Sunteți pe pagina 1din 5

QUESTES ACERCA DO DETERMINISMO E ACO HUMANA

Magnficos vejam com ateno estas questes. Verifiquem antes de tentar responder se compreendem bem o que se pretende em cada questo. Lembrem-se que importante que saibam adequar a vossa resposta aos objetivos da pergunta. Antes de colocar alguma dvida ou fazer algum comentrio vejam se isso no foi feito j por algum outro colega. Se no for esse o caso, no vosso comentrio indiquem o nmero da pergunta e identifiquemse com o nome, n e turma. Algumas destas questes foram feitas pela professora Josefa Soares qual agradeo a partilha. Em algumas das perguntas fiz alguns comentrios sempre que considerei necessrio.

Uma ao no um acontecimento como um tremor de terra ou a queda de uma folha morta.


1. Concorda com a afirmao anterior? Justifique a resposta.

O fenmeno fundamental da () experincia humana que j de antemo nos achamos no meio de uma realidade, rodeados por coisas e seres humanos, com os quais lidamos, que nos influenciam e com quem mantemos relaes mltiplas. A nossa existncia est na dependncia do mundo, tanto do mundo das coisas e dos objectos como tambm e, sobretudo, do mundo humano e pessoal. A nossa existncia concreta est assim condicionada e determinada de mltiplas formas.
E. Coreth

2. Identifique a partir do texto, quais so os fatores que

condicionam a ao humana.

Fazemos escolhas e pomolas em prtica; louvamonos e culpamonos uns aos outros pelos nossos actos e omisses; deliberamos sobre o futuro e decidimonos. Como os animais, temos desejos; mas, ao contrrio dos animais, tambm fazemos escolhas podemos escolher fazer o que no queremos fazer, e querer fazer o que no escolhemos. Todos estes factos parecem implicar que somos livres para fazer mais do que uma coisa, e que aquilo que realmente fazemos escolha nossa, e responsabilidade nossa. primeira vista, a crena na liberdade parece estar em conflito com o determinismo [].
SCRUTON, Roger (2007). Guia de filosofia para pessoas inteligentes. Lisboa: Guerra & Paz, p. 119.

3. Explica por palavras tuas o sentido da frase a negrito. 4. Qual te parece ser a posio do autor em relao ao

problema do livre arbtrio? Justifica.

Considere o texto seguinte:


O Ablio vai hoje ao Rock in Rio ver o concerto dos Metalica. Est com muitas expectativas, porque j ouviu todos os discos da banda. Mas aconteceu um imprevisto: comeou a chover torrencialmente e ele teve de se abrigar debaixo de uma rvore. Como se tal no bastasse, caiu um relmpago na rvore em que se abrigara. Felizmente para ele, isso aconteceu j depois dele ter sado de l. O Ablio ficou to assustado que j no foi ao concerto.

Retire do texto um exemplo de: 5. Acontecimento


6. Ao

7. Inteno
8. Tudo quanto realizamos parte da nossa conduta, mas nem

tudo o que realizamos constitui uma aco. Concorda? Porqu?

(As questes seguintes a propsito do texto do manual so importantes. Quando verificarem o autor do texto e as ideias que ele desenvolve vo perceber porqu.) A partir do manual de Filosofia responde s seguintes questes: Texto 2 pg. 79 e 80
9. De acordo com o autor do texto, qual a experincia que

nos fornece a convico da liberdade?


10.

Refere por ordem as ideias fundamentais presentes no

texto.

Perguntas do Teste Intermdio Filosofia realizado em 20102011 (disponvel em http://www.gave.min-edu.pt/np3/9.html)


Aquilo que decidimos fazer uma aco que est ao nosso alcance, sobre a qual delibermos e que desejamos fazer. Portanto, a deciso ser um desejo deliberativo de fazer algo que est ao nosso alcance; pois, quando o deliberar resulta num juzo, desejamos em conformidade com a nossa deliberao.
Aristteles, tica a Nicmaco, 1113a 9 - 12

11.Na resposta a cada um dos itens 1.1. e 1.2., selecione a opo que permite obter a nica afirmao adequada ao sentido do Texto de Aristteles.

1.1. A deliberao :

(A) eliminao do desejo. (B) contrria ao desejo. (C) necessria deciso. (D) consequncia da deciso.

1.2. A deciso uma escolha (A) fora do domnio da ao. (B) independente da deliberao. (C) sempre precipitada. (D) sobre o que est ao nosso alcance.

Quem no haja programado a sua vida tendo em vista um determinado objectivo, impossvel que regule convenientemente as suas aces particulares []. Os nossos projectos extraviam-se porque no tm direco nem ponto de mira.
Montaigne, Ensaios, Lisboa, Relgio dgua, 1998, p. 165

12.

Explicite o conceito relativo ao humana presente no

texto de Montaigne.

Por um lado, um conjunto de argumentos muito poderosos fora-nos concluso de que a vontade livre no existe no Universo. Por outro, uma srie de argumentos poderosos baseados em factos da nossa prpria experincia inclina-nos para a concluso de que deve haver alguma liberdade da vontade, porque [] todos a experimentamos em todo o tempo.
John Searle, Mente, Crebro e Cincia, Lisboa, Edies 70, 2000, p. 108

13.Identifique o problema filosfico abordado no Texto C. 14.Exponha uma crtica teoria do determinismo radical, a partir do argumento presente no Texto.

S-ar putea să vă placă și