Sunteți pe pagina 1din 3

Das Prestaes de Servio de Transporte Rod.

de Carga - Substituio Tributria Obrigaes Tributrias - Anexo XV do RICMS/02, alterado pelo Decreto n. 44.253, de 09.03.06. Quadro Esquemtico 01-CIF
Transportador Remetente

Dbito e Crdito - Remessa com a Clusula CIF

ME/EPP Industrial - Remessa com a Clusula CIF


Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante, tomador do servio. Nota Fiscal da operao: Indicar no campo Informaes Complementares a expresso:"ICMS da prestao de responsabilidade do alienante/remetente". Valor a recolher: Valor do imposto constante no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento: no prazo previsto para as operaes prprias do tomador do servio. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No campo Observaes, a expresso: "ICMS/ST de responsabilidade do alienante/remetente". Obs: O transportador, inclusive aquele enquadrado como ME ou EPP no optante pelo Simples Nacional, dever promover o estorno, no respectivo perodo de apurao: - do valor do imposto destacado nos CTRC relativamente s prestaes em que foi substitudo; - do valor dos crditos apropriados por ocasio da entrada de bem ou mercadoria na proporo das prestaes que ocorrerem com iseno, no-incidncia ou cujo imposto tenha sido recolhido pelo alienante/remetente, a ttulo de substituio tributria.

Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante, tomador do servio. Nota Fiscal da operao: Indicar no campo Informaes Complementares a expresso:"ICMS da prestao de responsabilidade do alienante/remetente". Valor a recolher: Valor do imposto constante no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Transportador Inscrito/MG Optante por D/C (Regime Especial) Recolhimento: no prazo previsto para as operaes prprias do tomador do servio. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No campo Observaes, a expresso: "ICMS/ST de responsabilidade do alienante/remetente". Obs: O transportador, inclusive aquele enquadrado como ME ou EPP no optante pelo Simples Nacional, dever promover o estorno, no respectivo perodo de apurao: - do valor do imposto destacado nos CTRC relativamente s prestaes em que foi substitudo; - do valor dos crditos apropriados por ocasio da entrada de bem ou mercadoria na proporo das prestaes que ocorrerem com iseno, no-incidncia ou cujo imposto tenha sido recolhido pelo alienante/remetente, a ttulo de substituio tributria.

Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante, tomador do servio. Nota Fiscal da operao: Indicar no campo Informaes Complementares a expresso:"ICMS da prestao de responsabilidade do alienante/remetente". Valor a recolher: Valor do imposto constante no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Transportador Inscrito/MG Apurao por crdito presumido Recolhimento: no prazo previsto para as operaes prprias do tomador do servio. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No campo Observaes, a expresso: "ICMS/ST de responsabilidade do alienante/remetente". Obs: O transportador, inclusive aquele enquadrado como ME ou EPP no optante pelo Simples Nacional, dever promover o estorno, no respectivo perodo de apurao, do valor do imposto destacado nos CTRC, relativamente s prestaes em que foi substitudo.

Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante, tomador do servio. Nota Fiscal da operao: Indicar no campo Informaes Complementares a expresso:"ICMS da prestao de responsabilidade do alienante/remetente". Valor a recolher: Valor do imposto constante no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento: no prazo previsto para as operaes prprias do tomador do servio. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No campo Observaes, a expresso: "ICMS/ST de responsabilidade do alienante/remetente". Obs: O transportador, inclusive aquele enquadrado como ME ou EPP no optante pelo Simples Nacional, dever promover o estorno, no respectivo perodo de apurao, do valor do imposto destacado nos CTRC, relativamente s prestaes em que foi substitudo.

Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante, tomador do servio. Nota Fiscal da operao: Indicar no campo Informaes Complementares a expresso:"ICMS da prestao de responsabilidade do alienante/remetente". Valor a recolher: Valor do imposto constante no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Transportador Inscrito/MG -Regime Simples Nacional Recolhimento: no prazo previsto para as operaes prprias do tomador do servio. CTRC: Sem destaque do imposto. No campo Observaes indicar o valor do ICMS e a expresso: "ICMS/ST de responsabilidade do alienante/remetente".

Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante, tomador do servio. Nota Fiscal da operao: Indicar no campo Informaes Complementares a expresso:"ICMS da prestao de responsabilidade do alienante/remetente". Valor a recolher: Valor do imposto constante no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento: no prazo previsto para as operaes prprias do tomador do servio. CTRC: Sem destaque do imposto. No campo Observaes indicar o valor do ICMS e a expresso: "ICMS/ST de responsabilidade do alienante/remetente".

Obs: O transportador optante dever informar destacadamente o valor da receita, Obs: O transportador optante dever informar destacadamente o valor da receita, relativamente s prestaes em que foi substitudo, de modo a deduzi-la da respectiva base relativamente s prestaes em que foi substitudo, de modo a deduzi-la da respectiva base de clculo no PGDAS. de clculo no PGDAS. Elaborao: Diviso de Orientao Tributria / Diretoria de Orientao e Educao Tributria / SUTRI - Subsecretaria da Receita Estadual/SEF-MG - Julho/2008.

Das Prestaes de Servio de Transporte Rod. de Carga - Substituio Tributria Obrigaes Tributrias - Anexo XV do RICMS/02, alterado pelo Decreto n. 44.253, de 09.03.06. Quadro Esquemtico 02-FOB
Remetente Transportador

Dbito e Crdito - Remessa com a Clusula FOB

ME/EPP Industrial - Remessa com a Clusula FOB

Sujeito Passivo: Transportador. Nota Fiscal da operao: Sem qualquer Indicao Transportador Inscrito/MG Optante por D/C (Regime Especial) Valor a recolher: Valor do imposto destacado no CTRC. Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes prprias do transportador. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No h indicao no campo Observaes. Obs: No h estornos a serem efetuados. Apurao do imposto no respectivo regime.

Sujeito Passivo: Transportador. Nota Fiscal da operao: Sem qualquer Indicao Valor a recolher: Valor do imposto destacado no CTRC. Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes prprias do transportador. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No h indicao no campo Observaes. Obs: No h estornos a serem efetuados. Apurao do imposto no respectivo regime.

Sujeito Passivo: Transportador. Nota Fiscal da operao: Sem qualquer Indicao Valor a recolher: Valor do imposto destacado no CTRC, deduzido o crdito presumido. Transportador Inscrito/MG Apurao por crdito presumido Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes prprias do transportador. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No h indicao no campo Observaes. Obs: No h estornos a serem efetuados. Apurao do imposto no respectivo regime.

Sujeito Passivo: Transportador. Nota Fiscal da operao: Sem qualquer Indicao Valor a recolher: Valor do imposto destacado no CTRC, deduzido o crdito presumido. Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes prprias do transportador. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No h indicao no campo Observaes. Obs: No h estornos a serem efetuados. Apurao do imposto no respectivo regime.

Sujeito Passivo: Transportador. Nota Fiscal da operao: Sem qualquer Indicao. Valor a recolher: imposto apurado nos termos do Simples Nacional. Transportador Inscrito/MG -Regime Simples Nacional Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes prprias do transportador. CTRC: No h preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No h indicao no campo Observaes. Obs: Apurao do imposto no respectivo regime.

Sujeito Passivo: Transportador. Nota Fiscal da operao: Sem qualquer Indicao. Valor a recolher: imposto apurado nos termos do Simples Nacional. Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes prprias do transportador. CTRC: No h preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. No h indicao no campo Observaes. Obs: Apurao do imposto no respectivo regime.

Elaborao: Diviso de Orientao Tributria / Diretoria de Orientao e Educao Tributria / SUTRI - Subsecretaria da Receita Estadual/SEF-MG - Julho/2008.

Das Prestaes de Servio de Transporte Rod. de Carga - Substituio Tributria Obrigaes Tributrias - Anexo XV do RICMS/02, alterado pelo Decreto n. 44.253, de 09.03.06. Quadro Esquemtico 03-CIF ou FOB.
Remetente Transportador

Dbito e Crdito - Remessa com a Clusula CIF ou FOB

ME/EPP Industrial - Remessa com a Clusula CIF ou FOB

ME/EPP atividade no-industrial

Produtor Rural

Pessoa Fsica ou Jurdica no inscrita

Vide Planilha 01-CIF

Vide Planilha 01-CIF

Transportador Inscrito/MG Optante por D/C (Regime Especial)

Vide Planilha 02-FOB

Vide Planilha 02-FOB

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. Valor a recolher: Apurado no regime D/C, autorizado em Regime Especial. Recolhimento: No prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06. Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. Vr a recolher: vr do imposto destacado no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. Valor a recolher: Apurado no regime D/C, autorizado em Regime Especial. Recolhimento: No prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06. Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. Vr a recolher: vr do imposto destacado no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. Valor a recolher: Apurado no regime D/C, autorizado em Regime Especial. Recolhimento: No prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06. Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Preenchimento dos campos prprios da BC, alquota e valor do ICMS. Vr a recolher: vr do imposto destacado no CTRC, deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento: no prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06. Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Sem o destaque do ICMS devido na prestao. Valor a recolher: imposto apurado nos termos do Simples Nacional. Recolhimento: No prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Vide Planilha 01-CIF


Transportador Inscrito/MG Apurao por crdito presumido

Vide Planilha 01-CIF

Vide Planilha 02-FOB

Vide Planilha 02-FOB

Vide Planilha 01-CIF

Vide Planilha 01-CIF

Transportador Inscrito/MG -Regime Simples Nacional

Vide Planilha 02-FOB

Vide Planilha 02-FOB

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Sem o destaque do ICMS devido na prestao. Valor a recolher: imposto apurado nos termos do Simples Nacional. Recolhimento: No prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: Sem o destaque do ICMS devido na prestao. Valor a recolher: imposto apurado nos termos do Simples Nacional. Recolhimento: No prazo previsto para as prestaes/operaes prprias do transportador. A responsabilidade poder ser assumida pelo remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito passivo por substituio: Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante. Remetente/Alienante. NF operao: Indicar valor da NF operao: Indicar valor da prestao, prestao, BC, alquota prevista e valor BC, alquota prevista e valor do imposto. do imposto. Vr a recolher: vr do ICMS/ST transporte Vr a recolher: vr do ICMS/ST transporte Transportador no indicado na NF, deduzido o crdito Inscrito/MG indicado na NF, deduzido o crdito presumido de 20%. presumido de 20%. Recolhimento: No prazo previsto para as Recolhimento: No prazo previsto para operaes prprias do as operaes prprias do alienante/remetente. alienante/remetente. CTRC: no h emisso. CTRC: no h emisso.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: No h emisso. Vr a recolher: vr do imposto calculado (BC x respectiva alquota), deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento antecipado: a ser efetuado antes de iniciada a prestao por meio de DAE que acobertar a prestao. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: No h emisso. Vr a recolher: vr do imposto calculado (BC x respectiva alquota), deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento antecipado: a ser efetuado antes de iniciada a prestao por meio de DAE que acobertar a prestao. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao ou Guia de Remessa: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: No h emisso. Vr a recolher: vr do imposto calculado (BC x respectiva alquota), deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento antecipado: a ser efetuado antes de iniciada a prestao por meio de DAE que acobertar a prestao.

Transportador autnomo

Sujeito passivo por substituio: Sujeito passivo por substituio: Remetente/Alienante. Remetente/Alienante. NF operao: Indicar valor da NF operao: Indicar valor da prestao, prestao, BC, alquota prevista e valor BC, alquota prevista e valor do imposto. do imposto. Vr a recolher: vr do ICMS/ST transporte Vr a recolher: vr do ICMS/ST transporte indicado na NF, deduzido o crdito indicado na NF, deduzido o crdito presumido de 20%. presumido de 20%. Recolhimento: No prazo previsto para as Recolhimento: No prazo previsto para operaes prprias do as operaes prprias do alienante/remetente. alienante/remetente. CTRC: no h emisso. CTRC: no h emisso.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: No h emisso. Vr a recolher: vr do imposto calculado (BC x respectiva alquota), deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento antecipado: a ser efetuado antes de iniciada a prestao por meio de DAE que acobertar a prestao. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: No h emisso. Vr a recolher: vr do imposto calculado (BC x respectiva alquota), deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento antecipado: a ser efetuado antes de iniciada a prestao por meio de DAE que acobertar a prestao. A responsabilidade poder ser assumida pelo alienante/remetente. Vide Orientao SUTRI 001/06.

Sujeito Passivo: Transportador. NF operao ou Guia de Remessa: Sem indicao do ICMS/ST devido na prestao. CTRC: No h emisso. Vr a recolher: vr do imposto calculado (BC x respectiva alquota), deduzido o crdito presumido de 20%. Recolhimento antecipado: a ser efetuado antes de iniciada a prestao por meio de DAE que acobertar a prestao.

Elaborao: Diviso de Orientao Tributria / Diretoria de Orientao e Educao Tributria / SUTRI - Subsecretaria da Receita Estadual/SEF-MG - Julho/2008.

S-ar putea să vă placă și