Sunteți pe pagina 1din 32

Estado, cincia e poltica na Primeira Repblica: a desqualificao dos pobres

MARIA HELENA SOUZA PATTO


no trouxe transformaes econmicas, sociais ou polticas radicais, nem marcou o ingresso do Brasil no concerto das naes civilizadas. Ela no foi, como freqentemente se afirma, o desfecho das questes religiosa e militar do fim do Imprio, dos excessos cometidos pela Coroa ou da insatisfao dos fazendeiros com a abolio da escravatura; no foi tambm fruto de uma antiga e irreprimvel aspirao republicana nacional, que se teria manifestado desde os movimentos revolucionrios ocorridos depois da Independncia; muito menos, expresso do desejo libertrio de segmentos oprimidos das classes populares ou dos anseios liberais de uma nascente classe mdia urbana, que os militares representariam (1).

PROCLAMAO DA REPBLICA

A formao de uma classe mdia urbana liberal, a partir da segunda metade do sculo passado, teria sido, segundo tal verso, uma das mudanas sociais decisivas na preparao do fim do Imprio. Em sua Pequena histria da Repblica, Cruz Costa deu alento a essa interpretao: a partir de 1850, ele diz, d-se uma incipiente industrializao. Imigrantes e indivduos que no pertenciam classe rural do comeo a pequenos estabelecimentos industriais e comerciais e, dos lucros obtidos em seus negcios, ampliam sua ao, dando origem a uma classe que contrape sua mentalidade pequeno-burguesa, seu esprito de precavida iniciativa, mentalidade feudalista prpria da classe agrria (2). Incapaz de sozinha alterar a sociedade, a classe mdia nascente, qual se somavam empregados e funcionrios, ter-se-ia cristalizado em torno de uma nova fora: a fora militar, o Exrcito, porta-voz dos ideais republicanos. A suposta identificao entre classe mdia e Exrcito, idia-chave desta verso, inequvoca: Industriais e comerciantes a classe mdia civil , ligados ao Exrcito nacional a classe mdia militar podem ter entre si discrepncias de idias, antagonismos, mas esto ligados pelo mesmo imperativo de alterao dos quadros vigentes, e por isso geram e executam a Repblica (3).
ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

167

Estudos recentes voltados para a classe mdia urbana e seu papel na passagem do Imprio para a Repblica revelam que ela no era portadora de vocao democrtica, no estava insatisfeita com o estado de coisas reinante e no afrontava a classe dominante. Dependente da elite agrria no Imprio, no ter situao muito diferente nas primeiras dcadas da Repblica e ser, como regra, elitista, conservadora, anti-industrialista, agrarista. Longe de opor-se s oligarquias agro-exportadoras, identifica-se com seus valores aristocrticos, cultiva os mesmos gostos e opinies, depende economicamente dela e assume posies no mximo reformistas, o que lhe permite aliar-se politicamente aos oligarcas sempre que os interesses destes pedem novas palavras de ordem e a ampliao do apoio da sociedade civil. Mais visvel na cena poltica medida que a urbanizao escapa da dependncia exclusiva da economia agrrio-exportadora, adere em boa parte ao programa liberal reformista do Partido Democrtico e desempenha nos anos 20 e 30 papel importante na luta pelos direitos civis, como o direito escola, na qual buscava uma via de validao social. Por sua vez, nem os militares que se aglutinaram em torno de Deodoro da Fonseca, nem os jovens oficiais que apoiaram Floriano Peixoto foram representantes dos interesses de uma classe social. Inspirados no Positivismo, os tenentes declararam-se soldados-cidados, rebelaram-se contra o governo federal e queriam salvar o pas, pondo-o no rumo do progresso tcnico e industrial. Fiis ideologia das Foras Armadas, queriam um Executivo forte, eram contrrios idia de federao e no acreditavam que o liberalismo autntico fosse o caminho para a recuperao do pas. Faziam restries s eleies diretas, ao sufrgio universal, insinuando a crena em uma via autoritria para a reforma do Estado e da sociedade (4). Quando se referiam s massas, era para declar-las incapazes de contestao eficaz e assim justificar uma postura tutelar que encobria o objetivo de impedir a ao poltica direta do povo (5). A Repblica foi, acima de tudo, resultado de uma ciso da classe dominante que se configurou ao longo do Segundo Reinado. As tenses que movimentaram o pas em direo Repblica tiveram origem, segundo Viotti da Costa, na quebra de unidade da classe dominante brasileira em funo de mudanas econmicas que ocorreram a partir de 1850 e resultaram no exerccio cindido do poder econmico e do poder poltico. O conflito bsico que traz o fim do perodo monrquico no se d entre um Brasil moderno, progressista, desejoso de democracia, representado pelas classes mdias urbanas, e um Brasil conservador, regressista, afeito a concepes polticas totalitrias, representado pelas classes oligrquicas do Imprio; os grupos em confronto so dois setores da classe que garantira a sobrevivncia

168

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

do regime imperial: de um lado, as chamadas oligarquias tradicionais dos senhores de engenho do Nordeste e dos bares do caf do Vale do Paraba (monarquistas, escravistas, decadentes), apegadas a relaes de trabalho e a formas de produo caducas, mas detentoras de poder poltico; de outro, as novas oligarquias dos fazendeiros do caf do Oeste paulista que, embora ocupando lugar central na economia do pas, no dispunham de poder poltico (6). Foi em busca desse poder que, em 1873, organizaram o Partido Republicano Paulista, que teve entre os fundadores uma maioria de cafeicultores de Itu e Campinas. J em 1894, os militares foram afastados do comando e a eleio do civil paulista Prudente de Morais ps frente do processo poltico cafeicultores paulistas e a elite econmica e poltica mineira, os quais instalaram um situacionismo permanente, s rompido com a revoluo de 30, quando houve nova composio poltica no interior das elites. A ameaa de instabilidade poltica trazida pelos primeiros anos republicanos, em especial nos centros urbanos maiores, entre os quais se destacava a capital do pas, levou os donos do dinheiro no s a tirar os militares do governo, mas a reduzir o nvel de participao popular, neutralizar a capital e fortalecer o poder dos estados (7). E o veto participao poltica do povo vinha no s da repressso policial s manifestaes em praa pblica, mas de outras restries impostas cidadania, entre as quais uma legislao eleitoral que reduzia ao mnimo os votantes: no Rio de Janeiro, subtrados da populao total os menores de 21 anos, as mulheres, os analfabetos, os praas, os religiosos e os estrangeiros, excluam-se do direito ao voto 80% da populao. Assim, a Repblica conseguiu quase literalmente eliminar o eleitor, motivo pelo qual os representantes do povo no representavam ningum, os representados no existiam, o ato de votar era uma operao de capangagem. A maioria dos votos era falsa: votavam defuntos e ausentes, e as atas eram forjadas (8). As relaes de produo em vigor abrangiam vrias formas de explorao do trabalho. No campo, vnculos empregatcios contaminados pela prtica do favor prendiam empregados a patres por dvidas muitas vezes impossveis de saldar e configuravam situaes que beiravam escravido. Na cidade, o panorama no era diferente: uma massa de trabalhadores pobres acumulava-se no espao urbano e vendia sua fora de trabalho a preos que degradavam a vida, quando no a inviabilizavam, ou dedicava-se a outras ocupaes, em nome da sobrevivncia. Sem alternativas no mercado de trabalho, muitos ex-excravos e seus descendentes viviam em situao de desemprego crnico ou agregados a famlias ricas, onde exerciam extensas jornadas de trabalho domstico no-remunerado.

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

169

Os imigrantes, por sua vez, lutavam contra as dores do desenraizamento, do preconceito e das duras condies de existncia, resultantes das condies gerais de tratamento dos trabalhadores no pas, onde quase equivaliam aos escravos (9). A ausncia de leis que garantissem os direitos bsicos dos trabalhadores sancionava uma jornada de trabalho fabril esgotante, que podia chegar a 17 horas ininterruptas; a inexistncia de frias e de repouso remunerado; salrios aviltantes, ainda mais baixos no caso de mulheres e crianas, que em 1920 correspondiam a 43% dos trabalhadores industriais na cidade de So Paulo (10). Tudo isso fez da Primeira Repblica lugar privilegiado do que Antonio Candido chamou de esquema decididamente espoliador que est na raiz da nossa sociedade (11). O Brasil da Primeira Repblica no foi industrial: segundo o Censo de 1920, 69.7% da populao economicamente ativa dedicava-se agricultura, 16.5% ao setor de servios e 13.8% indstria, quadro que no se alterou significativamente at 1930. Mesmo assim, o crescimento da indstria nesse perodo no pode ser subestimado: fbricas de mdio e de grande porte de fiao e tecelagem, bebidas, roupas, sapatos e alimentos, instaladas no Rio e em So Paulo desde o comeo do sculo, empregavam um nmero crescente de operrios e submetiam homens, mulheres e crianas a condies desumanas de trabalho. Segundo Fausto, ao reestruturar as relaes de trabalho por meio do colonato e do proletariado urbano, a burguesia cafeeira ampliou a base da pirmide social e criou condies para o surgimento de questes sociais inditas no campo e na cidade que teve de enfrentar: no perodo de 1917 a 1921, os pequenos jornais libertrios registravam inmeros episdios de resistncia em fbricas paulistas que muitas vezes no tinham a visibilidade social dos movimentos grevistas, como operaes-tartaruga e destruio de matria-prima, de mquinas e de prdios, no caso de operrios da construo (12). Alm das greves e dos movimentos organizados das classes populares contra a inflao, a criminalidade crescia nas cidades maiores. E o fato a ser sublinhado a freqncia com que se recorreu violncia fsica para fazer frente a todas essas manifestaes.

A presena do aparato repressivo


A Repblica nasceu sob o signo da ordem pblica. Herdeiros de concepes poltico-filosficas de cunho evolucionista que naturalizavam o social, intelectuais e militares que fundaram a Repblica defendiam a tese do progresso ordeiro. O carter nada revolucionrio do movimento republicano brasileiro j era visvel no Manifesto Republicano de 1870: seus signatrios apresentavam-se como homens livres e essencialmente

170

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

subordinados aos interesses da ptria, que no pretendiam convulsionar a sociedade, muito menos romper com a estrutura vigente. No Decreto n1, de 15/11/1889, os membros do recm-criado Governo Provisrio afirmam repetidas vezes a defesa da ordem pblica como objetivo maior. O horror aos movimentos sociais, sublevao popular, oklocracia, como se dizia no Imprio, marca registrada dos plutocratas de todos os tempos. Em 1831, dominados os motins de soldados que falavam em Repblica, em destituio do governo e em Constituinte soberana, o Regente Feij dizia: o brasileiro no foi feito para a desordem, que o seu natural o da tranqilidade e que ele no aspira outra coisa alm da Constituio jurada, do gozo de seus direitos e de suas liberdades. Portadores da vocao no-democrtica inscrita num liberalismo regressista, os intelectuais do Imprio tinham repulsa declarada democracia e revoluo, e desde o Primeiro Imprio j falavam em parar o carro revolucionrio (13). O movimento abolicionista no foi exceo regra; pautado pelo lema liberal da liberdade, igualdade, fraternidade, seu carter humanitrio no passou de aparncia: promovida principalmente por brancos, ou por negros cooptados pela elite branca, a abolio libertou os brancos do fardo da escravido e abandonou os negros sua prpria sorte (14) No curso da Repblica Velha, a mquina de compresso das liberdades pblicas (15) foi incansvel. Inicialmente no bojo da luta pelo poder entre presidentes militares e parte da elite que precisava da autonomia dos estados e, pouco depois, como resposta oficial aos movimentos de trabalhadores, a decretao do estado de stio foi prtica corrente de sucessivos presidentes que suprimiram as leis ordinrias e submeteram o pas ao regime de guerra sempre que encontraram oposio aos interesses que representavam. A busca de instituies de gesto cientfica do protesto e da misria nesse perodo esbarra de pronto na onipresena da polcia. A sutil violncia repressiva, a predominncia da penalidade incorporal, a sobriedade punitiva encontradas por Foucault em pases europeus na virada do sculo XVIII (16) no esto presentes na Primeira Repblica. Sob a alegao de que estavam em jogo interesses do conjunto da Nao, o Estado brasileiro primeiro-republicano no agia com sutileza disciplinadora para garantir a ordem pblica. Ao contrrio, os donos do poder no hesitaram em valer-se, at a nusea, da violncia fsica para imobilizar os indesejveis. Este fato pe em dificuldade a tese de inspirao foucaultiana segundo a qual, no marco das greves operrias do primeiro perodo republicano, a ineficcia das medidas punitivas e policialescas de controle da fora de trabalho teria

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

171

levado introduo de tecnologias de adestramento e controle nas fbricas e de gesto cientfica da misria lideradas por mdicos, quer pela higienizao dos corpos e das casas populares, quer pela imposio ao povo de normas familiares burguesas, quer pela apropriao da infncia pobre pelo saber mdico, quer pela expanso de instituies disciplinares como hospcios, reformatrios e escolas. Todo esse perodo foi marcado por um sem-nmero de exemplos de brutalidade repressiva, orientao professada pelos governantes, apoiada por industriais e fazendeiros e muito bem resumida pelo presidente Washington Lus (que fora Secretrio da Justia e da Segurana Pblica do Estado de So Paulo) quando definiu a questo social que era como ento se chamavam os conflitos sociais como caso de polcia. Foi assim na greve de operrios numa fbrica de sapatos no Rio de Janeiro, em 1902; no movimento grevista na Cia. Doca de Santos, em 1904; na greve de ferrovirios paulistas, em 1906; na Revolta da Chibata, em 1910, quando marinheiros negros e mulatos rebelaram-se contra o uso do chicote como instrumento de punio na Marinha; em Juazeiro e no Contestado; na greve de colonos das fazendas de caf da regio de Ribeiro Preto, em 1913; na primeira greve geral que parou cerca de 50 mil trabalhadores da cidade de So Paulo, em 1917; na greve da Cia. Mogiana, em 1920, e assim por diante. A partir de ento intensificaram-se as prticas repressivas, pois a piedosa simpatia pelos deserdados da fortuna, pelos humildes, por aqueles que os maus fados haviam irremediavelmente fixado no fundo dos estratos da sociedade, comea a converter-se em inquietude quando a desarticulada massa ameaa ultrapassar os limites e transformar-se em classe social (18), represso que atingiu em cheio lderes operrios, principalmente os estrangeiros, conforme ficou registrado no Manifesto de Deportados. Alm de deter o protesto proletrio, cabia polcia recalcar toda sorte de comportamento desordeiro que mudanas no Cdigo Penal tratavam de criminalizar , tarefa que cumpriu com mpeto, pois nas quatro primeiras dcadas republicanas o nmero de detenes em So Paulo foi quase trs vezes maior do que na Londres do mesmo perodo. Dados colhidos nos relatrios de secretrios da Justia e de chefes de Polcia da capital paulista no perodo de 1890-1924 mostram que a maior parte das prises entre 1892 e 1916 se deu por prtica de contraveno (83.8%), ou seja, de crimes sem vtimas, como embriaguez, desordem e vadiagem. Nesta categoria estavam tambm os suspeitos e os detidos para averiguaes, fato sugestivo no terreno social de ento. E o nmero de detenes elevou-se medida que o aparato policial cresceu pari passu com a preocupao com a ordem pblica (18). Como explicar esse aumento de atos considerados criminosos nas cidades brasileiras do comeo do sculo?

172

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

no mbito da luta da classe trabalhadora e de sua auto-organizao que certas modalidades de crime presentes na Inglaterra que se industrializava so entendidas na historiografia social inglesa contempornea. Naquele tempo e naquele lugar, a luta das classes proprietrias pela transformao do salrio em forma exclusiva de remunerao incluiu no s um surto de legislao criminal e de novas formas de represso que criminalizavam as formas de remunerao no-monetria sancionadas pelo costume (como a apropriao das sobras da matria-prima), mas tambm transformaes nas tcnicas de produo e nos locais de trabalho, que visavam a eliminar as sobras e impedir o roubo. Em contrapartida, vrias formas de resistncia extorso dos meios de trabalho, ao constrangimento do trabalho assalariado e aos baixos salrios a cunhagem de moeda, o assalto a estradas, o jogo, o roubo de carga etc. proliferaram entre os trabalhadores que se concentravam na Londres setecentista em busca de dinheiro e marcaram o surgimento do proletrio picaresco e da primeira fora policial assalariada, armada e centralizada (20). Assim, a organizao policial foi, naquele contexto, parte da estratgia de formao de um mercado capitalista de trabalho assalariado. Mas convm indagar se o processo de constituio da classe trabalhadora brasileira equivale ao da classe operria inglesa: num pas essencialmente agrcola, no qual os artesos no tiveram a fora numrica e organizatria encontrada na Europa a indstria capitalista de transformao em suas formas nofabris no assumiu nem de longe as propores assumidas no bero do capitalismo industrial e as relaes de trabalho acabavam de sair de sculos de escravismo e ainda estavam permeadas pelo sistema de clientela certamente no houve necessidade de quebrar a espinha da classe trabalhadora ou for-la ao trabalho assalariado na proporo e nos moldes da Inglaterra da revoluo industrial. Por mais obstinado que fosse o movimento operrio, ele tinha menos fora num pas no qual o sistema de dominao prescindia dos trabalhadores, pois a slida oligarquia se assenta em um pacto de alianas regionais de cpula, cimentado pelo controle de uma clientela principalmente de base rural (20). Sendo assim, cabe perguntar se a presena da polcia brasileira entre 1889 e 1930 comporta a mesma interpretao que historiadores marxistas deram ao policial no interior da revoluo industrial inglesa. O cotidiano e a sobrevivncia das classes populares urbanas tinham aqui caractersticas prprias (21). Explorados nos novos sistemas dominados pelo salrio ou, em sua maioria, fora deles, os nossos pobres procuravam ganhar a vida por meio de expedientes que os punham em conflito com a lei, mas que no assumiam a forma de crime organizado nos moldes das

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

173

quadrilhas europias de antigos membros de corporaes profissionais e comerciantes extorquidos de seus meios de trabalho. Os crimes com vtimas que pipocavam dia e noite na cidade de So Paulo eram, na maior parte, pequenos furtos oportunistas ou gatunagem (22); vivendo em lastimvel pindayba (como dizia uma notcia do Correio Popular, em 1808), os nossos infratores batiam carteiras e roubavam lingia, queijo, latas de goiabada, roupas, sapatos e galinhas, fosse para consumo prprio, fosse para vendlos a preo irrisrio a comerciantes que lucravam com a venda de produtos roubados (23). Tnhamos tambm os nossos jogadores, vigaristas e falsificadores profissionais, mas longe em organizao e nmero do quadro descrito na historiografia inglesa. Nos dados oficiais predominavam os pequenos crimes espontneos, individuais, de miserveis que no estavam organizados em quadrilha, sem projeto e sem dinheiro, roubos de subsistncia, infratores no por escolha, mas pelas circunstncias, por passar por profundas privaes (24). Noutras palavras, abundava um tipo de crime que nasce e tem fortes razes na misria (25), e que no pode, portanto, ser considerado resistncia poltica expropriao dos meios de produo, dominao e explorao como o foram certos crimes proletrios da Inglaterra industrial dos sculos XVIII e XIX. Nos registros policiais da cidade de So Paulo trs fatos sobressaem: os estrangeiros eram maioria na categoria desordem, ao passo que os brasileiros predominavam nas ocorrncias de vadiagem; os rtulos oficiais usados para classificar as infraes eram pejorativos; o nmero de detenes superava em muito o nmero de processos (26). Dizer que a massa de vadios era formada de negros e mulatos desocupados os quais, desde a Abolio, viviam margem da sociedade, e que os estrangeiros predominavam entre os desordeiros porque sua condio de imigrantes os tornava mais propensos ao desajuste social-emocional uma interpretao que elide aspectos indispensveis compreenso da situao da classe trabalhadora na Primeira Repblica. Na categoria de vadios estavam, sim, negros deixados prpria sorte desde a Abolio e objeto de preconceito racial, mas tambm toda uma gama de pobres livres cujo trabalho era socialmente desnecessrio. A luta diria pela vida levava-os a improvisar vrios tipos de afazeres, desde ocupaes autnomas, bicos e subemprego temporrio, que movimentavam a economia informal, at outras formas de sobrevivncia, como o roubo, o jogo, a prostituio e a mendicncia. Do mesmo modo, no era por acaso que os imigrantes engrossavam as estatsticas de deteno por desordem, pois no s embriagados e briguentos que perturbavam o espao pblico eram enquadrados como desordeiros: se consultarmos outras fontes que no os registros das auto-

174

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

ridades policiais, como por exemplo os jornais, principalmente a imprensa operria, verificaremos que tambm so presos como desordeiros: anarquistas, socialistas, sindicalistas, grevistas, propagandistas anti-religiosos, anti-voto, feministas etc. (27). O caso dos capoeiras exemplar: no Cdigo Penal de 1890 havia um captulo voltado para os Vadios e Capoeiras, e o Artigo 402 criminalizava a capoeiragem (28). Como os grupos de capoeiras sempre incluram escravos e libertos, configurava-se um caso de perseguio racial legalizada. Da mesma forma, durante muitas dcadas os famigerados malandros cariocas os nossos pcaros? compareceram envoltos em preconceito nos relatrios policiais e nos boletins dos Departamentos Estaduais do Trabalho. A ateno aos termos usados pelo aparato repressivo para classificar pessoas e comportamentos sociais indesejados fundamental tarefa de desvendar mecanismos de controle social em ao na sociedade brasileira. A estigmatizao de camadas destitudas com o rtulo de vadios um dado que percorre a Histria brasileira desde o perodo colonial (29). Nos relatrios oficiais, desempregados e subempregados compareciam como vadios, como incansveis parasitas, como sanguessugas que se alastravam pelas cidades atacando a propriedade com cnica temeridade (30). A preocupao obsessiva de cientistas e autoridades policiais nos pases industriais europeus com a vagabundagem repetia-se aqui, embora no pelos mesmos motivos. Bastava ser pobre, no-branco, desempregado ou insubmisso para estar sob suspeita e cair nas malhas da polcia. Sem nenhum poder a opor ao poder policial, os pobres eram detidos a todo momento e adensavam as estatsticas criminais. Segundo Fausto, entre 1890 e 1924 o nmero de detenes superou em muito o nmero de processos. Em 1905, por exemplo, os detidos foram mais de 11 mil, enquanto que os processados ficaram em torno de 800. Uma das causas dessa defasagem pode ter sido a pouca importncia dos delitos, que no justificava a abertura de processos; a corrupo do aparelho policial tambm pode responder por certo nmero de casos, mas no se pode desconsiderar que a arbitrariedade era a regra quando se tratava de trancafiar os pobres. Assim, boa parte das detenes podia no ser passvel de processo pelo simples fato de que no havia delito, mas s ao da mais pura prepotncia. Um fato relatado pela imprensa d fora a esse argumento: em 1904, a polcia do Rio e de So Paulo, aproveitando-se do Estado de stio, efetuava a priso indiscriminada de pessoas tidas como vagabundos e cftens, algumas das quais estavam sendo enviadas para o Acre (31).Propostas de enfrentamento pacfico da questo social reveladoras de ticas heterogneas no interior da prpria classe dominante (32) tambm estiveveram presentes

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

175

na Primeira Repblica, formuladas por homens pblicos de prestgio, como Rui Barbosa, e por instituies poltico-partidrias de oposio. Avessas a mudanas sociais radicais, preconizavam a adoo de estratgias que diminussem a interveno das foras policiais, de modo que alguma coisa mudasse, na aparncia, para que tudo, em essncia, continuasse como estava, ideologia que se fez presente a partir da greve que parou So Paulo em 1917 e, pouco depois, encontrou forma na idia de fazer a revoluo antes que o povo a fizesse. Mas no passaram de palavras, e o grosso da funo de disciplinamento do povo ficou por conta das instituies jurdico-policiais, constantemente reorganizadas e ampliadas nos mais de 40 anos do primeiro perodo republicano. Entre 1897 e 1930 ocorreram em So Paulo sucessivas rearticulaes das instituies repressivas. Em 1897 o antigo Corpo Policial Permanente transformou-se em Brigada Policial, diretamente sob as ordens do presidente do Estado; criou-se a Guarda Cvica da Capital, subordinada ao chefe de Polcia, para policiar o centro da cidade, os divertimentos, os festejos e as solenidades pblicas e a Guarda Cvica do Interior, sob as ordens do secretrio de Justia, substituiu a antiga Polcia Local do Imprio. Ao longo desse perodo, a Brigada Policial tornou-se Fora Pblica, o que demandou investimento de significativa parte da dotao oramentria do Estado na melhoria das condies materiais da instituio, no treinamento e aperfeioamento de seu contingente, na instalao de um plano de carreira, no aumento de salrios e, acima de tudo, na militarizao no s da instituio, mas de seus agentes, mediante um trabalho de doutrinao que os distanciava de sua origem de classe pela identificao com a ideologia do Estado (33). Transformada em pequeno exrcito dos donos do poder regional, a Fora Pblica lutou contra as ingerncias do governo federal, reprimiu movimentos trabalhistas e participou de operaes de faxina urbana. Desde os primeiros anos do novo sculo, os gastos com a polcia e as prises eram duas vezes maiores do que com a sade pblica. Se considerarmos que muitas das medidas saneadoras no eram manobras disciplinadoras comandadas pelos mdicos, mas imposio das ms condies de saneamento bsico advindas do crescimento demogrfico nos centros urbanos, duvidoso que, nesse perodo da vida brasileira em que a ateno das autoridades estava voltada para o fortalecimento do aparato repressivo, os mdicos tenham se apropriado do espao urbano, como afirmam historiadores brasileiros que operam uma transposio mecnica das concluses de Foucault a respeito de pases do Oeste europeu nos sculos XVIII e XIX. No interior de um confronto de classes absolutamente desigual, o que predominou foram os punhos cerrados da polcia, para quem, no

176

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

Brasil, as leis nunca tiveram muita importncia e o abuso de poder sempre foi a regra. Basta lembrar que, enquanto operrios estrangeiros eram espancados e deportados, com relao aos trabalhadores nacionais utilizouse freqentemente o expediente da priso no-comuni-cada s autoridades judicirias e a soltura dos presos, tempos depois, sem recurso, fora de seu Estado (34). Ao contrrio do que ocorreu em Minas na segunda metade do sculo XVIII quando a sociedade civil foi purgada dos perturbadores pelo trabalho forado de vadios e facinorosos na construo de prdios pblicos (35) , as operaes policiais na Primeira Repblica no pretendiam outra coisa seno excluir e, sempre que possvel, exterminar os que ameaavam a paz da burguesia ou o projeto eugnico de progresso do pas. O uso permanente, sem-cerimnia, ilegal e impune do aparato policial para estancar o protesto dos espoliados, tirar de circulao a fora-detrabalho desnecessria e restabelecer a ordem social nos moldes requeridos pelos interesses da classe dominante foi trao profundo da vida social brasileira nesse perodo, aliado incipincia das instituies de disciplinamento mais hbil. E a brutalidade sem tamanho da polcia contribua para aumentar ainda mais a distncia entre o pas real e o pas legal (36), o que indica que fazer valer as leis, e no substitu-las pela norma, era a grande dvida da classe dirigente brasileira para com o iderio liberal que professava. Numa sociedade na qual o medo da polcia era poderoso instrumento disciplinador, a barbrie um fato e a cidadania no estava nem mesmo no horizonte mais remoto faz sentido perguntar se o disciplinamento dos pobres esteve por conta de mdicos e educadores.

Realidade e mito do movimento higienista


O aspecto geral da cidade do Rio de Janeiro na virada do sculo ainda era, segundo cronista da poca, o mesmo do tempo dos vice-reis, exceo feita paisagem humana. Acrescida de escravos libertos vindos de vrios pontos do pas, migrantes nacionais e estrangeiros, funcionrios pblicos, empregados no comrcio e no setor de servios, todos eles pressionados por desemprego, inflao e baixos salrios, a vida na cidade resultou no chamado caos urbano e no recrudescimento de questes recebidas do Imprio: a crise habitacional persistiu e se agravou depois da proclamao da Repblica, as epidemias reinavam com intensidade jamais vista e problemas de sade pblica desafiavam as autoridades. O conjunto de medidas sanitrias para a cidade do Rio, aprovado em congresso mdico realizado em 1889, inclua mudanas na planta da cidade e aes drsticas de vigilncia sanitria reunidas numa operao que ficou conhecida como

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

177

o bota-abaixo. Levada a efeito a partir de 1903 pelo ento prefeito carioca Francisco Pereira Passos, ela modernizou o porto, promoveu a abertura de avenidas e praas, erradicou moradias coletivas, alargou caladas e ruas, melhorou a circulao do trfego, expandiu a rea urbana (37). Tanto em So Paulo como no Rio os relatrios tcnicos dos sanitaristas terminavam encarecendo a necessidade de interveno do poder pblico na preveno de problemas de sade pblica, entre outras medidas, por meio da construo de casas populares baratas e higinicas. Na So Paulo de 1886 o Cdigo de Postura do Municpio j alertava para o perigo das epidemias, e continha um captulo sobre cortios, casas de operrios e habitaes dos pobres (38). Desde o fim do sculo XIX a questo da moradia popular estava no centro das atenes; depois da epidemia de febre amarela de 1893, a Administrao Sanitria do Estado de So Paulo criou um Cdigo Sanitrio que determinava que fossem proibidas as construes de cortios e eliminados os j existentes, alm de normas rigorosas de construo e higiene de moradias, que inspetores sanitrios tentavam fazer cumprir. Em 1917, o presidente da Liga Brasileira contra a Tuberculose denunciava, no I Congresso Mdico Paulista, a crise de domiciliamento do operariado e seus efeitos malficos sobre a sade coletiva. A cidade foi reurbanizada em moldes semelhantes ao que se fazia no Rio, embora em menor escala: rasgaram-se avenidas e alamedas, construram-se fontes pblicas, expandiram-se as redes de gua e esgotos, de iluminao pblica e de transportes coletivos e criaram-se novos bairros. Tendo em vista as especificidades econmicas, sociais e culturais brasileiras, preciso perguntar, como o fizemos em outro lugar com relao ao Imprio, se o movimento higienista repetiu-se aqui nas mesmas propores e com os mesmos significados e resultados que teve num certo momento da Europa das revolues econmica e poltica burguesas. O discurso e as medidas voltados para a desordem urbana certamente tiveram no Brasil motivaes que no o ajustamento da fora de trabalho s novas exigncias da produo industrial; eles foram resposta autoritria, moralista e preconceituosa a questes que se puseram burguesia durante o primeiro perodo republicano: a obsesso ordeira desencadeada pelo medo antigo e crescente que as classes dominantes tinham da revolta popular, potencializado pelos protestos de rua e pelo aumento das estatsticas criminais; o propsito sincero de alguns de enfrentar a gravidade real das condies sanitrias das cidades atingidas periodicamente pela peste; os interesses do capital comercial e financeiro internacional. Mas, no caso brasileiro, a campanha higienista esteve sobretudo a servio de dois projetos da classe dominante: superar a humilhao frente ao atraso do pas em relao aos

178

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

pases civilizados, pela realizao do sonho provinciano de assemelhar-se Europa, e salvar a nacionalidade pela regenerao do povo. O af de andar no passo da cultura europia ainda estava presente na maior parte dos intelectuais da Primeira Repblica e dava continuidade ao quadro de reaes mimticas de amplas propores que se viu no Imprio. Ambies aristocrticas continuavam a tomar conta da elite agrria brasileira, e a Europa, especialmente a Frana, ainda era espelho da burguesia nacional. Pouco antes da mudana do regime, a Marselhesa era o canto de guerra republicano e o 14 se julho considerado feriado at 1930. As justificativas das propostas modernizantes comeavam invariavelmente com a informao do que existia na Europa. Francisco Pereira Passos, como tantos outros jovens da elite local, morou na Frana, onde fez cursos e acompanhou a reforma da capital francesa. O discurso sobre as cidades que tomou corpo no fim do sculo imperial tinha na base o desejo de embelezamento das cidades brasileiras, a oposio sua falta de esttica, a vontade de faz-las elegantes, artsticas e modernas como a Paris remodelada (39). Tal como acontecera no Imprio, higiene e beleza no raro compareciam geminadas no discurso das autoridades: falava-se em regenerao esttica e sanitria do espao urbano. Tudo o que fazia feia a paisagem urbana era objeto do olhar aflito da burguesia preocupada em no fazer m figura diante do mundo, motivo pelo qual aplaudia iniciativas que varressem as mazelas de um pas brbaro para debaixo do tapete, fossem elas cortios ou vendedores ambulantes, quiosques ou mendigos. Em 1903, decretos punham sob o mesmo alvo ambulantes, pedintes e cachorros da cidade. Para que a cidade virasse vitrine de civilizao era preciso esconder um povo que no se enquadrava nos padres europeus nem pelo comportamento poltico, nem pela cultura, nem pela maneira de morar, nem pela cara (40). E o discurso esttico, ao falar em eliminar edificaes carentes de inspirao artstica, camuflava interesses comerciais que movimentavam em surdina as obras de saneamento. Havia tambm o medo, um medo ancestral de povo que tomava de assalto a classe dominante desde os tempos da escravido, quando reaes de rebeldia eram reprimidas com violncia sem freio, tanto nas fazendas como nas aldeias e quilombos, cuja destruio mobilizou verdadeiras operaes de guerra (41). Na Assemblia Constituinte de 1823 a desconfiana em relao s camadas populares era to generalizada (...) quanto o horror a uma sublevao de escravos (42). O medo branco da onda negra esteve presente durante todo o sculo XIX (43), e foi tanto maior quanto mais na transio do trabalho escravo para o trabalho livre aumentou

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

179

a concentrao no espao urbano de segmentos de classe privados de meios de vida. Tal fenmeno, somado ao desemprego causado pela poltica econmica, fez crescer a criminalidade e intensificou a angstia persecutria dos ricos frente escria, canalha, ral, gentalha, o que s piorou com a Revolta da Vacina, em 1904, quando os movimentos populares comearam a fugir ao controle das elites e a arrebatar um nmero crescente de moradores das cidades. Nesse clima, ganhou prestgio a idia de euritmia social, ou seja, de harmonia, de organizao social escoimada de vcios e de defeitos nefastos e perigosos que so para o meio coletivo equivalentes das taras individuais no organismo humano (44). Rui Barbosa portava o medo do espectro do caos quando advertia, na revista da Faculdade de Direito de So Paulo, em 1909: esse pas viver se crer na Justia, no Direito e os santificar. Se no, rapidamente passar da desordem anarquia, da anarquia ao caos, do caos barbrie da delinqncia... uma raa perdida. No h outra alternativa. Ou justia, paz, prosperidade. Ou ditadura (45). Mas nem tudo era conspirao contra os pobres a servio da ordem social, nem tudo era tecnologia disciplinar, nem sempre os desgnios dos mdicos correspondiam aos interesses do capital: objetivos saneadores legtimos e preocupao de alguns mdicos com a sade pblica tambm estiveram presentes entre interesses escusos. Embora houvesse mdicos que manobravam a tramitao de contratos e assinavam decretos que beneficiavam empreiteiras, havia tambm os que denunciavam irregularidades de companhias construtoras de obras pblicas e casas populares. Informar sobre os benefcios do aleitamento materno no necessariamente sutileza ideolgica para subjugar as mulheres maternidade; valorizar a instalao de redes de esgotos, a canalizao da gua em cidades populosas no condenvel desodorizao dos pobres. Quando a comisso que inspecionou habitaes coletivas operrias escreveu em 1893 que na epidemia recente de febre amarela a populao operria pagou o maior tributo, pois que suas condies de vida impelemna a acumular-se onde encontra mais facilidade de viver, e esta facilidade s se obtm em sacrifcio da sade, ela no as estava considerando insalubres por comparao com os padres burgueses de higiene ou mistificando fatos em benefcio dos interesses oligrquicos. Ao proporem casas higinicas e confortveis para o povo, nem sempre os higienistas queriam interferir em sentimentos e vontades individuais, tendo em vista disciplin-los. Da mesma forma, no to simples condenar a vacinao obrigatria em meio s epidemias do incio do sculo, como tambm no se pode, sem mais nada, tomar por colaboradores do sistema os mdicos que se preocupavam com os corpos amontoados nas penitencirias.

180

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

Se no mbito das aes higinicas do Estado nem tudo era estratgia para eliminar prticas populares ameaadoras, nem toda reao popular era manifestao de contrapoder ou resistncia poltica. O fato de a classe operria continuar a se aglomerar em moradias insalubres no pode ser tomado como prova de resistncia surda forma burguesa de habitar e disciplina desodorizante. A presena continuada de pssimas condies materiais de existncia entre os trabalhadores, apesar das polticas sanitrias, podia ter outras causas, como as ambigidades e o descaso do Estado quando se tratava de levar o conforto do progresso ou de garantir a cidadania aos segmentos sociais espoliados, atitudes que resultaram em fracasso de alguns projetos de saneamento, para o desespero de alguns sanitaristas. De resto, tal como acontecera em Paris, onde o bonapartismo com seu baro de Haussmann explorou no mais alto grau esta tendncia ao aproveitamento mximo da especulao e do enriquecimento privado (46), especulao, corrupo e enriquecimento privado orientavam a execuo de obras pblicas e atropelavam as prescries de higienistas. A especulao imobiliria e o fortalecimento de grandes grupos empresariais foram mveis pouco visveis, mas poderosos, da reforma urbana que tomou conta do Rio na gesto Pereira Passos. Numa reedio dos efeitos da reforma de Paris, os pobres do Rio e de So Paulo foram afastados para reas sem interesse imobilirio pntanos, morros, barrancos, margens de rios e reas localizadas nas bordas da cidade, no subrbio, na sub-urbe. Estavam tambm em ao os interesses de produtores e comerciantes de produtos tropicais, pois as epidemias prejudicavam o comrcio e desestimulavam a imigrao. Um fato registrado por Benchimol d apoio tese segundo a qual as convenincias do capital falaram mais alto do que o propsito de melhorar a sade pblica ou disciplinar os pobres pela imposio de normas que lhes eram estranhas: sob protesto de alguns higienistas, um decreto proibia, no auge do bota-abaixo, obras que visassem melhoria das condies dos cortios situados no cobiado centro da cidade. A origem da persistncia da m qualidade de vida do povo estava nas relaes de produo em vigor. A explorao brutal no deixava sada aos trabalhadores seno repor as condies miserveis de existncia e reinstalar a desordem urbana onde os poderosos insistiam em tir-la de cena. Expulsos do centro do Rio, voltaram ao centro, no como forma de afrontar o poder constitudo, mas como expresso da mais absoluta falta de alternativa. Engels registrou esse processo em A questo da habitao: a burguesia s tem um mtodo para resolver a questo da habitao sua maneira o que significa resolv-la de tal modo que a soluo sempre repe a questo.

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

181

Ele chama de mtodo Haussmann a estratgia que consiste em abrir longas artrias largas e retas atravs dos quarteires operrios de ruas estreitas de modo a dificultar as barricadas, (...) a prtica generalizada de abrir brechas nos bairros operrios, sobretudo nos situados no centro de nossas grandes cidades, quer isso corresponda a uma medida de sade pblica, de embelezamento, de procura de locais comerciais no centro ou a exigncias de circulao instalar ferrovias, ruas etc. Qualquer que seja o motivo, ele diz, o resultado sempre o mesmo: as ruelas e os becos mais escandalosos desaparecem e a burguesia vangloria-se deste imenso sucesso mas ruelas e becos reaparecem imediata e freqentemente nas vizinhanas (47). Onde a espoliao escandalosa e a misria grassa no h possibilidade de realizao pelos segmentos sociais mais explorados de padres higinicos prescritos por especialistas, sejam os mecanismos de imposio brutais ou sutis, mesmo que a limpeza seja um valor da prpria cultura popular e faa parte da luta diria dos pobres por conforto e dignidade. Resistncia eram as greves, as sabotagens, os atos contra a propriedade e a depredao de bens pblicos no usufrudos pelos trabalhadores. Resistncia eram as repblicas populares, instituies da cultura popular muitas vezes subterrneas onde se forjavam novas manifestaes coletivas mais fiis s razes brasileiras (48). Assim como no se pode superestimar a resistncia popular, tomando todos os seus comportamentos como sinais inequvocos de luta poltica contra a dominao, no se pode grifar o plo da eficincia das estratgias disciplinares. A submisso aos padres da cultura dominante no absoluta. O povo apropria-se ativamente do discurso tcnico que quer mudar os seus usos e costumes, normas e valores, atitudes e comportamentos ligados tradio e sobrevivncia, como as prticas de criao de filhos, os padres de relaes familiares, os hbitos alimentares, os estilos de linguagem. Impostos, os modelos desejados pelos especialistas muitas vezes acabam comparecendo no imaginrio e no cotidiano do povo de formas insuspeitadas pelos que querem submet-lo (49). Os mesmos padres de comportamento so passveis de contedos de classe especficos: a famlia popular no resulta simplesmente da imposio da ordem burguesa, mas lugar de subsistncia, anteparo contra a penria e a misria (50); mesmo que influenciados pelo ideal dominante, os operrios possuem suas prprias idias sobre a diviso de papis (51); se perguntarmos onde os dominantes vo buscar as prostitutas, o machismo operrio e campons, parte integrante da cultura popular brasileira, adquire outro sentido, torna-se recurso ambguo para proteger as mulheres, oprimindo-as (52). E os estudos sobre a questo das prticas disciplinares no podem desconsiderar um trao da cultura brasileira que Antonio Candido chamou de plo da desordem:

182

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

num pas marcado pelo pluralismo racial e religioso, no qual o povo no foi formado no interior da tica protestante, no era leitor quotidiano da Bblia, a obedincia era mais problemtica do que nos Estados Unidos e em pases capitalistas europeus dos sculos XVIII e XIX. Enquanto naqueles pases houve desde cedo uma presena constritora da lei, religiosa e civil, que plasmou os grupos e os indivduos, delimitando comportamentos graas fora punitiva do castigo exterior e do sentimento interior de pecado, aqui as formas espontneas de sociabilidade abrandaram os choques entre a norma e a conduta (53). Especificidades culturais que no estavam no programa dos higienistas europeus interferiam, portanto, nos propsitos das classes dominantes locais, at mesmo nas asspticas vilas operrias. Mais do que evidncia de mpeto disciplinador dos mdicos, a violncia com que o poder pblico brasileiro executava as leis e projetos de saneamento repetia a forma tradicional de relao entre dominantes e dominados. As aes repressivas em nome das medidas higinicas aprovadas nos congressos mdicos eram realizadas quase sempre sob a coordenao do secretrio de polcia, a quem cabia vigiar usos e costumes, aplicar multas, promover despejos e dar voz de priso aos infratores. A represso grosseira, mais do que as sutilezas disciplinadoras, foi, portanto, o instrumento por excelncia do movimento higienista brasileiro. A polcia era a presena mais concreta do Estado junto ao povo, tanto que, segundo jornais da poca, nas rebelies de rua as foras repressivas eram o alvo mais freqente do povo rebelado: a fria popular voltava-se contra o chefe de Polcia, o comandante da Brigada Policial, os policiais e os guardas civis, os quartis, os postos policiais e o prdio do Ministrio da Justia (54).

A desqualificao dos pobres


O eficientssimo artifcio ideolgico domesticador que se articulou nesse perodo, em ntima relao com o discurso cientfico, foi a disseminao pelo corpo social de uma imagem negativa dos pobre, vrus poderoso que naturalizava a condio social de uma classe aos olhos de todos e justificava a explorao econmica, a rudeza do aparato repressivo e o exerccio oligrquico do poder. Foi a partir de ento que as teorias raciais comearam a desempenhar aqui o papel que vinham desempenhando na Europa desde o sculo anterior, e que Hobsbawm resume como recurso ideolgico de justificao do domnio de brancos sobre no-brancos, de ricos sobre pobres, de civilizados sobre primitivos. A presena no Brasil de crticas desigualdade e opresso capitalistas gerou, nesse perodo, a necessidade de justific-las, pois o liberalismo no tinha nenhuma defesa lgica diante dos clamores de igualdade e democracia; portanto, a barreira ilgica do

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

183

racismo foi levantada: a prpria cincia, o trunfo do liberalismo, podia provar que os homens no so iguais, o que permite ao autor de A era do capital concluir que o darwinismo social e a antropologia racista pertencem no cincia do sculo XIX, mas sua poltica (55). A sutileza disciplinadora ficou por conta de um eficiente deslizamento semntico, cujo resultado foi uma profunda e metdica desqualificao dos pobres, de presena duradoura na cultura brasileira: apoiado na cincia, o discurso oficial substituiu os termos emprestados da demonologia, que anteriormente definiram a natureza do povo insubordinado (56), e pobreza passou a significar sujeira, que significava doena, que significava degradao, que significava imoralidade, que significava subverso. A doena no era s um mal do fsico, mas deteriorizao da alma, da raa, que se traduzia nos mais variados vcios: alcoolismo, promiscuidade sexual, negligncia dos deveres paternos, vadiagem, crime, baderna anarquista. Doenas fsicas, hbitos tidos como viciosos e sentimentos de revolta eram todos postos sob o mesmo rtulo de patologia (57). Nos documentos oficiais, na imprensa, nos relatrios e pareceres dos especialistas vai-se constituindo um vasto rol de termos infamantes para designar os pobres: degenerados, anormais, selvagens, ignorantes, incivilizados, feios, desordeiros, rudes, grevistas, incapazes, preguiosos, bomios, anarquistas, brutos, irresponsveis, desregrados, perniciosos, bbados, farristas, decados, nocivos, arruaceiros, desocupados, marginais, deletrios, animalescos, simiescos, medocres, sujos, libertinos, trapaceiros, parasitas, vadios, viciados, ladres, criminosos. Rtulos pejorativos atingiam tambm as famlias das classes populares; baseados em Le crime dans la famille, da autoria de um juiz francs encarregado de processos de menores e estudioso das relaes entre dissoluo e desorganizao familiar e delinqncia infantil e juvenil, os nossos especialistas falavam em pais imprestveis e classificavam-nos em trs grupos: negligentes, incapazes e indignos. A cincia afirmava que os vcios, tal como as doenas do corpo, encontravam terreno mais propcio em certas nacionalidades e em determinadas raas, tidas como biologicamente inferiores. Em 1871, Silvio Romero, adepto da crena na inferioridade das raas formadoras da nacionalidade brasileira e de seu povo mestio, afirmava a condio bestamente atrasada e bestamente infecunda dos amerndios e a natureza estupidamente indolente e estupidamente talhada para escravo dos selvagens africanos, que explicariam o nulo desenvolvimento de nossas letras e a nenhuma originalidade do nosso gnio (58). Mas medida que se aproximou o fim do Imprio o negro e o mulato, mais que o ndio, passaram a ser objeto da ateno da cincia e a arcar com o peso da

184

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

responsabilidade pelo corrompimento social em que o pas se encontraria. A condenao do cruzamento racial, que levou afirmao generalizada de que a realidade brasileira era palco da anarquia das raas e do perigo da delinqncia e fez da mestiagem o maior mal do pas, encontrou acolhida nas faculdades de medicina e teve no mdico baiano Raimundo Nina Rodrigues seu porta-voz mais enftico. Na confluncia da preocupao com o caos social e da tese da degenerao trazida pela mistura racial, as idias de Lombroso e Ferri levaram o grupo de Nina Rodrigues a dar incio Medicina Legal no Brasil, tema freqente na Gazeta Mdica da Bahia durante algumas dcadas. A Escola Italiana de Criminologia tinha como centro a tese segundo a qual os pobres eram especialmente predispostos ao crime. Caractersticas fsicas mensurveis traos fisionmicos, propores e formas de vrias partes do corpo eram tomadas como indicadores inequvocos de tendncias psquicas e morais e tornavam-se os novos espelhos da alma. A antropologia criminolgica cientfica pretendia ter chegado ao prottipo do criminoso e usava-o para fins de previso da conduta. Negros, mestios e imigrantes pobres estavam no foco do olhar preconceituoso de cientistas que queriam ver implantadas aqui as tcnicas que cartografavam corpos em busca de sinais lombrosianos de anormalidade do carter, no sem muita pose e certezas delirantes. Nos estudos de Enrico Ferri sobre os estigmas e anomalias atvicas o bitipo do criminoso nato correspondia ao bitipo do negro (59). Em 1897, o delegado de polcia Cndido Motta apresentava uma dissertao na Faculdade de Direito de So Paulo na qual apontava semelhanas entre a constituio fsica de lderes anarquistas europeus e a dos criminosos (60). Em 1925, Dr. Esposel, professor de neuro-psiquiatria da Faculdade de Medicina e de higiene na Escola Normal do Rio de Janeiro, pregava a profilaxia das psiconeuroses ou mesmo do nervosismo sem rtulo, de distrbios elementares do sistema nervoso (...) que podem gerar paixes, crimes, idias extremistas, reivindicatrias ou revolucionrias (61). Durante todo o perodo primeiro-republicano os nossos intelectuais no cansaram de afirmar que uma nao mestia uma nao invadida por criminosos e de expressar preocupao com o estado de delinqncia social do povo brasileiro. Desse ponto de vista, o povo adoecia e infringia as leis no porque submetido mais completa misria, e o ativista poltico rebelava-se no porque a injustia fosse real e revoltante, mas porque povo e rebeldes eram feitos de raas inferiores predispostas doena fsica e mental, ao crime e insubordinao.

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

185

Levada s ltimas conseqncias, a tese do determinismo racial resultou no na aplicao generalizada de procedimentos antropomtricos, mas na previso de um futuro sombrio para o pas: de fato, tendo como base os modelos poligenistas do darwinismo social, pouco se poderia esperar de uma nao composta por raas pouco desenvolvidas como a negra e a indgena, isso sem falar dos mestios, maioria absoluta em nossa populao (62). A sada que se configura nos anos 20 a tese da reversibilidade da degenerao racial. Depois da fase inicial de apropriao mimtica das teorias raciais que se deu no Imprio e nos primeiros anos republicanos, o impasse criado pela concepo do povo brasileiro como biologicamente degenerado levou os intelectuais originalidade do pensamento racial brasileiro; uma costura engenhosa de evolucionismo e darwinismo social permitiu, segundo Schwarcz, enxergar sadas para o pas sem que se precisasse negar a inferioridade dos pobres: do darwinismo social adotou-se o suposto da diferena entre as raas e sua natural hierarquia, sem que se problematizassem as implicaes negativas da miscigenao. Das mximas do evolucionismo social sublinhou-se a noo de que as raas humanas no permaneciam estacionadas, mas em constante evoluo e aperfeioamento, obliterando-se a idia de que a humanidade una (63). Acima das falas dos que comeavam a defender a necessidade de promover junto ao povo melhores condies de vida, soavam palavras de ordem pautadas na tese da inferioridade de um povo mestio e negro e que s diferiam quanto s estratgias recomendadas para revert-la. As medidas higinicas remediativas e profilticas prescritas incluam desde o incentivo prtica da educao fsica e os exames pr-nupciais, at solues protofascistas, como estimular casamentos de no-brancos regenerveis com brancos hgidos; deixar que os irremediavelmente degenerados se reproduzissem entre si, na esperana de apressar sua extino; impedir casamentos, vetar a atividade sexual, esterilizar e confinar indivduos tidos como degenerados ou anormais irrecuperveis. Os que defendiam o incentivo do branqueamento por meio de casamentos inter-raciais faziam-no no porque acreditassem na igualdade entre os homens, mas porque o viam como condio de vitria do branco no pas (64), o que significava nada mais nada menos do que a excluso dos negros do projeto de Nao. A obra de Oliveira Vianna paradigmtica desse trajeto das idias polticas na Primeira Repblica: tido como o maior mstico do arianismo que ainda surgiu entre ns (65), fez a sntese de evolucionismo e darwinismo social e passou da crena na degradao do mestio para a idia de branqueamento, procura de sada salvadora para o pas.

186

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

Entre os que pregavam as medidas mais drsticas de aprimoramento da raa estavam os mdicos psiquiatras que fundaram no Rio, em 1923, a Liga Brasileira de Higiene Mental, agremiao que participava com entusiasmo da ideologia xenfoba, racista, antiliberal e moralista predominante em instituies cientficas e culturais no primeiro perodo republicano (66). Na revista da Liga eram muitos os artigos sobre imigrao que se referiam com alarme aos perigos do ingresso no pas de deficientes morais. Em 1925, Juliano Moreira, ento diretor geral da Assistncia aos Alienados, presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal e presidente de honra da Liga Brasileira de Higiene Mental, manifestava-se a favor do repatriamento de muitos psicopatas estrangeiros, no s porque os via como peso econmico, mas tambm porque elementos maus vindos de terras estranhas ameaavam a sade mental da nacionalidade brasileira, e pregava o veto ao ingresso de qualquer portador de perturbao mental congnita ou adquirida: nenhum idiota, nenhum imbecil evidente, nenhum demente de qualquer espcie, nenhum epiltico, nenhum manaco-depressivo, nenhum parafrnico, nenhum paranico, nenhum doente de qualquer outra psicose definida poder saltar em nenhum porto nacional e se entrar pelas fronteiras terrestres dever ser repatriado, mesmo que seja custa da nao e indicava os manicmios como lugares valiosos de profilaxia pela seqestrao (67). No mesmo ano, o Dr. Esposel sugeria mudanas de rumo no programa da Liga, entre as quais pugnar com mais veemncia pela incapacidade matrimonial dos degenerados, dos oligofrnicos depois de certo grau, dos doentes mentais, mesmo daqueles que percorrem perodo remissivo, mas nos quais uma nova crise da doena previsvel, e sobretudo dos que manifestam doenas cuja herana conhecida e conduz formao de famlias desequilibradas (68). Durante os anos 20, Julio Porto-Carrero, mdico do Corpo de Sade da Marinha, professor da Faculdade de Direito e vice-presidente da Liga Brasileira de Higiene Mental, defendia o exame pr-nupcial como fator eugnico nos mesmos termos do apuramento de raas levado a efeito por criadores de porcos, bois e cavalos de corrida. Renato Kehl, um dos mdicos mais radicais e combativos da LBHM na defesa da Eugenia, recomendava a esterilizao de degenerados e lamentava a oposio dos que defendiam os melindrveis direitos individuais idia de esterilizao e tratava de justificar um vasto programa de propsitos defensivos e evolutivos da espcie que visava realizao do magno problema

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

187

da criao da elite eugnica, valendo-se de argumentos presentes na agricultura, na pecuria e no exemplo de pases pioneiros nessa prtica, nos quais haviam sido esterilizados centenas de criminosos, loucos, idiotas, epilticos, cancerosos, nefrticos, tuberculosos, prostitutas, vagabundos, alcolatras, ninfomanacas e homossexuais. O objetivo era impedir a procriao dos portadores de mau carter (os cacopathas) e dos desgraados (...) que ameaam a comunidade e enchem cada vez mais asilos e prises (69). Nesse vasto programa eugnico a infncia compareceu como lugar privilegiado de preveno do crime e da loucura: na idade infantil que a higiene mental encontra o seu mximo de utilidade prtica, justificando a intensificao de sua ao salvadora nessa fase da existncia, quando as condies de receptividade para os bons princpios a que solicitada melhor se revelam, dizia em 1925 o Dr. Heitor Carrilho, diretor do Manicmio Judicirio do Rio de Janeiro, projeto compartilhado pelos educadores escolanovistas que ento planejavam reformas inviveis do ensino fundamental. Em 1898, Francisco Franco da Rocha adotou as idias de Pinel e fundou o Hospital dos Alienados do Juquery. Os objetivos proclamados eram permitir a pesquisa e o progresso do conhecimento sobre a doena mental; garantir a super viso dos trabalhos pelos poucos mdicos especializados existentes na poca; classificar os doentes e separ-los por pavilhes, em funo da natureza da patologia, e instituir o trabalho agrcola teraputico, tudo isso em nome do bem-estar dos internos, de sua recuperao ou, nos casos irrecuperveis, de tratamento mais humano. No entanto, as condies de vida oferecidas s pessoas encaminhadas ao grande asilo situado na periferia da cidade de So Paulo sempre estiveram em desacordo com o discurso humanitrio que o fundou. Sob a retrica da regenerao, a crena na degenerao de um povo feito de raas inferiores dava forma ao cotidiano institucional, em consonncia com o arranjo brasileiro de evolucionismo e darwinismo social: o otimismo teraputico afinava os nossos vaidosos especialistas com os cientistas europeus e com o projeto de salvao do pas; a crena na degenerao do povo brasileiro justificava o uso do hospcio como instituio paramilitar que condenava priso perptua e morte imigrantes e no-brancos pobres (a maioria da populao de internos) tidos como ameaa ao projeto saneador da raa brasileira. Encobertas pelo discurso filantrpico do fundador, celasfortes e rotundas aprisionavam os menos dceis. As prticas teraputicas incluam tcnicas de espancamento cientificamente justificadas: inocular malria nos paralisados era uma delas; aplicar uma paulada violenta no estmago era outra, tida como descoberta cientfica de Franco da Rocha, festejado por seus pares como criador da terapia de choque (70).

188

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

A historiadora Maria Clementina Pereira Cunha abriu os arquivos do Juquery e trouxe luz registros de horrores vividos no local. Tanto os laudos dos especialistas quanto as denncias e pedidos de socorro escritos pelos internos gritos que ficaram amordaados durante dcadas nos arquivos mortos da instituio falam de terror. Nos pronturios, as fotos mostram rostos jovens; muitas mulheres; homens nus, quase todos negros; crianas e velhos; olhares inteligentes que depois se apagam; corpos dobrados sob o peso da humilhao e da impotncia. Os negros e, mais ainda, as mulheres negras integram o contingente de no-regenerveis; provam-no os veredictos presentes nos pronturios de duas mulheres negras: num deles, o laudo mdico afirma que os estigmas de degenerao fsica que apresenta so os comuns de sua raa: os lbios grossos, nariz esborrachado, seios enormes, ps chatos; noutro, sentencia: estigmas fsicos de degenerao muito acentuados: um perfeito tipo de smio (71), diagnsticos consonantes com a viso de Franco da Rocha, que em 1911 afirmava num artigo sobre loucura na raa negra publicado na Frana: at o presente, o estado rudimentar da mentalidade nesta raa nada ganhou; ele ainda se mantm muito baixo, comparado ao das raas brancas que existem aqui (72). Mas o Juquery no era instituio mdica que disciplinava, pois a quase totalidade dos internos no era devolvida sociedade domesticada, regenerada ou qualificada para o trabalho. Havia explorao dos que trabalhavam nas colnias agrcolas criadas por Franco da Rocha a ttulo de laborterapia; o nmero de desinternados e assimilados ao mercado de trabalho foi, ao que tudo indica, muito pequeno. Ao serem internados, eram extirpados do corpo social, quase sempre sem volta, pois a mortalidade era altssima em funo das epidemias freqentes, da falta de higiene, do desamparo, das internaes longas, no raro vitalcias. O discurso psiquitrico foi instrumento importante de legitimao da imensa desigualdade social e de conduo autoritria da vida poltica, mas a presena dos mdicos no espao urbano foi menos intensa e direta do que pode parecer primeira vista, no s porque no conseguiam atrair interesse dos poderes pblicos para muitos de seus projetos prova-o a luta inglria do pediatra carioca Moncorvo Filho pela obteno de recursos estatais para a criao de instituies de puericultura e de atendimento mdico a crianas pobres (73) , mas tambm porque a grande executora de suas idias era a polcia, que agia como bem entendia. O Juquery foi brao da polcia, foi cadeia, no porque a polcia no desse conta de seu papel e precisasse de auxlio da cincia para conferir legitimidade excluso de indivduos ou setores sociais no totalmente enquadrveis nos dispositivos penais (74).

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

189

Naquela poca, como hoje, no era preciso que os pobres coubessem no Cdigo Penal para que fossem alvo da sanha policial. Num pas de tradio escravista, de relaes de classe marcadas pela violncia e pelo arbtrio, propostas cientficas transformavam-se em agresso fsica executada por leigos brutais. Portadora de desrespeito secular pelo povo, a polcia prendia a trs por dois e produzia dados que comprovavam as teses da cincia (75). O que alquebrava a resistncia dos que sobreviviam ao extermnio no era, portanto, o disciplinamento invisvel orientado pelo saber mdico, mas a represso policial, a recluso e a auto-imagem arruinada pela assimilao de uma representao social negativa dos subalternos que a cincia passou a caucionar. Lima Barreto foi levado pela polcia ao Hospital Nacional dos Alienados em 25 de dezembro de 1919. Dez dias depois registrou em seu dirio: no me incomodo muito com o hospcio, mas o que me aborrece essa intromisso da polcia em minha vida (76). No ambiente que ele chama de domnio do Senhor Juliano Moreira os internos so de provenincias as mais diversas; originam-se, em geral, das camadas mais pobres da nossa gente pobre. So pobres imigrantes italianos, portugueses, espanhis e outros mais exticos; so negros roceiros, (...) so copeiros, so cocheiros, cozinheiros, operrios, trabalhadores braais e proletrios mais finos: tipgrafos, marceneiros etc. O tratamento dispensado aos loucos desprotegidos e sem dinheiro diferente da condio hospitalar dos que tm pistolo. O europesmo de nossos intelectuais um fato: ... bem sabido que os especialistas, sobretudo de pases satlites, como o nosso, so meros repetidores de asseres das notabilidades europias, dispensando-se do dever mental de examinar a certeza das suas teorias, princpios etc., mesmo quando versam sobre fatos ou fenmenos que os cercam aqui, dia e noite, fazendo falta, por completo, aos seus colegas da estranja. Assim como o sculo XIX europeu foi lugar dos modos capitalista e anticapitalista de pensar, o entendimento dos problemas sociais no comeo do sculo XX brasileiro no se fez to-somente de adeso sem reservas ao determinismo biolgico ou sociologia funcionalista, mas tambm de contestao dessas idias e de anlises do pas a partir de outros compromissos polticos presentes em outras referncias tericas. Alm de artigos de crtica social de inspirao bolchevista, Lima Barreto resumiu com sarcasmo e desengano os 20 primeiros anos de provincianismo, prepotncia e barbrie da Repblica em Triste fim de Policarpo Quaresma. O subsecretrio do Arsenal da Guerra, conhecido como major Quaresma, homem simples, pacfico, de boa-f, imbudo de patriotismo sincero e tardio. Traz na alma um sentimento nativista que no cabe no Brasil endividado e

190

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

colonizado de Floriano Peixoto. Nada escapa ao narrador: a inrcia da sociedade, que mais se assemelha ao marasmo imperial; as leis usadas pelos caciques locais para torturar e desmoralizar os inimigos polticos e o povo; a mediocridade geral da burguesia que corre atrs de um emprego pblico, de uma recomendao influente, de prestgio social, qualquer que seja o meio: a bajulao; a covardia; os falsos sentimentos afivelados no rosto; as convices polticas ao sabor dos ventos momentneos; os modos de falsa nobreza; a ferocidade interesseira; o culto ao doutorado, materializado no anel de doutor, parte do corpo sem a qual no se pode ir rua sem correr o risco da perda de identidade. Os mdicos, sempre dedicados ascenso social e monetria, afetam erudio e escrevem artigos, estiradas compilaes, em que no havia nada de prprio, mas ricos de citaes em francs, ingls e alemo. Mas o principal objeto de escrnio so os militares, os patriotas republicanos, seja Floriano Peixoto e sua entourage de cadetes da Escola Militar, sejam os oficiais reformados, herana do Imprio e da guerra do Paraguai. Os velhos generais e almirantes desativados so funcionrios lentos e rotineiros, destitudos de inteligncia, tm horror dos livros e passam a vida no anonimato papeleiro de ofcios, textos de regulamentos e boa caligrafia. Nas reunies sociais contam batalhas em que no estiveram e pugnas valorosas que no pelejaram. Os jovens oficiais de baixa patente, falange sagrada, chusma de oficiais subalternos e cadetes com pendor ao despotismo, faziam de Floriano artigo de f, tinham pela forma republicana adorao fetchica e eram adeptos desse nefasto e hipcrita positivismo, um pedantismo tirnico, limitado e estreito, que justificava todas as violncias, todos os assassnios, todas as ferocidades em nome da manuteno ordem. O governo do Marechal de Ferro no era o despotismo, nem a democracia, nem a aristocracia, era o de uma tirania domstica, era invaso do espao pblico pelas regras da vida privada patriarcal. Num pas perdido, prestes a tornar-se colnia inglesa, os militares republicanos fazem do povo bucha de canho em batalhas ridculas movidas a vaidade e interesses pessoais. A Revolta da Armada descrita com sarcasmo e demole o mito do herosmo dos profissionais de farda: o quartel do batalho patritico Cruzeiro do Sul um velho cortio interditado pelos higienistas; o instrutor do batalho coxo e, no calor da batalha, os oficiais pouco aparecem e o homem do canho atrasa-se, como pacato funcionrio pblico. Num pas que s se assemelhava Europa no rigor londrino da misria, um nacionalista ingnuo e sincero terminou aniquilado pela mquina repressiva do ditador republicano, no sem antes reconhecer, com

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

191

melancolia, que a idia de Ptria no passava de manobra que facilitava a ao dos donos do poder (77). Em 1902, Euclides da Cunha, embora sob influncia das lies antropolgicas de Nina Rodrigues, termina Os Sertes deixando entrever disposio para examinar as mazelas do pas de ngulos mais crticos. Quando descreve os ltimos dias da batalha, denuncia a matana de gente miservel cujo nico crime foi ter a esperana de redeno renovada pelas promessas de bem-aventurana trazidas por um fantico. Depois de relatar, no sem horror, a exumao de Conselheiro para que a cincia dissesse a ltima palavra pois que ali estavam no relevo de circunvolues expressivas as linhas essenciais do crime e da loucura... conclui com duas linhas de muita ironia: que ainda no existe um Maudsley para as loucuras e os crimes das nacionalidades... (78). E na edio de 1 de maio de 1904 de O Estado de S. Paulo exps com simpatia as idias de Marx sobre a explorao capitalista, a socializao dos meios de produo e a revoluo proletria (79). Organizaes operrias, partidos polticos e intelectuais faziam crticas ordem social e contrapunham-se aos rtulos que estigmatizavam os oprimidos. Em artigo publicado em 1917, no primeiro nmero de um hebdomadrio anarquista, o advogado Benjamin Motta rebatia nos seguintes termos a matria publicada no Correio Paulistano, na qual se afirmava que s pobre quem vadio: Oh! aberrao da vista e da inteligncia! S pobre quem vadio? O nmero de pobres no Estado de S.Paulo sendo de nove dcimos da populao, segue-se que nove dcimos dos habitantes do Estado so vadios. (...) S pobre quem vadio! Mas ento o operrio que labuta doze ou quatorze horas por dia, para ganhar 3$000 ou 4$000 e que no fim do ms no tem o suficiente para o aluguel do tugrio que habita e para pagar o vendeiro e o padeiro, um vadio? (...) Em So Paulo, afirma o Correio, s no ganha dinheiro quem no trabalha. justamente o contrrio que se d. Em So Paulo, como em toda a superfcie da terra, s ganha dinheiro quem no trabalha. (...) A fortuna acumulada, disse-o Carl Marx, e ningum poder demonstrar o contrrio, produto exclusivo do trabalho no pago. Logo, quem trabalha no ganha dinheiro porque o lucro todo do patro, e o pobre no um vadio, apenas a vtima lastimvel de uma pssima e detestvel organizao social (80). Problematizar a transposio integral das idias de Foucault sobre o disciplinamento sutil para o Brasil do comeo deste sculo no significa negar que se iniciava naquele perodo a fragmentao e a especializao das instituies de vigilncia e punio, nem dizer que no se desenhavam ento tcnicas e programas mais refinados de domesticao das condutas. Nos

192

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

laboratrios de Psicologia que comeavam a pesquisar e disseminar os tests; no discurso dos educadores que encareciam o papel disciplinador da escola; nas prescries dos juristas de expanso e modernizao de reformatrios; nas obras de mdicos dedicados pediatria e puericultura; nas vozes que recomendavam a criao de clnicas de higiene mental e de orientao infantil anexas s escolas pblicas e outros procedimentos de preveno baseados nos princpios de uma Psicologia nascente que enfatizava a educao precoce de hbitos e a classificao dos indivduos segundo as aptides naturais, em todos esses propsitos estavam as sementes de prticas mais refinadas de controle social informadas pela cincia, que se fariam mais presentes a partir do segundo perodo republicano.

Notas
1 Cf. Viotti da Costa, E. Sobre as origens da Repblica. In: Da Monarquia Repblica. momentos decisivos, 6 ed. So Paulo, Brasiliense, 1994, p. 266-320. 2 Cruz Costa, J. Pequena histria da Repblica. So Paulo, Brasiliense/CNPq, 1988, p. 41 (1 ed.: 1968). 3 Id., p. 42. 4 Fausto, B. Histria do Brasil. So Paulo, Edusp/FDE, 1995, p. 305-318, passim. 5 Pinheiro, P.S. Classes mdias urbanas: formao, natureza, interveno na vida poltica. In: B. Fausto (org.). Histria geral da civilizao brasileira, v. 9. So Paulo, Difel, 1989, p. 15.

6 Viotti da Costa, E., op. cit., p. 334-335. 7 Carvalho, J.M. de. Os bestializados. O Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo, Companhia das Letras, 1997, p. 32. 8 Id., p. 85-89, passim.
9 Fausto, B., op. cit., p. 281. 10 Cf. Pinheiro, P.S. O proletariado industrial na Primeira Repblica. In: Boris Fausto (org.). Histria geral da civilizao brasileira, v. 9, p. 146 e 149. 11 Antonio Candido, Prefcio. In: Cruz Costa, J. Pequena histria da Repblica, p. III, 3 ed., 1989. 12 Rago, M. Do cabar ao lar. A utopia da cidade disciplinar. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985, p. 27-31.

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

193

13 Viotti da Costa, E., op. cit., p. 120-136, passim. 14 Id., p. 247. 15 Cruz Costa, J., op. cit., p. 91. 16 Foucault, M. Vigiar e punir. So Paulo, Vozes, 1987. 17 Fausto, B. Trabalho urbano e conflito social. So Paulo, Difel, 1986, p. 237. 18 Id. Controle social e criminalidade em So Paulo: um apanhado geral (18901924). In: P.S. Pinheiro (org.). Crime, violncia e poder . So Paulo, Brasiliense, 1983, p. 193-223; Fausto, B., Crime e cotidiano. A criminalidade em So Paulo (1890-1924). So Paulo, Brasiliense, 1984. 19 Linebaugh, P. Crime e industrializao: a Gr-Bretanha no sculo XVIII. In: P.S. Pinheiro (org.). Crime, violncia e poder, p. 106 e 123. 20 Fausto, B. Trabalho urbano e conflito social, p. 243. 21 Sobre a diversidade de setores e ocupaes que absorviam as classes

trabalhadoras na So Paulo da Primeira Repblica, veja Pinto, M.I.B. Cotidiano e sobrevivncia. A vida do trabalhador pobre na cidade de So Paulo (18901914). So Paulo, Edusp/Fapesp, 1994. Veja tambm Bosi, E. Memria e sociedade. Lembranas de velhos. So Paulo, Cia. das Letras, 1994.
22 Pinto, M.I.B., op. cit., p. 194-195. 23 Id., p. 186-187.

24 Id., p. 198.
25 Id., p. 187. 26 Fausto, B. Controle social e criminalidade em So Paulo ..., p. 207. 27 Silva, L. Comentrio ao texto de Boris Fausto. In: P. Srgio Pinheiro (org.). Crime, violncia e poder, p. 212. 28 Fausto, B. Controle social e criminalidade em So Paulo, cit., p. 199-200. 29 Id., p. 202.

30 Cf. relatrio do chefe da polcia da capital paulista, apud Boris Fausto, id., p. 203-204. 31 Fausto, B. Controle social e criminalidade, cit., p. 205 (grifos meus).
32 Moreira, S. So Paulo na Primeira Repblica. So Paulo, Brasiliense, 1988, p. 8. 33 Fernandes, H.R. A fora pblica do estado de So Paulo. In: Boris Fausto (org.). Histria geral da civilizao brasileira, v. 9, p.244.

194

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

34 Fausto, B. Trabalho urbano e conflito social, p. 240. 35 Mello e Souza, L. de. Tenses sociais em Minas na segunda metade do sculo XVIII. In: Adauto Novaes (org.). Tempo e histria. So Paulo, Cia das Letras/ Secretaria Municipal de Cultura, 1993, p. 360. 36 Fausto, B. Trabalho urbano e conflito social, p. 235. 37 Benchimol, J.L. Pereira Passos: um Haussmann tropical. Rio de Janeiro,

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte. Departamento Geral de Documentao e Informao Cultural, 1992, caps. 11 e 12, p. 192-234, passim.
38 Cf. Rago, M., op. cit., p. 163-175. 39 Nesta mesma linha interpretativa, o historiador J. Needell ressalta a diferena

de propsitos das reformas urbanas da Paris da segunda metade do sculo passado e do Rio da segunda dcada republicana: o baro de Haussmann queria uma cidade bela, eficiente e saudvel, mas tambm executar um plano urbanstico de natureza contra-revolucionria, atacando os basties da revolta da classe trabalhadora; o engenheiro e prefeito carioca Pereira Passos tinha um plano de urbanizao de carter antitradicionalista, fincado em padres de eficincia, sade e beleza europia, mas queria tambm executar um ataque aos basties de um meio essencialmente brasileiro e sua cultura afro-brasileira, incompatvel com a transformao do Rio em vitrine da Civilizao. In: Belle poque tropical. So Paulo, Cia. das Letras, 1993, p. 65-73, passim.
40 Carvalho, J.M de, op. cit., p.162. 41 Mello e Souza, L., op. cit., p. 352-358. 42 Viotti da Costa, E., op. cit., p. 127-128. 43 Azevedo, C.M.M. Onda negra, medo branco. O negro no imaginrio das elites sculo XIX. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. 44 Carrilho, H. Consideraes sobre prophylaxia mental e delinqncia. Arch. Bras. de Hygiene Mental, ano I, n. 1, p. 131, 1925. 45 Apud Schwarcz, L.M. O espetculo das raas. So Paulo, Cia. das Letras, 1994, p. 178. 46 Engels, F. La question du logement. Paris, ditions Sociales, 1969, p. 27. 47 Id., p. 88. 48 Carvalho, J.M. de, op. cit., p. 41. 49 Sobre esse processo, veja Boltanski, L. Primme ducation et morale de classe. Paris, cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, 1984.

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

195

50 Perrot, M. Funes da famlia. In: M. Perrot (org.). Histria da vida privada, v. 4. So Paulo, Cia. das Letras, 1992, p. 111-112. 51 Hall, C. Sweet home. In: M. Perrot (org.), op. cit., p.75. 52 Chau, M. de S. Cultura e democracia. O discurso competente e outras falas. So Paulo, Moderna, 1980, p. 47. 53 Antonio Candido. Dialtica da malandragem. In: O discurso e a cidade. So Paulo, Duas Cidades, 1993, p. 50-51, passim. 54 Carvalho, J.M, op. cit., p. 133. 55 Hobsbawm, E. A era do capital. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979, p. 277. 56 Mello e Souza, L. de, op. cit., p.351. 57 A idia de deslizamento semntico surgiu da leitura de Rago, M., op. cit., em especial p. 190. 58 Romero, S. O carter nacional e as origens do povo brasileiro, 1871. In: S. Romero. Etnologia selvagem, 1875. Cf. Mendona, C.S. Silvio Romero. sua formao intelectual (1851-1880). So Paulo, Cia. Ed. Nacional, Col. Brasiliana, v. 114, 1938, p. 74-75. 59 Rocha, L.C. A priso dos pobres. So Paulo, 1994. Tese (doutorado), Instituto de Psicologia da USP, p. 116. 60 Rago, M., op. cit., p. 91. 61 Esposel, F. Idas geraes de hygiene mental. Arch. Bras. de Hygiene Mental, ano I, n. 1, p. 105, 1925 (grifos meus). 62 Schwarcz, L.M., op. cit., p. 213. 63 Id., p. 18. 64 Id., p. 154. 65 Freyre, G., Casa-grande e senzala, 28. ed. So Paulo, Record, 1992, p. 305. 66 Para uma anlise da ideologia da Liga, veja Freire Costa, J. Histria da psiquiatria no Brasil, 4. ed. Rio de Janeiro, Xenon, 1989. 67 Moreira, J. A seleo individual de immigrantes no programma da hygiene mental. Arch. Bras. de Hygiene Mental, ano I, n. 1, p. 113, 1925. 68 Esposel, F. Idas geraes de hygiene mental. Arch. Bras. de Hygiene Mental, ano I, n. 1, p. 103, 1925 (o grifo do autor). 69 Id., p. 71. No Brasil tais medidas no atingiram a extenso alcanada em outros

196

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

pases: enquanto na California foram esterilizados mais de seis mil pessoas tidas como dbeis mentais e alienadas entre 1909 e 1929, h registro de 19 casos de esterilizao realizados por ginecologistas da Faculdade de Medicina e Cirurgia de So Paulo, no mesmo perodo (cf. Romero, M., op. cit., p. 146 e 148), o que no abole a dimenso tica da questo.
70 Cunha, M.C.P. O espelho do mundo. Juquery, a histria de um asilo, 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988, p. 100. 71 Id., p.124. 72 Franco da Rocha, F. Contribution a ltude de la folie dans la race noire. Annales Mdico-Psychologiques, n. 69, p. 374, 1911. 73 Moncorvo Filho, A. Histrio da proteo infncia no Brasil, 1500-1922, 2. ed., Rio de Janeiro, Empresa Grfica Ed., 1926. 74 Cf. Cunha, M.C.P., op. cit., p. 80. 75 Romero, M., op. cit., p. 90. 76 Lima Barreto, A.H. O cemitrio dos vivos. So Paulo, Brasiliense, 1956, p.3334. 77 Id. Triste fim de Policarpo Quaresma. So Paulo, Brasiliense, 1959 (1. ed.: 1911). 78 Cunha, E. da. Os Sertes. So Paulo, Editora Trs, 1973, p. 371-372. Maudsley

foi um psiquiatra ingls autor de O crime e a loucura, livro de grande prestgio na poca.
79 Cunha, E. da. Um velho problema. In: Contrastes e confrontos. So Paulo, Cultrix/MEC, 1975, p. 144. 80 Motta, B. O pobre um vadio? A Plebe, ano I, n. 1, p. 1-2, 9 jun. 1917.

A PARTIR DA RECONSTITUIO de especificidades econmicas, polticas e sociais da Primeira Repblica brasileira, no presente ensaio problematiza-se a transposio direta e integral, para esse perodo da histria do Brasil, da anlise de Foucault das sociedades europias da virada do sculo XVIII, resultantes das revolues industrial e poltica burguesas. Dando continuidade tradio autoritria e clientelista das relaes de classes no pas, o primeiro perodo republicano ps no arbtrio e na violncia da polcia, mais do que na sutileza disciplinadora dos mdicos, a tarefa de conter o caos urbano. Se houve disciplinamento imposto pela cincia, ele foi sobretudo fruto da disseminao de uma representao social negativa, de cunho racista, dos integrantes das classes subalternas.
R ESUMO

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

197

A BSTRACT

STARTING FROM THE RECONSTITUTION of the economic, politic and social aspects of the First Republic in Brazil, this report questions the direct and total wholesome transposition to that Brazilian historical period of Foucaults view of the European societies from the turning of the eighteenth century. Carrying on a Brazilian tradition of an authoritarian and patronizing relationship between social classes, the first republican period relied on a despotic and violent police, rather than on the subtle disciplinarian medical ways, in its attempt to control urban chaos. If science had any role on this practice, it resulted mainly from the dissemination of a negative racist social representation of the members of the underprivileged classes.

Maria Helena Souza Patto docente do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo. Este artigo, concludo em maro de 1997, parte de uma pesquisa sobre a histria do movimento brasileiro de higiene mental infantil realizada com o apoio parcial do CNPq. Rodrigo Ferraz de Camargo e Daniel Souza Patto colaboraram na pesquisa bibliogrfica.

198

ESTUDOS AVANADOS 13 (35), 1999

S-ar putea să vă placă și