Sunteți pe pagina 1din 149

Francisco Cndido Xavier e J.

Herculano Pires

Testemunho

Na Hora do

Editora Paidia Ltda.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

Ttulo: Na Hora do Testemunho Autor: Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

Capa de: caro

Direitos reservados pelos Autores, segundo os dispositivos legais. Direitos de traduo s podero ser cedidos pelos Autores.

Pedidos : Editora PAIDIA Ltda. Rua Dr. Bacelar, 505-A Tel. 549-3053 04026 So Paulo, SP. Brasil www.editorapaideia.com.br

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

(Contracapa)

Na Hora do Testemunho
Chega um momento em que temos de dar testemunho da nossa convico, da nossa fidelidade aos princpios que esposamos. Se no formos capazes de sustent-los e defend-los damos uma prova de insegurana moral e tramos a ns mesmos. A traio aos nossos princpios, aos textos bsicos da nossa convico um insulto nossa dignidade pessoal, que se revela inconsistente. Os que assim procedem s tm um meio de reabilitao: a retratao pblica e a renncia aos cargos que exercem no plano doutrinrio que traram.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

Este volume dedicado a todos os que souberem ser dignos na hora do testemunho,
demonstrando rejeitando

a sua firmeza de convico, o crime da profanao, no se omitindo em face da traio, exigindo o respeito Codificao, resistindo ao conluio da adulterao.

Aos que se entregaram s sugestes inferiores, vaidade pessoal e aos interesses institucionais, pensando servir Causa ao agradar aos homens, a nossa piedade e a nossa prece. Aos trnsfugas que desertaram e hoje clamam por esquecimento, a nossa advertncia quanto aos perigos do futuro.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

ndice
Na Hora do Testemunho (Rudmar Augusto) .......................... 7 Os Textos de Kardec (Francisco Cndido Xavier).................. 9 Convico Doutrinria (Irmo Saulo) ................................... 10 Na Hora do Testemunho ......................................................... 13 Ignorncia e Beatismo............................................................. 16 Antes do Cantar do Galo ........................................................ 18 Antes do cantar do galo (J. Herculano Pires) ......................... 18 Questo de tica..................................................................... 23 Vaidade das vaidades............................................................. 25 Chico Xavier Pede um Livro .................................................. 30 Crnicas da hora amarga (J. Herculano Pires) ....................... 30 Existncia terrestre (Emmanuel)............................................ 32 Adulterao do Evangelho (Irmo Saulo) .............................. 34 Tarefas e decepes (Chico Xavier) ...................................... 36 Desapontamento (Emmanuel)................................................ 37 Coincidncias significativas (Irmo Saulo)............................ 39 Em torno da Codificao (Chico Xavier)............................... 41 Codificao acima de tudo (Irmo Saulo).............................. 42 Do arquivo de Emmanuel (Chico Xavier).............................. 45 Bnos ocultas (Emmanuel)................................................. 46 A taa da desiluso (Irmo Saulo) ......................................... 48 Lembrana do Cristo (Chico Xavier) ..................................... 50 Orao por ns (Maria Dolores) ............................................ 51 Saber amar (Irmo Saulo) ...................................................... 54 Trabalho urgente (Chico Xavier) ........................................... 56

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

Viagem acidentada (Cairbar Schutel) .................................... 57 Na hora do testemunho (Irmo Saulo) ................................... 58 Desavenas e antagonismos (Chico Xavier) .......................... 60 Desculpa e bno (Emmanuel)............................................. 61 Guerra e paz (Irmo Saulo).................................................... 63 Problemas da evoluo (Chico Xavier).................................. 65 Auto-renovao (Emmanuel)................................................. 66 Em defesa de Chico (Irmo Saulo) ........................................ 69 Carta-confisso (Chico Xavier) ............................................. 71 A trama da adulterao (Irmo Saulo) ................................... 73 Consolador prometido (Chico Xavier) ................................... 76 A sublime tarefa (Emmanuel) ................................................ 77 Momento de reflexo (Irmo Saulo) ...................................... 79 Responsabilidade doutrinria (Chico Xavier) ........................ 82 A difcil humildade (Irmo Saulo) ......................................... 83 Chico Xavier com Jesus e Kardec (Chico Xavier) ................. 86 O exemplo maior (Irmo Saulo) ............................................ 87 As Cartas de Chico Xavier...................................................... 90 Os documentos da angstia (J. Herculano Pires) ................... 90 Psicologia da Liderana Esprita J. Herculano Pires) ........ 101 Psicologia da liderana esprita............................................ 101 Tipos de liderana................................................................ 104 Psicologia dos lderes .......................................................... 111 A cultura esprita ................................................................. 125 Poesia da Adulterao........................................................... 127 O envolvimento das trevas (J. Herculano Pires) .................. 127 O Evangelho e o mundo....................................................... 129 A ceia dos cardeais .............................................................. 133 Ficha de Identificao Literria ........................................... 147

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

Na Hora do Testemunho
(Rudmar Augusto)
A crista do galo marca, ponteiro do desafio, a hora amarga da Arca profanao de gentio. Sangue e fogo no esplendor da aurora de um nova dia. Pilatos lava o favor nas guas da covardia. Canta o galo, canta o galo, terceira vez ele canta. Pedro sente trespass-lo trs golpes de espada santa. Pesqueiros da Galilia, num mar de cinza e de rosa, lembram no cu da Judia a pesca miraculosa. A hora da Loba Roma que devorou os rabinos. Ningum a vence nem doma no entranar dos destinos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

Na hora do testemunho rompe-se o vu do sacrrio. Tremem as mos sobre o punho da espada do legionrio. Na amargura e na mudez da noite das agonias, Pedro chora a sua vez e ouvem-se litanias. A Loba dorme saciada digerindo os seus rabinos. Sobre a tnica sagrada completam-se os desatinos: O esquadro legionrio joga dados no Calvrio.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

Os Textos de Kardec
(Francisco Cndido Xavier)
A sua veemncia e sinceridade, na defesa da Obra de Allan Kardec, me fez pensar muito no cuidado que todos ns, os espritas, devemos ter na preservao dos textos referidos, sob pena de criarmos dificuldades insuperveis para ns mesmos, agora e no futuro. Meditando nisso, sou eu quem me sinto honrado em enviar-lhe estas publicaes, no intuito de demonstrarmos em livrodocumentrio a elevao da sua defesa e o meu respeito no tocante Codificao kardeciana, que nos cabe enderear ao futuro to autntica quanto nos seja possvel. No caso de ser levado adiante o lanamento de um livro nessas diretrizes, o prezado professor poder usar, ou apresentar no contexto do volume, qualquer trecho ou a total correspondncia que lhe tenho enviado sobre o assunto, pois isso poder clarear a atitude que tomei.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

10

Convico Doutrinria
(Irmo Saulo)
Nesta antevspera de mais um aniversrio dO Livro dos Espritos, que transcorrer no prximo domingo, necessrio lembrarmos a importncia de constante vigilncia na preservao e defesa das obras fundamentais da Doutrina. E isso s pode haver se os espritas estiverem convictos do valor e da significao espiritual e cultural dessas obras. Infelizmente no foi o que se viu no recente episdio de adulterao de O Evangelho Segundo o Espiritismo, com a venda total da edio ao pblico desprevenido e a sustentao pblica da adulterao pela prpria Federao Esprita do Estado de So Paulo. O que ento se viu foi uma demonstrao alarmante de falta de convico doutrinria por parte dos responsveis pela tradicional instituio. 1 Essa falta de convico e de zelo pela Doutrina o resultado de muitos anos de infiltrao de princpios estranhos nos prprios cursos de Espiritismo dados pela Federao e por numerosas entidades a ela filiadas. O ensino deturpado s poderia levar o meio esprita desfigurao dos textos de Kardec. No plano cultural, a adulterao um crime que s pode ser desculpado pela ignorncia. No plano espiritual a profanao da verdade revelada. E em ambos os planos, mas particularmente no moral, a adulterao um ato de traio. Mas todas essas qualificaes se
1

Todos os textos, mensagens e cartas deste livro foram escritos nos anos de 1974 a 1976. A verso adulterada de O Evangelho Segundo o Espiritismo fora publicada pela FEESP em julho de 1974, como relatado no captulo seguinte. (Nota do digitalizador)

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

11

reduzem apenas a uma: a ignorncia quando o procedimento revela, em sua prpria forma e nas tentativas de sua justificao, o mais lamentvel desconhecimento do prprio sentido dos trechos adulterados. Chico Xavier, que tentaram envolver nesse processo lamentvel, tomou posio clara e definida em defesa da inviolabilidade dos textos de Kardec. Mas como persistiram os realizadores da faanha em apont-lo como envolvido, o famoso e querido mdium solicitou a publicao de um livro-documentrio, a fim de que no se possa, no presente e no futuro, continuar a cit-lo como implicado na questo. Houve tambm os que reconheceram o erro cometido e se opuseram ao prosseguimento do plano adulterador, que pretendia desfigurar toda a Codificao do Espiritismo, segundo documentos oficialmente divulgados. A atitude de Chico Xavier e desses poucos (pouqussimos) que tiveram a coragem de penitenciar-se, contrasta com a falta de convico da maioria dos chamados lideres espritas que se omitiram e calaram diante do aviltamento de sua prpria doutrina. O sintoma evidente de insensibilidade decepcionou todos os espritas sinceros. E mais grave se torna quando sabemos que a Doutrina Esprita no foi elaborada por Kardec, mas pelos Espritos Superiores, sob a orientao constante do Esprito da Verdade (nome derivado dos textos evanglicos) e sob a gide do prprio Cristo, segundo a sua promessa registrada pelos evangelistas, particularmente no Evangelho de Joo. O remdio contra esse estado mrbido depende de medidas que no foram tomadas: o afastamento dos responsveis pela adulterao dos cargos diretivos da instituio; a reformulao imediata dos cursos de doutrina e de mdiuns, com excluso dos

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

12

livros, folhetos e apostilas adulterantes; o retorno imediato aos livros bsicos de Kardec como nicas fontes legtimas de ensino esprita; o reconhecimento da posio subsidiria das obras de Andr Luiz, hoje superpostas s de Kardec; a condenao e excluso total das obras de mistificao ou de mistura indbita de doutrinas estranhas. Enquanto isso no for feito, as razes amargas da adulterao continuaro a fermentar no meio esprita e a alimentar a vaidade de pretensos instrutores e mestres. Temos de escolher entre ser espritas ou ser mistificadores da doutrina.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

13

Na Hora do Testemunho
Este um livro diferente na bibliografia esprita. O testemunho de uma hora amarga, precisamente da hora em que os espritas brasileiros, muito confiantes na solidez do seu movimento doutrinrio, foram chamados a dar testemunho de sua convico esprita. O desafio no partiu de nenhuma presso externa, mas do prprio meio esprita. Acostumados a encarar o Espiritismo, no seu aspecto religioso, como o Cristianismo Redivivo, renascido em esprito e verdade, depurado das infiltraes pags e judaicas, viram-se de sbito ameaados de deformaes internas, promovidas nos prprios textos fundamentais da Doutrina pela Federao Esprita do Estado de So Paulo, at ento considerada coma a principal guardi da pureza doutrinria em todo o Brasil. E o que mais assustava era que os elementos incumbidos da renovao dos textos diziam-se autorizados pelo mdium Francisco Candido Xavier, exemplo de fidelidade e dedicao Doutrina. O desafio colhera de surpresa a todos, com o lanamento abrupto de uma edio adulterada de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. A Federao autorizara o seu Departamento do Livro a realizar a faanha. E o departamento tomara as devidas cautelas realizando seus trabalhos entre quatro paredes. Essa tcnica antiesprita desnorteara a todas. O livro surgia de um golpe, como um fato consumado, numa edio de trinta mil exemplares, em parte j vendida antecipadamente a vrios Centros e Grupos Espritas. E trazia duas explicaes justificadoras: uma do tradutor, Paulo Alves de Godoy, e outra do Departamento do Livro, que expunha um plano de completa e

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

14

total reviso de toda a Codificao Doutrinria de Allan Kardec. Uma novidade a mais, entre as muitas novidades desta hora de inquietao mundial, seguindo o exemplo das deformaes catlicas e protestantes das novas edies da Bblia e dos Evangelhos. Mas alguns espritas zelosos no aceitaram com bons olhos a novidade. A edio adulterada sara em Julho de 1974. O Grupo Esprita Cairbar Schutel, de Vila Clementino, denunciou o fato e lanou um movimento de protesto, espalhando por todo o pas 5 mil boletins e 40 mil exemplares do tablide MENSAGEM, com anlise rigorosa e condenao enrgica das modificaes do texto. Outros grupos e instituies doutrinrias aderiram a esse movimento de reao e a polmica extravasou na imprensa e no rdio. A FEESP tentou sustentar a sua posio, o Grupo Esprita Emmanuel, de So Bernardo do Campo, colocou-se ao seu lado e afastou abruptamente Herculano Pires da direo do programa No Limiar do Amanh, da Rdio Mulher. O grupo da Federao ameaou tambm tirar-lhe a crnica esprita que h trinta anos mantm no Dirio de So Paulo, mas nada conseguiu. A polmica alastrou-se pelo pas, mas apenas alguns lderes espritas se manifestaram. As Federaes dos Estados enviaram protestos FEESP, mas no foram alm disso. A Confederao Esprita Argentina tambm protestou. Enquanto isso, a FEESP vendia a edio adulterada. Mais tarde, a assemblia geral da Unio das Sociedades Espritas, reunida na prpria sede da FEESP, condenou por unanimidade a adulterao e os adulteradores foram vencidos, mas nem todos convencidos. A Liga Esprita do Estado tomou posio firme contra a adulterao. Jorge Rizzini, que a apoiava, foi logo mais afastado da direo do programa Um passo no Alm, que mantinha, na rdio das Casas Andr Luiz. Fez-se em todo o pas o que Herculano chamou de O Silncio dos Rabinos, ao tilintar das moedas de Judas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

15

O mdium Francisco Candido Xavier, apesar de sua costumeira iseno em polmicas doutrinrias, acabou manifestandose contra a adulterao e tomou posio firme e clara na defesa dos textos de Kardec. A maioria dos chamados lderes espritas no se manifestou. A hora do testemunho provara mal, revelando a falta de convico da maioria absoluta, e portanto esmagadora, do chamado movimento esprita brasileiro. Mas os resultados foram se manifestando mais tarde, com um crescente interesse do meio esprita pelas obras de Kardec em edies insuspeitas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

16

Ignorncia e Beatismo
A investigao das causas da adulterao revelou a fragilidade do movimento esprita brasileiro, resultante de dois fatores principais: a ignorncia e o beatismo. A maioria dos espritas no estuda a sua doutrina e se entrega a um beatismo igrejeiro. Os cursos doutrinrios ministrados pela Federao e outras instituies so orientados por obras escritas por pessoas que pretendem superar Kardec e misturam idias pessoais de elementos de variadas correntes espiritualistas. O beatismo, elemento residual de nossa formao religiosa nacional, no combatido, mas estimulado por esses cursos sincrticos. A incompreenso da natureza especificamente cientfica e cultural do Espiritismo alarmante. O religiosismo popular, o interesse pelo sobrenatural, o apelo emoo ao invs do estmulo razo nas palestras e pregaes asfixiam os elementos culturais no meio esprita. A pretenso a mestres e orientadores estufa a vaidade daqueles que pretendem assumir posies de liderana. A vaidade dos lderes afasta-os do estudo srio e humilde da Doutrina. Verificou-se que a adulterao resultou principalmente da falta de compreenso do conceito do bem e do mal no Espiritismo, onde esses conceitos so definidos de maneira clara e precisa. A adulterao, propondo-se a atualizar a linguagem doutrinria, girou em torno de expresses evanglicas e kardecianas no compreendidas, e que foram substitudas por expresses ambguas. Como o Espiritismo considera o homem essencialmente bom, os reformadores ingnuos resolveram suprimir dos textos qualquer expresso considerada maldosa. Por exemplo: a expresso evanglica Amai aos vossos inimigos, carregada de

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

17

grande poder expressivo e grande fora de comunicao, foi substituda por Amai aos que no vos amam, que tola e vazia. A expresso espritos maus foi substituda pela expresso espritos menos bons, que alm de sua flagrante irrealidade anula o conceito de mau, com chocante desatualizao e flagrante contradio a princpios doutrinrios bsicos. Alm dessas tolices, que comprometem o rigor e o equilbrio do texto kardeciano, tornando-o alheio realidade existencial evidente (mormente nesta hora de atrocidades sem limites que estamos vivendo) houve a aplicao ao texto de termos cientficos inadequados. Os adulteradores mostraram-se ignorantes do princpio doutrinrio da bondade inata do homem como potncia (bondade a se desenvolver no processo evolutivo, potncia do bem a se transformar em ato atravs das experincias.) A adulterao foi uma triste demonstrao de ignorncia e de beatismo religioso tipicamente anticultural. Esse primarismo, entretanto, abria um precedente perigoso e tinha de ser repelido por todos os espritas convictos. Nesse passo iramos desfigurao total do Espiritismo, repetindo todo o processo histrico de deformao do Cristianismo, transformado, por ignorncia e convenincias imediatistas, num tipo de paganismo idlatra e obscurantista. A importncia deste livro est na reao cultural a essas agresses primrias doutrina, com a reafirmao da virilidade cultural do Espiritismo, da limpidez racional dos seus textos, da sua posio de balizador do futuro espiritual do homem, posio essa perfeitamente confirmada pelo avano cientfico e cultural do nosso tempo, no esquema preciso apresentado pela Doutrina h mais de um sculo. Por outro lado, este livro mostra a necessidade imperiosa de se recolocar o problema esprita em seus verdadeiros termos, sob pena de agirmos no campo doutrinrio como simples macaco em loja de louas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

18

Antes do Cantar do Galo


Antes do cantar do galo (J. Herculano Pires)
Ser fiel Verdade, saber respeit-la e fazer-se humilde perante ela so as trs pedras de tropeo do homem na Terra. Podemos conhecer a Verdade e proclam-la, procurar viv-la e comunic-la aos outros, mas ter a coragem de sustent-la nos momentos de crise quase um privilgio no mundo das vaidades e mentiras terrenas. Por isso os grandes Mestres tm sempre de provar a taa de fel do abandono, como Jesus no Horto, enfrentando sozinho a viglia da traio, ou no Calvrio, suportando no abandono a crucificao. Quase dois milnios passados, um dos mais lcidos discpulos do Mestre, no dizer de Emmanuel, suportaria em Paris a solido dos que amam a Verdade e a ela se consagram. A vida de Allan Kardec o espetculo da solido do homem que toca a fmbria da Verdade e tem de suportar sozinho as conseqncias da sua audcia. Quando a estudamos espanta-nos a terrvel solido em que viveu e lutou, compreendendo s ele, inteiramente s, a grandeza da obra que realizava. Teve dezenas de companheiros, centenas de colaboradores, milhares de adeptos. Mas s ele compreendia a Doutrina que anunciava ao mundo. beira da sua tumba, no discurso de exaltao que lhe fazia, Camille Flammarion, discpulo dos mais ardorosos, acusou-o de ter feito obra um tanto pessoal, revelando no haver compreendido o seu sacrifcio e a significao da sua obra. Aps a sua morte, os que deviam dar continuidade ao seu trabalho se entregaram a disputas bizantinas em torno de questes acessrias. E

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

19

logo mais surgiram os crticos dos seus ensinos, procurando adapt-los s convenincias circunstanciais. Em 1925, quando se reuniu em Paris o Congresso Espiritualista Internacional, o prprio Kardec, atravs de comunicaes medinicas, teve de forar Lon Denis, j velho e cego, a sair de Tours, na provncia, para defender o Espiritismo dos enxertos que lhe pretendiam fazer os representantes de vrias tendncias, com a aceitao ingnua de ilustres mas desprevenidos militantes espritas. Todos eles professavam inabalvel fidelidade Doutrina, mas concordavam com a tese de que esta devia avanar dos limites kardecianos. Denis foi o baluarte da resistncia e venceu a batalha, mas sozinho, tambm ele solitrio. Transcorridos 75 anos, teramos de assistir em So Paulo, a praa forte da Verdade Esprita no Brasil e no Mundo, a uma nova e espantosa demonstrao da solido de Kardec. Adeptos da Doutrina, que atravs de muitos anos pareciam-lhe extremamente fiis, repetiram o episdio evanglico das trs negaes de Pedro, enquanto a obra de Kardec o Evangelho Ressuscitado em esprito e verdade era crucificado no calvrio da incompreenso humana. Antes do cantar do galo, no intermndio frio e nevoento da madrugada, entre a noite agonizante e o dia que lutava para nascer, os discpulos que se diziam fiis at morte negaram e sustentaram a sua negao, ao som metlico das moedas de Judas. Se no fosse a reao de um pequeno grupo, tambm solitrio e sem foras, pouco a pouco apoiado por outros, a obra de Kardec estaria hoje inteiramente deformada em tradues oficiais da Federao Esprita do Estado de So Paulo. Nada menos de 30 mil exemplares de O Evangelho Segundo o Espiritismo foram postos em circulao no meio esprita brasileiro, numa pseudotraduo em que se pretendia corrigir expres-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

20

ses da redao original de Kardec, sem o menor respeito pela cultura e o rigor metodolgico do Mestre. Foram inteis os apelos em documentos pessoais, cheios de explicaes minuciosas dirigidos aos responsveis pela instituio para que essa edio fraudulenta no fosse posta em circulao. As moedas de Judas soaram mais alto. A instituio preferiu a traio Doutrina ao prejuzo monetrio que teria de sofrer para manter-se fiel Verdade. E mais tarde, perante o Congresso Esprita Estadual, que felizmente condenou por unanimidade a adulterao, o presidente da referida instituio vangloriou-se de haver sido esgotada a edio. E o responsvel direto pela traduo, em carta dirigida Mesa, acusou o mdium Francisco Candido Xavier de coresponsvel pela adulterao, colocando-o mesmo na posio de autor intelectual do processo. Explica-se a rejeio do Congresso pela veemncia da repercusso dos protestos contra a fraude, que j ento ecoavam por todo o Brasil e at mesmo no Exterior. Acusaram-nos de violncia, de falta de tolerncia e de esprito de fraternidade, de provocar um escndalo pernicioso ao bom nome do movimento esprita, mas esqueceram-se da indignao que sempre, em todos os tempos, os crimes contra a Verdade desencadearam no mundo. S os espritos apticos, indiferentes ou acomodatcios podem conter o seu mpeto ante crimes vandlicos dessa espcie. Dceis criaturas lembraram que podamos, atravs de entendimentos prvios e cordiais, impedir a adulterao. No sabiam, por certo, que o crime havia sido planejado e praticado entre quatro paredes, de maneira que ns, os que o denunciamos, s pudemos faz-lo quando ele j estava consumado, com a edio adulterada exposta venda nas livrarias e grande parte j vendida antecipadamente. S nos restava a denncia pblica e veemente, no cum-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

21

primento do dever de advertir o pblico, livrando os ingnuos do engodo planejado. Decorrido mais de um ano dessa ocorrncia desastrosa, ainda no possvel avaliar-se o prejuzo causado no meio esprita pela circulao desses trinta mil volumes adulterados da obra bsica da Religio Esprita, num pas em que o Espiritismo tomou sobretudo uma feio religiosa. O silncio absoluto da maioria da imprensa esprita e particularmente dos chamados lderes espritas, em todo o Brasil, provou de sobejo o desconhecimento generalizado da Doutrina Esprita pelos pseudo-corifeus do Espiritismo em nossa terra. Cansamos de receber apelos de tolerncia, de fraternidade, de caridade crist, como se acaso fssemos os promotores do escndalo, os responsveis pela situao desastrosa criada no meio doutrinrio. A falta de compreenso do valor, da significao, da importncia cultural e histrica da obra de Kardec transparecia em todas essas solicitaes angustiadas de candidatos angelitude precoce. Chegou o momento em que o mdium Chico Xavier, apresentado pelos adulteradores como o Pedro arrependido, viu-se obrigado a romper o seu silncio para declarar, em alto e bom som, que no participara do conluio e estava decisivamente contra a deturpao dos textos bsicos da Doutrina. Essa atitude de Chico Xavier lavou as Estrebarias de lgias, mas at hoje existem criaturas anglicas que no acreditam na sua posio decisiva. Da a iniciativa dele, dele mesmo, Chico Xavier, como se constata de maneira inegvel neste volume, de solicitar-nos a publicao de um livro em que os fatos ficassem bem definidos. O livro aqui est, como salvaguarda do futuro, segundo Chico deseja. Os leitores vero que a posio do mdium contrasta com a nossa. Chico se pronuncia como intrprete dos Espritos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

22

Ns falamos por ns, como criaturas humanas indignadas ante a falta de respeito pela obra de Kardec, ante o atrevimento inconcebvel dos que aceitaram os alvitres das trevas para corrigir de maneira bastarda os textos puros do Mestre. No podemos admitir candidamente que os dirigentes de uma instituio at ento respeitvel, no obstante os seus deslizes doutrinrios, tenham sido os promotores desse atentado Doutrina. O dever impostergvel de todos eles, consignado nos prprios estatutos da entidade, o de propagar a Doutrina em sua pureza e defend-la. No sabemos o que ainda fazem, depois dessa queda injustificvel, no desempenho dos cargos em que permanecem impassveis, como se nada tivesse acontecido. Chico Xavier no diria isso, porque os Espritos no interferem nas questes de nossa responsabilidade humana e Chico um instrumento deles na Terra. Mas ns dizemos, no podemos calar, temos o dever de zelar pela dignidade do movimento doutrinrio. Se no mantivermos a tica esprita acima da tica mundana, mas, pelo contrrio, a colocarmos abaixo, a pretexto de que no Espiritismo o princpio de fraternidade cobre todos os aleijes, estaremos reduzindo a Doutrina condio amoral de uma cobertura para a irresponsabilidade. Os princpios de liberdade, igualdade e fraternidade do Espiritismo resultam, como Kardec acentuou, no senso da responsabilidade individual e de grupo, ambos intransferveis. Aqueles que falharam nos deveres de que foram investidos, a ponto de conspurcarem as obras fundamentais, os alicerces conceptuais da tica esprita, s tm um caminho a seguir: a renncia aos seus cargos, para que outros mais capazes possam refazer os erros por eles praticados. E, se no entenderem o seu dever nesse sentido, devem ser advertidos pela corporao, sob pena da desmoralizao desta.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

23

Questo de tica
Sem a observncia ativa e vigilante dos princpios ticos que o informam, nenhum movimento cultural pode subsistir, pois estar minado em suas bases pela irresponsabilidade dos adeptos. O que se evidenciou, no caso da adulterao, desta vez de maneira ameaadora e at mesmo arrasadora, foi o estado de alienao em que caiu a comunidade esprita no tocante s suas responsabilidades doutrinrias. Este no um problema superficial, que possamos simplesmente ignorar. um problema da mais alta gravidade para todas as organizaes humanas. O que a tica esprita nos ensina que no devemos confundir o erro com quem o cometeu. Esse um princpio superior de tica. Perdoamos o autor ou autores do erro, mas no podemos tolerar o erro. Este tem de ser corrigido. E os autores que no revelaram sensibilidade suficiente para se penitenciarem devem ser corrigidos, sob pena de estimularmos o erro e criarmos no meio doutrinrio um clima de indignidade geral. Chico Xavier deu-nos uma prova eloqente desse procedimento. Envolvido indebitamente no caso da adulterao, por haver sugerido uma modificao em traduo que lhe parecia embaraosa, sentiu-se responsvel pelo crime e assumiu de pronto a sua responsabilidade total. Logo mais passado o estado emocional que o confundira, ao tomar conscincia da distncia que havia entre a sua sugesto e a inteno dos adulteradores, voltou a pblico para condenar a desfigurao dos textos kardecianos e retificar a sua posio. Jamais ele podia ter pensado em admitir a adulterao, pois com isso negaria todo o seu passado de cerca de meio sculo de fidelidade e respeito absoluto a Kardec.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

24

O exemplo da desfigurao do Cristianismo suficiente para nos mostrar os perigos a que fomos expostos. Essa desfigurao foi to profunda que levou as igrejas a transformarem Jesus em mito e promoverem perseguies e matanas vandlicas em nome do Mestre e de Deus. No basta esse terrvel exemplo histrico, essa catstrofe moral que redundou na expanso do atesmo e do materialismo na Terra, para advertir os espritas, que se colocam sob a gide do Esprito da Verdade, quanto ao perigo da frouxido moral no campo doutrinrio? Queremos, por comodismo e em nome de interesses imediatistas, deixar que a irresponsabilidade deturpe tambm o Cristianismo Redivivo que o Espiritismo nos traz, mergulhando novamente a Terra em milnios de trevas? Se no lutarmos pela intangibilidade e a pureza da Doutrina, o que que desejamos divulgar, oferecer, ensinar aos outros, pessoalmente e atravs de nossas instituies? As nossas idias imprecisas e muitas vezes absurdas, as nossas pretenses orgulhosas, a pseudo-sabedoria da nossa vaidade, as nossas lamentveis deficincias em todos os sentidos?

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

25

Vaidade das vaidades


Os pretensos reformadores de Kardec nem sequer conhecem a sua obra, no penetraram ainda no conhecimento da harmoniosa estrutura da Doutrina e com isso no revelam a mnima condio cultural, intelectual e espiritual para suas tentativas de superao doutrinria. S as criaturas simples, ingnuas, ignorantes ou fascinadas pela sua prpria vaidade, pela obtusidade da sua autosuficincia, aceitam e propagam as falsas teorias elaboradas por esses adoradores de si mesmos, incapazes de um mnimo de autocrtica. Eles enxameiam no mundo e fazem apstolos da mentira e da iluso por toda parte, pois a vaidade humana se alimenta sempre da pretenso descabida de superioridade, num planeta de provas e expiaes em que somos criaturas inferiores, extremamente necessitadas dos ensinos que rejeitamos. E preciso que pelo menos esse proveito nos sobre do episdio da adulterao, em que tantas almas felinas tiraram a pele de ovelha para revelar a sua verdadeira condio. preciso aprendermos a respeitar a Doutrina Esprita como a ddiva celeste que Jesus nos prometeu e nos enviou na hora precisa, no momento em que o nosso pobre mundo se preparava para um avano decisivo na superao das suas condies de indigente do Cosmos. Quem tem autoridade para corrigir Jesus, Kardec e o Esprito da Verdade entre ns? Qual o missionrio de sabedoria infusa que apareceu na Terra para nos provar que os ensinos do evangelho proclamados pelo Espiritismo devem ser substitudas por fbulas (como diz o Apstolo Paulo) forjadas por este ou aquele indivduo enfatuado e pretensioso?

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

26

O avano das Cincias e da Cultura Geral em nosso sculo nada mais fizeram at agora do que confirmar, sem o saber, os princpios fundamentais da Doutrina Esprita. Onde est o ponto em que a Doutrina foi ultrapassada pelas concepes contemporneas? Se tivssemos hoje na Terra um missionrio divino capaz de abrir novas perspectivas no campo doutrinrio, a primeira coisa que ele faria, e que o legitimaria aos olhos das pessoas de bom senso, era empunhar de novo o chicote do Messias para expulsar os vendilhes do Templo. No podemos ser to nscios a ponto de relegarmos ao arquivo do passado essa Doutrina que antecipou toda a evoluo atual do saber humano em nosso tempo, s porque alguns pretensiosos reclamam vaidosamente o direito de deformar a Doutrina em nome do progresso. O progresso no deformao, mas aprimoramento. E onde est aquela teoria, aquela doutrina, aquela sabedoria que se sobrepe que o Espiritismo nos oferece? Que o episdio negro da adulterao nos sirva para mostrar a que situaes ridculas e insustentveis podem levar-nos a falta de vigilncia e humildade, de orao e estudo. Precisamos de estudar Kardec intensamente, de assimilar os ensinos das obras bsicas, de mergulhar nas pginas de ouro da Revista Esprita, no apenas lendo-as, mas meditando-as, aprofundando-as, redescobrindo nelas todo o tesouro de experincias, exemplos, ensinos e moralidade que Kardec nos deixou. Mas, antes de tudo, precisamos de humildade para entrar no Templo da Verdade sem a ftua arrogncia de pigmeus que se julgam gigantes. Precisamos de respeito pelo trabalho de um homem que viveu na Terra atento cultura humana, assenhoreando-se dela para depois se entregar pesada misso de nos livrar da ignorncia vaidosa e das trevas das falsas doutrinas de homens ignorantes e orgulhosos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

27

Ao estender as mos para tocar num livro doutrinrio devemos perguntar a ns mesmos qual a nossa inteno, o nosso estado ntimo. Porque, se no fizermos isso com respeito e humildade, poderemos cair na armadilha das adulteraes, que est sempre aberta aos nossos ps inseguros. E no tenhamos dvidas de que a omisso, em assuntos de to profunda gravidade, que se refere ao nosso prprio destino e ao destino do mundo, crime de cumplicidade. As pessoas, as instituies, as publicaes que se omitiram na hora crucial da adulterao incidiram irremediavelmente na participao do crime, inscreveram seus nomes na lista dos omissos. Quem assume responsabilidades de divulgao e orientao no campo doutrinrio no pode esconder a cabea na areia quando a tempestade ruge. Essa imperdovel covardia sempre assinalada com a marca indelvel de Caim. Em qualquer setor das atividades humanas a fidelidade a normas e princpios dever indeclinvel de todos. Qual o estranho motivo que livraria os espritas, integrados no mais alto setor dessas atividades, o da propagao e sustentao da Verdade, da pesada responsabilidade que falava Lon Denis? Seriamos tolos e simplrios se pensssemos que no Espiritismo estamos de mos livres, sem a obrigao explcita e o dever inalienvel de respeit-lo e defend-lo? Embora no tenhamos a inteno de ferir ningum, sabemos que so duras estas explicaes que no so nossas, mas do prprio Cristo, quando lembrou aos fariseus que o fato de saber a verdade os condenava, porque em seu lugar ensinavam e sustentavam a mentira. Fomos acusados de intransigentes. Pode algum transigir com o erro sem dele participar? Fomos acusados de ortodoxos. Mas ortodoxia quer dizer doutrina certa e a heterodoxia, largamente pregada em nosso meio em nome de uma falsa tolerncia, quer dizer mistura de doutrinas, confuso de princpios, colcha de retalhos. No nos julgamos puros nem santos e

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

28

muito menos sbios. Todos ns, que nos reunimos para repelir a adulterao, s tivemos em vista a pureza, a santidade e a sabedoria da doutrina que professamos. Somos apenas fiis, conscientes de nossas responsabilidades doutrinrias e contrrios a todas as formas de aviltamento do Espiritismo. E isso porque? Porque a Doutrina Esprita o Cdigo do Futuro, elaborada para melhorar o homem e o mundo. No nasceu da cabea de um homem, de uma corporao cientfica ou de uma escala filosfica, e muito menos de um colgio de telogos, mas da realidade natural dos fatos, dos fenmenos rejeitados pelos materialistas mas hoje aceitos e integrados por eles mesmos na realidade cientfica mais avanada. No se constitui de preceitos, normas, dogmas, axiomas, mas de princpios ou leis que se impuseram pesquisa cientfica mais rigorosa, de laboratrio e de campo. Essas pesquisas no so apenas as de Kardec, mas as realizadas por cientistas eminentes nos meios universitrios de todo o mundo, em geral iniciadas com o propsito de negar as concluses de Kardec mas sempre confirmando-as. Trata-se, pois, de um patrimnio cultural que se formou na seqncia do desenvolvimento da cultura, bem enquadrada na Histria e na Teoria do Conhecimento. Podemos mesmo dizer que as concluses da Doutrina Esprita no so postulados, mas fatos. So os fatos, sempre disposio dos que pretenderem revis-los, neg-los ou mesmo contradit-los, que constituem a base do Espiritismo. Diante de um patrimnio cultural assim slido e at hoje inabalvel em todas as suas dimenses, como podemos admitir que pessoas ou grupos inscientes se atrevam a alterar, modificar, corrigir pretensiosamente aquilo que no esto sequer altura de bem compreender? Essa a justificativa legtima da nossa indignao ante o atentado inqualificvel da adulterao que se pretendia realizar, abrangendo toda a estrutura doutrinria. Precisvamos no ter

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

29

convico, nem certeza do que admitimos, para aceitar de espinha curvada as pretenses alucinadas desta ou daquela instituio doutrinria. Nem Jesus agiu com mansido ante a petulncia dos fariseus vaidosos. Nem Paulo usou de tolerncia conivente com os que, j no seu tempo, aviltavam o Cristianismo. Nem Kardec deixou de defender a Doutrina em nome de um falso conceito de fraternidade, e defend-la com firmeza e energia, empregando as palavras devidas. As sensitivas que murcham ao ser tocadas no so flores do jardim esprita. Porque o Espiritismo requer virilidade e franqueza dos seus adeptos, o sim, sim e no, no do Evangelho, para impor-se neste mundo de ambigidades e comodismos. Aqui est, pois, o livro que faltava em nossa bibliografia esprita sobre o caso da adulterao. No um livro de dio ou ressentimento, mas de lealdade e amor. O amor no capa de iluses, no deve acocar o erro, mas defender e sustentar a Verdade, custe o que custar, para o bem de todos, adversrios e companheiros. Amor e Verdade so as duas faces de Deus, que conformam o rosto divino aos olhos dos que sabem e podem encar-lo.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

30

Chico Xavier Pede um Livro


Crnicas da hora amarga (J. Herculano Pires)
Chico Xavier, que nos deu tantos livros, envia-nos de Uberaba um pedido angustioso. Quer que publiquemos um livro sobre o caso da adulterao, autorizando-nos a transcrever nesse volume as mensagens psicogrficas que recebeu e foram por ns publicadas, com os comentrios habituais, na seo conjunta que mantemos no Dirio de So Paulo. Faz mais: manda-nos ele mesmo o recorte dessas publicaes, que retirara de um volume a sair em que os agraciados com os seus direitos autorais certamente no se sentiriam bem. A piedade do mdium revela-se de maneira espantosa nesse gesto. No nega os direitos instituio, mas retira dos originais medinicos as peas incmodas e as envia s nossas mos, que no se queimaro com elas. As mensagens e crnicas que o leitor encontrar nesta parte do livro foram publicadas na fase de amargas decepes, em que nos vamos obrigados, por dever de ofcio e de conscincia, a lutar contra os desvios de antigos companheiros. Mantendo no Dirio de So Paulo, h mais de trinta anos, uma seo de crnicas espritas, nos primeiros quinze anos de publicao diria e posteriormente semanais, no podamos supor que um dia essa seo fosse utilizada de maneira to amarga. No enfrentvamos os adversrios habituais da Doutrina, que haviam transferido a sua ao demolidora s mos de companheiros de uma instituio em que depositvamos confiana. As mensagens vinham a propsito, embora disfaradas no amor e na piedade dos espritos comunicantes. Cabia-nos a fun-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

31

o de quebrar as nozes e revelar o amargor de seus frutos. Chico Xavier se mantinha em silncio, aturdido, como nos escreveria mais tarde, ante o que se passava, e at mesmo com a tentativa dos adulteradores, de envolv-lo como autor intelectual da profanao iniciada, como parte de um extenso programa demolidor que atingiria toda a obra de Allan Kardec, do Esprito da Verdade e do prprio Cristo. So essas as crnicas da hora amarga, interpretando mensagens espirituais sofridas, carregadas de amargura pois at mesmo as mensagens tradicionais de O Evangelho Segundo o Espiritismo haviam sido deformadas. Ai esto elas, agora, como trofus de uma batalha dolorosa, mas necessria. Que essas mensagens e crnicas da hora amarga sirvam de exemplo aos que, no futuro, forem tentados a novas pretenses vaidosas de corrigir o Cristo, os Espritos Superiores e os textos insuperveis de Allan Kardec. Lembremo-nos da expresso de Bezerra de Menezes em hora semelhante, no Rui: Mas, Kardec insupervel!

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

32

Existncia terrestre (Emmanuel)


Muitos companheiros na atualidade do mundo perguntam hoje pelo sentido da vida. Cientistas diversos respondem que a vida um ponto de interrogao. Poetas vrios afirmam que se trata de uma sucesso de adeuses. Criaturas verdes de entendimento interpretam-na por festa sem lgica, apropriando-se-lhe os prazeres imediatos; e os pessimistas asseveram que tudo nada, como se do nada pudssemos formar alguma coisa. A Terra, porm, uma escola de vida e, nas mltiplas classes em que se subdivide, cada aluno o esprito imortal usa o corpo fsico, visando alcanar determinados fins. Esse veio aprender ensinando; outro chegou para dirigir o trabalho; outro ainda se integra nos quadros da subalternidade a fim de burilar-se; aquele repetente de lies nas quais faliu em outra poca; outro chamado reviso do prprio comportamento; e aquele outro ainda trazido ao reencontro de amigos que um dia transformou em adversrios, a fim de rearticular com eles a harmonia necessria construo do bem. 0

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

33

Deixa que a reencarnao te ilumine a mente com as realidades que nos presidem os caminhos evolutivos e observars a sabedoria que nos rege a existncia em qualquer plano do Universo. O bero a tua ficha de entrada no educandrio em que estagias. Com o ncleo familiar dispes das pessoas certas e dos problemas que te dizem respeito. No panorama social em que circulas tens a paisagem de servio que te solicita demonstraes de aproveitamento e valor. Nas provas e dificuldades do dia-a-dia possuis o esquema das tarefas de melhoria e elevao. Pelo que sentes, sabes com clareza em que matria se te exige aplicao mais intensa. E, pelos que te rodeiam, reconheces os colegas de turma ou verificas quais so os companheiros mais ntimos, com os quais deves construir e aprender, servir e trabalhar. 0 Pensa na existncia terrestre como sendo a vida educativa, dentro da vida imperecvel e, atravs dos obstculos do cotidiano, percebers que te vs em temporrio curso de aprendizagem, enquanto que os astros, na Tela Csmica, te faro sentir que, se te matriculaste na escola da experincia humana, ests igualmente no caminho de regresso ao Lar Maior, onde te esperam as luzes do Eterno Alvorecer.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

34

Adulterao do Evangelho (Irmo Saulo)


Acaba de ocorrer um fato espantoso, que s podemos explicar nos termos da mensagem de Emmanuel sobre a existncia terrestre, perfeitamente de acordo com os princpios doutrinrios. A Federao Esprita do Estado de So Paulo est lanando, juntamente com o Instituto de Difuso Esprita de Araras, uma edio adulterada de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Esse fato rompe a tradio secular, de respeito e fidelidade a Kardec, que sempre caracterizou o Espiritismo em So Paulo. A FEESP, lder nacional da luta pela pureza doutrinria, coloca-se frente de um movimento escuso de deturpao da Doutrina. O Novo Evangelho, adulterado pelo tradutor Paulo Alves Godoy e aprovado pelo Departamento do Livro Esprita, est sendo vendido a preos populares, para maior divulgao. No h explicao possvel para esse fato, fora da doutrina da reencarnao. Paulo Alves Godoy tem sido fiel Doutrina. O que o levou a mudar subitamente de rumo? Sugestes espirituais, segundo alega. De onde vm essas sugestes? Duas frases da mensagem de Emmanuel socorrem a nossa perplexidade, explicando os fins da reencarnao: aquele repetente de lies nas quais faliu em outra poca e outro chamado reviso do prprio comportamento. Nossos vcios e erros do passado repontam na vida presente em forma de tendncias latentes, s vezes adormecidas durante anos, mas prontas a ressurgir e impor-se primeira sugesto das circunstncias ou de antigos comparsas do passado, encarnados e desencarnados. Todos estamos sujeitos a essas dolorosas surpre-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

35

sas e por isso o Cristo nos recomendou vigiar e orar constantemente. A adulterao do Evangelho foi intensamente praticada no passado e vrias dessas deturpaes ainda permanecem nos textos atuais, como Kardec o demonstrou. Ningum est livre de haver pertencido s equipes de adulteradores, tendo hoje de enfrentar novamente a tentao antiga para super-la e corrigir-se. essa a oportunidade de reviso do comportamento a que alude Emmanuel. As adulteraes feitas no texto de Kardec, nessa traduo de Paulo Alves Godoy, so de tal maneira injustificveis que no h outra explicao para o caso. Modificaes pueris, desnecessrias, marcadas por estreito sectarismo, que s servem para ridicularizar o livro bsico do aspecto religioso do Espiritismo. Como no perceberam isso os diretores do Departamento do Livro? Como no o perceberam os confrades de Araras? O que lhes perturbou o senso? A resposta a essas perguntas s pode ser dada pela mensagem de Emmanuel, que nos lembra os objetivos da reencarnao. Das adulteraes do Evangelho, no passado, resultaram, alm da desfigurao dos textos conhecidos, a produo abundante dos Evangelhos Apcrifos, que perturbaram seriamente o desenvolvimento do Cristianismo. S mais tarde, quando se tornou possvel a investigao rigorosa do problema, puderam ser rejeitados. Isso nos mostra como so imprevisveis as conseqncias do atentado que acaba de repetir-se em nosso meio. S resta Federao Esprita do Estado e ao Instituto de Araras suspender a distribuio e venda dessa obra deturpada, arcando com os prejuzos materiais de uma edio espria. Ou isso ou a responsabilidade de haverem iniciado o processo de adulterao da obra de Kardec e do Esprito da Verdade no Brasil e no Mundo.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

36

Tarefas e decepes (Chico Xavier)


Ontem tarde, em nossos entendimentos sobre as tarefas que nos cabem na vida, tratvamos, vrios companheiros, das decepes que a todos nos visitam de quando em quando. Companheiros que se afastam, desgostos, incompreenses, promessas que falham, expectativas de melhoria que se extinguem sem que se saiba por qu. Transferindo-nos da palestra para a nossa reunio pblica, O Livro dos Espritos nos ofereceu a questo 937, que foi comentada por vrios. Ao trmino da reunio, Emmanuel escreveu a pgina que lhe envio. Conforme nosso desejo de todos os companheiros presentes coloco a pgina em suas mos amigas, na esperana de que nos possa auxiliar com os seus apontamentos doutrinrios, para nossa reflexo e nossos estudos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

37

Desapontamento (Emmanuel)
Desapontamento: causa de numerosas perturbaes e desequilbrios. Entretanto, no desapontamento que, muitas vezes, se corrigem situaes e recursos. Naquilo que chamamos desiluso, em muitos casos, que os Poderes Maiores da Vida se expressam em nosso auxlio. Por isso mesmo, todo desencanto reveste determinado ensinamento dos Mensageiros Divinos, indicando-nos as diretrizes que nos cabe trilhar. Avisos e advertncias. Apelos e informaes. 0 A existncia comparvel ao trnsito em que se dirige cada um a certos fins. Desapontamento e o sinal vermelho, esclarecendo: No por aqui ou agora no. Se algum desengano te assaltou o esprito, no te deixes vencer por tristeza negativa. Guarda a mensagem inarticulada que ele encerra e, prosseguindo frente, na execuo dos prprios deveres, apreender-lhes o sentido. Aspirao frustrada indicao do melhor caminho para o futuro. Plano derrudo base a projetos mais elevados de ao.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

38

Prejuzo remanejamento aconselhvel para aquisio de segurana. Inibies significam defesa. Afeio destruda o processo de perder a carga de inquietaes inteis em torno de coraes respeitveis, mas ainda inabilitados a vibrar com os nossos no mesmo nvel de ideal e realizao. 0 Nos dias que consideres amargos pela dor que te apresentem, aceita o remdio invisvel dos contratempos que a vida te impe. E seguindo adiante, trabalhando e servindo, auxiliando e aprendendo, a breve trecho de espao e tempo, reconhecers que desapontamento em ns cuidado de Deus.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

39

Coincidncias significativas (Irmo Saulo)


A ltima mensagem de Emmanuel que comentamos trazianos a explicao possvel de um grande desapontamento por que estamos todos passando no movimento esprita. A de hoje coincide novamente com o mesmo problema. Desejamos deixar bem claro que em nenhuma das duas mensagens h qualquer referncia explcita ao assunto. As ilaes que tiramos de ambas resultam do nosso desejo pessoal de atender a um problema do momento, que dos mais srios a surgir em nosso meio. A mensagem acima refere-se a desapontamentos vrios, como se v nas anotaes de Chico Xavier. Mas entre eles figura tambm o que estamos enfrentando neste momento, com o primeiro caso de adulterao consciente de uma obra de Allan Kardec. Se os desapontamentos individuais constituem avisos e advertncias, apelos e informaes, o mesmo ocorre com os desapontamentos coletivos. As coincidncias significativas constituem uma das teses mais curiosas da Parapsicologia, numa teoria formulada pelo famoso psiclogo Karl Jung, discpulo dissidente de Freud. Coloca o problema da lei de sincronicidade, que substituiria nos fenmenos paranormais a lei fsica de causa e efeito. No plano mental, que no fsico, no haveria causa e efeito, mas sim um processo de sincronia, de simultaneidade. o que ocorre no nosso caso. Emmanuel no escreveu as mensagens tendo por causa o nosso desapontamento. Atendeu apenas a solicitaes de pessoas que visitavam Chico em Uberaba. Mas as duas mensagens coincidiram com o fato ocorrido em So Paulo e com o desapontamento geral que dele resultou no meio esprita. A coincidncia

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

40

significativa de tal ordem que no poderamos olvid-la. Tanto mais que as mensagens nos trazem orientao e consolo. Se desapontamento em ns cuidado de Deus, segundo a bela expresso de Emmanuel, com o fim de poupar-nos aborrecimentos maiores no futuro, faz-se ento necessrio compreendermos a lio dolorosa que recebemos. A adulterao de O Evangelho Segundo o Espiritismo, pelo tradutor Paulo Alves de Godoy, revela uma situao perigosa em nosso movimento esprita e deve prevenir-nos contra decepes maiores. Esse desapontamento se acentua aos sabermos que a Federao no tomou nenhuma providncia a respeito e continua vendendo a edio adulterada em sua prpria livraria. Prevaleceu no caso o interesse material, com injustificvel desprezo das conseqncias morais e doutrinrias. Com isso, o processo de adulterao das obras fundamentais foi desencadeado por uma instituio respeitvel e por um companheiro que at agora se portara demonstrando zelo e respeito pela doutrina. Em todos os casos de desapontamento h tambm esse perigo: o de negligenciarmos a lio recebida, no atendendo ao cuidado de Deus para conosco.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

41

Em torno da Codificao (Chico Xavier)


Reconheo-me com o dever de estar a servio do nosso Emmanuel, mas isso no me impede de respeitar e admirar todos os trabalhos que visem a preservar a obra de Allan Kardec. De minha parte, fao votos para que os confrades reconheam a nossa necessidade de mais ampla unio em torno da obra em si e nos ajudem todos com a integrao de todos em torno da Codificao Kardeciana, acima de tudo. Quanto ao mais, continuemos firmes em ao da obra kardeciana, porque, em verdade, sem ela perderamos a luz para o raciocnio, aquela que ele nos acendeu no esprito para aprendermos a discutir. um mundo de servio a fazer, um mundo a edificar, com a educao e a reeducao na base de tudo. Creio que tudo devemos realizar para no cairmos no obscurantismo e nas atitudes fanticas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

42

Codificao acima de tudo (Irmo Saulo)


Quando Chico Xavier nos enviou a carta de que extramos o trecho acima, esse trecho pareceu-nos uma simples reafirmao de tudo quanto, na sua vasta obra psicogrfica, desde os primeiros livros at os derradeiros, o mdium e os espritos comunicantes, particularmente Emmanuel, sempre sustentaram. Mas hoje somos levados a considerar que a intuio medinica de Chico Xavier, sempre to aguda e segura, j antevia possveis deturpaes da obra de Kardec. E isso em So Paulo, a que ocorre no momento com a adulterao de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Muitos confrades gostariam de ouvir uma opinio de Chico Xavier sobre a referida adulterao, esquecendo-se de que essa opinio j foi expressa pelo mdium centenas de vezes, no s atravs de seus livros, como atravs de entrevistas a jornais, revistas, rdios e televises. Uma posio assim firmada, ao longo de quarenta anos de trabalho medinico, no poderia ser abalada subitamente por qualquer espcie de convenincia circunstancial. No cumprimento de seu luminoso mediunato, sem claudicar, no tocante fidelidade a Kardec, aos princpios bsicos da Doutrina Esprita, Chico Xavier se imps ao meio esprita do Brasil e do Mundo como um exemplo digno de admirao e respeito. Quando certos confrades comearam a proclamar que os livros de Emmanuel e Andr Luiz constituam uma reforma doutrinria, esses dois espritos, seguidos por Bezerra de Menezes e outros luminares da Espiritualidade, comearam a transmitir mensagens de valorizao da obra de Kardec. Emmanuel, ante o aparecimen-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

43

to de correntes chamadas de emmanuelistas e andrluizistas, chegou mesmo a transmitir uma srie de livros correspondentes a cada uma das obras da Codificao comentando os trechos fundamentais dessas obras. Chico Xavier jamais pretendeu sobrepor-se a Kardec, jamais se alistou entre os reformistas e superadores do Codificador. Nem mesmo aceitou, em tempo algum, que o considerassem como um lder esprita. Manteve-se sempre na sua posio de mdium, de intermedirio dos espritos, considerando-se humilde servidor do Espiritismo. A carta da qual destacamos esse trecho decisivo nos foi dirigida por ele a 8 de junho do ano passado. No achamos necessrio divulgar essa nova profisso de f kardeciana. Mas agora, quando a obra de Kardec est sofrendo a primeira agresso dentro do prprio meio esprita, e quando se anuncia o prosseguimento do trabalho de adulterao, no podamos deixar essa declarao escondida em nosso arquivo, a pretexto de preservar o mdium. Pelo contrrio, a preservao do mdium exige esta divulgao na seco em que ele mesmo sempre solicita a nossa ajuda, a nossa colaborao no esclarecimento dos problemas doutrinrios. Premido pelas obrigaes da recepo de ttulos de cidadania e pelos compromissos de lanamento de novos livros, Chico Xavier no pode enviar-nos a mensagem habitual para estas colunas. Sua presena em So Paulo neste momento, participando do lanamento promovido por um grupo que se colocou ao lado da adulterao, poderia aumentar os boatos de que Chico aprovaria esse absurdo atentado obra de Kardec. Cabia-nos revelar a firmeza de sua posio doutrinria, reafirmada de maneira to eloqente quanto necessria, na carta que nos enviara. So muitos os leitores que nos interpelam a respeito da posio do mdium nesse caso. Damos a todos a resposta do prprio mdium, uma resposta categrica, iniludvel. Chico reafirma que

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

44

precisamos preservar a obra de Kardec, acima de tudo. Outros nos perguntam por que motivo modificamos o programa No Limiar do Amanh, furtando-nos ao dever de defender no mesmo a obra do mestre. Informamos a todos que deixamos a direo do programa por termos sido impedidos de tratar do assunto no mesmo. Nosso penltimo programa sobre o caso foi desgravado misteriosamente e nosso ltimo programa foi arquivado e substitudo por outro, do qual no participamos nem poderamos participar. Nem sequer o direito legal de anunciar a nossa retirada nos foi concedido. O que aconteceu a ns no acontecer a Chico Xavier. A divulgao do seu trecho-mensagem ser suficiente para mostrar aos leitores dessas colunas que o grande mdium mantm a sua fidelidade a Kardec, sustentando de maneira eloqente que a doutrina deve estar acima de tudo.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

45

Do arquivo de Emmanuel (Chico Xavier)


Estvamos de viagem para longe do lar, quando um grupo de irmos surgiu ao nosso encontro. Companheiros em prova de dificuldades. Solicitavam alguns momentos de prece. Entretanto, a conduo nos aguardava para tarefas a distncia. Mesmo assim, oramos por alguns minutos rpidos e buscamos instrues em O Evangelho Segundo o Espiritismo. Aberto o livro, o item 12 do captulo V convidou-nos meditao e troca de idias, o que fizemos na pequena faixa de tempo de que dispnhamos. No havia ensejo para psicografia, mas o nosso amigo Emmanuel nos permitiu retirar ao acaso, do arquivo de suas comunicaes, uma mensagem recebida h tempos. E essa foi a pgina que o nosso benfeitor espiritual intitulou por Bnos Ocultas. To oportuna se nos fez essa pgina, que a enviamos s suas mos, de vez que todos ns concordamos em solicitar o seu concurso de sempre, para que a tenhamos com os seus preciosos apontamentos no Dirio de So Paulo, se possvel. Guardando a certeza de que o prezado amigo nos dispensar a sua ateno costumeira, e agradecendo antecipadamente, sou o seu de sempre pelo corao: (a) Chico Xavier.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

46

Bnos ocultas (Emmanuel)


Todos necessitamos de reconforto, nos dias de aflio. Isso justo. Por outro lado, porm, importa reconhecer que a Providncia Divina, no nos d dificuldades sem motivo. Entendendo-se, pois, que o Senhor jamais nos abandona s prprias fraquezas, sem permitir venhamos a carregar fardos incompatveis com as nossas foras, toda vez que escorados em nossas tribulaes, fujamos de usar a consolao, maneira de flor estril. Aproveitemos a bonana que surge depois da tormenta ntima para fixar a lio que o sofrimento nos oferece. No nos propomos, sem dvida, elogiar os empreiteiros de contrariedades e os fabricantes de problemas, no entanto preciso certificar-nos com respeito s vantagens ocultas nas provaes que nos visitam. 0 Quem poderia adivinhar a que abismos nos levaria o amigo menos responsvel, a quem nos confiamos totalmente, se ele mesmo no nos desse a beber o fel da desiluso com que se nos descerram os olhos para a verdade? 0 Quem conseguiria medir os espinheiros de discrdia em que chafurdaramos o esprito, no fossem as decepes e lutas supor-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

47

tadas por nossa equipe de trabalho, a nos ensinarem a unio imprescindvel para a senda a palmilhar? 0 Ingratido, em muitos casos, o nome da beno com que a Infinita Misericrdia de Deus afasta de ns um ente amado, para que esse ente amado, por afeto em descontrole no nos induza a desequilbrio. Obstculo, no dicionrio da realidade, em muitas ocasies, significar apoio invisvel para que no descambemos na precipitao e na improdutividade. Pranto e sofrimento exclusivamente para lamentar e desesperar seriam apenas corredores descendentes para desnimo e rebeldia. 0 Chorar e sofrer, sim, mas para reajustar, elevar, melhorar, construir. 0 Nossas provas nossas bnos. Reflete nos males maiores que te alcanariam fatalmente se no tivesses o socorro providencial dos males menores de hoje e reconhecers que todo contratempo aceito com serenidade toque das mos de Deus, alertando-te o corao e guiando-te o caminho.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

48

A taa da desiluso (Irmo Saulo)


As dificuldades e os dissabores que nos surgem pela frente no nascem por acaso. So como flechas que partem de um arco em direo a um alvo. Tm um sentido, que precisamos compreender, trazem-nos uma mensagem que precisamos decifrar. A taa de fel da desiluso no pode ser afastada, como no o foi nem mesmo a de Jesus, pois o seu amargor remdio de que carecemos para livrar-nos de males maiores. Se os amigos e companheiros que hoje nos traem, que se voltam contra ns, esquecidos de quanto lhes servimos em tantas oportunidades, e no raro de maneira inexplicvel e injustificvel, do que seriam capazes amanh ou depois? melhor que nos ofeream o quanto antes a taa da desiluso, o fel da decepo. A vida terrena rpida, como ensina o item citado de O Evangelho Segundo o Espiritismo e na sua rapidez saldamos em pouco tempo velhas dvidas que levaramos sculos a pagar na vida espiritual. Muita gente se queixa de que a traio venha de parentes e amigos, dos prprios companheiros de trabalho. Mas de onde poderia vir, seno precisamente daqueles que marcham ao nosso lado? Deus escreve direito por linhas tortas, diz o conhecido provrbio. Nossas provas, nossas bnos escreve Emmanuel. Para o esprita, as ocorrncias da vida, por mais nefastas que possam parecer, tm sempre um sentido oculto, que a bno oculta da mensagem de Emmanuel. no Espiritismo que a tese da Providncia Divina se justifica e se comprova, mostrando-nos que a mo de Deus traa o roteiro da nossa evoluo: O homem pe e Deus dispe. O homem se engana, mas Deus o desengana. Seria

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

49

absurdo protestarmos contra as medidas providenciais de Deus em nosso favor. melhor romper-se um tumor do que alastrar-se a sua infeco por todo o organismo.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

50

Lembrana do Cristo (Chico Xavier)


Nossa reunio pblica de 14 foi consagrada s comemoraes do Natal. O Evangelho Segundo o Espiritismo ofereceu aos nossos estudos e reflexes o item 5 do captulo VI. Nossa amiga D. Maria Eunice Lucchesi, de So Paulo, comentou o texto com muito carinho e eficincia, lembrando a mensagem evanglica que a Doutrina Esprita encerra para o mundo. Ao trmino de nossas tarefas, nossa irm do plano espiritual, Maria Dolores, escreveu a mensagem que lhe envio, em plena lembrana do Cristo, nos dias presentes. Envio essa pgina na esperana de que possa figurar no Dirio de So Paulo com os seus apontamentos. Desde j muito agradeo a sua generosa cooperao de sempre ao prosseguimento de nossos estudos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

51

Orao por ns (Maria Dolores)


Senhor! Sabemos ns que nos disseste: Amai-vos uns aos outros, Tal qual eu vos amei. Todos estamos certos quanto lei. Que em ti refulge sob a luz celeste, A luz do Eterno Amor! Entretanto, Senhor, Os nossos raciocnios De f e aceitao Sempre desaparecem no barulho Da vaidade e do orgulho Em que nos mergulhamos com freqncia, Ensombrando a existncia Ao recusar-te o corao. por isto, Jesus, Que te rogamos luz Para rever-te a vida e escutar-te os chamados Nos companheiros desesperanados, Nos ltimos das filas Das multides cansadas e intranqilas De que passamos ao redor, Das quais nos chamas cooperao Por um mundo melhor.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

52

Sabemos que nos falas Atravs das crianas desnutridas, Das mes que lutam por aliment-las, Dos enfermos que esperam A vaga do hospital, Dos irmos outros de outros sanatrios, Daqueles nosocmios diferentes, Onde a justia guarda os coraes doentes Que pulsaram no bem, vezes e vezes. E atiraram-se ao mal... Temos ns a certeza De que nos buscas, dia-a-dia. Nos que esmorecem de tristeza, Dos que se vo na estrada escura e fria Da desero que os desconforta, Naqueles cujo peito Inda nutre a esperana quase morta, De ps sangrando no caminho Das grandes provaes... Conhecemos a luta em que te pes, Pedindo-nos concurso e entendimento, A fim de atenuar o sofrimento De tantos coraes Atolados na sombra em velhos climas De rebeldia, angstia e indiferena, Companheiros dos quais nos aproximas Agora e em toda parte, A fim de interpretar-te A divina presena.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

53

por isto, Senhor, que te imploramos: Faze-nos olvidar as bagatelas Entre as quais nos perdemos. . . Arreda-nos do passo todas elas De modo que possamos entender O servio contigo por dever. Ajuda-nos, Senhor, A lembrar-te e a esquecer Tudo quanto se ligue a pensamento vo, Para que o nosso amor jamais se tora, Porque somente em ti, Jesus, existe a fora Que nos leva a entregar-te o corao.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

54

Saber amar (Irmo Saulo)


As vsperas do Natal, a poetisa Maria Dolores nos lembra o mandamento do amor. Se o houvssemos obedecido, a Terra seria hoje um mundo tranqilo e feliz. Como no fomos capazes de segui-lo, vemo-nos envolvidos em lutas inglrias e submetidos a terrveis ameaas. Quando Jesus advertiu os discpulos contra o fermento dos fariseus, eles entenderam que o Mestre lhes falava de po. Dois milnios depois fazemos o mesmo. O fermento do orgulho e da vaidade nos leva a desfigurar os seus ensinos e rejeitar as suas palavras. Somos alunos repetentes de muitos sculos! O item 5 do captulo VI de O Evangelho Segundo o Espiritismo, citado por Chico Xavier, constitui-se de uma mensagem do Esprito da Verdade, que h mais de um sculo repetiu-nos, como porta-voz do Cristo, o seu ensino esquecido: Espritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo. A mensagem dirigida aos espritas, na era da razo, porque eles devem estar em condies de compreend-la. No basta amar, preciso saber amar. Jesus no nos trouxe apenas o amor, mas tambm a verdade. Ensinou-nos a raciocinar, a buscar o sentido da vida, a no nos perdermos de novo nas trevas da vaidade farisaica. Por isso o Esprito da Verdade acentua: Instrui-vos! O Espiritismo a Renascena Crist, segundo a bela definio de Emmanuel. Inicia na Terra uma fase nova da ilustrao, do iluminismo, desalojando a nossa mente do fanatismo sectrio. No Renascimento tivemos a iluminao das Cincias. No Espiritismo temos a iluminao da Verdade sob as luzes conjugadas da

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

55

Cincia, da Filosofia e da Religio. No temos o direito de nos perdermos de novo em jogos de palavras, como fizeram os sofistas gregos, os rabinos judeus, os clrigos medievais. No temos o direito de corrigir os textos de Jesus e Kardec segundo a medida estreita da nossa miopia mental. Precisamos instruir-nos, libertarnos dos preconceitos para no confundirmos o fermento do passado com o po de cada dia que o padeiro nos entrega. A prece de Maria Dolores um convite de Natal compreenso profunda das lies do Mestre, rejeio das bagatelas entre as quais nos perdemos, como crianas que brincam com os seixos da praia sem compreender a extenso e a profundidade do mar Abenoada lio que nos d a grande poetisa do Alm! Deixemos de lado os bilros das palavras e cuidemos do sentido real dos ensinos de Jesus, pondo-os em prtica na realidade da vida. Neste Natal o Mestre nos olha compassivo, perguntando a si mesmo at quando continuaremos apegados iluso dos sofismas, tentando corrigir os seus ensinos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

56

Trabalho urgente (Chico Xavier)


Os amigos espirituais costumam informar que so muitos os mensageiros que estimariam o intercmbio conosco, mas o trabalho urgente no mercado de consumo das idias espritas (esta definio do nosso amigo Irmo X) no os tem permitido o contacto que seria de desejar. Aguardemos. Em preces sobre os nossos assuntos, recebi os apontamentos do nosso querido Cairbar Schutel, dirigidos sua bondade, que lhe envio.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

57

Viagem acidentada (Cairbar Schutel)


O corpo embarcao que s vezes, reclama reparos. A viagem na Terra mormente agora, quando se afigura o mundo encapelado oceano marcha tocada de imprevistos acidentes, aguaceiros, dificuldades. Mas voc est vencendo galhardamente tudo isso. Quanto ao mais, evite excessivas despesas de fora mental, at que se observe intimamente refeito. Estamos a postos e, conosco, muitos companheiros da empreitada de trabalho renovador, a que nos empenhamos na seara da luz. Confiemos, meu amigo, e dentro das nossas possibilidades, trabalhemos fiis aos nossos compromissos com a Vida Superior. Com voc, o amigo e companheiro reconhecido: Cairbar.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

58

Na hora do testemunho (Irmo Saulo)


fcil enfrentarmos a vida e mantermos acesa uma lamparina para iluminar o nosso recanto. Mas sabemos que no viemos ao mundo mormente numa hora decisiva coma esta para viver isolados em nossa comodidade pessoal. E se temos conscincia plena dessa realidade maior, sabemos quando ela nos chama para o testemunho pblico. No e fcil ento sairmos do recanto particular, onde nos basta a luz de uma lamparina, para acendermos l fora o farol que dever espancar as trevas de uma noite de temporal. As rajadas de vento e chuva, as descargas eltricas da atmosfera, a lama que invade a estrada, as dificuldades imprevistas exigem o nosso esforo em favor dos outros, at mesmo dos que se refugiaram nas cavernas da ignorncia e da convenincia, da vaidade e do orgulho, amaldioando a nossa interveno perturbadora. Cairbar Schutel cuja obra tambm est sendo adulterada neste momento foi sempre um trabalhador incansvel e um defensor da verdade acima de tudo. No seu tempo, que ainda o nosso, Cairbar lutava para fazer aquilo que Chico Xavier ainda hoje proclama, no tocante s nossas atividades doutrinrias: A Codificao acima de tudo! Porque sem ela, sem a sua preservao, como Chico assinalou, no teremos sequer a possibilidade de discernir com segurana no plano dos valores espirituais. Como Bezerra, como Eurpedes, como Batura o grande campeo dos princpios kardecianos em So Paulo Cairbar zelou pela Codificao sem jamais transigir na hora do testemunho. As palavras que nos dirigiu numa mensagem ntima, atravs de Chico Xavier, e da qual destacamos os trechos acima, por sua

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

59

evidente aplicao ao momento doutrinrio que estamos vivendo, traam as linhas claras da conduta nica dos espritas conscientes. No quisssemos guard-las apenas para ns, na hora em que o rugir das paixes aturde a tantos companheiros que jamais suspeitaramos capazes de fracassar na hora da prova. Jesus no veio ao mundo para fundar uma nova religio sectria e criar novas escolas de fanatismo igrejeiro. O Cristianismo um marco da evoluo cultural e espiritual da Terra, um divisor de guas. O mundo antigo morreu para que um mundo novo surgisse. Mas Jesus sabia que a sua sementeira levaria dois milnios para desenvolver-se e frutificar. Por isso prometeu-nos o Esprito da Verdade, que enviou no momento preciso, incumbido de restabelecer a pureza dos seus ensinos e completar as revelaes que no podia ampliar no seu tempo, em virtude do atraso cultural do mundo. A hora chegou e a hora , como dizia Vincius (o saudoso Pedro de Camargo), e no temos o direito de trair os nossos compromissos no momento mais grave da evoluo terrena. Enganam-se os que pensam servir ao Cristo deformando os textos de Kardec, tentando corrigir Kardec e Jesus, emendar os Evangelhos e a codificao. Os textos de Kardec constituem a III Revelao e so ditados e inspirados pelo Esprito da Verdade. No para fazer escndalo que os defendemos. O escndalo vem pelos que os adulteram, os que os deformam e ridicularizam, os que aprovam e sustentam essa traio consciente ou inconsciente Doutrina Esprita. Que as palavras de Cairbar Schutel possam despertar os que ainda insistem no erro tudo quanto desejamos. Que a paz das conscincias se restabelea, com a volta de todos fidelidade e ao respeito Verdade.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

60

Desavenas e antagonismos (Chico Xavier)


Em nossa reunio pblica de ontem O Evangelho Segundo o Espiritismo nos deu o item 14 do captulo X para estudos. Vrios comentaristas discorreram sobre a nossa posio em face dos irmos que no afinam espiritualmente conosco. Falaram sobre desavenas e antagonismos que se expressam em diversas formas. Ao trmino das tarefas, o nosso caro Emmanuel escreveu a pgina que lhe envio, na desejo de t-la, com os seus apontamentos doutrinrios, em algum dos nossos lanamentos do Dirio de So Paulo aos domingos. Exprimindo ao caro amigo os nossos agradecimentos por sua valiosa cooperao de sempre, num grande abrao, sou o seu de sempre: Chico Xavier.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

61

Desculpa e bno (Emmanuel)


Solicitando o auxilio dos Mensageiros do Senhor para a garantia da paz entre ns e queles que ainda no nos entendem, preciso construir o ambiente necessrio para que semelhante auxlio se efetue. Nesse sentido, se obstculos e problemas te batem porta, conserva a pacincia por fator de receptividade ao socorro que a Divina Providncia expedir em teu favor. Num painel de conflitos em que sejamos chamados a testemunhos de f e compreenso, no nos ser lcito esquecer que tanto somos filhas de Deus quanto aqueles que se fazem instrumentos de nossas dificuldades. Aqueles que se nos erguem frente na condio de adversrios gratuitos, avanam em nossos prprios caminhos, freqentemente invocando a proteo de Deus tanto quanto a invocamos. E os outros que se transformam em perseguidores so outros tantos irmos nossos, de pensamento enfermo e rumo inadequado, a requisitarem apoio de urgncia pelos fardos de tribulaes que carregam, s vezes muito mais pesados que os nossos. No te inclines ao desequilbrio, quando algum te reclame reaes de entendimento mais amplo. Aceita as aulas de serenidade e tolerncia que a vida te oferece, com a certeza de que no te faltar o amparo de Mais Alto. De qualquer modo, porm, colabora na conservao da harmonia e da benevolncia para que o auxlio do Senhor no se te faa obscuro no imediatismo das necessidades humanas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

62

Desespero nuvem formada pelos ingredientes da aflio intil, impedindo-te viso e discernimento. Clera tumulto absolutamente desnecessrio, incitando-nos queda em alucinao ou delinqncia. Quando a tempestade da incompreenso esteja rugindo, ao redor de teus passos, recordemos o Cristo de Deus que nos propomos a seguir e servir. Ama aos inimigos e ora pelos que te perseguem e caluniam. Jesus, decerto, em se expressando assim, no exonerava os agressores da obrigao de arcar com os resultados infelizes das prprias aes, e sim aconselhava-nos prtica da imunizao de esprito, ensinando-nos que desculpa e beno em amparo a todos aqueles que no nos compreendam, sempre sero bases eficientes para a vitria do amor pelo sustento da paz.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

63

Guerra e paz (Irmo Saulo)


difcil entendermos a atitude daqueles que, ombreando conosco em longas caminhadas no rumo da verdade e do bem, subitamente rompem a antiga ligao e passam a tratar-nos como adversrios. Mais difcil, ainda, compreender agresses e calnias proferidas pela boca de amigos e companheiros que ontem s tinham para conosco palavras de elogio e carinho. E tudo se confunde num temporal de incongruncias e absurdos, quando o nico motivo do rompimento foi o fato de no nos havermos afastado do caminho reto. Que razes teriam os companheiros revoltados para nos acusar, hoje, daquilo que ontem mesmo louvavam? Por que estranhos motivos no procuraram debater suas dvidas conosco em p de igualdade, base do raciocnio fraterno? Por que fogem de ns e nos acusam por trs? Jesus sofreu as negaes de Pedro, a dvida de Tom, a traio de Judas. No deixou de adverti-los com energia quando necessrio, mas nunca se recusou a entender-se com eles e nunca deixou de am-los. Quando precisou de um apstolo capaz de tudo abandonar pela causa evanglica de ser fiel verdade, acima de tudo foi buscar o seu inimigo mais feroz na estrada de Damasco e o arrebatou na sua luz e no seu amor. Paulo, por sua vez advertiu que ningum devia dizer-se dele ou de Apolo, pois o fundamento de ambos era um s: o Cristo. Resistindo a Pedro corajosamente, repreendendo com energia os transviados da Igreja de Corinto, denunciando os apstolos judaizantes, Paulo permaneceu de braos abertos a todos eles, embora sem transigir no tocante verdade doutrinria do Evangelho. Foi ele o terico do bom combate, exemplificando na prtica a excelncia da sua

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

64

teoria. Kardec, por sua vez, rejeitou e criticou a absurda mistificao de Roustaing, sem com isso fazer-se inimigo dos que o aceitavam. H guerra e guerra, paz e paz. A guerra do bem utiliza-se das armas da verdade, que ferem a golpes de cirurgia, para curar o doente. Abenoada guerra. A paz da hipocrisia serve-se das armas da mentira e da calnia, que envenenam, destroem e matam. E a paz enganosa do pntano, da deteriorao moral. por isso que Emmanuel repete as palavras de Jesus: Ama aos inimigos, ora pelos que perseguem e caluniam. Imunizar-nos contra a perfdia, a arrogncia, a vaidade sem trair nem aprovar a traio verdade combater o bom combate de Paulo, pela vitria do amor e pelo sustento da paz verdadeira, aquela em que os antagonismos se resolvem no plano da razo, do entendimento fraterno.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

65

Problemas da evoluo (Chico Xavier)


No incio da nossa reunio pblica de ontem, O Livro dos Espritos deu-nos para estudo a sua questo 782. Os comentaristas teceram valiosas consideraes em torno da nossa poca de agitado progresso material. Muitos ngulos do assunto foram examinados. Ao trmino das nossas atividades, nosso caro Emmanuel escreveu a pgina que lhe envio, no propsito de recebermos sua valiosa contribuio, em apontamentos que nos auxiliem no estudo doutrinrio, como sempre, agradecendo, desde j, o que possa fazer em favor da continuidade das nossas reflexes sobre a renovadora doutrina. N. da R. A mensagem foi recebida na noite de 7 do corrente, e a carta de Chico Xavier datada de 9, dia da reunio da USE em So Paulo.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

66

Auto-renovao (Emmanuel)
Atualmente, na Terra, todos ouvimos, com freqncia, a afirmativa geral eis que o mundo se transforma. Efetivamente, no plano fsico, em apenas um quartel de sculo, alteraram-se basicamente quase todos os setores da vida em si. Robs especficos, quais sejam tratores ou mquinas de lavar, poupam imensidade de trabalho e os processos de intercmbio, os mais rpidos, converteram o Planeta em casa grande com grande famlia inter-unida nas mesmas realizaes e nas mesmas dificuldades. A criatura humana, porm, conquanto se extasie perante os avanos do progresso e, por vezes, se veja constrangida a sbitos deslocamentos emocionais, em vista das novas orientaes psicolgicas, observa, dentro de si prpria, que as ocorrncias do esprito continuam as mesmas. O amor genuno no sofreu qualquer modificao; a atrao dos sexos, do ponto de vista da coletividade, no experimentou mudana alguma; o sofrimento moral absolutamente semelhante quele que devastava civilizaes de h muito desaparecidas; o imperativo da educao no abandonou o lugar que lhe compete na vida comunitria; a ordem social no passou por alienao nenhuma, a fim de que a segurana comum se faa resguardada nos alicerces da justia; e a morte prossegue em toda parte, como sendo uma fora que se impe no mundo custa de lgrimas. 0

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

67

Consideremos tudo isso e no te permitas abater se lutas, porventura te assediem a estrada. Ante a perspectiva de mais mudanas no plano exterior, no imo da alma, sejamos mais ns mesmos. Por mais complexa se mostre a moldura do quadro em que vives. no mundo, nele transitas, feio de viajor, no hotel das facilidades materiais, com vinculaes de trnsito e compromissos de tempo certo. 0 A Terra se renova, substancialmente, oferecendo reconforto em todas as direes; entretanto ponderamos com respeito preciso saibas o que fazes de ti para que o carro da evoluo no te colha sob as suas rodas inexorveis: 0 Ampara-te na f em Deus, seja qual seja o campo religioso em que estagies, construindo resistncia ntima com os recursos do conhecimento e do amor. Desvincula-te das preocupaes improdutivas para que te no afastes da essencial. Usa os bens que a vida te empresta atendendo ao bem dos outros, sem permitir que os bens dos quais te fizeste usufruturio te acorrentem ao poste das aflies inteis. Serve sem apego. Ama sem escravizar o prximo ou a ti mesmo. E ilumina-te, seguindo adiante.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

68

0 da Lei Divina que o mundo se transforme independentemente de nossa vontade; mas igualmente da Lei do Senhor que a nossa renovao, sejam quais forem as influncias exteriores, dependa sempre e exclusivamente de ns.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

69

Em defesa de Chico (Irmo Saulo)


Chega no momento oportuno esta mensagem de Emmanuel. Dia 9 ltimo, na reunio do Conselho Deliberativo Estadual da USE, o sr. Lus Monteiro de Barros leu uma carta de Paulo Alves Godoy em que este atira sobre o mdium Chico Xavier a responsabilidade pela adulterao de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Acontece que Chico no membro da Federao nem da USE e no exerce em nenhuma dessas instituies qualquer espcie de cargo administrativo. Como pode ele responder pela adulterao praticada? A acusao caiu no vazio, mas serve para ilustrar as assertivas de Emmanuel em sua mensagem que hoje publicamos, enviada por Chico para esta edio. Emmanuel considerou a existncia de dois planos evolutivos: o plana do mundo, constitudo pela Natureza e a Sociedade, e o plano do homem, em que temos um ser espiritual em desenvolvimento. a mesma colocao feita em O Livro dos Espritos na questo 782, a que Chico se refere em sua carta, no trecho acima transcrito. Escreve Emmanuel: Ante a perspectiva das mudanas no plano exterior, sejamos mais ns mesmos. Nesta hora de transio da Terra as mudanas se aceleraram em todos os setores. O sr. Paulo Alves Godoy, como confessa na sua explicao da edio adulterada, quis seguir o ritmo das mudanas no plano Exterior, imitando as atualizaes que so feitas na Bblia e nos Evangelhos pelas vrias religies crists. Deixou de ser ele mesmo, esqueceu-se de sua condio esprita e atirou-se ao campo das mudanas adotadas pelas religies formalistas. O resultado foi o que vimos. Felizmente a USE (Unio das

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

70

Sociedades Espritas do Estado) no se deixou levar por essa fascinao, reprovando-a energicamente. O que falta a muitos espritas neste momento compreender o problema colocado por Emmanuel. Um pouco de reflexo e de humildade teria evitado toda essa confuso. Chico e os espritos no podem responder pelas aes decorrentes do livre-arbtrio humano.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

71

Carta-confisso (Chico Xavier)


Li, hoje, 23, o seu texto doutrinrio no Dirio de So Paulo, intitulado Em Defesa de Chico. Foi, para mim, um apontamento altamente benfico, porque me levou a memorizar um encontro que tive, em 1973, com os nossos confrades Paulo Alves Godoy e Jamil Salomo. Falvamos da excelncia da Obra Kardequiana, compulsando um exemplar da 51 edio de O Evangelho Segundo o Espiritismo, quando me referi a certa expresso do item 5 do cap. XV, expresso essa que, se me fosse possvel estimaria substituir por outra, equivalente em sentido, para evitar hiatos de ateno em muitos dos assistentes das reunies pblicas de doutrina mormente os companheiros de freqncia iniciante. E, como estudvamos reaes do pblico nos encontros doutrinrios, reportei-me s palavras fogo do inferno, constantes da ltima frase do item 3 do cap. IX, que, igualmente, de minha parte, estimaria ver substitudas por outras que no alterassem a significao do texto. Nossa conversao gravitou para outros aspectos do nosso campo de ao. E, sem dvida, os trs concordvamos em que as expresses apontadas fossem reestudadas, em tempo oportuno, por autoridades indicveis na soluo do problema, ante as estruturas de comunicao da lngua portuguesa. Compreendo que o nosso irmo e amigo Paulo Alves Godoy, decerto no intuito de demonstrar apreo a este pequeno servidor o que eu teria claramente evitado, no s por no merecer isso, como tambm porque no seria justo empreender renovaes verbais nos textos kardequianos sem uma reunio de cpula, em que os companhei-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

72

ros mais categorizados se manifestassem no assunto ter promovido trabalho de profundidade. A carta a que se refere a sua nobre pgina do Dirio de So Paulo me fornece a chave da soluo do problema, pelo qual me vejo realmente culpado, embora involuntariamente, pelos enganos havidos. Creia, caro amigo que assumo a responsabilidade dessa culpa. Por invigilncia minha, no desejo de honorificar os textos kardequianos nas reunies pblicas, terei suscitado em nosso irmo Paulo Alves Godoy o desejo de realizar um trabalho, no desrespeitoso por inteno, mas apressado pela boa vontade. Di-me v-lo em lutas de tamanhas dimenses, ante o problema que se fez obscuro e inquietante, e peo-lhe desculpas se involuntariamente me fiz de uma perturbao to grave, em que o seu sofrimento maior (Carta dirigida a Herculano Pires).

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

73

A trama da adulterao (Irmo Saulo)


Torna-se evidente, pela carta-confisso de Chico Xavier, a audaciosa trama da adulterao, que comeou pelo envolvimento do mdium de Uberaba, a partir do seu desejo de melhor atendimento das pessoas que se iniciam no Espiritismo, ainda carregadas de conceitos errneos sobre o problema da salvao. Paulo Godoy e Jamil Salomo foram consultar o mdium sobre uma questo que no era de sua competncia. Ambos tomaram as referncias de Chico a expresses fortes dos Evangelhos como ordenaes de um orculo. Chico falava por si mesmo, propondo questes, mas os consulentes, vidos de instrues superiores, consideravam-se em face de um semi-deus e no apenas de um mdium, de um homem que se dedica ao servio do amor no das graves questes doutrinrias, que abrangem todo texto da Codificao e os mais vastos problemas da Histria e da Cultura. Saram de Uberaba como investidos de um mandato divino. Iam iniciar uma nova fase do Espiritismo, iam renovar e atualizar Kardec. Envolvido o mdium que nem percebera a gravidade de suas ponderaes foi fcil envolver o Departamento do Livro da Federao Esprita do Estado de So Paulo. E lanada a edio adulterada que exigiu elevado emprego de capital, o interesse material imediato sobrepe-se naturalmente (pela fora das coisas, como dizia Kardec) ao interesse moral e espiritual de preservao da doutrina. Essa a razo por que, dali por diante, os envolvidos na trama no deram ouvidos a nenhuma advertncia e se mostraram to apaixonados e insistentes na sustentao do erro.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

74

Julgaram-se seguramente escudados na palavra do Cu e nos interesses da Terra para sustentarem a sua estranha posio. Nenhum deles teve a humildade de confessar o seu erro, a sua invigilncia, como Chico Xavier o faz nessa carta dolorosa. natural que Chico pensasse numa reunio de cpula para estudar o assunto. A posio das cpulas, entretanto, evidenciou a ignorncia das mesmas. No fosse a reao das bases, a adulterao estaria hoje institucionalizada. E dentro em pouco no saberamos mais o que Kardec escreveu, porque os escribas ingnuos, iluminados supostamente pelo Alto, prosseguiriam na deformao programada e confessa de toda a Codificao. Chico Xavier ainda prope, na carta acima, de que publicamos apenas a parte essencial, uma reunio de cpula para reexaminar o assunto. Isso demonstra o seu alheamento realidade terrena com que nos defrontamos. Seria o mesmo que, depois da crucificao de Jesus, os apstolos pedissem ao Sindrio a reviso do processo que o levou ao sacrifcio. As organizaes de cpula do movimento doutrinrio mantiveram o mesmo silncio dos rabinos no Templo, quando as trinta moedas de Judas tilintavam aos seus ps, no gesto desesperado do traidor arrependido. Qual a cpula que se manifestou em defesa da doutrina? O prprio Conselho da USE s o fez depois de vendidos os trinta mil volumes de O Evangelho Segundo o Espiritismo adulterado, no obstante j houvesse tomado posio contrria adulterao desde 8 de dezembro de 1974. Que foras impediram o pronunciamento que ficou engavetado durante trs meses? Que autoridade tm as chamadas cpulas para renovar textos evanglicos e doutrinrios? O episdio da adulterao se encerra, com essa carta-confisso de Chico Xavier, deixando-nos o saldo pesado de uma capitulao que atingiu a figura de um

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

75

mdium que se firmara em nosso movimento como exemplo inatacvel. No obstante, vale a experincia para nos alertar quanto ao perigo dos escorreges a que todos estamos sujeitos. A vaidade humana a casca de banana na calada da nossa invigilncia. A carta-confisso de Chico Xavier um documento amargo. Ele procura tomar sobre si a responsabilidade do que os outros fizeram e revela desconhecer a extenso da sua prpria responsabilidade no campo doutrinrio. Chico, Xavier um homem, um mdium, com misso medinica especifica, e no um lder, um dirigente, um orculo grego. Compreendamos isso e procuremos poup-lo, para que ele possa concluir sua misso em paz.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

76

Consolador prometido (Chico Xavier)


O Espiritismo, no panorama atual do mundo, realmente aquele consolador prometido por Jesus humanidade. Porque, quantos dele se aproximam, com devotamento verdade, encontram recursos para a resistncia ntima contra qualquer perturbao. Estamos vivendo uma poca muito difcil, um perodo inado de muitos obstculos na vida espiritual de todos, porque a renovao est chegando para todos na Terra maneira de exploso: uma exploso de sentimentos, de pensamentos, de palavras, de aes, e sem a explicao do Espiritismo teramos muita dificuldade para harmonizar o nosso mundo ntimo. Por isso consideramos que o Espiritismo uma providncia da misericrdia do Senhor em nosso benefcio, a fim de que cada um de ns esteja no lugar certo, com obrigaes certas, e desempenhando nossos deveres to bem quanto nos seja possvel.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

77

A sublime tarefa (Emmanuel)


Ao Espiritismo cabe, atualmente, no mundo, grandiosa e sublime tarefa. No basta definir-lhe as caractersticas venerveis de consolador da humanidade. preciso tambm revelar-lhe a feio de movimento renovador de conscincias e coraes. A morte fsica no o fim. apenas mudana de captulo no livro da evoluo e do aperfeioamento. Ao seu influxo, ningum deve esperar solues finais e definitivas, quando sabemos que cem anos de atividade no mundo representam uma frao relativamente curta de tempo para qualquer edificao na vida eterna. Infinito campo de servios aguarda a dedicao dos trabalhadores da verdade e do bem. Problemas gigantescos desafiam os espritos valorosos, encarnados na poca presente com a gloriosa misso de preparar a nova era, contribuindo na restaurao da f viva e na extenso do entendimento humano. Urge socorrer a religio, sepultada nos arquivos teolgicos dos templos de pedra, e amparar a cincia, transformada em gnio satnico da destruio. A espiritualidade vitoriosa percorre o mundo, regenerandolhe as fontes morais e despertando a criatura no quadro realista das suas aquisies. H chamamentos novos para o homem descrente do sculo XX, indicando-lhe horizontes mais vastos, a demonstrar-lhe que o esprito vive acima das civilizaes que a guerra consome ou transforma, na sua voracidade de drago multimilenrio. Ante os tempos novos, e considerando o esforo grandioso da renovao, requisita-se o concurso de todos os servidores da verdade e do bem. Na consecuo da tarefa superior, congregam-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

78

se encarnados e desencarnados de boa vontade, construindo a ponte de luz atravs da qual a humanidade transpor o abismo da ignorncia e da morte.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

79

Momento de reflexo (Irmo Saulo)


Desde o tempo de Kardec os espritos vm advertindo-nos, sem cessar, que estamos numa fase acelerada de evoluo para uma nova era. O Espiritismo surgiu para orientar os homens nesse processo e traz consigo os elementos necessrios para essa orientao. Oferece-nos um novo conceito do homem e da vida, uma nova mundividncia, novos princpios filosficos e novas perspectivas no campo cientfico. Prepara-nos para a renovao das estruturas sociais, j em desenvolvimento. Todo o esquema da Doutrina Esprita apresenta-se harmonioso, perfeitamente conjugada em seus diferentes aspectos, antecedendo as conquistas em marcha nos vrios setores do conhecimento. por isso que no se pode falar em atualizao do Espiritismo sem demonstrar ignorncia doutrinria. Atualiza-se o que caducou, o que foi superado pela evoluo, o que pertence ao passado. A prpria linguagem da Codificao no comporta modificaes pretensamente renovadoras. Se assim no fosse, teramos de considerar como fracassados os espritos superiores que a revelaram e que, desde o princpio, indicam a sua funo de plataforma do futuro. Representando uma sntese da revelao espiritual e da revelao cientfica, que nela se conjugam, a Doutrina Esprita inicia a nova era da evoluo terrena. Assim como o Evangelho preparou, h dois mil anos, o advento da era da razo, o Espiritismo prepara, neste momento, o advento da era csmica e da civilizao do esprito. Quem conhece a Doutrina e acompanha o ritmo da evoluo contempornea pode comprovar, a cada passo, a

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

80

realizao dos pressupostos espritas no campo da cincia, da filosofia, da religio, da esttica e da tica em nosso tempo. Todos os pretensos reformadores de Kardec s tm produzido confuses no meio esprita, criando problemas muitas vezes insolveis e acarretando transtornos que retardam a marcha necessria da difuso doutrinria. Ao invs de procurarem aprofundar os seus conhecimentos, tanto da doutrina quanto do panorama evolutivo atual, esses reformadores se emaranham em suas prprias idias, formulam proposies absurdas, arrastam em suas maquinaes outras criaturas aturdidas com as transformaes violentas do nosso tempo e acabam aniquilando os esforos dos que estudam, dos que, sincera e honestamente, lutam para a divulgao da doutrina redentora. Este tambm um sinal dos tempos, no h dvida, mas poderia ter menor amplitude e causar menos danos se os pretensos inovadores usassem pelo menos de um pouco de reflexo. No se pode tratar de assuntos to graves, relacionados intimamente com a evoluo planetria, sem humildade e bom senso. E o que mais vemos, nessas ocasies, so a vaidade arrogante, a falta de senso, a paixo que obscurece as faculdades mentais. O episdio recente da adulterao de textos de Kardec a est, como prova dolorosa do desvario a que se pode chegar, mesmo entre antigos mas invigilantes trabalhadores da seara. Os trechos de Chico Xavier e de Emmanuel que reproduzimos hoje devem servir para a reflexo, um momento ao menos de reflexo por parte daqueles que ainda se empenham em sustentar e defender a profanao praticada nos textos de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Que olhem ao seu redor e avaliem a extenso da devastao praticada. No defendemos opinies

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

81

pessoais, defendemos a doutrina. Temos de preservar o patrimnio de luz e verdade que Jesus nos legou atravs de Kardec.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

82

Responsabilidade doutrinria (Chico Xavier)


No fosse a responsabilidade que a todos ns assinala, em nossa renovadora doutrina, e no estaria aqui, perante o caro amigo, imprimindo maior extenso ao problema que o preocupa quanto obra de Allan Kardec. Tenho estado em tratamento de sade e com ausncias freqentes desta cidade, mas espero estar em Uberaba mais regularmente a partir da segunda quinzena de abril. Se esta carta despretensiosa, sem nenhuma idia de parecer humilde, mas com o sincero intuito de corrigir o meu prprio erro, motivado por invigilncia, puder servir de justificao ao movimento de reexame do assunto, com a paz e a verdade iluminando os nossos caminhos de unio maior, ficarei profundamente grato sua generosidade de amigo, aceitando-me as explicaes que obedecem realidade das ocorrncias a que me refiro. Autorizando o caro amigo a fazer o uso que desejar de minhas presentes declaraes, publicando-as ou no, mas veiculando-as como melhor parea sua nobre orientao doutrinria, com um abrao de muito apreo e de muita estima, o amigo e servidor muito grato de sempre: (a) Chico Xavier.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

83

A difcil humildade (Irmo Saulo)


Todos conhecemos a humildade natural de Chico Xavier, que agora, mais do que nunca, se comprova de maneira emocionante, no triste episdio da adulterao de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Enquanto os autores da profanao tudo fizeram para sustentar a posio infeliz que assumiram, chegando mesmo a atribuir a adulterao a sugestes do plano espiritual e do conhecido mdium, este se despe de qualquer pretenso para humildemente confessar seu erro e sua invigilncia, quando foi consultado pelos emissrios da FEESP. Muitas criaturas demasiado sensveis no gostaram da publicao que fizemos da confisso de Chico a respeito. Entendem que o assunto devia permanecer entre quatro paredes. Mas o prprio Chico, como vemos nos trechos acima, autorizou-nos a divulg-la como melhor o entendssemos, e acrescentou: mas veiculando-a. No Espiritismo, como no Cristianismo primitivo, no h segredos nem mistrios ocultos ao povo, reservados a um possvel colgio sacerdotal. A verdade o seu fundamento, nada mais que a verdade. E como a sua finalidade conduzir os homens a toda a verdade, seus grandes problemas so acessveis a todos. Longe de diminuir a grandeza moral e espiritual de Chico Xavier, a atitude lmpida e sincera do mdium s pode engrandec-las. Se Chico fugisse responsabilidade do seu erro, procurando disfar-la ou ocult-la, ento sim, ter-se-ia diminudo perante as conscincias esclarecidas. Com essa declarao sincera e franca, reconhecendo sua falibilidade humana o que desagrada aos que pretendem fazer dele uma espcie de semideus, Chico

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

84

Xavier confirma o que sempre disse de si mesmo, considerandose como simples servial do Espiritismo. E mesmo ao faz-la, com evidente grandeza, Chico ainda se engana ao propor uma reunio de cpula para reexaminar o caso, j felizmente encerrado, da adulterao, pois no h cpulas dotadas de autoridade para examinar adulteraes de obras de Kardec, essas obras que, elas sim, procedem diretamente das mais altas esferas da Espiritualidade. Errar humano, como todos sabem, e o que um mdium, por mais dedicado e sincero, seno uma criatura humana. Ao divulgar a confisso de Chico, de acordo com a sua prpria autorizao, no quisemos diminu-lo. Pelo contrrio, entendemos que a publicao devia engrandec-lo. H o Chico Xavier como homem e como mdium, com todos os direitos humanos, e h o mito de Chico Xavier, que como todos os mitos deve ser destrudo. S assim o homem se engrandece, nas verdadeiras propores da sua grandeza humana. O prprio Cristo, que veio destruir os mitos, quando foi transformado em mito pela ignorncia, o fanatismo e a ambio desmedida dos homens, perdeu sua autenticidade. O Espiritismo, que o Consolador por ele prometido e enviado terra, no pode alimentar-se dos resduos mitolgicos que trazemos do passado. bom nos lembrarmos do fermento dos fariseus. Chico Xavier, em mais de quarenta anos de mediunidade, foi sempre um exemplo de humildade e de fidelidade doutrina. Devemos consider-lo na perspectiva dessa grandeza humana, feita de sacrifcios inimaginveis, por toda uma vida de abnegao. E quando ele agora nos d essa oportuna e maravilhosa lio de humildade, expondo-se crtica necessria dos espritas convictos e conscientes, no cometamos o erro de censur-lo par

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

85

isso. Recebamos a lio em nossa apoucada humildade e sejamos capazes de compreender a sua verdadeira grandeza. A difcil humildade humana resplende nos grandes momentos, que tanto podem ser belos ou dolorosos. Di-nos uma confisso de erro feita pelo mdium que nos acostumamos a endeusar, contra as prprias advertncias de Kardec. Mas a dor nossa mestra, como ensina a doutrina, e s atravs dela aprendemos a superar as nossas imperfeies. A dor lei de equilbrio e educao, ensinou Lon Denis.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

86

Chico Xavier com Jesus e Kardec (Chico Xavier)


O Espiritismo com Jesus e Kardec deve estar e estar, sempre, com o auxlio dos Mensageiros do Senhor, muito acima de ns. Assim tenho aprendido de nossa doutrina de luz e amor. No posso, mas no posso mesmo, considerar-me um mdium com qualidades especiais. Preciso, e preciso muito, do amparo de todos os companheiros da nossa causa, principalmente no que se refere aos assuntas de orientao doutrinria, para que as minhas fraquezas de criatura no se imiscuam nas manifestaes de bondade dos benfeitores espirituais. Mdium falvel, e talvez ate mais falvel do que os outros de minha singela condio, se estou bem, isso se deve presena dos benfeitores espirituais em meus passos, e se estou mal, o que acontece muitas vezes, que estou em mim mesmo e por mim mesmo. Nessa luta prossigo. E, por isso mesmo, necessito do apoio de todos os amigos que amam a nossa doutrina redentora. Continuo, desse modo, a pedir e pedir as preces de todos os irmos em meu favor, e vou seguindo, na marcha dos dias, confiando nos Mensageiros de Jesus.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

87

O exemplo maior (Irmo Saulo)


Extramos os trechos acima de uma carta que Chico Xavier nos enviou, com data de 19 do ms findo. Carta ntima, seguida de outra acompanhando a mensagem para esta seo, que publicaremos no prximo domingo. Os conceitos emitidos pelo mdium, com a espontaneidade e a humildade que o caracterizam, so de tal ordem que no nos sentimos no direito de reserv-los apenas para ns e as pessoas de nossa intimidade. Palavras como essas devem ser levadas ao conhecimento de nossos leitores, pois nos do a imagem exata do mdium, de sua posio no momento de crise que estamos atravessando, e oferecem a todos ns o exemplo maior de que carecemos. O Espiritismo, sendo o Consolador prometido por Jesus, que nos leva a toda a verdade, no pode conciliar-se com as simulaes e fantasias das convenes humanas. Temos de aprender a enfrentar a verdade luz do dia, a mostrar-nos como realmente somos, a no esconder ao pblico as deficincias naturais da nossa condio humana. Intil querermos passar por criaturas modelares e infalveis ou querermos fingir que o movimento doutrinrio no tem falhas. Chico sempre nos deu esse exemplo, mas nunca ele se tornou to necessrio e capaz de tocar-nos como agora. Temos de compreender que o Espiritismo uma doutrina aberta, sem mistrios reservados a nenhuma categoria de iniciados, sem nada oculto, e que o movimento doutrinrio a prpria marcha do homem em sua expresso individual e coletiva na busca da verdade sobre a sua prpria essncia e o seu destino. Todos devem participar dessa marcha, no s os espritas, como

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

88

possveis privilegiados de um deus sectrio e caprichoso. Jesus, com o seu sacrifcio, no rasgou apenas o vu do Templo de Jerusalm, mas tambm os vus de Isis e de todas as confrarias privilegiadas do passado. O Cristianismo implantou na Terra a democracia espiritual, que os homens deformaram com o fermento velho do seu farisasmo, mas que os espritos restabelecem atravs do Espiritismo. Os que desejam oferecer ao pblico uma imagem artificial do movimento esprita, enganam-se a si mesmos, antes de enganar os outros. Os que pretendem apresentar um mdium como Chico Xavier, aos olhos do povo, como uma espcie de semideus, perturbam a prpria misso do mdium, que sempre se esforou para mostrar-se como um simples homem, sujeito s deficincias humanas. A autenticidade de Chico Xavier e de sua mediunidade ressaltam de suas constantes declaraes pblicas, sempre marcadas por uma conscincia ntida, jamais disfarada, de sua fragilidade humana. No fundo, os endeusadores do mdium nada mais fazem do que endeusar-se a si mesmos. a tendncia natural da criatura humana de querer engrandecer-se custa da grandeza alheia: do mestre, do chefe, do sacerdote, do pastor ou do mdium. Mas o Espiritismo contrrio a essa tendncia, que foi til e at mesmo necessria no passado, e agora est superada e se transforma num estorvo evoluo humana. A revelao esprita alargou e aprofundou a nossa viso da realidade, mostrou-nos o mundo, a vida e o homem como realmente so, libertou-nos das iluses mitolgicas. Estamos na era da razo, no limiar da era do esprito. As iniciaes ocultas no tm mais nenhum sentido. Os privilgios sacerdotais desaparecem com os privilgios da nobreza poltica.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

89

Avanamos, como anunciou Kardec, para os tempos da aristocracia intelecto-moral, em que os valores individuais no se medem pelos ttulos perecveis, mas pelas aptides espirituais do desenvolvimento evolutivo. Conhecemos as leis que regem o crescimento moral das criaturas e sabemos que todos, igualitariamente, estamos sujeitos a elas e, como afirmava o Apstolo Paulo, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. por isso que Chico Xavier, revelia dos que desejam endeus-lo, reconhece de pblico a sua fragilidade humana e no pretende passar por criatura privilegiada. Longe dele essa pretenso orgulhosa. Chico, nosso irmo, nosso companheiro, marcha conosco nas provas do mundo.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

90

As Cartas de Chico Xavier


Os documentos da angstia (J. Herculano Pires)
As cartas que Chico Xavier nos enviou, no perodo negro da adulterao, so os documentos da angstia por que passamos, todos os que vamos uma instituio esprita prestigiosa, envolvida pelas trevas no processo criminoso de adulterao da Doutrina. De maro de 1975 a janeiro de 1976, como se v pelas datas das cartas que ora publicamos, o abnegado mdium escreveu-nos, revelando a sua perplexidade. Chegou mesmo, no princpio, a querer assumir a responsabilidade do desastre, aliviando os verdadeiros responsveis. Viu-se depois na impossibilidade de fazlo, pois esse gesto de extrema abnegao contradiria todo o prolongado esforo de um trabalho medinico fiel, por quase meio sculo de rigorosa orientao doutrinria. Vemo-lo ento confessar, amargamente, que nada tinha com o que se passava. Por isso tivemos de defend-lo em certo momento e de incrimin-lo em outro, at que o esclarecimento se fizesse. Chico autorizou-nos a publicar os trechos de suas cartas que achssemos necessrios, ou a us-las por inteiro. Preferimos a transcrio total das mais significativas, para que o testemunho dos fatos ficasse completo, mostrando aos leitores a que ponto as trevas conseguiram afetar o trabalho na seara. A leitura e o exame atento desses documentos impem-se a todos os espritas de boavontade e particularmente aos jovens, que neles encontram os recursos vivos e emocionantes para a vigilncia que devem exercer no comportamento doutrinrio. As novas geraes reelaboram as experincias das anteriores, como ensina Dewey, e neste caso

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

91

as experincias podem ser examinadas na confisso espontnea do mdium que marcou entre ns meio sculo de intensa atividade doutrinria. Este livro era para ter sado muito antes, mas as dificuldades surgidas foram tantas, que s agora conseguimos super-las. A luta contra a verdade esprita muito maior do que geralmente se pensa. Num mundo inferior como o nosso, as foras negativas dispem de mais recursos e possibilidades de ao do que as foras positivas. Mas a verdade acaba sempre vitoriosa, quando os que a propagam e defendem so sinceros e dotados de firme convico. As cartas de Chico Xavier nos do a medida exata da sua convico esprita, bem como do seu amor e do seu zelo pela doutrina. ----UBERABA, 19/04/1975 Caro Amigo Professor Herculano: Deus nos abenoe Recebi a sua estimada carta de 16 e agradeo a sua generosidade e ateno de sempre. A ausncia da semana foi motivada por minha ida rpida a Pedro Leopoldo, mas estou nesta carta com os meus agradecimentos habituais. Recebi igualmente a sua prezada carta de 27/03 e li, com muita ateno, os seus apontamentos em nossa pgina do Dirio de So Paulo, na edio de 6 do corrente. Pode crer o querido amigo que tenho as suas manifestaes referidas na mais alta conta como sempre sucede. Suas palavras nunca me poderiam ferir.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

92

Elas nascem de sua necessidade, de seu imenso amor nossa causa e o Espiritismo com Jesus e Kardec deve estar e estar sempre com o Auxlio dos Mensageiros do Senhor, muito acima de ns. Assim tenho aprendido de nossa Doutrina de Luz e Amor e assim tenho visto em seus nobres exemplos. Lamento apenas no haver percebido, de minha parte, que me achava na base das dificuldades havidas porque a minha conversao com os nossas prezados confrades Paulo Alves Godoy e Jamil Salomo era para mim assunto de rotina, de que tratara muitas vezes com amigos outros em conversaes pblicas e abertas, aguardando que companheiros competentes pudessem examinar as duas expresses de que falei ao estimado amigo, em correspondncia anterior, do ponto de vista de traduo apenas. Se houvesse tomado conhecimento de minha situao nos fatos, no poderia negar a minha responsabilidade e nem fugir de abra-la, como o fiz. De qualquer modo, estou muito grato, caro Professor, por tudo. Digo isso, de corao, sem qualquer idia de fazer efeitos. Sua palavra amiga e correta de sempre, convidando-me a pensar mais detidamente em meus compromissos e encargos medinicos, uma atitude abenoada e nobre. No posso, mas no posso mesmo, me considerar um mdium com qualidades especiais. Preciso e preciso muito, do amparo de todos os companheiros da nossa Causa, principalmente no que se refere aos assuntos de orientao doutrinria, para que as minhas fraquezas de criatura no se imiscuam nas manifestaes de bondade dos Benfeitores Espirituais, trazendo complicaes nossa Seara de Luz e Amor, com as minhas falhas de comportamento. Creio que essas falhas so devidas mais minha prpria ignorncia do que ao meu intuito de cultiv-las, mas quem sabe, caro amigo? Na mediunidade, mesmo naquelas exercidas por longo tempo, o mdium pode ser acometido por acessos de invigilncia, de vai-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

93

dade, de orgulho, de intromisso na Obra dos Bons Espritos, e criar muitas faixas de sombras. Mdium falvel e talvez at mais falvel do que os outros de minha singela condio, se estou bem, isso se deve presena dos Benfeitores Espirituais em meus passos e se estou mal, o que acontece muitas vezes, que estou em mim mesmo e por mim mesmo. Nessa luta prossigo e, por isso mesmo, necessito do apoio de todos os amigos que amam a nossa Doutrina Renovadora. Continuo, desse modo, a pedir e pedir preces de todos os irmos, em meu favor, e vou seguindo, na marcha dos dias, confiando nos Mensageiros de Jesus. Quanto nossa pgina no Dirio de So Paulo, no ter, para mim, seu amigo e admirador, qualquer significao sem a sua presena. Peo-lhe, e peo-lhe, de corao, continuarmos juntos nessa tarefa aos domingos. E fale-me sempre como preciso ouvir. Exponha os seus pensamentos com a sua sinceridade de sempre. E creia, caso venha a desistir do seu nobre trabalho no Dirio, em nossa seo aos domingos, de minha parte, considerarei tambm cessada a tarefa que me coube at agora. Juntos, comeamos, juntos terminaremos. No saberia continuar sem o seu brao de companheiro. Que Jesus nos ajude e nos abenoe para continuarmos no trabalho de sempre. ----UBERABA, 27/04/1975 Caro Professor Herculano Deus nos abenoe

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

94

Li hoje os seus apontamentos no Dirio que esto notavelmente doutrinrios. Deus nos abenoe e nos fortalea para servimos em nossos ideais. De mim mesmo, sou eu quem agradece a sua bondade e o seu apoio que me fazem sempre muito feliz e reconhecido. A Doutrina necessita de companheiros sempre firmes na dedicao nossa Causa e o seu exemplo sempre para mim uma luz. Humildade, no tenho, e a verdade est a. Estou longe de ser o que devo ser, e s me consola a certeza de que luto para no ser o que sou e como sou, para ser o que realmente devo ser e o que esperam de mim. Que Jesus tenha misericrdia deste seu amigo e servidor. ----UBERABA, 17/05/1975 Meu caro Professor Herculano Deus nos abenoe Recebi a sua confortadora carta de 25 ltimo e sou eu quem agradece a sua dedicao. Suas palavras, como sempre, me trouxeram grande edificao espiritual e estou convencido de que os pioneiros de nossa Doutrina de Luz e Amor, qual Lon Denis e outros, estaro sustentando as suas foras nas tarefas gigantes da hora que atravessamos. O Senhor, por Seus Mensageiros, fortalec-lo- e renovar-lhe- as energias, como sempre sucede, e t-loemos firme na segurana de nossos princpios, a orientar-nos os caminhos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

95

preciso no esmorecer e prosseguir frente, porque o trabalho da Espiritualidade sempre maior e sei que esse trabalho bendito, em suas mos, cresce com as horas. Se os companheiros sinceros e dedicados nossa Causa silenciarem, o que ser de nosso movimento assediado por vendavais da sombra, em todas as direes? O luta grande, mas a proteo dos Bons Espritos sempre maior e eles, os nossos Amigos da Vida Superior, que velam por ns, sustentaro as suas foras. Sou, por espontnea vontade, conscientemente escravo dos meus deveres para com os nossos Benfeitores Espirituais, no entanto, perante os nossos irmos da Humanidade, estou descompromissado e livre para respeitar as suas manifestaes de lidador sincero e leal da Doutrina Esprita e para admir-lo em sua fortaleza de nimo e em sua fidelidade aos nossos princpios renovadores. Jesus nos proteja e nos auxilie a seguir para adiante. Agradeo a generosa remessa do seu livro A Pedra o Joio, portador de estudos e reflexes que me alertam e me auxiliam a pensar e discernir, como tambm agradeo o belo Volume A Cor de Deus, de autoria do nosso distinto poeta Rudmar Augusto, com a sua generosa dedicatria. um formoso livro de apelos verdade e confraternizao humana. Muito grato por suas atenes de sempre. ----UBERABA, 08/07/1975 Caro Professor Herculano Deus nos abenoe

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

96

O seu belo estudo Chico Xavier, o homem, o mdium o mito muito me alegrou e enterneceu. Muito reconhecido ao carinho e a sinceridade de que as suas consideraes esto impregnadas. A condio humana uma beno, mas a mitologia dura de enfrentar. Efetivamente, eu ficaria muito envergonhado se fosse um mdium diferente dos outros, sem provaes e sem erros a marcarem o meu caminho de esprito em resgate. Vamos seguindo para adiante e que Jesus nos abenoe e nos fortalea. Caro Professor, quando recebi a sua estimada carta anterior sobre os nossos volumes, em parceria, o nosso amigo Caio com outros companheiros do G. E. Emmanuel, j havia estado aqui oito dias antes. Ele, nosso prezado Caio, me trouxe a notcia de que o prezado amigo dera a idia e plano para que os livros com as crnicas domingueiras no Dirio de So Paulo fossem lanados doravante apenas com as notas escritas por mim acompanhadas pelas mensagens de nossos Benfeitores Espirituais, sem as suas interpretaes, o que compreendi, de imediato. No pude, desse modo, pelo inesperado com que a notcia me vinha ao conhecimento, seno concordar com a medida, mas pedi ao Caio me fornecesse todo o material em estudo para o novo volume a sair, para que eu possa retirar dez dos lanamentos do Dirio mais expressivos e claros, em que a sua atitude, no caso da publicao dO Evangelho Segundo o Espiritismo, na traduo do nosso confrade Paulo Alves de Godoy, mais se evidenciasse, lanamentos esses que eu mesmo escolherei, para envi-las s suas mos ante a possibilidade de se publicar, sob o seu patrocnio, na Editora de que escolha, um livro em que estejamos juntos, marcando a questo havida para o agora e para o futuro. Caio e os presentes concordaram

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

97

com a minha idia e estou esperando o material aludido para retirar os dez lanamentos em que estejamos reunidos, a mensagem, os seus apontamentos e as notas deste seu servidor, a fim de submeter o assunto ao seu exame e considerao. No caso, eu escolheria as dez crnicas-trplices para o livro e o caro Professor escolher os trechos de nossa correspondncia sobre o assunto, ao mesmo tempo em que o apresentar no passvel volume. Que acha? Com isso, marcaramos ambos o episdio havido, no qual o caro Professor mostrar a sua defesa justa, ante a Codificao kardequiana, e de minha parte, demonstrarei, muito embora polidamente, o meu respeito elas. Estou aguardando o citado material para fazer-lhe a remessa. Se o prezado amigo concordar com a idia, organizaremos o volume na primeira oportunidade. Sinto bastante estarem as suas notas desmembradas dos lanamentos, em volumes prximos, mas no consegui sair do compromisso de continuar assinando os direitos autorais para o GEEM, logo ao receber a visita do Caio, com a anotao de que a idia vinha do caro amigo. Entretanto, peo-lhe conservar os seus apontamentos publicados no Dirio, os que no constaro dos livros prximos, pois pretendo enviar-lhe (.....) e duas mensagens no lanadas no Dirio, em breve tempo, para que o prezado amigo estude a possibilidade de apresent-las. No caso, o prezado professor estudar a possibilidade de encaixar os seus apontamentos j publicados nas mensagens que enviarei em volume, a benefcio das abras assistenciais de que me fala. Escreverei mais, oportunamente. ----UBERABA, 07/09/1975 Caro amigo Professor Herculano

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

98

Deus nos abenoe Em anexo, envio-lhe hoje as (12) doze publicaes de pice no processo de opinies, em torno da traduo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, no qual, com o auxlio dos Benfeitores Espirituais, pude reconhecer a legitimidade da sua nobre tarefa na defesa da Obra de Allan Kardec. Por muito sincera fosse a minha idia de substituir algumas palavras no texto da traduo em Portugus para no alterar as disposies mentais dos ouvintes novos das lies kardequianas em reunies publicas, a verdade que a sua veemncia necessria na defesa da Obra de Allan Kardec me fez pensar muito no cuidado que todos ns, os espritas devemos ter na preservao dos textos referidos, sob pena de criarmos dificuldades irreparveis para ns mesmos, agora e no futuro. Meditando nisso sou eu quem me sinto honrado em enviar-lhe as referidas publicaes, no intuito de demonstrarmos num livro-documentrio a elevao da sua defesa e o meu respeito, no tocante Codificao kardequiana, que nos cabe enderear ao futuro to autntica quanto nos seja possvel. No caso de se levar adiante o lanamento de um livro nessas diretrizes, sob a nossa dupla responsabilidade, o prezado Professor poder usar ou apresentar no contexto do volume qualquer trecho ou a total correspondncia que lhe tenho enviado sobre o assunto, pois isso poder clarear a atitude que tomei, reconhecendo o meu erro e acatando o seu elevado ponto de vista, na aceitao espontnea de suas nobres razes em favor de ns todos. A organizao e ttulo do livro, apresentao e comentrios outros ficaro na pauta das expresses e maneiras que o estimado amigo julgar sejam as mais convenientes. -----

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

99

UBERABA, 10/02/1976 Caro Professor Herculano Deus nos abenoe Parece incrvel, mas graas a Deus o servio para ns tanto que os nossos assuntos, fora de nossas tarefas habituais, vo ficando adiados, sem que o desejamos. Mas assim que deve estar certo e, por isso, sei que o prezado amigo, sempre com muito mais encargos e lutas de trabalho do que as nossas pequenas tarefas, me perdoar o atraso em nossos temas do dia-a-dia. Caro Professor, quanto ao nosso livro, em que compareceremos expondo as nossas atitudes perante Jesus e Kardec, envio-lhe a importncia de Um mil cruzeiros que rene parcelas de vrios amigos de Belo Horizonte e Pedro Leopoldo, cuja lista de nomes tenho em mos e aos quais falei sobre o volume. Esses amigos desejam adquirir o livro, logo que a publicao aparea e, desse modo, mesmo que isso tenha alguma demora, peo-lhes guardar a importncia para que os exemplares correspondentes quantia reunida sejam enviados em meu nome, pois daqui farei a remessa ou farei a entrega pessoalmente em Pedro Leopoldo e Belo Horizonte. Desde j, muito agradeo pela ateno que nos dispensar como sempre. Sobre o possvel rendimento do livro, se isso surgir, peo ao caro amigo canalizar para a instituio que julgue a mais indicvel, porque, em nosso grupo aqui temos, sim, um bom ncleo de trabalho assistencial, mas confesso ao caro amigo que no convm aumentar aqui essas tarefas, porque se a assistncia crescer muito, em nosso crculo, receio que isso prejudique o trabalho da mensagem psicogrfica.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

100

O seu corao amigo me compreender. Continuaremos com os nossos assuntos em outras cartas. Abraos Chico.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

101

Psicologia da Liderana Esprita J. Herculano Pires)


Psicologia da liderana esprita
A liderana esprita ainda um campo de ensaio. A maioria dos chamadas lderes espritas no tm conhecimento suficiente da Doutrina. So, em geral, mdiuns que se impuseram por suas faculdades ao respeito e admirao de um grupo de adeptos. As condies necessrias liderana nas atividades comuns acrescentam aos fatores medinicos: vidncia, intuio, capacidade de doutrinao esprita e abnegao ao prximo, seguindo o lema doutrinrio fora da caridade no h salvao. A esses acrscimos positivos juntam-se elementos negativos de suas condies individuais: auto-suficincia, vaidade, autoritarismo, misticismo de tipo igrejeiro, pretenses culturais sem contedo, humildade aparente, hipocrisia farisaica que se excede em demonstraes de pureza e amabilidade festiva. Contrabalanadas pelas qualidades positivas j referidas, essas antiqualidades puramente sociais completam o equipamento do paternalismo que comove os adeptos desprevenidos. A liderana esprita um papel que o lder desempenha no meio doutrinrio, apoiado no status social comum. Esse problema do status curioso, mas compreensvel. No sendo o Espiritismo uma religio organizada em forma igrejeira, mas uma doutrina livre que abrange todos os ramos do Conhecimento e tem a sua parte religiosa como conseqncia da cientfica e da filosfica, no h no Espiritismo cargos nem funes que possam definir um status especfico, como o de sacerdote. O lder esprita lavrador,

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

102

operrio, banqueiro, mdico, empresrio e assim por diante. H uma relao natural entre o status social do lder e seu papel doutrinrio, mesmo porque o movimento esprita difuso, no forma uma ilha social, difunde-se por todo o organismo da sociedade. A importncia do status social influi naturalmente na importncia do papel doutrinrio. Esta breve caracterizao da liderana-esprita j nos fornece indicaes suficientes para um esboo da Psicologia da Liderana Esprita, que se mostra bastante complexa, No pretendemos aprofundar o problema, mas apenas coloc-lo em funo do assunto deste livro. O Espiritismo, como fato social e cultural, um fenmeno ainda recente no panorama sociolgico e exige tempo a fim de se definir em suas coordenadas evolutivas, em sua esttica e sua dinmica social e particularmente em seus vetores, ou seja, em seus elementos condutores de energias e determinadores de situaes especficas. A prpria especificidade das situaes no e fcil de se definir e caracterizar, pois a condio de esprita no implica distines raciais ou sociais e nem mesmo uma posio sectria explcita. A universalidade potencial do Cristianismo encontra-se em fase de atualizao no Espiritismo, mas essa passagem da potncia a ato depende de um lento e profundo processo de aculturao que, na verdade, consiste na elaborao de uma nova cultura. Tudo parece feito e, no entanto, tudo est por fazer. Um mundo novo no surge do nada, como na alegoria do fiat, mas das razes e da seiva de um mundo que o antecedeu. O velho e o novo se misturam gerando uma situao ambgua em que os indivduos e os grupos espritas mostram-se profundamente diferenciados entre si. No existe a homogeneidade necessria s classificaes habituais. A massa esprita no se destaca do quadro geral da populao e esta a encara numa perspectiva plurivalente: os

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

103

espritas lhe parecem ao mesmo tempo benficos e malficos, ingnuos e espertos, cultos e ignorantes, bondosos e perigosos, a servio de Deus ou do Diabo, criaturas de f e de m-f, racionais e fanticos, e assim por diante. a mesma situao dos cristos primitivos no mundo antigo, embora parea, atualmente, uma situao inteiramente nova. Nessa heterogeneidade sociocultural a liderana esprita exige extrema versatilidade, o que por sua vez, aumenta as suas dificuldades, por gerar desconfianas. Combatidos, caluniados, perseguidos e ridicularizados pelo clero das religies tradicionais, pelas diversas ordens espiritualistas, pelas instituies cientficas (particularmente pelas instituies mdicas) pela imprensa, o rdio e a TV, explorados em sua generosidade por espertalhes de todos os tipos, os espritas desenvolveram naturalmente o seu instinto de defesa e preservam-se na desconfiana. No obstante, a sua obstinao na boa-f decorrente dos princpios doutrinrios de fraternidade, tolerncia e amor ao prximo os tornam vtimas freqentes de engodos e mistificaes. Essa ingenuidade esprita o que ameniza, no raro demasiadamente, as dificuldades da liderana esprita. O receio de fazer mau juzo do prximo, de critic-lo injustamente, faltando com a tolerncia e a caridade, leva indivduos e instituies a situaes difceis e embaraosas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

104

Tipos de liderana
H trs tipos bsicos de liderana esprita, decorrentes das necessidades naturais do movimento doutrinrio. Podemos consider-los nas seguintes categorias, segundo suas posies sociais, grau de cultura e funes que exercem nas instituies doutrinrias: 1) Lderes Doutrinrios Fundadores presidentes e diretores de instituies. Constituem uma categoria de liderana austera, de tipo paternalista, semelhante dos ancios judeus e dos apstolos e dirigentes de comunidades na Era Apostlica. So homens e mulheres respeitveis, dedicados doutrina, dotados de mediunidade ou de grande experincia na prtica medinica, na direo do culto e na orientao administrativa. Tornam-se conselheiros naturais da comunidade e exemplos de moralidade. Sabem expor com facilidade os princpios doutrinrios, orientar os nefitos, refutar as crticas e agresses dos adversrios. Caracteriza-os o respeito pela Doutrina, com repulsa s inovaes de prticas doutrinrias e mistura de elementos estranhos, provenientes de outras correntes espiritualistas.. At o final da dcada de 20 a figura patriarcal desses lderes natos era comum em todo o Brasil. Cercados de respeito, admirao e at mesmo de venerao, fisicamente caracterizados por suas barbas longas e brancas, bigodes espessos, ou por cavanhaques brancos e pontudos, bigodes penteados, eles representavam o patriarcado esprita e os slidos baluartes da doutrina inviolvel. Estudavam as obras de Kardec e Lon Denis, de Ernesto Bozzano e Gabriel Delanne. Firmavam-se nas pesquisas cientficas de 'William Crookes, Alexandre Aksakof, Charles Richet e

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

105

outros luminares da poca e rejeitavam sistematicamente a mistificao de Roustaing, que apenas o grupo da Federao Esprita Brasileira, no Rio, sustentava e divulgava, como ainda hoje o faz, com apoio de alguns grupos do Norte e Nordeste e uma minoria do extremo-sul. O bom senso os guiava na interpretao prtica dos ensinos de Kardec, o Codificador. As transformaes polticas dos Anos 30, com a queda da I Repblica e quebra do Caf, o perodo Getulista e suas reformas, depois a I Guerra Mundial e o desenvolvimento forado da industrializao, o panorama nacional modificou-se profundamente e o panorama esprita foi afetado. A gerao dos patriarcas desapareceu rapidamente. O Mundo entrava na fase acelerada de transio que os Espritos haviam anunciado a Kardec (como se v em Obras Pstumas) e os horrores da II Guerra Mundial faziam brotar as geraes do desespero. Lembro-me da figura patriarcal de Joo Leo Pita (o Velho Pita, companheiro de Cairbar Schutel) em seus ltimos dias de vida terrena, no Hospital da Beneficncia Portuguesa, em So Paulo. Suas longas barbas brancas e seus olhos azuis lembravam o velho Batura, j ento no Alm. Pita, intransigente e lcido, corajoso e temido, encerrava a Era Patriarcal do Espiritismo Brasileiro. As novas geraes assumiam a liderana de um movimento rfo, aturdidas e inseguras. Deviam, segundo a lei das sucesses, reelaborar as experincias das geraes anteriores, mas no dispunham das condies necessrias. Novos lderes surgiram ansiosos por impor-se no panorama esprita, excitados por novidades e desprovidos de bases slidas no tocante ao conhecimento doutrinrio. Teorias antigas, como folhas secas sopradas pelos ventos do mundo desvairado, vinham das catacumbas de mmias do Egito, das vastides da ndia e da Mesopotmia, renovar a mentalidade esprita mal formada e pior informada. As instituies doutrinrias, mal dirigidas por lderes

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

106

vaidosos e convencidos de sua sabedoria ecltica, assistidos por sub-lideres subservientes, no dispunham mais, em suas razes secas, da seiva necessria para uma reao defensiva. Caminhamos assim, de deturpao em deturpao, atravs de disparatadas acusaes de erros de Kardec, para os mistifrios mais absurdos. A tentativa de criao de um Espiritismo corpuscular para substituir toda a obra kardeciana fracassou por falta de lgica. Os manuais, cursos e at mesmo um tratado de mediunidade em que os minerais, os vegetais e os animais figuravam como mdiuns, resultaram numa seita de fanatismo. A tentativa delirante de dividir em duas partes a obra de Kardec e converter o Mestre em figura de lenda simplria afogou-se no seu prprio ridculo. Mas a vaidade e a ignorncia de mos dadas tinham ainda um ltimo golpe a tentar. Os novos lderes espritas, embriagados pelo prestgio popular, conseguiriam traar um plano geral de aviltamento da Doutrina e efetivar o primeiro passo: a adulterao da obra mais popular de Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo. Essa profanao de gentio, como a classificou o poeta Rudmar Augusto, provocou a indignao das pessoas de bom-senso e dos adeptos fiis da Doutrina, selada historicamente pela condenao macia do Congresso Estadual da Unio das Sociedades Espritas do Estado de So Paulo. Apesar dessa vitria da dignidade doutrinria, trinta mil volumes adulterados j haviam sido trocados pelas moedas de Judas e infestado o movimento esprita brasileiro. A insensibilidade dos novos lderes no lhes permitiu renunciar aos seus postos de liderana rejeitada. Continuaram em seus lugares e tentaram ainda mais um golpe: a destruio da USE pela sua absoro nos quadros profanados da Federao. Perderam mais essa cartada mas no se deram por achados. O excesso de tolerncia e a inconscincia da maioria responsvel pela insti-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

107

tuio, a incompreenso da gravidade do caso de adulterao oficial dos textos doutrinrios permitiram passivamente a continuidade das lideranas falidas. Tudo isso nos mostra a distncia que se estendeu, o vcuo aberto entre duas pocas: a dos lderes natos e respeitveis do passado e a dos lideres levianos e inconseqentes do presente. Nesta fase de aviltamento da espcie humana em todo o mundo, no houve condies para o restabelecimento da austeridade esprita em termos de respeito pela Doutrina e moralizao dos quadros doutrinrios. Onde os lderes no revelam capacidade de liderana a massa perde o rumo e a convico doutrinria substituda pelo aviltamento das conscincias. Foi assim que o Cristianismo entrou no eclipse medieval e restabeleceu a mitologia e a idolatria que o Cristo condenara em termos candentes, com expresses vigorosas que os adulteradores modernos procuraram substituir por frases ambguas e ridculas nos textos evanglicos e na obra de Kardec. Assim traado esse panorama sombrio, com as cores quentes da realidade ainda palpitante demonstrado em fatos clamorosos e inegveis as conseqncias da falta de convico e austeridade no trato dos problemas doutrinrios, podemos voltar anlise do problema das lideranas. 2) Lderes Medinicos A liderana medinica exerce-se em trs reas distintas: na popular, indo geralmente alm dos limites espritas, com repercusso sobre a populao em geral; na institucional, influindo na atividade e na orientao das instituies; na de divulgao, atravs de mensagens psicogrficas distribudas imprensa e aos centros e grupos doutrinrios, oferecendo-lhes novos recursos para o esclarecimento de problemas de comportamento individual e coletivo, bem como atravs de livros medinicos que enriquecem a bibliografia esprita e incentivam os estudos doutrinrios e marcam a presena ativa dos Espritos

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

108

no campo cultural-evanglico. Os mdiuns que se destacam nessa liderana influem sobre os outros mdiuns e do-lhes orientao e incentivo produtividade. Esses lderes medinicos exercem ainda uma funo de grande importncia na orientao moral do povo, alargando a influncia e a expanso do Espiritismo, influindo na aceitao da mediunidade como fato natural. Funcionam como os orculos da Antiguidade, procurados por consulentes espritas e no espritas, consolando criaturas desalentadas por casos dolorosos ocorridos na famlia, justificando o ttulo de Consolador conferido Doutrina pela tradio evanglica. O Espiritismo se apresenta, atravs, deles, como o cumprimento da Promessa do Consolador, feita por Jesus. A liderana medinica tem assim um papel fundamental no meio esprita. dela que brota a orientao espiritual do movimento esprita, nela que as outras lideranas se apiam para o desenvolvimento de suas atividades. Por isso, a responsabilidade dos mdiuns, que sempre se colocam, queiram ou no, na posio de lderes, a de um termmetro que deve marcar a temperatura do movimento doutrinrio e regul-la na revelao dos dados necessrios. no exame atento desses dados, ensinos, orientaes, advertncias, estmulo que os demais lderes podem acompanhar as curvas de ascenso e declnio da temperatura. Cabe particularmente aos lderes doutrinrios e aos lderes intelectuais vigiar o funcionamento desse termmetro coletivo e corrigir os seus desvios e os seus momentos de inibio, segundo o mtodo kardeciano de aplicao do bom-senso e da razo esclarecida na rigorosa anlise da produo medinica, sem se deixarem influenciar pelo antigo e perigoso prestgio do sobrenatural. Os mdiuns so instrumentos humanos, sujeitos a todos os condicionamentos da espcie, podendo incidir em sintonias per-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

109

turbadoras ou cair em apatia diante de situaes conflitivas e difceis do processo esprita. O guia seguro da liderana medinica O Livro dos Mdiuns, de Allan Kardec. na leitura e estudo constante desse livro que os mdiuns encontram o esclarecimento dos seus mais complexos problemas. Todos os demais livros sobre mediunidade, alguns alarmantemente afastados da realidade esprita, devem ser rigorosamente conferidos com O Livro dos Mdiuns, de Kardec. Sem esse critrio todos os lderes e seus auxiliares correm o risco de enganos fatais. 3) Lderes Intelectuais Os lderes intelectuais do movimento esprita so os intelectuais-espritas que se dedicam doutrina, que a estudam com afinco e perseverana, mantendo-se em atividade constante no plano doutrinrio. Um intelectual pode ser esprita sem que seja precisamente um intelectual-esprita ou um lder intelectual. A expresso intelectual-esprita corresponde a uma categoria doutrinria bem definida. um intelectual que se dedica ao Espiritismo, que assimilou a doutrina e integrou-se na mundividncia esprita. Vivendo a doutrina no plano da inteligncia e da cultura ele se torna naturalmente um lder intelectual esprita. Sem essa vivncia e essa dedicao ao estudo e pesquisa doutrinria ele ser simplesmente um esprita dotado de intelectualidade, mas sem as condies necessrias liderana intelectual esprita. o mesmo que acontece com os cientistas ou os pesquisadores universitrios que so espritas mas no se integram no campo doutrinrio. O cientista esprita aquele que se dedica Cincia Esprita e contribui para o seu desenvolvimento com trabalhos e obras vlidas, reconhecidas como tal pelo consenso geral e pelo consenso esprita. Os lderes espritas intelectuais pertencem a todas as categorias do mundo intelectual: cientistas, filsofos, ensastas, especialistas em comunicao, professores, mdicos e assim por diante.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

110

Mas a legitimidade da sua condio de lder depende da sua atividade permanente no campo esprita, reconhecida pelas lideranas espritas. Esse reconhecimento no depende de formalidades de nenhuma espcie. o reconhecimento espontneo do meio intelectual esprita. Esse meio intelectual se define como a conjugao de pessoas habilitadas e experientes do meio intelectual comum para o trabalho intelectual esprita. No podemos incluir nesse meio pessoas sem habilitao intelectual, por mais dedicadas que sejam causa doutrinria. S podemos obter um consenso intelectual esprita de um agrupamento de intelectuais. Como podem opinar, por exemplo, sobre questes de Cincia e Filosofia, de Religio e Histria ou Psicologia das Religies, pessoas que no tenham conhecimento e experincia dessas matrias? o mesmo que se pedir a um pedreiro que opine sobre questes de Botnica. A falta de compreenso desse problema tem provocado lamentveis equvocos e situaes desastrosas, como no caso da adulterao. No se trata de preferncia ou exclusivismo, mas do velho adgio: cada macaco no seu galho. Sem esse critrio metodolgico os macacos acabam invadindo as lojas de louas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

111

Psicologia dos lderes


Podemos agora encarar o problema da Psicologia da Liderana Esprita, tomando como objeto os tipos de lderes de que tratamos. A tipologia da liderana esprita elemento bsico para a apreciao psicolgica que devemos fazer. No se trata de um estudo aprofundado da questo, mas de uma apreciao resultante da observao das diversas tipologias de conjunto das formas de liderana esprita. Necessitamos de trabalho mais metdico e profundo sobre este grave problema, mas evidente que temos de iniciar a sua abordagem reunindo dados da observao e da experincia para desenvolvimento de pesquisas indispensveis boa orientao do movimento esprita, hoje entregue a si mesmo como um barco deriva. O exemplo metodolgico de Kardec foi posto de lado pela nossa incria e os resultados desse descaso j nos levaram confuso e ao ridculo. Tratemos de aproveitar essa amarga experincia antes de cairmos em novas situaes humilhantes. Vejamos o que se pode fazer com os poucos dados que possumos. 1 Categoria: Lideres Doutrinrios A psicologia dos lderes doutrinrios natos, fundadores e dirigentes das primeiras instituies espritas no Brasil, define-se a partir da formao religiosa do nosso povo. Aqueles vares barbados e austeros dos primeiros tempos saram das barbas bblicas de Moiss, passaram pelas barbaas amedrontadoras do Padre Eterno catlico-romano e revoltaram-se contra a mitologia catlica nas barbas ardentes de Guerra Junqueiro. Sua psicologia, individual e coletiva, enraizava-se na crena e no medo. Esses dois fatores determinavam a sua austeridade. Crentes na existncia de Deus e criados no temor

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

112

a Deus, encontraram no Espiritismo a porta de escape de que necessitavam para livrar-se da mordaa dogmtica e entrar no uso da razo, sem carem no abuso das concepes positivistas e materialistas do sculo passado. Nasceram de novo e reconheceram em Kardec o Messias que os arrancara do tmulo. A crena em Deus tornou-se conhecimento racional de Deus e o medo do pecado em respeito pelas leis de Deus. Essas leis no estavam nas Tbuas da Lei de Moiss, mas na prpria estrutura da Natureza, englobando a natureza humana. O Declogo no precisava da autoridade de Moiss, fundava-se na autoridade direta de Deus, o Criador, transferindo para o plano humano a ordem geral da Natureza. As leis de Deus eram as leis naturais, como ensinava Kardec, e os mandamentos do Sinai podiam ser lidos na conscincia de cada criatura humana. Esse fundamento pantesta explicava os mistrios da imanncia, onipresena e onipotncia de Deus, sem cair no pantesmo extremado que confunde Deus com a Natureza, o Criador com a Criao. Essa concepo transformara-se logo, luz da evidncia racional, em slida convico. Este o segredo da firmeza e coragem com que enfrentaram o mundo hostil dominado pelo clero intolerante, pelos intelectuais ateus, pelo povo fantico, pelos tradicionalistas agressivos e pela fascinao mgica das formas de sincretismo-religioso afro-brasileiro em desenvolvimento. Os pronunciamentos acadmicos, particularmente de mdicos empenhados em mostrar que o Espiritismo era uma fbrica de loucos, no os abalava. Eles se sentiam firmes em sua convico e sabiam que os pseudo-sbios que tentavam abal-la no conheciam a Doutrina Esprita; falavam do que no sabiam. Os resultados da prtica medinica eram palpveis e visveis, como sempre o foram. Fortalecidos pela razo kardeciana e pela realidade dos fatos, esses lderes eram inabalveis. Da o seu

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

113

profundo respeito Doutrina, cuja lgica no podia ser contestada e cuja fenomenologia era confirmada pelas pesquisas de cientistas europeus que eram expoentes do saber da poca. O sentimento religioso que os embalara na infncia e na adolescncia no fora chocado nem ferido por Kardec, que se limitara a explic-lo como lei natural da espcie humana. A moral evanglica, fundamento tico da estrutura social, tornava-se mais vigorosa luz da doutrina e despia-se da roupagem negra das supersties. A dignidade humana se engrandecia com as provas da imortalidade. Ningum era alijado da presena de Deus nem deslocado da ordem social e moral em desenvolvimento. Todos os contedos do psiquismo individual eram esclarecidos pela Escala Esprita, esse esquema da evoluo espiritual, que tanto se aplicava aos espritos desencarnados quanto aos encarnados, esclarecendo situaes e comportamentos antes considerados na pauta misteriosa das influncias diablicas. O Diabo era colocado no panteo mitolgico e Kardec mostrava que o Inferno mitolgico era mais racional e humano que o Inferno catlico. O sentimento de segurana, o amor de Deus substituindo o temor, a orao suprimindo indulgncias, confisses e sacramentos, reduzia o formalismo religioso em loja de bijuterias. O racionalismo do sculo enriquecia-se com os elementos vitais da f raciocinada e a f crescia e frutificava luz da razo. o que podemos ver na bibliografia esprita da poca, especialmente nas obras de Bezerra de Menezes, o mdico e catlico eminente que se tornara esprita. A mistificao roustainguista, tipicamente catlica e carregada de resduos bblicos, foi apenas tolerada por Bezerra, empenhado em evitar cises no movimento esprita nascente. Ele proclamava em suas crnicas espritas do jornal O Paiz: Kardec insupervel; evitava entrar em discusses inteis com os fanticos roustainguistas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

114

Algumas referncias de Bezerra obra de Roustaing so dos seus primeiros tempos de converso. Formado no Catolicismo, com uma vivncia longa de catlico devoto, Bezerra no estava ainda bem integrado na posio esprita quando lhe chegou s mos a obra mistificadora. Vendo que Roustaing pretendia restabelecer no Espiritismo a divindade de Cristo, a sua natureza sobrenatural, e influenciado pelos roustainguistas, encarou a obra com simpatia. Mas depois firmou-se em Kardec definitivamente. A natureza aberta da Doutrina Esprita e o esprito liberal de Bezerra o levou a no atiar os nimos. Alm disso, no queria fracassar em seu intento de manter a unio dos espritas, ainda to poucos no tempo. Mas o seu apego a Kardec foi to fiel que o chamaram de Kardec Brasileiro. Temos nesse episdio uma prova da psicologia da liderana de Bezerra, que, sem atritos, conseguiu o seu intento, mantendo e proclamando sua fidelidade irredutvel a Kardec. Podemos resumir assim a psicologia da liderana esprita da gerao dos barbaas: convico plena da verdade doutrinria, coragem inabalvel na sustentao e defesa da doutrina, concesses internas para evitar cises numa fase crtica, proclamao pblica da grandeza e insuperabilidade de Kardec, confiana na razo, na sua vitria perante as criaturas de bom-senso, respeito s convices alheias, sem ceder nas convices prprias, austeridade e nobreza na sustentao e defesa dos princpios doutrinrios, respeito absoluto aos textos originais de Kardec. Esse respeito e a convico dos barbaas o que falta, infelizmente, a grande nmero dos lderes atuais, que no vacilam em lanar venda livros deturpados e ridicularizantes para a doutrina, prejudicando-a moral e intelectualmente, para no se perder o dinheiro empatado na profanao. Os interesses materiais se sobrepe aos interesses espirituais.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

115

A Psicologia de liderana dos lderes doutrinrios atuais quase uma inverso da que esquematizamos acima. Sob a influncia das grandes transformaes do mundo a que j aludimos, os lderes atuais no encontram na doutrina a segurana dos antigos. Fundadores e dirigentes de instituies esto livres das presses que os antigos tinham de combater. O Espiritismo est hoje amparado pelo referendo das Cincias e impe-se ao mundo cultural como representao de uma realidade incontestvel. Em lugar do sentimento de segurana dos barbaas, os lderes barbeados de hoje sentem a insegurana do mundo que desaba ao seu redor e procuram meios de adaptar-se s novas condies. A falta quase absoluta de uma compreenso real da doutrina (por falta de estudos aprofundados da sua natureza e sua posio epistemolgica) no lhes permite perceber que o Espiritismo no est ruindo com o velho mundo, mas alicerando espiritualmente o novo mundo que vai nascer. Ao invs de se firmarem na convico doutrinria, amedrontam-se com o tumulto das novidades que surgem de todos os lados e acham que a doutrina estagnou-se num mundo em mudana. Buscam adaptar a doutrina s novas condies, para salv-la, e nesse engano grotesco a ameaam de deturpaes e retrocessos. Esto em pnico os lderes doutrinrios atuais, na sua maioria, por incria e ignorncia, por falta absoluta de viso-esprita. O exemplo da adulterao pode ilustrar essa situao. O grupo da Federao Esprita do Estado de So Paulo entendeu (e o declarou na prpria edio adulterada de O Evangelho Segundo o Espiritismo) que as igrejas crists esto passando os velhos textos da Bblia para a linguagem atual, e isso com grande sucesso. O Espiritismo ficaria atrasado e era necessrio acertar o seu passo com essas inovaes profanadoras. No perceberam que a posio das igrejas retrgrada, enquanto a do Espiritismo atuals-

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

116

sima e at mesmo futurloga. Desesperaram-se ao no encontrar o que mudar nos textos de Kardec e puseram-se a deturp-los, certos de que salvavam a doutrina, e quando chamados ateno explicaram ingenuamente que faziam experincias de novas formas de comunicao! Escudaram-se em expresses ambguas usadas em mensagens medinicas, considerando-as arbitrariamente como linguagem atual. Na verdade, tratava-se de expresses que no tinham e no tm nenhum curso na atualidade da lngua, reduzindo-se a uma aplicao restrita e infelizmente errnea. Pensaram que o barco afundava e, na aflio de salv-lo, o viraram de borco. Episdio tpico dos momentos de pnico. Demonstrao inegvel de falta de conhecimento doutrinrio e assustadora falta de convico esprita. Aturdidos ante a confuso, quiseram furtar-se responsabilidade e a lanaram na conta de um lder medinico, o de maior prestgio, Chico Xavier. Mas o mdium, que tambm se aturdiu com a trapalhada, acabou declarando que nada tinha a ver com a adulterao, sustentando, pelo contrrio, a necessidade de preservao da pureza original dos textos. O fato significativo e exige meditao de todos os que se interessam pela preservao da doutrina. Mas outra prova de insegurana e medo surgiu logo mais, com a exigncia de destruio da edio adulterada, que comprometia a doutrina. Ante a ameaa de vultoso prejuzo em dinheiro, os lderes em pnico alegaram a necessidade de venda da edio para que as obras da nova sede da Federao no fossem interrompidas. Entrava, assim, um novo fator na questo. A nova sede ia salvar o Espiritismo de uma derrocada material, de ordem patrimonial, garantindo a sua presena monumental nos novos tempos. Os lderes confundiam a instituio esprita com as catedrais ameaadas pelas transformaes da atualidade. No compreendiam que as edificaes, por mais importantes que sejam,

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

117

nada representam na projeo futura da doutrina. O que importava preservar era a doutrina e no as obras materiais e muito menos o dinheiro desastradamente empatado na profanao das obras doutrinrias. Cegueira espiritual absoluta, domnio das trevas no plano espiritual. Os lderes preferiram o prejuzo moral, a profanao da doutrina, a ridicularizao das obras modelares de Kardec, ao esvaziamento corajoso dos cofres. Por outro lado, revelando a extenso assustadora da crise espiritual, a maioria absoluta dos lideres, no Brasil inteiro, preferiram o silncio acumpliciador ao protesto dignificante. Valia mais as acomodaes de lideranas diversas, num conluio tcito estarrecedor, como se todos dissessem consigo mesmos: Que se vo os princpios mas fiquem os cruzeiros! E ficaram realmente, ficaram os cruzeiros nos cofres, tilintando como as moedas de Judas. Enquanto isso, trinta mil volumes adulterados eram semeados no seio do povo, lanando as razes nefastas de futuras confuses doutrinrias. Tudo isso revela a incapacidade dos lderes atuais, cujo psiquismo abalado pela insegurana, o temor e a ignorncia, sobretudo a falta de convico doutrinria, constitui a perigosa psicologia da liderana no movimento esprita desta hora de transio. As reunies do grupo adulterador foram privativas sem a participao de elementos experimentados conhecedores da doutrina. Guardavam um segredo medroso. Obstinavam-se em fazer tudo sozinhos, entre quatro paredes. Praticava-se o crime perfeito contra a doutrina, no haveria testemunhas. O meio esprita teria de receber o choque de um fato consumado. Os diretores da instituio estiveram ausentes, segundo declararam quando o escndalo explodiu. A venda de grande parte da edio foi feita s pressas e sem falar-se em modificaes dos textos. O tradutor escolhido no tinha conhecimento das regras de traduo e na

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

118

verdade no traduziu, decalcou tradues facilmente identificveis. Quando os volumes foram postos venda livre e os protestos surgiram, fizeram tudo para abaf-los e clamaram em manifesto que o assunto no devia ser tratado em pblico. A liberdade esprita era sacrificada nas exigncias de medidas confessionais. A doutrina no pertencia ao mundo, mas a um grupo, inexperiente e desprovido de condies para a execuo de uma simples traduo. Todos esses aspectos do caso revelam a tnica dominante do medo. Podemos reduzir a esse sentimento toda a psicologia da liderana esprita nesta hora de medo mundial. Mas porque esse medo no Espiritismo, doutrina sem segredos nem mistrios, aberta aos ventos da renovao que ela mesma prega, doutrina que o roteiro das transformaes e constitui a plataforma do mundo futuro? A resposta j foi dada, mas bom insistir: porque falta aos lderes atuais o principal elemento da psicologia da liderana, que o conhecimento doutrinrio e conseqentemente a convico esprita. E ao perguntarmos pelo porqu dessa falta absurda a resposta ser: falta de estudo, de interesse e de amor pela doutrina. A leviandade deste final de sculo infiltrou-se no meio esprita e a febre de inovaes insensatas invadiu as instituies. A virulncia dessa infestao demonstrou que o vrus da irresponsabilidade s pode ser combatido com uma renovao imediata e total das lideranas. No h o que fazer com a psicologia do medo e da ignorncia, seno alij-la. 2 Categoria: Lideres Medinicos A Psicologia da Liderana Medinica a prpria Psicologia do Mdium. Porque o mdium um lder nato, quer no seu grupo, quer na relao com o pblico em geral. Sua condio de intermedirio o obriga a isso. Mas neste vasto pas medinico s temos um mdium capaz de liderana nacional, que Chico Xavier. S ele revelou at hoje

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

119

condies para essa funo esmagadora. Por isso est chegando exausto. E por isso o tentaram envolver, como escudo de extremo recurso, no caso da adulterao. Meio sculo de mediunidade sem descanso, enfrentando entrechoques doutrinrios contnuos, ataques e crticas de opositores de toda a espcie, so mais que suficientes para destruir um gigante. Mas Chico Xavier resistiu at agora, graas a uma convico inabalvel e uma pacincia muito superior a de J. nele, na sua frgil figura humana e na indomvel fortaleza espiritual, que encontramos o modelo da liderana medinica. Revelando mais uma vez o poder da humildade, como no caso do infinitesimal na corrida atmica, o Invisvel desafia, nele, todo o aparente poderio visvel. Chico Xavier provou que s uma fora pode se opor a todas as foras do mundo e venc-las: a fora da Humildade. Repetiu a faanha de Francisco de Assis perante o poderio macio do Vaticano. O poder do mdium se chama Humildade. Quando ele a perde, perde-se a si mesmo. Se temos s um lder medinico para mais de cem milhes de habitantes e no sabemos quantos milhes de mdiuns, porque a maioria dos nossos mdiuns se perdeu em pretenses estpidas e dissipaes incuas de suas faculdades. O mdium s exerce a liderana de maneira efetiva e eficaz quando no quer ser lder e se recolhe sua humildade. As foras do Cu agem na Terra ao inverso das condies terrenas. Psicologicamente o mdium a imagem do hermafrodita grego da era arcaica. uma criatura dupla, ou seja, duas criaturas ligadas pelas costas, com dois rostos, quatro braos e quatro pernas, girando rapidamente no intermndio em busca do Reino dos Deuses. Mas quando deixam de girar para subir e se acomodam na Terra, Zeus os corta com um golpe de espada e os reduz condio normal da humanidade. Perdem a condio de lderes e se tornam ovelhas do rebanho comum.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

120

A Psicologia do Mdium paranormal. Suas percepes extravasam dos rgos sensoriais para captar as dimenses do invisvel. Se examinar-se a si mesmo jamais temer a morte, pois convive com os mortos, que na verdade no morreram. A liderana medinica no do mdium, mas das entidades espirituais que dele se servem. Mas ele dono de si mesmo e os espritos no podem dominar as suas faculdades sem o seu consentimento. Isso o faz participar da liderana. Chico Xavier aceitou a orientao de Emmanuel, ligou-se a essa entidade e com ela passou a servir sem perguntar a quem. No alimentou ambies terrenas e nunca pretendeu ser lder. Por essa renncia a si mesmo tornou-se o lder medinico nacional. Mas Emmanuel respeitou o modo de ser do mdium. Limitou a liderana de ambos ao plano moral e espiritual. Sua influncia no plano doutrinrio foi sempre indireta. Evitou manifestar-se diretamente sobre as graves questes doutrinrias do nosso meio. Mesmo no caso da adulterao, quando o seu pronunciamento atravs de Chico Xavier teria efeito decisivo, preferiu manter-se distante. Quando a situao exigiu uma interveno esclarecedora, preferiu que Chico a fizesse na sua condio de mdium. Uma questo de respeito ao livrearbtrio dos homens, que devem aprender por si mesmos em suas experincias. Esse fato revela a posio dos Espritos Superiores em face das lutas humanas e, ao mesmo tempo, desmente as falsas teorias espiritualistas de que os mdiuns so criaturas inteiramente passivas, dominadas pelos espritos. Se os mdiuns da Federao compreendessem isso no teriam permanecidos alheios profanao da doutrina. Revelariam desejo de intervir e os Espritos Superiores se serviriam deles. Ao que sabemos, houve pelo menos um mdium que desejou intervir e recebeu mensagens enrgicas que foram sonegadas ao conhecimento geral. Os mdiuns

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

121

esto sujeitos a essas reaes do ambiente, mas no so obrigados a permanecerem num ambiente negativo. Faltou instruo aos mdiuns para que no se portassem como carneiros. Na psicologia dos mdiuns influem os elementos de sua formao religiosa. Nossos mdiuns tm formao igrejeira ou paraigrejeira que o ensino esprita devia superar. Mas quando os lderes doutrinrios tambm sofrem das influncias igrejeiras no tm condies para auxiliar os mdiuns. A humildade medinica de desprendimento das pretenses terrenas, mas no de submisso aos sistemas religiosos errneos que o Espiritismo vem reformar. A incompreenso geral desse problema transforma nossos mdiuns em criaturas msticas, cheias do antigo temor a Deus em lugar do amor a Deus. Nossas escolas de mdiuns surgiram impregnadas de resduos msticos e mgicos, divorciadas da realidade nova que o Espiritismo nos apresenta. Se Chico Xavier tivesse cursado uma dessas escolas jamais se tornaria num lder medinico, no se livraria (e s o conseguiu em parte) do cheiro de incenso e da fascinao dos altares floridos. Mesmo conservando parte desses resduos, Chico Xavier aprendeu muito na convivncia direta com os Espritos e teve a coragem de romper com os laos mais comprometedores da sua formao catlica. Esses problemas precisam ser encarados por lderes doutrinrios e intelectuais realmente esclarecidos, capazes de dar aos mdiuns uma orientao esprita. Sem um critrio mais rigoroso de programao de cursos e uma escolha mais cuidadosa de expositores capazes, cursos e escolas se tornam prejudiciais. Seria prefervel a sua substituio por sries de palestras com seqncia didtica e posteriores debates a respeito, coordenadas por pessoas habilitadas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

122

3 Categoria: Lderes Intelectuais A Psicologia do Intelectual pode ser definida como um conflito dialtico entre as suas aspiraes e a realidade. Temos assim uma realidade subjetiva, tecida de anseios e pressupostos, e uma realidade objetiva que a ela se ope. O conflito psicolgico dialtico, um verdadeiro dilogo secreto do qual deve resultar a sntese de uma posio intelectual definida e portanto depurada dos excessos subjetivos, que vo sempre alm do concreto real. Esta a situao geral dos homens na vida, mas no intelectual ela se agrava e se complica pela influncia da imaginao. O intelectual esprita dispe de maiores recursos para atingir a sntese, graas ao conhecimento doutrinrio e das pesquisas cientficas dos fenmenos medinicos. Esse conhecimento lhe proporciona uma realidade intermediria, que a da realidade espiritual comprovada e no apenas imaginada. A doutrina lhe oferece os recursos metodolgicos para estabelecer a ligao (que podemos chamar de perispirtica) entre o seu mundo interior o mundo exterior. S agora as Cincias comeam a oferecer essa vantagem aos demais intelectuais. Essa defasagem entre a Cincia Materialista vai desaparecendo na proporo em que esta avana nos rumos daquela. Mas o intelectual esprita j tem a sua posio firmada e pode agir com segurana no terreno intermedirio. No obstante, corre o risco, se no tiver conhecimento e experincia suficientes, de tentar conciliaes utpicas, levado pela imaginao. Sem o rigoroso critrio de Kardec, podem tomar a Nuvem por Juno, ver discos-voadores em cintilaes estelares e assim por diante. Por isso, a liderana intelectual esprita s pode ser exercida por intelectuais perfeitamente integrados nos princpios kardecianos. No se trata de uma forma de sectarismo, pois Kardec no fundou nenhuma seita, mas de uma exigncia da prpria evoluo do

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

123

Espiritismo, cujas leis somente Kardec definiu at hoje de maneira lgica, verificada verificvel. Vejamos um exemplo concreto, que poder esclarecer melhor este problema. Ilustre intelectual, de formao universitria, afirmou numa palestra pblica, em So Paulo, que o Espiritismo peca por exclusivismo antropolgico, s admitindo a existncia de espritos humanos, sem levar em conta os gnomos, as fadas e outros seres espirituais chamados elementares em outras correntes do pensamento espiritualista. Foi advertido pelo esprita que presidia reunio de que se enganava. De fato, o Espiritismo no trata especificamente dessas idealizaes folclricas, mas considera o processo evolutivo dos seres como um desenvolvimento seqente e progressivo de potencialidades espirituais. Assim, os seres inferiores pertencem ao campo da filognese ntica, nas fases antecedentes humanizao. Desde a ameba at o homem a linha da evoluo desfila uma seqncia espantosa de formas espirituais, que correspondem, na teoria esprita da evoluo, filognese das teorias cientficas, com sua imensa variedade de seres anteriores ao homem. A imaginao levava o orador para os caminhos da fantasia, por falta de conhecimento doutrinrio. Outros formularam teorias medinicas que vo da pedra at o homem, confundindo a ao do esprito sobre a matria com a mediunidade propriamente dita, e com isso fundaram escolas confusionistas. H toda uma literatura do absurdo apresentada como desenvolvimento da doutrina e superao de Kardec. O fato de um intelectual contribuir com suas luzes para a divulgao do Espiritismo e mesmo para o seu progresso importante, mas sob a condio de primeiro adquirir o necessrio conhecimento da doutrina. Pode ser muito interessante falar-se em fadas, gnomos, silfos e ondinas, desde que, com isso, no se queira remeter o

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

124

Espiritismo ao campo da mitologia e da superstio. A liderana intelectual indispensvel ao Espiritismo. Mas no podemos admitir as divagaes intelectualistas na rea doutrinria. A Cincia Esprita tem os seus mtodos de pesquisa e avaliao de fenmenos, no de fantasia.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

125

A cultura esprita
O processo cultural, sempre em desenvolvimento, uma seqncia de etapas ou ciclos culturais formando um continuum. Mesmo no estudo das culturas ilhadas da mais alta Antiguidade encontramos sempre os seus liames e conotaes. A Cultura Esprita no uma exceo e se liga a todo o processo. Enganamse os que desejam adquirir cultura esprita pura. Hoje, mais do que nunca, o Espiritismo, em todos os seus aspectos, est ligado chamada Cultura Geral. Os mtodos culturais de pesquisa, avaliao e interpretao dos fenmenos, de observao e de cogitao filosfica so fundamentalmente os mesmos num campo e no outro, com as especificaes necessrias nas reas especficas. Esse um dos postulados de Kardec, cuja viso global da Cultura no exclua nenhum setor do Conhecimento. Para se conhecer e compreender o Espiritismo a fundo indispensvel um esforo de atualizao cultural, sem o que no seria possvel o estabelecimento de ligaes entre fatos e conceitos aparentemente diversos. Da a necessidade de criao e instalao da sonhada Universidade Esprita ou de vrias delas, para que a instruo esprita possa atingir as suas verdadeiras dimenses. A finalidade do Espiritismo no criar um mundo isolado dentro do mundo, mas integrar-se no mundo para transform-lo. Os que ontem consideravam isso como apenas um sonho de lunticos, hoje devem compreender que o sonho est se concretizando no mundo sublunar, no na Lua. inacreditvel o descuido dos espritas de posses nesse sentido. Todos esto dispostos a fazer gordas doaes a instituies assistenciais, mas se mostram avessos a contribuir para a criao de uma Universidade Esprita.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

126

Alguns intelectuais chegam mesmo a considerar absurdo esse projeto. O primeiro Congresso da USE criou, graas luta de alguns contra a oposio da prpria diretoria desse movimento, o Instituto Esprita de Educao que at hoje funciona por merc de alguns abnegados, com pouca possibilidade de desenvolver-se. Os que pensam ganhar o Cu com doaes de caridade material, esquecendo a caridade cultural, tero srias decepes ao passarem para o outro lado. A Educao Esprita, combatida por alguns retrgrados, incapazes de compreender o valor da prpria cultura que os acolhe generosamente no mundo, a mais premente necessidade do movimento esprita, para que no mais se repitam episdios dolorosos como o do planejamento de adulterao de toda a obra de Kardec por pessoas que nem sequer a compreenderam. Esta anlise um esforo no sentido de despertar o nosso meio esprita para os perigos que o ameaam. Nada mais.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

127

Poesia da Adulterao
O envolvimento das trevas (J. Herculano Pires)
Na batalha contra a adulterao tivemos de usar vrios meios de persuaso. Um deles foi a poesia, em duas modalidades: a moderna e a clssica, para atender a diferentes gostos. Os poemas com que encerramos este memorial da adulterao foram impressos em folhetos e distribudos a todo o Brasil. No primeiro, tentamos colocar o problema do Evangelho em face do mundo, usando a tcnica de Cassiano Ricardo. O segundo poema inspirado em Julio Dantas e Guerra Junqueiro. Nada melhor que o ritmo envolvente do autor de A Velhice do Padre Eterno para se obter uma viso diablica e ao mesmo tempo humorstica do envolvimento de espritas pelas entidades trevosas. O que pretendemos nesse poema foi mostrar os vrios elementos que levaram os adulteradores a tentar a ceia de uma Ave do Paraso (no caso a Codificao) com os toques lricos de Julio Dantas em A Ceia dos Cardeais. Os resduos do passado, a saudade dos velhos tempos de poderio eclesistico, a arrogncia dos doutores da lei e o atrevimento dos insaciveis clrigos medievais (caadores impenitentes de aves paradisacas) aparecem bem marcados como os elementos inconscientes de que os espritos das trevas se serviram para envolverem a turma invigilante. Esses poemas, numa edio popular de 5 mil exemplares, foram distribudos gratuitamente em todo o pas e produziram o efeito desejado. Houve tambm poemas de Guerra Junqueiro, psicografados por Jorge Rizzini. Chico Xavier permaneceu em sua linha de prudncia medinica, evitando atritos, mas definindo

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

128

claramente a sua posio, como j vimos. A posio de Chico a de um esprito desencarnado, que deixa aos homens a soluo de seus problemas. Orientado por Emmanuel, ele s recebe e divulga mensagens de ordem moral e espiritual. Mas ns, os homens, temos de dar conta das nossas responsabilidades no plano doutrinrio. Devemos ressaltar, nesse plano, a posio exemplar da Liga Esprita do Estado de So Paulo, cujo presidente, Messias, fez a mais completa e minuciosa anlise da adulterao, em mais de setenta laudas mimeografadas e distribudos os volumes a vrias instituies.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

129

O Evangelho e o mundo
Evangelho semente. O mundo, o cho, Jesus, o semeador. O ser a cova. Em cada cova o adubo, o corao. E em cada corao o sentimento. que sol e chuva e vento. E a dor que prova. Evangelho raiz que nos penetra. nossa vida a selva. Cresce a planta na proporo da seiva que lhe damos. Se a seiva escassa, h de minguar a planta. Quanto mais amamos mais fundo o Evangelho nos penetra, mas se no amamos o Evangelho, como vamos amar segundo o Evangelho? Somos cova no mundo. E cova funda. Na cova h limo e pedra, bem e mal. Se bem bem, mal mal. Ambos existem porque o mundo bom e mau ao mesmo tempo. Como pode o Evangelho penetrar na cova que do mundo para o mundo mudar? Negando o bem? Negando o mal? Pode o peixe do mar viver sem mar? H dio e amor no mundo. Covas boas e covas ms.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

130

H amigos e inimigos, verdade e mentira piedade e ira. O mal melhora e se transforma em bem junto do bem. Se tudo bem, porque Jesus semeou? Porque a semente na cova e a raiz que cresce e mergulha fundo na prova? O Evangelho luz do cu nas covas do mundo. Luz no fundo. H covas boas, covas regulares ou menos boas e covas ms que exigem ps. O mundo . O mundo existe. objeto. Evangelho ser. Existir. projeto. O lavrador tem a terra e a semente e na semente a safra. A terra e a semente existem, a safra existir. E se no existir, o que ser? Mau lavrador o que no pe a semente na cova. Tolo o que pensa que a semente safra. Expiao e prova mudam o mau em bom. Ou no h prova? E ningum expia? S Jesus mudou o mundo com palavras. S. Mas Jesus sabia que h palavras e palavras. E Kardec tambm. Por isso o Evangelho um s. S. Feito com palavras exatas. Mudar palavras no muda o mundo. E mudar palavras de Jesus e de Kardec trapacear.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

131

Que a trapaa no se faa onde houver quem quer melhor-ar. H espritos mudos, espritos mundos e espritos imundos, Espritos mudos so menos maus E menos bons. Esto na prova e na expiao. Fermento bom no mau corao. H bons e maus. E maus em trans(i)so. Espritos mundos so s mundo (do mundo) errantes ftuos entre o bom e o mau. Bom por convenincia e mau por mal. (Quem no conhece a escala esprita?) Espritos imundos so antimundo mau por mal. H o mundo e o imundo. Quem disse foi Jesus, que no era treva, mas luz e tambm mais luz. (Quem contradiz Jesus tem mais luz?) E a cruz? No foi boa e m ao mesmo tempo em sentidos opostos? Ou foi menos boa? Quem trapaceia com Jesus e Kardec trapaceia faz trapaa e ceia. Vamos ceia, eia!

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

132

(Nota para os farautos Este poema cassinico, inspirado em Cassiano Ricardo. Poema sem versos, com linossignos. Para entender preciso pensar).

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

133

A ceia dos cardeais


I Kardec, ante a viso, orou a Deus suplicando-lhe que enviasse ao mundo, aps o seu trespasse, alguns hebreus do tempo de Jesus: Pedro, Mateus.. . Ou se possvel o valente Paulo que rompera com tudo e at com Saulo. Sofria, em febre, o grande fundador, ao ver na Terra os seguidores seus, reunidos como antigos fariseus para um festim de trgico esplendor. Kardec olhou o cu em busca de Jesus. Por toda parte a treva. O cu no tinha luz Deus clemente, Deus de luz e amor, porque me abandonais na hora da agonia? Mas ao forte clamor a noite respondia com gritos de urubus nos abismos do horror. A escurido do cu, tenebroso sudrio, lembrava o instante atroz em que o ltimo grito de Jesus abalou a terra e, do infinito, a treva despenhou-se envolvendo o Calvrio.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

134

Era a hora final do drama da paixo, em que se consumava a trama da traio. II Eis o quadro de horror que Kardec antevia, o corao opresso, a mente em agonia: Em torno a vasta mesa, em sala iluminada. eram quarenta, ao todo, os rgidos perfis, cada qual mais feroz, na posio de juiz, olhar duro, cruel, e conscincia togada. Julgariam Kardec, e na ausncia do ru, por ele respondia a Codificao. A sentena j pronta, isenta de paixo, era impassvel, fria e escura como o cu. Mas de repente a mesa encheu-se de talheres Passara o julgamento. O tribunal, agora dispunha-se a cear. Era avanada a hora, e a sala se enchia de gentis mulheres. O tribunal virava em amplo restaurante. Os juizes comensais sorriam satisfeitos. Garonetes, garons, graolas e trejeitos. uma ceia de arromba, alegria esfuziante. Mas Kardec enxergava, atrs de cada juiz, a carranca feroz de um regente do Umbral, esqulido, a esperar o momento fatal em que se serviria a vtima infeliz.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

135

Sobre a mesa, a final, foi posta a refeio: esquartejada e frita a Codificao. III A algazarra estrondou. Alegres comensais batiam os ps no cho, os talheres nos pratos, contando vizinhana boquiaberta os fatos da caada infernal, em termos especiais. Uma ave bem nutrida, a Codificao, (explicava solene, um elegante juiz) mas j velha, cansada, ave menos feliz, embora conservasse um porte de faiso. Foi criada em jardins da encantadora Frana, tratada por Kardec a raes de verdade, ensinada a cantar com muita suavidade em trinos de amor puro e notas de esperana. Mas Kardec lhe deu (tambm j estava velho) talvez por caduquice, uns gros de falsidade que espertalhes judeus meteram no Evangelho. Foroso era imol-la a bem da santidade do nosso bom Jesus, cujo verbo divino jamais se maculara em palavro mofino e nunca tolerara expresses de maldade.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

136

Depois, como sabeis, havia uma sentena unnime e viril do nosso tribunal que mandava expungir os resduos do mal desse corpo da mais encantadora crena. Um s tiro bastou, em pleno corao, para que ela tombasse inteira aos nossos ps. No sangue que jorrou, a ira de Moiss foi lanada num jato e coagulou no cho. Que cogulos, meu Deus! Brilhava o sangue puro como o sangue de Abel trado por Caim! Seus olhos de condor lanavam sobre mim antema e perdo em nome do futuro. Pousou sobre ela um torvo, horrendo escaravelho. Crocitou na distncia um corvo moribundo. Senti-me um filisteu a estrangular o mundo. O corao da ave era o prprio Evangelho! Foi assim que a cacei por ordem da Justia. E ao disso me lembrar peguei-a pelos ps, aliviei a conscincia evocando Moiss e rpido voltei cotidiana lia. s vezes a conscincia incmodo trofu que vira tribunal e nos converte em ru. IV A Codificao esquartejada e frita exalava esse odor que ao estmago excita.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

137

Velhos cardeais de outrora e bispos reencarnados, trazendo inda por dentro as vestes purpuradas mantinham cautamente as mos entrecruzadas espreita do manjar, os olhos espichados. Este um raro petisco, um albatroz glorioso! (exclamava um bispinho esqulido e faminto) Com dois copos ou trs de um belo vinho tinto d-nos o que nos falta, o xtase do gozo! Um fradeco rotundo, envolto em seu burel, que de bispo fingia, iludindo os videntes, agitava-se inquieto e dizia entre dentes: Ave do Paraso, um presente do cu! Passe-me o corao, esse o melhor pedao! (gritava antigo frei de convento da Espanha que perdera o burel mas no perdera a manha) Por causa dele fui internado no Espao! Velho cardeal francs, agora doutorado, reclamava a cabea: uma delcia o miolo! nele que se pensa e nele se arma o rolo que conduz ao garrote o padre rebelado! O miolo continuava essa inveno divina, e fonte de heresia e ninho de pecados, por isso tem sabor de leitos setinados, de promessas de amor em boca fescenina.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

138

Que horror! logo exclamou ex-bispo moralista J de outra encarnao detesto a leviandade, mas agora vivendo a era da verdade permito-me provar algum sabor de artista. Cuidado! advertiu um cardeal barrigudo o que sai pela boca o que nos contamina! Esta ave morreu, embora peregrina, por mesclar palavres no seu trinado agudo. Palavres, palavres! disse um bispinho irado hoje o que se ouve at nos Evangelhos! Palavres juvenis, palavres entre os velhos! E h quem chame Kardec o bom senso encarnado! Tnhamos de expungir de Kardec esse horror! Inimigos, odiar e at espritos maus! Retirar do Evangelho esses feios calhaus dever de cristos, tarefa de amor! V A Codificao sumia sobre a mesa. Primeiro o Evangelho, o prprio corao da obra de Kardec, o livro-religio que nos religa a Deus com ternura e firmeza. Seu texto suave e doce, uma carne macia, mas as fibras de luz que estruturam-lhe a forma so duras como o ao e nelas se conforma a verdade integral em firmeza e energia.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

139

Depois o livro-base, essa pedra angular que o Mundo Espiritual implantou no planeta, livro da razo, mais que o Sol, um Cometa que arrasta em sua cauda a terra, o cu e o mar. E depois o tratado da mediunidade, livro-guia da nova comunicao, nascido da pesquisa e da revelao, Cdigo LM em que brota a Verdade. E aps, num desafio aos segredos do Eterno, rasgando vu da sombra e os mitos da mentira, A Gnese que espanca as ameaas da ira esse golpe de luz: o livro o Cu e o Inferno. Duas asas de fogo abertas no infinito, rompendo a escurido do Cosmos e da Morte, numa viso de f da nossa prpria sorte que afugenta da mente as causas de conflito. Era essa a ave divina, a encarnao da luz, que as trevas devoravam em nome de Jesus. VI Feita a consumao, o Snodo dos Bispos dissolveu-se ali mesmo e somente os Cardeais, que haviam preparado uns pitus divinais, ficaram no recinto a lambiscar petiscos.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

140

Libertos da canalha, agora vamos ns participar em paz da ceia dos cardeais, saboreando afinal os pratos especiais! (Isso disse o mais velho adocicando a voz). O primeiro pitu, exps o maioral!, que o mal se acabou entre os filhos de Deus. Alguns so menos bons, pobrezinhos, plebeus, e assim vo residir na Favela do Umbral. Isso de grande alcance e os bispos no manjaram. J livres de suspeita, agiremos sem peias, como aranhas fiando em paz as nossas teias em que as moscas humanas sempre se enredaram. Nada como a experincia aprimora a malcia! (disse esfregando as mos o cardeal menos velho) Jesus deu bom exemplo atravs do Evangelho e os devemos seguir na ao cardinalcia. A ao cardinalcia! exato, meu amigo! (exclamou Dom Miguel, o ex-cardeal de Espanha) Que seria de ns, no fosse a nossa manha, com essa ave a voar e nos pr em perigo! Esses bispos que nunca alcanaro o cu (observou piscando o velhote Chardon) nunca vo saborear um prato sem garom servido por um anjo em forma de pitu!

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

141

Que alegria no olhar! Saram to contentes! Pensam que a ave-me s foi purificada. Mataram-na sem d. Comeram-na fartada. E ainda agora esto a palitar os dentes. So crianas, notou o cardeal portugus. Deviam retornar, ainda nesta existncia como bispos de novo e aumentar a experincia. Ainda vivem a sonhar com o Era uma vez... Outro belo pitu a linguagem fingida (exclamou sorridente o cardeal de Paris) que no diz sem dizer e nem dizendo diz. Quanto tm de aprender esses bispos na vida! Quando moo eu tambm me enganava com tudo (murmurou a cismar o cardeal italiano) uma jovem fatal, um sonho, o Vaticano... Depois envelheci, prefiro ficar mudo. Esses bispos, porm no so jovens assim. Alguns deles j so bem passados em anos. deviam saber que sempre, em nossos planos, h lugar para o no e lugar para o sim. Dom Fabrizzio! gritou o cardeal mais antigo. hora de calar! hora da mudez! No queira revelar os truques do xadrez. No h maus. Somos bons. Mas h sempre um perigo!

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

142

Mas apesar do aviso o toque da saudade em todos despertara a sensibilidade. VII Cada bispo ao sair levou a tiracolo o verdugo umbralino a que estava amarrado. os cardeais, ao revs, traziam escravizado um verdugo servil rastejando no solo. evocao fatal da antiga encarnao, os olhos dos cardeais lacrimejavam tanto que os verdugos, em p, se entregaram ao pranto... Gritavam com voz grossa em tom de cantocho. Envolvidos no sonho, errando na distncia, os cardeais no ouviam os lamentos do Umbral. Continuaram a cismar lembrando cada qual a mocidade herica e alegrias da infncia. Ah, disse o mais antigo, de alva cabeleira, que saudade da Espanha, essa terra crist, onde coisas como esta ou encrencas do Isl, resolvamos sempre ateando uma fogueira! Nada nos impedia agirmos vontade. Nosso amor pelo Cristo impunha-se viril no fogo salvador ou no garrote vil. Vivamos na lei da pura Cristandade!

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

143

, herica Madri de juzes implacveis! Barcelona queimou a Codificao. A andaluza Sevilha erguia o seu braso em noitadas de ferro e sangue memorveis! Silenciou o cardeal, os olhos marejados, e um suspiro escapou dos seus lbios magoados. Dom Fabrizzio exclamou: Que saudades da Itlia, que vigoroso amor o nosso por Jesus! Foi Roma que inventou o suplcio da cruz para glorific-lo em sudrio e mortalha. A bela catedral de So Pedro e So Paulo foi sempre o meu refgio em tempos que l vo! De um lado o velho Pedro e de outro o jovem Saulo proclamam o poder sem par da converso. Quanto amei nessa terra em purssimo ardor Vigilante que eu era em todos os processos meti no calabouo alguns padres possessos e outros mandei queimar. Mas tudo por amor! Suspirou o cardeal e caiu no mutismo, nostlgico, a lembrar o antigo Cristianismo. O terceiro evocou, tristonho, a velha Frana dos seus tempos de heri nas ruas de Paris, quando moo arriscara a vida por um triz na mais gloriosa noite, ordenando a matana.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

144

Oh, noite imemorial de So Bartolomeu! Uma jovem que amei, donzela suave e pura, fi-la tombar espada numa esquina escura. Entreguei-a Jesus. Era infiel: morreu. Mandei rezar por ela uma missa s ocultas, Comprei flores e enviei sua sepultura. Era uma encantadora e doce criatura. No podia ficar, como outras, insepulta. Soluou o cardeal. Tinha os olhos em brasa. Levou a mo ao peito: Essa emoo me arrasa! E temia morrer ao voltar para casa. O quarto estremeceu: Ah, como diferente! Sim, como diferente o amor em Portugal! Nosso amor por Jesus, em Lisboa ou no Porto, no era assim violento, assim fero e brutal. Dvamos ao herege uma cela somente, em que ele, arrependido, acabaria morto pela prpria exausto, de modo natural. Como era bom, assim poup-lo das torturas, deix-lo sossegado a procurar o Cristo no cilcio comum das prprias amarguras. Caa geralmente em transe nunca visto, logo se inteiriava e os anjos o atendiam. Morria suavemente e buscava as alturas.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

145

Nas regies infernais fui sempre socorrido por almas divinais luminosas e puras, que me diziam sempre haver-se redimido no silncio ideal das celas sem torturas. Por isso aprovo agora expungir-se a maldade das sublimes lies do Meigo Nazareno. No vivemos no inferno, embora os palavres, os crimes a matana e o horror dos assaltos sejam hoje comuns neste mundo terreno. Talvez chamando bons a todos os viles, tirando ao dicionrio os termos menos altos, consigamos fazer da Terra um paraso, um mundo menos mau, com gente de bom siso. Embora, na verdade, eu creia que isso cabe ao sublime Jesus no Dia de juzo. Mas Deus l quem sabe! Mergulhou-se o cardeal, perplexo, em mudez. A verdade brilhava em lmpida nudez. VIII Kardec, tristemente, enviou a Deus uma sentida prece de perdo. Compreendia que o homem, seu irmo, no superara a lei dos fariseus. Heranas milenares o impediam de compreender a luz do Espiritismo. O corao do homem um abismo em que as sombras do mal se debatiam.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

146

Lembrou-se da batalha sem quartel que enfrentara em Paris para legar humanidade um cdigo sem par que ela transforma em Torre de Babel. Quanto sofrera parecia intil ante a viso que ali o assombrara. A Codificao se revelara grave demais para esse homem ftil. Que mais restava? S pedir perdo para si mesmo e para todos quantos julgando-se mais santos do que os santos destruam-lhe a Codificao. Kardec olhou o cu em busca de Jesus. Por toda parte a treva. O cu no tinha luz.

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

147

Ficha de Identificao Literria


J. HERCULANO PIRES nasceu em 25/09/1914, na antiga Provncia do Rio Novo, hoje Provncia de Avar, Zona Sorocabana e desencarnou a 09/03/1979, em So Paulo; filho do Farmacutico Jos Pires Corra e da pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez seus primeiros estudos em Avar, Ita e Cerqueira Csar. Revelou sua vocao literria desde que comeou a escrever. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto, um decasslabo sobre o Largo So Joo, da cidade natal. Aos 16 anos publicou seu primeiro livro, Sonhos Azuis (contos), e aos 18 o segundo livro, Corao (poemas livres e sonetos). J possua seis cadernos de poemas na gaveta, colaborava nos jornais e revistas da poca, da provncia de So Paulo e do Rio. Teve vrios contos publicados com ilustraes na Revista da Semana e No Malho. Foi um dos fundadores da Unio Artstica do Interior, que promoveu dois concursos literrios, um de poemas, pela sede da UAI em C. Csar, e outro de contos, pela Seo de Sorocaba. Mrio Graciotti o incluiu entre os colaboradores permanentes da seo literria de A Razo, em So Paulo, que publicava um poema de sua autoria todos os domingos. Transformou (1928) o jornal poltico de seu pai em semanrio literrio e rgo da UAI. Mudou-se para Marlia em 1940 (com 26 anos), onde adquiriu o jornal Dirio Paulista e o dirigiu durante seis anos. Com Jos Geraldo Vieira, Zoroastro Gouveia, Osrio Alves de Castro, Nichemja Sigal, Anathol Rosenfeld e outros promoveu, atravs do jornal, um movimento literrio na cidade e publicou Estradas e Ruas (poemas) que rico Verssimo e Srgio Milliet comentaram favoravelmente. Em 1946 mudou-se para So Paulo e lanou

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

148

seu primeiro romance, O Caminho do Meio, que mereceu crticas elogiosas de Afonso Schimidt, Geraldo Vieira e Wilson Martins. Trabalhou como reprter, redator, secretrio, cronista parlamentar e crtico literrio dos Dirios Associados. Exerceu essas funes na Rua 7 de Abril por cerca de trinta anos. Autor de oitenta livros de Filosofia, Ensaios, Histrias, Psicologia, Parapsicologia e Espiritismo, vrios de parceria com Chico Xavier, e lanou recentemente a srie de ensaios Pensamento da Era Csmica e a srie de romances e novelas Fico Cientifica Paranormal. Alegava sofrer de grafomania, escrevendo dia e noite. No tinha vocao acadmica e no seguia escolas literrias. Seu nico objetivo era comunicar o que achava necessrio, da melhor maneira possvel. Graduado em Filosofia pela USP, publicou uma tese existencial: O Ser e a Serenidade. 0

Na Hora do Testemunho Francisco Cndido Xavier e J. Herculano Pires

149

Amigo(a) Leitor(a), Se voc leu e gostou desta obra, colabore com a divulgao dos ensinamentos trazidos pelos benfeitores do plano espiritual. Adquira um bom livro esprita e oferea-o de presente a algum de sua estima. O livro esprita, alm de divulgar os ensinamentos filosficos, morais e cientficos dos espritos mais evoludos, tambm auxilia no custeio de inmeras obras de assistncia social, escolas para crianas e jovens carentes, etc. As obras espritas nunca sustentam, financeiramente, os seus escritores; estes so abnegados trabalhadores na seara de Jesus, em busca constante da paz no Reino de Deus. Irmo W.

Porque ns somos cooperadores de Deus.


Paulo. (1 Epstola aos Corntios, 3:9.)

S-ar putea să vă placă și