Sunteți pe pagina 1din 21

1

ORIENTAES METODOLGICAS PARA MONOGRAFIAS DE LATO SENSU


Marcelo Silva de Oliveira1 1. APRESENTAO.
Este texto visa orientar os estudantes universitrios de ps-graduao Lato Sensu para uma compreenso conceitual e um comportamento metodolgico adequado nos trabalhos de construo de suas monografias. Monografias so o tipo padro de trabalho de concluso de curso de psgraduao Lato Sensu exigido no Brasil hoje. Procuramos auxiliar nos aspectos de contedo cientfico das monografias, mas no substitumos ou anulamos os documentos oficiais da universidade que regulamentam a forma das monografias. Estes documentos especficos variam de universidade para universidade. Na UFLA, h o documento denominado Normas para Redao de Monografias ou Trabalhos de Concluso de Cursos de Ps-Graduao Lato Sensu (disponvel em www.prpg.ufla.br, ou na PRPG, ou FAEPE) que focaliza aspectos de forma das monografias de psgraduao Lato Sensu. Para que uma monografia seja considerada bem feita, entendemos que ela deva enfim apresentar qualidade nos dois quesitos fundamentais, a saber, contedo e forma (veja quadro 1.1). Observe que a monografia, como entendida neste texto, deve ser um documento cientfico, e no apenas relatos tecnolgicos. Esta pressuposio deriva-se do prprio conceito de universidade, desde sua fundao: uma monografia um produto universitrio e todo curso superior uma aprendizagem cientfica, antes que tecnolgica. Logo, qualquer produto curricular deve comprovar competncia em Cincia, inclusive uma monografia. Esta convico perpassa todo este texto orientador. Esta orientao subdividida nas seguintes sees: A cientificidade do conhecimento. O desenvolvimento de uma pesquisa. As obras cientficas do tipo monografias. Bibliografia consultada e recomendada.

QUADRO 1.1. QUESITOS PARA UMA MONOGRAFIA BEM FEITA. Quesito CONTEDO do documento cientfico: modo de redigir, evoluo das idias, clareza de argumentao, explicitao do problema de pesquisa, metodologia adequada, entre outros. FORMA de apresentao do documento cientfico: estrutura dos captulos, formatao e tamanho de fontes, modo de citao e de referenciao bibliogrfica, entre outros. Onde buscar orientao Neste texto e em literatura de Filosofia da Cincia e Metodologia da Pesquisa Cientfica (algumas listadas no final deste texto).

Consulte os orgos oficiais da universidade que regulamentam os respectivos graus de ensino, psgraduao Lato Sensu. Na ausncia de uma norma domstica, consulte a bibliografia recomendada no final deste texto.

2. A CIENTIFICIDADE

DO

CONHECIMENTO.

O conhecimento est ligado visceralmente qualidade de vida do ser humano, qualquer que seja a sua forma, quer seja ele do tipo mstico-religioso, filosfico-cientfico, ou esttico-artstico (veja quadro 2.1). Conhecer est no centro de uma vida de sucesso. Observa-se que a nossa
1

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Cincias Exatas da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

2 sociedade contempornea uma sociedade do conhecimento, tal o avano dos conhecimentos neste tempo. Contrastamos conhecimento com saber, para definirmos uma diferena sutil entre estes dois conceitos. CONHECIMENTO a representao (ou compreenso, entendimento, ou ainda uma interpretao) humana que atribui significado realidade. Esta realidade dissecada sempre 2 segundo trs aspectos desejveis: verdade, beleza e justia (Lave e March ). CONHECER portanto a conscincia da natureza e da medida destes trs aspectos no fenmeno em foco. O conhecimento permite ao homem se mover corretamente num mundo marcado por bases verdadeiras, belas e justas, as quais ele discerne. Conhecimento , pois a coincidncia, o encontro, a confirmao entre o que a realidade e o que o homem entende que deva ser a sua representao do mundo e da vida. O conhecimento que ns temos que d sentido, ou significado, realidade. O fim do conhecimento a predio ou previso dos efeitos que sero observados a partir da conscincia das causas, previso esta que permite o domnio das circunstncias e, finalmente, a capacidade de gesto da vida e do mundo. A gesto deve produzir em ltima instncia o bem-estar e a felicidade coletiva e individual. SABER o conhecimento potencializado pela arte de conseguir aplic-lo (ARTE a capacidade de fazer acontecer). Enquanto o conhecimento pode existir apenas na mente de uma pessoa, a sabedoria necessariamente traduz-se em palavras, gestos, aes, intervenes, com resultados concretos e observveis. O conhecedor , portanto, aquele que percebe as coisas, conseguindo separar o que belo, verdadeiro e justo do que no o . O sbio porm, aquele que age de modo belo, verdadeiro, e justo. O objetivo ltimo da educao produzir sbios. Estes trs modos de conhecer e de saber esto sempre presentes no ser humano, em qualquer situao. Porm, quando a faculdade racional est no comando das posturas e aes, destaca-se a forma de conhecimento chamada cientfica, ou, resumidamente, cincia. A cincia visa alcanar o conhecimento seguro e certo, a fim de trazer o bem-estar e a felicidade nas experincias vividas. TECNOLOGIA a sabedoria cientfica, j que esta a aplicao da cincia em construtos e artefatos que operam no mundo real externo ao ser humano (em alguns casos podemos denominar tecnologia como metodologia). Em outra definio, tecnologia tcnica com embasamento cientfico. Assim como no podemos saber sem conhecer, no podemos gerar tecnologia sem cincia.

QUADRO 2.1. DIFERENTES MODOS DE CONHECER.


MODOS DE ENTENDER O MUNDO E A VIDA Mstico-Religioso ANSEIO SUBJACENTE Verdade Beleza Justia COMPETNCIA HUMANA
ENVOLVIDA

Intuio Emoo Razo

Esttico-Artstico

Filosfico-Cientfico

Oliveira assevera que, para que um dado conhecimento seja considerado cientfico, necessrio que ele seja funcional, no sentido definido em seguida. A FUNCIONALIDADE de um conhecimento consiste em: 1. ORGANICIDADE (ou SISTEMICIDADE): o conhecimento deve ser um sistema (ou uma organizao) de proposies constituindo uma teoria. A Cincia um conhecimento organizado e orgnico, incluindo nisto os conceitos de objetividade, consistncia, coerncia, relaes de causa-e-efeito, e racionalidade. 2. INSTRUMENTALIDADE: a teoria cientfica deve servir como um instrumento para que o ser humano encontre e mantenha-se num estado de bem-estar e felicidade, resolvendo seus problemas. A Cincia , ento, um conhecimento instrumental, que visa aplicaes que dem certo. 3. INTERSUBJETIVIDADE: a teoria deve receber um julgamento com pronunciamento consensual e aprovatrio de uma comunidade de cientistas (pessoas que fazem cincia), isto , de um corpo
2 3

Lave, C.A.;March, J.G.. An Introduction to models in the social science. New York: Harper & Row. 1.990. Oliveira, M.S. de. Qualidade na graduao em engenharia agrcola da Universidade Federal de Lavras. Projeto metodolgico para Tese de Doutoramento. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. So Paulo, 1.998. 249p.

3 de pesquisadores e professores em Cincia. A Cincia , portanto, um conhecimento compartilhvel, transfervel, ensinvel, julgvel, criticvel. Como afirmado no conceito nmero 1 da definio de cientificidade de Oliveira (op.cit.), a sistematizao do conhecimento preconizada no item 1 acima o que denominamos como teoria. TEORIA esta representao sistemtica que o conhecimento cientfico faz do mundo e da vida. Das teorias que derivamos os modelos e as hipteses sobre o modo como funcionam o mundo e a vida. MODELOS so representaes organizadas de um dado fenmeno ou processo observado na realidade, com elementos constituintes justificados pela teoria utilizada, que faz pano-de-fundo ao modelo que est sendo proposto. HIPTESES so afirmaes pontuais (no organizadas) sobre fenmenos ou processos reais, que providenciam uma resposta antecipada um dado problema de pesquisa. Uma hiptese deve ser atrelada a uma teoria e a um modelo. Estes modelos e hipteses definem a GESTO CIENTFICA, a qual a utilizao destes instrumentos conceituais derivados das teorias, para interveno sobre os fenmenos, as organizaes, os processos naturais e humanos, enfim, sobre todas as coisas que nos interessam. As teorias, os modelos e as hipteses recebem a homologao de uma comunidade legitimada para isto, reunidas em universidades e institutos de pesquisa, que utilizam-se de defesas de documentos cientficos perante bancas de pares, congressos cientficos, simpsios, workshops, seminrios, revistas cientficas, entre outros, para proceder esta homologao. Tais eventos so os eventos de comunicao e validao cientfica, ou simplesmente EVENTOS CIENTFICOS . A PESQUISA CIENTFICA o modo como buscamos construir o conhecimento cientfico. Ela compreende encontrar, selecionar, estruturar e resolver problemas que interessam ao ser humano. Para apreender, representar e compreender problemas, o pesquisador lanar mo de hipteses, modelos e teorias de modo crucial. Em outras palavras, antes de coletar dados, necessrio que ns tenhamos em mente um referencial terico. Conhecimento terico pr-requisito para se fazer uma pesquisa com qualidade, enquanto problemas so o ponto-de-partida para a pesquisa, percepo e a estruturao adequada destes problemas (que dependem essencialmente da postura filosfica e cientfica do pesquisador) so decisivos para o desenvolvimento da pesquisa. O produto essencial de uma pesquisa cientfica , portanto, um conhecimento que pretende ser seguro e certo (o conhecimento cientfico), apto para operar solues para um problema humanamente relevante. A pesquisa cientfica deve ser conduzida segundo o mtodo cientfico (veja figura 2.1).

Pesquisa Cientfica

Problema

Cincia (Soluo)

Mtodo Cientfico

Objetivo da Cincia

FIGURA 2.1. PESQUISA CIENTFICA. O MTODO CIENTFICO o modo como ns devemos entender logicamente e como devemos conduzir todo o processo da pesquisa cientfica (veja figura 2.2). Para entender por que necessitamos de um mtodo para guiar o pensamento e as prticas de pesquisa cientfica, vejamos como o conhecimento cientfico desenvolve-se. As fases do ciclo do conhecimento cientfico, do ponto-de-vista da lgica da construo do conhecimento, podem ser explicitadas como: 1. Apropriao da realidade, registrando-se os fatos interpretados. 2. Sistematizao dos fatos interpretados criando-se a teoria, os modelos e as hipteses. 3. Verificao da concordncia da teoria com os fatos. 4. Exposio destes fatos interpretados sistematizados e explicados pela teoria, disponibilizando-os para a conferncia e absoro de outros.

4 Do ponto-de-vista dos artefatos redigidos, podemos dizer que a essncia do mtodo cientfico seria: 1. Um problema verbalizado, que inicializa o processo da pesquisa. 2. A partir da feita uma reviso de literatura, definindo um referencial terico para a pesquisa; este referencial adicionado a todo o ser do cientista, que parte ento para o processo da pesquisa em si, estudando o mundo e a vida, num movimento de mo-dupla. Neste momento o pesquisador estabelece uma estratgia, um projeto, um delineamento para o processo da pesquisa. 3. Finalmente, o resultado da investigao apresentada em uma obra cientfica (neste caso, a monografia), que escrita para mostrar a soluo cientfica do problema. Do ponto-de-vista das etapas de trabalho, Yin apresenta esta essncia como: Definio do problema. Design ou delineamento de pesquisa. Obteno dos dados. Anlise dos dados. Redao.
4

1. 2. 3. 4. 5.

Yin (op.cit.) ainda define um DELINEAMENTO (OU PROJETO) DE PESQUISA como a lgica que liga os dados, informaes e fatos coletados (e as concluses construdas) s questes iniciais, ao problema da pesquisa. Seria o mtodo cientfico particularizado para uma pesquisa cientfica em especial. Todo estudo cientfico tem um projeto de pesquisa, explcito ou no.

Teoria Cientfica

Pensar de modo emprico-indutivo Pensar de modo teortico-dedutivo Construo de teorias Confirmao de teorias Contexto de Descoberta Contexto de Justificao Induo Mtodo Deduo Cientfico

Observao e Experimentao Problema Fatos e fenmenos: a Realidade

Explicaes, Predies e Possibilidades Soluo Fatos e fenmenos: a Realidade

FIGURA 2.2. MTODO CIENTFICO.

Yin, R. Case study research: design and methods. Sage Publishers, 1.994.

5 Um projeto de pesquisa o procedimento lgico de coletar, analisar e interpretar observaes. Permite ao pesquisador extrair inferncias sobre as relaes causais entre os fatores e/ou as variveis sob investigao. O delineamento de pesquisa tambm define o domnio de generalizao, isto , para quais situaes, ou para qual populao de eventos a teoria permanece vlida. Um projeto de pesquisa responde pelo menos a quatro questes : ( a ) Quais questes e problemas estudar. ( b ) Quais dados so relevantes. ( c ) Como coletar os dados. ( d ) Como analisar e interpretar os resultados. As questes (a) e (b) acima devem ser respondidas pelo pesquisador e outros interessados na pesquisa. A questo (d) tratada em funo de como a questo (c) foi respondida. Essencialmente h dois modos de responder (c), os quais definem respostas para (d), veja quadro 2.2.. Este texto no tratar dos vrios mtodos que atendem questo (d) acima. O leitor interessado deve buscar literatura especfica para isto, visto tratar-se de um grande conjunto de mtodos e tcnicas. Porm, daremos a seguir, na prxima seo, uma viso resumida das possveis respostas questo (c) acima. QUADRO 2.2. COMO A ANLISE E A INTERPRETAO DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA (d) DEPENDEM DE COMO OS DADOS FORAM COLETADOS (c) . Modos de responder (c) Abordagem determinstica Caractersticas Modos de responder (d)

Contempla fenmenos processos destitudos incerteza, de aleatoriedade

e de

Utiliza mtodos da Fsica, Qumica, Biologia, Psicologia, Sociologia, Economia, entre outros. Utiliza mtodos da Estatstica.

Abordagem probabilstica

Contempla fenmenos e processos que envolvem incerteza intrnseca ou metodolgica.

3. O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA.


Pesquisa uma palavra associada palavra pesca, a qual o esforo para retirar do esconderijo aqutico o desejado peixe. De fato, o exerccio de pesquisar muito semelhante a uma pescaria. Assim como o peixe desejado, mas est oculto de ns, assim o conhecimento desejado nos est oculto no incio da pesquisa. Necessitamos de mtodos e instrumentos tanto na pesca como na pesquisa. A pacincia e a diligncia so necessrias em ambas as atividades. O peixe e o resultado podem emergir repentinamente diante de ns, ou podem sair do encobrimento depois de muito esforo e luta. Pesquisar , pois, assim como a pesca, um trabalho de descobrimento e apreenso (aquisio). O modo como conduzimos a pesquisa cientfica denominado, como j afirmado acima, de delineamento de pesquisa para o qual h diferentes tipos em funo do contexto em que a pesquisa est, e em funo do entendimento epistemolgico do pesquisador. Vrios autores tm procurado classificar os tipos de processos de pesquisa possveis ou utilizados. Neste texto faremos uma exposio que sintetiza os principais destes delineamentos de pesquisa. Estes principais delineamentos so: 1. Pesquisa bibliogrfica, Investigao histrica, e Pesquisa utilizando anlise de informaes de arquivo. Estes tipos de delineamento poderiam ser entendidos como os delineamentos que se desenvolvem procurando explicar um problema, utilizando o conhecimento disponvel a partir das teorias publicadas em livros, peridicos e obras congneres. Estes tipos de delineamento de pesquisa podem ser alocados em etapas da pesquisa cientfica denominada reviso de literatura. Tambm se prestam ao que se denomina de meta-pesquisa, que o trabalho de alinhavar (ou costurar)

6 resultados de pesquisa j publicados, organizando-os (articulando-os) numa s obra cientfica, para que aparea um resultado composto ainda no discernido. 2. Pesquisa Descritiva, No-Experimental ou Ex Post Facto, e Pesquisa Exploratria. So delineamentos que no se prestam a inferncias, quer analticas, quer estatsticas, servindo apenas para registrar impresses ou avaliaes de fenmenos ou processos. A rigor estes delineamentos no seriam delineamentos de pesquisa, desde que no possam ser utilizados nem para construo de teorias e modelos nem para sua verificao. Seriam meros repositrios de dados, com algum texto explicativo. 3. Levantamento amostral ou Survey. Survey uma palavra inglesa traduzida para o portugus como amostragem. Podemos denomin-la adequadamente em portugus como levantamento amostral. O survey o processo de se coletar informaes no-controladas sobre alguns dos individuais que constituem uma dada populao real. A experimentao, delineamento que veremos a seguir, tambm uma amostragem, porm, uma amostragem especial, sobre uma populao noreal, construda virtualmente atravs do controle das causas. A legitimidade das anlises e interpretaes dos dados provindos do survey somente pode ser conferida pela Estatstica. A coleta destas informaes no levantamento amostral se d atravs de questionrios, planilhas, folhas de verificao, entre outros instrumentos possveis, inclusive de aquisio informatizada de dados. Se um questionrio for o instrumento escolhido, h algumas regras para elaborao de um questionrio adequado: 1. Procure sempre fazer questes de mltipla escolha (alternativas pr-definidas), pois mais fcil para tabular. Se no possvel, ento deixe aberta. 2. Quanto mais informaes voc puder obter do questionrio, melhor. Porm, certas perguntas podem constranger. Cuidado com isto. 3. Nmero mnimo de elementos para compor uma amostra para pesquisas com valor estatstico: de 30 50, salvo excees de experimento planejado ou estratos muito homogneos. 4. Experimentao. Tambm chamada de pesquisa experimental. A idia bsica deste processo de pesquisa controle. O pesquisador deve estar controlando (deterministicamente ou probabilisticamente) todas as causas sobre os efeitos de interesse. Se a experimentao produzida num contexto onde fatores aleatrios atuam, absolutamente necessrio que sua interpretao seja por meio da Estatstica. Consiste essencialmente em estabelecer um domnio de pesquisa, em que variveis sero postas a se realizarem de modo controlado e em que sero avaliadas de modo objetivo as variveis-resposta. Qual a diferena entre experimento e experincia? Como j transparecemos acima, experimentos so experincias com avaliao ou mensurao, e controle. O mundo e a vida so grandes livros dos quais fazemos constante leitura. Se a leitura realizada com cuidado, rigor, senso crtico, zelo, ela pode se tornar cientfica (em contraposio ao senso comum). O experimento uma armadilha que a razo constri para a Natureza, capaz de for-la a fornecer respostas concretas, mensurveis objetivamente. Estas respostas seriam utilizadas para avaliar a veracidade emprica do modelo ou teoria racionalmente construdos. O experimento uma pergunta inteligente feita Natureza. Um dilogo cientfico, no entender de Galileu. Diferente da experincia, o experimento trabalha com elaboraes e um pano-de-fundo terico, que orienta a observao, o questionamento dos fatos e as interpretaes. A Cincia operativa, isto , a razo exerce uma funo ativa e no passiva ou contemplativa perante os fatos. Como seria um experimento em Cincias Humanas? Experimentar em Cincias Humanas seria provocar histria, faz-la acontecer numa determinada direo. Como uma armadilha racional, 5 faramos a histria cair numa via com destino certo e conhecido pela Cincia Humana. Popper corrobora tal entendimento atravs do conceito de Engenharia Social. A idia de experimento contm tambm o conceito de simulao. Simulao um experimento realizado num modelo fsico representativo de (mas no igual a) o processo real. Por exemplo, se o processo modelado no computador, pode-se usar a estrutura deste para fazer o processo (mais exatamente falando, seu modelo) acontecer vrias vezes, virtualmente. A qualidade das inferncias retiradas da simulao depender, essencialmente, da qualidade do modelo fsico, de quanto ele se aproxima da realidade. 5. Estudo-de-caso. Este delineamento tem um carter exploratrio, uma plataforma para ajudar a intuio na recepo de intuies sobre a teorizao de um dado problema. Um estudo-de-caso tem
5

Popper, K.R.. A misria do historicismo. So Paulo, Editora Cultrix-EDUSP. 1.980.

7 por principal objetivo ser a experincia prtica que faz funcionar o modo de pensar emprico-indutivo, na construo de teorias. Consiste essencialmente em imergir-se numa situao-problema real, acompanhando-a, sentindo-a, pensando-a, analisando-a, e finalmente apresentar uma teoria que a descreva e a explique. Este mtodo no se presta a generalizaes estatsticas (isto , generalizaes objetivas para uma populao da qual o caso uma amostra), podendo ser usado apenas para generalizaes analticas (intuies subjetivas a partir do caso para leis e teorias de validade mais geral do que apenas o caso em estudo). Yin (op.cit.) define estudo-de-caso como uma lgica de planejamento de pesquisa emprica que : ( i ) Investiga um fenmeno contemporneo em seu contexto real, especialmente quando... ( ii ) os limites entre fenmeno e contexto no so claramente evidentes (um experimento, por exemplo, divorcia do fenmeno seu contexto; tambm uma histria no contempornea, e surveys no investigam bem o contexto de um fenmeno ). ( iii ) Trata com pesquisas em que h mais variveis de interesse do que dados, e, por isso... ( iv ) confia e usa mltiplas fontes de evidncias, tanto quantitativas quanto qualitativas, para convergir para uma concluso, conjugando-as, usando inclusive pressupostos e vises de mundo e vida pessoais para completar a quantidade de informaes faltantes, de tal modo que... ( v ) utiliza, depende e beneficia-se de pressupostos tericos para guiar a coleta e anlise dos dados. Nota. O tratar com mais variveis de interesse do que dados e, por isso ter que introduzir pressupostos tericos e vises de mundo e vida particulares para completar ou preencher esta lacuna de informaes, na verdade, no apenas uma caracterstica do estudo-de-caso. Todos os delineamentos de pesquisa, quantitativos ou qualitativos, determinsticos ou probabilsticos, contemporneos ou no, controlados ou no, sob qualquer tipo de questionamento, em Cincias Naturais ou Humanas, Teorticas ou Empricas, enfim, de qualquer tipo ou espcie, necessitaro sempre desse preenchimento subjetivo. A existncia de uma componente subjetiva, pessoal, na construo cientfica, um dos principais resultados da Filosofia da Cincia contempornea e intrnseca ao mtodo cientfico. 6. Pesquisa-ao. Pesquisa-ao um termo aplicado pesquisa com o duplo e explcito propsito de auxiliar a reflexo, formulao ou implementao da ao e de desenvolver, enriquecer ou testar quadros referenciais tericos ou modelos relevantes ao fenmeno em estudo. Caracteriza-se por uma relao ativa e explcita entre os pesquisadores e os responsveis pela ao numa rea 6 especfica. Pesquisa-ao a fuso entre pesquisa e assessoria (Spink ). Uma Pesquisa-ao um mtodo de pesquisa cientfica aplicvel em diferentes reas, inclusive e principalmente em Cincias Humanas, e na interseo das outras reas de Cincia com organizaes humanas. Finalmente, uma pesquisa-ao dever atribuir ao produto da pesquisa caractersticas de cientificidade, ao mesmo tempo que apresenta uma soluo a um problema imediato de aplicao. De fato, toda pesquisa cientfica um movimento entre um referencial terico e uma realidade, visando produo de uma tecnologia voltada ao bem-estar (no caso de Cincias Naturais) ou construo de uma Histria marcada pela felicidade (para as Cincias Humanas). Ambos os propsitos so prticos, voltados s experincias vividas. Com referncia Pesquisa-ao, como delineamento para pesquisa em Cincias Humanas, Spink (op.cit.) citando Kurt Lewin, enfatiza que a meta das Cincias Sociais (Humanas) atingir um nvel prtico de utilidade da qual a sociedade necessita, e prope o mtodo da Pesquisa-ao exatamente como um meio para conferir tal utilidade pesquisa cientfica voltada soluo de problemas prticos da vida real. 7 Elden e Chisholm afirmam que o mtodo da Pesquisa-Ao tinha por objetivo inicialmente o atendimento duas necessidades : ( i ) A construo ou testagem de um referencial terico voltado compreenso e ao entendimento de um aspecto da vida humana. ( ii ) A soluo de um problema prtico atravs de uma ao implementada simultaneamente contemplao terica. Por fim, como fica bastante claro, ressaltamos que a principal diferena deste mtodo de pesquisa para com o estudo-de-caso a possibilidade de interveno no fenmeno sob investigao.

Spink, P.. Pesquisa-ao e a anlise de problemas sociais e organizacionais complexos. Psicologia, vol. 5, n.1, 1.976. 7 Elden, M.; Chisholm, R.F.. Emerging varieties of action research : introduction to the special issue. Human Relations, vol. 46, no. 2. 1.993.

8 7. Pesquisa-participante. Esta modalidade de estratgia investigativa cientfica como um meiotermo entre estudo-de-caso e pesquisa-ao. Num estudo-de-caso, o investigador, apesar de imergir-se na situao-problema, no se integra a ela, permanecendo como um corpo estranho ao organismo em que se infiltra. Numa pesquisa-ao, espera-se que o investigador participe e intervenha de um modo explcito no sistema que ele se prope a conhecer cientificamente. J na pesquisa-participante, o pesquisador se amolda quase totalmente ao sistema que estuda, ao mesmo tempo procura no alter-lo em nenhuma de suas caractersticas fundamentais. Uma tima ilustrao seria a pesquisa com uma tribo indgena, por exemplo. O antroplogo entra na tribo, se amolda aos costumes e cultura desta, mas procura no alter-la em aspecto algum, fazendo dela uma vitrine viva para seus estudos, vitrine esta em que ele no pe a mo. Vamos usar esta analogia da vitrine para entendermos as diferenas de posicionamento do pesquisador frente ao ambiente e aos objetos da pesquisa. No estudo-de-caso, o pesquisador fica na calada, do lado de fora da organizao ou do ambiente do problema, observando-o atravs da vitrine expositora: tudo que ele quer enxergar o que est acontecendo l dentro, observando o que puder ser observado daquela posio, mas sempre sem pr a mo em aspecto algum. Para a organizao ou o ambiente de pesquisa, ele um observador desconhecido (irrelevante). Na pesquisa-participante, o pesquisador vai para dentro da vitrine, anda por entre as peas expostas, aproxima-se para ver melhor, sente o clima do ambiente, faz-se parte do ambiente, porm, continua sem pr a mo, proibido por si mesmo de alterar qualquer aspecto do ambiente. Para a organizao ou ambiente, ele um observador conhecido (relevante). Na pesquisa-ao, ele j se integra totalmente: parte dos objetos da vitrine. Pe a mo nos outros objetos. Altera-os. Para a organizao ou ambiente, ele deixa de ser observador e passa a ser interventor, um ator completamente relevante. Estes diferentes delineamentos de pesquisa possuem, cada um deles, uma aplicao mais apropriada para o tipo de contexto de pesquisa adotado (quadro 3.2). QUADRO 3.2. FINALIDADE DA CINCIA VS DELINEAMENTO DE PESQUISA. Contexto da pesquisa Construo Mtodos de Pesquisa Surveys Experimentos Estudos de Caso Pesquisa-Participante Pesquisa-Ao ou Descoberta Confirmao ou Justificao

Finalmente, a partir da definio tripartida de Cincia, diremos que a ATITUDE CIENTFICA seria ento: ( a ) Saber definir e focalizar um problema de interesse, para ser resolvido. ( b ) Colecionar informaes, descartando as irrelevantes. ( c ) Introduzir e tratar tais informaes relevantes em uma estrutura terica racional orgnica, atravs de um procedimento sistematizado. ( d ) Vincular a teoria com dados de observao. ( e ) Participar os resultados para aprovao consensual em uma comunidade, quanto ao objeto e ao mtodo utilizado, obtendo enfim a intersubjetividade. A pesquisa terica arguvel, desafivel e criticvel, produzindo uma viso mais confivel do que o senso-comum. Esta participao consensual de uma comunidade cientfica nas pesquisas chamadas cientficas se d essencialmente atravs da comunicao dos resultados da pesquisa atravs de OBRAS CIENTFICAS, j citadas acima. Estas obras so tambm chamadas de trabalhos cientficos e so expresses verbais, escritas ou no, encadeadas logicamente, que descrevem o arcabouo conceitual e metodolgico da pesquisa e seus resultados. sobre estas obras que vamos nos concentrar agora, desde que esta orientao visar especificamente, versar sobre a redao de um tipo especfico de obra cientfica, a monografia, para divulgao cientfica.

4. AS OBRAS CIENTFICAS DO TIPO MONOGRAFIAS.


A finalidade de uma obra cientfica a de comunicar o problema abordado, os processos metodolgicos desenvolvidos e os resultados obtidos em uma investigao cientfica, dirigido a um leitor ou pblico-alvo especfico, dependendo dos objetivos a que se props. Alm dos elementos que envolvem uma produo textual e que seguem a orientao lingstica aplicada, respeitando os estilos individuais de quem redige e expressa um pensamento carregado de significao, h os elementos objetivos ligados coerncia lgica, coeso textual e normas tcnicas padronizadas, e convenes tradicionais que devem ser respeitadas. As obras cientficas devem obedecer a normas e padres de formas de redao, mas tambm devem apresentar contedo cientfico. A conjugao de forma e contedo define o tipo de obra possvel e aceito pela comunidade cientfica. Tais obras legtimas podem ser feitas com as seguintes vrias formas: (i) Atravs de um artigo sinttico para ser publicado em algum peridico. (ii) Atravs de uma monografia com objetivos acadmicos (monografia de concluso de disciplinas ou de cursos de graduao, e de ps-graduao Lato Sensu, dissertao de mestrado ou tese de doutorado). (iii) Na forma de um livro. (iv) Em apresentao oral. (v) Em apresentao com recursos de informtica. (vi) Outras formas. Dentre os trabalhos monogrficos mais usais, destacam-se aqueles exigidos para obteno de graus universitrios Stricto Sensu, a saber, dissertao de mestrado e tese de doutorado. Para a concluso de cursos de especializao (Lato Sensu), comum a apresentao de trabalhos acadmicos tambm monogrficos, muitas vezes chamados simplesmente de monografias. Considera-se, tambm, s vezes, como trabalho monogrfico, a redao de memorial, exigido em algumas universidades para a progresso funcional na carreira docente. Nesta orientao iremos chamar de monografias somente os trabalhos acadmicos elaborados para concluso da psgraduao Lato Sensu, tambm denominada especializao. H que se ressaltar que, entre a pesquisa cientfica e uma obra que a divulga, h a possibilidade de uma apresentao cientfica intermediria, denominada relatrio de pesquisa, que mais simples do que uma obra cientfica final, e que se prope apenas a relatar provisoriamente, resultados de uma pesquisa realizada ou em curso. Este tipo de documento cientfico tem uma estrutura constituda de: 1. Introduo. 2. Reviso de literatura. 3. Referencial terico. 4. Metodologia utilizada (denominada tambm como Material e mtodos). 5. Resultados e discusso. 6. Consideraes finais. 7. Concluso. Este contedo serve para armazenar as informaes necessrias para subsidiar obras cientficas posteriores. Algumas vezes, obras cientficas finais acabam por apresentar uma estrutura interna como acima, por fora de normas especficas da instituio, porm, tal obrigatoriedade de estrutura deve ser evitada para obras cientficas finais, visto que limita a criatividade dos autores e violenta peculiaridades de algumas reas da Cincia. Enfim, um relatrio de pesquisa deve ser tratado apenas como uma estrutura intermediria, preparatria para uma obra cientfica final. Trabalhos monogrficos ou MONOGRAFIAS so obras cientficas conduzidas nos cursos de graduao e de ps-graduao Lato Sensu, cuja principal caracterstica a abordagem de um tema nico por um tambm nico autor ou autora (monos = um s e graphien = escrever). Alguns autores enfatizam apenas o contedo da obra, para caracteriz-la, entendendo o nome monografia como uma obra cientfica que , em essncia, delimitada, estruturada e desenvolvida em torno de um nico tema ou problema (Koche, op.cit., e tambm Tachizawa e Mendes8, p.16). Outros enfatizam somente a unicidade da autoria. Como j estamos orientando a construo de uma pesquisa cientfica em torno de um s tema, esta definio alternativa fica automaticamente atendida pelas nossas monografias. Em outras palavras, monografias para a graduao e para a ps-graduao Lato Sensu so mono
8 Tachizawa, T; Mendes, G.. Como fazer monografia na prtica, 8a edio. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2.003. 148 p..

10 porque so um s autor ou autora enfocando um s problema de pesquisa, e so grafia porque so escritas. Por ser uma das primeiras experincias de relato cientfico, a monografia constitui-se numa preparao metodolgica para futuros trabalhos de investigao. Por esta razo sua estrutura assemelha-se das dissertaes e teses, porm, pode-se restringir seu escopo a um subconjunto de partes daquilo que seria um obra cientfica de plenitude cientfica. Entende-se por PLENITUDE CIENTFICA o atendimento pleno de todos os trs elementos conceituais do conhecimento cientfico funcional, conforme apresentado anteriormente, quais sejam: teorizao sistemtica, instrumentalidade e intersubjetividade. Esta plenitude somente deve ser verificada nas dissertaes de mestrado, nas teses de doutorado e, possivelmente, em livros e em alguns artigos cientficos especiais. De fato, plenitude cientfica seria a competncia esperada propriamente apenas para o cientista possuidor do grau de doutor, pois, desde sua concepo, a universidade entende que o doutor o sbio gerador de sbios. Os estgios de maturidade e competncia anteriores ao doutoramento seriam degraus para o atingimento desta plenitude. Portanto, das monografias de ps-graduao Lato Sensu no se deve esperar tal plenitude, mesmo porque entende-se que tal experincia segue o destino de ser uma iniciao cientfica em ps-graduao, diferente, portanto, de uma tese de doutoramento ou mesmo de uma dissertao de mestrado, que discriminam graus de competncia cientfica mais altos (dissertaes de mestrado e teses de doutoramento diferenciam-se entre si pela exigncia de ineditismo desta ltima, e de uma capacidade cientfica plena esperada para o candidato ao grau de doutor). Por causa desta expectativa suavizada para monografias de Lato Sensu , deve ser aceitvel que o estudante apresente um texto que verse sobre partes de uma elaborao cientfica plena, tais como uma pesquisa bibliogrfica, uma pesquisa emprica, um projeto de viabilidade, um estudo de caso, ou uma proposta ou avaliao de interveno organizacional, entre outras possibilidades. Deve-se ressaltar com toda a nfase que esta suavizao de exigncias diz respeito apenas obrigao de apresentar todas as partes que integram uma produo cientfica plena, no desobrigando o candidato ao ttulo de ps-graduado Lato Sensu de esmerar-se na qualidade da parte ou das partes que ele escolheu enfocar. O estudante deve ser avaliado na sua capacidade de produzir aquela parte ou aquelas partes escolhidas com o rigor de critrios prprios da comunidade cientfica sria, mesmo porque, atualmente, seguindo o protocolo secular das universidades, a obteno de titulao acadmica s se d por um caminho: atravs de um curso formal de graduao e ps-graduao. Nestes cursos, exigncia legal que o aluno: a) Obtenha um nmero definido de crditos em disciplinas, varivel de acordo com o curso; b) desenvolva uma investigao cientfica; e c) defenda publicamente e, perante uma comisso examinadora, os resultados e concluses obtidos. No se pode defender o que est ruim e deficiente. Por causa disto, o estudante deve esmerar-se em fazer um bom texto, mesmo que simples.

4.1. Fases de desenvolvimento da monografia.

O mtodo cientfico pode ser materializado num processo de desenvolvimento do trabalho de pesquisa cientfica que culmina com a redao de uma monografia, segundo as etapas descritas no quadro 4.1, adaptadas de Tachizawa e Mendes (op.cit.), que esto logicamente encadeadas. Neste quadro, esto apresentadas vrias etapas e atividades, as quais sero desdobradas e explicadas nas subsees a seguir.

4.1.1. Escolha de um assunto ou tema.

Para se chegar elaborao da monografia, pressupe-se que j se tenha definido uma idia, um tema ou assunto, sobre o qual ser centrada a investigao. Estas esto sempre orientadas para resolver um problema, o qual pode ser apresentado na forma de uma questo. Desde esta etapa inicial deve-se j trabalhar buscando a harmonia com o orientador da pesquisa. Para o sucesso da pesquisa, concorrem o interesse, preferncias pessoais, formao e conhecimentos prvios do pesquisador, bem como originalidade e utilidade do tema. A opinio, o conhecimento e a experincia do orientador da monografia tambm devem ser levadas em considerao. O assunto ou tema de monografia pode surgir de situaes pessoais, sociais, ou profissionais. Tachizawa e Mendes (op.cit.) observam que o interesse do aluno por um tema que merea ser desenvolvido na forma de monografia surge das mais diferentes maneiras, dentre elas: Interesses pessoais, experincia, ou indagao prpria;

11 Em funo de seu trabalho; Momento profissional em que se encontra (mudana de emprego, por exemplo); Interesses pessoais; Leitura de outras obras, tais como livros e artigos de revistas especializadas de sua rea de interesse; Consultas a catlogos de teses, dissertaes e monografias em geral, disponibilizadas de forma convencional nas bibliotecas e via Internet; Leitura de mensagens/artigos de listas de distribuio mailing list na Internet; Troca de mensagens via Internet; Informaes e dados obtidos em home pages/sites da Internet, sobre livros e demais publicaes disponibilizados por sites, livrarias, ou bibliotecas acadmicas on line;

Para aqueles que trabalham em alguma organizao (pblica, privada, do terceiro setor, ou cooperativas) sugere-se que o estudante possa vincular o processo ensino-aprendizagem aos seus problemas organizacionais, por esses se constiturem, possivelmente, em uma efetiva motivao e utilidade, em razo de que poder contribuir com boas modificaes no seu trabalho. A sugesto , portanto, que o aluno escolha um tema ligado a suas atividades profissionais. Desta forma, pode capitalizar os resultados da monografia para o seu ambiente profissional, facilitando a especializao em uma rea especfica de seu campo de atuao. No caso de alunos que ainda no exeram atividades profissionais de qualquer ordem, aconselhvel a escolha de um assunto no qual queiram se especializar no futuro. Tambm, na medida do possvel, a monografia dever ser feita em consonncia com as disciplinas do curso ao qual o aluno pertena. Espera-se esta vinculao com as disciplinas cursadas, exatamente porque, segundo a exigncia acadmica e legal, costuma-se categorizar os alunos de ps-graduao como estando na fase de obteno de crditos ou de redao do trabalho de investigao. Estas fases s devem ser reconhecidas se entendidas pelo enfoque do que deve ser a preocupao principal dos alunos, respectivamente, a de obter os crditos exigidos para sua criao de competncia e a de redigir sua monografia. Entretanto, no qualquer assunto que justifica a realizao de um estudo. Alguns temas demandam apenas um pouco de reflexo ou uma rpida troca de idias, no justificando, portanto, um estudo nos moldes de um estudo cientfico. Da mesma forma, no recomendvel a leitura exaustiva de obras nem intensa pesquisa na Internet, se o aluno no tiver uma idia, ainda que em carter preliminar, do que pretende desenvolver como monografia. Recomenda-se que o assunto, uma vez escolhido, seja delimitado para que se possa aprofundar e aprimorar conhecimentos, aplicveis a um pequeno conjunto de fatores ou variveis que compem o campo de estudo abordado. Ou seja, prefervel escrever de forma detalhada e consistir sobre poucas coisas do que falar genericamente sobre muitas coisas. A escolha de um tema digno de estudo deve resultar em uma monografia que: Corresponda ao gosto e interesse do aluno-pesquisador; Propicie experincias durveis e de grande valor para o pesquisador; Possua importncia terica e prtica; Corresponda s possibilidades de tempo e de recursos financeiros do pesquisador; Seja vivel em termos de levantamento de dados e informaes.

12

QUADRO 4.1. FASES DE DESENVOLVIMENTO DA MONOGRAFIA.

PROFESSOR ORIENTADOR

Banca Examinadora

Problema de Pesquisa

Proposio e aprovao

Correo pr-defesa da monografia

Aprovao ou no Correo ps-defesa da monografia Apresentao ou defesa da monografia

Definies da pesquisa

Desenvolvimento da monografia

Redao final

Reviso de literatura

Reviso de literatura e Referencial terico

BIBLIOGRAFIA Fontes convencionais e acervo digital (Internet)

13 O aluno deve evitar escolher temas como o valor da cincia, o desenvolvimento ou o estudo da administrao, qualidade, lgebra , que, devido a sua extenso e generalidade, no permitem um tratamento srio e com profundidade. Esses exemplos correspondem a temas de tratados enciclopdicos, verdadeiras reas inteiras de estudos, das quais somente muitos cientistas conseguiriam produzir, cada um com sua contribuio, algo mais completo. No seria, portanto, um estudo monogrfico. Tal situao normalmente reflete a falta de clareza por parte do estudante do que ele quer estudar, qual problema ele quer resolver.

4.1.2. Definio do ttulo da monografia.

Tachizawa e Mendes (op.cit.) lembram que a delimitao da extenso do tema direciona o ttulo da monografia. Pelo ttulo pode-se distinguir entre o ttulo geral e o ttulo tcnico, esse geralmente aparecendo como um subttulo que especifica a temtica abordada. Por exemplo: Controle estatstico do processo: um estudo em retficas Centreless. Neste exemplo, controle estatstico do processo refere-se ao ttulo geral, enquanto um estudo em retfica Centreless diz respeito ao ttulo tcnico (ou subttulo). Por outro lado, o ttulo geral indica mais genericamente o teor da monografia. O aluno no deve ter, logo de incio, uma preocupao excessiva com o ttulo, uma vez que o mesmo pode ser alterado ao longo do desenvolvimento da monografia. Geralmente, o ttulo definitivo s emerge ao final do trabalho.

O objetivo pode ser escrito a partir do problema de interesse do aluno. Por exemplo: resolver o problema de dimensionar o tamanho de uma amostra aleatria em populaes normais. Pode conter, de forma acessria e complementar (o que necessrio apenas nos casos de maior rigor metodolgico), a questo ou pergunta de pesquisa (problematizao) e as hipteses. Como j anteriormente definido, hipteses so respostas antecipadas a uma questo, as quais sero verificadas serem vlidas ou no. Ns podemos proceder ao inverso, escolhendo primeiro o objetivo da monografia, delimitando seu campo e definindo seus termos, e depois ento fazendo a problematizao do assunto. Ou seja, transforma-se o tema em problema(s). A conjugao problema-objetivo permite chegar com maior preciso raiz da questo a ser estudada. Por mais delimitado que tenha sido o assunto sempre h alguma medida de indefinio. Suponha-se que esteja assim formulado: A formao tcnica de operrios para indstria metalrgica na cidade de So Paulo a partir de 1990. primeira vista nada mais delimitado. Contudo, no est dito o que se deseja saber a respeito da formao tcnica, tornando-se necessrias algumas perguntas esclarecedoras, tais como: o que significa formao tcnica de operrios?; quais os processos mais indicados para a formao tcnica de operrios?; a quem cabe a responsabilidade da formao tcnica do operrio?, e assim por diante. Essas perguntas ensejam o tipo de resposta que deseja. Atravs da problematizao criam-se subsdios para constituir o esquema bsico do trabalho a ser executado. Aps definir o problema a ser investigado, a etapa seguinte o levantamento bibliogrfico, que tem por objetivo situar o pesquisador quanto ao assunto escolhido, atravs da reviso de literatura, onde ele passa a ter conhecimento de outros trabalhos j publicados na rea. Para tanto, so utilizadas obras de referncia, catlogos de bibliotecas, ndices de peridicos, bases de dados nacionais e internacionais, redes eletrnicas de comunicao, enfim, todas as fontes disponveis para se ter necessrio obter o material para leitura. Entenda: no se pode escrever nada de bom se no for lido bom material. A redao uma reao leitura. Quanto mais se l, mais se poder fazer um bom trabalho. A leitura induzir o leitor a escrever. A biografia de Isaac Newton, um dos maiores cientistas de todos os tempos, revela que ele, ao desejar oferecer uma contribuio Matemtica e Fsica, passou um ano todo completamente absorvido na leitura dos principais clssicos da Matemtica disponveis em seu tempo. Foi por causa disto que ele pode dizer: se eu enxerguei mais longe, foi porque me apoiei em ombros de gigantes! Obtido o material, deve-se efetuar uma (ou mais de uma) leitura cuidadosa, anotando-se tudo que se considerar relevante para o trabalho, e, sobretudo, a referncia bibliogrfica (autor, ttulo, local de publicao, editora, data, e nmero de pginas) para o caso de se pretender fazer citaes de trechos dos trabalhos consultados. Convm tambm anotar a pgina onde est a citao, para eventual recuperao ou conferncia da informao. Caso o levantamento tenha sido muito exaustivo e resultado em um nmero excessivo de textos, pode-se fazer uma seleo, descartando os menos especficos, dando prioridade aos que

4.1.3. Problema de pesquisa e objetivo da monografia.

4.1.4. A reviso bibliogrfica.

14 abordam o tema escolhido de forma mais direta. Esses cuidados com a leitura organizada do material iro economizar tempo futuro e daro mais segurana no momento de se dirigir o trabalho. A importncia de uma boa reviso bibliogrfica (reviso de literatura) pode ser melhor vista se entendermos que uma produo monogrfica pode ser dividida em trs partes: montagem do projeto, execuo do projeto e redao do texto da obra cientfica. Para a montagem de um projeto que depende da conscincia da relevncia ou justificativa do tema, da definio dos objetivos e escolha da metodologia mais adequada para a coleta dos dados utiliza-se como fonte de informaes: obras cientficas j publicadas, resultados de pesquisa prpria prvia, e, se necessrio for, depoimento de pesquisadores. Estas fontes so a consecuo prtica da reviso bibliogrfica ou reviso de literatura. Esta reviso permite responder s questes sobre o assunto de interesse do pesquisador: O que j foi pesquisado? O que falta estudar? Qual sua importncia? Como proceder ao estudo? Estas perguntas, quando respondidas adequadamente, fornecem as informaes bsicas necessrias montagem de um bom projeto. Quando no existe projeto de pesquisa (de monografia), fica difcil ao pesquisador ter claro em sua mente os objetivos da pesquisa. Por isso, ele corre o risco de coletar desordenadamente variveis incontveis e, s vezes, de um nmero insuficiente de indivduos tornando quase impraticvel a anlise dos dados ou comprometendo a qualidade da pesquisa. Portanto, altamente recomendvel que um plano de monografia deva ser delineado. Para ajud-lo(a) nisso, apresentamos no quadro 4.2 um formulrio prprio para isto.

4.1.5. O desenvolvimento da pesquisa.

A rigor, a pesquisa cientfica entendida como um processo que se inicia antes da montagem do projeto de pesquisa, e termina com a exposio - oral ou escrita dos resultados obtidos perante uma comunidade de pares, afim de defend-la. Assim, a investigao desenvolve-se por etapas, que progridem numa sucesso ou concomitncia de atividades caracteristicamente pertencentes a diferentes etapas. A primeira etapa refere-se ao planejamento global e minucioso de cada aspecto do trabalho. bsico para a pesquisa, pois, como j foi dito, acredita-se que um bom projeto facilita muito o desenvolvimento do trabalho. Nesta etapa deve-se explicitar a metodologia utilizada para a coleta de dados. Souza9 lembra que predominam na segunda etapa do processo as atividades de coleta e anlise das informaes obtidas no campo ou no laboratrio. Convm salientar, por serem quase A primeira etapa refere-se ao planejamento global e minucioso de cada aspecto do trabalho. bsico para a pesquisa, pois, como j foisempre esquecidas ou deixadas para depois o que um erro irreparvel que a coleta e a anlise dos trabalhos recuperados da literatura intensificam-se nessa etapa, na qual haver um confronto contnuo entre as observaes e anlises de dados de campo ou de laboratrio e os encontrados na literatura. A coleta e anlise de informaes da literatura so processos contnuos, que se desenvolvem com base em atualizaes peridicas de levantamento bibliogrfico. Os resultados destas buscas listas de referncias bibliogrficas acompanhadas ou no de resumos devem ser guardados, por constiturem fonte bsica de dados de literatura j selecionados, de sua pesquisa. A anlise do material ser feita vrias vezes durante a investigao. Inicia-se por uma triagem, para identificao e recuperao dos trabalhos de interesse no momento; prossegue com leitura crtica dos trabalhos na sua fase integral; e finalmente com o registro dos resultados das anlises crticas e sua organizao. Finalmente devemos entender que toda pesquisa cientfica tem por objetivo responder a um problema. Esta resposta no uma resposta qualquer, mas uma resposta terica, no sentido de possuir estrutura sistemtica. Tal teoria de fato uma tese sustentada pelo pesquisador cientfico. Ns podemos fazer uma pesquisa visando essencialmente a dois fins: 1. Construir tal teoria para explicar os fatos observados. Isto o que denominamos de ao emprico-indutiva (veja figura 2.2). 2. Testar (ou verificar) se uma teoria j existente (ou um modelo, ou mesmo uma hiptese apenas), resolvem o problema, fazendo explicaes e predies que se realizam na prtica.

9 Souza, M. S. de L.. Guia para redao e apresentao de teses, 2a edio. Belo Horizonte: Coopmed. 2.002. 130p.

15

FORMULRIO PARA DEFINIO DE UM PLANO DE MONOGRAFIA (Use o verso e folhas anexas, se necessrio) Nome do aluno Nmero de matrcula Nome do orientador

Tema ou assunto escolhido

Ttulo provisrio

Problema de pesquisa (pode ser formulado na forma de uma pergunta)

Hiptese (se houver)

Referencial terico (teoria e/ou modelo que embasam o estudo, se houver) ____________________________________________________________________ Objetivo da pesquisa cientfica (s possvel um dentre os dois objetivos abaixo). Criao de uma teoria, modelo, ou hiptese, para resolver o problema. Verificao se uma dada teoria, e/ou modelo, e/ou hiptese, j conhecidos, resolvem o problema.

Bibliografia

QUADRO 4.2. FORMULRIO PARA DEFINIO DE UM PLANO DE MONOGRAFIA.

16

Souza (op.cit.) observa que, completada a anlise da bibliografia e o desenvolvimento da pesquisa, o aluno comea a redigir seu trabalho. Ele detm, agora, provavelmente um nmero excessivo de informaes, de difcil organizao, para fazer caber em um texto com 50-100 folhas (grande nmero de monografias enquadra-se dentro destes limites). Embora no exista na ABNT uma orientao para o volume do produto final, que depender, fundamentalmente, do assunto estudado, acredita-se que 50-100 folhas representam monografias de bom tamanho. Porm, nada impede que se faa uma monografia com mais pginas, se este volume for justificvel pelo modo como foi tratado o contedo e pelo seu valor. H que se promover tambm o expurgo de informaes. Abandonar resultados j coletados e analisados constitui-se o maior bice redao do trabalho. O escritor ostenta aproveitar as informaes de vrias maneiras, o que compreensivo, dada a energia despendida em sua coleta. Qualquer tentativa v, resultando sempre em um texto bsico, coerente, mas entrecortado por pargrafos extravagantes ou estranhos. O resultado pode ser comparado a uma colcha velha remendada com pano novo: s se enxerga o remendo. Assim a redao no progride, fica emperrada e o autor, desanimado. S uma reformulao por eliminao dos objetivos possibilitar a separao das informaes pertinentes ao trabalho das que devem ser excludas. importante salientar que estas ltimas no devem ser jogadas fora, mas reservadas para outro trabalho. A redao do relatrio a atividade fundamental da terceira etapa da pesquisa. A redao da monografia comea no fim da etapa anterior e s termina: a) provisoriamente, com a entrega do trabalho para defesa pblica ou quando submete o artigo ao Corpo Editorial de uma revista cientfica; ou b) de maneira definitiva aps a incorporao das correes sugeridas ou exigidas pelos membros da comisso examinadora ou do Corpo Editorial da revista. Outra vez Souza (op.cit.) observa que, quando o intervalo de tempo entre as duas primeiras etapas for longo, por qualquer motivo, poder haver um desnimo temporrio que impedir que a redao seja iniciada. Crie coragem. Retome seu trabalho. Se voc est atrasado (a), comece j a redao de sua monografia. O tempo certo para comear a redigir sua tese, dissertao ou monografia no definido por etapas, nem por horas, mas sim por um momento, e bem definido: o do j, o do agora (Souza, op.cit.).

4.1.6. A redao.

4.2. Algumas regras adicionais.

Citaremos nesta seo, quase que ipsis litteris, com poucas alteraes, quatro regras de Souza (op.cit.) mais um conjunto de instrues inspirado em minha experincia e de Bueno Filho10 para obteno de um texto cientfico bem feito: 1) Conhea com profundidade e extenso o tema/assunto objeto da redao. Deve-se entender com profundidade e com extenso os produtos de reflexes feitas a partir do estudo dos trabalhos existentes na literatura, respectivamente, sobre o tema/assunto em foco e sobre as reas a ele correlacionadas. Implica, pois, em identificao, busca e anlise do maior nmero possvel de trabalhos sobre o assunto, isto , depende de uma pesquisa bibliogrfica bem feita, uma recuperao ampla e uma leitura crtica dos trabalhos recuperados. S assim, o estudante ser capaz de, ao final do perodo de reflexo, transferir com facilidade para o papel o produto da elaborao do conhecimento adquirido: um texto cientfico bom. 2) Procure redigir corretamente. Uma redao descuidada pode comprometer a qualidade do trabalho. No deixe somente para o revisor a tarefa de corrigir o texto. Haver perda de tempo e de dinheiro. No tenha preguia. Use dicionrios os tradicionais, sob forma de livros ou em CD-Rom (cpias eletrnicas) para esclarecer dvidas quanto grafia correta das palavras, para listar sinnimos e antnimos e identificar palavras com idias semelhantes importantes no contexto. A consulta aos dicionrios permite a utilizao de termos e palavras com segurana, uma vez que neles esto contidos os significados das palavras. Erros de digitao devem ser corrigidos e j enviados corrigidos (o orientador deve receber um texto
10 Sugestes baseadas em material distribudo pela Secretaria de Ps-Graduao Lato Sensu do Departamento de Cincias Exatas da UFLA, material este de autoria do prof. Dr. Jlio Slvio de Souza Bueno Filho, professor adjunto deste departamento.

17 para anlise de tema, e no para corrigir detalhes como digitao). A verso final deve passar por uma reviso de portugus. Um alerta sobre a qualidade de comunicao do texto: comum vermos um autor envolvido com seu trabalho, mergulhado nele, ntimo dele, que tem idias, faz reviso de literatura, produz dados, enfim, vive, respira, domina, dorme e acorda pensando no que est pesquisando e escrevendo, mas que apresenta tudo isto desorganizadamente, como que admitindo implicitamente que seus leitores devem ser capazes de entender aqueles textos, tabelas, e grficos, com a mesma familiaridade com que ele, autor, os entende. Mas as coisas no so assim, este pressuposto est equivocado. Os leitores no esto to familiares quanto voc, autor, com seu trabalho, sua pesquisa. Portanto, deve-se apresentar as idias, reviso, dados, resultados e concluso, organizadamente. A pessoa que ler ums monografia no pode ver um amontoado de idias, citaes, grficos e tabelas jogadas no papel. Seu leitor tem que sentir-se gentilmente conduzido, como que por um cicerone, ao mundo que se lhe expe. As idias devem ter ter uma evoluo clara e lgica, encadeadas, as citaes devem ser costuradas para que faam sentido estar ali, e os resultados, grficos e tabelas tm que ser analisados tambm segundo uma discusso de sucesso coerente e consistente, em que as idias estejam amarradas logicamente umas s outras. Uma boa maneira de perceber como se faz isso ler um texto (livro, monografia, tese, etc) bem escrito, observando como o autor se preocupa em fazer seu leitor entender o que est apresentando e argumentando. Quem l muito tende a escrever bem. 3) Conhea as normas de redao e de publicao e defina as que so seguidas. No Brasil, os textos tcnico-cientficos so normalizados pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, que podem ser usadas na falta de normas especficas de sua instituio. Como j dissemos, vrios cursos de graduao e ps-graduao no adotam o cumprimento das normas da ABNT, adotando, alternativamente, suas prprias normas. Este o caso da UFLA, que tem as. Por isso, o estudante deve, para no perder tempo e dinheiro, identificar as normas seguidas por seu curso. Porm, independentemente da norma a ser seguida, deve-se: a) ler criticamente os itens de cada uma das normas, definindo sua preferncia entre as sugestes apresentadas; b) copiar fichas ou destacar com marcadores de textos as informaes definidas como teis e mant-las sempre ao alcance dos olhos durante o processo de redao; e c) recorrer sempre a elas, enquanto no as conhecer bem e, algumas vezes, para confirmar, aps sab-las de cor e salteado. 4) Tenha sempre em mente o produto final. Entende-se por produto final um texto bom e bonito, apropriado para cada fase do processo de redao. No incio apenas um texto com poucas folhas: o primeiro rascunho. O bom vai sendo elaborado, num processo dinmico e contnuo atravs de correes e de acrscimos de idias e conhecimentos. montado ento, um texto bsico, consistente, pelo detalhamento de dados j existentes ou incluses de novas informaes. A construo pode ser facilitada pela montagem do sumrio. Do mesmo modo que a redao do texto, a montagem do sumrio um processo que comea na fase do planejamento e termina na ltima leitura/correo do trabalho. O sumrio funciona como um guia para o autor, pois ele, mantendo-se atualizado, que mostra, em tpicos, toda a amplitude e a delimitao do assunto em foco. Apesar de no ter sido includa como regra para redao, bom que se lembre que a qualidade das informaes coletadas da literatura ou a partir da investigao fundamental para a obteno de um bom trabalho. Nas obras cientficas e, em particular nas teses, dissertaes e monografias e nos artigos de peridicos, a qualidade dos dados coletados pode ser, em parte, garantida pela apreciao prvia do projeto de investigao a ser desenvolvido. Para obteno do ttulo de especializao, os cursos de ps-graduao Lato Sensu no Brasil exigem, por fora de lei, alm de sua apresentao escrita, sua defesa perante uma banca formada por professores. Tambm, para a graduao, h a necessidade de defesa perante banca, em muitos cursos, para obteno do ttulo de graduado (bacharel, licenciado, ou graduado mesmo). O bonito do produto final no aparece como um passe de mgica: deve ser criado. O planejamento pode ser feito pelo escritor, num processo de erros e acertos, a partir do primeiro rascunho. A inexistncia de um planejamento no incio do trabalho de digitao implicar, fatalmente, em perda de tempo quando o digitador for o prprio escritor ou de tempo ou de dinheiro quando a digitao for feita por outra pessoa em funo da mudana na apresentao do texto aps cada nova sugesto. O escrito , pois, desenhado de pgina em pgina, desde o primeiro rascunho, atravs de um arranjo equilibrado entre o texto e os espaos em branco.

18 No incio, umas poucas folhas com o texto bem arranjado: um rascunho bonito. No final, um texto que agrada a todos, principalmente seu autor ou autora. 5) Instrues adicionais para algumas das partes de um texto cientfico, principalmente se so Relatrios de Pesquisa: 1. quase certo que, para a quase totalidade dos leitores, o Ttulo e o Resumo definiro as prioridades de leitura. Isto quer dizer que esses devem ser bem feitos, ao se animarem mais pessoas a ler seu trabalho. O Ttulo o menor resumo da monografia, devendo ser definido aps a elaborao do Resumo. Um Resumo uma sntese do trabalho, podendo ser escrito como um pargrafo dividido em quatro tpicos (perodos): o primeiro descrevendo o problema e o objetivo do trabalho, o segundo mencionando a metodologia e tcnicas empregadas, o terceiro apresentando os principais resultados, e o quarto as principais concluses. O Resumo no pode ser apenas algumas partes dos outros captulos copiados e colados com o Word. No assim que se faz um Resumo. O leitor, pelo Resumo, deve entender: onde o autor quer chegar. Por que importante chegar at l? Qual caminho ele seguiu para chegar ao seu objetivo? Ele chegou? Que encontrou onde chegou? Um Resumo no pode parecer uma introduo, falando em termos gerais sobre o assunto. Um Resumo deve fazer o que seu nome diz: resumir o que foi tratado ao longo do texto, utilizando as mesmas palavras utilizadas no texto e apresentando os principais resultados e concluses alcanadas. 2. A Introduo uma parte do corpo do trabalho que deve inicialmente motivar para a leitura, mostrando a relevncia (ou importncia do tema-problema), e, ao seu final, apresentar o objetivo do trabalho. Deve haver por escrito um objetivo claro, que exponha aonde o autor quer chegar. A questo que o objetivo deve responder : para que ele escreveu a monografia? Este objetivo est sempre ligado a um problema de pesquisa. Isso tem que ficar claro desde o incio, inclusive no Resumo, no apenas na Introduo. 3. O autor deve se lembrar que escreve para um pblico heterogneo. Alguns escolhero ler o trabalho todo, mas muitos lero com interesse pontual. Haver leitores que nutriro a expectativa de utilizar sua monografia para aprender sobre aquele tema: logo, lembre-se de escrever a Reviso Bibliogrfica (ou de Literatura) e/ou o Referencial Terico (marco de referncia terica) com suficiente didtica e clareza de detalhes, para atender estes estudantes do tema. Para alguns temas, o autor poder, com a anuncia de seu orientador, dispensar a Reviso Bibliogrfica, em razo do contedo desta ser considerado trivial, padro, ou de amplo domnio pblico. Uma Reviso Bibliogrfica deve conter referncias bibliogrficas citadas, pois, do contrrio, como o leitor saberia de onde vm as idias apresentadas? Numa Reviso pode tambm comentar ou analisar o que se est revendo, concordando ou discordando, apresentando crticas e limites. 4. Na parte de Metodologia, deve-se descrever o material utilizado, se for o caso (tipo de questionrio, uso de computadores ou outra mquina, material experimental ou proveniente e coletas in loco), e relatar os procedimentos e tcnicas utilizadas, inclusive estatsticas, se estas forem usadas. 5. Em Resultados e Discusso, o autor deve descrever, com auxlio de tabelas e grficos, fotografias, depoimentos, sempre que possvel e pertinentes, os resultados do trabalho de pesquisa que so relacionados ao problema posto, comentando suas implicaes imediatas. A Discusso mencionada uma espcie de dilogo com a Reviso Bibliogrfica e com o Referencial Terico, onde a expertise (competncia cientifica) do autor deve fazer todos os amarrios, dedues, indues, arrazoados, contra-arrazoados cabveis. Coloque junto com os seus resultados, uma discusso sua desses resultados, ancorada na sua Reviso de Literatura Esta a parte da monografia onde mais se pode avaliar quanto de competncia, lucidez, e contribuio Cincia o autor ou autora pde fazer com seu trabalho. Por isto, gaste tempo nela. Obviamente, Resultados e Discusso um captulo que deve ser colocado no texto, se h resultados de pesquisas e levantamentos prprios. 6. Consideraes Finais ou a Concluso devem ser uma consolidao do que se fez nos captulos anteriores, fazendo o leitor se sentir brindado com um lcido costuramento de tudo que foi apresentado atrs. Na Concluso, o autor no deve ser prolixo, atendendo tarefa de responder ao problema de pesquisa, ao objetivo da monografia. Ao leitor deve ser possvel ler apenas a Introduo e a Concluso da monografia, sem perda de continuidade. 7. Referncias bibliogrficas sempre devem seguir regras, que podem ser obtidas nas 11 normas de redao pertinentes, na biblioteca de sua escola, ou na ABNT . Deve-se referenciar tudo que foi citado. Tambm tudo que est citado deve estar referenciado. Deve-

11

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas (www.abnt.org.br).

19 se homogeneizar o modo de se fazer referncias no corpo do texto. Para isso, consulte as normas de apresentao de monografias.

Ns vamos continuar seguindo Souza (op.cit.), quando ao discernimento do processo de correo de monografias. So vrios os mtodos usados para a correo de um texto cientfico. Esta seo reproduz as orientaes dadas a iniciantes na pesquisa, os quais tm ajudado ps-graduandos e graduandos a vencer a ltima etapa de seus trabalhos acadmicos. importante dizer que o documento construdo com base nos passos para a redao apresentados no pode ser considerado uma obra acabada. A monografia nessa fase pode ser representada por um diamante bruto, que, para brilhar, precisa ser lapidado. Este procedimento transforma-o num brilhante: pedra rara, quando natural, e muito preciosa. A mesma transformao pode ser conseguida no trabalho cientfico, no sem esforo, atravs de correes do texto. Cinco fatores, entre os vrios determinantes da escolha do processo de correo de um trabalho cientfico, devem ser destacados: a) o tempo disponvel para a orientao do aluno; b) o tempo que resta ao aluno at a data de seu desligamento do curso; c) o relacionamento estabelecido entre o orientador e o aluno; d) a etapa em que o trabalho est projeto, coleta de dados da literatura, do campo, e laboratrio, anlise de dados, redao inicial ou redao final; e e) a existncia ou no de interlocutores disponveis, que no o orientador e possvel co-orientador Dependendo, ento, desses fatores, dois planos alternativos para correo do texto podem ser estabelecidos: o da correo global e o da correo captulo a captulo. O primeiro mais conhecido e usado. A correo s comea quando a redao acaba. Deve ser o escolhido quando: a) o tempo for curto; b) o orientador e o aluno estiverem distantes, isto , residirem em locais diferentes; c) o trabalho estiver em fase final, ou d) o aluno no tiver interlocutor/revisor. No segundo plano todo o processo de correo repetido aps o trmino da redao de cada captulo. o indicado quando: a) os dados estiverem sendo ainda coletados ou analisados; ou b) quando existirem tempo e interlocutores/revisores disponveis. Este ltimo processo, apesar de demorado, mais vantajoso. A ansiedade, a apreenso, o medo e a preocupao sensaes desagradveis e estressantes que podem surgir durante processos de avaliao parecem e aparecem mais atenuados. Uma possvel explicao para esta atenuao o tamanho do texto, que por ser menor apenas um captulo tem menos erros. Outra, que erros sistemticos existentes num captulo, medida que so apontados, deixam de ser cometidos nos captulos subseqentes. Souza (op.cit.) apresenta ento uma sequncia de passos (procedimentos) para se proceder a correo da monografia. Vamos a eles. PROCEDIMENTO 1: Reproduo do trabalho a ser corrigido Para economizar tempo, fazer tantas cpias quantos forem os revisores. bom contar com, pelo menos, um interlocutor/revisor, alm do orientador e do co-orientador. Este poder ser outro membro da banca de defesa, se a correo que se est fazendo a correo ps-defesa. recomendvel que cada um receba uma cpia. Convm solicitar os revisores que destaquem bem suas correes e sugestes. Quanto mais visveis, mas fcil ser a correo. No se esquea da sua cpia. Ela ser importante. PROCEDIMENTO 2: Leitura crtica do trabalho A anlise do trabalho demanda um certo tempo, que varia de revisor a revisor, pois depende, fundamentalmente, da capacidade de trabalho e do tempo disponvel dos leitores para a execuo dessa tarefa. Se o tempo destinado a esse procedimento escasso, convm distribuir o trabalho entre os revisores auxiliares, isto , atribuir tarefas diferentes a cada um. Sendo o orientador o responsvel legal pelo trabalho, no deve participar da diviso de tarefas. Ele deve examinar o texto completo. Se houver tempo e disponibilidade de revisores, o exame do trabalho no deve ser parcial. A escolha de revisores das diferentes reas do conhecimento abrangidas pelo trabalho, por certo, o enriquecer muito com sugestes e crticas.

4.3. O processo de correo da monografia.

20 Convm salientar que, nos casos de correo global, durante o procedimento 2, o autor deve afastar-se das atividades relacionadas com a tese. Se for possvel, fique longe dela por uns dez dias. Esse tempo imprescindvel para que o autor, desligando-se do processo de redao, esquea detalhes de seu trabalho. Isso permitir que o autor retome o trabalho como um revisor. PROCEDIMENTO 3: Recebimento das crticas e sugestes Esse o pior perodo da vida do estudante pesquisador. a hora da verdade. a hora de colher os frutos: maduros, de vez ou verdes. Se a planta tiver sido molhada e adubada convenientemente, por certo o fruto estar maduro. Se ele estiver ainda verde, no desanime. Ele amadurece com o tempo, no se esquea. Apesar da intranqilidade e da ansiedade, tente aproveitar ao mximo as crticas e sugestes de cada revisor. Estas sensaes desagradveis podem ser minoradas se as crticas de cada revisor forem apresentadas isoladamente e sem testemunhas. Faa um cronograma bem equilibrado. PROCEDIMENTO 4: Incorporao das alteraes no texto Analise com ateno as sugestes de cada revisor. Destaque todas elas, separando as que sero incorporadas imediatamente das no aceitveis e das discutveis. Reavalie estas ltimas e, com o orientador, as solues alternativas para cada sugesto. Quando no restar questes a serem resolvidas, passe todas as sugestes e correes aceitas para uma mesma cpia: a sua. Isso facilitar muito a correo. Estando com todas as alteraes sugeridas e registradas numa mesma cpia, proceda correo, modificando o texto original. Isso pode ser feito por voc mesmo. Por certo, um digitador experiente poder tambm ajud-lo. PROCEDIMENTO 5: Reviso Pr-Defesa Reapresentar ao orientador e ao co-orientador o trabalho j corrigido, isto , j incorporado de todas as alteraes sugeridas. Destaque as alteraes feitas para facilitar a reviso. Isso pode ser feito usando marcadores de texto. PROCEDIMENTO 6: Reproduo do trabalho para a defesa Se o texto corrigido, inclusive seu portugus, for aprovado pelo orientador, ele est pronto para a reproduo pr-defesa. O nmero de cpias deve ser calculado em funo da exigncia do curso. Acrescentar ao nmero resultante a sua cpia e as destinadas aos revisores, se houver, que iro auxili-lo na fase de defesa pblica. Encadernar as cpias, como j orientado, com espiral ou equivalente plstico. PROCEDIMENTO 7: Reproduo do trabalho na ps-defesa Procure, aps um breve descanso, refazer pela ltima vez sua monografia, incluindo as sugestes feitas e as correes exigidas pela comisso examinadora, ou pelo orientador, se este desejar consolidar o trabalho segundo seu entendimento. importante no deixar passar muito tempo da defesa. A sensao de dever cumprido, apesar de agradvel, no salutar nesse momento. Ela rompe o processo, impedindo seu trmino. Esse ainda no o momento de parar. Agente mais um pouquinho. Finalize seu trabalho, cumprindo os prazos do curso e da universidade. Finalizando estas orientaes, adicionamos a estas exortaes de Souza (op.cit.) as nossas prprias: no desanime, no aborte sua monografia antes de termin-la e apresent-la para defesa. Desde que a universidade existe como instituio individualizada, j perto de um milnio, essa uma de suas atividades essenciais: estudar, pesquisar, escrever, defender perante a comunidade de estudantes e docentes, corrigir, e publicar para a sociedade atual e posterior, um conhecimento que pretenda ser seguro e certo. Alm de trabalhoso, e frequentemente difcil, por certo h fraquezas, mas, impressionante como estas fraquezas podem ter construdo esta fortaleza que hoje a cincia e tecnologia. Parece ser um cumprimento da revelao bblica: quando sou fraco que sou forte 12 ... .

12

Segunda Carta de Paulo aos Corntios, captulo 12, verso 10, parte b.

21

5. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E RECOMENDADA (PARA ORIENTAES METODOLGICAS ADICIONAIS, SE O ESTUDANTE JULGAR NECESSRIO).

Esta orientao deve muito aos textos de alguns autores que escreveram como fazer cincia e monografia. Esclarecemos que este material um resumo de outro texto, mais completo e elucidativo, cuja referncia :

Oliveira, M.S. de. Orientaes metodolgicas para a construo de monografias. Material submetido para apreciao junto ao Conselho Editorial do DEX-UFLA visando tornar-se mais um volume da srie Texto Acadmico da Editora da UFLA . DEX-UFLA. 2.005.

A seguir, listamos algumas obras que tratam do mesmo assunto (muitas j referenciadas nas notas de rodap ao longo do texto), as quais tambm recomendamos para leitura parcial ou total. Muito do que est aqui foi retirado de algumas destas obras (principalmente das quatro primeiras). 1. 2. 3. 4. Tachizawa, T; Mendes, G.. Como fazer monografia na prtica, 8 edio. Rio de Janeiro. Editora FGV. 2.003. 148 p.. Souza, M. S. de L.. Guia para redao e apresentao de teses, 2a edio. Belo Horizonte: Coopmed. 2.002. 130p. Kche, J.C.. Fundamentos de metodologia cientfica, 14 edio. Petropolis: Editora Vozes. 1.997. 181 p.. Oliveira, M.S. de. Qualidade na graduao em Engenharia Agrcola da Universidade Federal de Lavras. Projeto metodolgico para Tese de Doutoramento. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, 1.998. 284p.. Ruiz, J.A.. Metodologia cientfica. So Paulo, Editora Atlas, 1.992. Lovejoy, W.S.. Integrated operations a proposal for operations management teaching and research. Apresentado Annual Meeting of the Production and Operations Management Society, Indianapolis.1.996. Filippini, R.. Operations management research : some reflections on evolution, models and empirical studies. International Journal of Operations & Production Management, v.17, n.7. 1.997. Nakano, D.N.; Fleury, A.C.C.. Mtodos de pesquisa na Engenharia de Produo. Artigo apresentado no ENEGEP-Encontro Nacional de Engenharia de Produo, So Carlos, 1.997 . Yin, R.. Case study research : design and methods. Sage Publshers, 1.994. Spink, P.. Pesquisa-ao e a anlise de problemas sociais e organizacionais complexos. Psicologia, vol. 5, n.1, 1.976. Elden, M.; Chisholm, R.F.. Emerging varieties of action research : introduction to the special issue. Human Relations, vol. 46, no. 2. 1.993. a Thiollent, M.. Metodologia da pesquisa-ao. 6 ed. So Paulo. Cortez Editora, 1.994. Westbrook, R.. Action Research : a new paradigm for research in production and operations management. International Journal of Operations & Production Management, vol.15, no. 12. 1.995. Corra, H.L.. Linking flexibility, uncertainty and variability in manufaturing systems. Aldershot, Avebury. 1.994. Eco, U. Como se faz uma tese. So Paulo. Editora Perspectiva. 1.997. Lakatos, E.V.; Marconi, M. de A.. Metodologia cientfica. So Paulo, Editora Atlas. 1.988. Brando, C.R. Repensando a pesquisa participante. So Paulo, Editora Brasiliense, 1.987. Ghaury, P.; Gronhaug, K.; Kristianslund, I.. Research methods in business studies. s.l.,s.ed.,n.p..1.992 . Rudner, R.. The scientist qua scientist makes value judgments. Philosophy of Science. v.20, n.1, 1.953. Lacey, H.M.. Science and values. Apostila do curso lecionado na FFLCH-USP, So Paulo, 1.996. Bronowski, J.. Cincia e valores humanos. Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 1.979. Popper, K. R.. A lgica da pesquisa cientfica. So Paulo, Editora Cultrix-EDUSP, 1.975. Kuhn, T.S.. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo, Editora Perspectiva, 1.995.
a

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23.

S-ar putea să vă placă și