Sunteți pe pagina 1din 9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

A lei de Snell da refrao


Movimento ondulatrio ATENO: Pgina do Prof: Everton G. de Santana
Nesta pgina eu apenas traduzi podendo ter introduzido, retirado ou no alguns tpicos, inclusive nas simulaes. A pgina original, que considero muito boa :

www.sc.ehu.es/sbweb/fisica
Autor: (C) ngel Franco Garca
Propagao de um movimento ondulatrio Descrio da propagao Movimento ondulatrio harmnico Medida da velocidade do som Ondas transversais em uma corda Ondas estacionrias (I) Vibraes barra Ondas estacionrias (II) Ondas longitudinais em uma barra elstica Reflexo e transmisso de ondas Lei de Snell da refrao Miragens O princpio de Huygens Lei de Snell da refrao O princpio de Fermat

Na pgina anterior titulada "Reflexo e transmisso de ondas", foi estudado a propagao de uma onda ao longo do eixo X. O plano x=0 a superfcie de separao dos dois meios. Foi visto que, quando uma onda incide sobre a superfcie que separa dois meios de distintas propriedades mecnicas, uma parte se reflete e outra parte se transmite ao segundo meio. Nesta pgina, vamos estudar o comportamento de uma onda plana que se propaga para a superfcie de separao de dois meios, formando certo ngulo de incidncia.

O princpio de Huygens
O princpio de Huygens proporciona um mtodo geomtrico para encontrar, a partir de uma forma conhecida da frente de ondas em certo instante, a forma que adotar esta frente em outro instante posterior. O princpio supe que cada ponto da frente de ondas primria da origem a uma fonte de ondas secundrias que produzem ondas esfricas que tem a mesma freqncia e se propaga em todas as direes com a mesma velocidade que a onda primria em cada um destes pontos. A nova frente de ondas, em um instante dado, a envolvente de todas as ondas secundrias tal como mostrado na figura.

Suponhamos que conhecemos a forma da frente de ondas inicial AB. Sobre a frente situamos vrias fontes de ondas secundrias mostradas por pontos de cor vermelha e azul. Seja v a velocidade de propagao em um ponto onde est situada a fonte secundria de ondas. Para
www.fisica.ufs.br//snell.htm 1/9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

situada a fonte secundria de ondas. Para determinar a forma da frente de ondas A'B' no instante t, traamos uma circunferncia de raio vt, centrada em cada uma das fontes (em cor vermelha). A envolvente de todas as circunferncias a nova frente de ondas no instante t.

O raio das circunferncias ser o mesmo se o meio homogneo e isotrpico, logo, tem as mesmas propriedades em todos os pontos e em todas as direes.

Lei da reflexo

Na parte esquerda da figura, so mostradas o aspecto de uma frente de ondas que se reflete sobre uma superfcie plana. Se o ngulo que forma a frente incidente com a superfcie refletora i, vamos demonstrar, aplicando o princpio de Huygens, que a frente de ondas refletida forma um ngulo r tal que i= r. As posies da frente de ondas ao cabo de um certo tempo t, so calculadas traando circunferncias de raio vt com centro nas fontes secundrias de ondas situadas em vrios pontos da frente de onda inicial. As ondas secundrias situadas junto ao extremo superior A se propagam sem obstculo, sua envolvente dar lugar a uma nova frente de ondas paralela a inicial e situada a uma distncia vt. As ondas secundrias produzidas no extremo inferior da frente de ondas chocam contra a superfcie refletora, invertendo o sentido de sua propagao. A envolvente das ondas secundrias refletidas da lugar a parte da frente de ondas refletidas. A frente de ondas completa no instante t tem a forma de uma linha quebrada. Tomemos a fonte de ondas secundrias P, da poro OP da frente de ondas incidente, traamos a reta perpendicular PP, tal que PP=vt. Com centro em O traamos uma circunferncia de raio vt. traamos o segmento PO que tangente a esta circunferncia. Este segmento, a poro da frente de ondas refletida. Da igualdade dos tringulos OPP e OOP conclumos que o ngulo i igual ao ngulo r. Se traamos as retas perpendiculares (denominadas raios) as frentes de onda incidente e refletidas, conclumos, que o ngulo de incidncia i formado pelo raio incidente e a normal a superfcie refletora, igual ao ngulo de reflexo r formado pelo raio refletido e a normal.
www.fisica.ufs.br//snell.htm 2/9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

Lei de Snell da refrao

Consideremos uma frente de ondas que se aproxima da superfcie de separao de dois meios de distintas propriedades. Se no primeiro meio a velocidade de propagao das ondas v 1 e no segundo meio v 2 vamos determinar, aplicando o princpio de Huygens, a forma da frente de onda num instante posterior t. A esquerda, foi desenhada a frente de ondas que se refrata na superfcie de separao de dois meios, quando a frente de ondas incidente entra em contato com o segundo meio. As fontes de ondas secundrias situadas na frente de ondas incidente, produzem ondas que se propagam em todas as direes com velocidade v 1 no primeiro meio e com velocidade v 2 no segundo meio. A envolvente das circunferncias traadas nos da a forma da frente de ondas depois do tempo t, uma linha quebrada formada pela parte da frente de ondas que se propaga no primeiro meio e a frente de ondas refratado que se propaga no segundo meio. A frente de ondas incidente forma um ngulo 1 com a superfcie de separao, e a frente de ondas refratada forma um ngulo 2 com esta superfcie. Na parte central da figura, estabelecemos a relao entre estes dois ngulos. No triangulo retngulo OPP temos que v 1 t=|OP|sen1 No triangulo retngulo OOP temos que v 2 t=|OP|sen2 A relao entre os ngulos 1 e 2

Reflexo total
Se v 1 >v 2 o ngulo 1 > 2 o raio refratado se aproxima da normal Se v 1 <v 2 o ngulo 1 < 2 o raio refratado se distancia da normal Neste segundo caso, para um ngulo limite c o ngulo de refrao 2 =/2
www.fisica.ufs.br//snell.htm 3/9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

O ngulo limite aquele ngulo incidente para o qual o raio refratado emerge tangente a superfcie de separao entre os dois meios. Se o ngulo de incidncia maior que o ngulo limite, o seno do ngulo de refrao resulta maior que a unidade. Isto indica, que as ondas que incidem com um ngulo maior que o limite no passam ao segundo meio, e sim que so refletidas totalmente na superfcie de separao.

Na figura, observamos que a medida que aumentamos o ngulo de incidncia 1 o ngulo de refrao aumenta at que se torna igual a /2. Se voltamos a aumentar o ngulo de incidncia, a onda incidente se reflete para o primeiro meio.

ndice de refrao
Denominamos ndice de refrao, ao quociente entre a velocidade da luz c no vcuo e a velocidade v da luz em um meio material transparente. n=c/v A lei de Snell da refrao expressa em termos do ndice de refrao n1 sen1 = n2 sen2 Na tabela seguinte, so proporcionados dados aproximados dos ndices de refrao de diversas sustncias Substncia Acar Diamante Mica Benzeno Glicerina gua lcool etlico Azeite de oliva ndice de refrao (linha sdio D) 1.56 2.417 1.56-1.60 1.504 1.47 1.333 1.362 1.46

Fuente: Koshkin N. I., Shirkvich M. G.. Manual de Fsica elemental. Edt. Mir (1975), pg. 209

Atividades
www.fisica.ufs.br//snell.htm

Introduza

4/9

18/2/2011

Introduza

A lei de Snell da refrao

O ngulo de incidncia 1 , atuando na barra de deslocamento titulada ngulo. O ndice de refrao n, no controle de edio titulado ndice de refrao, ou selecionando uma substncia no controle de seleo situado abaixo. Clique no boto titulado Comear O primeiro meio, de cor amarelo, o ar n1 =1, e o meio de cor azul claro o segundo meio cujo ndice de refrao n2 foi selecionado. Observamos a propagao das ondas nos dois meios Como o primeiro meio tem menor ndice de refrao que o segundo, se cumpre que 1 > 2 , o raio refratado se aproxima da normal a superfcie de separao. Devemos ter em conta, que uma parte da luz incidente se reflete, porm por razes de clareza no mostrado na simulao. As sucessivas frentes de onda esto separadas por um comprimento de onda, como a freqncia da luz no varia ao passar de um meio a outro, o comprimento de onda varia, e se torna menor quando o meio tem menor velocidade de propagao, ou maior ndice de refrao.

Se n>1 ento, 0 > , o comprimento de onda da luz 0 de uma determinada freqncia f, que se propaga no vcuo (ou no ar) maior que o comprimento de onda da mesma radiao que se propaga em um meio de ndice de refrao n. Se ativarmos a casinha titulada Inverter, o primeiro meio tem maior ndice de refrao que o segundo. Observamos que o comprimento de onda aumenta, e que o ngulo de incidncia 1 menor que o ngulo de refrao 2 . O raio refratado se distancia da normal. A partir de um determinado ngulo de incidncia, a onda incidente no passa ao segundo meio, se reflete na superfcie de separao Calcular o ngulo limite para a gua, diamante, etc. e observar o comportamento das ondas para um ngulo de incidncia um pouco maior ou menor que o ngulo limite.

www.fisica.ufs.br//snell.htm

5/9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

O princpio de Fermat
A partir do princpio do tempo mnimo de Fermat, podemos obter as leis da reflexo e da refrao de um modo muito simples. Este princpio afirma, que a trajetria real que segue um raio de luz entre dois pontos aquela na qual emprega um tempo mnimo para percorr-la.

Lei da reflexo
Seja uma fonte S que emite raios que so refletidos em uma superfcie horizontal refletora e chega ao observador situado no ponto P. Como a luz se propaga no mesmo meio homogneo, para encontrar a trajetria que segue um raio de luz tal que empregue um tempo mnimo para percorr-la, equivale encontrar a trajetria cujo comprimento mnimo. Imaginemos que um raio emitido por S refletido em A e chega a P. O comprimento do caminho seguido por este raio SAP, e este comprimento igual a SAP, sendo S a fonte pontual S refletida na superfcie. Esta linha quebrada e por tanto, de maior comprimento que a linha reta SBP, que tem igual comprimento que SBP.

Para a linha SBP, o ngulo de incidncia i (que forma o raio incidente, com a normal a superfcie refletora) igual ao ngulo de reflexo r (que forma o raio refletido com esta normal)

Lei da refao

Calculamos o tempo que gasta um raio de luz para ir da fonte S at chegar ao observador P. O primeiro
www.fisica.ufs.br//snell.htm 6/9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

ramo SO percorrido no primeiro meio com velocidade v 1 , e o segundo ramo OP percorrido no segundo meio com uma velocidade v 2 .

O tempo t uma funo da posio x de O. A funo t(x) ter um mnimo na posio x na qual se cumpre que a derivada primeira de t relativo a x nula

Isto equivalente a escrever

Que a lei de Snell da refrao

Atividades
Introduza A velocidade da luz no primeiro meio v 1 , no controle de edio titulado Velocidade A A velocidade da luz no segundo meio v 2 , no controle de edio titulado Velocidade B Clique no boto titulado Novo So representados a fonte S na parte superior e o observador P na parte inferior. Suas posies so aleatrias dentro de certos limites. A posio x do ponto O, na superfcie de separao entre os dois meios, pode ser modificadas movendo com o ponteiro do mouse um pequeno quadrado de cor vermelha. Clique no boto titulado Trajetria. traado o caminho SOP e calculado o tempo que gasta a luz para percorre-lo. Movemos o ponto ou para a esquerda ou para a direita at encontrar a trajetria real SOP seguida pelo raio de luz. Para ajudar-nos nesta tarefa, so proporcionados na parte superior esquerda da simulao, o tempo empregado pelo raio de luz para percorrer a trajetria atual e o tempo empregado pelo raio de luz para percorrer a trajetria anterior. Quando encontrada a trajetria SOP real que segue o raio de luz, so representados o raio incidente, o refratado e so proporcionados os dados do ngulo de incidncia e de refrao. Exemplo:
www.fisica.ufs.br//snell.htm 7/9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

Introduzimos os valores das velocidades do primeiro meio (amarelo) v 1 =1.0; do segundo meio (azul claro) v 2=4.0 Clicamos no boto titulado Novo Medimos nas escalas graduadas as posies de S, (ponto de cor azul na parte superior) e P (ponto de cor azul na parte inferior) Posio do emissor S (2.4, 3.3) Posio do observador P (-3.1, -2.0) Movemos com o ponteiro do mouse o quadrado de cor vermelha at a posio x=-1.8 Clicamos no boto titulado Traar O tempo que emprega a luz para percorrer o caminho SOP

Movemos o quadrado de cor vermelho para outra posio, e voltamos a clicar no boto titulado Traar. Assim, at encontrar a trajetria real seguida por um raio de luz entre a posio S e a P. Para a posio x=1.6 encontramos a trajetria real SOP que segue o raio de luz. O ngulo 1 que forma o raio incidente com a normal a superfcie de separao

Comprovamos a lei de Snell da refrao

www.fisica.ufs.br//snell.htm

8/9

18/2/2011

A lei de Snell da refrao

Arrastar com o ponteiro do mouse o pequeno quadrado de cor vermelha

www.fisica.ufs.br//snell.htm

9/9

S-ar putea să vă placă și