Sunteți pe pagina 1din 181

MANUAL DE USO E MANUTENO

UNO FIORINO
MANUAL DE GARANTIA

PRESSO DE CALIBRAGEM DOS PNEUS FRIOS (kg/cm2 - lb/pol2) Pneu Uno/Uno Furgo Fiorino 145/80 R13 165/70 R13 Com carga mdia Dianteiro 1,8 (26) 1,8 (26) Traseiro 1,8 (26) 1,8 (26) Com carga completa Dianteiro 2,2 (31) 2,2 (31) Traseiro 2,2 (31) 3,0 (43)

Com pneu quente, o valor da presso deve ser +0,3 Kg/cm2 ou 4lb/pol2 em relao ao valor prescrito. Observao: A primeira especicao em Kg/cm2 e a segunda, entre parnteses, em lb/pol2. SUBSTITUIO DO LEO DO MOTOR(*) Uno/Uno Furgo Litros Crter do motor e ltro 2,4 kg 2,11 Fiorino lcool litros 3,5 kg 3,1 litros 2,7 Fiorino kg 2,41

C F F

O leo usado no deve ser despejado no meio ambiente. ABASTECIMENTO DE COMBUSTVEL (Litros) (**) Uno/Uno Furgo Tanque de combustvel Includa uma reserva aproximada de 50 4,5 a 7,5 Fiorino 64 5,5 a 7,5

F A R I

Os dispositivos antipoluio do Fiat Uno e Fiorino exigem o uso exclusivo de gasolina sem chumbo. (*) Ao substituir ou completar o leo do motor muito importante seguir as recomendaes constantes no captulo D (Manuteno do Veculo), tanto no que se refere aos prazos indicados quanto s advertncias especcas para o assunto. (**) Valores aproximados, podendo variar de acordo com o plano de inclinao do veculo no momento do abastecimento.

Caro Cliente,
Queremos agradecer-lhe por ter preferido a marca Fiat. Preparamos este manual para que voc possa conhecer cada detalhe do Fiat Uno e do Fiorino e, assim, utiliz-lo da maneira mais correta. Recomendamos que o leia com ateno antes de utilizar o veculo pela primeira vez. No mesmo esto contidas informaes, conselhos e advertncias importantes para seu uso, que o ajudaro a aproveitar, por completo, as qualidades tcnicas do seu veculo; voc vai encontrar, ainda, indicaes para a sua segurana, para manter o bom estado do veculo e para a proteo do meio ambiente. As instrues de manuteno e instalao de acessrios so de carter ilustrativo, e recomendamos que sua execuo seja feita por pessoal qualicado pela Fiat Automveis S/A.

Alm disso, no kit de bordo do veculo, voc encontrar outras publicaes, as quais, trazem informaes especcas e no menos importantes sobre outros assuntos; tais como: servios adicionais reservados aos Clientes Fiat; Cdigo Nacional de Trnsito e instrues de primeiros socorros; funcionamento do sistema de som (se disponvel); concessionrias integrantes da Rede Autorizada Fiat. Boa leitura, e boa viagem!
Este manual descreve os instrumentos, equipamentos e acessrios que podem equipar os modelos Fiat Uno e Fiorino disponveis na rede de Concessionrias Fiat at a presente data. Mas ateno! Considere somente as informaes inerentes ao modelo/verso e equipamentos opcionais originais de fbrica do veculo adquirido, conforme discriminado na nota scal de venda. 1

BEM-VINDO A BORDO
Os veculos Fiat so automveis de design original, idealizados em prol do prazer de dirigir em completa segurana e respeitando ao mximo o meio ambiente. A comear pela adoo de modernos motores, passando pelos dispositivos de segurana e a preocupao em oferecer todo o conforto possvel aos ocupantes, tudo isso contribuir para que a personalidade de seu veculo seja apreciada logo no primeiro momento.

Em seguida, voc vai notar tambm que, alm das exclusivas caractersticas de estilo, existem novos processos de construo que diminuem os custos de manuteno.

Segurana, economia, inovao e respeito ao meio ambiente, fazem do Fiat Uno e do Fiorino veculos a serem imitados.

OS SMBOLOS PARA UMA DIREO CORRETA


Os sinais indicados nesta pgina so muito importantes. Servem para evidenciar partes do manual onde necessrio deter-se com mais ateno.
Como voc pode ver, cada sinal constitudo por um smbolo grco diferente para que seja fcil e claro descobrir a qual rea pertencem os assuntos:

Segurana das pessoas. Ateno. A falta total ou parcial de respeito a estas prescries pode pr em grave perigo a segurana fsica das pessoas.

Proteo do ambiente. Indica o comportamento correto a manter, para que o uso do veculo no cause nenhum dano ao meio ambiente.

Integridade do veculo. Ateno. A falta total ou parcial de respeito a estas prescries pode acarretar srios danos ao veculo e, em certos casos, a perda da garantia.
3

CONSIDERAES IMPORTANTES
Antes de arrancar, certique-se de que o freio de estacionamento no esteja acionado e de que no existam obstculos que possam comprometer o movimento dos pedais, tais como tapetes ou qualquer outro objeto. Verique tambm se as luzes-piloto no esto assinalando nenhuma irregularidade. Ajuste o banco e os espelhos retrovisores antes de movimentar o veculo. Faa do uso do cinto de segurana um hbito. Utilize-o sempre para sua proteo. Observe o trnsito antes de abrir uma porta ou sair com o seu veculo do estacionamento. Verique o fechamento e o travamento correto das portas e da tampa do porta-malas, antes de movimentar o veculo. Para sua segurana, observe as condies do tempo, do trnsito e da estrada, e dirija de acordo com elas. Evite dirigir se no estiver em condies fsicas normais. Obstculos, pedras ou buracos na pista podem causar danos ao veculo, comprometendo o seu funcionamento. Evite deixar objetos soltos sobre os bancos, pois em caso de desacelerao rpida do veculo, os mesmos podero provocar ferimentos aos ocupantes ou danos ao prprio veculo. Em cruzamentos, seja prudente, que atento e reduza a velocidade ao chegar neles. Respeite as velocidades mximas estabelecidas na legislao. Lembre-se: os motoristas prudentes respeitam todas as leis de trnsito. Faa da prudncia um hbito. A execuo das revises essencial para a integridade do veculo e para a continuidade do direito Garantia. Quando for notada qualquer anomalia, esta deve ser imediatamente reparada, sem aguardar a prxima reviso peridica.
4

SIMBOLOGIA
Em alguns componentes do seu Fiat, ou perto dos mesmos, esto aplicadas etiquetas coloridas especcas cujo smbolo chama a ateno do usurio e indica precaues importantes que este deve tomar, em relao ao componente em questo. A seguir, so citados resumidamente todos os smbolos indicados pelas etiquetas empregadas no seu Fiat e, ao lado, os componentes para os quais os smbolos chamam a ateno. tambm indicado o signicado do smbolo de acordo com a subdiviso de perigo, proibio, advertncia ou obrigao, qual o prprio smbolo pertence.

SMBOLOS DE PERIGO

Bobina Alta tenso.

Bateria Lquido corrosivo.

Correias e polias rgos em movimento; no aproximar partes do corpo ou roupas.

Bateria Perigo de exploso. Tubulao do climatizador de ar No abrir. Gs em alta presso. SMBOLOS DE PROIBIO Bateria No aproximar chamas. Reservatrio de expanso No remover a tampa quando o lquido de arrefecimento estiver quente.

Ventilador Pode ligar-se automaticamente, mesmo com o motor parado.

Bateria Manter as crianas afastadas.

Anterparos de calor - correias - polias - ventilador No pr as mos.

Circuito dos freios No superar o nvel mximo do lquido no reservatrio. Usar somente o lquido prescrito no captulo Abastecimentos.

Veculo com ecolgica Usar somente sem chumbo.

gasolina gasolina

SMBOLOS DE ADVERTNCIA Catalisador No estacionar sobre superfcies inamveis. Consultar o captulo Proteo dos dispositivos que reduzem as emisses

Limpador do pra-brisa Usar somente o lquido do tipo prescrito no captulo Abastecimentos.

Reservatrio de expanso Usar somente o lquido prescrito no captulo Abastecimentos.

SMBOLOS DE OBRIGAO Bateria Proteger os olhos.

Direo Hidrulica No superar o nvel mximo do lquido no reservatrio. Usar somente o lquido prescrito no captulo Abastecimentos.

Motor Usar somente o tipo de lubricante prescrito no captulo Abastecimentos.

Bateria Macaco Consultar o manual de Uso e Manuteno.

CONHECIMENTO DO VECULO USO CORRETO DO VECULO EM EMERGNCIA MANUTENO DO VECULO CARACTERSTICAS TCNICAS GARANTIA ASSISTENCIAL NDICE ALFABTICO

A B C D E F G

CONHECIMENTO DO VECULO Recomendamos ler este captulo sentado confortavelmente a bordo do seu novo Fiat. Desta maneira, voc vai poder reconhecer imediatamente as partes descritas no manual e vericar ao vivo o que est lendo. Em pouco tempo, voc vai conhecer melhor o seu Fiat, com os comandos e os dispositivos com os quais est equipado. Depois, quando ligar o motor e entrar no trnsito, far muitas outras descobertas agradveis. QUADRO DE INSTRUMENTOS............................A-12 INSTRUMENTOS DE BORDO...............................A-14 LMPADAS-PILOTO.............................................A-16 SISTEMA DE AQUECIMENTO/VENTILAO........A-19 AR-CONDICIONADO .........................................A-22 ALAVANCAS SOB O VOLANTE............................A-24 COMANDOS ........................................................A-26 EQUIPAMENTOS INTERNOS................................A-27 PORTAS ................................................................A-29 COMPARTIMENTO DE CARGAS ..........................A-31 PORTA-MALAS .....................................................A-34 CAP DO MOTOR ..............................................A-36 BAGAGEIRO DE TETO..........................................A-37 SISTEMA FIAT CODE ..............................................A-1 COMUTADOR DE IGNIO..................................A-3 REGULAGENS PERSONALIZADAS .........................A-4 CINTOS DE SEGURANA.......................................A-6 PR-TENSIONADOR.............................................A-10 PAINEL DE INSTRUMENTOS ................................A-11 FARIS .................................................................A-37 AIR BAG................................................................A-37 PREDISPOSIO PARA INSTALAO DO AUTO-RDIO ................................................A-40 NO POSTO DE ABASTECIMENTO........................A-41 PROTEO DO MEIO AMBIENTE........................A-43

SISTEMA FIAT CODE


A m de minimizar riscos de furtos/roubos, o veculo est equipado com um sistema eletrnico de bloqueio do motor (Fiat CODE) que ativado automaticamente retirando a chave da ignio. As chaves de ignio dos veculos com FIAT CODE possuem um dispositivo eletrnico que transmite um sinal em cdigo central do Fiat CODE, permitindo que o veculo seja ligado somente se tal cdigo for reconhecido. CHAVES g. 1 Com o veculo so entregues: uma chave master A e duas chaves normais B. A chave master A tem a empunhadura vermelha. fornecida em um nico exemplar e indispensvel Rede Assistencial Fiat para a memorizao do cdigo de outras chaves, no caso de perda, danicao ou se quiser fazer cpias. Assim, aconselhamos a guard-la com cuidado em lugar seguro (no no veculo), para a sua eventual utilizao.

A chave B (fornecida em duas cpias) a de uso normal e serve para: - partida; - portas; - tampa do tanque do combustvel; Junto com as chaves, tambm entregue o Code Card g. 2 no qual indicado: A - o cdigo eletrnico a usar em caso de partida de emergncia (ver Partida de emergncia no captulo Em emergncia); B - no disponvel; C - no disponvel.

ADVERTNCIA: o CODE CARD indispensvel para a execuo de partidas de emergncia. Aconselhase a mant-lo sempre consigo (no no veculo) j que ele foi criado especialmente para proporcionar mais uma opo de segurana e tranqilidade. importante tambm anotar os nmeros constantes do CODE CARD, para utiliz-los em caso de um eventual extravio do carto. A CHAVE MASTER, com empunhadura vermelha, deve ser conservada em lugar seguro. Sua perda implica na substituio, no coberta pela garantia, de todo o sistema FIAT CODE do veculo, assim como da central de injeo/ignio eletrnicas.

U00072

g. 1

g. 2

A-1

U00016

O FUNCIONAMENTO Toda vez que tirar a chave da ignio da posio STOP, ou PARK, o sistema de proteo ativa o bloqueio da central de injeo eletrnica. Ao ligar o motor, girando a chave para MAR: 1) Se o cdigo for reconhecido, a lmpada-piloto no quadro de instrumentos faz um breve lampejo, indicando que o sistema de proteo reconheceu o cdigo transmitido pela chave e o bloqueio do motor foi desativado. Girando a chave para AVV, o motor funcionar. 2) Se a lmpada-piloto car acesa (junto com a lmpada-piloto U), o cdigo no foi reconhecido. Neste caso, aconselha-se a repor a chave na posio STOP e, depois, de novo em MAR; se o bloqueio persistir, tentar com as outras chaves fornecidas.

Se, mesmo assim, no conseguir ligar o motor, recorrer partida de emergncia (ver captulo Em emergncia) e dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Com o automvel em movimento e a chave da ignio em MAR: 1) Se a lmpada-piloto acender, signica que o sistema est efetuando um autodiagnstico (por exemplo, devido a uma queda de tenso). Na primeira parada, ser possvel realizar o teste do sistema da seguinte maneira: - desligar o motor girando a chave da ignio para STOP; - girar de novo a chave para MAR: a lmpada-piloto acende-se e deve apagar-se dentro de um segundo aproximadamente. Se a lmpada-piloto continuar acesa, repetir o procedimento descrito anteriormente, deixando a chave em STOP por mais de 30 segundos. Se o inconveniente persistir, dirigir-se Rede Assistencial Fiat.

DUPLICAO DAS CHAVES Quando pedir chaves adicionais, lembre-se de que a memorizao (de at no mximo 7 chaves) deve ser efetuada em todas as chaves, tanto as novas como as que j tiver em mos. Ir diretamente Rede Assistencial Fiat levando consigo a chave com cabea vermelha, todas as chaves j existentes e o CODE card. Os cdigos das chaves no apresentados durante a nova operao de memorizao so cancelados da memria para garantir que as chaves eventualmente perdidas no sejam mais capazes de ligar o motor. Em caso de venda do veculo, indispensvel que o novo proprietrio receba a chave vermelha (alm das outras chaves) e o CODE card.

A-2

COMUTADOR DE IGNIO
A chave pode girar para 4 posies diferentes g. 3: STOP: motor desligado, a chave pode ser removida, trava da direo. Alguns dispositivos eltricos (por ex.: auto-rdio, travamento eltrico das portas etc.) podem funcionar. MAR: posio de marcha. Todos os dispositivos eltricos podem funcionar. AVV: partida do motor.

PARK: motor desligado, luzes de posio acesas, a chave pode ser removida, trava da direo. Para girar a chave para a posio PARK, apertar o boto A. Em caso de violao do dispositivo da ignio por ex.: uma tentativa de roubo, mandar vericar o funcionamento na Rede Assistencial Fiat. Ao descer do veculo, tire sempre a chave para evitar que algum ligue os comandos involuntariamente. Lembre-se de puxar o freio de mo at travar no dente necessrio para imobilizar completamente o veculo. Se o veculo estiver em declive, engate a primeira marcha, sendo aconselhvel tambm virar as rodas em direo ao passeio, tomando o cuidado para no tocar o pneu no meio-o (guias). Nunca deixe crianas sozinhas no veculo.

TRAVA DA DIREO Alguns veculos, dependendo da congurao dos equipamentos de proteo, podem estar equipados com este dispositivo, cujo funcionamento descrito a seguir: Engate: quando o dispositivo estiver em STOP, ou em PARK, retirar a chave e girar o volante at que que travado. Desengate: mover levemente o volante girando a chave para MAR. Nunca tire a chave enquanto o veculo estiver em movimento. O volante pode travar automaticamente na primeira movimentao. Isto tambm vlido para quando o veculo for rebocado. Aconselhamos vericar junto Rede Assistencial Fiat a existncia do dispositivo em seu veculo.

90 80 70 60

PARK

OP MAR A ST

g. 3

U00081

VV

A-3

REGULAGENS PERSONALIZADAS
BANCOS g. 4 Qualquer regulagem deve ser feita exclusivamente com o veculo parado. Regulagem no sentido longitudinal Levantar a alavanca A e empurrar o banco para a frente ou para trs. Ao soltar a alavanca, vericar se o banco est bem travado, tentando empurr-lo para a frente e para trs. A falta deste bloqueio poderia provocar o movimento do banco, fazendo-o deslocar alguns milmetros para frente ou para trs.
U00140

Regulagem do encosto reclinvel com alavanca Puxar para cima a alavanca B e solt-la quando o encosto atingir a posio desejada. Aps a regulagem, colocar a alavanca B em sua posio original (totalmente para baixo). Para destravar o encosto, pode ser necessrio for-lo ligeiramente para baixo com o peso do corpo, ao mesmo tempo em que a alavanca B puxada. ADVERTNCIA: no forar o encosto do banco enquanto a alavanca B no estiver completamente levantada. No desmontar os bancos nem efetuar servios de manuteno e/ou reparao nos mesmos: operaes realizadas de modo incorreto podem prejudicar o funcionamento dos dispositivos de segurana. Dirigir-se sempre Rede Assistencial Fiat.

APIA-CABEAS Bancos dianteiros g. 5 Para aumentar a segurana dos passageiros, os apia-cabeas so regulveis em altura e travam-se automaticamente na posio desejada. Lembre-se que os apia-cabeas devem ser regulados de maneira que a nuca, e no o pescoo, apie neles. Somente nesta posio podem proteg-lo em caso de batidas.

A-4

g. 4

g. 5

U00078

Bancos traseiros g. 6 Para os bancos traseiros esto previstos, para algumas verses, apiacabeas regulveis em altura. Para a regulagem: levantar ou abaixar os apia-cabeas at alcanar a altura desejada. No desmontar os bancos nem efetuar servios de manuteno e/ou reparao nos mesmos. Operaes realizadas de modo incorreto podem prejudicar o funcionamento dos dispositivos de segurana. Dirigir-se sempre Rede Assistencial Fiat.

ACESSO AOS BANCOS TRASEIROS (Verses Uno 2 portas) - g. 7 Pode-se acessar facilmente os bancos traseiros por ambos os lados: - puxe para cima a alavanca A e rebata o encosto para frente. Ao retornar o encosto para a posio normal, verique se est bem travado. OBS: Para dobrar o encosto do assento dianteiro do Fiorino, levante a alavanca B g.7 e incline o encosto.

ADVERTNCIA: o banco deve estar bem travado para evitar o seu movimento e possveis acidentes. ADVERTNCIA: o projeto de um veculo concebido atualmente para que, em casos de sinistros, os ocupantes sofram o mnimo de conseqncias possveis. Para tanto, so concebidos na tica de SEGURANA ATIVA e SEGURANA PASSIVA. No caso especco dos bancos, estes, quando da ocorrncia de impactos que possam gerar desaceleraes em nveis PERIGOSOS aos usurios, so projetados para deformarem-se e assim, reduzir o nvel de desacelerao sobre os ocupantes, PRESERVANDO-OS PASSIVAMENTE. Nestes casos, a deformao dos bancos deve ser considerada uma desejada conseqncia do sinistro, uma vez que na deformao que a energia do impacto absorvida. Considera-se que aps constatada esta deformao, o conjunto dever ser substitudo. A-5

U00073

g. 6

g. 7

U00082

ESPELHO RETROVISOR INTERNO g. 8 Puxando para trs a alavanca A obtm-se a posio antiofuscamento. O espelho retrovisor interno equipado com um dispositivo contra acidentes que o desprende em caso de choque. ESPELHOS RETROVISORES EXTERNOS Espelho retrovisor externo Faz-se a orientao do espelho retrovisor atravs do seu prprio corpo A, movimentando-o at a posio desejada.

Com regulagem interna g. 9 e 10 Por dentro do veculo, mover o boto B. Qualquer regulagem deve ser efetuada somente com o veculo parado. A lente do espelho retrovisor direito parablica e aumenta o campo de viso. No entanto, diminui o tamanho da imagem, dando a impresso de que o objeto reetido est mais distante do que a realidade. Se a salincia do espelho criar diculdades numa passagem estreita, dobre-o da posio 1-g. 9 ou g. 10 (verso Fiorino) para a posio 2.
U00083

CINTOS DE SEGURANA
COMO UTILIZAR OS CINTOS DE SEGURANA g. 11 Para apertar os cintos, introduzir a lingeta de engate A na sede do fecho B, at perceber o rudo de bloqueio. Puxar devagar o cinto; caso este se trave, deix-lo rebobinar um pouco e pux-lo novamente, evitando manobras bruscas. Aps engatar a vela na sede do fecho, puxar levemente o cinto para eliminar a folga do cadaro na regio abdominal.
U00076

U00074

1 A A 2

1 2

A-6

g.8

g.9

g.10

Para destravar os cintos, apertar o boto C. Acompanhar o cinto durante o rebobinamento para evitar que que torcido. O cinto, por meio do retrator automtico, adapta-se automaticamente ao corpo do passageiro que o usa, permitindo maior liberdade de movimentos. Alm do mais, o mecanismo do retrator automtico trava o cinto cada vez que este desliza rapidamente ou em caso de freadas bruscas, impactos e curvas em alta velocidade. Para obter a mxima proteo, manter o encosto em posio ereta, apoiar bem as costas e manter o cinto bem aderente ao trax e bacia. Nunca utilizar o cinto com o banco reclinado.
U00090

USO DOS CINTOS DE SEGURANA TRASEIROS Os cintos para os lugares traseiros devem ser usados de acordo com o esquema ilustrado na g. 12. Para evitar engates incorretos, que poderiam afetar a funcionalidade dos cintos de segurana, as lingetas dos cintos laterais e o fecho do cinto central (identicado com a palavra CENTER) so incompatveis entre si. O cinto deve ser usado mantendo o trax ereto e apoiado contra o encosto. AJUSTE DO CINTO LATERAL TRASEIRO FIXO (SEM RETRATOR AUTOMTICO) g. 13 Para apertar Passar o cinto pela vela A, puxando na extremidade B (esta operao
U00091

pode ser feita com o cinto j avelado). Aps ter apertado o cinto, deslocar a presilha D at onde o curso desta permitir, de maneira a manter unidos o cinto de segurana e a extremidade excedente B. A extremidade excedente do cinto resultante de um ajuste, assim como os prprios cintos de segurana dos lugares que no estiverem ocupados podem, inadvertidamente, car para fora do veculo aps ter fechado as portas traseiras. Aconselha-se a deixar avelados todos os cintos de segurana traseiros dos veculos sem retrator automtico, mesmo se no estiverem em uso, e sempre deslocar a presilha D (como indicado) aps ter feito o ajuste do cinto ao corpo do passageiro.
A B
U00079

A B

g.11

g.12

g. 13

A-7

Para afrouxar Puxar na parte C, mantendo a vela A perpendicular ao cinto. ADVERTNCIA: o cinto estar regulado corretamente quando aderir bem bacia. A sua ecincia depende diretamente da correta colocao por parte do usurio. USO DO CINTO TRASEIRO CENTRAL g. 14 Para avelar o cinto Inserir a lingeta de engate A na abertura B do fecho at ouvir o clique de bloqueio. Para destravar o cinto: apertar o boto C. Para ajustar o cinto - para apertar: passar o cinto pela vela D, puxando na extremidade E (esta operao pode ser feita com o cinto j avelado); - para afrouxar: puxar na parte F, mantendo a vela D perpendicular ao cinto. ADVERTNCIA: o cinto estar regulado corretamente quando aderir bem bacia. A-8

Lembre-se que, em caso de impacto violento, os passageiros dos bancos traseiros que no estiverem usando os cintos de segurana tambm constituem um grave perigo para os passageiros dos bancos dianteiros. AVISOS GERAIS PARA O USO DOS CINTOS DE SEGURANA E DOS SISTEMAS DE PROTEO PARA CRIANAS Usar sempre os cintos. Viajar sem os cintos atados aumenta o risco de leses graves, ou de morte, em caso de impacto. O cinto no deve estar torcido. A parte superior deve passar sobre o ombro e atravessar o trax diagonalmente.
U00019

A parte inferior deve aderir bacia, no ao abdmen do passageiro, para evitar o risco de escorregar para a frente g. 15. No utilizar dispositivos (grampos, presilhas etc.) que mantenham os cintos longe do corpo dos passageiros. Nunca transportar crianas no colo de um passageiro utilizando o cinto de segurana para a proteo de ambos g. 16. ADVERTNCIA: Somente o banco traseiro recomendado para o transporte de crianas. Esta posio, a mais protegida do veculo em caso de choque.

E B F

g. 14

g.15

U00094

Todos os menores, cujas caractersticas fsicas (idade, altura, peso) os impeam de utilizar os cintos de segurana com os quais o veculo equipado originalmente, devero ser protegidos por dispositivos de transporte de crianas apropriados (cadeiras porta-bebs, bercinhos, travesseiros etc.), seguindo rigorosamente as instrues do fabricante do dispositivo. O uso dos cintos de segurana tambm necessrio para as mulheres grvidas; tanto para elas como para a criana, o risco de leses em caso de impacto claramente menor se estiverem usando os cintos. Obviamente, as mulheres grvidas devero colocar a faixa abdominal do cinto muito mais baixa, de modo que passe sob o ventre g. 17.
U00093

ADVERTNCIA: aconselha-se o uso de cadeirinhas porta-bebs da Linha Fiat Acessrios, que foram especicamente desenvolvidas e testadas para uso no seu veculo e so oferecidas em todas as concessionrias Fiat. A cadeirinha porta-bebs da linha Fiat Acessrios est em conformidade com a norma brasileira NBR 14400. Para a instalao dos sistemas de proteo de crianas, respeitar as instrues que o construtor dos dispositivos dever, obrigatoriamente, fornecer com os mesmos. COMO MANTER SEMPRE EFICIENTES OS CINTOS DE SEGURANA

dos mesmo se, aparentemente, no estiverem danicados. 4) Para limpar os cintos, lav-los mo com gua e sabo neutro, enxagu-los e deix-los secar sombra. No usar detergentes fortes, gua sanitria, corantes ou qualquer outra substncia qumica que possa enfraquecer as bras. 5) Evitar que os enroladores sejam molhados; o funcionamento correto dos mesmos garantido somente se no sofrerem inltraes de gua.

2) De vez em quando, vericar se os parafusos das xaes esto bem apertados, se o cinto est em bom estado e se desliza livremente, sem impedimentos. 3) Aps um acidente de qualquer intensidade, substituir os cintos usa-

g.16

g. 17

A-9

U00092

1) Utilizar os cintos sempre bem esticados, no torcidos.

PR-TENSIONADOR
Para aumentar ainda mais a proteo dos ocupantes em caso de acidente, os veculos equipados com Air Bag dispem tambm de dispositivos pr-tensionadores dos cintos de segurana dianteiros. Estes dispositivos so ativados automaticamente em caso de choque violento. A sua ao consiste em retrair os cintos de segurana em alguns centmetros, garantindo, desta maneira, a perfeita aderncia do corpo do motorista e passageiro antes que se inicie a ao de reteno propriamente dita. A ativao do pr-tensionador reconhecida pelo bloqueio do enrolador do cinto de segurana que no ir se desenrolar nem mesmo com a ajuda das mos.

O dispositivo pr-tensionador no necessita de nenhuma operao de manuteno ou lubricao. Qualquer modicao nas condies originais do dispositivo pode reduzir a sua ao ou inutiliz-lo. Se, pela ao de desastres naturais (inundaes, enxurradas, etc.) o dispositivo for afetado por gua ou lama, a sua substituio obrigatria. Para ter a mxima proteo da ao do pr-tensionador, usar o cinto mantendo-o bem aderente ao trax e bacia. No desmontar os componentes do pr-tensionador. Esta operao deve ser realizada por pessoal competente, e autorizado. Dirigir-se Rede Assistencial Fiat.

O pr-tensionador pode ser utilizado somente uma vez. Depois de sua ativao, dirigir-se Rede Assistencial Fiat para efetuar a sua substituio. A conabilidade do dispositivo cobre um perodo de 10 anos a partir da data de produo indicada em uma etiqueta adesiva; no trmino deste perodo, o pr-tensionador deve ser substitudo. Intervenes que comportam choques, vibraes ou aquecimentos localizados (no superiores a 100C por uma durao mxima de 6 horas) na zona dos pr-tensionadores podem provocar danos ou ativao dos mesmos. No fazem parte destas condies as vibraes causadas pelo mau estado da estrada ou por ter atravessado acidentalmente pequenos obstculos como caladas, quebra-molas etc. Dirigir-se Rede Assistencial Fiat se for preciso efetuar consertos.

A-10

PAINEL DE INSTRUMENTOS
A disponibilidade e a posio dos instrumentos, sinalizadores e equipamentos podem variar em funo das verses e dos itens opcionais adquiridos/disponveis.
1 2 3 4 7 5 8 9 6 10 13 2 1
U00077

120 130 90 100 Km 140 80 150 70 160

16 17

15

14

12

11

g. 18 1) Difusores de ar laterais, regulveis e orientveis - 2) Alavanca de comando das luzes externas - 3) Quadro de instrumentos e lmpadas-piloto - 4) Buzina - 5) Difusores de ar centrais, regulveis e orientveis - 6) Interruptor das luzes de emergncia - 7) Alavanca de comando dos limpadores e lavadores do pra-brisa e do vidro traseiro - 8) Comandos - 9) Sede para auto-rdio - 10) Porta-luvas - 11) Comandos de ventilao - 12) Tomada de corrente e Cinzeiro - 13) Comutador de ignio - 14) Air bag do lado do motorista (se disponvel) 15) Tampa de acesso caixa de fusveis - 16) Alavanca para abrir o cap do motor. A-11

QUADRO DE INSTRUMENTOS
UNO
U00108R

80 60 40

100 120 140 Km/h 160 180 200

E
CODE

20 0
km

+
g. 19

A - Indicador do nvel de combustvel com lmpada-piloto da reserva. B - Velocmetro C - Hodmetro total.

A-12

QUADRO DE INSTRUMENTOS
A
U00109

UNO FURGO/FIORINO

F H E C
CODE

80 60 40 20 0

100 120 140 Km/h 160 180 200

km

,
g. 20

A - Indicador de temperatura do lquido de arrefecimento. B - Indicador do nvel de combustvel com lmpada-piloto da reserva. C - Velocmetro. D - Hodmetros total e parcial. A-13

INSTRUMENTOS DE BORDO
VELOCMETRO E HODMETRO g. 21 A - Hodmetro total. B - Velocmetro. g. 22 A - Hodmetro total e parcial B - Velocmetro C - Boto para zerar o hodmetro parcial e para comutao do parcial para total (deve ser pressionado durante 4 segundos).

INDICADOR DO NVEL DE COMBUSTVEL g. 23 O ponteiro indica a quantidade aproximada de combustvel existente no tanque. O acendimento contnuo da lmpada-piloto de reserva A indica que no tanque restam cerca de 5 a 7 litros de combustvel. E - (empty) - tanque vazio. F - (full) - tanque cheio.

Ver observao no item Estacionamento (pg. B-2) Advertncia: se o indicador do nvel de combustvel estiver com a luz-piloto piscando sinal de presena de anomalia no sistema. Neste caso, procurar a Rede Assistencial Fiat.

U00110

U00111

80 60 40 20 0

100 120 140 Km/h 160

80 60 40 20 0

100 120 140 Km/h 160

F
+

180 200

180 200

km

km

)
g. 22 g. 23

A-14

g. 21

U00112

INDICADOR DE TEMPERATURA DO LQUIDO DE ARREFECIMENTO DO MOTOR g.24 Em regime de funcionamento, normalmente, o ponteiro deve estar sobre os valores centrais da escala. Se chegar perto da marca vermelha, signica que o motor est sendo muito solicitado e necessrio reduzir a exigncia de desempenho. Viajando a velocidade muito baixa com clima muito quente, o ponteiro pode chegar perto da marca vermelha. Em algumas verses, acende-se no quadro de instrumentos, a lmpada-piloto u. Isso indica excessiva temperatura do lquido de arrefecimento.

Nestes casos, melhor para o veculo em lugar seguro e desligar o motor. Em seguida, lig-lo novamente mantendo-o ligeiramente acelerado. Se a situao persistir, desligar o motor e providenciar o reboque do veculo concessionria Fiat mais prxima.

Observao: H - do ingls hot: quente C - do ingls cold: frio

Advertncia: se o indicador estiver no incio da escala (temperatura baixa) com a luz-piloto A de excesso de temperatura acesa, sinal de anomalia no sistema. Neste caso, procurar a Rede Assistencial Fiat.

C
g. 24

)
A-15

U00113

LMPADAS-PILOTO
Acendem-se nos seguintes casos:

PRESSO INSUFICIENTE DO LEO DO MOTOR

Se o motor for muito solicitado, rodando em marcha lenta, a lmpada-piloto pode lampejar, mas deve apagar-se acelerando levemente. Se a lmpada acender-se durante a marcha, desligar o motor e providenciar o reboque do veculo concessionria Fiat mais prxima. RECARGA INSUFICIENTE DA BATERIA

AVARIA DO SISTEMA DE INJEO

Acende-se quando houver uma avaria no sistema de injeo. Girando a chave para a posio MAR, a lmpada-piloto se acende, mas deve apagar-se aps alguns segundos. Se a luz permanecer acesa ou acender-se durante a marcha, a mesma indica um funcionamento imperfeito do sistema de injeo com possvel perda de desempenho, m dirigibilidade e consumo elevado. Nestas condies, possvel prosseguir a marcha, evitando porm, exigir demais do motor ou velocidades altas. Dirigir-se, o quanto antes, Rede Assistencial Fiat.

Quando a presso do leo no motor descer abaixo do valor normal. Girando a chave para a posio MAR, a lmpada-piloto se acende, mas deve apagar-se assim que o motor ligar. possvel que ocorra um ligeiro retardo no desligamento da lmpada-piloto, sobretudo se o motor se encontra em marcha lenta.

Quando houver um defeito no sistema do gerador de corrente. Dirigir-se Rede Assistencial Fiat para evitar que se descarregue completamente a bateria. Girando a chave para a posio MAR, a lmpada-piloto se acende, mas dever apagar-se assim que o motor for ligado.

A-16

O uso prolongado do veculo com lmpada-piloto acesa pode causar danos, principalmente em caso de funcionamento irregular ou de perda de retomada do motor. O veculo pode ser usado somente por pouco tempo em regimes baixos. Se a lmpada acender-se de vez em quando, por poucos segundos, isto no signica nada. FREIO DE MO ACIONADO / NVEL INSUFICIENTE DO LQUIDO DOS FREIOS

SUPERAQUECIMENTO DO LQUIDO DE ARREFECIMENTO DO MOTOR

Acende-se quando o motor apresenta superaquecimento. Girando a chave para a posio MAR, a luz-piloto acende-se, mas deve apagar-se cerca de 2 segundos depois. Neste caso, melhor parar o veculo em lugar seguro e desligar o motor. Em seguida, lig-lo novamente mantendo-o ligeiramente acelerado.

Se a situao persistir, desligar o motor e providenciar o reboque do veculo concessionria Fiat mais prxima.

Acende-se em trs situaes: 1. quando o freio de mo estiver acionado; 2. quando o nvel do lquido dos freios descer abaixo do mnimo.

A-17

FIAT CODE

INDICADORES DE DIREO (intermitentes)

FARIS ALTOS

Em trs casos (com chave de ignio na posio MAR): 1. uma s piscada - avisa ter reconhecido o cdigo da chave. possvel ligar o motor. 2. permanece acesa - avisa no reconhecer o cdigo da chave. Para ligar o motor, efetuar a operao descrita na partida de emergncia (ver captulo Em emergncia). 3. permanece piscando - avisa que o veculo no est protegido pelo dispositivo. De qualquer modo, possvel ligar o motor.

Quando acionada a alavanca de comando das luzes de direo (setas).

Quando os faris altos forem acesos.

LUZES EXTERNAS

VIDRO TRMICO TRASEIRO

Quando as luzes de posio forem acesas.

Quando ligar o disposivo de desembaamento do vidro traseiro. recomendvel desligar o dispositivo to logo o vidro traseiro estiver desembaado.

A-18

SISTEMA DE AQUECIMENTO/VENTILAO
A
1 - Difusores para desembaamento do pra-brisa. 2 - Difusores centrais e laterais orientveis. 3 - Aberturas laterais inferiores para enviar ar os ps do motorista e do passageiro dianteiro.
3 2 1 1
U00075

90 100 80 70 60
Km

140 150 160

3 3

g. 25

A-19

DIFUSORES ORIENTVEIS E REGULVEIS gs. 26 e 27 Os difusores podem ser orientados para cima ou para baixo pressionando-os. A - Comando para a regulagem da quantidade de ar: girando para cima: aberto difusor

B - Comando para orientao lateral do uxo do ar. Em algumas verses os difusores s podem ser orientados para cima ou para baixo, bastando atuar no seu corpo.

VENTILAO
COMANDOS g. 28 A - Seletor para ligar o ventilador. B - Seletor para a distribuio do ar. - - Fluxo de ar direcionado para o pra-brisa.

girando para baixo: difusor fechado

Q - Fluxo de ar direcionado para os ps dos passageiros e para o prabrisa. N - Fluxo de ar direcionado para os ps dos passageiros.
C - Seletor para regulagem da quantidade de ar.

U00115

A B

C
0 1 2 3 4

A
MAX

A-20

g. 26

g. 27

U00049

g. 28

U00122

AQUECIMENTO E VENTILAO
COMANDOS g. 29 A - Seletor para regulagem da temperatura do ar. B - Seletor para a velocidade do ventilador. C - Seletor para a distribuio do ar. - - Fluxo de ar direcionado para o pra-brisa.

AQUECIMENTO 1) Seletor para a temperatura do ar: ponteiro no setor vermelho. 2) Seletor do ventilador: boto na velocidade desejada. 3) Seletor para a distribuio do ar: apontar em Q para aquecer os ps e, ao mesmo tempo, desembaar o pra-brisa ou N para somente aquecer os ps; Para se evitar a sensao de enjo, fechar os difusores centrais quando for utilizar o aquecimento.

DESEMBAAMENTO RPIDO Pra-brisa e vidros laterais 1) Seletor para a temperatura do ar: apontar no setor vermelho (completamente girado para a direita). 2) Seletor do ventilador: posicionar na velocidade mxima. 3) Seletor para a distribuio do ar: apontar em -. Aps o desembaamento, usar os comandos para manter as perfeitas condies de visibilidade. Vidro traseiro Pressionar levemente o boto (. To logo o vidro traseiro estiver desembaado, aconselhvel desligar o boto, acionando novamente a tecla correspondente.

Q - Fluxo de ar direcionado para os ps dos passageiros e para o prabrisa. N - Fluxo de ar direcionado para os ps dos passageiros. D - Seletor para regulagem da quantidade de ar.
U00043
MAX

B
1 2
OFF

A IR

A
MIN

D C

g. 29

A-21

VENTILAO 1) Difusores de ar centrais e laterais: completamente abertos. 2) Seletor para a temperatura do ar: apontar no setor azul. 3) Seletor do ventilador: posicionar na velocidade desejada. 4) Seletor para a distribuio do ar: apontar em Q. AR-CONDICIONADO O sistema utiliza uido refrigerante R134a que, em caso de vazamentos acidentais, no prejudica o meio ambiente. Nunca utilizar o uido R12, incompatvel com os componentes do prprio sistema.

COMANDOS g. 30 A - Seletor para regular a temperatura do ar (mistura ar quente/frio). B - Seletor para a velocidade do ventilador. C - Seletor para a distribuio do ar. D - Boto para ligar o ventilador e o ar-condicionado. E - Boto para ligar a recirculao do ar, eliminando a entrada de ar externo. ADVERTNCIA: a funo de recirculao til principalmente em condies de forte poluio externa (engarrafamentos, trnsito em tnel etc.). No aconselhado, no entanto, um uso muito prolongado desta funo, especialmente se houver muitas pessoas no veculo.
U00046

CONDICIONAMENTO (RESFRIAMENTO)

DO

AR

Para obter um resfriamento rpido do habitculo em veculos equipados com ar-condicionado, operar o sistema conforme indicado: 1) Seletor para a temperatura do ar A-g. 30 totalmente posicionado esquerda. 2) Seletor do ventilador B-g. 30 posicionado na velocidade mxima. 3) Seletor de distribuio do ar Cg. 30 apontado para O; controlar para que todas as sadas de ar estejam totalmente abertas. Com o cursor na posio T ativada somente a circulao do ar interno. 4) Ligar o ar-condicionado apertando o boto D-g. 30. 5) Se possvel, abrir totalmente, ou pelo menos um pouco, as janelas das portas dianteiras por um breve perodo (2 a 3 minutos no mximo) para que haja uma circulao mais intensa do ar no habitculo. Em seguida, fechar as janelas.

B A D
0 1 2 3 4

C E
MAX

A-22

g. 30

AQUECIMENTO Para as funes de aquecimento e ventilao, no ligar o condicionador, mas utilizar o sistema normal de aquecimento e ventilao (ver Aquecimento e ventilao neste captulo). DESEMBAAMENTO RPIDO O ar-condicionado muito til para acelerar o desembaamento, pois desumidica o ar. suciente regular os comandos para a funo de desembaamento e ativar o condicionador, apertando o boto D-g. 30. Pra-brisa e vidros laterais 1) Condicionador de ar ligado: boto D-g. 30. 2) Seletor para a temperatura do ar: (completamente girado para a direita) para dias frios ou (completamente girado para a esquerda) para dias quentes. 3) Cursor do ventilador: posicionar na velocidade mxima.

4) Seletor para a distribuio do ar: apontar em -. 5) Recirculao do ar: desligada. Aps o desembaamento, usar os comandos para manter as perfeitas condies de visibilidade. RECIRCULAO Com o boto T pressionado, ativada somente a circulao do ar interno. Vidro traseiro Pressionar levemente o boto (. To logo o vidro traseiro estiver desembaado, aconselhvel desligar o dispositivo.

ADVERTNCIA: com a temperatura externa muito alta, a recirculao acelera o resfriamento do ar. Alm disso, particularmente til em condies de forte poluio externa (engarrafamentos, trnsito em tnel etc.). No aconselhado, no entanto, um uso muito prolongado desta funo. ADVERTNCIA: para plena ecincia na operao de desembaamento, mantenha a parte interna dos vidros sempre limpa e desengordurada. Para limpeza dos vidros, use apenas detergente neutro e gua. No utilize produtos base de silicone para a limpeza de partes plsticas, principalmente o painel, pois o silicone se evapora quando exposto ao sol, condensando-se sobre a superfcie interna do vidro e prejudicando o desembaamento e a visibilidade noturna.

A-23

ALAVANCAS SOB O VOLANTE


ALAVANCA ESQUERDA Rene os comandos das luzes externas e das setas. A iluminao externa funciona somente com a chave de ignio na posio MAR. Acendendo as luzes externas, iluminam-se os ideogramas no quadro de instrumentos e os smbolos dos comandos situados no painel de instrumentos.

Luzes de posio g. 31 Acendem-se girando a empunhadura da posio O posio 6. No quadro de instrumentos acende-se a respectiva lmpada-piloto 3. Faris baixos g. 32 Acendem-se girando a empunhadura da posio 6 posio 2 .

Faris altos g. 33 Acendem-se com a empunhadura na posio 2, e empurrando a alavanca para a frente em direo ao painel de instrumentos. No quadro acende-se a lmpadapiloto 1. Apagam-se puxando a alavanca em direo do volante.

U00060

U00061

A-24

g. 31

g. 32

g. 33

U00062

Lampejos g. 34 So feitos puxando a alavanca em direo ao volante (posio instvel).

Luzes de direo (setas) g. 35 Deslocando a alavanca: para cima - ativa-se a seta direita; para baixo - ativa-se a seta esquerda. No quadro de instrumentos acende-se com intermitncia a lmpadapiloto y. As setas so desativadas automaticamente quando o veculo volta a prosseguir em linha reta. Caso queira dar um sinal de luz rapidamente, mova a alavanca para cima ou para baixo, sem chegar ao nal do curso. Ao solt-la, a alavanca volta sozinha ao ponto de partida.

ALAVANCA DIREITA Rene todos os comandos para a limpeza do pra-brisa e do vidro traseiro. Limpador/lavador do pra-brisa g. 36 Funciona somente com a chave de ignio na posio MAR. A - Limpador do pra-brisa desligado. B - Funcionamento intermitente. C - Funcionamento contnuo e lento. D - Funcionamento contnuo e rpido.

U00063

U00064

E A B C D

g. 34

g. 35

g. 36

A-25

U00065

E - Funco antipnico: temporrio e contnuo rpido; ao soltar, a alavanca volta para a posio e desliga automaticamente o limpador do pra-brisa. Puxando a alavanca em direo do volante g. 37, ativa-se o esguicho do lavador do pra-brisa.

Limpador/lavador do vidro traseiro gs. 38 Funciona somente com a chave de ignio na posio MAR. Comandos: 1) girar a empunhadura da posio para ,; 2) empurrando a alavanca em direo ao painel (posio instvel), ativam-se o esguicho do lavador do vidro traseiro e o limpador do vidro traseiro; ao solt-la, desligam-se. Em algumas verses a freqncia do tempo do limpador traseiro sincronizada com a freqncia do limpador dianteiro.

COMANDOS
LUZES DE EMERGNCIA g. 39 Acendem-se apertando levemente o boto A, independente da posio da chave de ignio. A indicao, para o condutor, de que as luzes de emergncia foram ativadas evidenciada pelo acendimento da lmpada-piloto y no quadro de instrumentos ou por meio de iluminao do boto g.39 de acionamento, localizado na coluna de direo. A luz de emergncia s deve ser acionada com o veculo parado; nunca em movimento.
U00058

U00066

U00059

80 50 40 20 0

100 120 140 Km/h 160 180 200

A-26

g. 37

g. 38

g. 39

BOTES DE COMANDO g. 40 Esto situados sobre os difusores centrais do ar e funcionam somente com a chave de ignio na posio MAR. Quando uma funo ligada, acende-se a luz-piloto correspondente situada no quadro de instrumentos. Para desligar, basta apertar novamente o boto. Desembaador do vidro traseiro A - Boto com indicao de funo ativada no quadro de instrumentos para ligar/desligar o desembaador do vidro traseiro. To logo o vidro traseiro estiver desembaado, aconselhvel desligar o dispositivo.
U00141

EQUIPAMENTOS INTERNOS
PORTA-LUVAS Para abrir, pressionar simultaneamente as duas teclas indicadas pelas setas g. 41. Nunca trafegue com a tampa do porta-luvas aberta.

CONJUNTO DA LUZ INTERNA g. 42 Para acender a lmpada, levante a alavanca A e abaixe-a para apagar a lmpada.

U00070

A (

g. 40

g. 41

g. 42

A-27

U00055

TOMADA DE CORRENTE g. 43 Algumas verses dispem de tomada de corrente para alimentao de acessrios eltricos (carregador de celular, aspirador de p, acendedor de cigarros, etc.). Devido grande variedade de acessrios eltricos que podem ser conectados a esta tomada de corrente, recomenda-se especial cuidado na utilizao dos mesmos, observando se atendem as especicaes abaixo: - Somente podem ser conectados acessrios com potncia at 180 Watts.

- Para prevenir danos, o corpo do plugue do acessrio deve ser largo o suciente para servir como guia de centralizao, quando este estiver inserido na tomada de corrente. Se houver dvidas com relao conformidade do plugue do acessrio a ser utilizado, recomenda-se vericar com o fabricante se o mesmo atende s especicaes vigentes. O plugue do acessrio deve se ajustar perfeitamente medida da tomada de corrente visando evitar mau contato ou superaquecimento com risco de incndio. Em caso de utilizao da tomada de corrente como acendedor de cigarros (adquirido como acessrio), recomenda-se cautela no manuseio deste ltimo para prevenir queimaduras causadas pelo calor gerado pelo dispositivo. Recomenda-se vericar na Rede Assistencial Fiat a disponibilidade de acessrios originais e homologados para uso nos modelos Fiat.

ADVERTNCIA: vericar sempre se o acendedor est desligado aps o uso. O acendedor de cigarros alcana temperaturas elevadas. Manej-lo com cautela e evitar que crianas o utilizem, pois h perigo de incndio ou queimaduras. CINZEIRO g. 44 Algumas verses dispoem de cinzeiro. Para utiliz-lo, abrir a tampa A empurrando-a para trs. Para facilitar a sua limpeza o cinzeiro pode ser removido.

U00102

A-28

g. 43

g. 44

U00142

PRA-SIS g. 45 Esto situados ao lado do espelho retrovisor interno, podendo ser orientados para a frente ou para o lado.

PORTAS
PORTAS LATERAIS Verses 3 Portas - g.46 Para abrir pelo lado externo, use a chave e acione a alavanca para cima. Para trancar pelo lado externo, poder ser usada a chave ou acionado previamente o pino-trava (com exceo da porta do motorista).

Verses 5 portas - g.47 Para abrir pelo lado externo, usar a chave e acionar o boto da maaneta. Para trancar pelo lado externo, poder ser usada a chave ou acionado previamente o pino-trava (exceo para a porta do motorista).

U00067

U00022

g. 45

g. 46

g. 47

A-29

U00023

Abertura/travamento manual por dentro das portas dianteiras Abertura: puxar a maaneta de abertura A-g. 48. Travamento: fechar a porta e apertar a o pino. Para os veculos equipados com trava eltrica so travadas tambm as portas traseiras. Dispositivo crianas de segurana para

O dispositivo ca ativado mesmo se as portas forem destravadas com comando eltrico. Utilizar sempre este dispositivo quando for transportar crianas. TRAVAMENTO ELTRICO Por fora Com as portas fechadas, inserir e girar a chave na fechadura de uma das portas dianteiras. Por dentro Com as portas fechadas, apertar (para travar) ou puxar (para destravar) um dos pinos de abertura das portas dianteiras.

Impede a abertura das portas traseiras pelo lado de dentro. ativado movendo a alavanca g. 49. Posio 1 - dispositivo desativado. Posio 2 - dispositivo ativado.

ADVERTNCIA: se uma das portas dianteiras no estiver bem fechada ou houver um defeito no sistema, o travamento centralizado no ativado e, aps algumas tentativas, o dispositivo excludo por cerca de 2 minutos. Nestes 2 minutos, possvel travar ou destravar as portas manualmente, sem que o sistema eltrico intervenha. Aps esses 2 minutos, a central est de novo apta a receber os comandos. Se foi resolvida a causa do problema, o dispositivo volta a funcionar normalmente, caso contrrio, repete o ciclo de excluso. LEVANTADORES DAS PORTAS DOS VIDROS

Levantadores eltricos dos vidros dianteiros g. 50 No apia-brao da porta do lado do motorista h duas teclas que comandam, com a chave de ignio em MAR: A - vidro esquerdo B - vidro direito.

U00037


A

A-30

g. 48

g. 49

U00104

No apia-brao da porta do lado do passageiro h uma tecla para o comando do respectivo vidro. Pressionar as teclas para abaixar ou levantar os vidros. Antes de acionar o interruptor do mecanismo levantador do vidro, verique se no h algum com o brao do lado de fora do veculo. Levantadores manuais dos vidros Girar a manivela da respectiva porta para abaixar ou levantar o vidro A-g. 51.

O uso imprprio dos levantadores eltricos dos vidros pode ser perigoso. Antes e durante o acionamento, vericar sempre se os passageiros no esto expostos ao risco de leses provocadas tanto direta ou indiretamente pelos vidros em movimento, como por objetos pessoais arrastados ou jogados pelos mesmos. Ao sair do veculo, retire sempre a chave da ignio para evitar que os levantadores eltricos dos vidros, acionados inadvertidamente, constituam perigo para quem permanece a bordo.

COMPARTIMENTO DE CARGAS
Porta traseira - Fiorino - g.52 constituda de duas partes, abrindo lateralmente. Ambas dotadas de tirantes de xao, no teto e no piso da carroceria. A da direita provida de maaneta externa com fechadura chave. Para abrir a porta pelo lado externo, destravar a fechadura e girar a maaneta no sentido da seta. Para abrir a porta esquerda, agir sobre a alavanca A-g.53.

U00040

U00039

A B A

g. 50

g. 51

g. 52

A-31

U00024

Abertura pelo lado interno - g. 53 Para abrir a porta pelo lado interno, atuar sobre a alavanca B.

Limitador de abertura a porta - g. 54 A m de facilitar o acesso ao compartimento de carga, a porta traseira provida de dois limitadores de abertura, que permitem mant-la aberta em duas posies: a primeira determinada pela insero da haste A na sede B; a segunda, quando a abertura no for suciente, a haste A retirada da sede B e mudada para a sede subseqente.

Porta lateral retrtil - g. 55 e 56 Para abrir a porta lateral retrtil, destravar a fechadura com a chave A e levantar a porta, conforme indicado pela seta. A chave-trava B usada exclusivamente para travamente do enrolador do porta lateral retrtil, nos casos em que houver necessidade de removlo para manuteno. A chave-trava, colocada como indicado, evita que os mecanismos internos do enrolador sejam engolidos aps a remoo da porta retrtil.

g. 53
U00147 U00033 U00026

U00025

A B A

A-32

g. 54

g. 55

g. 56

Iluminao do compartimento de carga - Fig. 57 A lmpada est localizada sobre as portas traseiras. Para acend-la, coloque a lente na posio central. Pressionando em uma das extremidades a lmpada se apaga.

Vidros laterais corredios (algumas verses) - g. 58 Para abrir os vidros laterais corredios, pressione o dispositivo de fechamento e movimente os vidros para trs.

Grades e anteparos -g. 59 O compartimento traseiro est separado do habitculo por uma grade de proteo A, na parte superior e por um anteparo B, localizado na parte inferior. No carregue pessoas no compartimento de cargas: ele destinado exclusivamente para transporte de cargas.

U00032

Ganchos para amarrao de carga - g. 60 Esto localizados nos pontos indicados pelas setas g. 60.

g. 58
U00116 4U00095

g. 57

g. 59

g. 60

A-33

U00054

PORTA-MALAS
ABERTURA/FECHAMENTO DA TAMPA DO PORTA-MALAS Para abrir a tampa do porta-malas por fora, destrancar a fechadura usando a chave de ignio g. 61. A abertura da tampa facilitada pela ao do amortecedor lateral a gs. Para fechar, abaixar a tampa e impulsion-la com o dedo polegar pela fechadura.

AMPLIAO DO PORTA-MALAS No uso do porta-malas, nunca superar as cargas mximas permitidas (ver captulo Caractersticas tcnicas). Certicar-se ainda que os objetos contidos no porta-malas estejam bem colocados, para evitar que uma freada brusca possa jog-los para a frente, machucando os passageiros. Colocar acessrios no bagagito ou na tampa do porta-malas (altofalantes, spoiler etc., exceto quando previsto pelo fabricante) pode prejudicar o correto funcionamento dos amortecedores laterais a gs da prpria tampa. Objetos soltos devem ser colocados no porta-malas. O compartimento de bagagens de uso exclusivo destas. 1) Abaixar completamente os apia-cabeas do banco traseiro. 2) Desengatar o encosto, movendo as alavancas laterais A-g. 62 no sentido da seta.

Abaixar a tampa e solt-la um pouco antes do fechamento para evitar que prenda os dedos.
U00047

A-34

g. 61

g. 62

U00103

3) Rebater para a frente o encosto, passando os cintos pelos lados, at que este se apie sobre o assento traseiro. 5) Em seguida, rebater o banco traseiro inteiro para a frente de maneira a obter uma nica superfcie de carga g. 63. ADVERTNCIA: O encosto do banco traseiro pode ser colocado em duas posies, de acordo com a necessidade de mais ou menos espao no porta-malas. Para alterar a posio do encosto, empurre a alavanca A-g.63 no sentido indicado pela seta. Aps o reposicionamento do encosto certique-se de que o mesmo esteja bem encaixado na sua respectiva sede.
U00045

Para remover o bagagito (somente Uno): 1) Gire o tirante g. 64 e retire-o do orifcio. 2) Retire o pino guia do bagagito da sua sede g. 65 e remova-o. Uma vez retirada, a superfcie pode ser posta transversalmente entre os encostos dos bancos da frente e o assento rebatido do banco de trs.

Para colocar o banco na posio normal 1) Empurre o assento do banco traseiro e encaixe-o na sua respectiva sede. 2) Empurre o encosto passando-o lateralmente pelos cintos de segurana e encaixando-o em suas xaes. Certique-se que os bancos traseiros estejam rmes e bem encaixados antes de colocar o veculo em marcha.

U00089

g. 63

g. 64

g. 65

A-35

U00054

CAP DO MOTOR
Para abrir o cap do motor: 1) puxar a alavanca g. 66. 2) empurrar a trava A-g. 67. 3) levantar o cap segurando-o pela parte central e, simultaneamente, soltar a vareta de suporte g. 68 do seu dispositivo de bloqueio;

4) introduzir a extremidade da vareta na abertura do cap do motor g.68. Antes de abrir o cap, certique-se que o brao do limpador do pra-brisa no esteja levantado.

Ateno. Uma colocao incorreta da vareta pode provocar a queda violenta do cap. Se houver necessidade de se fazer alguma vericao no motor, estando este ainda quente, evite encostar-se no eletroventilador, pois o mesmo poder funcionar mesmo com a chave de ignio desligada. Espere at que o motor esfrie. Para fechar o cap do motor: 1) manter levantado o cap com uma mo e, com a outra, tirar a vareta g. 68 da abertura e rep-la no seu dispositivo de bloqueio;

U00036

U00051

g. 66
U00034

2) abaixar o cap a cerca de 20 cm do vo do motor; 3) deix-lo cair: o cap fecha-se automaticamente. Vericar sempre se o cap foi bem fechado para evitar que se abra durante a marcha do veculo.

A-36

g. 67

g. 68

BAGAGEIRO DE TETO
As sedes para encaixar as xaes, cam acessveis aps ter deslocado levemente a guarnio das portas nos pontos indicados na g. 69. A este respeito, sugerimos vericar na Rede Assistencial Fiat a existncia de um bagageiro especco para o Fiat Uno. No superar a carga mxima permitida (ver captulo Caractersticas tcnicas). Depois de percorrer alguns quilmetros, conferir se as xaes do bagageiro esto bem apertadas.
U00044

FARIS
REGULAGEM DO FACHO LUMINOSO ADVERTNCIA: uma correta regulagem dos faris determinante para o conforto e a segurana no s de quem guia o veculo, mas de todos os usurios. Alm disso, constitui uma norma precisa do Cdigo de trnsito. Para garantir a si mesmo e aos outros as melhores condies de visibilidade viajando com os faris acesos, o veculo deve ter um correto alinhamento dos mesmos.

AIR BAG
DESCRIO E FUNCIONAMENTO O air bag, oferecido para algumas verses, um dispositivo constitudo de uma bolsa com enchimento instantneo, contida em um vo apropriado no centro do volante, em frente ao motorista, e que, quando previsto, equipa tambm o painel em frente ao passageiro dianteiro. disponvel, portanto, para o lado do motorista ou para ambos os lugares dianteiros.

g. 69

g. 70

A-37

U00096

O AIR BAG no substitui o cinto de segurana. Trata-se de um dispositivo suplementar ao mesmo, sendo acionado exclusivamente em caso de impacto frontal violento. Seu acionamento reduz o risco de contato entre a cabea/trax do ocupante contra o volante/painel do veculo, em decorrncia da violncia do choque. A entrada em funcionamento do AIR BAG produz calor e libera uma pequena quantidade de p. Este produto no nocivo e no indica princpio de incndio.

O air bag no se ativa nos casos de impactos frontais no violentos, choques laterais, choques traseiros ou contra obstculos amortecedores que absorvam a energia do impacto. Nesses casos, os ocupantes so protegidos somente pelos cintos de segurana do veculo, que devem, por isso, ser sempre usados. Qualquer manuteno no sistema do air bag s deve ser feita por pessoal especializado da Rede Autorizada Fiat.

No colar adesivos ou outros objetos no volante ou no console do air bag do lado do passageiro. No viajar com objetos no colo e muito menos com cachimbo, lpis etc., entre os lbios; em caso de choque com ativao do air bag, estes poderiam causar-lhe graves danos.

A-38

O correto funcionamento do sistema air bag garantido somente se todas as limitaes relativas capacidade e disposio da carga no veculo forem respeitadas.

Dirija mantendo sempre as mos na parte externa do volante de maneira que, em caso de ativao do air bag, este possa encher-se sem encontrar obstculos que poderiam causarlhe graves danos. No dirija com o corpo inclinado para a frente, mas mantenha o encosto em posio ereta, apoiando bem as costas.

Todos os menores, cujas caractersticas fsicas (idade, altura, peso) os impeam de utilizar os cintos de segurana com os quais o veculo equipado originalmente, devero ser protegidos por dispositivos de transporte de crianas apropriados (cadeirinhas para bebs, bercinhos, travesseiros etc.), seguindo rigorosamente as instrues do fabricante do dispositivo. Se o veculo tiver sido objeto de roubo ou de tentativa de roubo, se sofreu atos de vandalismo, inundaes ou alagamentos, mandar vericar o sistema air bag junto Rede Assistencial Fiat. O sistema air bag tem uma validade de 10 anos. Ao aproximar-se da data de vencimento, dirigir-se Rede Assistencial Fiat.

ADVERTNCIAS: no caso de um acidente no qual foi ativado o air bag, recomenda-se no dirigir, e sim, rebocar o veculo at Rede Assistencial Fiat para substituir o dispositivo e os cintos de segurana. Todas as intervenes de controle, conserto e substituio do air bag devem ser efetuadas junto Rede Assistencial Fiat. Caso o veculo seja sucateado necessrio desativar o sistema junto Rede Assistencial Fiat. Em caso de venda do veculo, indispensvel que o novo proprietrio conhea as modalidades de uso e as advertncias acima indicadas e que receba o presente manual de Uso e Manuteno original, ou que adquira o mesmo na Rede Assistencial Fiat.

A-39

PREDISPOSIO PARA INSTALAO DO AUTO-RDIO


Alguns veculos possuem predisposio para instalao de auto-rdio. O equipamento dever ser instalado na respectiva sede prevista para essa nalidade. Para isso, retirar a tampa ou o porta-objetos (apenas para algumas verses) atuando nas travas indicadas pelas setas g. 71.

A predisposio composta de: Alto-falante na porta dianteira direita de 20W de potncia g. 72. Alto-falante na porta dianteira esquerda de 20W de potncia g. 72. Alto-falantes na cobertura do porta-malas de 18W de potncia g. 73. Chicotes eltricos para alto-falantes das portas e da cobertura do porta-malas.

Fusvel de proteo de 15A localizado na caixa de fusveis sob o painel, posio 12. A antena est instalada no prabrisa. O amplicador de sinal est instalado junto ao cabo da antena. A sede do alto-falante das portas pode variar segundo verso 3 ou 5 portas.

U00105

U00106

OFF
A IR

A-40

g. 71

g. 72

g. 73

U00107

OBSERVAES GERAIS SOBRE A INSTALAO DE SISTEMAS DE SOM A instalao de sistemas de som (auto-rdios, mdulos de potncia, CD Changers etc.), que implique em alteraes das condies originais da instalao eltrica e/ou em interferncias nos sistemas eletrnicos de bordo; alm de provocar o cancelamento da garantia dos componentes envolvidos, pode gerar anomalias de funcionamento com risco de incndio.

NO POSTO DE ABASTECIMENTO
Os dispositivos antipoluentes exigem o uso exclusivo de gasolina sem chumbo. De acordo com regulamentao vigente estabelecida pela ANP (Agncia Nacional de Petrleo) a gasolina normalmente disponvel no mercado brasileiro no deve conter chumbo em propores que possam causar danos ao conversor cataltico dos automveis. A adio de outro tipo de gasolina no tanque (ex.: gasolina de aviao), no homologada para uso automotivo, pode provocar danos irreversveis no conversor cataltico. Se o veculo estiver em trnsito por outros pases, certique-se de que o abastecimento seja feito somente com gasolina que no contenha chumbo em sua composio.

Nunca introduzir, nem mesmo em casos de emergncia, a mnima quantidade de gasolina com chumbo no tanque. O conversor cataltico ineciente provoca emisses nocivas no escapamento, com a conseqente poluio do meio ambiente. Por motivos de segurana, assim como para garantir o funcionamento correto do sistema, a chave de ignio dever permanecer desligada enquanto o veculo estiver sendo abastecido.

g. 74

A-41

U00018

TAMPA DO RESERVATRIO DE COMBUSTVEL A tampa do reservatrio de combustvel hermtica, sem respiro, a m de evitar o lanamento de vapores de combustvel no meio ambiente, em atendimento Resoluo n 18/86 do CONAMA. Mantenha-a sempre bem fechada e no a substitua por outra de tipo diferente. O combustvel que escorre acidentalmente durante o abastecimento, alm de ser poluente, pode danicar a pintura do veculo na regio do bocal de abastecimento, devendo ser evitado.

Fiorino O acesso tampa de combustvel obtido abrindo a portinhola g. 75. Para abri-la, segure a tampa e gire a chave no sentido anti-horrio; prossiga girando a tampa A-g. 75 at o seu completo desalojamento; Uno Para abri-la, segure a tampa e gire a chave no sentido anti-horrio; prossiga girando a tampa g. 76 at o seu completo desalojamento; No se aproximar do bocal do tanque de combustvel com fsforos ou cigarros acesos, pois h perigo de incndio. Evitar tambm aproximar demais o rosto do bocal, para no inalar vapores nocivos.
U00048
GA S O L
INA

ADVERTNCIA: os postos de combustveis contam com bombas de desligamento automtico que, em alguns casos, interrompem o abastecimento antes do completo enchimento do tanque do veculo. Se isso ocorrer, solicite a operao manual da bomba, de forma a introduzir no tanque o combustvel que falta para atingir a sua capacidade mxima, assim como, possibilitar a efetiva indicao de tanque cheio no quadro de instrumentos.

LI

NA

U00071
GA

A-42

G A SOLI

g. 75

GA S O L

GAS

INA

S O L I NA

g. 76

PROTEO DO MEIO AMBIENTE


A proteo do meio ambiente conduziu o projeto e a realizao dos veculos Fiat em todas as suas fases. O resultado est na utilizao de materiais e no aperfeioamento de dispositivos capazes de reduzir ou limitar drasticamente as inuncias nocivas sobre o meio ambiente. O Veculo Fiat est pronto para rodar com uma boa margem de vantagem sobre as mais severas normas antipoluio internacionais. Fazer alteraes no veculo com o objetivo de aumentar o seu desempenho, tais como a retirada do catalisador e/ou modicaes no sistema de injeo eletrnica, alm de contriburem para aumentar desnecessariamente a poluio atmosfrica, podem resultar no cancelamento da garantia dos componentes envolvidos.

USO DE MATERIAIS NO NOCIVOS AO MEIO AMBIENTE Nenhum componente do veculo contm amianto ou cdmio. Os componentes espumados e o sistema de ar-condicionado no contm CFC (Clorouorcarbono), gs responsvel pela camada de oznio. DISPOSITIVOS PARA REDUZIR AS EMISSES Conversor cataltico trivalente A-g. 78. Monxido de carbono, xidos de nitrognio e hidrocarbonetos no queimados so os principais componentes nocivos dos gases de escapamento.

O conversor cataltico um laboratrio no qual uma porcentagem muito alta destes componentes transforma-se em substncias incuas. A transformao auxiliada pela presena de minsculas partculas de metais nobres presentes no corpo de cermica, fechado pelo recipiente metlico de ao inoxidvel. A retirada do conversor cataltico, alm de no contribuir para aumentar o desempenho do veculo, ocasiona poluio desnecessria e constitui um claro desrespeito legislao ambiental para veculos automotores. Sonda Lambda (sensor de oxignio) Todas as verses esto equipadas com a sonda lambda, pois esta garante o controle da relao exata da mistura ar/gasolina, fundamental para o correto funcionamento do motor e do catalisador.

g. 77

U00017

A-43

Sistema antievaporao Sendo impossvel, mesmo com o motor desligado, impedir a formao dos vapores de gasolina, o sistema os mantm armazenados num recipiente especial de carvo ativado, de onde so aspirados e queimados durante o funcionamento do motor. Rudos veiculares Este veculo est em conformidade com a legislao vigente de controle da poluio sonora para veculos automotores. Limite mximo de rudo para scalizao de veculo em circulao (veculo parado segundo Resoluo n 01/93 do CONAMA): Fiorino lcool ............... 81,5 dB Fiorino Gasolina............ 82,0 dB Uno lcool.................... 81,5 dB Uno Gasolina ................ 81,3 dB Uno Furgo lcool ........ 81,5 dB Uno Furgo Gasolina .... 82,0 dB importante o seguimento do Servio Peridico de Manuteno, para que o veculo permanea dentro dos padres antipoluentes. A-44

Trafegar com o sistema de escapamento modicado ou danicado, alm de aumentar consideravelmente o nvel de rudo do veculo (poluio sonora), constitui uma infrao ao Cdigo Nacional de Trnsito. No jogue pontas de cigarro para fora da janela. Alm de evitar incndios e queimadas, voc estar evitando a contaminao do solo. O lixo que jogado na rua coloca em risco as geraes futuras devido ao altssimo tempo de decomposio de determinados materiais. DESTINAO DE BATERIAS Todo consumidor/usurio nal obrigado a devolver sua bateria usada a um ponto de venda (Resoluo CONAMA 257/99 de 30/06/99). Reciclagem obrigatria: No descarte a bateria no lixo.

Devolva a bateria usada ao revendedor no ato da troca. Composio bsica: chumbo, cido sulfrico diludo e plstico. Os pontos de venda so obrigados a aceitar a devoluo de sua bateria usada, bem como armazen-la em local adequado e devolv-la ao fabricante para reciclagem. Riscos do contato com a soluo cida e com o chumbo Quando a soluo cida e o chumbo contidos na bateria so descartados na natureza de forma incorreta, podero contaminar o solo, o subsolo e as guas, bem como causar riscos sade do ser humano. No caso de contato acidental com os olhos ou com a pele, lavar imediatamente com gua corrente e procurar orientao mdica.

USO CORRETO DO VECULO


para no danific-lo e, principalmente, para poder aproveitar todas as suas qualidades, neste captulo sugerimos o que fazer, o que no fazer e o que evitar. Trata-se, na maior parte dos casos, de comportamentos vlidos tambm para outros veculos. Em outros, pode tratar-se de detalhes de funcionamento exclusivos do Fiat Uno e do Fiorino. Assim, preciso prestar muita ateno neste captulo tambm, para conhecer o comportamento na direo e no uso que lhe permitiro desfrutar ao mximo do seu veculo.

Para utilizar o veculo Fiat do melhor modo possvel,

PARTIDA DO MOTOR.............................................B-1 ESTACIONAMENTO ................................................B-2 USO DO CMBIO ...................................................B-3 DIRIGIR COM SEGURANA....................................B-5 DIRIGIR COM ECONOMIA E RESPEITANDO O MEIO AMBIENTE .................................................B-8 ENGATE PARA REBOQUES ...................................B-12 LONGA INATIVIDADE DO VECULO ...................B-13 CONTROLES FREQENTES E ANTES DE VIAGENS LONGAS ................................................B-14 ACESSRIOS COMPRADOS PELO USURIO .....................................................B-14

PARTIDA DO MOTOR
perigoso deixar o motor funcionando em local fechado. O motor consome oxignio e libera gs carbnico, monxido de carbono e outros gases txicos. Nas verses a lcool, o sistema de partida a frio ir intervir automaticamente para proporcionar partidas mais rpidas.

Antes de dar partida no motor: 1) Verificar se o freio de mo est engatado. 2) Colocar a alavanca do cmbio em ponto morto. 3) Pisar a fundo no pedal da embreagem, sem pisar no acelerador. 4) Girar a chave de ignio para a posio AVV e solt-la assim que o motor der partida. No necessrio pisar no acelerador para dar partida no motor. Com o motor em movimento, no tocar nos cabos de alta tenso (cabos das velas). Se o motor no funcionar na primeira tentativa, necessrio repor a chave na posio STOP antes de tentar de novo.

Nas verses equipadas com FIAT CODE se, com a chave na posio MAR, a lmpada-piloto ficar acesa junto com a lmpada-piloto U, aconselha-se repor a chave na posio STOP e, depois, de novo em MAR; se a lmpada-piloto continuar acesa, tentar a partida de novo com a outra chave fornecida. Se, ainda assim, no conseguir ligar o motor, recorrer partida de emergncia (ver Partida de emergncia no captulo Em emergncia) e dirigir-se Rede Assistencial Fiat. ADVERTNCIA: com o motor desligado, no deixar a chave de ignio na posio MAR. COMO AQUECER O MOTOR DEPOIS DA PARTIDA Colocar o carro em movimento lentamente, deixando o motor em regime mdio, sem aceleradas bruscas. Evitar exigir, desde os primeiros quilmetros, o mximo de desempenho.

B-1

PARTIDA COM MOTOR QUENTE Para dar partida com o motor quente, aconselha-se manter a chave em MAR por alguns segundos antes de gir-la para AVV. Essa operao far a bomba eltrica de combustvel funcionar antes do motor, possibilitando uma partida mais rpida. PARTIDA DE EMERGNCIA Se o sistema FIAT CODE no reconhecer o cdigo transmitido pela chave de ignio (lmpada-piloto no quadro de instrumentos acesa com luz fixa), possvel efetuar a partida de emergncia utilizando o cdigo do CODE card. Consultar captulo Em emergncia. Para os veculos catalisados deve ser completamente evitado a partida com empurro, reboque ou aproveitando as descidas. Essas manobras poderiam causar o afluxo de combustvel no conversor cataltico e danific-lo irremediavelmente. B-2

Lembre-se que, enquanto o motor no funcionar, o servofreio e a direo hidrulica no so ativados, sendo necessrio exercer um esforo muito maior tanto no pedal do freio como no volante. PARA DESLIGAR O MOTOR Com o motor em marcha lenta, girar a chave de ignio para a posio STOP. A pisada no acelerador antes de desligar o motor no serve para nada, e causa um consumo intil de combustvel, alm de ser prejudicial. ADVERTNCIA: depois de um percurso desgastante melhor deixar o motor em marcha lenta antes de deslig-lo, para que a temperatura do motor se abaixe.

ESTACIONAMENTO
Desligar o motor, puxar o freio de mo, engatar a 1 marcha e deixar as rodas viradas em direo ao meio-fio (guias) do passeio. Se o veculo estiver estacionado em uma descida ngreme, aconselha-se tambm a travar as rodas com um calo. No deixar a chave de ignio na posio MAR, para no descarregar a bateria. Ao descer do veculo, tirar sempre a chave do contato. Nunca deixe crianas sozinhas no veculo.

Observao: o indicador do nvel de combustvel possui um circuito eletrnico de amortecimento, que tem a funo de neutralizar as oscilaes do ponteiro que poderiam ser causadas pela movimentao do combustvel dentro do tanque. Portanto, se no momento da partida o veculo se encontrava estacionado em posio inclinada (subida ou descida), a indicao fornecida pelo ponteiro pode levar at 2 minutos para ser atualizada. FREIO DE MO fig. 1 A alavanca do freio de mo est situada entre os bancos dianteiros. Para acionar o freio de mo, puxar a alavanca para cima at travar no dente necessrio para imobilizar completamente o veculo.

ADVERTNCIA: independente dos prazos constantes da tabela do Plano de manuteno programada, e sem prejuzo destes, sempre que for requerido maior esforo para acionamento do freio de mo de seu veculo, leve-o Rede Assistencial Fiat para efetuar a regulagem. Com o freio de mo acionado e a chave de ignio na posio MAR, no quadro de instrumentos iluminase a lmpada-piloto x. Para desengatar o freio de mo: 1) Levantar levemente a alavanca e apertar o boto de desengate Afig.1. 2) Manter apertado o boto e abaixar a alavanca. A lmpada-piloto x apaga-se.
U00042

USO DO CMBIO
Para engrenar as marchas, pisar a fundo no pedal da embreagem e pr a alavanca do cmbio em uma das posies do esquema na fig. 2 (o esquema tambm est indicado no pomo da alavanca). Para engrenar a marcha a r (R), (o veculo deve estar parado e em ponto morto), pisar no pedal da embreagem at o fim do curso, aguardar alguns segundos e, s ento, deslocar a alavanca, partindo da posio neutra, deslocar a alavanca para a direita e para trs.

fig. 1

fig. 2

B-3

U00041

Velocidades para troca de marchas Para se obter mxima economia, recomendamos observar os seguintes limites de velocidades para trocas de marchas:

Uno 1 2 2 3 3 4 4 5 22 44 62 82

Uno Furgo 25 40 65 72

Fiorino 25 40 65 72

Para mudar as marchas corretamente, necessrio pisar a fundo no pedal da embreagem. Por isso, o piso sob os pedais no deve ter obstculos. Verificar se os tapetes esto sempre bem estendidos e no interferem no deslocamento dos pedais, diminuindo o seu curso.

B-4

DIRIGIR COM SEGURANA


Ao projetar o veculo, a Fiat trabalhou com empenho para obter um veculo capaz de garantir a mxima segurana aos passageiros. No entanto, o comportamento de quem dirige sempre um fator decisivo para a segurana nas estradas. A seguir, voc vai encontrar algumas regras simples para viajar com segurana em diversas condies. Com certeza, muitas sero j conhecidas, mas, de qualquer forma, ser til ler tudo com ateno. ANTES DE SAIR COM O VECULO - Verifique o correto funcionamento das luzes e dos faris. - Regule bem a posio do banco, do volante e dos espelhos retrovisores, para obter a posio melhor para dirigir. - Regule com cuidado os apia-cabeas de modo que a nuca, e no o pescoo, seja apoiada neles. - Certifique-se que nada (tapetes,

etc.) impea o movimento e o curso dos pedais. - Verifique se os eventuais sistemas de proteo das crianas (porta-bebs, bercinhos etc.) esto fixados corretamente no banco traseiro. No use o banco dianteiro para o transporte de crianas. - Coloque com cuidado objetos no porta-malas para evitar que uma freada brusca possa jog-los para a frente. - Evite ingerir alimentos pesados antes de viajar. Uma alimentao leve, de fcil digesto, ajuda a manter os reflexos rpidos. Evite, principalmente, bebidas alcolicas. Periodicamente, lembre-se de fazer os controles citados em Controles freqentes e antes de viagens longas, neste captulo. ADVERTNCIA: nunca transporte no veculo reservatrios suplementares de combustvel, uma vez que, em caso de vazamento ou acidente, poderiam explodir ou incendiar-se. Nunca encha gales de combustvel no interior do veculo ou sobre

o compartimento de carga, pois a eletricidade esttica e os vapores de combustvel dos gales podem provocar exploso e incndio. EM VIAGEM - A primeira regra para dirigir com segurana a prudncia. - Prudncia tambm significa estar em condies de prever um comportamento incorreto ou imprudente dos outros motoristas. - Siga rigorosamente as regras do Cdigo Nacional de Trnsito e, principalmente, respeite os limites de velocidade.

fig. 3

B-5

4E0190BR

- Certifique-se sempre que, alm de voc, todos os outros passageiros do veculo tambm estejam usando os cintos de segurana e que as crianas sejam transportadas com sistemas especficos. No dirija em estado de embriaguez alcolica ou sob efeito de medicamentos. Use sempre os cintos de segurana, e certifique-se de que os passageiros tambm faam o mesmo. Viajar sem o uso dos cintos aumenta o risco de leses graves, ou de morte, em caso de acidente, e ainda uma infrao. - Viagens longas devem ser feitas em boas condies fsicas. - No dirija por muitas horas consecutivas; efetue paradas peridicas para fazer um pouco de movimento e revigorar o fsico. - Troque constantemente o ar no veculo. - Nunca percorra descidas com o motor desligado; no tendo o auxlio do freio motor e do servofreio, a ao de frenagem requer um esforo muito maior no pedal. B-6

DIRIGIR NOITE Aqui esto as principais indicaes a seguir quando viajar noite. - Dirija com prudncia especial, j que, noite, as condies de direo so mais difceis. - Reduza a velocidade, principalmente em estradas sem iluminao. - Aos primeiros sinais de sonolncia, pare o veculo em local seguro. Prosseguir seria um risco para si mesmo e para os outros. Continue a viagem s depois de ter descansado bastante. - Mantenha uma distncia de segurana em relao aos veculos da frente, maior do que a que manteria durante o dia. difcil avaliar a velocidade dos outros veculos quando s as luzes so visveis.
U00013

Verifique a correta orientao dos faris; se estiverem baixos demais, reduzem a visibilidade e cansam a vista. Se estiverem altos demais, podem atrapalhar os motoristas dos outros veculos. Use os faris altos somente fora das cidades e quando tiver certeza que no atrapalharo os outros motoristas. Cruzando com um outro veculo, passe, com bastante antecedncia, dos faris altos (se estiverem acesos) aos baixos. Mantenha luzes e faris limpos. Fora da cidade, ateno para com a travessia de animais.

fig. 4

DIRIGIR COM CHUVA A chuva e as estradas molhadas significam perigo. Em uma estrada molhada, todas as manobras so mais difceis, pois o atrito das rodas no asfalto reduzido consideravelmente. Conseqentemente, os espaos para frear aumentam muito e a aderncia na estrada diminui. Aqui esto alguns conselhos a seguir em caso de chuva: - Reduza a velocidade e mantenha uma distncia de segurana maior dos veculos da frente.

- Se estiver chovendo muito forte, a visibilidade tambm reduzida. Nestes casos, mesmo se for dia, acenda os faris baixos para tornarse mais visveis aos outros. - No atravesse poas em alta velocidade e segure bem o volante. Uma poa atravessada em alta velocidade pode provocar a perda de controle do veculo (aquaplanagem). - Coloque os comandos de ventilao na funo de desembaamento (ver captulo Conhecimento do veculo), para no ter problemas de visibilidade. Verifique, de vez em quando, as condies das palhetas dos limpadores do pra-brisa. A passagem em poas dgua muito profundas, ou em ruas alagadas, pode ocasionar graves danos ao motor do veculo.

DIRIGIR NA NEBLINA - Se a neblina for densa, evitar, o quanto possvel, viajar. Em caso de dirigir com nvoa, neblina uniforme ou possibilidade de banco de neblina: - Mantenha uma velocidade moderada. - Acenda, mesmo durante o dia, os faris baixos e os eventuais faris auxiliares dianteiros. No use os faris altos. - Coloque os comandos de ventilao na funo de desembaamento (ver captulo Conhecimento do veculo), para no ter problemas de visibilidade.

4E0852BR

fig. 5

fig. 6

B-7

4E0833BR

- Lembre-se que a presena de neblina tambm causa umidade no asfalto, o que dificulta qualquer manobra e aumenta a distncia dos espaos da frenagem. - Mantenha uma grande distncia de segurana do veculo da frente. - Evite, ao mximo, variaes repentinas de velocidade. - Evite, se possvel, ultrapassar outros veculos. Em caso de parada forada do veculo (avarias, impossibilidade de prosseguir por causa de m visibilidade etc.), antes de mais nada, tente parar fora das faixas de rodagem. Em seguida, acenda as luzes de emergncia e, se possvel, os faris baixos. Toque a buzina repetidamente se perceber a aproximao de um outro veculo.

DIRIGIR EM MONTANHA - Em estradas em descida, use o freio motor, engrenando marchas fortes, para no superaquecer os freios. - No percorra, em hiptese alguma, descidas com o motor desligado ou em ponto morto, e muito menos com a chave tirada do contato. - Dirija com velocidade moderada, evitando cortar as curvas. - Lembre-se que a ultrapassagem em subida mais lenta e, por isso, requer mais estrada livre. Ao ser ultrapassado em subida, facilite a ultrapassagem do outro veculo.

DIRIGIR COM ECONOMIA E RESPEITANDO O MEIO AMBIENTE


A proteo do meio ambiente um dos princpios que conduziram a realizao dos veculos Fiat. Os dispositivos antipoluentes desenvolvidos do resultados muito alm das normas vigentes. Entretanto, o meio ambiente no pode ficar sem o maior cuidado da parte de cada um. O motorista, seguindo regras simples, pode evitar danos ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, diminuir o consumo de combustvel. A este respeito, so citadas, a seguir, muitas indicaes teis que unem-se quelas identificadas pelo smbolo #, presentes em vrias partes do manual. O conselho, tanto para as primeiras como para as ltimas, de ler tudo com ateno.

B-8

PROTEO DOS DISPOSITIVOS QUE REDUZEM AS EMISSES O correto funcionamento dos dispositivos antipoluentes no s garante o respeito ao meio ambiente, mas influi tambm no rendimento do veculo. Assim, manter em boas condies estes dispositivos a primeira regra para uma direo ao mesmo tempo ecolgica e econmica. A primeira precauo seguir cuidadosamente o plano de Manuteno Programada. Para os motores a gasolina, use somente gasolina sem chumbo. Se a partida for difcil, no insista com tentativas prolongadas. Evite, principalmente, empurrar, rebocar ou usar descidas; so todas manobras que podem danificar o conversor cataltico. Use somente uma bateria auxiliar (ver Partida com bateria auxiliar no captulo Em emergncia). Se, durante a marcha, o motor no funcionar bem, prossiga reduzindo ao mnimo indispensvel a exigncia de desempenho do motor e dirija-se, logo que puder, Rede Assistencial Fiat. Quando acender a lmpada-piloto

de reserva de combustvel, abastecer assim que for possvel. Um baixo nvel do combustvel poderia causar uma alimentao irregular do motor, e como conseqncia, possveis danos ao conversor cataltico. No ligar o motor, mesmo que s para testar, com uma ou mais velas desligadas. No aquecer o motor em marcha lenta antes de partir, a no ser que a temperatura externa esteja muito baixa e, mesmo neste caso, no por mais de 30 segundos. A retirada do conversor cataltico, alm de no contribuir para aumentar o desempenho do veculo, ocasiona poluio desnecessria e constitui um claro desrespeito legislao ambiental para veculos automotores. No seu funcionamento normal, o conversor cataltico atinge elevadas temperaturas. Assim, no estacione o veculo sobre material inflamvel (grama, folhas secas, folhas de pinheiro etc.): pois h perigo de incndio. No instale outros anteparos de

calor e nem remova os existentes colocados sobre o conversor cataltico e o tubo de escapamento. No borrifar nenhum produto sobre o conversor cataltico, a sonda lambda e o tubo de escapamento. A falta de respeito a estes procedimentos pode causar riscos de incndio. OUTROS CONSELHOS No aquecer o motor com o veculo parado; neste estado o motor se aquece muito mais devagar, aumentando consumos e emisses. Assim, melhor partir lentamente, evitando regimes de rotao elevados. Assim que as condies do trnsito e a estrada o permitirem, utilizar uma marcha mais alta. Evitar aceleraes quando estiver parado em semforos ou antes de desligar o motor. Manter uma velocidade uniforme o quanto possvel, evitando freadas e arranques suprfluos que gastam combustvel e aumentam claramente as emisses. B-9

Desligar o motor em paradas prolongadas. Controlar periodicamente a presso dos pneus. Se a presso estiver muito baixa, o consumo de combustvel aumenta. Remover o bagageiro do teto quando no for usado. Este acessrio diminui consideravelmente a penetrao aerodinmica do veculo. Utilizar os dispositivos eltricos somente pelo tempo necessrio. A exigncia de corrente aumenta o consumo de combustvel. No jogue resduos ou recipientes vazios na rua, mantenha dentro do veculo um saco plstico para guard-los at que possa descart-los em uma lixeira apropriada. Esta prtica ajuda a manter as ruas mais limpas, evitando o entupimento dos esgotos e reduzindo, assim, o perigo das enchentes causadas pelas fortes chuvas de vero.

Trafegar com o sistema de escapamento modificado ou danificado, alm de aumentar consideravelmente o nvel de rudo do veculo (poluio sonora), constitui uma infrao ao Cdigo Nacional de Trnsito. CONTENO DOS GASTOS DE UTILIZAO E DA POLUIO AMBIENTAL A seguir, so fornecidas algumas sugestes que permitem obter uma economia de utilizao do veculo e um comportamento ecologicamente adequado. CONSIDERAES GERAIS Manuteno do veculo As condies de manuteno do veculo representam um fator muito importante, que incide diretamente sobre o consumo de combustvel, a tranqilidade de marcha e a prpria vida til do veculo. Por este motivo, oportuno cuidar da manuteno fazendo com que o veculo passe pelas revises e operaes de manuteno previstas no Plano de Manuteno Programada.

Pneus Controlar periodicamente a presso de ar dos pneus em intervalos no superiores a 4 semanas; se a presso estiver muito baixa, o consumo de combustvel aumenta quanto maior for a resistncia ao rolamento. importante ressaltar, nestas condies, o desgaste natural dos pneus acelerado, piorando tambm o comportamento do veculo e, conseqentemente, a segurana de marcha. Cargas inteis No viajar com excesso de carga. O peso do veculo (sobretudo no trnsito urbano), influencia fortemente o consumo e a estabilidade.
4E0854BR

B-10

fig. 7

Equipamentos eltricos Utilizar os dispositivos eltricos somente pelo tempo necessrio. O limpador de pra-brisa e o eletroventilador do sistema de aquecimento e ventilao requerem, para o seu funcionamento, uma quantidade de energia adicional que pode aumentar o consumo de combustvel do veculo em at 25%, em trechos urbanos. Ar-condicionado Exerce forte influncia no consumo de combustvel do veculo (aproximadamente 20% a mais). Quando a temperatura externa o permitir, utilizar somente o sistema de renovao de ar natural do veculo. Acessrios aerodinmicos Os acessrios aerodinmicos no certificados durante o desenvolvimento do veculo podem, na realidade, penalizar o consumo e o prprio coeficiente aerodinmico original.

MODO DE DIRIGIR Troca de marchas To logo as condies do trnsito o permitam, utilizar as marchas mais altas. O uso de marchas baixas para obter uma boa resposta do motor provoca aumento inevitvel do consumo. Da mesma forma, a insistncia em manter marchas altas em trechos de baixa velocidade, alm de aumentar o consumo e a emisso de poluentes, acelera o desgaste do motor.

Velocidade mxima O consumo de combustvel aumenta proporcionalmente em relao velocidade que o veculo desenvolve; como exemplo, pode-se dizer que passando de 90 a 120 km/h, o incremento de consumo de combustvel de aproximadamente 30%. Tentar manter uma velocidade uniforme, dentro do possvel, evitando freadas e retomadas desnecessrias, que consomem combustvel e aumentam, simultaneamente, a emisso de poluentes. Aconselha-se a adotar um modo de dirigir prudente, tratando de antecipar as manobras para evitar perigo iminente e de respeitar a distncia de segurana em relao aos veculos que trafegam logo a frente.
4E0855BR

fig. 8

4E0835BR

fig. 10

B-11

Acelerao Acelerar o motor de forma violenta, induzindo-o a funcionar em rotaes elevadas, penaliza notavelmente o consumo de combustvel, as emisses de poluentes e a prpria durabilidade do mesmo; convm acelerar gradualmente e no ultrapassar o regime de torque mximo do motor. Condies de utilizao Trajetos muito curtos e partidas freqentes com o motor frio no permitem que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, alm de significar um incremento de consumo e de emisso de substncias nocivas da ordem de 15 a 30%.
4E0836BR

Situao do trnsito e condio das vias e estradas O consumo elevado de combustvel est ligado diretamente a situaes de trnsito intenso, sobretudo nas grandes cidades, onde se trafega durante a maior parte do tempo utilizando marchas baixas e as paradas em semforos so muito freqentes. Tambm os percursos sinuosos, como estradas de montanha, ou trechos em mau estado de conservao, influeciam negativamente o consumo. Paradas ou interrupes de trnsito. Durante as paradas prolongadas, motivadas por trnsito interrompido, o melhor a fazer desligar o motor.
4E0831BR

ENGATE PARA REBOQUES


ADVERTNCIAS Para efetuar reboques, o veculo deve estar equipado com um engate para reboque homologado e com sistema eltrico adequado. Lembre-se que um reboque reduz a capacidade mxima de superar aclives (rampas). Nos percursos em descida, engatar uma marcha forte em vez de usar somente o freio. O peso que o reboque exerce no engate para reboque do veculo reduz, da mesma maneira, a capacidade de carga do prprio veculo. Para ter certeza de no superar o peso mximo rebocvel, preciso levar em considerao o peso do reboque com carga completa, includos os acessrios e as bagagens pessoais. Respeitar os limites de velocidade especficos de cada pas para os veculos com reboque. No modificar, de maneira alguma, o sistema de frenagem do

B-12

fig.11

fig.12

veculo para o comando do freio do reboque. O sistema de frenagem do reboque deve ser totalmente independente do sistema hidrulico do veculo. INSTALAO DO ENGATE PARA REBOQUE O dispositivo de reboque deve ser fixado carroceria unicamente por pessoal autorizado, seguindo as indicaes e respeitando as seguintes especificaes: - Engate esfrico para acoplamento mecnico conforme norma vigente ABNT. - Conexo eltrica conforme norma vigente ABNT. Em todas as verses se deve utilizar um dispositivo de reboque apropriado ao valor do peso que o veculo pode rebocar. Ateno: recomenda-se exclusivamente a utilizao de engate para reboque genuno Fiat, o qual, se disponvel para o modelo de seu veculo, pode ser adquirido e instalado na Rede Assistencial Fiat.

LONGA INATIVIDADE DO VECULO


Se o veculo tiver que ficar parado por mais de um ms, tomar estas precaues: - colocar o veculo num lugar coberto, seco e possivelmente arejado; - engrenar uma marcha; - certificar-se que o freio de mo no esteja puxado; - desligar os bornes dos plos da bateria (retirar primeiro o borne negativo) e controlar o estado de carga da mesma. Durante o tempo em que o veculo ficar parado, este controle ter que ser feito mensalmente. Recarregar se a tenso estiver abaixo de 12,5V.
4E0832BR

- limpar e proteger as partes pintadas aplicando ceras protetoras; - limpar e proteger as partes metlicas brilhantes com produtos especiais; - polvilhar talco nas palhetas de borracha do limpador do pra-brisa e do limpador do vidro traseiro e deix-las afastadas dos vidros; - abrir um pouco os vidros; - cobrir o veculo com uma capa de tecido ou de plstico perfurado. No usar encerados de plstico compacto que no deixam evaporar a umidade presente na superfcie do veculo; - calibrar os pneus com uma presso de +0,5 bar em relao normalmente indicada e control-la periodicamente; - no esvaziar o sistema de refrigerao do motor.

fig. 13

B-13

CONTROLES ACESSRIOS COMFREQENTES E PRADOS PELO ANTES DE VIAGENS USURIO LONGAS RADIOTRANSMISSORES E TELEA cada 500 km, ou antes de viagens longas controlar: - presso e estado dos pneus; - nvel do lquido da bateria; - nvel do leo do motor; - nvel do lquido de arrefecimento do motor e estado do sistema; - nvel do lquido dos freios; - nvel do lquido do lavador do pra-brisa; - nvel do lquido da direo hidrulica. - estado do filtro de ar. FONES CELULARES Os telefones celulares e outros aparelhos radiotransmissores (por exemplo PX) no podem ser usados dentro do veculo, a menos que se use uma antena separada montada fora do veculo. ADVERTNCIA: o uso de telefones celulares, transmissores PX ou similares dentro do veculo (sem antena externa) produz campos eletromagnticos de radiofreqncia que, amplificados pelos efeitos de ressonncia dentro do habitculo, podem causar, alm dos potenciais danos para a sade dos passageiros, disfunes dos sistemas eletrnicos com os quais o veculo est equipado que podem comprometer a segurana do mesmo.

Alm disso, a eficincia de transmisso e de recepo destes aparelhos pode sofrer interferncias devido carroceria do veculo. ADVERTNCIA: quando da utilizao destes acessrios, tenha presente as determinaes do Cdigo Nacional de Trnsito.

B-14

EM EMERGNCIA
para socorr-lo em situaes de emergncias com seu veculo.

As pginas seguintes foram elaboradas especialmente

PARTIDA DE EMERGNCIA .....................................C-1 PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR ........................C-2 PARTIDA COM MANOBRAS POR INRCIA ............C-3 SE FURAR UM PNEU ...............................................C-3 SE APAGAR UMA LUZ EXTERNA ............................C-5 SE APAGAR UMA LUZ INTERNA...........................C-10 SE QUEIMAR UM FUSVEL ....................................C-11 SE DESCARREGAR A BATERIA...............................C-13 SE PRECISAR LEVANTAR O VECULO ...................C-14 SE PRECISAR REBOCAR O VECULO.....................C-15 EM CASO DE ACIDENTE .......................................C-15 EXTINTOR DE INCNDIO .....................................C-16

Como voc ver, foram considerados alguns inconvenientes e, para cada um deles, sugerido o tipo de interveno que voc pode efetuar pessoalmente. No caso de contratempos mais srios, porm, necessrio dirigir-se Rede Assistencial Fiat. A este respeito lembramos-lhe que, junto com o Manual de Uso e Manuteno e Garantia, tambm constam em seu kit de bordo, o Manual Bsico de Segurana no Trnsito e o Livrete Confiat, nos quais esto descritos detalhadamente todos os servios que a Fiat coloca sua disposio em caso de dificuldades. Aconselhamos, de qualquer maneira, a leitura destas pginas. Assim, em caso de necessidade, voc vai saber localizar imediatamente as informaes teis.

PARTIDA DE EMERGNCIA
Se o sistema Fiat CODE no conseguir desativar o bloqueio do motor, as lmpadas-piloto e U permanecem acesas e o motor no d partida. Para ligar o motor, necessrio recorrer partida de emergncia. Aconselhamos ler todo o procedimento com ateno antes de efetu-lo. Se for cometido um erro, necessrio repor a chave da ignio em STOP e repetir o procedimento desde o incio (item 1). 1) Ler o cdigo eletrnico de 5 dgitos indicado no CODE card. 2) Girar a chave de ignio para MAR.

3) Pisar a fundo e manter nesta posio o pedal do acelerador. A lmpada-piloto da injeo U acende-se por cerca de 8 segundos e, em seguida, apaga-se; soltar, ento, o pedal do acelerador e preparar-se para contar o nmero de lampejos da lmpada-piloto U. 4) Esperar um nmero de lampejos correspondentes ao primeiro dgito do cdigo do CODE card e, ento, apertar e manter nesta posio o pedal do acelerador at que se acenda a lmpada-piloto (por quatro segundos) e, depois se apague; soltar, ento, o pedal do acelerador. 5) A lmpada-piloto recomea a piscar; depois de um nmero de lampejos correspondentes ao segundo dgito do cdigo do CODE card, apertar e manter nesta posio o pedal do acelerador. 6) Proceder da mesma maneira para os dgitos restantes do cdigo do CODE card.

7) Introduzido o quinto dgito, manter apertado o pedal do acelerador. A lmpada-piloto U acende-se por 4 segundos e, depois, apaga-se; soltar, ento, o pedal do acelerador. 8) Um lampejo rpido da lmpada-piloto U (por cerca de 4 segundos) confirma que a operao foi efetuada corretamente. 9) Ligar o motor, girando a chave da posio MAR posio AVV. Se, ao contrrio, a lmpada-piloto U permanecer acesa, girar a chave de ignio para STOP e repetir a operao a partir do item 1. ADVERTNCIA: aps uma partida de emergncia, aconselhvel dirigir-se Rede Assistencial Fiat, uma vez que a operao de emergncia dever ser repetida a cada partida do motor.

C-1

PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR


Se a bateria estiver descarregada, pode-se ligar o motor usando uma outra bateria que tenha capacidade igual ou pouco superior da bateria descarregada (ver captulo Caractersticas tcnicas). Esta operao dever ser feita da seguinte maneira: 1) ligar os bornes positivos (sinal + perto do borne) das duas baterias com um cabo especial;

2) ligar, com um segundo cabo, o borne negativo () da bateria auxiliar com um ponto de massa no motor ou na caixa de mudanas do veculo a ser ligado, ou com o borne negativo () da bateria descarregada; 3) ligar o motor; 4) quando o motor estiver em movimento, retirar os cabos, seguindo a ordem inversa. Se, depois de algumas tentativas, o motor no funcionar, no insistir inutilmente, mas dirigir-se Rede Assistencial Fiat.

No efetue esta operao se no tiver experincia; operaes efetuadas de forma incorreta podem provocar descargas eltricas de intensidade considervel e at mesmo exploso da bateria. Alm disso, recomendase no chegar perto da bateria com chamas ou cigarros acesos e no provocar fascas, pois h perigo de exploso e de incndio.

C-2

fig. 1

U00175

Evitar, rigorosamente, o uso de um carregador de baterias para a partida de emergncia. Poderiam ser danificados os sistemas eletrnicos e, principalmente, as centrais que comandam as funes de ignio e de alimentao.

PARTIDA COM MANOBRAS POR INRCIA


Para os veculos catalisados, deve ser completamente evitada a partida com empurres, a reboque ou aproveitando descidas. Essas manobras poderiam causar o afluxo de combustvel no conversor cataltico, danificando-o irremediavelmente. Lembre-se que, enquanto o motor no funcionar, o servofreio no ir funcionar, sendo necessrio exercer um esforo muito maior tanto no pedal do freio como no volante.
U00130

SE FURAR UM PNEU
1. PARAR O VECULO Se possvel, parar o veculo em terreno plano e compacto. Ligar as luzes de emergncia. Puxar o freio de mo. Engatar a primeira marcha ou a marcha a r. Calar as rodas com um pedao de madeira, ou outros materiais adequados, caso o veculo se encontre em uma via inclinada ou em mau estado. O calo deve estar do mesmo lado da utilizao do macaco. 2. RETIRAR A RODA SOBRESSALENTE A roda sobressalente est localizada no vo do motor. Para retir-la, abra o cap e desencaixe o dispositivo de travamento A-fig.2.

3. PEGAR FERRAMENTAS E MACACO Uno Esto no porta-malas fig.3. Fiorino Esto no habitculo, atrs do banco do motorista fig.4.

C
U00027

fig. 3
U00068

fig. 2

fig. 4

C-3

4. SUBSTITUIR A RODA 1) desapertar cerca de uma volta os parafusos de fixao da roda a ser substituda; 2) girar a manivela do macaco para abri-lo parcialmente;

3) colocar o macaco onde est marcado o smbolo p B-fig. 5, perto da roda a substituir, e certificar-se de que a ranhura A do macaco esteja bem encaixada na longarina C - fig.5. A colocao incorreta do macaco pode provocar a queda do veculo levantado ou acoplamento incorreto da roda.
U00155

4) girar a manivela do macaco e levantar o veculo de maneira que a roda fique a alguns centmetros longe do cho; 5) desparafusar completamente os 4 parafusos e remover a calota e a roda; 6) montar a roda sobressalente, encaixando os furos A-fig. 6 com os respectivos pinos B; 7) atarraxar apenas um dos parafusos A-fig. 7, em correspondncia com a vlvula de enchimento B fig. 7; 8) colocar a calota cuidando para que o smbolo Y, na parte interna, fique em correspondncia com a vlvula, e dessa maneira o furo maior da calota A-fig. 8 passe pelo parafuso j fixado; 9) atarraxar os outros trs parafusos; 10) apertar os parafusos utilizando a chave de roda especfica;

fig. 5
U00153

U00154

fig. 7
U00121

C-4

fig. 6

fig. 8

11) girar a manivela do macaco de maneira a abaixar o veculo e remover o macaco; 12) apertar bem os parafusos, passando alternadamente de um parafuso ao outro diagonalmente oposto, de acordo com a ordem ilustrada na fig. 9;

13) colocar o macaco e as ferramentas utilizados no local apropriado, de modo a evitar vibraes, ou que se solte durante a marcha; 14) colocar a roda substituda no compartimento da roda sobressalente fixando-a com o dispositivo de bloqueio. ADVERTNCIA: na primeira oportunidade, providencie a reparao do pneu furado. Evite rodar com a roda sobressalente. ADVERTNCIA: Controle periodicamente a presso dos pneus e da roda de reserva.

SE APAGAR UMA LUZ EXTERNA


Modificaes ou consertos do sistema eltrico, efetuados de maneira incorreta e sem levar em considerao as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar um funcionamento anmalo com riscos de incndio. INDICAES GERAIS Quando uma luz no funcionar, antes de substituir a lmpada, verificar se o fusvel correspondente est em bom estado. Quanto localizao dos fusveis, consultar Se queimar um fusvel neste captulo. Antes de substituir uma lmpada apagada, verificar se os contatos no esto oxidados.

O macaco serve somente para a troca das rodas. No deve, em hiptese alguma, ser usado para efetuar consertos debaixo do veculo. ADVERTNCIA: aps a troca de pneus deve-se calibr-los.

fig. 9

U00020

C-5

Aps ter substitudo uma lmpada dos faris, verificar sempre a regulagem dos mesmos por motivos de segurana. ADVERTNCIA: as lmpadas halgenas devem ser manuseadas tocando somente a parte metlica. Se o bulbo transparente entrar em contato com os dedos, diminui a intensidade da luz emitida e pode ser prejudicada a durao da lmpada. Em caso de contato acidental, esfregar o bulbo com um pano umedecido com lcool e deixar secar. As lmpadas halgenas contm gs sob presso que, em caso de quebra da lmpada, pode projetar fragmentos de vidro.

B- Lmpadas a baioneta Para retir-la do porta-lmpada, apertar o bulbo de vidro, gir-lo em sentido anti-horrio e extrair a lmpada. C- Lmpadas cilndricas Para extra-las, separar o contato eltrico que as sustenta. D- Lmpadas halgenas Para remover a lmpada, retirar antes a presilha de fixao de sua sede.

C-6

fig. 10

U00014

As lmpadas queimadas devem ser substitudas por outras com as mesmas caractersticas. As lmpadas com potncia insuficiente iluminam pouco, enquanto que as potentes demais consomem muita energia.

TIPOS DE LMPADAS Diversos tipos de lmpadas esto instaladas no veculo - fig. 10. A- Lmpadas totalmente de vidro So inseridas a presso. Para retirlas, basta pux-las.

Lmpada Luz de posio dianteira Indicadores de direo dianteiros Indicadores de direo traseiros Luz de posio traseira Luz de freio Luz de marcha a r Luz de placa Luz interna Faris Luz compartimento de carga

Referncia - fig. 10 A B B B B B A A D C

Tipo W5W PY21W P21W P5W P21W P21W W5W W10W H3 C10W

Potncia 5W 21W 21W 5W 21W 21W 5W 10W 55W 10W

SUBSTITUIO DAS LMPADAS DOS FARIS O acesso lmpada do farol (12V55/50W halognio) efetua-se pelo compartimento do motor. Para substitu-la, remova o conector A e a coifa B - fig. 11. Em seguida, pressione o anel trava indicado pelas setas - fig. 12 e substitua a lmpada. Observe os encaixes do anel trava e da lmpada, fazendo-os coincidir com as respectivas sedes.

fig. 11

C-7

U00100

SUBSTITUIO DAS LMPADAS DAS SETAS DIANTEIRAS - fig. 13 Para substituir as lmpadas das setas dianteiras: 1) Retirar o porta-lmpadas Afig.13 girando-o no sentido antihorrio; 2) Remover a lmpada empurrando-a um pouco e girando-a no sentido anti-horrio; 3) Aps a substituio da lmpada, remontar o porta-lmpada em sua respectiva sede.

LUZES DE POSIO DIANTEIRA - fig. 14 A lmpada (12V - 3W, totalmente de vidro) incorporada ao farol. Para substitu-la gire o soquete A exercendo ligeira presso. A lmpada encaixada sob presso.

LANTERNAS TRASEIRAS Uno 1) Abrir a tampa do porta-malas. 2) Usando uma chave em L, retirar os parafusos e arruelas indicados pelas setas fig. 15. 3) Pelo lado de fora do veculo, puxe a lanterna traseira. 4) Pressionar as travas indicadas pelas setas fig. 16 e retirar o portalmpadas. 5) Remover as lmpadas, empurrando-as levemente e girando-as no sentido horrio. 6) As lmpadas so do tipo: A - de 12V-21W para luzes de direo traseiras.

fig. 13
U00174 U00173 U00057

C-8

fig. 12

fig. 14

U00117

fig. 15

B - de 12V-21W para luzes de marcha a r. Observao: Para algumas verses, est disponvel somente a luz de marcha a r do lado direito. C - de duplo filamento: - 12V-5W para luz de posio; - 21V-21W para luz de freio.

Fiorino Para remover a lente da lanterna traseira, solte as travas A e B fig. 18 com o auxlio de uma chave de fenda. As lmpadas so fixadas atravs de soquetes de encaixe fig. 19

C = lmpada (12V - 21W) da luz de direo ou advertncia. D = lmpada (12V - 5W) da luz de posio/freio. E = lmpada (12V - 21W) da luz de marcha a r.

C
U00159

fig. 16
U00069 U00028 U00031

fig. 17

fig. 18

fig. 19

C-9

LUZ DE PLACA Solte o conjunto porta-lmpadas A - fig. 20 ou fig.21 do seu alojamento no pra-choque, utilizando uma chave de fenda no seu rebaixo lateral. Uno Gire o soquete B - fig. 22 na direo da seta e substitua a lmpada (12V-5W, totalmente de vidro), que fixada sob presso.

Fiorino Retire o porta-lmpadas A - fig. 21; em seguida, gire o soquete na direo da seta e substitua a lmpada (12V-5W, totalmente de vidro), que fixada sob presso.

SE APAGAR UMA LUZ INTERNA


CONJUNTO DA LUZ INTERNA fig. 23 Para substituir a lmpada totalmente de vidro de 12V-5W: - com uma chave de fenda no ponto A-fig. 23, remover o conjunto da luz interna montada a presso.

U00030

- substituir a lmpada. - remontar o refletor e o conjunto da luz interna na sua sede, fazendo uma ligeira presso.

fig. 21
U00086 U00029 U00084

C-10

fig. 20

fig. 22

fig. 23

LUZ DO COMPARTIMENTO DE CARGA - FIORINO Para substituir a lmpada: 1) retire o porta-lmpadas, com uma chave de fenda atuando nos pontos indicados pelas setas fig, 24. 2) retire o refletor, atuando com uma chave de fenda no ponto indicado pela seta fig. 25.

3) Substitua a lmpada e recoloque o refletor. 4) Remontar o porta-lmpada em sua sede.

SE QUEIMAR UM FUSVEL
POSIO DOS FUSVEIS A central dos fusveis est debaixo do painel porta-instrumentos, esquerda do volante. Para alcanar os fusveis, remover o parafuso A-fig. 26 e retirar a tampa protetora.

U00118

U00085

fig. 24

fig. 25

fig. 26

C-11

U00038

FUSVEIS NA CENTRAL fig. 27 Cada fusvel identificado pelo smbolo do principal circuito protegido. 3 7,5A Luz de posio dianteira esquerda e traseira direita e luz de placa, luz espia das luzes de posio, iluminao do quadro de instrumentos. 3 7,5A Luz de posio dianteira direita e traseira esquerda. 2 10A Farol baixo esquerdo.

1 10A Farol alto esquerdo, luz espia dos faris altos. q 20A Comando eltrico da trava das portas. r 10A Luz intermitente de advertncia (pisca-alerta). 30A Comando eltrico dos vidros das portas. 1 10A Farol alto direito.

2 10A Farol baixo direito.

10A Alimentao (+15) do quadro de instrumentos, centralinas , rels e luzes de marcha a r. p 25A Ventilao interna veculos com ar-condicionado (outras verses 20A) p - 30A Eletroventilador do sistema de arrefecimento. p - 10A Compressor ar-condicionado (potncia rels) g - 30A Injeo eletrnica (rel), immobilizer Esto localizados atrs da caixa de fusveis (somente veculos 1.0 e 1.3 Fire): 10A Bobinas do rel do eletroventilador 1 velocidade, immobilizer, injeo eletrnica. 15A Sonda lambda, eletroventilador, canister. 7,5A Bobina do rel do ar-condicionado

- 15A Luz interna e luz do freio. Acendedor de cigarros, alimentao de rdio. ( 15A Vidro traseiro trmico, luz espia do vidro traseiro trmico.
U00170

o 20A Buzina.

& - 15A Limpador e lavador do pra-brisa e vidro traseiro

y 10A Luz de direo (setas), luz espia das setas.

C-12

fig. 27

FUSVEIS NO VO DO MOTOR figs. 28 Com a instalao de um ou mais equipamentos descritos anteriormente, esto previstos no vo do motor os sequintes fusveis de proteo: 40 A Ventilador do radiador 30 A Injeo eletrnica 40 A Circuito sob chave 60 A Caixa de fusveis

SUBSTITUIR OS FUSVEIS Quando um dispositivo eltrico no funciona mais, verificar se o fusvel correspondente est em bom estado fig. 29. A Fusvel em bom estado. B Fusvel com filamento interrompido. Substituir o fusvel fundido por um fusvel do mesmo valor (mesma cor). Se o defeito acontecer de novo, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Nunca substitua um fusvel queimado por outro de capacidade diferente.

SE DESCARREGAR A BATERIA
Antes de tudo, aconselha-se a ver no captulo Manuteno do veculo as precaues para evitar que a bateria se descarregue e para garantir uma longa durao da mesma. PARTIDA COM BATERIA AUXILIAR Ver Partida com bateria auxiliar neste captulo. Evitar, rigorosamente, o uso de um carregador de bateria para a partida do motor; isto poderia danificar os sistemas eletrnicos e, principalmente, as centrais que comandam as funes de ignio e alimentao.

fig. 28

fig. 29

4E1117BR

U00176

C-13

RECARGA DA BATERIA Aconselha-se uma recarga lenta com baixa corrente pela durao de cerca de 24 horas. Aqui esto os procedimentos: 1) desligar os bornes do sistema eltrico dos terminais da bateria; 2) ligar, aos terminais da bateria, os cabos do aparelho de recarga; 3) ativar o aparelho de recarga; 4) terminada a recarga, desativar o aparelho antes de deslig-lo da bateria; 5) ligar os bornes aos terminais da bateria respeitando as polaridades. O lquido contido na bateria venenoso e corrosivo. Evite o contato com a pele ou com os olhos. A operao de recarga da bateria deve ser efetuada em ambiente ventilado e longe de chamas ou possveis fontes de fascas, pois h perigo de exploso ou de incndio.

SE PRECISAR LEVANTAR O VECULO

COM ELEVADOR DE DUAS COLUNAS O veculo deve ser levantado colocando as extremidades dos braos do elevador nos pontos inferiores da carroceria, conforme indicado na fig. 32. Cuidar para que os braos do elevador no forcem a carroceria, a saia plstica lateral ou os estribos laterais. Regular as sapatas dos braos do elevador e, se preciso, usar um calo de borracha ou madeira entre as sapatas e a carroceria.

COM O MACACO Ver Se furar um pneu, neste captulo. O macaco serve somente para trocar as rodas. No deve, de maneira alguma, ser utilizado em caso de conserto debaixo do veculo. Lateralmente O veculo pode ser levantado com um macaco hidrulico posicionado como ilustrado nas figs. 29 e 30. O veculo no deve ser levantado pela parte traseira (parte inferior da carroceria, eixo traseiro ou partes da suspenso e parte dianteira (carcaa do cmbio).
U00098

C-14

fig. 30

fig. 31

U00099

SE PRECISAR REBOCAR O VECULO

Apesar de seu veculo estar equipado com gancho para fixao de elementos de reboque, o mesmo somente dever ser rebocado por carro-guincho. Em condies excepcionais, que possibilitem a utilizao dos ganchos, fixe o elemento de reboque no gancho fig. 33, conforme a necessidade de reboque. Ao rebocar o veculo, obrigatrio respeitar as normas especiais de circulao, relacionadas tanto ao dispositivo de reboque quanto ao comportamento nas estradas.
U00021

Antes de iniciar o reboque, girar a chave da ignio para MAR e, depois, para STOP; no remov-la. Tirando a chave, ativa-se automaticamente a trava da direo, com a conseqente impossibilidade de virar as rodas. Durante o reboque do veculo, lembre-se que, no tendo o auxlio do servofreio, para frear necessrio um maior esforo no pedal. No use cabos flexveis quando o veculo for rebocado por outro e evite trancos. Na operao de reboque, cuidar para que a fixao do guincho ao veculo no danifique os componentes em contato.

EM CASO DE ACIDENTE

fig. 32

fig. 33

importante manter sempre a calma. Se no estiver diretamente envolvido, pare a uma distncia de pelo menos uns dez metros do acidente. Em rodovia, pare sem obstruir o acostamento. Desligue o motor e acenda as luzes de emergncia. noite, ilumine com os faris o lugar do acidente. Comporte-se com prudncia, no corra o risco de ser atropelado. Assinale o acidente pondo o tringulo bem vista e a uma distncia regulamentar. Chame o socorro, fornecendo informaes da maneira precisa. Nos acidentes mltiplos em rodovias, principalmente com pouca visibilidade, grande o risco de envolvimento em outros impactos. Abandone imediatamente o veculo e proteja-se fora do guard-rail. Remova a chave de ignio dos veculos acidentados. Se sentir cheiro de combustvel C-15

U00053

ou de outros produtos qumicos, no fume e mande apagar os cigarros. Para apagar os incndios, mesmo de pequenas dimenses, use o extintor (descrito neste captulo), cobertas, areia ou terra. Nunca use gua. SE HOUVER FERIDOS Nunca se deve abandonar o ferido. A obrigao de socorro vlida tambm para as pessoas no envolvidas diretamente no acidente. No aglomerar-se ao redor dos feridos. Tranqilize o ferido em relao rapidez dos socorros, fique a seu lado para dominar eventuais crises de pnico.

Destrave ou corte os cintos de segurana que retm os feridos. No d gua aos feridos. O ferido nunca deve ser removido do veculo, salvo nos casos indicados no ponto seguinte. Tirar o ferido do veculo somente em caso de perigo de incndio, de afundamento em gua ou de queda em precipcio. Ao tirar um ferido: no provoque deslocamentos dos membros, nunca dobre a cabea dele. Manter, sempre que possvel, o corpo em posio horizontal.

EXTINTOR DE INCNDIO
O extintor de incndio est localizado no piso, frente do banco do motorista, fig. 34. A validade do extintor de incndio est vinculada ao teste hidrosttico do mesmo (teste para verificao de vazamentos no cilindro), que de 5 anos, a partir da sua data de fabricao. A indicao desta validade se encontra gravada no corpo do cilindro. O extintor de incndio dever ser imediatamente recarregado, quando ocorrer uma das situaes seguintes: vencimento do prazo de validade do teste hidrosttico; aps a sua utilizao em incndios; se o ponteiro do manmetro estiver fora da sua faixa normal de operao (faixa verde), indicando alguma anomalia no cilindro, na vlvula ou no prprio manmetro. Recomendamos, tambm, ler as instrues impressas no equipamento.

C-16

fig. 34

U00080

MANUTENO DO VECULO
Uno e Fiorino so novos em tudo, at nos critrios de manuteno. A primeira reviso de Manuteno Programada est prevista somente aos 15.000 km (exceto para veculos a lcool, ver advertncias especficas). Entretanto, til recordar que o veculo necessita sempre de servios ordinrios como, por exemplo, o controle sistemtico do nvel dos lquidos com eventual restabelecimento da presso dos pneus etc. De qualquer maneira, lembramos que uma correta manuteno do automvel certamente o melhor modo para conservar inalterados no decorrer do tempo os rendimentos do veculo e as caractersticas de segurana, o respeito pelo meio ambiente e os baixos custos de funcionamento. Lembre-se ainda que um respeito pelas normas de manuteno indicadas pelo smbolo pode constituir a condio necessria para a conservao da garantia.

Os veculos Fiat

MANUTENO PROGRAMADA............................ D-1 PLANO DE MANUTENO PROGRAMADA ......... D-2 SUBSTITUIES FORA DO PLANO ....................... D-5 SERVIOS ADICIONAIS.......................................... D-5 VERIFICAO DOS NVEIS .................................... D-7 FILTRO DE AR....................................................... D-11 BATERIA................................................................ D-11 CENTRAIS ELETRNICAS ..................................... D-13 VELAS ................................................................... D-14 RODAS E PNEUS .................................................. D-14 TUBULAES DE BORRACHA ............................ D-16 LIMPADORES DO PRA-BRISA E DO VIDRO TRASEIRO................................................. D-16 AR-CONDICIONADO .......................................... D-18 CARROCERIA........................................................ D-18 INTERIOR DO VECULO....................................... D-20

MANUTENO PROGRAMADA
Uma correta manuteno determinante para garantir ao veculo uma longa durao em condies perfeitas. Por isso, a Fiat preparou uma srie de controles e de intervenes de manuteno a cada 15 mil quilmetros (ver advertncias especficas veculos a lcool). ADVERTNCIA: as revises de Manuteno Programada so prescritas pelo fabricante. A no realizao das mesmas pode acarretar a perda da garantia. O servio de Manuteno Programada prestado por toda a Rede Assistencial Fiat, com tempos prefixados.

A correta manuteno do veculo, alm de contribuir para prolongar ao mximo a sua vida til, essencial tambm para garantir o respeito ao meio ambiente. Durante a realizao de intervenes, alm das operaes previstas, pode haver a necessidade de substituies ou consertos no programados, os quais sero comunicados ao cliente. Os referidos consertos podem alterar o prazo de entrega do veculo. ADVERTNCIA: aconselha-se dirigir-se imediatamente Rede Assistencial Fiat, quando verificar pequenas anomalias de funcionamento, sem esperar a realizao da prxima reviso.

Os produtos que o veculo utiliza para o seu funcionamento (leo de motor, fluido de freio, fluido de direo hidrulica, lquido para radiador, etc.), quando substitudos, devero ser recolhidos cuidadosamente evitando, assim, que se contamine o meio ambiente. ADVERTNCIA: alguns componentes tais como lubrificantes, podem requerer uma verificao/troca com maior freqncia, devido a utilizao do veculo, portanto observar com cuidado as recomendaes constantes desta seo do manual.

D-1

PLANO DE MANUTENO PROGRAMADA


milhares de quilmetros 15 Controle do estado das pastilhas dos freios a disco dianteiros (*) Verificao visual do estado: parte externa da carroceria e protetores da parte inferior da mesma, tubulaes (escapamento - alimentao de combustvel - freios), elementos de borracha (protees - mangueiras - buchas - etc.), tubulaes flexveis do sistema dos freios e alimentao Controle e eventual regulagem do curso ou altura do pedal da embreagem. Controle e eventual regulagem da folga das vlvulas motores a gasolina motores lcool 30 45 60 75 90 105 120 135 150

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Restabelecimento dos nveis dos lquidos (arrefecimento do motor, freios, direo hidrulica, lavador do pra-brisa, etc.) Controle do sistema de ignio/injeo (com utilizao de equipamento de autodiagnstico)

(*) Verificar as pastilhas de freio nas revises recomendadas. Caso a espessura til seja menor que 5mm, estas devero ser substitudas. D-2

milhares de quilmetros 15 Controle das emisses dos gases de escapamento Substituio do filtro de combustvel (ver advertncia pg. E-1 e em servios adicionais pg. D-6, para veculos lcool e gasolina.) Substituio do elemento do filtro de ar (ver advertncia em servios adicionais neste captulo Substituio das velas, controle dos cabos Controle visual das condies das correias trapezoidais e/ou Poly-V Controle visual da correia dentada da distribuio Substituio do leo do motor Fire Outros motores Fire Outros motores

30

45

60

75

90

105 120 135 150

1 1 1

1 1 1

1 1

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 D

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

vide advertncia leo do motor na pgina D-5 (*) Substituio do filtro do leo do motor (*) Substituir o leo e o filtro de leo a cada 7.500 km ou 12 meses , se o veculo for utilizado predominantemente numa das seguintes condies particularmente severas: - reboques; - estradas lamacentas, arenosas ou poeirentas; - trajetos curtos (menos de 7 - 8 Km) e repetidos; - motor que roda freqentemente em marcha lenta ou em distncias longas com baixa velocidade (ex.: txi, veculos de entrega de porta em porta ou utilizado como veculo de patrulha). D-3

milhares de quilmetros 15 Controle do nvel do leo da caixa de mudanas/ diferencial Controlar equipamentos de segurana extintor/cintos de segurana e funcionamento dos sistemas de iluminao/sinalizao e comando eltricos dos vidros/portas e limpadores Substituio da correia dentada de comando da distribuio (*) ou a cada 3 anos Controle do estado e desgaste das lonas traseiras (freios a tambor) Substituio do leo da caixa de mudanas/ diferencial Controle e eventual regulagem do curso do freio de estacionamento Substituio do lquido dos freios (ou cada 24 meses) Verificao/limpeza do sistema de ventilao do crter do motor (blow-by) - motores Fire Verificao/limpeza do sistema de ventilao do crter do motor (blow-by) outros motores Funcionalidade do sistema antievaporativo (exceto veculos lcool)

30

45

60

75

90

105 120 135 150

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

(*) A cada troca da correia dentada, efetuar a substituio das correias dos rgos auxiliares. Em caso de utilizao do veculo predominantemente em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, efetuar o controle do estado de todas as correias a cada 15.000 Km e, se necessrio, efetuar sua substituio. D-4

SUBSTITUIES FORA DO PLANO


A cada 2 anos: Lquido dos freios FL (TUTELA) TOP 4/S, AGIP AKO-4. Lquido do sistema de arrefecimento do motor: 30% Paraflu +70% de gua pura. CONTINUIDADE DA MANUTENO Aps a realizao da ltima reviso indicada no Plano de Manuteno (150.000 km), considerar a mesma freqncia para substituio e verificao de itens a partir da reviso de 45.000 km.

SERVIOS ADICIONAIS
A cada 500 km ou antes de viagens longas, controlar e, se necessrio, restabelecer: nvel do leo do motor. nvel do lquido de arrefecimento do motor. nvel do lquido dos freios. nvel do lquido do lavador do pra-brisa. presso e estado dos pneus. - nvel de gasolina no reservatrio de partida a frio. (motores lcool). verificar o correto funcionamento do eletroventilador, assim como o estado das ps da hlice quanto limpeza e conservao - ver CARROCERIA/Eletroventilador do radiador, neste captulo. estado do filtro de ar.

ADVERTNCIA - leo do Motor Substituir o leo e o filtro de leo a cada 7.500 km, se o veculo estiver sujeito a quaisquer das seguintes condies: - Estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas; - Motor que roda freqentemente em marcha lenta, conduo em distncias longas com baixa velocidade ou baixa rotao freqente (por ex.: anda e pra do trfego urbano, txis, entregas de porta em porta ou em caso de longa inatividade); - Trajetos curtos (at 8 Km) com o motor no aquecido completamente. Se nenhuma destas condies ocorrer, troque o leo e o filtro de leo a cada 15.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente. As trocas de leo devero ser feitas dentro do intervalo de tempo ou quilometragem estabelecidos, para que o leo no perca sua propriedade de lubrificao. D-5

A troca de leo do veculo deve ser feita preferencialmente na Rede Assistencial Fiat ou em postos de abastecimento, uma vez que a maioria destes estabelecimentos mantm uma rotina correta de recolhimento, armazenamento e encaminhamento do produto usado para reciclagem. O leo usado no dever ser descartado na rede pblica de esgoto, j que esta prtica pode poluir rios e lagos e trazer srios prejuzos ao meio ambiente. ADVERTNCIA - Bateria Aconselha-se controlar o estado da carga da bateria, com mais freqncia se o veculo usado predominantemente para percursos breves ou se estiver equipado com dispositivos que absorvam energia permanentemente, mesmo com a chave desligada, principalmente se instalados depois da compra. ADVERTNCIA - Filtro do ar Utilizando o veculo em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, substituir o elemento do filtro de ar com uma freqncia maior daquela D-6

indicada no Plano de Manuteno Programada. O mau estado do elemento do filtro de ar pode ocasionar aumento no consumo de combustvel. Para qualquer dvida referente s freqncias de substituio do leo do motor e do elemento do filtro de ar em relao a como utilizado o veculo, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. ADVERTNCIA: No caso especfico dos veculos a lcool, algumas operaes de manuteno devero ser efetuadas com uma periodicidade de 7500 km, so elas: - substituio do filtro de combustvel e filtro de respiro do tanque de combustvel; - verificao (limpeza) e/ou substituio do filtro tela do bocal do tanque de combustvel (Fiorino); - para as demais operaes de manuteno consultar o plano de manuteno programada. A manuteno do veculo deve ser confiada Rede Assistencial Fiat. Para os

servios de manuteno e reparaes pequenas e rotineiras, certifique-se sempre se tem as ferramentas adequadas, as peas de substituio originais Fiat e os lquidos; em todo caso, no faa tais operaes se no tiver nenhuma experincia. ADVERTNCIA - Filtro de combustvel Verificar o estado do filtro de combustvel se for notada alguma falha (engasgamento) no funcionamento do motor. ADVERTNCIA - Extintor de incndio Fazer, mensalmente, uma inspeo visual do estado do equipamento e, caso constate alguma anomalia, lev-lo, de imediato, Rede Assistencial Fiat ou representante credenciado do fabricante do aparelho para verificao e soluo do inconveniente. Caso o percurso dirio seja de trajetos curtos, necessrio utilizar o veculo continuamente por 30 minutos ao menos uma vez por semana, devido necessidade de haver a evaporao do lcool presente no leo lubrificante do motor.

VERIFICAO DOS NVEIS


Fiorino 1.3 8V Fire Uno 1.0 Fire Uno Furgo 1.3 8V Fire 1) leo do motor 2) bateria 3) lquido dos freios (reservatrio debaixo do estepe) 4) lquido do lavador do pra-brisa 5) lquido de arrefecimento do motor (verses sem ar-condicionado) 6) lquido de arrefecimento do motor (verses com ar-condicionado) Fiorino 1.5 lcool Uno 1.0 lcool Uno Furgo 1.5 lcool 1) leo do motor 2) bateria 3) lquido dos freios (reservatrio debaixo do estepe) 4) lquido do lavador do pra-brisa 5) lquido de arrefecimento do motor 6) Reservatrio de gasolina para partida a frio

U00137

D
fig. 1
U00136

fig. 2 D-7

LEO DO MOTOR - fig. 3 e 4 A = vareta de verificao B = bocal de enchimento ADVERTNCIA: verifique o nvel e efetue a troca do leo do motor de acordo com a freqncia indicada no Plano de Manuteno Programada. O nvel do leo deve estar entre as referncias MIN e MAX marcadas na vareta de controle. O espao entre elas corresponde a cerca de 1 litro de leo. O controle do nvel do leo deve ser efetuado com o veculo em terreno plano e com o motor ainda quente (cerca de 10 minutos aps t-lo desligado).
U00148

Se o nvel do leo estiver perto ou at abaixo da referncia MIN, adicionar leo atravs do bocal de enchimento at atingir a referncia MAX. O nvel do leo nunca deve ultrapassar a referncia MAX. ADVERTNCIA: depois de ter adicionado ou substitudo o leo, funcionar o motor por alguns segundos, deslig-lo e s ento verificar o nvel. Devido concepo dos motores a combusto interna, para que haja uma boa lubrificao, parte do leo lubrificante consumido durante o funcionamento do motor.

Com motor quente, mexer com muito cuidado dentro do vo do motor, pois h perigo de queimaduras. Lembre-se que, com o motor quente, o eletroventilador pode pr-se em movimento, e ocasionar leses. No adicionar leo com caractersticas diferentes das do leo j existente no motor. S o uso de leo semi-sinttico (ver Caractersticas dos lubrificantes e dos lquidos no captulo Caractersticas Tcnicas) garante a quilometragem prevista pelo plano de manuteno.

D-8

fig. 3

fig. 4

U00149

LQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR figs. 5 ou 6. Quando o motor estiver muito quente, no remover a tampa do reservatrio; pois h perigo de queimaduras.

O nvel do lquido deve ser controlado com motor frio e no deve estar abaixo da referncia MIN marcada no reservatrio. Se o nvel for insuficiente, despejar lentamente, atravs do bocal do reservatrio, uma mistura com 30% de Paraflu e 70% de gua pura. Se o motor funcionar sem o lquido de arrefecimento, seu veculo poder ser seriamente danificado. Os reparos, nestes casos, no sero cobertos pela garantia.

LQUIDO DOS LAVADORES DO PRA-BRISA E DO VIDRO TRASEIRO fig. 7 Para adicionar lquido, tirar a tampa e encher at o nvel. ADVERTNCIA: no viajar com o reservatrio do lavador do prabrisa vazio; a ao do lavador fundamental para melhorar a visibilidade.

U00150

U00162

fig. 5

fig. 6

fig. 7

D-9

U00152

LQUIDO DOS FREIOS fig. 8 Periodicamente, controlar o funcionamento da lmpada-piloto situada no quadro de instrumentos: pressionando a tampa do reservatrio (com chave de ignio em MAR), a lmpada-piloto x deve acender. Se precisar adicionar lquido, utilizar somente os classificados DOT 4. Em particular, aconselha-se o uso de FL (TUTELA) TOP 4/S, com o qual foi efetuado o primeiro enchimento. O nvel do lquido no reservatrio no deve ultrapassar a referncia MAX. Obs: Para ter acesso ao reservatrio necessrio retirar o estepe.
U00135

Evitar que o lquido dos freios, altamente corrosivo, entre em contato com as partes pintadas. Se isso acontecer, lavar imediatamente com gua. ADVERTNCIA: o lquido dos freios higroscpico (isto , absorve a umidade). Por isto, se o veculo for usado predominantemente em regies com alta porcentagem de umidade atmosfrica, o lquido deve ser substitudo com mais freqncia do que indicado no Plano de Manuteno Programada. Importante: para evitar inconvenientes de frenagem, substitua o lquido dos freios a cada dois anos, independentemente da quilometragem percorrida.

RESERVATRIO DE GASOLINA PARA PARTIDA A FRIO (motores a lcool) fig. 9 O reservatrio de gasolina para partida a frio fig. 9 possui uma capacidade de 2,70 litros. Abastea-o quando for acusada insuficincia de lquido no quadro de instrumentos. O abastecimento deve ser efetuado com cuidado, j que eventuais respingos de gasolina fora do reservatrio poderiam ocasionar um incncio.

O smbolo , presente no recipiente, identifica os lquidos de freios de tipo sinttico, distinguindo-os dos de tipo mineral. Usar lquidos de tipo mineral danifica irremediavelmente as juntas especiais de borracha do sistema de frenagem. fig. 9

D-10

fig. 8

U00146

A falta de gasolina no reservatrio de partida a frio, alm de dificultar a partida do motor, sobrecarrega o sistema eltrico e aumenta a contaminao por lcool no leo do motor, comprometendo, consequentemente, a durabilidade do mesmo. Substituir o combustvel do reservatrio de partida a frio a cada 3 meses se este no for consumido.

FILTRO DE AR
SUBSTITUIO fig. 10 Soltar os grampos indicados pelas setas, retirar a tampa plstica puxando-a para trs, tomando cuidado para no danificar o tubo de borracha que est conectado mesma. Remover o elemento filtrante A. O filtro de ar dever ser inspecionado a cada 500 km e, caso se encontre muito sujo, dever ser substitudo antes do prazo especificado no Plano de Manuteno Programada.

BATERIA
As baterias dos veculos Fiat so do tipo Sem Manuteno, que, em condies normais de uso, no exigem enchimentos com gua destilada. O nvel do lquido da bateria (eletrlito), com veculo em superfcie plana, deve estar entre as referncias marcadas na bateria. Se o nvel estiver abaixo da referncia MIN-fig. 11, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Para a recarga da bateria, ver o captulo Em emergncia.

U00144

fig. 10

fig. 11

D-11

U00146

O lquido contido na bateria venenoso e corrosivo. Evitar o contato com a pele e com os olhos. No aproximar-se da bateria com chamas ou possveis fontes de fascas, pois h perigo de exploso e de incndio. A utilizao da bateria com o nvel de eletrlito muito baixo pode danificla irreparavelmente, provocando o rompimento da caixa plstica e o vazamento do cido contido na mesma. As baterias contm substncias muito perigosas para o meio ambiente. Para a substituio da bateria, aconselhamos dirigir-se Rede Assistencial Fiat, que est preparada para a eliminao da mesma respeitando a natureza e as disposies legais. Uma montagem incorreta de acessrios eltricos e eletrnicos pode causar graves danos ao veculo. D-12

CONSELHOS TEIS PARA PROLONGAR A DURAO DA BATERIA Ao estacionar o veculo, certificarse que as portas e o cap estejam bem fechados. As luzes internas devem estar apagadas. Com motor desligado, no manter dispositivos ligados por muito tempo (por ex. rdio, luzes de emergncia etc.). ADVERTNCIA: a bateria mantida por muito tempo com carga abaixo de 50% danificada por sulfatao, reduzindo-se a sua capacidade e o desempenho na partida. Em caso de parada prolongada, ver Inatividade prolongada do veculo, no captulo Uso correto do veculo. Se, aps a compra do veculo, voc desejar montar acessrios (alarme eletrnico etc.), dirija-se Rede Assistencial Fiat que ir sugerir-lhe os dispositivos mais adequados e, principalmente, recomendar-lhe a utilizao de uma bateria com capacidade maior.

ADVERTNCIA: tendo que instalar no veculo sistemas adicionais (alarme, som etc.), frisamos o perigo que representam derivaes inadequadas em conexes dos chicotes eltricos, principalmente se ligados aos dispositivos de segurana.

CENTRAIS ELETRNICAS
Usando normalmente o veculo, no preciso ter precaues especiais. Em caso de intervenes no sistema eltrico ou de partida de emergncia, necessrio, porm, seguir cuidadosamente as instrues seguintes: Nunca desligue a bateria do sistema eltrico com o motor em movimento. Desligue a bateria do sistema eltrico em caso de recarga. Em caso de emergncia, nunca efetue a partida com um carregador de bateria, mas utilizar uma bateria auxiliar (ver Partida com bateria auxiliar no captulo Em emergncia). Tome um cuidado especial com ligao entre bateria e sistema eltrico, verificando tanto a exata polaridade, como a eficincia da prpria ligao. Quando a bateria religada, a central do sistema de injeo/ignio deve readaptar os prprios parmetros internos. Por-

tanto, nos primeiros quilmetros de uso, o veculo pode apresentar um comportamento levemente diferente do anterior. No ligue ou desligue os terminais das centrais eletrnicas quando a chave de ignio estiver na posio MAR. No verifique polaridades eltricas com fascas. Desligue as centrais eletrnicas no caso de soldas eltricas na carroceria. Remov-las em caso de temperaturas acima de 80C (trabalhos especiais na carroceria etc.). ADVERTNCIA: a instalao de acessrios eletrnicos (rdio, alarme etc.) com exceo dos originais de fbrica, no deve em hiptese alguma, alterar os chicotes eltricos dos sistemas de injeo e ignio. Modificaes ou consertos no sistema eltrico, efetuados de maneira incorreta e sem ter em considerao as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar anomalias de funcionamento com risco de incndio.

VELAS
A limpeza e a integridade das velas fig. 14 so decisivas para a eficincia do motor e para a conteno das emisses poluentes. O aspecto da vela, se examinado por um especialista, um vlido indcio para localizar um defeito, mesmo se no for ligado ao sistema de ignio. Assim, se o motor tiver algum problema, importante verificar as velas na Rede Assistencial Fiat. VERSO Fiorino lcool Fiorino Gasolina Uno Furgo lcool Uno Furgo Gasolina Uno lcool Uno Gasolina TIPO NGK BKR5E NGK BKR6E NGK BKR5E NGK BKR6E NGK BKR6EKC NGK BKR6E

D-13

As velas devem ser substitudas dentro dos prazos previstos pelo Plano de Manuteno Programada. Use somente velas do tipo recomendado; se o grau trmico for inadequado, ou se no for garantida a durao prevista, podem acontecer inconvenientes.

RODAS E PNEUS
PRESSO DOS PNEUS Controlar semanalmente, e antes de viagens longas, a presso de cada pneu, inclusive da roda sobressalente. O controle da presso deve ser efetuado com pneu frio. Usando o veculo por um longo perodo, normal que a presso aumente. Se, por acaso, precisar controlar ou calibrar os pneus estando os mesmos quentes, considere que o valor da presso dever ser +0,3 kg/cm2 ou 4lb/pol2 a mais em relao ao valor estabelecido. Lembre-se que a aderncia do veculo na estrada depende tambm da correta presso dos pneus.

Uma presso errada provoca um desgaste anormal dos pneus fig. 12 A - Presso normal: banda de rodagem gasta de maneira uniforme. B - Presso insuficiente: banda de rodagem gasta principalmente nas bordas. C - Presso excessiva: banda de rodagem gasta principalmente no centro. Uma presso baixa demais provoca o superaquecimento do pneu, com possibilidade de graves danos ao mesmo.

4EN0169BR

D-14

fig.14

fig. 12

4EN0170BR

A borracha no se decompe com o passar do tempo, razo pela qual os pneus usados, quando forem substitudos, no devem ser descartados em lixeiras comuns. aconselhvel deix-los no estabelecimento que fez a troca para que este se encarregue de recicl-los. ADVERTNCIAS: se possvel, evitar freadas repentinas, arrancadas violentas, etc. Evitar, principalmente, choques violentos contra caladas, buracos na estrada e obstculos de qualquer tipo. O uso prolongado em estradas malconservadas pode danificar os pneus. Verificar, periodicamente, se os pneus no tm cortes laterais, aumento de volume ou desgaste irregular das bandas de rodagem. Nesse caso, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Evitar viajar com sobrecarga; pode causar srios danos s rodas e aos pneus.

Se furar um pneu, parar imediatamente e substitu-lo para no danificar o prprio pneu, a roda, a suspenso e o mecanismo da direo. O pneu envelhece mesmo se pouco usado. Rachaduras na borracha da banda de rodagem e nas laterais so um sinal de envelhecimento. De qualquer forma, se os pneus esto montados h mais de 6 anos, necessrio mand-los controlar por pessoal especializado, para avaliar se podem ainda ser utilizados. Lembre-se tambm de controlar com muito cuidado a roda sobressalente. Em caso de substituio, montar sempre pneus novos, evitando os de provenincia duvidosa. Os veculos Fiat usam pneus Tubeless, sem cmara de ar. Nunca usar cmaras de ar com estes pneus. Se substituir um pneu, oportuno trocar a vlvula de enchimento tambm. Para permitir um desgaste uniforme entre os pneus dianteiros e os traseiros, aconselha-se efetuar o rodzio dos pneus a cada 10-15 mil quilmetros, mantendo-os do

mesmo lado do veculo para no inverter o sentido de rotao. Pneus novos apresentam melhor aderncia aps percorrerem pelo menos 150 km. Os pneus de alguns fabricantes possuem, em uma de suas laterais, a inscrio EXTERNO, indicando que este lado do pneu deve ser obrigatoriamente montado do lado externo da roda. Monte sempre o pneu fazendo coincidir a sua face externa (onde aparece a palavra EXTERNO) com a face externa da roda, pois somente desta maneira estar garantida a segurana durante a rodagem. No efetuar rodzio em cruz dos pneus, deslocando-os do lado direito do veculo para o esquerdo e vice-versa.

D-15

TUBULAES DE BORRACHA
Em relao s tubulaes flexveis de borracha do sistema de freios, da direo hidrulica e de alimentao, seguir rigorosamente o Plano de Manuteno Programada. Efetivamente, o oznio, as altas temperaturas e a falta prolongada de lquido no sistema podem causar o endurecimento e a rachadura das tubulaes, com possveis vazamentos de lquidos. Assim, necessrio um controle cuidadoso.

LIMPADORES DO PRA-BRISA E DO VIDRO TRASEIRO


PALHETAS Limpar, periodicamente, a parte de borracha usando produtos adequados. Substituir as palhetas se o limpador de borracha estiver deformado ou gasto. Em todo caso, aconselhase a substitu-las uma vez por ano. Viajar com as palhetas do limpador do pra-brisa desgastadas representa um grave risco, pois reduz a visibilidade em caso de ms condies atmosfricas. No ligar os limpadores do prabrisa e do vidro traseiro sobre o vidro seco. Somente devem ser utilizados estando o vidro molhado e livre de impurezas, tais como: terra, barro, areia etc., sob pena de se danificarem a borracha e o prprio vidro.

Substituio das palhetas do limpador do pra-brisa fig. 13 1) Levantar o brao do limpador do pra-brisa e posicionar a palheta de maneira que forme um ngulo de 90 graus com o prprio brao; 2) Comprima a lingeta A e, simultaneamente, empurre a palheta contra a haste. 3) Com a palheta solta de seu encaixe, posicione-a de modo a retirla atravs do orifcio.

D-16

fig. 13

U00165

Substituio da palheta do limpador do vidro traseiro fig. 14 1) Afaste o limpador do vidro traseiro. 2) Desencaixe o orifcio B do pino A e retire a palheta. O limpador do pra-brisa somente deve ser utilizado, estando o vidro molhado e isento de impurezas, tais como: terra, barro, areia, etc., sob pena de se danificarem a borracha e o prprio vidro.

ESGUICHOS Se o jato no sair, antes de tudo, verificar se h lquido no reservatrio; ver Verificao dos nveis neste captulo. Depois, usando um alfinete, verificar se os furos de sada no esto entupidos fig. 15. Os jatos do lavador do vidro traseiro podem se orientados regulando a direo dos esguichos. Girar o cilindro dos esguichos com uma chave de fenda introduzida na sede fig. 16 de maneira que os mesmos sejam apontados para o ponto mais alto alcanado pelo movimento das palhetas.

AR-CONDICIONADO
Durante o inverno, o sistema de arcondicionado deve ser colocado em funcionamento pelo menos uma vez por ms e por cerca de 10 minutos. Antes do vero, verificar a eficincia do sistema na Rede Assistencial Fiat. O sistema utiliza fluido refrigerante R134a que, em caso de vazamentos acidentais, no danifica o meio ambiente. Evitar completamente o uso de fluido R12 que, alm de ser incompatvel com os componentes do sistema, contm clorofluorcarbonetos (CFC).
U00161

fig. 14

fig. 15

4E1117BR

U00177

fig.16

D-17

CARROCERIA
PROTEO CONTRA OS AGENTES ATMOSFRICOS As principais causas de fenmenos de corroso so: poluio atmosfrica salinidade e umidade da atmosfera (regies litorneas ou com clima quente e mido) variaes climticas das estaes. No se deve subestimar tambm a ao abrasiva da poeira atmosfrica e da areia levadas pelo vento, do barro e do cascalho atirados pelos outros veculos. A Fiat adotou em seus veculos as melhores solues tecnolgicas para proteger, com eficcia, a carroceria contra a corroso. Aqui esto as principais: produtos e sistemas de pintura que do ao veculo uma maior resistncia contra corroso e abraso; uso de chapas zincadas (ou prtratadas), dotadas de alta resistncia contra a corroso; D-18

asperso da parte inferior da carroceria, do compartimento do motor, da parte interna da caixa das rodas e outros elementos com produtos cerosos com elevado poder protetor; asperso de polmeros com funo protetora, nos pontos mais expostos: soleira das portas, parte interna dos pra-lamas, bordas etc; uso de caixas abertas para evitar condensao e estagnao de gua, que podem favorecer a formao de ferrugem no interior. CONSELHOS PARA A BOA CONSERVAO DA CARROCERIA Pintura A pintura no tem s funo esttica, mas tambm de proteo das chapas. Em caso de abrases ou riscos profundos, aconselha-se a fazer os devidos retoques imediatamente, para evitar formaes de ferrugem. Para os retoques na pintura, utilizar somente produtos originais (ver o captulo Caractersticas tcnicas).

A manuteno normal da pintura consiste na lavagem, cuja freqncia depende das condies do ambiente de uso. Por exemplo, nas zonas com alta poluio atmosfrica, alta salidade ou em estradas rurais, onde comum haver estrume de animal, orientamos a lavar o veculo com mais freqncia. Os detergentes poluem as guas. Por isso, a lavagem do veculo deve ser efetuada usando produtos biodegradveis, que se decompem no meio ambiente. Ao lavar o veculo, utilize o mnimo de gua possvel. Se for utilizar mangueira, certifique-se de que a mesma no apresente vazamentos que favoream o desperdcio de gua potvel. Para uma lavagem correta: 1) molhar a carroceria com um jato dgua com baixa presso; 2) passar na carroceria uma esponja com shampoo neutro automotivo, enxaguando a mesma com freqncia.

3) enxaguar bem com gua e enxugar com jato de ar, uma camura ou pano macio. Ao enxugar, prestar ateno nas partes menos visveis, como o vo das portas, cap e contorno dos faris, nos quais a gua pode empoar-se com mais facilidade. Aconselha-se a no guardar logo o veculo em ambiente fechado, mas deix-lo ao ar livre para favorecer a evaporao da gua. No lavar o veculo depois de ter ficado parado sob o sol ou com o cap do motor quente; o brilho da pintura pode ser alterado. As partes de plstico externas devem ser limpas com o mesmo procedimento seguido para a lavagem normal do veculo. Evitar estacionar o veculo debaixo de rvores; a resina que muitas espcies deixam cair, do um aspecto opaco pintura e aumentam a possibilidade de corroso. ADVERTNCIA: os excrementos de pssaros devem ser lavados imediatamente e com cuidado, pois sua acidez bastante agressiva.

Para proteger melhor a pintura, aconselhamos encerar periodicamente, utilizando cera, a qual deixa uma camada protetora sobre a mesma. Vidros Para a limpeza dos vidros, usar detergentes especficos. Usar panos bem limpos para no riscar os vidros ou alterar a transparncia dos mesmos. ADVERTNCIA: para no prejudicar as resistncias eltricas presentes na superfcie interna do vidro traseiro, esfregar delicadamente seguindo o sentido das prprias resistncias. Evite aplicar decalques ou outros adesivos nos vidros, visto que os mesmos podem desviar a ateno e reduzem o campo de viso. Vo do motor A lavagem do compartimento do motor um procedimento que deve ser evitado. Porm, quando isto se tornar necessrio, observar as recomendaes a seguir:

no o lave o motor quando este estiver ainda quente; no utilize substncias custicas, produtos cidos ou derivados de petrleo; evite jatos dgua diretamente sobre os componentes eletroeletrnicos e seus chicotes; proteja com plsticos o alternador, a central da ignio/injeo eletrnica, a bateria e a bobina. proteja tambm com plstico o reservatrio do fluido de freio, para evitar a sua contaminao; Aps a lavagem, no pulverize nenhum tipo de fluido (leo diesel, querosene, leo de mamona etc.) sobre o motor e componentes, sob pena de danific-los, causando, inclusive, a reteno de poeira. ADVERTNCIA: a lavagem deve ser efetuada com motor frio e chave de ignio em STOP. Depois da lavagem, verificar se as diversas protees (ex.: tampas de borracha e outras protees) no foram removidas ou danificadas. D-19

Eletroventilador do radiador A utilizao do veculo em vias lamacentas pode ocasionar o acmulo de barro no eletroventilador, provocando vibraes e rudos anormais e, em situaes extremas, o travamento do sistema. A inspeo e limpeza do eletroventilador do radiador uma operao necessria em veculos que trafegam em tais condies. A limpeza do eletroventilador do radiador deve ser feita respeitando as disposies estabelecidas no tpico Vo do motor. Particularmente, o emprego inadequado de jatos dgua pode ocasionar danos nas colmeias do radiador e no motor eltrico do eletroventilador. Pneus Aps uma lavagem geral do veculo aconselha-se esfregar uma escova de cerdas macias com uma soluo de gua e shampoo neutro. Utilizar Easy Care limpa pneus, que d aos pneus um aspecto novo, sem brilho exagerado. D-20

INTERIOR DO VECULO
Periodicamente, verificar se no h gua parada debaixo dos tapetes (devido a sapatos molhados, guarda-chuvas etc.) que poderiam proporcionar o surgimento de focos de corroso. LIMPEZA DOS BANCOS E DAS PARTES DE TECIDO - Retirar o p com uma escova macia ou com um aspirador de p. - Aplicar levemente nos bancos uma esponja fina, umedecida com uma mistura de gua e detergente neutro. PARTES DE PLSTICO INTERNAS Usar produtos especficos, desenvolvidos para no alterar o aspecto dos componentes.

TAPETES E PARTES DE BORRACHA (exceto vo do motor) Recomenda-se usar produtos de eficincia comprovada. Misturas caseiras de lcool + glicerina produzem brilho exagerado, alm de agredir a borracha dos pneus. ADVERTNCIA: no utilizar lcool ou benzina para a limpeza do visor do quadro de instrumentos. No deixar frascos de aerossol no veculo, pois h perigo de exploso. Os frascos de aerossol no devem ser expostos a uma temperatura superior a 50C. Dentro do veculo exposto ao sol, a temperatura pode ultrapassar em muito este valor.

CARACTERSTICAS TCNICAS
provavelmente vo comear a ler o manual a partir desta parte. Efetivamente, inicia uma seo cheia de dados, nmeros, medidas e tabelas. Trata-se, de uma certa forma, da carteira de identidade de seu veculo. Um documento de apresentao que mostra, em linguagem tcnica, todas as caractersticas que fazem dele um modelo criado para proporcionar-lhe a mxima satisfao.

Os aficionados de motores e de mecnica

DADOS PARA A IDENTIFICAO........................... E-1 CDIGO DOS MOTORES VERSES DE CARROCERIA ..................................... E-2 MOTOR ................................................................... E-3 TRANSMISSO ........................................................ E-6 FREIOS ..................................................................... E-8 SUSPENSES ........................................................... E-8 DIREO ................................................................. E-8 ALINHAMENTO DAS RODAS ................................. E-9 RODAS E PNEUS ................................................... E-10 SISTEMA ELTRICO................................................ E-11 DESEMPENHO....................................................... E-13 DIMENSES........................................................... E-14 PESOS .................................................................... E-16 ABASTECIMENTOS ................................................ E-17 CARACTERSTICAS DOS LUBRIFICANTES E DOS LQUIDOS .................................................. E-20 PRESSO DOS PNEUS........................................... E-21

DADOS PARA A IDENTIFICAO


Esto indicados nos seguintes pontos fig. 1 e 2 SEO DE IDENTIFICAO DO VECULO (VIS)

ANO DE FABRICAO C Etiqueta sobre a coluna de fixao da porta dianteira direita, prxima etiqueta VIS.

TIPO E NMERO DO CHASSI D Gravao no assoalho debaixo do banco dianteiro direito. CDIGO DE IDENTIFICAO DE CARROCERIA E Plaqueta fixada na travessa dianteira com cdigo de identificao de carroceria. TIPO E NMERO DO MOTOR F Gravao no bloco do motor. ETIQUETA DE CAPACIDADE DE CARGA - Fiorino Etiqueta fixada no compartimento de carga com a capacidade de carga mxima do veculo.

U00171

B Etiqueta sobre a coluna de fixao da porta dianteira direita.

U00169

A Etiqueta sobre o pra-lama dianteiro direito.

U00172

U00167

U00131

fig. 1

fig. 2

U00166

U00132

E-1

ETIQUETA ADESIVA DE IDENTIFICAO DA TINTA DA CARROCERIA - fig. 3 A etiqueta adesiva est colada na parte lateral interna da porta dianteira direita. Indica os seguintes dados: A - Fabricante da tinta B - Denominao da cor C - Cdigo Fiat da cor D - Cdigo da cor para retoques ou nova pintura

ETIQUETA ADESIVA DE IDENTIFICAO DO FABRICANTE fig. 4 A etiqueta adesiva est localizada sob o cap do motor.

CDIGO DOS MOTORES - VERSES DE CARROCERIA


Verses Fiorino 1.3 8V Fiorino 1.5 lc. Uno 3 portas lcool Uno 3 portas Gasolina Uno 5 portas lcool Cdigo do tipo de motor 178E8011 178A6011 178A4011 Cdigo da carroceria 255.045.5 255.042.5 158.021.6

178D9011

158.025.6

178A4011

158.221.6

U00119

U00120

Uno 5 portas Gasolina Uno Furgo 1.3 Uno Furgo 1.5 lc.

178D9011 178E8011 178A6011

158.225.6 258.035.6 258.032.6

E-2

fig. 3

fig. 4

MOTOR
DADOS GERAIS
Cdigo do tipo Ciclo Combustvel Nmero e posio dos cilindros Nmero de vlvulas por cilindro Dimetro x curso mm Cilindrada total cm3 Taxa de compresso Potncia mxima Torque mximo ABNT ABNT cv/kW kgm/Nm rpm rpm incio antes do PMS fim depois do PMI Escapamento: Teor de CO em marcha lenta incio antes do PMI fim depois do PMS regime correspondente rpm regime correspondente Regima de marcha lenta DISTRIBUIO Admisso: 7 35 37 5 < 0,5% 6 42 44 4 < 0,5% 9 29,5 38,5 0 < 0,5%

FIORINO 1.3 8V Fire


178E8011 Otto Gasolina 4 em linha 2 70,8 x 78,86 1241,86 9,8 0,2:1 65,0/47,8 5250 11,0/107,9 2250 850 50

FIORINO 1.5 lcool


178A6011 Otto lcool 4 em linha 2 76 x 82,5 1497 11,4 0,10:1 77,0/56,7 5250 12,4/121,64 2750 850 50

UNO 1.0 lcool


178A4011 Otto lcool 4 em linha 2 76 x 54,8 994 11,4 0,15:1 61,0/44,9 6000 8,1/79,0 3000 880 50

E-3

MOTOR
DADOS GERAIS
Cdigo do tipo Ciclo Combustvel Nmero e posio dos cilindros Nmero de vlvulas por cilindro Dimetro x curso mm Cilindrada total cm3 Taxa de compresso Potncia mxima Torque mximo ABNT ABNT cv/kW kgm/Nm rpm incio antes do PMS fim depois do PMI Escapamento: Teor de CO em marcha lenta incio antes do PMI fim depois do PMS regime correspondente rpm regime correspondente rpm Regima de marcha lenta DISTRIBUIO Admisso: 3 31 31 3 < 0,5% 7 35 37 5 < 0,5% 6 42 44 4 < 0,5%

UNO 1.0 8V Fire Gas.


178D9011 Otto Gasolina 4 em linha 2 70,0 x 64,9 999,1 9,5 0,15:1 55,0/40,5 5500 8,5/83,4 2500 a 4250 850 50

UNO FURGO 1.3 8V Fire


178E8011 Otto Gasolina 4 em linha 2 70,8 x 78,86 1241,86 9,8 0,2:1 65,0/47,8 5250 11,0/107,9 2250 850 50

UNO FURGO 1.5 lcool


178A6011 Otto lcool 4 em linha 2 76 x 82,5 1497 11,4 0,10:1 77,0/56,7 5250 12,4/121,6 2750 850 50

E-4

ALIMENTAO/IGNIO Uno Alimentao: por injeo eletrnica MARELLI MPI IAW 4AFB/MPI semiseqencial indireta. Filtro de ar seco com elemento de papel. Marcha lenta de 850 50 rpm (1000 + 0/-50 rpm, veculo com ar condicionado). Emisso de monxido de carbono de: < 0,5%, em marcha lenta. Com bomba eltrica no tanque de combustvel. Ignio: eletrnica digital, incorporada ao sistema de injeo eletrnica. Ordem de ignio: 1-3-4-2. Vela de Ignio: NGK BKR6E Distribuio: com rvore de comando de vlvulas no cabeote por correia dentada. Fiorino/Uno Furgo Alimentao: por injeo eletrnica MAGNETI MARELLI IAW 4AFB.FI, multiponto, seqencial, indireta com bomba de combustvel eltrica e filtro de ar a seco tipo caixa. Distribuio: com rvore de comando de vlvulas no cabeote, acionada por correia dentada. Ignio: eletrnica digital, incor-

porada ao sistema de injeo. Ordem de ignio: 1-3-4-2. Avano esttico (a 850 50 rpm) 6 4 - 6. Vela de Ignio: Motor 1.3 Fire: NGK BKR6E DISPOSITIVOS ANTIPOLUIO Sistema antievaporativo com conversor cataltico e sistema de controle de emisses evaporativas e recirculao dos gases do crter. Teor de monxido de carbono, em marcha lenta (%): < 0,5. Motores 1.0/1.5 mpi a lcool Sistema integrado com controle de injeo de combustvel e ignio eletrnica: uma nica central eletrnica recebe os sinais de presso no coletor de aspirao e rotao do motor e calcula o tempo de injeo de lcool e o ngulo de avano de ignio. O sistema tambm comanda a alimentao suplementar de gasolina, recebendo o sinal da temperatura de gua e comandando a alimentao da bomba de gasolina e vlvula em paralelo, quando necessrio. O circuito de alimentao

suplementar de gasolina contm uma restrio que, com a presso exercida pela bomba, injeta gasolina no interior do coletor, otimizando o funcionamento do veculo em baixas temperaturas do motor. Tipo: Multipoint Presso da injeo: 3 bar Marcha lenta do motor: 1000cc ....................880 50 rpm 1500cc ....................850 50 rpm Ordem de ignio: 1-3-4-2. Velas de ignio: 1.0 mpi................. NGK BKR6EKC 1.5 mpi......................NGK BKR5E Sistema de alimentao suplementar a gasolina para partida a frio . Bomba de combustvel: por imerso, no reservatrio. Filtro de ar: a seco, com elemento filtrante de papel; tomada de seleo termosttica. Modificaes ou consertos no sistema de alimentao, efetuados de maneira incorreta e sem ter em conta as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar anomalias de funcionamento com riscos de incndio. E-5

TRANSMISSO
EMBREAGEM Monodisco a seco, com comando mecnico, sem curso morto do pedal. CAIXA DE MUDANAS E DIFERENCIAL Com cinco marchas para a frente e marcha r com sincronizadores para o engate das marchas para a frente. As relaes so: FIORINO 1.3 8V Fire Em 1 marcha Em 2 marcha Em 3 marcha Em 4 marcha Em 5 marcha Em marcha a r 4,273 2,238 1,444 1,029 0,872 3,909 FIORINO 1.5 lcool 3,909 2,238 1,444 1,029 0,838 3,909 UNO 1.0 4,273 2,238 1,444 1,029 0,872 3,909 UNO FURGO 4,273 2,238 1,444 1,029 0,872 3,909 UNO FURGO 1.5 lcool 3,909 2,238 1,444 1,029 0,838 3,909

E-6

Grupo cilndrico de reduo e grupo diferencial incorporados caixa de velocidades. As relaes so:

FIORINO 1.3 8V Fire Relao de reduo do diferencial Nmero de dentes 4,067 15/61

FIORINO 1.5 lcool 3,933 15/59

UNO 1.0 8V Fire 4,067 15/61

UNO 1.0 lcool 4,357 14/61

UNO FURGO 1.3 8V Fire 4,067 15/61

UNO FURGO 1.5 lcool 3,933 15/59

Transmisso de movimento para as rodas dianteiras atravs de semi-eixos ligados ao grupo diferencial e s rodas com juntas homocinticas.

E-7

FREIOS
FREIOS DE SERVIO Dianteiros: a disco rgido, com pina flutuante. Traseiros: a tambor, com sapatas autocentrantes. Circuitos hidrulicos em paralelo. Servofreio por depresso. Recuperao automtica da folga devido ao desgaste das pastilhas e lonas de freio. Regulador de frenagem a corte fixo que age no circuito hidrulico dos freios traseiros. FREIO DE MO Comandado por alavanca de mo que age mecanicamente sobre as sapatas dos freios traseiros.

SUSPENSES
DIANTEIRA De rodas independentes, tipo McPherson com braos oscilantes inferiores. Molas helicoidais e amortecedores hidrulicos telescpicos de dupla ao (WET). Barra estabilizadora ligada aos braos oscilantes. TRASEIRA Uno Rodas independentes com braos oscilantes inferiores e amortecedores hidrulicos telescpicos de dupla ao, (WET). Feixe de molas transversal de trs lminas que atua tambm como barra estabilizadora nos movimentos assimtricos das rodas. Articulaes com coxins de borracha. Fiorino Com eixo rgido e amortecedores hidrulicos telescpicos de duplo efeito, mola parablica longitudinal.

DIREO
cremalheira. Coluna de direo com duas juntas universais. Uno Nmero de voltas do volante..... 3,8 Dimetro mnimo de curva...... 10m Fiorino Nmero de voltas do volante..... 3,4 Dimetro mnimo de curva... 10,4m Braos do comando da direo simtricos e independentes para cada roda. Articulaes com lubrificao permanente.

E-8

ALINHAMENTO DAS RODAS


RODAS DIANTEIRAS UNO Cmber Cster Convergncia 2030 130 -21mm UNO FURGO 2030 130 -21mm FIORINO -2420 13030 -21mm

RODAS TRASEIRAS UNO Cmber Convergncia -13030 52mm UNO FURGO -13030 52mm FIORINO 030 00,5mm

E-9

RODAS E PNEUS
Uno/Uno Furgo Rodas Pneus 4 1/2 x 13 145/80 R13 Fiorino 5,0 x 13 165/70 R13

Estabelecidas as dimenses prescritas, para a segurana da marcha, indispensvel que o veculo esteja equipado com pneus da mesma marca e do mesmo tipo em todas as rodas. ADVERTNCIA: com pneus Tubeless (sem cmara), no usar cmaras de ar.

E-10

SISTEMA ELTRICO
Tenso de alimentao: 12 volts. BATERIA Com negativo em massa. Capacidades FIORINO 1.3 8V Fire Verso bsica Verso com ar-cond. ALTERNADOR Retificador e regulador de tenso eletrnico incorporado. Incio da carga da bateria assim que o motor ligado. FIORINO 1.3 8V Fire Corrente nominal mxima fornecida (*) Com ar-condicionado 65A 90A(*) FIORINO 1.5 lcool 65A 70A(*) UNO 1.0 8V Fire 65A 90A(*) UNO 1.0 lcool 65Ah 70A(*) UNO FURGO 1.3 8V Fire 65A UNO FURGO 1.5 lcool 65A 27Ah 45Ah FIORINO 1.5 lcool 54Ah 54Ah UNO 1.0 8V Fire 27Ah 45Ah UNO 1.0 lcool 45Ah 54Ah UNO FURGO 1.3 8V Fire 27Ah UNO FURGO 1.5 lcool 54Ah -

E-11

O alternador possui um regulador de tenso que incorpora a funo de diagnstico, ou seja, a lmpada de recarga da bateria permanece acesa at 2,5 segundos aps a partida do veculo para leitura do sistema. Se houver algum inconveniente permanente, a lmpada continuar acesa. Neste caso, dirigir-se Rede Assistencial Fiat. Caso no haja nenhum inconveniente permanente no veculo a lmpada apagar e, se a seguir, a chave de ignio for colocada em STOP e novamente em marcha, a lmpada de recarga da bateria no mais acender. MOTOR DE PARTIDA FIORINO 1.3 8V Fire Potncia fornecida 0,8 kw FIORINO 1.5 lcool 0,9 kw UNO 1.0 8V Fire 0,8 kw UNO 1.0 lcool 0,9 kw UNO FURGO 1.3 8V Fire 0,8 kw UNO FURGO 1.5 lcool 0,9kw

Modificaes ou consertos no sistema eltrico, efetuados de maneira incorreta e sem ter em conta as caractersticas tcnicas do sistema, podem causar anomalias de funcionamento com riscos de incndio.

E-12

DESEMPENHO
Velocidades mximas admissveis, com mdia carga e estrada plana (km/h). FIORINO 1.3 8V Fire 1 marcha 2 marcha 3 marcha 4 marcha 5 marcha marcha a r 31 59 92 129 143 34 FIORINO 1.5 lcool 35 60 90 130 148 35 UNO 1.0 8V Fire 33 62 96 151 148 36 UNO 1.0 lcool 33 63 98 138 151 36 UNO FURGO 1.3 8V Fire 31 60 93 130 155 34 UNO FURGO 1.5 lcool 35 60 95 130 165 35

E
Rampa mxima supervel (*), em primeira marcha e com carga til; estando o veculo j em movimento com o motor em rotao de torque mximo. FIORINO 1.3 8V Fire %* 27 FIORINO 1.5 lcool 28 UNO 1.0 8V Fire 35 UNO 1.0 lcool 28 UNO FURGO 1.3 8V Fire 32 UNO FURGO 1.5 lcool 28

* os valores obtidos so de veculos base e os valores podem variar para menos 5%, dependendo dos opcionais do veculo.

E-13

UNO/UNO FURGO Volume do porta-malas (norma ISO 3832) - Uno 3 e 5 portas: em condies normais: 240 dm3 ampliada, com carga rente aos vidros laterais: 560 dm3 ampliada, com carga at o teto: 980 dm3 Compartimento de Carga - Uno Furgo Comprimento: 1285 mm Largura: 1060 mm Altura: 990 mm Volume: 960 dm3 A 738,7 B 2361,5 C 592,6 D 3692,8 E 1445 1362(*) F 1337 G 1357 H 1548 fig. 5

(*) Veculo carregado.

E-14

U00123

DIMENSES

COMPARTIMENTO DE CARGA Comprimento: 1780 mm Largura: 1350 mm Altura: 1363 mm Volume: 3200 dm3

U00145

FIORINO

E
fig. 6 A 738,7 B 2576,5 C 868,5 D 4183,7 E 1873 1805(*) F 1332 G 1360 H 1622

(*) Veculo carregado

E-15

PESOS
FIORINO 1.3 8V Fire FIORINO 1.5 lcool UNO 1.0 8V Fire 3 portas 5 portas UNO 1.0 lcool 3 portas 5 portas UNO FURGO 1.3 8V Fire UNO FURGO 1.5 lcool

Pesos (Kg)
Peso do veculo em ordem de marcha (com abastecimentos, roda de reserva, ferramentas e acessrios): Capacidade til incluindo o motorista: Cargas mximas admitidas (*): eixo dianteiro eixo traseiro Cargas rebocveis: reboque freado reboque no freado Carga mxima sobre o teto

1000 620 635,0 985,0 800 400 50

1020 615 656,0 979,0 800 400 50

805 400 557,0 648,0 800 400 50

825

850 400

870

831 400

880 400 604 676 800 400 50

562,0 663,0

589,0 661,0 800 400

594,0 676,0

578 653 800 400

50

50

50

50

(*) Cargas que no devem ser superadas. de responsabilidade do usurio, a colocao das bagagens no portamalas e/ou sobre a superfcie de carga, respeitando as cargas mximas admitidas.

E-16

ABASTECIMENTOS
Uno Litros
Tanque de combustvel: (*) Includa uma reserva aproximada de: Sistema de arrefecimento do motor: - base - com aquecedor - com ar-condicionado Crter Crter + filtro Caixa de mudanas - diferencial Caixa de direo e respectivas coifas Junta homocintica e coifa Sistema hidrulico dos freios Lavador do pra-brisa e vidro traseiro Reservatrio de gasolina para partida a frio (motores a lcool) 50 4,5 a 7,5

Uno lcool Kg
-

Uno Furgo Litros


50 4,5 a 7,5

Uno Furgo lcool Litros


50 4,5 a 7,5

Produtos homologados (*)

Litros
50 4,5 a 7,5

Kg
-

Kg
-

Kg
Gasolina tipo C com teor de lcool etlico anidro conforme legislao vigente lcool etlico hidratado combustvel 30% de lquido Paraflu +70% de gua pura SELNIA K SJ 15W40 ou SELNIA PERFORMER 10W40 FL (TUTELA) ZC 80S GRAXA FL (TUTELA) K854 GRAXA FL (TUTELA) MRM 2/L Fluido Sinttico FL (Tutela) TOP 4/S gua pura (**) Gasolina comum tipo C

5,1 a 5,3 5,3 a 5,4 5,3 a 5,4 2,2 2,4 2,0 0,14 0,44 3,0 -

1,97 2,11 1,8 0,13 0,05 -

5,5 6,2 6,5 4,0 4,3 3,2 0,14 0,30 3,0 2,0

3,5 3,8 2,8 0,13 0,05 0,30 -

5,6 a 6,8 5,8 a 5,9 2,5 2,7 2,0 0,14 0,36 3,0 -

2,20 2,41 1,80 0,13 0,05 0,32 -

5,6 6,3 3,2 3,5 2,0 0,14 0,30 3,0 2,7

2,8 3,1 1,8 0,13 0,05 0,30 -

(*) Valores aproximados, podendo variar de acordo com o plano de inclinao do veculo momento do abastecimento. (**) Para facilitar e melhorar a limpeza do vidro do pra-brisa, recomenda-se adicionar o produto Tutela SC 35 Limpa parabrisas (FL) ao lquido do reservatrio do limpador, na seguinte proporo: 25% de Tutela SC 35 Limpa parabrisas (FL) + 75% de gua pura.

E-17

Fiorino Litros
Tanque de combustvel: (*) Includa uma reserva aproximada de: Sistema de arrefecimento do motor: - base - com aquecedor - com ar-condicionado Crter Crter + filtro Caixa de mudanas - diferencial Caixa de direo e respectivas coifas Junta homocintica e coifa Sistema hidrulico dos freios Lavador do pra-brisa e vidro traseiro Reservatrio de gasolina para partida a frio (motores a lcool) 64 5,5 a 7,5

Fiorino lcool Kg
-

Produtos homologados (*) Kg


Gasolina tipo C com teor de lcool etlico anidro conforme legislao vigente lcool etlico hidratado combustvel 30% de lquido Paraflu +70% de gua pura SELNIA K SJ 15W40 ou SELNIA PERFORMER 10W40 FL (TUTELA) ZC 80S GRAXA FL (TUTELA) K854 GRAXA FL (TUTELA) MRM 2/L Fluido Sinttico FL (Tutela) TOP 4/S gua pura (**) Gasolina comum tipo C

Litros
64 5,0 a 7,5

5,6 a 6,8 5,8 a 5,9 2,5 2,7 2,0 0,36 3,0 -

2,20 2,41 1,80 0,32 -

6,2 6,9 3,2 3,5 2,0 0,36 3,0 2,70

2,8 3,1 1,8 0,05 0,32 -

(*) Valores aproximados, podendo variar de acordo com o plano de inclinao do veculo momento do abastecimento. (**) Para facilitar e melhorar a limpeza do vidro do pra-brisa, recomenda-se adicionar o produto Tutela SC 35 Limpa parabrisas (FL) ao lquido do reservatrio do limpador, na seguinte proporo: 25% de Tutela SC 35 Limpa parabrisas (FL) + 75% de gua pura.

E-18

NOTAS SOBRE O USO DOS PRODUTOS leo No completar o nvel com leos de caractersticas diferentes das do leo j existente. Combustveis Os motores foram projetados para utilizar gasolina do tipo C com teor de lcool etlico anidro conforme legislao vigente (PROGRAMA DE CONTROLE DE POLUIO DO AR PARA VECULOS AUTOMOTORES e ANP). ADVERTNCIA: o uso de combustveis diferentes dos especificados poder comprometer o desempenho do veculo, bem como causar danos aos componentes do sistema de alimentao, e do prprio motor, que no so cobertos pela garantia.

CONSUMO DE LEO DO MOTOR Devido concepo dos motores a combusto interna, para que haja uma boa lubrificao, parte do leo lubrificante consumido durante o funcionamento do motor. De maneira indicativa, o consumo mximo de leo do motor, expresso em ml a cada 1000 km, o seguinte:

ADVERTNCIA: o consumo do leo do motor depende do modo de dirigir e das condies de uso do veculo. ml a cada 1000 Km Fiorino Fiorino lcool Uno Uno lcool Uno Furgo Uno Furgo lcool 300 570 300 300 300 570

E-19

CARACTERSTICAS DOS LUBRIFICANTES E DOS LQUIDOS


PRODUTOS UTILIZADOS E SUAS CARACTERSTICAS Tipo Caractersticas qualitativas dos lubrificantes e fluidos para um correto funcionamento do veculo (*)
Lubrificantes sintticos ou semi-sintticos que atendam norma API SL leo SAE 80 WEP - Atende as especificaes API GL-4 Lubrificantes e graxas para transmisso do movimento leo de tipo DEXRON II Graxa a base de ltio com MoS02, N.L.G.I 000 Graxa de bissulfeto de molibdnio base de sabes de ltio hidrorepelente, consistncia N.L.G.I. = 2 Fluidos para freios hidrulicos Protetor e anticongelante Lquido para lavadores do pra-brisa e do vidro traseiro Fluido sinttico, classe DOT 4 SAE J 1703 F Antioxidante com ao anticongelante, base de glicol monoetilnico inibido (mistura de 30% com 70% de gua pura) Mistura de lcoois, gua e tensoativos (25% de Tutela SC 35 Limpa parabrisas (FL) + 75% de gua pura)

Aplicao

Lubrificantes para motores a gasolina/lcool

Crter do motor Caixa de mudanas e diferencial Direo hidrulica Caixa de direo Juntas homocinticas e coifas Freios hidrulicos

Sistema de arrefecimento

Lavadores do pra-brisa e do vidro traseiro

(*) O uso de produtos que no atendam s especificaes informadas poder causar danos e/ou prejudicar o funcionamento do veculo.

E-20

PRESSO DOS PNEUS


PRESSO DE CALIBRAGEM DOS PNEUS FRIOS (kg/cm2 - lb/pol2) Com pneu quente, o valor da presso deve ser +0,3 kg/cm2 ou 4 lb/pol2 em relao ao valor prescrito.

Modelo Uno/Uno Furgo Fiorino

Pneu 145/80 R13 165/70 R13

Com carga mdia Dianteiro 1,8 (26) 1,8 (26) Traseiro 1,8 (26) 1,8 (26)

Com carga completa Dianteiro 2,2 (31) 2,2 (31) Traseiro 2,2 (31) 3,0 (43)

E
Obs.: A primeira especificao em Kg/cm2 e a segunda, entre parnteses, em lb/pol2.

E-21

GARANTIA ASSISTENCIAL
vo de conhecer exatamente os termos da Garantia que ampara seu veculo, pois esse conhecimento lhe ser de grande utilidade. Com o intuito de retribuir a confiana em ns depositada, para sua total tranqilidade e plena proteo de seu patrimnio, orientamos-lhe cumprir rigorosamente o Plano de Manuteno e Lubrificao, dirigindo-se Rede Assistencial Fiat no Brasil. Ela est sua disposio, para proporcionar o melhor servio a seu veculo contando, para isso, com pessoal especialmente treinado, conhecedor de todos os detalhes de seu veculo, e com o equipamento necessrio para atend-lo.

Aconselhamos-lhe uma leitura atenta, com o objeti-

IDENTIFICAO DO PROPRIETRIO E DO VECULO........................................................ F-11 CERTIFICADO DE GARANTIA .............................. F-13 SERVIO DE ENTREGA......................................... F-16 REVISES.............................................................. F-18 PROGRAMA AUTONOMY ................................... F-19 SERVIO DE MANUTENO PROGRAMADA .................................................... F-20 REVISES DE CARROCERIA ................................. F-20 PR-ORDEM DE SERVIO .................................... F-21 REVISES E MANUTENES PROGRAMADAS .................................................. F-25 CONTROLE DE MANUTENES PROGRAMADAS .................................................. F-26 CONTROLE DE REVISES E MANUTENES PROGRAMADAS DE CARROCERIA...................... F-29 REGISTRO DA PINTURA ORIGINAL DO VECULO........................................................ F-30 ACESSRIOS FIAT ................................................ F-31 GARANTIA APS GARANTIA .............................. F-33 ATUALIZAO CADASTRAL................................ F-35

GARANTIA.............................................................. F-1 COMPROVANTE DE ENTREGA .............................. F-3 INFORMAES SOBRE O CLIENTE........................ F-4 GARANTIA ESTENDIDA ......................................... F-7 FIAT-CREDICARD ................................................... F-9

GARANTIA
Esperamos que a relao estabelecida entre voc e a FIAT com a aquisio deste veculo traga plena satisfao a ambas as partes. Ao adquirir esse veculo, voc recebeu um automvel com a mais avanada e moderna tecnologia, destacada pela segurana e qualidade com economia. A carroceria de seu veculo recebeu o mais aperfeioado tratamento da indstria automotiva, assegurando-lhe um longo perodo de durao, demonstrando assim a nossa preocupao em resguardar e valorizar ainda mais seu patrimnio.

A Assistncia Tcnica e Manuteno constituiro um captulo importante das relaes entre voc e a FIAT, razo pela qual nos propusemos a organiz-la de modo a garantir a seu veculo a melhor e mais longa vida possvel, demonstrando assim que: A FIAT PENSA EM VOC.

ATENO Este captulo deve conter todas as etiquetas adesivas nos respectivos locais, e estar devidamente preenchido, pois dever ser apresentado Rede Assistencial Fiat no Brasil, para reconhecimento da Garantia, segundo as normas que a regem, resguardando assim o seu patrimnio.

F-1

PREENCHER COM LETRA LEGVEL. ESTA VIA DEVE SER ARQUIVADA NA CONCESSIONRIA VENDEDORA

-----------------------------------------------------------------------------------------C O M P R O V A N T E D E E N T R E G A
IDENTIFICAO DO VECULO
TIPO

CHASSI

DV

VERSO

COMB.

N. FISCAL FIAT

DV

NOME

CDIGO

VECULO

VA ESI CONCESSIONRIA COMPRADORA AD ETA QU ETI


DADOS DO PROPRIETRIO

NOME

SOBRENOME

RUA/AVENIDA

AP./SALA

BAIRRO

(DDD) TEL. RESIDENCIAL

(DDD) TEL. COMERCIAL E RAMAL

CEP

CIDADE

UF

E-MAIL AUTORIZADO

NO

SIM

CONCESSIONRIA VENDEDORA
NOME
SRIE E N N. F.CONCES.

CLASSIFICAO DO CLIENTE
CDIGO
CPF OU CNPJ

1 2 3 4

CLIENTE - VAREJO FROTISTA TAXISTA PESSOA JURDICA/LEASING/ AUTO-ESCOLA/LOCADORA AUTONOMY DATA DA VENDA

Os dados cadastrais dispostos neste comprovante de entrega sero utilizados, exclusivamente, pelas empresas FIAT, suas coligadas e parceiras, visando anlise de perfil e segmentao estatstica. Solicitamos sua autorizao para eventuais abordagens via marketing direto, apondo sua concordncia numa das opes abaixo: SIM NO
Declaro ter recebido o veculo aqui descrito, conforme a Nota Fiscal supra, com os respectivos opcionais, em perfeitas condies de uso, funcionamento e aparncia, de acordo com minha livre escolha, assim como Manual de Uso e Manuteno contendo o captulo sobre a Garantia Assistencial. Tomei conhecimento e aceito as normas e condies gerais de Garantia e do Confiat-Servio 24 horas, expressas nos respectivos livretes.
Assinatura do proprietrio Assinatura e carimbo da Concessionria vendedora

INFORMAES SOBRE O CLIENTE


DADOS PESSOAIS
SEXO IDADE 01 02 03 04 05 At 29 30-39 40-49 50-59 Mais de 60 06 07 Masculino Feminino N DE PESSOAS NA FAMLIA 08 09 10 11 12 13 1 2 3 4 5 Mais de 5 ESTADO CIVIL ESCOLARIDADE 17 18 19 1 Grau 2 Grau Superior 20 21 22 23 24 25 26 27 PROFISSO Comerciante Prof. Liberal Funcionrio Prendas domsticas Industrial Estudante Professor Outros

14 15 16

Solteiro Casado Outro

VECULO ANTERIOR
MARCA 28 29 30 31 32 Chevrolet Fiat Ford Volkswagen Outra Modelo COMPROU 33 34 Novo Usado TEMPO DE POSSE 35 36 37 38 39 40 0-6 meses 6-12 meses 1-2 anos 2-3 anos 3-4 anos Mais de 4 anos OUTROS VECULOS POSSUDOS 41 42 43 Nenhum Um Mais de um

VECULO FIAT
MODALIDADE DE COMPRA 44 45 46 vista A prazo Consrcio 47 48 49 50 ACESSRIO INSTALADO NA CONCESSIONRIA Rdio/Toca-fitas/CD Ar-condicionado Alarme Outros

Identificar

PREENCHER COM LETRA LEGVEL. ESTA VIA DEVE SER ENVIADA FBRICA

-----------------------------------------------------------------------------------------C O M P R O V A N T E D E E N T R E G A
IDENTIFICAO DO VECULO
TIPO

CHASSI

DV

VERSO

COMB.

N. FISCAL FIAT

DV

NOME

CDIGO

VECULO

VA ESI CONCESSIONRIA COMPRADORA AD ETA QU ETI


DADOS DO PROPRIETRIO

NOME

SOBRENOME

RUA/AVENIDA

AP./SALA

BAIRRO

(DDD) TEL. RESIDENCIAL

(DDD) TEL. COMERCIAL E RAMAL

CEP

CIDADE

UF

E-MAIL AUTORIZADO

NO

SIM

CONCESSIONRIA VENDEDORA
NOME
SRIE E N N. F.CONCES.

CLASSIFICAO DO CLIENTE
CDIGO
CPF OU CNPJ

1 2 3 4

CLIENTE - VAREJO FROTISTA TAXISTA PESSOA JURDICA/LEASING/ AUTO-ESCOLA/LOCADORA AUTONOMY DATA DA VENDA

Os dados cadastrais dispostos neste comprovante de entrega sero utilizados, exclusivamente, pelas empresas FIAT, suas coligadas e parceiras, visando anlise de perfil e segmentao estatstica. Solicitamos sua autorizao para eventuais abordagens via marketing direto, apondo sua concordncia numa das opes abaixo: SIM NO
Declaro ter recebido o veculo aqui descrito, conforme a Nota Fiscal supra, com os respectivos opcionais, em perfeitas condies de uso, funcionamento e aparncia, de acordo com minha livre escolha, assim como Manual de Uso e Manuteno contendo o captulo sobre a Garantia Assistencial. Tomei conhecimento e aceito as normas e condies gerais de Garantia e do Confiat-Servio 24 horas, expressas nos respectivos livretes.
Assinatura do proprietrio Assinatura e carimbo da Concessionria vendedora

INFORMAES SOBRE O CLIENTE


DADOS PESSOAIS
SEXO IDADE 01 02 03 04 05 At 29 30-39 40-49 50-59 Mais de 60 06 07 Masculino Feminino N DE PESSOAS NA FAMLIA 08 09 10 11 12 13 1 2 3 4 5 Mais de 5 ESTADO CIVIL ESCOLARIDADE 17 18 19 1 Grau 2 Grau Superior 20 21 22 23 24 25 26 27 PROFISSO Comerciante Prof. Liberal Funcionrio Prendas domsticas Industrial Estudante Professor Outros

14 15 16

Solteiro Casado Outro

VECULO ANTERIOR
MARCA 28 29 30 31 32 Chevrolet Fiat Ford Volkswagen Outra Modelo COMPROU 33 34 Novo Usado TEMPO DE POSSE 35 36 37 38 39 40 0-6 meses 6-12 meses 1-2 anos 2-3 anos 3-4 anos Mais de 4 anos OUTROS VECULOS POSSUDOS 41 42 43 Nenhum Um Mais de um

VECULO FIAT
MODALIDADE DE COMPRA 44 45 46 vista A prazo Consrcio 47 48 49 50 ACESSRIO INSTALADO NA CONCESSIONRIA Rdio/Toca-fitas/CD Ar-condicionado Alarme Outros

Identificar

GARANTIA ESTENDIDA
A FIAT AUTOMVEIS S/A tem compromisso com a qualidade de seus produtos e servios prestados pela Rede Assistencial Fiat no Brasil. Diante disso, oferece a seus Clientes a possibilidade da extenso da garantia de alguns modelos de seus veculos por mais 12 (doze) meses, a partir do ltimo dia til da Garantia Contratual. Se houver interesse em adquirir a Garantia Estendida, voc inicialmente dever verificar* a disponibilidade deste servio para o modelo de seu veculo. Se disponvel, basta dirigir-se Rede Assistencial Fiat no Brasil at o ltimo dia til de sua Garantia Contratual. A Garantia Estendida FIAT proporcionar tambm, durante seu prazo de vigncia, a cobertura do CONFIAT Servio 24 horas, com todas as vantagens de assistncia. Porm, os benefcios dessa garantia no so vlidos para veculos revisados fora da Rede Assistencial Fiat no Brasil ou que no estejam de acordo com as instrues tcnicas vigentes para o veculo. Portanto, para melhores detalhes, condies gerais, restries, preo, aplicao, disponibilidade da Garantia Estendida na Rede e utilizao do plano de Garantia Estendida, consulte a Central de Relacionamento Fiat ou sua Concessionria FIAT. *0800 707 1000 - Central de Relacionamento Fiat

F-7

Veculos Novos
(025) MasterCard International (026) MasterCard Gold Preencher de forma legvel e sem rasuras Identificao do veculo (209) Visa International (210) Visa Gold

Dados do proprietrio Nome

Endereo completo

Bairro Cidade
Telefone residencial

Estado

CEP

Telefone celular

DDD

Fone

DDD
CPF do proprietrio

Fone
Data de nascimento

Local __________________________________________

Data ___/___/___

Assinatura do proprietrio
obrigatrio anexar cpias da nota fiscal de compra do veculo. No se esquea de preencher o verso deste formulrio

Dados do proprietrio Estado Civil: 1. Casado Sexo M F 2. Solteiro 3. Vivo 4. Desq./Sep. 5. Divorc. 6. Outros Identidade rgo emissor

Pea seu carto adicional Nome

Grau de parentesco Data de nascimento Nome

A. Cnjuge

I. Pais

J. Filhos

H. Outros

Nome do pai

CIC/CPF

Nome da me

Grau de parentesco Residncia: 1. Alugada 2. Com os pais 3. Outros 4. Funcional Data de nascimento 5. Prpria quitada Endereo de e-mail Dados Econmicos - Financeiros Empresa Endereo completo 6. Prpria em financiamento 1.Diners Club 5.American Express 12.Real/ABN

A. Cnjuge

I. Pais

J. Filhos

H. Outros

CIC/CPF

Outros cartes de crdito (somente se titular): 2.Bradesco 8.Outros MasterCard 13.Ita 3.Unibanco 9.Outros Visa 14.CEF 4.Credicard 11.Banco do Brasil

Escolha a data de sua preferncia 01 17 01 17 Estado DDD Telefone Ramal 02 18 02 18 03 20 03 20 06 21 06 21 09 23 09 23 11 25 11 25 12 26 12 26 14 28 14 28 15

Bairro Cidade CEP Profisso Natureza da ocupao Outras rendas R$ Salrio R$ Origem das outras rendas CIC/CPF

15

Identificao do vendedor (preenchimento obrigatrio) Nome completo

Ao de venda n

Tipo de vendedor

Caso seja scio ou proprietrio da empresa anote o n do CGC/CNPJ

Esta proposta ser submetida anlise de crdito, segundo critrios prprios do Sistema CREDICARD. Aps a aprovao ser enviada a cpia do contrato de adeso e emitido(s) e entregue(s) o(s) carto(es) de crdito bloqueado(s). A aprovao de um carto no implica na aprovao do outro.

PREENCHER TAMBM DADOS REFERENTES PINTURA E OPCIONAIS NAS PGINAS 30, 31 E 32.

-----------------------------------------------------------------------------------------IDENTIFICAO DO PROPRIETRIO E DO VECULO


IDENTIFICAO DO VECULO
TIPO DV VERSO CHASSI NOME

CONCESSIONRIA COMPRADORA DE

A SIV
CDIGO

COMB.

N. FISCAL FIAT

DV

VECULO

ETI
CONCESSIONRIA VENDEDORA

E QU

A TA

NOME

CDIGO

DADOS DO PROPRIETRIO
NOME SOBRENOME

RUA/AVENIDA

AP./SALA

BAIRRO

(DDD) TEL. RESIDENCIAL

(DDD) TEL. COMERCIAL E RAMAL

CEP

CIDADE

UF

MARCA DA BATERIA

CAPAC. DE CARGA Ah CLASSIFICAO DO CLIENTE

DATA DE FABRICAO

VELOCMETRO SUBSTITUDO EM:


KM CD. CONC.EXEC./OS DATA KM

1 2 3 4 5

CLIENTE - VAREJO FROTISTA TAXISTA PESSOA JURDICA/LEASING/AUTO-ESCOLA/LOCADORA AUTONOMY

CD. CONC.EXEC./OS

DATA

Dia

DATA DA VENDA
Ms (por extenso)

Ano

BATERIA SUBSTITUDO EM:


MARCA/CAPAC.CARGA CD. CONC.EXEC./OS DATA

Ah

Este livrete se refere a:

1 via

2 via

CERTIFICADO DE GARANTIA
A FIAT AUTOMVEIS S.A. dentro dos prazos e limites abaixo descritos, desde que no ocorram quaisquer dos fatos enumerados como excludentes, garante o veculo retrodescrito, obrigando-se a reparar ou substituir as peas que, em servio e uso normal, apresentarem vcios de fabricao ou de material. PRAZO DE GARANTIA: (contado a partir da data da emisso da Nota Fiscal de venda ao primeiro proprietrio). CONTRATUAL: (desde que sejam realizadas as revises programadas na Rede Assistencial Fiat no Brasil) - 12 (doze) meses, sem limite de quilometragem.

CARROCERIA: 12 (doze) meses (recomenda-se a realizao das revises de carroceria, a cada 12 meses a partir da data de venda do veculo ao primeiro proprietrio, na Rede Assistencial Fiat no Brasil). LIMITES: Pela presente Garantia, a FIAT AUTOMVEIS S.A. se compromete, desde que no ocorram quaisquer das hipteses enumeradas a seguir que impliquem em cancelamento da mesma, a reparar ou substituir gratuitamente, nas oficinas de sua Rede Assitencial Fiat no Brasil, as peas, que no estando enumeradas a seguir como excludas da garantia, apresentarem vcios de fabricao ou montagem. A Garantia da Carroceria consistir na reparao de todas as peas da carroceria que, em servio e uso normal, apresentarem ferrugem provocada por vcio de fabricao ou de material, reconhecido pela FIAT.

Ateno A utilizao do veculo no litoral e/ou estradas precrias implica em uma conservao e manuteno mecnica e da carroceria mais apurada e pode requerer alguns reparos conseqentes, que sero sempre a cargo do cliente e a sua no execuo invalida automaticamente esta garantia. A FIAT AUTOMVEIS S.A. reserva-se o direito de, a qualquer tempo, modificar, descontinuar ou alterar o modelo de seus produtos, assim como as condies aqui descritas, sem incorrer em qualquer responsabilidade ou obrigao para com a Rede Assistencial Fiat no Brasil, comprador ou terceiros e no assume nenhuma outra responsabilidade alm daquelas expressas nesta garantia.

F-13

Fica expressamente convencionado que a substituio de componentes completos, tais como motor, cmbio, transmisso e eixos, dentre outros, s ser realizada caso no possa o inconveniente ser reparado com a simples substituio das peas com vcios de fabricao. A garantia das peas substitudas no veculo durante o perodo de garantia finda com a Garantia Contratual do veculo. A GARANTIA ESTAR AUTOMATICAMENTE CANCELADA SE OCORREREM AS SEGUINTES SITUAES: Deixar de ser realizada qualquer uma das revises e manutenes programadas, alm das revises de verificao e controle nos prazos e quilometragens preestabelecidos; Se o motor funcionar sem o lquido de arrefecimento, seu veculo poder ser seriamente danificado. Os reparos, nestes casos, no sero cobertos pela garantia;

O veculo for submetido a condies para as quais o mesmo no foi produzido, levando em considerao as informaes tcnicas descritas no Manual de Uso e Manuteno, tais como competies de qualquer natureza, sobrecargas, acidentes no passveis de recuperao pela Rede Assistencial Fiat no Brasil etc.; Se a reviso e a manuteno do veculo forem negligenciadas; O veculo for reparado fora da Rede Assistencial Fiat no Brasil; O tipo de combustvel do veculo for modificado; O uso de produtos no recomendados; For perfurada a carroceria para adaptao de acessrios, excludos os homologados pela FIAT instalados pela Rede Assistencial Fiat no Brasil; Se o velocmetro ou cabo for violado; Se o motor funcionar sem o lquido de arrefecimento, seu veculo poder ser seriamente danificado. Os reparos, nestes casos, no sero cobertos pela garantia.

As peas consideradas de manuteno normal ou que se desgastam com o uso estaro acobertadas pela garantia quando apresentarem vcios de fabricao ou de material. A reparao ou substituio de pneus, cmaras de ar, bateria (conforme marca especificada na pgina F-11), rdio, toca-fitas/CD e ar-condicionado, que apresentem vcios de fabricao ou de material, poder ser feita diretamente no representante autorizado do respectivo fabricante ou pela Rede Assistencial Fiat no Brasil de acordo com a convenincia do cliente. A instalao de componentes no genunos e/ou no homologados pela Fiat ou a modificao da estrutura tcnica ou mecnica do veculo com a substituio de componentes genunos por outros originais com especificaes diferentes, sem a autorizao prvia da Fiat Automveis, poder provocar perda do direito de reparao das partes, peas e/ou componentes danificados em conseqncia da sua instalao.

F-14

ITENS NO COBERTOS PELA GARANTIA - SUBSTITUIES/ REPARAES A paralisao do veculo para execuo de servios no d direito ao proprietrio extenso ou prorrogao do prazo de garantia; Deslocamento de pessoal, imobilizao e reboque do veculo; Danos pessoais ou materiais do comprador ou terceiros; Servios previstos de manuteno normal do veculo, tais como: reapertos, limpeza, lavagem, lubrificaes, verificaes, regulagens e outros servios de mesma natureza; Alinhamento de direo e/ou balanceamento das rodas;

Elementos filtrantes (filtro de leo, de ar, de combustvel e antiplen), velas, lquido para o sistema de arrefecimento, protetivo ceroso, combustvel e similares, fluidos de freio e direo hidrulica, leos lubrificantes, graxas, lquido detergente para lavador do pra-brisa e do vidro traseiro, juntas da tampa de vlvulas, correia do alternador/ bomba-dgua, correia dentada, correia do compressor do ar-condicionado, correia da direo hidrulica e outras peas quando substitudas preventivamente nas revises peridicas; Peas que se desgastam pelo uso, tais como: disco de embreagem, pastilhas e lonas de freio, discos e tambores de freio e outras peas de mesma natureza; Revestimentos, tapetes, forraes e outras peas de mesma natureza;

Defeitos de pintura ocasionados por intempries, por influncias externas anormais ou que o veculo no tenha sido protegido ou mantido adequadamente e aplicao de produtos qumicos ou produtos no recomendados pela FIAT; Defeitos oriundos de acidentes ou abalroamentos do veculo; Carga de bateria; Danos provocados e decorrentes do uso indevido do veculo, impercia ou abuso; Modificaes no produto sem autorizao da FIAT e conseqncias decorrentes das mesmas;

F-15

Correo de vcio de fabricao com peas e acessrios no fornecidos ou aprovados pela FIAT; Testes em veculos de clientes em estradas; Mo-de-obra para instalao de acessrios; Peas ou acessrios instalados em produtos no produzidos pela FIAT; Aparelhos que no fazem parte do equipamento original do veculo, instalados pelo cliente; Vidros em geral, quanto a trincas e quebras provocadas por agentes externos; Peas no genunas; Rumorosidade causada por uso indevido.

GARANTIA DE PEAS LIMITADAS POR TEMPO - 3 (TRS) MESES Palhetas do limpador do prabrisa e do vidro traseiro, bateria dos telecomandos do alarme e lmpadas ficam garantidas pelo prazo legal acima citado, contado a partir da data da Nota Fiscal de venda do veculo ao primeiro proprietrio.

SERVIO DE ENTREGA
INSTRUES A SEREM DADAS AO PROPRIETRIO Funcionamento geral do veculo e de todos os acessrios; Uso das chaves, instrumentos e localizao da chave de rodas e pneu sobressalente; Alavancas de abertura do capuz do motor e da tampa do porta-malas; Localizao dos pontos de abastecimento (gua, leo e fluido); Troca de pneus, uso do macaco e calibragem dos pneus; Tipo e quantidade de leo e combustvel a serem usados;

F-16

Utilizao do sistema de arcondicionado/aquecimento interno. Explicao sobre manuteno e procedimentos de garantia. VERIFICAES E AJUSTES EXECUTADOS PELA CONCESSIONRIA Externas Alarme antifurto/telecomando, fechaduras, travas, maanetas das portas, capuz e porta-mala, portas e tampas (abertura, fechamento e alinhamento), dispositivo de segurana para crianas nas portas traseiras, abertura do capuz (dispositivos), aperto da tampa do reservatrio de expanso e nvel, leo do motor, sistema de partida, nvel do fluido de freio, nvel do fluido de direo hidrulica, nvel de fluido do lavador de pra-brisa, identificao do veculo (vidros, plaqueta e etiqueta) macaco, chave de rodas, tringulo de segurana, rodas (aperto de parafusos com torqumetro), presso dos pneus (inclusive sobressalente) e bateria (verificao e eventual recarga).

Internas Pedal da embreagem (regulagem do curso do pedal e existncia de rudo), trava de direo, espelhos retrovisores, mquina de acionamento (manual e eltrico) dos vidros, porta e trava eltrica, cintos de segurana, luzes internas, limpadores e lavadores dos vidros, vidro trmico traseiro (aquecimento da resistncia), buzina, acendedor de cigarros e cinzeiros, relgio eletrnico (acerto da hora), pra-sol, sistemas de som, teto solar (se disponvel) e freio de estacionamento. Motor ligado Indicadores no painel de instrumentos (luzes piloto), sistema de ar-condicionado, ventilao interna e aquecedor/difusores de ar.

No elevador Vedao da parte inferior das portas, leo da caixa de cmbio e diferencial (nvel), verificar as articulaes quanto a danos e/ou elementos de fixao soltos (visual), tubulaes, mangueiras e conexes de combustvel, gua e leo/ vazamentos (visual). Verificar a eficincia dos freios e caixa de mudanas, observar rudos mecnicos e rangidos, limpeza/ externa e aspectos da pintura externa (inspeo geral).

Data ____ /____ /____

_______________________________ Carimbo e assinatura da Concessionria

F-17

REVISES
A execuo de TODAS as Revises Iniciais de Mecnica/ Eltrica e Carroceria, bem como dos SERVIOS DE MANUTENO PROGRAMADA constituem fatores indispensveis para dar continuidade e validade garantia do veculo. A reviso inicial dos 15.000 km poder, para sua maior comodidade, ser executada com uma tolerncia de 1.000 km a mais ou a menos, dos limites estabelecidos. Veculos Autonomy: vide Programa Autonomy, na pgina F-19.

Obs.: aps o vencimento da Garantia Contratual, se o veculo: a) no atingir a quilometragem prevista para a reviso inicial, ter at o 24 ms para realiz-la com mo-de-obra gratuita a partir da data da venda ao 1 proprietrio; b) atingir a quilometragem prevista para reviso inicial entre o 13 e o 24 ms da data da venda do veculo ao 1 proprietrio, dever obrigatoriamente realiz-la imediatamente, respeitados os prazos e quilometragens previstos. ATENO O leo lubrificante do motor degrada por quilometragem ou pelo tempo, portanto imprescindvel sua substituio de acordo com o Manual de Uso e Manuteno respeitados os prazos de validade e/ou quilometragem. Veja seo Manuteno do Veculo.

A execuo, dentro das quilometragens indicadas, das operaes que constituem as revises, tem por fim assegurar uma manuteno bem cuidada e especializada, que condio essencial para obter os melhores resultados no que diz respeito eficincia e perfeito funcionamento do veculo. Demais revises, vide Manual de Uso e Manuteno do veculo.

F-18

NOTAS Todas as revises programadas e/ou reparos devem ser feitos pela Rede Assistencial Fiat no Brasil. As despesas referentes s substituies de peas consideradas como manuteno normal e que se desgastam pelo uso, bem como a mo-deobra das manutenes programadas correm por conta do cliente. As operaes previstas para todas as revises programadas esto descritas no Manual de Uso e Manuteno. ATENO As revises citadas anteriormente devem ser realizadas dentro dos prazos estipulados, caso contrrio, o cliente perder o direito garantia concernente ao item que teve a manuteno negligenciada e das peas coligadas e relacionadas ao sistema negligenciado.

PROGRAMA AUTONOMY
O Autonomy - Programa para a mobilidade, um projeto inovador, exclusivamente destinado a pessoas portadoras de deficincia fsica dos membros inferiores e/ou superiores. Objetivando proporcionar as perfeitas condies de funcionamento dos sistemas e adaptaes existentes em seu veculo, a FIAT AUTOMVEIS S.A. e o fornecedor homologado responsvel pelas adaptaes, estabeleceram algumas verificaes peridicas e obrigatrias. Estas verificaes devem ser executadas, obrigatoriamente, pela Rede Assistencial Fiat no Brasil e, para os itens adaptados pelo fornecedor, as verificaes devem ser executadas pelo mesmo, em suas oficinas especializadas, devendo o cliente se atentar para os prazos estipulados por ambos.

A reviso inicial e o servio de manuteno programada seguem os mesmos critrios estabelecidos para os demais modelos (pgina F-18). Quanto aos itens adaptados, solicitamos que seja verificado o plano de manuteno no livrete do fornecedor, que ser entregue por ocasio da adaptao. ATENO As revises citadas anteriormente devem ser realizadas dentro dos prazos estipulados. Caso contrrio, o cliente perder o direito garantia concernente ao item que teve a manuteno negligenciada e das peas coligadas e relacionadas ao sistema negligenciado.

F-19

SERVIO DE MANUTENO PROGRAMADA RECOMENDADO PELA FIAT


A manuteno, metodicamente seguida, constitui fator indispensvel longa durao de seu veculo, nas melhores condies de funcionamento, aparncia e rendimento. Para atender a esta necessidade e manter a validade da garantia, a FIAT AUTOMVEIS S.A. estabeleceu Revises de Manuteno Programada (vide Manual de Uso e Manuteno - captulo Manuteno do Veculo). TOLERNCIA PARA EXECUO DAS REVISES Para sua maior comodidade, podero ser executadas com uma tolerncia de 1.000 km para mais ou para menos, dos limites estabelecidos.

REVISES DE CARROCERIA
Objetivando preservar, em perfeitas condies de funcionamento, e esttica, a carroceria de seu veculo, qual foi dispensado o mais aperfeioado tratamento da indstria automotiva, a FIAT recomenda que se faa revises anuais de carroceria, que devero ser feitas de 12 (doze) em 12 (doze) meses, contados a partir da data de venda do veculo ao primeiro proprietrio.

Recomenda-se ainda que estes servios sejam executados pela Rede Assistencial Fiat no Brasil. As despesas com materiais, eventuais reparos necessrios e mo-de-obra destas revises so de responsabilidade do proprietrio.

ATENO As revises citadas anteriormente devem ser realizadas dentro dos prazos estipulados. Caso contrrio, o cliente perder o direito garantia concernente ao item que teve a manuteno negligenciada e das peas coligadas e relacionadas ao sistema negligenciado.

F-20

------------------------------------------------------------------------------------------

PR-ORDEM DE SERVIO
Prezado(a) usurio(a),

Este formulrio foi elaborado para que sejam anotadas observaes feitas durante o uso do veculo, devendo ser apresentado Rede Assistencial Fiat no Brasil na ocasio de reparos e/ou revises.
PROPRIETRIO NMERO Servio AP/SALA BAIRRO MODELO
Man. Prog. 1 Man. Prog. 6

RUA/AVENIDA CIDADE PLACA


Man. Prog. 2 Man. Prog. 7

UF CONCESSIONRIA EXECUTANTE
Man. Prog. 3 Man. Prog. 8

TELEFONE
DATA DO SERVIO

VECULO/VERSO
Inicial Man. Prog. 5

EXECUTAR REVISO

Man. Prog. 4 Man. Prog. 9

REV. CARROC.
1 2 3 4

LOCALIZAO

OBSERVAO

Autorizo as intervenes e eventuais reparos necessrios, caso confirmado algum dos inconvenientes reclamados.

_______________________________________ Assinatura do proprietrio

------------------------------------------------------------------------------------------

PR-ORDEM DE SERVIO
Prezado(a) usurio(a),

Este formulrio foi elaborado para que sejam anotadas observaes feitas durante o uso do veculo, devendo ser apresentado Rede Assistencial Fiat no Brasil na ocasio de reparos e/ou revises.
PROPRIETRIO NMERO Servio AP/SALA BAIRRO MODELO
Man. Prog. 1 Man. Prog. 6

RUA/AVENIDA CIDADE PLACA


Man. Prog. 2 Man. Prog. 7

UF CONCESSIONRIA EXECUTANTE
Man. Prog. 3 Man. Prog. 8

TELEFONE
DATA DO SERVIO

VECULO/VERSO
Inicial Man. Prog. 5

EXECUTAR REVISO

Man. Prog. 4 Man. Prog. 9

REV. CARROC.
1 2 3 4

LOCALIZAO

OBSERVAO

Autorizo as intervenes e eventuais reparos necessrios, caso confirmado algum dos inconvenientes reclamados.

_______________________________________ Assinatura do proprietrio

REVISES E MANUTENES PROGRAMADAS


REVISO INICIAL Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________ MANUTENO PROGRAMADA 3 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

MANUTENO PROGRAMADA 1 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

MANUTENO PROGRAMADA 4 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

MANUTENO PROGRAMADA 2 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

MANUTENO PROGRAMADA 5 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

IMPORTANTE: A Oficina Autorizada que executar a manuteno dever carimbar no local correspondente.

CONTROLE DE MANUTENES PROGRAMADAS


MANUTENO PROGRAMADA 6 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________ MANUTENO PROGRAMADA 9 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

MANUTENO PROGRAMADA 7 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

MANUTENO PROGRAMADA 10 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

MANUTENO PROGRAMADA 8 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

MANUTENO PROGRAMADA 11 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

IMPORTANTE: A Oficina Autorizada que executar a manuteno dever carimbar no local correspondente.

CONTROLE DE MANUTENES PROGRAMADAS


MANUTENO PROGRAMADA 12 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________ MANUTENO PROGRAMADA 15 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

MANUTENO PROGRAMADA 13 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

MANUTENO PROGRAMADA 16 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

MANUTENO PROGRAMADA 14 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

MANUTENO PROGRAMADA 17 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

IMPORTANTE: A Oficina Autorizada que executar a manuteno dever carimbar no local correspondente.

CONTROLE DE MANUTENES PROGRAMADAS


MANUTENO PROGRAMADA 18 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________ MANUTENO PROGRAMADA 20 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

MANUTENO PROGRAMADA 19 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

MANUTENO PROGRAMADA 21 Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

IMPORTANTE: A Oficina Autorizada que executar a manuteno dever carimbar no local correspondente.

CONTROLE DE MANUTENES PROGRAMADAS DE CARROCERIA


1 ANO Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________ 3 ANO Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

2 ANO Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

4 ANO Chassi: ___________________________________________________________ O.S.: _____________________________________________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria Km:__________________________ Data:____/____/____

IMPORTANTE: A Oficina Autorizada que executar a manuteno dever carimbar no local correspondente.

REGISTRO DE PINTURA ORIGINAL DO VECULO


Preencher os dados conforme etiqueta de pintura colada na carroceria do veculo. Pode-se localiz-la nas partes internas da tampa do porta-malas, portas ou colunas das portas, conforme modelo e ano do veculo.

FABRICANTE:

COR:

CDIGO:

PARA RETOQUES E

ACESSRIOS FIAT
Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________ Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

ACESSRIOS FIAT
Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________ Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

Descrio do acessrio: _____________________________________________ N do desenho__________________________N N.F.:____________________ Data da instalao:______________________Km:________________________

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

___________________________________________________________ Assinatura e carimbo da Concessionria

GARANTIA APS GARANTIA


Prezado(a) cliente, Quando iniciamos o nosso trabalho neste pas, assumimos um compromisso com a qualidade de nossos produtos e a dos servios prestados pela nossa Rede Assistencial Fiat no Brasil. GARANTIA DE PEAS E SERVIOS Todas as peas originais Fiat (exceto lmpadas, bateria dos telecomandos do alarme e palhetas dos limpadores do pra-brisa e do vidro traseiro*) adquiridas e substitudas nas Concessionrias da Rede Assistencial Fiat no Brasil, mediante pagamento, mesmo aps o trmino da garantia do veculo, so garantidas por 12 (doze) meses sem limite de quilometragem, contados a partir da data do servio.

Ateno: as peas adquiridas na Concessionria FIAT, porm instaladas fora da Rede FIAT, que apresentarem vcios de fabricao ou de material, estaro acobertadas pela garantia exclusivamente por um perodo de 03 meses, a partir da data da emisso da nota fiscal de venda. Observamos que caso a pea garantida pela FIAT Automveis S.A. venha a sofrer danos ou desgaste prematuro em funo de outra anomalia no veculo ou negligncia de manuteno, a garantia desta pea ser automaticamente cancelada. Garantia de 03 (trs) meses.

F-33

----------------------------------------------------------------------------------------

Em caso de mudana de endereo e/ou proprietrio, solicitamos ao prezado cliente preencher todos os dados ao lado e enviar-nos este carto.

ATUALIZAO CADASTRAL
N CHASSI DO VECULO

Nome do proprietrio: _______________________________________________________________________________ Rua/Av.___________________________________________________________ N _______________Apto.__________ Bairro _____________________________________ Cidade ________________________ Estado___________________ Tel. _______________________________________ CEP____________________________________________________

DE PARA

Nome do proprietrio: _______________________________________________________________________________ Rua/Av.___________________________________________________________ N _______________Apto.__________ Bairro _____________________________________ Cidade ________________________ Estado___________________ Tel. _______________________________________ CEP____________________________________________________ e-mail _______________________________________________________Autorizado pelo cliente acima identificado.
Favor preencher com letra legvel TODOS OS DADOS ACIMA

PRT - MG 73269/85 APT DE BETIM DR/MG

CARTO-RESPOSTA
No necessrio selar. O selo ser pago por:

Encaminhar para: Assistncia Tcnica/Garantia - G.21 - Sala 18 Rodovia Ferno Dias, km 429 32530-000 - Betim - MG

----------------------------------------------------------------------------------------

Em caso de mudana de endereo e/ou proprietrio, solicitamos ao prezado cliente preencher todos os dados ao lado e enviar-nos este carto.

ATUALIZAO CADASTRAL
N CHASSI DO VECULO

Nome do proprietrio: _______________________________________________________________________________ Rua/Av.___________________________________________________________ N _______________Apto.__________ Bairro _____________________________________ Cidade ________________________ Estado___________________ Tel. _______________________________________ CEP____________________________________________________

DE PARA

Nome do proprietrio: _______________________________________________________________________________ Rua/Av.___________________________________________________________ N _______________Apto.__________ Bairro _____________________________________ Cidade ________________________ Estado___________________ Tel. _______________________________________ CEP____________________________________________________ e-mail _______________________________________________________Autorizado pelo cliente acima identificado.
Favor preencher com letra legvel TODOS OS DADOS ACIMA

PRT - MG 73269/85 APT DE BETIM DR/MG

CARTO-RESPOSTA
No necessrio selar. O selo ser pago por:

Encaminhar para: Assistncia Tcnica/Garantia - G.21 - Sala 18 Rodovia Ferno Dias, km 429 32530-000 - Betim - MG

NDICE ALFABTICO Abastecimentos .....................A-42


Abastecimentos .............. E-17,E-18 Abertura da tampa do porta-malas . ................................................ A-34 Abertura das portas..................A-30 Abertura do cap.....................A-36 Acelerao .............................. B-12 Acesso aos bancos traseiros.......A-5 Acessrios aerodinmicos ....... B-11 Acessrios comprados pelos usurio ................................................ B-14 Acidentes ................................C-15 Advertncia de leo do motor .. D-5 Agentes atmosfricos .............. D-18 Acionamento do freio de mo ... B-3 Air Bag ....................................A-37 Ajustes dos cintos de segurana traseiros.............................. A-7 A-8 Alavanca direita - Limpador/lavador do pra-brisa ... ................................................ A-25

-Limpador/lavador do vidro traseiro ................................................ A-26 Alavanca esquerda - Faris altos ...........................A-24 - Faris baixos ........................A-24 - Lampejos .............................A-25 - Luzes de direo ..................A-25 - Luzes de posio..................A-24 Alavancas sob o volante ..........A-24 Alimentao e ignio............... E-5 Alinhamento das rodas .............. E-9 Alinhamento das rodas dianteiras .. .................................................. E-9 Alinhamento das rodas traseiras ..... .................................................. E-9 Alternador ............................... E-11 Ampliao do porta-malas.......A-34 Ano de fabricao do veculo.... E-1 Antes de dar a partida................ B-1 Antes de sair com o veculo....... B-5 Apia-cabeas...........................A-4 Aquecimento...........................A-21 Aquecimento do motor.............. B-1 Ar-condicionado . A-22, B-11, D-17

Aviso sobre o uso dos cintos de segurana ..................................A-8 Atualizao cadastral .............. F-35

Bagageiro de teto...................A-37
Bagagito ..................................A-35 Bancos - Regulagem do encosto reclinvel com alavanca ............................A-4 - Regulagem no sentido longitudinal .................................................. A-4 Bateria................... D-6, D-11, E-11 Bem-vindo a bordo....................... 2 Bocal de combustvel ..............A-42 Boto de comando do desembaador do vidro traseiro ................A-27

Caixa de ar............................. A-20


Caixa de mudanas ................... E-6 Calibragem dos pneus .................... .............................Contracapa, E-21 Cmbio ..................................... E-6 Cancelamento da garantia ....... F-14 Capacidade da bateria............. E-11 Cap do motor ........................A-36 G-1

Caractersticas do lubricantes e dos lquidos ................................... E-20 Caractersticas tcnicas..................E Cargas inteis .......................... B-10 Carroceria .............................. D-18 Carto de crdito....................... F-9 Catalisador ..............................A-43 Centrais eletrnicas ................ D-13 Certicado de garantia ............ F-13 Chassi........................................ E-1 Chaves do veculo .....................A-1 Cintos de segurana ..................A-6 Cintos de segurana traseiros.....A-7 Cinzeiro ..................................A-28 Cdigo de identicao de carroceria.............................................. E-1 Cdigo dos motores................... E-2 Comandos ...............................A-26 Comandos da ventilao .........A-20 Comandos do aquecimento.....A-21 Comandos do ar-condicionado ...... ................................................ A-22 Como aquecer o motor depois da partida....................................... B-1 G-2

Como manter sempre ecientes os cintos de segurana ...................A-9 Como utilizar os cintos de segurana .............................................. A-6 Compartimento de carga ................ .............................. A-31, E-14, E-15 Comprovante de entrega ........... F-3 Comutador de ignio ...............A-3 Condicionador do ar (resfriamento) ................................................ A-22 Condies de utilizao do veculo ................................................ B-12 Conhecimento do veculo ............ A Conjunto da luz interna.. A-27, C10 Conjunto da luz interna...........C-10 Conselhos para boa conservao da carroceria ............................... D-19 Conselhos teis para prolongar a durao da bateria.................. D-12 Consideraes importantes........... 4 Consumo de leo do motor ..... E-19 Conteno dos gastos - Acessrios aerodinmicos .... B-11 - Ar-condicionado .................. B-11 - Cargas inteis....................... B-10

- Equipamentos eltricos ........ B-11 - Manuteno do veculo ....... B-10 - Pneus ................................... B-10 Continuidade da manuteno... D-5 Controles freqentes e antes de viagens longas ......................... B-14 Conversor cataltico trivalente .A-43 Credicard .................................. F-9

Dados para identicao ......... E-1


Descrio de funcionamento do air bag .......................................... A-37 Desembaador ........................A-18 Desembaador do vidro traseiro..... ................................................ A-27 Desembaamento rpido................ ...................................... A-21, A-23 Desempenho ........................... E-13 Destinao de baterias ............A-44 Diferencial ................................ E-6 Difusores de ar ........................A-20 Difusores regulveis ................A-20 Dimenses ..................... E-14, E-15 Direo ..................................... E-8 Dirigir noite ............................ B-6

Dirigir com chuva ..................... B-7 Dirigir com economia e respeitando o meio ambiente ....................... B-8 Dirigir com segurana ............... B-5 Dirigir em montanha ................. B-8 Dirigir na neblina ...................... B-7 Dispositivo de segurana para crianas........................................... A-30 Dispositivos antipoluio .......... E-5 Dispositivos para reduzir as emisses .........................................A-43 Dispositivo pr-tensionador.....A-10

Espelho retrovisor interno ..........A-6 Espelhos retrovisores externos ...A-6 Estacionamento ......................... B-2 Etiqueta adesiva de identicao da tinta da carroceria ..................... E-2 Etiqueta adesiva de identicao do fabricante .................................. E-2 Etiquetas.................................... E-1 Extintor de incndio ........ C-16, D-6

Fusveis na central ...................C-12 Fusveis no vo do motor.........C-13

Gancho de reboque...............C-15
Ganchos para amarrao de cargas ................................................ A-33 Garantia - Assistencial ................................F - Contratual ............................ F-13 - De carroceria ....................... F-13 - Estendida ............................... F-7 - Itens no cobertos ................ F-15 Grades e anteparos..................A-33

Faris
- Regulagem do facho luminoso ..... ................................................ A-37 Faris altos .................... A-18, A-24 Faris baixos ...........................A-24 Fechamento da tampa do porta-malas ...........................................A-34 Ferramentas...............................C-3 Fiat CODE ...............................A-18 Filtro de ar...................... D-6, D-11 Filtro de combustvel ................ D-6 Freio de estacionamento................. ................................. A-17, B-3, E-8 Freio de mo ............ A-17, B-3, E-8 Freios de servio........................ E-8 Freios ........................................ E-8

Eletroventilador do radiador.. D-20


Em caso de acidente................C-15 Em emergncia............................. C Em viagem................................. B-5 Embreagem ............................... E-6 Engates para reboques - Instalao............................. B-12 Equipamentos eltricos............ B-11 Equipamentos internos ............A-27 Esguichos ............................... D-17 Especicaes tcnicas do motor .. .................................................. E-4

Hodmetro ............................ A-14 Identicao do proprietrio do


veculo .................................... F-11 Iluminao do compartimento de carga ....................................... A-33 Indicador de temperatura ........A-15 Indicador nvel de combustvel....... ................................................ A-14 Indicadores de direo ............A-18 Instalao de sistemas de som ........ ................................................ A-41 G-3

Instalao do engate para reboques ................................................ B-13 Instrumentos de bordo.............A-14 Interior do veculo .................. D-20

Lquido do sistema de arrefecimento do motor .................................. D-9 Lquido dos freios ................... D-10 Lquido dos lavadores do pra-brisa e do vidro traseiro .................... D-9 Longa inatividade do veculo... B-13 Luz de placa............................C-10 Luz do compartimento de carga .... ................................................ C-11 Luz interna ..............................A-27 Luzes de direo .....................A-25 Luzes de emergncia ...............A-26 Luzes de posio .....................A-24 Luzes de posio dianteira ........C-8 Luzes externas .........................A-18

No posto de abastecimento ...A-41


Notas sobre o uso dos produtos ..... ................................................ E-19 Nmero do chassi ..................... E-1

Lmpadas ................................C-6
Lmpadas-piloto......................A-16 Lampejos do farol....................A-25 Lanternas traseiras .....................C-8 Lavador pra-brisa...................A-25 Lavador vidro traseiro..............A-26 Levantadores dos vidros das portas ................................................ A-30 Levantadores eltricos dos vidros das portas ................................A-30 Levantadores manuais dos vidros das portas ................................A-31 Levantamento do veculo ........C-14 Limitador de abertura da porta ....... ................................................ A-32 Limpador pra-brisa ................A-25 Limpador vidro traseiro ...........A-26 Limpadores do pra-brisa e do vidro traseiro ................................... D-16 Limpeza dos bancos e das partes de tecido ..................................... D-20 G-4

leo do motor................ D-5, D-8


Os smbolos para uma direo correta............................................... 3

Painel de instrumentos ..........A-11


Palhetas dos limpadores ......... D-16 Para desligar o motor................. B-2 Paradas ou interrupes de trnsito ................................................ B-12 Pra-sis..................................A-29 Partes de plstico internas ...... D-20 Partida - com bateria auxiliar ..... C-2, C-13 - com manobras por inrcia .....C-3 - com motor quente.................. B-2 - de emergncia ............... B-2, C-1 - do motor ................................ B-1 Pesos do veculo...................... E-16 Pintura Fiat ............................. D-19 Plano de manuteno programada . ................................. D-2, D-3, D-4

Macaco...................................C-3
Manuteno do veculo...... B-10, D Manuteno programada.......... D-1 Medidas do veculo ........ E-14, E-15 Modo de dirigir ....................... B-11 Motor .................................. E-3,E-4 Motor de partida...................... E-12

Pneus ............................. B-10, D20 Porta lateral retrtil ..................A-32 Porta traseira Fiorino ...............A-31 Porta-luvas ..............................A-27 Porta-malas - Abertura e fechamento da tampa A-34 - Ampliao.............................A-34 - Bagagito ................................A-35 - Cobertura do porta-malas......A-35 - Fechamento ..........................A-34 Portas ......................................A-29 Portas laterais ..........................A-29 Posio dos fusveis.................C-11 Prazo de garantia..................... F-13 Prazo de garantia contratual .... F-13 Predisposio para instalao do auto-rdio................................A-40 Pr-ordem de servio............... F-21 Presso do leo do motor ........A-16 Presso dos pneus .......................... ................... D-14, E-21, contracapa Pr-tensionadores ....................A-10 Produtos utilizados .................. E-20 Programa Autonomy................ F-19

Proteo contra agentes atmosfricos ......................................... D-18 Proteo do meio ambiente.....A-43 Proteo dos dispositivos que reduzem as emisses ........................ B-9

Se apagar uma luz externa .......C-5


- Farol alto................................C-7 - Farol baixo.............................C-7 - Lanternas traseiras..................C-8 - Luz de placa ........................C-10 - Luz de posio dianteira ........C-8 - Setas dianteiras ......................C-8 Se apagar uma luz interna .......C-10 Se descarregar a bateria...........C-13 Se furar um pneu .......................C-3 Se precisar levantar o veculo ..C-14 Se precisar rebocar o veculo...C-15 Se queimar um fusvel .............C-11 Seo de identicao do veculo . .................................................. E-1 Servio de manuteno programada recomendado pela Fiat ............ F-20 Servios adicionais ................... D-5 Setas.............................. A-18, A-25 Simbologia ................................... 5 Sistema antievaporao ...........A-44 Sistema de injeo...................A-16 Sistema eltrico ....................... E-11 Sistema Fiat CODE ....................A-1 G-5

Quadro de instrumentos ...............


...................................... A-12, A-13

Radiotransmissores ................ B-14


Reboques ................................ B-12 Recarga bateria.............. A-16, C-14 Reciclagem de baterias............A-46 Recirculao ...........................A-23 Regulagem dos faris...............A-37 Regulagens personalizadas ........A-4 Reservatrio de gasolina para partida a frio.................................. D-10 Resfriamento do ar ..................A-22 Retrovisores...............................A-6 Revises .................................. F-18 Revises de carroceria............. F-20 Rodas e pneus ........................ D-14 Rodas e pneus ......................... E-10 Rudos veiculares ....................A-44

Situao do trnsito e condies das vias e estradas ......................... B-12 Sonda lambda .........................A-43 Substituio das lmpadas das setas dianteiras...................................C-8 Substituio das lmpadas dos faris .................................................. C-7 Substituio das palhetas........ D-16 Substituio do pneu .................C-3 Substituies fora do plano....... D-5 Substituir os fusveis ................C-13 Superaquecimento do motor ...A-17 Suspenso ................................. E-8 Suspenso dianteira e traseira.... E-8

Trava da direo........................A-3 Travamento de porta ...............A-30 Travamento eltrico.................A-30 Troca de marchas .............B-4, B-11 Troca de pneu ...........................C-3 Tubulaes de borracha ......... D-16

Vidros laterais corredios ........A-33

Uso correto do veculo ............... B


Uso de materiais no nocivos ao meio ambiente ........................A-43 Uso do cmbio.......................... B-3 Uso do cinto do lugar central ....A-7 Uso dos cintos de segurana .....A-6

Vo do motor........................ D-19
Velas ...................................... D-13 Velocidade mxima................. B-11 Velocidade para troca de marchas . .................................................. B-4 Velocmetro.............................A-14 Ventilao ...............................A-19 Vericao dos nveis............... D-7 Verses de carroceria ................ E-2 Vidro trmico traseiro..............A-18 Vidros..................................... D-19

Tampa do bagagito ................A-35


Tampa do reservatrio de combustvel ........................................... A-42 Tapetes e partes de borracha .. D-20 Telefones celulares .................. B-14 Tipo e nmero do chassi ........... E-1 Tipo e nmero do motor............ E-1 Tipos de lmpadas.....................C-6 Tomada de corrente ................A-28 Transmisso............................... E-6 G-6

Servio

Se voc deseja entrar em contato conosco, de qualquer parte do Brasil, ligue ou mande um fax para:

Central de Relacionamento Fiat Fone: DDG (0800) 707-1000 Fax: DDG (0800) 707-1001
Fiat Automveis S.A. Assistncia Tcnica Rodovia Ferno Dias, km 429 - Betim - MG CEP 32501-970 Internet: http://www.at.com.br Produzido pela Satiz do Brasil

D .

Este veculo est em conformidade com o PROCONVE - Programa de Controle de Poluio do Ar por Veculos Automotores.

PORTUGUS

COPYRIGHT BY FIAT AUTOMVEIS S.A. - PRINTED IN BRAZIL Os dados contidos nesta publicao so fornecidos a ttulo indicativo e podero ficar desatualizados em conseqncia das modificaes feitas pelo fabricante, a qualquer momento, por razes de natureza tcnica, ou comercial, porm sem prejudicar as caractersticas bsicas do produto.

S-ar putea să vă placă și