Sunteți pe pagina 1din 3

Maconha: a marcha irreversvel

H uma marcha irreversvel em curso no mundo todo: a marcha da maconha. Enquanto ex-presidentes e autoridades de diversos pases declararam o fim da guerra s drogas, iniciativas bem sucedidas vm demonstrando que h outras formas mais inteligentes de abordar o problema. E eis que o Supremo Tribunal Federal, no ltimo ato do ano de 2011, depois de j ter decidido que direito fundamental e irrepreensvel de todo cidado manifestar-se contra a proibio das drogas, reconhece a repercusso geral em recurso interposto pela Defensoria Pblica de So Paulo questionando a constitucionalidade do dispositivo da Lei de Drogas que criminaliza o porte para uso prprio. Em linhas gerais, isso significa que o STF decidir se esta proibio compatvel ou no com a nossa Constituio, que garante o direito vida privada e intimidade; e, uma vez decidida a questo, o entendimento firmado dever ser seguido por todos os tribunais e juzes do pas em casos envolvendo o porte de drogas para uso prprio. Desde 2006, com a aprovao pelo Congresso da Lei 11.343, esta conduta no mais punida com pena de priso, como era antes, mas continua sendo crime: o nico no Brasil a que a lei no prev a pena de encarceramento. Por outro lado, a mesma lei prev penas altas para o traficante, sem estabelecer nenhum parmetro seguro para diferenciar um do outro. A nossa lei, ao estabelecer estas duas categorias, cria uma separao rgida, de modo que quem est portando drogas ou usurio ou traficante; e a diferena que um vai prestar servios comunidade e assistir palestras sobre os perigos das drogas, enquanto o outro vai para a cadeia, com todos os rigores de quem comete um crime hediondo1. O problema que para diferenci-los a lei se limita a dizer que o delegado (quando se depara com o flagrante) e o juiz (quando vai julgar o caso) devem levar em conta a quantidade e a natureza da substncia, o local em que se desenvolveu a
Existe uma lei que prev um tratamento mais rigoroso para aqueles que cometem crimes hediondos (como homicdio qualificado, latrocnio e estupro), e o trfico de drogas equiparado a hediondo, o que siginifica que o traficante tratado com o mesmo rigor.
1

ao, os antecedentes do agente e as suas condies pessoais e sociais (!). Percebe-se, portanto, que a linha que separa o usurio do traficante (e que define a liberdade ou o encarceramento de algum) muito tnue, e aqueles encarregados de decidir tm total liberdade para faz-lo como bem entenderem. Isso abre espao para arbitrariedades, intolerveis numa democracia que pretende tratar igualmente seus cidados. O que vem acontecendo na prtica que o sistema penal est operando de forma seletiva, enquadrando como traficantes jovens pobres, em grande parte negros e favelados, enquanto jovens ricos e de classe mdia recebem o benefcio de serem tratados como usurios. Afinal, se olharmos para as condies sociais e pessoais do agente, como manda a lei, a concluso sempre a mesma: quem tem dinheiro no tem porque vender drogas; e quem no tem dinheiro no tem como comprar drogas para uso prprio. A lgica, no final das contas, conduz criminalizao da pobreza. Alternativas ao modelo proibicionista, que imperou no mundo todo durante a segunda metade do sculo XX e continua vigente no Brasil, passam por uma nova compreenso da maconha, que , de longe, a droga mais consumida no mundo. De acordo com dados da ONU, h cerca de 210 milhes de usurios de drogas ao redor do planeta, dos quais 165 milhes so usurios de maconha. Portanto, resolver o problema da maconha significaria reduzir imensamente o problema das drogas. No auge do proibicionismo, muito se gastou em pesquisas sobre a maconha, porm as pesquisas sempre foram direcionadas para encontrar os males da substncia, de modo que pouco se sabe sobre os seus benefcios. Ainda assim, possvel afirmar que a sade do usurio de maconha no corre tantos riscos quanto a do usurio de lcool ou cigarro; por outro lado, sabe-se que componentes da canbis cumprem importante papel no combate a uma srie de doenas, como glaucoma e esclerose mltipla, alm de amenizarem os efeitos colaterais da quimioterapia, permitindo que pacientes com cncer prossigam com o tratamento. E ainda h indcios de que ajudem a reduzir os tumores, o que abre novas possibilidades no tratamento dessa doena, o que talvez seja o maior desafio do homem neste incio de sculo.

Em suma, a nova poltica de drogas, que inexoravelmente substituir o atual (e falido) modelo de guerra s drogas, passa por uma nova abordagem em relao a maconha, que deve urgentemente sair dos laboratrios policiais e entrar nos laboratrios de pesquisa das universidades: s assim ser possvel desvendar o real alcance dessa misteriosa planta. Alternativas j comeam a ser testadas ao redor do globo: alm do pioneiro modelo holands, que h dcadas permite o uso recreativo da maconha, colocando-o numa zona cinzenta entre o permitido e o proibido, chama ateno a experincia californiana, que aprovou o uso medicinal da canbis atravs de plebiscito e vem regulando este mercado com sucesso. Tambm merece destaque a iniciativa espanhola, que permite a formao de cooperativas de plantio, o que enfraquece o mercado negro e, por conseguinte, o poder dos traficantes. No Brasil, seria por demais utpico esperar que esse passo seja dado pelo Congresso. Parlamentares dependem de votos, e declarar guerra s drogas ainda uma espcie de canto da sereia para os eleitores, pois a opinio pblica dominada pelo medo, e no consegue perceber a diferena entre drogas como a maconha, de um lado, e a cocana e o crack, de outro. Assim, nenhum poltico tem coragem de suscitar esse debate, pois sabe que isso pode lhe custar um mandato. Quando a prpria lei se coloca como um entrave evoluo social, cabe ao Poder Judicirio intervir, fazendo prevalecer os valores consagrados na Constituio. E a que entra o STF, cujo papel ser dizer qual a forma mais adequada de lidar com a maconha: se a represso policial, ou se a pesquisa cientfica. Que prevalea o bom senso.

S-ar putea să vă placă și