Sunteți pe pagina 1din 20

Escola Secundria Lus De Freitas Branco Biologia e Geologia 11ano

Vulcanismo
Cludia Cunha n6 2010/2011

Escola Secundria Lus De Freitas Branco

Disciplina: Biologia e Geologia 11ano Professor: Rui Martins

Vulcanismo

Trabalho realizado por: Cludia cunha n6

Pao de Arcos Maio 2011

ndice
Introduo 4 Vulcanismo Primrio .5 Vulcanismo do tipo central6 Vulcanismo do tipo fissural8 -Materiais expelidos durante uma erupo vulcnica............................9 - Tipos de erupes vulcnicas.11 Vulcanismo Secundrio ou residual..........13 Concluso ......15 Bibliografia ..16

Introduo
Foi proposto no mbito da disciplina de Biologia e Geologia, realizar um trabalho sobre a matria em que tivemos maiores dificuldades. A Vulcanologia o ramo das Cincias da Terra que estuda a formao, a distribuio e a classificao dos fenmenos vulcnicos. (1) Os vulces podem-se distinguir de acordo com a sua funcionalidade: Vulco activo: Apresenta actividade vulcnica frequente. Vulco inactivo: Aparelho que apresenta actividades funcionais mas que se mantm sem actividade principal. Vulco extinto: Quando o vulco no tem actividade vulcnica ou seja o magma arrefeceu completamente. (2) Distinguem-se dois tipos principais de vulcanismo: o primrio e o secundrio ou residual.

1.Vulcanismo primrio
O vulcanismo primrio caracteriza-se pela ocorrncia de erupes vulcnicas. Durante uma erupo, so emitidos, para o exterior da geosfera, materiais vulcnicos no estado lquido, gasoso e slido. As estruturas naturais que permitem a emanao destes materiais do interior do nosso planeta designam-se aparelhos vulcnicos. As manifestaes de vulcanismo primrio podem ser, de dois tipos: vulcanismo central e vulcanismo fissural. (1)

Vulcanismo do tipo central


As erupes vulcnicas deste tipo so confinadas fundamentalmente a um cone vulcnico. (3) O aparelho vulcnico chama-se vulco. Estrutura de um vulco:

(II)

Cmara magmtica: local no interior da Terra onde se armazena o magma (material rochoso fundido e rico em gases que se encontra a elevadas temperaturas). Chamin vulcnica: canal por onde feita a comunicao com o exterior e por onde ascendem diversos produtos vulcnicos Cone vulcnico: Estes produtos vulcnicos podem acumular-se volta da chamin, formando-se um edifcio de forma cnica, ou ento so lanados a grandes distncias. Muitas vezes, da chamin principal divergem chamins secundrias que originam outros tantos cones secundrios. Cratera: Abertura na parte superior do cone, por onde so expelidos os produtos de actividade vulcnica. (4) Rochas encaixantes: rochas da crusta pelas quais as cmaras magmticas so delimitadas, e sobre as quais o magma exerce influencia devido alta temperatura a que se encontra. (1) Por vezes, acontece, que na parte superior de muitos vulces, formam-se depresses de dimenses superiores s das crateras, designadas caldeiras. As caldeiras formam-se na sequncia de erupes vulcnicas sucessivas, em que a cmara magmtica se vai esvaziando. Quando fica vazia, o edifcio vulcnico torna-se instvel por falta de apoio e a parte do cone, geralmente a central abate, dando origem a uma depresso limitada por rebordos irregulares. Normalmente, nestas formaes ocorre a acumulao de gua originando lagoas. (livro 7anoareal editores)

(III)

Vulcanismo do tipo fissural


A expulso dos materiais vulcnicos ocorre atravs de extensas fracturas ou fendas existentes na superfcie terrestre. (3) Os materiais expelidos acabam por preencher vales profundos ou de relevo muito acidentado, acabando por formar vastos planaltos de acumulao vulcnica. Os planaltos vulcnicos resultam da acumulao de grandes derrames de lava originados a partir de grandes fracturas na crusta. (1)

(IV)

Materiais expelidos durante uma erupo vulcnica


O magma, ao ascender superfcie, liberta a maior parte dos produtos gasosos e passa a designar-se lava. Durante uma erupo vulcnica so expelidos vrios tipos de materiais slidos, gasosos e lquidos.

Materiais slidos:

Algumas pores de lava arrefecem e solidificam dando origem aos piroclastos. Os piroclastos so classificados de acordo com o seu tamanho e forma:
PIROCLASTOS

Cinzas

Fragmentos muito finos, com menos de 2 mm de dimetro, que podem ser facilmente transportados pelo vento at longas distncias

Lapilli ou bagaci na

Fragmentos angulares arredondados com dimetro entre 2 e 50 mm, que podem ser expelidos em estado slido ou plstico, isto , semifundido.

Bomba s

Dimetro superior a 50 mm. Podem pesar vrias dezenas de quilos. Caracterizam-se pela forma particular que adquirem durante o seu trajecto no ar.

Escria vulcni ca

Fragmentos com dimetro idntico ao das bombas (<50 mm), irregulares na forma e muito vesiculares, pelo que se caracterizam por reduzida densidade. Exemplo: pedra-pomes.

(5)

Materiais gasosos:

De entre os gases libertados durante uma erupo, o que predomina o vapor de gua, mas muitos outros so lanados na atmosfera, tais como monxido de carbono, dixido de carbono, hidrognio, azoto e compostos de enxofre.

Materiais lquidos:

Materiais rochosos fundidos resultantes do magma parcialmente desgaseificado lava. Composio da lava
Em relao quantidade de slica a lava pode ser classificada

em: Lava bsica: lava pobre em slica - 45 a 50%. Lava intermdia: lava intermdia em slica entre 50 a 60% de slica. Lava cida: lava rica em slica - mais de 65%
A

lava

pode

ser

viscosa

(temperatura

prxima

da

de

solidificao 800 C, cida, rica em slica, tem dificuldade em libertar os gases) ou fluida (temperatura superior de solidificao 1500 C, bsica, pobre em slica, tem facilidade em libertar os gases). (1)

1. Tipo de solidificao de lavas fluidas Lavas encordoadas ou pahoehoe: So lavas muito fluidas, que se deslocam com grande facilidade, formando escoadas muito longas (rios de lava). Aps a sua solidificao, originam superfcies lisas ou com aspecto semelhante a cordas. Lavas escoriceas ou aa: So lavas fluidas (menos fluidas do que as pahoehoe), que se deslocam lentamente. Aps a sua solidificao, originam superfcies speras e muito fissuradas, em resultado da perda rpida de gases.

Lavas em almofada ou pillow lavas: Lavas fluidas que arrefecem dentro de gua, ficando com aspecto de travesseiros sobrepostos uns em cima dos outros. (5)

2. Tipos de solidificao associados:

de

lavas

viscosas

fenmenos

Agulhas vulcnicas: lava com elevada viscosidade que solidifica na chamin, formando uma perigosa rolha gigante. Domas ou cpulas: lava viscosa que solidifica na abertura vulcnica e obstrui a cratera. Nuvens ardentes: nuvens densas de cinzas e gases incandescentes, libertadas de modo explosivo, com grande mobilidade tendo uma enorme capacidade destrutiva. (6)

Tipos de erupes vulcnicas

A violncia das erupes depende da quantidade de gases e da facilidade que se escapam para a atmosfera. A libertao dos gases est condicionada pela viscosidade da lava. Quanto maior for a viscosidade da lava e o gs que se liberta, maior ser a violncia da erupo. Quanto menor for a temperatura mais viscosa a lava. (7)

Erupo efusiva os fenmenos vulcnicos de natureza efusiva esto associados a lavas muito fluidas, origem em lava bsica. Dada a sua fluidez, a emisso destas lavas rpida, formandose grandes escoadas que podem percorrer grandes distncias com uma velocidade varivel. Os cones que se formam so baixos e largos e os piroclastos emitidos so grandes.

Este tipo de erupo tpico dos vulces do Havai e por isso tomam o nome de vulcanismo do tipo Havaiano.

Erupo mista na actividade vulcnica do tipo misto ocorre perodos efusivos e explosivos, isto , perodos calmos com formao de escoadas e perodos com exploses violentas com libertao de piroclastos e gases. O cone de tamanho intermdio, nem to baixo e largo como o Havaiano, nem to alto e estreito como o Vulcaniano.

Este tipo de erupo toma o nome de vulcanismo do tipo estromboliano.

Erupo explosiva os fenmenos vulcnicos de natureza explosiva esto associados a lavas muito viscosas com origem em lava cida. A erupo violenta, a lava escorre a pouca velocidade e as escoadas de lava so curtas. Os cones que se

formam so altos e estreitos e os piroclastos emitidos so pequenos. Este tipo de erupo tpico dos vulces Etna, Vesvio e tomam o nome de vulcanismo do tipo Vulcaniano. Erupes muito explosivas ou catastrficas os fenmenos vulcnicos esto associados a lavas muito viscosas. A lava no escorre e acumula-se na cratera formando uma agulha vulcnica. O gs que fica retido na chamin sai e origina a nuvem ardente. Se existirem piroclastos so as cinzas. o vulcanismo mais perigoso. (3)

Este tipo de erupo origina o vulcanismo tipo Peleano, em homenagem ao vulco Pele. (7) Aps o estudo dos fenmenos vulcnicos, em resumo:

(VI)

2.Vulcanismo secundrio ou residual


Aps uma erupo, um vulco pode manifestar-se durante muito temo por meio de emanaes gasosas ou lquidas, que constituem manifestaes secundrias de vulcanismo ou vulcanismo residual, como, por exemplo, algumas nascentes termais, as fumarolas e os gisers. (3)

Nascentes termais:

As nascentes termais so locais de libertao de guas subterrneas, aquecidas em profundidade, que acabam por emergir superfcie a temperaturas elevada. Algumas delas so ricas em substncias minerais. (4) Em alguns casos as guas libertadas resultam do arrefecimento e consequente condensao do vapor de gua que se liberta do magma. Nestes casos, as guas termais so magmticas ou juvenis. Noutros a gua quente libertada nas nascentes resulta da infiltrao, da acumulao em rochas porosas e do aquecimento de guas pluviais. Durante a sua ascenso em direco superfcie, atravs de fracturas do interior da terra, as guas termais so misturadas com guas frias. (1)

(VII)

Fumarolas:

Fumarolas so emanaes de pequenas nuvens esbranquiadas de vapor de gua, a temperatura elevadas, libertadas atravs de fendas do cone vulcnico. (4) Estas emisses podem ainda conter outros gases, designando-se: - Sulfataras (quando os gases so ricos em enxofre, 300C).

(VII)

- Mofetas (quando os gases emitem gases txicos, inferior a 100c). (8)

(VII)

Gisers:

Os gisers so jactos de gua quente e vapor projectados, com extraordinria violncia, de forma intermitente, que podem alcanar centenas de metros acima do solo. (4) A gua sobreaquecida ascende a reservatrios subterrneos, sujeitos inicialmente, a uma presso que impede a sua ebulio, a gua comea a ferver. O vapor aumentar a presso no reservatrio e a gua ascende superfcie. (8) (IX)

Os fenmenos de vulcanismo secundrio so importantes meios de acesso ao calor armazenado no interior da Terra. Este calor constitui uma importante fonte de energia geotrmica e o seu aproveitamento depende da temperatura de emergncia do fluido. Utilizao secundrio: - Balneoterapia/termalismo - Aquecimento ambiente (climatizao) - Aquecimento de guas - Piscicultura - Culturas de estufa - Confeco de alimentos - Secagem da madeira - Secagem de alimentos - Converso do calor em electricidade (fins domsticos, industriais, etc.). (9) do calor geotrmico libertado pelo vulcanismo

Concluso
Com este trabalho aprofundei o meu conhecimento sobre vulcanologia. Atravs de manifestaes vulcnicas, o Homem capaz de conhecer a geodinmica interior do nosso planeta. Comoos modelos da estrutura interna da geosfera, modelo fsico e qumico. Reconheci que a actividade vulcnica est directamente ligada geodinmica interna da Terra, alterando-a, tanto a nvel interior como superfcie. Em suma, este trabalho ajudou-me a perceber melhor a estrutura do vulco, os seus principais fenmenos e a sua classificao.

Bibliografia
1- A.Guarner Dias, Paula Guimares, Paulo Rocha. Geologia 10. 23456789-

1edio, AREAL EDITORES. http://covildolobo.no.sapo.pt/7ano/Mat.Apoio.CN_7/vulcanismo.p df Joo Reis, Paula Lmos, Antnio Gumares. Biologia e Geologia 11. Porto editora. Cristina Antunes, Manuela Bispo, Paula Guindeira. A Terra 7. 1edio, AREAL EDITORES http://biogeo1.files.wordpress.com/2008/01/39-fichageo1materiais-expelidos-pelos-vulcoes.pdf http://ciencias7ano.wordpress.com/2010/04/19/vulcanismoprimario/ http://ciencias3c.cvg.com.pt/erupcoes.htm http://www.resumos.net/biologia.html http://www.notapositiva.com/resumos/geologia/vulcansismolog. htm

Imagens:
I http://geologia10ano.blogspot.com/2008/02/vulcanologia.html II - http://meg_bige.blogs.sapo.pt/2007/12/ III http://www.resumos.net/biologia.html IV http://www.resumos.net/biologia.html VI - http://cn-anasofia.blogspot.com/2009_05_01_archive.html VII - http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=44328&op=all

VIII geo.ineti.pt/divulgacao/dossiers_tematicos/vulcanismo.htm

http://e-

IX - http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2011/02/yellowstone-oque-sera-de-nos-se-o-mega.html

S-ar putea să vă placă și