria, presidida pelo Procurador-Geral de Justia e composta de 03 (trs) membros do Ministrio Pblico e de 01 (um) representante da OAB Seco Sergipe, indicados pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico. auxiliar de natureza permanente, presidida por Procurador de Justia indicado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico e composta de 04 (quatro) membros do Ministrio Pblico e de 01 (um) representante da OAB Seco Sergipe, indicados pelo Procurador-Geral de Justia. de execuo de natureza permanente, presidida pelo Procurador de Justia mais antigo e composta de 04 (quatro) membros do Ministrio Pblico, sendo dois Promotores de Justia, indicados pelo Colgio de Procuradores de Justia. de execuo de natureza permanente, presidida pelo Procurador-Geral de Justia e composta de 02 (dois) Procuradores de Justia e de 02 (dois) Promotores de Justia da mais elevada Instncia, indicados pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. auxiliar de natureza transitria, presidida por Procurador de Justia indicado pelo rgo Especial do Colgio de Procuradores e composta de 03 (trs) membros do Ministrio Pblico, 02 (dois) da Segunda e 01 (um) da Primeira Instncia e de 01 (um) representante da OAB Seco Sergipe, indicados pelo Colgio de Procuradores de Justia.

II. A aplicao das penas de suspenso e de demisso ser obrigatoriamente precedida de processo administrativo.

III. O processo administrativo ser ordinrio, quando


cabvel a pena de suspenso e sumrio, quando cabvel a pena de demisso.

IV. Concluda a instruo no processo administrativo, o


indiciado ou seu defensor ter 15 (quinze) minutos para alegaes finais e o Corregedor-Geral ter prazo de 05 (cinco) dias para decidir sobre a absolvio ou punio do indiciado.

(B)

V. Na sindicncia administrativa ordinria ou sumria,


o denunciante e o denunciado podero, cada um, arrolar at 03 (trs) testemunhas.

(C)

Est correto o que consta APENAS em (A)

II, III e IV. I e III. IV e V.

(D)

(B)

(E)

(C)

(D)

I, II e V. II e IV.
MPSEA-Conhecimentos-Gerais1

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 41. LDER *****ntm##22*****#a#4500 001 <nmero de controle> 003 <identificador do nmero de controle> 005 9920506101053.0 008 890203s1994####spb######m####000#0#eng#d - Livro (BK) 100 1# $a Stumpf, Ida Regina Chitto. 245 10 $a Revistas universitrias $h [manuscrito] : $b projetos inacabados / $c por Ida Regina Chitto Stumpf ; orientao: Profa. Jeanne Marie M. Freitas. 260 ## $c 1994. 300 ## $a 174 f. ; $c 29 cm 500 ## $a Datilografado (fotocpia). 502 ## $a Tese (doutorado) - Universidade de So Paulo, Escola de Comunicaes e Artes, So Paulo, 1994. 700 1# $a Freitas, Jeanne Marie M.

O quadro acima contm exemplo de (A) (B) (C) (D) (E) 42. marcao de dados por XML. registro MARC. tags ou rtulos. cdigo de mquina. linguagem HTML.

Para a construo de uma biblioteca digital, certos princpios devem ser considerados, entre os quais a ampliao da arquitetura tcnica disponvel, a criao de uma coleo digital, (A) (B) (C) (D) (E) a digitalizao de documentos e a elaborao de ontologias. o desenvolvimento da Web Semntica e a aplicao de metadados. a questo dos direitos autorais e a preservao de documentos. o uso de inteligncia artificial e a identificao de objetos digitais. a acessibilidade de documentos e a implementao de redes semnticas.

43.

O formato MARC um conjunto de cdigos e designaes de contedos definido para codificar registros que sero interpretados por mquina. Sua principal finalidade (A) (B) (C) (D) (E) possibilitar o intercmbio de dados, ou seja, importar dados de diferentes instituies ou exportar dados de uma instituio para outros sistemas. relacionar dados contidos em registros bibliogrficos s necessidades dos usurios, garantindo um nvel bsico de funcionalidade aos sistemas. desenvolver um sistema internacional para permuta de informaes bibliogrficas, coordenado por agncias nacionais. padronizar informaes contidas na descrio bibliogrfica de documentos e colees em redes de bibliotecas por meio de programas de computador. normalizar a catalogao de documentos em nvel internacional, subsidiando a implementao de sistemas automatizados.

44.

Resultado de uma srie de alteraes, o AACR2 Reviso 2002 traz, desde uma nova redao, a renumerao e a eliminao de algumas regras e at mudanas mais significativas, entre as quais se destacam: a) incluso de novos conceitos ou a alterao de outros, em decorrncia do progresso tecnolgico; b) mudanas substanciais nos captulos 1 (Regras Gerais de Descrio), 3 (Materiais Cartogrficos) e 12 (Recursos Contnuos); e c) reformulao da regra 0.24, que passou a determinar que a descrio de um item fsico deve ser baseada, em primeiro lugar, no captulo em que esse item por sua natureza se insere. O trecho acima est (A) (B) (C) (D) (E) incorreto: foram feitas apenas atualizaes de certos conceitos e o captulo 9 (Recursos Eletrnicos) foi o que sofreu mudanas substanciais, incluindo a distino entre recursos de acesso direto e remoto. incorreto: as revises do cdigo no resultaram em eliminao de nenhuma regra e o captulo 12 teve alterado apenas o seu ttulo original, antes denominado Publicaes Seriadas. incorreto: o captulo 1 no sofreu mudanas substanciais e a regra 0.24 passou a dar nfase a todos os aspectos de um item, como contedo, suporte fsico, tipo de publicao etc. correto: essas revises tornaram o AACR2 mais atual, porm a mudana mais radical ser a substituio do cdigo pelos Requisitos Funcionais para Registros Bibliogrficos FRBR. correto: o AACR2 vem passando por reformulaes desde 1988 com o objetivo de acompanhar o progresso tecnolgico e, ao mesmo tempo, adequar o cdigo aos sistemas automatizados. 9

MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


45. Em relao Web Semntica, analise: 47. Em relao documentao, analise:

I. Em linhas gerais, pretende dar significado s pginas web, gerando um ambiente em que as mquinas, e no somente as pessoas, compreendam o contedo da informao.

I. A aproximao da lingustica com a documentao


uma realidade, pois ambas esto envolvidas com as questes que dizem respeito ao funcionamento da linguagem, sendo que a preservao do sentido uma das grandes dificuldades que se apresentam no mbito da documentao.

II. De acordo com seu idealizador, ela uma outra


Web, que funcionar em paralelo Web atual.

II. uma disciplina que investiga as propriedades e o III. As ontologias sero a lngua franca da Web Semntica, definindo formalmente as relaes entre termos e conceitos e servindo para garantir uma comunicao livre de ambiguidades baseada em contedo. Nesse sentido, mantm semelhanas com os tesauros. comportamento das foras que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informao para a otimizao do acesso e uso.

III. Caracteriza-se pelo tratamento que d ao contedo


temtico, pela diversidade quanto aos tipos de registro de informao com que trabalha e pela preocupao com a organizao fsica dos documentos.

IV. Comparativamente, os tesauros so mais flexveis


e complexos que as ontologias, pois permitem que novos relacionamentos sejam estabelecidos entre os termos e porque podem ser redefinidos ou adaptados em determinados contextos, sendo que suas relaes so extensveis.

IV. A obra de Paul Otlet, Trait de Documentation


(1934), considerada por vrios autores a base da cincia da informao, pois o seu iderio no difere, com exceo das tecnologias da informao, dos objetivos da cincia da informao.

V. O padro de metadados Dublin Core o mais utilizado atualmente pelas comunidades desenvolvedoras de projetos na rea da Web Semntica. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (B) (C) (D) (E) 46.

Est correto o que consta APENAS em (A)

I e IV. II e III. I e III. II e IV. III e IV.

I, II e IV. I, III e V.

(D)

II, IV e V.
(E)

I e III. II e V.

_________________________________________________________

48.
_________________________________________________________

Consideremos o eixo evolutivo que nasce na biblioteconomia, passa pela documentao e leva cincia da informao. Nesse esquema, a documentao representa uma transformao em relao ao paradigma do acervo: informao esttica sobrepe-se o seu significado social, o acesso.

Observe os nmeros da Classificao Decimal de Dewey abaixo.

600 Tecnologia (Cincias aplicadas) 630 Agricultura e tecnologias correlatas 636 Criao de animais 636.7 Ces 636.8 Gatos

O trecho acima (A) irrelevante: podemos vislumbrar um eixo evolutivo, contudo a mudana de paradigma somente ocorre com o advento da cincia da informao. no tem valor: a documentao no representa uma transformao, mas a sedimentao de procedimentos e componentes clssicos da biblioteconomia. parte de um pressuposto infundado: a concepo de eixo evolutivo inadequada, porque a documentao surge como disciplina integrante da biblioteconomia. parte de um pressuposto vlido: a ideia de evoluo entre as reas pertinente, mas a documentao mantm como parmetro o livro. tem significncia: a documentao marca um deslocamento de nfase do acervo para o acesso informao, que representa uma abordagem dinmica.
MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

(B) De acordo com a hierarquia notacional, Ces e Gatos so classes (A) (B) superordenadas, porque apresentam mais dgitos. subordinadas a todas as classes que as precedem. (D) (C) (D) (E) 10 especficas somente em relao sua diviso. coordenadas entre si, pois esto no mesmo nvel. contguas classe imediatamente superior. (E) (C)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


49. Deve facilitar o trabalho de pesquisa quando da procura ou busca da informao, possibilitando, tambm, o conhecimento do assunto que est sendo objeto de pronunciamento judicial, dando uma ideia geral do que o documento contm. A definio de Ceclia Atienza refere-se a (A) (B) (C) (D) (E) 50. acrdo jurisprudencial. ndice de julgados. indexao jurdica. ementa jurisprudencial. cabealho jurdico. 51. Ato normativo expedido exclusivamente pelo Presidente da Repblica, em caso de urgncia e relevncia, com fora de lei, submetido de imediato ao Congresso Nacional, com perda de eficcia, desde a edio, se no for convertido em lei no prazo de trinta dias contados de sua publicao.

A definio acima se refere a (A) (B) (C) (D) (E) 52. lei interina. decreto presidencial. medida provisria. emenda constitucional. lei delegada.

_________________________________________________________

A respeito da documentao jurdica, analise:

_________________________________________________________

I. A informao jurdica pode ser gerada, registrada e


recuperada em trs formas distintas, entre as quais a legislao (de natureza normativa), representada pelo conjunto das normas jurdicas propriamente ditas e pela documentao referente ao processo de sua elaborao.

A respeito da tcnica legislativa, analise:

I. A Lei Complementar no 95, de 26 de fevereiro de


1998, estabelece as regras para elaborao, redao, alterao e consolidao das leis no Brasil. Suas diretrizes aplicam-se exclusivamente Constituio, s leis complementares, s leis ordinrias e s leis delegadas.

II. A informao normativa caracteriza-se por ser produzida apenas pelo poder estatal competente e por ser pblica, podendo ser utilizada, coletada, arranjada, selecionada ou reproduzida por qualquer pessoa.

II. Entre os princpios que norteiam a tcnica legislativa est o da generalidade, que afirma que as normas devem incidir sobre todos e se aplicar, sem distino de qualquer natureza, situao descrita por elas.

III. O grande problema desse tipo de informao a


superabundncia de normas jurdicas, o que dificulta o conhecimento das leis por parte dos cidados e dos juristas. Por outro lado, para um controle eficaz, bastam a identificao das normas nos dirios oficiais e a sua catalogao. Pode-se afirmar que (A)

III. As normas jurdicas esto estruturadas em trs


partes bsicas: smula, normativa e final.

IV. A parte final compreende as disposies pertinentes s medidas necessrias implementao das normas de contedo substantivo, s disposies transitrias, se for o caso, a clusula de vigncia e de revogao.

I, II e III esto incorretas: na I, a informao jurdica se apresenta em quatro formas; na II, uma
norma s pode ser reproduzida pelo poder judicirio; e a III, os juristas no desconhecem o conjunto das leis.

V. A funo legislativa no atribuio exclusiva do


Poder Legislativo, mas compartilhada pelos outros Poderes e, de certa forma, pelos prprios cidados, quando a eles se estende a capacidade de iniciativa das leis.

(B)

I est incorreta: para fins de documentao, a informao legislativa compreende apenas as normas jurdicas, como leis, decretos e emendas. II est incorreta: normas jurdicas podem ser produzidas tambm por entidades de direito privado e por associaes civis para uso interno.

Est correto o que consta APENAS em (C) (A) (B) (D)

II, III e V. I, III e IV. I, II e III. I, IV e V. II, IV e V.


11

I, II e III esto corretas: esse conjunto de


caractersticas importante para o controle, a organizao e a recuperao da informao normativa. (C) (D) (E)

(E)

III est incorreta: o controle da legislao deve


incluir tambm sua vigncia ou revogao, seu relacionamento com outras normas e seus assuntos.

MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 53 e 54 referem-se ao texto abaixo.
o

56.

Art. 4 ____, grafada em caracteres maisculos, propiciar identificao numrica singular lei e ser formada pelo ttulo designativo da espcie normativa, pelo nmero respectivo e pelo ano de promulgao. Art. 5 A ementa ser grafada por meio de caracteres que a realcem e explicitar, de modo conciso e sob a forma de ttulo, o objeto da lei. Art. 6 O prembulo indicar o rgo ou instituio competente para a prtica do ato e sua base legal.
o o

Um usurio interessado no assunto o lugar das mulheres no direito de famlia faz uma pesquisa usando os termos mulheres e direito de famlia em uma base de dados. O resultado inclui tanto documentos sobre o direito de famlia que se ocupa das mulheres, como tambm itens sobre mulheres que atuam no direito de famlia. possvel concluir que a base de dados usa uma indexao (A) (B) (C) pr-coordenada, enquanto o usurio realiza uma busca com termos ps-coordenados. ps-coordenada, que reduz o nmero de itens pertinentes recuperados. pr-coordenada, na qual a preciso aumenta e a revocao diminui. pr-coordenada, que amplia a abrangncia da pesquisa bibliogrfica. ps-coordenada, na qual a revocao aumenta e a preciso diminui.

53.

De acordo com a estrutura das leis, o texto exemplo de (D) (A) (B) (C) (D) (E) parte normativa. enunciado do objeto. princpios essenciais. fundamento legal. unidades conceituais.
o

(E)

_________________________________________________________

57.

_________________________________________________________

54.

No texto, o Art 4 refere-se (A) (B) (C) (D) (E) rubrica. epgrafe. inscrio. ordem de promulgao. numerao progressiva. 58.

Uma srie de falhas pode ocorrer no processo de indexao e influir nos resultados de uma busca. Quando um indexador deixa de atribuir um termo que deveria ser atribudo a um documento, ocorrero falhas na (A) (B) (C) (D) (E) estratgia de busca. preciso. especificidade. poltica de indexao. revocao.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Em relao a vocabulrios controlados, analise:

55.

Em relao s tcnicas de resumo, analise:

I. Qualificador um termo usado para diferenciar homgrafos. No considerado parte do termo ou cabealho de assunto e, muitas vezes, aparece como nota de escopo.

I. O resumo mantm uma relao de contiguidade e


de semelhana com o texto que lhe d origem, j que procura reter a sua estrutura informacional.

II. O qualificador no deve ser usado para representar


conceitos compostos, como em tnis (couro). A palavra couro, aqui, usada para indicar um tipo de tnis em vez de especificar o domnio do termo tnis. O uso apropriado de qualificadores para este caso seria: tnis (esporte) e tnis (calado).

II. O resumo um caso particular de parfrase seletiva que consiste em: a) extrair de um texto informaes julgadas essenciais e b) reformular essas informaes de maneira a se chegar a um novo texto coerente e coesivo.

III. A seleo uma das operaes centrais dos processos que visam a obter representaes condensadas. Pressupe a atribuio de valor ao conjunto de informaes do texto, respeitando a hierarquia estabelecida pelo prprio autor. Pode-se afirmar que (A)

III. Sempre que o uso permitir, deve-se empregar termos


compostos no lugar de qualificadores, como em: tolerncia religiosa em vez de tolerncia (religio). Pode-se afirmar que (A)

II est incorreta: o uso de qualificador para identificar o tipo ou caracterstica de um conceito to comum quanto para especificar o seu domnio.

III est incorreta: a seleo no deve atribuir valor


s informaes; ao contrrio, deve ser isenta e imparcial.

(B)

I est incorreta: o qualificador faz parte do termo e, idealmente, consiste de uma nica palavra mais abrangente do que o termo qualificado. III est incorreta: sempre que possvel, deve-se
usar qualificadores em vez de termos compostos, como em tolerncia (religio) em vez de tolerncia religiosa.

(B)

I est incorreta: o resumo no mantm relao de semelhana com o texto original, pois se constitui em um texto novo e independente. II est incorreta: o resumo um caso tpico de
paralinguagem, que consiste em selecionar palavras-chave para representar um texto.

(C)

(C)

(D)

(D)

I, II e III esto corretas: tratam de caractersticas importantes que devem ser consideradas na elaborao de resumos. I, II e III esto incorretas: na primeira, o resumo
no retm a estrutura informacional do texto; na segunda, objetiva elaborar novas informaes; e na terceira, a hierarquia dada pelo resumidor.

I, II e III esto corretas: as regras para o uso de qualificadores fazem parte de diretrizes que objetivam padronizar e dar consistncia a instrumentos de controle terminolgico. I, II e III esto incorretas: na I, qualificador serve para distinguir sinnimos; na II, ele deve ser
usado tanto em conceitos simples como em compostos; e na III, o uso de termos compostos ou de qualificadores opcional.
MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

(E)

(E)

12

Caderno de Prova A01, Tipo 001


59. De acordo com as regras bsicas da Classificao Decimal de Dewey para a escolha de um nmero de classificao, uma obra sobre a 61. Analise as assertivas abaixo relacionadas Gesto do Conhecimento.

I. influncia da regio Nordeste na histria de Sergipe


deve ser classificada em Sergipe, e no na regio Nordeste.

I. Acompanhando as tendncias contemporneas, as


organizaes tm ampliado o seu conceito de capital tradicionalmente restrito a ativos tangveis, fsico e financeiro , para incluir tambm o capital intangvel. Nesse sentido, fala-se em conhecimento organizacional, aprendizagem organizacional, capital intelectual, competncia e experincia.

II. histria de Sergipe, de Alagoas e da Bahia deve ser


classificada no nmero de Sergipe.

III. histria de Sergipe, que inclua informaes sobre


as cidades de fronteira com a Bahia, deve ser classificada em Sergipe. Pode-se afirmar que (A)

II. Um dos mais importantes autores na rea de gesto da informao e do conhecimento, Thomas Davenport, desenvolveu um elenco de dez princpios da gesto do conhecimento. Em primeiro lugar, de acordo com referido autor, a gesto do conhecimento requer investimentos financeiros considerveis. Sob esse aspecto, deve-se reconhecer que diversas atividades relacionadas com a gesto do conhecimento demandam aportes. Pode-se afirmar que (A) apenas II est correta, pois o capital intelectual no pode ser considerado um ativo intangvel.

III est incorreta: uma obra com dois assuntos,


mesmo que um receba tratamento mais extenso que o outro, classificada no nmero mais geral.

(B)

I est incorreta: uma obra sobre a aplicao ou a influncia de um assunto sobre outro classificada com o primeiro assunto e no com o segundo. II est incorreta: uma obra que trate igualmente
trs ou mais assuntos classificada no nmero mais geral que inclua todos.

(C)

(D)

I, II e III esto corretas: as regras da CDD para


a escolha de um nmero de classificao so importantes para padronizar o acervo e evitar discrepncias.

(B) (C)

I e II esto incorretas.
apenas I est correta, pois a citao constante da II se refere gesto da informao e no gesto do conhecimento.

(E)

I, II e III esto incorretas: na I, deve-se optar por um nmero que inclua os dois assuntos; na II,
deve-se optar pelo nmero que vier primeiro na tabela; e na III, deve-se optar pela notao um nvel acima dos assuntos.

(D) (E)

I e II esto corretas.
apenas II est parcialmente correta, uma vez que um exagero afirmar que a gesto do conhecimento incorre em investimentos financeiros considerveis, enquanto a I est incorreta, pois descaracteriza a viso das empresas sobre ativos tangveis e intangveis.

_________________________________________________________

60.

Em relao Classificao Decimal de Dewey, analise:

I. A notao o sistema de smbolos usados para


representar as classes em um sistema de classificao, indicando um significado nico da classe e a sua relao com outras classes. A notao expressa em algarismos arbicos.

_________________________________________________________

62.

II. organizada por assuntos; cada um s pode aparecer em uma classe.

Objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade neles existentes s caractersticas, habilidades e limitaes das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortvel e seguro. A definio acima faz referncia (A) (B) (C) (D) (E) fisiologia do trabalho. ergonomia. engenharia do trabalho. engenharia de produo. haptonomia.

III. dividida em dez classes principais, que juntas


cobrem todo o conhecimento. Cada uma dividida em dez e cada diviso, em dez subdivises (nem todos os nmeros das divises e subdivises foram usados).

IV. A estrutura hierrquica significa que todos os


tpicos so parte de todos os tpicos mais gerais acima deles. O que vale para o todo, no vale necessariamente para as partes. Esse conceito conhecido por fora hierrquica. 63.

_________________________________________________________

V. A classe 900 abrange histria e geografia. Quando


uma obra traz a histria de eventos ocorridos ou um relato das condies existentes em um lugar ou regio particular, deve-se classific-la em 900. Quando se tratar da histria de um assunto especfico, a obra deve ser classificada com o assunto. Est correto o que consta APENAS em

Baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia, o SEER contempla aes essenciais automao das atividades de editorao de peridicos cientficos. Ele foi traduzido e customizado (A) (B) (C) pela Fundao Biblioteca Nacional (FBN). pelo Portal de Peridicos da Coordenadoria de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES). pela Fundao Getlio Vargas (FGV). pelo Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (IBICT). pela Associao Brasileira de Editores Cientficos (ABEC). 13

(A) (B) (C) (D) (E)

I e V. II e IV. II, III e V. I e II. I, III e IV.

(D) (E)

MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


64. No , nem significa simplesmente vender, tampouco se limita apenas divulgao ou propaganda. Suas aes no comeam com os produtos e os servios, comeam com o cliente. A definio de Sueli Anglica do Amaral refere-se (A) (B) (C) (D) (E) 65. ao marketing. ao planejamento estratgico. ao empreendedorismo. (D) gesto de relacionamento com o cliente. comunicao organizacional. (E) (C) (B) 68. Entre os instrumentos de planejamento, destaca-se o plano, entendido como (A) um guia para a ao, estabelecendo mtodos rotineiros de execuo de atividades e detalhando a maneira exata como cada atividade deve ser desenvolvida. o ponto final do planejamento, consistindo em uma situao futura esperada, ou no que se pretende atingir com o esforo do planejamento. a quantificao dos objetivos, devendo ter caractersticas de mensurao, mutabilidade e temporalidade. um guia genrico que define as linhas mestras, orienta a tomada de deciso e d estabilidade organizao. uma linha de ao pr-estabelecida que, em determinado perodo de tempo, orienta a ao na direo da misso.
o

_________________________________________________________

Fazer bem coisas que no precisariam ser feitas, significa que o profissional (A) (B) (C) (D) (E) foi tanto eficiente como eficaz. foi eficaz, mas no eficiente. foi eficiente, mas no eficaz. no foi eficiente e nem eficaz. foi apenas parcialmente eficiente, mas totalmente ineficaz.

_________________________________________________________

69.

A Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominao os direitos de autor e os que lhes so conexos. Em seu artigo quinto, ela define como contrafao (A) a cpia de um ou vrios exemplares de uma obra literria, artstica ou cientfica ou de um fonograma, de qualquer forma tangvel. o ato mediante o qual a obra colocada ao alcance do pblico, por qualquer meio ou procedimento. a reproduo no autorizada. toda fixao de sons de uma execuo ou interpretao ou de outros sons, ou de uma representao de sons que no seja uma fixao includa em uma obra audiovisual. a obra que ainda no foi objeto de publicao.

(B) (C) (D)

_________________________________________________________

66.

O planejamento estratgico (A) projetado a longo prazo, com efeitos e consequncias por vrios anos frente. projetado para o mdio prazo, geralmente para o exerccio anual. definido para cada tarefa ou atividade. preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. preocupa-se com o alcance de metas especficas.

(B)

(E) 70.

_________________________________________________________

(C) (D)

A seleo de fornecedores um dos fatores que mais contribui para a eficiente aquisio de materiais de informao. Nesse sentido, correto afirmar: (A) A vantagem da aquisio diretamente na editora depender, em muito, da quantidade de itens que ela pode fornecer e quantos a biblioteca est interessada em adquirir. A aquisio por meio de livraria s vantajosa para a biblioteca quando se buscam materiais retrospectivos. As distribuidoras so inviveis para grandes aquisies de materiais de informao, devido ao custo da taxa de administrao. A maioria das grandes livrarias brasileiras trabalha com a modalidade de aquisio via approval plan, fornecendo os materiais s bibliotecas a partir de um perfil de interesse predeterminado. A desvantagem da aquisio de materiais de informao via agncias est relacionada dificuldade de pagamento de materiais estrangeiros na moeda de cada pas.

(E) 67.

_________________________________________________________

(B)

Em relao coleta de dados em bibliotecas, correto afirmar: (C) (A) A qualidade dos formulrios pouco afeta a eficcia da coleta de dados. (D) (B) natural que se d prioridade aos dados de entrada, ou seja, dados ligados s atividades-meio da biblioteca, como, por exemplo, a quantidade de materiais recebidos e processados. A padronizao dos conceitos e das formas de coleta irrelevante frente necessidade de obteno de grandes volumes de dados. O critrio para definir o que deve ou no ser contado a utilizao ou aproveitamento que se pretende fazer desses dados. So poucos os servios e produtos realmente quantificveis nas bibliotecas.

(E)

(C)

_________________________________________________________

71. (D)

A norma internacional ISO 8601 refere-se a (A) (B) (C) (D) (E) referncias bibliogrficas. nomes dos pases e suas subdivises. idioma(s) dos documentos. cdigos de barra. dados de data e tempo.
MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

(E) 14

Caderno de Prova A01, Tipo 001


72. Analise as referncias abaixo. 75. A NBR ISO 2108 estabelece as especificaes do Nmero Padro Internacional de Livro (ISBN) como um sistema de identificao internacional exclusivo para cada formato ou edio de uma publicao monogrfica publicada ou produzida por um editor ou produtor especfico. Segundo essa norma, no nmero ISBN 978-90-70002-34-3, (A) (B) 90 indica o elemento registrante do ISBN, que na maioria dos casos refere-se a um editor. 978 corresponde ao elemento de prefixo, que indica que o produto origina-se no e parte do sistema ISBN. 70002 indica o elemento de grupo de registro, ou seja, identifica os grupos nacionais, geogrficos, de idiomas ou outros grupos semelhantes no qual uma ou mais agncias do ISBN operam. 34 o dgito de verificao, calculado com um algoritmo mdulo 10. 3 o elemento de publicao, alocado pelo editor da publicao monogrfica.

I. IBICT. Manual de normas de editorao do


IBICT. 2. ed. Braslia, DF, 1993. 41 p.

II. MUSEU DA IMIGRAO (So Paulo, SP). Museu


da Imigrao S. Paulo. So Paulo, 1997. 16 p. [Catlogo]

III. INSTITUTO MOREIRA SALLES. So Paulo de


Vincenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997: Apoio Ministrio da Cultura: Lei Federal de Incentivo Cultura. Casa de Cultura de Poos de Caldas, Poos de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder.

IV. KOOGAN, Andr; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopdia e dicionrio digital 98: 5 CD-ROM. Direo geral de Andr Koogan Breikmam. So Paulo: Delta: Estado, 1998.

(C)

V. SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental EIA, Relatrio de impacto ambiental RIMA: manual de orientao. So Paulo, 1989. 48 p. (Srie Manuais). Segundo a NBR 6023, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 73. 76.

(D) (E)

_________________________________________________________

Segundo a NBR 6024, alnea definida como (A) parte em que se divide o texto de um documento, que contm as matrias consideradas afins na exposio ordenada do assunto. nmero ou grupo numrico que antecede cada seo do documento. cada uma das subdivises de um documento, indicada por uma letra minscula e seguida de parnteses. principal diviso do texto de um documento. diviso do texto de uma seo primria, secundria, terciria e quaternria, respectivamente.
o

I e III. I e V. II e IV. II e V. III e IV.

(B) (C)

_________________________________________________________

Segundo a NBR 6023, (A) (B) as abreviaturas devem ser conforme a NBR 10518. os elementos essenciais da referncia devem ser apresentados em sequncia padronizada, enquanto os complementares so de livre disposio. quando aparecerem em notas de rodap, as referncias devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referncia, abaixo da terceira letra da primeira palavra. documento qualquer suporte que contenha informao registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. separata um documento que se adiciona a outro para ampli-lo ou aperfeio-lo, sendo sua relao com aquele apenas editorial e no fsica.

(D) (E)

(C)

_________________________________________________________

77.

A Lei n 9.674, de 26 de junho de 1998, dispe sobre o exerccio da profisso de bibliotecrio e determina outras providncias. Segundo essa legislao, (A) a designao "Bibliotecrio", includa no Quadro das Profisses Liberais, Grupo 19, da Consolidao das Leis do Trabalho, privativa dos Bacharis em Biblioteconomia. o exerccio da funo de Bibliotecrio privativo dos bibliotecrios inscritos nos quadros do Conselho Federal de Biblioteconomia. a pena de cassao do exerccio profissional acarretar ao infrator a suspenso do direito de exercer a profisso, em todo o territrio nacional, durante um perodo de at 10 anos, definido pelo Conselho Federal. as pessoas no habilitadas que exercerem a profisso regulamentada na Lei esto sujeitas ao pagamento de multa, a ser definida pelo Conselho Federal. so equivalentes, para todos os efeitos, os diplomas de Bibliotecrio, de Bacharel em Biblioteconomia, de Bacharel em Biblioteconomia e Documentao e de Bacharel em Gesto da Informao, expedidos at a data da Lei por escolas oficialmente reconhecidas e registradas nos rgos competentes, de acordo com a legislao em vigor. 15

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

74.

Analise as assertivas abaixo.

I. Citao: Meno de uma informao extrada de


outra fonte.

(C)

II. Citao de citao: Citao direta ou indireta de um


texto em que no se teve acesso ao original.

III. Citao direta: Transcrio textual de parte da obra


do autor consultado.

(D)

IV. Citao indireta: Texto baseado na obra do autor


consultado. Segundo a NBR 10520, est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) (E)

III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, III e IV, apenas. II e III, apenas. I, II, III e IV.

MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 001


78. Segundo a Resoluo CFB n 42 de 11 de janeiro de 2002, que dispe sobre Cdigo do tica do Conselho Federal de Biblioteconomia, o Bibliotecrio deve, em relao aos colegas, observar as seguintes normas de conduta: (A) aceitar encargo profissional em substituio a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profisso ou da classe, desde que permaneam as mesmas condies que ditaram referido procedimento. fazer comentrios desabonadores sobre a atuao profissional apenas quando tiver certeza de fatos e ocorrncias. evitar crticas e/ou denncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatrios. criticar os colegas representantes dos rgos de classe quando no exerccio de suas funes, proporcionando categoria avanar na formulao de uma viso crtica sobre a atuao profissional. quando no exerccio de posio hierrquica, denegrir a imagem de profissionais subordinados e outros colegas de profisso apenas com o intuito de possibilitar sua melhoria profissional.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

79.

Nasceram como dirios pessoais e extrapolaram essa dimenso, sendo uma espcie de filtro do ciberespao, mapas para navegar no infinito de pginas da world wide web. Indicam os melhores lugares para visitar, trazem novidades, do abrigo a aspiraes literrias e poticas, a protestos e controvrsias, ao deboche e ao humor. O trecho acima refere-se aos (A) (B) (C) (D) (E) sites de relacionamento. twitters. podcasts. blogs. repositrios temticos.

_________________________________________________________

80.

No que trata a conservao e preservao de acervos documentais, a conservao (A) um tratamento bem mais complexo e profundo, constitudo de intervenes mecnicas e qumicas, estruturais e/ou estticas. o conjunto de intervenes diretas, realizadas na prpria estrutura fsica do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ao nefasta ocasionada pela ausncia de uma preservao. uma conscincia, mentalidade, poltica (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimnio. o controle ambiental, composto por tcnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposio. realizada com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores histricos e artsticos, devendo ser feita por especialistas.
MPSEA-Anal.Minist.Pub.-Biblioteconomia-A01

(B)

(C)

(D)

(E)

16

S-ar putea să vă placă și