Sunteți pe pagina 1din 12

EMPRESRIO

1. Evoluo histrica do Direito Empresarial no Mundo

O Direito Empresarial teve quatro fases:


1.1.1 fase: conhecida como fase subjetivista - Corporaes de

Ofcio: se iniciou na segunda metade do sculo XII e foi at a segunda metade do sculo. Mercadores e artesos, direitos de classe. Eram os prprios artesos que eram os juzes e tribunais: s passava pelos Tribunais quem fosse das corporaes de ofcio.
1.2.2 fase: esta fase marcada pelos Estados Nacionais. Vai do

final do sculo XVI at o sculo XVIII. Nesta poca crescente o mercantilismo. Os mercadores e artesos, antes concentrados apenas na Itlia, comearam a se deslocar para a Holanda, Frana, Inglaterra. Nestes locais comeou um movimento de uniformizao das normas jurdicas porque comeou um relacionamento comercial entre esses pases. Nesse momento, ento, surgem os Estados Nacionais, a partir de onde buscou-se o fortalecimento do Estado. Para isto era necessrio que o direito deixasse de ser consuetudinrio para passar a ser um direito elaborado pelo prprio Estado. Agora as normas no seriam mais elaboradas pelas associaes, pelas corporaes de ofcio, mas pelo prprio Estado. A jurisdio, ento, deixa de ser privada (no temos mais Tribunais compostos por mercadores e artesos) para ser do Estado (Tribunais Especiais). Nesta poca s era submetido ao Tribunal Especial aquele que fosse um comerciante, um mercador ou um arteso.
1.3.3 fase: Codificao Napolenica. Sculo XIX e XX. Nesta

poca se deu a Revoluo Francesa, onde surgiram os ideais de liberdade e igualdade. Aqui surge o Cdigo de Napoleo que adotou a teoria dos atos de comrcio que teve por finalidade abolir o corporativismo: o Direito Comercial no seria mais aplicado apenas aos participantes das associaes de mercadores: agora seria aplicado a quaisquer atos de comrcio (teoria dos atos de comrcio).
1.4.4 fase: Cdigo Civil Italiano. Se iniciou no ano de 1942

quando ento Vittorio Emanuele III fez o Cdigo Italiano. Esta foi a fase da teoria da empresa. Esta teoria contrariava a teoria dos atos de comrcio: agora o foco deixa de ser o ato e volta a ser a pessoa: assim, o direito de empresa se aplicaria apenas queles que fossem empresrios. 2. Evoluo histrica do Direito Empresarial no Brasil

2.1. 1 fase: marcada pela vinda da famlia imperial para o

Brasil. Abertura dos portos. Foi criado o Banco do Brasil. Em 1822 tivemos a independncia. No havia uma lei comercial portuguesa, razo porque o passou-se a adotar o Cdigo Comercial Francs. Em 1834 feito um projeto de lei para o Cdigo Comercial que s foi aprovado em 1850.
2.2. 2 fase: marcada pela aprovao do Cdigo Comercial

Brasileiro. Esta fase se inicia, ento em 1850.


2.3. 3 fase: Cdigo Civil de 2002.

Teoria dos Atos de Comrcio: o Cdigo Comercial de 1850 era dividido em trs partes:
2.3.1.

Parte I Do Comrcio em Geral: nesta parte do Cdigo identificava-se a adoo da teoria dos atos de comrcio. Esta parte do Cdigo tratava do comerciante (pessoa fsica) e da sociedade comercial (pessoa jurdica). Para uma pessoa ser classificada como uma destas tinha que praticar atos de comrcio com habitualidade. A anlise era objetiva: verificava-se no o sujeito que praticou o ato, verificava-se, sim, o ato praticado: se o ato fosse de comrcio a a pessoa seria comerciante ou sociedade comercial. O regulamento 737 de 1859 trazia a relao dos atos de comrcio (eram poucas): atividade de compra e venda de bens mveis, seguro, bancria, frete martimo, espetculos. Quem praticasse uma destas atividades era comerciante ou sociedade comercial a depender se era pessoa fsica ou jurdica. O grande problema deste sistema legal que as prestadoras de servios, bem como as imobilirias, porque no praticavam as atividades do regulamento de 1850, no eram consideradas sociedades comerciais: logo, no podiam se valer do instituto da concordata previsto na parte III do Cdigo. Foi ento que a teoria dos atos de comrcio deixou de ser adotada, porque revelada a sua insuficincia. Parte II Do Comrcio Martimo continua em vigor at hoje. Parte III Das Quebras. Prevaleceu at o Decreto-lei 7.661/45 (que tambm j foi revogado pela nova lei de falncia 11.101/05).
2.3.2. Teoria da Empresa

A teoria da empresa adotada no Brasil sofre uma influncia italiana (no mais francesa). O Novo Cdigo Civil revogou apenas a Parte I do Cdigo Comercial de 1850 (era nesta parte que tnhamos a teoria dos atos de comrcio) observe que ainda esto em vigor os dispositivos do cdigo comercial relativos ao comrcio martimo (o cdigo comercial no foi totalmente revogado: somente as partes I e III foram revogadas. Com a adoo da teoria da empresa no se fala mais em comerciante: agora o Cdigo trata da figura do empresrio. Quando o se fala em empresrio est-se falando do empresrio individual (pessoa fsica) e do empresrio coletivo (pessoa jurdica). Estltimo chamado de sociedade empresria. O empresrio individual, apesar de ter CNPJ, no pessoa jurdica: pessoa fsica e, portanto, no est sujeito desconsiderao da personalidade jurdica. Pela teoria da empresa, empresrio ser aquele que atender os requisitos do art. 966, CC, quais sejam:
a) Aquele que profissionalmente exerce atividade econmica:

profissionalidade em outras palavras, quer dizer habitualidade, continuidade. Ex.: vendo meu carro hoje para usar esse dinheiro para viajar: isto no me classifica como empresrio, porque no tenho habitualidade. Atividade econmica significa que a finalidade principal da atividade do empresrio alcanar lucratividade.
b) A lei exige que esta atividade econmica seja organizada: s

empresrio aquele que pratica atividade econmica com organizao. Segundo a doutrina, organizao igual reunio dos quatro fatores de produo: mo de obra, matria prima, capital e tecnologia. No que tange mo de obra, o professor Fabio Ulhoa Coelho entende que a falta do requisito mo de obra exclui a pessoa do conceito de empresrio, pois para ele sem mo de obra no h organizao. J teve uma questo de concurso assim: A e B formam uma sociedade para abrir um barzinho. De segunda a sexta A trabalha no bar e de sbado a domingo B trabalha no bar. No contratado nenhum funcionrio. A pergunta era: trata-se de sociedade empresria? A resposta do concurso era: no, no se trata de sociedade empresria, pois no h mo de obra, logo, no h organizao, logo, no sociedade empresria. Este concurso adotou o posicionamento de Fabio Ulhoa.

Mas ser que mesmo necessrio ter mo de obra contratada para que algum seja considerado empresrio? Imagine um estabelecimento onde tudo automatizado, controlado por computador. No pode ser considerada sociedade empresria? A posio do professor Fabio Ulhoa prevaleceu por um espao de tempo (e ainda deve ser adotada em prova objetiva), mas importante saber, para prova discursiva, que a doutrina vem entendendo que: se a atividade-fim tiver de ser exercida com a colaborao de terceiros (pessoas, computadores ou robs) est caracterizada a organizao. Concluso: no haver organizao quando a atividadefim depender exclusivamente da pessoa natural ou dos scios.
c) Para produo ou circulao de bens ou servios: o leque de

atividades muito maior. A lei no imps restries, nem criou um rol taxativo de atividades que sejam consideras empresariais. Assim, as imobilirias, bem como as prestadoras de servios agora so consideradas sociedades empresrias. Exemplos: Fbrica de mveis, pois tem habitualidade, tem matria prima, tem mo de obra, tem capital investido, tem tecnologia, tem finalidade lucrativa. Agncia de turismo: promove circulao de servios de hospedagem, de passagens areas. Observaes importantes:
Empresrio o titular da empresa. Empresa igual a atividade econmica organizada (art.

1.142).
Quem exerce a empresa no caso de sociedade empresria

a pessoa jurdica e no os scios. No porque eu sou scia de uma sociedade empresria que eu serei empresria: posso ser diretora, posso ser administradora. S serei empresria se eu, sozinha, organizar e explorar a empresa. No se considera empresrio (art. 966, par. nico):
Quem exerce profisso de natureza cientfica, literria ou

artstica: a idia do legislador foi alcanar os profissionais liberais. Ex.: mdico (atividade intelectual cientfica: cincias mdicas);

advogado contador jornalista, danarino, intelectual liberais.

(atividade intelectual cientfica: cincias jurdicas); (atividade intelectual cientfica: cincias contbeis); escritor (atividade intelectual literria); msico, ator, animador de festa, fotgrafo, desenhista (atividade artstica). Estes profissionais so autnomos, profissionais

A sociedade formada por estes profissionais no uma sociedade empresria, mas, sim uma sociedade simples (art. 982, CC)1. Ex.: sociedade de mdicos ortopedistas (atividade de natureza cientfica): sociedade simples. Ainda que tenha funcionrios (faxineiras, secretrias, etc). que o art. 966, par. nico deixa claro que, quem exerce atividade intelectual cientfica, literria ou artstica, ainda que com o auxlio de auxiliares ou colaboradores, no considerado empresrio.
Salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de

empresa: quando a profisso intelectual tornar-se elemento de empresa ela passa a ser considerada empresria. O que elemento de empresa?
a) Quando a atividade intelectual estiver integrada em um

objeto mais complexo, prprio da atividade empresarial. Ex.: clnica mdica que tem uma UTI, uma cafeteria para atender os pacientes e acompanhantes de pacientes, um plano de sade. Neste caso, alm da atividade intelectual, h um servio de hospedagem (a natureza jurdica da UTI hospedagem), tem servio de alimentao. Logo, no mais uma sociedade simples, mas uma sociedade empresria. Ex.2: hospital: tem a atividade intelectual dos mdicos, mas tem tambm, servio de hospedagem, de alimentao, de comercializao de remdios. Trata-se de uma sociedade empresria, porque se tornou elemento de empresa. Ex.3: clnica veterinria: tem a atividade intelectual, mas tambm tem comercializao de produtos para cachorro, tem hotel para cachorro, tem um servio especializado em promover eventos para cachorrinhos.
b) Servio que no se caracteriza servio personalssimo, tendo

em vista um cliente individualizado, mas, sim, um servio objetivo, direcionado a uma clientela indistinta. Ser empresrio quando oferecer a terceiros prestaes intelectuais de pessoas a seu servio. Ex.: empresa fotogrfica. O fotgrafo contratado para cobrir um jogo de futebol. Ele manda seus vrios fotgrafos (contratados por ele mesmo) para cobrirem o evento. O mesmo ocorre com a clnica
1

O critrio adotado por este artigo um critrio de excluso.

esttica: quem vai prestar o servio de esteticista no o dono da clnica, mas as pessoas contratadas por ele. 3. Autonomia do Direito Empresarial O Direito Comercial , perante o Direito Civil, ramo autnomo que se apresenta como um Direito especial, especializao esta decorrente das necessidades especficas das relaes comerciais (Vera Helena Mello Franco). O que o aconteceu foi uma unificao formal (o tratamento dos dois ramos no mesmo Cdigo), mas no uma unificao substancial (de contedo). A prpria Constituio Federal consagra a autonomia do Direito Comercial em relao ao Direito Civil (art. 22, I, CF). Ademais, existem normas de Direito Comercial que esto fora do Cdigo Civil: lei de falncia e recuperao judicial, cheque e duplicata, bolsa de valores, etc. No tocante unificao formal ela s ocorreu em relao a alguns contratos e em relao ao Direito das Obrigaes, pois antes existia, por exemplo, compra e venda e compra e venda mercantil. Hoje s existe uma espcie de contrato de compra e venda. Houve unificao. Mas no houve a unificao de todos os contratos: existem contratos que esto previstos em leis esparsas. 4. Teoria Polidrica Esta teoria foi tratada pelo jurista italiano Alberto Asquini. Esta teoria diz que a empresa um fenmeno que possui quatro perfis: Objetivo: conjunto de bens empresrio para exerccio de uma atividade. pessoa fsica ou a pessoa jurdica.
4.3. Perfil Corporativo: indica que uma instituio, ou seja, uma 4.1. Perfil

organizados

pelo

4.2. Perfil Subjetivo: o sujeito que explora a atividade, seja a

organizao de pessoas com um objetivo comum. Funcional: empresa organizada em desenvolvimento.


4.4. Perfil

atividade

econmica

Dentre os quatro, o perfil adotado pelo Cdigo Civil Brasileiro foi o perfil funcional. Significa dizer que: deve-se chamar a pessoa que exerce a empresa de empresrio ou sociedade empresria e o conjunto de bens deve ser chamado de estabelecimento.

5. Requisitos para ser Empresrio2

O art. 972 do Cdigo Civil diz que s pode ser empresrio quem est em pleno gozo da capacidade civil e no tem impedimento legal (requisitos cumulativos).

5.1.

O menor de idade

A princpio o menor no pode iniciar uma atividade empresarial, exceto se enquadrado nas hipteses de emancipao. O menor que no est emancipado pode exercer atividade empresria? Ele no pode iniciar a atividade, mas ele pode continuar uma atividade iniciada pelos seus pais ou pelo autor da herana (art. 974, CC). Para que o menor possa continuar a exercer a empresa, necessrio: a) Que esteja devidamente assistido ou representado b) Que tenha autorizao judicial (art. 974, 1) Art. 974. Poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herana. 1 Nos casos deste artigo, preceder autorizao judicial, aps exame das circunstncias e dos riscos da empresa, bem como da convenincia em continu-la, podendo a autorizao ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuzo dos direitos adquiridos por terceiros. 6. Responsabilidade do Empresrio Individual O empresrio individual possui responsabilidade ilimitada: responde com seus bens pessoais pelas dvidas empresariais. que vigora no nosso ordenamento jurdico o princpio da unidade patrimonial, segundo o qual tanto a pessoa natural quanto a pessoa jurdica s podem ter um patrimnio. O empresrio individual, muito embora tenha CNPJ, no uma pessoa jurdica; uma pessoa natural, logo, s pode ter um patrimnio, razo porque sua responsabilidade ilimitada. Exceo:

Aqui sero vistos apenas os requisitos para ser empresrio individual, pois os requisitos para a sociedade empresria sero vistos em Direito Societrio, mais frente.

Art. 974, 2 No ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz j possua, ao tempo da sucesso ou da interdio, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvar que conceder a autorizao.
7. Empresrio Casado (cai muito em concurso)

A regra do art. 1.647, I, CC no se aplica ao empresrio individual. A este aplica-se o art. 978, CC, segundo o qual: Art. 978. O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real.
8. Obrigaes do Empresrio Individual 8.1.Registro: o empresrio individual tem que fazer o registro

(Art. 967. obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade). O Registro Pblico de Empresas Mercantis est subdividido em dois rgos: o Departamento Nacional de Registros de Comrcio (DNRC rgo federal de funo normativa e fiscalizadora) e a Junta Comercial (rgo estadual, cuja funo executar). O empresrio individual tem que realizar seu registro na Junta Comercial. Da deciso que denega o registro do empresrio cabe Mandado de Segurana. De quem a competncia para julg-lo? A Junta Comercial, que um rgo estadual, tem dois tipos de subordinao: subordinao tcnica (neste mbito est submetida ao DNRC, rgo federal) e subordinao administrativa (neste mbito est submetida ao Estado). Em razo disso o STF, julgando o RE 199.793/RS, determinou que a competncia para julgar MS contra ato tcnico do Presidente da Junta Comercial da Justia Federal. Quais so as conseqncias para o empresrio individual que deixa de fazer o seu registro na Junta Comercial? Ele no poder requerer falncia de outrem (no poder figurar no plo ativo da ao de falncia), no pode pleitear recuperao judicial, no poder participar de licitao e no obter certido negativa de dbito. Empresrio Rural e Registro: Art. 971. O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer

inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. O empresrio individual no obrigado a efetuar o Registro. As regras do Direito Empresarial s recairo sobre o empresrio individual se ele fizer o registro (depois de feito o registro). Natureza jurdica do registro do empresrio: para o empresrio individual comum o registro mera condio de regularidade, ou seja, o registro na junta comercial do empresrio individual comum no requisito para sua caracterizao. O empresrio que no fez registro um empresrio irregular, mas no deixa de ser empresrio, pois no o registro que o caracteriza ou no como empresrio. (Enunciado 198 do Conselho da Justia Federal). J o registro do empresrio individual rural de natureza constitutiva, pois somente ser tratado como empresrio se ele fizer registro (Enunciado 202 do Conselho da Justia Federal). 8.2. Escriturao dos Livros

Os livros classificam-se em obrigatrios e facultativos. Os livros obrigatrios dividem-se em comum e especial. Todo empresrio precisa escriturar o livro obrigatrio comum. Art. 1.180. Alm dos demais livros exigidos por lei, indispensvel o Dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso escriturao mecanizada ou eletrnica. Pargrafo nico. A adoo fichas no dispensa o uso de livro apropriado para o lanamento balano patrimonial e do de resultado econmico. de de do

O princpio que rege a escriturao dos livros comerciais o princpio da sigilosidade (art. 1.190: ressalvados os casos previstos em lei, nenhuma autoridade, juiz ou tribunal, sob qualquer pretexto, poder fazer ou ordenar diligncia para verificar se o empresrio ou a sociedade empresria observam, ou no, em seus livros e fichas, as formalidades prescritas em lei). Excees:
Exibio total. Art. 1191. O juiz s poder autorizar a

exibio integral dos livros e papis de escriturao quando necessria para resolver questes relativas a sucesso, comunho ou sociedade, administrao ou gesto conta de outrem, ou em caso de falncia. Observe que apenas nas hipteses estritas previstas na lei possvel a exibio total.

parcial. J a exibio parcial, possvel em qualquer ao judicial, conforme Smula 260 do STF: O exame de livros comerciais, em ao judicial, fica limitado s transaes entre os litigantes. regra da sigilosidade no se aplica s autoridades fazendrias quando do exerccio da fiscalizao de impostos. Art. 1193. As restries estabelecidas neste Captulo ao exame da escriturao, em parte ou por inteiro, no se aplicam s autoridades fazendrias, no exerccio da fiscalizao do pagamento de impostos, nos termos estritos das respectivas leis especiais. Smula 439, STF: esto sujeitos fiscalizao tributria ou previdenciria quaisquer livros comerciais, limitado o exame aos pontos objeto da investigao. Conseqncias da ausncia de escriturao: no mbito empresarial no h nenhuma penalidade prevista para o empresrio que deixar de escriturar os livros. Contudo, a lei 11.101/05, art. 178, diz que crime falimentar deixar de escriturar os livros obrigatrios. OBS: O pequeno empresrio (art. 1.179, 2) est dispensado da escriturao. O pequeno empresrio, segundo a LC 123/06, art. 3, o empresrio individual que aufere receita anual bruta de at R$ 36.000,00. Micro empresa Empresrio individual, sociedade empresria e sociedade simples. Aufere receita bruta anual de at R$ 240.000,00. Empresa de Pequeno Porte Empresrio individual, sociedade empresria e sociedade simples. Aufere receita bruta anual superior a R$ 240.000,00 e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00. Pequeno Empresrio Somente o empresrio individual.
A

Exibio

Receita bruta anual de at R$ 36.000,00.

8.3.

Realizao de Balanos

O empresrio tem que realizar dois tipos de balano: o balano patrimonial (aquele que apura o ativo e o passivo art. 1.188) e o

balano de resultado econmico (que apura lucros e perdas art. 1.189). 8.4. Manter em boa guarda e conservao seus livros e documentos

Art. 1194. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a conservar em boa guarda toda a escriturao, correspondncia e mais papis concernentes sua atividade, enquanto no ocorrer prescrio ou decadncia no tocante aos atos neles consignados.

Bibliografia: Manual do Fabio Ulhoa Coelho. Para concursos da magistratura estadual e federal: Curso do Fabio Ulhoa Coelho ou do Ricardo Negro e Curso de Direito Empresarial do Marlon Tomazeeti.

S-ar putea să vă placă și