Sunteți pe pagina 1din 23

Redes Sociais, novo lcus poltico

* Newton Duarte Molon

Resumo: A proposta do presente artigo a de discutir conceitualmente os potenciais e os limites das redes sociais no que diz respeito s intervenes dos cidados no campo da poltica. Trata-se de verificar em que medida o nova modalidade associativa pode efetivamente alterar de modo significativo a estrutura ou a dinmica da democracia representativa vigente na maior parte dos pases onde o fenmeno se verifica com maior nfase. Palavras-chave: redes sociais, poltica, participao.

Abstract: The purpose of this paper is to discuss conceptually the potential and limits of social networks in relation to the intervention of citizens in politics. This is to ascertain to what extent the new method can effectively associative change significantly the structure and dynamics of representative democracy prevailing in most countries where the phenomenon occurs with greater emphasis. Keywords: social networks, politics, participation. Resumen: El propsito de este trabajo es discutir conceptualmente el potencial y los lmites de las redes sociales con respecto a la intervencin de los ciudadanos en la poltica. Esto es para determinar en qu medida el nuevo mtodo asociativo puede, de manera efectiva, cambiar la estructura y la dinmica de la democracia representativa vigente en la mayora de los pases donde el fenmeno se da con mayor nfasis. Palabras clave: redes sociales, poltica, participacin.

* Historiador, Mestre em Comunicao, professor da Faculdade Csper Lbero e pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa - CIP.

Apresentao Considero redes sociais, levando em conta as mais diversas e pouco precisas conceituaes, o conjunto composto por: agentes e suas motivaes de participao; modalidades de interao dos integrantes; regimento interno e, suportes tecnolgicos, que propiciam trocas simblicas entre membros de uma associao mediatizada pelo computador, desterritorializada e baseada em afinidades temticas auto-declaradas. Atualmente, de acordo com levantamento feito atravs da enciclopdia livre, Wikipdia, fonte metodologicamente indispensvel no caso desse estudo, existem catalogadas 171 redes sociais, formadas com os mais diversos propsitos, que vo desde o simples compartilhamento de fotos e vdeos, at a reunio de corredores de rua, skatististas, entusiastas do automobilismo e "pessoas que curtem msica eletrnica". H tambm, dentre elas, as que congregam pessoas em busca de amizades, relacionamentos amorosos e engajamento, especialmente em questes ambientais. Contabilizando, apenas as 108 redes que apresentam seu nmero de participantes, so 1.068.071.716 de perfis registrados. Trata-se, sem dvida, do que poderamos chamar de um "fenmeno de massa", parcela considervel de terrquios, hoje participa de alguma rede social. Mais da metade deles, 600.000.000, dividem-se em apenas 4 grandes redes sociais: Facebook, com 300.000.000; Myspace, com 130.000.000; Orkut, com 120.000.000, e Hi 5, com 50.000.000. Brasileiros so os principais adeptos do relacionamento virtual ou, ao menos, aqueles que despendem mais tempo com elas. Embora a participao de redes sociais no seja a nica, nem talvez a mais importante, forma de utilizao dos to efusivamente propalados ganhos da revoluo digital das ltimas dcadas, no h como ignorar sua relevncia quantitativa no que diz respeito apropriao e utilizao popular das ferramentas usinadas por esse processo. Passado o tempo desde a promessa de redeno democrtica pela via tecnolgica, nos anos 90, as redes sociais e a incluso digital so hoje uma realidade verificvel e, assim, passveis de balano e anlise histrica. Pelo

3 menos sobre um dos prodgios vaticinados pelos engajados, - para a suspeio dos crticos - a histria j pode estender seu manto, se no conclusivo, ao menos indicador a respeito. Tucdides, talvez pudesse dizer, como se falasse sobre a Guerra do Peloponeso: independente do que pode vir a ser, isso j . Resta saber o que pode significar. Em que medida esses impressionantes contingentes de pessoas enredadas no cyberespao tm sido capazes de utilizar seu potencial associativo na reconfigurao dos moldes de representao e ao poltica direta? Em que medida as instituies polticas tradicionais j desenvolveram meios de cooptao e neutralizao de tamanha potncia. provvel, mais do que isso, certo, que os ganhos tecnolgicos j possibilitem populao outras formas de mobilizao e participao civil, mais pontuais e efetivas do que a simples participao de redes sociais. Mas caber, a quem se dispuser, conciliar e analisar esses dados e, assim, verificar o quanto avanamos em relao aos prognsticos, ou o quanto, a despeito das infinitas possibilidades da tecnologia, seguimos to tmidos quanto sempre no que diz respeito ao compartilhamento dos benefcios das conquistas humanas. Mas esse no o escopo do artigo e, o que se apura aqui, sobre redes sociais, no oblitera necessariamente a potncia dos novos meios digitais para a realizao dos nossos desgnios humanos e cidados.

Internet, Comunidade Virtuais e Redes Sociais

O socilogo espanhol Manuel Castells, em A Galxia da Internet Reflexes sobre a Internet, os negcios e a sociedade, fala de uma cultura prpria da rede formada por um estrutura em quatro camadas. A terceira delas a cultura comunitria virtual. Antes viriam a cultura tecnomeritocrata e a cultura hacker e, depois a cultura empresarial. Essa cultura da internet seria como um conjunto de valores e crenas, construdo coletivamente, que forma ou influencia o comportamento e as prticas de quem se encontra em sua rbita. Para o autor A cultura comunitria virtual acrescenta uma dimenso social ao compartilhamento tecnolgico, fazendo da Internet um meio de interao social seletiva e de integrao simblica (CASTELLS, 2003, p.34). Castells afirma que comunidades virtuais, expresso popularizada por Howard

4 Rheingold, foram criadas pelos primeiro usurios de redes de computadores, sua histria funde-se, portanto, com a prpria histria da Internet e, de certo modo, so responsveis pelo que ela se tornou. De acordo com o autor:
O Institute for Global Communication (IGC), tambm fundado em So Francisco, articulou algumas das primeiras redes de computadores dedicadas promoo de causas socialmente relevantes como a defesa do meio ambiente e a preservao da paz mundial. O IGC contribuiu para a implantao da rede feminina de computadores (La Neta) usada pelos zapatistas mexicanos para obter solidariedade internacional para sua luta em prol das minorias indgenas exploradas (CASTELLS, 2003, p.47).

Coube, assim, s comunidades virtuais, moldar as formas sociais, processos e usos da Internet. O socilogo identifica vnculos entre as comunidades virtuais no seu incio e o movimento de contracultura da dcada de setenta, mas esses vnculos enfraqueceram na medida em que as comunidades virtuais se popularizaram e alastraram. Embora a mais inconteste caracterstica das comunidades virtuais seja sua grande diversidade, seja quanto finalidade, perfil de usurios ou conduta de participantes, Castells arrisca dizer que pelo menos duas caractersticas fundamentais lhes so comuns. A primeira a liberdade de expresso e a segunda a autonomia.
A prtica das comunidades virtuais sintetiza a prtica da livre expresso global, numa era dominada por conglomerados de mdia e burocracias governamentais censoras (...) eu chamaria formao autnoma de redes. Isto , a possibilidade dada a qualquer pessoa de encontrar sua prpria destinao na NET, e, no a encontrando, de criar e divulgar sua prpria informao, induzindo assim a formao de uma rede. (p.48)

Sejam essas caractersticas fatores de atrao ou no, o que se verifica uma mais acentuada curva de crescimento dessa modalidade de uso em comparao a outras possveis. De acordo com dados da pesquisa Power to the people social media tracker wave 3 realizada em 2008 pela Universal Mc Cann, junto a 17.000 usurios de Internet de 29 pases, as redes sociais so a forma de utilizao que apresenta os maiores percentuais de incremento de 2006 a 2008: em 2006 27,3% dos usurios participavam de redes sociais, em 2007 esse percentual subiu para 36,2% e em 2008 atingiu 57,5%. A pesquisa considera usurios

5 apenas aqueles que o fazem diariamente ou dia sim, dia no e que tenham entre 16 e 54 anos. Trabalha, portanto com um universo de 475 milhes de usurios. Um das principais concluses da pesquisa :
Social networking is evolving fast. Increasingly features such as blogging, photo sharing and video sharing are the norm. They are becoming platforms, opening themselves up to external developers to distribute their programs. They are aiming to be the one stop shop for all your Internet needs. Consequently we are spending more time with them and doing more on them. (p.35)

No Brasil a participao em redes sociais superior a mdia, com 75,7% dos usurios, ficando atrs apenas das Filipinas, Hungria, Polnia e Mxico. As principais redes sociais mundiais apresentadas pelo estudo foram: Myspace Facebook Blogger Baidu QQ Flickr Sohu Orkut Hi5 Skyblog/Skyrock LastFM Friendster Cyworld Mixi Second Life Linkedin Bebo Bokee Piczo 32,3% 22,5% 15,7% 15,0% 14,6% 13,8% 11,5% 10,9% 9.7% 8.4% 7.9% 7.7% 7.4% 6.7% 6.2% 5.7% 5.6% 5.1% 4.2%

Esse o cenrio atual de um processo longo, embora bastante veloz, iniciado nos primrdios das conexes em rede. Deixando de lado a discusso dos pioneiros sobre a construo de papeis e identidades possibilitada pela atuao virtual nas redes, temtica que ao revelar a apreenso quanto ao esvaziamento do eu, denunciava tambm a aflio de muitos analistas quanto aos desafios do seu prprio tempo, atenhamo-nos evoluo das questes suscitadas pelas redes sociais desde quando eram apenas promessa de um comunitarismo renovado at os dias de hoje. Refiro-me especificamente temtica da capacidade

6 mobilizadora que a rede conferiria ao cidado. Em seu j clssico livro Bowling Alone, em que discute o declnio do engajamento civil americano, Robert Putnam afirma The Internet may be part of the solution to our civic problem, or it may exacerbate it, but the cyberrrevolution was not the cause (p. 170). A observao parece de grande perspiccia e pela forma como a frase foi construda e publicada no ano 2.000, nota-se o provvel cuidado do autor para no facilitar a cooptao de seus argumentos sobre os vnculos entre tecnologia e engajamento civil pelos apaixonados de ambos os lado. Desde os anos 80 era acirrada a disputa entre os que viam a Internet como um fenmeno capaz de libertar o homem de todas a suas amarras corpreas e contingncias materiais elevando-o ao cybernirvana, e os que, como o Velho do Restelo de Cames, esconjuravam empreendimento to alienador do mundo real. Basicamente tratava-se de enxergar na Internet o instrumental faltante para a realizao plena da promessa democrtica ou, ao contrrio, a quinta essncia da indstria cultural e, portanto, o sepultamento das esperanas de transformao social. Como exemplo do primeiro caso, o prprio Putnam apresenta Starr Roxanne Hiltz e Murray Turoff, alguns dos primeiros profetas: We Will become the Network Nation, exchanging vast amounts of both information and socioemotional communications with colegues, friends and strangers, Who share similar interests... we Will become a global village (Apud PUTNAM, 2000, p.171). Mas apesar do aparente silogismo, a constatao de Putnam no deixa de ser eloqente: a Internet, at pela cronologia dos fatos, no poderia mesmo ser responsabilizada pelo desengajamento civil por conta de qualquer possvel efeito obsedante ou embotador, pois isso j vinha ocorrendo h dcadas. No final dos anos 90, contudo, seria muito razovel que o impacto metfora rejeitada por Pierre Lvy no primeiro captulo de Cibercultura positivo da internet j pudesse estar sendo sentido, ao menos como atenuante do processo de esvaziamento da esfera pblica detectado por Putnam. Pode-se objetar que o mesmo valeria para o impacto negativo, mas no se trata aqui de apurar os efeitos desmobilizadores das redes sociais e sim do contrrio. Embora Putnam no encontre em suas pesquisas vnculos diretos entre o uso da Internet e o engajamento cvico e nisso parece ser acompanhado por Castells, para o autor americano:

7
Community, communion, and communication are intimately as well as etymologically relatede. Communication is a fundamental prerequisit for social and emotional connections. Telecommunications in general and Internet in particular substantialy enhance our ability to comunicate; thus it seems reasonable to assume that their net effect Will be to enhance community, perhaps even dramatically. Social capital is about networks, and the Net is the network to end all networks (PUTNAM, 200, p.171).

Permaneceu, assim, a despeito do balano intermedirio de Putnam e de seu convencimento quanto ao declnio do engajamento pblico americano, a expectativa de que nos anos seguintes as redes sociais viessem a alterar a dinmica da associao civil e, consequentemente, da participao poltica e da Democracia Liberal j que, para Alexis de Tocqueville, seu principal expoente, existe uma conexo natural entre associaes civis e associaes polticas "A associao civil facilita, portanto, a associao poltica, mas por outro lado a associao poltica fortalece e melhora singularmente as associaes de fins civis."(TOCQUEVILLE, 1969, p. 237). Vale lembrar que em sua apreciao da Democracia na Amrica, Tocqueville atribuiu ao contnuo exerccio do direito de associao, todas as vantagens que a civilizao pode conferir. Uma dcada depois de Bowling Alone, podemos retomar a promessa e verificar o estado da questo luz dos usos macios das comunidades virtuais e das redes sociais. Mas no sem antes mudar o foco para conhecer um pouco da evoluo histrica do prprio pensamento poltico. S assim seria possvel atualizar as reais possibilidades das comunidades virtuais e expandir a anlise, extraindo o tema de si mesmo e reinserindo-o na conjuntura da qual no pode estar alheio.

De volta aos clssicos da poltica

Faamos uma rpida digresso que nos permita verificar de forma sucinta as origens e as trajetrias de alguns conceitos e instituies polticas importantes para o propsito desse estudo. Refiro-me a temas como participao poltica, representao parlamentar e organizao social, entre outros. No sc. XVIII o iluminado escritor e msico genebrino, Jean Jacques Rousseau, apresenta a idia de "Contrato Social" como soluo terica para o maior desafio que a hipottica constituio de um governo enfrentaria:

Encontrar uma forma de associao que defenda e proteja de toda a fora comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual, cada um, unindo-se a todos no obedea portanto seno a si mesmo, e permanea to livre como anteriormente. (ROUSSEAU, 2007, p. 30)

Pelo contrato imaginado por Rousseau, cada indivduo pe em comum sua pessoa e toda sua autoridade, submetendo-se, a partir de ento, vontade geral. Tal ato criaria um corpo moral e coletivo onde se verificaria a equalizao das desigualdades individuais naturais. Segundo Rousseau, atravs do acordo, "a comunidade despoja os particulares de seus bens para restituir-lhes de forma legtima". (p.36) E s assim a liberdade real e duradoura do indivduo pode reinar. Com esse autor iluminista tem incio uma nova forma de encarar o Estado, o governo e a poltica em si, que, em boa medida, nos acompanha at os dias de hoje. No h mais "Direito Divino" que possa justificar a passiva submisso dos indivduos a uma autoridade externa e alheia a si mesmos. A vontade dos indivduos torna-se elemento constitutivo do governo e as leis estabelecidas, ou a estabelecer, so as condicionantes da referida associao civil. "O povo reunido, dir-se-: que quimera! Hoje uma quimera, mas no o era h dois mil anos. Tero os homens mudado de natureza?"(p.91) Ao abrir espao, ao menos em termos tericos, participao poltica do cidado, Rousseau abre caminho tambm para a Democracia moderna e, com isso para a idia de representatividade. Durante a Revoluo Francesa parte do iderio russoniano ser posto em prtica e data desse mesmo perodo a gnese da Democracia representativa. Quando no incio da Revoluo, os deputados do Terceiro Estado se autoproclamam Assemblia Nacional Constituinte, surge o debate sobre a ampliao dos limites da soberania popular ou o fortalecimento do papel das elites representativas. Ao mesmo tempo, discute-se acirradamente as distines entre povo e nao, soberania nacional e soberania popular. Para o abade Sieys, atuante constituinte, por exemplo, por no apresentar um rosto unitrio, o povo no tem como exercer a soberania j que essa supe unidade. "A nica soluo para que o povo possa ser proclamado soberano construir uma definio intelectual dele que lhe d uma unidade e uma identidade" (Apud: NAY, 2004, p.

9 297). Sieys prope, ento, considerar o povo no pela perspectiva sociolgica, mas como uma pessoa jurdica chamada "nao". Uma identidade abstrata que encarnaria simbolicamente o povo e que no espelharia sua diversidade. Uma totalidade homogenia que substitui a realidade fsica da sociedade. Mas, sendo a nao apenas um corpo moral desprovido de concretude, preciso dar-lhe existncia fsica e isso ser feito por meio de representantes. Nao e governo representativo so portanto, parte de um mesmo projeto. Para Sieys so os representantes que fazem a nao existir e no o contrrio. Nada estaria acima da representao, j que "ela o nico corpo organizado". (Apud: NAY, 2004, p. 298). A idia de representao serve precisamente aos propsitos de um seguimento da sociedade francesa que no pode abrir mo do apoio popular na luta contra o Antigo Regime, mas que tampouco, deseja ver o Absolutismo Monrquico substitudo por um despotismo popular. Boa parte dos iluministas franceses demonstra muita desconfiana quanto s possibilidades de o povo protagonizar a cena poltica. So comuns argumentos que atribuem indeciso e capricho massa; que aludem sua propenso a franquear a prpria soberania em troca de favores da tirania; que depreciam sua capacidade de exerccio racional da vida poltica devido ao despreparo e falta de instruo, e que duvidam da sua disposio para agir em nome do bem comum, devido a sua avidez por reformas sociais. De acordo com o companheiro de Sieys na Assemblia, o jacobino Antoine Barnave:
(...) o povo soberano; mas no governo representativo, seus representantes so seus tutores, seus representantes podem agir sozinhos por ele, porque seu interesse quase sempre est ligado a verdades polticas das quais no pode ter conhecimento claro e profundo. (Apud: NAY, 2004, p. 296)

O Baro de Montesquieu, anos antes da Revoluo j defendia o sistema representativo com argumentos semelhantes:
A grande vantagem dos representantes que so capazes de discutir os assuntos. O povo no absolutamente apropriado para isso; o que faz um dos grandes inconvenientes da democracia (...) ele (o povo) no deve entrar no governo seno para escolher os seus representantes, o que muito de sua alada. (Apud: NAY, 2004, p. 299).

10

Estabelece-se, portanto, a partir da Constituio francesa de 1799, o governo representativo, entendendo-se este como um modelo em que o corpo social em sua totalidade se faz representar por uma minoria de governantes, que age em nome da nao com delegao de poderes livremente consentida pelos cidados que o integram. Vence, ento, a noo de soberania da nao em detrimento da soberania popular. Nesse sistema, os representantes devem agir de acordo com a "vontade geral", o que segundo Rousseau, bem distinto da "vontade de todos". Para o filsofo do Contrato Social, a "vontade geral" traduz uma deciso unnime e a expresso da virtude cvica e do empenho moral dos cidados que buscam o bem comum, ao passo que a "vontade de todos" a simples somatria de vontades particulares, egostas e divergentes, ela mobiliza indivduos preocupados com a proteo de seus interesses pessoais. Rousseau distingue tambm a "vontade geral" da "vontade da maioria", referindo-se segunda apenas como uma opinio particular do grupo majoritrio, o que no exprime a vontade do corpo poltico. Assim como o conceito de soberania nacional levou necessariamente ao de governo representativo, esse faria da eleio e do voto seus principais sustentculos. A eleio entendida pelos revolucionrios franceses como a melhor forma de limitar a interveno popular nos assuntos pblicos, alm disso, por meio dela, maior legitimidade conferida ao representante, uma vez que pressupe um ato de vontade e o empenho cvico do representado. Ao votar, o cidado manifesta o seu consentimento na participao da sociedade poltica. Sobre os vnculos reais que unem representante e representado, contudo, prevalece o princpio de que o mandato representativo e no imperativo e que, portanto, o representante no est obrigado a representar seus eleitores, mas sim a nao inteira. O parlamento no seria ento a arena de embates entre representantes de diversos interesses, mas o espao da discusso dos melhores mtodos para a realizao de um nico e comum interesse. Norberto Bobbio, em sua Teoria Geral da Poltica, traz a anlise do jurista austro-americano Hans Kelsen sobre essa questo:
"Alis, Kelsen observa que ter sido atribudo ao parlamento um poder de representao que ele, com base na proibio de um

11
mandato imperativo, no detm, teve o funesto efeito de provocar a crtica ao parlamentarismo, considerado pelas correntes antiparlamentares de direita e de esquerda, aliadas contra o inimigo comum, como falsamente e enganosamente representativo da vontade do povo, enquanto a representao apenas um expediente tcnico-institucional que permite tomar decises coletivas onde no seria nem possvel nem desejvel a democracia direta." (BOBBIO, 2000, p.461).

Com a Revoluo de 1848 que derrubou o rei Luis Felipe e instalou a Segunda Repblica conquistou-se tambm uma das principais reivindicaes da pauta revolucionria: o sufrgio universal. A partir de ento cerca de 9 milhes de cidados se faziam representar atravs do voto, tratava-se definitivamente de uma verdadeira democracia representativa. No tardou, porm, para que se revelasse a grande frustrao do sufrgio universal. Na segunda metade do sc. XIX o movimento operrio francs j detectava que o sufrgio universal no tinha sido capaz de melhorar sua condio de vida e que o princpio do universalismo da representao - ou seja, a representao era de todo o corpo social e no de grupos especficos - impedia que necessidades prementes das massas populares urbanas recebessem a devida ateno por parte do corpo poltico. Questionava-se, ento, a abstrao dos direitos proclamados em 1789, bem como o modelo representativo que mostrava-se sensvel apenas "vontade geral" de alguns segmentos da sociedade. As demandas operrias e socialistas por uma melhor qualidade de representao, que levasse em conta as reais diferenas sociais, acabaram tornando obsoleto ou insuficiente o princpio da universalidade e, de certa forma, o tipo de idealismo filosfico que tinha dado origem a ele. O pensamento de Hegel e seu conceito de unidade orgnica formada pelas partes, que permite e exige fortes tenses e oposies, bem como sua idia de Estado forte diferenciado da sociedade civil tornam-se inspiradores, tanto para a esquerda, quanto tambm para a direita. Em "O Mito do Estado", Ernest Cassirer cita palavras de Hegel que definem o tom das disputas que se seguiro:
As paixes, os fins privados e a satisfao de desejos egostas so, por outro lado, as mais eficazes molas de ao. O seu poder reside no fato de que elas no respeitam nenhuma das limitaes que a moralidade e a justia lhes impem, e ainda esses impulsos naturais tm maior influncia sobre o homem do

12
que a disciplina artificial e enfadonha que tende a ordenar o direito e a moralidade. (CASSIRER, 2003, p. 312)

Hegel no excetua desse pensamento as aes polticas, ao contrrio, entende que as ambies pessoais no s tm sua parte em todas as grandes aes polticas, como normalmente so suas principais molas propulsoras. A lgica da representao, por fim, ser alterada dando origem, ento a uma democracia de faces, partes ou partidos. E essa possibilidade de que o Estado, agora objeto de disputa, possa ser encampado pelo agrupamento representante da oposio de classe faz com que os setores proprietrios busquem regulamentar sua adeso ao princpio da igualdade e estabelecer limites. Benjamim Constant, entre outros liberais, por exemplo, no melhor esprito da Democracia Liberal, trata de recuperar para o indivduo, parte da liberdade individual que Rousseau s achava possvel sob o Estado: (a liberdade individual) "no outra coisa seno o que os indivduos tem o direito de fazer e o que a sociedade no tem o direito de impedir"(Apud: NAY, 2004, p. 311). Para Constant a idia de liberdade est associada proteo da autonomia individual frente a sociedade e mais particularmente frente ao Estado. O constitucionalismo parece-lhe um excelente instrumento para esse propsito. Consagra-se, assim, o modelo poltico em que Estado e a Sociedade Civil estaro cindidos e esta, apesar de sua aceita disputa interna encontrar-se- protegida por regras constitucionais que garantiro direitos individuais. Os direitos individuais, contudo, embora preservem todos quanto aos excessos do Estado, proteger sobremaneira determinados seguimentos quanto ao seu embate dentro da prpria Sociedade Civil: a Democracia Liberal. Sobre o debate poltico do sc XIX, de especial importncia para o nosso propsito o resgate das idias de Alexis de Tocqueville. Seu exame da Democracia na Amrica, misto de fascnio e averso, acabou por funcionar como uma espcie de cartilha para a difuso pelo mundo do iderio da Democracia Liberal. Sua apreciao sobre os riscos de desvios da sociedade democrtica, contudo, resulta um interessante instrumental para a reflexo sobre, por exemplo, as novas modalidades de associao, das quais as comunidades virtuais so um exemplo.

13 Tocqueville: Associao Civil e Democracia

Como j mencionado, Tocqueville atribui a maior parte dos xitos americanos a sua tradio de associao civil.
Quando os cidados s se podem reunir em pblico com certos propsitos, consideram tais reunies prticas estranhas de ocorrncia rara e dificilmente chegam a pensar nas mesmas. Quando lhes permitido se reunirem livremente para todos os propsitos, acabam por considerar a associao pblica a maneira universal, ou de certo modo a nica que podem empregar para conseguir os diferentes propsitos que possam ter em vista. (TOCQUEVILLE, 1969, p. 239)

O autor considera que atravs das associaes civis os indivduos aprendem a submeter sua prpria vontade de todo o grupo e a subordinar seus prprios esforos ao impulso comum. Mesmo assim no acredita que a liberdade de associao seja incondicional e, embora no seja preciso a respeito, entende que, em determinadas situaes seja sensato estabelecer limites prtica: "Posso entender que seja aconselhvel cortar o brao de um homem para salvar a sua vida, mas seria ridculo asseverar que ele ser to gil como antes."(p. 241) Uma das maiores preocupaes apresentadas por Tocqueville diz respeito ao individualismo nos pases democrticos e isso parece de especial interesse para o nosso caso. Para o autor:
"O egosmo seca o germe de todas as virtudes, e o individualismo, inicialmente, atinge apenas as virtudes da vida pblica, mas, a longo prazo, ataca e destri todas as outras e acaba por identificar-se com o egosmo puro e simples. (...) o individualismo tem origem democrtica e ameaa espalhar-se na mesma medida da igualdade de condio."(p. 223)

Quanto a essa questo, o deputado francs demonstra, ao mesmo tempo, um forte apego s tradies e uma acurada capacidade de anteviso sobre a vida nas grandes metrpoles democrticas:
"a trama do tempo desfeita a cada instante e a marcha das geraes, apagada. Os que chegaram primeiro logo so esquecidos, e ningum faz idia dos que viro depois. O interesse do homem confina-se aos que esto em ntima proximidade consigo prprio. A medida que as classes se aproximam e se misturam, seus membros tornam-se indiferentes e estranhos entre si."(p. 224)

14 Considera o autor que na medida em que as sociedades democrticas se tornam mais prsperas e mais igualitrias, propiciando fortuna, instruo e

remediamento a mais cidados, que poderiam exercer influncia sobre outros, cresce tambm a convico em cada um de que nada deve aos demais. Habituam-se a pensar que esto sozinhos, que dependem de si prprios, e imaginam que tm o destino em suas prprias mos"(p.225). Prosseguindo sua crtica, que fora do contexto e lida por algum desavisado faria dele um opositor ferrenho do modelo, profere Alexis de Tocqueville:
Assim, a democracia no s faz cada homem esquecer de seus antepassados, mas esconde-lhe seus descendentes e separa-o de seus contemporneos; projeta-o de volta, para sempre, a si prprio e finalmente ameaa confin-lo solido de seu prprio ser. (p 225)

Considero

anlise

de

Tocqueville

sobre

democracia

americana,

independentemente de sua adeso, como cheguei a enunciar, o melhor instrumental crtico, ou, ao menos, o mais eficiente por sua honesta, insuspeita e cientfica postura diante dos fatos. Chego a pensar que talvez o maior entusiasta da Democracia Liberal tambm seu crtico mais arguto, por apresentar, dialeticamente, tambm sua debilidade. De acordo com ele, o risco de um neodespotismo no reside no tradicional autoritarismo dos poderosos, mas da apatia dos cidados condicionada pelo individualismo:
(...) na Amrica a evoluo para a igualdade de condies acompanhada de um isolamento crescente dos indivduos em relao ao poder. (...) Tocqueville mostra que a dinmica da igualdade favorece o surgimento de uma cultura centrada no indivduo e seu desenvolvimento pessoal. Esse "individualismo" acompanhado por um apetite insacivel pelas coisas materiais. Em democracia, sublinha ele, "a vontade de se enriquecer a qualquer preo, o gosto pelos negcios, o amor do lucro, a busca do bem-estar e dos prazeres materiais (...) so (...) as paixes mais comuns."(NAY, 2004, p.315)

Seguindo sua trilha, ao perder o gosto pelos assuntos pblicos a sociedade, insensvel aos dilemas comuns, perderia sua capacidade de exercer um contrapeso ao poder estatal, abandonaria seus espaos coletivos de expresso e se renderia ao despotismo:
Esta nova forma de despotismo tem a particularidade de no exigir nenhuma violncia. um despotismo "previdente e manso". No mata. Estende-se como uma potncia paterna que fixa o cidado na infncia. "Ele trabalha de boa vontade [para a]

15
felicidade [dos cidados]; mas quer ser seu nico agente e o nico rbitro; prov a sua segurana, prev e garante suas necessidades, facilita seus prazeres, conduz seus principais negcios, dirige sua indstria, regula suas sucesses, divide suas heranas; s no pode tirar inteiramente dele a perturbao de pensar e a dificuldade de viver?"(tomo 2, 4, VI). Noutras palavras, o Estado centralizado se encarrega do indivduo para melhor tirar dele a responsabilidade. Preso numa servido para a qual ele mesmo contribuiu, o homem perde sua independncia. No mais livre ( NAY, 2004, p.316).

Penso que as inquietaes de Tocqueville quanto ao individualismo e perda de potncia do cidado para o Estado, seu maior temor, so vlidas mas poderiam ser transferidas nos dias de hoje, com algumas adaptaes ao mercado. Transposio que certamente o autor no endossaria em seu tempo. No estava colocado, na ocasio, o risco da hipertrofia das associaes de carter comercial, nem tampouco sua desmedida concentrao e, portanto, menos ainda o risco de uma tirania qual estariam submetidos no apenas os indivduos, mas tambm o prprio Estado. Realizadas as devidas atualizaes, a leitura de Tocqueville faz parecer que o temido futuro chegou e o trabalho de Robert Putnam est um pouco nessa diretriz. As imensas possibilidades de associao virtual pela Internet no demonstram vir acompanhadas de um revigoramento do esprito pblico e nesse sentido Putnam no apresenta-se muito otimista com as tecnologias. Revela por exemplo sua preocupao com uma espcie de Cyberapartheid do capital social; desconfia das possibilidades de comunicao no verbal na rede, defendendo sua importncia; sinaliza, com outro neologismo: Cyberbalkanization, para o risco de uma comunicao compartimentalizada onde os relacionamentos ocorrem exclusivamente entre indivduos com afinidades e, por fim questiona: Will the Internet in practice turn out to be a niftier telephone or a niftier televison? In other words, Will the Internet become predominantly a means of active, social communication or a means of passive, private entertainment? (PUTNAM, 2000, p.179) Manuel Castells tampouco arrisca suas fichas numa recomposio do esprito pblico tocquevilleano pelas redes sociais e comunidades virtuais, ao contrrio sugere a Internet como o suporte material para o que classifica como o individualismo em rede, uma novo padro de sociabilidade condicionado, entre outras coisas, pela individualizao da relao entre capital e trabalho.

16 Vejamos outra importante abordagem do problema da organizao poltica sob uma tica que acrescente equao a varivel do mercado. Marx e uma abordagem ps-moderna de poltica Conforme j apresentado, a chamada Modernidade tem como uma de suas caractersticas a dualidade entre Estado e Sociedade Civil. O social e o poltico se separaram definitivamente, ao contrrio do que ocorria na antiguidade e Idade Mdia. A fronteira entre os interesses individuais e os coletivos ganha demarcao evidente. O pblico e o privado no mais se confundem. Homem e cidado se distinguem. A mediao entre as duas esferas passa a se dar atravs de instituies e conceitos como os de soberania, representao, sufrgio e aparelho burocrtico. As tenses, vnculos e conflitos entre ambos os universos foram e continuam sendo os objetos do pensamento poltico das mais diversas correntes e escolas. Pode-se mesmo afirmar que essa ciso estrutural e as mediaes referidas tornaram-se efetivamente sinnimo daquilo que

entendemos por poltica. No sculo XIX, porm, as idias de Karl Marx causaram um grande abalo na tradio poltica moderna. Embora reconhecido aos servios prestados por Hegel no delineamento do estado moderno, ao contrrio dele, Marx no concebe a possibilidade de que a fissura entre Estado e Sociedade Civil possa ser cerzida ou mediada. Mais do que isso, para ele no se trata de uma simples dicotomia entre ambos, mas de um verdadeiro antagonismo, forjado no processo de construo do Estado em que o desenvolvimento do modo de produo capitalista, a propriedade privada e a diviso social do trabalho ocuparam papel central. Sendo assim, para Marx, somente a supresso do Estado e consequentemente da sociedade civil podem objetivamente levar emancipao final do povo e democracia em sua plenitude. Nesse sentido, pode-se considerar, tambm nesse aspecto, como ps-moderno o projeto de Marx. A herclea tarefa no poderia ser realizada, entretanto, sem um estgio em que o proletariado tomaria de assalto o aparato estatal e exerceria poder ditatorial. De acordo com Thamy Pogrebinschi em O Enigma do Poltico Marx contra a poltica moderna:
Ao tornar-se crtico do Estado moderno por meio de um rompimento com a filosofia de Hegel, Marx percebe que a

17
dialtica da modernidade poltica no deve se contentar com respostas ilusrias, mas buscar solues reais. Apropriando-se da lgica Hegeliana, Marx se insurgir contra as formas polticas de mediao, mostrando que uma contradio entre extremos reais s pode ser resolvida pela superao de ambos. assim que o poltico em Marx surge a partir da superao do Estado e da sociedade civil. (p-18).

Para a autora, houve um grande equvoco quando alguns dos principais herdeiros do iderio de Marx, como Lnin, reduziram a localizao e ambientao de suas concepes polticas chamada Ditadura do Proletariado. Pogrebinschi entende que a fase da Ditadura do Proletariado , talvez, a ltima em que Marx aborda a poltica, entendendo-a como foi explicada pela modernidade, pois ali ainda estaria em disputa o seu esplio. A partir de ento, com o auto-aniquilamento do Estado e, assim, da sociedade civil, a preocupao do filsofo volta-se ao poltico, ou poltica em sua essncia, no no que foi ela reduzida pela modernidade contratualista. O poltico estaria fundado no

conceito de associao e no no de Contrato Social. O poltico no cria dualismos, no se origina de uma separao, no se funda em uma forma jurdica. O poltico nasce da pura associao humana, do encontro do homem com sua liberdade. (POGREBINSCHI, p. 116) Rompendo com os princpios modernos, Marx apresenta ento, outros fundamentos para a organizao humana. Como Espinosa, no aceita a hiptese de um estado de natureza pr-sociedade organizada e nem tampouco a partio entre sociedade civil e Estado. Rejeita tambm a vontade e a necessidade como agentes da associao, conferindo apenas liberdade esse mrito. Para Marx, a noo de soberania do estado ser substituda pela de auto-determinao da comunidade e as de representatividade e soberania popular, pela de autogoverno, nica via para a verdadeira democracia. Marx, em suma, subverte a ordem poltica iniciada com o Contrato Social e prope a Associao, ou seja, sujeitos espontaneamente congregados objetivando o compartilhamento de suas aes e de seu pensamento, como o verdadeiro bero das relaes polticas, ou do poltico. importante ressaltar que a noo de Associao de Marx, embora possua alguma superfcie de contato com o organicismo aristotlico segundo o qual a associao um estgio intermedirio que culminar com o desenvolvimento do Estado difere muito dele. Marx no fala da associao como etapa para um novo estado, mas dela como um fim em si mesma. Da

18 mesma forma, no pensa em associao como organismo secundrio ou interno de um Estado, mas como entidade plena de autnoma. A associao de que trata Marx , na verdade, a condio de relacionamento em que se encontrar o homem com o fim da propriedade privada dos meios de produo, da diviso do trabalho e das classes sociais. A Associao, essa alternativa marxiana ao Contrato Social moderno , enfim, o princpio organizativo da sociedade comunista, da estar embasada, segundo o proponente, na plena liberdade. No creio contudo que, nessa perspectiva, possamos pensar as comunidades virtuais, as redes sociais e a prpria tecnologia seno como detalhes menores de um embate muito mais amplo e acirrado. Esses recursos, por melhor aplicados que fossem estariam, ao lado de outros tantos, simplesmente municiando os donos dos meios de produo na luta pela sua reproduo. Luta na qual o controle sobre o aparelho de estado decisivo, mas no convm que seja realizado a revelia dos preceitos democrticos, uma vez que, como vimos, eles tambm foram delineados e institudos objetivando a reproduo dessa classe no controle da sociedade. Se vislumbrasse esse potente ferramental, como meio de produo, devidamente coletivizado, estou certo que Marx veria facilitado o caminho para o seu projeto associativo de organizao social no comunismo. Mas no esse o caso. De qualquer modo, a exposio dos argumentos de Marx serve ao menos para estabelecer os limites objetivos da Democracia burguesa e para relembrarmos, em termos tericos, o verdadeiro e limitado potencial revolucionrio das tecnologias da informao, idependentemente do otimismo, ou pessimismo das expectativas. Mas as derivaes do pensamento poltico de Marx no sculo XX podem novamente fertilizar e tornar til a reflexo sobre o objeto desse artigo.

Habermas e o Retorno Modernidade

O filsofo alemo contemporneo Jrgen Habermas, que at os anos 70 proclamava sua filiao intelectual Escola de Frankfurt, distanciou-se das teorias crticas de cepa marxista para retomar a discusso poltica no mbito da Democracia. Entendeu Habermas que a obsesso dos crticos em rejeitar as bases da poltica moderna abriu espao para um tipo diferente, mas no menos

19 nocivo, de conservadorismo. Seu projeto passa a ser, ento, o de repensar o modelo democrtico aprofundando a anlise sobre o processo de deliberao dos indivduos e sobre o papel do direito na arquitetura da democracia. Sobre o direito, sua concluso a de que trata-se de uma condio da democracia moderna, no por sua capacidade legitimadora intrnseca como advogaram constitucionalistas positivistas, mas por sua adequao e eficincia no processo de formao da opinio e da vontade gerais. Desse modo, Habermas, diferentemente da corrente liberal, no acata a primazia do direito sobre o cidado com vistas evitar o despotismo da maioria ou os seus possveis excessos. A legitimidade do direito s pode ser proveniente da vontade instituinte dos cidados em comunidade. O direito ser sempre, em ltima instncia, tributrio do acordo entre os cidados. Com respeito ao processo de deliberao dos cidados, Habermas desenvolve a ideia de uma democracia deliberativa, baseada no princpio da discusso. Com isso pretende avanar em relao ao impasse institudo entre as concepes liberal e republicana de democracia:
Quando se faz do conceito procedimental da poltica deliberativa o cerne normativamente consistente da teoria sobre a democracia, resultam da diferenas tanto quanto em relao concepo republicana do Estado como uma comunidade tica, quanto em relao concepo liberal do Estado como defensor de uma sociedade econmica. (HABERMAS, 1996, p.286)

No que diz respeito formao da opinio e da vontade que resulta em mandatos eletivos e decises parlamentares, Habermas entende que a resultante sempre o arranjo de interesses na concepo liberal e, o auto-entendimento tico no caso da concepo republicana. Para os liberais o processo de formao da vontade e da opinio poltica (...) determinado pela concorrncia entre agentes coletivos agindo estrategicamente e pela manuteno ou conquista de posies de poder. Para os republicanos no obedece s estruturas de processos de mercado, mas s renitentes estruturas de uma comunicao pblica orientada ao entendimento mtuo (p.283). Sendo assim, atravs da teoria do discurso e a despeito de acusaes quanto a uma guinada ao pragmatismo, prope uma integrao de elementos de ambos os lados como um procedimento ideal para o aconselhamento e para a tomada de deciso poltica:

20
Esse procedimento democrtico cria uma coeso interna entre negociaes, discursos de auto-entendimento e discursos sobre a justia, alm de fundamentar a suposio de que sob tais condies se almejam resultados ora racionais, ora justos e honestos. Com isso, a razo prtica desloca-se dos direitos universais do homem ou da eticidade concreta de determinada comunidade e restringe-se a regras discursivas e formas argumentativas que extraem seu teor normativo da base validativa da ao que se orienta ao estabelecimento de um acordo mtuo, isto , da estrutura da comunicao lingstica (p.286).

A aposta de Habermas nas possibilidades de uma democracia deliberativa o levar ao desenvolvimento de sua sntese entre ao e linguagem, a teoria do agir comunicacional, que considera, de todos os tipos de ao social, o nico realmente orientado intercompreenso e ao entendimento mtuo. Partindo da diferena entre atos comunicativos perlocucionrios, cuja mensagem incrusta-se na inteno do agente, e atos ilocucionrios, que carregam o significado em seu prprio enunciado, Habermas defende o agir comunicacional baseado em atos ilocucionrios e desobstrudos, com vistas restaurao do acordo prvio que julga aflorar quando o mundo vivido e no o mundo problematizado a fonte das pretenses de validade que acompanham uma fala. Lembrando que, em sua concepo, apenas a fala em cujo emitente imprime alguma pretenso de validade criticvel capaz de coordenar a ao do ouvinte. (ARAUJO, 2009) Para Habermas, o dilogo entre os cidados o prprio fulcro do agir poltico. Da discusso emergir a razo, ela no ser encontrada universal e a priori em nenhuma outra parte. Aparece quando os indivduos conseguem, graas deliberao, ir alm de seus horizontes particulares e atingir o estgio da intercompreenso(NAY, 2004, p.489). Caber ento, ao direito garantir e fomentar essa prtica.

Consideraes finais

O pensamento de Habermas passvel de muitas crticas, especialmente por seu dficit propositivo quanto aos mecanismos normativos para a garantia das condies de discusso e, talvez, por sua adeso incontinenti aos princpios do Iluminismo, ao considerar isonmicas as condies scio culturais dos entes deliberativos. Mas, de tudo o que foi apresentado at aqui, parece aquele em a

21 promessa de avano democrtico por meio da tecnologia da informao possui mais chances de se concretizar. Seja pelo cumprimento das profecias catastrficas de Tocqueville ou pelo no cumprimento das redentoras de Marx, ou ainda, por ambos, a Democracia de fato exige um profundo e urgente processo de reviso. Em que pese toda a crtica, a proposio do agir comunicativo de Habermas, mostra-se factvel em certa medida, especialmente diante das reais possibilidades de interao e debate ofertados hoje pela tecnologia da informao. Mas para isso, ser necessrio, tambm uma reviso com a mesma profundidade e urgncia, das atuais formas de utilizao da rede. Em outras palavras, a lgica e o suporte das comunidades virtuais e das redes sociais poderiam ser muito bem aproveitados para a construo de uma Democracia Deliberativa nos moldes habermanianos, mas atualmente esto muito longe de apresentar essa ou outra significativa utilidade poltica. Retomando o balano sobre a trajetria das redes sociais na ltima dcada, o que temos o aperfeioamento incontestvel das plataformas; o crescimento exponencial da adeso; a sofisticao e ampliao das possibilidades de uso e, por outro lado, um aproveitamento pfio como ferramenta transformadora. De acordo com os dados da pesquisa Power to the people citada no incio do trabalho, dos participantes de redes sociais 74% a utilizam para enviar mensagens aos amigos; 55,1%, para postar suas fotos; 33,6%, para baixar e ouvir msicas; 30,8%, para preencher seus blogs, na maioria com informaes pessoais ou sobre a famlia; 23,3%, para instalar aplicativos; 21,9% para publicar vdeos; 18,3%, para namorar; 9,8%, para promover bandas musicais e 3,2%, para outras atividades que, quem sabe, podem incluir a discusso poltica, embora essa utilizao no seja citada. Estamos, assim, mais ou menos como estvamos no incio da dcada: aguardando os prodgios das redes sociais, que permitem trocas instantneas de informaes e idias entre muitas pessoas, no aperfeioamento de nossa organizao social e poltica. H, contudo, pelo menos duas importantes diferenas: a certeza de que o milagre no vem com a tecnologia e a existncia hoje de usos consagrados pouco suscetveis a alteraes.

22 Referncias bibliogrficas

ADORNO, T.W. & HORKHEIMER, M. Dialtica do Esclarecimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985. ARAUJO, Luis Bernardo L. Moral, Direito e Poltica: sobre a Teoria do Discurso de Habermas - pgfil.uerj.br/pdf/publicacoes/Araujo/Teoria_Discurso_
Habermas.pdf

BOBBIO, Norberto Teoria Geral da Poltica, So Paulo, Elsevier, 2000. CANHEDO, Letcia Bicalho, (org) O Sufrgio Universal e a inveno democrtica. So Paulo, Estao Liberdade, 2005. CASSIRER, Ernest O Mito do Estado, So Paulo, Codex, 2003. CASTELLS, Manuel A Galxia da Internet, Rio de Janeiro, Zahar, 2003 COELHO, Cludio N. P. A Comunicao Virtual Segundo Lvy e Baudrilllard: uma viso crtica in Comunicare vol.2 no.1, 1 semestre de 2002. HABERMAS, Jrgen A Incluso do Outro, So Paulo, Loyola, 2007 KORNHAUSER, William Aspectos polticos de La sociedad de masas. Buenos Aires, Amorrortu, 1959. LVY, P. O Que Virtual?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. Cibercultura. So Paulo, Editora 34, 1999. MAFFESOLI, Michel O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro, Ed. Forense, 1987. A Transfigurao do Poltico. Porto Alegre, Editora Sulina, 1997. MARCUSE, H. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978. NAY, Olivier Histria das idias polticas. Rio de Janeiro, Vozes, 2007. POGREBINSCHI, Thamy O Enigma do Poltico Marx contra a Poltica Moderna, Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2009. PUTNAM, Robert D. Bowling Alone. New York, Simon & Schster Paperbacks, 2000. ROUSSEAU, Jean-Jacques O Contrato Social e outros escritos. So Paulo, Cultrix, 2007. RUDIGER, Francisco Elementos para a Crtica da Cibercultura. So Paulo, Hacker Editores, 2002.

23

SCHMITT, Carl A crise da Democracia Parlamentar. So Paulo, Escritta, 1996. TOCQUEVILLE, Alexis de Democracia na Amrica. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1969.

S-ar putea să vă placă și