Sunteți pe pagina 1din 16

Uni-Yga

Ativao energtica
O prnyma fora da sala de prtica
Monografia apresentada como parte da prova de avaliao de novos instrutores junto Federao Estadual de Yga de So Paulo

Aluno: Flavio Mamede Instrutor: Daniel De Nardi

So Paulo Janeiro/2010

INTRODUO
Esta monografia um dos pr-requisitos formao de instrutores do Mtodo DeROSE. Juntamente com outros meios de avaliao, a banca examinadora exige que o candidato disserte sobre um tema ligado ao Yga. Mais adiante, este documento ganhar mais peso, tornando-se um livro que disseminar esta cultura. A escolha do tema Prnyma a ativao da bioenergia, se deu pela grande importncia do ato respiratrio no s durante a prtica de Yga, mas tambm na rotina dos praticantes. Um dos fatores que determina a evoluo de cada um, a capacidade de levar para fora da sala de prtica as tcnicas aprendidas em aula, ou, em outras palavras, tornar-se um praticante ativo 24 horas por dia, um verdadeiro ygin. Este trabalho se prope a apontar como as tcnicas respiratrias do Yga1 podem ser aplicadas pelo praticante no seu dia a dia, e como so intensificadas as suas vivncias na medida em que suas prticas se tornam mais fortes e constantes. Na prtica de Yga, os prnymas contribuem para: 1. ampliar a capacidade pulmonar do praticante, 2. aprimorar a capacidade cardiovascular, 3. reduzir o nvel de stress, 4. auxiliar no controle emocional 5. proporcionar maior estabilidade das ondas mentais Vemos ento que a respirao influencia o corpo, aumentando a sade e tambm atua nos campos emocional e mental. Essa descoberta, de que o ato respiratrio pode ser manipulado a fim de alterar nossa percepo, consiste numa das ferramentas mais fortes dentro da ampla variedade de tcnicas do Yga Antigo. A ela foi dado o nome de prnyma, que pode ser traduzido como expanso da bioenergia2.

O YGA
O Yga uma filosofia de vida que visa ao auto conhecimento. Surgida na ndia h mais de 5.000 anos, tem como meta conduzir o praticante a um estado de hiperconscincia, de megalucidez, chamado samdhi3. Dizer isso, pura e simplesmente, no explica com preciso o que esta filosofia ancestral, pois h muito assunto sobre o tema. Por se tratar de uma filosofia prtica, o Yga compreende ao, atitude, e no especulao. Quem se dedica a esta filosofia compromete-se em exercitar constantemente a auto observao, com a finalidade de conhecer-se melhor, para, atravs de uma srie de tcnicas milenares, aprimorar-se e tornar-se uma pessoa mais evoluda. Engana-se quem pensa que o Yga um mero relaxamento, que acalma, reduz o stress e combate enfermidades, ou que at mesmo sirva para emagrecer. Seria um roubo cultura buscar no Yga apenas os benefcios, que so inexpressivos se comparados meta de um Yga legtimo. Um ygin experiente sabe que a pratica no acalma e sim energiza, e que o propsito no curar doenas nem perder peso, mas travar contato mais ntimo consigo mesmo.
1 2

prnymas Definio extrada do livro Tratado de Yga. DeRose, 2007 3 Yga qualquer metodologia estritamente prtica que conduza ao samdhi. DeRose. Tratado de Yga. O samdhi um estado de conscincia elevada, de megalucidez, e segundo DeRose, impossvel de descrever com palavras.

H uma gama imensa de tcnicas que contribuem para o aprimoramento do praticante. Para atingir a meta do Yga, o samdhi, alm de execut-las no sdhana, preciso viver esta filosofia, extravasando os limites da sala de aula, fundindo a prtica rotina do ygin. Como caractersticas do estilo de vida do praticante, podemos citar, dentre outras coisas, a alimentao e o cuidado com suas emoes, que so fundamentais para que o praticante evolua em seu sdhana. Por isso, recomenda-se um padro alimentar sem carnes, drogas e lcool. Mas isto no deve gerar nenhum tipo de conflito interno. O sdhaka4 deve adotar este estilo de vida de forma espontnea. Sem nenhum tipo de cobrana externa, a sua liberdade deve ser sempre preservada, pois segundo o Mestre DeROSE, intoxicar-se com emoes negativas consiste num malefcio ainda pior que a ingesto de alimentos indevidos. importante entender como as tcnicas do Yga atuam sobre o praticante a fim de conduzi-lo ao samdhi. Cada uma das diferentes linhas filosficas possui sua prpria metodologia. O grande diferencial do Mtodo DeROSE, a importncia dada aos nveis de evoluo pelos quais o praticante deve passar at atingir o estado de hiperconscincia. O SwSthya Yga5 d uma ateno especial ao fato do praticante no ter condies iniciais de atingir o samdhi. Para tornar a evoluo mais fcil desenvolveu-se uma metodologia de trabalho que divide-se em seis etapas, agrupadas em trs fases: o Mtodo DeROSE de Yga avanado. Por ser um assunto muito amplo, trataremos de abordar apenas a fase inicial, que compreende as etapas 1 e 2 do Mtodo.
6
SAMDHI

HIPERCONSCINCIA, AUTOCONHECIMENTO

FASE FINAL

5
KUNDALIN

DESPERTAMENTO DO PODER INTERNO

4
MAITHUNA

TCNICAS DE CANALIZAO DA ENERGIA SEXUAL

FASE MEDIAL

3
BHTA SHUDDHI

FASE DE PURIFICAO INTENSIVA

2
ASHTNGA SDHANA

REFORO DA ESTRUTURA BIOLGICA

FASE INICIAL

1 PR-YGA
TCNICA BIOLGICAS DE PREPARAO

4 5

Sdhaka praticante O SwSthya o nome dado sistematizao do Yga Antigo, que foi codificado pelo Mestre DeRose na dcada de 1960.

1 ETAPA PR-YGA
O Pr-Yga consiste num preparatrio para a prtica do SwSthya Yga. Alm de trabalhar as tcnicas corporais, preparando o corpo para a prtica, um dos principais aspectos desenvolvidos nesta etapa a reeducao respiratria, fator determinante para conduzir o praticante evoluo. Logo que se inicia no Pr-Yga, o aluno trava contato com tcnicas orgnicas que iro prepar-lo para a segunda etapa do Mtodo, a prtica do ashtnga sdhana6. No que tange respirao, o iniciante se reeduca, e bem verdade afirmar que se redescobre, pois aprende que suas potencialidades esto todas reprimidas, por condicionamentos indevidos acumulados ao longo da vida.

2 ETAPA ASHTNGA SDHANA


Depois de algum tempo no Pr-Yga, o aspirante passa ao grau de sdhaka, vivenciando o ashtnga sdhana, que consiste numa prtica completa, composta por oito feixes de tcnicas, a saber: mudr, pj, mantra, prnyma, kriy, sana, yganidr e samyama. A inteno de adotar esta ordenao das tcnicas que s foi obtida depois de anos de dedicao, estudo e experincias foi a de proporcionar as melhores condies para a meditao. No caso da prtica de SwSthya Yga, pode-se dizer que a ordem dos fatores altera o produto, ou seja, cambiando-se a ordem de cada anga, obtm-se resultados distintos. Mas como em toda receita, preciso conhecer bem os ingredientes e as suas propores para obter um bom resultado. MUDR Os dois primeiros angas, mudr e pj, visam identificao do praticante com as razes do Yga Antigo. Atravs do mudr, o praticante se conecta aos arqutipos ancestrais desta cultura. Consiste numa refinada linguagem gestual, associada a uma forte tcnica de mentalizao, que usando as mos, gera efeitos reflexolgicos, simblicos e magnticos. Ao adotar gestos que vem sendo utilizados por mestres desde a antiguidade, estabelecese uma conexo entre o sdhaka e os arqutipos desta filosofia. O praticante mais experiente, ao posicionar suas mos em um mudr, imediatamente aprimora o seu estado de conscincia, sutilizando-o e iniciando um processo de interiorizao caracterstico da prtica de Yga. PJ O pj a parte mais importante do sdhana, pois atravs da sua prtica possvel sintonizar as freqncias dos praticantes, harmonizando-as com a do Mestre, reforando o elo de ligao entre o ygin e os arqutipos da sua linhagem. Trata-se de uma tradio bastante forte e difundida na ndia, mas pouco conhecida no ocidente. Consiste numa oferenda feita de quem recebe para aquele que est lhe transmitindo o conhecimento. uma forma de agradecimento prvio pelo que ir receber. No se deve pedir nada no pj, e sim oferecer, sincera e espontaneamente. Quando feito de forma
ashtnga sdhana principal caracterstica do Mtodo DeROSE. a prtica completa composta por oito partes ashtnga, do snscrito, significa oito partes.
6

verdadeira, o praticante percebe a diferena. neste momento que forma-se um forte vnculo entre os praticantes, o que configura uma das principais caractersticas do SwSthya. O termo Yga possui muitas tradues, mas uma delas define-o como unio. O pj uma forma de exercit-la, sedimentando cada vez mais os laos do grupo. Seu objetivo gerar a identificao do discpulo com o seu Mestre, que o seu elo mais prximo da cultura milenar do Yga. A execuo feita em quatro partes: emanando energias ao local da prtica, ao ministrante, ao Mestre do ministrante, e a Shiva, o primeiro ygin. Desta forma, o praticante se aproxima gradativamente das origens dessa filosofia. MANTRA A terceira etapa consiste na vocalizao de mantras, sons e ultra-sons que nesta modalidade de prtica tem como finalidade a desobstruo dos canais energticos, por onde flui o prna, bioenergia que a tudo d vida. Os mantras vibram internamente e estimulam as ndis7 para torn-las mais limpas e livres para o trnsito energtico. Essa etapa da prtica divide-se em duas modalidades de mantras: os kirtans, de carter extroversor, e o japa, de carter introversor. Os kirtans so vocalizados com os olhos abertos, com nvel de voz moderado. O ritmo marcado com palmas, que reproduzem o prnam mudr frente do peito. Serve para descontrair e equalizar a freqncia energtica dos praticantes. O japa8 consiste na repetio de um som monossilbico ou bja mantra. O melhor, e por isso o mais utilizado, o bja m. A sua vocalizao feita com os olhos fechados para aumentar a concentrao, gerando um estado de maior estabilidade mental, fundamental para expandir a conscincia atravs da prtica. Tanto os kirtans quanto o japa atuam na limpeza das vias energticas, e ao final de cada vocalizao possvel perceber as reverberaes internas geradas pelo ultra-som. PRNYMA Aps limpar as ndis atravs dos mantras, a prxima etapa do sdhana o prnyma, a expanso da bioenergia atravs de exerccios respiratrios. Segundo o Mestre DeROSE, no seu livro O Tratado de Yga, prna significa bioenergia; ayma, expanso, largura, intensidade, elevao. Prnyma designa tcnicas (...) que conduzem intensificao ou expanso do prna no organismo.9 Estas tcnicas possuem uma ampla gama de variaes, cada uma com uma finalidade especfica, podendo ter diferentes atuaes de estmulo. No caso de tcnicas de hiperoxigenao, o objetivo ampliar a captao de prna, aumentando a capacidade de raciocnio lgico. H tambm tcnicas que visam reduo dos ritmos internos, atravs do aumento no tempo de cada fase da respirao, ampliando principalmente a fase de expirao. No geral, as tcnicas respiratrias proporcionam ao praticante a ampliao do seu estado de conscincia. Atravs de um ritmo respiratrio imposto de forma consciente, e de outros fatores que caracterizam os prnymas, como as mentalizaes e os bandhas, (que sero descritos mais adiante no texto), possvel obter muito mais energia da respirao, se compararmos a um ciclo respiratrio comum.
7 8

Ndi nome dado ao canal por onde circula a bioenergia, o prna. Japa do snscrito, significa repetio 9 DeRose. Tratado de Yga (2007)

Sendo assim, o prnyma no pode ser restrito apenas quarta parte da prtica, mas deve estar presente em todos os demais angas do sdhana e tambm na vida do praticante fora da sala de aula. KRIY Em seguida, passa-se para duas etapas de atuao mais corporal, que so o quinto anga, kriy as tcnicas de purificao e o sexto anga, sana tcnicas orgnicas do Yga. Kriy significa atividade e designa uma intensa prtica de purificao das mucosas internas. Os kriys so classificados em dois tipos: os kriys secos e os midos. Em aula costuma-se realizar os kriys secos, que atuam gerando limpeza dos rgos intestinais atravs de uma forte movimentao da musculatura abdominal oferece purificao do sistema respiratrio com tcnicas de limpeza das fossas nasais e tambm h exerccios voltados para o sistema ocular aprimorando a viso e a capacidade de concentrao (respectivamente: nauli kriy, kaplabhti, e trtaka). Alm de uma atuao no campo fsico denso, efetuando uma verdadeira faxina interna, os kriys tambm contribuem para dinamizar a bioenergia. Quando associados a mentalizaes tem um forte potencial de estmulo da kundalin10. SANA Foram catalogadas mais de 2000 tcnicas corporais associadas prtica do Yga Antigo. Existe uma infinidade de combinaes de sanas, pois cada um vai atuar de uma determinada maneira no corpo do praticante. Na cultura hindu h uma frase atribuda a Shiva o criador mitolgico do Yga que diz: H tantos sanas quanto homens sobre a terra. Dentre as vrias caractersticas dos sanas, em relao posio podemos citar a estabilidade, o conforto e a esttica da posio. Tratando-se da respirao, esta deve ser consciente, profunda e ritmada. muito importante tambm que o praticante mantenha uma atitude interior em relao ao sana, ampliando a sua conscincia corporal atravs de mentalizaes, vivenciando intensamente a posio. Para ser sana, preciso ter todas estas caractersticas, e outras mais. Em ambos os angas, sana e kriy, o praticante atua mais diretamente no seu corpo fsico denso, mas no somente neste. Todas as tcnicas do SwSthya Yga so complementadas por regras gerais de respirao, localizao da conscincia, permanncia e mentalizao, e atravs dessas atuaes obtm-se mais conhecimento das emoes e da nossa mente. Numa analogia, podemos dizer que o ygin durante o anga sana (e durante todo o ashtnga sdhana) usa a sua conscincia como uma ferramenta para lapidar o seu corpo, assim como um arteso esculpi a rocha e dela extrai uma bela escultura. Essa uma caracterstica essencial do Yga.

kundalin uma energia fsica, de natureza neurolgica e manifestao sexual. Est ligada libido, e encontra-se adormecida na base da coluna vertebral, no mldhara chakra. O seu despertamento uma das condies para atingir a meta do Yga.

10

YGANIDR O yganidr uma tcnica de descontrao que reduz o ritmo interno do praticante e o prepara para a meditao, que ser exercitada no oitavo e ltimo anga, o samyama. O corpo do praticante se solta no solo, descontraindo todos os msculos e tendes, alcanando um nvel de conscincia to sutil que muitas vezes perde-se at o tato do corpo no solo. Essa etapa no se trata de um relaxamento simples. Enquanto o praticante vivencia um estado profundo de descontrao, assimila os efeitos gerados pela prtica. O corpo fsico se aquieta e a mente torna-se cada vez mais serena. Este estado de descontrao ideal para trabalhar mentalizaes positivas, principalmente relacionados aos objetivos de vida do praticante. Por isso, durante o yganidr deve-se permanecer lcido e acordado. A descontrao tambm prepara para a meditao. SAMYAMA Todo o encadeamento das tcnicas do ady ashtnga sdhana11 tm um propsito bastante claro: preparar com segurana o praticante para a meditao. Meditar consiste em parar as ondas mentais, tarefa extremamente difcil e trabalhosa que exige muito esforo e dedicao. Para tanto, primeiro necessrio desenvolver a capacidade de concentrao. As tcnicas de meditao dividem-se em trs graus: 1grau, yantra dhyna12; 2grau mantra dhyna e 3grau tantra dhyna, de natureza inicitica. Nos dois primeiros graus o praticante deve focar a sua ateno sobre um nico ponto. No caso do yantra dhyna, a conscincia se volta para uma imagem; j o mantra dhyana consiste na ateno em um som. Ambas as tcnicas visam estabilidade da mente, buscando cessar as ondas mentais. Durante toda a prtica a respirao tem um papel fundamental, auxiliando na dinamizao da energia, na ampliao da conscincia corporal e principalmente por aprimorar a concentrao, indispensvel para o trabalho de meditao. Segundo Ptajali, o samdhi consiste em fundir numa coisa s o ato da observao, o objeto observado e o observador. Em dhyna, a ateno (observao) do praticante (observador) volta-se para um nico ponto da conscincia (objeto observado), procurando eliminar as disperses mentais, que impedem o meditao e o prprio samdhi. Uma vez alcanado o estado de intuio linear, pode-se vislumbrar o samdhi, que um estado de megalucidez indescritvel por palavras. S se sabe o que quem o vivencia. Mas tecnicamente, o samdhi ocorre quando a conscincia esvazia-se de sua prpria natureza, ou seja, quando elimina as suas disperses, que no Yga se chamam vrtti. Enquanto houver vrttis, haver instabilidade, e o homem estar impossibilitado de atingir o samdhi, pois estar identificado com as disperses da sua mente. Ainda segundo Ptajali, quando as instabilidades mentais cessam, o homem conscientiza-se de sua prpria identidade, obtendo o conhecimento puro de si mesmo: o conhecimento de Prusha13.
o nome dado prtica mais ortodoxa do SwSthya Yga, dentre as variaes de ashtnga sdhana que existem adi fundamental (mas quando seguida de palavra iniciada por voga, substitui-se o i por y). 12 Dhyna termo snscrito que designa o estado de supresso das ondas mentais, que no ocidente recebeu a equivocada traduo de meditao. Meditar, em qualquer dicionrio ocidental, significa pensar sobre algo, o oposto do que o estado de dhyna. 13 Na filosofia Smkhya, naturalista, h uma descrio da natureza que a define como sendo o resultado da manifestao do Prusha (conscincia condensada) atravs da Prakrti (atributos da natureza). O Prusha a conscincia csmica que reside em tudo o que h no universo e o samdhi ocorre quando os atributos da Prakrti so dissolvidos e permitem a identificao do homem com sua essncia.
11

METODOLOGIA
Aps uma breve descrio do Yga e do Mtodo DeROSE, podemos comear a falar do prnyma propriamente dito, e abordando-o de acordo com dois pontos de vista distintos: contextualizando-o na prtica do ashtnga sdhana, procurando apontar que fenmenos cada tcnica desencadeia, e descrevendo-o num contexto mais amplo, fora da sala de prtica, e por isso mesmo tendo um carter diferente. Adotou-se uma metodologia que se aprofunda nos fundamentos gerais do prnyma, em oposio a uma descrio mais detalhada das tcnicas. Isso por que so muitos respiratrios diferentes, com as mais variadas caractersticas, sendo cada uma destinada manifestao de fenmenos distintos. O intuito foi o de trazer tona quais so as prticas essenciais que caracterizam um prnyma, diferenciando-o de uma respirao normal.

A AMPLIAO DA VITALIDADE
Prnyma um conjunto de tcnicas respiratrias que visam expanso da bioenergia. Isso quer dizer que a tcnica em si compreende algo a mais do que simplesmente respirar. Trata-se de agir com conscincia a fim de ampliar a captao e a absoro da bioenergia, ou prna. Durante o ato respiratrio, uma pessoa inspira oxignio, nitrognio, gs carbnico, e mais uma ampla gama de gases. Suspenso no ar em meio a todos esses vapores, est o prna, energia vital que permeia tudo no universo. Formado por pequenas partculas de energia, sua atuao no corpo se faz de forma automtica para uma pessoa que no tem conscincia do prna. Dessa forma, a sua influncia no corpo se limita ao trivial ato inconsciente da respirao. Porm, a bioenergia pode ser absorvida no s pelo ato respiratrio, mas tambm atravs da pele e de uma alimentao mais saudvel e consciente. O que diferencia o prnyma da respirao comum a conscincia plena no ato respiratrio, concentrando-se nas etapas de inspirao e expirao, e tambm nas fases de reteno cheia e vazia. H outros detalhes que caracterizam o prnyma, que sero descritos mais adiante. Os praticantes de Yga mais experientes transformam a respirao num ato superlativo de revitalizao, que atua de forma imediata no corpo e tambm extremamente prazerosa. O que torna o prnyma to fascinante a sua ao imediata, tanto no corpo fsico, trazendo mais energia e disposio, quanto nas esferas mais sutis, como os campos emocional e mental, que so fortemente influenciados pelo ritmo respiratrio. Por ser extremamente poderosa, sutil e discreta, o prnyma uma tcnica de Yga que facilmente aplicada fora do contexto da prtica. H inmeras situaes nas quais no s simples realizar um prnyma, como tambm extremamente til e benfico. Mas para obter autonomia suficiente e aplicar estas tcnicas no dia a dia, o praticante deve conhecer bem cada respiratrio e entender como se d a sua atuao no seu corpo. Mais que isso, deve manter-se bem atendo sua respirao no seu cotidiano para saber quando um respiratrio lhe necessrio. Assim, ser feita uma breve descrio de tcnicas bastante comuns numa prtica de SwSthya Yga. Cada uma delas ser contextualizada primeiramente no mbito do sdhana, e em seguida sero abordadas aplicaes fora da prtica.

CARACTERSTICAS PRTICAS DO PRNYMA Seguindo mais adiante na caracterizao das tcnicas respiratrias do Yga, podemos classific-las de acordo com alguns critrios bastante importantes: 1. Respirao consciente 1.1. Durante o prnyma a conscincia deve voltar-se somente para o ato respiratrio. Se o praticante no estiver focado no exerccio, apenas executando a tcnica de forma mecnica e automtica, o prnyma no se torna efetivo, e seus efeitos so reduzidos. 2. Respirao ampla e profunda 2.1. Nossa respirao se divide em trs fases, associadas regio do pulmo que utilizamos: respirao baixa, mdia e alta. 2.1.1. A respirao baixa responsvel por 60% da nossa capacidade pulmonar. a respirao abdominal, que tem como principal caracterstica o preenchimento dos pulmes a partir do aumento do volume do abdome. 2.1.2. A respirao mdia responsvel por cerca de 30% da capacidade pulmonar. Compreende a respirao intercostal, que consiste no aumento do volume da caixa torcica. 2.1.3. A respirao alta responsvel por aproximadamente 10% da capacidade pulmonar. Trata-se de uma respirao curta, que caracterizase pelo preenchimento dos pulmes pela regio alta do trax. Unindo todas essas fases num ciclo respiratrio, temos uma respirao ampla, profunda e extremamente prazerosa. A maioria das pessoas desconhece a sua capacidade pulmonar, e por esse motivo, ao chegar pela primeira para uma prtica de Pr-Yga, este um dos primeiros fundamentos que o aluno aprende. 3. Respirao nasal e silenciosa (salvo raras excees) 3.1. Nosso sistema respiratrio dotado de mecanismos que filtram o ar que respiramos. Esses filtros esto localizados na mucosa nasal, e tanto servem para barrar impurezas como para filtrar o ar termicamente. Por isso as tcnicas de prnyma so exclusivamente nasais. H algumas excees, como o chitali prnyma, mas majoritariamente a respirao nasal. 3.2. Outro detalhe importante a sutileza da respirao, que deve ser silenciosa. Algumas tcnicas chegam a ser to sutis que um observador no percebe a respirao do praticante. O silncio na tcnica reflete o grau de interiorizao que a prtica proporciona. H algumas excees, por exemplo, o bhstrika, o respiratrio do sopro rpido, que deve ser rpido e curto, gerando rudo forte durante a inspirao e a expirao.

4. Aplicao de ritmos respiratrios matra 4.1. O ritmo uma das mais fortes ferramentas dos respiratrios. Consiste em conduzir o fluxo da respirao por cada uma de suas quatro fases: inspirao (praka), reteno cheia (kmbhaka), expirao (rchaka) e reteno vazia (shnyaka). 4.1.1. Praka a etapa de captao do prna, atravs da inspirao. Tem carter de expanso interior, ampliando a reserva de energia no corpo. Devese associar a mentalizaes de absoro da bioenergia. 4.1.2. Kmbhaka a etapa de reteno do ar nos pulmes. Tem carter renovador, revitalizando cada clula do organismo. Nesta fase, o foco das mentalizaes deve ser a assimilao do prna, proporcionando regenerao celular, aumento da vitalidade e uma enorme sensao de prazer. 4.1.3. Rchaka a etapa de expirao, exalando o prna excedente que no foi assimilado, devolvendo-o ao ambiente. Nessa fase, h uma caracterstica de expanso exterior, ampliando o espao vital ao redor do corpo. O prna sai no s pelas narinas, mas tambm pela pele, acumulando-se e formando uma redoma energtica em torno do praticante. A mentalizao desta fase associase ao aumento da percepo do espao atravs do campo energtico. 4.1.4. Shnyaka a etapa de reteno com os pulmes vazios. a fase de carter introspectivo, que volta a ateno para dentro. Em shnyaka, o praticante experimenta uma sensao de interiorizao. 5. Aplicao de bandhas contrao de plexos e glndulas Os bandhas so tcnicas avanadas do Yga, utilizadas nos exerccios respiratrios, e em algumas tcnicas orgnicas. Consistem em contraes de plexos e glndulas visando dinamizao do prna no interior do organismo. Nosso corpo possui diversos canais energticos por onde flui o prna, as ndis. Cada ponto de cruzamento de ndis gera um pequeno vrtice de energia, chamado chakra. Existem milhares de chakras espalhados pelo organismo, responsveis pelo gerenciamento do fluxo energtico. Distribudos ao longo da coluna vertebral, h sete chakras principais, verdadeiros centros de fora que distribuem a energia pelo nosso corpo. O fluxo da energia segue princpios fsicos, e por isso impostas, como a gravidade e a polaridade. A bioenergia nosso corpo, dividindo-se e se especializando em metabolismo. Apenas como carter explicativo, segue a prna, ou vay14:
14

est sujeita a influncias se diferencia ao entrar no funes especficas do distino de cada tipo de

Prna vay localizado na regio do peito, responsvel pela captao da energia Apna vay localizado na regio coccnea, gerencia os processos de excreo. Uddana vay localiza-se na regio da laringe, e est associado, entre outras coisas, expresso facial. Vyna vay presente em todo o corpo, responsvel pela separao e distribuio da bioenergia, fazendo- chegar a cada parte do corpo. Samna vay localiza-se na regio gastro-intestinal, e est associado aos processos de digesto e assimilao.

Vay significa vento, e uma forma de classificar os tipos de prna.

10

Os dois primeiros so os mais importantes para a prtica, e serviro aqui para explicar como atuam os bandhas. No fluxo energtico que ocorre naturalmente no organismo, o prna vay tende a fluir em sentido ascendente, em direo ao alto da cabea, por onde dissipado, e o apna vay por sua vez, tende ao lado oposto, fluindo em sentido descendente, em direo base da coluna, onde tambm ocorre a sua disperso. Os bandhas so contraes musculares que pressionam determinadas regies do corpo por onde o prna se esvai, com isto visando reduo da disperso natural da bioenergia. 5.1. Mla bandha a contrao forte dos esfncteres de nus, uretra e da musculatura do perneo. Estimula o sistema nervoso central, e o chkra15 localizado na base da coluna, o mldhara, onde reside a energia de kundalin. Pode-se utilizar durante as retenes com pulmes cheios ou vazios. Uma variao a contrao ritmada, o aswin bandha, que consiste em contrair e soltar de forma rpida e repetitiva. Este bandha atua na reteno do apna, forando-o a subir, invertendo o seu sentido normal de sada pela regio coccnea. 5.2. Uddiyana bandha a suco do ventre, forando-o para dentro do corpo e para cima. Deve ser feito na fase de shnyaka. Por aumentar a elasticidade da musculatura do diafragma, contribui fortemente para o aumento da capacidade pulmonar. Alm disso, no plano energtico, fora o encontro de prna e apna na regio do plexo solar, estimulando o despertamento de kundalin. 5.3. Jihv bandha jihva significa lngua. Consiste em pressionar o palato mole com a ponta da lngua, localizado na parte posterior do cu da boca. Esse ponto conhecido pelo encontro das trs principais ndis: sushumn, id e pingal. Ao executar jhiva bandha, evita-se que a energia seja dispersada pelo alto da cabea, fazendo o prna retornar ao centro do corpo. 5.4. Jalandhara bandha este bandha feito comprimindo o queixo no alto do peito. Fora a energia ascendente a retornar ao centro do corpo. Sua atuao fsica a compresso das artrias que levam sangue ao crebro, com a conseqente elevao da presso arterial nessa regio. Isso gera um comando do crebro para reduzir a intensidade dos batimentos cardacos, reduzindo a presso arterial, e contribuindo para um estado de maior estabilidade da mente. 5.5. Bandha traya consiste na utilizao de trs bandhas de forma simultnea: mla bandha, uddiyana bandha e jalandhara bandha. Essa combinao usada na fase de shnyaka, a reteno com os pulmes vazios. O principal efeito o estmulo ascenso de kundalin. O mla bandha impede a disperso do apna vay pela base da coluna, forando-o a subir coluna acima; o jalandhara bandha inverte o sentido do movimento do prna vay, conduzindo-o para coluna abaixo. Esses dois vays se encontram na regio do plexo solar, e nessa regio, o uddiyana bandha refora ainda mais o vrtice de energia atravs da suco do abdome. A assimilao do prna atravs da respirao intensificada pelos bandhas, que inicialmente evitam a sua disperso, e num segundo momento contribuem para o direcionamento da bioenergia para as regies desejadas. Como complemento, ainda h mais um fator determinante na execuo dos prnymas: as mentalizaes.

15

Chakra cetro de fora responsvel pela distribuio de prna no corpo humano.

11

6. Mentalizao de fluxos energticos A mentalizao uma das ferramentas mais poderosas que o ser humano possui. Antes de construir uma casa, o arquiteto projeta, antes de projetar ele rascunha no papel, mas antes mesmo de rascunhar, ele imaginou a casa em questo. Tudo que o homem faz passa antes pelo processo de imaginao, de visualizao mental de algum objetivo que se quer ver concretizado. Na prtica de prnyma, a mentalizao visa intensificao da captao e dinamizao da bioenergia, bem como estabilizao da conscincia. Por ser uma energia sutil, o prna responde muito bem s mentalizaes. Durante a execuo de um prnyma, a mente pode conduzir a bioenergia atravs do corpo, visando ativao de chakras e ao despertamento de kundalin. Se observarmos o escalonamento dos veculos de manifestao do homem (corpos do homem), a bioenergia compreende o corpo fsico energtico. Entre o campo mental e o campo fsico energtico h o campo emocional, que tende a dificultar eclipsar a manifestao mental. Atravs de uma atuao direta da mente sobre a bioenergia campo mental sobre o fsico energtico possvel driblar os efeitos da esfera emocional, que tendem a dificultar a concentrao e dispersam a mente. As mentalizaes durante o prnyma ocorrem em dois nveis: 6.1. Mentalizao de cores a utilizao de cores est relacionada a atributos que cada cor pode proporcionar ao corpo: 6.1.1. alaranjado fora, energia, vitalidade, 6.1.2. verde esmeralda sade generalizada, 6.1.3. azul celeste descontrao, alvio de estresse, 6.1.4. rosa carinho, compaixo, afetuosidade, 6.1.5. dourada ampliao da capacidade intelectual, 6.1.6. violeta proteo e alvio krmico. Cada mentalizao se associa a uma dessas cores, dependendo do intuito do instrutor ou do praticante. 6.2. Direcionamento da mentalizao ao mesmo tempo em que se constroem imagens mentais ligadas a cores especficas, deve-se, num estgio ainda mais avanado de prtica, direcionar essas luminosidades para as regies desejadas, como por exemplo chakras especficos que se pretende trabalhar durante o sdhana. Cada tcnica de prnyma visa um objetivo especfico. H prticas que intensificam a captao de prna por hiperoxigenao, numa atuao mais densa, ou atravs de mentalizaes intensas, que configuram um exerccio mais sutil, mas extremamente poderoso. Na prtica, o instrutor responsvel pela escolha das tcnicas dadas em aula, e por isso deve conhecer bem cada uma das caractersticas dos respiratrios a fim de proporcionar aos alunos vivncias poderosas, mas ao mesmo tempo seguras.

12

INTENSIFICANDO AS VIVNCIAS Uma vez que temos um panorama geral com as caractersticas principais do prnyma, possvel agora descrever como podemos aplicar um prnyma em situaes corriqueiras da vida cotidiana. Mais uma vez vale a pena frisar a importncia da constncia da prtica diria do ashtnga sdhana. As vivncias so intensificadas com a disciplina e s elas possibilitam os insights que transportam a prtica para a vida, transformando desta forma o praticante em um ygin. Em que situaes poderamos aplicar uma tcnica respiratria diferenciada? Na verdade, a todo o momento deve-se ter conscincia da respirao. Entretanto, a mente est sujeita a tantas influencias externas ainda mais com as novas tecnologias da informao, que bombardeiam o indivduo at com dados que ele no precisa que fica difcil manter-se focado durante o dia todo. O ritmo respiratrio est sempre associado ao estado emocional, sendo que o sentido de influncia se faz geralmente do estado emocional para o ritmo respiratrio. Ou seja, uma determinada emoo tende a alterar o ritmo da respirao. Uma das mais valiosas contribuies do Yga foi a descoberta da relao entre os estados emocionais e os ritmos respiratrios. Observou-se que uma pessoa respira de forma curta e mais contida quando est aflita, ansiosa ou triste. Isso gera uma deficincia respiratria, e num dado momento o corpo pede oxignio. Ento, a pessoa inspira rpida e profundamente, soltando o ar logo em seguida. Esse tipo de respirao suspirada sempre esteve associado a estados de tristeza e melancolia. Os ygins perceberam que h uma relao de causa e efeito: a tristeza e a melancolia so estados emocionais que condicionam o homem, levando-o a adotar um determinado ritmo respiratrio. Seria possvel usar o caminho inverso e alterar o estado emocional mudando a cadncia da respirao? Esse tipo de raciocnio lgico pode ser considerado uma verdadeira cincia oriental, com um mtodo claro de abordagem dos fenmenos naturais. Como o Yga surgiu numa civilizao naturalista, que cultuava a natureza e seus fenmenos, muita experimentao foi feita, e hoje temos um legado de mais de 50 tcnicas respiratria diferentes, poderosas e seguras, que atuam das mais diversas maneiras. Esse tipo de pensamento quase cartesiano que aborda o fenmeno dividindo-o em partes menores provm da filosofia Smkhya, que consiste na mais antiga filosofia terica hindu, e talvez uma das mais antigas do mundo. Surgiu numa civilizao muito antiga, que data de um perodo proto-histrico cerca de 5.000 atrs. Sua principal caracterstica essa abordagem naturalista do mundo, ou seja, no mstica. Procura entender como os fenmenos ocorrem, e no o porqu de suas manifestaes. Sem dvida a compreenso deste sistema filosfico, o Smkhya, tem muito a contribuir para o aprimoramento do praticante. Isso por que ao estudar os seus princpios filosficos, extremamente ligados natureza e esclarecedores quanto relao que cada fenmeno tem com a vida, o praticante se v como parte do todo, e por isso se torna mais consciente de si. O Yga que se fundamenta nessa filosofia, que a utiliza como aporte terico, apresenta uma caracterstica tcnica extremamente poderosa, e as tcnicas de prnyma so bons exemplos da eficincia desse ponto de vista filosfico.

13

APRIMORANDO A CONCENTRAO Na prtica de Yga, o poder de foco fundamental para atingir estados mais sutis de conscincia. O praticante experiente se utiliza principalmente de um ritmo respiratrio cadenciado a fim de obter maior estabilidade emocional e em seguida mental. A melhor maneira de faz-lo aplicando ritmos que ampliam o tempo da expirao, pois assim o organismo reduz os batimentos cardacos, diminuindo as oscilaes internas e conduzindo a um estado de maior estabilidade mental. Os efeitos j podem ser sentidos aps apenas alguns ciclos realizados num ritmo 1-2-3-016, por exemplo. Como mencionamos acima, o benefcio imediato desta tcnica proporcionar estabilidade emocional e mental. O aumento no tempo de expirao diminui o nvel de oxignio no sangue produzindo reduo dos ritmos internos. Numa situao de nervosismo e estresse, se este ritmo for adotado, ajudar a pessoa a raciocinar de maneira clara, pois estabilizar seu campo emocional. Todos j ouviram dizer que no bom tomar decises de cabea quente. E ainda h aquela mxima que diz que num momento de nervosismo, respire fundo e conte at dez. Isso um exemplo de que o ritmo respiratrio conduz o fluxo das nossas emoes. Na prtica regular, o tams prnyma17, costuma ser utilizado antes da prtica de meditao, com a finalidade de proporcionar a estabilidade da mente. Na medida em que reduz o ritmo respiratrio, o praticante adentra um estado de aquietamento mais intenso. No tams, o fluxo da respirao tende a ser to lento, que se uma pluma estivesse flutuando abaixo das narinas, ela no se moveria. Esse ritmo pode ser considerado difcil para um iniciante. Nesses casos, recomenda-se um ritmo quadrado18, 1-1-1-1, no qual o praticante ir adotar o mesmo tempo para cada fase da respirao. Aos poucos passar a ritmos mais avanados, at chegar no 1-2-3-0. AMPLIANDO A VITALIDADE Podemos observar na cincia ocidental algumas explicaes para os fenmenos desencadeados pelo prnyma. Sabe-se que o sistema respiratrio est intrinsecamente ligado ao sistema cardiovascular. Os cientistas estudaram o funcionamento do metabolismo humano, descobrindo que quando uma pessoa aumenta sua atividade fsica, necessita de mais oxignio para suprir s suas clulas. Isto leva ao aumento do fluxo sanguneo e em contrapartida, aumenta tambm o ritmo respiratrio para renovar o sangue com mais velocidade e intensidade. Em situaes de intensa atividade fsica respiramos de forma mais rpida, mas isso se faz automaticamente, pois nosso corpo pede por oxignio. Essa carga extra de energia servir para abastecer nosso corpo com o combustvel que necessita durante a prtica de exerccios. Entretanto, ao adotarmos um ritmo respiratrio mais intenso em repouso, uma grande quantidade de energia ser canalizada para nossas clulas. Com o corpo parado, o consumo dessa energia no to imediato, e ela tende a se acumular por todo o corpo, gerando um efeito de hiperoxigenao. Essas so as caractersticas do bhstrika, o respiratrio do sopro rpido. Durante o ashtnga sdhana, esse respiratrio feito sentado, inspirando e espirando rapidamente, produzindo um forte rudo. Essa tcnica proporciona um estado de prazer
16

Cada nmero representa uma das quatro fases da respirao, descritos do item 4.1.1 ao 4.1.4.

17
18

tams inerte, inrcia. o respiratrio lento e imperceptvel.


chaturanga prnyma

14

imenso, pois a energia sentida com intensidade. A funo canalizar mais energia para dentro do corpo. O prprio nome da tcnica, bhstrika, se traduz por fole, pois a rpida movimentao do abdome durante o exerccio se assemelha de um fole bombeando oxignio em direo a uma chama. Ao contrrio do tams, o intuito deste respiratrio ampliar a energia interna, aumentando o fluxo de oxignio e com isso a capacidade de raciocnio rpido. Uma adaptao deste respiratrio pode ser adotada em momentos de sonolncia, quando preciso estar desperto no trabalho ou ao volante de um carro, por exemplo. Como o sopro rpido no uma tcnica muito discreta, uma alternativa intensificar a respirao, prolongando ambos os tempos de inspirao e expirao, mas sem retenes vazias ou cheias. Dessa forma o corpo carregado por energia nova, num fluxo mais intenso de oxignio que tende a hiperoxigenar o crebro, gerando um estado mais desperto.

CONCLUSO
O intuito deste trabalho foi descrever os principais aspectos das tcnicas respiratrias, contextualizando-as na prtica regular de SwSthya e apontando algumas aplicaes em situaes normais da vida do praticante. Para que um leitor leigo em Yga pudesse compreender o texto, procurei descrever, ainda que brevemente, a primeira caracterstica do SwSthya Yga, o ashtnga sdhana. Essa prtica a principal ferramenta utilizada no Mtodo DeRose e proporciona aos praticantes vivncias verdadeiramente transformadoras. O Yga gera um aprendizado excepcional. Ao travar contato com tcnicas de mentalizao, respirao, mantras e tcnicas corporais, passamos a conhecer melhor os nossos mecanismos internos, a maneira como reagimos a certos estmulos e condicionamentos, mas principalmente aprendemos a atuar de forma consciente sobre nossos atos, emoes e pensamentos. A conseqncia direta disso que aos poucos o praticante amplia para fora da sala de prtica as vivncias que aprende dentro dela. Aps as explicaes prvias da estrutura do SwSthya e do prnyma, procurei apontar duas tcnicas respiratrias que podem ser usadas pelos praticantes em seu cotidiano, cada qual com um propsito bem distinto: uma para aquietar e au mentar o poder de foco e concentrao (tams), e outra para despertar, ampliar a energia e a capacidade de raciocnio rpido (bhstrika). O simples fato de tomar conscincia da respirao j ajuda o praticante no seu dia a dia, mas quando ele consegue cadenciar o ritmo os resultados so muito mais intensos. Como concluso, vale a pena reforar a importncia da prtica regular do ashtnga sdhana. De nada adianta procurar aplicar os respiratrios e outras tcnicas do Yga no dia a dia sem manter a disciplina no sdhana, pois atravs dele que intensificamos a nossa evoluo rumo ao auto conhecimento. Essa evoluo nos torna mais conscientes de ns mesmos, nos traz verdadeiros insights, e esse exerccio deve ser praticado diariamente. Assim ser possvel atingir um nvel significativo de auto-suficincia, que uma das muitas tradues do termo snscrito SwSthya!

15

REFERNCIAS DeRose. Tratado de Yga (Yga Shstra). So Paulo: Nobel, 2007. CASTRO, Rosngela de. Respirao total. So Paulo: Uni-Yga, 2007. SANTOS, Srgio. Yga, Smkhya e Tantra. So Paulo: Uni-Yga, 2001.

16

S-ar putea să vă placă și