Sunteți pe pagina 1din 3

CRIMINOLOGIA - AULA 4 Professora Ana Clara CIFRA NEGRA, VIOLNCIA E IMPUNIDADE

Cifra negra (cifra ou zona oscura, dark number, ciffre noir) - diferena existente
entre a criminalidade real e a criminalidade registrada.

Nem todo delito cometido tipificado; nem todo delito tipificado registrado; nem
todo delito registrado investigado pela Polcia; nem todo delito investigado denunciado; a denncia nem sempre termina em julgamento; o julgamento nem sempre termina em condenao (Munoz Conde. Introduccin a la criminologia y al derecho penal. Valencia: Tirant lo blanch, 1989. p. 47. Os dados mais relevantes sobre a cifra negra podem ser assim resumidos:

A criminalidade real muito maior que aquela registrada oficialmente; No mbito da criminalidade menos grave a cifra negra maior que no mbito da criminalidade mais grave; A magnitude da cifra negra varia consideravelmente segundo o tipo de delito; Na delinqncia juvenil ocorre a maior porcentagem de crimes com a menor quantidade de pena; A possibilidade de ser enquadrado na cifra negra depende da classe social a que pertence o delinqente.

Segundo Arno Pilgran, a ocorrncia da cifra negra e da impunidade resulta de um


mecanismo de filtragem que envolve o legislador, as vtimas, as testemunhas, a Polcia, o Ministrio Pblico e os Tribunais, que elegem as ocorrncias que devem ser definidas como crimes e as pessoas que devem ser identificadas como delinqentes e fazem com que o sistema penal se movimente apenas em determinados casos. Filtros de Pilgran: 1 Filtro da criminalizao primria (falhas na legislao):

(a) ausncia de criminalizao (ex.: delitos informticos prprios ou puros, que ainda no foram criminalizados no nosso pas); (b) criminalizao dbia, confusa ou lacunosa (ex.: Lei n. 9.034/95, que nem sequer definiu o que crime organizado); (c) criminalizao excessiva; 2 Filtro da notitia criminis (ausncia de registro das ocorrncias): descrena na Justia, alto risco da vitimizao secundria, falta de expectativas reais, desestmulo, risco de perder dias de trabalho etc. A prpria vtima contribui para a impunidade. 3 Filtro da abertura da investigao (ausncia de instaurao do inqurito): (a) falta de estrutura material (da Polcia e do MP); (b) falta de estrutura humana; (c) falta de conhecimentos tcnicos (sobre contabilidade, operaes nas bolsas de valores, criminalidade informtica, lavagem de capitais etc.) (d) corrupo generalizada (e) desestmulo dos policiais (f) infiltrao criminosa de policiais no crime organizado; (g) falta de controle funcional da polcia (o MP vem sendo omisso no seu dever constitucional de controle externo da polcia). 4 Filtro da investigao (deficincias no processo de apurao da a autoria e a materialidade): (a) as vtimas e testemunhas s vezes no colaboram; (b) falta de recursos tcnicos; (c) morosidade, cartorializao e burocratizao do inqurito policial; (d) vtimas e testemunhas so ameaadas (crime organizado, tortura, crimes envolvendo policiais etc.); (e) nos crimes funcionais, as investigaes so corporativistas; (f) nos crimes financeiros, a investigao manipulada (80,5% so arquivados). 5 Filtro da abertura do processo: (casos no denunciados): (a) falta de requisitos formais: CPP, art. 41 (denuncias genricas, denncias ineptas); (b) engavetamento pelo Ministrio Pblico; (c) imunidades (parlamentares, do Presidente da Repblica etc.); (d) suspenso do processo e do curso prescricional (art. 366 do Cdigo de Processo Penal), etc. 6 Filtro da comprovao legal e judicial do delito (falhas na instruo do processo): (a) provas lcitas; (b) provas no jurisdicionalizadas; (c) vtimas e testemunhas que tm medo (pouco funcionam os programas de proteo s vtimas e testemunhas); (d) a originalidade brasileira que anunciou publica-mente a casa de proteo s testemunhas no Rio de Janeiro; (e) vtimas e testemunhas que desaparecem (morosidade da Justia); (f) atraso tecnolgico da Justia; precatrias e rogatrias morosas;

7 Filtro da Justia territorializada versus criminalidade globalizada: (a) globalizao de vrios crimes (narcotrfico, trfico de mulheres, de crianas, de rgos humanos, de armas, de animais e corrupo internacional); (b) internacionalizao do criminoso (que se tornou mais poderoso); (c) globalizao das vtimas (crimes informticos, por exemplo); (d) globalizao dos bens jurdicos (meio ambiente, por exemplo); (e) falta de cooperao internacional ; (g) despreparo tecnolgico da Justia criminal. 8 Filtro da condenao (nem todos os casos processados so condenados): (a) presuno de inocncia (que exige provas validamente produzidas); (b) irracionalidade do sistema (ex.: Tribunal do Jri); 9 Filtro da prescrio: morosidade da Justia versus multiplicidade de prescries (prescrio pela pena mxima em abstrato, prescrio retro-ativa, prescrio intercorrente, prescrio da pretenso executria, prescrio antecipada ou em perspectiva). 10 Filtro da execuo efetiva (falhas na execuo da pena): Quanto s penas de priso: (a) mandados de priso no compridos: seletividade, corrupo; (b) indstria das fugas; (c) inexistncia de estabelecimentos prisionais adequados (fechado, semi-aberto e aberto). Quanto s penas alternativas: (a) inexistncia de fiscalizao (b) descumprimento da transao penal; (c) individualizao inadequada da pena.

A populao, desesperada, totalmente incrdula, sem ter a mnima idia da quantidade enorme de fatores que contribuem para a impunidade e sem ter a mnima idia de como combat-los, pede o irracional (pena de morte), o inconstitucional (priso perptua), o absurdo (agravamento de penas, mais rigor na execuo) e o aberrante (diminuio da maioridade penal). Percebe a anomia e pede mais leis! Percebe que o Direito Penal no funciona, mas cr que o problema est na pena anterior fixada (que foi insuficiente). O Poder Poltico (muitas vezes demagogicamente), por seu turno, atende (Lei dos Crimes Hediondos, por exemplo) ou faz gestos de que vai atender a todos ou a alguns desses atvicos reclamos. (Luiz Flvio Gomes, in A IMPUNIDADE NO BRASIL: DE QUEM A CULPA?, CEJ, Braslia, n. 15, p. 35-50,
set./dez. 2001)

S-ar putea să vă placă și