Sunteți pe pagina 1din 16

Vencendo o esprito de engano - Parte final

Mas, se ainda o nosso evangelho est encoberto, para os que se perdem est encoberto. Nos quais o deus deste sculo cegou os entendimentos dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do Evangelho da glria de Cristo, que a imagem de Deus. (II Corntios 4:3,4)

Estamos vivendo tempos difceis, no que diz respeito nossa f. No estamos arrefecidos, mas Satans, nosso inimigo, sabe que o tempo e a hora de ser destrudo esto chegando, e tem investido maciamente, como temos visto. Isso de todas as formas e das formas mais variadas possveis, utilizando, principalmente, a mdia. Como nosso inimigo, ele tenta ludibriar o povo de Deus tanto quanto puder. Mais do que nunca, estamos no meio de uma grande batalha espiritual. Quando temos conscincia de quem somos em Cristo e como nos posicionamos no reino do esprito, obtemos vitrias. Porm, quando ignoramos quem somos e o que podemos em Cristo, Satans aproveita-se de ns e traz opresso. Quando no detemos as foras de Satans atravs das intercesses e batalha espiritual, estamos fadados a grandes fracassos. Muitas pessoas entram em verdadeiras crises, dificuldades familiares, financeiras e emocionais, porque no percebem que Satans est em todo momento esperando apenas uma brecha para poder entrar.

Somos um templo inviolvel Lembre-se de que o prprio Deus habita em voc, por isso voc pode se manter firme. No sabeis vs que sois templo de Deus, e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o santurio de Deus, Deus o destruir; porque sagrado o santurio de Deus, que sois vs. (I Corntios 3:16-17) Aqui na Terra, somos o templo ambulante de Deus e, onde chegamos, a bno, o poder e a vida se manifestam, pois Jesus entronizado por intermdio das nossas vidas. Ao nosso redor, esto os anjos do Senhor; ao derredor, esto os demnios. Porm, existe uma verdade maravilhosa: dentro de ns, habita o Esprito Santo. Para os demnios nos atingirem, eles precisam passar pela guarda que o Senhor montou e devero enfrentar o Esprito Santo. Ento, percebemos que s somos flechados ou camos se abrirmos as brechas. por isso que precisamos vigiar, pois da parte de Deus toda estrutura de livramento j est montada.

Trs organizaes que o inimigo quer copiar Existem trs organizaes que o inimigo quer copiar: Deus Pai Criador de todo o Universo;

Jesus Cristo o Filho que veio revelar no reino fsico a natureza do Deus invisvel; O Esprito Santo a Testemunha da Verdade. Lendo os captulos 14 e 15 de Joo, vemos que o Esprito Santo est na Terra para nos fazer lembrar de toda a doutrina de Jesus e nos guiar, encaminhar e orientar a toda verdade. Ele convence o homem do pecado, da justia e do juzo de Deus. O reino espiritual regido por organizaes e hierarquias. Como o diabo no tem a capacidade de criar nada, ele imitou a organizao dos cus.

Lcifer A funo de Lcifer enganar, imitando as coisas espirituais do reino da luz. A palavra Lcifer significa Anjo de Luz. Ele traz o engano com a aparncia do bem. Por isso, algumas pessoas se dizem espritas da linha branca; outras pessoas dizem no tem nada a ver uma coisa com a outra. Esta a operao do esprito de engano. Lcifer consegue enganar at os fiis, porque est escrito que ele se manifestar como o Anticristo. Quando isso acontecer, muitos cristos fiis negaro a f e o seguiro. Ele vir no poder de convencimento do esprito de engano e quem gosta de viver debaixo deste esprito, atrs de constantes sinais e profecias, vai ser presa fcil. At os judeus podero se seduzir por ele, pois uma forma eficaz de convenc-los com sinais: se vier o Messias e fizer sinais, creremos nele. Quem fez mais milagres do que Jesus? Ningum. Joo diz: E ainda muitas outras coisas h que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem. (Joo 21:25). E Jesus no s fez, como continua fazendo.

Satans Sabemos que Satans destri por estratgias e ele trabalha por territrios que no so comuns, atingindo reas especficas. Quando travamos a guerra espiritual, no travamos com o diabo. Essa camada de guerra espiritual nos ares com Satans, que no quer que se chegue at o trono de Lcifer. Por isso que ele fica entre a Terra e o cu, e ali prende na batalha as bnos do povo de Deus.

Diabo O livro de Joo 10:10 diz que o diabo vem para roubar, matar e destruir. Ele usa seus demnios para prender as pessoas no plano fsico com drogas, sexo, imoralidade e todas as demais obras da carne. claro que a manifestao desse nosso inimigo se d de inmeras maneiras e das mais diferentes

formas para nos confundir. Os principados e potestades se estabelecem em seus postos e armam instrumentos de guerras para virem contra o povo de Deus e a humanidade com o objetivo de destru-los. importante conhecermos sobre Batalha Espiritual para vencermos o inimigo de nossas almas e caminharmos de forma a utilizarmos o poder do Nome de Jesus.

O que o Avivamento?

Avivamento , simplesmente, aquele momento quando Deus se manifesta diretamente no meio dos homens; quando Ele 'rasga os Ces e desce' (Isaas 64:1). Wesley Duewel, no seu livro "O Fogo de Reavivamento" descreve o avivamento assim: A presena e o poder de Deus operam de forma to poderosa e intensa durante o reavivamento, que Ele realiza mais em horas ou dias do que em anos de ministrio fiel onde no h reavivamento... Durante o reavivamento, as pessoas se movem em direo a Cristo, pessoas que no podem ser movidas de qualquer outra forma. Muitas oraes que no foram respondidas durante anos so gloriosamente respondidas. A atmosfera freqentemente fica cheia do poder majestoso de Deus. Os cristos reconhecem isso com a presena santa de Deus. Os pecadores tm uma percepo reverente da presena de Deus e de sua prpria pecaminosidade. Deus pode revelar a Sua presena de maneiras inesperadas. Ocorrncias surpreendentes podem acompanhar Sua obra profunda na alma. Pode haver uma tal sensao da presena e do poder divino que alguns indivduos tremem. Outros podem chorar diante de Deus; alguns caem ao cho por se sentirem fisicamente enfraquecidos. Outros podem sentir-se quase irresistivelmente atrados a comparecer aos cultos de reavivamento ou a reunirem-se antes de algum culto ser anunciado. O resultado do verdadeiro avivamento sempre tem um impacto na sociedade. Historiadores como William Lecky disseram que o avivamento liderado pelo John Wesley no sculo dezoito ajudou a Inglaterra evitar uma revoluo sangrenta como aquela que assolou a Frana. Muitos avivamentos, como aqueles no pas de Gales em 1905, Zaire em 1976 e Pensacola - Florida (EUA) em 1995, causaram uma diminuio perceptvel nos ndices de criminalidade nas suas comunidades. Outros avivamentos, como o Exrcito da Salvao liderado pelo William Booth no sculo 19, contriburam com avanos sociais como a abolio do trabalho infantil e a prostituio infantil da Inglaterra, e inspiraram outros pioneiros como o Dr Thomas Barnado que trabalhou com as crianas de rua de Londres, resolvendo completamente o problema durante a sua vida. John White, no seu livro "Quando o Esprito Vem com Poder" (ABU Editora, 1998) escreveu: ...O que temos chamado de avivamento pelos ltimos trezentos anos representa um trabalho incomum do Esprito Santo, com as seguintes caractersticas:

1. Homens, mulheres e crianas, convertidos e no-convertidos, tomados por uma viso, tanto da santidade de Deus como da sua misericrdia, so despertados em grande nmero para o arrependimento, para a f e para a adorao. 2. O poder de Deus manifestado em vidas humanas de forma que as leis da psicologia e da sociologia no conseguem explicar adequadamente. 3. A comunidade como um todo torna-se consciente do que est acontecendo, muitos entendendo o movimento com uma ameaa a instituies existentes. 4. Alguns homens e mulheres exibem comportamentos fsicos e emocionais fora do comum, que criam controvrsia, e que podem tornar-se ofensivos para os que se opem ao avivamento e uma armadilha para os que o apiam. 5. Alguns crentes avivados comportam-se de maneira impulsiva e imatura, e outros caem em pecado. Dessa forma o avivamento parece ser uma estranha mistura de influncias de Deus com as que no vm de Deus, e de exibies do poder de Deus e da fraqueza humana. 6. Onde quer que o avivamento atinja propores suficientes para causar um impacto nacional, reformas sociopolticas so perpetradas no sculo seguinte. Dessa forma o reino de Cristo comea a ser exercitado sobre males de opresso e injustia. O seguinte foi escrito por Frank Bartleman, no dia 16 de novembro de 1905, apenas cinco meses antes do avivamento da Rua Azusa comear em Los Angeles, Califrnia (EUA): A correnteza do avivamento est passando pela nossa porta. Ser que nos ns jogaremos no seu seio, sendo conduzidos para gloriosa vitria? Um ano de vida neste momento, com suas maravilhosas possibilidades para Deus, vale mais que cem anos de vida normal. O Pentecoste est batendo s nossas portas. O avivamento para nosso pas no mais uma dvida. Vagarosa, mas seguramente, a mar tem subido e, no futuro bem prximo, haver um dilvio de salvaes que arrasar tudo antes de ns. O pas de Gales no ficar sozinho neste triunfo glorioso para nosso Cristo. O esprito de avivamento est chegando, dirigido pelo sopro de Deus, o Esprito Santo. As nuvens esto se juntando rapidamente, carregadas com uma poderosa chuva, cuja precipitao demorar apenas um pouco mais. Heris se levantaro da poeira da obscuridade e das circunstncias desprezadas, cujos nomes sero escritos nas pginas eternas da fama Celestial. O Esprito est pairando novamente sobre a nossa terra, como no amanhecer da criao, e o decreto de Deus est saindo: "Haja luz." Irmo, irm, se todos ns crermos em Deus, voc entende o que aconteceria? Muitos de ns j no vivemos para outro motivo. Um volume de orao de f est subindo ao trono dia e noite. Los Angeles, o Sul do Califrnia, e o continente inteiro, certamente logo se acharo no meio de um poderoso avivamento pelo Esprito e pelo poder de Deus. Mais uma vez o vento do avivamento est soprando ao redor do mundo. Quem est disposto a pagar o preo e responder ao chamado para que, em nosso tempo, ns possamos viver dias de visitao Divina? (Citado no livro 'The True Believers' por Larry E Martin) Pr Paul David Cull

William Seymour e a Rua Azusa

William J. Seymour

Muitas igrejas tm orado para um Pentecoste, e o Pentecoste veio. A pergunta agora , ser que o elas aceitaro? Deus respondeu de uma forma que elas no procuraram. Ele veio de uma forma humilde, como no passado, nascido em uma manjedoura. - The Apostolic Faith, setembro de 1906 Agora s uma palavra relativa ao irmo Seymour, que o lder do movimento debaixo de Deus. Ele o homem mais manso que eu j encontrei. Ele caminha e conversa com Deus. O poder dele est na sua fraqueza. Ele parece manter uma dependncia desamparada em Deus e to simples como uma pequena criana, e ao mesmo tempo ele est to cheio de Deus que voc sente o amor e o poder toda vez que voc chegar perto dele. - W H Durham, The Apostolic Faith,
fevereiro / marco de 1907

O avivamento da Rua Azusa, na cidade de Los Angeles - EUA, tem marcado profundamente o Cristianismo dos ltimos cem anos. Hoje, dos 660 milhes de cristos protestantes e evanglicos no mundo, 600 milhes pertenam a igrejas que foram diretamente influenciadas pelo avivamento da Rua Azusa (Pentecostais, Carismticos, Terceira-Onda etc).1 O incio do avivamento comeou com o ministrio do Charles Fox Parham. Em 1898 Parham abriu um ministrio, incluindo uma escola Bblica, na cidade de Topeka, Kansas. Depois de estudar o livro de Atos, os alunos da escola comearam buscar o batismo no Esprito Santo, e, no dia 1 de janeiro de 1901, uma aluna, Agnes Ozman, recebeu o batismo, com a manifestao do dom de falar em lnguas estranhas. Nos dias seguintes, outros alunos, e o prprio Parham, tambm receberam a experincia e falaram em lnguas.2 Nesta poca, as igrejas Holiness ("Santidade"), descendentes da Igreja Metodista, ensinaram que o batismo no Esprito Santo, a chamada "segunda beno", significava uma santificao, e no uma experincia de capacitao de poder sobrenatural. Os dons do Esprito Santo, tais como falar em lnguas estranhas, no fizeram parte da sua teologia do batismo no Esprito. A mensagem do Parham, porm, foi que o batismo no Esprito Santo deve ser acompanhado com o sinal miraculoso de falar em lnguas. Parham, com seu pequeno grupo de alunos e obreiros, comeou pregar sobre o batismo no Esprito Santo, e tambm iniciou um jornal chamado "The Apostolic Faith" (A F Apostlica). Em Janeiro de 1906 ele abriu uma outra escola Bblica na cidade de Houstan, Texas.

Um dos alunos esta escola foi o William Seymour. Nascido em 1870, filho de ex-escravos, Seymour estava pastoreando uma pequena igreja Holiness na cidade, e j estava orando cinco horas por dia para poder receber a plentitude do Esprito Santo na sua vida. Seymour enfrentou as leis de segregao racial da poca para poder freqentar a escola. Ele no foi autorizado ficar na sala de aula com os alunos brancos, sendo obrigado a assistir as aulas do corredor. Seymour tambm no pude orar nem receber orao com os outros alunos, e conseqentemente, no recebeu o batismo no Esprito Santo na escola, mesmo concordando com a mensagem. Uma pequena congregao Holiness da cidade de Los Angeles ouviu sobre Seymour e o chamou para ministrar na sua igreja. Mas quando ele chegou e pregou sobre o batismo no Esprito Santo e o dom de lnguas, Seymour logo foi excludo daquela congregao. Sozinho na cidade de Los Angeles, sem sustento financeiro nem a passagem para poder voltar para Houston, Seymour foi hospedado por Edward Lee, um membro daquela igreja, e mais tarde, por Richard Asbery. Seymour ficou em orao, aumentando seu tempo dirio de orao para sete horas por dia, pedindo que Deus o desse "aquilo que Parham pregou, o verdadeiro Esprito Santo e fogo, com lnguas e o amor e o poder de Deus, como os apstolos tiveram."1 Uma reunio de orao comeou na casa da famlia Asbery, na Rua Bonnie Brae, nmero 214. O grupo levantou uma oferta para poder trazer Lucy Farrow, amiga de Seymour que j tinha recebido o batismo no Esprito Santo, da cidade de Houston. Quando ela chegou, Farrow orou para Edward Lee, que caiu no cho e comeou falar em lnguas estranhas. Naquela mesma noite, 9 de abril de 1906, o poder do Esprito Santo caiu na reunio de orao na Rua Bonnie Brae, e a maioria das pessoas presentes comearam falar em lnguas. Jennie Moore, que mais tarde se casou com William Seymour, comeou cantar e tocar o piano, apesar de nunca tiver aprendido a tocar. A partir dessa noite, a casa na Rua Bonnie ficou lotado com pessoas buscando o batismo no Esprito Santo. Dentro de poucos dias, o prprio Seymour tambm recebeu o batismo e o dom de lnguas. Uma testemunha das reunies na Rua Bonnie Brae disse: Eles gritaram durante trs dias e trs noites. Era Pscoa. As pessoas vieram de todos os lugares. No dia seguinte foi impossvel chegar perto da casa. Quando as pessoas entraram, elas caiaram debaixo do poder de Deus; e a cidade inteira foi tocada. Eles gritaram l at as fundaes da casa cederam, mas ningum foi ferido. Durante esses trs dias havia muitas pessoas que receberam o batismo. Os doentes foram curados e os pecadores foram salvos assim que eles entraram.1

Rua Azusa, 312

Sabendo que a casa na Rua Bonnie Brae estava ficando pequena demais para as multides, Seymour e os outros procuravam um lugar para se reunir. Eles acharam um prdio, na Rua Azusa, nmero 312, que tinha sido uma igreja Metodista Episcopal mas, depois de ser danificado num incndio, foi utilizado como estbulo e depsito. Depois de tirar os escombros, e construir um plpito de duas caixas de madeira e bancos de tbuas, o primeiro culto foi realizado na Rua Azusa no dia 14 de abril de 1906. Muitos cristos na cidade de Los Angeles e cidades vizinhas j estavam esperando por um avivamento. Frank Bartleman e outros estiveram pregando e intercedendo por um avivamento como aquilo que Deus estava derramando sobre o pas de Gales. Num folheto escrito em novembro de 1905, Barteman escreveu: A correnteza do avivamento est passando pela nossa porta... O esprito de avivamento est chegando, dirigido pelo sopro de Deus, o Esprito Santo. As nuvens esto se juntando rapidamente, carregadas com uma poderosa chuva, cuja precipitao demorar apenas um pouco mais. Heris se levantaro da poeira da obscuridade e das circunstncias desprezadas, cujos nomes sero escritos nas pginas eternas da fama Celestial. O Esprito est pairando novamente sobre a nossa terra, como no amanhecer da criao, e o decreto de Deus saa: "Haja luz"... Mais uma vez o vento do avivamento est soprando ao redor do mundo. Quem est disposto a pagar o preo e responder ao chamado para que, em nosso tempo, ns possamos viver dias de visitao Divina?3 O pastor da Primeira Igreja Batista, Joseph Smale, visitou o avivamento em Gales, e reunies de avivamento continuavam para alguns meses na sua igreja, at que ele foi demitido pela liderana. Bartleman escreveu e recebeu cartas de Evan Roberts, o lder do avivamento de Gales. Mas o avivamento comeou com o pequeno grupo de orao dirigido por Seymour. Depois de visitar a reunio na Rua Bonnie Brae, Bartleman escreveu: Havia um esprito geral de humildade manifesto na reunio. Eles estavam apaixonados por Deus. Evidentemente o Senhor tinha achado a pequena companhia, ao lado de fora como sempre, atravs de quem Ele poderia operar. No havia uma misso no pas onde isso poderia ser feito. Todas estavam nas mos de homens. O Esprito no pde operar. Outros mais pretensiosos tinham falhados. Aquilo que estimado por homem foi passado mais uma vez e o Esprito nasceu novamente num "estbulo" humilde, por fora dos estabelecimentos eclesisticos como sempre.3

Interesse nas reunies na Rua Azusa aumentou depois do terrvel terremoto do dia 18 de abril, que destruiu a cidade vizinha de San Francisco. Duras crticas das reunies nos jornais da cidade tambm ajudavam a espalhar a noticia do avivamento. Como no avivamento de Gales, as reunies no foram dirigidas de acordo com uma programao, mas foram compostos de oraes, testemunhos e cnticos espontneos. No jornal da misso, tambm chamado "The Apostolic Faith", temos a seguinte descrio dos cultos: "As reunies foram transferidas para a Rua Azusa, e desde ento as multides esto vindo. As reunies comeam por volta das 10 horas da manh, e mal conseguem terminar antes das 20 ou 22 horas, e s vezes vo at s 2 ou 3 horas da madrugada, porque muitos esto buscando e outros esto cados no poder de Deus. As pessoas esto buscando no altar trs vezes por dia, e fileiras e mais fileiras de cadeiras precisam ser esvaziadas e ocupadas com os que esto buscando. No podemos dizer quantas pessoas tm sido salvas, e santificadas, e batizadas com o Esprito Santo, e curadas de todos os tipos de enfermidade. Muitos esto falando em novas lnguas e alguns esto indo para campos missionrios com o dom de lnguas. Estamos buscando mais do poder de Deus."4 Frank Bartleman tambm escreveu sobre os cultos na Rua Azusa: O irmo Seymour normalmente se sentou atrs de duas caixas de sapato vazias, uma em cima da outra. Ele acostumava manter sua cabea dentro da caixa de cima durante a reunio, em orao. No havia nenhum orgulho l. Os cultos continuavam quase sem parar. Almas sedentas poderiam ser encontradas debaixo do poder quase qualquer hora, da noite ou do dia. O lugar nunca estava fechado nem vazio. As pessoas vieram para conhecer Deus. Ele sempre estava l. Conseqentemente, foi uma reunio contnua. A reunio no dependeu do lder humano. Naquele velho prdio, com suas vigas baixas e cho de barro, Deus despedaou homens e mulheres fortes, e os juntou novamente, para a Sua glria. Era um processo tremendo de reviso. O orgulho e a autoassero, o ego e a auto-estima, no podiam sobreviver l. O ego religioso pregou seu prprio sermo funerrio rapidamente. Nenhum assunto ou sermo foi anunciado de antemo, e no houve nenhum pregador especial por tal hora. Ningum soube o que poderia acontecer, o que Deus faria. Tudo foi espontneo, ordenado pelo Esprito. Ns quisemos ouvir de Deus, atravs de qualquer um que Ele poderia usar para falar. Ns tivemos nenhum "respeito das pessoas." O rico e educado foi igual ao pobre e ignorante, e encontrou uma morte muito mais difcil para morrer. Ns reconhecemos somente a Deus. Todos foram iguais. Nenhuma carne poderia se gloriar na presena dele. Ele no pde usar o opinitico. Essas foram reunies do Esprito Santo, conduzidas por Deus. Teve que comear num ambiente pobre, para manter o elemento egosta, humano, ao lado de fora. Todos entraram juntos em humildade, aos ps dele.3 Notcias sobre as reunies na Rua Azusa comearam a se espalhar, e multides vierem para poder experimentar aquilo que estava acontecendo. Alm daqueles que vierem dos Estados Unidos e da Canad, missionrios em outros pases ouvirem sobre o avivamento e visitavam a humilde misso. A mensagem, e a experincia, "Pentecostal" foi levada para as naes. Novas misses e igrejas Pentecostais foram estabelecidas, e algumas denominaes Holiness se tornaram igrejas Pentecostais. Em apenas dois anos, o movimento foi estabelecido em 50 naes e em todas as cidades nos Estados Unidos com mais de trs mil habitantes.5

A influncia da misso da Rua Azusa comeou a diminuir medida que outras misses e igrejas abraaram a mensagem e a experincia do batismo do Esprito Santo. Uma visita de Charles Parham misso, em outubro de 1906, resultou em diviso e o estabelecimento de uma misso rival. Parham no se conformava com a integrao racial do movimento, e criticou as manifestaes que ele viu nas reunies. Em setembro de 1906 a Misso da Rua Azusa lanou o jornal "The Apostolic Faith", que foi muito usado para espalhar a mensagem Pentecostal, e continuou at maio de 1908, quando a mala direta do jornal foi indevidamente transferida para a cidade de Portland, assim efetivamente isolando a misso de seus mantenedores. O avivamento da Rua Azusa durou apenas trs anos, mas foi instrumental na criao do movimento Pentecostal, que o maior segmento da igreja evanglica hoje. William H. Durham recebeu seu batismo no Esprito Santo em Azusa, formando missionrios na sua igreja em Chicago, como E. N. Bell (fundador da Assembleia de Deus dos EUA), Daniel Burg (fundador da Assembleia de Deus no Brasil) e Luigi Francescon (fundador da Congregao Crist no Brasil).6

Pr Paul David Cull Ministrio Avivamento J

A Igreja Vineyard

John Wimber A Igreja Vineyard ( vinha em portugus) comeou no estado de Califrnia - EUA como um ministrio da igreja Calvary Chapel, que tinha sido muito impactado pelo Movimento Jesus, e veio a experimentar um crescimento numrico fenomenal durante este perodo. O pastor John Wimber assumiu a liderana da Vineyard em 1982 e subseqentemente a Vineyard Christian Fellowship (Comunidade Crist Vineyard) se tornou uma denominao independente da Calvary Chapel. John Wimber tinha sido um msico profissional antes da sua converso em 1963. Ele se tornou pastor de uma igreja Quaker, uma denominao evanglica conservadora, pastoreando a Igreja Quaker de Yorba Linda - California durante quatro anos. Em 1974 Wimber assumiu a funo de diretor do departamento de crescimento de igrejas na faculdade Fuller Theological Seminary, onde ele ministrou junto com C. Peter Wagner. Nas suas pesquisas sobre as igrejas que mais cresciam no mundo, Wimber e Wagner descobriam que Deus estava operando de formas sobrenaturais em muitos lugares, e que e o mover do Esprito Santo foi a motivo principal para o crescimento acelerado da igreja, principalmente nos pases fora da Amrica do Norte e Europa. Wimber criou um curso no Fuller chamado "Signs, Wonders and Church Growth" (Sinais, Prodgios e o Crescimento da Igreja) que se tornou um grande sucesso.

Enquanto ele ministrava no Seminrio Fuller, Wimber conheceu o George Eldon Ladd, autor do livro "O Evangelho do Reino", e foi exposto Teologia do Reino - uma base teolgica que explica a operao sobrenatural do Esprito Santo na Igreja de hoje. John e sua famlia continuavam na Igreja Quaker, mas depois de um poderoso mover do Esprito Santo comear num pequeno grupo que estava sendo conduzido na casa do seu concunhado, Bob Fulton, eles deixaram a Igreja Quaker em 1978. Ele acabaram se juntando Calvary Chapel e John foi o fundador e pastor titular da Calvary Chapel de Yorba Linda, antes da separao entre a Vineyard e a Calvary. Lonnie Frisbie, o mais famoso dos "pregadores hippie" do Movimento Jesus, ministrou na igreja do John Wimber no dia das mes, 11 de maio de 1980. Um poderoso mover do Esprito Santo comeou naquele dia, e Wimber e a Igreja Vineyard foram muito conhecidos pelo mover do Esprito Santo, com a base teolgica na Teologia do Reino. Wimber foi usado poderosamente no ministrio de cura, e conduziu conferencias em quais ele ensinou o povo de Deus a ministrar nos dons do Esprito Santo, incluindo atravs de um modelo de cinco passos para ministrar a cura fsica. Wimber tentou descomplicar o ministrio de sinais e prodgios, e criou a frase "naturalmente sobrenatural" para explicar como possvel ministrar no poder do Esprito Santo, sem a necessidade dos modelos mais conhecidamente pentecostais. A Vineyard foi a primeira de um novo conceito de igreja evanglica que unia o poder e experincia dos pentecostais com a base teolgica evanglica, do Evangelho do Reino, das igrejas mais conservadoras. Peter Wagner descreveu essas igrejas como sendo a "Third Wave" (Terceira Onda), um nome que o prprio Wimber no gostou, preferindo a frase "Empowered Evangelicals" (Evanglicos capacitados com Poder). A Igreja Vineyard tambm foi muito conhecido por sua msica de adorao, que reunia a msica rock do Movimento Jesus com letras de intimidade e paixo pelo Senhor. O mover de Toronto comeou numa igreja Vineyard, a Toronto Airport Vineyard Christian Fellowship, antes da separao dos dois movimentos em 1995. John Wimber faleceu de um derrame, conseqncia de uma longa luta contra cncer, em 1997. O Mover de Toronto

John e Carol Arnott No dia 20 de janeiro de 1994, o pastor Randy Clark, da Vineyard dos EUA, estava ministrando numa pequena igreja Vineyard, pastoreado por John e Carol Arnott, que reunia-se no aeroporto da cidade de Toronto, Canad. De repente, a presena do Esprito Santo se manifestou poderosamente naquela sala, e o avivamento de maior durao dos tempos modernos comeou. "A primeira noite, 20 de janeiro de 1994, foi poderosa. Eu estava impressionado pela fora com que o Senhor estava se movendo. Pessoas caam ao cho e ficavam 'fora do ar' por um

perodo longo, alguns por mais de uma hora. Outros comearam a rir e no podiam parar. Uma mulher que pareceu embriagada pelo Esprito Santo foi curada, e outras tambm." "Na ltima noite das quatro agendadas, Deus veio com grande poder. Uma expectativa e alegria muito grandes tomavam conta do lugar. Eu estava impressionado com as pessoas se levantando e tentando falar e descobrindo que no podiam falar. Pessoas saam dos encontros carregada, porque no podiam caminhar. Mais uma vez riso, choro, arrependimento, cura, pessoas caindo no cho, benos de paz e grande poder no culto." "Eu estava impressionado com o nmero de adolescentes que estavam sendo tocados. Porque eu pensei que no podia pregar mais que dois sermes, sendo que um era meu testemunho, eu tinha levado comigo Bill Mares, meu pastor auxiliar que ensinava s crianas, para pregar duas vezes. Como Bill pregava para as crianas e jovens, Deus continuou a vir ainda mais sobre os jovens. Eles estavam chorando e sentindo o poder de Deus sobre seus corpos. A multido continuava a crescer, eles estavam trazendo seus amigos, e estes se convertiam. Um jovem com mais ou menos 20 anos de idade teve sonhos sobre o juizo final que ficaram gravados em sua mente e ele veio aos encontros e rededicou sua vida ao Senhor." (Randy Clark, Spread The Fire edio 1 2001 - citado na revista O Pregador Ano II Nm 3) Logo milhares de pessoas do mundo inteiro comearam a visitar aquela pequena mas poderosa igreja em Toronto. Escrevendo na revista Spread The Fire em 2004, Randy Clark disse: "Quase dez anos se passaram desde que eu fui para Toronto para a igreja pequena ao lado da pista do aeroporto. difcil de acreditar o impacto deste mover de Deus ao redor do mundo. Eu estava lendo um relatrio da Inglaterra recentemente que declarou que mais de 55,000 igrejas foram tocadas s no primeiro ano. Eu continuo ouvindo testemunhos de pastores que foram transformados pela renovao e foram para verdadeiramente abalar naes. No somente comunidades e s vezes at mesmo naes tm sido afetadas, mas tambm minha vida foi mudada poderosamente, e eu nunca mai serei o mesmo." (Randy Clark, Spread the Fire edio 1 2004) O mover de Toronto tem similaridades com os acontecimentos no comeo do movimento das igrejas Vineyard, no nicio da dcada de 80. Mesmo com a sada da igreja de Toronto do movimento Vineyard, em dezembro de 1995, ela e suas igrejas aliadas continuam com uma forte influncia da Vineyard, na sua teologia do Evangelho do Reino, no seu estilo de adorao e no seu modelo de ministrao.

Duncan Campbell e o avivamento das Ilhas Hbridas

O avivamento nem mais nem menos que o impacto da personalidade de Jesus Cristo sobre uma igreja ou comunidade. A rea inteira se torna consciente de Deus. - Duncan Campbell As Ilhas Hbridas so pequenas ilhas que ficam a noroeste da Esccia, a maior das quais se chama "Lewis e Harris". O avivamento comeou em 1949 quando duas irms, senhores de idade, Peggy e Christine Smith, comearam a orar por um avivamento. Elas acreditaram que Deus as deu a promessa de Isaas 44:3: "Porque derramarei gua sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca." No mesmo tempo, sem saber das irms Smith, setes homens tinham se comprometido a reunir-se trs vezes na semana para orar por um avivamento. No seu livro "Bright and Shining Revival"1(Avivamento Brilhante e Reluzente), Kathie Walters descreva o que acontece uma noite, depois de mses de orao: Finalmente, uma noite, um jovem dicono se levantou dos seus joelhos e comeou a ler Salmo 24,"Quem subir ao monte do SENHOR, ou quem estar no seu lugar santo? Aquele que limpo de mos e puro de corao, que no entrega a sua alma vaidade, nem jura enganosamente. Este receber a bno do SENHOR e a justia do Deus da sua salvao." Em resposta a este desafio de Deus, eles caram aos seus joelhos em confisso e reconsagrao e comearam a pedir com ainda mais sinceridade. Uma hora depois, trs deles estavam prostrados no cho - exaustos. s cinco horas da manh, o avivamento chegou! O celeiro estava repentinamente cheio da glria de Deus, e o poder que se manifestou encheu aquele pequeno celeiro, e abalou toda a comunidade. O pastor da igreja local, o Reverendo James McKay, convidou um pregador chamado Duncan Campbell para visitar a ilha e abanar as chamas de avivamento. No inicio, Campbell recusou o convite por causa de ter uma conferncia marcada pelo mesmo tempo, porm as irms Smith encorajavam o pastor McKay que Campbell, de fato, iria visitar a ilha, e a outra conferncia foi cancelada na ltima hora. Na sua primeira noite na ilha, Campbell pregou na igreja lotada, porm aparentemente sem um grande mover do Esprito. Algumas pessoas continuavam orando numa casa depois do culto: Na cabana aproximadamente trinta pessoas se ajoelharam em orao e comearam a interceder diante de Deus. s aproximadamente 3 horas da manh, Deus invadiu o lugar e uma dzia foram prostradas, atnitas, no cho. Algo tinha acontecido - Deus estava agindo, como Ele tinha prometido. O avivamento tinha chegado e os homens e mulheres estavam a prestes a encontrar a libertao.

Quando o grupo deixou a cabana, eles acharam homens e mulheres buscando Deus. Luzes estavam acesas nas casas ao longo da estrada - ningum parecia estar pensando em dormir. Trs homens foram encontrados deitados pela margem de estrada numa torrente de convico, clamando para Deus ter misericrdia neles! O Esprito de Deus estava entrando em ao e logo a parquia de Barvas seria completamente agitada.1 No seu livro "O Fogo do Reavivamento"2, Wesley Duewel fala sobre o segundo culto do Campbell, na noite seguinte: O segundo culto terminou no mais completo silncio. Deus falava aos coraes. No final, Campbell despediu a multido e o prdio esvaziou-se. Mas, de repente, a porta da igreja abriu-se de novo e um presbtero fez sinal para Campbell ir at ele. A congregao inteira estava do lado de fora, to tocada pelo Esprito que ningum queria ir embora. Outras pessoas, que no tinha assistido ao culto, foram atradas de suas casas pelo poder do Esprito Santo. Muitos rostos mostravam profunda aflio. Campbell chamou todos de volta para a igreja. A presena majestosa de Deus era to profunda que os no-salvos comearam a gemer aflitos e a orar arrependidos. At os cristos sentiram o peso do seu pecado. De repente, um grito vibrou no ar. Um dos soldados de orao do grupo dos jovens foi tocado at o ponto de agonia, enquanto derramava a sua alma pedindo o reavivamento. Ele caiu prostrado no cho em transe. Homens fortes clamavam por misericrdia e, medida que cada um recebia a segurana da salvao, outros louvavam a Deus e at davam gritos de alegria. Uma me colocou os braos ao redor do filho, agradecendo a Deus, enquanto lgrimas de alegria corriam pelas suas faces. As oraes de anos foram respondidas. Durante cinco semanas, o poder de Deus foi derramado sobre aquela regio. Numa ocasio, quase seiscentos pessoas, encaminhado para a igreja, foram tocadas de repente pelo poder do Esprito Santo e se ajoelharam na estrada em arrependimento. Duncan Campbell conduzia quatro cultos todas as noites enquanto durava o mover poderoso de avivamento. O fogo de avivamento se espalhou para outras comunidades. Kathie Walter relata o que aconteceu na pequena aldeia de Arnol:1 H pessoas em Arnol hoje que podem verificar o fato que enquanto o irmo orou, os pratos no armrio balanavam enquanto Deus liberou o Seu poder. Em seguida, onda depois de onda do poder divino passou pela sala. Simultaneamente, o Esprito de Deus passou pela aldeia. As pessoas no puderam dormir e as casas ficaram iluminadas a noite toda. Pessoas andavam as ruas em grande convico; outros se ajoelharam ao lado de sua cama, chorando para perdo. Quando os homens saiam da reunio de orao, o pregador entrou numa casa para pedir um copo de leite e encontrou a dona da casa com sete outras mulheres de joelhos, clamando a Deus. Dentro de 48 horas o bar, normalmente lotado com os homens da aldeia, estava fechado. 14 jovens que estavam bebendo foram gloriosamente convertidos. Estes mesmos homens poderiam ser achados depois, trs vezes por semana, com outros nos seus joelhos, orando para os seus colegas e para a expanso de avivamento. Foi nesta aldeia que, dentro de 48 horas, muitos jovens tinham entregue as suas vidas a Cristo, e poderiam ser achados nas reunies de orao!

A presena de Deus comeou a se espalhar pela regio, e havia mais duas ondas de avivamento, em 1952 e 1957. O Keswick Journal de 1952 falou sobre os frutos do primeiro avivamento:1 Mais pessoas esto comparecendo s reunies de orao em Lewis hoje que assistiram aos cultos no domingo antes do avivamento. Males sociais foram varridos como por uma inundao nas comunidades tocadas por este movimento maravilhoso. Homens e mulheres esto vivendo para Deus. Adorao familiar est em quase todas as casas; cinco ou seis reunies de orao uma semana na parquia; os pastores e presbteros esto edificando homens e mulheres na f. De todas as centenas que viraram a Cristo na primeira onda do Esprito Santo, at agora, s quatro mulheres jovens deixaram de comparecer s reunies de orao.

Pr Paul David Cull Ministrio Avivamento J

Uma viso para o Brasil

Em 1992 eu estava visitando o Brasil numa viagem de misses de curto prazo. Um dia, enquanto orvamos, eu tive uma viso do mapa do pas, com as cidades aparecendo como se fossem sementes. Eu entendi que o Senhor estava falando que os jovens e os adolescentes do Brasil so as sementes de um grande avivamento nessa terra. Em seguida eu vi um incndio comear na altura do sudeste do pas, indo at o norte. Simultaneamente, um versculo Bblico veio mente, Isaas 61:7: Em lugar da vergonha que sofreu, O meu povo receber poro dupla, E ao invs da humilhao, Ele se regozijar em sua herana; Pois herdar poro dupla em sua terra, E ter alegria eterna. Eu comecei a orar este versculo, e a lder da equipe comentou que ela tinha acabado de receber o mesmo versculo, na mesma hora. Com base nessa promessa de Deus, eu voltei para o Brasil no ano de 1994, e desde ento tenho trabalhado em misses com essa gerao.

Desde o ano de 2007, Deus tem permitido que eu pudesse viajar ao redor desta nao, ministrando para jovens e adolescentes. Eu tenho preparado um seminrio, chamado "Despertem os Guerreiros" e tinho visto com o Senhor est realmente despertando e levantando uma gerao que vai levar o fogo do reavivamento at os "confins da terra." Hoje, esta viso proftica est comeando a se cumprir. Seminrio Despertem os Guerreiros

Um seminrio Bblico e prtico que ensina e capacita jovens e adolescentes para encontrar seu chamado proftico e mover nos dons do Esprito Santo, com cura fsicas e emocionais e manifestaes sobrenaturais do poder e do amor de Deus O Seminrio "Despertem os Guerreiros" Tem o propsito de levar jovens e adolescentes a conhecer seu chamado em Deus, e experimentar o poder do Seu Esprito Santo Rene base bblica com ministraes prticas Foi projetado para ser ministrado em acampamentos, campanhas e congressos, durante trs ou quatro dias Vem acompanhado de uma apresentao visual e apostila (opcional) Podemos fornecer certificados de concluso para participantes No ser cobrado, porm pedimos uma oferta de amor e colaborao com hospedagem, alimentao e as despesas de viagem Matrias Ministradas O chamado proftico desta gerao O avivamento histrico e bblico O batismo no Esprito Santo Ficando cheio do Esprito Santo As operaes e as manifestaes do Esprito Santo Os dons e o fruto do Esprito Santo Facilitando o mover do Esprito Santo Ministrando cura fsica Ministrando libertao Entendendo a revelao proftica

Mais informaes sobre o seminrio: Leia extratos da Apostila do Seminrio: O Novo Nascimento e O Batismo no Esprito Santo Visite o tpico sobre o seminrio em nossa comunidade online. Visite a pgina sobre ministraes realizadas, com informaes e fotos. Leia sobre a autorizao para ministrar este seminrio. Fale conosco

S-ar putea să vă placă și