Sunteți pe pagina 1din 5

Perguntas Fundamentos Socioantropolgicos.

1) Qual a relao de trabalho e cultura na perspectiva das cincias

humanas e sociais? O ato de agir sobre a natureza transformando-a em funo das necessidades humanas, o que conhecemos de trabalho, o prprio homem cria suas caractersticas atravs do trabalho. E cultura o fruto do trabalho, ou seja, o homem que produz a cultura. Ao trabalhar com a natureza o homem constri a cultura, ela resultado com a natureza material, e da luta que o homem se v obrigado para se manter na vida.

2) De que forma ocorre a relao entre cultura e educao? A educao uma atividade especfica dos seres humanos, ela coincide com o processo de formao humana. A educao uma necessidade de humanizao. A essncia do homem o trabalho, s o homem educa s o homem retm conhecimento, e tem a capacidade de transmitir esse conhecimento para a nova s geraes. A escola trabalha com a transmisso de cultura, e a cultura uma produo humana, ela condiciona a nossa viso de mundo, e, por isso, o lugar em que vivemos , assim como a poca, determina tambm nosso modo de ver as coisas, os nossos valores, entre outras. Tambm na escola podemos enxergar grande numero de alunos com culturas diferentes e cores de pele diferenciadas.

3) Na atualidade, quais so as implicaes da diversidade cultural na escola? Vemos o multiculturalismo, o interculturalismo que o dialogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a pluralidade cultural, que a existncia de varias culturas. O profissional da educao deve ser o autor das praticas democrticas, cuja habilidade no esteja no medo, mas sim na capacidade de se trabalhar contedos significativos, auxiliando nas constituies de relaes de convivncia, guiada na boa aparncia e no respeito pelos diferentes.

4) Quais aspectos da cultura podem ser ensinados na escola? A escola um importante veculo de difuso do respeito e da formao de atitudes respeitosas com relao diversidade cultural, afinal a sala de aula um lcus onde se encontram as diferenas sociais, tnicas,

econmicas e culturais do Brasil. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural so atuar sobre um do mecanismo de discriminao e excluso, e a escola tem um papel muito importante de incluso. Incluso de pessoas Com deficincia, de pessoas com diferenas tnicas, o desafio da educao especial, como o desenvolvimento de formas mais eficientes e democrticas de comunicao que contemplem alunos diferentes, e tambm professores que possam contribuir para que haja uma incluso verdadeira.

5) Como podemos utilizar o pensamento sociolgico clssico para

compreender os problemas atuais da educao brasileira? Para Weber pensar na escola como mecanismo burocrtico, determinada pelas hierarquias que lhe sobrepe ao papel especificamente educativo, compreender o tipo de autoridade exercida pelo professor em sala de aula ou do diretor na sua ao de gerencia da unidade escolar e as relaes que constri com seus subordinados.

6) Quais so as bases socioantropologicas das tendncias pedaggicas modernas? As principais tendncias pedaggicas a escola tradicional, onde seu foco era formar o cidado para ocupar um lugar na sociedade, a escola nova onde seu foco era individual, visava formao do individuo ajustado s mudanas sociais. A escola tecnicista onde seu foco era tcnico era formar um quadro competente para o desenvolvimento do pas, e por ultimo a escola construtivista, onde a concepo do individuo como um ser racionalmente ajustado s mudanas do capitalismo.

7) Quais as implicaes dos fundamentos socioantropologicos na pratica docente?

Os fundamentos socioantropologicos da educao podem auxiliar em uma melhor compreenso da realidade educacional, tendo em vista o projeto formativo e as implicaes dessas politicas. O conhecimento da realidade da sociedade, assim como seus fundamentos antropolgicos, pois toda educao refere-se formao humana.

Perguntas Fundamentos filosficos

1) Qual o significado da filosofia? No grego significa filo (sabedoria) Sophia (amigo), ento, amigo da sabedoria. A filosofia se caracteriza como uma atividade de reflexo, ou seja, filosofia e um conjunto de conhecimento que nos das condies de refletir os problemas reais.

2) Quais so as principais reas de discusso da filosofia?

Perodo da antiguidade, neste perodo dizia respeito natureza e aos fenmenos fsicos, e uma questo importante desse perodo era o problema da verdade. Perodo da idade media, a principal novidade desse pensamento diz respeito relao entre a razo humana e o conhecimento da verdade. Perodo da idade moderna tomou como principal fundamento a questo do conhecimento, e por fim o perodo contemporneo.

3) Quais as concepes de verdade? Para Scrates onde acreditava que somos capazes de alcanar um conhecimento verdadeiro das coisas, Plato sua teoria de conhecimento se baseia nas ideias e as coisas, Aristteles que concebe o ser humano como dotado de dois elementos, alma e o corpo. No perodo medieval s poderia se alcanar a verdade atravs do conhecimento de Deus e das escrituras sagradas, para o racionalismo, o conhecimento da verdade vinha atravs da razo, e para o empirismo era atravs das experincias que se alcanava a verdade.

4) Como se caracteriza o naturalismo? Quais suas oposies?

uma relao entre natureza e civilizao, onde Voltaire e Rossow filsofos dessa corrente, tinham a viso de que o homem deve ser entendido a partir de uma dupla viso, enquanto um ser da natureza, e o homem enquanto o fruto da construo social.

5) O que positivismo? Quais foram suas influencias para a educao? Positivismo uma corrente de pensamentos do sculo XIX que valorizou o mtodo cientifico voltado nos fatos e dados.

S-ar putea să vă placă și