Sunteți pe pagina 1din 20

1

ASTRONOMIA BSICA

LIO 01 FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA DE POSIO

1.1 CONCEITO Astronomia de a parte da astronomia que tem como objetivo o estudo da esfera celeste, visando a determinao do norte verdadeiro e coordenadas geogrficas. O norte verdadeiro utilizado para orientao de poligonais topogrficas, locao de reas para pesquisa e lavra mineral, etc... 1.2 ESFERA CELESTE A esfera celeste uma esfera de raio desconhecido, cujo centro o centro da terra. Para um observador, na superfcie terrestre, os corpos celestes (sol, planetas e estrelas) aparecem como pontos luminosos, impregnados na superfcie interna da esfera celeste, e se movem de leste para oeste. A esfera celeste serve de base para a astronomia de posio. Na figura 01, as estrelas C e D e o planeta AB so vistos, conforme suas projees, na superfcie interna da esfera celeste.

1.3 MOVIMENTOS DA TERRA O nosso planeta est animado de vrios movimentos, dos quais destacamos: 1.3.1 1.3.2 Movimento de rotao Movimento de translao

1.3.1 MOVIMENTO DE ROTAO o movimento que a terra realiza em torno do eixo polar, tem o sentido de rotao de oeste para leste, e causa a sucesso dos dias e da noites, o nascer e o ocaso de sol, estrelas e planetas. 1.3.2 MOVIMENTO DE TRANSLAO um movimento que a terra realiza em torno de sol, num perodo aproximado de 365 dias. Deste movimento surge as estaes do ano. Para o estudo da astronomia, considera-se a terra fixa, ocupando o centro da esfera celeste, que gira de leste para oeste.

1.3.3

LEIS DE KEPLER

1 LEI DE KEPLER

Os planetas descrevem, ao redor do sol, elipses, na qual o sol ocupa em dos focos. Figura 02. A elipse descrita chama-se rbita e possui duas posies extremas, no eixo da elipse, denominadas de: Perilio: perto do sol Aflio: longe do sol

2 LEI DE KEPLER As reas descritas pelo raio vetor, em tempos iguais, so iguais. Figura 03. Da, pode-se dizer que, quanto maior for o raio mais lenta ser a velocidade de translao do planeta.

3 LEI DE KEPLER Os quadrados dos tempos de revoluo dos planetas so proporcionais aos cubos dos grandes eixos da rbita. Utilizando-se desta lei pode-se calcular o dimetro das rbitas dos planetas. 1.4 ELEMENTOS DA ESFERA CELESTE

1.4.1

EIXO DO MUNDO o eixo, segundo o qual, a esfera celeste efetua o movimento de rotao, de leste para oeste. Este eixo intercepta a terra em dois pontos diametralmente opostos, denominados de: Polo norte terrestre; Polo sul terrestre.

O polo norte terrestre tambm denominado de polo boreal ou polo rtico e o polo sul terrestre tambm denominado de polo austral ou polo rtico. Figura 04.

1.4.2

EQUADOR CELESTE o crculo mximo QQ, cujo plano perpendicular ao eixo do mundo. Figura04. Este plano divide a esfera celeste em duas partes, denominadas de hemisfrios, que levam o nome de polo correspondente. Desta forma, a posio de um astro na esfera celeste pode ser: Boreal: no hemisfrio norte Austral: no hemisfrio sul Equatorial: no equador.

1.4.3

PARALELOS CELESTES So os crculos mximos, da esfera celeste, que passam pelos polos boreal e austral, contendo o eixo do mundo. Figura 04.

1.4.4

MERIDIANOS CELESTES So os crculos mximos, da esfera celeste, que passam pelos polos boreal e austral, contendo o eixo do mundo. Figura 04.

1.4.5 MERIDIANO DO LUGAR a linha definida, na esfera celeste, por um plano que corta esta esfera, perpendicularmente ao plano do equador, contendo o eixo do mundo e a vertical do lugar. O meridiano do lugar, projetado no plano do horizonte do lugar (plano topogrfico), define o norte verdadeiro. 1.4.6 VERTICAL DO LUGAR A vertical do lugar definida pela direo do fio de prumo, que possue dois sentidos :

Znite Nadir

1.4.7 ZNITE o lugar geomtrico, da esfera celeste, definida pela interseco do prolongamento da direo do fio de prumo, acima do horizonte, com a esfera celeste. Figura 05. 1.4.8 NADIR o lugar geomtrico, da esfera celeste, definida pela interseco do prolongamento da direo do fio de prumo, abaixo da linha do horizonte, com a esfera celeste. Figura 05. 1.4.9 HORIZONTE DO LUGAR Denomina-se horizonte do lugar, plano perpendicular vertical do lugar, que passa pelo ponto da superfcie terrestre, ocupado pelo observador. O horizonte que passa pelo centro da terra denomina-se de Horizonte Geocntrico.

1.4.10 PLANO DO HORIZONTE o plano que define o horizonte do lugar. O plano topogrfico uma poro do plano do horizonte. 1.4.11 CRCULO DA VERTICAL So os crculos mximos, da esfera celeste, que passam pelo znite e nadir contendo a vertical do lugar. 1.4.12 - ALMICANTARADOS So os crculos menores, da esfera terrestre, paralelos ao plano do horizonte. Figura 05. 1.4.13 PONTOS CARDEAIS A interseco do plano do meridiano do lugar com o plano do horizonte, define a linha norte /sul. A interseco do plano do equador com o plano do horizonte define a linha leste / oeste. Na figura 06, o ponto do equador mais prximo do znite denominado de QZ e o ponto mais prximo do nadir denominado de QN.

O ponto do plano do horizonte mais prximo do plo sul denominado de HS e o ponto mais prximo do polo norte denominado de HN. 1.4.14 MERIDIANO SUPERIOR o semi meridiano que contm o znite. Est situado acima do horizonte, visvel do observador. Figura 06. 1.4.15 MERIDIANO INFERIOR o semi meridiano que contm nadir. Est situado abaixo do horizonte, invisvel ao observador. 1.4.16 POLO ELEVADO Na figura 06 o arco HSPS o polo sul elevado e corresponde a latitude do lugar do observador.

O arco ZQZ a declinao do znite e tambm corresponde a latitude do lugar do observador. ZQZ = HSPS DECLINAO a ordenada do sistema de coordenadas horrias, e corresponde ao arco de meridiano, que vai do equador at o astro. 1.4.17 ECLTICA o lugar geomtrico dos pontos do espao ocupado pelo sol, em sua trajetria anual. Este plano (plano da ecltica) forma, com o plano do equador, um ngulo de 23 27 denominado OBLIQUIDADE DA ECLTICA. 1.4.18 POLOS DA ECLTICA Uma linha perpendicular ao plano da ecltica, passando pelo seu centro, intercepta a esfera celeste em dois pontos diametralmente opostos, denominados POLOS DA ECLTICA. Figura 07. O polo da ecltica mais prximo do polo norte denominado de IN e o polo da ecltica mais prximo do polo sul denominado de IS. 1.4.19 EQUINCIOS A interseco do plano da ecltica com o plano do equador, define a linha equinocial ou linha dos equincios cujos extremos so: Da e = pontos equinociais = linha equinocial Ponto vernal () ou equincio da primavera Ponto libra () ou equincio de outono.

1.4.20 SOLSTCIOS A normal do centro da linha equinocial pertence ao plano da ecltica, define, na esfera celeste dois pontos denominados PONTOS SOLSTICIAIS. Figura 07 C = solstcio de vero C= solstcio de inverno. Da: C C = pontos solsticiais C C = linha solsticial.

1.4.21 TRPICOS Os solstcios, descrevem na esfera celeste, os crculos menores de 23 27 norte denominado de TRPICO DE CNCER e de 23 27 sul denominado de TRPICO DE CAPRICRNIO. Figura 07. 1.4.22 CRCULOS POLARES Os plos da ecltica descrevem, na esfera celeste, os crculos menores de 66 33 norte, denominado de CRCULO POLAR RTICO e de 66 33 sul, denominado de CRCULO POLAR ANTRTICO.

10

1.4.23 COLURO DOS EQUINCIOS So as meridianas que passam pelos pontos equinociais e, ponto vernal e ponto libra respectivamente. 1.4.24 COLURO DOS SOLSTCIOS So as meridianas que passam pelos pontos solsticiais. 1.4.25 ZODICO a zona da esfera celeste, com 16 de largura, tendo no meio do plano da ecltica. Esta zona foi dividida em 12 partes iguais contadas a partir do ponto vernal. formada por crculos mximos que passam pelos plos da ecltica. Cada uma destas partes possui 30 e era designada de SIGNO DO ZODICO levando o nome das constelaes a existentes no tempo de Hiparo (150 anos antes de Cristo). Os signos do zodaco, em ordem, a partir do ponto vernal so: ARIES, TAUROS, GEMINI, CNCER, LEO, VIRGO, LIBRA, SCORPIO, SAGITTRIUS, CAPRICRNIOS, AQUARIOS e PISCES. Atualmente, j passamos mais de 2.100 anos, o ponto vernal j deslocou-se para o ocidente em torno de 30, correspondente a uma diviso ou signo do zodaco. Tal fato ocorreu em virtude da PRECESSO DOS EQUINICI0S. Pelo oposto, a astrologia no tem fundamento com os signos do zodaco na posio atual, pois atualmente est no ponto vernal o pisces enquanto que na poca de Hiparo era ries, isto significa que estamos um signo adiantado ao proposto pela mitologia grega dos anos 150 AC. 1.4.26 PRECESSO DOS EQUINCIOS o movimento que o eixo do mundo em torno do eixo da ecltica, produzindo uma retrogradao do ponto vernal. Um giro completo leva em torno de 25.800 anos.

LIO 02 SISTEMA DE COORDENADAS ASTRONMICAS - SISTEMA DE COORDENADAS HORIZONTAIS; - SISTEMA DE COORDENADAS HORRIAS; - SISTEMA DE COORDENADAS EQUATORIAIS; - SISTEMA DE COORDENADAS ECLTICAS; - RESUMO DOS SIATEMAS DE COORDENADAS ASTRONMICAS 2.1 NOES PRELIMINARES O sistema de coordenadas astrnomicas serve para determinar a posio de um determinado astro na esfera celeste.

11

2.1.1 CONSTITUIO DE UM SISTEMA DE COORDENADAS ASTRONMICAS A Um crculo fundamental ou plano fundamental, constitudo por um crculo mximo; B Os plos do plano fundamental; C Um crculo secundrio, constitudo por um crculo mximo, passante pelos polos do crculo fundamental e astro; D uma origem, sobre o crculo fundamental, convenientemente escolhida. Para a constituio de um sistema de coordenadas astronmicas ou coordenadas esfricas so necessrios os seguintes elementos: 2.1.2 CRCULOS FUNDAMENTAIS OS crculos fundamentais a serem utilizados nos diversos sistemas de coordenadas astronmicas so: Horizonte do lugar, cujos plos so znite e nadir; Equador, cujos plos so os plos celestes (polo norte e polo sul); Ecltica, cujos plos IN e IS ( polos da ecltica).

2.1.3 COORDENADAS ABCISSA o arco medido, ao longo do crculo fundamental, a partir de uma origem estabelecida, num sentido que poder ser direto(horrio) ou retrgrado ( anti horrio), at a interseco com o crculo secundrio. ORDENADA o arco, medido no crculo secundrio, do astro at a interseco com o crculo fundamental.

2.2 SISTEMAS DE COORDENADAS HORIZONTAIS 2.2.1 CRCULOS Crculo fundamental : horizonte do lugar; Crculo secundrio : vertical do astro. 2.2.2 COORDENADAS Abscissa : azimute do astro (A). Ordenada : altura do astro (h).

12

ORIGEM DA ABSCISSA Ponto sul do horizonte (ponto HS). 2.2.2.1 AZIMUTE DO ASTRO o arco A, medido do ponto sul (HS) at interceptar o crculo da vertical do astro. Figura 08. A : azimute do astro H : altura do astro. VARIAO O azimute varia de 0 a 360 no sentido horrio (S, W, N, E). 2.2.2.2 AZIMUTE ASTRONMICO TERRESTRE O azimute de uma linha terrestre, no plano do horizonte (plano topogrfico), o ngulo que esta linha forma com a projeo da meridiana do lugar no plano do horizonte. A origem do azimute o ponto sul ( equivalente a projeo do polo sul no plano do horizonte) contado de 0 a 360 no sentido horrio. Em topografia o azimute tem origem no norte verdadeiro ( equivalente a projeo do plo norte no plano do horizonte) contado de 0 a 360 no sentido horrio ( N, E, S e W). O azimute topogrfico denominado a partir de observaes astronmicas no sol ou estrelas.

13

2.2.2.3 ALTURA DO ASTRO o arco h, medido no crculo da vertical do astro, deste at a interseco com o plano do horizonte.

VARIAO: H varia de 0 a 90. SITUAES ESPECIAIS H = 0 : o astro est no horizonte H = 90 : o astro est no zenite. Ao complemento da altura denomina-se DISTNCIA ZENITAL que arco que vai do zenite at o astro. Z = 90 - h A altura do astro medida com o teodolito. 2.2.3 NOTAS SOBRE O SISTEMA A As coordenadas horizontais ou locais, s so vlidas para um determinado local, pois variam com a posio do observador; B se o observador mudar de local, variar o znite, o meridiano e o horizonte. C se o observador permanecer no mesmo local, as coordenadas iro variar em virtude do movimento diurno do astro. O azimute variar de 0 a 360 e a altura de 0 a 90. D a velocidade do astro resultado de duas velocidades: - Velocidade zenital; - Velociade azimutal. No campo ptico dos teodolitos a velocidade zenital faz com que o astro se afaste ou se aproxime do fio horizontal, enquanto a velocidade azimutal faz com o astro se afaste ou se aproxime do fio vertical. E pelo oposto, este sistema de coordenadas astronmicas serve para um determinado local, e uma determinada hora. 2.3 SISTEMA DE COORDENADAS HORRIAS 2.3.1 CRCULOS Crculo fundamental: equador; Crculo secundrio: crculo horrio do astro.

14

2.3.2 COORDENADAS Abscissa : ngulo horrio (H) Ordenada: declinao(&)

ORIGEM DA ABSISSA Cruzamento do meridiano superior com o equador (QZ). 2.3.2.1 NGULO HORRIO (H) o arco do equador, que vai da origem (QZ), at a interseco com o crculo horrio do astro. Figura 10. O ngulo horrio contado no sentido retrgado a partir de QZ. VARIAO O ngulo horrio varia de 0 a 360 ou de 0 a 24 horas. SITUAES ESPECIAIS = 0 : O astro est no equador. No h, na esfera celeste, astros que materializam consequentemente, no h astro que possue declinao igual a 90. 2.3.2.2 DISTNCIA POLAR o arco, do crculo de declinao, que vai do astro at o polo norte. A distncia polar denominada de p, e varia de 0 a 180. Quando o astro estiver no hemisfrio austral, a declinao negativa e a distncia polar ser maior que 90. 2.3.3 NOTAS SOBRE O SITEMA As estrelas, chamadas astros fixos, sem movimento prprio, descrevem, em funo do movimento de rotao da terra, o mesmo paralelo. Desta forma, se no fosse o movimento do eixo do mundo, ao redor do eixo da ecltica (precesso dos equincios), estes astros teriam declinao constante ao longo do ano. Porm, com este movimento, a declinao varia alguns segundos por ano. Os astros errantes (caso do sol e planetas) participam do movimento de translao prprio. Estes astros descrevm, a cada dia, um paralelo diferente, e, em consequncia disto, tm declinaes variveis. O ngulo horrio do astro, varia com a posio do observador e com o movimento diurno, possuindo carter puramente local.

os

plos,

15

A variao do ngulo horrio uniforme e possui a mesma velocidade para todos os astros, j que os mesmos participam do movimento diurno. Nos plos da terra, os sistemas horizontais e horrios se confundem, pois o horizonte se equivale ao equador e a linha znite / nadir a mesma linha do eixo do mundo. O sistema de coordenadas horrias leva vantagem sobre o sistema de coordenadas horizontais, em virtude da declinao da estrela, no espao de tempo entre as observaes, ser invarivel, e o equador, como plano fundamental, o mesmo para todos os observadores; no importando o local da observao.

16

2.4 SISTEMA DE COORDENADAS EQUATORIAIS 2.4.1 CRCULOS Crculo fundamental : equador Crculo secundrio : crculo horrio do astro. 2.4.2 COORDENADAS Abscissa : ascenso reta ( ) ; Ordenada : declinao ( ) ORIGEM DA ABSCISSA Ponto vernal. 2.4.2.1 ASCENSO A RETA ( ) o arco do equador, que vai do ponto vernal at o crculo horrio do astro. A ascenso reta contada a partir do ponto vernal, no sentido contrrio ao movimento diurno. VARIAO A ascenso reta varia de 0 24 horas. 2.4.2.2 DECLINAO o arco do crculo horrio que vai do equador at o astro. Uma descrio mais detalhada sobre a declinao, foi vista no sistema de coordenadas horrias.

17

2.4.3 NOTAS SOBRE O SITEMA As coordenadas equatoriais no variam com a posio do observador e nem com o movimento de rotao da esfera celeste. As coordenadas equatoriais sofrem pequenas variaes, que so causadas pela precesso dos equincios. O observatrio nacional do Rio de Janeiro e o instituto Astronmico e Geofsico da universidade de So Paulo, publicam anualmente as EFEMRIDES ASTRONMICAS que fornecem as coordenadas equatoriais das principais estrelas, planetas e do sol.

A mira (Editada pela Editora e Livraria Luana ltda), publica a declinao do sol e as principais estrelas, elemento necessrio para a determinao do norte verdadeiro. O almanque nutico, editado pela Marinha americana, e distribudo pelas capitanias dos portos tambm fornecem as coordenadas equatoriais do sol e principais estrelas.

18

2.5 SISTEMA DE COORDENADAS ECLTICAS 2.5.1 CRCULOS crculo fundamental : ecltica crculo secundrio : crculo mximo que passa pelos plos da ecltica e o astro. 2.5.2 COORDENAS Abscissa : longitude celeste Ordenada : latitide celeste ORIGEM DA ABSCISSA Ponto vernal. 2.5.2.1 - LONGITUDE CELESTE o arco da acltica, que vai do ponto vernal at a interseco com o crculo mximo que contm os polos da ecltica e o astro.

VARIAO A longitude celeste varia 0 a 24 horas.

19

2.5.2.2 LATITUDE CELESTE O arco do crculo mximo, dos plos da ecltica, que vai da ecltica at o astro. VARIAO A latitude celeste varia de 0 a 90

2.5.3

NOTAS SOBRE O SISTEMA O sistema de coordenadas eclticas pouco usado em astronomia de campo. As coordenadas independem da posio do observador e do movimento de rotao da esfera celeste, e so usadas nos clculos das rbitas dos palnetas.

20

2.6

RESUMO DOS SISTEMAS DE COORDENADAS ASTRONMICAS

SISTEMA Horizontal Horrio Equatorial Ecltica SISTEMA Horizontal Horrio Equatorial Ecltica SISTEMA Horizontal Horrio Equatorial Ecltica SISTEMA Horizontal Horrio Equatorial Ecltica

CRCULOS CRCULO FUNDAMENTAL Horizonte do lugar Equador Equador Ecltica COORDENADAS ABSCISSA Azimute (A) ngulo horrio (H) Ascenso reta () Longitude celeste ()
VARIAO DAS COORDENADAS

CRCULO SECUNDRIO Vertical do astro Crculo horrio do astro Crculo horrio do astro Crculo dos polos da ecltica ORDENADA Altura (h) Declinao () Declinao () Latitude celeste (L)

ABSCISSA ORDENADA A de 0 360 h de 0 90 de 0 360 ou de 0h 24h de 0 90 de 0h 24h de 0 90 de 0h 24h de 0 90 ORIGEM DA ABSCISSA ORIGEM DA ABSISSA Ponto do sul do horizonte (HS) Cruzamento do meridiano sup. C/ equador (QZ) Ponto vernal () Ponto vernal ()

S-ar putea să vă placă și