Sunteți pe pagina 1din 64

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

Como abrir um projeto existente


1. Na rea de trabalho do Windows, procure o cone do topoGRAPH e d um duplo clique para carregar o programa.

2. Quando a tela do topoGRAPH98 aparecer, v at o menu Projeto e escolha a opo Abrir.

3. Ser apresentada a caixa de dilogo padro do Windows. Encontre a pasta C:\tg98SE\Projetos\Trecho1 e abra o projeto Trecho1.tgp.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

109

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Como definir parmetros de configurao


1. V at o menu Projeto, escolha as opes Configurao Unidades, Precises e Notao e preencha com as informaes mostradas abaixo. Marque Usar como padro, assim esta configurao ser usada para todos os seus trabalhos. Clique no boto OK para fechar a caixa.

110

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

Traado Horizontal
Para uma melhor compreenso dos termos como vrtices, curvas, traados, estacas e estaqueamentos, ser apresentado uma viso geral de um projeto geomtrico horizontal em conjunto com uma tpica marcha de clculo para defini-lo. O traado horizontal inicia com a definio dos pontos extremos do traado, isto o ponto de partida e chegada da via a ser projetada. Isto deve ser feito sobre o desenho do terreno que vai receber a via. A seguir devem ser definidos os pontos de passagem da via e das vrias retas e curvas necessrias para atingi-los ou para desviar-se de acidentes topogrficos desfavorveis s diretrizes e especificaes do projeto. Segue-se a definio dos pontos de interseco dos trechos em retas ( chamados de trechos em tangente em oposio ao termo trechos em curva), estes pontos sero os Vrtices Horizontais do projeto e sero representados por coordenadas planoretangulares. A seguir devem ser definidas as caractersticas da curva ou curvas que sero encaixadas nos vrtices horizontais. A passagem entre dois trechos em tangente feita utilizando-se de elementos geomtricos matematicamente definidos. Podem ser utilizadas uma simples curva circular at associaes complexas de curvas circulares e clotides (curvas em espiral). Os passos at aqui podem ser executados no Traado Horizontal, informando os dados manualmente, ou pelo Mdulo Grfico, de forma automtica. Os dados a serem informados manualmente so aqueles referentes aos vrtices ou ento podem ser informados os dados das prprias curvas, individualizadas. A seguir vem o processamento, isto , o clculo dos vrtices horizontais e curvas horizontais ou somente das curvas horizontais, dependendo de como foram definidos. No exemplo a seguir informaremos os dados do traado horizontal no mdulo grfico.

Como inserir o traado horizontal


1. Abra o desenho Terreno Natural. Este arquivo resultado de um levantamento planialtimtrico que ser utilizado como base de dados. 2. Criaremos um alinhamento horizontal como o mostrado a seguir.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

111

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

3. Para iniciar o alinhamento, clique no cone Inserir Alinhamento . 4. Clique em qualquer regio da tela e digite as coordenadas iniciais N= 7.875.392,4480 e E= 438.018,9331 na caixa de dilogo abaixo e clique o boto OK. Mova o cursor para criar um trecho em tangente.

5. Clique novamente em qualquer regio da tela. Ser mostrada a caixa de dilogo abaixo com informaes do azimute e distncia da tangente. Digite os valores mostrados na figura abaixo.

112

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

6. Vamos criar uma curva circular, clique o boto direito do mouse para aparecer o menu flutuante com as opes de curvas. Selecione Circular e mova o cursor para abrir a curva para a direita. Clique o boto esquerdo do mouse e ser mostrada a caixa abaixo. Digite os valores conforme indicado.

7. Iremos criar uma tangente, clique o boto direito do mouse, selecione Tangente, mova o cursor e verifique que uma linha tangente traada de acordo o movimento do cursor, clique o boto esquerdo do mouse e na caixa de dilogo digite a distncia da tangente. Clique OK.

8. Vamos criar uma curva circular, clique o boto direito do mouse para aparecer o menu flutuante com as opes de curvas. Selecione Circular e mova o cursor para abrir a curva para a esquerda. Clique o boto esquerdo do mouse e ser mostrada a caixa abaixo. Digite os valores conforme indicado.

9. Iremos criar uma tangente, clique o boto direito do mouse, selecione Tangente, movimente o cursor para certificar-se que uma tangente est sendo desenhada e clique o boto esquerdo do mouse. Digite a distncia da tangente como na caixa de dilogo abaixo e clique OK.
Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

113

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

10. Vamos criar uma curva de transio composta por uma espiral de entrada, uma curva circular e uma espiral de sada. Clique o boto direito do mouse para aparecer o menu flutuante com as opes de curvas. Selecione Espiral de Entrada e mova o cursor para abrir a curva espiral para a direita. Clique o boto esquerdo do mouse e ser mostrada a caixa abaixo. Digite os valores conforme indicado.

11. Utilizando o procedimento j descrito inclua uma Circular de Raio Fixo com Desenvolvimento de 90.00 m e uma Espiral de Sada de Raio Fixo com comprimento de 60.00 m. Esta ltima termina a transio, todas as curvas da transio devem estar no mesmo sentido. 12. Repita os mesmos passos descritos anteriormente para criar os seguintes elementos do alinhamento horizontal. Tangente Circular Distncia: 60,00 m Desenvolvimento: Raio: 299,55m Distncia: 240 m 135,135 m

Tangente

13. Para terminar a incluso do alinhamento, clique o boto direito do mouse para aparecer o menu flutuante, escolha Encerrar. Esta operao termina a incluso do alinhamento atual. Um outro alinhamento pode ser includo a partir deste ponto. Clique o boto direito do mouse e escolha Encerrar novamente para sair da opo Alinhamento.

114

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

14. Para salvar as curvas horizontais, selecione a linha do traado clicando o boto esquerdo do mouse sobre ela. 15. V at o menu Arquivos, escolha a opo Salvar Curvas Horizontais e aparecer a caixa de dilogo abaixo. Digite nos campos as seguintes informaes. No campo Nome, digite Trecho 1, no campo Estaca Inicial digite 0(zero), no campo Distncia digite 20m (intervalo entre as estacas) e clique o boto OK.

16. Feche o desenho, no necessrio salvar o arquivo.

Como calcular o traado


1. Abra a tabela de traado horizontal Trecho1.

2. Clique o boto Curvas, aparecer a tabela abaixo, com as informaes dos pontos notveis e elementos de curvas.
Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

115

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

3. Clique o boto Calcular. Aps o processamento da curvas clique em Fechar. A tabela do traado ser preenchida com os valores do estaqueamento calculado.

116

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

4. Para calcular as cotas das estacas, v at o menu Clculos, escolha a opo Cotas e aparecer a caixa de dilogo abaixo. Na lista de Desenhos selecione Terreno Natural, escolha o MDT TG e no campo Interpolar selecione a opo Pontos, para que todos os pontos do estaqueamento sejam interpolados de acordo com o terreno natural. Clique no boto OK.

5. Salve a tabela. 6. D um clique no cone Vista Grfica para visualizar o perfil longitudinal. 7. Aparecer a caixa de dilogo abaixo. Selecione a opo Perfil Longitudinal e clique o boto Carregar.

8. O topoGRAPH apresentar a vista abaixo com o perfil longitudinal do terreno natural.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

117

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

9. Feche a tabela.

Traado Vertical
O primeiro passo no traado vertical definir sua vinculao com um traado horizontal. No pode haver traado vertical sem o correspondente geomtrico na horizontal. O traado vertical pode ser de Pista Simples ou de Pista Dupla. Para projetos de pista dupla ser necessrio informar dois traados verticais distintos, uma para a Pista Esquerda e outra para a Pista Direita, ambas vinculadas ao mesmo traado horizontal. Todas as tabela (grade, super-elevaes, etc) referentes aos projetos de pista dupla apresentam dados para pista esquerda e direita. O traado vertical inicia com a definio dos pontos extremos do grade, isto , o ponto de partida e chegada do alinhamento vertical. A seguir devem ser definidos os pontos de passagem do alinhamento e das rampas e curvas verticais necessrias para atingi-los ou para desviar-se de acidentes topogrficos desfavorveis s diretrizes e especificaes do projeto. Segue-se a definio dos pontos de interseco dos trechos em rampas, estes pontos sero os Vrtices Verticais do projeto e sero representados pela estaca e cota.

118

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

A seguir devem ser definidas as caractersticas da curva ou curvas que sero encaixadas nos vrtices verticais. A passagem entre dois trechos em rampa feita utilizando-se de elementos geomtricos matematicamente definidos. Podem ser utilizadas parbolas e curvas circulares. Os passos at aqui podem ser executados no Traado Vertical, informando os dados manualmente, ou pelo Mdulo Grfico, de forma automtica. Os dados a serem informados manualmente so aqueles referentes aos vrtices ou ento podem ser informados os dados das prprias curvas verticais, individualizadas. A seguir vem o processamento, isto , o clculo dos vrtices e curvas verticais ou somente das curvas, dependendo de como foram definidos. Resumindo: Por vrtices: Clculo dos vrtices verticais Calculo das curvas verticais Por Curvas individualizadas: Clculo da curvas verticais Pelo Mdulo Grfico: J vem calculado Este processamento resolve completamente as curvas, calculando os elementos faltantes a partir dos dados informados para cada um dos vrtices. Note que em geral as curvas no avanam por todo o trecho em rampa, neste casos haver trechos em tangentes na entrada e na sada da(s) curvas(s). Se o vrtice for definido como uma curva composta, o clculo vai gerar duas curvas consecutivas. Aps este processamento cada elemento, rampa ou curva pode ser referenciado individualmente. Estes elementos formam as Curvas Verticais O passo seguinte a definio do grade, que o conjunto de pontos do estaqueamento ao qual sero acrescentados os dados do projeto vertical e mais os pontos notveis do traado vertical. O conjunto de todos elementos vistos neste resumo chamado no topoGRAPH98 de Traado Vertical e o conjunto formado pelos elementos geomtricos ( rampas, arcos e parbolas ) ser chamado de Alinhamento Vertical. No exemplo a seguir informaremos os dados do traado vertical de forma automtica.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

119

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Como inserir o traado vertical


1. Abra uma nova tabela de desenho, no carregue nenhum modelo. 2. V at o menu Arquivo, escolha a opo Carregar Perfil Longitudinal e aparecer a caixa de dilogo abaixo. No campo Traado horizontal, selecione a tabela Trecho 1 e clique no boto Carregar.

3. O perfil longitudinal dever ser mostrado. 4. Vamos inserir um alinhamento vertical. Para isso, clique no boto Inserir Alinhamento. 5. Para iniciar o alinhamento, clique no incio do perfil. Aparecer uma caixa de dilogo, para que voc digite os valores iniciais do alinhamento. Informe os valores mostrados a seguir.

120

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

6. Mova o cursor para criar a primeira rampa e clique o boto esquerdo do mouse, ser mostrada a caixa de dilogo abaixo. Digite os seguintes valores: no campo Rampa digite 2,05 % e para o Campo Comprimento digite 391,0060 m e clique o boto OK.

7. Clique o boto direito do mouse para aparecer o menu flutuante com as opes de curvas, selecione Parbola. Mova o cursor e verifique que uma parbola est sendo desenhada. Clique o boto esquerdo do mouse para aparecer a caixa de dilogo e digite os valores de acordo com as informaes abaixo. Clique no boto OK.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

121

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Repita as operaes descritas anteriormente para criar os seguintes elementos do alinhamento vertical: Rampa Parbola Comprimento: 130,861 m Comprimento: 397,00 m Rampa: -1,00 % Comprimento: 250,000 m Comprimento: 132,040 m Rampa: 1,3048 % Comprimento: 17,433 m

Rampa Parbola

Rampa

9. Clique o boto direito do mouse para aparecer o menu flutuante, selecione Encerrar para terminar o alinhamento atual. Clique novamente o boto direito do mouse e selecione Encerrar, para finalizar a operao de incluso do traado. 10. A tela abaixo mostra o desenho depois da criao do alinhamento vertical.

11. Para salvar as curvas verticais, selecione a linha do alinhamento vertical clicando o boto esquerdo do mouse sobre o alinhamento criado. 12. V at o menu Arquivo, escolha a opo Salvar Curvas Verticais e aparecer a caixa de dilogo mostrada abaixo. Digite no campo Traado Vertical o nome da tabela Trecho 1. Para vincular o traado vertical a um traado horizontal, selecione a tabela Trecho 1 na lista de Traado Horizontal e clique OK.

122

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

13. Feche o desenho sem salv-lo.

14. Abra a tabela de Traados Verticais Trecho 1.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

123

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

15. Clique no boto Curvas, aparecer a caixa de dilogo abaixo, com as informaes dos pontos notveis e elementos de curvas verticais. Clique no boto Calcular e aps o processamento clique em Fechar.

16. A tabela de traado vertical ser preenchida com os dados do Grade calculado.

124

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

17. Salve a tabela e feche-a.

Seo Transversal
Sees transversais so cortes realizados no terreno ortogonalmente linha base do projeto, nas estacas ou KMs do estaqueamento. Os dados de uma tabela de Sees permitem os clculos de volumes e de locao de pontos, emisso de relatrios, notas de servios de terraplenagem, pavimentao e visualizao grfica das sees transversais de um traado horizontal. Alm da introduo dos dados de campo, so possveis operaes que auxiliam no estudo de projetos de estradas, ruas, ptios, etc. Atravs de uma biblioteca de seestipo, onde so informadas as larguras de plataforma, declividade das rampas e altura das banquetas, calculam-se os elementos do projeto para posterior locao. Com 4 grupos de sees para cada estaca, TERRENO NATURAL, PROJETO, NVEL GEOLGICO e MEDIO, o clculo de volumes feito comparando-se os grupos 2 a 2, por trechos de estacas. A criao de tabelas de sees transversais pode ser feita de quatro maneiras: Por distncia e cota (ou desnvel) a partir da linha base, digitando-se os dados diretamente na tabela de Sees. Por levantamento de irradiaes, na tabela de cadernetas completas, com posterior converso. Pelas opes do MDT (Modelo Digital do Terreno) no Desenho ou do MDT da Tabela de Traado Horizontal. Pela seleo de pontos no mdulo grfico e a utilizao da opo Salvar Seo no menu flutuante.

Como gerar sees transversais


1. Abra a tabela traado horizontal Trecho 1. Recalcule as cotas das estacas, pois foram inseridas estacas que correspondem aos pontos notveis verticais e estes pontos esto sem cotas.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

125

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

2. A seguir v at o menu Clculos, escolha a opo Sees e na caixa de dilogo selecione o Terreno Natural da lista de desenhos. Digite Trecho 1 no campo Sees, digite o valor de 60 m nos campos Lado Direito e Lado Esquerdo. Clique no boto OK.

3. Salve a tabela gerada e feche-a. 4. Abra a tabela de sees Trecho 1.

126

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

5. Para visualizar as Sees transversais clique no cone Vista Grfica . 6. Aparecer a caixa de dilogo abaixo. Deixe marcada somente a visualizao do Terreno.

7. Clique no boto Parmetros e aparecer a caixa de dilogo abaixo. Marque os campos Graduao e Quadro, clique OK e Carregar.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

127

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

8. A seguinte tela dever ser mostrada.

Para visualizar as demais sees clique no cone Avanar

9. Clique no boto Dividir Tela . Clique o boto direito do mouse na vista grfica e selecione a opo Parmetros no menu Flutuante. Marque os campos Nome e Smbolo e clique OK. Selecione qualquer ponto na vista grfica, note que este ponto aparece marcado na tabela. Arraste este ponto para qualquer posio, movendo-o, e verifique que os valores deste ponto na tabela tambm foram alterados. 10. Feche a Vista Grfica e Maximize a Vista Tabela

11. Clique no boto Nova Estaca e preencha a tabela conforme os dados abaixo.

128

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

12. Feche a tabela sem salv-la.

Criando uma Seo Tipo


1. V at o menu Projeto, escolha as opes Configurao-Sees-tipo e aparecer a caixa de dilogo Sees-Tipos abaixo.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

129

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

2. Clique no boto Nova e no campo Nome, digite Trecho 1. 3. Clique no boto Pistas, para carregar a caixa de dilogo para criao de pistas. 4. Clique no boto Nova e no campo Nome da Pista, digite Trecho 1. Preencha os campos com os dados mostrados abaixo.

5. Clique em Fechar. 6. De volta caixa Sees Tipos, clique nos botes Pavimentos. 7. Na caixa de dilogos Pavimento clique em Novo, no campo Nome do Pavimento, digite Trecho 1. Informe os dados de acordo com a caixa de dilogo abaixo.

130

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

8. Clique em Camadas.... Na caixa de dilogo escolha o tipo Revestimento e preencha os campos de acordo com a caixa de dilogo abaixo.

9. Selecione o Tipo Acostamento, preencha os campos de acordo com a caixa de dilogo abaixo.
Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

131

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

10. Selecione o Tipo Base, preencha os campos de acordo com a caixa de dilogo abaixo.

11. Selecione o tipo Sub-base, preencha os campos de acordo com a caixa de dilogo

132

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

abaixo. 12. Selecione o tipo Leito, preencha os campos de acordo com a caixa de dilogo abaixo.

13. Clique no boto Fechar para terminar as camadas do pavimento. Clique no boto Fechar da caixa Pavimento. 13. De volta caixa Sees Tipo, clique nos botes Taludes. Na caixa Taludes clique em Novo, no campo Nome do Talude digite Talude Esquerdo. Preencha os campos da caixa de dilogo conforme mostrado a seguir.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

133

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Sero criados dois taludes iguais, para cada lado da seo, onde somente os campos Nmero inicial, Nmero da banqueta e Nmero do offset so diferentes, em funo da nota de servio do usurio, que necessita de identificadores diferentes para cada lado. 14. Para criar o outro talude, clique no boto Copiar.

134

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

15. Preencha os campos do novo talude como mostrados a seguir.

16. Clique no boto Fechar para voltar caixa Sees Tipo. 17. Para criar uma valeta, clique nos botes Elementos. Na caixa Elemento clique em Novo, no campo Nome do Elemento digite Valeta. 18. Para criar um elemento preencha a caixa de dilogo com os elementos abaixo. As colunas DX e DY so os deslocamentos relativos, em metros, sempre da esquerda para a direita. Marque o campo Segue Pavimento. No campo Dependncia, escolha Corte. Isto significa que este elemento s aparecer quando houver corte. Preencha os deslocamentos como indicado na figura.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

135

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

19. Clique em Fechar. 20. De volta caixa Sees Tipos, abra a lista de Tipo de elementos e selecione Talude. Na coluna Nome, abra a lista com os nomes dos taludes cadastrados. Selecione Talude-esq. Repita as operaes para os demais elementos conforme a caixa abaixo. Lembre-se que a seo tipo deve ser criada da esquerda para a direita.

136

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

22. Clique em Pistas... e na caixa Pista marque o campo Pavimento. A lista de pavimento ser liberada para a seleo do pavimento a ser utilizado. Selecione Trecho1. Feche a caixa Pista e depois feche a caixa Sees Tipo. A seo tipo Trecho 1 est definida.

Calculando Super Elevao e Super Largura

1. Abra a tabela de traado vertical Trecho 1. Abra a coluna Seco-tipo da primeira linha e selecione a seo-tipo Trecho 1. Clique em outro campo ou tecle Tab para confirmar a alterao no campo.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

137

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

2. Clique no boto S. Elevao para informar os dados de super elevao. Na caixa apresentada, clique na aba Parmetros. Informe o valor da velocidade diretriz do projeto, o valor mximo de Super elevao em cada curva e os percentuais a serem distribudos em tangente e em curvas. Conforme mostrado na caixa abaixo.

138

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

3. Clique no boto Gerar para criar a tabela de super elevao. 4. Para consultar a tabela de super elevao, clique na aba Tabela Pista Simples.

5. Clique no boto Distribuir para que sejam calculadas e atribudas a taxa de super elevao para cada estaca do grade. 6. Clique em Fechar. 7. Clique no boto S. Largura para informar os dados de Super Largura, e na aba Parmetros, preencha os campos conforme mostrado abaixo.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

139

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

8. Clique no boto Gerar para criar a tabela de Super Largura. 9. Para consultar a tabela de super largura, clique na aba Tabela Pista Simples. 10. Clique no boto Distribuir para que sejam calculadas o valor da super largura para cada estaca do grade.

11. Clique no boto Fechar. 12. Feche a tabela e salve-a. 13. Abra a tabela de Sees Trecho1.

140

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

14. Clique no cone Clculo do Projeto 15. Ser apresentada a caixa de dilogo abaixo. No campo Tabela de Grade, selecione Trecho 1 e clique no boto Calcular.

16. Para visualizar as sees do projeto calculado, clique no cone Vista Grfica. Marque os campos Terreno, Projeto e Pavimento.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

141

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

17. Clique no boto Parmetros e marque os campos Graduao e Quadro. 18. Clique no boto Carregar e aparecer a tela abaixo, para visualizar as outras sees utilize os cones Avanar e Voltar. Para sair da Vista Grfica, clique no boto Fechar.

Calculando volumes
1. Para calcular o volume clique no cone Clculo de Volumes .

2. Aparecer a caixa de dilogo abaixo. Vamos calcular os volumes de projeto. Para isso, na primeira lista de perfis, selecione Terreno Natural e na segunda lista, selecione Projeto, Digite o nome da tabela de volumes: Terreno x Projeto. Clique em Calcular. No quadro Volume Total Calculado sero apresentados os valores totais de corte e aterro. Feche a caixa de dilogo.

142

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

3. Feche a tabela de sees, salve-a. 4. Para consultar a tabela de volume, volte tela de Projeto e abra a tabela de Volumes Terreno x Projeto.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

143

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Criando a nota de servio com o padro do usurio


1. Criaremos uma nota de servio com as caractersticas da tabela mostrada na prxima pgina. 2. V at o menu Projetos, escolha as opes Configurao Nota de Servio. Ser apresentada uma caixa de dilogo com os padres de notas de servio do usurio j existentes. Como ainda no foi criado nenhum padro, a lista estar vazia.

144

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

3. Clique no boto Nova. 4. Ser apresentada a seguinte caixa de dilogo:

5. H dois grupos de campos: os campos da esquerda se referem aos ttulos das colunas enquanto os campos da direita se referem aos contedos das colunas. 6. Nos campos referentes aos ttulos, informe os seguintes dados: Nmero de linhas de ttulos: 3, Linha de ttulo # 1 Nmero de Colunas: 3
Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

145

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Coluna 1 2 3

Texto Lado Esquerdo Eixo Lado Direito

Largura 108 40 93

Linha de ttulo # 2 Nmero de Colunas: 9 Coluna 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Texto Offset Lateral Bordo Cota Cota Cota Bordo Lateral Offset Largura 50 25 33 15 15 10 33 25 35

Linha de ttulo # 3 Nmero de Colunas: 20 Coluna 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Coluna 13 14 15 16 17 18 Texto Estaca Dist. Cota Alt. Dist. Cota Dist. Cota % Terreno Projeto Verm. Texto Dist. Cota % Dist. Cota Dist. Largura 15 10 15 10 10 15 10 15 8 15 15 10 Largura 10 15 8 10 15 10
Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

146

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

19 20

Cota Alt.

15 10

7. Nos campos referentes aos contedos de cada coluna, informe os seguintes dados: Nmero de Colunas: 20 Coluna. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Larg. 15 10 15 10 10 15 10 15 8 15 15 10 10 15 8 10 15 10 15 10 Contedo Nome da est. Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Ponto Alinh. Tipo Esquerda Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Terreno Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Direita Projeto Infor N

Dist. da L. Base 19 Cota 19 Altura 19 Dist. da L. Base 33 Cota 33 Dist. da L. Base 30 Cota 30 Inclin. para o eixo 30 Cota no eixo da Pista Simples Cota 31 Cota Vermelha 31 Dist. da L. Base 32 Cota 32 Inclin. para o eixo 32 Dist. da L. Base 34 Cota 34 Dist. da L. Base 29 Cota 29 Altura 29

8. Feche esta caixa e clique OK na caixa de lista de notas de servio. 9. Para conferir o resultado, abra a tabela de sees Trecho 1, v at o menu Arquivo e escolha a opo Nota de servio. Aparecer a caixa de dilogo abaixo. Na lista de Tipo de Relatrio, selecione Usurio. A lista com os nomes cadastrados de padres estar disponvel. Selecione a nota de servio Trecho 1 criada anteriormente. Inicie a impresso, clicando o boto Imprimir.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

147

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

10. Para sair, clique no boto Fechar.

Introduzindo uma medio


1. Abra a tabela de traado horizontal Trecho 1. 2. V at o menu Clculos, escolha a opo Sees e aparecer a caixa de dilogo abaixo.

148

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

3. Preencha os campos de acordo com as informaes mostradas acima. Clique em OK para gerar as sees transversais da medio. Estas sees sero geradas para a superfcie definida no desenho Medio-1. 4. Para visualizar as sees das medies, abra a tabela de sees Trecho 1 5. Para visualizar a primeira estaca da Medio 1, v at a lista de Estacas e selecione a estaca 13.

6. Clique no cone Vista Grfica. Na caixa de dilogo apresentada, marque os campos Terreno, Projeto, Medio e Visualizar. Clique no boto Carregar para visualizar graficamente as sees transversais

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

149

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

8. Feche a tabela, salvando-a.

Criando um nvel geolgico


Esta opo tem uma finalidade similar opo Gerar Sees. O que as diferencia o mtodo de criao das sees geolgicas. Enquanto que na opo Copiar Sees, as sees so rebaixadas ou elevadas por trechos, nesta opo as sees podem ser criadas uma a uma, com diferenas de altura por estaca ou KM. Outra diferena que, aqui, as sees de destino so do grupo de Nvel Geolgico. Para isso, necessrio que exista uma Tabela de Traado Horizontal. As cotas da Tabela de Traado Horizontal devem ser informadas e devem corresponder s estacas ou KMs definidos no estaqueamento 1. Abra a tabela de traado horizontal Nivel geolgico. Esta tabela contm as cotas da sondagem executada no eixo do traado. Feche a tabela.

150

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

2. Para criar as sees do nvel geolgico, abra a tabela de sees Trecho 1. 3. V at o menu Editar, escolha a opo Gerar Nveis. Aparecer a caixa de dilogo abaixo. No campo Nome do Nvel Geolgico, digite Rocha. No campo Categoria, . escolha 3 No campo Traado Horizontal escolha Nvel Geolgico. Clique no boto Gerar e depois feche a caixa.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

151

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

4. Para visualizar o nvel geolgico criado, v at a lista de Estacas e selecione a estaca 62. Clique no cone Vista Grfica e marque as opes Terreno, Projeto, Nveis e Visualizar.

5. Clique no boto Carregar e aparecer a seo transversal da estaca atual. Para visualizar as outras sees, tecle PGDn e PGUP. Para sair clique no boto Fechar.

152

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

6. Feche a tabela, salvando-a.

Criando um talude para o nvel geolgico


1. Para criar um novo talude, v at o menu Projeto e escolha as opes Configurao - Sees-tipo. 2. Clique nos botes Taludes e Novo. No campo Nome, digite Rocha-Trecho 1, no campo Interseco, escolha Nvel, no campo Nvel, digite Rocha, nos campos DX e DY, digite 0 e 1, respectivamente.

3. Crie mais dois taludes: Medio-dir e Medio-esq com as caractersticas mostradas abaixo. Os nicos campos diferentes entre os dois taludes so os nmeros dos pontos. Para o talude da esquerda, use nmeros 10, 11 e 19. Feche a caixa de taludes.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

153

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

4. Para criar uma nova seo-tipo, clique no boto Nova.... Selecione os elementos como mostrado a seguir.

154

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

5. Para informar a nova seo-tipo no trecho, abra a tabela de traado vertical Trecho1.

6. Clique na tabela para ativar a barra de rolagem. Procure a estaca 62. Na coluna Seo-tipo escolha o nome da nova seo tipo: Trecho 1-Rocha. Na linha da estaca 72, volte a informar a seo-tipo Trecho 1. A partir desta estaca, no existe nvel geolgico. No esquea de clicar fora da clula ou teclar Tab para confirmar a alterao. 7. Feche a tabela, salvando-a. 8. Abra a tabela de sees transversais Trecho 1, para recalcular o projeto. 9. V at o menu Clculos, escolha a opo Projeto, selecione Trecho 1 na lista de tabela de grade e clique no boto Calcular.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

155

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

10. Para visualizar o nvel geolgico e os taludes criados, v at a lista de Estacas e selecione a estaca 62. Clique no cone Vista Grfica e aparecer uma caixa de dilogo. Mantenha marcados os campos de Terreno, Projeto e Nvel. 11. Clique no boto Carregar para visualizar as sees.

156

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

12. V at o menu Clculos, escolha a opo Volume e aparecer a caixa de dilogo abaixo.

13. Informe os dados de acordo com as informaes mostradas na caixa de dilogo acima. Clique no boto Calcular. Para sair clique no boto Fechar. 14. Para consultar os volumes calculados, abra a tabela de volumes Terreno x Rocha.

Criando a planta do traado


1. 2. 3. 4. Abra o desenho Terreno Natural. Desative o filtro para aparecer os pontos do terreno natural. V at o menu Curvas de Nvel, escolha a opo Malha Triangular Apagar. Para carregar o traado, v at o menu Arquivo, escolha a opo Carregar Traado. Na caixa de dilogo apresentada, selecione o traado Trecho 1 e as sees Trecho 1.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

157

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

5. Para escolher os parmetros do desenho, clique no boto Parmetros e aparecer a caixa de dilogo abaixo. Preencha os campos conforme as informaes abaixo.

6. Escolha os parmetros desejados, clicando em outras abas. Para carregar o traado, clique nos botes OK e Carregar e aparecer a tela abaixo com o traado.

158

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

7. V at o menu Curvas de Nvel, opo Parmetros e informe os dados de acordo com a caixa de dilogo abaixo, no final clique no boto OK.

8. V at o menu Curvas de Nvel, opo Malha Triangular Gerar.


Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

159

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

9. V at o menu Curvas de Nvel, opo Malha Triangular Processar Obrigatrias. 9. Para criar as curvas de nvel v at o menu Curvas de Nvel, escolha Interpolar e preencha a caixa de dilogo com os dados abaixo.

10. V at o menu Curvas de Nvel, escolha Parmetros. Desmarque o campo Visualizar Lados. 11. Clique no cone Filtro para ativar o filtro, desligando os pontos.

160

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

12. Tecle F7 para redesenhar a tela. 13. Para salvar o desenho com outro nome, v at o menu Arquivo, escolha a opo Salvar Como. Aparecer a caixa de dilogo abaixo, digite o nome Projeto2 e clique no boto Salvar

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

161

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Criando um modelo Tridimensional 3D


1. V at o menu Curvas de Nvel, escolha a opo Parmetros e marque os campos Visualizar Lados e Tringulos. Escolha as cores 86 (marrom) para os lados e 128 (bege) para os tringulos. Clique na aba Curvas e desmarque o campo Visualizar. Feche a caixa.

2. Para editar as cores do modelo tridimensional, v at o menu Curvas de Nvel, escolha Malha Triangular Selecionar Cores, opo Tringulos. D um aumento na regio mostrada na figura abaixo. Selecione alguns tringulos da pista e clique no boto direito do mouse. Escolha a cor 11 (cinza) para pintar os tringulos escolhidos. Esta opo pode ser usada para colorir diversas regies com cores distintas.

162

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

3. Ao terminar a edio das cores dos tringulos, clique nos cones Enquadrar e Afastar.

4. V at o menu 3D, opo Malha Triangular e clique na tela na posio indicada. 5. Aparecer a tela abaixo, com o modelo tridimensional.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

163

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

6. Para sombrear o 3D, v at o menu 3D, escolha Alterar. Aparecer a caixa de dilogo abaixo, selecione a aba Shade marque o campo Shade e Cor dos Tringulos.

164

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

7. Clique no boto OK e aparecer a tela a seguir. Para rotacionar a figura, use as teclas PGDN, PGUP, HOME, END para encontrar a melhor posio para modelo tridimensional.

9. Vamos visualizar as quatro vistas do desenho, simultaneamente. V at o menu Janela, escolha Vista Planta. 10. V at o menu Curvas de Nvel, escolha Parmetros, desmarque Tringulos. Clique na aba Curvas, marque o campo Visualizar e clique no boto OK. 11. Enquadre o desenho. 12. Para carregar o perfil longitudinal, v at o menu Arquivo, escolha Carregar Perfil Longitudinal e aparecer uma caixa de dilogo, preencha os campos com as informaes mostradas abaixo.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

165

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

13. Clique no boto Parmetros e na aba Traado Vertical. Clique no boto Parmetros para configurar seu desenho e aparecer uma caixa de dilogo, preencha com os dados mostrados abaixo.

14. Clique nos botes OK e Carregar e aparecer a tela abaixo com o perfil longitudinal.

166

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

15. Para carregar as sees transversais, v at o menu Arquivo, escolha Carregar Sees Transversais e aparecer uma caixa de dilogo. Preencha com as informaes abaixo. Clique na aba Montagem e selecione a opo Uma seo por camada.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

167

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

16. Clique no boto Parmetros para configurar o desenho. Preencha os campos conforme indicado abaixo e tecle OK para fechar a caixa.

17. Clique no boto Carregar e aparecer a tela abaixo com a seo transversal escolhida.

18. Para visualizar as quatro telas ao mesmo tempo, na tela grfica, clique primeiro no boto Restaurar . V, ento, at o menu Janela, escolha a opo Dividir Tela e aparecer a tela abaixo.

168

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

19. Feche as vistas grficas, mantendo somente a vista planta. 20. Maximize a janela e enquadre o desenho.

Calculando o volume entre dois terrenos pelo MDT


1. V at o menu Curvas de Nvel, escolha Malha Retangular Gerar. Aparecer a caixa de dilogo abaixo, preencha e anote os dados para serem utilizados na nova malha.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

169

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

2. Clique no boto OK para gerar a malha retangular. Feche o desenho, salvando-o.

170

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

Mdulo Projetos

2. Carregue o desenho Terreno Natural e gere uma malha retangular com os mesmos dados da malha retangular do desenho Projeto (dados anotados ). 3. Clique no Boto OK para gerar a nova malha retangular.

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

171

Mdulo Projetos

Iniciando o Sistema topoGRAPH 98

4. Para calcular o volume v at o menu MDT, escolha Volume e preencha os campos de acordo com as informaes mostradas na caixa abaixo. Selecione Malha Retangular e clique no boto OK.

5. O topoGRAPH calcular o volume, comparando as superfcies do desenho Terreno Natural e do desenho Projeto e mostrar os valores de corte e aterro numa janela.

Obrigado por escolher o Sistema topoGRAPH. Esperamos que voc obtenha os melhores resultados a partir de agora.

172

Sistema topoGRAPH 98 - 1998 por char *Pointer Informtica

S-ar putea să vă placă și