Sunteți pe pagina 1din 7

REVESTIMENTOS

NOMES: Ayeska Barbosa, Camila Renata, Guilherme Caetano, Maria Luiza Aquino, Mariana Gabriela de Oliveira, Mariana Myriam TURMA: Qumica 3A

BELO HORIZONTE Novembro de 2011

REVESTIMENTOS

Trabalho

apresentado

para

avaliao

na

disciplina

de

Corroso, do Curso Tcnico de Qumica do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Minas Gerais, ministrado sob orientao da professor Joo Paulo de Mesquita.

BELO HORIZONTE Novembro de 2011

Introduo
Os revestimentos constituem-se em pelculas interpostas entre o metal e o meio corrosivo, ampliando a resistncia a corroso do material metlico. Esta pelcula pode dar ao material um comportamento mais nobre, como o caso das pelculas metlicas mais catdicas que o metal de base, ou proteg-lo por ao galvnica, ou ainda, podem atuar como uma barreira entre o metal e o meio aumentando a resistncia de contato das reas andicas e catdicas das pilhas de corroso. Os revestimentos podem ser classificados quanto suas caractersticas: Metlicos Revestimentos no-metlicos inorgnicos: esmaltes, vidros, porcelana, cimentos, xidos, carbetos, nitretos, boretos e silicetos. Revestimentos no-metlicos orgnicos: leo, graxa, cera, parafina, betumes, asfalto, borracha, plsticos e tintas. O trabalho em questo dar nfase aos revestimentos metlicos.

Revestimentos metlicos
Consistem na interposio de uma pelcula metlica entre o meio corrosivo e o metal que se quer proteger. Alguns mecanismos de proteo ocorrem por formao de produtos insolveis, por barreira e por proteo catdica. importante ressaltar que as pelculas constitudas de um metal mais catdico que o metal de base devem ser perfeitas, isentas de poros e trincas, evitando a corroso galvnica do metal de base que poderia ocorrer. J para as pelculas de materiais mais andicos no h necessidade de tal perfeio. Segue descrio dos procedimentos mais comuns.

Cladizao
A cladizao ou cladeamento uma das tcnicas utilizadas para a colocao de revestimentos metlicos com a finalidade de controle de corroso. Consiste na aplicao de um metal resistente corroso sobre outro metal cuja resistncia corroso inferior. Os clads so as chapas, resistentes corroso, a serem aplicadas sobre o metal com funo estrutural, atravs de uma pequena exploso, de uma laminao conjunta quente de chapas do metal com o revestimento ou por soldagem. Os materiais mais usados nas indstrias qumicas, petroqumica e de petrleo so os de monel, ao inoxidvel e titnio sobre ao carbono.

Imerso a quente
A imerso quente uma tcnica de revestimento que consiste em mergulhar o material em um metal lquido. O mtodo utilizado no revestimento de metais ou ligas com outros metais de baixo ponto de fuso. Para que no ocorram problemas no processo de imerso, metal a ser revestido no deve sofrer alteraes temperatura do banho fundido. Para determinar a espessura do revestimento, o tempo e a temperatura do banho de imerso devem ser controladas, alm do mtodo e da velocidade de retirada do metal do banho. Esse tipo de proteo geralmente utilizado no revestimento de ao com alumnio, estanho, zinco ou com uma liga de estanho e

chumbo. Pela imerso a quente obtm-se, entre outras, as superfcies zincadas e as estanhadas. O processo de zincagem por imerso, tambm denominado de galvanizao, um dos processos por imerso mais utilizados. A galvanizao tem por finalidade a obteno de uma camada de zinco sobre uma pea de ferro ou ao impedindo o contato do metal-base com o meio corrosivo. Como o zinco mais andico que o Ferro, ele corrodo, originando a proteo catdica. As principais etapas do processo de zincagem por imerso a quente so: - Desengraxamento: remoo de leos, gorduras etc.; - Lavagem com gua: remoo do desengraxante, completando a limpeza; - Decapagem: retirada da camada de oxidao, casca, resduos de soldas, carepa etc. por processo qumico (cido sulfrico / clordrico); - Lavagem com gua: remoo de sais do metal formado durante a decapagem e resduos de cido; - Fluxo: soluo de Cloreto de Amnia e Cloreto de Zinco para se obter unifomidade, acelerando a reao Fe-Zn; - Imerso: banho de zinco fundido com 99,99% de pureza, aquecido a 450 C.

Reduo qumica
A tcnica de proteo por reduo qumica consiste em depositar metais por um processo de reduo qumica. Para isso utilizado um sal do metal a depositar e um agente redutor. Podem ser utilizados Ni, Pt, Co, Fe, Cu, Cr, V, Ag, Au, Pd sendo os mais usados Ni e Cu. Esta tcnica utilizada para revestimento de metais ou plsticos, e apresenta uma cobertura uniforme. muito utilizada em peas com formato delicado e cheias de reentrncias. Quando o metal utilizado o Ni, o agente redutor o H2PO3-. Ni2+ + H2PO2- + H2O Ni + 2H+ + H2PO3-

Deposio em fase gasosa


Na deposio em fase gasosa os reagentes contendo o metal em fase gasosa passam sobre o material a ser revestido aquecido. A fase gasosa, na presena do calor, sofre processos de decomposio, reduo ou reage com o material liberando o metal do revestimento. Exemplos: decomposio trmica de carbonilas ou outros compostos volteis: Ni(CO)4 Ni + 4CO a 180-200C CrI2 Cr + I2 reduo por H2 de cloretos volteis ( para Ta, Mo e W): TaCl5 + 5/2 H2 Ta + 5HCl a 1000C reao do gs com o substrato:

CrCl2 + Fe FeCl2 + Cr a 1000C ( obteno de uma liga Fe-Cr) Evaporao vcuo Sob o vcuo, a presso de vapor a ser vencida para uma molcula passar do estado lquido para o gasoso muito menor, devido a menor quantidade de partculas sobre a superfcie do metal. Isso faz com que o ponto de ebulio do metal caia, facilitando sua evaporao. O metal a ser depositado aquecido eletricamente sob vcuo e ocorre sua vaporizao. Ento os tomos de metal se condensam nas partes frias do metal, inclusive no substrato.

Cementao
O soluto metlico, geralmente sob forma de ps, aplicado sobre o substrato e o conjunto aquecido (para o Al em torno de 1000C e para o Zn de 350 a 400C). Ocorre interdifuso do soluto no substrato. Esta tcnica utilizada para revestimentos de Al (calorizao ou aluminao) e Zn (sherardizao). Obtem-se ligas com 25 a 50% Al e 90 a 95% Zn sobre ao.

Eletrodeposio
A eletrodeposio se baseia na eletrlise de uma soluo que contem os ons do metal a ser depositado. O metal a ser depositado sofre reduo e depositado sobre o metal a ser protegido. Os revestimentos podem ser de camada nica ou de mltiplas camadas, como o caso de ao, cobre, nquel e cromo. A figura I indica o processo de eletrodeposio de nquel sobre uma barra de ferro.

Figura I: eletrodeposio do nquel sobre uma barra de ferro Nesse exemplo, a barra de nquel oxidada para gerar os ons Ni2+, que logo depois so reduzidos para serem depositados sobre a superfcie do ferro, segundo as Equaes II e III. Ni(s) Ni2+(aq) + 2e

Equao II: oxidao do nquel Ni2+(aq) + 2e Ni(s)

Equao III: Reduo do nquel Os parmetros importantes da eletrodeposio so a composio do banho eletroltico, uma vez que deve-se conhecer o metal a ser depositado, a temperatura, densidade de corrente catdica e agitao da soluo, que influenciam na eficincia da eletrodeposio. A espessura do revestimento controlada pela densidade da corrente catdica e pelo tempo de eletrlise. A eletrodeposio utilizada para depositas nquel, zinco, estanho, cdmio, cobre, ouro, prata e platina. A eficincia da corrente catdica, isso , a razo entre a massa metlica efetivamente depositada e a massa terica a ser depositada, varia para cada metal. Por exemplo, na deposio do cobre a eficincia usualmente de 100%, j para o nquel varia entre 96 e 98%, ao passo que, para o cromo, a eficincia de, aproximadamente 11%. Aps a eletrodeposio, normalmente realiza-se um ps-tratamento desses revestimentos. O tratamento trmico possui por funes aliviar as tenses, aumentar a aderncia e retirar o hidrognio incorporado ao material devido reduo da gua. A fuso parcial visa o abrilhantamento do revestimento. O tratamento qumico objetiva a passivao do revestimento. As principais aplicaes da eletrodeposio esto indicadas na Tabela I. Cobre Rolos para a indstria grfica Rolos de estamparia na indstria txtil Nquel Indstria qumica Indstria alimentcia (ex.: moldes de picol) Industria fonogrfica (moldes para prensagem de disco) Prata Contadores eltricos Ouro Proteger de corroso contra agentes muito agressivos Estanho Indstria alimentcia (latas) Cromo Decorao Revestimentos de moldes e lingoteiras (resistncia temperaturas) Moldes para a indstria de plstico Tabela I: Principais aplicaes da eletrodeposio A Tabela II indica a relao entre os metais e os mtodos utilizados para revestimentos metlicos.

altas

Tabela II: Relao entre os mtodos de revestimento metlico e os metais utilizados

Referncias Bibliogrficas
[1] Revestimentos. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4GgAE/revestimentos>. Acesso em: 27 de novembro de 2011. [2] Captulo 3: Controle da corroso. Diponvel em: <http://www.demar.eel.usp.br/~alain/ApostilaDPM%20parte2.pdf>. Acesso em: 27 de novembro de 2011.

S-ar putea să vă placă și