Sunteți pe pagina 1din 9

Processo Seletivo para ingresso de alunos na Orquestra Jovem Tom Jobim em 2012

Dispe sobre o primeiro Processo Seletivo para preenchimento das vagas abertas na Orquestra Jovem Tom Jobim no incio de 2012

A Santa Marcelina Cultura, Organizao Social, inscrita no CNPJ/MF sob o nmero 10.462.524/0001-58, com sede no Largo General Osrio, 147, Luz, em So Paulo, SP, responsvel pela Gesto da Escola de Msica do Estado de So Paulo Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) por fora do contrato de gesto n 31/2008 celebrado com a Secretaria de Estado da Cultura de So Paulo, TORNA PBLICAS as normas relativas ao Processo Seletivo para ingresso de alunos na Orquestra Jovem Tom Jobim no ano de 2012. O Processo Seletivo da Orquestra Jovem Tom Jobim 2012 tem por objetivos selecionar e classificar os candidatos por meio de avaliao do conhecimento musical e tcnico do candidato. IMPORTANTE: Os candidatos aprovados que no so alunos da EMESP Tom Jobim devero obrigatoriamente se inscrever em pelo menos um dos Cursos Livres ou de Formao, oferecidos pela Escola, em vagas especificamente abertas para tal fim.

OBS: Os interessados podem se inscrever em mais de um Processo Seletivo para ingresso nos Grupos Jovens (Banda Sinfnica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim). Os candidatos aprovados em mais de um Grupo Jovem s podero fazer matrcula em um dos Grupos.

Pg. 1

Vagas oferecidas
A OJTJ oferece neste Processo Seletivo vagas aos seguintes instrumentos:
INSTRUMENTO Bateria Clarinete Contrabaixos Contrabaixo Eltrico Flautas Obo Guitarra Piano Saxofones alto Saxofones tenor Saxofone bartono Trombone Trompa Trompete Viola Violino 6/6 Violoncelo VAGAS 1 1 2 1 2 1 1 1 2 2 1 3 2 3 4 12 3

Limites de idade para ingresso na OJTJ


Os candidatos devem ter at 26 anos (nascidos a partir de 01/01/1985).

Do Programa artstico-pedaggico

A OJTJ ser composta por 42 integrantes e ter uma agenda anual que contemplar 6 programas com at 20 concertos. A agenda foi programada de modo que os ensaios e concertos fiquem concentrados ao longo de duas semanas consecutivas, num total de at 12 semanas de trabalho ao longo do ano. Os ensaios ocorrero no perodo da noite, das 18h30 at s 22h00, de segunda sexta-feira, havendo a possibilidade de ensaios gerais nos sbados pela manh. Perodos de atividades: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 26 de maro a 08 de abril 07 a 20 de maio 18 de junho a 01 de julho 30 de julho a 12 de agosto 10 a 23 de setembro 22 de outubro a 04 de novembro

Pg. 2

Havendo necessidade, concertos extras, fora dos perodos acima descritos, sero programados e avisados aos bolsistas com pelo menos um ms de antecedncia. Os bolsistas iro receber uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 600,00 (Seiscentos reais) por dez meses (de maro a dezembro de 2012).

Das inscries
As inscries para as vagas abertas em 2012 devero ser feitas a partir das 10h do dia 11/01/2012 at as 16h00 do dia 27/01/2012. As inscries sero feitas por meio do site (www.emesp.org.br) dentro do perodo mencionado. da EMESP Tom Jobim

A lista geral dos candidatos inscritos, com local, data e hora de prova designados, ser publicada no dia 03/02/2012 nos murais da EMESP Tom Jobim e no site da Escola (www.emesp.org.br). Antes de se inscrever, o candidato dever tomar conhecimento das normas e condies estabelecidas neste Edital, das quais no poder alegar desconhecimento em nenhuma hiptese.

Da forma de avaliao
Prova prtica, com a realizao de atividades especificamente designadas no Anexo I deste Edital, de acordo com o instrumento pretendido. As provas prticas sero aplicadas de 06 a 10 de fevereiro de 2012 na EMESP Tom Jobim, situada no Largo General Osrio, 147, Luz, em So Paulo, SP, entre 8h30 e 21h30. Cada prova ser realizada pontualmente nos dias e horrios divulgados na lista de inscritos. No haver, sob hiptese alguma, alterao de datas e/ou horrio de provas para nenhum candidato. Os candidatos devero comparecer ao local de prova com antecedncia mnima de 30 minutos para o horrio de incio de sua prova, munidos da Confirmao de Inscrio e/ou Protocolo de Solicitao de Inscrio e documento de identificao. O no comparecimento ou atraso de qualquer candidato implicar na impossibilidade de realizar a prova e significar sua eliminao do Processo Seletivo. O candidato que no apresentar documento de identificao com foto no poder participar da prova e ser considerado ausente, sendo excludo do Processo Seletivo.

Pg. 3

Os candidatos devero providenciar as partituras e apresentar uma cpia para a Banca Examinadora durante a realizao da avaliao. Todos os candidatos devero portar seus prprios instrumentos para a prova prtica, exceo dos inscritos para piano. Os candidatos aos cursos de contrabaixo acstico, bateria e percusso, se assim desejarem, podero utilizar os instrumentos da EMESP, que estaro disponveis nos locais de prova. Amplificadores tambm estaro disponveis para os candidatos s vagas de guitarra e contrabaixo eltrico. A Banca Examinadora tem a prerrogativa de ouvir apenas trechos das msicas requisitadas, se assim achar suficiente para a avaliao. Nas provas prticas sero observados os seguintes aspectos musicais: fluncia no instrumento, musicalidade, ritmo, sonoridade, dinmica e postura. No ser permitido trazer msico acompanhador para a prova prtica.

Dos critrios de avaliao e classificao


No Processo Seletivo, diante do desempenho do candidato na prova, a Banca Examinadora atribuir notas que variam de 0 (zero) a 10 (dez) aos candidatos. A Banca Examinadora da prova ser composta por msicos de reconhecida atuao no meio musical. Cada nota atribuda por integrante da Banca Examinadora ter igual peso na nota da prova, sendo considerada a nota final a mdia ponderada. Os candidatos que obtiverem nota final abaixo de 7,0 na prova sero automaticamente eliminados do Processo Seletivo.

Da divulgao dos resultados


O resultado final deste Processo Seletivo, com a lista de classificao final dos candidatos, ser divulgado no site da EMESP Tom Jobim e afixado na Escola no dia 15/02/2012. Com a divulgao do resultado final, sero convocados para matrcula candidatos aprovados em ordem de classificao, conforme o nmero de vagas disponveis. Os candidatos considerados aptos e no convocados de imediato integraro lista de suplentes.

Do prazo de validade do processo seletivo


A lista final de classificados ter validade para fins de suplncia at o dia 30 de julho de 2012, podendo esse prazo ser prorrogado a critrio da EMESP Tom Jobim.

Pg. 4

Da matrcula dos candidatos aprovados


Os candidatos aprovados e convocados devero realizar sua matrcula pessoalmente junto Secretaria da EMESP Tom Jobim entre os dias 27 de fevereiro e 02 de maro de 2012. Somente aps a concluso das matrculas da primeira lista de convocados ser iniciada a convocao de suplentes para as vagas no preenchidas. Para realizar a matrcula, o candidato aprovado dever apresentar: duas fotos 3x4, cpia de documento de identidade (RG), cpia do CPF e cpia de comprovante de residncia. O candidato que no possuir nmero de CPF poder informar para fins de matrcula o CPF de seu responsvel legal. Os bolsistas que se matricularem sero obrigados a cursar pelo menos 1 (hum) dos cursos, livres ou de formao, oferecidos pela EMESP Tom Jobim, cumprindo o mnimo de frequncia e obtendo aproveitamento em todas as matrias que compem seu currculo.

Disposies Finais
O correto preenchimento da ficha de inscrio e a veracidade dos dados fornecidos so de inteira responsabilidade do candidato. O ato de submisso da ficha de inscrio significa o completo conhecimento e concordncia do candidato ou seu responsvel legal em relao s normas contidas neste Edital. A EMESP Tom Jobim no se responsabiliza por problemas na inscrio via internet, motivadas por falhas de comunicao ou congestionamento das linhas de comunicao que venha a impossibilitar a transferncia e o envio ou recebimento de dados e comunicaes referentes a este Processo Seletivo. Mais informaes e detalhes sobre o Processo Seletivo esto disponveis no site da EMESP Tom Jobim (www.emesp.org.br), onde tambm se encontram as ferramentas para Comunicao online com a Escola.

So Paulo, 10 de janeiro de 2012.

Pg. 5

ANEXO I

* BATERIA (candidatos devem trazer baquetas) 1) GARY CHAFFEE, em Rhythm and Meter Patterns, pg. 34 - Estudo n 16; 2) tocar um solo improvisado com 2 chorus de 32 compassos (AABA), em qualquer estilo. OBSERVAO o candidato dever demonstrar, sem partitura, seus conhecimentos rtmicos em msica popular brasileira e latino-americana.

* CLARINETE 1) 1 movimento do Concerto de MOZART 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

* CONTRABAIXO ACSTICO (Candidatos devem trazer o Arco) 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: BOTTESINI - Concerto em si menor DRAGONETTI - L Maior 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

* CONTRABAIXO ELTRICO 1) tocar uma das peas: Ornithology, de CHARLIE PARKER (melodia / harmonia / improviso), Have You Met Miss Jones, de RODGERS / HART (melodia / harmonia improviso) ou Chorinho p'ra ele, de HERMETO PASCOAL (melodia e harmonia); 2) tocar, de livre escolha, um tema; 3) realizar leitura primeira vista; 4)Realizar um walking bass.

* FLAUTA 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: MOZART - Sol Maior MOZART - R Maior 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

Pg. 6

* GUITARRA 1) tocar uma das peas: Stella By Starlight, de VICTOR YOUNG (melodia / harmonia / improviso), Chorinho p'ra ele, de HERMETO PASCOAL (melodia / harmonia), ou Donna Lee, de CHARLIE PARKER (melodia / harmonia / improviso); 2) tocar, de livre escolha, um tema; 3) realizar leitura primeira vista.

* OBO 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: HAYDN LEBRUN MOZART 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

* PIANO POPULAR 1) tocar, de J.S. BACH, um Preldio e Fuga de livre escolha ou um movimento Allegro de Sonata clssica (HAYDN, MOZART ou BEETHOVEN); 2) tocar uma pea de livre escolha; 3) executar escalas maiores, menores, modos gregorianos; leitura de cifras; 4) realizar leitura primeira vista e improviso sobre tema proposto na hora.

* SAXOFONE POPULAR (Alto, tenor e bartono)

1) KLOS Pgs. 105 (LArlesienne Andante Molto) e 156/157 (Estudo 34 - Allegro non troppo) 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista - pea de Jazz ou MPB 4) Opcional - no eliminatrio: a)Improviso sobre uma cifra dada.

* TROMPETE POPULAR 1) 1 movimento dos concertos de Haydn ou Hummel 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista - pea de Jazz ou MPB 4) Opcional - no eliminatrio: a) Improviso sobre uma cifra dada. b) Tocar lentamente notas a partir de um sol 4, at onde alcanar. 3) Leitura primeira vista - pea de Jazz ou MPB

Pg. 7

* TROMBONE POPULAR 1) Uma pea a ser escolhida dentre as citadas abaixo: ALEXANDRE GUILMANT - Morceau Sinfnico F. DAVID - 1 movimento do concerto 2)Uma pea de livre escolha 3)Leitura primeira vista - pea de Jazz ou MPB 4) Opcional - no eliminatrio: a) Improviso sobre uma cifra dada. b) Tocar lentamente notas a partir de um sol 3, at onde alcanar.

* TROMBONE BAIXO POPULAR 1) Concertino de ERNEST SACHSE 2) Uma pea de livre escolha 3)Leitura primeira vista - pea de Jazz ou MPB 4) Opcional - no eliminatrio: a) Improviso sobre uma cifra dada.

* TROMPA 1) 1 movimento de um dos concertos MOZART - n. 3 ou n. 4 STRAUSS - Concerto n 1 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

*VIOLINO 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: MOZART - n. 3, 4 ou 5 HAYDN - Sol Maior BACH - l menor VIOTTI - n. 21 ou 22 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista * VIOLA 1) 1 movimento de um dos concertos abaixo: a) STAMITZ b) HOFFMEISTER c) J. CHRISTIAN BACH 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

Pg. 8

* VIOLONCELO 1) Uma pea a ser escolhida dentre as citadas abaixo: J. HAYDN, Concerto em D Maior (1 movimento) J. CHRISTIAN BACH - 1 movt do Concerto SAINT-SANS - Allegro Apassionatto 2) Uma pea de livre escolha 3) Leitura primeira vista

Pg. 9

S-ar putea să vă placă și