Sunteți pe pagina 1din 9

Atividade 1

Solicite aos estudantes que observem estas imagens da HQ de Antnio Eder:

Fonte: http://veresaber.zip.net/images/casulo01.gif

Vamos discutir:

Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber vrias mensagens subliminares, quais as que identificam? Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona? Quais as reaes do personagem? Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que h de diferente entre elas?

Convite os alunos a conversarem com os colegas ao seu lado

Aps estas discusses iniciais, vamos refletir:


Ns podemos ser comparados ao personagem da histria em quadrinhos? Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinio a mais correta? H diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade? Que cincia explica a realidade, a sociedade?

Solicite que os alunos registrem as discusses e reflexos em seu caderno.

Atividade 2

Professor faa uma breve retrospectiva da histria do Brasil, contextualizando as represses polticas, o autoritarismo dominante em vrios momentos de nossa histria, de tal forma que o estudante perceba como as relaes de poder oprimem a liberdade de expresso e utilizam aparelhos ideolgicos para perpetuar um determinado ponto de vista. Estabelea uma relao com as discusses anteriores.

Levantados os dados com a turma, procure identificar os pontos chaves que nortearo a aula. Nossa sugesto a seguinte:

O que Sociologia? Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade? Quais os principais tericos da Sociologia? A Sociologia importante para ns e para a sociedade atual?

Atividade 3

Inicie as atividades orientando os alunos que os vdeos selecionados tm o objetivo de introduzir noes bsicas de Sociologia e como ela despontou no Brasil. Disponvel em: http://br.youtube.com/watch?v=4tLRDjza0qQ

Disponvel em: http://br.youtube.com/watch?v=RC7m-hQb9IE

Assista aos vdeos com seus alunos e em grupos sugira as seguintes questes para anlise:

O que sociologia Como surgiu a Sociologia? O que provocou o seu surgimento? Qual a importncia de Augusto Conte para a Sociologia? O que pensar sociologicamente? Qual a sua importncia? A que interesse a Sociologia atendeu, inicialmente, no Brasil?

Solicite aos alunos que anotem as reflexes em seu caderno. Esta atividade poder ser realizada em grupos.

Atividade 4

Para o Professor:

Banco Internacional de Objetos Educacionais. O site apresente 68 recursos para o Ensino de Sociologia. Disponvel em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/46 acessado em 17/12/2008

Ministrio da Educao. MEC aprova obrigatoriedade da Sociologia e Filosofia no Ensino Mdio. Disponvel em http://www.seednet.mec.gov.br/noticias.php?codmateria=1850 acessado em 17/12/2008.

MEC. Polticas de Ensino Mdio Orientaes Curriculares de Sociologia. Disponvel para download em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf acessado em 17/12/2008.

Para os estudantes:

Brasil Escola. Resumo sobre o surgimento da Sociologia. Disponvel em http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm acessado em 17/12/2008.

Cola da web. Sociologia: temas gerais e artigos introdutrios. Disponvel em: http://www.coladaweb.com/sociologia.htm acessado em 17/12/2008.

Mundo Cincia. Sociologia: como surgiu e principais tericos. Disponvel em: http://www.mundociencia.com.br/sociologia/sociologia.htm acessado em 17/12/2008.

Atividade 5:

Momento para confrontarmos as idias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construdos durante a teorizao. Sugerimos que a turma reveja suas anotaes do caderno, no sentido de verificar como a construo de conceitos foi se alterando medida que estudamos este tema. Sugerimos que os estudantes elaborem um texto argumentativo, procurando sugerir solues ou alternativas para que o estudo da sociologia traga contribuies para o desenvolvimento do senso crtico no aluno. Neste momento o professor perceber se houve a aprendizagem efetiva, isto , se o estudante estabelece relao da teoria com a realidade social.

Atividade 6:

Proponha aos alunos a construo de um painel, para ser afixada no edital da escola, com recortes de propagandas, imagem, textos informativos, charges, histrias em quadrinhos, que demonstrem vrios pontos de vista sobre a mesma realidade, ou seja, como os meios de comunicao podem tornar as pessoas alienadas ou sujeitas a uma ideologia.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematizao no ensino superior e sua contribuio para o plano da prxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edio especial. p. 7 a 12. nov. 1996.
Recursos Complementares

Acesse o site oficial de seu estado para analisar as diretrizes curriculares que norteiam o ensino de Sociologia no Ensino Mdio.
Avaliao

A avaliao ser realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formao de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenes, procurando, atravs do dilogo, perceber se houve apropriao dos contedos propostos

e uma mudana de postura frente aos problemas levantados, no que se refere superao de idias do senso comum para a dimenso sociolgica. O professor acompanhar necessrias, incentivando leituras e a retomada de contedos,
se necessrio.

S-ar putea să vă placă și